Вы находитесь на странице: 1из 5

Cogerao

Cogerao a gerao seqencial, em temperatura de trabalho, de energia (eltrica ou mecnica) e de energia trmica (calor ou frio) atravs de uma nica queima de combustvel.

Na cogerao aproveita-se o potencial existente nos produtos resultantes da queima de um combustvel que esto alta temperatura, para gerao de trabalho e energia trmica. Os produtos de combusto alta temperatura possuem uma grande disponibilidade para converso de sua energia interna em trabalho. Quando se utiliza esta energia em baixas temperaturas (como calor para processo) esta disponibilidade dissipada. A cogerao visa o aproveitamento deste potencial, obtendo uma forma de energia de maior qualidade termodinmica (trabalho), abaixando a temperatura dos produtos de combusto que depois fornecem calor para processo. Um motor trmico, por exemplo uma turbina a gs, aproveita a energia dos produtos de combusto produzindo trabalho. Os gases de exausto so rejeitados a uma temperatura suficientemente alta para fornecerem calor para processo ao passarem por uma caldeira de recuperao.

A juno da produo de trabalho e de energia trmica com uma nica queima de combustvel e aproveitamento seqencial em temperatura resulta em uma grande economia de energia primria (combustvel). Na produo em separado de 35 unidades energia eltrica e de 50 unidades de calor so consumidas 125.5 unidades de energia, como apresentado abaixo. Em uma termeltrica de alta eficincia (ciclo combinado h = 50 %) so consumidas 70 unidades de energia de combustvel para a produo de 35 unidades de energia eltrica.

Utilizando uma caldeira convencional (h = 90 %) para a produo de 50 unidades de calor na forma de vapor para processo so consumidas 55.5 unidades de energia de combustvel.

Resultando no seguinte balano de energia para a produo em separado de energia eltrica e calor.

Em uma usina de cogerao, utilizando uma turbina a gs e uma caldeira de recuperao, so necessrias 100 unidades de energia de combustvel para a produo de 35 unidades de energia eltrica e 50 unidades de calor. Se a eficincia da turbina a gs for igual a 35 %, so consumidas 100 unidades de energia de combustvel para a produo de 35 unidades de energia eltrica. Com as 65 unidades de energia rejeitadas nos gases de exausto, uma caldeira de recuperao com 77 % de eficincia produz as 50 unidades de calor para processo na forma de vapor.

Os balanos de energia para a usina de cogerao e para a produo em separado so apresentados abaixo.

A usina de cogerao produz as mesmas quantidades de energia eltrica e calor com uma economia de energia de combustvel de: (125.5-100)/125.5 = 20.3 % Do ponto de vista termodinmico (preservao de reservas de combustvel), a cogerao plenamente justificvel. A viabilidade econmica da cogerao deve ser verificada atravs da anlise do fluxo de caixa para uma determinada aplicao, considerando o custo inicial dos equipamentos e os retornos e desembolsos correntes durante a vida da usina.

Informaes extradas do site:


http://sites.uol.com.br/technoelearning/Termeletricas/Cogeracao/cogeracao.html

Вам также может понравиться