Вы находитесь на странице: 1из 6

7 DIN 1 DISCIPLINA: DIREITO FINANCEIRO PROFESSOR: ARNALDO SANTOS FILHO

PRINCPIO DA UNIDADE ORAMENTRIA

ACADMICOS: IVANDRO COELHO MAC DONALD LUIZ EDUARDO ANTNIO CARLOS VIANA JORGE SOUZA

1. INTRODUO Previamente ao assunto abordado no presente trabalho, qual seja o princpio da unidade oramentria, importante conceituar princpios oramentrios que em linhas gerais apresentam-se como premissas e linhas norteadoras de ao a serem observadas na concepo da proposta de oramento. No se pode imaginar uma lista exaustiva dos princpios oramentrios, pois o prprio conceito de oramento pblico est em constante evoluo. No trabalho em tela ser tratado especificamente sobre o princpio da unidade oramentria. Este tem previso legal no artigo 2, da Lei 4.320/64, o qual estabelece que oramento seja feito em pea nica, na qual dever constar a receita e a despesa de todos os Poderes, sem exceo. H tambm que se mencionar a previso constitucional, estabelecida no 5 do art. 165, da CF. O princpio da unidade oramentria tem sua origem pautada na necessidade de um controle mais efetivo na aplicao dos recursos pblicos. Com o advento da democracia, ocorreu uma alterao na concepo do oramento pblico, pois esta provocou dvida quanto efetividade do princpio da unidade oramentria. Anteriormente consolidao do processo democrtico, o oramento era de responsabilidade exclusiva do Chefe do Executivo, que se intitulava detentor do patrimnio originrio da coletividade e, por conseguinte, geria-o como bem lhe conviesse. Atualmente, em se tratando de oramento pblico, observa-se que este mesmo Chefe est cada vez mais tolhido, no que diz respeito aplicao dos recursos pblicos e necessita sempre de autorizao para gerir as receitas e promover as despesas, alm de um planejamento para a consecuo de suas aes.

2- O PRINCPIO NOS DIAS ATUAIS. Esta temtica teve grande evoluo e deixou de ser mera pea de composio para estimativa de receitas e a fixao de despesa para tornar-se um dos mais eficientes instrumentos de gesto e que faz s vezes de planejamento. Muito embora a previso legal entabulada na lei 4.320/64, art. 2, seja pautada no principio da unidade, ou seja, o oramento ser constitudo em pea nica, a Constituio federal de 1988 em seu art. 165 no 5, estabelece o conceito de oramento balizado em trs diferentes leis oramentrias: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e a Lei Oramentria Anual (LOA). obvio que h uma situao no mnimo estranha quando se observa as fundamentaes legais para o prinpio, nesse sentido objetivo dirimir esta dubiedade e para isso ir se analisar como se insere o clssico princpio da unidade oramentria dentro desse contemporneo modelo oramentrio como pea de planejamento governamental, estabelecido pela C.F/88. oportuno ressaltar que o Princpio da Unidade Oramentria possui duas formas de interpretao. Uma forma coloca o oramento como uma pea nica e indivisvel o qual no admiti adendos, aditivos, anexos. Aquilo que no estiver escrito no texto do oramento no ser executvel como se oramento fosse. A outra forma interpretativa a que esta relacionada prtica da movimentao financeira do Tesouro. Este deve ser alocada em um caixa nica, objetivando a centralizao de todo o recurso. E assim sendo, ocorrer uma eficaz fiscalizao oramentria e financeira por parte do Poder Legislativo. A premissa maior do princpio em estudo reside no fato de que o oramento deve ser uno, ou seja, deve haver somente um oramento para um exerccio financeiro, na qual devero constar todas as receitas e despesas do corrente ano. Sua fundamentao esta balizada na legislao brasileira tanto na Constituio Federal em seu art. 165, 5, quanto na Lei n 4.320/64 em seu art. 2. De forma enftica podemos inferir que o princpio da unidade, mesmo diante das mudanas sociais que ocorreram com o passar dos anos, permaneceu inalterado, em especial no que concerne a sua essncia que a da necessidade de que todas as previses de receitas e despesas estejam em um nico documento. Nesse sentido, o documento seria, a Lei Oramentria Anual, que atualmente o instrumento que abrange a totalidade das contas em uma nica lei. Destarte, o princpio clssico da unidade oramentria, estabelecido na legislao ptria tanto na lei 4.320/64 em seu art. 2, quanto na C.F/88 em seu art. 1655 so perfeitamente atendidos pela Lei Oramentria Anual, muito

embora esta seja constituda de trs sub-oramentos (Oramento Fiscal, Oramento de Investimentos e Oramento da Seguridade Social). Estes podem ser tratados como captulos deste documento. Da mesma forma entende-se a subdiviso em contas distintas, a totalidade das receitas e despesas. Nesse aspecto, portanto, permanece inalterado o princpio da unidade no que diz respeito a todas as contas estarem abrangidas em uma s pea. Observando o oramento sob outro prisma, percebe-se claramente que este ganhou contornos de sofisticao, em especial pelo fato de hoje ser tambm considerado uma ferramenta de planejamento e assessoramento. A Constituio estabelece a composio da lei oramentaria da seguinte forma: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. Esta diviso nos leva a crer numa diviso, apesar da redundncia, no se pode falar em diviso, pois todas esto contidas em uma pea nica. Na verdade, o que ocorreu foi apenas um desdobramento, mantendo-se assim inalterada a ideia de unidade. O oramento agora uma pea de programao do Estado, da porque tambm esto inclusas nesse conceito o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Oramentrias. A Lei Oramentria Anual constitui na efetivao, ano a ano, do planejamento contido tanto no Plano plurianual, quanto na Lei de Diretrizes Oramentrias. A rigor, houve sim alterao no conceito do princpio da unidade oramentria, no entanto, a essncia em si do referido principio, em nada foi maculada. O que houve foi uma mudana de paradigma, se antes a unidade do oramento estava restrita a do ponto de vista fsico, uma vez que todo o oramento estava contido em um nico documento, atualmente este visto de forma mais abrangente. Apresenta-se com um contedo programtico, passando-se a se inserir em um contexto de necessria harmonia e compatibilidade entre as trs leis oramentrias, todas atuando com se uma s fosse e com um nico objetivo, traduzir o plano de governo. Esta a verdadeira unidade oramentria.

3 - CONSIDERAES FINAIS Por tudo o que foi dito, observa-se que o Princpio da Unidade Oramentria encontra-se perfeitamente ajustado no atual modelo do oramento brasileiro. Uma vez que a Lei Oramentria Anual mantm obedincia ao princpio clssico da unidade oramentria, ou seja, nenhuma receita ou despesa encontra-se fora do oramento anual, sendo um nico documento que encerra a execuo oramentria. Contudo importante ressaltar que o princpio atualmente mais abrangente, com maior contedo, principalmente do ponto de vista programtico. Portanto, no h que se falar em esvaziamento do princpio da unidade oramentria, mas a anlise atual do tema exige uma compreenso expansiva do mesmo, para alm das fronteiras meramente contbeis do oramento como pea formal, o que ocorre que agora este detm uma funo de instrumento de planejamento e, como tal, a unidade oramentria no sentido maior de planejamento, continua a ser obedecida pelo ordenamento ptrio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributrio. 19 ed. So Paulo: Atlas, 2010. OLIVEIRA, Regis Fernandes de. Curso de Direito Financeiro. 4 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. PASCOAL, Valdecir. Direito Financeiro e Controle Externo. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. PISCITELLI, Tathiane. Direito Financeiro Esquematizado. 1 ed. So Paulo: Mtodo, 2011. TORRES, Ricardo Lobo. Curso de Direito Financeiro e Tributrio. 18 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2011

Вам также может понравиться