Вы находитесь на странице: 1из 116

Para R.A.

Schwaller de Lubicz e Lucie Lamy Direo editorial da Srie: ngel Luca e Juan Mara Martnez Coordenao editorial da Srie: Carlos Ponce e Juan Ramn Azaola Direo tcnica da Srie: Eduardo Pealba Coordenao tcnica da Srie: Rolando Dias Edio: Luis G. Martin. igo Castro e Lourdes Luca Fotografias e documentao grfica: Jos Mara Senz Almeida, Marta Carranza, Juan Garca Costoso e Nano Canas Diagramas: Melvyn Bernstein, A.I.A. Subscries: Francisco Perales Texto: Robert Lawlor Verso Castelhana: Maria Jos Garcia Ripoll Verso Brasileira: GVS Este livro uma compilao de um conjunto de seminrios realizados em Nova York pela Associao Lindisfarne de Crestone. Colorado. rigorosamente proibida, sem a autorizao escrita dos titulares do Copyright, sob pena de se incorrer nas sanes estabelecidas pelas leis, a reproduo total ou parcial desta obra. por qualquer meio ou processo, incluindo a reprografia e o tratamento informtico, bem como a distribuio de exemplares da mesma atravs de aluguel ou emprstimo pblico. Publicado de acordo com Thames and Hudson. Londres. Ttulo Original: Sacred Geometry Thames and Hudson Ltd.. Londres, 1982 Da traduo: Maria Jos Garcia Ripoll Da verso catelhana: Editorial Debate S.A. - O'Donnell, 19 - 28009 Desta edio: Edies del Prado, 1996 - Cea Bermdez 39-6 - 28003 MADRID - Espanha I.S.B.N.: 84-7838-784-6 Depsito Legal: M. 39523-1996 Impresso em.... Dezembro 1996 Impresso por:.... Grficas Almudena, Printed in (Brazil) - Impresso na (o) Espanha (Brasil) Distribuidores exclusivos para todo o Brasil: Fernando Chinaglia Distribuidora, S.A. Rua Teodoro da Silva, 907 - Rio de Janeiro Distribuio para Portugal: Midesa, Rua Dr. Jos Esprito Santo - Lote 1A, 1900 Lisboa As responsabilidades por qualquer descontinuidade das colees sero nica e exclusivamente do editor, sendo a Distribuidora uma mera prestadora de servios. O editor reserva-se o direito de modificar a ordem e periodicidade ou preo de venda si as circunstncias do mercado assim chegarem a exigir.

Sumrio

INTRODUO Capa I A prtica da geometria II A geometria sagrada: metfora da ordem universal III o ato primeiro: a diviso da unidade Caderno de prtica 1: o quadrado cortado pela sua diagonal; 2 Caderno de prticas 2: a 3 e a "Vesica Piscis" Caderno de prti cas 3: a 5 IV A alternncia Caderno de prticas 4: a alternncia V A proporo e a "seco urea" Caderno de prticas 5: a proporo urea VI A expanso gnomnica e a criao de espirais Caderno de prticas 6: as espirais gnomnicas VII A quadratura do crculo Caderno de prticas 7: quadrando o crculo VIII A mediao: a geometria se torna msica Caderno de prticas 8: geometria e msica IX Anthropos X Gnese dos volumes csmicos Caderno de prticas 9: os slidos platnicos Bibliografia Agradecimentos

6 16 23 25 32 36 38 40 44 48 65 67 74 74 80 83 90 96 98 110 111

Introduo

Esquema de disperso dos raios X no berilo, que indica como a disposio dos intervalos ao redor do ndulo central se assemelha muito disposio dos harmnicos parciais, relativamente ao tom fundamental.

Atualmente, estamos presenciando no campo das cincias uma tendncia geral para o abandono da presuposio de que a natureza fundamental da matria pode ser estudada a partir do ponto de vista da substncia (partculas, quantum), em favor do conceito segundo o qual a natureza fundamental do mundo material s pode ser conhecida atravs do estudo da organizao subjacente de suas formas ou ondas. Tanto os nossos rgos de percepo, como o mundo dos fenmenos que percebemos parecem compreender-se melhor como sistemas de esquemas puros, ou como estruturas geomtricas de forma e proporo. Da que, quando muitas das culturas antigas optaram por examinar a realidade atravs das metforas da geometria e da msica (a msica enquanto estudo das leis das propores da freqncia dos sons) encontravam-se muito prximas das posies da nossa cincia contempornea. O professor Amstutz, do Instituto de Mineralogia da Universidade de Heidelberg afirmou recentemente:
As ondas entrelaadas da matria esto separadas por intervalos que correspondem aos calados de uma harpa ou de uma guitarra, com seqncias anlogas a acordes harmnicos a partir de um tom bsico. A cincia da harmonia musical , segundo estes termos, praticamente idntica cincia da simetria dos cristais.

No sul da ndia, as mulheres desenham com p de giz estes desenhos geomtricos denominados kolams, a cada manh porta de sua casa, para invocar o esprito da ordem e da harmonia e atra-lo para seu lar.

O enfoque da moderna teoria dos campos de foras e da mecnica das ondas corresponde antiga viso geomtrica-harmnica da ordem universal como configurao de esquemas de ondas entrelaadas. Bertrand Russel, que vislumbrou o profundo valor da base musical e geomtrica do que hoje conhecemos como matemticas pitagricas e teoria numrica, tambm sustentava essa opinio em sua Anlise da matria: "O que percebemos como diferentes qualidades de matria dizia so na realidade diferenas na sua periodicidade." Na biologia, o papel fundamental da geometria e da proporo torna-se ainda mais evidente se considerarmos que minuto a minuto, ano aps ano e eon depois de eon, cada tomo de cada molcula, tanto das substncias vivas, como das inorgnicas, est mudando e substitudo por outro. Cada um de ns, daqui a cinco ou sete anos, ter um corpo totalmente novo, do primeiro ao ltimo tomo. Perante mudana to constante, onde podemos encontrar o fundamento de tudo aquilo que parece ser constante e estvel? Biologicamente, podemos recorrer a nossas idias sobre os cdigos genticos como veculos de reproduo e continuidade, mas esta codificao no reside nos tomos concretos (isto , no carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio) que compem a substncia dos genes, o DNA; estes tambm esto sujeitos a uma contnua mudana e substituio. Portanto, o veculo da continuidade no apenas a composio molecular do DNA, mas tambm sua forma helicoidal. Esta forma responsvel pelo poder reprodutor do DNA. A hlice, que um tipo especial do grupo das espirais regulares, o resultado de uma srie de propores geomtricas fixas, como veremos detalhadamente mais adiante. Pode entender-se que tais propores existem a priori, sem nenhum equivalente material, como relaes geomtricas abstratas. A arquitetura da existncia corporal determinada por um mundo invisvel e imaterial de formas puras e geomtricas. A biologia moderna reconhece cada vez mais a importncia da forma e a concatenao entre as poucas substncias que compem o corpo molecular dos organismos vivos. As plantas, por exemplo, podem levar a cabo o processo da fotossntese graas somente ao fato do carbono, o hidrognio, o nitrognio e o magnsio das molculas da clorofila estarem dispostos num complexo desenho simtrico de doze arestas, parecido com uma margarida. Ao que parece, estes mesmos componentes numa disposio diferente

no podem transformar a energia das radiaes de luz em substncia viva. No pensamento mitolgico, o doze aparece com freqncia como nmero da me universal da vida, e assim este smbolo de doze partes necessrio inclusive ao nvel das molculas. A especializao das clulas no tecido corporal determinado em parte pela posio especial de cada clula em relao s demais da sua zona, assim como por uma imagem informativa da totalidade a que pertence. Esta conscincia especial ao nvel molecular poderia ser considerada como a geometria inata da vida. Todos os nossos rgos sensoriais funcionam em resposta s diferenas geomtricas ou proporcionais e no quantitativas inerentes aos estmulos que recebem. Por exemplo, quando aspiramos o perfume de uma rosa, no estamos respondendo s substncias qumicas de seu perfume, mas antes, geometria de sua construo molecular. Isto , qualquer substncia qumica combinada segundo a mesma geometria que a da rosa ter o mesmo perfume agradvel que o dela. De forma similar, no ouvimos simples diferenas quantitativas na freqncia das ondas sonoras, mas antes as diferenas proporcionais e logartmicas entre freqncias, sendo a expanso logartmica a base das espirais geomtricas. Nosso sentido da vida difere de nosso sentido do tato apenas porque os nervos da retina no esto sintonizados na mesma ordem de freqncias dos nervos que percorrem nossa pele. Se nossas sensibilidades tcteis respondessem s mesmas freqncias que os nossos olhos, todos os objetos materiais se perceberiam como projees etreas de luzes e sombras. Nossas diferentes faculdades perceptivas, tais como a viso, o ouvido, o tato e o olfato, so pois o resultado de diferentes redues proporcionadas de um vasto espectro de freqncias vibratrias. Podemos entender essas relaes proporcionais como uma espcie de geometria da percepo. Com nossa organizao corporal em cinco ou mais nveis perceptivos diferentes, parece haver pouco em comum entre o espao visual, o espao auditivo e o espao tctil e, provavelmente, existe ainda menos conexo entre estes espaos fisiolgicos e a mtrica pura e abstrata do espao geomtrico, para no falar dos diferentes nveis de conscincia do espao psicolgico. No entanto, todos estes modos de existncia espacial convergem no binmio mente/corpo humanos. A conscincia humana possui a capacidade nica de perceber a transparncia entre as relaes absolutas e permanentes, contidas nas formas insubstanciais de uma ordem geomtrica, e as formas transitrias e mutveis de nosso mundo real. O contedo de nossa experincia procede de uma arquitetura geomtrica imaterial e abstrata que composta de ondas harmnicas de energia, ns de relaes e formas meldicas que brotam do reino eterno da proporo geomtrica.

Do mundo aparente, ao subatmico, todas as formas no so outra coisa seno envolturas para os desenhos, intervalos e relaes geomtricas.

Aqui encontramos uma simetria de doze eixos como doadora de vida, ou matriz que transforma a luz no espectro bsico da substncia orgnica. Isto se reproduz simbolicamente na roscea, que transforma a luz num espectro de cores.

I. A prtica da geometria
"O que Deus? longitude, largura, altura e profundidade" So Bernardo de Claraval, De la consideracin "Geometria" significa "medida da terra". No Antigo Egito, do qual a Grcia herdou este estudo, o Nilo transbordava nas suas margens cada ano, alagando a terra e traando a metdica linha das parcelas e zonas de cultivos. Esta inundao anual simbolizava para os egpcios o retomo cclico do primignio caos aquoso, e quando as guas se retiravam, comeava a tarefa de redefinir e restabelecer as lindes. Este trabalho se chamava geometria e era considerado como o restabelecimento do princpio da ordem e da lei sobre a terra. A cada ano, cada zona medida era um pouco diferente. A ordem humana era mutvel e isto se refletia no ordenamento da terra. O astrnomo do templo poderia dizer que certas configuraes celestes tinham mudado e que. portanto, a orientao ou o posicionamento de um templo deveria ajustar-se a isto. Assim, o traado das parcelas sobre a terra tinha, para os egpcios, uma dimenso tanto metafsica, como fsica e social. Esta atividade de "medir a terra" tornou-se a base de uma cincia das leis naturais, tais como se encarnam nas formas arquetpicas do crculo, do quadrado e do tringulo. A geometria o estudo da ordem espacial mediante a medio das relaes entre as formas. A geometria e a aritmtica, com a astronomia, a cincia da ordem temporal atravs da observao dos movimentos cclicos, constituam as principais disciplinas intelectuais da educao clssica. O quarto elemento deste importante programa em quatro partes, o quadrivium, era o estudo da harmonia e da msica. As leis das harmonias simples eram consideradas leis universais que definiam a relao e o intercmbio entre os movimentos temporais e acontecimentos celestes por um lado, e a ordem espacial e o desenvolvimento sobre a terra, por outro lado. O objetivo implcito desta educao era permitir que a mente se tornasse um canal, atravs do qual a "terra" (o nvel da forma manifestada) poderia receber o abstrato, a vida csmica dos cus. A prtica da geometria era uma aproximao maneira como o universo se ordena e se sustenta. Os diagramas geomtricos podem ser contemplados como momentos de imobilidade que revelam uma contnua e intemporal ao universal, geralmente oculta nossa percepo sensorial. Desta forma, uma atividade matemtica aparentemente to comum pode tornar-se numa disciplina para o desenvolvimento da intuio intelecutual e espiritual. Plato considerava a geometria e os nmeros como a mais concisa e essencial, e portanto ideal, das linguagens filosficas. Mas no seno em virtude de seu funcionamento num certo "nvel" de realidade que a geometria e os nmeros podem se tornar veculo para a contemplao filosfica. A filosofia grega definia esta noo de "nveis" to til no nosso pensamento distinguindo o "tipo" do "arqutipo". Segundo as indicaes que podemos ver nos relevos murais egpcios, alocados em trs registros o superior, o mdio e o inferior pode definir-se um terceiro nvel "ectipo", situado entre o "arqutipo" e o "tipo". Para verificar como funciona cada um deles, tomemos como exemplo algo tangvel, como a brida de um cavalo. Esta brida pode ter um determinado nmero de formas, materiais, tamanhos, cores, aplicaes, e todas elas so bridas. A brida assim considerada um tipo: existe, diversificada e varivel. Mas em outro nvel, subsiste a idia ou a forma da brida, o modelo de todas as bridas. Esta idia no manifestada, pura ou formal, e este o ectipo. Acima deste ainda est o nvel arqutipo, que o do princpio ou poder-atividade, isto , um processo que a forma ectpica e o exemplo do tipo de bria apenas representam. O arqutipo tem a ver com os processos universais ou modelos dinmicos que podem ser considerados independentemente de qualquer estrutura ou forma material. O pensamento moderno tem difcil acesso ao conceito de arqutipo, porque as lnguas europias requerem que os verbos ou a ao se associem a substantivos. Assim, no dispomos de formas lingsticas aptas a imaginar um processo ou uma atividade que no tenha um veculo material. As culturas antigas simbolizavam esses processos

A geometria como prtica contemplativa personificada por uma elegante e refinada dama, pois as funes geomtricas, enquanto atividade mental intuitiva, sintetizadora e criativa, mas tambm exata, associa-se ao princpio feminino. Mas quando estas leis geomtricas vm a ser aplicadas na tecnologia da vida diria, so representadas como princpio masculino e racional: a geometria contemplativa se transforma em geometria prtica.

(Em baixo) Atribui-se a Pitgoras ter sido o primeiro a estabelecer a relao entre os quocientes numricos e as freqncias do som. Aqui, ele aparece experimentando sons de sinos, vasilhas com gua, cordas esticadas e flautas de diferentes tamanhos; seu homlogo hebreu, Jubal, utiliza martelos de pesos diferentes sobre uma bigorna. Todas as propores numricas para determinar os sons correlatos a uma escala musical fazem parte ou so mltiplos dos nmeros das progresses da tabela da Lambda.

A Aritmtica tambm personificada por uma mulher, mas no to ilustre e nobre em seus adereos como a Geometria, o que indica talvez simbolicamente que a geometria era considerada um nvel superior de conhecimento. Em suas pernas (que simbolizam a funo generativa) aparecem duas progresses geomtricas. A primeira srie, 1,2,4,8, desce pela perna esquerda, associando os nmeros pares com o lado feminino, passivo, do corpo, A segunda srie, 1,3,9,27 desce pela perna direita, associando os nmeros mpares com o lado masculino e ativo; uma associao que remonta a Pitgoras, que denominou os nmeros mpares como masculinos C 08 pares, femininos. Os gregos chamaram estas duas sries de Lambda, e Plato na sua obra Timeo as utiliza para descrever a alma do mundo (veja-se a pgina 83). A esquerda da mulher, est sentado Pitgoras utilizando um baco para seus clculos. Neste sistema, a notao dos nmeros continua dependendo de sua disposio espacial. Bocio est sentado direita, utilizando a numerao algbrica para um moderno sistema de clculo em que a notao numrica se transformou num sistema abstrato, separado e independente de sua origem geomtrica.

Os antigos astrnomos designavam o movimento e a posio dos corpos celestes mediante a notao angular. As diferentes posies angulares do sol, da lua, dos planetas e das estrelas estavam relacionadas com as mudanas cclicas do mundo natural, tal como as fases da lua, das estaes, das mars, o crescimento das plantas, a fertilidade humana e animal, etc. Era o ngulo o que especificava as influncias das configuraes celestes nos acontecimentos da Terra. (Neste sentido, podemos advertir a raiz comum das palavras ngulo e anjo). Atualmente a recente cincia da heliobiologia verifica que a posio angular da lua e dos planetas afeta s radiaes eletromagnticas e csmicas que tm um impacto na Terra, e, conseqentemente as flutuaes nesses campos afetam a muitos processos biolgicos.

Na trigonometria antiga, um ngulo representava uma relao entre dois nmeros inteiros. Neste exemplo, o ngulo da esquerda uma expresso do quociente entre 3 e 4, e com este sistema espacial podem se relacionar facilmente as coordenadas com as freqncias de som, tais como a quarta musical (Veja-se a pgina 85)

processos puros e eternos como deuses, isto , poderes ou linhas de ao, atravs das quais o esprito se concretizava em energia e matria. A brida se relaciona, pois, com a atividade arquetpica mediante a funo de alavanca: o princpio de que as energias so controladas, especificadas e modificadas mediante os efeitos da angulao. Assim, verificamos com freqncia que o ngulo fundamentalmente uma relao entre dois nmeros teria sido utilizado no simbolismo antigo para designar um grupo de relaes fixas que controlam sistemas complexos ou modelos interativos. Desta forma, os arqutipos ou deuses representavam funes dinmicas que vinculavam entre si os mundos superiores da interao e o processo permanente, com o mundo real dos objetos concretos. Verificamos, por exemplo, que um ngulo de 60 tem propriedades estruturais e energticas muito diferentes das de um ngulo de 90 ou de 45. Da mesma forma, a tica geomtrica revela que cada substncia reflete a luz de forma caracterstica, em seu prprio ngulo individual, e este ngulo que nos mostra nossa definio mais precisa da substncia. Alm disto, os ngulos dos padres de unio entre as molculas determinam em grande parte as qualidades das substncias. No caso antes visto da brida, esta relao ou jogo angular se manifesta na relao entre o bocal do freio e a mandbula do cavalo, ambos controlados pela relao angular entre o antebrao e o bceps do cavaleiro. Partindo do nvel do arqutipo ou idia ativa, o princpio retirado do exemplo da brida pode ser aplicado metaforicamente a muitos campos da experincia humana. Por exemplo, quando So Paulo descreve o processo de autodisciplina, mediante o qual uma intencionalidade superior procura controlar a natureza "animal" inferior, diz que a partir do momento em que algum capaz de pr freio boca, j pode dominar o resto da natureza. Mas enquanto a nvel arquetpico esta imagem pode ser metafsica e poeticamente expansiva, tambm encontra sua representao geomtrica exata no ngulo. o ngulo exato do brao em relao com o ngulo da brida o que controla a energia do cavalo. Funcionando, portanto, a nvel arquetpico, a geometria e os nmeros descrevem energias fundamentais e casuais em sua dana entretecida e eterna este modo de ver que subjaz sob a expresso de sistemas cosmolgicos e configuraes geomtricas. Por exemplo, o mais reverenciado de todos os diagramas tntricos, o Sri Yantra, representa todas as funes necessrias ativas no universo, mediante nove tringulos entrelaados. Desaparecer num diagrama geomtrico desta ndole entrar numa espcie de contemplao filosfica. Para Plato, a realidade consistia em essncias puras ou idias arquetpicas, das quais os fenmenos que percebemos so apenas plidos reflexos (a palavra grega "idia" traduz-se

tambm como "forma"). Estas idias no podem ser percebidas pelos sentidos, mas apenas pela razo pura. A geometria era a linguagem que recomendava Plato como o modelo mais claro para descrever esse reino metafsico.
"Acaso no sabeis que (os gemetras) utilizam as formas visveis e falam delas, embora no se trate delas, mas destas coisas de que so um reflexo, e estudam o quadrado em si e a diagonal em si, e no a imagem deles que desenham? E assim sucessivamente em todos os casos... O que realmente procuram poder vislumbrar estas realidades que apenas podem ser contempladas pela mente." PLATO, A Repblica, VII.

O Sri Yantra se desenha a partir de nove tringulos, quatro com a ponta para baixo e cinco com a ponta para cima, formando assim 42 (6 X 7) fragmentos triangulares ao redor de um tringulo central. Provavelmente, no exista nenhuma outra srie de tringulos entrelaados com uma integrao perfeita.

O platnico Thomas Taylor considera nosso conhecimento da geometria como inato em ns prprios, adquirido antes de nascer, quando nossas almas estavam em contato com o reino do ser ideal.
"Todas as formas matemticas tm uma primeira permanncia na alma; de tal modo que antes do sensvel, ela contm nmeros com sua dinmica prpria; figuras vitais antes das aparentes; razes harmnicas antes de coisas harmonizadas e crculos invisveis antes dos corpos que se movem em crculos." THOMAS TAYLOR.

Plato o demonstra em Mnon, onde faz com que um jovem servente sem instruo resolva intuitivamente o problema geomtrico de duplicar o quadrado.
9

Para o esprito humano, confinado num universo em movimento, na confuso de um perptuo fluxo de acontecimentos, circunstncias e desconcerto interno, procurar a verdade sempre significou procurar o imutvel, chame-se a isto idias, formas, arqutipos, nmeros ou deuses. Entrar num templo construdo em sua totalidade conforme as propores geomtricas invariveis entrar no reino da verdade eterna. Diz Thomas Taylor: "A geometria permite ao seu devoto, como uma ponte, franquear a obscuridade da natureza material, como se fosse um mar obscuro, para as regies luminosas da realidade perfeita." Contudo, no se trata em absoluto de um acontecimento automtico que ocorra apenas pegando um livro de geometria. Como diz Plato, o logo da alma deve ser gradualmente reavivado pelo esforo:
"Que prazer me dais. os que pareceis preocupados porque eu vos imponha estudos pouco prticos. No prprio unicamente dos espritos medocres, pois todos os homens tm dificuldades para se persuadir de que atravs destes estudos, utilizados como instrumentos, como se purifica o olho da alma. e como se propicia que um novo fogo arda nesse rgo que estava obscurecido e como extinguido pelas sombras de outras cincias, um rgo mais importante de conservar do que dez mil olhos, pois o nico com o qual podemos contemplar a verdade." A Repblica, VII (citada por Ten de Esmirna sculo II em sua obra Matemticas teis para entender Plato)

A geometria trata da forma pura. e a geometria filosfica reconstri o desenvolvimento de cada forma a partir de outra anterior. E uma maneira de tornar visvel o mistrio criativo essencial. A passagem da criao procriao, da idia pura, formal e no manifestada para o "aqui em baixo", o mundo que surge desse ato original divino pode ser tratado mediante a geometria, e ser experimentado atravs da prtica da geometria; este o propsito dos ''Cadernos prticos" deste livro. Inseparvel deste processo o conceito do nmero e, como veremos, para os pitagricos, o nmero e a forma a nvel ideal eram um s. Porm neste contexto, o nmero deve ser entendido de maneira especial. Quando Pitgoras dizia: "Tudo est ordenado ao redor do nmero", no pensava nos nmeros cm sentido enumerativo ordinrio. Alm da simples quantidade, a nvel ideal os nmeros esto impregnados por uma qualidade, de tal maneira que a "dualidade", a "trindade" ou a "ttrada". por exemplo, no so simples compostos de 2. 3. 4. ou 6 unidades, mas sim um todo ou uma unidade em si mesmas, cada uma delas com suas correspondentes propriedades. O "dois", por exemplo, considera-se uma essncia original da qual procede e em que se fundamenta na sua realidade o poder da dualidade. R.A. Schwaller de Lubicz prope uma analogia mediante a qual se pode entender este sentido universal e arquetpico do nmero. Uma esfera giratria -nos apresentada com a noo de um eixo. Imaginemos este eixo como uma linha ideal ou imaginria que atravessa a esfera. No possui existncia objetiva, e contudo no podemos
No sculo XII, a arquitetura da ordem cistercense obtm sua beleza visual mediante desenhos que se ajustam ao sistema proporcional da harmonia musical. Muitas das abadias daquele perodo eram conchas acsticas que transformavam um coro humano em msica celestial. So Bernardo de Claraval, que inspirou esta arquitetura, disse a respeito da sua concepo: "No deve haver decorao, apenas proporo."

10

Aqui se mostra Cristo utilizando um compasso para reconstituir a criao do universo a partir do caos primordial. Este cone se pode entender tambm como uma imagem da auto-criao individual, pois aqui, como em muitas representaes medievais de Cristo, o simbolismo tntrico evidente. Cristo segura o compasso com a mo sobre o centro vital chamado a chakra do corao, e partindo deste centro organiza o tumulto das energias vitais contidas nos chakras inferiores, indicadas no corpo mediante os centros no umbigo c nos rgos genitais. A geometria simbolizada aqui por sua vez no sentido individual e universal e enquanto instrumento, mediante o qual o reino arquetpico superior transmite ordem c harmonia ao mundo vital e ao energtico.

seno estar convencidos da sua realidade; e para determinar qualquer coisa relacionada com a esfera, tal como sua inclinao ou sua velocidade de rotao, devemos nos referir a este eixo imaginrio. O nmero em seu sentido enumerativo corresponde s medidas e movimentos da superfcie exterior da esfera, enquanto o aspecto universal do nmero anlogo ao princpio imvel, no manifesto nem funcional de seu eixo. Levemos agora nossa analogia ao plano bidimensional. Considerando um crculo e um quadrado e dando o valor 1 ao dimetro do crculo e tambm ao lado do quadrado, ento a diagonal do quadrado sempre ser (e esta uma lei invarivel) um nmero "incomensurvel" ou "irracional". Dizemos que este nmero pode se prolongar num nmero infinito de decimais sem nunca atingir uma resoluo. No caso da diagonal do quadrado, esse decimal 1,1442..., e se denomina raiz quadrada de dois ou 2 . Com o crculo, se dermos o valor de 1 a seu dimetro, a circunferncia ser sempre do tipo incomensurvel, 3,1316...que conhecemos como o smbolo grego , pi. O princpio continua o mesmo no caso inverso: se damos o valor fixo e racional
11

1 diagonal do quadrado e circunferncia do crculo, ento o lado do quadrado e o raio do crculo tornam-se do tipo incomensurvel ou "irracional: 1 / 2 e l / . exatamente neste ponto onde se separam as matemticas quantificadas e a geometria, porque numericamente nunca poderemos conhecer exatamente a diagonal do quadrado ou a circunferncia do crculo. Claro, podemos arredondar depois de um dado nmero de decimais e tratar estes nmeros como qualquer outro nmero, contudo nunca poderemos reduzi-los a uma quantidade. Em geometria, contudo, a diagonal e a circunferncia, consideradas no contexto da relao formal (a diagonal relativamente ao lado, a circunferncia relativamente ao dimetro) so realidades perfeitamente identificveis e evidentes em si mesmas: 1: 2 e 1 : , O nmero se considera como uma relao formal, e este tipo de relao numrica se denomina funo. A raiz quadrada de 2 o nmero funcional do quadrado, e pi o nmero funcional do crculo. A geometria filosfica e por conseguinte a arte e a arquitetura sacras tm muito a ver com essas funes "irracionais", pela simples razo de que demonstram graficamente um nvel de experincia que universal e invarivel. As funes irracionais (que consideraremos mais exatamente como supra-racionais) so a chave que abre a porta de uma realidade superior do nmero. Demonstram que o nmero acima de tudo uma relao: quaisquer que sejam as quantidades que se apliquem ao lado e ao dimetro, a relao continuar sendo invarivel, j que na essncia, este aspecto funcional do nmero no grande, nem pequeno, nem infinito ou finito: universal. Assim, no conceito de nmero h um poder definido, finito e particularizante, e tambm um poder sintetizador universal. A um, poderia se denominar o aspecto exotrico ou exterior do nmero; e ao outro, o aspecto funcional, esotrico ou interno. Vejamos os quatro primeiros nmeros primrios por esta tica. O nmero UM pode se supor que defina uma quantidade: por exemplo, uma ma. Mas em outro sentido, representa perfeitamente o princpio da unidade absoluta, e como tal foi freqentemente utilizado, como o smbolo que representa Deus. Enquanto manifestao formal, num sentido pode representar um ponto foi-lhe dado o nome de nmero "pontual", o hindu ou semente do mandala (smbolo grfico do universo) hindu e, em outro sentido, pode representar o crculo perfeito. DOIS uma quantidade, mas, simbolicamente, representa, como j temos visto, o princpio da dualidade, o poder da multiplicidade. Ao mesmo tempo, tem seu sentido formal na representao de uma linha, na medida em que dois pontos definem uma linha. TRS uma quantidade, mas como princpio, representa a trindade, um conceito vital que veremos mais adiante. Seu sentido formal o do tringulo, que formado por trs pontos. Com o trs, d-se uma transio qualitativa dos elementos abstratos do ponto e da linha ao estado tangvel e mensurvel denominado superfcie. Na ndia, o tringulo era chamado a Me, pois a membrana ou canal de nascimento atravs do qual todos os poderes transcendentes da unidade e sua diviso inicial numa polaridade devem passar para entrar no reino manifesto da superfcie. O tringulo atua como me da forma. Mas trs apenas um princpio da criao, que forma a passagem entre os reinos transcendente e manifesto, enquanto o QUATRO representa pelo menos "a primeira coisa nascida", o mundo da natureza, porque o produto do processo procriador, isto , a multiplicao 2 x 2 = 4. Como forma, quatro o quadrado e representa a materializao. A universalidade do nmero pode ser vista em outro contexto mais fsico. Sabemos pela fsica moderna que desde a gravidade at ao eletromagnetismo, passando pela luz, o calor e inclusive o que acreditamos ser matria slida em si, a totalidade do universo perceptvel composta por vibraes, percebidas por ns como fenmenos de ondas. As ondas so padres puros temporais, isto , configuraes dinmicas compostas de amplitude, intervalo e freqncia, e apenas podem ser definidas e entendidas por ns atravs do nmero. Assim, todo o nosso universo redutvel ao nmero. Todo o corpo vivo vibra

12

Este desenho caligrfico zen japons representa harmoniosamente a "criao". mediante a simples progresso da unidade do crculo, passando pelo tringulo, at forma manifesta do quadrado.

fisicamente, toda a matria elementar ou unanimada vibra molecular ou atomicamente, e todo o corpo vibrante emite um som. O estudo do som, tal como o inturam os antigos, proporciona uma chave explicativa para a compreenso do universo. Temos observado j que os antigos conferiam grande importncia ao estudo da harmonia musica], relacionado com o estudo das matemticas e da geometria. A origem desta tradio est geralmente associada a Pitgoras (560-490 a.C.) e sua escola, mas Pitgoras pode ser considerado como uma janela atravs da qual podemos vislumbrar a qualidade do mundo intelectual de uma tradio mais antiga: a do Prximo c a do Extremo Oriente. Nesta linha de pensamento, o som de uma oitava (uma oitava . por exemplo, dois ds subseqentes na escala musical) era o momento mais significativo de toda a contemplao. Representava o princpio e a meta da criao. O que acontece quando fazemos soar a oitava perfeita? D-se uma coincidncia imediata e simultnea que tem lugar em vrios nveis do ser. Sem nenhuma interveno do pensamento, nem de conceitos, nem de imagens, reconhecemos imediatamente a recorrncia do tom inicial na forma da oitava. E a mesma nota, mas diferente: a consecuo do crculo, uma espiral desde uma semente a outra semente nova. Este reconhecimento intemporal e instantneo (mais preciso do que qualquer reconhecimento visual) universal entre os seres humanos. Mas tambm aconteceu outra coisa. O guitarrista toca uma corda. Em seguida, solta esta corda deixando o dedo exatamente em seu ponto mdio. Toca a metade da corda. A freqncia das vibraes produzidas dupla em relao dada pela corda inteira, e o tom se eleva de uma oitava. A amplitude da corda foi dividida em dois e o nmero de vibraes por segundo se multiplicou por dois; 1/2 criou o seu reflexo oposto. 2/1. Assim, neste momento, um acontecimento abstrato e matemtico est vinculado exatamente a uma percepo fsica e sensorial; nossa resposta direta e intuitiva a esse fenmeno sonoro (a oitava) coincide com sua definio concreta e medida. Da que experimentemos nesta percepo auditiva uma interrelao entre o interior e o exterior, e podemos generalizar a resposta para evocar a possibilidade de uma fuso entre os reinos intuitivo e material, os reinos da arte e da cincia, do tempo e do espao. Pode dar-se outro destes momentos no mundo criado, mas os pitagricos no o conheciam, tampouco ns. o esprito essencial da percepo da harmonia, e para os pitagricos era o nico momento sobrenatural verdadeiro: uma experincia tangvel da simultaneidade dos opostos. Consideravase como a verdadeira magia, um autntico mistrio omnipresente. Era graas geometria que os pitagricos se mantinham em equilbrio nesta transio

13

nica em que a vibrao ouvida se toma visual; e sua geometria, conforme veremos, explora as relaes da harmonia musical. Embora interrelacionados em sua funo, nossos dois principais sentidos intelectuais, a viso e o ouvido, utilizam nossa inteligncia em duas formas completamente distintas. Por exemplo, com nossa inteligncia tica, para formar um pensamento, compomos uma imagem em nossa mente. Por outro lado, o ouvido utiliza a mente numa resposta imediata e sem imagem, cuja ao expansiva e evoca uma resposta dos centros emotivos. Atualmente, esta faculdade emotiva e sensvel ao som costuma associar-se a experincias subjetivas, emocionais, estticas ou espirituais. Tendemos a esquecer que tambm intervm quando a razo percebe relaes invariveis. Portanto, quando centramos nossa experincia sensorial em nossa capacidade auditiva, podemos dar-nos conta de que possvel ouvirmos uma cor ou um movimento. Esta capacidade intelectual muito diferente da "visual", analtica e seqencial que normalmente utilizamos. E esta capacidade intelectual, associada ao hemisfrio direito do crebro, a que reconhece padres no espao, ou conjuntos de qualquer tipo. Pode perceber simultaneamente os opostos e captar funes que perante a faculdade analtica parecem irracionais. E de fato 0 complemento perfeito da capacidade visual e analtica do hemisfrio esquerdo, j que absorve ordens espaciais e simultneas, enquanto a faculdade racional "esquerda" mais adequada para captar a organizao temporal e seqencial. O aspecto esotrico e funcional do nmero, por exemplo, se apreenderia atravs da faculdade do "hemisfrio direito", enquanto o aspecto exotrico e enumerativo do nmero apreendido pelo "esquerdo". Esta qualidade intelectual inata assemelha-se muito ao que os gregos denominavam a razo pura, o que na ndia denominavam o "corao-mente". Os antigos egpcios tinham para isto um lindo nome: a "inteligncia do corao", e atingir esta qualidade de entendimento era a meta implcita da vida. A prtica da geometria, embora faa uso tambm da faculdade analtica, utiliza e cultiva este aspecto auditivo e intuitivo da mente. Por exemplo, algum experimenta o fato do crescimento geomtrico atravs da imagem do quadrado cuja diagonal forma o lado de um segundo quadrado. Trata-se de uma certeza sem razo aparente, captada pela mente a partir da experincia real de executar o desenho. A lgica est contida nas linhas do papel, que no se podem desenhar de outra forma. Como gemetras. equipados apenas com compassos e rguas, entramos no mundo bidimensional da representao da forma. Estabelece-se um vnculo entre os reinos do pensamento mais concretos (a forma e a medida) e os mais abstratos. Na busca das relaes invariveis que governam e interrelacionam as formas, pomo-nos em ressonncia com a ordem universal. Ao reproduzir a gnese destas formas, tentamos conhecer os princpios da evoluo. E desta maneira, ao elevar nossos prprios padres de pensamento a estes nveis arquetpicos, propiciamos s foras destes nveis a penetrao na nossa mente e no nosso pensamento. Nossa intuio se anima, e talvez, como diz Plato, o olho da alma possa ser purificado e de novo aceso, "pois s atravs dele podemos contemplar a verdade".
"Os nmeros so as fontes da forma e da energia no mundo. So dinmicos e ativos, inclusive entre eles... quase humanos em sua capacidade de influncia mtua." (Ton de Esmirna). Os nmeros, segundo a viso Pitagrica, podem ser andrginos ou sexuados, procriadores ou gerados, ativos ou passivos, heterogneos ou promscuos, generosos ou avaros, indefinidos ou individualizados. Tm suas atraes, suas repulsas, suas famlias, seus amigos; fazem contratos de casamento. So de fato os verdadeiros elementos da natureza. As ferramentas da geometria e o nmero representam os meios com os quais se atinge o conhecimento do espao e do tempo, tanto exterior, como interior. Estes instrumentos, ento utilizados por arquitetos e filsofos, se tornaram hoje, a partir da "idade da razo" em ferramentas do engenheiro.

14

Um dos pressupostos fundamentais das filosofias tradicionais reside, ao que parece, no propsito de que as faculdades intelectuais do homem seja o de acelerar nossa prpria evoluo superando as limitaes do determinismo biolgico que constrangem todos os outros organismos vivos. Os mtodos como a yoga, a meditao, a concentrao, as artes, o artesanato, so tcnicas psico-fsicas para aproximar-se desta meta fundamental. A prtica da geometria sagrada uma destas tcnicas essenciais de auto-realizao.

Cada um dos diagramas dos quadrados pequenos representa um sistema ou tcnica diferente de pensamento para a compreenso do mundo e suas estruturas. A primeira tarefa do aspirante espiritual que encara os variados caminhos contemplativos harmonizar as cinco constituintes universais que compe seu corpo (terra, ar, fogo, gua e prana). Seu conhecimento claro dos mundos exterior e interior depende do acordo harmonioso que estabelea entre estes estados elementares em seu prprio corpo e estes mesmos elementos na natureza. Cada cosmograma geomtrico concebido para assisti-lo nas suas tentativas de liberao atravs da harmonizao.

15

II. A geometria sagrada: metfora da ordem universal


Seja produto da cultura oriental ou da ocidental, o mandala circular ou diagrama sagrado uma imagem familiar c omnipresente atravs de toda a histria da Arte. A ndia, o Tibet, o islamismo e a Europa medieval produziram-no em abundncia e grande parte das culturas tribais tambm o utilizaram, seja em forma de pinturas, de edifcios, ou em danas. Tais diagramas costumam estar baseados na diviso do crculo em quartos, e todas as partes c elementos implicados esto inter-relacionados com um desenho unificado. As mais das vezes, so de certa forma cosmolgicos, isto , representam num smbolo o que se considera como estrutura essencial do universo; por exemplo, as quatro direes espaciais, os quatro elementos, as quatro estaes, por vezes os doze signos do zodaco, diferentes divindades e com freqncia o prprio homem. Mas o mais notvel e constante desta forma de diagrama o que expressa a noo de cosmos, isto , a realidade concebida como um todo organizado e unificado. A antiga geometria no repousa em axiomas ou presunes apriorsticas. Contrariamente aos euclidianos e geometria mais recente, o ponto de partida do antigo pensamento geomtrico no uma rede de definies ou de abstraes intelectuais, mas uma meditao sobre uma unidade metafsica, seguida de uma tentativa por simbolizar visualmente e contemplar a ordem pura e formal que surge desta incompreensvel unicidade. E o enfoque do ponto de partida da atividade geomtrica o que separa radicalmente o que podemos denominar de geometria sagrada, da mundana ou secular. A geometria antiga comea com o um, enquanto as matemticas e a geometria modernas comeam com o zero.

Uma das aplicaes mais surpreendentes da mandala surge na arquitetura das cpulas, tanto as islmicas, como as crists. O quadrado representa a terra, abarcada num qudruplo abrao pela abboda circular do cu e. portanto, submetida roda do tempo em constante movimento. Quando o incessante movimento do universo, representado pelo crculo, d passagem ordem compreensvel, surge o quadrado. O quadrado pressupe por isto o crculo e resultado deste. A relao entre forma e movimento, espao e tempo, evocada na mandala.

Aqui a mandala da unidade est inscrita na mo de uma divindade japonesa budista, que esboa um gesto ritual. A mandala a diviso do crculo da unidade nas formas compreensveis do quadrado, do hexgono. do octgono, etc. e estas formas so consideradas como os primeiros pensamentos de Deus, que surgem da unidade circular. Mas para que os pensamentos se convertam em atividades e atos, necessitam uma vontade ou fora de inteno, que est simbolizada pela mo. As posies das mos podem ser sistematizadas para formar um meio de comunicao (mudra), em que o gesto reflete as diferentes foras mediante as quais as disposies da mente criativa adquirem forma manifesta.

Gostaramos aqui de examinar com mais pormenor estes dois incios simblicos, o um e o zero. porque constituem um exemplo excepcional de como os conceitos matemticos so os prottipos da dinmica do pensamento, da estruturao e da ao. Consideremos primeiro o zero. que uma idia relativamente recente na histria do pensamento, e ainda assim est to arraigada em todos ns. que mal podemos pensar sem ela As origens deste smbolo remontam a antes do sculo VIII da nossa era. momento em que tem-se notcia de seu primeiro aparecimento escrito num texto matemtico da ndia. E interessante notar que, durante o sculo imediatamente anterior quela poca. tinha comeado a se desenvolver na ndia uma linha muito particular de pensamento, que Encontrou sua expresso tanto no hindusmo (atravs de Sankara), como no budismo atravs de Narayana). Esta escola punha exclusivamente a nfase no objetivo de atingir a transcendncia pessoal e escapar do karma mediante a renncia ao mundo natural, inclusive at extremos como a mortificao do corpo fsico. O propsito desta busca altamente asctica era atingir um vazio totalmente impessoal, a cessasso total do movimento no interior da conscincia. Uma descrio deste estado atribuda a Buda "um estado de ausncia desinteressada, incognoscvcl, imperecvel". Este simples aspecto ou possibilidade de experincia meditativa considerava-se o objetivo final do universo criado, assim como a meta de todo o desenvolvimento espiritual individual. Retrospectivamente, agora por muitos considerado como um perodo obscuro no interior da longa e rica herana espiritual da ndia, um declive depois da tradio anterior que proclamava um significado espiritual tanto na expresso manifesta de Deus. como na no manifesta, e cujas prticas tntricas e vogues eram encaminhadas pata a intensificao da relao e da harmonizao entre a matria e o esprito. Foi neste momento que o conceito de zero adquiriu nova tangibilidade e uma nova presena. Como conseqncia

As formas geomtricas primrias so consideradas cristalizaes dos pensamentos criadores de Deus, e a mo humana, ao manipular e construir estas formas, aprender a adquirir por si mesma as principais posturas da linguagem gestual.

17

disto, adquiriu um nome e um smbolo especfico, tanto na metafsica, como nas matemticas. Nestas, chegou a ser considerado como um nmero mais, como smbolo com o qual se pode operar e calcular. O nome que foi dado a este conceito em snscrito foi sunya, que significa vazio. Alguns historiadores das matemticas argumentam que no se pode comprovar que a noo de zero seja exclusivamente hindu, sustentando que antes da ndia, na Babilnia, na Grcia e na civilizao maia, se utilizava por vezes um smbolo para representar uma coluna vazia. Por exemplo, num nmero como o 203, a coluna vazia corresponde ao zero. Na Babilnia, o espao vazio teria sido designado atravs de duas marcas como estas: / / ; na Grcia, por um pequeno 0 com uma perninha, e os maias utilizavam uma espcie de smbolo em forma de ovo. Mas, marcar uma coluna vazia apenas um procedimento de notao, enquanto, ao contrrio, nas matemticas hindus, o zero era tratado como uma entidade tangvel, como um nmero. Os matemticos hindus escreviam coisas como (a x 0) 0 = a. Aristteles e outros mestres gregos tinham se referido ao conceito do zero filosoficamente, mas as matemticas gregas, fundadas como estavam nos ensinamentos pitagricos dos egpcios, resistiram incorporao do zero em seu sistema. Os rabes, que atuaram desde o sculo IX at ao XIV como transmissores do saber e da cultura das antigas civilizaes decadentes do Oriente Distante e de Egito, levaram este conhecimento ao nascente fermento da Europa ocidental. Durante aqueles sculos, recolheram o conceito do zero, junto com outros nove smbolos numricos que tinham se desenvolvido na ndia. A orientao menos mstica e mais prtica da mentalidade rabe viu nestes smbolos um mecanismo prtico para facilitar o clculo e registrar nmeros elevados, especialmente os nmeros que contm uma coluna vazia, tais como 1505. Os nmeros romanos, que foram usados ao longo da Idade Mdia, mantiveram uma notao semelhante da numerao egpcia, pois ambas estavam baseadas em agrupamentos que no necessitavam do zero para indicar uma coluna vazia: egpcia romana MDV = 1.505

Cada unidade superior, as dezenas, as centenas, os milhares, etc. tinha um smbolo diferente, formando assim um sistema decimal sem zeros. O grande matemtico rabe do sculo VIII, Al Jwarizmi, introduziu os nmeros hindus, incluindo o zero, no mundo islmico. Depois, passaram outros quatrocentos anos antes de que as obras de Al.Gorisma (cujo nome deu origem ao termo "algoritmo") fossem introduzidas na Europa atravs dos assentamentos rabes na Pennsula Ibrica. Suas obras foram traduzidas para o latim cerca do sculo XII. Gradualmente, este sistema numrico "arbico" se introduziu na Europa medieval e comeou a fomentar mudanas radicais na cincia e no pensamento ocidentais. Algumas das ordens monsticas resistiram adoo deste sistema de notao decimal com o zero, proclamando sobretudo que o zero era uma inveno do diabo. Entre as que rechaaram o nmero zero estava o ordem de Cister, cuja filosofia mstica e gnstica serviu de inspirao e fundamento para a construo das catedrais gticas, os templos csmicos da Era de Peixes. Mas os mercadores adotaram os nmeros rabes e o zero porque dava-lhes grande facilidade mecnica para o clculo de suas operaes e para o registro das quantidades. Foi, portanto, atravs do impulso comercial que o zero se arraigou. As conseqncias foram enormes. Em primeiro lugar, no interior da estrutura da prpria aritmtica, a base do clculo da soma tinha que ser modificada. Anteriormente, a adio de um nmero a outro sempre produzia uma soma maior do que qualquer dos nmeros originais. Isto ficou naturalmente anulado a partir da utilizao do zero. Outras leis aritmticas tambm ficaram alteradas, de tal maneira que, atualmente, podemos realizar operaes, tais como: 18

Aqui a lgica se rompe por completo. O ilgico do smbolo foi aceito pela comodidade que oferecia para as operaes quantitativas. No entanto esta ruptura da lgica simples e natural da aritmtica permitiu que ocupasse seu lugar uma lgica mental mais complexa, e se introduzisse nas matemticas toda uma gama de entidades numricas e simblicas, das quais algumas no esto respaldadas por qualquer conceito verificvel, nem por qualquer forma geomtrica. Surgidas a partir do sculo XVI, estas entidades incluem os nmeros relativos (por exemplo, quantidades negativas tais como 3), os nmeros decimais infinitos, os nmeros algbricos irracionais, tais como a raiz cbica de 10, os nmeros exponenciais irracionais (tais como o e, a base dos logaritmos que no satisfaz nenhuma equao algbrica), os nmeros imaginrios, tais como a raiz quadrada de 1, os nmeros complexos (a soma de um nmero real e de um nmero imaginrio) e os nmeros literais (as letras que representam frmulas matemticas). A inveno do zero permitiu que os nmeros representassem idias que no tm forma. Isto assinala uma mudana na definio da palavra "idia", que na Antiguidade era sinnimo de "forma" e leva implicitamente geometria. A orientao teolgica da mentalidade hindu no permitiu que se colocasse o zero no incio das sries. O zero foi colocado depois do 9. No foi seno em finais do sculo XVI na Europa, o alvorecer da "idade da razo", quando o zero foi colocado na frente do 1, permitindo assim o conceito dos nmeros negativos. O zero no s se tornou indispensvel no sistema matemtico em que repousa nossa cincia e nossa tecnologia, como tambm, implicitamente, se transferiu para a nossa filosofia e teologia, para a nossa maneira de ver a natureza, para nossas atitudes perante nossas prprias naturezas e ao meio ambiente. Vimos como na ndia a adoo do zero se associou a uma doutrina que negava a realidade do mundo material. O nome snscrito do zero, sunya, que significava "vazio", tornou-se "cifra'' em latim, que tem o significado de nulo ou nada. Ocioso dizer que "nada" um conceito diferente do de "vazio". Tambm naquela poca, na ndia, a palavra snscrita maya assumiu um novo significado. Originalmente, significava "o poder de dividir" ou "a mente que divide", mas naquele momento comeou a significar "iluso", ou o aspecto material do universo como iluso. Podemos ver a outra face deste nihilismo espiritual no materialismo ocidental aps a revoluo industrial, quando o aspecto espiritual da realidade chegou a ser considerado ilusrio. A mentalidade racionalista ocidental negou o antigo e venerado conceito espiritual da unidade, j que com a adoo do zero, a unidade perde sua primeira posio e tornate meramente uma quantidade entre outras quantidades. O advento do zero nos permite considerar qualquer coisa que esteja por baixo das sries de nmeros quantitativos como nulo ou insignificante, enquanto qualquer coisa que esteja alm da gama quantitativamente compreensvel se torna numa extrapolao, oculta sob a palavra Deus e considerada religiosa ou supersticiosa. Da que o zero proporcione um marco para o pensamento ocidental para o desenvolvimento do atesmo e da negao do espiritual. Do ponto de vista do mundo natural, o zero no existe: uma entidade completamente mental. Mas o impacto deste smbolo foi to grande que impulsionou a fsica supostamente emprica do sculo XIX a adotar uma teoria atmica segundo a qual a matria composta de diminutos blocos de construo, pequenas esferas flutuando num vazio como um zero. O zero continuou orientando a viso do mundo decimonnico, mediante a idia de que existe uma separao entre o quantitativo e o no quantitativo; o grau extremo desta idia era de que tudo o que no-quantilativo no-existente, isto

19

, zero. A fsica nuclear do sculo XX j no concebe o tomo como uma partcula separada que atrai ou repele, pois estabelece um campo ou matriz de campos de energia, cujas partculas e desenho esto interconectadas e em perptua transformao. Partculas que no se distinguem do processo; matria que no se distingue dos acontecimentos. Como no firmamento, o que antes se pensava ser um vazio negro com corpos flutuando no seu interior, agora sabe-se que est pleno de substncia-energia. Entre um corpo estelar e as regies que o rodeiam h um campo contnuo do qual o corpo estelar apenas uma densificao. Ao mesmo tempo em que nos afasta da viso do mundo do sculo XIX, tanto microscpica, como macroscpica, a cincia atual nos mostra uma contnua flutuao e alternncia entre a matria e a energia, confirmando-nos que no mundo natural no existe o zero. A noo de zero tambm teve efeito nas nossas conceituaes psicolgicas. Idias como a finalidade da morte e o medo de enfrent-la, a separao do cu e da terra, toda a gama de filosofias existenciais baseadas no desespero e no absurdo de um mundo que desemboca no noser, todas elas muito devem noo de zero. Vamo-nos a ns prprios como indivduos separados, que se moviam num espao que era diferente de ns prprios. Mas estes conceitos tambm esto perdendo sua influncia. Agora, sabemos que existimos em grupos, determinados por diferentes nveis de afinidades energticas, repelindo, mudando e absorvendo mediante sutis comunicaes energticas interrelacionadas. E nosso ser se prolonga fora de si mesmo mediante diferentes campos de energia para conectar-se com outros campos mais vastos. Tivemos que aprender que no existe nenhum lugar onde possamos nos desfazer das coisas que acabamos de utilizar, que a descarga do nosso lavabo no nos conduz a zero: no existe fbrica, tubagem ou vazadouro algum no solo que nos conduza a qualquer parte. Tudo permanece aqui, conosco. Os ciclos de crescimento, utilizao e desgaste continuam interrompidos. No existe a garrafa de usar e jogar fora. Com o zero, temos no incio das matemticas modernas um conceito numrico que filosoficamente enganoso e que cria uma separao entre nosso sistema de smbolos numricos e a estrutura do mundo natural. Por outro lado, com a noo de unidade que governava as antigas matemticas, no existe esta dicotomia. A noo de unidade continua, literalmente, impensvel; simplesmente porque para que qualquer coisa seja, exista, deve, como verdadeira afirmao positiva de si mesma, negar aquilo que no . O frio s frio porque a negao do calor. Para que uma coisa seja, seu oposto tambm deve ser. D-se ento no comeo do mundo criado a contingncia da diviso da unidade em dois. Com o dois comeam os nmeros. Esta mesma lei governa nossa compreenso, j que para poder compreender qualquer estado objetivo, devemos reconhecer e negar seu oposto. Diz R.A. Schwaller de Lubicz:
"'O nmero um s definvel atravs do nmero dois: a multiplicidade que revela a unidade... A inteligncia das coisas s existe atravs do que poderamos chamar um fracionamento original e a comparao destas fraes entre si, o qual no mais do que uma enumerao dos aspectos da unidade."

Assim, por mais impensvel que possa ser a unidade, tanto a razo como a experincia espiritual obrigam o pensador tradicional a situ-la no incio. Tudo o que existe em seu problema matemtico ou em seu universo uma frao do uno desconhecido, e apenas graas possibilidade de se poder relacionar proporcionalmente umas e outras so conhecveis estas partes. Diz Sri Aurobindo:
"Na origem das coisas, deparamos com uma massa infinita que contm finitos inexplicados; um indivisvel pleno de divises sem fim, uma imutabilidade onde pululam as mutaes e diferenciaes, um paradoxo csmico est no incio de todas as coisas. Este paradoxo apenas pode ser explicado como o um; mas trata-se de uma unicidade infinita que pode conter as centenas, os milhares, os milhes, os bilhes.... Isto no significa que o um seja plural, ou que possa ser limitado ou descrito como uma soma de muitos. Pelo contrrio, pode conter

20

o infinito porque excede toda limitao ou descrio mediante a multiplicidade, e excede mesmo assim toda limitao mediante uma unicidade finita, conceitual" (A Vida Divina)

A unidade um conceito filosfico e uma experincia mstica que pode ser expressa matematicamente. A mentalidade ocidental, contudo, renunciou disciplina de reconhecer um mistrio supra-racional, incognoscvel, como seu princpio primeiro. Mas ao abandonar este respeito a uma unidade simples incognoscvel, nossas matemticas e nossa cincia desenvolveram um sistema que exige hipteses complexas e inter-relacionadas, entidades imaginrias tais como as mencionadas acima, e quantidades desconhecidas x que devem ser manipuladas, quantificadas ou igualadas, como no pensamento algbrico. Assim, o desconhecido aparece no apenas uma vez, mas em cada momento, e apenas se pode manejar procurando solues quantitativas. Nosso pensamento atual se baseia na seguinte seqncia numrica e lgica: 5, 4, 3, 2, 1, 1, 0, 1 , 2 , 3 , 4 , 5 Com o zero ao centro, h uma expanso quantitativa: 1,2,3..., e nosso sentido do equilbrio exige que haja 1, 2, 3... do outro lado, o que d uma srie de abstraes no existentes (quantidades negativas) que requerem uma lgica absurda. O sistema tem um ponto de ruptura, o zero, que desconecta o contnuo e dissocia os nmeros positivos da srie negativa que o equilibra. Na progresso numrica do antigo Egito, que comeava por um em vez do zero, todos os elementos so naturais e reais: 1/5, 1/4, 13, 1/2, 1 , 2 , 3 , 4 , 5 Todos os elementos surgem da unidade central de acordo com a lei da inverso e da reciprocidade. Os egpcios baseavam suas matemticas neste srie de nmeros simples e naturais, e realizavam com ela sofisticadas operaes, para as quais hoje necessitamos complexas operaes algbricas e trigonomtricas. E podemos verificar a demonstrao natural desta srie nas leis fsicas do som. A batida sobre uma corda, ao dividi-la em dois, produz uma freqncia dupla de vibraes. Assim, esta srie expressa a lei essencial da harmonia. Grande parte da fsica ps-Einstein parece ter esta crena como base, j que a inverso desempenha um papel primordial na teoria da relatividade, no princpio da dvida e em conceitos tais como os buracos negros. A idia de um intercmbio contnuo entre a matria e a energia tambm requer esta sistematizao. Conceitos metafsicos tais como a imortalidade da alma, o renascimento e a reencarnao tambm se apreendem mais plenamente mediante a noo da reciprocidade. Para os egpcios, o mundo inferior, para onde se dirigiam as almas depois da morte, se chamava o "mundo invertido", o Dwat. A progresso de elementos inversos (recprocos) constitui a base mental para a noo de perptuo intercmbio atravs da inverso. A idia da unidade, incognoscvel como incio, foi a base de muitos sistemas filosficos e mitolgicos. Embora Sankar, com o Budismo vigente durante certo perodo, estabelecesse o vazio como presena fundamental, a corrente principal do hindusmo sempre repousou sobre a noo do um, do divino, que se dividia dentro de si mesmo para formar seu oposto, criando-se a si prprio, o universo manifesto. Dentro do olhar divino sobre si mesmo, trs de suas prpria qualidades se tornaram distintas: Sat (ser imvel). Chit (conscincia-fora) e Ananda (xtase). A unidade original, representada por um crculo, se reafirma no conceito da "real idia", o pensamento de Deus, que os hindus chamavam bindu ou semente, o que ns denominamos como ponto geomtrico. O ponto, segundo os Comentrios do Shiva Sutra Vimarshini, constitui o limite entre o manifesto e o no manifesto, entre o espacial e o no espacial. O bindu corresponde "idia de semente-som" dos tantras. O divino se transforma em vibrao sonora (nada),

A progresso natural dos nmeros inteiros, em conjunto com sua progresso inversa, um modelo para a formao do tipo mais comum de folha.

21

A msica regida pelas leis fundamentais da reciprocidade; as mudanas de freqncia c de tamanho de ondas so recprocas. Os tons ascendentes ou descendentes, da mesma forma que os quocientes aritmticos recprocos, se aplicam ao comprimento das cordas. "Maior" ou "menor" so modos tonais recprocos. Tai como assinala Ernest McClain em The Myth of Invariance, Plato concebeu a alma do mundo como sendo composta por quocientes recprocos idnticos aos que na mitologia hindu criam o musical "tambor de Siva", o vibrante instrumento da criao. (Veja-se a pgina 81).

Note-se que tanto este smbolo egpcio da "boca", quanto o percurso de uma corda em vibrao tm uma forma "vesical" achatada.

e prolifera no universo, que no diferente de si mesmo, dando forma ou expresso verbal a esta "auto-idia". Ramakrishna resumiu a sagrada escritura dizendo: "O universo no seno o divino pronunciando seu nome para si mesmo." O universo surge assim da palavra. Esta palavra transcendental no seno uma vibrao (uma materializao) do pensamento divino que d lugar ao fracionamento da unidade que criao sua. A palavra (saabda em snscrito, o logos dos cristos e dos gnsticos), cuja natureza pura vibrao, representa a natureza essencial de tudo quanto existe. As ondas vibratrias concntricas se expandem para fora a partir de inmeros centros, e suas sobreposies (esquemas de interferncia) formam ns de energia concentrada que se tornam nos corpos gneos rotativos do firmamento. A "real idia", o Purusha, 0 ponto inaudvel e invisvel do som-idia, permanece fixo e imutvel. Seus nomes, contudo, podem ser investigados atravs da geometria e dos nmeros. Este som emitido, essa enunciao da idia de Deus. o que os pitagricos denominariam a msica das esferas. No antigo Egito, o campo primordial da vibrao (denominado nada na ndia) chama-se Nun. o oceano primrio. A substncia csmica da criao a imagem indiferenciada do Todo. Imerso neste oceano primrio est Aton, o criador, que deve em primeiro lugar distinguir-se de si mesmo, do Nun, com o fim de dar incio criao. Aton masculino e anlogo ao Chit (conscincia-fora) do mito hindu. Aton representado em estado de xtase, totalmente absorto. Algumas verses do mito dizem que Aton masturbatrio. Sua auto-contemplao esttica provoca sua ejaculao e esta atinge sua garganta fazendo-o tossir e expulsar sua semente pela boca. Tossiu e esculpiu Shu e Tefnut, os quais, com ele, formam a primeira trade dos nove grandes Neteru, ou princpios da criao. Fixemo-nos na relao entre este mito da criao e a notao matemtica egpcia, em que as fraes so representantadas mediante o desenho de uma boca como numerador e marcas de unidade para denominador, imaginando a idia dos poderes da semente emitidos pela boca de Aton, o mundo criativo = 1/3. O sinal hieroglfico o mesmo signo utilizado para escrever o nome do ser supremo, Ra (que, como criador, conhecido como Aton-Ra). A semente projetada de Aton entra na vibrao primria de Nun e a coagula nas formas do universo, exatamente como o esperma coagula a substncia albuminosa do vulo (estas e outras correlaes funcionais com os mitos egpcios foram desenvolvidas por Lucie Lamy em Mistrios Egpcios). Hoje em dia, a teoria dos campos da astrofsica moderna concebe o universo como um campo vibratrio, integral e incompreensivelmente vasto de plasma ionizado, pr-gasoso, uma imagem no muito diferente do Nun ou oceano csmico do mito egpcio,

ou do Prakriti da cosmologia hindu. No interior deste campo gravitacional, as influncias se desencadeiam, criando uma densificao em configuraes nodais. O desequilbrio e a turbulncia causados pelos centros de massa galctica recm formada por efeito da contrao libertam ondas compostas, que causam mudanas violentas e abruptas na presso e na densidade de todo o plasma csmico. Estas mudanas so conhecidas como "estampidos snicos*'; snicos porque,com efeito, a propagao de qualquer som simplesmente a rpida mudana oscilatria de presso-densidade em qualquer meio. Estes choques snicos ondulantes criam um torvelinho em toda a nuvem galctica e, nas regies interiores formadas por este torvelinho, nascem as estrelas. Isto confirma claramente a antiga imagem da criao universal mediante ondas de som ou da palavra de Deus; a cincia reafirma que as estrelas e galxias visveis so configuraes de exploses em espiral, rplicas residuais de ondas de choque estacionrias provocadas pela atroadora voz do universo. Assim, o modelo cientfico mais moderno da criao assemelha-se imagem apresentada pela mitologia antiga, e ambas reconhecem uma absoluta singularidade ou unidade no seu incio. Em termos de ortodoxia das antigas matemticas, os smbolos das matemticas deveria refletir as realidades que descrevem. Com o zero e com o exrcito de signos meramente mentais e estatsticos que o seguiram, estamos muito longe de ter um sistema de smbolos matemticos que corresponda ordem pura e geomtrica do espao vivo.

III. O ato primeiro: a diviso da unidade


Quem utilize figuras geomtricas para descrever o incio da criao deve tentar mostrar como uma unidade absoluta pode tornar-se multiplicidade e diversidade. A geometria tenta recuperar da infinita informidade, o movimento ordenado, conferindo-lhe uma srie de formas interrelacionadas, e ao recriar este misterioso passo do um para o dois, torna-o simbolicamente visvel. Tanto do ponto de vista metafsico como natural, falso dizer que para obter o dois tomam-se dois uns juntos. Bastar observar a forma em que uma clula viva se torna duas. O um por definio singular, unidade, e portanto, inclui tudo. No pode haver dois uns. A unidade, enquanto smbolo perfeito de Deus, se divide a si mesma a partir de dentro, criando assim o dois: o "eu" e o "me" de Deus, por assim dizer: o criador unidade e a multiplicidade criada. A unidade cria dividindo-se a si mesma, e isto se pode simbolizar geometricamente de vrias formas diferentes, segundo se representa graficamente a unidade original. A unidade se pode representar apropriadamente como um crculo, mas a verdadeira incomensurabilidade do crculo indica que esta figura pertence a um nvel de smbolos que est alm do razovel e da medida. A unidade pode ser concebida como o quadrado que, em sua simetria perfeita, tambm representa o todo e se presta medida compreensvel. Na filosofia geomtrica, o crculo o smbolo da unidade no manifesta, enquanto o quadrado representa a unidade serena, por assim dizer, prestes a se manifestar. O quadrado representa as quatro orientaes primrias, o norte, o sul, o leste e o oeste, que tornam compreensvel o espao, e formado por dois pares de elementos perfeitamente iguais e contudo opostos, cumprindo assim graficamente a descrio da natureza universal que encontramos no taoismo e em outras filosofias antigas.

23

O quadrado o resultado de um entrecruzamento.

As quatro orientaes estavam relacionadas com os quatro elementos da criao: a trar, o ar, o fogo e a gua.

Por definio, o quadrado consiste em quatro linhas retas iguais que se unem em ngulo reto. Mas outra definio mais importante a de que o quadrado o fato de que qualquer nmero multiplicado por si mesmo um quadrado. A multiplicao simbolizada por uma cruz e este smbolo grfico em si mesmo uma definio justa da multiplicao. Se cruzamos uma vertical com uma horizontal, dando a essas linhasmovimentos unidades de longitude iguais, digamos por exemplo 4, verificamos que esta cruz gera uma superfcie quadrada: uma entidade tangvel e mensurvel assume existncia como resultado desta cruz. A cruz pode se transferir simbolicamente para a cruz entre contrrios de qualquer tipo, tais como a cruz entre um macho e uma fmea que d origem a um novo indivduo, ou a cruz entre a obscuridade e a luz, que d origem s formas visveis e tangveis, ou ainda a cruz entre a matria e o esprito, que origina a prpria vida. Portanto, a cruz uma ao-princpio que o quadrado representa perfeitamente. A palavra natureza significa "o nascido", e todo o nascimento para a natureza requer aquele cruzamento de contrrios. Portanto, o quadrado vem a representar a terra e, como tal, simboliza a experincia consciente da existncia finita, daquilo que nasceu para a natureza. Isto nos conduz ao problema de saber se os lados do quadrado so curvos ou retos: se a realidade do universo em sua totalidade uma curvatura infinita, um movimento infinito, h mesmo assim uma conscincia que capaz de apressar temporariamente, tanto conceitual como perceptivamente, segmentos do contnuo universal. Esta conscincia objetiva pode ser vista como uma velocidade reduzida da conscincia universal, e tem por instrumento o crtex cerebral do homem. Os hindus denominavam tapas a este poder de isolamento e de deteno do devenir universal em perptuo movimento. O filsofo grego Herclito comparou-o a uma paralisia da viso tal como se experimenta quando algum picado por um escorpio. Chamava a objetivao de "ferro do escorpio".

24

Os filsofos budistas e hindus se preocupavam de que a conscincia humana se deixasse fascinar ou absorver por esta percepo segmentada da realidade. Para utilizar uma analogia budista familiar, o tempo como um colar de contas quadradas de objetos, momentos ou acontecimentos tangveis, e deixar-se absorver por esta sucesso de estruturas limitadas maya ou iluso, enquanto apenas o fio interior do colar, o contnuo inimaginvel, realidade. Pitgoras, por sua vez, ensinava que a experincia da vida num corpo finito e limitado tinha o propsito especfico de descobrir e manifestar a existncia sobrenatural do finito. A pessoa ento deve se concentrar tambm no prprio finito, para descobrir como este finito poderia conter intrinsecamente o poder de expressar o infinito. Isto no significa concentrar-se sobre os efeitos finitos e materiais, mas sim sobre os princpios abstratos revelados no mundo finito, e nas causas que criam e sustentam esta encarnao. Da que as matemticas pitagricas se limitassem aos nmeros inteiros, isto , estados definveis e detenveis, e que procurassem expresses universais no interior do marco mensurvel e geomtrico do quadrado, smbolo profundo da perfeio finita. O "Caderno de prticas" que se segue a primeira das nove sees assim denominadas neste volume, pensadas para permitir ao leitor percorrer passo a passo as principais figuras e conceitos da geometria sagrada. Sugerimos que o leitor tome um compasso e de uma rgua e trabalhe por si mesmo, seguindo as instrues que aparecem junto s figuras dos "cadernos de prtica". E aconselhvel tambm utilizar papel quadriculado para os desenhos; desta forma, a comprovao de certas relaes poder ser feita simplesmente contando os quadrados.

Cadernos de prtica 1
O quadrado cortado pela sua diagonal;
2

Figura 1.2. Tomando como centro o ponto B e como raio o segmento BA, traar um arco que corte em G a continuao do segmento BE. Tomando por centros os pontos A e G e como raios o segmento AB, traar dois arcos que se cruzam em F. Traar o quadrado ABGF.

25

Figura 1.4 Repita-se o processo da figura 1.3. A partir do centro J, traar um arco igual ao lado do quadrado dois. Prolongar os lados AJ e HJ at sua interseo como o arco de crculo em K e M. Traar o quadrado trs, MKHA. De maneira anloga, construir os quadrados quatro, cinco, etc. A relao entre o lado e a diagonal de cada quadrado, e a de cada quadrado com o seguinte quadrado maior, idntica relao entre o quadrado um e o quadrado dois. Isto pode se formular assim:

Este tipo de progresso se chama "progresso geomtrica", na qual o numerador, multiplicado pelo denominador da segunda relao, igual multiplicao do numerador da segunda relao pelo denominador da primeira relao. Esta lei de multiplicao cruzada entre sries de numeradores e denominadores continua sendo exata quaisquer que sejam os quocientes da progresso, sejam sucessivos ou no. Figura 1.3. Dentro do quadrado ABGF, traar a diagonal AG. Utilizando o mesmo mtodo da figura 1.1., traar uma linha perpendicular a AG em G. Com B como centro e BA como raio, traar um arco de crculo para determinar os pontos H e J. Utilizando o mesmo mtodo da figura 1.2, completar o quadrado AGHJ. O lado do quadrado AGHJ (quadrado nmero dois) exatamente igual diagonal do quadrado ABGF (o primeiro quadrado). A superfcie do quadrado dois exatamente o dobro da do primeiro quadrado. (Isto intuitivamente evidente, j que o quadrado maior contm quatro tringulos idnticos, enquanto o primeiro quadrado contm apenas dois). O lado do quadrado se chama a sua raiz ( lado do primeiro quadrado (quadrado um) ). O

1 , e o do

quadrado dois 2 . A diagonal do quadrado dois igual a 2, exatamente duas vezes o lado do primeiro quadrado. Esta relao pode ser escrita como segue:

Estas relaes parecem ser um paradoxo da lgica, mas se o leitor estudar a figura, verificar que so geometricamente corretas. Inclusive, ainda que aumente o tamanho dos quadrados, a relao entre a sua raiz e sua diagonal continuam sendo identidades proporcionais. 26

Figura 1.5. Esta representa uma variante da progresso geomtrica anterior, mas desenvolvida da maior para a menor. Partindo do quadrado ABCD, traar as diagonais DB e AC. Com B e C como centros e com o raio EB igual metade da diagonal, traar dois arcos que se cruzam em F. Traar a linha EF, que corta os lados do quadrado I em G. Com B e F como centro e o raio GF, traar dois arcos que se cruzam em H. Traar o quadrado BHFG (quadrado dois). Repetir o processo, construindo quadrados que diminuam progressivamente em proporo geomtrica, 2. 4, 8, 16, 32, etc. Em ambos os exemplos, o quadrado e sua diagonal expressam a criao do dois a partir da unidade (quadrado inicial) e a conseqente proliferao do nmero em seqncia geomtrica. O quadrado dividido por sua diagonal constitui um modelo arquetpico das propores geomtricas e das progresses deste tipo, isto 1 : 2 :: 2 : 2. em que cada termo ( ou razo) multiplicado por um valor constante com o fim de obter-se o termo seguinte da proporo. Um aumento ou relao fixa e proporcional pode ser o modelo gerador de outras progresses geomtricas, expandindo-se at ao infinito, por exemplo: l : 3 : : 3 : 3 . o u 1 : 3 : : 3 : 9 : : 9 : 2 7 . . . (veja-se a pgina 35). Esta demonstrao geomtrica da relao

entre a proporo e a progresso lembra-nos o axioma alqumico, segundo o qual tudo o que pertence criao formado a partir de um componente fixo e imutvel (proporo), assim como de um componente voltil mutvel (progresso). A relao entre o fixo e o voltil (entre proporo e progresso) uma chave de soluo para a geometria sagrada: tudo o que manifesto, seja no mundo fsico, seja no mundo das imagens e dos conceitos mentais, pertence ao incessante fluxo das progresses em constante mudana; apenas o reino no manifesto dos princpios o que imutvel. Nossa cincia incorre em erro ao tentar atribuir leis e definies fixas e imutveis para o mundo mutvel das aparncias. A histria da cincia nos mostra, descartando ou revisando constantemente, um modelo do mundo aps outro. Devido caracterstica perturbadora de instabilidade do saber cientfico, no apenas nossos fsicos, como tambm nossos filsofos, artistas e a sociedade em geral, tornaram-se relativistas. Mas os princpios geradores so imutveis e permanecem, e nossa contempornea recusa daqueles princpios surge simplesmente porque temos procurado o permanente no mundo emprico, em lugar de procurar na sua verdadeira morada, que o metafsico.

27

Comentrio ao "Caderno de Prticas 1"

Na figura 1.3. presenciamos a diviso da unidade mediante o traado da diagonal do quadrado. O lado do quadrado original, chamado sua "'raiz", recebe o valor de 1, pois a unidade primeira ou original. A superfcie deste quadrado tambm 1, pois 1 x 1 = 1. O simples fato de traar a diagonal pe em jogo o 2, no porque o quadrado tenha sido dividido em dois. mas porque aparece o quadrado 2, pois a diagonal do quadrado 1 a raiz do quadrado 2. e o quadrado 2 exatamente o dobro em superfcie do quadrado 1. O leitor se perguntar, justificadamente, por que, uma vez obtido o smbolo do quadrado, devemos ainda considerar o quadrado construdo sobre a sua diagonal e, neste caso. para que considerar a diagonal? Aqui, devemos definir a relao de causa e efeito, tal como se verifica na geometria contemplativa. Uma vez traado o quadrado com seus quatro ngulos, tem-se implicitamente todo o necessrio para traar as linhas diagonais do quadrado. Alm disto, esta linha diagonal (como qualquer linha reta) implicitamente o lado ou a raiz de um quadrado. Em outras palavras, somos obrigados a refletir sobre ou a tornar explcito tudo o que est implcito em qualquer figura geomtrica. Uma forma um sistema geomtrico e, como todo o sistema, biolgico, qumico ou outros, deve ser considerado como um contnuo em expanso, cujos componentes mantm relaes de causa e efeito. Apenas no mundo mental, arbitrrio, se pode separar a causa do efeito, mas no mundo natural, so inseparveis: uma causa no tal, a no ser que tenha um efeito. Seguindo esta lgica, veremos tambm que a superfcie do quadrado existe apenas dentro de uma relao contnua com um volume cbico, do qual forma uma das seis faces. Na geometria contemplativa, a tentativa sempre seguir o movimento completo desde o mundo puramente abstrato, bidemensional, isto , plano, da linha, at explicitar no mundo real o volume tridimensional. Voltando ao nosso quadrado, revelam-se dois paradoxos no ato de sua diviso pela diagonal. O primeiro reside na estranha coincidncia das duas funes, raiz e diagonal, no momento geomtrico da raiz quadrada de 2. A mesma unidade linear ao mesmo tempo a raiz e a diagonal, o paradoxo da igualdade e da diferena. Esta simultaneidade de funo produz trs relaes, ao que parece contraditrias, mas geometricamente exatas:

O segundo paradoxo reside no fato de a metade (o quadrado repartido pela diagonal) produzir o dobro, como na gerao do tom musical e no mistrio do crescimento biolgico por diviso celular. A raiz quadrada de 2 uma funo irracional e um relao universalmente aplicvel. Como o mundo natural est submetido a mudanas, esta raiz, ao ser invarivel, por definio sobrenatural ou supra-racional, ou seja, um smbolo do reino arquetpico. Os pitagricos, ao que parece, se referiram aos nmeros incomensurveis como ''indizveis". Podemos estar certos de que no foi por segredo nem por pueril religiosidade que chegaram a defini-los assim. Ao contrrio, foi a perspicaz discreo de um intelecto consciente e desejoso de preservar a relao entre o nmero e as realidades csmicas. A figura 1.4 mostra como a criao do 2 conduz a uma proliferao infinita, mediante a progresso geomtrica a:b::b:c etc, ou expressa numericamente, 1 :2::2:4::4: 8:: 16:: 32 : 64 etc. No interessa quantas vezes voltem as relaes numricas, a proporo a : b : . b : c permanece invarivel. Esta progresso pode se estender tanto para a diminuio, quanto para o aumento numrico obtido mediante a bisseco do quadrado, conjuntamente com a expanso numrica obtida mediante as propriedades da diagonal do quadrado. A raiz quadrada de 2 representa assim o poder de multiplicidade que pode se estender tanto para uma extenso sem limites, como para uma finitude extremamente pequena. Esta figura representa perfeitamente o modelo de crescimento por ciso celular dos organismos vivos. No apenas o nmero, como tambm a forma, proliferam a partir da diviso da unidade.
28

Nesta anlise geomtrica do Partenn, feita por Tons Bruns, na sua obra "Os segredos da antiga geometria", podemos ver que a arquitetura deste edifcio regida pela relao entre o lado e a diagonal de uma srie de quadrados. Cada um dos quadrados est em relao com o quadrado maior que o contm, na proporo de 1 para 1,25; portanto, todo o sistema proporcional est baseado na relao funcional 2 a 1e a 1,25 ( 5/4).

Quando falamos de razes de quadrados ou de razes de cubos, estamos utilizando uma designao muito antiga que associa esta funo matemtica com a raiz vegetal. Tanto a raiz de uma planta, como a raiz matemtica so causais: a primeira no interior da terra e a segunda no interior do quadrado. O crescimento visvel da planta, sua proliferao para a especificidade, depende da raiz para sua estabilidade e nutrio. A raiz da planta alimenta porque capaz de romper (dividir) os densos componentes minerais fixos do solo em compostos que a planta pode transformar em seu prprio alimento. No sentido vital, a raiz geomtrica uma expresso arquetpica da funo assimiliativa, geradora e transformadora que a raiz. Como a raiz vegetal, a raiz de 2 contm o poder da natureza que destri para avanar (divide o quadrado inicial) e tambm contm o poder que instantaneamente transforma o 1 em 2. A planta cresce progressivamente, partindo de uma ruptura prvia, mas no h nenhuma teoria racional que possa explicar

A relao 1 : 2 fundamental neste desenho de mosaico islmico, assim como na forma e propores da abelha.

29

A semelhana morfolgica entre o relmpago e a raiz de uma planta tambm funcionalmente exata. Atualmente, a cincia especula sobre o fato de que nos incios da evoluo da Terra, tremendas tempestades de raios na atmosfera pudessem ter proporcionado a energia da luz ultravioleta, que transformou o metano, o hidrognio, o nitrognio e os gases carbnicos nas protomolculas dos compostos orgnicos. Estas molculas foram depositadas pelas chuvas torrenciais nos oceanos primordiais dos quais surgiu a vida. Uma vez mais. as funes de "raiz" so o princpio transformador que sustenta a propenso inspiradora que denominamos "vida".

A raiz cresce mediante a constante diviso de sua forma quadrada. As clulas da raiz so uma poderosa metfora do princpio de integrao e de transformao. A contemplao geomtrica se baseia na idia de que as formas naturais devem ser entendidas como smbolos reveladores dos princpios arquetpicos metafsicos que guiam e controlam a evoluo universal. A raiz contm um incrvel poder de crescimento; sabe-se que as razes podem penetrar a mais de trinta metros sob a areia do deserto para alcanar a gua. Uma simples moita, pode ter mais de um bilho de razes que, unidas em extenso poderiam atingir 560 quilmetros. As razes competem agressivamente na sua busca pela gua, pelo ar e pelos minerais. Devem segregar constantemente cidos para dissolver os minerais que proporcionam alimento e proteo planta. A raiz um smbolo da lei do sacrifcio na natureza, pois como no caso da me, no se esfora em benefcio prprio, mas para sustentar a planta em seu movimento em direo luz.

como uma flor ou um rebento possa surgir de um dbil e fino talo, como o desenvolvimento de um quadrado a partir de outro. E um poder transformador existente a priori na raiz original. O princpio da raiz se exprime em nossos corpos na funo intestinal, que uma transformao da substncia alimentar em energia. Expressa-se tambm nas circunvolues do crebro, que se assemelha ao intestino pelo fato de que transforma a matria prima mental, amorfa, em razo e entendimento. O poder flico ou procriador est implcito na raiz, e a funo sexual, da mesma forma que a funo digestiva, atua para nos manter vivos no mundo fsico. Podemos observar na antiga prtica agrria de erguer monolitos de pedra, razes flicas e minerais da terra, a funo de atrair para baixo a atmosfera csmica frtil. Por outro lado, o raio a raiz do cu, pois transforma o carbono e o nitrognio em compostos assimilveis pelas plantas. Se dividimos a altura total do corpo humano nas propores harmnicas da raiz quadrada de 2, considerando como unidade a altura total, localizamos os centros vitais que correspondem quilo que os japoneses chamam hara (ventre), um sutil centro fsico, justamente abaixo do umbigo. A figura medir 2 V 2 a partir da planta dos ps at ao umbigo, e V 2 1 do umbigo at ao alto da cabea. Na prtica zen, este centro est associado a uma tcnica de meditao para o enraizamento, que implica numa intensificao dos poderes do autocontrole fsico e auto transmutao. Os ensinamentos tntricos na ndia, por sua vez, procuram elevar esta serpente ou raiz para que proporcione sua energia aos centros glandulares superiores transformadores. A tradio chinesa se expressa atravs de Lao-Ts, que afirmou: (parafraseando-o):
"No temas o envelhecimento do corpo, j que assim como o corpo procura a raiz. Procurar as razes voltar fonte, e voltar fonte procurar o prprio destino. Procurar o prprio destino nobreza e a nobreza est plena de valor, e valorosos so os que procuram realizar a meta espiritual alm de todas as formas. Assim, procurar a raiz perseguir essa meta."

A raiz quadrada de dois a funo geomtrica que representa a metfora universal da raiz, e a raiz representa o princpio de transformao. Este momento de transformao est em todas as partes diante de ns, nas razes das plantas que transformam o mineral em vegetal, nas folhas que transformam a luz do sol no suporte do tecido vivo, na rocha e na pedra desgastadas e transformadas em gases moleculares e lquidos, o lquido se transformando em gs, o gs em matria slida, a luz em calor, o calor em movimento mecnico; na germinao de uma semente. Os moluscos transformam o fsforo e o sdio em suas conchas calcreas; a assimilao do alimento sustenta a criao da experincia mental e espiritual. Tudo est em estado de digesto, assimilao, transmutao. Esta transformao prossegue tanto em cada momento que passa,
* Sobre o desenvolvimento da teoria da transmutao de energia inferior em elementos dos sistemas vivos, veja-se: Biological Transmutations, de Louis Kervan, Swan Books, 1976.

30

Na passagem de uma clula para duas, h um ciclo de mudana em oito fases com sete intervalos, anlogos oitava musical, ou ao espectro da luz. O sete simboliza estes ciclos; o ms lunar, exemplo perfeito de fases graduais no interior de um processo contnuo, dominado pelo sete e seus mltiplos. O sete se relaciona mais com o processo do que com a forma, razo porque no existe uma forma simples e natural de desenhar um heptgono a partir de um crculo. O esquema funcional do sistema nervoso humano tambm baseado no sete. A partir da parte inferior do diagrama, temos: 1 - reflexo intrasegmentrio: resposta limitada ao segmento estimulado. 2 - reflexo intersegmentrio: impulso transmitido por neurnios associativos aos segmentos vizinhos, causando uma resposta muscular coordenada. 3 -controle equilibrador: reaes automticas equilibrantes. 4 - controle sinergtico: controle automtico coordenador de aes musculares. 5 -reflexos auditivo (a) e visual (b): respostas automticas ao rudo repentino ou aos raios de luz. 6 - Controle automtico associado a aes musculares complexas. 7 - controle voluntrio e inibidor: escolha de respostas baseadas na memria de experincias passadas.

como ao longo dos ciclos evolutivos. A transformao a condio ubqua dos mundos e de sua evoluo de mineral a planta e de planta a animal, reino que surge de outro reino, volume que se forma com o prolongamento dos vetores convergentes de um volume precedente (veja-se pgina 72). H periodicidade, ritmo, oscilao, configurao, freqncia, tudo isto mensurvel em unidades de tempo e de espao. Esta a gnese dos aparecimentos sequenciais, mas o prprio momento da transformao de um estado para outro, de uma qualidade de ser em outra, de uma forma ou nvel de conscincia em outro, sempre um salto, uma acelerao incompreensvel, como se estivesse fora do tempo, como quando uma clula se divide em duas. Se considerarmos a vida ou a evoluo como apenas a inteligncia seqencial, com apenas a faculdade racional de medir, a realidade da gnese sempre nos escapar. Este momento transformador o nico que existe realmente; os mundos dos fenmenos so um reflexo transitrio. So o passado e o futuro desta eternidade sempre presente, a nica eternidade possvel sem durao que o momento presente. Resumindo o que observamos no "Caderno de prticas 1", consideremos filosoficamente que o quadrado 1 representa o princpio da unidade, ou esta qualidade da unidade absoluta que representada na finitude do quadrado como uma unidade, um indivduo, um todo ou um sistema. O quadrado 2 pode se estender para representar a dualidade e a faculdade de proliferao que a multiplicidade. Quando o um se transforma em 2, temos automaticamente o potencial de uma multiplicidade infinita mediante a progresso, conforme j verificamos. Assim, a polaridade extrema do universo, a unidade e a multiplicidade, perfeitamente representada e pode observarse na simples figura do quadrado e na sua diagonal. Ampliemos agora este enfoque dos simples e incomensurveis poderes da raiz como metforas geomtricas do momento supra-racional da transformao, incluindo no apenas a raiz quadrada de dois, mas tambm a raiz quadrada de 3 e de 5, tal como se vem fazendo em todas as tradies conhecidas da geometria sagrada. Pode se considerar que a transformao se leva a efeito mediante trs processos gerais: o gerador, simbolizado pela raiz quadrada de 2; o formativo, simbolizado pela raiz quadrada de 3; e o regenerativo, simbolizado pela raiz quadrada de 5 e sua funo corresponde ao phi, , o nmero ureo (que veremos no captulo V). A raiz quadrada de 3 aparece em duas configuraes geomtricas importantes, e cada uma delas demonstra de maneira diferente seu carter formativo. A primeira, conhecida como a Vesica Piscis (literalmente, uma bexiga que ao encher-se de ar adquire a forma de peixe) era o diagrama central da geometria sagrada no misticismo cristo da Idade Mdia. Constri-se desenhando dois crculos que tm o centro respectivamente num ponto da circunferncia do outro. A segunda configurao que aparece 3 a do cubo cortado pela sua diagonal. 31

Uma das formas de considerar a "Vesica Piscis" uma representao do reino intermdio que faz parte tanto do princpio imutvel, como do mutvel, do eterno e do efmero. A conscincia humana funciona como mediadora, equilibrando os dois plos complementares da conscincia.

Um cubo cujas arestas so iguais a 1; um plano retangular passa diagonalmente atravs do cubo. Os lados ED e FB = 1 e EF e DF = 2 . Portanto, a diagonal do plano e do cubo EA igual a 3 .

Caderno de prticas 2
A 3 e a "Vesica Piscis"

visualmente com a figura representada sobre estas linhas). Traar a diagonal CA. Traar uma perpendicular a CA a partir do ponto C (seguindo o mtodo da figura 1.1). Tomando C como centro e como raio o segmento CD equivalente a 1, traar um arco que corte esta linha perpendicular a CA no ponto E. (Note-se que esta operao tambm ilustrada pelo arco descontnuo sobre a face EGCD do cubo representado acima). Da mesma forma que a diviso da unidade simbolizada pelo quadrado bidimensional projeta a funo 2 , a diviso da unidade simbolizada pelo cubo (que representa o volume tridimensional) projeta a funo 3 . Figura 2.2. A construo da "Vesica Piscis''. Traar um crculo de qualquer raio de centro A. Escolhendo qualquer ponto B da circunferncia deste crculo, traar outro crculo de raio igual. Ao ser projetado o crculo inicial (unidade) num perfeito reflexo de si mesmo, se forma uma zona de sobreposio das duas circunferncias, definida pelos dois centros (pontos A e B). Esta zona e esta forma se conhecem como a "Vesica Piscis".

Figura 2.1. Traar o quadrado ABCD (mostra-se aqui com uma inclinao de 30 para compar-lo

Figura 2.3. Prova geomtrica da proporo V 3 no interior da "Vesica Piscis". Traar o grande eixo CD e o pequeno eixo AB. Traar CA, AD, DB e BC. Traando arcos com o raio determinado a partir dos centros A ou B, desenhamos a "Vesica" prolongando-os at aos pontos C e D, comprovando assim que as linhas AB, BC, CA, BD e AD so iguais entre si e iguais ao raio comum aos dois crculos. Temos ento dois tringulos eqilteros iguais no interior da "Vesica Piscis". Prolongar as linhas CA e CB at sua interseo com os crculos A e B nos pontos G e F. As linhas CG e CF so dimetros dos dois crculos e representam portanto duas vezes a longitude de qualquer dos lados dos tringulos ABC e ADB. Traar FG passando pelo ponto D. Atravs do mesmo mtodo, podemos provar que FD e GD tambm so iguais aos lados dos tringulos ABC e ABD. S e A B = 1 , DG= 1, CG = 2, e, segundo o

cortando o novo crculo nos pontos H, I , J e K. Traar o retngulo de raiz 3 HIJK em que se inscreve a "Vesica".

Teorema de Pitgoras, (a2+ b 2 = c2), o eixo maior CD = (CG2 DG2) = 3 . Figura 2.4. Construo geomtrica do retngul o 3 . A partir do ponto O, ou centro da "Vesica Piscis", traar um terceiro crculo com o raio 1 e um eixo horizontal que bissecciona os trs crculos e corta o terceiro crculo em E e F. A partir dos pontos E e F como centros, traar arcos de crculo sem modificar a posio do compasso,

Figura 2.5. Construo do hexgono a partir da "Vesica Piscis". Com a "Vesica" configurada por ABCD, traar um arco a partir do centro C com o raio original 1 = CB, que corta o segundo crculo em E. Repetir com D como centro, cortando o crculo em G. Repetir a mesma operao a partir do centro E ou G, cortando o crculo em F. Traar o hexgono BCEFGD.

H poucas figuras que encerrem tanto significado como a "Vesica Piscis". Keith Critchlow explorou esta forma em profundidade e com grande sensibilidade em seu livro Time Stands Still, e mediante o estudo da geometria da catedral de Chartres em seu lindo filme "Reflections"; assim, aqui exploraremos apenas algumas de suas interpretaes simblicas. Os crculos sobrepostos excelente representao de uma clula ou de qualquer unidade no processo de se tornar dual formam uma zona central em forma de peixe que uma das fontes de referncia a Cristo, mediante o smbolo do peixe. Enquanto funo universal, Cristo simbolicamente esta regio que une o cu e a terra, o superior e o inferior, o criador e a criao. Este peixe tambm a designao simblica da Era de Peixes e, por conseguinte, a "Vesica" a figura geomtrica dominante neste perodo de evoluo

Comentrio ao "Caderno de Prticas 2 "

33

As variaes sobre o smbolo do signo zodiacal de Peixes so relacionados com a "Vesica".

Sucesso dos polgonos que surgem da exciso da unidade. Ao se dividir a unidade representada pelo crculo, seu centro se transforma em dualidade dos pontos A e B. A linha AB se estende naturalmente para formar o tringulo eqiltero (assim, todas as coisas, sendo duais por natureza, so 3 por princpio). Ao estender-se para formar o tringulo eqiltero define os lados do quadrado (4), do pentgono (5), do hexgono (6), do octgono (8), do decgono (10) e do dodecgono (12). Para construir esta figura, traar os crculos originais que formam a "Vesica Piscis" e, em seguida, desenhar os crculos adicionais tal como apresenta o desenho. Os diferentes pontos de interseo projetados definiro os vrtices dos diferentes polgonos (linhas a cor). As linhas tracejadas a preto indicam outros pontos de concordncia e permitem definir mais vrtices. As linhas a cor indicam a posio do pentgono, pois este no surge de uma conexo bvia entre os pontos (Veja-se o "Caderno de Prticas, figura 3.2). Esta representao do crescimento sugere inclusive uma rvore. A "Vesica Piscis" pode representar a semente. Mediante sua germinao, surgem as linhas - a cor - (a raiz) e os polgonos (o grmen que d origem aos ramos). A 3 contida na "Vesica Piscis" o poder formativo que d origem ao "mundo" poligonal.
Cristo no interior da "Vesica Piscis".

csmica e humana, e a principal fonte temtica em que se inspiram no Ocidente os templos csmicos dessa era: as catedrais gticas. Como centro da "Vesica", Cristo transmite a idia do princpio "cristo" universal, no substancial, entrando no mundo manifesto da dualidade c da forma. A Era de Peixes se caracterizou por ser a da encarnao formal do esprito na forma, aprofundando assim a materializao do esprito: o mundo se faz carne. Assim, a raiz quadrada de 3 est relacionada com o processo formativo e este vnculo se clarifica mais ao observar a relao da "Vesica" e da raiz quadrada de 3 com o hexgono. que a simetria da ordem para a medida da terra, a medida do tempo (atravs dos 360 do "Grande Crculo" dos cus) e tambm a formao bsica dos cristais minerais, em particular a cadeia de elementos do carbono, que permite a formao de todas as substncias orgnicas. Se consideramos este princpio de formao de um ponto de vista estritamente geomtrico, veremos que enquanto 2 divide a superfcie do quadrado, a 3 divide o volume forma do cubo e devemos recordar que tudo quanto existe no universo criado um volume. A formao de todo o volume requer estruturalmente a triangulao, j que a trindade a base criativa de toda forma. O cubo c o smbolo mais elementar do mundo manifesto e formal (o do volume). A "Vesica Piscis" tambm geradora da forma, j que pode dizer-se que todos os polgonos regulares obtm-se a partir de uma sucesso de construes sobre a "Vesica". As razes de 2 e de 5 tambm se podem derivar deste cosmograma da "Vesica" j que no h simbolizao sinttica da unidade que no evoque todos os princpios bsicos (vejase pgina 37). Como diz o Alcoro: "No h deus que no seja todos os deuses". Mas a "Vesica" enfatiza a 3 com a rica textura da contemplao que evoca este smbolo.

A relao entre o eixo menor e o eixo maior da "Vesica Piscis" em crescimento progressivo demonstra visualmente uma progresso geomtrica:

Planta da capela de St. Mary de Glastonbury, baseada no sistema de 3 . Desenho de Keith Crichlow. em Glatonbury, a Study in Patterns (Investigao da organizao do Saber Perdido, Londres)

Caderno de Prticas 3
A
5

Figura 3.1. Formao do retngulo V 5 a partir do retngulo 1 : 2. Partindo do duplo quadrado ABCD, dividido por EF: a partir do centro G e com o raio GA, traar um arco semicircular que corte o prolongamento da linha EF em H e K. H K = 5 . MLKH um retngulo 5 .

Figura 3.2. A 5 e o pentgono. Traar um crculo, com seu semicrculo inscrito num retngulo correspondente a um duplo quadrado, conforme mostra a figura. Prolongar a linha divisria do duplo quadrado para completar os dois eixos cardinais XX 'e YY' do crculo. A partir do centro A e com o raio AY(= 5 ), traar um arco at B. A partir do centro Y e
2

com raio YB, traar um arco que corte o crculo em C e D. A partir dos centros C e D e sem modificar o compasso traar outros dois arcos cortando o crculo nos pontos E e F. Traar o pentgono YDFEC. Estas demonstraes geomtricas revelam a relao da 5 tanto com o nmero 5 (enquanto quadrado de 5 ), como com a simetria quntupla do pentgono.

O aspecto das trs razes sagradas pode se resumir neste simples diagrama. Estas trs relaes-razes so tudo o que necessrio para a formao dos cinco slidos regulares ("platnicos") que so a base de todas as formas volumtricas. Tambm o 2, o 3 e o 5 so os nicos nmeros necessrios para a diviso da oitava em escalas musicais. Podemos aceitar, portanto, estas razes como uma trindade de princpios geradores.

O quadrado duplo dividido por uma simples diagonal forma dois tringulos retngulos, cada um deles de base 1 e altura 2. Para encontrar o valor geomtrico da diagonal, aplicamos a frmula Pitagrica a2 + b2 = c2. Neste caso, a = 1, b = 2, logo, 12 + 22 = c2 ou 1 + 4 = 5, de tal forma que a diagonal = 5 e a semi-diagonal de um quadrado simples = 5
2

Ao que parece, as propriedades divisrias e transformadoras da raiz devem ser consideradas por sua vez propriedade de unio e de sintetizao, j que tais princpios devem demonstrar as mais das vezes os dois plos de uma oposio. A raiz quadrada de 5 atravessa dois mundos, indicados pelo quadrado superior e pelo inferior; o mundo do esprito e o mundo do corpo. E todas as formas de relacion-los ou os princpios mediadores entre estes extremos csmicos sero considerados como "princpio crstico". A V 5 a proporo que d passagem famlia de relaes denominada a "proporo urea". Esta gera uma srie de smbolos que eram utilizados pelos filsofos platnicos como fundamento do ideal divino, ou amor universal. atravs da "seco urea" que podemos contemplar o fato de que o Criador plantou uma semente regeneradora que elevar os reinos mortais da dualidade e da confuso para a imagem original de Deus. Examinaremos brevemente a "seco urea" e suas ramificaes. Mas observemos primeiro o princpio que rege as progresses resultantes das sagradas razes de 2, 3 e 5.

Comentrio ao Caderno de Prticas 3

Os dois elementos principais da geometria sagrada, o crculo e o quadrado, no ato de se dividirem, do origem s trs razes sagradas. As razes se consideram poderes geradores, ou princpios dinmicos, mediante os quais as formas aparecem e se transformam em outras formas.

37

IV. A alternncia
J tivemos oportunidade de enfatizar a qualidade fixa e invarivel das relaes incomensurveis entre a raiz e a unidade, tal como aparecem nas figuras geomtricas. Trata-se de algo similar ao papel estabilizador que desempenha a funo raiz no crescimento de uma planta. Mas a raiz tambm a que gera a mudana no contnuo das fases irreversveis e em perptuo movimento que fazem parte da vida orgnica. Dado que os antigos pensavam como gemetras, para eles no havia separao entre a geometria e a cincia natural, a cosmologia ou a teologia. A conformidade das matemticas com as leis naturais da geometria conduzia diretamente a uma das principais premissas filosficas do pensamento antigo, a da alternncia. Neste captulo, examinaremos como os antigos mtodos de clculo revelam e se fundamentam nesta lei universal. As antigas matemticas no tinham sistema decimal mediante o qual se pudesse indicar a equivalncia numrica da incomensurvel raiz quadrada de 2 (1,4142135...). Isto representava uma grande limitao num sistema de notao; a idia de um nmero irracional como este era para um antigo gemetra uma lgica absurda. Para ele, a essncia do nmero era um estado: tangvel, fixo, mensurvel. Ratio, a raiz latina de "razo", tambm significa "medida"; um nmero irracional era uma contradio inaceitvel. Os dois tipos de nmeros, racional e irracional, representavam dois estados do ser completamente diferentes. Os nmeros inteiros correspondiam manifestao e eram os termos que se deviam utilizar no clculo. Cada aspecto do mundo dos fenmenos se via como um momento fixo, instantneo, causado pela interao de componentes complementares, um momento captado entre a luz e a obscuridade, entre a vida e a morte, entre o dia e a noite, entre a formao, a desintegrao e a reforma. Uma formao obtida se representava na antiga geometria mediante o "tringulo de Diofante", que um tringulo retngulo com os trs lados iguais a nmeros inteiros, como 3, 4, 5. Este ltimo chama-se tradicionalmente o "tringulo sagrado", entendendo-se por "sagrado" o fixo ou permanente, simbolicamente relacionado com os ossos sagrados da coluna vertebral, que por estarem ligados entre si, permitem a postura sentada e estvel. Por outro lado, as razes irracionais simbolizam o processo constante e criativo de ativar e reativar a energia. Esta incomensurvel fora gestante emana da incompreensvel unidade. Aquilo que compreensvel no mais do que a limitao momentnea deste uno, este ser indefinvel e num momento definvel: "logo, necessariamente, tudo o que definvel surge de um todo indefinvel".

Derivao do tringulo sagrado 3,4,5 mediante o cruzamento de trs semi-diagonais 5 que mostra
2

tambm sua prova geomtrica. Este diagrama demonstra a relao na geometria sagrada entre o processo e a estrutura. As razes irracionais, tais como 5 , so smbolos de processos arquetpicos puros (gerao, fuso, transformao etc), enquanto as relaes fixas entre nmeros inteiros so as estruturas que surgem para simbolizar estes princpios do processo. Nesta figura, o cruzamento de duas linhas irracionais ( 5 ) produz o tringulo
2

"pitagrico" 3,4,5, a figura sobre a qual repousa a racionalidade de nosso pensamento matemtico.

Desenho de uma pgina do Evangelho de Lindisfarne (ano 700), cujas propores se baseiam no tringulo 3,4,5.

Mus a venerao que impregnava o pensamento dos antigos matemticos no exclua a utilizao destes princpios no clculo. Em numerosos textos matemticos pr-euclidianos expese um mtodo que permite expressar estas propriedades da raiz como uma srie de relaes entre nmeros inteiros. Estas relaes aparecem de tal maneira que so alternadamente maiores ou menores do que o incomensurvel valor da raiz. Alm do esquema altemante. estas relaes sucessivas se aproximam cada vez mais do valor da raiz a cada alternncia. Expressas desta maneira, as razes conservam sua qualidade dinmica ou de "processo", ao mesmo tempo em que revelam o princpio da alternncia. Teon de Ermirna, filsofo e matemtico platnico do sculo II, expos em seu livro Matemticas teis para Entender Plato uma demonstrao do que denominamos nmeros laterais e diagonais. Referiremos aqui a argumentao completa de Teon relativamente a este assunto, que pela primeira leitura, pode parecer um verdadeiro quebra-cabeas sem sentido. Mas seguindo o procedimento numrico e geomtrico, a confuso desaparece, ao mesmo tempo em que a tcnica do clculo se tornar clara, assim como suas implicaes filosficas. Teon inicia esta demonstrao tomando por unidade um quadrado, cujo lado e diagonal assume como iguais ao valor 1. Esta descrio indica um significado esotrico, j que um quadrado com um lado e uma diagonal iguais a 1 um absurdo para a nossa mentalidade. Contudo, concorda com a fidelidade mstica que os antigos professavam no sentido da unidade, pois para eles. todos os aspectos ou diferenciaes, fossem o princpio do lado do quadrado ou sua diagonal, eram como um s e iguais a 1 quando estivessem contidos na unidade original. Veremos quando tratarmos das espirais que outras progresses numricas tambm comeam necessariamente com este duplo 1; sua utilidade se tornar aparente, se por alguns momentos seguirmos Teon e a utilizarmos. Vejamos ento a demonstrao de Teon. a que se seguir o mesmo conceito, expresso geometricamente.

Da mesma forma que os nmeros possuem em potencial relaes com tringulos, tetrgonos. pentgonos e outras figuras, tambm descobrimos que as relaes entre os nmeros laterais e os diagonais se expressam cm nmeros que correspondem s propores generativas, porque aqueles so os nmeros que harmonizam as figuras. Portanto, dado que a unidade o princpio de todas as figuras, segundo a proporo suprema generativa (isto . a proporo de 1 para 2), assim da mesma forma a relao entre a diagonal e o lado se encontra dentro da unidade. Suponhamos, por exemplo, duas unidade, uma das quais o lado e outra a diagonal, j que necessrio que a unidade o princpio de tudo esteja em princpio tanto na diagonal como no lado. Associemos a diagonal ao lado. e diagonal dois lados, pois o que o lado pode fazer duas vezes a diagonal pode faz-lo uma vez.

Isto significa simplesmente que o dobro do quadrado do lado igual ao quadrado da diagonal. Teon prossegue da seguinte maneira:
A partir deste momento, a diagonal se toma maior que o lado. j que no primeiro lado e na primeira diagonal, o quadrado da unidade-diagonal ter uma unidade menos do que o duplo quadrado da unidade-lado, dado que as unidades respondem mesma igualdade, mas uma tem uma unidade menos do que o dobro da unidade. Associemos agora a diagonal ao quadrado, isto . a unidade da unidade, e o lado ter o valor de duas unidades: mas se associamos dois lados diagonal, isto . duas unidades unidade, a diagonal ter o valor de trs unidade. O quadrado construdo no lado 2 4, e o quadrado da diagonal 9, que uma unidade maior do que o dobro do quadrado de dois. Da mesma forma, associemos ao lado 2 a diagonal 3. O lado agora 5. Se diagonal 3 associarmos dois lados, isto c, duas vezes 2. teremos ento 7 unidades. O quadrado construdo sobre o lado 5 25 c o construdo sobre a diagonal 7 49. que uma unidade menos do que 0 dobro do quadrado de 25. Mais uma vez. se ao lado 5 se associa a diagonal 7. obtm-se 12 unidades, e se diagonal 7 se associam duas vezes o lado 5, obtm-se 17 unidades, cujo quadrado 289. que uma unidade maior do que o dobro do quadrado de 12 (288), e se prosseguirmos desta maneira, as propores se alternam; os quadrados construdos sobre a diagonal sero por vezes menores e por vezes maiores cm uma unidade do que o dobro do quadrado construdo sobre o lado. pelo que estas diagonais e estes lados sempre sero definveis.

39

Caderno de prticas 4
A Alternncia EXPLICAO DE DEMONSTRAO DE TON
Iniciemos esta demonstrao com uma relao terica entre um quadrado e sua diagonal, a unidade (a unidade original) com o lado e a diagonal, definidos ambos como 1. Prosseguimos gerando relaes tericas com a diagonal segundo o esquema (dado por Ton) de somar a diagonal e o lado do quadrado 1 para obter o lado do quadrado 2 e acrescentando o dobro do lado do primeiro quadrado diagonal do quadrado 1 para obter a diagonal do quadrado 2. O passo inicial e o prosseguimento podem parecer absurdos neste ponto, mas admitamo-los por um momento e veremos como funciona geometricamente: QUADRADO A-3 diag. = 7 lado = 5 Acrescentar ento o dobro do lado do quadrado 2 diagonal do quadrado 2 para obter a diagonal do quadrado 3 : 3 + ( 2 x 2 ) = 7.

QUADRADO Acrescentar o valor da diagonal


A-l diag. = 1 lado = 1 do quadrado 1 ao lado do quadrado 1 para obter o lado do quadrado 2: 1 + 1 = 2

A relao entre o lado e a diagonal dos quadrados tericos muda d e 1 : 1 a 3 : 2 e a 7 : 5 . O quadrado 4 ter uma diagonal de 7 + (2 X 5) = 17 e um lado de 5 + 7 = 12. Para continuar esta gerao, mantemos a mesma regra de acrescentar o valor do lado do quadrado ao valor da diagonal, o que nos d o valor do lado do quadrado seguinte maior, e depois acrescentar o dobro do valor do lado ao valor da diagonal para obter o valor da diagonal do quadrado seguinte maior:

QUADRADO A-2 diag. = 3 lado 2

Acrescentar o dobro do lado do quadrado 1 diagonal do 1 para obter a diagonal do quadrado 2, isto : 1 +2 = 3

Acrescentar depois o valor da diagonal do quadrado 2 ao lado do quadrado 2 para obter o lado do quadrado 3:2 + 3=5

As relaes entre a raiz e o lado, 2 : 3 , 5 : 7 , 1 2 : 1 7 , 29 : 41 etc, do coeficientes que quinta expanso produziram uma equivalncia decimal muito prxima da 2 que atualmente utilizamos (41/29 = 1,414286...). Estes coeficientes oscilam primeiro por cima, por baixo e de novo por cima, aproximando-se cada vez mais do estado irracional perfeito. Isto exprime claramente, alm da alternncia rtmica, o conceito de um momento para a perfeio, assim como os aspectos manifestos do crescimento se acercando cada vez mais ao poder causativo da raiz. O poder de exciso contm em si mesmo o poder do retorno causa.

40

nmero lateral 1 2 5 12 29

quadrado 1 4 25 144 841

dobro nmero quadrado diagonal 2 8 50 288 1.682 1 3 7 17 41

quadrado do nm. diagonal 1 9 49 289 1.681

diferena 2-1 8+1 50-1 288+1 1.682-1

Esta progresso pode continuar indefinidamente, e a tabela anterior verifica a misteriosa afirmao de Teon, segundo a qual o quadrado da diagonal sempre ser o dobro do quadrado do lado, mas alternativamente maior ou menor em uma unidade.

Figuras 4.1 e 4.2. A progresso numrica terica da proporo entre o lado e a diagonal se compara ao desenvolvimento geomtrico para mostrar graficamente como a seqncia de nmeros inteiros se aproxima rapidamente da funo irracional y 2. Partindo da unidade do quadrado com A como centro e AA' como raio, traar um arco que corte o eixo X em B. Com Y como centro e o raio YB, traar um semicrculo que corte o eixo Y em B'. Com B como centro e o raio BB', traar um arco que corte o eixo X no ponto C' para determinar o quadrado 3 e seu gerador seguindo o eixo X. Repetir para traar os quadrados 4, 5... A raiz do quadrado 1 se torna o gerador do 2; a raiz do quadrado 2 se torna o gerador do 5; a raiz do quadrado 5 se torna o gerador do 12.

41

Comentrio ao Caderno de Prticas 4

Se fizermos um diagrama do esquema de progresso de Teon, que alterne por cima e por baixo de um centro irracional, mas aproximando-se cada vez mais deste centro, obteremos um esquema geral de ondas convergentes. A anlise por computador mostra que estas relaes, aps muitas alternncias, atingem grande aproximao raiz irracional e, em seguida, se afastam gradualmente. Temos assim uma configurao geral em forma de convergncia-divergncia. Para indicar as trs dimenses, tambm se pode desenhar uma curva, que nos d a imagem de uma espiral com seu reflexo simtrico, a imagem taoista do movimento dos grandes ciclos do tempo.

A figura 4.2, baseada na demonstrao de Teon, foi retirada de O Templo do Homem, de R. A. Schwaller de Lubicz, e apresenta um esquema de crescimento mediante a raiz de 2, atravs do qual funciona tudo o que natural. O que se revela aqui uma demonstrao precisa, mediante a raiz de 2, do princpio de alternncia, uma alternncia tanto na potncia a pulsao energtica e causai da raiz supra-racional e tambm na oscilao formal dos quadrados produzidos por aquela potncia. Se observarmos de novo a tbua de relaes entre raiz e lado, 3 para 2, 7 para 5, 17 para 12, 41 para 29, vemos que se obtm coeficientes que quinta ou sexta expanso produziram uma proporo igual em preciso raiz quadrada de 2 que atualmente utilizamos, e que o iniciar a progresso com o lado e a diagonal iguais era funcionalmente correto. Cada coeficiente oscila primeiro acima e depois abaixo, aproximando-se cada vez mais do estado irracional perfeito. Este um elemento bsico contido naquilo que denominamos como "matemticas de Diofante", as quais estabelecem progresses numricas que podem ser vistas como representaes de sistemas vibratrios, pois uma corda que vibra tambm se desloca para cima e para baixo de um s abstrato ou ponto imvel no expressvel. Podemos conceb-lo mais poeticamente como um modelo da pulsao da vida csmica. O princpio de alternncia foi uma fonte de conhecimento metafsico e fsico em muitas grandes culturas do passado. Hoje em dia, estamos mais familiarizados com o tema na filosofia taoista, graas difuso do estudo do budismo zen, que lhe deve muito o princpio do I Ching. demonstrao Pitagrica se pode acrescentar a esplndida idia de R. A. Schwaller de Lubicz do grmen. Quando a raiz, com seu poder de multiplicidade, crescimento e proliferao, se projeta fora da unidade, forma em relao com o 2, um segmento suplementar que geometricamente tem um comportamento similar ao grmen de uma planta. Referimo-nos ao princpio da raiz que contm um propriedade denominada pelos botnicos como "geotropismo positivo"; dito de outra maneira, o poder de descer, envolver e transmutar de baixo para cima. O grmen representa assim a propriedade de "geotropismo negativo", ou aquele que causa o crescimento para cima e para fora, isto , de ascenso completa que culmina na nova semente. Trata-se, pois, de duas direes opostas, dois plos do mesmo poder. Se se planta uma semente em posio contrria, a raiz comear imediatamente a dirigir-se para baixo, enquanto o grmen que contm o talo girar para crescer para cima. Um mestre taoista diria relativamente a isto que tudo o que vida, e o universo inteiro, progride mediante a alternncia. A realidade de toda progresso ou evoluo uma alternncia e uma oscilao rtmicas. Toda a coisa alterna com seu oposto. Em tudo o que concerne ao movimento natural e csmico, a nica inevitabilidade a alternncia.

O princpio de alternncias se exprime geometricamente no antigo smbolo taoista do yin e do yang. A forma deste smbolo surge de dois crculos iguais no interior do crculo maior, sendo o dimetro de cada crculo pequeno exatamente 1/2 do grande. A relao entre o dimetro e a circunferncia de qualquer crculo ;C/D= . primeira vista, o smbolo sugere que a diviso da unidade (que aqui o crculo maior em que se inscrevem os outros) se transforma em duas partes iguais. Esta diviso tem por resultado um equilbrio esttico, sem possibilidade de crescimento. E a diviso assimtrica, conforme j demonstramos na relao 1: 2 , a que cria a proporo e, portanto, a progresso na forma que denominamos crescimento. Mais adiante, na quadratura do crculo, descobriremos o princpio assimtrico contido neste smbolo. Mas importante notar neste contexto que a

circunferncia dos crculos menores igual a D/2 x = D/2. A soma das circunferncias dos dois crculos interiores igual circunferncia do crculo maior (2 x D/2 = D). As figuras mostram a continuao desta diviso inicial, que so a diviso em 4 e em 8. Este processo de dividir os crculos em dois pode prosseguir indefinidamente; em qualquer momento, a soma das circunferncias dos crculos menores continuar igual ao crculo grande original. Este processo pode se prolongar at ao ponto em que a linha ondulante e o dimetro se tornem indistintas entre si, ilustrando assim o paradoxo de que o dimetro se torna igual circunferncia do mesmo crculo. Como na demonstrao de Teon, este antigo diagrama mostra que na sua origem e no seu fim, toda a diferenciao tende a fundir-se ao aproximar-se da unidade.

A dicotomia universal se exprime em toda a semente que germina. A semente se divide imediatamente em raiz e germe. H uma alternncia de funo, pois o germe proporciona o alimento at a raiz comear a funcionar e logo o germe se transforma nas primeiras folhas, deixando para trs a casca da semente e a raiz se encarrega por sua vez do trabalho de nutrio. Esta funo alternante raiz/germe simbolizada geometricamente no "Caderno de prticas 4" (figura 4.2), em que a raiz de um quadrado igual ao germe do quadrado seguinte e assim sucessivamente em cada quadrado. Esta figura ilustra uma comparao que, como todas as comparaes em filosofia geomtrica, do tipo proporcional triplo: a:b: :b:c. Neste caso, a raiz/germe geomtrica est relacionada com o princpio universal raiz/germe da mesma forma em que este princpio est relacionado com a expresso botnica de raiz e grmen. Estamos explorando geometricamente um pensamento analgico e proporcional, mais do que seguindo uma lgica equacionai rgida.

Os nmeros que surgem do tringulo "pitagrico" 3,4,5 produzem formosas simetrias nas formas naturais. Esta srie comea com uma expresso natural do tringulo eqiltero e conclui com uma srie de simetrias em que se inspiram as plantas de edifcios na arquitetura renascentista.

V. A proporo e a "seco urea "


O objetivo de muitos dos ensinamentos esotricos tradicionais era voltar a aproximar a mente ao sentido da unidade mediante uma sucesso de relaes proporcionais. Uma proporo formada por quocientes, e um quociente uma comparao entre tamanhos, quantidades, qualidades ou idias diferentes e se exprime pela frmula a : b. O quociente constitui pois a medida de uma diferena; diferena a que pelo menos uma de nossas faculdades sensoriais pode responder. O mundo percebido compem-se assim de intrincados padres inter-relacionados, que Gregory Bateson denomina "diferenas que constituem uma diferena". Desta forma, no apenas a relao a : b uma noo fundamental para toda a atividade de percepo, como tambm assinala um dos processos fundamentais da inteligncia, na medida em que simboliza uma comparao entre duas coisas, e portanto a base elementar do entendimento conceitual. Mas uma proporo algo mais complexo, pois uma relao de equivalncia entre dois quocientes, isto , onde um elemento est para o segundo elemento, como um terceiro est para o quarto: a est para b como c est para d; ou a : b : : c : d. Representa um nvel de inteligncia mais sutil e profundo do que a resposta direta simples diferena que o quociente, e se conhecia no pensamento grego como analogia. Quando pensamos em quatro elementos, ou seja, em dois quocientes diferentes, situamos nosso pensamento no nvel da manifestao do mundo natural, j que quatro o nmero-smbolo que indica o mundo finito, racional, mensurvel, da forma procriada. Assim, a : b : : c : d uma frmula geral de quatro elementos relacionados entre si. Isto mesmo se pode exprimir numericamente como 2 : 4 :: 3 : 6. Os pitagricos denominavam este processo de pensamento como uma proporo descontnua de quatro termos. Se em seguida nos limitarmos a trs termos, isto , se nos elevarmos de um nvel, para o reino dos princpios ou atividades (qualidade do trs), vemos que a determinao se torna mais exata com a reduo do nmero de elementos implicados. Assim, um elemento est para um segundo elemento como um segundo elemento est para o terceiro: a : b : : b : c. Aqui, os extremos esto unidos mediante um termo mdio, b. Os gregos chamavam a esta proporo contnua de trs termos, e isto indica uma mudana decisiva na simbolizao dos processos perceptivos e conceituais. Nicmano e outros filsofos gregos estimavam que era a nica que se podia considerar estritamente anloga. E o prprio observador (b) quem forma a equivalncia ou identidade entre as diferenas observadas (a e c). O perceptor j no permanece fora da atividade comparativa como no modo de quatro termos, descontnuo ou disjuntivo, que representa a diferena percebida como quocientes ou distines isoladas. Talvez aqui seja til um exemplo. Nossa experincia do mundo se deve a que nossos rgos da percepo so sensveis s variaes nos modelos de freqncia de ondas que rodeiam e impregnam nosso campo de conscincia. Se distinguimos uma vasilha vermelha de um casaco verde apenas porque nossos nervos ticos enviam ao crebro um modelo de ondas que corresponde ao modelo de freqncias que emanam da vasilha e do casaco. O prprio receptor portanto o vnculo indispensvel para o registro desta variaes dos modelos exteriores de freqncia, ao interpret-los e distingui-los como objetos tais como uma vasilha e um casaco. Muitos filsofos falam em atingir um estado de conscincia em que uma pessoa est constantemente consciente desta integrao e sintonizao entre o campo vibratrio aparente exterior e o campo interior da percepo. Este modo de conscincia perceptiva, que consideramos comparvel proporo contnua tripartida, o que Sri Aurobindo denominou "conhecimento por identidade" e considerou como uma etapa importante no processo do desenvolvimento espiritual: ao mesmo tempo em que reconhecemos uma fonte

Uma proporo descontnua de quatro termos pode se . representar graficamente mediante tringulos semelhantes, colocados no cruzamento de um eixo horizontal com outro diagonal. Para ilustrar a proporo

A : B :: E F, ou 16 : 24 : 12 : 18 = 2/3,
traar um segmento linear E = 12 e a linha A = 16 na mesma horizontal, cujos extremos se tocam em O. Elevar a perpendicular B a partir do extremo da linha A, para estabelecer uma relao proporcional qualquer com 16, neste caso, B = 24. O quociente A : B = 2/3. Traar uma diagonal desde o extremo superior de B passando por O. Esta diagonal sempre interceptar a perpendicular projetada a partir do extremo de E, de tal forma que o segmento F ter a mesma relao com E, como B com A, verificando assim geometricamente que quando se tm trs termos de uma proporo de quatro termos, sempre possvel encontrar o quarto termo.

44

exterior de experincia, tambm reconhecemos que est num contnuo fluxo de relaes com nossas faculdades internas de percepo e cognio, e esta relao, e no o objeto exterior em si, o que estamos experimentando. O mundo objetivo portanto interdependente em relao totalidade da condio fsica, mental e psicolgica do indivduo que o percebe e, por conseguinte, se ver alterado pelas mudanas na sua condio interna. E possvel tornar-se consciente de que extramos o objeto externo da totalidade de nosso espao interior, fundindo assim a contemplao de si mesmo e do mundo. Existe ento uma proporo tripartida que se aproxime tanto do sentido da unidade que possamos nos acercar ao pensamento proporcional? A resposta a esta pergunta no; isto porque h apenas uma diviso proporcional que possvel com dois termos. Esta, d-se quando o termo menor est para o termo maior da mesma forma que o termo maior est para o menor mais o maior. Escreve-se assim: a : b : : b : (a + b). O termo maior (a + b) deve ser um todo ou unidade composta da soma dos outros dois termos. Historicamente, esta proporo geomtrica nica de dois termos recebeu o nome de "proporo urea" e se designa mediante a vigsima primeira letra do alfabeto grego, o "phi" ( ), embora fosse conhecida em culturas muito anteriores grega. H duas formas substancialmente diferentes de considerar esta proporo geomtrica primria em relao unidade. A primeira d-se quando o termo maior neste caso, (a + b) maior do que 1.0 segundo caso d-se quando o termo maior (a + b) igual unidade (na frmula, a : b : : b : 1). Cada uma delas revela uma importante caracterstica do . O que estamos seguindo neste captulo essencialmente uma descrio terica de todos os tipos possveis de propores geomtricas. Isolamos primeiro duas sries principais de propores geomtricas, a de quatro e a de trs termos. Dentro da proporo contnua de trs- termos, definimos uma sub-srie especial em que o terceiro termo igual ao primeiro termo mais o segundo, a : b : : b : (a + b), de tal modo que na realidade apenas h dois termos, a e b, na proporo de trs termos. Esta denominase , a "proporo urea". O fato de que seja uma proporo de trs termos construda com dois termos a sua primeira caracterstica e paralela ao primeiro mistrio da Santssima Trindade: trs que so dois. Na primeira figura, duas linhas de igual tamanho, foram divididas de forma a que a : b : : b : (a + b) ou b/a = . O primeiro caso mostra uma proporo na qual a linha inteira maior do que a unidade. A unidade se define como o segmento b com o segmento a, um prolongamento deste, unido a ele, que conforma a linha completa a + b. No pensamento proporcional no h quantidades fixas, apenas relaes fixas. O valor quantitativo pode mudar, mas a configurao relacionai continua sendo a mesma. Aqui definimos b = 1 para nos assegurarmos de que o todo seja maior que a unidade e seja tambm uma expanso relacionai da unidade.

Para representar geometricamente uma proporo contnua de trs termos, podemos utilizar o Teorema de Tales, que afirma que qualquer ngulo inscrito num crculo um ngulo reto.

Traar a linha xy e a partir de seu centro O; traar um semicrculo cujo dimetro seja xv. Elevar uma linha qualquer HM perpendicular a xy que termine na circunferncia. Unir os pontos Mx e os pontos My para formar o tringulo retngulo xMy. Teremos ento:

Pela lei dos tringulos semelhantes, verificamos que a perpendicular HM o termo mdio geomtrico entre a linha xH e a linha Hy. Portanto, os segmentos das trs linhas sero a representao geomtrica de uma proporo contnua de trs termos do tipo a : b : : b : c.

Existem numerosos exemplos deste tipo de proporo, em que o terceiro termo (a + b) maior que um, tanto na progresso , como na proporo fundamental 2 :

Estes dois exemplos so retirados de famlias de propores geomtricas de trs termos em que o terceiro termo uma expanso relacionai da unidade e, portanto, maior do que a unidade.

Qualquer que seja o ponto do dimetro a partir do qual se eleva esta perpendicular, sempre ser o termo mdio geomtrico entre os dois segmentos do dimetro.

A linha constitui um todo, uma unidade.

Primeiro caso: o todo maior do que um.

Segundo caso: o todo igual a um.

Na segunda figura, damos o valor da unidade no a uma parte, mas ao todo, de maneira que suas divises devem ser menores do que 1. Ao fazer isto, encontraremos a segunda e especial caracterstica do 0 : a nica partio geomtrica da unidade. Este procedimento de mudana do valor tpico de numerosos problemas expostos nos textos matemticos mais antigos que se conhecem, tanto do Egito, quanto da Babilnia e era uma tcnica bsica do antigo procedimento matemtico. Neste caso:

Esta frmula algbrica inteiramente demonstrada geometricamente no "Caderno de Prticas 5". Aqui temos a raiz de a sendo igual raiz de b2, de tal maneira que a relao entre a e b a mesma que entre a raiz e o quadrado. Isto requer que o terceiro termo da proporo geomtrica a + b = 1 seja neste caso um quadrado mais sua raiz = 1. a nica diviso que cumpre esta caracterstica: 1/ + 1/ 2 = 1. Isto completa a metfora metemtica da Trindade: "trs que so dois, que so um". a reduo final do pensamento proporcional de uma singularidade causai. Se utilizarmos uma vez mais a proporo como modelo da atividade perceptiva baseada no reconhecimento das diferenas, teremos nesta proporo urea nica "dentro" da unidade um caso em que a diferena percebida (a que experimentamos como objeto), mais o perceptor deste objeto, so simbolizados como contidos no reconhecimento ininterrupto de uma unidade que abarca o todo, a : b : : b : \, Este estado de percepo corresponde ao objetivo da meditao dinmica. A "proporo urea" uma razo constante derivada de uma relao geomtrica que, da mesma forma que o e outras constantes deste tipo irracional em termos numricos. Devido a isto, evitamos apresentar inicialmente a proporo urea como uma quantidade numrica, =1,6180339..., ou = ( 5 + l ) / 2 , mas preferimos demonstrar que antes de tudo uma proporo, no um nmero, um proporo sobre a qual se funda a experincia do conhecimento Em certo sentido, a proporo urea pode considerar-se supra-racional ou transcendente. Na verdade, o primeiro produto da unidade, a nica dualidade criativa possvel no interior da unidade. Poderia dizer-se que a relao mais ntima que pode ter a existncia proporcional o universo com a unidade, a diviso primeira ou primria do uno. Por este motivo, os antigos a chamavam "urea", a diviso perfeita, e os cristos relacionaram este smbolo proporcional com o filho de Deus. Poderamos perguntar agora, por que no pode a unidade simplesmente se dividir em duas partes iguais? Por que no ter uma proporo de um termo, tal como a : a? A resposta que, simplesmente, com a igualdade no existe diferena, e sem diferena no h universo perceptivo pois, como dizem os Upanishad, "saibamos ou no, todas as coisas recebem sua existncia daquele que as percebe". Na formulao esttica da equao,

46

uma parte anula a outra. necessria uma diviso assimtrica para criar a dinmica da progresso e extenso a partir da unidade. Portanto, a proporo a diviso perfeita da unidade: criativa e ainda assim todo o universo proporcional que dela resulta continua relacionado com ela e est literalmente contido nela, pois nenhum termo da diviso original se separa de uma relao direta com a diviso inicial da unidade. a diferena essencial entre a diviso da unidade pela raiz quadrada de 2 e sua diviso por , sendo ambas propores geomtricas. Conforme mostra a geometria da primeira, mediante a criao de 2 , vemo-nos imediatamente projetados fora do quadrado original (veja-se o "Caderno de Prticas 1"). Isto marca o incio de uma progresso e proliferao infinitas e em constante expanso, que nos afasta cada vez mais da unidade original. No h forma possvel de obter mediante a 2 uma diviso geomtrica interna da unidade. A diviso por 0, por sua vez, proporciona um modelo de evoluo cujo objetivo a imagem da perfeio da unidade original

Para analisar estas duas progresses, devemos recordar algumas idias bsicas recorrendo gramtica da nossa linguagem geomtrica. Um nmero ao quadrado, como o 0:. representa o primeiro plano da manifestao, o da idealizao ou imagem em que uma noo se torna compreensvel pela primeira vez. Um nmero ao cubo, como 0\ representa esta mesma noo, idia ou imagem em sua forma manifesta, fsica e volumtrica. Os inversos destes smbolos (1/ 2 e 1/ 3) so os mesmos princpios contidos na unidade, isto . so fraes ou partes internas do um, que representam os estgios pre-conceituais destes nveis de manifestao. Recordemos tambm que um o smbolo de Deus. A diviso urea a nica proporo contnua que produz uma progresso na qual os termos que representam o universo exterior ( 2 e 3) so o reflexo exato, contnuo e proporcional da progresso interna (1/ 2 e 1/ 3): o sonho criativo de Deus. A progresso 2 , pelo contrrio, estritamente um poder procriador, que funciona generativamente apenas no plano exterior. Contrastemos de novo as qualidades destas duas progresses geomtricas, e 2 , enquanto modelos de evoluo sendo a progresso uma analogia adequada do processo evolutivo e vejamos agora a fase de evoluo que vai do princpio metafsico e proporcional ao mundo fsico. A progresso urea mostra a possibilidade, no de uma evoluo quantitativa, estatstica (como no modelo da 2 , a que se conforma a adaptao daviniana), mas sim de uma evoluo guiada desde dentro, uma exaltao das qualidades iniciais da idealizao divina que passa diretamente do abstrato para o concreto ou visvel, na qual o mundo manifesto uma imagem do divino, uma rplica do filho de Deus (unidade). A proporo urea representa a evidncia proporcional indiscutvel da possibilidade de uma evoluo consciente, assim como de uma evoluo da conscincia. So Joo escreveu sobre o momento criador ou exciso original: "No princpio era o Verbo (ou em grego, logos que significa uma proporo de trs termos) ...e o Verbo estava em Deus (a expresso "em Deus" pode ser entendida tambm "com Deus") ...e Deus era o Verbo." Observando detidamente as implicaes geomtricas das proporo urea: No princpio era o Verbo E o Verbo estava em Deus E Deus era o Verbo.

47

Caderno de prticas 5
A proporo urea
Iniciemos nossa busca de uma diviso geomtrica que requeira apenas dois termos utilizando duas idias geomtricas que j nos so familiares: o tringulo retngulo inscrito num semicrculo (Teorema de Tales) e a 2 ("Caderno de Prticas 1") que, neste caso, ser o raio daquele semicrculo. Tal como se mostrou na pgina 45, podemos utilizar a 2 como raio para obter uma diviso dos segmentos da linha a, b, c, numa proporo geomtrica de trs termos. Figura 5.1a. Partindo do quadrado ABCD, projetar as divises internas da superfcie, mediante arcos de crculo at a base linear do quadrado. A partir desta linha de base, derivaremos relaes proporcionais. Do centro C e do raio CA, projetamos a linha base EG. Traamos a linha CD de maneira semelhante, o que nos d a linha DF. Conforme o teorema geomtrico, segundo o qual todo o ngulo inscrito num semicrculo (dimetro EG) um ngulo reto, unimos AE e AG e teremos trs tringulos semelhantes: Rodar a semi-diagonal AX do quadrado ABCE para marcar E e F no prolongamento da linha da base. Segundo Tales:

O passo lgico seguinte seria provar com a diagonal como raio do semi-crculo que circunscreve o quadrado. Constri-se da seguinte forma:

Considerando estes valores de forma puramente algbrica,

Figura 5.1b. Podemos ver que a diviso mediante a diagonal na figura 5.1a d um valor de b que o dobro da relao desejada: temos

Desta forma, evidente que temos a nica diviso possvel de uma unidade ou um todo numa proporo

geomtrica de trs termos que utilize apenas dois termos: um termo extremo = a e um termo mdio = b. Esta proporo se denominava "a diviso nos termos extremo e mdio" e a que os gregos denominaram ("phi"). Para expressar esta proporo como uma diviso do 1 ou unidade, tomemos b = 1.

Substituindo b por 1, teremos a2+a = 1. Isto significa que tanto a2 como a so fraes de 1 e portanto devem se escrever na sua forma inversa:

Figura 5.1c. Como demonstra a nossa equao, a 2 + a responde definio da diviso da unidade em extremo e mdio. Podemos portanto substituir o smbolo grego pela expresso:

Figura 5.1d. Acrescentando os retngulos DCHG e CFJH formaremos o retngulo composto DFJG, cujos lados so 1/ e 1 +1/ , e a rea 1. Portanto,

Observemos agora esta mesma idia em forma de reas geomtricas tangveis (aqui ser til o papel quadriculado). Se b = 1, ento o quadrado original igual unidade. A partir do centro D, traar o arco EG. Tendo por centro C, traar o arco FH.

Traar o segmento GJ paralelo a DC, definindo o retngulo DCHG e o quadrado CFJH.

Validamos assim geometricamente a nica diviso da unidade nos termos extremo e mdio das reas geomtricas: DFJG = ABCD = 1.

49

Assim, o retngulo ureo JBFH obtm-se a partir do duplo quadrado mediante seu retngulo 5 . Figuras 5.3a. e 5.3b. A relao de com a 5 e o pentgono. Partindo do quadrado ABFE, construir HK = V5. Com E e F como centros e o raio FN, traar os arcos HN e KN. Com E e F como centros e o raio FB, traar os arcos que interceptam os arcos HN e KN ou O e P, respectivamente.

Esta demonstrao inspirada em outra semelhante de Andr Vanden Broeck em Philosophical Geometry. Figura 5.2. Geometricamente, a proporo urea 0 est inseparavelmente relacionada com a funo V 5 e ao pentgono, do qual tratamos no "Caderno de Prticas 3". Ser til seguir a geometria que pe em relevo esta relao. Este o mtodo para gerar a proporo urea a partir da V5 e do retngulo 1 : 2: Traar um duplo quadrado e prolongar a linha divisria EF. Tomando como centro G e a semi-diagonal GA como raio. traar um arco cuja inteseco com EF H.

Com o compasso, pode se comprovar que os pontos O, N e P mais os dois pontos E e F da base do quadrado, constituem cinco pontos eqidistantes. Unir F, E, O, N e P para formar um pentgono. Esta construo revela uma importante relao pentagonal: o lado do pentgono em relao sua diagonal tal que: ( 5 +1 )/2, ou 1:0, a "Seco urea". Figura 5.4a. e 5.4b. Estas duas figuras no so essenciais para entender 0, mas os leitores mais entusiastas vo consider-las teis. Figura 5.4a. Traar um crculo e dois eixos em forma de cruz. Sem modificar a abertura do compasso e considerando como centro o ponto S, traar um arco que corte a circunferncia nos pontos 1 e 2. Unir estes pontos para determinar a metade do raio do crculo em 3. A partir do ponto 3, continuar a construo como se indicou no "Caderno de Prticas 3", figura 3.3. Quando o raio igual unidade, o lado do pentgono inscrito, segundo o Teorema de Pitgoras, igual a V(l + l/ 2) = 1,17557. OT2= 1 0,34549 = 0,65451 OT= 0,65451 = 0,80901 =
2

Portanto, a altura do pentgono AT = 1,809. Provamos, atravs da demonstrao 5.3a, que a relao entre o lado do pentgono e sua diagonal 1: . No caso em que o raio 1 e o lado 1,17557 (figura 5.4a), a diagonal = 1,17557 = 1,90211. Com um raio = 1 ou um dimetro = 2, a diagonal EB = (l + 2) = 1,90211 e altura AT = 1,809. A diagonal do pentgono o meio geomtrico entre o dimetro do crculo que o circunscreve e a altura do pentgono.

Figura 5.4b Traar a diagonal EB e o segmento AT. Para determinar numericamente a altura do pentgono, temos o tringulo retngulo OTC, com a base TC = 1/2 X 1,17557, que a metade do lado do pentgono = 0,587785, e a hipotenusa do tringulo OTC = OC = l, o raio do crculo. Segundo Pitgoras,

O quociente 18/19 tem interesse, pois uma das relaes utilizadas para definir o semi-tom em msica e tambm a relao que determina o ano lunar e solar no cu dos eclipses. Os antigos egpcios baseavam seu cnone de altura do homem neste quociente, contando 18 unidades at as sobrancelhas e 19 at o alto da cabea.
51

Figura 5.5 Quando o lado do pentgono a unidade.

Um excelente exerccio consiste em computar estes mesmos segmentos de linha, mas partindo do lado AB= 1,17557. Neste "Caderno de Prticas", tentou-se levar o leitor a experimentar a rede de relaes moduladas que existem em torno da "diviso urea", 0. Junto com as demonstraes geomtricas, demos as formas modernas algbricas e decimais. Nossa pretenso no deslocar as nossas atuais tcnicas modernas, substituindo-as pelo antigo mtodo geomtrico, mas sim, situar de outra forma as fases de nossas linguagem numrica no mundo visual e espacial do qual procede.

A 5 e seu retngulo de duplo quadrado geram ou revelam inevitavelmente uma srie de propores associadas com o nmero ureo ou a seo urea.

Atribui-se a Johannes Kepler, que formulou as leis do movimento dos planetas, a seguinte citao: "A geometria tem dois grandes tesouros: um o Teorema de Pitgoras, e o outro a diviso de uma linha na proporo do meio e dos extremos, isto , , o nmero ureo. O primeiro pode se comparar a uma medida de ouro; o segundo uma pedra preciosa." Importantes consideraes filosficas, naturais e estticas surgiram em torno desta proporo, desde que a humanidade comeou a refletir sobre as formas geomtricas de seu mundo. Est presente na arte sacra do Egito, da ndia, da China, do Islamismo e de outras civilizaes tradicionais. Domina a arte e a arquitetura gregas; mantm-se, ainda que oculta, nos monumentos gticos da Idade Mdia e ressurge para sua consagrao durante o Renascimento. Embora impregne muitos aspectos da natureza, nos quais encontram sua inspirao muitos artistas, seria errneo dizer que se pode descobrir o nmero ureo em qualquer parte da natureza. Mas pode se dizer que onde quer que exista uma intensificao da funo, ou uma especial beleza e harmonia de formas, ali se encontrar o nmero ureo. algo que nos lembra a afinidade do mundo criado com a perfeio de sua fonte e de sua potencial evoluo futura.

Comentrio ao Caderno de Prticas 5

As sees ureas contidas no pentagrama determinam, segundo se mostra aqui, as propores desta antiga mscara de Hermes.

Devido distoro da perspectiva, inevitvel numa fotografia, apenas podemos indicar aproximadamente algumas das propores "phi" bsicas. Mas este edifcio baseado na sua totalidade nas relaes e 2 .

53

TMULO DE PETOSIRIS Este tmulo egpcio do perodo tolemaico foi descoberto em 1919, em escavaes dirigidas por Gustave Lefebvre, que publicou suas descobertas em 1924. Est situado prximo cidade de Hermpolis, a cidade de Tot, numa necrpole prxima ao cemitrio subterrneo dos bis sagrados, o animal sagrado de Tot. Foi construdo cerca do ano 300 a.C. para Petosiris e sua famlia, incluindo seu pai, seu padrasto, seus irmos, sua mulher e seus filhos. Todos os homens da famlia ostentavam os ttulos de "Principal entre os Cinco" e "Mestre do Assento", que so os ttulos dos altos sacerdotes de Tot de Hermpolis. O nome Petosiris significa "dom de Osris". O construtor deste tmulo foi evidentemente um homem excepcional, pois meio sculo depois de sua morte, foi elevado qualidade de sbio semidivino, como Imhotep e Amenhotep, e sua tumba constituiu um lugar de peregrinao.

Baixo-relevo pintado do muro leste da capela do tmulo. O sacerdote derrama leos sagrados sobre a mmia do defunto.

Anlise geomtrica, tomando a base EC do tringulo como unidade. A construo do quadrado KLCE e a semidiagonal PK verifica que tanto AC como CG = .

54

Anlise geomtrica com a altura do retngulo horizontal BC igual unidade. Traa-se um arco de crculo desde C, com raio CB, at Q, e outro a partir do centro A e com raio AQ, que determina FJ como diviso urea do retngulo horizontal. Segundo o Teorema de Pitgoras:

quociente do lado (1) de um pentgono e sua diagonal. Comparando um sistema de propores com outro, verificamos que

Esta anlise mostra que o mestre Petosiris tinha um completo e muito sofisticado conhecimento da proporo urea, revelada simplesmente num jogo de relaes geomtricas resultantes de dois retngulos que coincidem em parte. A proporo do nmero ureo representa filosoficamente o assentamento ou base dos mundos criados, da talvez o ttulo de "Mestre do Assento". As prticas de inumao na tradio faranica levavam-se a efeito no com a mera inteno de proporcionar um receptculo ao corpo fsico do morto, mas tambm com o objetivo de construir um lugar onde conservar o conhecimento metafsico que a pessoa tinha dominado durante sua vida. As propores do assento de Petosiris, tal como se mostra neste tmulo, refletem esta inteno.

importante mencionar antes de mais que 0 representa uma coincidncia entre os processos da soma e da multiplicao. A soma o processo mais comum de crescimento, seja das clulas do nosso corpo, da riqueza, do conhecimento ou da experincia; um desenvolvimento deliberado e em expanso lgica. A multiplicao , na realidade, uma forma especial de soma, uma forma acelerada ( 4 x 4 nada mais do que 4 + 4+4 + 4). Mas nessa acelerao intervm um extraordinrio momento de transformao: o que era uma acumulao linear torna-se de repente num quadrado, uma superfcie, um plano. Houve um salto no crescimento. Nas plantas, o simples crescimento aditivo que ela experimenta se revela no surgimento da flor ou do fruto, ou numa semente que incha gradualmente ao absorver a umidade, e que germina. Nos estudos, nossa acumulao aditiva de conhecimentos ou dados floresce de repente numa compreenso autntica. Pode-se observar este momento com clareza no processo de formao de um cristal. Vaise acrescentando gradualmente um sal mineral a uma pequena vasilha de gua durante vrios dias. A gua dissolve o sal, mas ao mesmo tempo, o ar vai lentamente fazendo evaporar a gua. Quando se atinge o ponto de saturao, e surpreendente observar ao microscpio, a denominada "tintura mestra" se congela subitamente numa forma geometrizada do sal como cristal. Quando um momento como este se d no contexto do desenvolvimento espiritual, chama-se redeno ou iluminao. H trs circunstncias significativas nas quais os antigos estudiosos deste princpio encontraram esta coincidncia simultnea do processo aditivo e do multiplicativo. Cada uma delas d o sentido de uma combinao entre o crescimento material e supramaterial. So o quadrado (que vimos no "Caderno 1"), a harmonia musical ("Caderno 8") e a proporo . O cubo de "phi", , 3 um volume que se obtm somando e multiplicando simultaneamente:

1 1

=1x x +1
3

A expresso volumtrica de 0, 05 torna-se nova unidade, pois aqui o princpio abstrato de 0 adquire expresso como unidade ao nvel fsico do volume, o cubo. Numa antiga inscrio egpcia, Tot diz: Sou Um que se transforma em Dois Sou Dois que se transforma em Quatro Sou Quatro que se transforma em Oito E no fim disto tudo, sou Um. polaridade superfcie, 22 = 4 volume, 23 = 8

Nautilus pompilius

A progresso se realiza ento como se fssemos continuar considerando o um como carente de definio, at ao momento em que se torna numa unidade tangvel e manifesta, o cubo; como acabamos de ver, 3 = 1. E se o poder transformador da redeno inerente cruz material, a cruz da soma, +, ento o momento da ressurreio surge quando este princpio permite que a cruz se vire, + X, e d-se um crescimento exponencial, um salto incompreensvel e no seqencial a outro nvel do ser. Veremos no captulo seguinte as formas de crescimento exponencial, exemplificado nas espirais logartmicas baseadas nas razes de 2, 3 e 5. A espiral urea, na qual o crescimento geomtrico dos raios igual a , encontra-se na natureza na formosa concha do Nautilus pompilius, que o danarino Siva do mito hindu segura numa das mos como um dos instrumentos com os quais inicia a criao. Para os pitagricos, contudo, esta forma encarna a dinmica da gerao rtmica do cosmos, e atravs de seu harmnico princpio representa o amor universal. A espiral logartmica acaba por ser sobreposio ao feto do homem e dos animais, e est presente no esquema de crescimento de muitas plantas. A

56

distribuio das sementes de girassol, por exemplo, regida pela espiral logartmica do nmero ureo. Alm disto, o girassol possui 55 espirais orientadas no sentido horrio, sobrepostas a 34 ou 89 espirais em sentido anti-horrio. Reconhecemos estes nmeros como parte da srie Fibonacci, que gerada por .

A srie de nmeros denominada "Fibonacci" uma progresso aditiva especial na qual os dois termos iniciais se somam para formar o segundo termo (srie A). Por exemplo:

Distribuio das sementes num cacto que, como no caso do girassol, se ajusta exatamente espiral urea.

A srie Fibonacci tal que dois termos sucessivos tendem a se relacionar entre si na proporo de 1: , e qualquer dos trs termos sucessivos igual a 1: : 2..., etc. Tomemos por exemplo o dcimo e o undcimo termos da srie A:

Embora a "Fibonacci", a srie aditiva mais comum, comece com 1,1,2 (note-se a similitude com a srie de Teon, que vimos no captulo IV), possvel iniciar uma srie aditiva com dois nmeros ascendentes quaisquer, por exemplo, a srie B, 1, 3, 7 etc. Em toda a srie deste tipo, os quocientes sucessivos tendem a , e interessante observar que a relao entre os termos correspondentes das duas sries A e B tende a 5 . Por exemplo, com o duodcimo termo da srie A e da srie B,

Na srie C, a progresso aditiva que comea com 1, 5, 6, 11 tem a desconcertante caracterstica de que os prprios nmeros inteiros tendem a ser exatamente a metade da expresso decimal da proporo urea. Por exemplo, o duodcimo termo da srie C = 309, e 308 X 2 = 618; enquanto 1/ = 0,6180337... A srie D mostra como a srie urea o modelo de progresso do princpio logartmico em que h uma relao entre uma srie aditiva ("expoentes") e uma srie multiplicativa ("termos"), de tal forma que simplesmente somando os expoentes se pode determinar a correspondente multiplicao dos termos. Por exemplo:

A multiplicao dos nmeros, ou neste caso dos termos decimais, igual adio dos expoentes. A srie Fibonacci, que deve seu nome ao matemtico italiano do sculo XIII que a revelou, aparece com freqncia em fenmenos naturais e um certo nmero de estudos documentam sua persistente ocorrncia. Ela rege, por exemplo, as leis que entram em

Os dois principais esquemas de ramificao, um que demonstra a progresso geomtrica de 2 ( 2 ), e o outro, a sria Fibonacci ( ). A distribuio das folhas em torno de um ramo central dirigida pela srie Fibonacci: 3 folhas em cinco voltas, 5 folhas em 8 voltas.

jogo nas mltiplas reverberaes da luz nos espelhos, assim como as leis rtmicas do aumento e da perda na radiao da energia. A srie Fibonacci define perfeitamente o esquema de reproduo dos coelhos, smbolo de fecundidade, e a proporo entre machos e fmeas nas colmias de abelhas. Filotaxia o termo botnico que descreve a disposio das folhas no ramo de uma planta. Se desenharmos uma linha helicoidal que passe pela base de cada folha, at chegar primeira base, que est verticalmente em cima do ponto de partida, sendo P o nmero de voltas da hlice e Q o nmero de folhas pelas quais passa, ento P/Q uma frao caracterstica do esquema de distribuio das folhas da planta. Tanto o numerador, como o denominador desta frao tendem a pertencer srie Fibonacci A. Naturalmente, o interesse de um botnico por esta distribuio no primordialmente matemtico. Sua ateno se centra no fato de que todos os membros desta srie de fraes se encontram entre 1/2 e 1/3, criando a situao em que as folhas sucessivas esto separadas entre si pelo menos por um tero da circunferncia do caule, assegurando assim um mximo de luz e de ar folha que est imediatamente abaixo. As ramificaes constituem outro dos principais modelos funcionais de crescimento natural regido pela srie Fibonacci ou 0. E em vista da sua presena no pentgono, a seco urea pode se encontrar em todas as flores que tm cinco ptalas ou qualquer mltiplo de cinco; a famlia das margaridas, por exemplo, sempre ter um nmero de ptalas pertencente srie Fibonacci. A famlia das rosas uma das que se baseiam no cinco, assim como as flores das plantas que do frutos comestveis. Assim, o cinco assinala aos homens os frutos que lhe so apropriados. O cinco dominante na estrutura das formas vivas, enquanto o 6 e o 8 so mais caractersticos da geometria das estruturas minerais e inanimadas. As plantas que possuem uma estrutura sextupla, como a tulipa, a aucena e a papoula, so muitas vezes venenosas ou ento medicinais para o homem. A medicina tradicional considerava que as plantas de sete ptalas eram venenosas. Entre elas esto a do tomate e outras plantas da famlia da beladona ou da dulcamara (erva-moura). Por outro lado, as flores muito exticas, tais como orqudea, azalia ou outras, so regidas pela simetria pentagonal. O pentgono, como smbolo da vida, particularmente da vida humana, era a base de muitas rosceas gticas.

O cinco como inflorescncia ou quintessncia da vida.

O homem como pentgono.


58

Os cnones da figura humana, sejam os de Leonardo da Vinci, sejam os de Alberto Durero, se ajustam ao antigo smbolo biomtrico do corpo dividido em dois pelos rgos sexuais ou em pelo umbigo.

contudo no corpo humano onde podemos descobrir o significado metafsico do 0, tal como o exprime o aforismo de Herclito: "O homem a medida de todas as coisas".Segundo as diferentes tradies que propem um cnone humano, isto , uma definio das propores mdias e ideais do corpo, o umbigo divide o corpo de acordo com a seco urea. Se considerarmos que a altura total 1, dos ps at ao umbigo, e segundo os cnones egpcio, grego e japons, o corpo igual a 1/ , sendo a poro entre o umbigo e o alto da cabea igual a 1/ 2. O corpo dividido em duas partes iguais pela regio dos rgos genitais. Isto denota a relao entre a sexualidade e a funo dual, a diviso em dois. Ao nascer, porm, o umbigo a linha que divide a criana em duas partes exatamente iguais, e ao longo do crescimento o umbigo se transfere para o ponto de diviso "phi". Assim, a posio do umbigo ao longo do crescimento humano est relacionada com a idia de um movimento desde uma posio dual e sexuada na natureza, para um relao proporcional com a unidade mediante a propriedade dinmica e assimtrica de . O estudo da biometria humana revela um matiz nesta proporo. Na mulher, o umbigo est normalmente um pouco mais acima do corte exato da seco urea, enquanto que no homem est um pouco mais abaixo. Alm disto, durante o processo de crescimento, tanto nos homens, como nas mulheres, o posicionamento do umbigo fica por vezes acima e por vezes abaixo da diviso do corpo. Esta mudana se inicia na puberdade e volta a dar-se entre os 17 e os 30 anos. Esta oscilao para cima e para baixo de um ponto irracional de perfeio formativa um princpio que encontramos tambm como base das matemticas antigas: como no mtodo de Diofante, em que os quocientes entre nmeros inteiros se aproximam progressivamente das sagradas ou incomensurveis funes da raiz.

A presena da srie Fibonacci na relao entre o comprimento dos ossos do dedo, a mo e o brao humanos outro exemplo das numerosas relaes que se do no corpo humano.

59

O OSRION

O Osrion um grande templo egpcio subterrneo que uma alegoria arquitetnica do processo de transformao mediante a morte e o renascimento, tal como o descreve o mito de Osris. O simbolismo de Osris tem a ver com o renascimento cclico e a transformao, tanto a nvel individual, como universal, e o Osrion foi concebido para representar a prpria tumba de Osris. Pode ser que este templo funcionasse ou no como templo inicitico, mas sua arquitetura simblica em cada detalhe: a mecnica da reencarnao, referncias morte e ressurreio fsicas, a morte como uma fase da conscincia do aspirante, o nascimento de uma nova, ou a morte e a dissoluo do universo e seu retorno. O Osrion foi descoberto em Abidos, em 1901, por Flinders Petrie, e as escavaes terminaram em 1927. Acredita-se que o "cenotfio"(tmulo vazio) de Sti I, que governou o Egito de 1312 a 1298 a.C. O templo inteiro tinha um telhado e por cima foi colocado um enorme monte de terra, para que parecesse uma tumba subterrnea. Ao redor do templo soterrado, foram escavados grandes buracos e plantada a rvore sagrada de Osris. Esta reproduo do sarcfago mostra o smbolo da tumba de Osris com as rvores do renascimento brotando.

60

A planta do Osrion mostra uma zona central bastante curiosa, com dez grossas colunas quadradas (a cheio, no desenho acima) que sustentam o teto. Esta plataforma, com escadarias que a ela conduzem em ambos os extremos, na realidade uma ilha, pois est rodeada por uma nave escavada at ao nvel exato que permitia ench-la de gua subterrnea. A ilha, com suas escadas em cada lado assemelha-se exatamente ao smbolo egpcio da colina ou monte primordial, que segundo o mito representa o primeiro lugar da criao que se eleva das guas primitivas, o Nun no manifesto e informe. Osris tambm representa o princpio da semente enterrada no solo que germina ao absorver a umidade da terra. H trs pontos de sepultura nesta tumba simblica,duas depresses na plataforma central (provavelmente uma para o sarcfago e outra para os "canopes", vasilhas colocadas nas tumbas egpcias destinadas a conter as vsceras dos defuntos) e uma ampla cmara morturia selada, em forma de sarcfago, no extremo oeste. Esta ltima contm, nos muros e teto, relevos com motivos astronmicos para dotar a tumba de influncias celestes. Ao redor e no exterior do vestbulo central, h dezessete pequenas cmaras. Especula-se que estas cmaras talvez fossem destinadas aos nefitos que eram submetidos ao rito inicitico de descer s profundezas aquosas e emergir pela ilha central, que simbolizava o mistrio do renascimento, tanto a nvel universal, como csmico e individual (supondo, claro, que houvesse ar para respirar na tumba). De qualquer forma, e o mais importante, a geometria

do templo apia esta teoria, pois se conforma s propores da seco urea e da 5 , o smbolo do renascimento e da regenerao, assim como da 2 , smbolo do poder procriador e autogerador de vida. A nfase no tema do pentgono simboliza acertadamente a crena de que o rei, aps sua morte, se transforma numa estrela (a estrela sempre era representada no Egito com cinco pontas). (As anlises geomtricas tanto do Osrion como do tmulo de Petosiris foram gentilmente cedidas por Lucie Lamy).

61

Podemos resumir algumas das idias evocadas por esta importantssima relao proporcional da seguinte maneira: como diziam os antigos, "o universo Deus se contemplando a si mesmo". A criao no pode existir sem percepo e a percepo relao: "Ser relacionar-se". Os modelos arquetpicos da relao podem ser observados nas leis da proporo contidas nos nmeros puros e nas formas geomtricas. A proporo urea a "idia-forma" transcendente que deve existir a priori e eternamente, antes de qualquer outra progresso que se desenvolva no tempo e no espao.
Este desenho uma alegoria geomtrica ao conceito da Santssima Trindade, os trs que so um. 1 = Deus Pai; 1/ = O Esprito Santo (a funo vinculativa, ou prana); 1/ 2 = o Filho (o quadrado ou potencial de manifestao, o arqutipo supremo). Estes termos formam uma proporo de trs termos:
1/ 2 1/ :: 1/ 1

Assim, os termos extremos esto em idntica relao entre si: Pai e Filho unidos pelo Esprito Santo. 1/ 2 representa a divina manifestao. 1/
3

o indivduo universal encarnado, Cristo. O cruzamento ou com 1/


2

sobreposio de 1/ divino.

produz 1/

a encarnao do homem

63

Esta ilustrao descreve a criao e a evoluo (os seis dias da criao), mediante a combinao de 2 :1, que so as propores de toda a pgina, e de 1 : , que a seco que representa a criao em seis etapas. O Pai, o Filho e o Esprito Santo presidem a criao como princpio do trs que um. Na literatura sacra, a criao e a evoluo se contemplam sempre atravs da imagem da trindade e das duas propores geradoras.

O crescimento do corpo humano descreve uma relao entre duas propriedades geradoras: a da 2 , resultante de dividir em dois e logo de dobrar, indicada pela localizao dos rgos sexuais no ponto mdio do corpo, e que denota o princpio procreador, quantitativamente reprodutor; e a de 0, indicada pelo umbigo, significativa da propriedade relacionadora que integra as partes entre elas e no todo abarcador de todas as coisas, assim como o ponto umbilical vincula a criana com a sua origem, a me universo. Desta forma, 0 se transforma no smbolo geomtrico da idia de Cristo, que une a conscincia individual com a totalidade ideal na qual tem origem e regressar necessariamente. Eu sou o que une Eu sou o umbigo dourado do universo. Quem isso conhecer, conhece o Upanishad. (Upanishad significa "mxima aproximao").

64

VI. A expanso gnomnica e a criao de espirais


"H certas coisas", dizia Aristteles, "que no sofrem alterao nenhuma, salvo em magnitude, quando crescem..." Estava se referindo ao fenmeno que os matemticos gregos denominavam gnomon e ao tipo de crescimento baseado nele, conhecido como expanso gnomnica. Heron da Alexandria definiu-o assim: "Um gnomon qualquer figura que acrescentada a uma figura original, produz uma figura semelhante original." A contemplao desta figura permite compreender uma das formas de crescimento mais comuns na natureza: o acrescentamento ou aumento acumulativo, em que a antiga forma est contida na nova. a forma em que os tecidos mais permanentes do corpo animal, tais como os ossos, dentes, armaes e conchas se desenvolvem, em contraste com os tecidos macios, que so substituveis ou perecveis. Esta forma conhecida de crescimento foi com freqncia apresentada arquitetonicamente como tema de desenho de um edifcio. O templo hindu um excelente exemplo. Comeava-se o cho colocando quatro ladrilhos juntos, cada um de trinta centmetros quadrados, formando assim o quadrado de 2 e, depois, ampliando esta plataforma ao quadrado de 3 e assim sucessivamente. Cada expanso seqencial era considerada como uma expanso do altar do sacrifcio, na medida em que o templo inteiro recapitulava sua essncia-semente, o altar, ou quadrado original. Assim, o prprio edifcio expressava o significado de "sacrifcio", que implica uma reduo ao sagrado. Tanto em planta, como em volume, o tpico templo hindu segue o tipo de crescimento gnomnico que as conchas denotam muito claramente, em que os resduos da etapas anteriores do crescimento permanecem nitidamente indicados como parte da estrutura e do desenho das etapas posteriores.
A expanso gnomnica descrita em diferentes figuras geomtricas, mediante pontos de unidades formando o quadro, o retngulo e o tringulo.

Este mtodo de representao do gnomon mostra sua relao com a frmula Pitagrica a2 + b2 = c2. Aqui, aparece o crescimento gnomnico de um quadrado de superfcie 4, at ao quadrado de superfcie 5, em que o gnomon do quadrado maior, 5, igual a 1/4 do quadrado inicial, 4.

A planta do tpico templo hindu uma simples expanso gnomnica concntrica que parte de um quadrado inicial. Dado que a mandala reflete a ordem celeste, cada quadrado contm o nome de uma divindade.

O gnomon, enquanto aumentos sucessivos no crescimento, define a passagem atravs do tempo. No templo hindu, esta expanso uma extenso do quadrado inicial, que o altar do sacrifcio, do continente do fogo csmico simblico. Assim, o tempo descrito como o fogo da vida, espandindose inexoravelmente, projetando para fora e voltando a consumir as formas contidas potencialmente no altar da semente inicial.

Esta mandala gnomnica da planta do edifcio utilizado tambm como o elemento guia que determina a elevao do templo.

O crescimento e os nmeros derivados da expanso gnomnica tm implicaes interessantes. Uma caracterstica matemtica que todas as figuras que crescem por expanso gnomnica criam interseces, sobre as quais podem se desenhar espirais. Estas formas, tal como o demonstrou Jill Purce de modo excelente em A Espiral Mstica, esto em toda parte na natureza: os troncos em espiral de enormes eucaliptos, os chifres dos carneiros e das renas, os ossos do nosso esqueleto, as conchas dos moluscos, em particular a do Nautilus pompilius, que descreve uma espiral derivada da seco urea. Podem ser observadas espirais nas florezinhas do girassol, na silhueta de uma folha cordiforme; no encrespamento do pelo, numa cobra enrascada ou na tromba do elefante, no cordo umbilical ou no ouvido interno. Todas estas espirais so o resultado do processo de crescimento gnomnico, do qual o quadrado e seu gnomon pode ser considerado a forma arquetpica.
Estes diagramas de D'Arcy Thompson, retirados de sua obra On Growth and Form, mostram que se podem traar espirais a partir do crescimento gnomnico de tringulos e hexgonos.

Caderno de prticas 6
Espirais gnomnicas
As demonstraes seguintes do uma noo do antigo mtodo matemtico para gerar quocientes de nmeros inteiros que se aproximem o mais possvel de funes incomensurveis. Este mtodo atribudo ao matemtico grego Diofante, mas provavelmente faz parte de um conhecimento matemtico muito mais antigo. Podemos encontrar nestas demonstraes a integrao do crescimento gnomnico, as importantes progresses aditivas de nmeros, a progresso dos retngulos sagrados e os quocientes numricos que se aproximam das razes sagradas de 2, 3, e 5. Todas estas operaes geomtricas compem a base de formao das curvas espirais que servem de modelo a numerosos aspectos do movimento universal, desde a partcula, galxia. Comeamos pelas progresses aditivas (que j vimos em relao a 0, na pgina 57). Podemos observar como esta mesma srie numrica pode tambm conceber-se como uma progresso de retngulos que se expandem em formao espiral. Nosso mtodo consistir em comparar as relaes entre as progresses que surgem das duas relaes criativas essenciais, 1 : 2 e 1 : 3. Para faz-lo, consideraremos uma srie como uma sucesso de numeradores e a outra como uma sucesso de denominadores. Comearemos com a formao de uma espiral baseada em 5 :

A segunda caracterstica que podemos conceber estas relaes numricas sucessivas como formas espaciais, isto , quadrados e retngulos. Para transformar esta srie numa configurao espacial, consideramos simplesmente 1 como o lado de uma rea quadrada, e acrescentamos uma sucesso de quadrados nossa figura existente, sendo o lado de cada novo quadrado igual expanso precedente da cifra inicial: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, etc. O retngulo original 1 : 2 j formado por 1 + 1; assim, o comprimento 2 se torna no lado de um quadrado que se acrescenta ao retngulo original e d 3. Este 3 se transforma no lado de um novo quadrado que se acrescenta ao precedente retngulo 3 : 2, e d a nova relao, 3 : 5. A relao entre dois nmeros sucessivos desta srie tende a se aproximar de "phi". A funo logartmica de (veja-se a pgina 56) permite-nos encontrar, tomando trs nmeros sucessivos desta srie, a unidade 02 por exemplo, j que 1 + = 2, exatamente o mesmo que a soma de 8 e 13=21, e a relao 13:8 pode ser considerada como um valor que se aproxima do "phi", enquanto 21 : 8 o valor de 2 . Tomemos agora nossa srie de numeradores e vamos transform-los numa configurao espacial considerando a relao 1 : 3 como um retngulo, e procedendo como anteriormente com a adio de um quadrado. O primeiro quadrado que tenha um lado de 3, acrescido aos retngulos originais da relao 3 : 4. O segundo quadrado ter 4 como lado, que ao ser acrescentado ao trs dar 7, formando assim a segunda relao 4 : 7. Continuando assim, formaremos a srie de nmeros 1,3, 4, 7, 11, 18,29,76, 123, 199, etc. Esta outra seqncia de nmeros diferente da atribuda a Fibonacci, mas aqui tambm a relao entre termos sucessivos tende para e cada um deles formado pela adio dos dois termos precedentes. Podemos agora reunir estas duas sries, cada uma das quais tende para como relao entre cada um de seus termos sucessivos, definindo entre ambas 5 . A espiral formada por esta unio. Utilizando este mtodo, podemos desenvolver o traado de trs espirais cujas curvaturas expressam estas leis geomtricas e proporcionais.

H duas caractersticas destas progresses de fraes que devem ser assinaladas. Em primeiro lugar, conforme cresce a srie, mais a relao entre o numerador e o denominador se aproxima da raiz incomensurvel de 5, isto , 2,2360679... Por exemplo, a frao de nossa srie 29/13 = 2,230... uma aproximao ligeiramente menor que 5 . Mas a frao seguinte, 47/21 = 2,23809... uma aproximao ligeiramente maior que o valor real de 5 . A frao seguinte, 76/34 = 2,235..., de novo menor do que a raiz incomensurvel, mas muito mais prxima que o quociente anterior; 123/53 = 2,23636 ligeiramente maior, mas se aproxima muito mais do quociente desejado. O esquema volta a ser uma oscilao entre maior e menor, que se aproxima cada vez mais da raiz supra-racional.

Figura 6.1. A espiral 5 , a partir dos quocientes 1 : 2 e 1 :3. Para a espiral 2 , partimos de novo das duas relaes criativas 1 : 2 e 1 : 3 para dar incio a algumas progresses que vo formar os numeradores e os denominadores de uma srie de fraes:

Aqui, encontramos duas variaes a partir da formao


5 descrita acima. Neste exemplo, nenhuma progresso

O crescimento se obtm com a adio de dois quadrados semelhantes que tm por lado o lado maior do retngulo precedente. Assim, ao retngulo original 1 : 2, acrescentar dois quadrados de lado 2 para obter-se um lado de 1 + 2 + 2 = 5; em seguida, ao retngulo 2 : 5, acrescentar dois quadrados de lado 5; obtm-se 2 + 5 + 5 = 12, etc. Ao retngulo 1 : 3 original acrescentamos dois quadrados de lado 3, o que faz 1 + 3 + 3 = 7, e a este 7, acrescentamos dois quadrados de lado 7, ou seja, 3 + 7 + 7=17, etc. A srie 1, 2, 5, 12, 29... etc, representa os lados dos quadrados cujas diagonais so respectivamente 1, 3, 7, 17, 41... etc. O quociente destas duas sries, que partem da unidade ("sendo a unidade", segundo Teon, "virtualmente o lado e a diagonal"), se aproxima cada vez mais de 2 .

comea com o nmero 1 repetido, e temos aqui, em vez da srie aditiva simples, a adio dos lados de dois quadrados de cada vez.

Figura 6.2 A espiral 2 , que parte dos quocientes 1 : 2 e 1:3, mas com a adio sucessiva de dois quadrados. Com apenas algumas modificaes do procedimento geral, podemos agora construir a progresso e a espiral relacionada com a 3 .As variaes neste caso consistem em que a relao 1 : 3 comea com 1, 1, 3... (em vez de 1, 3...) e proporciona os denominados em vez dos numeradores como nas outras duas espirais. Para a espiral 5 , acrescentvamos sucessivamente um quadrado, e para a espiral 2 acrescentvamos sucessivamente dois quadrados, enquanto neste caso acrescentaremos primeiro dois quadrados e em seguida um quadrado.

Partindo da origem 1 : 2, acrescentamos dois quadrados 69 de lado 2 para totalizar 1 +2 + 2 = 5, e a seguir um s quadrado de lado 5 para fazer 2+5 = 7 etc, e prosseguimos esta alternncia acrescentando dois quadrados e em seguida um. A figura original 1 : 3 constri-se exatamente da mesma forma e produz a srie enumerada acima. Como no caso das duas primeiras razes, a sobreposio dos numeradores e dos denominadores o que produz as relaes que constituem a 3 . Devido adio "sincopada" de dois e em seguida de um quadrado, impossvel nesta construo desenhar ao mesmo tempo a espiral interna e a externa. A 3 , sendo o princpio formativo, atua apenas como a espiral que contm ou externa.

Figura 6.3. Estas demonstraes da construo de espirais foram em parte extradas de O templo do Homem, de R.A. Schwaller de Lubicz. O propsito profundo deste desenvolvimento da espiral de nmeros em torno das razes supra-racionais se fundamenta no fato de que dispomos de um modelo relativamente forma em que uma causa indefinvel (raiz) pode se expressar num jogo de nmeros e formas definveis. A espiral continua sendo a nossa imagem mais profunda do movimento do tempo e portanto central na nossa viso da evoluo. A passagem seguinte de O Problema do renascimento, de Sri Aurobindo, verbaliza precisamente o que acabamos de experimentar sobre a lei universal atravs da linguagem da geometria:

O que temos ao nosso redor um constante processo de desligamento em seu aspecto universal; os termos passados esto a, contidos nele, realizados, sobrepostos, mas em geral e em forma diferente continuam repetidos como suporte e fundo; os termos presentes esto a no como um recurso improdutivo, mas como uma gestao ativa, plena de tudo aquilo que ainda est por se desprender no esprito: no uma recorrncia decimal irracional, repetindo para sempre inutilmente suas cifras, mas como uma srie em expanso dos poderes do infinito. , com toda segurana, a vontade das coisas que avana, grande, deliberada, sem pressa e sem pausa, atravs dos sculos, sejam quais forem, para informar cada vez mais as suas prprias figuras com a sua prpria infinita realidade.

Observando a disposio das sementes desta planta, podemos entender, tendo presentes as anteriores demonstraes da formao de espirais, o antigo aforismo tntrico: "A forma a envoltura da pulsao".

Comentrio do Caderno de Prticas 6

A espiral logartmica to rica em harmonias geomtricas e algbricas que os gemetras tradicionais a denominaram spira mirabilis, a espiral milagrosa. Enquanto o raio da espiral aumenta em progresso geomtrica, o ngulo radial aumenta em progresso aritmtica. So duas progresses numricas que produzem todos os quocientes sobre os quais se constroem as escalas musicais. Podemos desta forma encontrar nestas espirais de figuras gnomnicas uma relao prxima entre as leis temporais do som e das leis proporcionais do espao. O crescimento do crebro humano parece ter-se efetuado por expanso gnomnica. O mesmo bulbo (o crebro interno ou posterior) que dominava durante a fase rptil da evoluo continua presente em ns. Acima deste, est o crebro mdio, a zona lmbica que era o aparelho mental dominante durante a evoluo mamfera; e por fim, apareceu o crtex cerebral no homem superior. A expanso gnomnica na natureza forma desenhos visveis das sucessivas etapas do crescimento. Isto est relacionado de forma interessante com nossa noo de tempo. Geralmente, concebemos o tempo ou como um fugaz movimento direcional de um passado que se dissolve em direo a um futuro imaginrio, passando por um presente imperceptvel, ou ento, misticamente, como uma plenitude eterna que abarca tudo. O princpio gnomnico traz uma terceira descrio do tempo. O tempo como a expanso de um crescimento aps outro, uma evoluo, poderamos dizer, pertencente s energias conscientes que transcendem suas formas e substncias transitrias. Segundo a sabedoria chinesa, "o corpo inteiro da conscincia espiritual progride sem pausa; o corpo inteiro da substncia material sofre uma decadncia sem interrupo." Neste modelo, o tempo passado continua presente enquanto forma, e a formao cresce mediante as pulsaes da expanso gnomnica rtmica. Se retiramos a capa ou compartimento recm segregado pela concha do nautilis, na realidade estamos regressando no tempo de sua vida. As formas desenvolvidas logaritmicamente sempre comportam este elemento de reteno do tempo passado e, portanto, simbolizam a evoluo, no da substncia, mas da conscincia.

O esquema gnomnico como base do desenvolvimento do crebro atravs da evoluo.

Antigos problemas matemticos chineses, baseados no princpio gnomnico.

71

No tempo gnomnico, todas as fases existem em capas que esto sempre presentes, como a estrutura em anos-luz do espao galctico que nos permite, quando contemplamos de noite um cu estrelado, vislumbrar o passado dos corpos celestes distantes, enquanto as capas de luz que esto alm da luz visvel so as ondas de energia futura que alcanaro a terra e influiro sobre ela. Todos os aspectos do mundo material, includos nossos prprios corpos, esto portanto em tempo passado, existindo numa capa gnomnica residual que j foi rebaixada pelas fluentes energias csmicas. uma idia algo perturbadora, mas que no difere muito da noo de tempo que nossos ancestrais tinham. Diz o Atharva Veda:
O homem e a forma esto no Resduo. O mundo o Resduo. Indra e Agni esto no Resduo O universo est no Resduo. O Cu e a Terra, toda a Existncia est no Resduo. A gua, o oceano, a lua e o vento esto no Resduo.

Na iconografia egpcia, o quadrado e seu gnomon aparecem no trono de Osris sobre o qual se senta o rei. O rei entronizado, como representante do eterno poder solar sobre a terra, se associa assim adequadamente com o elemento fixo, o quadrado com seu gnomon, aquele que constante atravs do crescimento e da mudana. Mas este trono tambm o trono de Osris a divindade que representa o esquema cclico da mudana na natureza em seu reino ultraterreno da potencialidade. Neste sentido, o trono o suporte fixo em que devem descansar os fluxos dos ciclos osirianos.
O trono em que Osris est sentado claramente representado por um quadrado de 4, transformando-se num quadrado de 5, mediante o princpio da 5 , na qual se baseiam todas as propores de . Surge, portanto, como sede do mundo da transformao atravs da morte e do renascimento, representado por Osris.

Esta figura representa tambm a passagem do 4 ao 5, isto , do reino elementar ou mineral, associado com o nmero 4, ao reino da vida, associado ao nmero 5, pois a natureza comea a criar figuras pentagonais apenas com o advento da vida. A unidade original dentro dos quatro quadrados do 22 se projeta para fora para formar o gnomon, a quinta parte, que igual em sua superfcie a cada um dos outros quatro quadrados. O rei vivo no apenas o representante terreno do eterno poder solar, mas tambm Horus, o filho de Osris, que recebe a essncia-fora de seu pai e a devolve ao mundo. A relao entre pai e filho ou entre o rei morto e o rei vivo era muito importante na sociedade tradicional, e pode ser vista como a pulsao de reteno gnomnica do passado no presente e no futuro. Se o poder a influncia do rei morto, o pai, esto relacionados com

72

o quadrado original, e as energias e atividades do rei vivo com sua expanso gnomnica, teremos a imagem de uma ordem social baseada na relao entre o indivduo e sua comunidade ancestral. A surpreendente continuidade da antiga cultura egpcia ao longo de trs milnios demonstra uma contnua inovao na qual nada da experincia essencial do passado se perdia. O quadrado e seu gnomon servem pois como imagem arquetpica de certos tipos de crescimento na natureza, e como imagem do tempo e da evoluo em si mesma. Esta figura valiosa para nos ajudar a ver alm da superfcie das coisas e poder identificar sua configurao subjacente, funo que tem sua prpria dinmica e seu prprio mecanismo. Mediante um enfoque filosfico da geometria, tentamos contemplar as caractersticas da forma enquanto portadoras de significado em si mesmas. Por exemplo, h uma mensagem teololgica contida na prpria espiral, pois esta se move em direes sucessivamente opostas em direo expanso final, tanto do infinitamente expandido, como do infinitamente contrado. A espiral se aproxima constantemente destes dois aspectos incompreensveis da realidade derradeira, e portanto simboliza um universo que avana em direo perfeita singularidade de onde surgiu. Assim, os braos em forma de espiral de nossa galxia constituem uma imagem da continuidade entre polaridades fundamentais: o infinito e o finito, o macrocosmos e o microcosmos.

O templo egpcio de Luxor utiliza na sua arquitetura o princpio gnomnico, como no templo hindu, mas de maneira bastante diferente. Aqui, as fases de construo do templo, que so regidas pelas diferentes propores de do quadrado inicial do santurio interior, coincidem com as fases de crescimento do corpo humano, simbolizado por toda a planta do templo.

73

VII. A quadratura do crculo


Aqui so apresentados diferentes diagramas que aparecem na literatura dedicada geometria sagrada, relacionados todos eles com a singular idia que se conhece como a "quadratura do crculo". Trata-se de uma prtica cujo objetivo construir, sem mais instrumentos do que um comum compasso e uma rgua, um quadrado que seja virtualmente igual em seu permetro circunferncia de um crculo dado, ou que seja virtualmente igual em rea, rea de um crculo dado. Posto que o crculo uma figura incomensurvel baseada no n, no possvel desenhar um quadrado que o iguale, seno aproximadamente. Contudo, a quadratura do crculo de grande importncia para o gemetra-cosmlogo, pois para ele o crculo representa o esprito-espao puro e no manifesto, enquanto o quadrado representa o mundo manifesto e compreensvel. Quando se atinge uma igualdade quase completa entre o crculo e o quadrado, o infinito capaz de expressar suas dimenses ou qualidades atravs do finito.

Caderno de prticas 7
Quadrando o crculo
Nas pginas seguintes, convidamos o leitor a seguir uma forma de quadrar o crculo, que contm muitas chaves simblicas para a contemplao da criao universal. Comecemos por traar um crculo, reconhecendo-o como a metfora geomtrica de um espao homogneo e no diferenciado. Como em nossos outros diagramas, esta unidade-espao deve dividir-se numa dualidade para poder criar. Comecemos portanto por dividir a unidade-crculo em duas metades, diviso que se d dentro da unidade inicial. Figura 7.1. Traar um crculo de centro O e raio OA = 1. Traar os dimetros AA' e BB' em ngulo reto. Com seu centro no dimetro BB', traar dois crculos, cada um deles com um raio que seja a metade do raio do crculo original. A partir do ponto A, traar um arco NM tangente s circunferncias dos crculos interiores. Repetir a partir do ponto A'. Construir o quadrado ACB'O a partir do raio OA do crculo original. Tal como mostra o arco da semi-diagonal deste quadrado, o raio AE do arco NEM , e os arcos NEM e NDM dividem os raios AO e AO' na seco urea de 1/ e 1/ 2. Ao dividir desta maneira o crculo unitrio em dois, surge um curioso paradoxo, no qual se baseia o smbolo tradicional do yin-yang. As duas

circunferncias dos crculos interiores somadas so iguais do crculo maior, mas a rea contida nos dois apenas a metade da do crculo original. O 1 se tornou em 2. Tanto a mitologia hindu, como a alquimia medieval europia nos apresentam a mesma metfora para contemplar este mistrio de uma unidade homognea que se torna uma dualidade polarizada: quando se deixa repousar o leite homogeneizado ou muito batido a uma temperatura moderada, entrar em fermentao cida que coagular o leite, formando os glbulos de gordura da coalhada, que flutuam no soro aquoso. Temos ento a separao entre duas formas surgidas de uma fonte comum que se repelem mutuamente. Mitologicamente, este processo natural simbolizado como Caim e Abel, como Set e Horus, Indra e os assrios, etc; a interao universal e antagnica que forma a vida: o yin e o yang. Quando formamos geometricamente o continente dos dois crculos traando um arco a partir de cada extremo do dimetro vertical tangente aos dois crculos, terminando ambos os arcos no dimetro horizontal, vemos que estes dois arcos cortam o raio vertical OA (considerado como 1 ou a unidade) na seco urea de 1/ e 1/ 2. O nmero ureo como diviso primeira da unidade aqui anlogo ao provocador invisvel, o poder universal contrator ou coagulante. Tambm evidente que o raio deste arco igual a 1 + 1/ , ou seja, . A "vesica" que encerra a dualidade primeira (semelhante "vesica piscis" do "Caderno de prticas 2", mas de propores diferentes) encontra-se onde quer que seja no Egito como smbolo de R, a fora solar doadora de vida, o mundo da emanao, a boca que pronuncia os nomes dos deuses, as fraes. A boca de R tambm assemelha-se ao movimento descrito por uma corda que vibra (veja-se a pgina 22).

Figura 7.2 O arco de R, que tangente aos dois crculos interiores, corta o crculo exterior ou unidade no ponto exato que determina o lado de um pentgono regular inscrito no crculo exterior, medido desde o extremo superior do dimetro vertical at J, esquerda, e at F, no extremo inferior do dimetro vertical, e traando um arco tangente curva mais prxima dos crculos gmeos, podemos obter o comprimento exato de um terceiro lado do mesmo pentgono inscrito, que toca o crculo exterior esquerda em H e direita em G. Em seguida, unindo simplesmente os dois pontos superiores do pentgono a cada extremo da base, formamos um pentgono perfeito inscrito no crculo. Assim, ao mesmo tempo que a exciso original ou contrao em dois, temos o plano do retorno; o pentgono, o smbolo da vida, com sua simetria quntupla que aparece apenas nos organismos vivos. a figura atribuda aos aspectos fsicos e vitais do homem, que por meio dos cinco sentidos percebe o mundo natural e desta maneira assume existncia. O pentagrama da estrela formado pelas diagonais do pentgono simboliza a humanidade transformada ou aperfeioada, pois todos os segmentos do pentagrama da estrela derivam da seco urea (veja-se a pgina 52). Desta forma, a diviso inicial, que d simultaneamente as propores de uma simetria quntupla, leva em si uma mensagem teololgica que da vida enquanto fora elevatria, e retorna at luz, como vemos nas plantas que ao crescer giram em direo fonte de energia luminosa que incorporam. Esta elevao se d geometricamente no momento em que se inicia a criao, quando o 1 se torna 2. Uma vez invocado este princpio em nossa metfora geomtrica da criao, podemos proceder com a quadratura simblica.

Esta quadratura do crculo medieval mediante o pentgono se utiliza para simbolizar a harmonizao da intuio (indicada pelo pentgono) e da razo (indicada pelo quadrado), ou a idia de que o infinito (o crculo) comunica com a inteligncia humana atravs das leis da harmonia.

Figura 7.3. Inscrever o crculo inicial num quadrado. Em seguida, traar um crculo a partir do mesmo centro do crculo original e cujo raio seja a distncia at ponta da "vesica". Este crculo ser igual em circunferncia ao permetro do quadrado tangente ao crculo inicial.

Sabemos que o quadrado que circunscreve o crculo original de raio 1 tem um lado de 2. Logo, o permetro deste quadrado 8 e, portanto, aproximadamente igual circunferncia do crculo maior, ou seja, 7,993. Obtemos assim o valor de n que segundo se acredita, foi utilizado pelos antigos egpcios para a construo da Grande Pirmide:

enquanto o verdadeiro K 3,1415926... Um n quase exato, utilizando o nmero ureo 2 X 6/5 = 3,1416404... O quociente 5 : 6 ou 1 : 1,2, por certo, a funo que relaciona com , e 1,2 igual relao entre 12 e 10. Doze o nmero de crculos do tempo csmico, o nmero da realizao, tanto que o quociente de 6 por 5 relaciona o hexgono com o pentgono. Voltando nossa figura, utilizando o lado da quarta parte do quadrado (que idntico ao raio do primeiro crculo) como unidade, podemos determinar estes valores:

Figura 7.4. Esta figura se baseia no seguinte: O raio do crculo que circunscreve a boca de R, segundo Pitgoras:

Figura 7.5. O objetivo seguinte construir um quadrado cuja rea seja igual do crculo original. Para inscrever trs pentgonos, marcar o ponto correspondente no crculo e, em seguida, traar a bissetriz dos segmentos resultantes. Isto nos d os pontos de partida dos trs novos pentgonos, de tal forma que o nmero total de vrtices 20. Isto pode simbolizar para ns a simetria quntupla da quinta-essncia, o florescimento do princpio da vida em seu retorno luz, que se expressa em termos de simetria qudrupla, nos elementos da natureza: a terra, o ar, o fogo e a gua.

Figuras 7.6, 7.7 e 7.7a. Se partimos do ponto A, em que o primeiro pentgono toca o eixo vertical, e traamos uma linha reta que passe pelo segundo e o quinto vrtice dos pentgonos, e em seguida prolongamos estas linhas at aos eixos vertical e horizontal (PQ), este ser o primeiro lado de um quadrado. Sigamos este traado para formar as linhas QR, RS e SR Utilizando os mtodos geomtricos de clculo do pentgono e sua diagonal do "Caderno de Prticas 5", podemos determinar os valores dados nas figuras 7.7 e 7.7a, e comprovar assim que este novo
Y

quadrado ser aproximadamente igual em rea superfcie do crculo inicial. A metade da diagonal do quadrado, OP = 1,26006, e lado do quadrado PQRS = 1,26006 x 2 = 1,7819938. Esta uma quadratura extrada de um desenho da Idade Mdia e no matematicamente muito exata, mas simbolicamente de grande simplicidade e beleza. Os nmeros dados mostraram que o lado de 1,7819938, enquanto um quadrado mais perfeito seria de 1,7724397, o que leva a uma diferena de 0,0095548, ou um n igual a 3,17.

A circunvalao ao redor da Kaaba (cubo) em Meca um ritual simblico relacionado com o conceito da quadratura do crculo.

Figura 7.8. Combinando os desenhos, reparamos que a "vesica", ou boca de R, formada pelo quadrado inicial abstrato, no toca, mas sim emite o segundo quadrado manifesto (o da superfcie). Aqui temos num diagrama a relao geomtrica clssica entre o crculo e o quadrado, entre o mundo espiritual e o material. Na seo seguinte, trataremos esta mesma relao em volume, entre a esfera e o cubo.

VIII. A mediao: a geometria se torna msica

Estudamos a diviso da unidade tanto atravs da idia da funo raiz (a raiz geradora de 2 e a raiz regeneradora de 5), como da idia das propores de trs e quatro termos que delas resultam. Nesta seo, veremos conjuntamente a idia de proporo e da raiz, de tal maneira que sua relao possa ser entendida plenamente e, ao mesmo tempo, mostraremos como esta geometria resultante se torna a base da harmonia musical. Esperamos que isto traga luz sobre a afirmao de Goethe: "A geometria uma msica imvel". A melhor aproximao a estes objetivos reside naquilo que se considera a pedra de toque das antigas matemticas filosficas, a cincia da mediao, que a simples observao das funes dos termos mdios. Utilizando nossa explicao das propores de trs e quatro termos (pgina 44) como ponto de partida, prestemos ateno acima de tudo advertncia de Plato, segundo a qual as comparaes baseadas em quatro elementos, isto , em "propores descontnuas de quatro termos", so do tipo que ele denomina "saber particular", que de carter vulnervel, aberto disputa e arbitrariedade. Em oposio a este, est o "saber essencial", que no uma simples acumulao de dados factuais ou conceituais pertencentes a objetos ou fenmenos, mas que consiste numa conscincia de conceitos metafsicos, mediante os quais a mente alcana sua capacidade de compreenso. As leis que regem a criao de coisas so as mesmas leis que permitem sua compreenso, e o saber essencial um entendimento destas leis. Tal conhecimento se pode atingir, segundo Plato, atravs do estudo da mediao, que a unio de dois termos extremos por um simples termo mdio. Vimos o exemplo das propores compostas de trs termos, a : b : : b : c, o que chamamos proporo geomtrica e que os gregos chamavam logos. Mas esse exemplo simples no a nica proporo de trs termos, e a cincia da mediao explora todos os sistemas proporcionais possveis entre trs termos, no apenas atravs de uma relao proporcional direta, mas tambm atravs do jogo da diferena. Pode-se definir uma proporo de mediao como um grupo de trs nmeros desiguais tais que entre duas de suas diferenas a relao a mesma que a de um destes nmeros entre si mesmo ou entre um dos outros dois nmeros. Este estranho "koan" matemtico contm a frmula das trs principais mdias: a aritmtica, a geomtrica e a harmnica. Vejamos passo a passo a definio das trs mdias. Uma proporo mdia formada por um grupo de trs nmeros quaisquer, sendo a maior do que b e b maior do que c (a>b>c), de tal maneira que "...duas de suas diferenas", isto : a b (esta uma diferena) e b c (esta a segunda diferena) "... a relao, isto ab:bc "... a mesma que a de um destes nmeros em relao a si mesmo" (caso 1): a b : b c :: a : a, b : b, c : c "...ou a mesma que a de um destes nmeros em relao a um dos outros dois": (caso 2) a b : b c : : a : b ou (caso 3) a b : b c: : a : c.

80

No caso 1, se resolvemos o termo mdio b, a expresso se transforma em b = (a + c)/2, que a frmula geral de uma proporo aritmtica. 3, 5, 7 uma progresso aritmtica com uma mdia aritmtica b = 5. No caso 2, se resolvemos o termo mdio b, a expresso se transforma em b2 = ac ou b = ac , que a frmula geral de uma proporo geomtrica. 4, 8, 16 uma progresso geomtrica cujo termo mdio b = 8. No caso 3, o termo mdio b = 2ac/(a + c) e esta a frmula geral da proporo harmnica. 2, 3, 6 uma progresso harmnica com o termo mdio b = 3. Esta definio da mediao d-nos ento a frmula geral de todas as nossas operaes matemticas bsicas. A proporo aritmtica contm a lei da soma e da sua inversa, a subtrao, e descreve a relao que produz a srie natural dos nmeros cardinais 1, 2, 3, 4, 5, 6... etc. A proporo geomtrica contm a lei da multiplicao e sua inversa, a diviso, e descreve a relao que produz qualquer srie de progresses geomtricas. Conforme dissemos, a soma e a multiplicao so smbolos matemticos de modelos de crescimento. A mdia harmnica deriva de uma combinao dos dois primeiros; formada por uma multiplicao de dois extremos quaisquer (a, c), seguida da diviso deste produto pela sua mdia ou mdia aritmtica (a + c)/2. Por exemplo se tomamos dois extremos, 6 e 12, o produto de 6 por 12 = 72; a mdia aritmtica entre 6 e 12 9 e 72 + 9 = 8; logo, 6, 8, 12 uma proporo harmnica.

Aritmtica: Geomtrica: Harmnica

Cada proporo tem um nmero de caractersticas que lhe so prprias. Por exemplo, a proporo aritmtica mostra igual diferena, mas um quociente diferente. Assim, na proporo aritmtica 3, 5, 7, 7 5 = 5 3, mas 7/5 no igual a 5/3. Uma proporo geomtrica, por sua vez, se caracteriza por ter o mesmo quociente, mas desigual diferena. Assim, na proporo geomtrica 2, 4, 8, 4/2 = 8/4, mas 4 2 no igual a 8 4. O trao mais importante e misterioso da proporo harmnica o fato de que o inversa de toda progresso harmnica uma progresso geomtrica. Assim, 2, 3, 4, 5 uma progresso aritmtica ascendente, enquanto a srie inversa 1/2, 1/3, 1/4, 1/5 uma progresso harmnica descendente. Na msica, a insero das mdias harmnica e aritmtica entre os dois extremos em forma de quocientes duplos que representam a oitava dupla a que nos d a progresso conhecida como a proporo "musical", isto , 1, 4/3, 3/2, 2. Por outras palavras, as mdias aritmtica e harmnica entre os duplos quocientes geomtricos so quocientes numricos que correspondem aos intervalos tonais da quarta perfeita e da quinta perfeita, as consonncias bsicas em quase todas as escalas musicais. A estrutura proporcional bsica que contm os axiomas para nossas operaes matemticas primrias tambm a estrutura proporcional bsica das leis musicais. Investiguemos mais a fundo o papel destas trs propores como as formas arquetpicas do pensamento para a totalidade do universo da msica. A progresso 1, 4/3, 3/2, 2 representa as freqncias do tom fundamental, da quarta, da quinta e da oitava. Procuramos em seguida as propores aritmticas e harmnicas entre os comprimentos de corda 1 e 1/2, que representam a diviso pela metade da corda

81

A oitava musical baseia-se em um tom cuja freqncia vibratria est exatamente relacionada com outro tom na proporo de 2:1. No violo, por exemplo, se pulsamos a primeira corda inteira, EX, tocaremos um tom fundamental chamado E (Mi) na notao musical. Para facilitar os clculos, daremos a este som o valor 6, que designar suas vibraes por segundo (na realidade, 82,5). Se depois apoiamos o dedo no traste E' (Mi) e tocamos a longitude de corda E'X, sua freqncia vibratria ser o dobro que a de EX. Assim obtemos o valor numrico de 12, que forma a relao 2:1 com 6. 0 tom E'X =12 chama-se oitava de E (Mi). O som da oitava tem a estranha caracterstica de ser da mesma qualidade que o tom fundamental, ao ponto de que parece fundir-se com ele, mas de um registro muito mais agudo. A experincia de ouvir a oitava contm o mistrio da simultaneidade entre a igualdade e a diferena. Esta qualidade de perceber ao mesmo tempo a igualdade e a diferena faz parte do equilbrio espiritual que a geometria sagrada

pretende cultivar: aquele que precisamente discerne e ao mesmo tempo integra harmoniosamente. Da mesma forma, se apoiamos o dedo no traste do violo marcado B(Si) e , tocamos a longitude da corda BX, o tom ter a relao de 3:2 com a fundamental EX, ou tal e como mostramos, 9:6. Este tom B(Si) um belo som consoante e chama-se a quinta musical porque o quinto tom numa srie natural de divises da corda EX, a escala maior diatnica com E como Do e B como Sol. H uma escala de oito intervalos tonais naturais entre E e E', por isso o nome "oitava". Se apoiamos o dedo no traste assinalado como A(La) e fazemos soar a corda AX, soar outra nota consoante chamada quarta, e sua freqncia se dar de acordo com a relao de 4:3 com a fundamental, ou como aqui se indica, de 8:6.

batida, com a que se aumenta a freqncia em uma oitava. Isto nos d a progresso 1, 3/4, 2/3, 1/2, posto que a mdia harmnica entre 1 e 1/2 = 2/3, a quinta musical, e a mdia aritmtica entre 1 e 1/2 = 3/4, a quarta musical. Comparando estas progresses, verificamos uma inverso de quocientes e um cruzamento das posies funcionais entre as mdias aritmtica e harmnica. O mistrio da harmonia musical que se desenvolve a partir de uma inverso simultnea tambm implica a simultaneidade da soma e da multiplicao A oitava do tom fundamental se obtm mediante a soma dos intervalos: em comprimento de corda, a quinta mais a quarta equivale oitava, e tambm a multiplicao da freqncia de vibrao da quarta pela da quinta igual oitava (4/3 X 3/2 = 2). O efeito combinado da adio e da multiplicao produz o logartmo em matemtica, e conforme vimos, a proporo urea o arqutipo desta forma de crescimento. A tabela anterior expressa o mistrio explcito da lei do som, que consiste em que os nmeros considerados como relaes de freqncia numa escala ascendente so iguais aos comprimentos de corda na escala descendente. A lei da harmonia musical, vista da perspectiva da proporo de mediao, se torna em smbolo da lei da ordem natural, o "tao" dos mundos criados, em que a interao de movimentos opostos mas simultneos cria por sua vez o som e a forma. Podemos agora comear a visualizar este princpio numrico e harmnico em plano geomtrico. A mdia geomtrica se encontra na frmula b2 = ac. A mdia harmnica corresponde frmula b (a + c) = 2ac, isto , o produto da soma dos extremos, multiplicado pela mdia, igual a duas vezes o produto dos extremos, ou

A proporo geomtrica chama-se a proporo perfeita porque uma relao proporcional direta, uma igualdade na proporo ligada por um termo mdio. As mdias aritmtica e harmnica conseguem esta perfeio mediante o intercmbio das diferenas num jogo de alternncias e inverso.

Esta tabela mostra a inverso e o cruzamento simultneos dos termos mdios aritmticos e harmnicos na proporo musical, considerados do ponto de vista da vibrao e do comprimento da corda.

82

Caderno de prticas 8
Geometria e msica
Tratemos agora de verificar em progresses numricas o que acabamos de expressar em palavras. Tomando primeiro a srie geomtrica, alinhamos duas sries geomtricas (de quociente 2), uma que comea pelo primeiro nmero mpar (masculino) que segue a unidade, o 3, e a outra que comea pelo primeiro nmero par (feminino), o 2. 1 : 2 simboliza numericamente a oitava, a mdia espacial em que a primeira diviso por 3 (que d a quinta 2/3) simboliza a funosemente proporcionadora da forma, que registra e especifica as divises proporcionais fixas dentro do oceano primrio do som indiferenciado, a oitava. 3 6 12 24 48 2 4 8 16 32 Na sua obra Timeo, Plato demonstra que a multiplicao de 2 por 3 nos d todos os nmeros do sistema de afinao de Pitgoras, mediante multiplicaes sucessivas por quintas (3.2). E como platnicos, recordamos que o 2 simboliza o poder de multiplicidade, a oitava, o receptculo feminino mutvel, enquanto que o 3 masculino simboliza o que proporciona o modelo, especificador, fixador e imutvel, cuja tabela de multiplicao produz a totalidade da msica. Esta era a "msica das esferas", as harmonias musicais tocadas entre estes dois primeiros smbolos masculino e feminino.

Harmnica

Aritmtica
Podemos ver aqui que qualquer sucesso de trs nmeros intercalados traz alternativamente uma proporo aritmtica e uma proporo harmnica: 2, 3, 4 aritmtica; 3, 4, 6 harmnica; 4, 6, 8 aritmtica; 6, 8, 12 harmnica, etc. Assim, a fuso entre o nmero masculino, gerado geometricamente, e o nmero feminino, tambm gerado geometricamente, nos proporciona duas possibilidades proporcionais alternativas. Tomemos agora o mesmo que vimos em estrutura linear e vejamos em estrutura formal, mediante a tabela de Lambda:

uma disposio triangular de nmeros, onde se entrecruzam a progresso geomtrica do 2 (horizontal) e a progresso do 3 (diagonal). Todos os nmeros verticais sucessivos formam entre si o quociente 2 : 3, que vem a ser o mesmo que multiplicar um termo por 3/2, para obter o nmero seguinte. Esta multiplicao sucessiva por 3/2, a quinta musical, o mtodo utilizado pelos pitagricos para gerar a escala musical. As origens da srie de nmeros que aparece nas pginas 82 e 83 tornam-se agora evidentes. O carter generativo da tabela de Lambda se enfatiza na gravura em madeira de 1503 (pgina 7), mediante sua reproduo nas pernas da mulher. Examinando a tabela, podemos ver que cada quadrado de quatro nmeros, por exemplo, 2, 4, 6, 3, contm em seu interior duas progresses aritmticas (isto , 2, 3, 4 e 2, 4, 6), que compem os trs lados superiores do quadrado e

Este diagrama de Giorgi mostra as duas progresses de 2 e de 3, tal como as apresenta Plato em sua obra Timeo. associadas com a proporo musical 6,8,8,12. Utiliza a proporo musical como base dos nmeros que geram uma sucesso musical de oitavas, quartas e quintas, construindo assim um sistema harmnico que podia ser utilizado como modelo na arquitetura, na pintura e em outras artes.

Aritmtica

Harmnica

Faamos agora com que estas duas sries geomtricas se interpenetrem, de tal forma que as progresses geomtricas atuem como uma espcie de copulao:
83

uma diagonal. Vemos na mesma figura as progresses harmnicas 2, 3, 6 e 3, 4, 6 que formam trs lados de um quadrado, dois deles que coincidem com a primeira proporo e o outro que forma o quarto lado do quadrado e a outra diagonal. Temos, portanto nesta tabela de Lambda, que nos foi transmitida por Nicmano de Gerasa, uma interpenetrao destas duas propores que

produz o quadrado, que como vimos o smbolo dos reinos finitos, cognoscveis e manifestos. Estes so os nmeros e as propores musicais com as quais, segundo Plato, estava ajustada a "alma do mundo". Outro exerccio geomtrico mostra a relao entre as funes da raiz e os princpios da mediao, que criam o mundo da harmonia na msica.

Figura 8.1 Utilizando o quadrado como unidade, sendo seu lado e sua rea iguais a 1, observaremos mediante a prova geomtrica ou mediante a trigonometria, que cruzando a 2 com a 5/2 , e levantando simplesmente uma perpendicular desde o ponto de interseo at ao lado (1), dividimos a unidade em 1/3 e 2/3, e utilizando a unidade como termo maior, temos uma proporo aritmtica de termos: 1/3,2/3, 1.

1 - Aritmtica

Figura 8.2 Utilizando de novo o quadrado como unidade e por meio de um arco desde o canto inferior esquerdo, projetemos o comprimento do lado 1 at sua interseo com a diagonal 2 . Traar depois um arco desde o canto superior direito at ao lado superior do quadrado. Voltamos a ter um ponto no lado superior, atravs do qual podemos dividir o quadrado, mas esta diviso cria uma proporo harmnica de trs termos ( 2 -l),(2- 2 ), 1.

( 2 - 1), (2 - 2 ), 1 - Harmnica

Figura 8.3 A ltima diviso do lado do quadrado 1 se realiza com a 5/2 . Efetua-se traando um arco desde o ponto de interseo entre o meio do lado e a semidiagonal, e um arco de raio igual metade do lado, at o lado superior do quadrado. Isto divide nossa unidade em proporo geomtrica, 1/ 2; 1/ ; 1.

Maior Mediano

Pequeno Dado um quadrado ABCD de lado 1, traar suas diagonais AC e BD. Com o raio BD e do centro B traar o arco DC para formar BG = 2 . Com raio CG e do centro C traar o arco GF. Com raio AF e do centro A traar o arco FB para completar a metade da silhueta do "grial". Repetir no lado oposto para completar a figura.

Media aritmtica Media harmnica Media geomtrica


Este o anlogos ou proporo geomtrica tal como se expressa na diviso em termos extremo e mdio, mas no interior da mesma unidade inicial. As trs mdias foram construdas com a condio de que o 1 o maior dos trs termos. Esta srie era considerada como uma configurao das propores transcedentais (supra-racionais), pois todas elas so contedos incomensurveis na unidade inicial. (Recordemos que a prpria msica antiga construda sobre relaes de nmeros inteiros unicamente, mas o princpio da estrutura musical pertence s divises supraracionais da unidade.) As trs mdias compreendem a trindade das trindades, trs expresses proporcionais nicas de trs termos cada uma. Expressam mediante as razes sagradas de 2 e de 5 a diviso harmnica essencial tanto do tempo (msica), como do espao (geometria), e foram muitas vezes utilizadas nas culturas tradicionais como base da arquitetura, da arte, da cincia, da mitologia e da filosofia. Figura 8.4. Apresenta-se aqui uma forma de desenhar um vaso de belas propores, ou vasilha em forma de taa. utilizando somente a diviso harmnica para estabelecer suas curvas e medidas. Podemos conjecturar dizendo que esta a essncia geomtrica do Santo Graal.

Devido talvez ao fato de que o estudo das leis da mediao nos permite vislumbrar a relao fundamental entre a msica e a geometria, Plato diz em sua obra Septima carta que mais venervel do que o estudo de qualquer outro conhecimento. Talvez por esta mesma razo, os egpcios tenham construdo as duas grandes pirmides de Giz, uma delas baseada em 1, , o nico tringulo cujos lados esto em progresso geomtrica e a outra com seus lados baseados na progresso aritmtica 3,4,5. Em nossos dias, Simene Weil fala-nos da importncia deste estudo como base filosfica do misticismo cristo. Na obra de Hans Jenny, onde podemos comear a ver a relao entre forma e som no mundo fsico. As experincias de Jenny demonstraram que as freqncias de som tendem a ordenar as partculas soltas em suspenso, ou a organizar emulses em disperso hidrodinmica segundo esquemas ordenados, formais e peridicos. Por outras palavras, o som um instrumento mediante o qual os esquemas de freqncia temporal podem se tornar esquemas formais espaciais e geomtricos.

Sistema planetrio baseado na proporo musical 6,8,9,12 da mdia aritmtica e da mdia harmnica entre os quocientes geomtricos 6 e 12, junto com os demais tons da escala diatnica (maior) Pitagrica.

O cnone da figura humana de Alberto Durero totalmente composto por propores derivadas das trs nicas divises da unidade nas propores aritmtica, harmnica e geomtrica.

As freqncias sonoras nesta experincia fazem com que as partculas soltas se organizem em esquemas geomtricos.

(Direita) Os esquemas de interferncia na freqncia dos efeitos eletrnicos geram simetrias geomtricas. A figura de sete pontas surge do crculo e a ele retorna. Imagem das vibraes do "som da semente", o Om.

87

Este desenho combina duas figuras importantes: o tringulo 3, 4, 5 e o mdio ureo, produzindo as propores musicais. Embora indiquemos os diferentes passos para construir o diagrama, no o recomendamos aos gemetras principiantes. Baseia-se num desenho de A Proporo Divina de H.E. Huntley. Construir um crculo de centro L e raio LA e traar o dimetro AC. Traar uma linha perpendicular a AC que passe por A. Desenhar um arco de centro A e de raio AC at F. Traar uma linha de F passando pelo centro L que corte o crculo em H. Traar uma linha perpendicular a FH de A que corte o crculo em D. Repetir com CB perpendicular a FH. Traar o retngulo ABCD. (ABCD um retngulo 1:2, como demonstra que LA = 1/2AF. O tringulo LJC similar ao tringulo LAF.JL - 1/2 JC. BA = 1/2 BC) Construir o tringulo 3, 4, 5 traando uma linha de F tangente ao crculo em D e propagando-a at cortar o dimetro AC em E. A prova do tringulo 3,4,5 faz-se mediante o mtodo egpcio da adio dos ngulos: AFM e DFM so ambos ngulos 1:2.

No Antigo Egito, o sentido do ouvido - isto , a resposta direta s leis proporcionais do som e da forma - era considerado como a base epistemolgica da filosofia e da cincia. Isto evoca o harpista cego, cuja sabedoria proverbial no procede do mundo visual da aparncia, mas de uma viso interna da lei metafsica.

Vrias cincias esto hoje verificando a antiga viso cosmognica de uma criao que vibra mediante a palavra criadora ou som csmico. Alain Danilou assinala que nesta absoro do misterioso intercmbio entre vibraes e formas se basearam as grandes culturas espirituais do passado:
Desde os tomos at ao universo, cada um dos movimentos csmicos possui um tempo, um ritmo, uma periodicidade, e pode se comparar ento vibrao, e portanto, a um som que expressa sua natureza. Nem todas as vibraes so perceptveis aos nossos ouvidos, mas as relaes entre as vibraes podem ser comparadas s relaes entre freqncias audveis. Todos os tomos podem considerar-se como formas de uma energia que se expressa a um ritmo, e todas as substncias so caracterizadas por uma relao particular de ritmos que se pode representar mediante uma relao de sons. E graas a esta similitude entre, por um lado, as relaes dos sons, e por outra parte, as formas e as substncias da natureza, que se tornam possveis a linguagem e a msica. Os sons puros, os sons imateriais que constituem a natureza profunda das coisas e que Kabir denomina "sua msica inaudvel", podem ser percebidas mediante instrumentos mais sutis do que os nossos ouvidos. Atingir sua percepo constitui uma das metas da prtica destas curiosas disciplinas fisio-mentais, denominadas yoga." (Trait de musicologie compare)

E Sir John Woodroffe, baseando-se em suas tradues de textos hindus, diz:


O nome natural de um ser o som produzido pela ao concordante das foras mveis que o constituem. Por isto costuma se dizer que aquele que pronuncia mental ou fisicamente o nome natural de um ser d a vida ao ser que leva este nome. (Garland of Letters)

89

IX. Anthropos
A cosmologia geomtrica que estudamos faz parte de uma doutrina mstica da criao conhecida como "antropocsmica", uma doutrina que fundamental na tradio esotrica da filosofia desde os tempos mais remotos, e que tem sido atualizada em nossa poca por Rudolf Steiner, R.A. Schwaller de Lubicz e outros. O princpio bsico desta teoria que o homem no um simples componente deste universo, mas sim o produto final recapitulador da evoluo e a potencial semente original a partir da qual germinou o universo. Podemos utilizar a analogia da semente e da rvore: a rvore do universo a realizao do potencial da semente, que o homem csmico. Utilizamos aqui a palavra homem em relao raiz snscrita manas, que significa "mente", ou a conscincia que pode refletir sobre si mesma. A mesma imagem de identidade entre a semente e a rvore, ou entre o homem csmico e o homem transitrio na rvore da evoluo, aparece no livro do Gnesis. Para ampli-la, utilizamos algumas idias de As Cifras do Gnesis, do autor cabalista Cario Suars, pondo-as em termos do pensamento antropocsmico. No captulo 1 do Gnesis, Ado colocado no jardim com todos os animais e plantas j criados. Ado a recapitulao ou etapa final do processo evolutivo. Isto coincide com o paradigma do homem como possuidor e recapitulador de toda a evoluo que o precedeu. No captulo 2, Ado (concebido agora como a organizao esquemtica da totalidade do metabolismo csmico) o primeiro que nasce. Neste captulo, que aparentemente contradiz o primeiro, Iav-Deus cria todos os animais e os entrega a Ado e Ado submetido prova de ter que dar nomes a todos eles. Nesta prova, Ado reconhece cada espcie como um ramal de sua prpria trajetria central. Pode dar-lhes nomes porque sabe que fazem parte dele. Ado o tronco central da rvore evolutiva. As espcies animais so os ramos laterais, relativamente fixos e especializados, do agitado centro. A aparente contradio entre os captulos 1 e 2 do Gnesis encontra seu paralelo na embriologia contempornea, que tambm nos proporciona duas teorias contraditrias quanto ao desenvolvimento humano: a teoria da "recapitulao" e a teoria da "neotenia". A primeira, que corresponde ao captulo 1 do Gnesis, a teoria de que os animais repetem a etapa adulta de seus ancestrais durante o crescimento embrionrio e ps-natal. Portanto, o embrio humano passa por todas as grandes fases evolutivas que o precederam: no apenas mamfero, rptil, peixe e vegetal, mas tambm, nas primeiras etapas da diviso celular, a de todos os slidos geomtricos regulares. A neotenia, no entanto, defende um ponto de vista praticamente oposto, que corresponde ao captulo 2 do Gnesis. Esta teoria se baseia no fato de que h mais de vinte caractersticas corporais importantes que so comuns ao homem e ao primata, mas no primata aparecem na etapa do embrio ou do jovem e portanto desaparecem ao crescer. Fisicamente, os humanos aparecem como primatas nascidos prematuramente, nos quais estes traos fsicos foram detidos ou parados hormonalmente. Ao nomear as diferentes espcies, Ado reconhece, ou melhor, recorda seu prprio passado embrionrio (recapitulao). Mas tambm se reconhece a si prprio como a semente ardente, o modelo primeiro de todo o processo orgnico da vida universal (neotenia). Ado, neste momento da criao, pode declarar: "No vejo nada que no seja eu; no vejo nada que seja do todo como eu." Assim, Ado passa a prova. Vai alm de sua identificao com as sucessivas fases mineral, vegetal e animal da evoluo e, ao mesmo tempo, se identifica com o mais alto poder na organizao da energia csmica, a geometria no manifesta da semente-idia. Mediante sua identificao com sua natureza original universal, Ado est pronto para encarnar-se em Ado Cdmion, a encarnao do homem csmico ou divino.
90

A idia do homem csmico tomada pela cincia contempornea no conceito de halograma, que demonstra que cada fragmento de um todo contm os componentes da estrutura global do todo. Ao mesmo tempo, enquanto pormenor parcial daquele todo, este pedao se expressa como indivduo. Na cincia antiga, a aplicao metafrica da noo de antropocosmos era a base da filosofia astrolgica, e pode se encontrar tambm na alquimia, como busca da pedra filosofal - "esta parte em que se pode encontrar o todo". Neste desenho renascentista, o corpo do homem posto em relao com as importantes propores das formas geomtricas universais e dos quocientes numricos. Aqui, vemos a correlao entre V 2 e o rgo procriador do homem.

A tradio vdica transmite a mesma viso antropocsmica de um ponto de vista mais metafsico. Diz-nos que Deus criou o universo movido pelo desejo de ver-se e de adorar-se a si mesmo. O ser deste Deus inconcebvel pode considerar-se como uma expanso omniconsciente, omnicontinente, todo-poderoso, homognea e infinita do esprito puro e sem forma. Seu desejo de ver-se a si mesmo criou (ou distinguiu de si mesmo) uma idia de si mesmo, denominada no pensamento hindu a "real idia". Esta divina percepo mental de si mesmo, a "palavra criadora" do pensamento judaico-cristo, este acontecimento em si mesmo o homem csmico. E este homem csmico o que o homem atual denomina o universo. O universo criado visto ento como uma placenta nutricial atravs da qual esta divina idia de si mesmo se encarna ou personifica: uma gnese que se envolve em matria para tornar-se perceptvel e venervel. Esta posio a oposta a nosso pensamento ordinrio. A humanidade no vista como o filho ou o produto da Me Terra, mas a terra que uma qualidade essencial contida no carter do homem csmico. A filosofia antropocsmica representa a evoluo como um intercmbio, uma inverso contnua entre o eterno homem csmico e a humanidade em evoluo. O ser universal involuciona at densa forma-semente de si mesmo. Em princpio, isto est representado pelo reino mineral, a forma extrema da densificao inconsciente e fixa. Esta semente em involuo provoca logo um movimento oposto de evoluo. Segue-se ento o reino vegetal, que se eleva em direo ao exterior; anima, libera e encarna as qualidades divinas que estavam encerradas ou envolvidas no mineral. Estas qualidades divinas se manifestavam e clarificavam como princpios funcionais ou etapas de crescimento no reino vegetal isto , raiz, tronco, folha, flor, fruto, semente que podemos interpretar como smbolos-analogias de todo o processo universal do futuro. O reino animal aparece ento como uma inverso do processo vegetal e podemos detectar aqui um ritmo de alternncia entre a involuo e a evoluo que d lugar sucesso dos reinos. O animal volta a "involucionar" os princpios, atividade e funes vitais que a planta tinha "evolucionado" ou aberto, clarificado e sustentado. O animal consegue, atravs de sua involuo, a faculdade de mobilidade individual que necessariamente precede vontade individual. A involuo pode ser considerada como a materializao do esprito, e a evoluo como a espiritualizao da matria. Rudolf Steiner prope uma imagem efetiva deste processo observando que o homem em seu corpo animal no na realidade outra coisa seno uma planta virada ao contrrio. A funo respiratria da planta a folha. Esta funo se realiza aberta ao sol, ao extremo externo do princpio da ramificao. No Homem, a funo respiratria o pulmo: suas ramificaes esto no interior.
91

Estas fotografias tiradas em microscpio eletrnico revelam a semelhana morfolgica entre os processos de florao ou formao da folha e os aspectos sexuais do desenvolvimento animal.

Prosseguindo a analogia, observamos que a flor, que o rgo sexual da planta, cresce para cima e empurra a energia da planta para cima, para a luz, enquanto no homem e nos animais, os rgos sexuais esto dirigidos para baixo e empurram as energias do corpo para baixo. A planta se enraiza na terra; no homem, a funo caracterstica da raiz se encontra nas circunvolues do crebro, que se enraiza do cu do pensamento e das energias mentais. O processo mental um processo de digesto, assimilao e transmutao que funciona numa freqncia mais elevada do que a do processo intestinal e digestivo, embora os intestinos tambm formem circunvolues. Desta forma, a sucesso dos reinos mineral, vegetal e animal no mundo fsico se torna num smbolo do movimento constante de involuo e evoluo de um ser que se dividiu em qualidades complementares de esprito e da matria. Dentro da lgica desta viso da evoluo, o propsito do homem fsico transformar esta encarnao involucionada e animal num corpo de luz, da mesma forma que o fez a evoluo da planta com relao ao involucionado reino mineral. Atravs da viso do homem como cosmos, o antropocosmos, a geometria sagrada transforma-se num cosmograma que descreve o drama deste nascimento divino. E no transcurso de todas as pocas de edificao de templos, a arquitetura sagrada baseada nesta geometria foi um livro aberto que revelava este eterno drama. Na ndia, continua viva a Vastupurushamandala, a tradio do desenho dos templos baseada no homem csmico. Tambm descobrimos que o modelo arquitetnico das grandes catedrais gticas era o Cristo-Homem universal na cruz da criao. No Egito, h um grande templo, cujo modelo a figura humana. Trata-se do templo de Luxor, que reproduz o homem csmico em sua arquitetura, bem como no desenho de seus baixo-relevos rituais, no processo do nascimento. O sutra arquitetnico hindu diz: "o universo est presente no templo por meio da proporo." Em nossa poca, h uma convergncia entre a nova cincia biolgica baseada na ciberntica e na teoria da informao e a doutrina mstica do antropocosmos. Apenas podemos nos encontrar com o universo em evoluo que est ao nosso redor e dentro de ns atravs do instrumento sensorial que habitamos. Portanto, nossos crebros e corpos do necessariamente forma a todas as nossas percepes, e estas por sua vez foram formadas pelas mesmas energias visveis e invisveis que formaram tudo o que se pode perceber Corpo, mente e universo devem formar uma identidade formativa e paralela. "Homem, conhece-te a ti mesmo", era o princpio da cincia antiga, como tambm comea a ser o princpio da cincia moderna. Citando o fsico Robert Dicke:
"A ordem correta das idias talvez no seja 'Eis aqui o universo: que ser o homem?' mas sim, 'Eis aqui o homem: o que ser o universo?" (Citado em Gravitation, Ch. W. Misner, K.S.Thorne, J.A.Wheller)

O corpo humano contm em suas propores todas as medidas e funes geomtricas e geodsicas importantes. O antigo code egpcio, que era uma medida proporcionada de espaotempo (1/1.000 da distncia que percorre a terra em sua rotao altura do equador num segundo de tempo), o p, a braa, o antigo equivalente egpcio ao metro, todas estas medidas so proporcionais ao tamanho ou aos movimentos da Terra. A relao de dada pelo umbigo. Nas propores ideais do homem, o comprimento do brao em relao altura total equivale relao entre a corda e arco de um arco de 60. A altura da parte superior do corpo (desde a articulao da cintura) tem a mesma relao com a altura total que o volume da esfera com o volume do cubo que a circunscreve (1 : 1,90983). Tambm a altura da parte superior do corpo est em relao com a altura do arco pubiano equivalente a /3 : 1 ou 1,047 : 1. Assim, as propores do homem ideal esto no centro de um crculo de relaes csmicas invariveis.

O mapa gnomnico de um templo hindu se sobrepe ao diagrama de Purusha ou homem csmico. Um antigo sutra da arquitetura hindu diz: "O universo est presente no templo por meio da proporo."

A relao entre o cubo e a esfera nele inscrita.

92

Mediante a identificao com as propores universais essenciais expressas nesta forma humana ideal, o indivduo pode contemplar o vnculo entre sua prpria fisiologia e a cosmologia universal e, portanto, conceber uma relao com sua prpria natureza universal. Neste conjunto de propores universais, dentro do corpo do homem ideal, se baseia, em muitas civilizaes, o cnone que rege a mtrica do canto e da poesia, dos movimentos da dana e das propores do artesanato, da arte e da arquitetura.

O homem e a cruz como premissas da planta de uma catedral. Segundo a filosofia da arquitetura do templo, este deve representar a imagem do homem paradigmtico, o supremo arqutipo do qual emana tudo o que natural.

A catedral gtica de Amiens, uma simbolizao do homem universal ou csmico, do qual Cristo foi uma encarnao.

93

No Egito, o rei era a representao terrena do princpio antropocsmico, e serviu de modelo para a construo do templo de Luxor. (Veja-se a pgina 73).

Tanto no Renascimento, como na antiga arte egpcia, existia um cnone de propores que servia para estabelecer as propores do corpo humano. Ambos os exemplos utilizam o cnone de 18 (ou 9) quadrados, desde os ps at fronte. (Veja-se a pgina 86).

As relaes geomtricas e geodsicas invariveis se expressam na biomtrica humana. A = envergadura dos braos = a braa (quatro cvados) B = o antebrao = o cvado C = a parte superior do corpo D = a parte inferior do corpo E = o arco pubiano F = o umbigo ou diviso por G = o hara ou diviso por 2 = 0,586 Este centro vital se denomina "a vagem da semente" no sistema tntrico.

As posturas da dana clssica hindu (Bharat Natyam) descrevem relaes angulares geomtricas, desde o eixo do centro de gravidade do corpo, logo abaixo do umbigo. Estas posturas, ao mesmo tempo em que definem ngulos fundamentais, so frequentemente consideradas tambm como aluses a diferentes divindades, e so destinadas a transmitir seus poderes caractersticos.

X. Gnese dos volumes csmicos


A perspectiva do volume oferece outra metfora para o ato criador, original e contnuo da materializao do esprito e da criao da forma. O antiqussimo mito da criao procedente de Helipolis, no Egito, nos oferece um exemplo deste tipo de enfoque. Nun, o "oceano csmico", representa o esprito-espao puro, indiferenciado, sem limite nem forma. prvio a qualquer extenso, especificidade ou deus. pura potencialidade. Mediante a semente ou vontade do criador, que est implcita neste Nun, o espao indiferenciado impelido a contrair-se ou coagular-se num volume. Assim, Aton, o criador, cria-se primeiro a si mesmo ou se distingue de si mesmo, do indefinvel Nun, adquirindo um volume, com o fim de poder iniciar a criao. Que forma pode ter ento este primeiro volume? Quais so realmente as formas volumtricas mais essenciais? H cinco volumes que so considerados como os mais essenciais por ser os nicos que tm todas as suas arestas e todos os seus ngulos internos iguais. So o tetraedro, o octaedro, o cubo, o dodecaedro e o icosaedro; e so as expresses em volume do tringulo, do quadrado e do pentgono: 3, 4 e 5. Todos os demais volumes regulares so apenas troncos destes cinco. Estes cinco slidos recebem o nome de "platnicos", porque presumimos que Plato tenha apresentado estas formas no Timeo, o dilogo em que esboa uma cosmologia mediante a metfora da geometria plana e a dos slidos. Neste dilogo, que um dos mais profundamente "pitagricos" de sua obra, estabelece que os quatro elementos bsicos do mundo so a terra, o ar, o fogo e a gua, e que estes elementos esto relacionados cada um deles com uma das figuras slidas. A tradio associa o cubo com a terra, o tetraedro com o fogo, o octaedro com o ar e o icosaedro com a gua. Plato menciona certa "quinta composio" utilizada pelo criador durante a formao do universo. Assim, o dodecaedro viria a estar associado a este quinto elemento, o ter (prana). Segundo Plato, o criador do universo criou a ordem a partir do caos primordial destes elementos por meio das formas e nmeros essenciais. O ordenamento segundo nmero e forma num plano superior que culminou na disposio desejada dos cinco elementos no universo fsico. As formas e nmeros essenciais atuam ento como interconexo entre o reino superior e o inferior. Tm em si mesmos, e atravs de sua anologia com os elementos, o poder de dar forma ao mundo material. Conforme indica Gordon Plummer em seu livro The Mathematics of the Cosmic Mind, a tradio hindu associa o icosaedro ao Purusha, que a semente-imagem de Brahma, o prprio criador supremo, e como tal, esta imagem o mapa ou plano do universo. O Purusha anlogo ao homem csmico, o antropocosmos da tradio esotrica ocidental. O icosaedro a escolha bvia desta primeira forma, pois todos os demais volumes surgem naturalmente dele.

Os cinco slidos regulares "platnicos".

(Pgina anterior) Os cinco poliedros regulares ou slidos platnicos eram conhecidos e utilizados muito antes da poca de Plato. Keith Critchlow, em seu livro Time Stands Still, apresenta uma prova eloquente de que eram conhecidos pelos povos neolticos da Gr-Bretanha pelo menos 1000 anos antes de Plato. Baseia-se na existncia de certo nmero de pedras esfricas conservadas no Ashmolean Museum de Oxford. Pelo seu tamanho, cabem na mo; so talhadas numa verso esfrica em formas geomtricas exatas de cubo, tetraedro, octaedro, icosaedro e dodecaedro; h ainda vrios outros slidos compostos semi-regulares tais como o cubo-octaedro e o icosidodecaedro. Critchlow afirma: "O que temos so objetos que indicam claramente um grau de domnio das matemticas que at data qualquer arquelogo ou historiador matemtico tinha

negado ao homem neoltico." Formula conjecturas sobre a possvel relao entre estes objetos e a construo dos grandes crculos de pedra astronmicos da mesma poca da GrBretanha: "O estudo dos cus , afinal, uma atividade esfrica, que requer uma compreenso das coordenadas esfricas. Se os habitantes neolticos da Esccia construram o Maes Howe antes de terem sido construdas as pirmides pelos antigos egpcios, por que no teriam estudado as leias das coordenadas tridimensionais? No ser coincidncia que Plato, com Ptolomeu, Kepler e Al-Kindi, tenha atribudo um significado csmico a estas figuras?" Por sua parte, Lucie Lamy traz no seu livro sobre o sistema de medidas egpcio a prova do conhecimento dos cinco slidos por parte dos egpcios do Antigo Imprio.

Caderno de prticas 9
Os slidos platnicos

Figura 9.1. Gerao simultnea dos slidos platnicos no interior do Icosaedro. Traar um crculo de raio OA e inscrever o hexgono (figura 2.5) de lado OA = 1. Traar o dimetro vertical AB. Marcar cada vrtice do hexgono com os nmeros 1 a 6, traar as trs diagonais 1-4, 2-5, 3-6. A partir do ponto mdio C como centro e com raio CA, traar um arco que intercepte o raio O-2 no ponto 11. A linha CA = 5 / 2 dividir o raio O-2 na proporo 1 e 1/ 2. Traar o crculo de raio O-11 e marcar seus pontos de interseo com os raios do hexgono, designado-os com os nmeros 7 a 12.

Figura 9.2 Os pontos 7, 8 e 9 formam uma das 20 faces do icosaedro. Esta face, como as outras 19, um tringulo eqiltero, mostrado aqui em sua proporo real, pois paralelo ao plano do desenho. As faces 7,8,9; 7,8,; 8,9,4; 9,7,6 e 6,7,1;1,7,2; 2,8,3; 3,8,4; 4,9,5 e 5,9,6 completam as 10 faces diretamente visveis. Os pontos 10, 11, 12 indicam o outro plano visto em sua proporo real. Est situado diretamente do lado oposto a 7,8,9, mas oculto vista, da mesma forma que os outros 8 planos indicados pelas linhas descontnuas. Podemos ver que o icosaedro adquire forma atravs de , a "semente divina".

99

Figura 9.3 No interior de uma esfera de raio idntico ao da figura anterior, indicar o icosaedro apenas mediante seus doze pontos. Traar todas as conexes entre os 12 vrtices, omitindo todas as linhas de dimetro (as linhas que passam pelo centro da esfera). Veremos que a partir de cada ponto um mximo de 5 "raios" podem conectar com os pontos opostos. Por exemplo, do ponto 4, traar os segmentos 4-10, 4-6, 4-7, 4-2 e 4-11. (De fato estes 5 pontos opostos definiro um plano pentagonal exato: 10-6-7-2-11, centrado sobre o dimetro que passa pelo ponto 4). Repetir com os pontos 5,6,1,2 e 3, valendo-se da referncia da figura 9.2. A partir do ponto 8, traar os "raios" 8-12, 8-5, 8-6, 8-1 e 8-11. Repetir com os pontos 9, 7, 11, 12 e 10. Toda esta srie de "raios" se cruzaro por grupos de 3 raios em 20 pontos de interseo. Estes 20 pontos so os vrtices que definem um dodecaedro "suspenso" no interior do icosaedro, que maior. Das doze faces, mostram-se as seis 9visveis, para maior clareza.

A gerao do dodecaedro se d espontaneamente, como resultado do cruzamento natural de todos os raios internos do icosaedro. Estas duas figuras so o inversa uma da outra: ambas so compostas de 30 arestas, mas enquanto o icosaedro tem 20 faces e 12 vrtices, o dodecaedro tem 12 faces e 20 vrtices. Figuras 9.4 e 9.5. O traado do dodecaedro d origem automaticamente ao cubo, definidos pelos 8 vrtices do dodecaedro, coincidindo suas arestas com uma diagonal de cada face. So visveis a face superior 1,2,3,4 e duas faces laterais: 3,4,5,6 e 1,4,5,7. As diagonais das faces deste cubo formam um tetraedro entrelaado ou em forma de estrela. O tetraedro estrelado consiste em dois tetraedros com as pontas em direes opostas e entrelaados entre si. O volume compreendido no interior dos dois tetraedros entrelaados define um octaedro, completando-se assim o grupo composto pelos poliedros regulares.

Aqui se mostra como o cubo contm perfeitamente o tetraedro estrelado. Tanto o octaedro, como o cubo, o tetraedro estrelado e o icosaedro, aparecem na perspectiva bidimensional como um hexgono. Apenas o dodecaedro no est contido na silhueta do hexgono.

No s a projeo dos raios internos do icosaedro forma as arestas do dodecaedro, como tambm os raios projetados do dodecaedro, por sua vez, produzem as arestas do icosaedro. Esta projeo alternada de uma forma para outra indicada aqui apenas graficamente, mas geometricamente um fato.

Repassemos agora teoricamente o que acabamos de experimentar geometricamente. Se unimos todos os vrtices internos do icosaedro traando trs linhas a partir de cada um deles, e que conectem com as do lado oposto, e em seguida a partir dos dois vrtices superiores traamos quatro linhas at os opostos; e fazemos convergir estas linhas para o centro, com isto formamos as arestas de um dodecaedro (vejam-se as figuras 9.1 e 9.2). uma gerao que se d por si mesma, mediante o cruzamento dos raios internos do icosaedro. Uma vez que tenhamos estabelecido o dodecaedro, podemos, unindo simplesmente seis de seus pontos e o centro, formar um cubo. Utilizando simplesmente as diagonais do cubo, podemos formar o tetraedro estrelado ou tetraedros entrelaados. As interseces do tetraedro estrelado com o cubo nos do os pontos exatos para formar um octaedro inscrito

nele. Em seguida, no interior do octaedro, voltando a utilizar as linhas formadas pelos raios internos do icosaedro, junto com os pontos do octaedro, aparece um segundo icosaedro. Percorremos o ciclo completo, passando por cinco etapas, semente a semente. Trata-se portanto de uma progresso infinita. Dando ao cubo a dimenso 1, ento o lado do icosaedro exterior ser igual a "phi" e o comprimento dos lados do dodecaedro ser 1/ . Os tetraedros entrelaados tero um lado de 2 . O octaedro ter o lado de 1 2 , e o lado do segundo icosaedro interior, menor, ser de 1/ 2: uma surpreendente constelao de harmonias. O Pai (Purusha) foi concebido da mesma maneira. A nica chave explicativa necessria para iniciar esta figura o mtodo para encontrar os vrtices do primeiro icosaedro. Isto nos d o raio de um crculo e sua diviso por .

Os hindus consideravam Purusha como o imanifesto e intocado pela criao, da mesma forma que na figura o icosaedro intocado pelas demais formas. O dodecaedro se considerava, por sua vez, como Prakriti, o poder feminino da criao e a manifestao, a Me Universal, a quintaessncia do universo natural. Este dodecaedro toca todas as formas da criao desde o interior de seu silencioso e contemplativo companheiro. Os tetraedros entrelaados eram considerados como o yin e o yang, pois o tetraedro o volume da trindade e, portanto, um smbolo primrio de uma funo acompanhada pela sua recproca. O resultado desta interao harmnica de opostos confere ao cubo, smbolo da existncia material, os quatro estado da matria, a terra, o ar, o fogo e a gua. Tanto o cubo como os tetraedros entrelaados tocam o dodecaedro. No corao deste tetraedro est o octaedro, e como o cubo uma formao de suas extremidades, o octaedro simboliza a cristalizao, a perfeio esttica da matria. o diamante, o corao do slido csmico, a lente transformada e clarificada da luz, a dupla pirmide. A progresso externa, que se estende em direo a domnios mais e mais vastos, define a mesma progresso, a mesma gnese: o icosaedro, o Purusha, que gera o dodecaedro, o Prakriti, e dentro do Prakriti, todo o jogo da existncia manifesta. Toda esta coagulao se inicia com a semente segregada que contrai o crculo, o infinito, o esprito indiferenciado, para formar o icosaedro. A semente "phi", o fogo do esprito. Os princpios transcendentais, o icosaedro e o dodecaedro, Purusha e Prakriti, a dualidade primria, tm ambos propores "phi". Mas quando alcanamos o nvel do mundo natural das dualidades opostas, o yin e o yang, e o cubo da matria e sua cristalizao no octaedro, a raiz quadrada de 2 que entra em ao. A raiz quadrada de 2 o meio atravs do qual 0 atua na natureza. E do octaedro, o estado purificado da matria, sua cristalizao na gema mineral, renasce o icosaedro com sua dimenso "phi", 1/ 2. Esta proporo 1/ 2 =0,382... a funo geomtrica associada com Cristo (veja-se pgina 63). Sendo um quadrado, representa uma forma manifestada, o Filho; e sendo o lado do icosaedro interior, a encarnao ou a imagem exata do icosaedro inicial gerador, o Pai, Purusha, o antropocosmos.

Comentrio ao Caderno de prticas 9

103

O mundo mineral expressa volumes geomtricos puros com grande clareza, mas importante recordar que estes slidos no existem na natureza. Em sua forma perfeita, apenas existem no plano metafsico, enquanto concepo pura e criativa, e apenas podem ser representados, para serem captados pela mente atravs da geometria.

Dois cubos de sal-gema.

Sistema monocltico do gesso.

Sistema hexagonal do berilo.

Sistema triagonal do quartzo.

Sistema tetragonal da idocrsio.

Clorita em quartzo.

Purusha e Prakriti formam a eterna dicotomia criadora na mitologia hindu. Purusha o homem antropocsmico, paradigmtico, ou semente que projeta Prakriti, o eterno encanto feminino, com o objetivo de fazer com que sua matriz conceba sua prpria encarnao no mundo da forma.

(Pgina seguinte) Nesta demonstrao, os poliedros regulares so determinados por nove crculos concntricos cuja disposio proporciona toda a informao necessria para a construo destas formas. Cada volume est em relao harmnica simples com os demais, e so as mesmas funes transcendentes 2 , e , as que compem este modelo de relaes. Da mesma forma que na figura anterior, todos os volumes aparecem simultaneamente. Mas neste caso, se um dos crculos concntricos for suprimido, ento o esquema no pode produzir os demais volumes. Esta uma imagem da grande idia budista sobre a origem interdependente dos princpios arquetpicos da criao.

A verso de Kepler do sistema solar consistia em slidos platnicos uns dentro dos outros, relacionando os raios das esferas concntricas que intervinham com as rbitas dos planetas.

Estes volumes-forma simblicos reconstituem simbolicamente nossa histria csmica, e representam perfeitamente os grandes movimentos cujos significados transmitem. O jogo consiste na constante troca entre o icosaedro como o masculino Purusha, e o dodecaedro, como o feminino Prakriti. O icosaedro uma estrutura de 12 vrtices e 20 faces. E uma estrutura de tringulos, sendo o 3 o nmero "masculino", dinmico. O andrgino dodecaedro, enquanto doador de vida, tem 12 faces e 20 vrtices e uma estrutura baseada no 5, o nmero da vida (3 masculino mais 2 feminino). A estrela nascida no interior de seu pentgono a configurao do homem csmico, o aperfeioador da vida, a proporo urea. Estes mesmos cinco volumes regulares se desenham classicamente de forma que estejam contidos no interior de nove crculos concntricos, tocando cada slido a esfera que circunscreve o seguinte slido nele inscrito. Este desenho produzir muitas relaes importantes e provm da disciplina denominada corpo transparente, que consiste em contemplar as formas, construdas em material transparente, colocadas umas dentro de outras. Esta instruo foi transmitida a muitos dos grandes homens do Renascimento, entre eles, Leonardo, Brunelleschi e Fiorgi, pelo frei Luca Paccioli.

106

Frei Luca Paccioli, o grande mestre renascentista da geometria sagrada. A concentrao do estudante sobre os slidos transparentes era uma disciplina que ajudava a ver as realidades metafsicas para alm de toda a aparncia.

Existe a teoria de que na metafsica hindu, cada um dos corpos era o smbolo de uma das capas invisveis e sutis que segundo se acreditava envolviam o corpo fsico do homem e atuavam sobre ele. A tradio associa:

o pequeno icosaedro central com a perfeio final do corpo em sua manifestao fsica; o octaedro com o corpo fsico ou nutricional (sede da mente instintiva); o tetraedro com o corpo etreo ou energtico (sede da faculdade mental intuitiva);

o cubo com o corpo-mente da "razo pura"; o dodecaedro com o corpo conhecimento (sede do inato conhecimento por identidade); o icosaedro com o corpo xtase (o da unio meditativa). Como concluso, podemos nos perguntar como a prtica da geometria sagrada nos ajuda a confrontar questes profundas da existncia: Qual a natureza do esprito? Qual a natureza da mente? Qual a natureza do corpo? Minha prtica individual da geometria me d a resposta: o corpo a expresso mais densa da mente; a mente consiste em todas as extenses sutis do corpo; e sob a totalidade deste mundo, desde o mais denso, at ao mais sutil, subjaz uma substncia. Esta substncia o esprito, que foi cativado pela beleza da geometria. 108

Estas fotos da refrao so a visualizao mais aproximada que a cincia pode dar sobre a natureza da substncia atmica, que aparece como esquemas de luz-energia em forma geomtrica.

109

Bibliografia

actas de Juan, Las, Apcrifo del Nuevo Testamento. Aurohindo, Sri, La Vida Divina, Centenary Edition, vols. IX, 19, Pondicherry, ndia, Sri Aurobindo Ashram Trust, 1970. Beckmann, Petr, Historia de Pi, Nueva York, St Martin's Press, 1971. Boyer, Carl B., El cero: ei smbolo, el concepto, el nmero. National Mathematics Magazine. Bruns, Tons, Los secretos de la antigua geometria, y su utilizacin, 2 vols., Copenhague, Rhodos, 1967. Charpentier, Louis, Misterios de la Catedral de Chartres. Colman, Samuel, N. A. Unidad armnica de la naturaleza, Nueva York, Putnam's, 1912. Critchlow, Keith, Islami- Patterns, Londres, Thames & Hudson, Nueva York, Schocken, 1976. , Order in Space, Londres, Thames & Hudson, 1969, Nueva York, Viking, 1970. , Time Stands Still, Londres, Gordon Fraser, 1979, Forest Grove (Ore.), International Scholarly Book Service, 1980. Danilou, Alain, Trait de musilologie comparee, Paris, 1959. , Politeismo hindu. Danzig, Tobias, Number, the Language of Science, Nueva York, The Free Press, 1967. De Nicols, Antonio, Avatara, Nueva York, Nicolas Hays, 1976. Fabre d'01ivet, Antoine, La Musique explique eomme scienee et eomme art, Collection Delphica, Lausanne, Age d 'H omme, 1972. Fournier des Corats, D., La Proportion gvptienne et les rapports de divine harmonie, Paris, Editions Vega, 1957. Ghyka, Matila, Esthtique des proportions dans les nature et dans les arts, Paris, Gallimard, 1933.

, Geometria del arte y de la vida. , Le Nombre d'or, 3 vols., Paris, Gallimard, 1931. Gillings, Richard J., Mathematies in the Time of the Pharaohs, Cambridge (Mass.), Londres, MIT Press, 1972. Gunon, Ren, Les Prncipes du calcul infinitsimal, Paris, Gallimard. 1946. Hambidge, Jay, The Elements of Dynamic Symmetry, Nueva York, Dover, 1967. Heninger, S. K., Jr., Touches of Sweet Harmony, San Marino, California, Huntington Library, 1974. Jenny, Hans, Cymatics I and 11, Basilea, Basilius Press, 1974. Kramrisch, Stella, The Hindu Temple, 2 vols., Delhi, Motilal Banarsidass Press, 1976. Levarie, Siegmund, y Ernst Levy, Tone: A Study in Musical Acousties, Kent State University Press, 1968. McClain, Ernest, The Myth of Invarianee, Nueva York, Nicolas Hays, 1976; Boulder (Col.), Londres, Shambhala, 1978. , The Pythagorean Plato: Prelude to the Song Itself, Nueva York, Nicolas Hays, 1978. Menninger, Karl, Number Words and Number Symbols, Cambridge (Mass.), MIT Press, 1970, Londres, MIT Press, 1977. Michel, Paul Henri, De Pythagore a Euclide: contribution a l'histoire des mathmatiques preurlidiennes, Paris, Belles Lettres, 1950. Michell, John, City of Revelation, Londres, Garnstone Press, 1972, Nueva York, Ballantine, 1977. Nroman, D., Les Leons de Platon, Paris, Niclaus, 1943. Nicmaco de Gerasa, Introduction to Arithmetic (trad. Martin Luther D'Ooge), Nueva York, Macmillan, 1926, en Euclides, The Thirteen Books of Euclids Elements, Cambridge, Cambridge University Press, 1926.

, (Nicomachus Gerasenus), Manual de armnicos y otros textos relativos a la msica. Pauling, Linus and Hayward, Roger, The Architecture of Moleeules, San Francisco, Londres, W.H. Freeman, 1964. Peet, Eric, The Rhind Mathematical Papyrus, Liverpool, Liverpool University Press, Londres, Hodder and Stoughton, 1923; Reston (Va.), National Council of Teachers of Mathematics, 1979. Platn, Timeo. Purce, Jill, La espiral mstica, Londres, Thames & Hudson, 1974, Nueva York, Thames & Hudson, 1980. Schwaller de Lubicz, R. A., Le Miracle gyptien, Paris, Flammarion, 1963. , Le Roi de la thocratie pharaonique. Paris, Flammarion, 1961. , El smbolo y lo simblieo. , El templo del hombre. Schwenk, Theodore, Sensitive Chaos, Londres, Rudolf Steiner Press, 1965, Nueva York, Schocken, 1978. Smith, D. E., History of Mathematics, 2 vols., Nueva York, Dover, 1958. Suares, Cario, Las cifras del Gnesis. Ten de Esmirna, Matemticas tiles para entender a Platn. Thompson, D'Arcy, On Crowth and Eorm, Cambridge University Press, 1971. Toben, Bob, Space, Time and Beyond, Nueva York, Dutton, 1975. VandenBroeck, Andr, Philosophical Geometry, South Otselic, Nueva York, Sadhana Press, 1972. Vitruvio, Diez libros de arquitectura. Warusfel, Andr, Les Nombres et leurs mysteres, Paris, Seuil, 1961. Young, Arthur, The Geometry of Meaning, Nueva York, Delacorte Press, 1976, Londres, Wildwood House, 1977.

110

Agradecimentos
4. Foto Lane Eastman Kodak Co. 4. Pintura sobre seda, Auroville, sul da ndia, sculo XX. 5. Radiografia de um linguado. Foto Dr. Wolf Strache. 5. Roscea oeste com superposio de linhas, catedral de Chartes, Frana, por 1216. Foto Painton Cowen. 7. G. Riesch, Margarita philosophica, Basilia, 1583. 7. G. Riesch, Margarita philosophica, Friburgo, 1503. 7. F. Gaffurio, Theoriea musica, Milo, 1492. 8. Photo Science Museum, Londres. 9. Aguada sobre tela, Nepal, 1700. John Dugger & David 43. Medalla, Londres. 10. Abadia de Silvacane, Frana, sculo XII. Foto F. Walch, Paris. 11. O Criador, Bible Moralise Frana, hacia 1250. Bodleian Library, Oxford. 13. Pintura a pincel por Sengai, Japo, 1830. Galeria Mitsu Art, Tokio. 14. Science Museum, Londres. 15. Yoga e seus Smbolos, tinta e aguada sobre papel, Rajastn, sculo XVIII. Ajit Mookerjee. 16. Cpula de capela da Condestable, catedral de Burgos, Espanha, 1482-94. Foto Mas. 16. Mandala tanka, Tibet, 1800. John Dugger & David Medalla, Londres. 17. Roda da Lei, esttua de bronce de Yakushi, Japo, sculo VII. Foto Toshio Watanabe. 17. Johann Neudorfer e filho (detalle), pintura de Nicolaas Neufchatel, 1561. Alte Pinakothek, Munique. Foto Blauel, Muniqu. 21. Desenho segundo Hans Keyser, Lehrbueh del Harmonik, Basilia, 1950. 22. Aguada prata sobre papel, 60. Rajastn, sculo XVIII. Ajit Mookerjee. Foto Jeff Teasdale. 22. Smbolo egpcio da boca, detalhe de relevo em madeira que representa a Maat, a deusa da Verdade, da tumba de Seti 1, Egito, XIX dinastia. Museu Arqueolgico, Florena. Foto Alinari/Anderson. 22. Corda vibrante. Foto Science Museum, Londres. 24. O homem como o microcosmos dos quatro elementos, manuscrito astronmico, Prufening, Baviera, finais do sculo XII. Osterreichische Nationalbibliothek, Viena. 29. Desenho do Partenom com sua anlise geomtrico, segundo Tons Bruns, Seerets of Aneient Geometry, 1967. 29. Azulejos decorativos do palcio Badi, Marrakech, Marrocos. Foto Roland Michaud. 29. Abelha com superposio de linhas geomtricas, desenho segundo Samuel Colman, Natures Harmonic Unit 1912. 30. Foto Ewing Galloway (Aerofilms). 34. Relevo em mrmore, Saint-Sernin, Toulouse, Frana, finais do sculo XI. Foto Jean Roubier. 35. Diagrama da capela de St Mary Glastonbury. Desenho de Keith Critchlow. 38. Evanglio Lindisfarne ingls, ano 700, British Library, Londres. 43. Trs variedades de diatomeas, British Museum, Londres (Histria Natural). 43. Quatro plantas de edifcios do Renascimento: Brunelleschi, reconstruo terica e planta de S. Maria degli Angeli, Florena; Serlio, do Quinto livro de Arquitetura; Barozzi da Vignola, planta do palcio Farnese, Caprarola; Bramante, planta de So Pedro de Roma. 53. S. Maria Novella, Florencia. Foto Martin Hurlimann. Hermes (Medusa), mrmore romano, rplica de um grego, sculo I a.C. Glyptothek, Munique. 54. Desenho da mmia de Sisou, muro este da capela da tumba de Petosiris, Egito, ano 300 a.C. 57. Foto F. Paturi. 58. Asclepias Speciosa, retirado de K. Blossfeldt e E. Weber, Art Forms in Nature, 1932. 59. Homem de Vitrvio, desenho de Leonardo da Vinci hacia 1490. Academia, Veneza. Foto Soprintendenza alle Gallerie di Venezia. 59. Canon da figura humana, desenho de Alberto Durero. 60. Vestbulo central, Abidos, cara oeste segundo The Cenotaph of Seti I at Abydos, de H. Frankfort, vol. 11, 1933. 60. Sarcfago da tumba de Osris em Abidos, Museu Arquolgico de Marselha. 63. National Gallery, Londres. 64. Santssima Trindade, Lothian Bible, por 1220, Biblioteca Pierpont Morgan, Nova York (Ms. 791, f.4v). 66. Templo de Vishnavata, Khajuraho, ndia, sculo XI. Foto Ellen Smart. 66. Ilustrao manuscrita sobre mtodos de construo de templos, frente y costas de uma folha de palmeira, ndia. 66. Planta do templo de Vaikunthaperumal, Kanchipuram, ndia, sculo VIII. 71. Briza Maxima, ampliao x 15, segundo K. Blossfeldt e E. Weber, Art Forms in Nature, 1932. 71. (margem) Desenho segundo Carl Sagan, The Dragons of Eden, 1977. 72. Osris entronizado, pintura de Lucie Lamy, sculo XX. 73. Desenho segundo RA. Schwaller de Lubicz, El templo del homre, 111, 1957. 76. Foto e desenho de um capitei de pedra talhada da catedral de Le Puy, Frana. 79. Foto Al Araby Magazine. 83. F. Giorgi, De harmonia mundi, 1525. 86. G Valia, De expetendis et fugiendis rebus opus, 1519. 86. A. Durero, Vier Bucher von mensehlicher Proportion, 1528. 87. (acima, esq.) Foto Hans P. Widmer. 87. (abaixo, esq.) Ajit Mookerjee. 87. (direita) Foto J. C. Stuten. 89. Relevo em pedra calia da tumba de Paatenemheb, Saqqara, Egito, por 1330 a.C. Rijksmuseum van Oudheden, Leiden. 91. El hombre procreador, segundo V Scamozzi, L'idea deli'arehitettura uni versale, 1615. 92. Meristema apical de trigo de Arawa na sua ltima etapa vegetativa e antera da flor de orzaga. Fotos tomadas com microscpio electrnico, de J. Troughton e L. A. Donaldson Prohing Plant Structure, 1972. 92. Ilustrao manuscrita de um antiguo manual de arquitetura, ndia. 93. Estudo das propores que compara uma baslica com o corpo humano. Desenho a pluma de F. di Giorgio (1439-1501/2), Italia, Biblioteca Nazionale, Florena (Cdice Magliabechiano). 93. Catedral de Amiens, gravado, sculo XIX. Foto Conway Library, Courtauld Institute of Art, Londres. 94. Templo de Luxor, Egito. Foto Hirmer. 94. Relao entre as propores da planta do templo de Luxor, Egito y as da la figura humana. Desenho de R. A. Schwaller de Lubicz, O templo do homem, 1957. 94. Sao Cristval e Cristo menino, desenho de D. Bramante (1446- 1516), Itlia, Statens Museum for Kunst, Copenhague. 94. O escriba real de Hesire, relevo em madeira da tumba de Hesire, Saqqara, Egito, 111 dinastia, Museo Egpcio, El Cairo. 96. Srie completa dos "slidos platnicos" neolticos da Escocia. Foto Graham Challifour. 111

104. Sistemas de cristais. Fotos . Museu Geolgico, Londres. 105. Escultura em pedra de um templo escavado numa cova, Badami . Village, ndia, sculo VI. Foto R. Lannoy.

Harmonia do Universo, segundo 106 Kepler, Mysterium Cosmographicum, 1621. Frei Luca Paccioli e seu aluno, pintura de J. de Barbari (1440/50108 1516). Museu Capodimonte, Npoles. Foto .Scala.

109. tamos danantes. Foto Dr. Frwin Muller, Universidade do Estado de Pennsilvania.

112

Вам также может понравиться