Вы находитесь на странице: 1из 20

IMPLEMENTAO DO PROGRAMA 5S

Anderson Braga Eliane Lopes Filipe Diniz Jessica Jacob Wanderson Lima

Sidney Calisto

RESUMO

Este trabalho visa avaliar um modelo de implantao do programa 5S que foi aplicado na empresa Ala Indstria de Aquecedor Solar e Com. Mat. Const. R. E. Acess. Ltda., localizada na Rua Professor Abeylard, 2139- Nossa Senhora das Graas em Sete Lagoas, com enfoque especial para a melhoria das condies de trabalho e manuteno da sade do trabalhador, alm de auxiliar na melhoria de produtividade e qualidade na prestao de servios. Dentre todos estes fatores a Gesto de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), se preocupa principalmente com dois aspectos importantes: o bemestar do trabalhador e a eficcia organizacional sendo assim a empresa deve investir cada vez mais em seu capital intelectual, colocando este, como sendo uma vantagem competitiva alem de melhorar a qualidade de vida das pessoas, construir um ambiente saudvel e acolhedor para todos, porm somente ser alcanado se todos ns vivermos alguns valores bsicos como respeito a cada pessoa, trabalho em equipe, qualidade e excelncia no trabalho, responsabilidade, organizao e empenho, satisfao e alegria de todos da empresa.

_______________________________
Alunos do 4 perodo do curso de Gesto em Recursos Humanos da Faculdade Promove de Sete Lagoas, campus II. Professor Sidnei Calisto

PALAVRAS-CHAVE: Consultoria, Qualidade de Vida, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Capital Intelectual, Programa 5S e Auditoria em RH.

INTRODUO

A sigla 5S corresponde s iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Na dcada de 80 quando o programa chegou ao Brasil estas palavras foram traduzidas e interpretadas ao portugus, respectivamente, como cinco sensos: senso de utilizao, senso de organizao, senso de limpeza, senso de sade e senso de disciplina. As palavras foram interpretadas como senso para manter o nome original e para proporcionar uma idia de profunda mudana comportamental, pois preciso sentir a necessidade de fazer acontecer (COSTA, et al, 1996, p. 22).

O principal motivo para a implementao deste programa a reduo dos desperdcios, melhorias no padro de qualidade e aumento da motivao dos trabalhadores da organizao. E como todo programa de melhoria no podemos dispensar a efetiva participao do setor de Recursos humanos, que com treinamento e educao, favorecem condies para melhorias que combatem o desperdcio. Diante do novo cenrio mundial e da postura mais crtica do cliente, a utilizao de tcnicas que estimulam a qualidade dentro da organizao, como por exemplo, a implementao do programa 5S, provocam diversas melhorias no mbito organizacional e industrial, pois preo, logstica, inovao, atendimento, segurana e qualidade so os fatores relevantes para a sobrevivncia das organizaes neste mercado to competitivo. O programa 5S se tornou mais que necessrio em qualquer organizao humana, pois este prepara o ambiente para profundas mudanas. O programa 5S um programa de fcil compreenso e atravs de sua aplicao capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto.

Os diversos resultados que podemos atingir com a implantao efetiva desse Programa: a reduo do ndice de acidentes, melhoria na qualidade e na produtividade, outro resultado perceptvel, positivo e rpido no ambiente organizacional e social o

aumento de respeito e compreenso ao semelhante, ao meio ambiente e no crescimento pessoal.

Sendo assim, esta pesquisa apresenta-se como assunto atual e inovador e diante a realidade econmica mostra-se como um diferencial competitivo e oportunidade para as organizaes obterem desenvolvimento, preparar o ambiente para a introduo de programas mais avanados de qualidade e produtividade procurando assim atingirem um grau de excelncia e para os colaboradores um meio de evoluo humana e obteno de qualidade de vida de forma eficiente e eficaz.

OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho proporcionar a oportunidade de conhecimento do programa 5S, quais as tcnicas que a sero utilizadas para a sua implementao com o intuito de superar as possveis dificuldades e relatar as estratgias de implementao do programa, apresentar ferramentas de apoio como o ciclo PDCA (Plan- planejar, Doexecutar o plano, Check- verificar os resultados, Act- fazer aes corretivas) para a resoluo dos problemas. Alem de proporcionar a oportunidade de conhecimento do programa 5S.

OBJETIVOS ESPECIFCOS

O principal objetivo da implementao do programa 5S a reduo do ndice de acidentes de trabalho, reduo de desperdcios, melhoria do padro de qualidade e aumento da motivao dos trabalhadores;

Proporcionando benefcios a todos que convivem no local;

As principais ferramentas que sero utilizadas como o apoio na implementao do programa 5S;

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho apresenta a importncia da implementao do programa 5S dentro das empresas, cujo objetivo da organizao fazer com que todos os colaboradores participem desta mudana alm de estimular um crescente comprometimento dos mesmos com o sucesso da organizao. A lgica por trs deste processo que atravs da participao destes colaboradores nas decises que dizem respeito e aumentando sua autoridade e controle sobre seu prprio trabalho estes se tornaro mais motivados, mais produtivos e mais satisfeitos com seu trabalho. Dessa forma, o programa 5S uma ferramenta estratgica e um diferencial para a organizao que poder se surpreender a cada etapa com a anlise de seus resultados, percebendo assim os inmeros benefcios que este processo ir trazer para a organizao e para a vida tanto profissional como pessoal de seus colaboradores.

REFERNCIAL TERICO

Consultoria (Implementao do programa 5S)

Para J.M. Juran (apud Falconi, 2004) Nas organizaes humanas no haver mudana, a no ser que haja primeiro quem advogue esta mudana. O foco do programa 5s trazer novos hbitos para o desenvolvimento do trabalho das pessoas, melhorarem a sade fsica, mental e social respeitando o limite de cada um e a sua relao com o meio ambiente e sabemos para programar qualquer mudana dentro da organizao as pessoas que estaro envolvidas na mesma precisam ser treinadas e capacitadas para que a implementao acontea e seja eficiente, a organizao devera apresentar a todos os nveis qual o motivo da mudana qual o objetivo que se pretende alcanar atravs da sua implantao dentro da empresa. A mudana de hbito proposta pelo programa 5S acontece em todos os sentidos, todos os envolvidos aprendem muito com este programa, atitudes, comportamentos, inovaes dos processos, esprito de equipe so alguns dos comportamentos que as pessoas adquirem durante o processo, pois o ambiente se torna mais propcio a criatividade, as pessoas se sentem mais

valorizadas, reconhecidas e motivadas participando ativamente do programa na busca de melhores resultados para si e para as demais partes interessadas. O programa 5s tem cinco etapas s quais sero descritas abaixo e lembre estes sensos importantssimo tanto para a vida pessoal como profissional:

SEIRI- Senso de utilizao

Em relao ao senso de utilizao devemos estar sempre atentos devido ao valor sentimental que atribumos aos objetos que esto ao nosso redor e da que surge a grande dificuldade do senso de utilizao. Esse senso nada mais que saber utilizar sem desperdiar, ou seja, separar os utenslios, materiais, ferramentas, informaes e etc., necessrios do que desnecessrio, descartando ou dando a devida finalidade a eles. Neste senso a chave para que ele seja concludo de forma eficaz saber utilizar sem desperdiar e de forma organizada, mas no podemos nos esquecer das pessoas desorganizadas e que devemos dar todo o auxilio possvel a elas sem deix-las constrangidas e nem passar por cima de seus valores e conhecimentos. E nesta etapa que podemos trabalhar com a identificao dos objetos para economizarmos tempo. Agora motivar as pessoas para praticarem o 5s, observem todos e trate- os de maneira personalizada.

SEITON- Senso de organizao Agora esta na hora de arrumar a baguna. Na linguagem popular cada coisa no seu devido lugar. Neste senso a chave para que ele seja concludo de forma eficaz saber utilizar sem desperdiar e de forma organizada, mas no podemos nos esquecer das pessoas desorganizadas e que devemos dar todo o auxilio possvel a elas sem deix-las constrangidas e nem passar por cima de seus valores e conhecimentos. E nesta etapa que podemos trabalhar com a identificao dos objetos, determinao dos locais que mais facilitam o nosso uso (os itens que mais usamos deve estar sempre ao alcance da mo), sobre a mesa s o trabalho que estiver sendo executados, os murais devem estar organizados por assunto, atualizados e mantidos em bom, os documentos devem ser arquivados seguindo-se um critrio de ordenao, o que for mais conveniente. O

importante ter critrio pr-definindo prazos para reviso dos arquivos isso ajudara e economizar tempo.

SEISO- Senso de limpeza

Eliminar todo e qualquer trao de sujeira e agir de forma preventiva. Este j o terceiro senso, preciso identificar a causa a fim de evitar que volte acontecer novamente e os dados e informaes devem ser mantidos atualizados. Um ambiente onde impera a franqueza, a transparncia de intenes e o respeito pelo prximo um ambiente limpo, esse senso objetiva isso, que o ambiente seja asseado, e, portanto saudvel, e que o relacionamento pessoal seja o mais aberto possvel, criando condies de trabalho em equipe. Isso no quer dizer que seja uma tarefa fcil, mas ao ver tudo limpo e organizado bem melhor ate para ter acesso ao que voc procura. Cumprir e exigir dos outros que o ambiente encontrado limpo seja deixado limpo aps o uso, se cada um fizer a sua parte, cuidando para no sujar e limpando quando isto acontecer, por certo o ambiente ser bem melhor. Quanto ao relacionamento, tome a iniciativa: coloque seus colegas vontade para dizer o que pensam de voc e veja neste feedback oportunidade de melhorar. a

SEIKETSU- Senso de sade

Este senso s ser cumprido quando a organizao e seus colaboradores tiverem criado condies favorveis sade fsica e mental, ou seja, quando os mesmo se conscientizarem que responsabilidade de todos, e que os outros sensos devem estar sempre em melhoria continua. necessrio que exista um ambiente saudvel, confortvel, seguro e com bons relacionamentos para que a organizao possa se desenvolver. Devemos nos preocupar com a ambientao, quebrando o peso da rea de trabalho, atravs de uso de aqurios, plantas (auxiliam o relaxamento), salas dos funcionrios - (praas), paisagens, em suma, tudo aquilo que possa contribuir positivamente para um bom ambiente. Isto uma forma de desacelerar as pessoas, definir qual o padro ideal para o nosso ambiente de trabalho, buscando, como objetivo, a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

SHITSUKE- Senso de autodisciplina

O programa 5S um processo de aprendizagem continua. E por isso todos os envolvidos tm grande importncia em todas as etapas e devem seguir todas as instrues que foram passadas nos processos anteriores. Podemos dizer que esta ultima etapa o senso que conserva as melhorias obtidas durante a implementao do programa 5S. Esta etapa procura conservar a nova ordem estabelecida. E para executarmos esta etapa precisamos devolver ao seu local de origem os instrumentos que j no estamos utilizando mais, quando sujamos limpamos imediatamente quando corrigimos as imperfeies que iro surgir durante a nova fase da organizao e etc., ou seja, disciplinar um caminho de pratica e repetio assim as pessoas criam bons hbitos. As pessoas precisam ter autoconscincia, pois esta a base para a o bom o relacionamento dentro da organizao. Assim estaremos no caminho certo.

Para Falconi o programa 5s :

5s SEIRI (arrumao)

PRODUO
Identificao dos equipamentos, ferramentas e materiais necessrios e

ADMINIDTRAO
Identificao informaes de dados e e necessrias

desnecessrias decises.

para

desnecessrios nas oficinas e pontos de trabalho

SEITON (ordenao)

Determinao

do

local

Determinao do local de arquivo utilizao para de pesquisa dados e a

especifico ou layout para os equipamentos localizados e serem utilizados a

qualquer momento. Deve-se estabelecer um

qualquer momento.

prazo de 5 minutos para localizar um dado.

SEISOH (limpeza)

Eliminao de p, sujeira e objetos desnecessrios e

Sempre

atualizao

renovao de dados para ter decises corretas.

manuteno da limpeza nos postos de trabalho.

SEIKETSU (asseio)

Aes repetitivas

consistentes visando ordenao

e e

Estabelecimento, preparao e implementao de

arrumao,

informaes e dados de fcil entendimento que sero

limpeza e ainda manuteno de boas condies sanitrias e sem qualquer poluio.

muito teis e praticas para decises. Habito para cumprimento dos procedimentos determinados pela empresa.

SHITSUKE (autodisciplina)

Hbito para cumprimento de regras e procedimentos

especificados pelo cliente.

Fonte: adaptado de Falconi

Tpicos Especiais (Qualidade de Vida no Trabalho)

Segundo A. H. Maslow (apud Falconi, 2004) ... quando falamos sobre as necessidades dos seres humanos, estamos falando sobre a essncia se suas vidas. Hoje em todos os segmentos de mercado, em virtude das diversas mudanas que esto ocorrendo entre stackholders (cliente interno e/ou externo, fornecedor, acionistas e etc.), qualidade a palavra de ordem. Portanto atravs da implementao do programa 5s podemos perceber que a busca por um ambiente mais saudvel e de qualidade uma preocupao frequente dos administradores para que a empresa consiga atingir seus objetivos. Padronizar comportamento, valores e prticas favorveis sade (fsica, mental e ambiental), segurana e a qualidade de vida no trabalho no uma tarefa muito fcil, pois os gestores alm de combinar todas essas prticas, no podero se esquecer da qualidade do produto e da prestao de servio de seus colaboradores para que a partir da consiga aumentar o nvel de satisfao do seu cliente externo. Sabemos que o cuidado com a qualidade uma necessidade para que a organizao possa se manter ativa no mercado, esta se v obrigada a atender as exigncias dos consumidores, com custos menores e garantia de qualidade total de produtos e servios.

Para Falconi (2004) [...] um produto ou servio de qualidade aquele que atende perfeitamente, de forma confivel, de forma acessvel, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente.

Portanto em outros termos pode-se dizer que: qualidade a busca pela melhoria contnua a perfeio, ou seja, o padro de desempenho no deve apresentar erros, os gestores devero manter as equipes harmonizadas e envolvidas na mudana, o que ira colaborar para que todas as partes envolvidas sejam atendidas conforme o planejado, e para que isso acontea s informaes devem ser claras e coerentes em relao aos objetivos pretendidos. preciso que todos os nveis da organizao estejam envolvidos no processo de mudanas para que a empresa obtenha uma eficcia organizacional. Tem que haver uma compreenso clara da razo de se introduzir o controle de qualidade total numa organizao.

S. Mizuno (apud Falconi, 2004). Isto , qualidade responsabilidade de todos na organizao, pois temos que estar comprometidos para fazermos bem feito ate o fim do processo.

Todos sabem que qualidade hoje no mais um diferencial e sim uma questo de sobrevivncia. Todo o esforo das organizaes na busca pela a melhoria continua, qualidade total gera uma grande mudana dentro da organizao, pois o comprometimento e o envolvimento das pessoas para fazer bem feito at o fim do processo que vai gerar o resultado positivo do processo. A organizao dever criar formas de comunicao visual (quadros, murais, tabelas etc.) para facilitar o andamento do processo, criar roteiros que auxiliaro a equipe na prtica da qualidade, atuar de acordo com o planejado, mantendo o seu padro de qualidade e focando os resultados a alcanar. nesta hora que a organizao dever planejar definir suas metas, quais os mtodos que permitiro atingir as metas desejadas, para assim poder educar e treinar seus colaboradores para que estes estejam aptos para executar as funes a eles passadas e a partir da a organizao deve coletar os dados e verificar se o resultado alcanado compatvel com as meta planejada detectando desvios e atuando nos sentido corretivo para que o problema no volte a acontecer trazendo assim bons resultados para a empresa e uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores. Manter condies favorveis de sade, no trabalho, em casa e pessoalmente. Refere-se preocupao com a prpria sade a nvel fsico, mental e emocional.

Auditoria em Recursos Humanos

Para Kaoru Ishikawa (apud Falconi, 2004) O auditor pode assumir uma pilha de formulas e check list, mas sem o conhecimento baseado em experincia ele no conduzir bem a sua funo... Auditorias devem ser usadas para promover a qualidade, e no para inspecionar.

A auditoria visa verificar a adequao e eficcia dos controles de qualidade, e tem como objetivo ajudar as pessoas no sentido de trazer melhores condies de vida para todos. A auditoria deve ser aplicada por quem tem experincia em controle de qualidade para que as pessoas que estejam sendo auditadas possam perceb-la como uma nova oportunidade e no como uma punio, pois so atravs das recomendaes e sugestes dos auditores que a organizao vai perceber as suas falhas e assim desenvolver projetos para melhor-las, o que trar bons resultados para a empresa que ter como foco principal a qualidade do inicio ao fim alm de se colocar no caminho da produtividade e em uma melhor posio competitiva no mercado. E para que o processo de auditoria seja eficiente todas as informaes que os auditores precisarem devem ser passadas corretamente, pois para Falconi Informao sem anlise no conduz a compreenso e no existe boa deciso sem compreenso.

O principal objetivo da auditoria em Recursos Humanos detectar as necessidades humanas, implantar programas que fabriquem estes produtos, especificar

produtos/servios que satisfaam a estas necessidades, dar toda ateno ao cliente de forma a assegurar sua total satisfao com produtos e servios da organizao tudo isso com qualidade e o mais baixo custo possvel.

Gesto do Conhecimento No contexto organizacional tem-se que o conhecimento humano o grande diferencial e, portanto predominante que este venha a ser levado em considerao na utilizao de

qualquer ferramenta que possa contribuir com a melhoria dos processos existentes dentro da organizao. Sabemos que de suma importncia avaliar o desempenho de cada colaborador, pois necessrio dizer o que se espera no trabalho, percebe-se que a cada dia que se passa as organizaes procuram motivar seus colaboradores e a avaliao de desempenho pode ser um timo recurso desde que seja bem utilizada. As pessoas precisam de feedback a respeito de seu desempenho para saber onde precisa melhorar, oferecer aos seus colaboradores a responsabilidade de auto-avaliar os desempenhos para que estes possam traar novas estratgias, de acordo com as metas e planejamentos da organizao e o seu perfil profissional. fundamental que o

conhecimento das pessoas seja analisado, pois os mtodos a serem utilizados devem ser compatveis com organizao.

Segundo Nascimento (2001), o ser humano tem uma tendncia natural de se evoluir. E de acordo com Beach (1980), aprender um processo humano nos quais as habilidades, conhecimentos e atitudes e requeridos.

O conhecimento capaz de promover a inovao e reestruturao contnua dos processos, gerando resultados eficazes, ou seja, capacitar pessoas gera capital financeiro. Hoje os gestores das organizaes preocupam com a eficincia das mquinas, pois um meio de aumentar a produtividade da empresa, mas tem conscincia de que sem o capital humano, organizao nenhuma segue em frente, por isso as empresas procuram motivar seus colaboradores a fim de mant-los comprometidos com qualquer que seja o processo de melhoria deste ambiente, afinal esta viso humanista por parte da alta administrao faz com que os colaboradores se sintam motivados, satisfeitos gerando assim uma melhor e maior produtividade. "Todos os aspectos do conhecimento tcito e explcito, assim como o capital estrutural, seja ele explcito ou incorporado em tecnologia, ou em outras formas". Karl M. Wiig

METODOLOGIA

Com o intuito de acompanhar as fases de melhoria atravs da implementao do programa 5S a equipe de consultoria (alunos das Faculdades Promove) desenvolveu junto com o professor facilitador Sidinei Calisto estratgias que melhor se adequava a empresa e seus profissionais e sendo assim optou- se pelo mtodo de:

Pesquisa Descritiva

Conforme Gil (2002, p. 42), tem como objetivo primordial descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou, ento, o estabelecimento de relaes entre as variveis. Uma de suas caractersticas est na utilizao de tcni cas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionrio, entrevista e a observao.

Pesquisa Bibliogrfica

Segundo Oliveira, Silvo Luiz de (2001 p. 119) A pesquisa bibliogrfica tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuio cientfica que realizaram sobre determinado assunto ou fenmeno. Ao final do processo de busca estamos de posse de um bom nmero de informaes, que devem ser sistematizadas e organizadas, antes de eventualmente lidas, esta pesquisa pode auxiliar a organizao e seus profissionais na busca constante pela a atualizao de seus mtodos, pois a principal fonte de informao da pesquisa bibliogrfica so os livros, artigos, peridico, etc.,

Pesquisa de campo

Para Munhoz (1989, p.84) a pesquisa de campo tem por objetivo a coleta de elementos no disponveis, que ordenados sistematicamente (...) possibilitem o conhecimento de uma determinada situao, hiptese ou norma de procedimento. No se baseia em livros e sim em estatsticas, dados e opinies de pessoas de fora. (figura 1 em Anexos)

ESTUDO DE CASO

Trata-se de uma modalidade de pesquisa muito especfica, pois consiste no estudo profundo e exaustivo de um nico objeto ou de poucos objetos (um caso particular). Depende fortemente do contexto do estudo, e seus resultados no podem ser

generalizados. TULL (1976, p 323) afirma que "um estudo de caso refere-se a uma anlise intensiva de uma situao particular. (figura 2 em Anexos)

A empresa Ala Indstria de Aquecedor Solar e Com. Mat. Const. R. E. Acess. Ltda., localizada na Rua Professor Abeylard, 2139- Nossa Senhora das Graas em Sete Lagoas. A empresa ALA atua como fornecedor completo na rea de aquecimento solar, a comear pelo projeto at o desenvolvimento e instalao do produto, com profissionais altamente qualificados. Tem atualmente oito colaboradores.

uma empresa cujo ramo a fabricao e venda e instalao de aquecedor solar para Sete Lagoas e regio, empresa esta familiar e de capital fechado. A empresa fornece todos os produtos para a manuteno e instalao do aquecimento de gua, alem disso a ALA comercializa componentes avulsos para esse tipo de sistema, o cliente encontra todos os componentes que fazem parte do sistema para venda, a empresa oferece sistema de aquecimento composto por coletores solares (placas), reservatrio trmico (Boiler) e tubulao (Tubos e conexes). As placas coletoras so responsveis pela captao da radiao solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor, transferido para a gua que circula no interior de suas tubulaes de cobre. A gua aquecida ento transferida para o recipiente de armazenamento que feito de ao inox, isolado termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que no agride a camada de oznio. Dessa forma a gua conservada aquecida para consumo posterior, ou seja, na loja o cliente pode adquirir Aquecedor Solar Ala e contratar o servio para instalao do mesmo. Tecnologia aperfeioada atravs de pesquisas e teste permanentes o pilar da fabricao do Aquecedor Solar ALA. Utilizam em seu sistema de aquecimento apenas materiais de qualidade, inquestionveis quanto procedncia. Esse aspecto de fundamental importncia para que o sistema funcione perfeitamente e tenha a durabilidade necessria quando submetido s condies naturais do ambiente em que foi instalado.

Desde o ano 2003 a ALA vem se organizando para se tornar uma empresa mais competitiva no mercado, ficou conhecida principalmente, pela excelente qualidade dos aquecedores solares que fabrica e comercializa, sendo este o principal produto da empresa, pelo qual dedicamos muito tempo e investimento para aperfeioamento da tecnologia empregada em sua fabricao. E o mais importante, conscientizando todos os

colaboradores de modo que cada um seja responsvel por reduzir custos, e ajudar no crescimento da organizao.

A ALA uma empresa de referncia no mercado de fabricao e venda de aquecedor solar, a empresa est se expandindo cada vez mais, e agilizando a capacidade de resposta para seus clientes.

A empresa tem como misso fornecer produtos que superem as expectativas dos clientes, valorizando o meio ambiente, respeitando o ser humano e garantido o retorno do capital investido.

ANLISE DE RESULTADOS

Consultoria

Ao analisarmos os dados da organizao percebemos que para manter seu diferencial competitivo a empresa Ala Aquecedor Solar investe constantemente em capital intelectual, a fim de passar para seus clientes confiana, credibilidade, qualidade em todos os processos tornando assim uma empresa diferenciada das demais. A organizao procura manter os programas de capacitao profissionais, programas de reconhecimentos, plano de sade entre outros benefcios a empresa sempre que faz algum recrutamento opta pelo recrutamento interno e/ou externo. Interno por ser mais rpido e mais barato, alm de motivar os colaboradores, pois os mesmos j conhecem a cultura da organizao. Externo para trazer pessoas diferentes com novos pensamentos para dentro da organizao.

Sabemos que a mudana ocorre em maior escala dia aps dia, pois deve ser estudada para que seu resultado seja positivo. Todos devem estar bem informados sobre o que esta acontecendo qual ser as novas exigncias da empresa e o que o colaborador poder fazer para adaptar seus conhecimentos aos novos conceitos da organizao.

Tpicos especiais

Uma melhor qualidade de vida um objetivo de vida de todo o planeta, e jamais devemos pensar que uma atitude por menor que ela parea no seja importante devemos pensar que atravs da multiplicao das pequenas atitudes que teremos um ambiente organizacional, mais saudvel e propicio a uma melhor qualidade de vida. Ter qualidade de vida no significa somente ter sade (ausncia de doena), mas sim, ter a sensao de bem estar em todos os momentos da vida, seja no trabalho, com amigos, com a famlia, etc., claro tambm que uma pessoa saudvel produzir mais no seu trabalho, ao dizermos isso, parece que estamos focando apenas na questo da sade comportamental, no estilo de vida do trabalhador e ignorando as condies de trabalho tambm podem ser as causadoras do mal estar do indivduo, sabemos que o bem-estar de uma pessoa no depende apenas de seu estilo de vida, as condies e o ambiente do trabalho tambm so fundamentais para atingi-lo e cabe s empresas encontrar meios para garantir essa qualidade de vida e aos funcionrios se adaptarem a essas mudanas. O comprometimento de todos resulta em uma melhorar a qualidade de vida das pessoas (no trabalho e vida pessoal); aumento a produtividade e qualidade (das pessoas e dos processos); e reduo de desperdcios (de espao, de tempo e de material). Auditoria em Recursos Humanos

Os benefcios do 5S so de curto, mdio e longo prazo. Enxergar estes benefcios uma virtude que deve estar presente nas pessoas. Entretanto, no se pode confundir limpeza e organizao com luxo, assim como o lanamento e o desenvolvimento das vrias etapas, a manuteno fundamental e requer clareza sobre os objetivos do programa, entendimento sobre como execut-lo, compreenso do mesmo como uma nova filosofia ambiental, bem como, comprometimento de todas as pessoas envolvidas. A disciplina, pode ser considerada a chave do programa 5S, esta e0xiste quando cada um exerce seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho, do desempenho e da sade pessoal, sem que ningum o cobre por isso.

Gesto do Conhecimento

Ao definir as tcnicas para a implementao do programa 5S a empresa decidiu capacitar seus colaboradores atravs de palestras treinamentos com o intuito de atrair e

reter estes profissionais que estaro potencialmente qualificados e capazes de realizar com sucesso a implementao do programa. Aps o processo de implementao do programa feita uma comparao entre as metas exigidas pela organizao e as oferecidas pelo grupo de consultoria e a partir da fazse uma analise para ver se os objetivos da organizao foram alcanados.

Segundo Lopo Martinez (1999), na era de conhecimento onde a capacidade para gerar, alocar e controlar o conhecimento minimizar a importncia do capital fsico e do capital financeiro. Esta a realidade em que se encontra o mundo empresarial, as empresas e seus gestores devem identificar os seus principais ativos intelectuais e saber como explor-los para que juntos consigam atingir as metas estratgicas da organizao.

Concluso Este trabalho visa facilita o entendimento e a assimilao por parte dos leitores, o mesmo foi desenvolvido em sala de aula e fora dela entre os componentes do grupo com auxilio dos professores, principalmente com a ajuda do professor facilitador do PIM o qual cobrava-nos agilidade e aperfeioamento continuo no processo de desenvolvimento do trabalho. As concluses a qual chegamos sobre o trabalho so relativas a dados reais, pois somente quando os colaboradores se sentirem orgulhosos por terem construdo um local de trabalho digno e se dispuserem a melhor-lo continuamente, estar realmente compreendida a verdadeira essncia do 5S, pois todos tero uma melhor qualidade de vida. O objetivo do presente trabalho ressaltar os benefcios do programa 5s, o que ele pode mudar na qualidade de vida das pessoas, afinal o programa 5S vem sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta para educar as pessoas de uma forma prtica, dentro de suas prprias atividades, atravs do envolvimento de todos tendo, portanto o programa 5S nada mais que um processo simples com resultados imediatos e duradouros para o homem, dentro e fora do local de trabalho, para a vida pessoal e profissional para os clientes e para o meio-ambiente, proporcionado a todos uma melhor qualidade de vida. A necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio busca

incessante pela qualidade total que est focada no potencial e no meio em que convive o ser humano, nos mais diferentes sentidos. Enfim, o homem trabalha a fim de se realizar profissionalmente e para este trabalho no se deve ser motivo de sacrifcio e desanimo. Desnimos que as organizaes transpem os seus funcionrios onde estes so peas de engrenagem que servem somente para produzir e no para beneficiar-se do sistema. Caravantes (1997).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MARTINEZ, Antonio Lopo. Measuring And Reporting Intellectual Capital: The Highest Management Accounting Challenge For The Next Millenium. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS. Braga: 1999

GIL, Antonio Carlos. Gesto de Pessoas: Enfoque nos papis profissionais. 1 ed - 8 reimpr. So Paulo: Atlas 2008. OLIVEIRA, Silvo Luiz de. Editora Pioneira Thomson Learning: So Paulo MUNHOZ, Drcio Garcia. Economia aplicada: tcnicas de pesquisas e analises econmica. Braslia UNB, 1989. TULL, D. S. & HAWKINS, D. I. - Marketing Research, Meaning, Measurement and Method. Macmillan Publishing Co., Inc., London, 1976. CARAVANTES, Geraldo R, Caravantes, Claudia, Bjur, Wesley. Administrao e qualidade: a superao dos desafios. So Paulo Makon Books, 1997 Disponvel em<http://www2.uel.br/pessoal/amanthea/ctu/arquivos/monografias/ estudo_de_ caso.htm;> Disponvel em <http://www.slideshare.net/silvanatsal/projeto-de-pesquisa;> Disponvel em <http://linkmonografia.com.br/metodologia-pesquisa-bibliograficapesquisa-de-campo.html;>

Disponvel em <http://www.google.com.br/imgres?q=estudo+de+caso&start=34&num= 10&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=Gpp&rls=org.mozilla:ptBR:official&channel=np& biw=1024&bih=629&tbm=isch&tbnid=O4TntYXwr7b3dM:&imgrefurl=http://www.te choje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/667&docid=gslF7zctF3rmcM&imgur l=http://www.techoje.com.br/bolttools/files/667_01.JPG&w=575&h=299&ei=BTjWT5 X8AqS40QH6h9CfAw&zoom=1&iact=hc&vpx=66&vpy=354&dur=5529&hovh=162 &hovw=312&tx=85&ty=97&sig=109207346994859017458&page=3&tbnh=85&tbnw =164&ndsp=20&ved=1t:429,r:0,s:34,i:67;> Disponvel em<http://www.google.com.br/imgres?q=estudo+de+caso+com+base+na+ &rls=org.

aplica%C3%A7%C3%A3o+do+programa+5s&hl=pt-BR&client=firefox

mozilla:ptBR:official&channel=np&biw=1024&bih=629&tbm=isch&tbnid=MYNsZK R476UXOM:&imgrefurl=http://www.sobreadministracao.com/os-segredos-daimplantacao-da-metodologia5s/&docid=RIAQl72zeYaRIM&imgurl=http://w ww.sobreadministracao.com/wpcontent/uploads/2010/11/5s.jpg&w=320&h=306&ei=5 TjWTmkDMvC0AGemoihAw&zoom=1&iact=hc&vpx=118&vpy=137&dur=5612&ho vh=220&hovw=230&tx=134&ty=140&sig=109207346994859017458&page=1&tbnh= 135&tbnw=141&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:0,s:0,i:69;> Disponvel em <http://www.eventos.bvsalud.org/gc1bireme/docs/pt/AtivosIntang.pdf> Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/19235040/Qualidade-Total-Gestao-RecursosHumanos> ANEXO Questionrios Gestor entrevistado: Nome: Simone da Silva Ramos Tempo de Servio: 2 anos rea de Atuao: rea de Atuao GESTO DO CONHECIMENTO PROFESSORA: HELENA REIS

1) A consultoria do PIM vinculou o 5S como uma das estratgias para se consolidar a viso e os valores, gerando nos funcionrios um comprometimento com o futuro da organizao a ser construdodiariamente? 2) A consultoria do PIM tem o objetivo de estabelecer uma estrutura com responsabilidade definida para a implementao do 5S, para isso necessrio acompanhar, apoiar e incentivar a implementao dos planosde ao estabelecidos e nas reas a serem desenvolvidas dentro da empresa. O grupo de consultoria atendeu as necessidades da organizao, nas melhorias e modificaes feitas dentro da organizao? 3) A Gesto do Conhecimento faz o mapeamento das competncias individuais, habilidades, atitudes e valores existentes nas organizaes, como facilitar e estimular o conhecimento tcito dos colaboradores. Com a implantao do programa 5S, o grupo de consultoria demonstrou na prtica a gesto do conhecimento? E a participao e comprometimento com o programa, tanta a administrao quanto produo esto moldando seus comportamentos e estimulando a criatividade e o aprendizado para melhorar cada vez mais o programa 5S? QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PROFESSORA: MARIA APARECIDA 1) A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) relaciona-se com a mobilizao, o comprometimento pessoal, a participao com o bem-estar do colaborador na execuo das tarefas na organizao, visando consecuo das metas da Qualidade Total. Na implantao do programa 5S o ambiente organizacional onde h fatores fsicos, sociolgicos, psicolgicos e tecnolgicos torna-se saudvel e mais propcio ao aumento de produtividade. Este ambiente reflete no comportamento do colaborador no atendimento aos clientes e no contato com fornecedores. O grupo de consultoria conseguiu atingir esse objetivo? Justifique. 2) Segurana e sade nas condies de trabalho envolvem variveis como horas razoveis de trabalho, pagamento de horas extras requeridas, condies fsicas do trabalho que minimizem risco de doenas relacionadas ao trabalho e acidentes de trabalho, imposio de limite de idade quando o trabalho potencialmente destrutivo para o bem-estar das pessoas abaixo ou acima de uma certa idade. O SEIKETSU a

quarta etapa do 5S e significa sade, segurana e limpeza. Essa etapa ficou clara para a organizao? E os colaboradores esto com foco no programa, e conscientes dos benefcios, da melhoria e qualidade de vida que o 5S traz? 3) Quais so as caractersticas essenciais para termos uma boa qualidade de vida. Seja na organizao, na sua casa e at mesmo na sua faculdade? AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS PROFESSOR: RODRIGO BARROS 1) A organizao tem conhecimento dos processos de uma Auditoria em Recursos Humanos? Se a resposta for negativa o que o grupo de consultoria em Recursos Humanos sistematizou com a organizao? 2) Dentro da proposta de consultoria do PIM, qual foi o enfoque da Auditoria em Recursos Humanos? Qual foi a viso sobre o tema auditoria dentro da organizao? 3) A auditoria em RH visa educao e com isso o principal foco das organizaes evitar a rotatividade e o absentesmo? O que foi levantado e qual a proposta para a soluo desse problema? 4) Depois de responder as questes acima 1,2 e 3, levante junto a organizao qual conceito em auditoria em RH? (Figura 1)
(Figura 2)

Вам также может понравиться