Вы находитесь на странице: 1из 50

Depois de estudarmos os conceitos do Chi, da simbologia Yin e Yang, das 5 fases elementares e a classificao dos meridianos, estamos preparados

para saber mais sobre a MTC - sua forma de diagnosticar patologias e um de seu principais tratamentos, a Acupuntura.

Embora a sade e a cura sejam os objetivos da TMC e da medicina aloptica, suas idias sobre a etiologia da doena e os processos usados para restaurar a sade, so completamente diferentes.

O mdico aloptico entende que a doena deve ser curada prescrevendo antibiticos que matam vrus e bactrias, ou s vezes, fazendo intervenes cirrgicas. No h nada de errado nesta aproximao. A principal questo que, a TMC tem sucesso onde a medicina aloptica muitas vezes falha! Ento, qual o mecanismo de ao de teraputicas como Acupuntura e Fitoterapia, que conduz cura, a qual muitas vezes, no ocorre na medicina ocidental?

Embora o objetivo da TMC seja curar um paciente, ela no tenta fazer isto tratando apenas da doena, mas sim da pessoa inteira. Uma pessoa, de acordo com os princpios da Medicina Chinesa, mais do que sua patologia. Tratar a patologia pode trazer algum resultado, mas que geralmente provisrio...

Uma pessoa no representada unicamente por sua doena, mas por cada interao humana que viveu desde o nascimento, pelos seus valores culturais, pelas experincias emocionais que teve, por seu hbitos alimentares, pelo ambiente social em que vive, trabalha, etc. Esses so os fatores que contribuem para o surgimento de uma doena e que, precisam ser modificados apropriadamente, para conduzir restaurao da sade.

O ser humano faz parte da Natureza, uma pequena unidade do universo e seu estado de sade tem intimas relaes com o meio ambiente. Esse o princpio bsico da Acupuntura, praticada pelos chineses, na China, h mais de 5.000 anos.

Com grande freqncia, a Acupuntura determina curas, melhoras categricas de patologias, e principalmente, usada na manuteno da sade, pois uma teraputica primordialmente preventiva.

O mtodo de diagnstico da TMC baseia-se em diversos tipos de exames que envolvem o observar, escutar, questionar, cheirar, apalpar, para o mdico chegar a um diagnstico diferencial e ao sucesso do tratamento.

O mdico da TMC deve abordar o paciente com uma mente tranquila, sem um diagnstico preconcebido, que funcionaria como algemas clnicas e, proceder ao anamnese, para averiguar os sintomas e os fatores importantes externos o vento, o frio, o calor, a umidade, o seco e o fogo e os fatores internos, as 7 emoes alegria, tristeza, raiva, histeria, inquietude, preocupao e medo responsveis pelo aparecimento da doena.

O processo do diagnstico comea com uma profunda observao do paciente, daquilo que ele verbaliza e do que no verbaliza: - o tom de voz, a tez, a condio de seus olhos, expresses faciais, atitude corporal, o modo como anda e se senta, enfim, tudo observado, inclusive as inconsistncias entre o que sua energia corporal/espiritual comunica e o que expressado verbalmente...

Depois de meticulosa anamnese, preciso proceder uma palpao acupuntural nos pontos de assentimento paralelos coluna vertebral e depois proceder anlise das alteraes do pulso e da morfologia da lngua, importantssimos para o diagnstico e para o plano teraputico.

A observao da lngua, por exemplo, (cor, forma e saburra) possibilita avaliar a condio energtica (Yin e Yang), dos rgos e das vsceras. A avaliao do pulso (pulsologia) informa sobre o estado energtico dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficincias. Esse exame permite identificar quais os procedimentos tcnicos nos meridianos que garantiro a restaurao do equilbrio interior.

Um bom mdico da TCM, segue os princpios dos tempos antigos e mantm seu olhar no plano sutil o que a maioria no v, o que ele valoriza. Na verdade, o tempo todo ele atua no plano invisvel, pois lida com energias - dos elementos, da mente, das emoes, do esprito, etc. . J os mdicos ocidentais focam naquilo que manifesto no corpo fsico, os sintomas da patologia. Essa uma das maiores diferenas entre as medicinas Ocidental e Oriental.

Desde a poca dos antigos taostas, um mdico da TMC fazia de sua prerrogativa, prevenir uma doena, ou seja, trat-la quando ela ainda no havia se manifestado estruturalmente no corpo. Ele era pago para manter seus pacientes saudveis. Eram considerados mdicos de nvel inferior, aqueles que tratavam desordens que j tivessem progredido para o plano fsico e o paciente j se encontrasse doente.

Dependendo do caso especfico de cada paciente, o mdico da TMC determinar o tipo de manobra a ser realizada (tonificao, sedao, disperso ou energizao) e que tratamentos sero utilizados. No caso da acupuntura, por exemplo, determinar a profundidade, o nmero de aplicaes, e o tempo que as agulhas devem permanecer durante cada sesso.

A acupuntura uma das principais ferramentas da MTC, que aborda de modo integral e dinmico, o processo sade-doena no ser humano. Baseada na teoria do Yin e Yang e nas 5 fases Elementares, ela busca a inter-relao harmnica entre as partes do corpo visando integridade. Pode ser usada isolada ou juntamente com outros recursos teraputicos.

Como vimos, de acordo com a filosofia chinesa, o corpo contm duas foras opostas: Yin e Yang. Quando tais foras esto em equilbrio, o corpo est saudvel. A energia, chamada "chi, flui da mesma maneira que um rio flui em seu curso, dividindo o corpo em meridianos. O constante fluxo de energia mantm o Yin e o Yang em equilbrio. No entanto, o fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes, como a gua que fica presa atrs de uma represa, e essa interrupo pode causar uma doena.

Os chineses espetam as agulhas em pontos especficos do corpo, com o objetivo de dirigir a energia vital, que percorre o corpo ao longo dos membros, tronco e cabea, atravs de canais chamados Chings ou meridianos, no ocidente. No percurso da trajetria de um meridiano, encontram-se como j vimos, os pontos chamados Tsubos ou Acupontos, lugares onde o Chi pode ser mais facilmente atingido e manipulado, porque possuem uma resistncia eltrica menor na pele, do que nas reas circundantes. .

O termo acupuntura vem do latim acus = agulha, e punctura= picar, introduzido no ocidente pelos padres jesutas franceses do sculo XVII, que foram em misso cientifica China e descobriram a prtica de se enfiar agulhas finas em pontos cutneos especficos, para o tratamento de diversas doenas e algias.

No entanto, acupuntura a traduo do termo Jin Huo que significa agulha e fogo; os pontos de acupuntura distribudos pelo corpo, podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos pelo calor produzido pela queima da erva Artemsia, mais conhecida por Moxabusto, na forma de um basto que aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura, tonificando a energia do indivduo.

Mas os pontos tambm podem ser estimulados pela presso dos dedos (acupresso), distintas tcnicas de massagem (tui na, shiatsu, do-in) e ventosas. H, tambm, o mtodo de estimulao por laser, ainda em estudo.

Como j vimos, cada meridiano principal ligado a determinado rgo que d nome a ele. Exemplo: o meridiano do Corao ligado ao corao, determinando as suas funes. Em maior ou menor nmero, de acordo com o comprimento, os meridianos possuem pontos onde se pode regular o fluxo de energia do rgo. Quando h desequilbrio, esses pontos tornam-se sensveis e at mesmo doloridos.

Inicialmente a acupuntura foi praticada pressionando-se algumas regies do corpo por instrumentos contundentes como lascas de pedra e espinhas de peixe. Por volta do sculo VII A C. foi introduzido o uso de metais como o ouro, prata, lato e ferro, ancestrais das atuais agulhas de ao inoxidvel.

Bem mais tarde, no sculo V, a Acupuntura foi levada Coria e, dois sculos depois, para o Japo. No sculo XVII, o conceito de Medicina Chinesa foi traduzido e levado para a Alemanha e Frana, onde influenciou fortemente as especialidades de Homeopatia e Medicina de Ervas que, como a acupuntura, possuem pressupostos bastante enraizados na cultura popular. Exemplos: enxaqueca causada por problemas de fgado , mal-estar implica em disfuno de vescula ou tontura decorre de sangue quente na cabea.

H aproximadamente 40 anos o governo chins estimulou os mestres de Acupuntura a estudarem a Medicina Ocidental com a finalidade de conhecerem melhor a anatomia e fisiopatologia das doenas. Ao mesmo tempo criou vrios centros de pesquisa onde foram integrados os conhecimentos das Medicinas Ocidental e Oriental.

Mesmo assim, tem sido difcil a conciliao entre essas duas medicinas... importante lembrar que os conceitos Yin-Yang, meridianos, acupontos e sua relao com os rgos, so filosficos e milenares, nem sempre correspondendo, portanto, terminologia mdica aloptica, o que pode causar confuso para ambos os profissionais.

Citaremos alguns exemplos. Para a medicina Ocidental, a funo dos rins metabolizar gua. No conceito chins, entretanto, alm de metabolizar lquidos, o rim responsvel pelo crescimento fsico, distrbios cerebrais, (sistema nervoso central), tenso menstrual, distrbio gnito-urinrio, doenas reumticas, envelhecimento...

Na Medicina Ocidental, o corao tem a funo de circulao do sangue pelo organismo. Para a Medicina Chinesa, alm de circulao, o corao tambm responsvel por funes psicolgicas, pelo sono e circulao vascular perifrica. Os pontos do meridiano do corao so usados, portanto, com muita freqncia, no tratamento da ansiedade, insnia, etc.

Mas essa interao resultou no aperfeioamento da Acupuntura. Simultaneamente foram criadas faculdades de Medicina onde a Acupuntura faz parte do curriculum, assim como as matrias da medicina Ocidental. Estas so obrigatrias, sendo que o aluno pode estudar Acupuntura por opo.

Essa iniciativa praticamente deu fim ao antigo mtodo de ensino que antes era transmitido de pai para filho e de mestre para alunos. Depois disto, somente os mdicos diplomados passariam, na China, a exercer a Acupuntura.

A partir de 1970, tiveram incio no ocidente, diversos estudos cientficos no sentido de comprovar a eficcia da Acupuntura.

Estudos cientficos oferecem evidncias reais de que ela capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose a crises de enxaqueca. Mas, mesmo agora que j se encontra to difundida no Ocidente, nossos mdicos ainda no descobriram a maneira exata como essa tcnica antiga funciona.

Desde as primeiras pesquisas sobre a Acupuntura, surgiram fortes indcios de que existe uma relao entre os pontos e o sistema nervoso. Cerca de 2 mil pontos de acupuntura esto distribudos pelos meridianos do corpo. Como j vimos, a idia oriental que o estmulo de tais pontos com as agulhas ou com presso, alivia obstrues do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo.

Do ponto de vista ocidental, acredita-se que a Acupuntura provavelmente funcione pelo estmulo do sistema nervoso central (o crebro e a medula espinhal) para que sejam liberados compostos qumicos chamados neurotransmissores e hormnios diversos que aliviam a dor, do impulso ao Sistema Imunolgico, regulam vrias funes corporais, melhorando as condies da sade.

O aumento de algumas substncias no crebro, tm um efeito analgsico muito potente. Essas substncias chamadas endorfinas, possuem semelhanas bioqumicas com a morfina extrada das plantas, mas superando em centenas de vezes, o seu efeito.

Hoje sabemos que a endorfina um neurotransmissor assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina - uma substncia qumica utilizada pelos neurnios na comunicao do sistema nervoso, sendo um fator fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo, nos casos de stress, ou em situaes anormais que causam o desequilbrio fsico-psquico.

O estmulo de certos pontos provoca a liberao de Beta-endorfina, que afetando as vias neurolgicas descendentes, terminam provocando um forte efeito analgsico sobre as fibras tipo C, que usam o neurotransmissor Serotonina - o "Hormnio do bemestar - o que explica os efeitos da Acupuntura no apenas no tratamento da dor, como tambm da depresso e dos estados de ansiedade.

Dentro do conhecimento atual da Fisiologia, a Acupuntura, portanto, um mtodo de estimulao neurolgica em receptores especficos. O estmulo da agulha atinge reas do encfalo mais elevadas, como o Hipotlamo e a Hipfise, promovendo o equilbrio do funcionamento destes centros.

Como a Hipfise uma Glndula ocasionalmente chamada de Glndula Me, que coordena a funo de diversas outras glndulas do corpo, o efeito da Acupuntura sobre este rgo afeta o funcionamento das Glndulas Tireide, Supra Renais, Mamrias, dos Ovrios e dos Testculos, e assim tem ao teraputica sobre a hipertenso arterial, dismenorria, tenso pr-menstrual, disfunes da libido, entre outras patologias.

At o presente momento, sabe-se que a Acupuntura tambm afeta a liberao dos peptdeos opiides beta-endorfina, meta-encefalina e dinorfina, da seu efeito benfico sobre as gastrites, lceras e na doena de refluxo gastroesofgico.

Enfim, aps vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituies do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficcia da acupuntura assim como das tcnicas de moxabusto, ventosa, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (presso digital nos pontos) em comparao com o tratamento convencional, para 147 doenas, sintomas e condies de sade.

Segundo a Organizao Mundial de Sade, essa lista de doenas tratveis pela Acupuntura, foi publicada na revista A Sade do Mundo, em Dezembro de 79. Em algumas delas, a Acupuntura exerce efeito por si s; para outras, entretanto, torna-se necessria a associao com outras terapias complementares, o que pode diminuir o uso de medicamentos e, consequentemente, fazer com que o paciente os tolere melhor e sofra menos efeitos colaterais.

1 Otorrinolaringologia (ouvidos, nariz, garganta) zumbido, faringite. 2 Crdio-respiratrias - dor no peito, palpitao, enfisema, bronquite crnica. 3 Ginecologia - dismenorria, alteraes menstruais disfuncionais, lombalgia durante a gravidez. 4 Psicossomticas - ansiedade, depresso, angstia, sndrome de pnico, insnia, apetite compulsivo. 5 Oncologia - dores associadas com cncer; mal-estar provocado pela quimioterapia. 6 Dores crnicas em geral - tendinite (LER), distrofia simptica reflexa, fibromialgia, dor ps-cirurgica.

7 Dermatologia - dermatite facial, eczema tpico; 8 Sistema respiratrio - bronquite aguda, asma brnquica (especialmente em crianas, e sem outras complicaes); 9 Perturbaes da viso - conjuntivite aguda, retinite, miopia, catarata (sem complicaes); 10 Perturbaes gastrointestinais - espasmos de esfago, soluos, gastrites aguda e crnica, hiperacidez gstrica, lcera crnica do duodeno (grande efeito sobre a dor) colites aguda e crnica, desinteria bacilar aguda, priso de ventre, diarria, paralisia de leo (intestino delgado).

11 Perturbaes nervosas e msculo-esquelticas dor de cabea, enxaqueca, nevralgia de trigmeo; paralisia facial (fase inicial, primeiros meses); doena de Minere (vertigem), disfuno neurognica da bexiga, paralisias subsequentes de Acidente Vascular Cerebral, neuropatias perifricas; sequelas da paralisia infantil ( fase inicial - primeiros seis meses); enurese noturna, nevralgia intercostal, lombalgia, sndrome crvicobraquial, artrites diversas, citica, osteoartrite, artrose. 12 Vias respiratrias superiores - sinusite, rinite, gripe, resfriado, amigdalite aguda.

Espero que tenha gostado dessa srie, e que ela tenha sido til! Obrigado pela ateno!

Texto adaptado do Sistema Taosta de Cura de

Mantak Chia

Criao e Formatao: OLGA MENDONA Contato:terapeutaolga@gmail.com Visite nosso site e conhea outros PPS da srie: http://terapeutaolga.com.br/
Psicloga, Psicoterapeuta Corporal e Naturoterapeuta

Recife, Maio de 2011

Вам также может понравиться