Вы находитесь на странице: 1из 4

DEZ MOTIVOS PARA LER EDUCANDO DIREITA, DE MICHAEL APPLE

Roberto Stelmacki Junior


Primeiro Motivo: Michael Apple1 procura mostrar nas suas obras os perigos das reformas educacionais e ainda a sua influncia sobre a poltica e a sociedade tomando por base sua experincia como educador dentro e fora dos Estados Unidos, posicionando-se portanto contra a reestruturao radicalmente conservadora2. Nas obras de Apple, em especial Educando Direita (2003) fica clara a indignao do autor para com o modelo educacional pautado na lgica de mercado, onde os parmetros avaliativos so eficincia, excelncia, qualidade, dentre outros, os quais esto, no mnimo muito longe da realidade das escolas de verdade (a teoria educacional de direita, na prtica, uma catstrofe de conseqncias, muitas vezes, alm do imaginvel). Segundo Motivo: Um atrativo da obra de Apple a sua humildade em citar que este produto, o livro Educando Direita, resultado da colaborao valiosa de vrios outros autores, como Ball3, e ainda de vrios e descontrados (os assuntos eram srios relembra o autor) seminrios das sextas-feiras em grupos de estudos de ps-graduao que contavam inclusive com a presena de professores de vrios pases com tambm diferentes campos e experincias. Como no poderia deixar de ser, a crtica uma constante saborosa nas pginas deste livro, que na verdade no tem uma leitura fcil, pelo contrrio s vezes preciso ler e reler pa1

rgrafos, voltar pginas, para enfim compreender o pensamento, de certa forma, sistmico, de Apple. Terceiro Motivo: Esta obra trata da realidade educacional estadunidense, porm claramente verificam-se as semelhanas com o nosso prprio sistema educacional, sendo que o autor toma o cuidado de ressaltar a mundializao das propostas conservadoras (dos neoconservadores fique claro) na busca de um padro, de certa forma, hegemnico, de teoria, mtodo e prxis educacional, que tendem a um modelo quase taylorista que leva o educando a alienao. Essa alienao fica clara pois este novo paradigma promove a despolitizao do educando enquanto maximiza a economizao deste, ou seja, ningum estuda para ser culto, conhecedor das cincias naturais, humanas, etc, estuda-se, hoje, para pertencer a um grupo dominante que apenas valoriza a competncia pessoal num mundo extremamente excludente. Quarto Motivo: Segundo Apple ocorreu uma mercantilizao da educao onde os interesses econmicos de grandes grupos empresariais reduziram a escola a uma fbrica de profissionais qualificados, onde quem no se adapta aos padres pr-estabelecidos rapidamente descartado, ficando marginalidade do processo, tornando-se um estorvo social (rejeito). O autor nos coloca a voracidade e a competio nas escolas, com seus rankings, suas maratonas teoricamente intelectuais, etc e tal. Onde ao vencedor, tudo, aos perdedores (mesmo que segundo, terceiro, ... colocados), nada, pois estes so os derrotados (s importa o vencedor).

Michael Apple, escreveu o livro Educando Direita quando trabalhou no Departamento de Educao da Norges Teknisk Natur Vitenskapelige Universitet na Noruega e tambm. durante seus anos de trabalho, junto ao Instituto de Educao de Londres. 2 Apple procura ressaltar nessa sua obra o poder do neoliberalismo sobre a educao atravs do neoconservadorismo, ou seja a retomada do processo educativo alienante promovido pela Direita estadunidense. 3 Stephen Ball, Education Reform: A Critical and Poststructural Approach (1994).

113
Quinto Motivo: Os Estados Unidos tentam promover uma verdadeira lavagem cerebral no seu territrio e qui no mundo ao tentarem impor o Neoconservadorismo pautado, segundo o autor, principalmente no Fundamentalismo Cristo Evanglico, que por exemplo j tem conseguido proibir as escolas de ensinar, por exemplo, a teoria Evolucionista de Darwin. Apple contra o imperialismo educacional4. Sexto Motivo: Todos sempre tm algo a dizer sobre a educao, porm para os neoconservadores, educao negcio, e negcio sempre negcio5, ou seja tem que dar dinheiro e render bons frutos (crescer). Tem que ter um bom currculo, um bom manual (material didtico), tem que ter um bom professor (possuidor de mltiplos conhecimentos e que cumpra o manual) e tem que ter bons alunos que tiram sempre notas elevadas, que sempre tem um bom aproveitamento, que no reprovam, que no ficam retidos, ... Pena, que quase nunca se observem as conjunturas pessoais de cada ser, pena que no se considerem os percentuais avanos e at mesmo que no se veja as possveis limitaes de cada aluno. Pois, a educao um sistema complexo de ambigidades. Os Estados Unidos tentam impor para o mundo um modelo educacional pautado na cultura tradicional (norte-americana), comum, bsica, que prima pela disciplina, pela hierarquia e pela f em Deus (protestante anglicano) que prega a prosperidade econmica do cidado6. Saber poder, tornou-se um dos lemas da ps-modernidade. Portanto a escola que oferecer uma boa educao tornar-se- uma mquina extremamente lucrativa Stimo Motivo: Apple ressalta, citando Rorty7, que a educao direita no promove significativas mudanas na sociedade, e que portanto no podemos esperar por transformaes na ordem social, poltica e econmica do mundo, o que portanto a exacerbao dos prprios interesses estadunidenses (dominadores). A Direita quer nos mudar, quer nos impor uma nova identidade, a qual no nossa, sendo sim, um produto da poltica norte4 5

americana, uma poltica de dominao e da mercantilizao de tudo e de todos. O modelo de padronizao da educao e tambm dos indivduos impem raciocnios rpidos, desprovidos de criticidade, que determinam benefcios imediatos e a satisfao pessoal, desconsiderando conseqncias futuras, principalmente, para a sociedade como um todo. Oitavo Motivo: O modelo estadunidense de cultura se impem como o nico verdadeiro, o nico eficiente, desconsiderando todas as especificidades das demais linhas de cultura do mundo. A globalizao tende a padronizar inclusive as vontades e as identidades dos homens. Apple ressalta, atravs do pensamento de Hobsbawm8, que os historiadores, os gegrafos, enfim os educadores em geral, tm a funo de relembrar tudo aquilo que o mundo tende a fazer, e que a humanidade tende a esquecer. Os estados Unidos querem que nos esqueamos de nossas razes, de nossa memria, para que sejamos massificados pela sua educao neoconservadora direita. Nono Motivo: Perguntamos ento, como ficam os direitos individuais, como fica a opo moral, a opo pelo culto religioso, o direito renncia, o direito por uma identidade prpria, e nos degladiamos com esta proposta norte-americana que rompe com todos os direitos pelos quais lutamos para obtermos por centenas de anos e que agora so simplesmente descartados. Dcimo Motivo: O homem possui direitos naturais que devem ser assegurados pelo Estado, como a liberdade, a democracia, dentre outros conceitos, e que devem permear a vida do indivduo, de forma que este possa traar e determinar seu prprio destino9. A educao ps-moderna atravs principalmente da histria, da geografia, da sociologia, da filosofia, dentre outras cincias, deve permitir ao cidado o direito da opo, pois verdades e virtudes so conceitos subjetivos para as diferentes sociedades e no podem ser padronizados pelos interesses econmicos dos neoliberais.

Michael Apple, Cultural Politics and Education (1996). Robert McChesney, Profit Over People: Neoliberalism and the Global Order (1999). 6 Stuart Hall, Critical Dialogues in Cultural Studies (1996). 7 Richard Rorty, Achieving Our Country: Leftist thoughts in Twentieth Century Amrica (1998).

Eric Hobsbawm, The Age of Extremes: A History of the World (1994). 9 Eric Foner, The Story of American Freedom (1998).

114
Ficar portanto a pergunta que provavelmente pautar a continuidade futura deste artigo, Ser esta a tica educacional que queremos para nossa escola e tambm para os nossos Filhos ?!?! Cabe, apenas, a ns a resposta desta pergunta !

115
ORIENTAES AOS COLABORADORES LINHA EDITORIAL Prxis Educativa publica textos inditos que resultem de pesquisas ou ensaios com reflexes originais, bem como resenhas bibliogrficas, sobretudo que desenvolvam interlocues entre os mais variados campos da cincia e do conhecimento aplicado com a rea de Educao e conexas. O nome da revista reflete a preocupao com uma perspectiva em que a teoria e a prtica estejam integradas na tessitura da ao educacional, entendida no como prtica banal ou reprodutiva, mas como atividade criativa e transformadora em que teoria e ao constituem um nico movimento, o que se expressa no nome prxis. NORMATIZAO - A Revista Prxis Educativa aberta a professores e pesquisadores de Educao e reas conexas integrantes ou no do SECIHLA. - Os materiais para publicao devero obedecer aos seguintes requisitos: a. Ser inditos no Brasil. b. Os artigos devero ter extenso entre 10 e 30 pginas com espao 1,5, margens inferior, superior, direita e esquerda de 3 cm e folha formato A4. As resenhas devero ter entre 5 e 15 pginas, com a mesma formatao, restritas a livros publicados nos ultimos 5 anos. c. Ser redigidos preferencialmente em lngua portuguesa; a revista publicar tambm textos em francs, ingls e espanhol, e nesse caso devero ser acompanhados de um resumo em portugus. d. Trazer ttulo que corresponda com clareza idia geral do trabalho. e. Apresentar um resumo de no mximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras e um abstract em ingls com igual teor, contendo informaes sobre os objetivos, procedimentos metodolgicos, referenciais tericos e resultados produzidos e/ou esperados; no caso de ensaios em que no se apliquem parte dessas informaes, devero ser apresentadas informaes similares. f. Apresentar no mnimo 3 (trs) e no mximo 5 (cinco) palavras chaves em portugus e ingls. g. Trazer, quando for material elaborado sob orientao, o nome e titulao do professor orientador. h. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituio esta dever ser mencionada. i. O autor dever identificar-se indicando sua vinculao institucional, titulao acadmica, cargo que ocupa, reas de interesse e publicaes mais importantes. j. As tradues devero vir acompanhadas da autorizao do autor e do original. k. Os trabalhos devero ser encaminhados em dois arquivos compatveis com o padro MS Word para Windows, sendo um deles com indicao de autoria e outro sem referncias que possam indicar a autoria. l. As notas bibliogrficas devero seguir o padro (AUTOR, ano, pgina). Os comentrios explicativos devero ser colocados em nota final. As referncias bibliogrficas devero seguir as normas da ABNT. - Os autores cujos materiais forem aprovados para publicao recebero 1 exemplar da revista onde o material foi publicado. - Os originais no publicados no sero devolvidos. - Todos os artigos apresentados Revista Prxis Educativa sero submetidos apreciao do Conselho Consultivo. - Em caso de necessidade, a Editoria poder enviar artigos especficos para parecerista ad hoc , no integrante de seus conselhos, observando-se a titulao mnima de Doutor e especialidade na rea do artigo em questo. - Ser garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliao dos artigos. - Cabe Editoria a deciso referente oportunidade da publicao dos trabalhos recebidos.

Вам также может понравиться