Вы находитесь на странице: 1из 12

1.

NO QUE CONSITE O PRINCIPIO DA SAISINE

A saisine um instituto do Direito das Sucesses, estampado no artigo 1.784 do Cdigo Civil, consistente em uma fico jurdica que proporciona aos herdeiros a posse indireta do patrimnio deixado causa mortis pelo falecido.

Tanto que a expresso saisine deriva do vocbulo latino sacire, que significa apropriar se, se imitir na posse, por para dentro.

O princpio da saisine de uma fico jurdica, que autoriza uma apreenso possessria de bens do de cujus pelo herdeiro vocacionado, legtimo ou testamentrio, ope legis. Este, independentemente de qualquer ato, ingressar na posse dos bens que constituem a herana do antecessor falecido, de forma imediata e direta, ainda que desconhea a morte do antigo titular. mister inferir que no momento da transmisso da posse e da propriedade, o herdeiro recebe o patrimnio tal como se encontrava com o de cujus. Logo, transmitem-se, tambm, alm do ativo, todas as dvidas, aes e pretenses contra ele existentes.

De outra banda, Slvio de Salvo Venosa define a saisine como: o direito que tm os herdeiros de entrar na posse dos bens que constituem a herana.
[6]

Esclarece, ainda, que a saisine possibilita que todos os bens do falecido se transfiram, de imediato e com sua morte, aos seus herdeiros, legtimos ou testamentrios (artigo 1.784, Cdigo Civil).

O conceito da saisine, alhures sinalizado, gera alguns efeitos singularmente sintetizados pela doutrina de Caio Mrio da Silva Pereira
[14]

, a saber:

1- abre-se a herana com a morte do sujeito, e no mesmo instante os herdeiros a adquirem. Verifica-se, portanto, imediata mutao subjetiva; 2- no o fato de estar prximo que atribui ao herdeiro a posse e propriedade dos bens, mas sim a sucesso - a posse e a propriedade advm do fato do bito; 3- o herdeiro passa a ter legitimidade ad causam (envolvendo a faculdade de proteger a herana contra a investida de terceiros); 4- com o falecimento do herdeiro aps a abertura da sucesso, transmite-se a posse e propriedade da herana aos seus sucessores, mesmo sem manifesta aceitao; 5- mesmo que os bens no estejam individualizados e discriminados, constitui a herana em si mesma um valor patrimonial, e, como tal, pode ser transmitida inter vivos. O primeiro efeito apontado deflui da prpria frmula da saisine, vale mencionar, a morte gera, de pronto, a transferncia da herana aos herdeiros do falecido. Tal sucesso se traduz em mera mutao subjetiva;

logo, os bens se transferem da forma como se encontravam com o de cujus, fato assim noticiado por Maria Helena Diniz
[15]

: Quer isso dizer que, se uma posse comeou violenta, clandestina e precria,

presumisse ficar com os mesmos vcios, que iro acompanh-la nas mos dos sucessores adquirentes. Do mesmo modo, se adquiriu de boa f ou de m f, entende-se que ela permanecer assim mesmo, conservando essa qualificao. Outro importante efeito sentido com a adoo do instituto est na legitimidade ad causam conferida aos herdeiros na defesa dos bens havidos com a morte do antigo titular. Destarte, com a saisine, os herdeiros gozam de legitimidade processual para intentar ou prosseguir aes contra quem quer que traga molstia a posse, ou pretendam impedir que os herdeiros nela se invistam. A partir da abertura da sucesso surge para os herdeiros direitos processuais, inclusive de integrarem, o plo passivo das aes intentadas contra o de cujus, numa rara autorizao judicial de mudana de plo passivo.
[16]

Em sentido convergente a doutrina, o Tribunal de Justia do Paran reconheceu ter os herdeiros do falecido legitimacio ad causam para intentar ao de cobrana de expurgos inflacionrios de caderneta de poupana havida em herana, independentemente da existncia de inventrio. Droit de saisine representa uma apreenso possessria autorizada, ou seja, uma faculdade de entrar na posse de determinados bens, por algum que ainda no a possua. No direito sucessrio, a saisine o direito atribudo aos herdeiros de entrar na posse de bens que constituem a herana, uma vez que esta transmitida imediata e diretamente a eles, independentemente de qualquer ato, ainda que no tenham conhecimento da morte do antigo titular. Focando-se no sentido de que a herana constitui-se de ativo e passivo, pelo principio da saisine, tem-se que no momento da transmisso da posse e propriedade, o herdeiro recebe o patrimnio tal como se encontrava com o de cujus, sendo assim, transmitem-se tambm, alm do ativo, as dvidas, aes e pretenses contra ele. "Por fora da saisine, o herdeiro j titular dos direitos hereditrios, de uma universalidade da herana, de uma frao do patrimnio que lhe foi transmitida pelo de cujus".
[08]

Contudo, muito embora seja titular

de direitos hereditrios, o herdeiro ainda no pode especificar sobre quais bens ir recair esse direito, uma vez que "antes de homologada a partilha, nenhum herdeiro tem a propriedade ou a posse exclusiva sobre um bem certo e determinado do acervo hereditrio".
[09]

Porm, como ser demonstrado a seguir,

nada obsta que os direitos hereditrios sobre um bem determinado sejam transferidos por todos os herdeiros conjuntamente, pois so eles os titulares desses direitos.

2.

DIFERENCA ENTRE HERANA E LEGADO

o patrimnio do defunto. coisa, classificada entre as universalidades de direito. Constitui ncleo unitrio. No pessoa jurdica. No se confunde com as universalidades de fato que se compem de coisas especificamente determinadas. No suscetvel de diviso em partes materiais, enquanto permanece como tal. Compreende todos os direitos que no se extinguem com a morte. Excluem-se os que se no se concebem desligados da pessoa como direito de personalidade Integram-na bens mveis e imveis, direitos e aes, obrigaes. Abrange coisas futuras.

diferente do acervo hereditrio que constitudo pela massa dos bens deixados, porque pode compor-se apenas de dvidas, tornando-se passiva Bem ou conjunto de bens certos e determinados, integrantes da herana, deixado pelo testador para algum. sempre sucessor a ttulo singular O legatrio precisa pedir ao herdeiro a entrega da coisa legada e no responde pelas dvidas da herana. Nada impede, todavia, que o testador, ao atribuir o legado estabelea a obrigao para o legatrio de saldar determinado dbito. O legado de coisa, ou quantidade, que deva tira-se de certo lugar, s valer se nele for achada, e at a quantidade que dele se achar. CODICILO Tambm chamado de pequeno testamento, um ato de ltima vontade, sem instituio de herdeiro. Serve para disposies especiais sobre enterro, sufrgios por alma do finado, esmolas de pouca monta ou para legar mveis, roupas ou jias no muito valiosas. Serve tambm para nomear testamentos. No produz efeito do testamento, embora, por seu intermdio, sejam lcitas disposies de ltima vontade de natureza especial e se permita o legado de mveis, roupa ou jias, no mui valiosas, de uso pessoal

DIFERENAS Consiste na responsabilidade do herdeiro pela parcela de dvidas correspondentes frao do ativo que recebe, dvidas essas que so as existentes no momento da abertura da sucesso, ou seja, do falecimento do de cujus, enquanto o legatrio no recebe uma frao determinada nem deve pagar uma parcela dos dbitos, mas tem direito a certos bens especificados e determinados pelo falecido, e s pagar os dbitos com os quais o de cujus tiver onerado o legado HERANA Conceito: a universalidade de bens que o falecido transmite. A herana composta por vrios direitos ( bens mveis e imveis, dvidas e crditos bancrios, etc...). Porm esse universo ser determinado no processo cvel de arrolamento dos bens deixados, e com o processo de inventrio se determinar a partilha desses bens arrolados entre os herdeiros. Os herdeiros so os titulares do direito da herana. Quando se falar em coerdeiros de uma herana significa que existe mais de um herdeiro. Ex: o pai morre, deixando trs filhos (A,B,C), sua herana porm ser dividida entre os trs, sendo 1/3 correspondente da herana para cada um. Por herana se entende que seja o conjunto de bens deixados pelo de cujus, esta indivisvel at a sentena de partilha. O herdeiro pode ceder uma parte alquota do seu quinho mas nunca um bem do acervo sem o consentimento dos demais. O conjunto de todos os bens deixados pelo de cujus considerado na sua totalidade como bem imvel para os efeitos legais at que seja feita a partilha, assim, mesmo que o acervo patrimonial transmitido pelo de cujus se componha totalmente de bens mveis, para a alienao, torna-se necessria a outorga marital ou uxria. O vocbulo herana perante o Cdigo de Processo Civil foi substitudo por esplio. Esplio ou herana, ou ainda, acervo hereditrio, representa os bens deixados pelo de cujus ao tempo de sua morte. A herana , portanto, o conjunto de bens deixados por algum aos seus sucessores e pode abranger uma complexidade de bens que pode ir desde os imveis, mveis, bens fungveis, infungveis, consumveis, inconsumveis, at os principais e seus acessrios.

Integram a herana ou o patrimnio do sucedido, os direitos patrimoniais de valor econmico que, com o desaparecimento do seu dono, devero ser transferidos, judicialmente, aos sucessores. So excludos, entretanto, os bens no-patrimoniais, tais como os previdencirios, os securitrios, os bens sem valor econmico, os bens personalssimos como o direito liberdade e honra, tambm o usufruto, a habitao, as penses etc. que so intransmissveis a outrem. Confira-se pelo seguinte aresto do STJ, voto vencido: "Por tratar-se de obrigao personalssima, inadmite-se a transferncia da responsabilidade por alimentos do falecido pai para o esplio, pois o art. 23 da Lei 6.515/77 quis permitir, ao remeter a questo ao art. 1.796 do CC, que a responsabilidade dos herdeiros pela dvida do de cujus refere-se apenas aos alimentos preexistentes e no a obrigao de prestar alimentos futuros, notadamente porque, nos termos do art. 396 et seq. do CC, podem os parentes exigir uns dos outros os alimentos de que necessitem para subsistir, inclusive para irmos, sejam unilaterais ou germanos" (in RT 788/196). A matria descrita abaixo do cdigo civil versa sobre a herana. Artigo 1791 - A herana defere-se como um todo unitrio, ainda que vrios sejam os herdeiros. Pargrafo nico. At a partilha, o direito dos co-herdeiros, quanto propriedade e posse da herana, ser indivisvel, e regular-se- pelas normas relativas ao condomnio. Artigo 1792 - O herdeiro no responde por encargos superiores s foras da herana; incumbelhe, porm, a prova do excesso, salvo se houver inventrio que a escuse, demonstrando o valor dos bens herdados. Artigo 1793 - O direito sucesso aberta, bem como o quinho de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cesso por escritura pblica. 1 Os direitos, conferidos ao herdeiro em conseqncia de substituio ou de direito de acrescer, presumem-se no abrangidos pela cesso feita anteriormente. 2 ineficaz a cesso, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditrio sobre qualquer bem da herana considerado singularmente. 3 Ineficaz a disposio, sem prvia autorizao do juiz da sucesso, por qualquer herdeiro, de bem componente do acervo hereditrio, pendente a indivisibilidade. Artigo 1794 - O co-herdeiro no poder ceder a sua quota hereditria a pessoa estranha sucesso, se outro co-herdeiro a quiser, tanto por tanto. Artigo 1795 - O co-herdeiro, a quem no se der conhecimento da cesso, poder, depositado o preo, haver para si a quota cedida a estranho, se o requerer at cento e oitenta dias aps a transmisso. Pargrafo nico. Sendo vrios os co-herdeiros a exercer a preferncia, entre eles se distribuir o quinho cedido, na proporo das respectivas quotas hereditrias. Artigo 1796 - No prazo de trinta dias, a contar da abertura da sucesso, instaurar-se- inventrio do patrimnio hereditrio, perante o juzo competente no lugar da sucesso, para fins de liquidao e, quando for o caso, de partilha da herana. Artigo 1797 - At o compromisso do inventariante, a administrao da herana caber, sucessivamente: I - ao cnjuge ou companheiro, se com o outro convivia ao tempo da abertura da sucesso; II - ao herdeiro que estiver na posse e administrao dos bens, e, se houver mais de um nessas condies, ao mais velho; III - ao testamenteiro; IV - a pessoa de confiana do juiz, na falta ou escusa das indicadas nos incisos antecedentes, ou quando tiverem de ser afastadas por motivo grave levado ao conhecimento do juiz. 2) LEGADO Conceito: um bem ou um conjunto de bens individualizados dentro da herana. No legado o legatrio sempre saber o bem que ir receber, porque o bem foi anteriormente individualizado.

Ex: deixo para A, a casa na rua..., n... (dentro do patrimnio, tira um bem e o individualiza). No legado exigir sempre a presena do testamento, sendo que deve existir a manifestao da vontade. O titular do legado o legatrio, o morto o testador. Uma pessoa pode ser HERDEIRO E TESTADOR. "de cujus": a pessoa morta imposto "causa mortis" : o imposto de 4% cobrado sobre o valor da herana deixada, ou seja soma-se todo o valor da herana deixada e em cima dessa valor calcula-se 4% que ser o valor pago. Isso acontece porque a transmisso de direito a herana tributada. Esse imposto cobrado de cada filho, se tiver x nmero filhos, cada um paga o mesmo valor. E a partir de 1990 paga-se o imposto sobre bens mveis e imveis. E incide multa de 10 a 20% sobre o imposto que no foi declarado. A base de clculo muda anualmente, ao ser corrigida ter um aumento. Haver uma sada quando a multa for maior do que o bem, pode-se entrar com uma ao de usucapio. Uma pessoa de sua confiana entra com ao de usucapio em prprio nome, e ela no contesta, sendo assim ser decretada a revelia, decretando os fatos alegados como verdadeiros, assim ganhando a ao e depois faz um acordo e compra o bem por valor mais baixo. No estado de So Paulo pode-se demorar 60 dias para abrir o inventrio, passado os 60 dias ter multa mais o imposto "causa mortis", e essa multa pode variar, de acordo com a localidade em que se encontrar. Legado a disposio testamentria a ttulo singular, pela qual o testador deixa a pessoa estranha ou no sucesso legtima um ou mais objetos individualizados ou uma certa quantia em dinheiro. Deve ser lcito, possvel, economicamente aprecivel e suscetvel se alienao, podendo ser presente ou futuro, determinado ou determinvel, corpreo ou incorpreo, e nada obsta que incida sobre prestao de fazer ou no fazer. So espcies de legado, quanto sua modalidade: a)legado puro e simples; b)legado condicional; c) legado a termo;d) modal ou com encargo; e) subcausa. Quanto ao seu objeto: a) de coisa alheia; b) de coisa comum; c) de coisa singularizada; d) de universalidade; e) de coisa ou quantidade localizada; f) de crdito; g) de quitao de dvida; h) de alimentos; i) de usufruto; j) de imvel. Produz efeitos quanto transmisso da propriedade e da posse; em relao de pedir o legado; relativamente aos frutos e juros da coisa legada; quanto renda ou prestaes peridicas que o herdeiro dever pagar ao legatrio, aps a morte do testador; em relao escolha do legado; concernentes aos riscos e s despesas com a entrega do legado; atinentes entrega da coisa legada; quanto aceitao e renncia do legado. O direito de acrescer entre herdeiros e legatrios consiste no direito do co-herdeiro ou colegatrio de receber o quinho originrio de outro co-herdeiro ou co-legatrio, que no quis ou no pode receb-lo, desde que sejam, pela mesma disposio testamentria, conjuntamente chamados a receber a herana ou legado em quotas no determinadas. So eles, entre Co-Herdeiros: a) nomeao dos herdeiros na mesma clusula testamentria para receber o acervo hereditrio ou poro dele; b) incidncia na mesma herana; c) ausncia de determinao das quotas de cada um. Entre Co-Legatrios:a) nomeao conjunta dos co-legatrios; b) legado deve recair em uma s coisa, determinada e certa, ou indivisvel; c) ausncia de um dos co-legatrios, em razo de premorincia, renncia ou excluso da sucesso, desde que o testador no tenha nomeado substituto; d) legado de um s usofruto conjuntamente a 2 ou mais pessoas. No h direito de acrescer em caso de distribuio feita pelo testador, dos bens, designando a cada um dos nomeados a quota que lhe cabe na herana ou no legado, ou declarando que cada qual dever partilh-los por igual; nomeao de substituto ao herdeiro ou legatrio constitudo; declarao de nulidade ou anulabilidade da cdula testamentria.

Substituio hereditria a disposio testamentria na qual o testador chama uma pessoa para receber, no todo, ou em parte, a herana ou o legado, na falta ou aps o herdeiro ou legatrio nomeado em primeiro lugar, ou seja, quanto a vocao deste ou daquele cessar por qualquer causa. Com relao aos princpios, deve ser capaz para ser institudo em primeiro lugar; podem ser dados substitutos a um s herdeiro ou um nico substituto a muitos herdeiros; no permitida a substituio de mais de um grau; uma instituio condicional, que pode ser subordinada a outra condio, termo ou encargo; o substituto pode ser nomeado no mesmo testamento em que for feita a instituio ou em cdula testamentria posterior; dever cumprir o encargo ou condio imposta ao substituto, exceto se o testador estabeleceu diferentemente. So espcies: a) vulgar: consiste na indicao da pessoa que deve ocupar o lugar do herdeiro ou legatrio, que no quer ou no pode aceitar a liberalidade; b) recproca: aquela em que o testador, ao instituir a pluralidade de herdeiros ou legatrios, os declara substitutos uns aos outros; c) fideicomissria: consiste na instituio de herdeiro ou legatrio, designado fiducirio, com a obrigao de, por sua morte, a certo tempo ou sob condio preestabelecida, transmitir a uma outra pessoa, chamado fideicomissrio, a herana ou o legado; d) compendiosa: um misto de substituio vulgar e fideicomissria; o que se verifica na hiptese em que o testador d substituto ao fiducirio ou ao fideicomissrio, prevendo que um outro no queira ou no possa aceitar a herana ou o legado. A matria abaixo descrita versa sobre legado no nosso cdigo civil brasileiro. Artigo 1912 - ineficaz o legado de coisa certa que no pertena ao testador no momento da abertura da sucesso. Artigo 1913 - Se o testador ordenar que o herdeiro ou legatrio entregue coisa de sua propriedade a outrem, no o cumprindo ele, entender-se- que renunciou herana ou ao legado. Artigo 1914 - Se to-somente em parte a coisa legada pertencer ao testador, ou, no caso do artigo antecedente, ao herdeiro ou ao legatrio, s quanto a essa parte valer o legado. Artigo 1915 - Se o legado for de coisa que se determine pelo gnero, ser o mesmo cumprido, ainda que tal coisa no exista entre os bens deixados pelo testador. Artigo 1916 - Se o testador legar coisa sua, singularizando-a, s ter eficcia o legado se, ao tempo do seu falecimento, ela se achava entre os bens da herana; se a coisa legada existir entre os bens do testador, mas em quantidade inferior do legado, este ser eficaz apenas quanto existente. Artigo 1917 - O legado de coisa que deva encontrar-se em determinado lugar s ter eficcia se nele for achada, salvo se removida a ttulo transitrio. Artigo 1918 - O legado de crdito, ou de quitao de dvida, ter eficcia somente at a importncia desta, ou daquele, ao tempo da morte do testador. 1 Cumpre-se o legado, entregando o herdeiro ao legatrio o ttulo respectivo. 2 Este legado no compreende as dvidas posteriores data do testamento. Artigo 1919 - No o declarando expressamente o testador, no se reputar compensao da sua dvida o legado que ele faa ao credor. Pargrafo nico. Subsistir integralmente o legado, se a dvida lhe foi posterior, e o testador a solveu antes de morrer. Artigo 1920 - O legado de alimentos abrange o sustento, a cura, o vesturio e a casa, enquanto o legatrio viver, alm da educao, se ele for menor. Artigo 1921 - O legado de usufruto, sem fixao de tempo, entende-se deixado ao legatrio por toda a sua vida. Artigo 1922 - Se aquele que legar um imvel lhe ajuntar depois novas aquisies, estas, ainda que contguas, no se compreendem no legado, salvo expressa declarao em contrrio do testador.

Pargrafo nico. No se aplica o disposto neste artigo s benfeitorias necessrias, teis ou volupturias feitas no prdio legado.
3. EXPLIQUE O PRINCIPIO DA INDIVISIBILIDADE DA HERENCA

Abre-se a sucesso causa mortis com o falecimento do autor da herana. Esta, pelo princpio da saisine (1), defere-se imediatamente aos herdeiros do de cujus, independente de terem ou no cincia da morte do autor da herana (art. 1.784, Cdigo Civil). O direito sucesso aberta considerado bem imvel por dico legal (art. 80, II, Cdigo Civil). Mesmo que o acervo se constitua exclusivamente de bens mveis, ou de direitos pessoais, ou de ambos, enquanto no individuados com a partilha, considerar-se-o imveis, por fico jurdica. Da mesma forma, por disposio legal, defere-se a herana como um todo unitrio, ainda que vrios sejam os herdeiros (art. 1.791, caput, Cdigo Civil). E o direito dos co-herdeiros ser indivisvel, at que se ultime a partilha (art. 1.791, par. nico, Cdigo Civil). A doutrina j indicava a indivisibilidade no Cdigo Civil de 1916, exposta no seu art. 1.580, in verbis: "Sendo chamadas simultaneamente, a uma herana, duas ou mais pessoas, ser indivisvel o seu direito, quanto posse e ao domnio, at se ultimar a partilha." A respeito do Cdigo Civil de 1916, Washington de Barros Monteiro leciona que "A indivisibilidade, a que se refere o legislador, diz respeito ao domnio e posse dos bens hereditrios, abrangendo todas as fases da vida do direito sucessrio, todos os seus acidentes e transformaes, desde a abertura da sucesso at que, pela partilha, se concretizem os quinhes." (2) Slvio Rodrigues coaduna desse pensamento, dispondo que na legislao de 1916 "A herana uma universalidade iuris, e a lei, contemplando a hiptese de existirem dois ou mais herdeiros, declara que o direito dos mesmos, quanto posse e ao domnio daquela, indivisvel at se ultimar a partilha." (3) Este autor continua, afirmando o seguinte: "De fato, o patrimnio e a herana so coisas universais (CC, art. 57), e como tais, se pertencerem a mais de uma pessoa, cada um dos condminos daquela universalidade titular de uma parte ideal do todo e jamais de qualquer dos bens individualizados que compem o acervo." (4) Orlando Gomes, tratando da indivisibilidade da herana, acordando em uns pontos, discordando em outros, leciona que, tendo em vista o Cdigo Civil de 1916, "O estado de indiviso existente at a partilha no consubstancia a herana num todo unitrio, valendo, para os crditos e dbitos, o princpio de que se dividem ipso jure entre os coherdeiros pela respectiva quota." (5) Atualmente, por expressa disposio legal (art. 1.791, caput, Cdigo Civil), a herana transmitida como um todo unitrio, no importando o nmero de herdeiros. E ser indivisvel, regendo-se pelas normas atinentes ao condomnio (art. 1.791, par. nico, Cdigo Civil). Slvio Rodrigues, tratando do Cdigo Civil de 1916, j dispunha que se aplicavam hiptese as regras do condomnio (6). A indivisibilidade hereditria no tema novo. No Direito Romano encontrvamos a disposio, segundo descreve Paul Jrs: "Se observa por lo dicho que la herencia, de primera intencin, pasaba a los coherederos como uma universalidad indivisa. En tal estado poda persistir y los herederos beneficiarse de ella y explotarla en comn.. .; pero tambin podan exigir su divisin, que se llevaba a efecto por la actio familiae herciscundae" (7)
4. APS A ABERTURA DA SUCESSAO , MAS ANTES DE REALIZADA A PARTILHA , LICITO AO HERDEIRO PROMOVER CESSAO ONEROSA DE UM BEM ESPECIFICO DA HERANCA A UM TERCEIRO . EXPLIQUE

Aberta a sucesso, a herana transmite-se desde j aos herdeiros, legtimos ou testamentrios, sendo suscetvel de ser transferida, assim como qualquer direito patrimonial de contedo econmico. A transmisso do direito sobre a herana deve ser formalizada mediante escritura pblica de cesso de direitos hereditrios, em razo do que estabelece o artigo 80, II, c/c 108, do CC. Tal possibilidade se d desde que no contenha limitaes e gravames impostos na sucesso, como, por exemplo, a clusula de inalienabilidade. A cesso formalizada por instrumento particular to somente uma obrigao de fazer (artigo 632 do Cdigo de Processo Civil), ou seja, uma promessa de cesso e no uma cesso de direitos propriamente dita aquela confere direitos meramente pessoais, enquanto esta confere direitos reais ao cessionrio. Converter-se-, em caso de inadimplemento, em perdas e danos, no onerando em nada o esplio, mas to somente o cedente em face do cessionrio. o que entende o Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, verbis: AQUISIO DE DIREITOS HEREDITRIOS SOBRE IMVEL - PRETENSO DE ADJUDICAO PELO CESSIONRIO - NEGCIO EFETIVADO SEM QUALQUER FORMALIDADE AUSNCIA DE INSTRUMENTO PBLICO - INDEFERIMENTO DO PLEITO PELO JUZO DO INVENTRIO CONVOLAO DE JULGAMENTO EM DILIGNCIA - RECONHECIMENTO DO DIREITO PELO CEDENTE, MEDIANTE AFIRMAO POR TERMO NOS AUTOS DO INVENTRIO - REGULARIZAO FORMAL DA CESSO - ADJUDICAO DO BEM EM FAVOR DO CESSIONRIO. Apelao Civil n. 0000008-34.1985.8.19.0022, 28 fev. 2007 - Aquisio de direitos hereditrios de imvel. Pretenso de adjudicao formulada pelo cessionrio. Aquisio formalizada por instrumento particular, sem garantia de autenticidade, j que nem mesmo consta reconhecimento das firmas dos intervenientes. Tambm no ostenta credibilidade formal a manifestao na qual o herdeiro reconhece o direito do cessionrio, por isto que o advogado que subscreve aquela petio no possui poderes para reconhecer cesso de direitos hereditrios. Convolado o julgamento em diligncia, foi sanada a irregularidade, mediante formalizao de termo nos autos, com reconhecimento pelo cedente do direito pleiteado pelo cessionrio. Reforma da deciso para adjudicar o bem ao cessionrio. Desta forma, para que a cesso de direitos hereditrios produza seus devidos efeitos, dever ser formalizada mediante escritura pblica, sob pena de o cessionrio no ver reconhecida a sua pretenso quando da partilha. O CC de 1916 no tratava expressamente sobre a cesso de direitos hereditrios, apenas determinava que fossem aplicadas s demais cesses, para os quais no havia modos especiais de transferncia, as regras concernentes a cesso de crdito (artigo 1.078 CC/1916), e no presumia, atravs de seu artigo 1.582, a aceitao da herana quando procedida gratuitamente a cesso aos demais co-herdeiros. O CC de 2002 trouxe, em dispositivos prprios (artigo 1.791 e seg.), a questo da cesso de herana, muito embora tenha deixado muitas lacunas a serem discutidas por entendimentos doutrinrios. Dispe o artigo 1.793 do CC: "O direito a sucesso aberta, bem como o quinho de que disponha o coherdeiro, pode ser objeto de cesso por escritura pbica". O direito a sucesso aberta cedido pelo herdeiro que ainda no tenha declarado, expressa ou tacitamente, aceitar a herana; j o quinho de que o herdeiro dispe cedido somente quando j a tenha aceitado. [03] A cesso de direitos hereditrios consiste "na transferncia que o herdeiro, legtimo ou testamentrio, faz a outrem de todo o quinho hereditrio ou de parte dele, que lhe compete aps a abertura da sucesso". [04] Quando se tratar de cesso onerosa dos direitos hereditrios, estar presumida a aceitao da herana pelo herdeiro cedente, ao passo que, quando for cesso gratuita pura e simples em favor de todos os herdeiros estar-se- caracterizada a renncia abdicativa, ou seja, o efetivo abandono do direito em favor do monte, no implicando em aceitao de herana (artigo 1.805, 2 do CC). Cabe ressaltar que, conforme o artigo 426 CC vedado cesso de herana de pessoa viva (pacta corvina), tratando tal possibilidade como nula, de pleno direito. Assim, s ser vlida a cesso aps a abertura da sucesso e at a homologao da partilha, momento em que cessa a indivisibilidade da herana e que se discrimina a parte que caber a cada herdeiro. Pelo 1 do artigo 1.793 do CC, tem-se que "os direitos conferidos ao herdeiro em conseqncia de substituio ou do direito de acrescer, presumem-se no abrangidos pela cesso feita anteriormente". Direito de substituio "consiste na disposio testamentria pelo qual o testador designa a pessoa que dever receber a herana ou legado, na ausncia do beneficirio direto" [05]. Direitos de acrescer, que "na sucesso testamentria, em que h disposio conjunta, o direito que o herdeiro ou legatrio tem as cotas dos herdeiros ou legatrios que, voluntria ou acidentalmente, no recolheu a herana ou legado" [06].

Deve-se fazer interpretao restritiva desse dispositivo, uma vez que a cesso de todo o quinho ato de disposio de direitos, que em primeira anlise, leva a presumir que todos os direitos que o herdeiro possua ou venha a possuir, tenha sido alienado pela cesso feita. Porm, a lei expressa ao determinar que, esses direitos, no sero abrangidos pela cesso feita anteriormente. "Uma coisa a cesso de bens (quinho ou legado), outra, o direito que o herdeiro continua tendo, no caso de substituio ou acrscimo, situaes eventuais, posteriores cesso". [07] Desta maneira, s sero abrangidos tais direitos na cesso, caso haja expressa manifestao sobre sua alienao na escritura pblica.

Realizada a cesso, o cessionrio sub-roga-se no direito do herdeiro cedente, mas no quer dizer que o cedente deixou de ser herdeiro ou que o cessionrio adquiriu tal condio, uma vez que essa qualidade intransfervel por ser personalssima. Trata-se de negcio exclusivamente patrimonial. O cessionrio apenas equipara-se ao herdeiro [11]. Como bem ressalta Nelson Nery [12], "o cessionrio sub-roga-se no direito que o herdeiro cedente lhe transferiu, assumindo sua titularidade, com todas as qualidades e defeitos do direito cedido" (grifou-se). Sendo assim, o cessionrio alm do ativo, ficar responsvel pelo pagamento, dentro das foras do quinho hereditrio, das dvidas que caberiam ao cedente. Isso porque, o herdeiro no garante a quantidade ou qualidade dos direitos cedidos, mas to somente a qualidade de herdeiro que possui [13]. Com essa sub-rogao, o cessionrio assume a titularidade do direito na partilha, recebendo o que o herdeiro cedente iria receber, como se este fosse, desde que a cesso tenha por objeto a totalidade do quinho hereditrio do cedente. Nos termos do inciso V, do artigo 988 do Cdigo de Processo Civil, o cessionrio tem legitimidade para requerer a abertura do processo de inventrio e adjudicao ou inventrio e partilha, no caso de ter ou no adquirido todos os direitos hereditrios dos herdeiros.

5.

NA SUCESSAO LEGITIMA , TEM CAPACIDADE PARA SUCEDER O FILHO AINDA NO CONCEBIDO AT O INSTANTE DA ABERTURA DA SUCESSAO .

6.

ACEITACAO DA HERANCA PODE SER CONDICIONAL

A herana a universalidade de direitos do falecido transmitida aos herdeiros como um nico e indivisvel direito. Decorre deste princpio que a herana no admite aceitao ou renncia parcial. Assim, no pode o herdeiro aceitar apenas os imveis ou, rejeitando-os, pretender to-s os depsitos bancrios.

A aceitao condicional ou a termo tambm no se admite. A inteno do legislador garantir a continuidade das relaes jurdicas de contedo econmico do falecido, de sorte que o herdeiro assume a posio de autor da herana em suas relaes jurdicas ou a repudia. A condio e o termo impedem a continuidade natural daquelas relaes. O herdeiro no pode, portanto, aceitar a herana por certo tempo ou a partir de determinado dia, nem sob condio de receber, apenas as quotas das sociedades que forem, aps a apurao de haveres, reconhecidas como lucrativas.

A aceitao parcial, condicional ou a termo nula. 7. A RENUNCIA DA HERANCA PODE SER PRESUMIDA

. Renncia da herana

Ato pelo qual, o herdeiro declara expressamente, que renuncia a herana, pois todo herdeiro no obrigado aceit-la. Entende Caio Mrio da Silva Pereira, contrariamente aceitao, que se admite expressa ou tcita ou explicita. E at formal, assumindo instrumento pblico ou termo nos autos. O escrito pblico e o termo nos autos ficam, assim, erigidos em requisito ad substantiam, e no apenas ad probationem do ato. O termo no se restringe aos autos do inventario, estendendo-se aos de qualquer ao em que se litigue sobre a herana; e a escritura pode lavrar-se por notrio de qualquer localidade. Exige-se ainda, que o agente tenha capacidade, para assim, expressamente declarar, que no aceita a herana, a renncia. No podendo a renncia, ser tcita ou presumida e ser feita em documento particular, caso seja feita no ser vlida, admitindo apenas, em documento pblico ou termo judicial. Assim, induz o art. 1.806 do Cdigo Civil: A renncia da herana deve constar expressamente de instrumento pblico ou termo judicial. Igualmente na aceitao, o herdeiro no pode renncia parte da herana, tendo a renncia, que ser sobre a sua totalidade, sobre condies ou termos. Uma vez, que o herdeiro renunciou a herana, como este no tivesse existido, este assim, no poder voltar atrs, pois como a aceitao a renncia tambm irretratvel. 2.1 Espcies de renncia Renncia abdicativa: ato em que o herdeiro renncia a herana e no indica nenhum beneficirio. Renncia translativa: quando o herdeiro renncia a herana em favor de determinada pessoa, o beneficirio. As duas espcies se distinguem, pois na renncia abdicativa ocorre o imposto de causa mortis, j na renncia translativa, tem-se o imposto de causa mortis e inter vivos. 2.2 Restries legais ao direito de renncia Segundo Carlos Roberto Gonalves para que o direito de renncia possa ser exercido alguns pressupostos so necessrios: a) Capacidade plena jurdica plena do renunciante. b) A anuncia do cnjuge, se o renunciante for casado, exceto se o regime de bens for o da separao absoluta (CC, art. 1.647, I), porque o direito sucesso aberta considerado bem imvel, por determinao legal (art. 80, II). c) Que no prejudique os credores. Assim todo herdeiro pode renunciar a herana, desde que observe os pressupostos acima transcritos, sob pena de ser ineficaz a renncia.

2.3 Efeitos da renncia Os efeitos esto relacionados, ao destino que tomar a herana. a) Uma vez renunciado a herana como se este no tivesse existido. b) Falecendo o renunciante, os seus herdeiros herdam a herana por direito prprio, somente se este for o nico herdeiro naquela classe ou se os outros desta tambm a renunciaram. c) Excluem-se da sucesso o herdeiro renunciante. d) Renunciado a herana, este pode aceitar o legado (art. 1808, CC). e) A parte do renunciante transmite aos demais herdeiros. f) Ningum poder suceder o herdeiro renunciante, no cabendo representao (art. 1811, CC).

8.

A EXCLUSAO DO HERDEIRO POR INDIGNIDADE, OPERA AUTOMATICAMENTE , DE PLENO DIREITO ? EXPLIQUE .

Tendo natureza jurdica de pena, s pode ser aplicada mediante provocao do interessado. O herdeiro somente poder ser excludo da sucesso se a indignidade for reconhecida por sentena judicial de contedo declaratrio, prolatada em ao ordinria. A indignidade no opera ipso jure. Os herdeiros devero mover a ao. Ao de cognio exauriente, a ao no cabe ao ofendido. Assim, para que se exclua o herdeiro da sucesso preciso que a indignidade seja reconhecida por sentena, proferida por ao ordinria intentada com esse escopo pelo interessado. A sentena no ttulo constitutivo, mas apenas declarativo da incapacidade de suceder. At mesmo se existir prvia condenao criminal confirmando a prtica de ato delituoso indispensvel a provocao da excluso em processo prprio no cvel. A legitimidade para propor a ao estendida a qualquer interessado, assim considerados aqueles que obtero vantagem patrimonial com o afastamento do herdeiro. Se o sucessor imediato do herdeiro ou legatrio indigno, por livre opo, no provoca a excluso, ningum mais poder faz-lo, nem mesmo o Ministrio Pblico, ainda que a indignidade constitua crime. O momento prprio para a propositura da ao a partir do falecimento, com prazo prescricional de quatro anos. A prova pode ser produzida no juzo cvel, independentemente de instaurao, pendncia de ao penal ou absolvio por extino da punibilidade (prescrio). Entretanto, se reconhecida no juzo criminal a inexistncia do fato, ou da autoria, ao se absolver o sucessor acusado fica afastada a possibilidade de exame no cvel, impedida, assim, a aplicao da indignidade. Iniciada ou no, extingue-se a ao com o falecimento do herdeiro ameaado, porque indignidade constitui pena que no deve passar alm do criminoso. Sobrevindo a morte deste, antes que se declare a indignidade, o herdeiro visado, que at essa data exercia em plena capacidade o seu direito hereditrio, transmite-o aos prprios sucessores.

9.

A EXLUSAO DO LEGATARIO , POR INDIGNIDADE DEPENDE DE DETERMINACAO EXPRESSA EM TESTAMENTO , COM INDICACAO DA CAUSA ? EXPLIQUE.

10. JOAO , SOLTEIRO , FALECEU DEIXANDO UM FILHO , MAE , PAI E AVOS PATERNOS E MATERNOS E TRES IRMAOS . SABENDO QUE O FILHO E A MAE DO FALECIDO RENUNCIARAM AOS RESPECTIVOS DIREITOS SUCESSORIOS, DEFINA QUEM RECEBERA A HERANCA DO FALECIDO .

11. AUGUSTO , SOLTEIRO, FALECEU DEIXANDO A ESPOSA , DOIS FILHOS DO CASAL , A MAE E UM IRMAO . NO CASAMENTO VIGORAVA O REGIME DE COMUNHAO PARICAL DE BENS . NO CURSO DO MATRIMONIO O CASAL ADQUIRIU , ONEROSAMENTE , BENS QUE TOTALIZAM 800 MIL REAIS . DEFINA QUEM RECEBER A HERANCA DO FALECIDO .

12. MARCELO FALECEU E DEIXOU COMO HERDEIROS PEDRO ( SEU IRMAO BILATERAL) , MARIA ( SUA IRMA UNILATERAL ) E DOIS SOBRINHOS : HENRIQUE E JOS , FILHOS DE MARIA . O PATRIMONIO DO MORTO ESTA AVALIADO EM 600 MIL REAIS . SABENDO QUE MARIA FOI EXCLUIDA DO TESTAMENTO POR INDIGNIDADE , DEFINA QUANTO CADA HERDEIRO RECEBER .

13. O FALECIDO NO EIXOU DESCENDENTES OU ASCENDENTES , MAS DEIXOU CONJUGE SBREVIVENTE, COM QUEM ERA CASADO NO REGIME DE COMUNHAO UNIVERSAL DE BENS . NESTE CASO , O CONJUGE RECEBERA A HERANCA DO FALECIDO ? EXPLIQUE .

Вам также может понравиться