Вы находитесь на странице: 1из 14

HOMEOPATIA

MS SILVANA LUTAIF

HOMEOPATIA
A homeopatia foi descrita primeiramente por Hip Hipcrates na antiga Gr Grcia. Mas foi estudada e desenvolvida na pr prtica por Christian Friedrich Samuel Hahnemann. Hahnemann. Hahnemann, Hahnemann, um m mdico alemo, cansado da "medicina" de sua poca, abandonou sua profisso e passou a dedicardedicar-se a tradu tradues de livros editados em outros idiomas. Foi quando, em 1790, ao traduzir a mat matria m mdica do m mdico escocs William Cullen, Cullen, teve o "estalo" que mudaria sua forma de pensar. Em 1796, publica a obra Ensaios sobre um novo princ princpio para descobrir as virtudes curativas das substncias medicamentosas, onde descreveu os fundamentos desta especialidade da Medicina. Sendo esta obra o marco de funda fundao da Homeopatia.

Samuel Hahnemann

OS 4 PILARES DA HOMEOPATIA
A Lei dos Semelhantes ou "Similia similibius curantur ou curentur", ou seja, o semelhante tratado pelo semelhante. Assim, um determinado medicamento dado a indivduos aparentemente sadios, produz um conjunto de sinais e sintomas. Este mesmo medicamento, em pequenas doses, produzir a cura em doentes que tenham os sinais e sintomas semelhantes aqueles apresentados anteriormente.

A Experimentao no Homem Sadio ou "Experientia in homine sano", que corresponde experimentao no homem so, utilizado por Hahnemann. Ela a base para se escolher um medicamento, possibilitando dessa forma, que a manifestao sintomtica do doente e da droga se combinem fortalecendo e excitando os mecanismos de defesa do organismo em direo do restabelecimento da sade.

Doses Mnimas ou "Doses minimae" a desconcentrao da matriaprima de origem do medicamento homeoptico. As doses mnimas adquirem o poder energtico, dinmico, que atua suavemente, sem agredir, estimulando os mecanismos naturais de defesa orgnico.

Com o intuito de evitar os efeitos da agrava agravao medicamentosa ao diminuir a toxidade das drogas atrav atravs da dilui diluio das mesmas, Hahnemann descobriu um meio de liberar o poder energ energtico das substncias ao imprimir uma forte lita litao (sucusso) sucusso) no meio l lquido. Ento, a Dinamiza Dinamizao o processo por meio do qual a energia dinmica que existe na intimidade da material, proveniente de todos os reinos da terra, liberada e potencializada.

Contribuicoes de Hahnemann
Na qu qumica industrial: aperfei aperfeiou vrios testes de bromatologia desenvolveu m mtodos pr prprios para a tintura de tecidos desenvolveu testes de bromatologia para vinhos foi tradutor de obras de qu qumica industrial; revia as tradu tradues e descobria erros, desvendando segredos industriais de franceses, ingleses e holandeses.

Na higiene industrial: -purifica purificao da gua com nitrato de prata desinfec desinfeco de feridas com merc mercrio (foi ele que desenvolveu o merc mercrio cromo) descreveu os sintomas de sufocamento e intoxica intoxicao nas minas de prata, cobre, cobalto descobriu que a tintura vermelha para roupas envenenava as pessoas que a manuseavam, com cobalto que havia envenenamento por chumbo nas pessoas que trabalhavam na fabrica fabricao de panelas e vidro, -que havia intoxica o entre as pessoas que usavam carvo mineral intoxica para a calefa calefao

Na farmacologia: combatia o uso do arsnico como antitrmico preparava um antitrmico a partir da casca do salgueiro.

A Homeopatia na Brasil foi introduzida por um discpulo francs de Hahnemann, Benoit -Jules Mure, que aqui chegou em 1840. Mure veio inicialmente introduzir a doutrina social de Charles Fourier. Para tanto, Mure consegue apoio do governo brasileiro de D. Pedro II e vai para o interior de Santa Catarina

No Brasil, um dos grandes estudiosos da homeopatia foi o Dr. Nilo Cairo, que em 1907 lan lana o seu livro Pequeno Guia Homeopathico para Uso do Povo Povo, que logo esgotou e em 1913 lan lanado Guia da Medicina Homeopathica Homeopathica. A homeopatia a arte de curar doentes por meio de medicamentos que, dados ao homem so, em doses ponder ponderveis, provocam sintomas semelhantes aos que se prope a curar no doente. Esta teraputica baseiabaseia-se em trs princ princpios: a lei dos semelhantes, a experimenta experimentao no homem so e o emprego das pequenas doses

Nomenclatura
A denomina denominao dos medicamentos homeop homeopticos deve seguir as regras internacionais de nomenclatura botnica, qu qumica, biol biolgica, farmacutica e m mdica. Ela se caracteriza por usar nomes que podem ser usados no mundo inteiro, pois Hahanemann, Hahanemann, tendo em conta esta necess necessria universalidade, adotou a l lngua latina, que o que vem a ser a nomenclatura cient cientfica. Suplementarmente poder poder ser usada uma sinon sinonmia comum, popular ou ind indgena, a crit critrio da Subcomisso de Assuntos Homeop Homeopticos da Comisso de Reviso da Farmacop Farmacopia Brasileira. Tradicionalmente usamusam-se nomes latinos ou latinizados, com a primeira letra do gnero com mai maiscula e a primeira da esp espcie e subsub-esp espcie em letra min minscula. Exemplo, Arnica montana.

Mtodos de dinamizao
Escala centesimal HAHNEMANIANA Para obter-se 100 partes da primeira diluio centesimal (C1), colocar no primeiro frasco: 99 partes de veculo 1 parte do insumo ativo (forma farmacutica bsica- tintura me ou triturao)

Escala decimal Esta escala no considerada hahnemanniana. Para se obter a primeira diluio (D1 ou X1), coloca-se 9 partes do veculo e 1 parte do insumo ativo ( tintura-me ou triturao).

KORSAKOVIANO OU FRASCO NICO Este processo s permitido, no Brasil, para preparaes acima de 30 CH. Pra obter-se a primeira diluio Korsakoviana (K31), coloque num frasco de 20 ml, 5 ml de insumo ativo (30 C).

FLUXO CONTNUO Diferentemente do que ocorre em outros pases, no Brasil, e particularmente em So Paulo, a obteno de medicamentos em mdia e alta potncia (acima de 30 CH) est em grande parte concentrada nas mos dos laboratrios, j que as farmcias no dispe de equipamentos de fluxo contnuo.

CINQUENTA MILESIMAL Segundo Hahnemann no pargrafo 270 da sexta edio de seu Organon, um tipo de preparao que produz medicamentos com maior desenvolvimento de poder curativo, e de ao mais suave (menos agravaes).

ORIGEM DOS MEDICAMENTOS


Os medicamentos homeopticos so obtidos atravs diversas origens. Todos os medicamentos originam as SOLUES-ME (substncias solveis) ou as TRITURAES-ME (substncias no solveis), a partir da onde so dinamizados todos os medicamentos.

1. Medicamentos homeop homeopticos de origem vegetal: Aconitum napellus, napellus, Anemone pratensis (Pulsatilla), Pulsatilla), Atropa belladonna (Belladonna), Belladonna), Lobelia Inflata, Inflata, Rhus toxicondendron, toxicondendron, Calendula Officinalis, Officinalis, Allium cepa, Allium sativum, sativum, Bryonia alba, alba, Lycopodium clavatum, clavatum, etc.

10

2.Medicamentos homeop homeopticos de origem qu qumica: a) INORGNICOS: Antimonium tartaricum, tartaricum, Argentum nitricum, nitricum, Arsenicum album, album, Aurum metallicum, metallicum, Kalium bichromicum, bichromicum, Mercurius corrosivus, corrosivus, Natrium muriaticum, muriaticum, Phosphorus, Phosphorus, Platina, Silicea, Silicea, Sulphur, Sulphur, etc. b) ORGNICOS: Aloxanum, Aloxanum, Anilinum, Anilinum, Carboneum sulfuratum, sulfuratum, Petroleum, Petroleum, Phenolum ou Acidum carbolicum, carbolicum, Terebinthinum, Terebinthinum, etc. c) MINERAIS: Galena (PbS ), Pirolusita, (PbS), Pirolusita, etc. d) SUBSTNCIAS COMPLEXAS DE ORIGEM NATURAL: Atropinum sulfuricum, sulfuricum, Chininum muriaticum, muriaticum, Chininum sulphuricum, sulphuricum, Strychninum arsenicosum, arsenicosum, etc. e) PRODUTOS E MISTURAS, DEFINIDAS SOMENTE POR SEU MODO DE PREPARO: Exemplos: Hepar sulphur (mistura de CaS), CaS), Mercurius solubilis (possui uma f frmula pr prxima de Hg4ON.H2NO3+NH4NO3), etc.

Argentum nitricum Petroleum

11

3. Medicamentos homeop homeopticos de origem animal: Apis mellifica (Abelha), Calcarea carbonica (parte interna da concha de Ostrea edulis L.), Cantharis vescicatoria (Cant Cantrida), rida), Spongia tosta (Esponja tostada), Lachesis muta (cobra surucucu), Mephites putorius (Doninha), Moschus moschiferus (Alm (Almscar), Sepia officinalis (Sibia Ordin ), etc. Ordinria/Calamar ria/Calamar),

4. Medicamentos homeop homeopticos cuja origem no se enquadra nas classifica classificaes anteriores: Eletricitas, Eletricitas, Galvanismus, Galvanismus, Luna, Luna, Magnetis poli ambo, ambo, Magnetis poli arcticus, arcticus, Magnetis poli australis, australis, Nidus edulis, edulis, RaiosX, Sol. Raios

12

ESCALA
Outro dado que aparece nas prepara preparaes medicamentosas homeop homeopticas a chamada: escala. Existem v vrias escalas, contudo, as mais utilizadas so: 1. Escala Centesimal de Hahnemann: Hahnemann: cuja escrita C ou CH, e que apresenta dilui diluies de 1:100 2. Escala Decimal de Hering: Hering: cuja escrita D, e apresenta dilui diluies de 1:10. 3. Escala 50 milesimal: milesimal: cuja designa designao LM, com dilui diluies de 1:50.000 As siglas so seguidas de um n nmero, o qual tem a fun funo de elucidar quantas vezes aquela substncia foi dilu diluda e agitada (denominamos esse processo de dinamiza dinamizao).

FORMAS DE APRESENTAO
Os medicamentos homeop homeopticos podem ser empregados em tinturas, em l lquidos, em gl glbulos, em tabletes, em p p e em tritura triturao. Os gl glbulos e os tabletes podem ser tomadas diretamente sobre a l lngua, deixando que a saliva os dissolva, sem mastigar e depois engolindo e os p ps (pap (papis) dissolvidos em gua. Quanto aos l lquidos, podem ser tomados diretamente pingados sobre a lngua ou dissolvidos em gua, ou ento ainda administrados em doses nicas, que devero ser tomados de uma s s vez todo o conte contedo do frasco.

13

HOMEOPATIA
considerado medicamento homeop homeoptico aquele que mostroumostrou-se ser capaz de causar uma doen doena artificial num indiv indivduo, doen doena esta que se manifesta atrav atravs de sintomas e sensa sensaes. Esta sua qualidade pode ter sido descoberta por experimenta experimentaes no indiv indivduo sadio, em intoxica intoxicaes e envenenamentos ou em observa observaes cl clnicas. DizDiz-se que ele deve ser dilu diludo (suavizado) e succionado (para ser dinamizado), embora algumas vezes Hahnemann e outros homeopatas antigos tivessem usado certas substncias in natura, principalmente plantas, em tratamentos.

Em 1835 mudamuda-se para Paris, onde vem a morrer em 2 de julho de 1843,

FIM

14

Вам также может понравиться