Вы находитесь на странице: 1из 3

Universidade Federal do Cear Engenharia da Computao Campus Sobral PROFa.

Andra C Linhares RESOLUO LISTA DE EXERCCIOS COMUNICAO E EXPRESSO

Discente: Lvia Christinie Sousa Teles Questo 01.

0336662

Ao observamos o texto proposto fica visvel o jogo de palavras que o autor utiliza com a palavra lata. NA LATA DO POETA TUDO CABE POIS O POETA CABE FAZER COM QUEN NA LATA VENHA CABER O INCABVEL [...] De incio o mesmo faz meno palavra lata no sentido denotativo ou literal, ou seja, sentido real da palavra, referindo-se ao objeto propriamente dito, um recipiente no qual depositado algo. Em um segundo momento, o autor aplica um sentido conotativo ou figurado palavra, referindo-se a criao imaginativa do poeta, ou seja, o poeta tem a liberdade de escrever e transmitir aquilo que lhe vier mente. Enfim, o texto trata-se ento de uma metfora, como j mencionado no prprio ttulo. Questo 02 As expresses mostradas na questo 02 evidenciam que a linguagem conotativa tambm empregada no uso cotidiano e informal e no s em linguagens literrias. Esse emprego tem como finalidade proporcionar maior expressividade frase. Por exemplo: I - A garota est com a pulga atrs da orelha. Ou seja, a garota desconfia de algo, suspeita de alguma coisa. II - Nossa! Fulano uma cobra! . Ou seja, compara o indivduo a cobra (animal), pode atacar dar o bote a qualquer momento, algum imprevisvel, uma pessoa m. III - No posso fazer mais compromisso, pois estou com a corda no pescoo. Ou seja, a frase sugere que o indivduo em questo est sobrecarregado de contas e no pode arcar com mais despesas. Questo 03 Uma mesma palavra pode conter vrios significados dependendo da forma a qual empregada. Dependendo da situao que nos apresentada a palavra pode ter um sentido denotativo ou real, no qual a palavra aplicada com significado exatamente ao p da letra, ou ainda no sentido conotativo ou figurado, quando a palavra usada dando-lhe outro

significado, que no o original. Geralmente o sentido conotativo mais empregado em textos publicitrios e artigos literrios, j o sentido denotativo aplicado em textos que requerem maior objetividade. Questo 04 A Linguagem conotativa pode ser observada nos seguintes fragmentos: I Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um andar solitrio entre a gente; querer estar preso por vontade II Os poemas so pssaros que chegam no se sabe de onde e pousam no livro que ls. Quando fechas o livro, eles alam voo como de um alapo. alimentam-se um instante em cada par de mos e partem. III Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias [...] Industrializou a esperana, fazendo-a funcionar no limite da exausto. Questo 05 a) (D) b) (C) Horrio de pico // Horrio em que h o maior consumo de energia c) (C) As coisas tangveis tornam-se insensveis palma da mo d) (D)

Questo 06 (2) Meu pai meu espelho (1) Quebrei o espelho do banheiro (2) Essa menina tem um corao de ouro. (2) A Praa da S fica no corao de So Paulo. (1) Fez um transplante de corao. (2) Voc mesmo mau: tem um corao de pedra. (2) Para vencer a guerra era preciso alcanar o corao do pas. (2) Completou vinte primaveras. (1) Na primavera os campos florescem.

(2) O leo procurou o gerente da Metro. (1) O metro uma unidade de comprimento. (2) Estava tudo em p de guerra. (1) Ela estava com os ps inchados. (2) rfo de afeto. (1) Muito cedo ele ficou rfo de pai. (1) Caram da escada. (1) O leo caiu num sono profundo. (1) Feriu-se na boca. (2) Vem o Flamengo apontando a boca do tnel. (1) O alpinista conseguiu escalar a montanha. (2) Ela disse uma montanha de absurdos. (1) Este cavalo venceu a corrida. (2) Voc foi um cavalo durante a partida. (2) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo. (1) Correu muito, mas no apanhou o frango carij. (2) A tempestade j conspirava no ar. (1) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho. (1) O pescador vinha chegando. (2) O cho era uma confuso desolada de galhos. (2) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava. (2) A varanda corria ao longo da face norte da casa. (1) Havia outros ces.

Вам также может понравиться