Вы находитесь на странице: 1из 7

Faculdade Anhanguera Educacional

ATPS de Desenho Tcnico-Perspectivas Cavaleira e Isomtrica

Disciplina: Desenho Tcnico Curso: Engenharia Mecnica Professor: Rodrigo Paim

Elisandro Costa- RA: 6274282800

Rio Grande/RS 2013

INTRODUO Este trabalho relata alguns conceitos entre Perspectivas. Ser falado sobre a perspectiva cavaleira e Isomtrica. Um breve comentrio sobre a histria da perspectiva. Aps poderemos visualizar um slido criado em perspectiva cavaleira com ngulo de 30 graus e tambm o mesmo slido criado e projetado em perspectiva isomtrica com vistas: lateral, frontal e superior.

RESUMO Perspectiva o fenmeno da iluso que nossa percepo visual fabrica para que possamos entender a profundidade, volume e distncia dos objetos. Durante o perodo medieval, no s a tcnica representativa da perspectiva se perdeu, mas tambm a viso de mundo tambm dos indivduos alterou-se, de forma que, grande parte do conhecimento terico a respeito do assunto se perdeu. Foi durante o perodo do Renascimento (movimento cultural) que a perspectiva foi profundamente estudada e de igual maneira desvendada, abrindo o caminho para o seu estudo matemtico atravs da Geometria Descritiva que a sistematizou. Antes da inveno da perspectiva no Renascimento, os artistas elaboravam suas prprias regras, eles no sentiam falta dos fundamentos matemticos que dariam s suas perspectivas uma lgica (criada por eles mesmos). Os romanos j haviam desenvolvido um sistema racional baseado nos princpios pticos. Nos sculos XII XIV, os italianos imaginavam construes empricas, combinando observaes da natureza e relaes simples de propores. No norte da Europa, os pintores resolviam aqueles problemas que os italianos se achavam impotentes (incapazes de resolver), graas a um estudo minucioso da natureza, das cores e da luminosidade. Em meados do sculo XIX, quando ocorre um contato maior entre Ocidente e Oriente, o dilogo entre a arte oriental e aquela praticada no ocidente cria condies para que a prpria visualidade ocidental venha a revolucionar-se: pintores ligados ao impressionismo, ps-impressionismo e ao art. nouveau sentir-se-o bastante influenciados por aquilo que se chamou japonismo e abriram caminho para o desmonte da perspectiva clssica e, consequentemente, da prpria forma de ver do homem.

Desenvolvimento do Trabalho

Perspectivas:

Perspectiva a cincia da representao grfica dos objetos com o aspecto visto por nossos olhos. A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver atravs de) e a representao grfica que mostra os objetos em trs dimenses. O fenmeno perspectivo manifesta-se especialmente na percepo visual do ser humano, que faz com que o indivduo perceba, por exemplo, duas linhas paralelas como retas concorrentes. Define-se a perspectiva como a projeo em uma superfcie bidimensional de um determinado fenmeno tridimensional A ideia bsica de um sistema de projeo a de que existem como conjunto de elementos que possibilitam a projeo, um observador, um objeto observado e um plano de projeo. A projeo do objeto ocorrer quando todos os seus pontos estiverem projetados em uma superfcie (chamado de plano do quadro) situados em uma posio qualquer. As linhas que ligam os pontos no objeto at seus respectivos pontos projetados no quadro (chamadas de raios projetantes, ou simplesmente projetantes) possuem uma origem que se encontra no observador (simplificado como sendo apenas um ponto localizado no espao). Para um ponto qualquer, a forma de se projet-lo segundo a viso de um observador em um determinado plano ligando o observador at o ponto com uma linha reta e estendendo-a at o quadro. Dependendo da posio do observador (que pode estar localizada em um ponto no espao ou no infinito), do objeto (entre o quadro e o observador, ou antes, ou depois) e do quadro, a projeo resultante ser diferente, gerando as diversas categorias de perspectivas. A perspectiva um tipo especial de projeo, na qual possvel a medio de trs eixos dimensionais em um espao bidimensional. Desta forma, a perspectiva se manifesta tanto nas projees cilndricas (resultando na perspectiva isomtrica quando ortogonal, ou em cavaleiras quando oblquas), quanto nas projees cnicas (resultando em perspectivas cnicas com um ou vrios pontos de fuga).

1. Perspectiva Cavaleira:

As perspectivas cavaleiras, tambm denominadas de militares, ocorrem quando o observador, situado no infinito, gera raios projetantes (paralelos) que incidem de forma no perpendicular no plano de projeo. Desta forma, caso uma das faces do objeto a ser projetado seja paralela ao plano de projeo, esta face estar desenhada em verdadeira grandeza (suas medidas sero exatamente iguais s da realidade) enquanto as demais sofrero uma distoro perspctica. A no aplicao da reduo provocar uma distoro da figura, fazendo com que as medidas de profundidade paream ter medidas maiores que as medidas reais. Dependendo do ngulo de incidncia dos raios projetantes, o fator de correo a ser utilizado na mensurao das arestas ser diferente. As inclinaes normalmente utilizadas para os desenhos desse tipo de perspectivas so os ngulos de 30, 45 e 60, ngulos encontrados nos jogos de esquadros, equipamentos que j so tradicionalmente utilizados para desenhos tcnicos. Esse tipo de representao recebeu inicialmente o nome de militar, pois foi uma perspectiva bastante utilizada para simular situaes de topografia de terreno em mapas destinados a fins de estratgia militar, quando se colocava a face paralela ao plano de projeo correspondente ao plano do solo. Desta forma, quem via a perspectiva tinha a sensao de possuir uma viso de "olho-de-pssaro" sobre o terreno representado. - Perspectiva cavaleira 30:

Os raios projetantes incidem no plano de projeo com ngulos de 30 e as faces a sofrerem distoro tero suas medidas, no plano de projeo, reduzidas a dois teros do valor real.

- Perspectiva cavaleira 45:

Os raios projetantes incidem no plano de projeo com ngulos de 45 e as faces a sofrerem distoro tero suas medidas, no plano de projeo, reduzidas metade do valor real.

- Perspectiva cavaleira 60:

Os raios projetantes incidem no plano de projeo com ngulos de 60 e as faces a sofrerem distoro tero suas medidas, no plano de projeo, reduzidas a um tero do valor real.

2. Perspectiva Isomtrica:

A perspectiva do tipo isomtrica ocorre quando o observador est situado no infinito (e, portanto, os raios projetantes so paralelos uns aos outros) e incidem perpendicularmente ao plano de projeo. O sistema de eixos da situao a ser projetada ocorrer na perspectiva, quando vistos no plano, de forma equi-angular (em ngulos de 120). Desta forma, possvel traar uma perspectiva isomtrica atravs de uma grelha de retas desenhadas a partir de ngulos de 30. Nos desenhos das perspectivas do tipo isomtricas, as medidas dos trs eixos tero coeficientes de reduo iguais na representao da visualizao das projees no plano.

3. Desenho Isomtrico:

Como na perspectiva do tipo isomtrica o fator de reduo das medidas igual para as trs direes, reduzindo proporcionalmente por igual o objeto representado. Na prtica, a representao dos objetos feita por meio de um desenho isomtrico, que o desenho das medidas do objeto segundo as trs direes dos eixos da perspectiva isomtrica, sem a aplicao do coeficiente de reduo em nenhuma das medidas. Entre todas as perspectivas paralelas (no cnicas), as isomtricas so as mais comuns de serem utilizadas no dia-a-dia de escritrios de projeto (de

arquitetura, engenharia, design, etc.), devido sua versatilidade e facilidade de montagem ( possvel desenhar uma isomtrica relativamente precisa utilizando-se apenas um par de esquadros). Ela, no entanto, apresenta desvantagens, dado que vrios pontos nos objetos representados criam iluses de ptica, ocupando o mesmo local no plano bidimensional, quando eles tm localizaes diversas no espao.

Poderemos observar o desenho de um slido criado em perspectiva cavaleira 30 graus. A seguir ser mostrado o mesmo slido em perspectiva isomtrica entre vistas lateral, frontal e superior.

CONCLUSO: Perspectiva a forma encontrada pelo homem para representar figuras tridimensionais (altura, largura e comprimento) em uma superfcie plana. Ao olharmos para um objeto, estamos determinando um ponto de vista. Portanto, ponto de vista o ponto onde se supe estar o olho do observador.

Bibliografia http://www.ipb.pt/~luiscano/Perspectivalinear/Nocoesbasicas.pdf http://www.profcardy.com/geodina/persp_conica.php http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/tipos_de_perspectiva.php http://www.ipb.pt/~luiscano/Perspectivalinear/Classificacao.pdf http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:ectyqaauhm4J:www.ufmt.br/cuiabano/ 3_Disciplinas/Desenho_Tecnico/Perspectivas/Perspectivas.pdf+perspectiva+conica& hl=pt BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgfED6AgKW1zdvOC0qlrL0nLurjJw6xVYBPvr8hPK MgEf_eKKLYUrhXgj6aMt3kQGu3K08il-F_6NpJPWJUtTi0IhbCIzLOtvxGbuXYT5a1Pz3S1ZyqVRuxICc_KpjBmlBbEu&sig=AHIEtbSI1p8mma5e0Z8p2f5nylOeZYKWJg http://brasiliavirtual.info/tudo-sobre/perspectiva-grafica/ http://imasters.uol.com.br/artigo/3045/teoria/entendendo_a_perspectiva

Вам также может понравиться