Вы находитесь на странице: 1из 16

IESB - INSTITUTO DE ENSINO SUPRIOR DO BRASIL

A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E APRENDIZADO NAS SRIES INICIAIS.

Antnia da Assuno Nunes Reis

Cajari-MA 2013

RESUMO

Este artigo trata de um estudo sobre a importncia da Literatura Infantil dentro das sries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodolgicos como, por exemplo: observaes, experincias de estgio, pesquisas e leituras de obras relacionadas ao assunto, propondo uma anlise crtica e reflexiva sobre o desenvolvimento da aprendizagem tendo como suporte a Literatura Infantil. Essa anlise teve suas significaes com base em tericos que estudaram e se aprofundaram no estudo da Literatura Infantil como agente significador para a construo da identidade infantil. Neste trabalho foi possvel observar que as crianas necessitam ter contato com os contos infantis para que construam hipteses significativas na constituio de suas personalidades tanto no aspecto cognitivo, quanto afetivo. O tema Literatura Infantil foi abordado como um fator construtivo no desenvolvimento psicossocial, afetivo e cognitivo da criana, como conseqncia da formao do ser, a Literatura ampara e auxilia adequadamente faixa etria da criana e seus interesses. Alguns autores trouxeram o conhecimento e a concordncia de que a Literatura Infantil tem correlao com situaes que a criana vive e vivencia.A vida lida atravs contos infantis.

Palavras-chave: Desenvolvimento, aprendizagem, autonomia, criticidade, imaginao

ABSTRACT

This article presents a study about the importance of Children's Literature in the early grades in elementary school . During this process we used methodological tools such as : observations , internship experiences , research and readings of works related to the subject , proposing a critical and reflexive analysis on the development of learning being supported to Children's Literature . This analysis was based on their meanings theorists who have studied and deepened the study of Children's Literature as an agent signifier for identity construction child . In this work it was observed that children need to have contact with the children's tales that build significant assumptions in the constitution of their personalities both in the cognitive , the affective . The theme of Children's Literature was approached as a constructive factor in psychosocial development , affective and cognitive development , as a consequence of the formation of self, the literature supports and assists properly to the age of the child and their interests . Some authors have brought the knowledge and agreement of the Children's Literature correlates with situations where the child lives and vivencia.A life is read through fairy tales .

Keywords : Development , autonomy , criticality , imagination

INTRODUO

As exigncias educativas da sociedade contempornea so crescentes e esto relacionadas s diferente dimenses da vida das pessoas: ao trabalho, participao social e poltica, vida familiar e comunitria, s oportunidades de lazer e desenvolvimento cultural. O mundo passa atualmente por uma revoluo tecnolgica que est alterando profundamente as formas de trabalho e de interao, onde, numa economia cada vez mais globalizada, a competitividade desponta como necessria susbsistncia humana. No af de auto-superar o homem moderno terminou o sculo XX em desarmonia consigo mesmo, sem reflexo crtica sobre as suas reais necessidades, as quais deveriam permear o prximo milnio. Sobre este prisma, torna-se oportuna a discusso sobre as formas de lidar com os novos tempos e, portanto, emergir o discurso sobre a qualidade de ensino nas escola, atentando para a ascenso no nvel de educao de toda populao e detectando os fatores que possam atender s novas exigncias educativas que a prpria vida cotidiana impe de maneira crescente no meio social. Neste sentido, um dos instrumentos imprescindveis para uma formao geral e que possibilite cidados crticos, autnomos e atuantes, nesta sociedade em constante mutao, seria a prtica de leituras variadas que promovam, de maneira direta ou indireta, uma reflexo sobre o contexto social em que esto inseridas, uma vez que o movimento dialtico da leitura deve inserir o leitor na histria deste milnio e o constituir como agente produtor de seu prprio futuro. O exerccio da leitura, tal qual se encontra atualmente legitimado nas escolas, no vai alm de mera decodificao de signos grficos, os quais so permeados de fragmentos de livros didticos, para no fugir regra imposta coativamente ao longos dos tempos da histria do ensino em nosso pas, servindo como fonte de disseminao de uma ideologia, a ideologia que vai ao encontro dos interesse dos detentores do poder: a massificao e formatao do conhecimento humano. Tal postura transforma o ato de ler enfadonho, acrtico, mecnico e, dessa forma, distante de uma categoria que una o ato de ler ao prazer, que permita a leitura como fonte de lazer.

6 As fracas experincias com a leitura afasta o leitor do contexto social e cultural, faz com que desconhea o que de mais profundo o homem pensou e escreveu sobre si, alienando-se das informaes e, conseqententemente obsta sua participao ativa e efetiva na sociedade em que est inserido. Por esta perspectiva, obvia-se a necessidade da formao de leitores, pois percebe-se que sua participao no contexto social depende de sua viso de mundo, de seus valores, de seus conhecimentos, de sua reflexo e viso crtica, enfim, da leitura como instrumento do conhecimento. Diante dos impasses tecnolgicos e culturais do final do milnio, a Escola se revela como uma das instituies mais ameaadas pelos novos rumos da sociedade. Espao privilegiado do saber, a Escola mantm a escrita da palavra como texto bsico no ensino, embora o mundo das imagens virtuais j faa parte da realidade de muitos alunos. A velocidade das novas linguagens invadiram o cotidiano, atropelando o ritmo harmnico do aprendizado, e ao pretender uma atualizao, a Escola assimila o novo sem a devida reflexo. Ou seja, persiste num ritmo de leitura pouco apropriado formao do pensamento crtico, com as informaes e novidades sendo incorporadas de maneira aleatria, sem uma viso cientfica necessria para a construo do conhecimento. Na pressa de estar em sintonia com as inovaes, a Escola desconsidera o processo formador de aprendizagem, limitando-se a investir na circulao de imagens e deixando de observar a qualidade dos textos que oferece a seus alunos como fonte de leitura, promovido no seu espao. Priorizando a substituio do conhecimentos por informao, a Escola se descompassa e, sem formar leitores crticos ou incutir o hbito da leitura, prepara mal o cidado que escrever o texto futuro, que escrever e perpetuar a nossa histria. Nesta perspectiva, o exerccio da leitura transcende, em muito, a utilizao de materiais, muitas vezes empregados como modismos em sala de aula. A formao do leitor impe-se como prioridade a ser seguida, pressupondo a figura do professor como interlocutor ativo no dilogo da leitura, a fim de instigar e promover leitores que estejam procura de respostas s suas prprias indagaes e a desconfiar dos sentidos das letras impostas por textos insignificantes para, desta forma, encontrar nos livros, a fonte de sua sabedoria e inspirao, resgatando a histria do conhecimento, to

7 necessria nos novos tempos, em que as mudanas so rpidas e atropelam o prprio saber humano. O desafio se encontra na necessidade da busca e implementao de mecanismos que propiciem a atrao pela leitura na mais tenra idade, na fase da infncia, em que a criana est descobrindo seu microcosmo, seu mundo, est despertando para a realidade subjacente e tentando participar desta realidade com suas novas fantasias e descobertas.

Origem e Importncia da Leitura

Desde os primrdios da civilizao o homem busca habilidades que lhe tornem mais til a vida em sociedade e que lhe possam tornar mais feliz. A criao de mecanismos que possibilitassem a disseminao de seu conhecimento tornava-se um imperativo de saber/poder, que ensejava respeito e admirao pelos companheiros de tribo. Da o surgimento das inscries rupestres, simbologia, posteriormente e num estgio mais avanado das civilizaes, os hierglifos e as esculturas que denotavam sua prpria e mais nobre conquista: a conquista de ser. Nesse contexto surge a escrita e a leitura como imanentes prpria histria da civilizao. A criao dessa disponibilidade, que chamamos escrita e leitura, criam outras disponibilidades, pois ela a bsica, dela provm as demais. Atravs da leitura e da escrita o homem conseguiu estreitar os laos de afetividade com seus semelhantes, harmonizar os interesses, resolver os seus conflitos e se organizar num estgio atual da civilizao, com a abstrao a que nominamos Estado. O homem se organizou politicamente. Mas voltando-nos ao campo do conhecimento humano, que o que por ora nos interessa, o mito potico que sempre embalou o homem, a fantasia dos deuses, descortinaram as portas do saber, originando a busca da informao, do saber humano, do seu prazer. Com o desenvolvimento da linguagem, a fora das mensagens humanas aperfeioou-se a tal ponto ser imprescindvel sua prpria existncia. A busca do

8 conhecimento tornou-se imperativa para novas conquistas e para o estabelecimento do homem como ser social, como centro de convergncia de todos os outros interesses. Na busca desse conhecimento, que se perpetua ao longo da histria da civilizao, percebe-se que quanto mais cedo o homem iniciar, mais cedo germinar bons f resultados. Ou seja, a infncia como uma fase especial de evoluo e formao do ser, deve despertar-lhe para este mundo, o mundo da simbologia, o mundo da leitura. No dizer de Brbara Vasconcelos de Carvalho:

O conto infantil uma chave mgica que abre as portas da inteligncia e da sensibilidade da criana, para sua formao integral. O que fez andersen o grande escritor universal e imortal foram as estrias ouvidas quando criana.

Por outras palavras, a imaginao humana imperiosa para a construo do conhecimento, e conhecimento tambm arte, da a importncia da Educao Infantil para enriquecer essa imaginao da criana, oferecendo-lhe condies de liberao saudvel, ensinando-lhe a libertar-se no plano metafsico, pelo esprito, levando-a a usar o raciocnio e a cultivar a liberdade e o hbito da leitura. Nessa caminhada na construo do conhecimento humano, no de se olvidar a relatividade da importncia dos livros didticos, muitas vezes o nico acesso disponvel para a maioria do pblico infantil, sobre o que passaremos a discorrer nas prximas linhas.

FUNDAMENTAO TERICA

A literatura infantil influi em todos os aspectos da educao da criana. Ela atua nas reas do conhecimento, cuja finalidade educar instruir e distrair, atravs da afetividade, despertando a sensibilidade e amor a leitura.

9 A maior parte das crianas que freqenta nossas escolas interage com textos escritos de forma mecnica e artificial. Para muitas delas o primeiro contato efetivo com um texto escrito se d atravs do livro didtico. no trabalho realizado com a literatura que o educador percebe de imediato a reao da criana; ou seja, a cada instante o educador est descobrindo uma maneira prpria de pensamento de nossas crianas. O mundo infantil marcado pela espontaneidade, sendo que nos adultos no temos tal caracterstica, pois estamos frequentemente preocupados com o nosso mundo existencial e nos envolvemos tanto que deixamos de perceber o mundo encantador das crianas. Mariza Lojolo (1999) define a literatura como aquela mgica das palavras que se derramam das pginas dos livros e entram pela nossa vida para todo o sempre. Um conto fica rodando na cabea de quem l ou o escuta, lembrando de vrias coisas que a gente j viveu, de pessoas que a gente conhece, de situaes pelas quais a gente passou. A relao entre escola e literatura infantil surge no momento em que a criana passa a ocupar um lugar de destaque na sociedade, ou seja, com o reconhecimento da prpria infncia. Se agora a sociedade reconhece que existe uma fase da vida da criana distinta da vida adulta, com necessidades e interesses prprios, necessrio produzir os materiais adequados para atender a essa nova faixa etria. Dessa forma, a escola foi fundamental no fortalecimento deste novo segmento de mercado literrio destinado criana. De acordo com Zilbermam:
a aproximao entre a instituio e o gnero literrio no fortuita. Sintoma disso que os primeiros textos para crianas so escritos por pedagogos e professoras, com marcante intuito educativo. E at hoje, a literatura infantil permanece como uma colnia da pedagogia, o que lhe causa grandes prejuzos: no aceita como arte, por ter uma finalidade pragmtica; e a presena do objetivo didtico faz com que ela participe de uma atividade comprometida com a dominao da criana. (1999, p. 15)

Sendo assim, a literatura j chegou escola com uma funo pr-estabelecida, de capturar a mente vazia das crianas, ou seja, moldar o comportamento das crianas de acordo com as crenas e valores da classe dominante. Diante disso, a literatura infantil torna-se um manual de instrues, tomando o lugar da emisso adulta, mas ocultando o sentido pedaggico. Mesmo cientes das ideologias implcitas nos livros de literatura, temos que tambm us-lo para instigar a imaginao da criana, sobre isso Held diz:

10
o livro um segundo caminho, como o sonho, mas sonho que dura, pois sendo legvel, tem o poder de se repetir. Ao me representar eu me crio, ao me criar eu me repito. Donde a evidncia de que a imaginao tanto instrumento da criao quanto da experincia interior, donde a necessidade de reconhecer que o imaginrio o motor do real, o que o movimenta. (HELD, 1980, p. 18)

O ser humano sempre teve a necessidade de experimentar, criar, sentir e conhecer. O texto artstico tem a caracterstica de ser a porta de passagem para esse mundo encantado, onde a fantasia, o incrvel, a surpresa nos fascina e nos faz sonhar. A literatura capaz de desenvolver em ns o que temos de melhor, nossa sensibilidade, pois atravs dela podemos perceber a essncia das coisas, das pessoas, dos sentimentos, da vida e de nos mesmos. Dessa forma o convvio com o texto literrio pode proporcionar um alargamento de nossas percepes, de nossas experincias nos deixando sensveis a tudo que seja humano. Dessa forma, a literatura apresenta-nos um mundo dinmico, pleno, cheio de possibilidades, um mundo onde a realidade e fantasia se completam e privar criana do contato com todo esse universo mgico e fantstico um crime. A criana tem a capacidade de ir alem das aparncias, de ir alem do que parece ser, ela e capaz de transformar um cabo de vassoura em um cavalo, uma caixa em um caminho, uma tampa em disco voador, pois para a criana entre o que e o que pode ser, as fronteiras so mnimas, sua imaginao no tem limites como pretexto para o desenvolvimento dos contedos, enfatizando nas obras literrias apenas o carter educativo e moral. Sob essa tica, o papel da escola e do ensino supervalorizado, j que o aluno um receptculo vazio e cabe a escola a sua preparao moral e intelectual, para que o mesmo assuma a sua posio na sociedade. O compromisso da escola com a literatura simplesmente o da transmisso da cultura e a modelagem comportamental da criana.
a que entra a pedagogia, como meio de adequar o literrio s fases de raciocnio infantil e o livro como mais um produto atravs do qual os valores sociais passam a ser vinculados, de modo a criar para a mente da criana hbitos associativos que aproximam as situaes imaginrias vividas na fico a conceitos, comportamentos e crenas desejados na vida prtica, com base na verossimilhana que os atingir uma finalidade extrnseca ao texto [...]. (PALO & OLIVEIRA, 1998, P.6 -7)

11

Diante dessa perspectiva de trabalho, no qual a escola privilegia o pedaggico em detrimento da arte literal, acredita-se que a literatura infantil vem sofrendo uma reduo em seu potencial artstico, pois a escola didatizou a literatura e atribui-lhe uma funo utilitria-pedaggica que a mesma no possui. Ento, torna-se necessrio lembrar que a literatura uma expresso artstica, e como toda arte privilegia as emoes, a beleza, a fantasia, elementos do texto artstico que so capazes de envolver, seduzir e transportar o leitor para um mundo que no s imaginrio, mas tambm real. Alm de a escola privilegiar o pedaggico em detrimento artstico, outro fator que contribuiu para que a literatura infantil sofresse um esvaziamento do seu contedo artstico, ao longo do tempo, foram as vrias adaptaes realizadas nos contos de fada e nos clssicos, pois os mesmos perderam sua dimenso esttica e social e tornaram-se superficiais e com pouco significado. A qualidade esttica da literatura, bem como sua capacidade de encantar o leitor atravs do seu enredo e dos personagens, aspectos que fazem nascer entre a obra e leitor uma relao de cumplicidade e que dificilmente ser rompida com o passar do tempo. Porm, a escola precisa redimensionar seus objetivos quanto ao uso do texto artstico, pois quando se trabalha com a literatura infantil abrem-se cortinas do mundo para uma platia de seres imaginrios, mas que tambm possuem relao com o mundo real e isso que transforma a literatura em arte rica e atraente. Segundo Palo & Oliveira privilegiar o uso potico da informao tambm pr em uso uma nova forma de pedagogia que mais aprende do que ensina, atenta a cada modulao que a leitura pode descobrir por entre o traado do texto (1998, p. 14). Sob este contexto, o professor precisa ser um leitor em potencial, para que possa conquistar seus alunos e fazer com que eles se apaixonem pela leitura em sua amplitude e em sua diversidade de gneros literrios, pois atravs dela que entramos em contato com os bens culturais produzidos pela humanidade e o ato de ler abre novas perspectivas que possibilita a emancipao do ser atravs do saber, rompendo assim a idia que deu origem escola e a prpria literatura infantil: a manipulao intelectual e moral de uma criana.

a literatura infantil, nessa medida, levada a realizar sua funo formadora, que no se confunde com uma misso pedaggica. Com efeito, ela d conta de

12
uma tarefa a que est voltada a cultura, a de conhecimento do mundo e do ser, como sugere Antonio Candido, o que representa um acesso circunstncia individual por intermdio da realidade criada pela fantasia do escritor. E vai mais alm , propicia os elementos para uma emancipao pessoal, o que finalidade implcita do prprio saber. Integrando-se a esse projeto libertador, a escola rompe com suas limitaes, inerentes situao com a qual se comprometeu em sua gnese. essa possibilidade de superao de um estreitamento de origem o que a literatura infantil oferta a educao. Aproveita na sala de aula em sua natureza ficcional, que aponta a um conhecimento de mundo, e no como sdita do ensino bem comportado, ela se apresenta como elemento propulsor que levar a escola ruptura com a educao contraditria e tradicional. (ZILBERMAM, 1999, P. 29 -30).

Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que o contato da criana com todos os tipos de gneros literrios, textos recheados de fantasia e encantamento, fazem-nos perceber quanto importante e cheia de responsabilidade toda forma de literatura, sendo assim, a palavra literatura intransitiva e independente do adjetivo que receba arte. Portanto, a literatura infantil no deve ser desenvolvida essencialmente com inteno pedaggica, didtica ou simplesmente para incentivar o hbito da leitura. O grande segredo trabalhar a fantasia, o pitoresco, a magia e a vida rompendo com os limites entre o real e o imaginrio. Uma vez que a literatura no deseja transmitir nenhum conhecimento preciso ou acabado capaz de ser reduzida a conceitos exatos, a obra deseja suscitar no leitor uma poderosa animao de sua sensibilidade, de sua imaginao e de sua criatividade, atravs da esttica da prpria obra literria. Origem e Importncia da Leitura Desde os primrdios da civilizao o homem busca habilidades que lhe tornem mais til a vida em sociedade e que lhe possam tornar mais feliz. A criao de mecanismos que possibilitassem a disseminao de seu conhecimento tornava-se um imperativo de saber/poder, que ensejava respeito e admirao pelos companheiros de tribo. Da o surgimento das inscries rupestres, simbologia, posteriormente e num estgio mais avanado das civilizaes, os hierglifos e as esculturas que denotavam sua prpria e mais nobre conquista: a conquista de ser.

13 Nesse contexto surge a escrita e a leitura como imanentes prpria histria da civilizao. A criao dessa disponibilidade, que chamamos escrita e leitura, criam outras disponibilidades, pois ela a bsica, dela provm as demais. Atravs da leitura e da escrita o homem conseguiu estreitar os laos de afetividade com seus semelhantes, harmonizar os interesses, resolver os seus conflitos e se organizar num estgio atual da civilizao, com a abstrao a que nominamos Estado. O homem se organizou politicamente. Mas voltando-nos ao campo do conhecimento humano, que o que por ora nos interessa, o mito potico que sempre embalou o homem, a fantasia dos deuses, descortinaram as portas do saber, originando a busca da informao, do saber humano, do seu prazer. Com o desenvolvimento da linguagem, a fora das mensagens humanas aperfeioou-se a tal ponto ser imprescindvel sua prpria existncia. A busca do conhecimento tornou-se imperativa para novas conquistas e para o estabelecimento do homem como ser social, como centro de convergncia de todos os outros interesses. Na busca desse conhecimento, que se perpetua ao longo da histria da civilizao, percebe-se que quanto mais cedo o homem iniciar, mais cedo germinar bons f resultados. Ou seja, a infncia como uma fase especial de evoluo e formao do ser, deve despertar-lhe para este mundo, o mundo da simbologia, o mundo da leitura. No dizer de Brbara Vasconcelos de Carvalho:
O conto infantil uma chave mgica que abre as portas da inteligncia e da sensibilidade da criana, para sua formao integral. O que fez andersen o grande escritor universal e imortal foram as estrias ouvidas quando criana.

Por outras palavras, a imaginao humana imperiosa para a construo do conhecimento, e conhecimento tambm arte, da a importncia da Educao Infantil para enriquecer essa imaginao da criana, oferecendo-lhe condies de liberao saudvel, ensinando-lhe a libertar-se no plano metafsico, pelo esprito, levando-a a usar o raciocnio e a cultivar a liberdade e o hbito da leitura.

14 Nessa caminhada na construo do conhecimento humano, no de se olvidar a relatividade da importncia dos livros didticos, muitas vezes o nico acesso disponvel para a maioria do pblico infantil, sobre o que passaremos a discorrer nas prximas linhas.

A IMPORTNCIA DA ESCOLA NA FORMAO DE LEITORES

Numerosos estudos nos fazem supor que os livros preparados para a infncia remontam ao final do sculo XVII. Antes disso, as crianas, vistas como adultos em miniatura, participavam desde a mais tenra idade, da vida adulta. Naqueles tempos no havia histrias dirigidas especificamente ao pblico infantil, pois a infncia, enquanto perodo de desenvolvimento humano, com particularidades que deveriam ser respeitadas, inexistia. As profundas transformaes ocorridas no mbito social e econmico, principalmente com o advento do Capitalismo e da Supremacia burguesa, fizeram com que surgisse uma nova organizao familiar e educacional, na qual a criana passou a ocupar um espao privilegiado. Com intuito de capacitar cidados a fim de enfrentar um mercado de trabalho to competitivo j naquela poca, tornava-se imperioso o preparo eficiente das crianas para o trabalho e, consequentemente, para um desenvolvimento social sustentvel. Nesse sentido, reorganiza-se a Escola para que a atenda s novas exigncias, repensando-se todos os produtos culturais destinados a infncia e, dentre eles, especialmente o livro. A Escola h que estar atenta para a formao do leitor, conforme Eriche Fromm o elemento bsico da cultura, a linguagem, a precondio de qualquer realizao humana. Nesse desiderato a Escola deve estar atenta esta concepo da leitura como fonte do conhecimento e de sua responsabilidade na formao do leitor. Bamberger nos d alguns indicativos que podem ser aplicados pela Escola para induzir o hbito da leitura aos seus alunos. Seno, vejamos:
O desenvolvimento de interesses e hbitos permanentes de leitura um processo constante, que principia no lar, aperfeioa-se sistematicamente na escola e continua pela

15
vida afora atravs das influncias da atmosfera cultural geral e dos esforos conscientes da educao e bibliotecas pblicas.

Surge assim a Literatura Infantil, criada com uma concepo ideolgica compro metida com um destinatrio especfico: a criana, embora persistissem resqucios ideolgicos amalgamados transmisso de valores da sociedade ento vigente. Com o passar dos tempos e com o surgimento de novos autores, os livro infantis vo gradativamente sofrendo transformaes e promovendo, atravs da disseminao de uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo vinculada construo do conhecimento, um alargamento vivencial para as crianas.

LEITURA COMO FONTE DE INFORMAO E PRAZER

A escola, espao que convencionamos como sendo especfico e privilegiado do saber, no que concerne leitura, precisa rever suas prticas, mormente diante de leituras impostas em salas de aulas onde faz imperar um dualismo: de um lado algumas escolas que, ao pretenderem uma rpida atualizao com o presente, assimilam o novo sem a devida reflexo utilizando inadequadamente instrumentos modernos de ensino e tornando seus leitores passivos diante de imagens efmeras. Em contraposio, outras escolas utilizam textos fragmentados de manuais didticos como nico meio auxiliar para a leitura, objetivando o trabalho de unidades curriculares como mera fixao e memorizao de contedos, quase sempre aleatrias realidade dos alunos. Esta antinomia existente em tais prticas de leitura esto longe de resgatar a histria do conhecimento humano, de estimular o pensamento ou induzir o aluno ao prazer em ler. Neste sentido, esta ambigidade da prtica educativa tornam os alunos alheios a realidade que os circundam, tornando-os vulnerveis a dominao de uma minoria que pensa e se mantm bem informados. Parte-se ento do pressuposto que a prtica da leitura significa a possibilidade de domnio atravs de um instrumento de poder, chamado linguagem formal, pois desta forma que esto escritas as leis que regem nosso pas, e assim perceber os direitos que se tem o direito das elites que, com um discurso ideolgico em prol da liberdade e da justia, os mantm na condio de detentores do Poder

16 Manter grande parte da populao escolar perto do alcance desta linguagem formal, este o grande desafio, a fim de que, com uma viso crtica e reflexiva e atravs do discernimento, no se permita a perpetuao de sua condio de dominados.

CONCLUSO

Ao longo dessas linhas buscou-se inspirao, sobretudo, na crena e firme convico como educadora, de que o futuro est na educao, principalmente na Educao Infantil e Sries Iniciais. O desfio do novo educador, daquele adequado ao mundo contemporneo, est justamente em fazer frente s ideologias dominantes que insistem em prticas educativas tradicionais e descomprometidas com o objetivo mximo da educao, centro para onde deveriam convergir todos os interesses: o aluno. Nesse desiderato, comprometidos com o amanh e com o futuro de nossos filhos, de nossa histria, e porque no dizer de nossa prpria existncia, incumbe-nos, atravs de um discurso pragmtico e no meramente dogmtico, persuadir o pblico que tem compromisso com a educao, na realidade da famlia ao professor, da Escola ao prprio Estado, a implementar aes voltadas para a formao do futuro cidado, sendo a incultao do hbito da leitura o mais ideal dos instrumentos para essa conquista.

17 REFERNCIAS

BOURDIEU (1984), hbito. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora. Disponvel em: http://www.infopedia.pt/$habito

BOURDIEU (1984), hbito. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora. Disponvel em: http://www.infopedia.pt/$habito

FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler em trs artigos que se completam.23. ed. So Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

PALO, M. J; OLIVEIRA, M. R. Literatura Infantil: voz da criana. 3 ed. So Paulo: tica, 1998.

Вам также может понравиться