Вы находитесь на странице: 1из 5

DPC SEMESTRAL Processo Penal Guilherme Madeira Data: 15/03/2013 Aula 7 RESUMO SUMRIO 1) Ao Penal...

continuao;

AO PENAL PRIVADA 5) Prazo da queixa-crime:

a) Regra: Prazo decadencial de 06 meses para o oferecimento da queixa-crime, a contar do conhecimento da autoria. b) Excees: b.1) Ofendido menor de 18 anos - Ao completar 18 anos surgem 06 meses para oferecer a queixa-crime, desde que o seu representante tenha ficado inerte. Notar que o termo inicial para oferecimento da QC no item b.1 a data do aniversrio do ofendido, no o conhecimento da autoria. b.2) Nos crimes contra a propriedade imaterial. Procedimento desses crimes quando perseguidos por ao penal privada (Arts. 524 a 530 CPP): Busca e Apree. Juiz defere a liminar Peritos elaboram o laudo Juiz homologa o laudo Ateno: Esse o nico caso que o CPP exige 02 peritos oficiais. c) Ver tpico 6. Feita a B&A 30 dias para oferecer QC (Art. 529).

6)

Ao Penal Privada Personalssima:

No h sucesso processual na ao penal privada personalssima. Caso a vtima (querelante) falea, no existe sucesso processual e extinta a punibilidade do agente. Exemplo: Art. 236 do CP (omisso ou ocultao de impedimento para casamento). *O termo inicial dos 06 meses para oferecimento de QC o trnsito em julgado da sentena que anular o casamento.

DPC SEMESTRAL 2013 Anotador(a): Tiago Ferreira Complexo Educacional Damsio de Jesus

7)

Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica:

7.1) Localizao: -Art. 5, LIX da CF/88. -Art. 29 do CPP. -Arts. 80 e 82 do CDC (L 8.078/90). -Art. 184, pargrafo nico da L 11.101/2005 (Lei de recuperao judicial). 7.2) Noo: Em caso de inrcia do MP o ofendido tem o direito de promover a queixa-crime. Esta inrcia se caracteriza ao final do inqurito policial. 05 dias MP 15 dias MP Ofendido MP 6m

O termo inicial para o ofendido oferecer a QC o dia seguinte ao trmino do prazo do MP. As causas de extino da punibilidade previstas para a ao penal privada no se aplicam ao penal privada subsidiria da pblica. Ateno - Atitudes do MP aps o oferecimento da queixa-crime (Art. 29 CPP): -O MP pode aditar a queixa-crime. O aditamento nunca pode restringir a tipificao dada pelo querelante, somente pode ampli-la. Caso o MP opte por aditar, ele intervir em todos os atos do processo, podendo oferecer provas, recorrer etc. -O promotor ainda poder repudiar a queixa-crime e oferecer denncia substitutiva. Caso a repudie, no poder propor arquivamento. Reverso da Titularidade: Se o querelante for negligente, os autos retomam para o Ministrio Pblico, no se aplicando perempo (lembrar que no se aplicam as causas extintivas da punibilidade previstas para a APPrivada).

8)

Denncia / Queixa-Crime:

8.1) Requisitos Gerais (Art. 41 do CPP): a) Exposio do fato criminoso com todas as suas circunstncias; b) Qualificao do acusado; c) Classificao do crime; d) Quando necessrio, o rol de testemunhas. Ateno letra a: -Acusao Geral: Ocorre quando imputado a todos os acusados o mesmo fato delituoso. No h inpcia. -Acusao Genrica: Ocorre quando a acusao imputa vrios fatos ou apenas um a vrias pessoas, sem descrever as condutas (no possibilita o exerccio do direito de defesa). H inpcia.

2 de 5

Ateno letra b: No precisa haver a qualificao completa do acusado, mas elementos que permitam a sua identificao. Ateno letra d: O rol de testemunhas, quando ausente, no gera inpcia. Quantidade de testemunhas: PCO / 1 fase do Jri 8 8.2) Requisito especfico da queixa-crime (Art. 44 do CPP): Procurao com poderes especiais, ou seja, o fato deve estar descrito na procurao. Ateno: O STJ entende que o fato no precisa estar descrito de maneira minuciosa na procurao. Ateno: Se o querelante assinar a queixa-crime junto com o advogado est suprida eventual falha da procurao. 8.3) Denncia / Queixa-Crime e aspectos de direito material: a) Crime tentado: No crime tentado deve descrever qual foi a circunstncia alheia vontade que impediu a produo do resultado. b) Crime culposo: No crime culposo deve estar descrita a modalidade de culpa. c) Crime contra a honra: No crime contra a honra deve haver a descrio e a colocao literal das expresses ofensivas. 8.4) Aditamento da denncia / queixa-crime: Pode ser aditada at a sentena. 8.5) Aditamento na queixa-crime: S pode aditar dentro do prazo decadencial. O aditamento pelo MP feito nos termos do Art. 46, 2 do CPP: O MP tem o prazo de 03 dias para aditar a queixa-crime. O MP s pode aditar para a incluso de fatos no essenciais (Ex: MP aditar para incluir uma agravante numa APPrivada de injria - isso o juiz poderia reconhecer de ofcio, ou seja, no fato essencial Art. 385 do CPP). PCS / 2 fase do Jri 5

3 de 5

8.6) Prazo para o oferecimento da denncia: a) Regra: 05 dias preso e 15 dias solto. b) Lei de Drogas: 10 dias preso ou solto. c) Lei de abuso de autoridade: 48 horas preso ou solto. d) Crime contra a economia popular: 02 dias preso ou solto.

Ateno - Termo inicial para a contagem do prazo: 1 posio: Inclui-se o dia de abertura da vista para o promotor (Nucci; Tourinho Filho; Eduardo Espnola). 2 posio: No inclui o dia em que aberta a vista ao promotor, aplicando-se o artigo 798, 1 do CPP (Mirabete; Eugnio Pacceli; Denilson Feitosa Pacheco).

9)

Extino da Punibilidade (Art. 54 a 62 do CPP):

Ateno: Lembrar que a aplicao do item 9 dirige-se apenas ao penal privada propriamente dita e ao penal privada personalssima - no se aplica ao penal subsidiria da pblica. 9.1) Morte (Art. 107, I co CP): A morte S se comprova com a certido de bito (Art. 62 do CPP). A questo da certido de bito falsa possui duas posies: a) Doutrina: Nada pode ser feito, pois no existe reviso criminal pro societate. b) STF: O processo pode voltar a correr, pois se trata de ato inexistente (seguir essa posio para o concurso). 9.2) Renncia e Perdo do direito de queixa: Renncia pr-processual No depende da concordncia do outro unilateral Perdo processual Depende da concordncia do outro bilateral ()

No caso de perdo contra vrios querelados, se apenas um deles aceitar o processo correr contra os demais que no aceitaram. O perdo oferecido nos autos gera necessidade de intimao da parte contrria para se manifestar no prazo de 03 dias, sendo que o silncio implica em aceitao (Art. 58 do CPP). Ateno: Tanto a renncia quanto o perdo podem ser tcitos (Art. 57 do CPP).

4 de 5

Renncia de Representao: O CPP no prev. S duas leis preveem renncia de representao: a) Juizado Especial Criminal - Art. 74, pargrafo nico da Lei 9.099/95 (A composio civil no Jecrim gera renncia - na vara criminal comum isso no ocorre). b) Lei Maria da Penha - Art. 16 da L 11.340/2006.

Ateno: O perdo pode ser oferecido at o trnsito em julgado.

9.3) Perempo (Art. 60 do CPP): Trata-se de causa de extino da punibilidade com rol taxativo e que no se aplica ao penal privada subsidiria da pblica. a) Art. 60, inciso I: Os 30 dias tm que ser consecutivos. b) Art. 60, inciso III: Quando o querelante faltar sem motivo justificado a qualquer ato do processo a que deva estar presente. Ateno: Procedimento dos crimes contra a honra: QC Aud.Con. Juiz recebe a Qc Nesse caso do procedimento dos crimes contra a honra, a ausncia do querelante na audincia de conciliao no gera perempo, isso porque ainda no h processo. c) Art. 60, inciso II: Falecendo o querelante, o CADI no comparece em 60 dias. Ateno: O juiz no precisa intimar os sucessores - o prazo conta-se da morte do ofendido.

5 de 5

Вам также может понравиться