Вы находитесь на странице: 1из 96

Tcnico em Agropecuria

Jackelline Cristina Ost Lopes

Avicultura

CAF

UFPI

Avicultura
Jackelline Cristina Ost Lopes

CAF

UFPI

Floriano 2011

Presidncia da Repblica Federativa do Brasil Ministrio da Educao Secretaria de Educao a Distncia Colgio Agrcola de Floriano, rgo vinculado a Universidade Federal do Piau (UFPI) Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Colgio Agrcola de Floriano da Universidade Federal do Piau (UFPI) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil e -Tec Brasil.
Equipe de Elaborao Colgio Agrcola de Floriano / UFPI Reitor Prof. Luiz de Sousa Santos Jnior Vice-Reitor Prof. Edwar de Alencar Castelo Branco Diretor Prof. Gilmar Pereira Duarte Coordenador Institucional Prof. Jossivaldo de Carvalho Pacheco (Coord. Geral) Prof. Sidclay Ferreira Maia (Coord. Adjunto) Coordenadora do Curso Profa. Rosiane de Neiva Ribeiro Professor-Autor Jackelline Cristina Ost Lopes Equipe de Produo Secretaria de Educao a Distncia / UFRN Reitora Profa. ngela Maria Paiva Cruz Vice-Reitora Profa. Maria de Ftima Freire Melo Ximenes Secretria de Educao a DistncIa Profa. Maria Carmem Freire Digenes Rgo Secretria Adjunta de Educao a DistncIa Profa. Eugnia Maria Dantas Coordenador de Produo de Materiais Didticos Prof. Marcos Aurlio Felipe Reviso Cristinara Ferreira dos Santos Emanuelle Pereira de Lima Diniz Janio Gustavo Barbosa Vernica Pinheiro da Silva Diagramao Rafael Garcia Arte e Ilustrao Anderson Gomes do Nascimento Projeto Grco e-Tec/MEC

Ficha catalogrca Setor de Processos Tcnicos da Biblioteca Central - UFPI

L864a

Lopes, Jackelline Cristina Ost. Avicultura / Jackelline Cristina Ost Lopes. Floriano, PI: EDUFPI; UFRN, 2011. 94p. : il. (Tcnico em Avicultura, 1 ). ISBN 978-85-7463-422-7 Esse material foi revisado e diagramado pela Secretaria de Educao a Distncia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 1. Avicultura. I. Colgio Agrcola de Floriano, PI. II. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. III. Ttulo. CDD 636.5

Apresentao e-Tec Brasil


Prezado estudante, Bem-vindo ao e-Tec Brasil! Voc faz parte de uma rede nacional pblica de ensino, a Escola Tcnica Aberta do Brasil, instituda pelo Decreto n 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino tcnico pblico, na modalidade a distncia. O programa resultado de uma parceria entre o Ministrio da Educao, por meio das Secretarias de Educao a Distancia (SEED) e de Educao Prossional e Tecnolgica (SETEC), as universidades e escolas tcnicas estaduais e federais. A educao a distncia no nosso pas, de dimenses continentais e grande diversidade regional e cultural, longe de distanciar, aproxima as pessoas ao garantir acesso educao de qualidade, e promover o fortalecimento da formao de jovens moradores de regies distantes, geogracamente ou economicamente, dos grandes centros. O e-Tec Brasil leva os cursos tcnicos a locais distantes das instituies de ensino e para a periferia das grandes cidades, incentivando os jovens a concluir o ensino mdio. Os cursos so ofertados pelas instituies pblicas de ensino e o atendimento ao estudante realizado em escolas-polo integrantes das redes pblicas municipais e estaduais. O Ministrio da Educao, as instituies pblicas de ensino tcnico, seus servidores tcnicos e professores acreditam que uma educao prossional qualicada integradora do ensino mdio e educao tcnica, capaz de promover o cidado com capacidades para produzir, mas tambm com autonomia diante das diferentes dimenses da realidade: cultural, social, familiar, esportiva, poltica e tica. Ns acreditamos em voc! Desejamos sucesso na sua formao prossional! Ministrio da Educao Janeiro de 2010
Nosso contato etecbrasil@mec.gov.br

e-Tec Brasil

Indicao de cones
Os cones so elementos grcos utilizados para ampliar as formas de linguagem e facilitar a organizao e a leitura hipertextual. Ateno: indica pontos de maior relevncia no texto.

Saiba mais: oferece novas informaes que enriquecem o assunto ou curiosidades e notcias recentes relacionadas ao tema estudado. Glossrio: indica a denio de um termo, palavra ou expresso utilizada no texto. Mdias integradas: remete o tema para outras fontes: livros, lmes, msicas, sites, programas de TV. Atividades de aprendizagem: apresenta atividades em diferentes nveis de aprendizagem para que o estudante possa realiz-las e conferir o seu domnio do tema estudado.

e-Tec Brasil

Sumrio

Palavra do professor-autor Apresentao da disciplina Projeto instrucional Aula 1 Introduo avicultura 1.1 Origem, histrico e classicao da ave domstica 1.2 Avicultura brasileira e mundial Aula 2 Raas e linhagens em avicultura 2.1 Raas 2.2 Marcas de aves de corte e postura Aula 3 Anatomia e siologia das aves 3.1 Anatomia e siologia da ave Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos 4.1 Sistemas de produo na avicultura 4.2 Modelos de explorao 4.3 Instalaes 4.4 Equipamentos Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia 5.1 Criao e manejo de frangos de corte 5.2 Criao e manejo de poedeiras comerciais 5.3 Produo de pintos de um dia Aula 6 Alimentao e nutrio das aves 6.1 Alimentao 6.2 Formulao de rao 6.3 Fabricao, armazenamento e fornecimento da rao

9 11 13 15 15 18 23 23 29 33 33 45 45 47 48 49

57 57 62 66 71 71 74 76

e-Tec Brasil

Aula 7 Doenas das aves 7.1 Biosseguridade 7.2 Doenas das aves Referncias Currculo do professor-autor

79 79 82 93 94

e-Tec Brasil

Palavra do professor-autor

Ricos em nutrientes, a carne de frango e o ovo so alimentos comuns no prato de muitas famlias brasileiras. Obtidos atravs da explorao avcola, esses alimentos podem gerar fonte de renda ao produtor quando explorados corretamente. A prtica da avicultura requer conhecimentos essenciais para sua implantao e explorao. Identicar qual o produto a ser obtido o primeiro passo, mas o correto manejo durante o perodo de criao indispensvel para bons resultados. A avicultura deve ser desenvolvida em ambiente agradvel, livre de doenas, e a alimentao tambm deve ser adequada s aves para que alcancem seu potencial mximo de produo, ou seja, caractersticas desejveis na explorao. Esse e outros assuntos sero abordados nesta disciplina com o objetivo de proporcionar conhecimentos sucientes aos alunos para atuarem na rea da avicultura. Bom estudo a todos!

e-Tec Brasil

Apresentao da disciplina

Na Aula 1, voc ir estudar sobre a origem, histria e classicao da ave domstica. Identicar as principais espcies exploradas na avicultura e ver tambm as principais vantagens da atividade avcola, destacando-se a produo mundial de carne de frango e ovos e a posio do Brasil em relaes a outros pases. Na Aula 2, voc vai ver as principais raas de aves de interesse na explorao de carne e ovos. Vai estudar as marcas comerciais criadas com o objetivo de unir caractersticas desejveis e obter melhores resultados na avicultura. Explore as guras, pois elas iro auxili-lo na identicao das raas. Na Aula 3, voc vai ver a anatomia e siologia da ave. Vai conhecer o esqueleto e rgos internos da galinha. Explore as guras, elas so fundamentais para a identicao das partes do corpo das aves. Na Aula 4, voc vai ver os sistemas de produo utilizados na avicultura e os modelos de produo de frangos de corte. Ainda nessa aula, iremos abordar as instalaes e equipamentos avcolas. Na Aula 5, voc vai estudar a criao e manejo de frangos de corte e de poedeiras comerciais atravs de tcnicas de manejo especcas para o bom desempenho da atividade. Tambm ver a produo de pintos de um dia, incluindo o perodo de incubao e suas etapas at os cuidados dados aos pintinhos de um dia. Na Aula 6, voc ir identicar os nutrientes presentes na alimentao das aves de produo. Denir as etapas da formulao da rao e identicar os processos de fabricao, armazenamento e fornecimento da rao. Finalmente, na Aula 7, voc ir entender a importncia da biosseguridade na produo de aves. Conhecer as doenas infecciosas nas aves de produo, seus sintomas e as medidas adotadas contra essas doenas.

11

e-Tec Brasil

Projeto instrucional

Disciplina: Avicultura (45 horas) Ementa da disciplina Origem, histria e classicao das aves. Raas avcolas. Anatomia e siologia. Sistemas de produo. Instalaes e equipamentos. Criao e manejo. Alimentao e nutrio. Doenas das aves.
CARGA HORRIA (horas)
6

AULA

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Conhecer a origem, histria e classicao da ave domstica. Conceituar avicultura. Identicar os nmeros da produo avcola brasileira e mundial. Descrever as raas de aves exploradas na avicultura. Identicar marcas comerciais de corte e postura. Reconhecer a anatomia da ave. Identicar a siologia da ave. Identicar os sistemas de produo utilizados na avicultura. Identicar os modelos de produo de frangos de corte. Estabelecer instalaes avcolas. Conhecer os principais equipamentos de uma atividade avcola. Identicar a criao e manejo de frangos de corte. Identicar a criao e manejo de poedeiras comerciais. Conhecer a produo de pintos de um dia. Conceituar os nutrientes para alimentao de aves de produo. Denir etapas para formulao de rao. Identicar a fabricao, armazenamento e fornecimento da rao. Denir biosseguridade. Identicar as principais doenas nas aves de produo.

1. Introduo avicultura

2. Raas e linhagens em avicultura

3. Anatomia e siologia das aves

4. Sistemas de produo, instalaes e equipamentos

5. Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

6. Alimentao e nutrio das aves

7. Doenas das aves

13

e-Tec Brasil

Aula 1 Introduo avicultura

Objetivos
Conhecer a origem, histria e classicao da ave domstica. Conceituar avicultura. Identicar os nmeros da produo avcola brasileira e mundial.

1.1 Origem, histrico e classicao da ave domstica


Para melhor compreenso sobre a avicultura, iniciaremos nossa aula com um breve comentrio sobre a origem, o histrico e a classicao das aves por pesquisadores conceituados na rea de produo avcola. Origem As aves so animais que possuem penas e so, pela evoluo dos vertebrados, descendentes dos rpteis (ALBINO; TAVERNARI, 2010), devido presena de escamas nas canelas e outras semelhanas de natureza anatmica (LANA, 2000).

Aula 1 Introduo avicultura

15

e-Tec Brasil

Histrico De acordo com Albino e Tavernari (2010), a domesticao da galinha teve origem na ndia e as atuais variedades foram originadas da espcie asitica selvagem Gallus gallus, conhecida tambm como Gallus bankiva e Gallus ferrugineus. Primeiramente, foi utilizada como animal de briga ou como objeto de ornamentao. No Brasil, segundo estudiosos, a produo de aves teve incio em 1532, com a vinda das primeiras raas trazidas pelos colonizadores portugueses. Eram criadas soltas nos quintais ou arredores das casas, onde se alimentavam com resto de comida caseira, gros e insetos. No ano de 1900, iniciou-se a criao das aves em stios e fazendas, representando fonte de renda, mas somente no ano de 1930 passou a ser vista como atividade lucrativa, ou seja, a produo de aves para venda de carne e ovos. Os avicultores, estimulados pelo aspecto econmico, comearam a tentar novos acasalamentos entre as raas diferentes, visando o aprimoramento da espcie. Classicao Antes de conhecer a classicao da ave, vamos denir o que ser domesticado: animal que, possuindo utilidade econmica, reproduz-se livremente sob os cuidados do homem. Segundo Andriguetto et al (1983), as aves domsticas so usualmente classicadas em:

Albino e Tavernari Zootecnistas pesquisadores na rea de nutrio e produo de aves.

Andriguetto Pesquisador e autor de livros de nutrio animal

Galiformes: galinha, peru, galinha-dangola, pavo e faiso Anseriformes: pato, marreco, ganso e cisne Columbiformes: pombos em geral Passeriformes: pssaros em geral

e-Tec Brasil

16

Avicultura

Figura 1.1: Galinha-dangola, pavo e peru


Fonte: <http://leonoreasletras.blogspot.com/2010/04/galinhas.html>; <http://2.bp.blogspot.com/_ZCFZHOkswVM/ TEDCOtb1n7I/AAAAAAAAAho/nlG1v_9hhFE/s1600/Pav%C3%A3o.jpg>; <http://4.bp.blogspot.com/_MWmoDWmaLrw/ TRZ-Yi0G8YI/AAAAAAAABJQ/BHqyvI0BTak/s1600/peru_preview.jpg>. Acesso em: 19 abr. 2011.

A classificao biolgica da galinha domstica, descrita no Quadro 1, identica o nome cientco Gallus domesticus.
Quadro 1.1: Classicao da galinha domstica.
Reino Filo Sublo Classe Subclasse Superordem Ordem Subordem Famlia Gnero Espcie Fonte: Lana (2000). Animal Chordata Vertebrata Aves Neormithes Neognathe Galliforme Galli Phasianinal Gallus Domesticus

Outras espcies de aves que merecem destaque na avicultura: peru (Meleagris gallopavo), ganso (Anser anser), marreco (Anas boschas), pato (Cairina moschata), faiso (Phasianus colchicus), pavo (Pavo cristatus), pombo (Columbia Lvia), cisne(Cygnus columbianus), avestruz(Struthio camelus), codorna (Coturnix coturnix).

Aula 1 Introduo avicultura

17

e-Tec Brasil

Pesquise sobre o histrico da avicultura. Para isso, visite este link na internet: <http://galistas.blogspot.com/2008/02/histrico-da-avicultura.html>. Em seguida, responda: 1. Quais pessoas contriburam para a evoluo da avicultura?

1.2 Avicultura brasileira e mundial


Atualmente, a avicultura brasileira exemplo de atividade e de cadeia produtiva de sucesso, sendo o setor que mais tem se destacado no campo da produo animal. A avicultura gera renda, melhora o nvel social da populao e pode ser atividade de pequeno produtor. A vantagem de implantar a avicultura a necessidade de pequena rea de terra a ser usada para a implantao da granja, podendo estar localizada em terra fraca e desvalorizada. O ciclo de produo rpido, dando um bom retorno num perodo relativamente curto (LANA, 2000). A importncia social da avicultura no Brasil se verica tambm pela presena macia no interior do pas. Em muitas cidades, a produo de frangos a principal atividade econmica.

Para melhor entendimento, vamos denir de forma simples a avicultura.

Avicultura a criao de aves para produo de alimentos. Das espcies mais exploradas, destacamos o frango, mas existe tambm a produo de codornas, patos, marrecos, perus, avestruzes, entre outros. A principal atividade a produo de carne e ovos, conhecida como explorao de ave de corte e ave de postura, respectivamente. Em 2009, a produo brasileira atingiu a marca histrica de 10,9 milhes de toneladas, garantindo ao Brasil uma posio entre os trs maiores produtores

e-Tec Brasil

18

Avicultura

mundiais de carne de frango, juntamente com Estados Unidos e China (Figura 1.2). Desse total, cerca de 65% permanece no mercado interno, o que comprova a fora dessa indstria para o pas, pois a carne de frango muito apreciada na culinria brasileira.

22%

30%

EUA CHINA BRASIL

17% 12% 15%

4%

UE-27 MXICO OUTROS

Figura 1.2: Maiores produtores mundiais de carne de frango


Fonte: USDA, 2009. Disponvel em <http://www.brazilianchicken.com.br/industria-avicola/o-frango-pelo-mundo.php>. Acesso em: 18 abr. 2011.

O consumo per capita de carne de aves no Brasil est em aproximadamente 39 quilos por ano. Nas exportaes, o Brasil mantm, desde 2004, a posio de maior exportador mundial (Figura 1.3), tendo terminado 2009 com a marca de 3,6 milhes de toneladas embarcadas para mais de 150 pases. Com esse desempenho, a carne de frango brasileira aumentou ainda mais sua presena na mesa dos consumidores no Brasil e no mundo (UBABEF).

Per capita uma expresso latina que signica para cada cabea.

3% 5%

8%

9%

38%

BRASIL EUA UE-27 TAILNDIA CHINA

37%

OUTROS

Figura 1.3: Maiores exportadores de carne de frango


Fonte: USDA, 2009 Disponvel em <http://www.brazilianchicken.com.br/industria-avicola/o-frango-pelo-mundo.php>. Acesso em: 18 abr. 2011.

Aula 1 Introduo avicultura

19

e-Tec Brasil

Em relao produo de ovos, o Brasil se destaca entre os maiores produtores no mundo (Figura 1.4). Entre 1970 e 2005, a produo mundial de ovos teve um aumento de 203,2%, segundo a FAO (Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao).

Milhes/Unidades
10 maiores China Unio Europeia Estados Unidos Japo Mxico Federao Russa Brasil Canad Outros Pases Produo mundial 1998
307.760 89.327 79.896 42.117 29.898 41.269 13.636 5.986 102.276 712.165

1999
365.300 88.457 82.943 41.975 32.428 41.740 14.768 6.151 113.680 777.442

2000
381.340 85.768 84.420 42.041 35.155 42.709 14.796 6.597 107.625 800.451

2001(p)
387.500 88.981 85.812 42.100 36.034 43.500 15.075 6.700 109.199 814.901

2002(f)
395.200 89.000 87.240 41.900 36.935 44.100 15.377 6.780 103.289 819.821

Figura 1.4: Produo mundial de ovos


Fonte: APA Disponvel em: <http://www.apa.com.br/estatisticas/prodmundovos.htm>. Acesso em: 18 abr. 2011.

Como podemos ver, a avicultura representa forte papel na economia, j que o Brasil est sempre entre os primeiros no ranking. Contudo, a atividade avcola s gera renda se implantada corretamente e se certos cuidados, que sero vistos ainda nesta disciplina, forem tomados.

Fonte: <http://br.groups.yahoo.com/group/confraria-de-oeiras/message/5282>. Acesso em: 8 jun. 2011.

1. Dena com suas palavras avicultura. 2. Cite os cinco maiores produtores mundiais de carne de frango.

e-Tec Brasil

20

Avicultura

Visite a pgina do link a seguir e conhea a produo avcola no Nordeste brasileiro. <http://www.sober.org.br/palestra/9/434.pdf>

Resumo
Nesta aula, voc conheceu a origem, histria e classicao da ave domstica, bem como dados estatsticos sobre a produo brasileira e mundial de carne de frango e ovos.

Atividades de aprendizagem
1. Pela evoluo dos vertebrados as aves so descendentes dos rpteis. Que caractersticas presentes nas aves comprovam isso? 2. Descreva o histrico da produo de aves no Brasil. 3. A galinha classicada no grupo dos galiformes. Qual o grupo do peru, pombo, pssaros e marreco? 4. Escreva a classicao biolgica da galinha domstica. 5. Cite o nome cientco do cisne, avestruz, marreco, pato e codorna. 6. Cite duas vantagens da implantao da avicultura. 7. O que avicultura? 8. Cite os trs maiores pases exportadores e produtores mundiais de carne de frango.

Aula 1 Introduo avicultura

21

e-Tec Brasil

Aula 2 Raas e linhagens em avicultura

Objetivos
Descrever as raas de aves exploradas na avicultura. Identicar marcas comerciais de corte e postura.

2.1 Raas
As raas so diferenciadas pelo tamanho e pela conformao do corpo. A cor da plumagem e o tipo de crista so as caractersticas que geralmente diferenciam as variedades de uma mesma raa. A seguir, esto descritas as principais raas de aves utilizadas na produo de carne e ovos.

2.1.1 New Hampshire


Raa de origem americana criada a partir da raa Rhode Island Red (descrita a seguir). Caracterizada por ser uma grande produtora de carne e ovos, chega a produzir 200 ovos por ano, o que lhe confere essa dupla aptido. A cabea tem aspecto vigoroso, apresentando crista simples e com cinco pontas nos machos. Nas fmeas, a crista apresenta leve inclinao lateral. A pele apresenta cor amarelada.

Aula 2 Raas e linhagens em avicultura

23

e-Tec Brasil

Figura 2.1: Raa New Hampshire


Fonte: FeatherSite.com. Disponvel em: <http://leonoreasletras.blogspot.com/2010/04/galinhas.html>. Acesso em: 19 abr. 2011.

2.1.2 Rhode Island Red


Essa raa foi desenvolvida a partir do cruzamento de vrias raas (Leghorn marron, Cornish e Wyandote) nos estados de Massachussetts e Nova Inglaterra nos Estados Unidos (LANA, 2000). considerada boa produtora de ovos e carne. Quanto s suas caractersticas, possui corpo largo, profundo e comprido, crista serra, de tamanho mdio, bico crneo avermelhado, plumagem vermelho brilhante e cauda preta.

Figura 2.2: Raa Rhode Island Red


Fonte: <http://leonoreasletras.blogspot.com/2010/04/galinhas.html>. Acesso em: 19 abr. 2011.

e-Tec Brasil

24

Avicultura

2.1.3 Plymouth
Trata-se da raa mais antiga. Apresenta diversas variedades, sendo que no Brasil a variedade mais difundida a Barrada (Figura 2.3). utilizada nos cruzamentos para produo de pintos de corte. Apresenta como caractersticas fsicas corpo delgado, crista simples, reta e bem assentada na cabea, de tamanho mediano nos machos e pequeno nas fmeas. Suas orelhas e barbela medianas tm cor vermelho vivo e pele de cor amarela.

Figura 2.3: Raa Plymouth


Fonte: <http://www.agrov.com/animais/aves/plymouth.htm>. Acesso em: 19 abr. 2011.

2.1.4 Wyandotte
As aves da raa Wyandotte tm corpo ligeiramente arredondado, dando impresso de dorso curto, em virtude do tipo de plumagem que possuem. Apresentam dupla nalidade, porm, devido ao pequeno tamanho do seu ovo e da baixa eclodibilidade, ou seja, baixo nascimento, no foram utilizadas para a formao das atuais linhagens produtivas.

Figura 2.4: Raa Wyandotte


Fonte: <http://leonoreasletras.blogspot.com/2010/04/galinhas.html>. Acesso em: 19 abr. 2011.

Aula 2 Raas e linhagens em avicultura

25

e-Tec Brasil

2.1.5 Gigante negro


Desenvolvida em New Jersey, a mais pesada de todas as raas americanas. Apresenta dupla aptido, mas a postura um pouco inferior. Devido localizao do pigmento de cor escura das penas nas partes comestveis da carcaa, ocorreu uma depreciao dessa raa. Possui plumagem preta, bico preto, mudando para amarelo na ponta, pele amarela, tarsos e dedos pretos.

Figura 2.5: Raa gigante negro


Fonte: <http://santoandre.olx.com.br/pictures/galos-e-pintinhos-de-raca-pura-iid-77627797>. Acesso em: 19 abr. 2011.

2.1.6 Australorp
Essa raa de origem australiana e foi selecionada para produo de ovos, apesar de ser considerada de dupla utilidade. Caracteriza-se pela plumagem completamente preta, crista serra, brincos vermelhos, pele branca, tarsos e dedos pretos. Existe tambm o Australorp de cor branca.

Figura 2.6: Raa Australorp


Fonte: <http://www.australorps.com/4.html>. Acesso em: 19 abr. 2011.

e-Tec Brasil

26

Avicultura

2.1.7 Cornish
Procedente da Inglaterra, caracteriza-se pela conformao semelhante entre o macho e a fmea. Essa raa usada na obteno da linha paterna na produo de pintos de corte. As fmeas no so boas poedeiras. Possui peito largo, penas fortes e pretas, crista do tipo ervilha e pele amarela.

Figura 2.7: Raa Cornish


Fonte: <http://www.avesdecorativas.com.br/aves/cornish.htm>. Acesso em: 19 abr. 2011.

2.1.8 Orngton
uma raa de origem inglesa, pouco difundida no Brasil. As aves dessa raa so criadas para produo de carne e raramente para produo de ovos. So pesadas, de corpo profundo, arredondado e peito desenvolvido.

Figura 2.8: Raa Orngton


Fonte: <http://leonoreasletras.blogspot.com/2010/04/galinhas.html>. Acesso em: 19 abr. 2011.

Aula 2 Raas e linhagens em avicultura

27

e-Tec Brasil

2.1.9 Sussex
Raa inglesa, destaca-se pela beleza de sua plumagem e por ser uma excelente produtora de carne. pouco explorada no Brasil por apresentar pele branca, as de pele amarela so mais apreciadas em nosso pas. quase toda branca, com penas preto-esverdeadas nos lados, na parte posterior do pescoo e na cauda.

Figura 2.9: Raa Sussex


Fonte: <http://leonoreasletras.blogspot.com/2010/04/galinhas.html>. Acesso em: 19 abr. 2011.

2.1.10 Leghorn
A raa Leghorn possui extraordinria capacidade de produo de ovos, destacando-se tanto na quantidade como na qualidade. Possui bico amarelo de comprimento mdio, olhos castanho avermelhados, brincos brancos, canelas e dedos amarelos, crista do tipo serra vertical nos machos e com a parte superior cada lateralmente nas fmeas.

Figura 2.10: Raa Leghorn


Fonte: <http://www.yp-connect.net/~poultry/id112.htm>. Acesso em: 19 abr. 2011.

e-Tec Brasil

28

Avicultura

1. Descreva as caractersticas fsicas das raas: a) Sussex b) Orngton c) Cornish d) Australorp e) Gigante negro f) Wyandotte g) Plymouth h) Rhode Island Red i) New Hampshire j) Leghorn

2. Cite duas raas de aptido para postura e duas de corte.

2.2 Marcas de aves de corte e postura


Na nossa primeira aula (Introduo avicultura) vimos a classicao da galinha domstica. No entanto, a classicao Galus domesticus da American Poultry Association Standard Perfection, feita em 1870, reuniu aves domsticas em 15 classes, 86 linhagens e 235 variedades (LANA, p.13, 2000). Para melhor compreenso, vamos denir classe, variedade e linhagem.

Aula 2 Raas e linhagens em avicultura

29

e-Tec Brasil

Classe: grupos de raas padronizadas que tenham sido desenvolvidas em determinada regio. Variedade: so diferenciadas pelos tipos de crista e pela colorao da plumagem. Linhagem: plantel de aves que possuem algum parentesco. As linhagens so produtos de reproduo de uma empresa gentica. Com o objetivo de aumentar a produo, seja de ovos ou carne, e baixar os custos, busca-se melhorar as caractersticas de cada linhagem eliminando certas caractersticas indesejveis e hereditrias do gentipo e desenvolvendo aquelas que so bencas. A seguir, voc vai ver algumas caractersticas que se espera estar presente nas aves de produo, segundo Albino e Tavernari (2010). Caractersticas desejveis nas aves para produo de carne: boa converso alimentar; rpido ganho de peso; crescimento uniforme; empenamento precoce; peito largo; pernas curtas; resistir a doenas; boa pigmentao de pele. Caractersticas desejveis nas aves para produo de ovos: boa produtividade; boa converso alimentar;

e-Tec Brasil

30

Avicultura

resistir a doenas; apresentar ovos com casca resistente e uniforme; baixa mortalidade.

Em busca de melhores ndices zootcnicos, foram criadas, a partir de cruzamentos entre as melhores raas, marcas comercias ou linhagens de aves para produo de carne e de ovos. Marcas de frango de corte: Hubbard-Isa, Cobb, Ross, Arbor, Acres, Shaver.

Figura 2.11: Frango de corte Cobb


Fonte: <http://ligaonline.blogspot.com/2007/08/aves-de-corte-x-aves-de-postura.html>. Acesso em: 2 jun. 2011.

Marcas de poedeiras comerciais: Hubbard-Isa, Dekalb, Hyline, Babcock, Shaver.

Figura 2.12: Poedeira Dekalb White


Fonte: <http://www.aviguia.com.br/guracao/guracao.asp?codemp=972>. Acesso em: 2 jun. 2011.

Aula 2 Raas e linhagens em avicultura

31

e-Tec Brasil

Nesta aula, citamos algumas caractersticas esperadas nas aves de produo. Cite 5 caractersticas desejveis em aves para produo de carne e 5 em aves para produo de ovos.

Resumo
Nesta aula, voc conheceu as raas exploradas na produo avcola e suas caractersticas. Tambm identicou as marcas comerciais de frangos de corte e poedeiras comerciais.

Atividades de aprendizagem
1. Cite e descreva sobre quatro raas de aves utilizadas na avicultura. 2. Dena classe, variedade e linhagem. 3. Cite caractersticas desejveis na produo de frangos de corte. 4. Cite caractersticas desejveis na produo de ovos. 5. Com que objetivo foram criadas as marcas comerciais ou linhagens? 6. Cite trs marcas comerciais de corte. 7. Cite trs marcas comerciais de postura.

e-Tec Brasil

32

Avicultura

Aula 3 Anatomia e siologia das aves

Objetivos
Reconhecer a anatomia da ave. Identicar a siologia da ave.

3.1 Anatomia e siologia da ave


Vamos comear falando sobre as estruturas e aparelhos da ave, em especco da galinha por ser a ave mais explorada na avicultura, no entanto, no existe diferena signicativa entre outras aves. Observe atenciosamente as guras da aula, elas sero a base para o entendimento da siologia desses animais. As aves so animais vertebrados caracterizados por terem o corpo coberto de penas. Pertencem ao grupo dos animais onvoros de estmago simples e possuem grande capacidade de identicar os alimentos, porm, baixo senso gustativo (BERTECHINI, 1994). Vamos identicar o esqueleto da galinha, o interior da galinha e os principais rgos e glndulas dos aparelhos: digestivo, respiratrio, reprodutor, urinrio, circulatrio, nervoso, endcrino e muscular das aves.

3.1.1 Esqueleto e rgos internos das aves


O esqueleto das aves leve e compacto, com cerca de 150 ossos soldados entre si e formando uma estrutura rgida, na qual esto inseridos os msculos. A galinha domstica pertence ao grupo das aves carinatas por possuir no esterno estrutura chamada de carena ou quilha local, na qual os msculos peitorais se inserem. O prvio conhecimento dos ossos e rgos internos da galinha fundamental para o bom conhecimento da anatomia e siologia desses animais.

Esterno osso localizado no peito da ave. (ver Figura 3.1)

Aula 3 Anatomia e siologia das aves

33

e-Tec Brasil

Figura 3.1: Esqueleto da galinha


Fonte: Lana (2000).

Ao estudar a anatomia e siologia das aves, deve-se ter em mente que o corpo da galinha composto de nove sistemas inter-relacionados (LANA, 2000, p. 21).

Figura 3.2: rgos internos da galinha


Fonte: Lana (2000).

e-Tec Brasil

34

Avicultura

Agora, aps identicar a estrutura interna da galinha, vamos estudar os aparelhos vitais e entender a importncia de cada um.

3.1.2. Aparelho digestivo


O trato gastrintestinal das aves um tubo oco e bromuscular, ou seja, formado de tecido broso e tecido muscular, que vai da boca cloaca, sendo o mesmo recoberto por um epitlio que em algumas partes est especializado para secreo, digesto e absoro (ALBINO; TAVERNARI, 2010, p. 21).
Cloaca estrutura dilatada em forma de bolsa.

Figura 3.3: Trato gastrointestinal da galinha


Fonte: Albino e Tavernari (2010).

Vamos agora identicar cada estrutura do trato gastrointestinal da galinha.

Boca: funo de apreenso, escolha e ingesto do alimento. A cavidade bucal compreende o bico, lngua, glndulas salivares e faringe. Esfago: um tubo relativamente longo por onde passa o alimento. Possui glndulas mucosas para lubricar o alimento. Papo: o divertculo ou papo separa o esfago em pores superior e inferior. O papo considerado na ave um reservatrio de alimento.

Aula 3 Anatomia e siologia das aves

35

e-Tec Brasil

Proventrculo: est localizado entre o esfago inferior e a moela. Possui a funo de secretar enzimas e cido clordrico. Moela: o estmago muscular responsvel pela triturao e macerao do alimento. Intestino delgado: composto por duodeno, jejuno e leo, o intestino delgado a poro mais longa do sistema digestivo. Tem a funo de realizar a digesto nal do alimento e absoro dos nutrientes. Pncreas: glndula com funo endcrina e excrina ligada ao sistema digestivo. O pncreas lana no duodeno um uido alcalino rico em enzimas proteolticas, aminolticas e lipolticas, importantes para a neutralizao do quimo cido que penetra no duodeno. Fgado: rgo que possui funes vitais no processo de digesto e absoro. A bile sintetizada no fgado, armazenada na vescula biliar chegando ao duodeno pelo ducto biliar. A bile facilita a absoro das gorduras e a digesto dos carboidratos. Intestino grosso: um tubo curto presente na ltima seo do trato digestivo e dividido em cecos, clon e reto ou cloaca. Cloaca: estrutura dilatada em forma de bolsa comum aos aparelhos digestivo, urinrio e reprodutor.

Quimo Quimo o nome dado ao alimento quando chega ao intestino, depois de passar no estmago.

3.1.3 Aparelho respiratrio


O aparelho respiratrio das aves composto por boca, orifcios nasais, faringe, traqueia, pulmes e sacos areos. A parte superior do sistema respiratrio especializada em ltrar, aquecer e umidicar o gs inalado, o qual pode passar tanto pelas narinas como pela boca (LANA, 2000, p. 27).

e-Tec Brasil

36

Avicultura

Figura 3.4: Sistema respiratrio


Fonte: Albino e Tavernari (2010).

Pulmes: apresentam colorao rosada, responsveis pela troca de oxig nio do ar por dixido de carbono do sangue. No ocorre a expanso ou contrao do pulmo nas aves durante a respirao. Sacos areos: na galinha so em nmeros de quatro pares situados na cavidade torcica. As funes dos sacos areos so descritas a seguir. Tornar as aves mais leves para o voo (balo). Diminuir a frico entre os msculos em movimento. Auxiliar na respirao. Permitir que o corpo da ave que em equilbrio durante o voo. Ajudar a manter a temperatura corporal pela difuso do vapor e da gua pelos pulmes.

Aponte as estruturas que compem o aparelho digestivo e respiratrio das aves.

Aula 3 Anatomia e siologia das aves

37

e-Tec Brasil

3.1.4 Aparelho reprodutor


As aves so animais dioicos e ovparos, ou seja, existem machos e fmeas e o embrio se desenvolve dentro de um ovo. Os machos geralmente so mais vistosos do que as fmeas, possuindo grandes papos e cristas de cores bem vibrantes que faz com que o macho atraia a fmea para a cpula. Durante a cpula os espermatozoides so introduzidos no oviduto da fmea por intermdio do rgo copulador rudimentar localizado na face dorsal da cloaca do macho. A maturidade sexual do galo inicia a partir da 24 semana de idade. O aparelho reprodutor do galo constitudo de dois testculos, dois vasos deferentes e um rgo copulador rudimentar.

Vasos deferentes Vasos deferentes transportam os espermatozoides pelo ducto ejaculatrio.

Copulador rudimentar rgo copulador rudimentar o pnis do galo.

Testculo Mesrquio Epiddimo

Rim Duto deferente

Cloaca

Figura 3.5: Aparelho reprodutor do galo


Fonte: Albino e Tavernari (2010).

Testculos: esto localizados na cavidade abdominal, comumente de cor amarela e forma elipsoide. Possuem a funo de produo dos espermatozoides.

e-Tec Brasil

38

Avicultura

Canal deferente: funciona como depsito de espermatozoide e termina em uma pequena papila na cloaca. rgo copulador rudimentar: tambm conhecido como falo pequeno e no funciona como rgo penetrante. Uma curiosidade do aparelho reprodutor da galinha que a maior parte do desenvolvimento embrionrio se d fora do organismo materno.

O aparelho reprodutor da galinha formado por uma glndula secretora de gema (ovrio) e um rgo excretor (oviduto). Magno: secreta o albmen denso tambm conhecido como clara do ovo. Istmo: ocorre a formao da casca do ovo. tero: secreta o albmen uido, casca e pigmentos da casca. Vagina: o ovo recebe a cutcula para proteo contra bactrias.
Oviduto Canal que se inicia por um funil (infundbulo) que capta o vulo maduro ou gema at a cloaca Ovrio Massa esponjosa contendo vulos em vrios estgios de maturao. Quando o vulo est maduro ele se rompe e inicia a formao do ovo

Aula 3 Anatomia e siologia das aves

39

e-Tec Brasil

Figura 3.6: Aparelho reprodutor da galinha


Fonte: Albino e Tavernari (2010).

Aproximadamente 26 horas decorrem entre a ovulao e a postura do ovo. A galinha comea a botar ovos entre a 17 e 18 semana de idade. Caso a galinha tenha recebido a cpula a fertilizao do ovo ocorre no infundbulo. Os espermatozoides depositados na extremidade posterior do oviduto podem chegar ao infundbulo em 26 minutos.

3.1.5 Aparelho urinrio


Regio plvica Onde esto localizados os ossos lio, squio e pbis (ver Figura 3.1)

O aparelho urinrio formado por dois rins trilobados, localizados na regio plvica e dois ureteres (ver Figura 3.2.). Uma particularidade das aves que elas no possuem bexiga. Os produtos nais do metabolismo so armazenados nos rins. Passa pelos ureteres diretamente para a cloaca. A urina pastosa e eliminada junto com as fezes.

Ureteres So tubos que nas avas ligam os rins cloaca

3.1.6 Sistema circulatrio


O sistema circulatrio constitudo de sistema vascular e sistema linftico (LANA, 2000, p. 38). O sistema vascular formado por corao, artrias, veias, capilares e sangue. O corao bombeia o sangue com presso para os pulmes e o dixido de carbono dos glbulos vermelhos trocado por oxignio.

e-Tec Brasil

40

Avicultura

O sistema linftico, formado de linfa e canais linfticos, apresenta importante papel na defesa do corpo com a produo de leuccitos. 1. De que formado o aparelho reprodutor da galinha e do galo? Descreva cada um deles. 2. Por que as fezes das aves so sempre de aspecto pastoso? 3. O sistema vascular e o sistema linftico compem o sistema circulatrio da ave. Descreva cada um.

3.1.7 Sistema nervoso


A galinha possui o sistema nervoso bastante desenvolvido, apresentando excelente viso, audio e tato, porm com pouco olfato e capacidade gustativa (LANA, 2000). O sistema nervoso tem a funo de coordenar o funcionamento de todos os rgos e se subdivide em sistema nervoso central e sistema neurovegetativo. Sistema nervoso central: constitui o crebro e medula espinhal com ramicaes. Sistema neurovegetativo: subdividido em simptico e parassimptico responsveis, respectivamente, por ativar e acelerar o organismo e por retardar e frear o organismo.

3.1.8 Sistema endcrino


Constitudo por glndulas de secreo interna, o sistema endcrino importante regulador do corpo da ave. A pituitria, timo, tireoide, paratireoide, suprarrenais, ovrio e testculos fazem parte desse sistema. Veja a seguir alguns signicados dos rgos que citamos.

Pituitria: localizada na base do crebro tem a funo de segregar o hormnio de crescimento da ave e hormnio do crescimento e ruptura do folculo durante a ovulao. Timo: localizada junto coluna vertebral do pescoo apresenta diminuio de tamanho medida que a ave cresce. Tireoide: segrega hormnio responsvel pelo crescimento e cor das penas. Est localizada na base do pescoo.

Aula 3 Anatomia e siologia das aves

41

e-Tec Brasil

Paratireoides: importantes na galinha poedeira, pois regulam o metabolismo do clcio e fsforo na ave. Esto localizadas abaixo da tireoide. Suprarrenais: cam acima dos rins e segregam o hormnio adrenalina responsvel pelo metabolismo dos carboidratos, estimula o sistema nervoso simptico e batimentos do corao. Testculos: produz hormnio responsvel pelo aparecimento de crista e barbela. Ovrios: segregam o hormnio sexual feminino - estrognio.

3.1.9 Sistema muscular


A musculatura est notavelmente desenvolvida nas aves, particularmente na regio peitoral, onde se inserem as fortes massas musculares que movem as aves (LANA, 2000). Estudos atuais buscam selecionar aves com maior rendimento de peito, coxa e sobrecoxa. Observe a Figura 3.7 que demonstra a evoluo do tamanho do frango.

Figura 3.7: Evoluo do tamanho do frango


Fonte: Arquivo pessoal da autora.

e-Tec Brasil

42

Avicultura

1. Qual a funo do sistema nervoso das aves? 2. Cite as glndulas endcrinas das aves. 3. Em que regio a musculatura est notavelmente desenvolvida nas aves? Visite o link e saiba mais sobre a siologia da digesto nas aves. <http://pt.scribd. com/doc/54064355/69/FISIOLOGIA-DO-SISTEMA-DIGESTIVO-DAS-AVES>

Resumo
Nesta aula, voc identicou o esqueleto, rgos internos da galinha e aparelhos digestivo, reprodutor, urinrio, respiratrio, circulatrio, endcrino, nervoso e muscular.

Atividades de aprendizagem
1. Descre va os aspectos do aparelho digestivo das aves. 2. Qual a funo dos sacos areos nas aves? 3. Quando ocorre a maturidade sexual do galo e da galinha? 4. O que compe o aparelho reprodutor do galo? Descreva a funo de cada um. 5. O que compe o aparelho reprodutor da galinha? Descreva a funo de cada um. 6. O que forma o aparelho urinrio das aves? Como a urina das aves? 7. Descreva sobre o sistema circulatrio das aves. 8. Qual a funo do sistema nervoso das aves. 9. Que glndulas esto envolvidas no sistema endcrino das aves? Comente sobre cada uma. 10. Em relao ao sistema muscular das aves, em que cortes espera-se maior contedo de msculo?
Aula 3 Anatomia e siologia das aves

43

e-Tec Brasil

Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos


Objetivos
Identicar os sistemas de produo utilizados na avicultura. Identicar os modelos de produo de frangos de corte. Estabelecer instalaes avcolas. Conhecer os principais equipamentos de uma atividade avcola.

4.1 Sistemas de produo na avicultura


A avicultura no se diferencia dos outros tipos de explorao no que diz respeito aos sistemas de produo. So eles: extensivo, semi-intensivo e intensivo. a) Sistema extensivo Quando os frangos so criados em liberdade e podem debicar e esgravatar em volta da casa procura de comida, fala-se de avicultura extensiva.

Figura 4.1: Galinha criada em sistema extensivo


Fonte: <http://pequeninosdojockey.blogspot.com/2009/10/hospedes-muito-ilustres.html>. Acesso em: 20 abr. 2011

Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos

45

e-Tec Brasil

b) Sistema semi-intensivo

No sistema de produo avcola semi-intensivo, tambm conhecido como produo de ptio/quintal, o nmero de aves por bando varia entre 50 a 200. uma criao em pequena escala. Nos sistemas semi-intensivos, as galinhas encontram-se connadas a um espao aberto vedado com arame. Existe um pequeno galinheiro onde as galinhas podem permanecer noite. O criador das galinhas fornece praticamente toda a comida, a gua e outras necessidades.

Figura 4.2: Aves criadas em sistema semi-intensivo


Fonte: <http://www.indea.mt.gov.br/html/verfoto.php?codigoFoto=359>. Acesso em: 20 abr. 2011.

c) Sistema intensivo

As exploraes que se dedicam avicultura intensiva requerem maiores investimentos, tanto de capital como de mo de obra. O tamanho dos bandos de aves no sistema de produo intensiva normalmente situa-se nos milhares. Tal foi alcanado atravs dos avanos na investigao sobre incubao articial, necessidades nutricionais e controle das doenas.

e-Tec Brasil

46

Avicultura

Figura 4.3: Frango de corte criado em sistema intensivo


Fonte: autoria prpria.

4.2 Modelos de explorao


A avicultura de corte regional contempla os trs modelos de explorao existentes no Brasil: independente, verticalizado e integrado (EVANGELISTA, NOGUEIRA FILHO; OLIVEIRA, 2008).

Modelo independente: o avicultor de frango de corte se responsabiliza por todas as fases da produo, desde a aquisio dos pintinhos, sua criao at o ponto de abate. Modelo verticalizado: vrias fases de produo esto inseridas em uma mesma empresa, por exemplo, criao dos pintinhos, abate e comercializao. Modelo integrado: apresenta algumas caractersticas diferenciais de acordo com a integradora. Tradicionalmente, a integradora dispe de frigorco e fbrica de raes, fornecendo insumos e assistncia tcnica aos produtores integrados, que produzem em suas prprias reas e entregam a produo empresa integradora. Em outros casos, a empresa aluga galpes de sua propriedade a pequenos produtores, recebendo por isso. Ento, com o alojamento dos pintinhos, surge a relao de integrao. Para o integrador, esse sistema reduz problemas trabalhistas e aumenta a responsabilidade dos produtores com o processo produtivo. De modo geral, o modelo integrado predominante nos estados da Bahia e de Pernambuco, alm de forte presena na Paraba, no Rio Grande do Norte, no Piau e em Alagoas.

Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos

47

e-Tec Brasil

4.3 Instalaes
As instalaes devem fornecer as aves um ambiente limpo e protegido, onde possam manifestar todo seu potencial gentico em uma rea confortvel. Alguns cuidados devem ser observados aos se denirem a escolha do local e a construo das instalaes avcolas. O clima um dos mais importantes fatores a serem considerados na hora de projetar um galpo, tambm chamado de avirio para frangos, seja de corte ou postura.

Figura 4.4: Posicionamento do galpo no sentido leste-oeste


Fonte: Albino e Tavernari (2010).

O galpo deve ser construdo em local alto, ventilado, seco, afastado de rodovias, povoamento e setores industriais. Deve possuir rede eltrica e gua de qualidade e quantidade suciente para estoque de consumo no mnimo de trs dias (ALBINO; TAVERNARI, 2010).

4.3.1 Galpo para poedeiras


A fase inicial de criao pode ser realizada em sistema de piso, gaiolas ou baterias. A recria realizada em gaiolas na maioria das vezes. O galpo deve ser construdo de madeira, alvenaria ou estrutura metlica. A largura do galpo varia de 8 a 12 metros e o p direito deve ter altura mnima de 2,8 metros.

4.3.2 Galpo para frangos de corte


A largura de 12 metros a mais econmica e o comprimento de 100 metros corresponde ao equilbrio zootcnico e econmico. Recomenda-se um beiral de 1,5 m a 2,5 m. A telha cermica o melhor tipo de telhado para avicultura em climas quentes por ser de grande resistncia trmica. Os galpes mais modernos so do tipo tnel que com o fechamento das cortinas laterais e com o uso dos ventiladores permite que a massa de ar percorra mais uniforme todo interior do galpo.

e-Tec Brasil

48

Avicultura

Figura 4.5: Galpo de frango de corte


Fonte: autoria prpria.

4.4 Equipamentos
A atividade avcola requer alm de rea e estrutura xa, alguns equipamentos bsicos para a criao das aves. Vejamos alguns desses equipamentos. a) Bebedouros: onde disponibilizada gua limpa e de em temperatura agradvel. Muitas vezes o meio de diluio e oferta de vacinas. Devem ser de fcil limpeza, resistentes e propiciar fcil acesso das aves. Os mais utilizados so do tipo pendular, tipo presso e nipple.

Figura 4.6: Bebedouros: pendular, tipo presso e nipple


Fonte: <http://www.avesui.ind.br/2010/produtos_detalhes.php?qual_produto=82&qual_grupo=1>; <http://cidadesaopaulo.olx.com.br/pictures/comedouro-e-bebedouro-para-frangos-e-aves-11-99438000-iid-56391392>; <http://www. opresenterural.com.br/caderno.php?c=1&e=11&m=70>. Acesso em: 13 maio 2011.

b) Comedouros: utilizados para fornecimento de rao s aves e podem variar de acordo com a idade e sistema de criao. Os mais utilizados so manual tipo tubular, automtico de corrente e automtico tipo helicoidal.

Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos

49

e-Tec Brasil

Figura 4.7: Comedouros: helicoidal, tubular e de corrente


Fonte: <http://www.aveworld.com.br/aveworld/noticias/post/casp-apresenta-lancamentos-e-movimenta-evento-em-saopaulo_6861>; <http://www.quebarato.com.br/comedouros-e-bebedouros__2C42E7.html>; <http://www.avisite.com.br/ clipping/default.asp?codnoticia=16443>. Acesso em: 13 maio 2011.

c) Ventiladores: importantes na renovao do ar e controle da temperatura. Devem estar posicionados sempre na mesma direo e respeitando a potncia da marca comercial. O uso de exaustores tambm se obtm uma maior qualidade do ar e uma melhor temperatura, eles so utilizados em modernas instalaes avcolas.

Figura 4.8: Ventilador e exaustor


Fonte: <http://www.tritec.com.br/avicultura.html>. Acesso em: 13 maio 2011.

d) Silos: local de armazenamento da rao na granja. Geralmente localizados ao lado da cada galpo, podem ser de madeira, metal, bras ou alvenaria.

Figura 4.9: Silo para armazenagem da rao na granja


Fonte: autoria prpria.

e-Tec Brasil

50

Avicultura

e) Gerador de energia: como medida preventiva na falta de energia eltrica, a granja deve possuir gerador de energia para manter os sistemas de climatizao em funcionamento evitando a mortalidade das aves.

Figura 4.10: Gerador de energia


Fonte: autoria prpria.

Vimos que existem trs tipos de sistemas de produo na avicultura. Qual tipo predomina na sua cidade? Diferencie os sistemas de produo. f) Cortinas: podem ser de cor amarela ou azul. Geralmente o material utilizado a ra. No inverno, alm do uso e manejo das cortinas externas, deve ser instalado cortinas internas para melhor controle da temperatura.

Figura 4.11: Cortinas xas e mveis


Fonte: autoria prpria.

g) Caixa dgua: importantes para garantir o fornecimento ininterrupto de gua para as aves. Deve possuir capacidade adequada ao nmero de aves e ser armazenada em local fresco.

Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos

51

e-Tec Brasil

Figura 4.12: Caixa dgua


Fonte: autoria prpria.

h) Nebulizador: em dias quentes permite a queda da temperatura dentro do galpo. Devem estar distribudos de forma uniforme por todo o galpo e estar associados a ventiladores.

Figura 4.13: Bico nebulizador


Fonte: autoria prpria.

i) Aquecedores: utilizados nos primeiros dias de vida da ave permitindo maior conforto trmico dentro do galpo.

Figura 4.14: Campnula a gs e a lenha


Fonte: <http://www.tritec.com.br/avicultura.html>. Acesso em: 13 maio 2011; Fonte: autoria prpria.

e-Tec Brasil

52

Avicultura

j) Balana: ferramenta til para acompanhamento do peso das aves e pesagem da rao.

Figura 4.15: Balanas


Fonte: <http://www.kern-sohn.com/pt/shop/catalogo-152.html>; <http://www.hotfrog.com.br/Empresas/J-AgramonteBalancas/Balanca-Mec-nica-65446>. Acesso em: 13 maio 2011.

k) Termo-higrmetro: aparelho para aferio de temperatura e umidade do ar. Auxilia na conduta do uso de ventiladores, nebulizadores e cortinas.

Figura 4.16: Termo-higrmetro


Fonte: <http://www.lojadosom.com.br/especiais/termohigrometro-digital/>. Acesso em: 13 maio 2011.

l) Ninhos: so equipamentos utilizados em galpes de poedeiras onde estas depositam seus ovos. Auxiliam diminuindo a contaminao dos ovos.

Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos

53

e-Tec Brasil

Figura 4.17: Ninhos manual e automtico para poedeiras


Fonte: <http://www.genus.ind.br/avicultura/ninhos.html> Acesso em 13.05.2011 <http://www.avisite.com.br/ clipping/maisnot.asp?CodCategoria=&CodNoticia=16443&Mes=3&Ano=2011&utm_source=informativo&utm_ medium=semanal&utm_campaign=email>. Acesso em: 13 maio 2011.

Cite a funo de cada equipamento utilizado na explorao avcola. a) Nebulizador b) Cortinas c) Bebedouro d) Comedouro e) Caixa dagua f) Aquecedor g) Balana h) Ninho i) Gerador j) Silo k) Termo-higrmetro l) Ventilador

Resumo
Nesta aula, voc conheceu os sistemas de produo e os modelos de produo de frangos de corte. Pode identicar como devem ser realizadas as instalaes avcolas e os principais equipamentos utilizados.

e-Tec Brasil

54

Avicultura

Atividades de aprendizagem
1. Descreva sobre os sistemas de produo utilizados na avicultura. 2. Quais so os modelos de explorao da avicultura de corte brasileira? Comente. 3. Como deve ser as instalaes para atividade avcola? 4. Descreva um galpo de aves de postura. 5. Descreva um galpo de aves de corte. 6. Quais os tipos e funes dos bebedouros utilizados na avicultura? 7. Qual o objetivo do uso de ventiladores e exaustores na avicultura? 8. Fale sobre a papel da caixa dgua, nebulizador e aquecedor para a avicultura. 9. Quais os tipos e para que servem os ninhos avcolas? 10. Na sua regio existe alguma atividade avcola? Descreva o sistema empregado e os equipamentos utilizados.

Aula 4 Sistemas de produo, instalaes e equipamentos

55

e-Tec Brasil

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia


Objetivos
Identicar a criao e manejo de frangos de corte. Identicar a criao e manejo de poedeiras comerciais. Conhecer a produo de pintos de um dia.

5.1 Criao e manejo de frangos de corte


Ol, aluno! Vamos iniciar a nossa quinta aula falando sobre a criao e o manejo de frangos de corte. Voc sabe o que isso? Todo processo de criao de frangos de corte envolve vrios fatores importantes que vo desde a preparao dos galpes e equipamentos at o ltimo dia de alojamento das aves. Vejamos cada fase desse processo com detalhes.

5.1.1 Limpeza e desinfeco das instalaes e equipamentos


Essa fase consiste em retirar toda matria orgnica acumulada na criao do lote anterior. Preferencialmente, o lote deve ser retirado dos galpes de uma s vez. Aps a retirada do lote, deve-se: retirar restos da rao; remover equipamentos, lavando-os, desinfetando-os e expondo-os ao sol; retirar a cama; varrer os tetos, telas, paredes, silos e pisos; lavar com gua sob presso, com sabo ou detergente, o teto, paredes, equipamentos xos e piso.

Lote Todos os frangos criados em um mesmo lugar.

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

57

e-Tec Brasil

Figura 5.1: Lavagem do galpo com detergente e gua sob presso


Fonte: autoria prpria.

Vazio sanitrio perodo imediatamente aps a limpeza e desinfeco do avirio em que este permanece fechado e interditado, sem a presena de animais at o incio de um novo alojamento.

Aps a lavagem, deve ser feita a desinfeco das instalaes e manter um vazio sanitrio de duas semanas. Essa desinfeco compreende um conjunto de operaes cujo objetivo nal a descontaminao do ambiente (SANTOS; PINTO; FARIA, 2008, p. 68) Os desinfetantes mais usados so os compostos base de amnia quaternria e hipoclorito de sdio ou clcio, glutaraldedo, iodo e soda custica (ALBINO; TAVERNARI, 2010, p. 40).

5.1.2 Cama do avirio


A cama utilizada no avirio ou galpo tem a funo de reduzir o impacto e atrito da ave com o piso. As principais caractersticas do material para cama so: ser disponvel na regio, apresentar baixo custo e ser absorvente. Materiais utilizados como cama de avirio: maravalha, serragem de madeira, sabugo de milho triturado, casca de arroz, amendoim, palhas de cultura, fenos de gramneas e rama de mandioca.

e-Tec Brasil

58

Avicultura

5.1.3 Escolha dos pintinhos


importante a escolha de pintinhos saudveis e de boa qualidade, ou seja, devem ter boa procedncia. Eles devem ser ativos, apresentar olhos brilhantes, umbigo bem cicatrizado, tamanho e cor uniformes (LANA, 2000).

Figura 5.2: Pintinhos de um dia


Fonte: autoria prpria.

Fonte: <http://escolaclasse03.blogspot.com/2009/07/projeto-valoresmes-de-maio-limpeza-e.html>. Acesso em: 5 jul. 2011.

1. Descreva com suas palavras a limpeza e desinfeco das instalaes e equipamentos utilizados na avicultura.

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

59

e-Tec Brasil

5.1.4 Recepo dos pintinhos no avirio


Antes da chegada dos pintinhos, recomenda-se preparar todo o galpo. Distribuir a cama no avirio, fazer um crculo de proteo, distribuir gua em bebedouros e rao nos comedouros e, para melhor controle trmico do ambiente, utilizar campnulas e cortinas internas.

Bebedouro tipo presso (capacidade para 80 a 100 pintos) Campnula Comedouro tipo bandeja (capacidade para 80 a 100 pintos)
Figura 5.3: Crculo de proteo com capacidade para 500 pintos.
Fonte: Albino e Tavernari (2010).

Compensada Compensado um tipo de madeira feito de nas placas de madeira

O crculo de proteo, tambm chamado de pinteiro, geralmente feito de material de madeira compensada, tem o objetivo de proteger os pintos de correntes de ar e mant-los prximos fonte de calor, gua e rao.

Muita corrente de ar

Frio demais

Quente demais

Tudo certo

Figura 5.4: Comportamento dos pintos no pinteiro


Fonte: Lana (2000).

A abertura do crculo de proteo deve ser realizada gradativamente a partir do terceiro dia.

e-Tec Brasil

60

Avicultura

5.1.5 Alimentao
Agora que voc viu o manejo quanto limpeza do local, vamos ver um pouco da alimentao. Segundo Andriguetto (1983), a alimentao a maior parcela do custo de produo de aves. Toda gua e rao devem ser fornecidas vontade e no devem conter impurezas. Para isso, importante a limpeza diria dos bebedouros e comedouros. Os frangos recebem diferentes raes de acordo com a idade ou programa de alimentao adotado. Esse programa composto geralmente de quatro tipos de rao: pr-inicial (1 a 7 dias), inicial (8 a 21 dias), crescimento (22 a 35 dias) e terminao ou nal (36 ao abate, em torno dos 42 dias de vida). necessrio que as raes atendam as exigncias nutricionais em cada fase de criao. A exigncia nutricional varia de acordo com a linhagem, regio e instalaes.

5.1.6 Manejo sanitrio e registros


Alm da alimentao, limpeza e desinfeco, o avicultor deve ter tambm alguns cuidados com as aves do ponto de vista sanitrio. Assim, o manejo sanitrio fundamental para a preveno de doenas. Alm de limpeza antes e durante o alojamento das aves, o uso de vacinas ajuda no no aparecimento de doenas no lote. Remover do avirio as aves descartadas ou mortas pode evitar a multiplicao de microrganismos patognicos e contaminao das aves saudveis. Registros de dados so indispensveis para o acompanhamento e avaliao do lote. Devem ser anotados dados sobre nmero inicial de pintinhos, data, origem e qualidade dos pintos; mortalidade diria, semanal e acumulada; ganho de peso semanal; quantidade de rao e consumo dirio; temperaturas dentro dos avirios, extremidade e centro.

5.1.7 Apanha ou retirada dos frangos


Conhecida como apanha ou captura, a retirada dos frangos no avirio deve ser planejada e supervisionada por equipe especializada a m de evitar arranhes, hematomas e machucados nas aves. Algumas horas antes da sada do lote, toda a rao deve ser retirada, favorecendo o esvaziamento do trato gastrointestinal da ave. As aves so transportadas em gaiolas e caminho apropriados.

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

61

e-Tec Brasil

Figura 5.5: Gaiola e caminho para transporte de frangos


Fonte: Lana (2000).

1. Os frangos de corte recebem diferentes raes de acordo com a idade. Quais so os tipos de rao e com que idade cada ave deve receber a rao?

Fonte: autoria prpria

5.2 Criao e manejo de poedeiras comerciais


Veremos agora a criao de poedeiras comerciais. Voc ver que as diferenas so poucas em relao aos frangos de corte. O ponto mais importante da produo do ovo a sua qualidade, no entanto, isso envolve desde a compra da pintinha at a venda do ovo (LANA, 2000). O perodo de criao de poedeiras contnuo e abrange trs fases: inicial (1 a 11 semana), crescimento (10 a 17 semana) e produo (18 semana). Assim como na criao de frangos de corte, a limpeza e desinfeco das instalaes, vacinas e registros na criao de poedeiras comerciais so atividades indispensveis para o bom resultado da produo.

e-Tec Brasil

62

Avicultura

Sobre a alimentao das poedeiras, deve-se ter metas de crescimento corporal at o pico de postura, dando maior ateno aos aminocidos, clcio e vitaminas.

5.2.1 Pintinhas
As pintinhas podem ser criadas em cama, gaiolas ou baterias e os cuidados na fase inicial so os mesmo vistos para frangos de corte. Quando se inicia a postura, as aves apresentam canibalismo com as aves companheiras, bicando os ovos no ato da postura. Com isso, recomenda-se a debicagem das pintinhas antes de entrarem na fase de postura, evitando assim futuros prejuzos. Com o uso de mquina especializada, a primeira debicagem deve ser feita entre os 7 e 10 dias de vida e a segunda entre a 6 e 10 semana de idade.

Figura 5.6: Ave debicada na 10 semana


Fonte: Lana (2000).

O corte do bico geralmente no necessrio para reprodutoras mantidas sob iluminao totalmente controlada. A debicagem pode ser necessria para controlar a bicagem agressiva no caso de galpes abertos ou situaes em que no seja possvel controlar a intensidade luminosa (GUIA..., 2008). No perodo de crescimento ou recria, deve ser feito o controle de peso e programa de luz. Os outros cuidados so iguais aos de frango de corte. O programa de luz tem o objetivo de evitar que as aves no entrem em postura precoce e, aps o incio da postura, estimular a produo de ovos (LANA, 2000).

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

63

e-Tec Brasil

A transferncia das aves deve ser realizada com total cuidado na 15 semana de idade. As aves devem ser alojadas em gaiolas ou ninhos, preferencialmente em grupos de tamanho uniforme.

5.2.2 Poedeiras
Tomando grande cuidado na criao de pintinhas, espera-se um lote de poedeiras produtivas. Vejamos algumas caractersticas de uma boa poedeira:

Crista: grande, vermelha, macia, brilhante. Tarsos: midos e trgidos. Bico: despigmentado. Cloaca: grande, unida, macia e despigmentada. Pele: lisa e macia. Brincos: despigmentados. Penas: abundante e sem brilho. Cabea: na, delicada e magra. Olhos: brilhantes e vivos. Ossos plvicos: exveis, nos e abertos. Abdmen: volumoso e macio.

A postura pode ser realizada em gaiolas ou em ninhos, pois ambos apresentam vantagens e desvantagens.

Gaiolas de aves de postura: Vantagens: ovos limpos, menor consumo de rao, menos problemas com doenas e menor mortalidade por amontoamento.

e-Tec Brasil

64

Avicultura

Desvantagens: maior custo inicial, maior canibalismo, problemas com moscas, diculdade no tratamento de doenas.

Figura 5.7: Aves em gaiolas de postura


Fonte: <http://www.bigdutchman.com.br/index.php/produtos/postura-comercial/univent>. Acesso em: 14 maio 2011.

Ninhos de aves de postura: Vantagens: maior conforto e tranquilidade ave. Desvantagens: ovos sujos e de menor qualidade.

Figura 5.8: Ninhos manuais para matrizes poedeiras


Fonte: Lana (2000).

5.2.3 Manejo dos ovos


O objetivo de se criar uma boa poedeira para que ela produza ovos de qualidade. Para tanto, necessrio o manejo adequado desses ovos. A coleta dos ovos pode ser manual ou mecnica, depende da tecnologia da granja. A coleta manual dos ovos deve ser feita vrias vezes ao dia e a coleta mecnica ocorre de forma automtica, porm, a quebra dos ovos pode chegar a 4% quando existem falhas nas mquinas.

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

65

e-Tec Brasil

Figura 5.9: Ovo com rachadura e ovo com mancha. Avaliao do ovo visto atravs de ovoscpio
Fonte: Embrapa (2007).

Quando se deseja a produo de ovos frteis para incubao, necessria a presena do galo para que haja a fertilizao. Caso os ovos sejam comercializados como alimento, dispensvel a presena do galo na granja. 1. Uma galinha dita poedeira por ter a nalidade de por ovos. Quais as caractersticas fsicas de uma boa poedeira?

Fonte: <http://animaisnainternet.blogspot.com/p/so-para-os-pequenos.html>. Acesso em: 5 jul. 2011.

5.3 Produo de pintos de um dia


A produo de pintos de um dia inicia-se antes da postura, aproximadamente 3 horas aps a fertilizao. O armazenamento dos ovos para posterior incubao deve ser em ambiente com temperatura inferior a zero, no permitindo o desenvolvimento embrionrio at o incio da incubao. O perodo de incubao do ovo da galinha de 21 dias e 6 horas (LANA, 2000). O tempo de incubao varia entre as espcies, sendo o peru=28 dias, o pato=30 dias, o ganso=32 dias, o avestruz=42 dias, a codorna=17 dias. No incubatrio, os ovos passam por diferentes setores at alcanar a produ-

e-Tec Brasil

66

Avicultura

o de pintos de um dia. Os ovos so recepcionados na sala de recebimento e desinfeco, onde ocorre o descarte dos ovos improdutivos. Em seguida, passam para a sala de estocagem, onde so colocados em bandejas especiais e levados s salas de incubao, onde encontram as cmaras incubadoras. Por m, so levados para as salas de nascedouros, onde ocorre o nascimento dos pintinhos.

Figura 5.10: Recepo dos ovos


Fonte: autoria prpria.

A viragem dos ovos durante a incubao muito importante para o embrio no aderir casca, permitindo o crescimento adequado.

Figura 5.11: Incubadoras e viragem dos ovos incubados


Fonte: autoria prpria; <http://www.coave.net/Infraestrutura.asp>. Acesso em: 14 maio 2011.

Aos 21 dias, o pinto j formado bica a casca e ocorre a ecloso. Ainda no incubatrio, os pintinhos passam as primeiras horas de vida, onde so selecionados os aptos e descartados os que no estejam dentro dos padres. Nesse perodo, recebem vacinas e so armazenados em caixas de papelo ou de plstico at a comercializao.

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

67

e-Tec Brasil

Figura 5.12: Pintinhos de um dia em caixas plsticas


Fonte: autoria prpria.

5.3.1 Sexagem dos pintinhos


Alguns criadores formam lotes chamados de misto, ou seja, com machos e fmeas. Outros criadores preferem formar lotes de fmeas e de machos separadamente. Com o objetivo de atender s necessidades do produtor, no incubatrio se faz, quando necessrio, a sexagem dos pintinhos.

Fonte: <http://3.bp.blogspot.com/_CPU6i_Yhog0/S__XzxQCNiI/AAAAAAAABvQ/thwpgD1ddBA/s1600/perguntas.jpg>. Acesso em: 3 jun. 2011.

Voc deve perguntar: Como, se so to pequenos ainda?

A diferenciao de maneira prtica ocorre pela diferena nas penas das asas do pintinho. Nas fmeas, podemos observar penas sobrepostas com diferentes tamanhos, o que no visto nos machos. Veja a Figura 5.13 que identica os machos e as fmeas.

e-Tec Brasil

68

Avicultura

Figura 5.13: Pintinho fmea ( esquerda) e macho ( direita)


Fonte: Lana (2000).

1. Acompanhado do seu tutor presencial, visite uma criao que tenha pintinhos e identique machos e fmeas.

Resumo
Nesta aula, voc conheceu o manejo de criao de frangos de corte e de poedeiras. Viu tambm como ocorre a produo de pintos de um dia em incubatrios.

Atividades de aprendizagem
1. Descreva a limpeza e desinfeco do avirio. 2. Quais os desinfetantes mais utilizados? 3. Que materiais podem servir de cama para o avirio? 4. O que compe um crculo de proteo e qual o seu objetivo? 5. Os frangos recebem diferentes raes de acordo com a idade. Cite quatro tipos de rao para frangos de corte. 6. Quais so as fases do perodo de criao de poedeiras?

Aula 5 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia

69

e-Tec Brasil

7. Descreva a debicagem em poedeiras. 8. Qual o objetivo do controle de luz para poedeiras? 9. Cite caractersticas de uma boa poedeira. 10. Quais as vantagens e desvantagens do uso de gaiolas para poedeiras? 11. Descreva a incubao de ovos para produo de pintos de um dia.

e-Tec Brasil

70

Avicultura

Aula 6 Alimentao e nutrio das aves

Objetivos
Conceituar os nutrientes para alimentao de aves de produo. Denir etapas para formulao de rao. Identicar a fabricao, armazenamento e fornecimento da rao.

6.1 Alimentao
Bem, vamos iniciar a nossa aula falando um pouco sobre a alimentao das aves, revendo conceitos e conhecendo quais nutrientes devem ser oferecidos s aves de produo. O objetivo econmico da alimentao das aves produtoras de carne e de ovos a converso de alimentos para animais em alimentos para uso humano, valorizados pela transformao siolgica que sofrem (ANDRIGUETTO et al, 1983, p. 47).

Fonte: <http://naruadopinheiro.blogspot.com/2011/04/os-ovos-da-dona-rita.html>; http://www.guiasjc.com.br/tangua>. Acesso em: 20 maio 2011.

Para melhor compreenso, vamos relembrar a denio de alimento, nutriente, alimentao e converso alimentar.

Aula 6 Alimentao e nutrio das aves

71

e-Tec Brasil

Alimento: toda a matria suscetvel de ser transformada e aproveitada pelos animais, sustentando-lhe a vida, a sade, a reproduo e a produo. Nutriente: o componente do alimento, representando uma entidade qumica, que entra no metabolismo celular e concorre para a manuteno da vida. Alimentao: refere-se ingesto ou administrao de alimento. Converso alimentar: capacidade do animal converter a rao ingerida em uma unidade de produto animal. A alimentao representa aproximadamente 75% do total do custo de produo de aves. Em virtude disso, ateno especial deve ser dada seleo e custos dos ingredientes fornecidos aos animais. Quando se fala em comida para galinha, a primeira coisa em que pensamos o milho. Porm, a alimentao das aves de produo no se baseia apenas no milho, que uma fonte rica de energia. A ave necessita tambm de protenas, vitaminas e minerais para o seu bom desempenho. Nas aves de produo, a relao energia/protena deve respeitar as fases de crescimento (ANDRIGUETTO et al, 1983). Observe a Tabela 6.1, que demonstra um exemplo de rao para frangos de corte em que os nveis de energia aumentam e os nveis de protena decrescem com o avano da idade.
Tabela 6.1: Nveis de energia e protena em frangos de corte.
Idade, dias E. Metabolizvel, kcal/kg Protenas Fonte: Rostagno (2005). Macho 1-7 2.950 22,04 8-21 3.000 20,79 22-33 3.100 19,25 33-42 3.150 17,86 43-46 3.200 17,24 22-33 3.100 18,60 Fmea 33-42 3.150 17,39 43-46 3.200 16,86

A Tabela 6.2 demonstra um exemplo de rao para aves de reposio e poedeiras em que os nveis de energia e protena decrescem com o avano da idade.
Tabela 6.2: Nveis de energia e protena em aves de reposio e poedeiras.
Aves de Reposio Leves Semanas / Consumo Inicial 1-61 E. Metabolizvel, kcal/kg Protenas Fonte: Rostagno (2005). 2.900 18,00 Cria 7-121 2.900 16,00 Recria 13-161 2.900 14,00 Poedeiras leves 1032 2.900 16,02 1122 2.850 15,00

e-Tec Brasil

72

Avicultura

Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/as-12-principais-duvidas-sobre-escolha-prossao.htm

1. Alimento a mesma coisa que nutriente? Diferencie com suas palavras alimento e nutriente. Outros nutrientes indispensveis na alimentao so as vitaminas e minerais. Nas aves, a sntese microbiana ocorre no nvel dos cecos, o que no propicia um timo aproveitamento das vitaminas, necessitando da sua ingesto na rao. Os minerais clcio e fsforo participam na formao do ovo e por isso merecem destaque na criao de poedeiras. A reduzida capacidade de armazenamento das aves implica na necessidade de maior frequncia de alimentao (BERTECHINI, 1994). A oferta de rao vontade a mais adequada nas aves de produo, respeitando os limites das poedeiras, que tendem a consumir excesso de nutrientes, resultando em aumento indesejvel do peso e gordura abdominal. Outro importante nutriente a gua. A privao de gua para o animal mais grave do que a falta de energia, protenas e outros nutrientes. O animal pode perder praticamente toda gordura corporal, metade das suas protenas orgnicas e aproximadamente 40% do seu peso e ainda assim manter-se vivo. No entanto, se perder apenas 10% de gua, ocorrero transtornos que levam a sua morte. Na avicultura, a gua deve ser ofertada vontade, de fcil acesso s aves, ser limpa e apresentar temperatura agradvel, favorecendo assim seu consumo.

Aula 6 Alimentao e nutrio das aves

73

e-Tec Brasil

6.2 Formulao de rao


No Brasil, as formulaes de raes para aves so feitas base de milho e soja processada. O milho representa a fonte de energia e a soja, a fonte de protena.

Figura 6.1: Soja e milho


Fonte: <http://www.focuscorretora.com/documents/noticias.php?entry_id=1259007888&title=fechamento-soja-e-milhocbot>. Acesso em: 19 maio 2011.

O primeiro passo da formulao da rao estabelecer os fatores que afetam as exigncias nutricionais (ROSTAGNO, 2005). So eles:

raa ou linhagem do animal; sexo; estgio de desenvolvimento do animal; consumo de rao; nvel de energia da rao; disponibilidade de nutrientes; temperatura ambiente e umidade do ar; estado sanitrio do plantel.

e-Tec Brasil

74

Avicultura

O segundo passo denir as etapas para formular a rao. So elas: 1. Identicar a espcie animal, seu estgio de desenvolvimento, o ambiente (instalaes, manejo, temperatura, umidade do ar, nvel de tecnologia da granja, estado sanitrio do plantel). 2. Retirar, em tabelas apropriadas, as exigncias nutricionais da fase em que se vai balancear a dieta. 3. Selecionar, com base em critrios tcnicos, os ingredientes que iro compor a dieta. 4. Prexar os suplementos minerais/vitamnicos e os aditivos de acordo com as recomendaes dos fabricantes. 5. Utilizar-se de mtodos prticos (sistemas de algbricos, quadrado de Pearson, planilha do excel, software), calcular os percentuais de cada ingrediente na dieta. 6. Vericar os valores dos nutrientes fornecidos na dieta e os das exigncias nutricionais.
Tabela 6.3: Sugesto de frmula de 100 Kg de rao para frango de corte.
Ingrediente Milho gro Farelo de soja 45% PB Farelo de trigo Calcreo calctico Fosfato biclcico Sal comum DI-metionina Caulium ou areia lavada Premix mineral Premix vitamnico Premix vitamnico Rao inicial 54,381 30,796 10,000 1,299 1,738 0,403 0,117 1,115 0,050 0,100 100,000 Rao crescimento 63,051 27,216 4,303 1,373 1,670 0,411 0,107 1,740 0,050 0,080 100,000 Rao nal 65,2125 21,372 12,00 1,450 1,3285 0,4058 0,1211 0,050 0,060 100,000

Fonte: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ave/SistemaProducaoFrangosCorteColoniais/alimenta.htm>. Acesso em: 3 jun. 2011.

Aula 6 Alimentao e nutrio das aves

75

e-Tec Brasil

6.3 Fabricao, armazenamento e fornecimento da rao


A rao deve ser feita em local apropriado, geralmente em sala ou galpo de fabricao de rao, que deve estar distante dos galpes de criao, e ter acesso restrito de pessoas e animais para evitar contaminaes. Os ingredientes, mquinas trituradoras ou forrageiras e misturadores compem uma sala de fabricao de rao.

Figura 6.2: Mquina forrageira e misturador de rao


Fonte: <http://www.taqi.com.br/product.aspx?idproduct=2949&idDept=16630>; <http://www.solostocks.com.br/vendaprodutos/agricultura-pecuaria/maquinas-agricolas/misturador-de-racao-vertical-para-silagem-de-grao-umido-128139>. Acesso em: 3 jun. 2011.

O armazenamento da rao aps seu preparo deve ser em silos ou em sacos apropriados. Toda rao e matria-prima ensacada devem estar armazenadas sobre estrados de madeira ou outros materiais, favorecendo a ventilao e evitando umidade.

Figura 6.3: Sacos de farelo de soja armazenados na fbrica de rao


Fonte: autoria prpria.

e-Tec Brasil

76

Avicultura

Segundo Purina (1994), o excesso de umidade traz como consequncia uma diluio do total de nutrientes das raes, reduzindo proporcionalmente seu valor nutritivo, pondo em risco a qualidade e dicultando o manuseio e o transporte. Quanto maior a umidade, mais rapidamente as raes perdero suas qualidades nutritivas, estando mais suscetveis a desenvolvimento de fungos. O fornecimento da rao para aves de produo deve ser contnuo, atravs de comedouros especcos para o tipo de produo e tecnologia empregada. muito importante o cuidado em ofertar uma rao bem triturada e sem sujidades. Caso isso acontea, toda rao deve ser peneirada para melhor aproveitamento das aves.

Figura 6.4: Comedouros com rao suja e rao com gros inteiros de soja
Fonte: autoria prpria. Fonte: <http://nela-omeucantinho.blogspot.com/2009_02_01_archive.html>. Acesso em: 5 jul. 2011.

1. Quais os passos para a formulao da rao? Escreva com suas palavras sobre eles.

Aula 6 Alimentao e nutrio das aves

77

e-Tec Brasil

Resumo
Nesta aula, voc conheceu os nutrientes essenciais na alimentao das aves de produo. Viu que os nveis de energia e protena variam de acordo com o tipo de explorao e com a idade da ave. Deniu as etapas de formulao da rao e pde conhecer a fabricao, o armazenamento e fornecimento da rao para aves.

Atividades de aprendizagem
1. Qual o objetivo econmico da alimentao das aves produtoras de carne e de ovos? 2. Qual a diferena entre alimento e nutriente? 3. O que voc entende por converso alimentar? 4. O que Andriguetto et al. (1983) quer dizer ao ressaltar que a relao energia/protena deve respeitar as fases de crescimento? Comente. 5. Comente sobre a gua como nutriente para as aves de produo. 6. Quais so os fatores que afetam as exigncias nutricionais? 7. Quais so as etapas para formular a rao? 8. Descreva a fabricao, armazenamento e fornecimento de rao s aves de produo.

e-Tec Brasil

78

Avicultura

Aula 7 Doenas das aves

Objetivos
Denir biosseguridade. Identicar as principais doenas nas aves de produo.

7.1 Biosseguridade
Vamos comear nossa aula falando sobre um assunto muito importante que vem ganhando destaque mundial quando se fala em produo animal. A biosseguridade na produo avcola no poderia faltar na nossa disciplina. As tecnologias empregadas na avicultura moderna facilitam a criao de maior nmero de aves e em menor rea o que leva ao estabelecimento de condies capazes de predispor a ave a diferentes patologias de etiologia infecciosa e no infecciosa (SANTOS; MOREIRA; DIAS, 2009). Como visto na Aula 1 - Introduo avicultura, o Brasil se destaca como o maior exportador de carne de frango, por trs disso existe um controle de qualidade de produo que abrange todo ciclo de produo, ou seja, desde a seleo do ovo a ser incubado at a ave abatida e embalada. O comrcio internacional exige uma adequao com regras para a produo animal na rea de segurana e qualidade do alimento. Para o controle de doenas nas aves h dois grupos de medidas: as sanitrias e as mdicas. A primeira descreve uma srie de aes que visam eliminar o agente causador da doena e evitar a contaminao das aves sadias. A segunda medida consiste na terapia ou prolaxia relacionada doena. Ao iniciar a atividade da avicultura importante preestabelecer a biosseguridade do plantel.

Aula 7 Doenas das aves

79

e-Tec Brasil

Biosseguridade? Como assim?

O conjunto de prticas ligadas ao isolamento, higiene e vacinao com o objetivo de manter criatrios avcolas livres de doenas dene a biosseguridade.

Isolamento: toda criao avcola deve ter acesso restrito de pessoas, animais e outras aves, evitando que agentes infecciosos penetrem no criatrio. Higiene: uma prtica capaz de reduzir a quantidade de microrganismos no ambiente da ave. A limpeza e desinfeco do avirio efetuada logo aps a remoo do lote, com as instalaes vazias por duas semanas, muitas vezes so sucientes para reduzir a frequncia de problemas sanitrios (SANTOS; MOREIRA; DIAS, 2009). Vacinao: seu foco impedir a multiplicao do agente infeccioso, protegendo a ave de desenvolver a doena ao ser contaminada. O programa de vacinao pode variar de acordo com as necessidades e com a regio da granja.

As vias de administrao de vacinas nas aves podem ser: gua de bebida, ocular, aerossol, membrana da asa, intramuscular, subcutnea, vacinao via embrio tambm conhecida como in ovo. Por exemplo, o tipo de vacinao mais comum na produo de frangos de corte a via gua de bebida. Geralmente se utiliza produto inibidor do cloro presente na gua, pois este poderia inativar a vacina. Logo em seguida, a vacina diluda em recipiente apropriado junto gua de bebida.

e-Tec Brasil

80

Avicultura

Figura 7.1: Recipiente para diluio da vacina


Fonte: autoria prpria.

Figura 7.2: Oferta da vacina aos frangos nos bebedouros


Fonte: autoria prpria.

A vacinao dos frangos deve ser programada. Na vacinao via gua de bebida importante a no oferta de gua minutos que antecedem a vacinao para que a se estimule a sede e o tempo de exposio da vacina seja mnimo.

Fonte: <http://www.tecsulninhos.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Bioseguran%C3%A7a-011.bmp>. Acesso em: 5 jul. 2011

1. A biosseguridade na avicultura tem o objetivo de manter criatrios avcolas livres de doenas. O que faz parte dessa biosseguridade? Descreva com suas palavras.

Aula 7 Doenas das aves

81

e-Tec Brasil

7.2 Doenas das aves


Bem, quando falamos sobre a doena das aves, importante tomar lotes de mesma idade. Segundo o professor Santos et al (2009), novas aves em uma granja um grande risco, visto que essas aves podem estar doentes ou ser portadoras saudveis de patgenos. Vamos agora identicar as principais doenas das aves.

7.2.1 Anemia infecciosa das aves


Tambm conhecida como anemia infecciosa das galinhas, uma doena infecciosa viral que provoca crescimento pobre e irregular nas aves. O vrus ataca as aves causando anemia, aplasia da medula ssea e imunodepresso. Todas as idades so susceptveis infeco, mas a susceptibilidade maior nas primeiras trs semanas de vida. O perodo de incubao de 10 a 14 dias.

Figura 7.3: Ave com crescimento irregular


Fonte: <http://www.labmor.ufpr.br/graduacao/Anemia_Infecciosa_das_Galinhas.pdf> acesso em 10.05.2011.

As matrizes infectadas durante o perodo de reproduo no demonstram sinais clnicos e alteraes na postura, porm transmitem o vrus ao ovo. O controle baseado na transferncia de imunidade passiva das matrizes prognie. As matrizes devem ser vacinadas entre 16 e 18 semanas, antes do perodo de postura evitando a transferncia do vrus.

7.2.2 Doena de Newcastle


Doena viral capaz de provocar na ave infeco no sistema digestrio, respiratrio e neurolgico. O perodo de incubao de 2 a 15 dias. A transmisso se d principalmente pelo ar.

e-Tec Brasil

82

Avicultura

Alguns sinais como tosse, espirros, paralisia dos membros, torcicolo, mortalidade elevada, queda na produo e aparecimento de ovos sem casca so comuns na doena de Newcastle (ALBINO; TAVERNARI, 2010).

Figura 7.4: Proventrculo com lceras e hemorragia e aves jovens com edema de cabea e com torcicolo
Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

So medidas de preveno a vacinao, desinfeco do galpo, evitar visitas, caixas e equipamentos de outras granjas e a criao de lotes da mesma idade (LANA, 2000).

7.2.3 Bronquite infecciosa das galinhas


Doena aguda viral, altamente infecciosa, infectando os sistemas respiratrio, renal e reprodutor da fmea. Sua transmisso por contato de aves doentes com sadias. Ataca somente galinhas e de vrias idades, porm os pintos so mais susceptveis e apresentam maior mortalidade. O perodo de incubao de 1 a 11 dias. Os sinais clnicos comuns so espirros, diarreia e ovos com casca mole.

Figura 7.5: Frangos de corte com diarreia e desidratao


Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

A preveno baseada em medidas sanitrias, lotes da mesma idade e vacinao do lote.

Aula 7 Doenas das aves

83

e-Tec Brasil

7.2.4 Doena de Gumboro


Tambm chamada de doena infecciosa da bursal, o Gumboro comum em aves jovens de 3 a 10 semanas. A doena afeta galinhas e perus. A ave elimina o vrus para o ambiente com as fezes e o vrus pode chegar pela contaminao da gua, rao, equipamentos, insetos e outros animais. O perodo de incubao curto variando de 2 a 3 dias. As aves cam plidas, desidratadas e com hemorragia no tecido subcutneo.

Figura 7.6: Frangas tristes e apticas. Musculatura da coxa e sobrecoxa com hemorragia
Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

Higiene e o uso de vacinas em pintos jovens e em matrizes so algumas medidas de preveno dessa doena.

7.2.5 Doena de Marek


A doena de Marek de natureza neoplsica, ou seja, alteraes celulares que acarretam um crescimento exagerado das clulas. Atinge aves jovens e de transmisso horizontal, por contato direto e indireto. O vrus causa efeito imunodepressor e, consequentemente, os lotes afetados pela doena se tornam mais susceptiveis a outras enfermidades. A doena apresenta-se na forma cutnea, visceral e neural.

Figura 7.7: P com leses tumorais na pele e lceras. Fgado com vrios ndulos brancacentos de dimenses variadas. Franga com paralisia espstica das pernas, asas e pescoo
Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

e-Tec Brasil

84

Avicultura

Vacinao e higiene durante a postura, incubao e manejo so medidas adotadas de preveno e controle dessa doena. A vacinao obrigatria em pintos de um dia.

7.2.6 Bouba aviria


Tambm denominada de varola aviria, caroo ou pipocas, caracteriza-se por ser uma doena viral contagiosa com erupes na pele. Afeta aves, em geral, de qualquer idade. Apresenta perodo de incubao de 4 a 10 dias. A transmisso ocorre por contato direto ou atravs de vetores biolgicos ou mecnicos. H registros de maior incidncia da doena no vero devido proliferao de moscas e mosquitos. Leses nodulares de tamanhos diferentes e de colorao variando de cor-derosa ao cinza-escuro so comuns na bouba aviria. Dependendo da leso a ave pode morrer por asxia ou inanio.

Figura 7.8: Pele de regies desprovidas de penas com leses nodulares


Fonte: http://www.backyardchickens.com/images/diseases/Pox-1.jpg.

A vacinao indicada em pintos de um dia e em aves adultas. As aves que tiverem em produo de ovos no devem ser vacinadas.

7.2.7 Sndrome da cabea inchada


De origem infecciosa a sndrome da cabea inchada afeta o sistema respiratrio superior causando edema de cabea e face em aves jovens e adultas e torcicolo com perda de equilbrio em aves adultas. A transmisso ocorre pelo ar, equipamentos e trnsito de pessoas em locais contaminados. O vrus associa-se com infeces bacterianas secundrias, causadas principalmente por Escherichia coli, causando o processo infeccioso.

Aula 7 Doenas das aves

85

e-Tec Brasil

Os principais sinais clnicos so espirros, conjuntivite, aumento de volume nas regies periorbitrias, superior da cabea e inferior da mandbula. As aves cam pelos cantos, apticas e nas reprodutoras observa-se torcicolo.

Figura 7.9: Frango de corte com aumento de volume da parte superior da cabea. Galinha com torcicolo
Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

Como preveno, deve-se melhorar as condies do ar do interior do galpo, higiene das instalaes e minimizar as condies de estresse nas aves.

7.2.8 Salmoneloses
Salmoneloses avirias so doenas agudas ou crnicas causadas por bactrias do gnero Salmonella. So microrganismos patognicos para o homem e outros animais, causando doena clnica e intoxicaes alimentares. O perodo de incubao de 3 a 10 dias. As aves podem contrair salmonelose via ovo, atravs do ovrio ou penetrao da bactria na casca do ovo, ou via aparelho digestrio ou respiratrio quando aves infectadas eliminam bactrias junto s fezes que contaminam o alimento, gua e ar. Nos sinais clnicos, observa-se diculdade respiratria, diarreia branca, articulaes aumentadas de volume, torcicolo e paralisia.

e-Tec Brasil

86

Avicultura

Figura 7.10: Frango de corte com torcicolo. Articulaes de aves jovens aumentadas de volume
Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

Na salmonelose a bactria se multiplica no ovo, na maionese, na carne e subprodutos, por isso, o controle sanitrio nas granjas, nos abatedouros e no armazenamento desses produtos essencial para a preveno.

7.2.9 Coriza infecciosa


Coriza infecciosa uma doena aguda bacteriana das galinhas caracterizada por inamao catarral da mucosa e das vias areas superiores (SANTOS; MOREIRA; DIAS, 2009). Atinge todas as idades, mas mais frequente nas fases de crescimento e adulta. A transmisso por contato em comedouros, bebedouros ou outros equipamentos contaminados. O perodo de incubao geralmente de 1 a 5 dias. Os sintomas mais frequentes da doena so espirros, secreo nasal e ocular do tipo catarral e inchao facial. Pode ocorrer uma diminuio na produo de ovos e no consumo de rao.

Figura 7.11: Galinha com seios faciais aumentados


Fonte: http://www.uco.es/organiza/departamentos/anatomia-y-anat-patologica/atlas/imagenes/respiratorio/RESPIRATORIO104.JPG.

Aula 7 Doenas das aves

87

e-Tec Brasil

O isolamento, higiene e vacinao so medidas adotadas para o controle dessa doena.

Fonte: <http://www.melhorpapeldeparede.com/images/pintinho-5204.htm>. Acesso em: 5 jul. 2011.

1. Muitas doenas na avicultura podem ser evitadas com a vacinao das aves. Qual vacina obrigatria em pintos de um dia?

7.2.10 Verminoses
Os vermes so endoparasitas que retiram nutrientes necessrios a vida da ave e traumatizam tecidos causando graves leses. Os parasitas mais importantes para as aves so os nematoides e os cestoides. Os sintomas clnicos da verminose aparecem quando existem infestaes muito grandes como: palidez, fraqueza, diarreia, queda na produo de ovos e ganho de peso.

Figura 7.12: Ave com Intestino delgado com nematoide


Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

Para o controle de verminoses se faz uso de vermfugos oferecidos na gua ou rao.

e-Tec Brasil

88

Avicultura

7.2.11 Ectoparasitoses
Em criatrios avcolas com manejo sanitrio precrio comum a presena de parasitas externos ou ectoparasitas. Os mais comuns das aves so provocados por caros, piolhos e argas ou carrapato de galinha. Esses parasitas afetam a produo de ovos e tornam as aves susceptveis a outras doenas. Os sinais clnicos dependem do tipo de parasita envolvido, podendo ocorrer anemia, queda na produo de ovos e de peso, descamao e depenamento na regio afetada, inquietude e at a morte da ave.

Figura 7.13: Pele com piolhos-de-galinha


Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

A higiene das instalaes e arredores e o uso de inseticidas so medida de controle e preveno desses parasitas.

7.2.12 Coccidiose
Doena parasitria que causa molstias nos intestinos das aves. Causada por um protozorio do gnero Eimeria, as aves adquirem a doena ao ingerir oocistos que podem estar na rao, gua e cama. uma doena comum em criaes soltas em lugares midos ou quando alojadas em alta densidade. As aves cam plidas com queda na produo, diarreia aquosa ou sanguinolenta e penas eriadas.

Aula 7 Doenas das aves

89

e-Tec Brasil

Figura 7.14: Frango de corte com diarreia e desidratao. Reto com contedo de sangue e desprendimento da mucosa
Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

No controle da coccidiose so utilizadas medidas de biossegurana a m de evitar a entrada de oocistos no galpo, uso de drogas anticoccidianas junto s raes e vacinas.

7.2.13 Raquitismo
O raquitismo uma doena metablica generalizada caracterizada por menor mineralizao da matriz ssea com reduo de clcio e fsforo. Pode ocorrer devido pouca ingesto desses minerais ou por problemas metablicos, desequilbrio nutricional, endcrino ou siolgico. Atinge as aves nas duas primeiras semanas de vida ocorrendo retardo no crescimento, ossos e bicos moles e exveis, diculdade locomotora, articulaes aumentadas de volume.

Figura 7.15: Aves jovens com bico mole e exvel


Fonte: Santos, Moreira e Dias (2009).

e-Tec Brasil

90

Avicultura

A suplementao de minerais pode evitar o aparecimento do raquitismo em aves. A falta de manejo sanitrio implica no aparecimento de vrias doenas entre elas as causadas por parasitas. Quais os parasitas mais comuns na avicultura e quais os danos causados por eles?

Resumo
Nesta aula, voc conheceu o conceito de biosseguridade e identicou as principais doenas das aves com seus sintomas e medidas de controle.

Atividades de aprendizagem
2. O que so medidas sanitrias e mdicas? 3. Dena biosseguridade. 4. Descreva a higiene, isolamento e vacina das aves. 5. Quais as vias de administrao de vacinas nas aves? 6. Cite e descreva sobre duas doenas das aves causadas por vrus. 7. Qual a doena cuja vacinao obrigatria em pintos de um dia? 8. Qual doena das aves pode transmitir microrganismos patognicos para o homem? 9. Fale sobre a doena causada pelo protozorio do gnero Eimeria. 10. Quais os parasitas externos mais comuns das aves? 11. Descreva o raquitismo nas aves.

Aula 7 Doenas das aves

91

e-Tec Brasil

Referncias
ALBINO, L. F. T.; TAVERNARI, F. C. Produo e manejo de frangos de corte. Viosa, MG: Editora UFV, 2010. ANDRIGUETTO, J. M. Nutrio animal: alimentao animal. 3. ed. So Paulo, SP: Nobel, 1983. v 2. BERTECHINI, A. G. Fisiologia da digesto de sunos e aves. Lavras, MG: ESAL/ FAEPE, 1994. EVANGELISTA, F. R.; NOGUEIRA FILHO, A.; OLIVEIRA, A. A. P. A avicultura industrial de corte no nordeste: aspectos econmicos e organizacionais. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco. Anais... Rio Branco, 2008. Disponvel em: <http://www.sober.org.br/palestra/9/434. pdf>. Acesso em: 18 abr. 2011. EMBRAPA informao tecnolgica Criao de galinhas caipiras. Braslia, DF: Embrapa meio norte. 2007 GUIA de manejo de matrizes. 2008. Disponvel em: <http://www.cobb-vantress.com/ contactus/brochures/BreederGuidePORT.PDF>. Acesso em: 14 maio 2011. LANA, G. R. Q. Avicultura. Recife: Editora Rural, 2000. OLIVEIRA, C. P. Noes de criao dos animais domsticos. 2. ed. Porto Alegre, RS: Ed. Sulina, 1972. PURINA. Boletim de controle de qualidade. So Paulo, 1994. ROSTAGNO, H. S. Tabelas brasileiras para aves e sunos: composio de alimentos e exigncias nutricionais. 2. ed. Viosa, MG: UFV/DZO, 2005. SANTOS, B. M. et al. Preveno e controle de doenas infecciosas nas aves de produo. Viosa, MG: Editora UFV, 2009. SANTOS, B. M.; MOREIRA, M. A. S.; DIAS, C. C. A. Manual de doenas avcolas. Viosa, MG: Editora UFV, 2009. SANTOS, B. M.; PINTO, A. S.; FARIA, J. E. Teraputica e desinfeco em avicultura. 3. ed. Viosa, MG: Editora UFV, 2008.

93

e-Tec Brasil

Currculo do professor-autor
Jackelline Ost, Mdica Veterinria formada pela Universidade Federal do Piau (UFPI), especialista em Vigilncia Sanitria. Professora Pesquisadora e Conteudista do Programa e-Tec Brasil CAF/UFPI desde 2010. Experincia prossional na rea de Produo Animal, com nfase em Avicultura e Suinocultura, e Patologia Clnica Veterinria, com publicaes na rea.

e-Tec Brasil

94

Вам также может понравиться