Вы находитесь на странице: 1из 10

Exerccios Caps. 1,2 e 3 (Adm. da Prod. / Papel Est. e Obj. da Prod / Est.

Prod
1-Administrar a produo deve ser entendido como a organizao adotada pelas organizaes para a gesto dos processos de transformao, que finalmente produzem os bens que ela se prope a comercializar ou os servios que prestam.

Da comida s roupas, dos livros aos avies, da televiso aos celulares, dos hotis aos hospitais, tudo foi produzido (entendendo-se que servio tambm pode ser produzido) por alguma organizao, e seguindo algum mtodo (que o processo de fabricao ou de prestao do servio). Para bem entender o significado de tudo, observe o modelo geral da administrao da produo. Quando se pensa em produo, deve-se imaginar a reunio de todos os recursos que sero utilizados na produo de bens ou na prestao de servios. Basicamente temos: I. Recursos de entrada a serem transformados, como as instalaes. II. Recursos que sero utilizados na transformao, como as pessoas. III. O processo de produo (transformao), que adquire os produtos de terceiros. IV. O que sai da empresa, bens e/ou servios. V. O ambiente, que pode ser regional, nacional, continental ou global. As alternativas consideradas corretas so: A) I, II e III B) II, IV e V C) I, III e V D) III, IV e V E) I, III e IV

2- O modelo de transformao apresentado abaixo procura descrever a natureza da produo. A produo envolve um conjunto os recursos denominados de entrada (input), usado para transformar algo (recursos de transformao)ou para serem transformados (recursos a serem transformados) em sadas (output) de bens e/ou servios.

I. II. III. IV.

Qualquer atividade de produo (para bens ou servios) pode ser analisada atravs deste modelo entrada transformao sada. Temos assim: Recursos (a serem) transformados: so os que a organizao necessita receber (entrada input) para poder agir sobre os recursos transformados. Materiais (madeira, ferro, bauxita, etc) Informaes (de origem bancria, ou de censo populacional, ou de crescimento da riqueza PIB, etc.) Consumidores (os que operam, administram, mantm e planejam a produo)

V.

VI. VII.

Recursos de transformao: so os que vo passar por uma transformao, por um tratamento, ou sero convertidos, agregando (ou seja, passando a ter maior...) valor aps a passagem pelo processo de transformao. As instalaes (edifcios, mquinas e equipamentos, tecnologia, etc.) Os funcionrios (pacientes, clientes em um salo de cabeleireiro, passageiros do Metr, etc.) As alternativas consideradas corretas so: A) I, II e IV B) II, III e VII C) III, IV e VI D) II, III e VI E) I, III e VII 3- O processo de transformao o que entendemos por produo propriamente dita, ou seja, o conjunto de maquinas e instalaes, ou sistemas e instalaes, capazes de executar sobre os recursos a serem transformados, as transformaes pensadas (projetadas) por P&D (Pesquisa & Desenvolvimento), agregando valor, ou seja, aumentando o valor do material, informao ou consumidor que foi transformado, podendo assim comercializ-lo com uma margem que cobre os custos da produo (da transformao), e ainda gerando um lucro. Os processos de transformao so bem identificados para cada tipo de recurso a ser transformado, como segue:

I.

Transformao das propriedades fsicas: operaes de manufatura em sua maioria. Vlido para materiais II. Mudana de localizao: operaes de entrega de encomendas. Vlido para informaes III. Mudana de posse: operaes de varejo. Vlido para consumidores IV. Armazenagem ou guarda: empresas que administram armazns. Vlido para materiais V. Transformao das propriedades informativas: mudana da forma da informao, como por exemplo, o trabalho dos contadores. Vlido para materiais VI. Posse da informao: empresas de pesquisa de mercado. Vlido para informaes VII. Estocam ou armazenam informaes: como as bibliotecas. Vlido para consumidores VIII. Mudana de localizao: como fazem as empresas de telecomunicao. Vlido para informaes IX. Mudana das propriedades fsicas: resultado do trabalho de cabeleireiros e cirurgies plsticos. Vlido para consumidores X. Estocar ou acomodar: que o servio prestado pelos hotis. Vlido para materiais XI. Mudana de localizao: resultado das operaes de produo de empresas de nibus ou areas. Vlido para informaes XII. Mudana do estado fisiolgico: que o trabalho realizado pelos hospitais. Vlido para consumidores XIII. Mudana do estado psicolgico: que conseguido pelos entretenimentos, por exemplo, (msica, teatro, televiso, cinema, rdio e parques temticos). Vlido para materiais As alternativas vlidas so: A) I, II, III, IV, V e VI B) II, IV, VIII, VI, X e XII C) VIII, IX, X, XI, XII e XIII D) III, V, VII, VIII, X e XI E) I, IV, VI, VIII, IX e XII 4- As sadas (output) dos processos de transformao so bens fsicos e/ou servios, que podem ser vistos em diferentes sentidos: Tangibilidade: que podem ser tocados pela mo. S se aplicam a servios. Estocabilidade: que podem ser guardados, armazenados. S se aplicam aos bens. Transportabilidade: que podem ser transportados, e se aplica a servios tambm. Simultaneidade: diferena de tempo entre produo e consumo. Aplica-se a bens e servios Contato com o consumidor: os processos de produo ficam longe ou perto dos consumidores. Aplica-se a bens e servios. Qualidade: que pode ser evidente ou ser analisada de forma subjetiva. Aplica-se a bens e servios Os sentidos acima que podem ser considerados corretos so: A) I, II, III e IV

I. II. III. IV. V. VI.

B) II, IV, V e VI C) II, III, IV e V D) III, IV, V e VI E) I, III, V e VI 5-As operaes de produo, segundo Slack, diferem entre si em funo de quatro aspectos: Volume de sada: as operaes podem ter alto ou baixo volume de sada (quantidade de itens produzidos, nmero de clientes atendidos, etc.), e esta caracterstica resulta em distintas solues para o processo produtivo. Variedade: as operaes podem oferecer uma ampla gama, diversidade ou variedade de produtos ou servios, ou serem especializadas em determinado tipo de negcio. Variao de demanda: as operaes devem acompanhar as condies de mercado, que resultam em variaes no consumo de seus produtos ou servios ao longo de cada ano. Visibilidade: as operaes so julgadas pelos consumidores / clientes, em funo de distintas caractersticas. Temos assim algumas caractersticas que podem ser identificadas em funo dos aspectos acima: Quanto maior o volume produzido, maior o custo unitrio dos produtos Baixa variedade resulta em um processo padronizado Alta variao de demanda resulta em baixo custo unitrio Alta visibilidade resulta em tolerncia de espera limitada Alto volume resulta em baixa repetio das operaes Baixa visibilidade significa que existe tempo entre a produo e o consumo As alternativas acima que podem ser consideradas corretas so: A) I, II e III B) I, III e IV C) I, IV e VI D) IV, V e VI E) I, IV e V

I. II. III. IV. V. VI.

6- Segundo Slack, para que se entenda a contribuio da funo produo deve-se responder a duas questes: qual papel se espera que a produo desempenhe dentro da organizao, e quais objetivos de desempenho especficos organizao utiliza para avaliar tal desempenho e sua contribuio para a estratgia organizacional. A funo produo apresenta trs papis importantes para a estratgia empresarial:

I. II. III. IV. V.

Desta forma, podemos afirmar que: A produo implementadora da estratgia empresarial, quando ela quem a coloca em prtica. Uma estratgia muito original e brilhante no afetada por causa de uma produo inepta ou ineficiente. A produo apoiadora da estratgia empresarial, quando desenvolve seus recursos, resultando nas condies necessrias para que a organizao atinja seus objetivos estratgicos. A produo impulsionadora da estratgia empresarial, quando faz servios ou produtos melhores, feitos rapidamente, em tempo, com variedade e custos menores que os dos concorrentes. Quando a produo impulsiona a estratgia, resulta em uma vantagem competitiva a curto prazo.

As afirmativas consideradas verdadeiras so: A) I, III e IV B) II, III e IV C) III, IV e V D) I, III e V E) II, IV e V 7-Os objetivos de desempenho da produo so identificados a partir do momento que se encontram os stakeholders (pessoas ou grupos de pessoas que possuem interesse na operao podendo influenciar ou ser influenciadas pelas atividades da operao produtiva).

A figura mostra os objetivos estratgicos observados por cada grupo de stakeholders. Podemos afirmar que cada grupo mostrado na figura, tem objetivos estratgicos esperados, e entre eles podemos afirmar que: I. A sociedade espera garantir um meio ambiente limpo II. Os acionistas querem boas condies de trabalho III. Os consumidores esperam entrega rpida IV. Os fornecedores pensam em continuar no negcio V. A sociedade deseja um retorno sobre o investimento VI. Os fornecedores esperam um preo aceitvel Podemos afirmar que as alternativas corretas so: A) I, II e III B) II, III e IV C) I, III e IV D) IV, V e VI E) II, IV e VI 8- responsabilidade de a funo produo compreender os objetivos (algumas vezes conflitantes) de seus grupos de interesse, e estabelecer seus objetivos conforme tais necessidades. Os objetivos a perseguir para satisfazer aos stakeholders (pessoas ou grupos de pessoas que possuem interesse na operao podendo influenciar ou ser influenciadas pelas atividades da operao produtiva), resultam no processo decisrio da produo. Todavia, ao chegar ao nvel operacional, as pessoas devem claramente entender o que so, para que servem e como devem ser aplicados os mtodos para satisfazer aos diversos grupos de interesse. Deve-se assim adotar um conjunto mais bem definido de objetivos, que so os cinco objetivos de desempenho para a funo produo, e que se aplica a todos os tipos da mesma. Segundo Slack, os objetivos de desempenho so os seguintes:

Objetivo qualidade: fazer as coisas certo, abordagem que varia conforme o tipo de operao produtiva observada, mas considerada por todos como um objetivo dos mais importantes, por exercer grande influncia sobre a satisfao ou insatisfao dos clientes. II. Objetivo rapidez: significa fazer as coisas em tempo, de forma que os consumidores recebam seus bens ou servios prometidos no prazo e de acordo com o que foi encomendado. III. Objetivo confiabilidade: significa o tempo gasto entre a colocao de um pedido e sua efetiva entrega ao consumidor (lead time). IV. Objetivo flexibilidade: a capacidade da operao produtiva de mudar o que faz, como faz ou quando faz. V. Objetivo custo: no atual ambiente globalizado, as empresas concorrem diretamente em preo, resultando o custo como seu principal objetivo de produo. I. As definies acima que esto corretas so: A) I, II e III B) I, IV e V C) II, IV e V D) I, III e V E) III, IV e V

9-A figura abaixo, apresentada por Slack, tenta demonstrar que os objetivos de desempenho influem diretamente na operao, tendo efeitos sentidos internamente, pela operao, e efeitos sentidos externamente, pelos consumidores

Os efeitos externos obtidos pelo bom desempenho dos cinco objetivos de desempenho so: I. II. III. IV. V. Processos livre de erro Entrega confivel Alta produtividade total Tempo de entrega reduzido Operao confivel

As alternativas consideradas corretas so: A) I e III B) II e IV C) III e V D) II e V E) I e IV 10- Observando a influncia de cada objetivo de desempenho para a funo produo, entende-se seu valor para os clientes externos e internos. Cada um deles afeta custos de forma distinta:

1. Operaes de alta qualidade evitam desperdcio de tempo, retrabalho ou servios


imperfeitos

2. Operaes rpidas garantem entregas como planejado 3. Operaes confiveis reduzem o estoque em processo 4. Operaes flexveis adaptam-se rapidamente s condies de rpidas, dramticas e
incontrolveis mudanas por que passamos no ambiente global. Assim, pode-se afirmar que uma importante forma de melhorar o desempenho dos custos melhorar o desempenho dos outros objetivos operacionais. As alternativas corretas acima so: A) 1 e 2 B) 2 e 3 C) 3 e 4 D) 1 e 4 E) 2 e 4

Cap. 4 e 5 - Projeto em Gesto de Produtos e Projeto de Servios


1- Segundo Sir Monty Finneston (1987), projeto o processo conceitual atravs do qual algumas exigncias funcionais de pessoas, individualmente ou em massa, so satisfeitas atravs do uso de um produto ou sistema que representa a traduo fsica do conceito. Exemplos:

Produtos: automvel, televiso, rdio, geladeira, meias, fraldas; Manifestaes de artistas que podem ser denominadas produtos, como: msica, pinturas, esculturas; Sistemas: telefone, ferrovia, rodovia, supermercado, orquestra. Dessa forma, na atividade de projeto deve-se considerar que:

I.

O objetivo da atividade de projeto satisfazer a necessidade dos consumidores.

II. Projeto aplica-se somente a produtos.

III. A atividade de projeto , em si, um processo de transformao. IV. Projetos comeam com conceitos que sero traduzidos em especificaes As alternativas corretas so: A) I, II e III B) II, III e IV C) I, II e IV D) I, III e IV E) Somente II

2-A concepo de que os objetivos de desempenho auxiliam na compreenso das atividades de projeto, faz com que todos os envolvidos no processo tenham uma clara idia daquilo que podem conseguir atravs do seu uso. Podemos afirmar que:

I.

Com o objetivo qualidade, torna-se previsvel cada estgio do projeto do produto ou servio, ao exigir padronizao Com o objetivo rapidez, temos a movimentao de materiais, informaes ou clientes atravs dos processos, sem demora Com o objetivo flexibilidade, temos recursos convenientes para produzir o produto ou servio conforme suas especificaes Com o objetivo confiabilidade temos como resultado no projeto do produto tecnologia e pessoal confiveis As afirmativas corretas so: A) I e III B) II e IV C) I e IV D) II e III E) I e II

II.

III.

IV.

3- Projeto uma atividade que, originalmente, busca a eficcia: satisfazer s necessidades dos consumidores. Os projetistas devem, pensando dessa forma, tentar realizar projetos esteticamente agradveis, que atendam ou excedam as expectativas dos consumidores, que apresentem bom desempenho e sejam confiveis durante sua vida til. Alm disso, todo projeto deve considerar que ser fabricado de forma fcil e rpida, com os recursos disponveis na organizao.

I.

Em servios, o projetista deve propor algo que o consumidor perceba como algo que atenda suas expectativas. O novo servio dever usar o que esta disponvel ou no em termos de capacidades da operao produtiva no importando o custo.

II.

III.

O projetista de processo (aquele que ir definir como o produto ou servio ser feito, quase igual a quem escreve uma receita do bolo) deve pensar no impacto que poder produzir na habilidade da produo em atender s necessidades dos consumidores. Local errado, insuficincia de capacidade, tecnologia inadequada e pessoal incapaz nada tem a ver com desempenho ineficaz. As consideraes vlidas, acima, so: A) I e II B) II e IV C) II e III D) I e IV E) I e III

IV.

4- Frequentemente as organizaes tratam o projeto do produto e servios separadamente do projeto do processo que os produzem. Todavia, para conseguir o intento de satisfazer s necessidades dos consumidores, torna-se imperativo reconhecer que as duas atividades so claramente inter-relacionadas. Pequenas mudanas no projeto de produtos e servios podem resultar em mudanas profundas na forma de produzi-los, assim como o projeto de um processo pode restringir a liberdade do projeto do produto ou servio.
I. II.

A sobreposio das duas atividades de projeto maior em operaes que produzem servios, No projeto de produtos o cliente envolvido, passando a fazer parte do processo de transformao. A natureza e aparncia do servio, sob a tica do consumidor, no pode ser separada do processo ao qual o cliente esta submetido.

III.

IV. No projeto de produtos no h porque se preocupar com o projeto dos processos

As consideraes acima que podem ser consideradas corretas so: A) I e II B) II e III C) I e IV D) I e III E) III e IV

5- A realizao de projetos de produtos, servios ou de processos que os produzem pode ser considerada um processo de transformao, tendo como entrada informaes tcnicas, de mercado e de tempo, assim como equipamentos de teste e projeto e pessoal tcnico, e tendo como sada a gerao de projetos acabados que so ou possuem alta qualidade, baixo custo, que sejam produzidos com rapidez, confiabilidade e flexibilidade. A atividade de projeto em si no funciona como uma idia brilhante logo da primeira vez na imaginao dos projetistas. Como quase tudo, comea com uma idia vaga, genrica e mal definida daquilo que poderia ser a soluo para uma necessidade observada. Muitas vezes o uso de um brain storm tor de parpites ou tempestade cerebral, auxilia na sugesto de diferentes idias que possam resolver as necessidades observadas. A partir de ento, todas as idias devem passar por um processo de refinamento, sendo analisadas por distintas vises dentro da organizao. Cada etapa de anlise diminui ou descarta certo nmero das sugestes geradas no brain storm, e as que sobram para a prxima etapa so progressivamente refinadas e detalhadas, at que, finalmente, consegue-se reduzir as opes de projeto a uma nica, definitiva, que conter informaes suficientes para ser transformada no produto, servio ou processo real final.

I.

Os filtros de avaliao e escolha podem ser as atividades de Marketing, Produo e Finanas, entre outras No incio do processo de escolha, temos muita certeza em relao ao projeto final Ao final do processo de escolha, temos um grande nmero de opes de projeto No final do processo de escolha, temos muita incerteza em relao ao projeto final A(s) alternativa(s) vlida(s) (so): A) I B) I C) III e IV D) III E) IV

II. III. IV.

6-Deve-se tomar cuidado ao adotar o modelo de evoluo concepo / concepo, pois uma vez iniciado o processo, havendo a necessidade de mudana de alguma concepo original, implicar na necessidade de repensar e recalcular os custos em funo da mudana. No incio do processo, sem que decises fundamentais tenham sido tomadas, os custos de mudana sero baixos. Rapidamente, todavia, as decises inter-relacionadas e cumulativas tornam-se cada vez mais dispendiosas se tiverem de ser mudadas. Um importante fator de deciso na atividade de projeto de produto, servio ou processo a avaliao do efeito volume variedade, dimenses normalmente dependentes entre si (baixo volume significa alta variedade, ou alto volume significa baixa variedade). Desta forma pode-se afirmar que:
I. II. III.

Quando o volume baixo e a variedade alta, o fluxo contnuo Quando o volume alto e a variedade baixa, a padronizao do produto ou servio alta Quando o volume baixo e a variedade alta, a tecnologia do processo especfica

IV. Quando o volume alto e a variedade baixa, a habilidade dos funcionrios por tarefa

As afirmaes corretas so:

A) I

B) II

C) III

D) IV

E) I e IV

7-Uma vez definido o produto ou servio, de forma integrada com o projeto do processo, faz-se necessrio uma ateno especial para finalizar o projeto de tal processo. chegado o momento de determinar a abordagem geral para gerenciar os processos, denominadas de tipos de projetos, vlidos uma vez para produtos e outra para servios. realmente difcil valorizar comparaes dentro de faixas to largas de comparao, como a construo de um navio de um lado at a gerao de eletricidade no outro. Devido sobreposio, tanto nas operaes de manufatura como nas de servios, de diferentes tipos de processos, as organizaes podem escolher qual tipo de processo podem empregar. Entre estes temos:
I.

Processo de produo por projeto, que envolvem tempo de contato limitado e pouca customizao.

II.

Operao de servios profissionais, que so organizaes de alto contato, onde os clientes despendem muito tempo, sendo customizados Processo de produo por lote, que geram produtos nicos, customizados, com longo tempo de manufatura Processo de produo por produo em massa, que so os que produzem altos volumes de bens com variedade relativamente estreita

III.

IV.

B) II e IV

8-Muitas das decises empresariais consideram a relao Volume x Variedade, a fim de conseguir tomar decises estratgicas para o momento atual e para o futuro. Em geral a relao mostra uma inverso entre as duas escalas de medio, e isso plenamente explicvel em funo das caractersticas de cada processo, e do tamanho que cada operao adquire com o passar do tempo. Pode-se, assim, afirmar que:

E) A fabricao de carros na Volkswagen Taubat tipicamente uma produo em massa

9- Produtos e servios so as primeiras coisas observadas pelos clientes em uma organizao. Assim, o projeto dos produtos e servios, seu desenvolvimento contnuo e a criao de projetos totalmente novos tambm ajudam a definir a posio competitiva de uma organizao. Pode-se afirmar que todos os produtos e servios tm trs aspectos em relao ao projeto: C) 2 1. Um conceito: que define a relao entre os componentes do pacote. 2. Um pacote de produtos e servios: que o conjunto de componentes que proporcionam o benefcio definido no conceito;

3. Um processo: que o conjunto de benefcios esperados que o consumidor esta comprando;

10- Para chegar ao ponto de termos definido o conceito, o pacote e o processo de um novo projeto de produto ou servio, a atividade de projeto deve passar por diversas etapas, que formam uma das seguintes seqncias aproximadas:

C) Gerao do Conceito / Triagem / Avaliao e melhoria / Prottipo e Projeto Final

Вам также может понравиться