Вы находитесь на странице: 1из 28

Orientao Metodolgica n.

1/2014 Processo de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias Escolares Avaliao


I. Enquadramento

Os Centros para a Qualificao e o Ensino Profissional (CQEP) assumem um papel relevante no Sistema Nacional de Qualificaes, ao contriburem para a promoo da aprendizagem ao longo da vida, designadamente atravs do encaminhamento de jovens e adultos para percursos de educao ou de educao e formao profissional, e do desenvolvimento de processos de reconhecimento, validao e certificao de competncias (RVCC), adquiridas pelos adultos em contextos de aprendizagem formal, no formal e informal.

Assente na metodologia de balano de competncias e de construo de Porteflio, o processo de RVCC escolar tem por base os referenciais de competncias-chave (para os nveis bsico e secundrio) que integram o Catlogo Nacional de Qualificaes (CNQ). Em linhas gerais, pretendese que o adulto, atravs do desenvolvimento de atividades especficas e da aplicao de um conjunto de instrumentos de avaliao adequados, agregue documentos de natureza biogrfica e curricular, nos quais se explicitem e organizem as evidncias ou provas das competncias detidas, de modo a permitir a sua validao e certificao face ao referencial de competncias-chave, respeitante ao nvel de certificao que se prope obter.

Numa perspetiva de evoluo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos ltimos anos no mbito dos processos de RVCC, a presente orientao estabelece um conjunto de linhas orientadoras para que as equipas dos CQEP possam desenvolver a avaliao dos processos, garantindo o cumprimento dos princpios de rigor e de qualidade na certificao dos adultos, nos termos do disposto na Portaria n. 135-A/2013, de 28 de maro.

Os procedimentos previstos nesta orientao metodolgica aplicam-se aos adultos que iniciam ou do continuidade ao seu processo de RVCC escolar num CQEP, nos termos explicitados nas seces III e IV, respetivamente.

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 1 de 28

II. Os Referenciais de Competncias-Chave: estrutura e organizao

Os referenciais de competncias-chave (RCC) para a educao e formao de adultos so os instrumentos orientadores dos processos de RVCC, pelo que a sua apropriao por parte dos elementos que integram as equipas dos CQEP fundamental para a orientao do adulto na construo/elaborao do seu Porteflio.

Organizados em torno de reas de competncias-chave (ACC), que se constituem como conjuntos coerentes e articulados de Unidades de Competncia (UC)/Ncleos Geradores (NG) e de Critrios de Evidncia, os RCC de nvel bsico e de nvel secundrio permitem assegurar a obteno dos diferentes nveis de certificao escolar, previstos no mbito da educao e formao de adultos, isto , nvel B1, correspondente ao 1. ciclo do ensino bsico; nvel B2, correspondente ao 2. ciclo do ensino bsico; nvel B3, correspondente ao 3. ciclo do ensino bsico, e nvel secundrio de educao.

1. Nvel Bsico
O Referencial de Competncias Chave para a Educao e Formao de Adultos - Nvel Bsico (RCCNB)1 o quadro curricular orientador para o desenvolvimento dos processos de RVCC de nvel B1, B2 e B3, incluindo, para cada nvel de certificao, quatro ACC comuns:

1) Linguagem e Comunicao (LC); 2) Matemtica para a Vida (MV); 3) Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC); 4) Cidadania e Empregabilidade (CE). Cada uma destas ACC composta por quatro UC que integram um conjunto varivel de Critrios de Evidncia, definidos em termos de exemplos de aes/realizaes, atravs das quais o adulto pode evidenciar/demonstrar o domnio da competncia visada. Para cada um dos nveis de certificao respeitantes aos trs ciclos do ensino bsico, o RCC-NB integra um total de 16 UC2 obrigatrias.

Disponvel em https://cqep.sharepoint.com/_layouts/15/start.aspx#/Documentos%20Partilhados/Forms/AllItems.aspx 2 No que diz respeito ao RCC-NB para o nvel B2 e B3, a ACC de LC integra duas UC, de carter facultativo, respeitantes ao reconhecimento, validao e certificao de competncias numa lngua estrangeira (Ingls ou Francs).
O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 2 de 28

Na figura 1, exemplifica-se a estruturao e a organizao do RCC-NB, NB, tomando como referncia nvel B3 e a ACC de LC.

Figura 1

2. Nvel Secundrio

O Referencial de Competncias-Chave Competncias para a Educao e Formao de Adultos - Nvel Secundrio (RCC-NS)3 o instrumento que permite o desenvolvimento dos processos de RVCC de nvel secundrio, encontrando-se se estruturado em torno de trs ACC:

1) Cidadania e Profissionalidade (CP); (CP) 2) Sociedade, ade, Tecnologia e Cincia (STC); 3) Cultura, Lngua, Comunicao (CLC).

Cada uma destas ACC inclui um conjunto de Ncleos Geradores (NG), , a partir dos quais possvel evidenciar uma diversidade de competncias que podem ser demonstradas em diferentes contextos, designados por Domnios de Referncia R (DR1 correspondente ao contexto c privado; DR2 correspondente ao contexto profissional; DR3 correspondente ao contexto institucional; DR4 correspondente ao contexto macro-estrutural). macro

Disponvel em https://cqep.sharepoint.com/_layouts/15/start.aspx#/Documentos%20Partilhados/Forms/AllItems.aspx
O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 3 de 28

A figura 2 explicita esta organizao para cada ACC:

Figura 2

Cada Domnio de Referncia verificvel atravs de trs Critrios de Evidncia que, por sua vez, esto associados a diferentes Dimenses de Competncias, em funo da ACC em que se inserem.

No caso das ACC de CLC e STC, STC a cada Critrio de Evidncia corresponde diretamente uma das trs Dimenses de Competncias s (Cultural, Lingustica e Comunicacional e Social, Tecnolgica e Cientfica, em CLC e STC, respetivamente) respetivamente . No caso da ACC de CP, as Dimenses de Competncias (Cognitiva, tica e Social) ocial) no esto diretamente associadas aos trs Critrios de Evidncia de cada Domnio de Referncia, mas sim a Ncleos Geradores especficos.

Nas figuras 3 e 4 exemplifica-se a correspondncia entre os Critrios de Evidncia e as respetivas Dimenses de Competncias nas ACC de CLC e STC. Na figura 5 apresenta-se se a correspondncia entre os oito Ncleos Geradores e as Dimenses de Competncias da ACC de CP:

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 4 de 28

Figura 3

Figura 4

Figura 5
O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 5 de 28

Para alm de estarem associados a diferentes Dimenses de Competncias, os Critrios de Evidncia so demonstrados em funo de Elementos de Complexidade:

a) Elemento de complexidade Tipo I Identificao; b) Elemento de complexidade Tipo II Compreenso; c) Elemento de complexidade Tipo III Interveno.

Tal como foi referido anteriomente, no n caso das ACC de CLC e STC, cada Critrio de Evidncia est associado a uma determinada Dimenso de Competncia, sendo, , por isso, possvel reconhecer cada Critrio de Evidncia nos diferentes Elementos de Complexidade4 (cf. figuras 6 e 7).

Figura 6

Figura 7
4

O Guia de Operacionalizao do RCC-NS, RCC disponvel em: https://cqep.sharepoint.com/_layouts/15/start.aspx#/Documentos%20Partilhados/Forms/AllItems.aspx, integra um https://cqep.sharepoint.com/_layouts/15/start.aspx#/Documentos%20Partilhados/Forms/AllItems.aspx conjunto de fichas-exemplo que ilustram ustram casos concretos de Critrios de Evidncia, a serem trabalhados nas diferentes dimenses de competncias e elementos de complexidade, nas ACC de CLC e STC.
O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 6 de 28

No caso da ACC de CP, cada um dos trs Critrios de Evidncia, de cada Domnio de Referncia, corresponde diretamente a um Elemento de Complexidade (cf. figura 8).

Figura 8

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 7 de 28

III. Processo de Avaliao

A avaliao dos adultos integrados num processo de RVCC escolar resulta da aplicao dos mecanismos e dos instrumentos que se apresentam na figura 9:

Figura 9

1. Reconhecimento e Validao de Competncias

anteriormente o processo de RVCC orientado por um RCC que, que para cada Tal como referido anteriormente, ACC, explicita um conjunto de competncias organizadas em UC/Ncleo Gerador que o candidato deve demonstrar atravs da construo de um Porteflio. . A identificao clara de cada ca uma destas UC/Ncleo Gerador permite verificar se existem lacunas que devem ser colmatadas atravs do recurso a outras ofertas de educao e formao, como o caso dos Cursos de Educao e Formao de Adultos (Cursos EFA) e das Formaes Modulares, existindo, mesmo, uma um correspondncia direta entre os RCC e os Referenciais de Formao, constantes do CNQ para cada nvel de qualificao escolar.

A validao de competncias constituda por um mecanismo de autoavaliao e por um mecanismo de heteroavaliao, que se traduzem no preenchimento, , por parte do adulto, de uma grelha de autoavaliao do Porteflio e no o preenchimento, por parte da equipa, de uma grelha de heteroavaliao. Estas grelhas so pontuadas numa escala de 0 a 200 pontos, de forma independente e por ACC (cf. figura 9).

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 8 de 28

Assim, e para cada ACC as grelhas de auto e heteroavaliao permitem verificar o nvel de demonstrao de cada uma das UC/ UC Ncleos Geradores que integram os RCC e identificar as competncias que o candidato efetivamente detm e aquelas que podero vir a ser adquiridas por via de formao.

No mbito da autoavaliao do Porteflio, fundamental que a equipa do CQEP, CQEP ao longo do desenvolvimento das sesses de reconhecimento, oriente o candidato, no sentido de d o mesmo proceder anlise e autorreflexo sobre as competncias que evidenciou, evidenciou luz do RCC em questo (nvel el bsico ou nvel secundrio), pelo que o preenchimento desta grelha pressupe um trabalho prvio io de descodificao do RCC atravs de instrumentos adaptados, produzidos e disponibilizados pela equipa do CQEP. CQEP

Reconheciment e Validao de A heteroavaliao, assegurada pelos Tcnicos de Orientao, Reconhecimento Competncias (Tcnicos cnicos de ORVC) e pelos formadores e ou professores rofessores das diferentes reas de competncia-chave, consiste na anlise e verificao da correspondncia entre as competncias demonstradas pelo adulto, , no Porteflio, e os Critrios de Evidncia, necessrios validao de cada UC/Ncleo Gerador. Para tal, dever ser realizada uma reunio, presidida pelo Coordenador do CQEP, em que cada elemento da equipa procede avaliao do processo desenvolvido pelo adulto. Desta reunio, deve ser elaborada ata (de acordo com o modelo disponibilizado pela ANQEP) onde conste a data e o local da reunio, os participantes, os assuntos tratados, as deliberaes tomadas, os resultados das avaliaes de cada ACC (auto e heteroavaliao) e outras informaes que se considerem relevantes. relevante

A pontuao do reconhecimento e validao de competncias (PRVC), por ACC, resulta da ponderao da pontuao atribuda autoavaliao (AA) e heteroavaliao (HA), nos termos da frmula abaixo, sendo que o adulto obtm a validao, em cada uma das ACC, quando o resultado desta expresso for igual ou superior a 100 pontos, de acordo com as condies de validao que se apresentam de seguida, seguida, e que devem ser devidamente explicitadas aos candidatos.

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 9 de 28

1.1. Nvel Bsico: condies de validao


No mbito da avaliao dos processos de nvel bsico, cada uma das ACC pontuada numa escala de 0 a 200 pontos, sendo, igualmente, atribuda uma pontuao mxima de 200 pontos a cada uma das quatro UC que a constituem. O adulto obtm o reconhecimento e validao de cada uma das ACC quando, cumulativamente:

a) A cada uma das UC forem atribudos, pelo menos, 100 pontos (na sequncia do resultado da auto e da heteroavaliao); b) O valor PRVC for igual ou superior a 100 pontos.

1.1.1. Autoavaliao
Para cada qualificao escolar de nvel bsico disponibilizada uma Grelha de Autoavaliao5, na qual o adulto indica o nvel em que considera ter abordado/evidenciado cada uma das UC, numa escala de 1 a 5, em que: 1. No abordo a competncia = 0 pontos. 2. Abordo a temtica da competncia, sem a explorar = 50 pontos. 3. Evidencio a competncia, com recurso a pesquisas, atividades e ou trabalhos = 100 pontos. 4. Evidencio a competncia, refletindo e emitindo a minha opinio = 150 pontos. 5. Evidencio a competncia, demonstrando capacidade de interveno, autonomia e argumentao = 200 pontos. A mesma grelha permite, ainda, indicar a(s) situao(es) e ou pgina(s) do Porteflio que fundamentam a avaliao do candidato. Exemplo Adulto A: O Adulto A que na ACC de MV, indicou o nvel 5 (200 pontos) para a UC MV_A; o nvel 3 (100 pontos) para a UC MV_B; o nvel 4 (150 pontos) para a UC MV_C e o nvel 3 (100 pontos) para a UC MV_D, obtm um total de 137,5 pontos (mdia aritmtica simples das pontuaes atribudas a cada UC) na autoavaliao desta ACC (cf. figura 10).

Grelhas de Autoavaliao disponibilizadas na plataforma SIGO: Nvel B1; Nvel B2; Nvel B3. O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 10 de 28

REA DE COMPETNCIAS-CHAVE: MATEMTICA PARA A VIDA (MV) UC MV_A Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos MV_B Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas MV_C Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida MV_D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva PONTUAO 5 PORTEFLIO Pgs. 6, 9, 45, 65, ()

()

4 3

() () Total = 137,5

Figura 10

Concludo o preenchimento da Grelha de Autoavaliao por parte do adulto, a equipa dever assegurar o registo das pontuaes atribudas a cada UC, no Sistema de Informao e Gesto da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), adicionando a ao Sesso de Validao. Mediante este registo, e aps pontuao em todas as UC, o sistema calcular, automaticamente, a pontuao de autoavaliao atribuda respetiva ACC.

1.1.2. Heteroavaliao

Com o objetivo de facilitar e sistematizar o registo da informao resultante da reunio de heteroavaliao, disponibilizada, para cada nvel de certificao, uma Grelha de Heteroavaliao6, na qual a equipa indica o nvel em que considera que o candidato abordou/evidenciou cada uma das UC, numa escala de 1 a 5, em que: 1. No aborda a competncia = 0 pontos. 2. Apresenta indcios da competncia, sem a explorar = 50 pontos. 3. Evidencia a competncia, atravs do recurso a pesquisas, atividades e ou trabalhos, demonstrando capacidade de identificao e preciso = 100 pontos. 4. Evidencia a competncia, refletindo e emitindo a sua opinio, demonstrando capacidade de compreenso, transformao e transposio de conhecimentos = 150 pontos. 5. Evidencia a competncia, argumentando e sustentando a sua opinio, demonstrando capacidade de interveno, inovao e autonomia = 200 pontos.
6

Grelhas de Heteroavaliao disponibilizadas na plataforma SIGO: Nvel B1; Nvel B2; Nvel B3. Pgina 11 de 28

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Exemplo Adulto A: A equipa, aps reunio de heteroavaliao, considerou que o Adulto A, na ACC de MV atingiu o nvel 4 (150 pontos) na UC MV_A; o nvel 3 (100 pontos) na UC MV_B; o nvel 3 (100 pontos) na UC MV_C e o nvel 3 (100 pontos) na UC MV_D, tendo obtido, deste modo, um total de 112,5 pontos (mdia aritmtica simples das pontuaes atribudas a cada UC) nesta ACC (cf. figura 11).

REA DE COMPETNCIAS-CHAVE: MATEMTICA PARA A VIDA (MV) UC MV_A Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos MV_B Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas MV_C Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida MV_D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva PONTUAO 4 OBSERVAES

3 3 Total = 112,5

Figura 11

A informao constante da Grelha de Heteroavaliao deve ser transposta para o SIGO, no mbito da Sesso de Validao adicionada aquando do registo do resultado da autoavaliao. Aps pontuao de todas as UC, o SIGO calcular, automaticamente, a pontuao atribuda a cada ACC.

Obtidos os resultados da auto e da heteroavaliao, o SIGO devolver, ainda, o resultado da pontuao do reconhecimento e validao de competncias (PRVC), por ACC (arredondado s unidades), assim como da pontuao atribuda a cada uma das UC.

Exemplo Adulto A: Registadas, no SIGO, as pontuaes obtidas na auto e heteroavaliao, o Adulto A obtm PRVC na ACC de MV, de 118 pontos, num total de 200 pontos, assim como um mnimo de 100 pontos em cada uma das UC (cf. figura 12), ficando esta ACC validada.

ACC_MV AA HA PRVC(a)
(a)

UC_A 200 150 160

UC_B 100 100 100

UC_C 150 100 110

UC_D 100 100 100

Total 137,5 112,5 118

(0,2 AA_UC + 0,8 HA_UC)

Figura 12
O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 12 de 28

Notas: - Quando se verifica pelo menos uma ACC em que PRVC seja igual ou superior a 100 pontos e, cumulativamente, todas as UC obtenham um mnimo de 100 pontos, o SIGO disponibilizar o registo da ao Jri de Certificao.

- Quando, na sequncia do registo da auto e da heteroavaliao, se verifique que pelo menos uma UC tenha pontuao inferior a 100 pontos, o SIGO disponibilizar o registo de formao, at 50 horas, com vista a colmatar as lacunas detetadas aquando da auto e da heteroavaliao. Concludas estas aes, o SIGO disponibilizar o registo de uma nova Sesso de Validao em que a equipa poder ajustar as pontuaes anteriormente atribudas auto e heteroavaliao da(s) UC anteriormente no validadas.

1.2. Nvel Secundrio: condies de validao

No mbito da avaliao dos processos de nvel secundrio, cada uma das ACC e dos seus Ncleos Geradores so pontuados numa escala de 0 a 200 pontos, sendo, igualmente atribuda uma pontuao mxima de 200 pontos a cada um dos Domnios de Referncia.

Assim, para o nvel secundrio a pontuao das ACC calcula-se do seguinte modo:

a) Mdia aritmtica simples dos Domnios de Referncia de cada Ncleo Gerador (o que ir corresponder pontuao de cada Ncleo Gerador); b) Mdia aritmtica simples dos Ncleos Geradores que constituem a ACC.

O adulto obtm o reconhecimento e validao de cada uma das ACC quando, cumulativamente:

a) Em cada Ncleo Gerador forem atribudos 200 pontos a, pelo menos, dois Domnios de Referncia (na sequncia do resultado da auto e da heteroavaliao)7; b) O valor PRVC for igual ou superior a 100 pontos.

O candidato obtm os 200 pontos em cada Domnio de Referncia apenas quando a AA e a HA forem pontuadas com 5, isto , se o candidato e a equipa considerarem ter sido demonstrada a competncia no nvel de complexidade III (interveno). O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 13 de 28

1.2.1. Autoavaliao

semelhana do que acontece para a avaliao dos processos de nvel bsico, disponibilizada, para o nvel secundrio, uma Grelha de Autoavaliao8, na qual o adulto indica o nvel em que considera ter abordado/evidenciado cada um dos Domnios de Referncia de cada Ncleo Gerador, numa escala de 1 a 5, em que:

1. No abordo a competncia = 0 pontos. 2. Abordo a temtica da competncia, sem a explorar = 50 pontos. 3. Evidencio a competncia, com recurso a pesquisas, atividades e ou trabalhos = 100 pontos. 4. Evidencio a competncia, refletindo e emitindo a minha opinio = 150 pontos. 5. Evidencio a competncia, demonstrando capacidade de interveno, autonomia e argumentao = 200 pontos.

A mesma grelha permite, ainda, indicar a(s) situao(es) e ou pgina(s) do Porteflio que fundamentam a sua avaliao.

Exemplo Adulto B: Na ACC de CLC, o Adulto B preencheu a Grelha de Autoavaliao (cf. figura 12), tendo obtido um total de 157,1 pontos (mdia das pontuaes atribudas aos Domnios de Referncia de cada Ncleo Gerador; mdia da pontuao atribuda a cada Ncleo Gerador) nesta ACC.

Grelha de Autoavaliao disponibilizada na plataforma SIGO: Nvel Secundrio O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 14 de 28

PONTUAO ATRIBUDA: 157,1

Figura 12

Concludo o preenchimento da Grelha de Autoavaliao por parte do adulto, a equipa dever assegurar o registo das pontuaes atribudas a cada Domnio de Referncia no SIGO, adicionando a ao Sesso de Validao . Mediante este registo, e aps pontuao em todos os Domnios de Referncia, o SIGO calcular, automaticamente, a pontuao atribuda a cada Ncleo Gerador e, consequentemente, a cada ACC.

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 15 de 28

1.2.3. Heteroavaliao

Com o objetivo de facilitar e sistematizar o registo da informao resultante da reunio de heteroavaliao, disponibilizada, para o nvel secundrio, uma Grelha de Heteroavaliao9, na qual a equipa indica o nvel em que considera que o candidato abordou/evidenciou cada uma das UC, numa escala de 1 a 5, em que:

1. No aborda a competncia = 0 pontos. 2. Apresenta indcios da competncia, sem a explorar = 50 pontos. 3. Evidencia a competncia, atravs do recurso a pesquisas, atividades e ou trabalhos, demonstrando capacidade de identificao e preciso = 100 pontos. 4. Evidencia a competncia, refletindo e emitindo a sua opinio, demonstrando capacidade de compreenso, transformao e transposio de conhecimentos = 150 pontos. 5. Evidencia a competncia, argumentando e sustentando a sua opinio, demonstrando capacidade de interveno, inovao e autonomia = 200 pontos.

Exemplo Adulto B: A equipa, aps reunio de heteroavaliao, considerou que o Adulto B evidenciou/demonstrou as competncias (cf. figura 13) obtendo, assim, na ACC de CLC, um total de 151,8 pontos (mdia das pontuaes atribudas aos Domnios de Referncia de cada Ncleo Gerador; mdia da pontuao atribuda a cada Ncleo Gerador) nesta ACC.

Grelha de Heteroavaliao disponibilizada na plataforma SIGO: Nvel Secundrio O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 16 de 28

PONTUAO ATRIBUDA: 151,8

Figura 13

A informao constante da Grelha de Heteroavaliao deve ser transposta para o SIGO, no mbito da Sesso de Validao adicionada aquando do registo do resultado da autoavaliao. Aps pontuao de todos os Domnios de Referncia, o SIGO calcular, automaticamente, a pontuao atribuda a cada Ncleo Gerador e, consequentemente, a cada ACC.

Obtidos os resultados da auto e da heteroavaliao, o SIGO devolver, ainda, o resultado da pontuao do reconhecimento e validao de competncias (PRVC), por ACC (arredondado s unidades), assim como da pontuao atribuda a cada uma das UC.
O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 17 de 28

Exemplo Adulto B: Registadas, no SIGO, as pontuaes obtidas na auto e heteroavaliao, o Adulto obtm PRVC na ACC de CLC, de 153 pontos, num total de 200 pontos, assim como 200 pontos em, pelo menos, dois Domnios de Referncia por Ncleo Gerador (cf. figura 14), ficando esta ACC validada.

ACC_CLC
DR1 DR2 DR3 DR4 DR1 DR2 DR3 DR4 DR1 DR2 DR3 DR4 DR1 DR2 DR3 DR4 DR1 DR2 DR3 DR4 DR1 DR2 DR3 DR4 DR1 DR2 DR3 DR4

AA
200 200 200 150 200 150 200 0 200 200 200 100 200 200 200 100 200 200 200 200 200 200 100 0 200 200 0 0

HA
200 200 200 100 200 150 200 0 200 200 200 50 200 200 200 100 200 200 200 200 200 200 50 0 200 200 0 0

PRVC(a) 200 200 200 110 200 150 200 0 200 200 200 60 200 200 200 100 200 200 200 200 200 200 60 0 200 200 0 0

Equipamentos e Sistemas Tcnicos

Ambiente e Sustentabilidade

Sade

Gesto e Economia

Tecnologias de Informao e Comunicao

Urbanismo e Mobilidade

Saberes Fundamentais

Total

157,1

151,8

153

Figura 14
(a)

(0,2 AA_DR + 0,8 HA_DR)

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 18 de 28

Notas: - Quando se verifica pelo menos uma ACC em que PRVC seja igual ou superior a 100 pontos e, cumulativamente, a atribuio de 200 pontos em pelo menos dois Domnios de Referncia por Ncleo Gerador, o SIGO disponibilizar o registo da ao Jri de Certificao.

- Quando, na sequncia do registo da auto e da heteroavaliao, se verifique que pelo menos um Ncleo Gerador tenha pontuao inferior a 100 pontos, o SIGO disponibilizar o registo de formao, at 50 horas, com vista a colmatar as lacunas detetadas aquando da auto e da heteroavaliao. Concludas estas aes, o SIGO disponibilizar o registo de uma nova Sesso de Validao em que a equipa poder ajustar as pontuaes anteriormente atribudas auto e heteroavaliao do(s) NG anteriormente no validados.

2. Certificao de Competncias

O processo de RVCC culmina na etapa de certificao de competncias, tendo por base a realizao de uma Prova, por ACC, a ser realizada, por cada candidato, e avaliada por um jri de certificao.

2.1. A Prova

A Prova, bem como os instrumentos de registo a utilizar na certificao de competncias so elaborados pela equipa do CQEP, e classificadas pelo Jri de Certificao, tendo por base as matrizes disponibilizadas pela ANQEP, nos termos previstos na Portaria n. 135-A/2013, de 28 de maro.

Podendo assumir um formato escrito, oral, prtico ou uma conjugao destes modelos, a Prova consiste na demonstrao das competncias respeitantes s ACC anteriormente validadas.

Nota: O enunciado da Prova e ou os instrumentos de registo utilizados para a certificao de competncias so, obrigatoriamente, depositados at trs dias teis aps a sua aplicao, no banco de provas disponibilizado na plataforma Microsoft Office 365.

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 19 de 28

2.2. O Jri de Certificao


O jri de certificao composto por um professor/formador com habilitao para a docncia em cada uma das ACC, nos s termos da legislao em vigor, vigor e com direito a voto. . Da composio do jri no podem fazer parte professores/formadores que tenham acompanhado o candidato cand durante a etapa de reconhecimento e validao de competncias. competncias No entanto, o Tcnico cnico de ORVC poder ser convidado a participar no jri como observador.

A nomeao do jri e do respetivo elemento que o preside da competncia da entidade promotora do CQEP, sendo, , igualmente, da sua responsabilidade assegurar a presena de todos os seus elementos, condio necessria deliberao.

Em linhas gerais, compete ao jri de certificao avaliar e classificar ificar as provas dos candidatos, candidatos proceder ao registo da Prova nos instrumentos umentos elaborados para o efeito, efeito atribuir o tipo de certificao (total l ou parcial) a cada candidato e, ainda, colaborar com os elementos da equipa do CQEP na elaborao do Plano Pessoal Pesso de Qualificao (PPQ), , quando aplicvel. aplicvel

Notas: a) Considerando que os CQEP devem estabelecer parcerias locais e/ou regionais e privilegiar o trabalho em rede, importante reforar a necessidade do estabelecimento de parcerias com outras entidades formadoras, que tambm podem ser promotoras de CQEP, no que diz respeito interveno de formadores e ou professores no mbito deste jri. jri b) Para todas as sesses de jri de certificao dever ser elaborada uma ata (de acordo com o modelo disponibilizado pela p ANQEP), , onde conste a indicao dos elementos que integraram o jri, a classificao obtida na Prova, bem como a pontuao atribuda certificao de competncias.

2.3. Condies de Certificao


A certificao de competncias (CC), por ACC, resulta da ponderao da pontuao, pontuao arredondada s unidades, atribuda ao reconhecimento e validao de competncias (PRVC) e classificao da Prova (Cp), nos termos da seguinte frmula:

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 20 de 28

Quando a pontuao da CC, de todas as ACC que integram os RCC for igual ou superior a 100 pontos, o adulto obtm uma certificao total. O adulto obtm uma certificao parcial quando:

a) Se verifica que, pelo menos, uma ACC tem CC com pontuao inferior a 100 pontos b) Se verifica que em alguma ACC no foram reunidas as condies para realizao da prova.

2.3.1. Nvel Bsico


No sentido de exemplificar a aplicao da frmula apresentada para o clculo da certificao de competncias, retomamos o exemplo anteriormente apresentado do processo de validao de competncias do Adulto A.

Exemplo Adulto A: O Adulto A na ACC de MV obteve, na Prova, 75 pontos (cf. figura 15).

REA DE COMPETNCIAS-CHAVE: MATEMTICA PARA A VIDA (MV) UC MV_A Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos MV_B Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas MV_C Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida MV_D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva Pontuao Final: 75 pontos Observaes: Tendo obtido um resultado inferior a 100 pontos, esta ACC no se encontra certificada. PONTUAO 150

100

50 0

Figura 15

Este adulto obteve 92 pontos (cf. frmula abaixo) na certificao de competncias (CC), da ACC de MV, pelo que obter uma certificao parcial no nvel B3.

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 21 de 28

A informao registada na Prova deve ser transposta para o SIGO, no mbito do registo da Sesso de Jri de Certificao. ficao. Aps pontuao de todas as UC o SIGO calcular, automaticamente, a pontuao atribuda a cada ACC, assim como o resultado da Certificao de Competncias (CC), por ACC (arredondado s unidades).

Sempre que haja lugar a uma certificao parcial, e com base nos resultados obtidos, obtidos o SIGO ir, automaticamente, sinalizar as UC certificadas e no certificadas, com vista emisso do respetivo PPQ. Neste caso, o SIGO disponibilizar o registo de uma ao de Encaminhamento, condio necessria integrao grao do candidato num percurso de educao e formao, com vista concluso do nvel de certificao a que se props.

Exemplo Adulto A: Registadas, no SIGO, as pontuaes obtidas na Prova, , o Adulto A obtm CC na ACC de MV, de 92 pontos, num total de 200 pontos (cf. figura 16), no ficando esta ACC certificada, pelo que as UC de MV_C e MV_D, sinalizadas a vermelho, sero prescritas em PPQ.

ACC_MV PRVC Cp CC(a)


(a)

UC_A 160 150 154

UC_B 100 100 100


Figura 16

UC_C 110 50 74

UC_D 100 0 40

Total 118 75 92

(0,4 PRVC_UC + 0,6 Cp_UC)

2.3.2. Nvel Secundrio

No sentido de exemplificar a aplicao da frmula f apresentada para o clculo da certificao de competncias, retomamos o exemplo anteriormente apresentado do processo de validao de competncias do Adulto B.

Exemplo Adulto B: O Adulto B na ACC de CLC obteve, na Prova, 150 pontos (cf. figura 17).

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 22 de 28

PONTUAO TOTAL NG: 1050 PONTUAO ACC: 150

Figura 17

Este adulto obteve 151 pontos (cf. frmula abaixo) na certificao de competncias (CC), da ACC de CLC, pelo que reuniu as condies de certificao total nesta ACC.

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 23 de 28

A informao registada na Prova deve ser transposta para o SIGO, no mbito do registo da Sesso de Jri de Certificao. Aps pontuao de todos os Ncleos Geradores o SIGO calcular, automaticamente, a pontuao atribuda a cada ACC, assim como o resultado da Certificao de Competncias (CC), por ACC (arredondado s unidades).

No caso da certificao parcial, e com base nos resultados obtidos, o SIGO ir, automaticamente, sinalizar os Ncleos Geradores certificados e no certificados, com vista emisso do respetivo PPQ. Neste caso, o SIGO disponibilizar o registo de uma ao de Encaminhamento, condio necessria integrao do candidato num percurso de educao e formao, com vista concluso do nvel de certificao a que se props.

2.4. Emisso de documentos

A obteno de uma certificao total d lugar emisso de um Certificado de Qualificaes, que indica as UC validadas no mbito do processo de RVCC, e de um Diploma10, de acordo com a legislao em vigor, nos quais consta o nvel de escolaridade obtido, bem como o correspondente nvel do Quadro Nacional de Qualificaes, quando aplicvel.

A obteno de uma certificao parcial d lugar emisso de um Certificado de Qualificaes, nos termos da legislao em vigor, no qual constam as UC/Ncleos Geradores validadas no mbito processo de RVCC. Neste caso, o adulto encaminhado para um percurso de educao e formao (Curso EFA ou Formao Modular), de forma a completar a sua qualificao, nos termos definidos no respetivo PPQ.

10

Emitido apenas para os nveis B3 e secundrio.


Pgina 24 de 28

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

IV. Candidatos que iniciaram o processo de RVCC no mbito da atividade dos Centros Novas Oportunidades (CNO)

Para os candidatos que iniciaram o processo de RVCC no mbito da atividade dos CNO e que se encontrem, no SIGO, no estado Em Reconhecimento ou Certificao Pedida, devem ser observados os seguintes procedimentos:

1. Processos que se encontrem no estado Em Reconhecimento, sem Sesso de Validao registada Dever ser retomada a construo do Porteflio, com vista sua avaliao em conformidade com a seco III. Processo de Avaliao desta orientao.

2. Processos que se encontrem no estado Em Reconhecimento, com Sesso de Validao registada, ou no estado Certificao Pedida

2.1. Nvel Bsico A cada UC anteriormente registada como validada, no SIGO, devem ser atribudos automaticamente 200 pontos (em auto e heteroavaliao), devendo, para o efeito, ser registada uma nova sesso de validao, em que a cada UC anteriormente validada atribuda pontuao 5. Assim:

2.1.1

Os candidatos que, em pelo menos uma ACC, tenham obtido PRVC igual a 200 pontos, devero passar etapa de certificao de competncias, realizando a Prova prevista.

2.1.2

Para os candidatos com, pelo menos, uma ACC com PRVC inferior a 200 pontos, e caso a equipa considere que o desenvolvimento de aes de formao, at 50 horas, permitir a obteno de, pelo menos, 100 pontos em cada UC, o CQEP dever disponibilizar a referida formao11.

11

Caso, no mbito da atividade do CNO, j tenha havido lugar ao desenvolvimento de aes de formao complementar at 50 horas, o CQEP poder, a ttulo excecional, desenvolver mais 50 horas de formao com estes candidatos. Estas aes no podero ser inseridas no SIGO, devendo a equipa salvaguardar o seu registo no Arquivo Tcnico-Pedaggico. O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 25 de 28

2.2. Nvel Secundrio A cada Domnio de Referncia anteriormente validado, no SIGO, devem ser atribudos automaticamente 200 pontos (em auto e heteroavaliao), devendo, para o efeito, ser registada uma nova sesso de validao, em que a cada Domnio de Referncia anteriormente validado atribuda pontuao 5. Assim:

2.2.1. Os candidatos que, em pelo menos uma ACC, tenham obtido PRVC igual ou superior a 100 pontos, e que, cumulativamente, em cada Ncleo Gerador, tenham sido atribudos 200 pontos a, pelo menos, dois Domnios de Referncia, devero passar etapa de certificao de competncias, realizando a Prova prevista.

2.2.2. Para os candidatos com, pelo menos, uma ACC com PRVC inferior a 100 pontos, e caso a equipa considere que o desenvolvimento de aes de formao, at 50 horas, permitir a obteno de 200 pontos em, pelo menos, dois Domnios de Referncia de cada Ncleo Gerador, o CQEP dever disponibilizar a referida formao12.

Nota: Estes procedimentos apenas devero ser aplicados a processos em que a ao Sesso de Validao ou Pedido de Certificao tenha sido registada entre 01/01/2012 e 28/03/2013. Para os restantes candidatos (em que estas aes tenham sido registas antes de 01/01/2012), devero aplicar-se os procedimentos constantes da seco III. Processo de Avaliao desta orientao.

12

Caso, no mbito da atividade do CNO, j tenha havido lugar ao desenvolvimento de aes de formao complementar at 50 horas, o CQEP poder, a ttulo excecional, desenvolver mais 50 horas de formao com estes candidatos. Estas aes no podero ser inseridas no SIGO, devendo a equipa salvaguardar o seu registo no Arquivo Tcnico-Pedaggico. O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 26 de 28

V. Informao Complementar
Avaliao das UC de lngua estrangeira no nvel bsico Tal como referido na seco II Os Referenciais de Competncias-Chave: estrutura e organizao, o RCC-NB para os nveis B2 e B3, integra, na ACC de LC, duas UC de lngua estrangeira (Ingls e Francs), que podem ser alvo de validao e certificao, caso o candidato assim o pretenda. Contudo, a pontuao atribuda a estas UC no processo de avaliao (autoavaliao, heteroavaliao e Prova) no concorre para o resultado da CC, nem para a atribuio de uma certificao total ou parcial. A pontuao atribuda permitir, apenas, a certificao ou no destas UC e, consequentemente, a sua discriminao no respetivo Certificado de Qualificaes.

Avaliao de UC/NG certificados previamente ao processo de RVCC Caso o candidato tenha frequentado, previamente ao processo de RVCC, UFCD correspondentes a UC/Ncleos Geradores dos RCC, as mesmas sero automaticamente pontuadas no mximo pelo SIGO, tanto na etapa de validao, como na etapa de certificao de competncias. Certificao parcial nos nveis B2 e B3 e a obrigatoriedade de frequncia com aproveitamento das UC de lngua estrangeira Todos os candidatos que sejam certificados parcialmente em processo de RVCC de nvel B2 ou B3 devero, para alm das UC de carter obrigatrio em falta, ser encaminhados para a frequncia das duas UC de lngua estrangeira, uma vez que estas integram o referencial de formao. Por exemplo, um adulto que foi certificado parcialmente por no ter atingido um mnimo de 100 pontos numa determinada UC, na sequncia do processo de avaliao, ter de frequentar com aproveitamento no mbito de um curso EFA ou de um percurso de Formao Modular, no s a UC correspondente UC no certificada, mas tambm as duas UC de lngua estrangeira, mesmo tendo optado por no as evidenciar em processo de RVCC. Impossibilidade de validao e certificao de competncias de diferentes nveis de certificao em simultneo Um candidato que inicie um processo de RVCC para um determinado nvel de certificao pode, durante o desenvolvimento das sesses de reconhecimento de competncias, e caso a equipa considere adequado, proceder alterao para um nvel anterior ou subsequente (ex. um candidato que inicie um processo de RVCC de nvel B1 pode, durante o mesmo, alterar o nvel de certificao para o nvel B2 ou o contrrio). No entanto, a validao e certificao das suas competncias apenas poder incidir sobre um nvel de certificao, no existindo a possibilidade de serem validadas e certificadas, no mbito deste mesmo processo, UC que no integrem o nvel se certificao a que o candidato se props.
O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014 Pgina 27 de 28

VI. Glossrio de Abreviaturas

AA Autoavaliao ACC reas de Competncias-Chave CC Certificao de Competncias CE Cidadania e Empregabilidade CLC Cultura, Lngua, Comunicao Cp Classificao da Prova CP Cidadania e Profissionalidade CNO Centros Novas Oportunidades CNQ Catlogo Nacional de Qualificaes CQEP Centros para a Qualificao e o Ensino Profissional DR Domnios de Referncia EFA Educao e Formao de Adultos HA Heteroavaliao LC Linguagem e Comunicao MV Matemtica para a Vida NG Ncleos Geradores PPQ Plano Pessoal de Qualificao PRVC Pontuao do Reconhecimento e Validao de Competncias RCC Referencial de Competncias-Chave RCC-NB Referencial de Competncias-Chave para a Educao e Formao de Adultos - Nvel Bsico RCC-NS Referencial de Competncias-Chave para a Educao e Formao de Adultos - Nvel Secundrio RVCC Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias SIGO Sistema de Informao e Gesto da Oferta Educativa e Formativa STC Sociedade, Tecnologia e Cincia TIC Tecnologias de Informao e Comunicao UC Unidades de Competncia

O.M. n 1/2014; verso 1.0/fevereiro 2014

Pgina 28 de 28

Вам также может понравиться