Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL PROFESSOR: EDUARDO

MIGNOLO ALUNA: LETCIA DE FREITAS GOMES DATA: 03/04/2014 A Arqueologia do Esprito De acordo com Ken Wilber, os principais componentes da evoluo da conscincia so os nveis bsicos, as estruturas ou as ondas bsicas no Grande Ninho (matria, corpo, mente, alma, esprito); as correntes ou as linhas de desenvolvimento (moral, esttica, religiosa, cognitiva, afetiva, etc) que avanam de maneira relativamente independente atravs das grandes ondas,;os estados, ou estados temporrios de conscincia (tais como experincias de pico, estados onricos e estados alterados); o eu, que a sede da identidade, da vontade e das defesas, e que precisa navegar por todos os vrios nveis, linhas e estados que encontra e equilibr-los e integr-los; e as linhas relacionadas ao eu, que so as linhas de desenvolvimento mais intimamente ligadas com o eu (tais como a identidade central do eu, sua tica e suas necessidades). Em resumo: ondas, correntes, estados, eu e correntes do eu (Wilber, 2007, p. 105) Ainda para Wilber, os estados alterados, embora muito importantes, precisam tornar-se estruturas/caractersticas para contribuir para o desenvolvimento. Dessa forma, possvel dizer que o desenvolvimento pode ser reduzido a ondas, a corrente e ao eu. Deve-se ter em mente que, tomados conjuntamente, os nveis bsicos de cada um dos principais sistemas, antigos e modernos, orientais e ocidentais, simplesmente descrevem um imenso campo morfogentico, ou espao de desenvolvimento, o qual migratrio ele se gradua holarquicamente, transcendendo e incluindo ninhos dentro de ninhos, indefinidamente, convidando a um desenvolvimento que um envolvimento. (Wilber, 2007, p. 106)

As ondas bsicas do ser e do conhecer atravs das quais fluem as vrias correntes de desenvolvimento, todas equilibradas e (idealmente) integradas pelo eu em sua notvel jornada que vai do subconsciente para o autocosnciente e da para o superconsciente. Entretanto, tal jornada representa perigos. Em relao a confuses a respeito do ego cometidas por alguns pesquisadores, Wilber afirma que uma questo semntica. Se por ego entende-se uma identificao exclusiva com o eu pessoal, essa exclusividade em sua parte maior perdida ou desenvolvida no desenvolvimento superior. Em contrapartida, se tem-se ego como um eu funcional que est relacionado com o mundo convencional, esse ego continua existindo. J se por ego entende-se a capacidade da psique para integrao, nesse caso ele tambm conservado e fortalecido. Resumindo, a exclusividade de uma identidade com um dado eu dissipada ou liberada com cada estgio superior do crescimento do eu, mas as capacidades funcionais importantes de cada um so conservadas, incorporadas e, com frequncia fortalecidas em estgios sucessivos. (Wilber, 2007, p. 107) Ainda de acordo com o autor, Tratamentos seria um resumo dos tipos de terapias psicolgicas e espirituais que parecem mais teis para os diferentes tipos de patologias que bloqueiam os diferentes nveis de conscincia. O termo fulcro designado para se referir aos marcos principais no desenvolvimento do eu, ou seja, ao que acontece com o eu proximal quando seu centro de gravidade est num determinado nvel de conscincia. Quando o centro de gravidade do eu se move atravs de um nvel bsico do grande ninho, ele atravessa um fulcro do seu prprio desenvolvimento; ele se identifica, em primeiro lugar, com um novo nvel; em seguida, ele se desidentifica desse nvel e o transcende; e por fim ele inclui e integra esse nvel a partir do nvel superior seguinte. (Wilber, 2007, p. 108) Cada vez que o eu ou o eu proximal sobem um degrau rumo esfera mais elevada do Grande Ninho, eles podem fazer isso de maneira relativamente saudvel, diferenciando e integrando os elementos desse nvel, ou relativamente patolgica, quando no consegue diferenciar ou integrar. Avanos revolucionrios na psicologia mostram que, no que se refere psicopatologia, no existem apenas diferentes tipos, mas tambm diferentes nveis. Em partes, esses diferentes nveis de psicopatologia esto relacionados aos trs principais estgios do incio do desenvolvimento do eu. Uma falha no desenvolvimento de qualquer um desses estgios poder contribuir para um nvel de psicopatologia.

As trs principais ondas do desenvolvimento do eu podem ser resumidas da seguinte forma: a princpio, o eu relativamente indiferenciado de seu ambiente, ou seja, no consegue distinguir facilmente onde seu corpo termina e o ambiente comea (incio do fulcro 1). Em algum ponto durante o primeiro ano a criana comea a fazer essa distino mais facilmente, e dessa forma a sua identidade muda da fuso com o mundo material para uma identidade com o corpo emocional-sentimental (que inicia o fulcro 2). medida que a mente conceitual comea a surgir e se desenvolver, a criana acaba por diferenciar a mente conceitual e o corpo emocional (fulcro 3). Portanto, a identidade do eu proximal se dirigiu da matria para o corpo e da para a mente inicial. Ainda segundo Wilber, cada um desses fulcros envolve, idealmente, tanto a integrao como a diferenciao. O eu se diferencia do corpo (nvel inferior), identifica-se com a mente (nvel superior seguinte), e em seguida integra a mente conceitual com os sentimentos do corpo. Uma falha em Qualquer um desses pontos resulta em uma patologia. Sendo assim, se a mente falhar em diferenciar-se de sentimentos corporais, ela poder ser esmagada por emoes dolorosamente fortes, mudanas dramticas no humor so comuns, h grande dificuldade em controlar os impulsos e a interrupo do desenvolvimento frequentemente ocorre nesse ponto. Em contrapartida, se mente e corpo se diferenciam mas no so integradas em seguida, o resultado uma neurose clssica, ou a represso dos sentimentos corporais pelas estruturas mentais. No fulcro 1, se o eu no se diferenciar corretamente do ambiente fsico e no integrar corretamente as imagens que tem dele, o resultado poder ser a psicose. No fulcro 2, se o eu corporal emocional tem dificuldade em se diferenciar dos outros, o resultado pode ser o narcisismo ou distrbios fronteirios. No fulcro 3, como acabamos de ver, uma falha na diferenciao leva a uma fuso com o eu emocional instvel, ao passo que uma falha na integrao leva a uma represso do eu emocional pelo eu mental-egico recm emergente. (Wilber, 2007, p. 110) Nos fulcros intermedirios e superiores reconhecemos o mesmo processo global: devido arquitetura diferente de cada uma das ondas bsicas do Grande Ninho, cada nvel de desenvolvimento do eu tem um nvel qualitativamente diferente de patologia, diferentes tipos de defesa e um tipo de tratamento correspondentemente diferente. Entre os 6 e 12 anos (Fulcro 4), a mente regra/papel comea a emergir e o centro de gravidade do eu a se identificar com essa onda. O eu comea a adotar o papel de outras

pessoas e, portanto, comea a mudar do egocentrismo/pr-convencional para o sociocentrismo/convencional. Se algo d errado, geralmente o resultado uma patologia script. J no fulcro 5, quando emerge o ego auto-reflexivo, e o centro de gravidade comea a mudar do convencional/conformista para o ps-convencional/conformista para o ps-convencional/individualista, o eu se defronta com a confuso de identidade versus papel. J no fulcro 6 a viso panormica da viso-lgica traz questes e problemas existenciais para a linha de frente, juntamente com a possibilidade de um corpo-mente mais plenamente integrado. Por fim, no fulcro 7, os domnios transpessoais comeam a entrar em foco, no simplesmente como passageiras experincias de pico, mas como estruturas novas e mais elevadas. Para breve viso geral dos nveis de patologia, precisamos notar que cada nvel do Grande Ninho tem uma arquitetura qualitativamente diferente, e desse modo cada onda de desenvolvimento do eu, de patologia do eu e de tratamento tem, igualmente, um tom qualitativamente diferente. No que se refere s terapias, Wilber diz que no que uma dada terapia se aplique apenas a um nvel de desenvolvimento, mas sim que, ao focalizar um ou dois nveis, a maioria das formas de terapia perde cada vez mais a sua eficincia ao ser aplicada a domnios mais afastados. (Wilber, 2007, p. 113)

Вам также может понравиться