Вы находитесь на странице: 1из 3

Elementos de Mquinas e Mecanismos

Universidade Salvador UNIFACS Departamento de Engenharia Mecnica Prof. M.Sc. Antonio Fernando A. de Andrade Elementos de Mquinas e Mecanismos Semestre: 5/6

Lista de Exerccios N 03:


1. No projeto de um elevador de carga utiliza-se um parafuso de potncia com rosca ACME com um dimetro de 1 in, passo de in e rosca simples, segundo a figura abaixo. Considerando f = 0,095, fc = 0,068, dc = 2,0 in e P = 5200 N, calcule: a) b) c) d) Os parmetros de rosca (dm, dr, e l). Calcule o torque para elevar a carga e a eficincia. Calcule o torque para baixar a carga e a condio de autobloqueio. Encontre a tenso de Von-mises na seo critica do filete de rosca.

2. Na figura abaixo temos uma juno que representa um parafuso de um flange com 12 parafusos no total. Calcule: Dados: Parafuso: M 20x2,5x125 Cat. Propriedade 5,8 Espessura da arruela: 1,75 mm; Mdulo de Elasticidade Parafuso: 119 Gpa; Mdulo de Elasticidade das Peas: 71 Gpa; Parafusos com porcas Bowman antiagarramento; Fixadores reutilizados. a) km, kb e C. b) A pr-carga aplicada. c) Considerando um fator de segurana de 1,5 calcule a carga total e a carga qual cada parafuso estar submetido. d) As tenses de pr-carga e de servio do parafuso. e) O torque para desenvolver a pr-carga.

Lista de Exerccios 03

Elementos de Mquinas e Mecanismos 3. No projeto de um elevador de carga utiliza-se um parafuso de potncia com rosca QUADRADA com um dimetro de 1 in, passo de in e rosca simples. Considerando f = 0,085, fc = 0,05, dc = 3,0 in e P = 10000 N, calcule para o sistema INGLS:

a) b) c) d)

Os parmetros de rosca (dm, dr, e l). Calcule o torque para elevar a carga e a eficincia. Calcule o torque para baixar a carga e a condio de autobloqueio. Encontre a tenso de Von-mises na seo critica do filete de rosca.

4. Na figura abaixo temos uma juno que representa um parafuso de um flange com 10 parafusos no total para suportar uma carga de 500 kN. Considerando L1 = 50 mm e L2 = 100 mm, calcule: Dados: Parafuso: M 30 x 3,5 x 110 mm, Cat. Prop. 8.8; Espessura da arruela: 3 mm; Mdulo de Elasticidade Parafuso: 119 GPa; Mdulo de Elasticidade das Peas: 71 GPa; Limite de Resistncia a Fadiga Modificado: 124 MPa; Parafusos chapeados de zinco; Fixadores reutilizados. a) km, kb e C. b) A pr-carga aplicada e a respectiva tenso. c) Calcule a carga suportada por cada parafuso e o fator de segurana, verificando se o projeto vivel ou no, caso no seja proponha uma soluo, provando-a. d) O torque para desenvolver a pr-carga. e) O fator de segurana de fadiga.

Lista de Exerccios 03

Elementos de Mquinas e Mecanismos 5. Na figura abaixo temos uma juno que representa um parafuso de um flange com 20 parafusos no total para suportar uma carga de 20 klbf. Calcule para o sistema INGLS: Dados: Espessura da arruela: 1/16 in; Mdulo de Elasticidade Parafuso: 30 M psi; Mdulo de Elasticidade das Peas: 14 M psi; Limite de Resistncia a Fadiga Modificado: 18,6 kpsi; Parafusos lubrificados; Fixadores reutilizados. a) km, kb e C. b) A pr-carga aplicada e a respectiva tenso. c) Calcule a carga suportada por cada parafuso e o fator de segurana, verificando se o projeto vivel ou no, caso no seja proponha uma soluo, provando-a. d) O torque para desenvolver a pr-carga. e) O fator de segurana de fadiga por ASME-Elptico, mantendo a condio inicialmente proposta, voc modificaria o nmero de parafusos?

Lista de Exerccios 03

Вам также может понравиться