Вы находитесь на странице: 1из 17

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

Claudia Pellegrini Drucker

Resumo A traduo souseana da Potica faz parte de um esforo de interpretao da poesia na Grcia antiga como discurso sobre o divino. Aristteles sobressai dentro da histria da conscincia filosfica e religiosa grega como erudito, historiador e filsofo. Sem aderir a uma viso dionisaca de mundo, o filsofo a apresenta como uma forma possvel de doao do mundo. Palavras-chave Tragdia, Dioniso, diacosmese, mito, imitao

Claudia Pellegrini Drucker professora adjunta III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experincia na rea de Filosofia, com nfase em Fenomenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fim da tradio, ser, esttica, fenomenologia e filosofia da histria.

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

H motivos para traduzir a Potica para o portugus e para no traduzi-la. A considerao pela autoridade do autor, a inteno de democratizar do conhecimento ou de elevar o perfil da cultura lusfona, ou at mesmo a simples compulso ao rigor histrico justificam que algum se ocupe desta tarefa. Por outro lado, a reputao da Potica como cnone do estilo terminou com o sculo XVIII. A partir da comea a poca em que ela tomada como documento de histria literria e de erudio, mas no de forma consensual. Quanto sua importncia para a compreenso da Metafsica, da Lgica ou da tica aristotlicas, no conheo nenhuma obra de comentador em que se sustente a hiptese de a Potica ser especialmente relevante. Permanece um tratado tardio e um tanto parte dentro do corpus. Isto para no mencionar o problema simplesmente insolvel, do ponto de vista puramente textual, da definio de catarse ou purificao. A doutrina aristotlica sobre o objetivo da tragdia uma cuja explicao autoral se perdeu - definitivamente, ao que o estado atual das fontes indica. Contudo, sempre se pode sustentar que a Potica, como a conhecemos, o sinal de uma reflexo cujos vestgios continuam a viver e a nos tocar com uma fora que no se esgota. Eudoro de Sousa d justificativas filosficas para a sua traduo comentada da Potica, publicada em 1951 pela primeira vez. 1 Importa pouco que o seu autor seja classificado habitualmente como helenista. J no soa estranho quando se afirma que h um entrelaamento de problemas filosficos e filolgicos, sempre que tocamos nas questes mais essenciais a respeito da Grcia antiga e da relao que devemos ter com ela. No caso de Eudoro de Sousa, trata-se tambm de refletir sobre o lugar ocupado pela tragdia dentro da trajetria da cultura grega lanando mo tanto dos recursos das cincias histricas como da Filosofia. As observaes que se seguem no pretendem identificar, de modo suficiente, a contribuio especfica de Eudoro de Sousa aos estudos clssicos e discusso literria e filosfica sobre a tragdia grega e sobre a Potica. Identificam apenas as trs linhas principais do seu projeto: o levantamento e

A bibliografia compilada por Fernando Bastos assinala as seguintes edies da traduo souseana da Potica: a de 1951 (Lisboa: Guimares), com introduo e ndices; a de 1966 (Porto Alegre: Globo), com prefcio, introduo, comentrio e apndices, e a de 1986 (Lisboa: Imprensa nacional/Casa da moeda), com prefcio, introduo, comentrio e apndices. Cf. Bastos, Fernando. Mito e filosofia. Eudoro de Sousa e a complementaridade do horizonte: sobre uma ontoantropologia. Braslia: Editora da Universidade, 1992, pp. 104-5. Do enorme aparato crtico que acompanha a traduo s o glossrio bem conhecido entre ns, por ter sido publicado, junto com traduo souseana, na primeira verso da coleo Os pensadores, de 1973 (So Paulo: Abril), e por o ndice onomstico souseano constar hoje da traduo de Pietro Nasseti para a Martin Claret, ainda que sem o devido crdito.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

82

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

discusso das fontes histricas sobre a tragdia e sobre Aristteles enquanto historiador, a insero da Potica no contexto do pensamento aristotlico e, finalmente, a reflexo sobre o lugar de Aristteles dentro do horizonte mais amplo que o une prpria tragdia a saber, a histria da conscincia filosfica e religiosa grega.

1. O nascimento da tragdia: um problema aristotlico Aristteles ainda o principal historiador da literatura antiga, entre outras razes por ser nossa fonte principal sobre a origem da tragdia, uma origem j distante no sculo em que a Potica foi escrita. O fato de Aristteles estar to sozinho o torna, dependendo das inclinaes do estudioso, relevante ou questionvel. A traduo souseana das linhas 1449a 9-15 e 1449a 19 enuncia:
Mas, nascida de um princpio improvisado (tanto a tragdia, como a comdia: a tragdia, dos solistas do ditirambo; a comdia, dos solistas dos cantos flicos, composies estas ainda hoje estimadas em muitas das nossas cidades), [a tragdia] pouco a pouco foi evoluindo, medida que se desenvolvia tudo quanto nela se manifestava; at que, passadas muitas transformaes, a tragdia se deteve, logo que atingiu a sua forma natural. ... Quanto grandeza, tarde adquiriu o seu alto estilo: [s quando se afastou] dos argumentos breves e da elocuo grotesca, [isto ] do [elemento] satrico (di t ek saturiko metabalen ops apesemnnthe). 2 .

A afirmao principal que o tom elevado e austero da tragdia tica teria sido o resultado de uma evoluo que deixou para trs um incio rude e cujos vestgios j estavam perdidos. para ns impossvel saber exatamente a que e a quem Aristteles se refere quando menciona o nascimento da tragdia a partir de um princpio improvisado, ou a aquisio tardia do estilo elevado e a transio pelo elemento satrico (t saturikn) , isto , grotesco, na interpolao explicativa acrescentada pelo tradutor. Perdeu-se a indicao do ditirambo tosco de que Aristteles fala (e sobre o qual ele tambm a fonte principal). Outros depoimentos, com raras excees, dependem do prprio Aristteles. 3 Cabe ao seu captulo 4 ter esboado as direes do debate posterior.

Aristteles. Potica. Traduo, prefcio, introduo, comentrio e apndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2002, p. 108. Compilaes dos materiais sobre este assunto so o aparato crtico que acompanha a traduo souseana e, muito mais citado e conhecido, o livro de Pickard-Cambridge, A. W. Dithyramb, Tragedy and Comedy. Oxford: University Press, 1927.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

83

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

A primeira a incongruncia aparente entre o incio tosco --que no tempo de squilo, Sfocles e Eurpides j fora esquecido-- e o apogeu. primeira vista, as evidncias no esto do lado de Aristteles, no sentido em que nada parece mais distante de squilo ou Sfocles do que o grotesco. A segunda a aluso ao culto dionisaco na origem da tragdia, tanto pela via da poesia coral (o ditirambo, inicialmente tendo por tema o louvor a Dioniso) quanto pela via do elemento satrico. Ao ler estas linhas, difcil no associ-las a uma tradio antiga que insere os stiros no sqito dionisaco e encontra a as primeiras apresentaes teatrais. No sculo VI tardio, porm, de onde datam as referncias mais antigas a ter sobrevivido at o nosso tempo, no temos referncias ao momento em que o stiro se transforma em homembode, seguidor de Dioniso e integrante do coro primitivo, nem Aristteles explicita quais foram as suas. Finalmente, a pergunta sobre o nascimento da tragdia tambm a pergunta se o incio tem ou no uma importncia decisiva: em que sentido um relato sobre as origens relevante? Decerto, h explicaes para o comeo da tragdia que passam completamente ao largo da hiptese dionisaca, como aquela que o localiza no culto fnebre aos heris. 4 H quem considere a deciso de um nico homem, Pisstrato, o motivo pelo qual a grande Dionisaca (a festa dedicada pelos atenienses a Dioniso em janeiro) se tornou a data dos concursos de tragdias (c. 560 a.C.). No haveria nenhuma razo intrnseca para unir os dois eventos. 5 Ou, ainda, a maior parte da enorme literatura sobre a tragdia grega no sculo XX simplesmente trata o problema do incio como isolado e secundrio para a elucidao da tragdia, concentrando-se a anlise das obras que chegaram at ns como mais bem fundamentada. 6 Este procedimento Eudoro de Sousa chama positivista, sem absolutamente lhe negar os direitos. 7 A maior objeo a Aristteles , portanto, que ele est sozinho ao tentar reunir no sc. IV provas de um passado ento j perdido, e at mesmo este esforo questionado por alguns. A tradio que associa os homens-bode a Dioniso e todos estes s primeiras representaes teatrais

Ridgeway, William. Origin of Tragedy With Special Reference to the Greek Tragedians (1910), reimpresso por Kessinger Publisher. Else, Gerald. Origin and Early Form of Greek Tragedy. Nova Iorque: Norton, 1965, p. 49.

5 6

von Wilamowitz-Mllendorff, Ulrich. Einleitung in die griechische Tragdie. Berlim: Weidmannsche Buchhandlung, 1907, p. 107.
7

Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, p. 77

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

84

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

posta em dvida, por absoluta falta de fontes diretas. Embora esteja no centro da obra famosa de Nietzsche, exige basicamente uma interpretao dos testemunhos dos gramticos. 8 Muitos concluem que no vale a pena insistir no tema das proto-origens da tragdia. As objees mais freqentes ao captulo 4 podem ser resumidas da seguinte forma: as declaraes famosas de Aristteles dificilmente remontam a evidncias documentais do sculo VI tardio. E, de qualquer modo, no h razo pela qual uma instituio complexa, em desenvolvimento contnuo, encontraria sua melhor explicao mediante um relato das suas origens. 9 As alternativas parecem ser: ou Aristteles distingue-se entre os eruditos, apesar da estranheza que seu testemunho desperta, ou sua credibilidade como historiador pode ser questionada. O que deveria ou no ser considerado uma refutao do captulo quatro um assunto impossvel de abordar aqui. Dependendo do intrprete, a solido do filsofo depe a seu favor ou contra ele. O que so uma evidncia e contra-evidncia empricas, em se tratando de estudos antigos, uma discusso recorrente. Por ora, ser apenas afirmado que as evidncias tampouco desdizem o captulo quatro para alm de qualquer dvida. Ver-se- que, ao oferecer a sua resposta, Eudoro de Sousa no se atm a estes termos, mas tenta dar o devido crdito aos dois partidos. Para tanto, reclama uma fenomenologia da tragdia e encontra em Aristteles o seu preldio. 10 Tal abordagem no dispensa a considerao dos problemas histricos; ao contrrio, exige-a. O prprio Aristteles no tratado como um erudito comum mas como um proto-fenomenlogo, no sentido em que buscou conciliar evidncia cientfica com interpretao filosfica, ainda que no tenha conseguido, como a posteridade o prova, encerrar a discusso. Os dados positivos, considerados sob a luz adequada ao problema, permitem precisamente resgatar a proposio segundo a qual o drama trgico uma modificao do mito de Dioniso. De fato, esta a reformulao definitiva que Eudoro de Sousa

Cf. o magistral apndice I da traduo souseana (Fragmentos de Histria e crtica literria), em Aristteles. Potica, pp. 195-233.

Easterling, P. E. A Show for Dionysus. Em: Easterling, P. E. (ed.) The Cambridge Companion to Greek Tragedy. University Press, 2005, p. 46. Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, pp. 50, 81.

10

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

85

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

prope para o captulo quatro: a tragdia drama-ato de culto prestado a certa divindade: Dioniso. 11

2. Algumas relaes entre Potica e Fsica Houve um renascimento do interesse pela filosofia prtica aristotlica no sc. XX, e com ele da tendncia (to antiga quanto o estoicismo) a justificar a arte de um ponto de vista moral. A filosofia da arte em Aristteles, e muito possivelmente para o pensamento grego como um todo, se aproxima mais da Fsica e da Metafsica do que de qualquer outra rea da Filosofia:
Queremos apenas sugerir que [...] a teoria da ao dramtica est mais prxima do que inadvertidamente se poderia supor da teoria do movimento exposta na Fsica [e] aludir dependncia dos juzos crticos, expressos na Potica, em relao aos princpios estabelecidos na tica e lembrar que talvez no haja outra soluo do problema da catarse alm da que se infere da Poltica. 12

A relao entre Potica e tica francamente secundria aqui. Conduzir ao aperfeioamento da faculdade do juzo (principalmente moral) era a finalidade da arte para Plato. Em Aristteles, a simples renncia censura das aes censurveis mostradas na tragdia j aponta uma finalidade, na arte, mais que poltica e mais do que moral. Nesta resenha, pode-se apenas indicar as passagens da Fsica a que o autor pode ter se referido. Como se sabe, define-se a arte como imitao (mmesis) da natureza (phsis), segundo a afirmao famosa na Fsica 194 b: he tchne mimetai tn phsin. 13 O significado de imitao da natureza um daqueles assuntos imensos que aqui sero esboados nos traos mais gerais. A natureza, por sua vez, definida em 193b3-5: natureza a forma ou espcie (he morph ka t edos) do que tem em si mesmo o princpio do movimento (knesis), forma ou espcie que no so separveis dos entes seno pelo enunciado (kat tn lgon, literalmente: segundo o lgos). 14 A noo de movimento a chave para entendermos o vivo. Movimento e mudana
11 12 13 14

Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, pp. 78-79. Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, p. 38. Aristteles, Fsica B.2, 194a 23. Angioni, Lucas (trad.). Campinas: IFCH/UNICAMP, 1999, p. 67.

Aristteles, Fsica B.2, trad. cit. p. 63, modificada para seguir Wicksteed e Cornford, que fazem ou choristn referir-se a morph ka t edos e no a phsis. Wicksteed e Cornford (trad.) The Physics. Cambridge e Londres: Harvard e Heinemann, 1980, p. 185. (Loeb Classical Library: Aristotle v. IV.)

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

86

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

(metabol) no so a mesma coisa. O movimento um tipo de mudana (225a30). O movimento restrito, por exemplo, conforme exige um substrato, como quando algo que era passa a ser, segundo um aspecto especfico e no absolutamente. A mudana abrange o vir a ser e o perecer, enquanto o movimento no diz respeito ao que, em termos absolutos, ainda no . A mudana ou transformao dita em 1012b29 e 225a1 como de algo em direo a algo (k tinos es ti). Estranha fabricao precisamente a estrutura de algo em direo a algo. A fabricao pressupe a separao e matria e forma e a imposio da forma sobre a matria porque precisamente no consegue reproduzir a vida. A arte fabrica porque no capaz de metabol, s da imitao da metabol. A rigor, a natureza e o vivo no imprimem forma sobre sua prpria matria a arte que precisa faz-lo, precisamente por ser despida de metabol. A natureza imita a arte conforme precisamente o fabricado no exibe a estrutura do algo a partir de algo e em direo a algo que caracteriza o vivo. A fabricao, ao impor uma forma sobre uma matria, pressupe a separao entre forma e matria (entre algo que no pertence ao prprio ente e algo que pertence). A arte um substituto para o movimento, conforme o fabricado depende continuamente de algo externo para se mover. De certa forma, a arte est aqum da natureza pois seus produtos no so capazes de mover-se por si mesmos. Mas tambm est alm da natureza, por assim dizer. Mediante a separao da forma, ela capaz de levar seus processos mais adiante, exibindo com clareza o produto acabado e portanto o ponto final que se queria atingir desde o comeo. A casa depende do pedreiro para existir, mas cumpre o propsito de ser habitvel melhor do que a caverna. O que h de imitao a consiste no s na reproduo limitada do movimento, mas tambm na exacerbao do em direo a algo. Talvez a arte possa at estar mais preparada para alcanar uma finalidade qualquer por poder ir sempre em frente, ao invs de recuperar algo que est atrs para lev-lo adiante. A natureza posteriormente foi entendida como poder de autofabricao, i. de auto-imposio de uma determinada finalidade pr-estabelecida que oblitera o movimento natural. A Crtica da faculdade do juzo de Kant o modelo de uma concepo moderna, no grega, da natureza como autora de si mesma. Heidegger nos adverte para o anacronismo de uma interpretao do conceito de movimento em

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

87

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

Aristteles como o anlogo de uma fabricao ou de uma autofabricao. 15 O retorno ao texto da Fsica mostra um quadro conceitual mais matizado, tal como propem Eudoro de Sousa e Heidegger (este ltimo, quando no est preocupado em mostrar as razes antigas da metafsica moderna). O natural entendido, antes de tudo, como o vivente e como o movente. Se a arte imitao da natureza, precisamente porque a vida e o movimento, no seu sentido mais verdadeiro e prprio, no podem ser fabricados. Como as chamadas belas artes se coadunam com esta viso? O que a poesia a nica arte que parece interessar Aristteles imita? Em que sentido a poesia imita a natureza, e em que sentido ela at leva a natureza consumao? A analogia entre a tragdia e o vivente aflora nos captulos 7 e 8 da Potica (1450b28-1451a36). O elemento mediador o mito. Sabemos que a palavra mito para Aristteles significa primariamente intriga ou enredo no sentido da composio dos atos e que o elemento mais importante da tragdia (1450a16). Um sentido marcante em que o mito imitao de vida que ele apresenta analogia com o vivente; a composio artificial tem de ter o mesmo grau de organizao e as razes pelas quais dito belo so as mesmas que dizemos que algo vivo belo: quando grande, mas no a ponto de no poder ser abarcado por um s golpe de vista. Sua ordem ou organizao consiste em ter comeo, meio e fim. Na poesia, uma ao s pode estar no incio do enredo se for compreensvel por si mesma, s pode estar no meio se exigir uma anterior e obrigar a uma posterior e s pode estar no final se no exigir nenhum complemento. O comeo do mito trgico no precisa nem deve coincidir com o comeo da vida do heri e nem mesmo com aquela ao que vai desencadear a peripcia (mutao da sorte) e a catstrofe. O poema dramtico deve exibir as caractersticas de algo natural, no sentido em que existe por si mesmo em vista da sua unidade, organizao e beleza. Os critrios para identificar o que poesia, tanto os anteriores quanto os posteriores, no so os de Aristteles. Aristteles rejeita o critrio gorgiano, a mtrica. A caracterizao psicolgica, to cara aos modernos, no um fim em si mesma, e o poema que se esgotar nela ser mal-sucedido. A poesia dramtica no um jogo formal de palavras, nem um vestbulo atividade do entendimento. A beleza que prpria

15

Heidegger, Martin. Vom Wesen und Begriff der phsis Aristoteles, Physik B, 1. Em: Heidegger, M. Wegmarken. Francoforte do Meno: Vittorio Klostermann, 1976, p. 255. (Gesamtausgabe v. 9.)

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

88

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

tragdia a beleza da linguagem, mas secundariamente. Ela advm, sobretudo, da grandiosidade sem transbordamento; da grandeza na ordem e na coeso, como se diz em1450b34. Outras formas poticas podem se dispersar em episdios e comentrios laterais; a tragdia no. O movimento, que na Fsica foi descrito como caracterstica marcante do ente natural, tambm mencionado na Potica. Segundo Lesky, esta noo constitui o ncleo do captulo 13. De fato, segundo o captulo 13, os carteres trgicos no so nem muito elevados nem muito baixos, e gozam de grande prestgio social. So carteres, segundo Lesky, medianos que, por fora de algum erro, caem no infortnio. 16 O erro no se explicaria por um carter substancialmente corrompido, conclui Lesky, mas por uma incompreenso. A primazia da mudana explica o carter contingente do erro do protagonista. Para Eudoro de Sousa no se trata apenas de oferecer um antdoto para uma viso substancialista do carter do protagonista trgico. Pois a palavra metabol, traduzida por Eudoro de Sousa como mutao ou passagem, ocorre duas vezes, s que ambas no captulo 11. A noo de mudana ocorre quando se trata de descrever eventos na vida interior do personagem, mas, respectivamente, a peripcia e o reconhecimento. 17 A passagem da boa fortuna para o infortnio e da ignorncia ao saber so casos privilegiados da mudana da prpria intriga.

3. O fundo trgico da lenda herica A poesia trgica no imitao de vida apenas no sentido de acrescentar mais uma imitao do vivente ao mundo. Deve haver uma relao entre a imitao e o imitado um pouco mais ntima. O mito trgico imitao de vida, conforme imitao de ao, o que descrito da seguinte forma: o elemento mais importante a trama dos fatos, pois a tragdia no imitao de homens, mas e ao e de vida, de felicidade [e infelicidade; mas felicidade ] ou infelicidade reside na ao, e a prpria finalidade da vida uma ao, no uma qualidade 1450a16). O sentido talvez principal em que a poesia trgica imitao de vida que seu elemento principal, o mito, imitao de

17

Lesky, Albin. A tragdia grega. Guinsburg, J. (trad.) So Paulo: Perspectiva, 2003, p. 29. Aristteles. Potica 1452a20 e 1452a30; trad. cit. p. 118.

16

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

89

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

aes. A ao o como e o porqu da prpria vida. A vida primeiramente ao e existe em vista da ao. A poesia, uma vez que arte, imitao ser imitao daquilo que central prpria vida: a ao. Existe, porm, mais um elemento a levar em considerao nesta analogia entre poema e vida real. A imitao trgica da vida mais do que uma analogia, pois a matria da tragdia no pode ser totalmente fictcia. uma exigncia bem conhecida, na Potica, que a tragdia tenha um nexo com a histria e que sejam preferidas como tema as situaes que realmente aconteceram. S a comdia pode inventar personagens e situaes sem deixar de ser uma imitao, mas no imitao no mesmo sentido em que o poema trgico. No se esboa, na Potica, nenhuma descrena na veracidade da histria oral e do relato pico. Ao contrrio, por isso mesmo os mitos tradicionais no devem ser alterados. Pois a tragdia no imita e nem deve imitar aquilo que no crvel e plausvel, e se foi narrado e porque j aconteceu e plausvel. Se foi narrado pela histria, porque acontece na vida, e passvel de ser material de imitao trgica. Qual a razo para a famosa exigncia aristotlica de verossimilhana, luz da leitura ora proposta? A tragdia s atinge seu objetivo mediante a referncia histria. Consideremos a comparao entre Histria e poesia traada no capitulo 9: a poesia algo mais filosfico e mais srio do que a histria, pois refere aquela principalmente o universal e esta o particular (1451b). Se existe comparao, existe tambm uma medida comum para a comparao que permita entender o movimento ou graduao que caminha do menos srio e universal, a Histria, at o mais srio e universal, a Filosofia, passando pelo intermedirio, a poesia. A medida comum a que historia, filosofia e poesia se referem o que aconteceu. Chamemo-lo, seguindo Eudoro de Sousa, mito primrio: pois o sentido do mito a que Aristteles se refere tambm o relato histrico que neste momento no se distingue do relato lendrio. A matria do historiador o mito primrio no caso o mito herico-- a partir do qual o poeta cria o seu mito trgico. O que o historiador faz menos srio e filosfico porque se atm unicamente ao particular. A narrao essencialmente no potica, e bem se poderia colocar todo Herdoto em verso que continuaria a ser histria. A narrao no est submetida transformao operada pela imitao do mito primrio. Imita a ao contida no mito primrio, isto ,

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

90

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

no mito histrico que no nosso caso quer dizer mito herico, mas no o transforma, universalizando-o. O mito trgico universaliza o mito herico ao mostrar o que tinha de acontecer segundo a verossimilhana e a necessidade (1450b36). A tragdia imitao tambm no sentido em que, restrita ao mbito da ao humana, ressalta o elemento de necessidade na Histria. Em certo sentido, os poetas escolhem por acaso como assunto e personagens o que a histria j traz. Os poetas, ao buscar assunto, depararam-se com certas histrias de certas famlias: quando buscavam situaes trgicas, os poetas as encontraram, no por arte mas por fortuna, nos mitos tradicionais (1454a9). Talvez o poema trgico fosse igualmente bem sucedido se dipo fosse rei de outra cidade que no Tebas e se pertencesse a outro cl que no os Labdcidas. Mas no o seria se mostrasse uma seqncia fictcia de aes paradoxais (par ten dxan), que so as mais passveis de suscitar o terror e a piedade (1452a2-5). A exigncia de verossimilhana em Aristteles decorre diretamente do fato de que o poeta no despertaria terror e piedade no mais alto grau seno apresentando mitos paradoxais e ao mesmo tempo plausveis. Busca-se aquilo que, na histria, at mais rico que a fico: o paradoxo crvel. Cabe ao poeta destacar, no mito tradicional, por meio da universalizao imitativa e da transformao potica, o que, de to extremo, nem parece ter lugar na histria e, ainda assim, tem. observao corrente, hoje, que as tragdias tiram seus argumentos da histria oral e da epopia dando-lhes, porm, um sentido crtico novo. Na lenda, dipo conquista fora o trono de Tebas e Agammnon sacrifica a filha, sem maiores conseqncias. Nela, falta o comentrio condenatrio e a punio pelos excessos do heri. O mito trgico mostra o aspecto do heri que ficara de certo modo obliterado, seja na histria oral (mito primrio), seja na epopia (mito secundrio). A tragdia corresponde a um momento na histria da conscincia em que a figura tradicional do heri submetida a um escrutnio, como no era antes. A tragdia mostra algo a respeito do heri que a histria no mostra: precisamente o seu carter quase implausvel, dilacerado e contraditrio: em uma palavra, trgico, pois na tragdia e pela tragdia que o heri se reveste daquela subdivindade ou superhumanidade que

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

91

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

se determina como o ser trgico. 18 Agora podemos retomar os elementos caractersticos da tchne imitativa: mediante o mito trgico, o elemento paradoxal da prpria vida mostrado como plausvel. A tragdia uma imitao de vida, e de relato historial que tambm vida. O tipo de lio universal que caracteriza a imitao artstica e que ela extrai da histria, onde o universal se encontrava de forma apenas latente, o seu substrato paradoxal. A imitao potica a verdade da lenda histrica e o vestbulo da filosofia. A tragdia no acrescenta um elemento terrvel e macabro vida e histria que ainda no estava l apenas o consuma, mediante a imitao. A famosa teoria da catarse ou purificao pode ser interpretada como o prazer que decorre do reconhecimento de dificuldades insanveis na histria herica mas tambm da fruio de certa distncia diante dela. A catarse, como se sabe, para Aristteles a finalidade da tragdia. A tragdia atinge sua forma natural, falando historicamente, quando atinge o estilo elevado e a complexidade dramtica que se pode conseguir com trs atores, conforme lemos no captulo 4 da Potica. Mas em termos do seu impacto sobre os espectadores, ela atinge o objetivo quando produz um tipo de prazer especial que exige a purificao do terror e da piedade (1453b8-12). Seja l qual for a explicao aristotlica para a noo de catarse, e que se perdeu provavelmente junto com o dilogo Sobre os poetas e o resto da Potica, se houver, nenhuma tragdia se realiza de modo prprio se no conduzir a ela. O terror e a piedade so produzidos quando aes horrveis so cometidas por pessoas de ndole elevada, por sua inteira responsabilidade, e as conseqncias so to previsveis quanto terrveis. Se aes vis fossem cometidas por pessoas vis, ficaramos felizes com a punio. Se aes vis fossem cometidas por pessoas de ndole elevada, mas sem que elas tivessem a menor responsabilidade, a trama no despertaria terror e piedade, mas apenas o ultraje por parte do espectador. De acordo com a leitura proposta aqui, o despertar o terror e da piedade exige heris capazes de elevar-se altura de semideuses, mas tambm de rebaixar-se ao ponto da monstruosidade. O heri da lenda assunto para o poeta porque capaz das maiores faanhas e das maiores baixezas: s por isso ele convida o espectador a sentir pena, mas no tanta pena que a catstrofe o leve a repudiar o espetculo. O poema trgico deve ao mesmo tempo mostrar quem o heri lendrio j era e ao mesmo tempo permitir uma
18

Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, p. 82.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

92

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

distncia ideal, uma medida justa de distanciamento do protagonista. Embora o heri trgico seja super-humano ou subdivino e deste modo j excntrico em relao maioria dos mortais, o espectador o reconhece como parte da histria, isto , do mundo. Mediante o espetculo, o espectador no se identifica tanto com o heri mas principalmente com o elemento paradoxal da histria.. O prazer advm do reconhecimento de uma verdade terrvel mas ainda assim distante o suficiente para permitir um certo alvio.

4. Algumas relaes entre Potica e Teologia Afirmou-se acima que, do ponto de vista dos conceitos fundamentais, a Potica os partilha com a Fsica. Contudo, o carter basicamente dionisaco da tragdia no poderia ser abordado se Eudoro de Sousa se detivesse neste ponto, ou se se limitasse a uma anlise imanente da Fsica e da Potica. Agora preciso inserir o horizonte estritamente aristotlico dentro de uma meditao sobre a conscincia religiosa grega. Ser adiada a discusso sobre no interpretar a Potica nos termos estritos dos conceitos aristotlicos o mesmo que deixar para trs o horizonte da Filosofia, introduzindo um elemento mtico e religioso que lhe seria estranho. Uma hiptese ser lanada mas no suficientemente investigada aqui: para Eudoro de Sousa, esta distino no se sustenta, pelo menos no no que diz respeito aos gregos antigos. O pice da interpretao souseana para a tragdia grega e de certo modo para a Potica-- encontra-se na seo intitulada Excursus teolgico do prefcio ora exposto. Excurso significa tanto jornada, percurso quanto digresso, portanto afastamento da jornada e do percurso. De fato, uma discusso mais aprofundada sobre a relao entre a conscincia religiosa e artstica gregas ultrapassaria os limites de um comentrio sobre Aristteles. O que h de propriamente dionisaco na tragdia, preciso admiti-lo, no uma discusso que a Potica trave. Mas pode ser que aqui se encontre precisamente o deslocamento de horizonte terico necessrio compreenso da tragdia grega, pois o heri no se determina a si mesmo como trgico, mas por outrem determinado. 19 O heri pico e lendrio transforma-se em heri trgico, decerto, graas consumao realizada pela arte potica. Mas a arte sozinha no
19

Idem, ibidem.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

93

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

capaz de tamanha exibio da verdade. O deus, de alguma forma, responsvel pela transfigurao do heri em heri trgico. Como isto acontece explicado pelo recurso que Eudoro de Sousa faz noo estica de diacosmese (do grego diaksmesis, modo de ordenao do ksmos (universo)). O termo diacosmese emprestado de Crisipo, tal como preservado mediante o testemunho de Estobeu: o Ksmos o sistema do cu e da terra e de todos os entes por eles [cu e terra] criados. De outro modo, pode dizer-se que o Ksmos a divindade, por virtude da qual a diaksmesis tem princpio e fim. 20 A reunio do cu e da terra, e de todos os entes criados por ambos um sistema, no sentido de reunio: no tomemos sistema no sentido moderno, como derivao de um conjunto de proposies a partir de outras segundo regras lgicas. Tal reunio pode apresentar diferentes configuraes: o deus o agente de mltiplos ordenamentos possveis. A diacosmese existe em vista da experincia grega da divindade: o deus grego o seu agente. No oferece uma interpretao do mundo. Trata-se do prprio mundo em sua apresentao. O que acontece quando o agente da diacosmese Dioniso? A resposta de Eudoro de Sousa : como dionisaco, o Universo se nos revela sob o aspecto da contradio; o Ksmos nos aparece em si mesmo contraditrio: contraditrio na Natureza, contraditrio no Homem, contraditrio na prpria divindade. 21 No mito e no rito, a ao de Dioniso repetida. O mundo, enquanto paradoxal, um modo da epifania dionisaca. Mostrar o mundo pelo ngulo do paradoxo uma repetio do mito dionisaco. Dioniso no precisa estar presente como protagonista para ser o agente da exibio do paradoxo constitutivo da histria legada. A tragdia, como modificao do rito e do mito dionisaco, exibe as facetas contraditrias da histria. Pode-se admitir que a tragdia tica assimilou formas e contedos advindos de vrias regies gregas sem perder a referncia latente ao culto dionisaco. Pode-se reconhecer os direitos relativos das interpretaes positivistas, de modo que no sejam incompatveis com o captulo 4 da Potica. Houve decerto modificaes importantes desde o comeo, com a introduo de atores e enredos baseados na epopia e na

Estobeu, Eclogae I. 184 apud C. Wachsmuth. Traduzido por Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, p. 85.
21

20

Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, p. 84.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

94

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

tradio oral. No se trata de repetio literal das desventuras do deus. O enredo trgico herico e derivado da poesia pica: nisso Eudoro de Sousa segue von WillamowitzMllendorff. Ceder aos fatos no incompatvel com a afirmao de que a tragdia s verdadeiramente compreensvel como repetio do mito de Dioniso. Esta resposta, porm, ainda pode no contentar o positivista. De fato, Eudoro de Sousa procede de um modo que, ao ver de alguns, pode ser considerado circular: a evidncia da origem dionisaca da tragdia s o para aqueles cuja concepo da essncia da tragdia os predispe a consider-la como evidncia. A tragdia mostra que o heri pico j era, desde sempre, trgico. Esta seria a lio que a Potica aristotlica encerra, mas apenas para aqueles que esto preparados para discerni-la nas aluses brevssimas de Aristteles. A autoridade de Aristteles reafirmada por aqueles que j tomam o captulo 4 como testemunho digno de confiana. O modo como se justifica que o prprio Aristteles tenha conciliado histria e teoria lhe atribui uma circularidade semelhante. Os conceitos fundamentais da esttica aristotlica imitao e catarseno so aleatrios nem impostos fora sobre os fenmenos, mas apenas se j aceitarmos o relato histrico do captulo 4 ou a definio de natureza como princpio de movimento. Antecipando esta objeo, Eudoro de Sousa sustenta a circularidade como cientificamente legtima: reivindicamos a inteira responsabilidade pelo crculo vicioso (se o ) que resulta do modo e da forma como damos a entender que a histria da tragdia tem o seu princpio em algo que j implica o fim do prprio desenvolvimento. 22 Sobre a circularidade como mtodo legtimo e no como erro lgico, pode-se recordar que Heidegger a justifica afirmando que uma evidncia pode estar encoberta ao primeiro olhar, ou ocupar um lugar modesto diante de outras, mais imponentes. Os fenmenos de que se ocupa a fenomenologia tal como concebida por Heidegger, e que ela propriamente nomeia fenmenos, so os que no esto dados imediatamente e na maior parte das vezes. 23 Enganar-se-ia, porm, quem pensasse que o pensador portugus seja um discpulo de qualquer filsofo em particular, pois um trao marcante da filosofia contempornea a sua irreligosidade. Nada mais improvvel do que ouvir um filsofo do nosso tempo afirmar que o drama antigo, como qualquer forma de arte, pe
22 23

Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, p. 82. Heidegger, M. Sein und Zeit, Tubinga: Max Niemeyer, 1967, p. 36.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

95

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

problemas que s a religio pode resolver. 24 Ainda que apenas esboada no ensaio introdutrio traduo souseana Potica, a noo de diacosmese encerra uma possibilidade fecunda de leitura do problema do trgico contudo, apenas aos olhos daqueles que no admitem uma barreira ntida entre filosofia e filosofia do mito ou da religio. Pode deslocar os campos tradicionais do debate sobre o fenmeno trgico. Eudoro de Sousa no toma o partido do historicismo de von WillamowitzMllendorff, mas tampouco toma o partido de Nietzsche contra a cincia histrica. No proclama um Aristteles dotado de uma mundiviso trgica. No atribui uma mundiviso trgica sequer aos gregos no-filosficos, que teriam conhecido apenas aspectos trgicos da vida, ainda que no uma essncia trgica do mundo. Nem toma o partido contrrio. A religio grega abarca uma multiplicidade de apresentaes do mundo; todas as apresentaes so obras de um deus ordenador, ou ento de vrios deuses, todos iguais (todos aspectos da divindade). Depreende-se das afirmaes souseanas supracitadas que a conscincia grega capaz de abarcar um mundo essencialmente dilacerado e contraditrio, entre outros. Se o mundo apresentvel sob diversos ngulos, torna-se obsoleta a pergunta sobre qual a configurao de mundo mais importante ou qual o deus mais verdadeiro. A multiplicidade de apresentaes, remetida divindade, a nica figura verdadeira do mundo. Talvez seja esta a verdade mais do que poltica e moral da obra de arte. A soluo que parece responder a algumas perguntas tambm suscita outras. Em que medida cabe tal apropriao da noo de diacosmese? Se entendermos por ordenamento do mundo estritamente a sua criao por um demiurgo, ento consideraremos forada a apropriao da doutrina estica feita por Eudoro de Sousa. Os filsofos geralmente tenderam crtica religiosidade tradicional, desde que ressoaram as crticas famosas de Xenfanes de Colofo: se os cavalos e bois tivessem deuses, estes se pareceriam com cavalos e bois. Diz-se que os filsofos prepararam os gregos para a revelao criacionista e monotesta. H poucos subsdios sobre a prpria noo de diascosmese entre os antigos. Em Digenes Larcio, a noo de diacosmese ocorre no contexto em que se expe a doutrina estica de um demiurgo. A noo de um ordenador do mundo atribuda um tanto indiferentemente a Zeno, Crisipo,

24

Sousa, Eudoro de. Prefcio. Em: Aristteles. Potica, p. 68.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

96

EUDORO DE SOUSA E A POTICA ARISTOTLICA

Poseidnio, Cleantes e Antpatro. Mas h indcios que autorizam a leitura souseana, segundo a qual o deus grego j criador apenas por ordenar (exibir) um mundo, quer se escolha a religio dos poetas ou dos filsofos. Mesmo em Digenes Larcio, a doutrina csmica dos esticos no se apresenta como simples rejeio do politesmo, mas como a sua verso devidamente corrigida, pois o deus recebe muitos nomes de acordo com as vrias modalidades de sua potncia. 25 Os nomes particulares dos deuses apenas salientam propriedades ou aspectos do deus. A diacosmese epifania e retraimento do deus: nela, o deus se oculta em favor de um dos muitos ordenamentos possveis de mundo.

Referncias bibliogrficas:
Aristteles. Potica. Traduo, prefcio, introduo, comentrio e apndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da moeda, 2002. ________. Aristotle's Ars Poetica. Kassel, R. (ed.) Oxford, Clarendon Press. 1966. Projeto Perseus. Harvard University, 1995. ________. Fsica. Angioni, Lucas (trad.). Campinas: IFCH/UNICAMP, 1999. ________. The Physics. Wicksteed e Cornford (trad.) Cambridge e Londres: Harvard e Heinemann, 1980, p. 185. (Loeb Classical Library: Aristotle v. IV.) Bastos, Fernando. Mito e filosofia. Eudoro de Sousa e a complementaridade do horizonte: sobre uma ontoantropologia. Braslia: Editora da Universidade, 1992. Digenes Larcio. Vidas e doutrinas dos filsofos ilustres VII. 142-148. Kury, Mrio da Gama (trad.). Braslia: Editora da Universidade, 1988. Easterling, P. E. A Show for Dionysus. Em: Easterling, P. E. (ed.) The Cambridge Companion to Greek Tragedy. University Press, 2005. Else, Gerald. Origin and Early Form of Greek Tragedy. Nova Iorque: Norton, 1965. Heidegger, Martin. Vom Wesen und Begriff der physis Aristoteles, Physik B, 1. Em: Heidegger, M. Wegmarken. Francoforte do Meno: Vittorio Klostermann, 1976 (Gesamtausgabe v. 9.) ________. Sein und Zeit, Tubinga: Max Niemeyer, 1967. Ser e Tempo. Trad.: Mrcia de S Cavalcante. Petrpolis, Vozes. 1988, 2 v. Lesky, Albin. A tragdia grega. Guinsburg, J. (trad.) So Paulo: Perspectiva, 2003 Pickard-Cambridge, A. W. Dithyramb, Tragedy and Comedy. Oxford: University Press, 1927. Ridgeway, William. Origin of Tragedy With Special Reference to the Greek Tragedians (1910), reimpresso por Kessinger Publisher. von Wilamowitz-Mllendorff, Ulrich. Einleitung in die griechische Tragdie. Berlim: Weidmannsche Buchhandlung, 1907.

25

Digenes Larcio. Vidas e doutrinas dos filsofos ilustres VII. 142-148. Kury, Mrio da Gama (trad.). Braslia: Editora da Universidade, 1988, p. 214.

P E R I v. 0 2 n . 0 1 2 0 1 0 p . 8 1 - 9 7

97

Вам также может понравиться