Вы находитесь на странице: 1из 2

Servio e Manuteno

Caso o eletrlito de referncia interno esteja turvo ou contaminado troque-o, retirando-o com uma seringa e lavando o eletrodo internamente com gua destilada. Recarregue com o novo eletrlito. Repita por 3 vezes. O bulbo dever ser limpo manualmente com papel absorvente ou algodo, a gordura elimina-se com Benzina, Acetona ou outro solvente.
H2O 1:1
DETERGENTE NEUTRO MASSAGEAR O BULBO

Eletrodo de Antimnio O eletrodo DME-CMA1 prprio para medies de pH em solues muito alcalinas ou com presena de HF. Para seu bom funcionamento, o eletrodo deve trabalhar entre pH 2 e 12 e nunca ser utilizado em padro de 4,01 na presena de corante. Limpa-se o eletrodo manualmente, utilizando-se detergente e gua em uma esponja sinttica, massageando o metal do eletrodo. Em seguida rinse-o com gua destilada abundante.

Instrumentao Analtica

Manual de Instrues

Eletrodos de junta esmerilhada


indicado para aplicaes de baixas atividades inicas, solues gelatinosas e impregnantes, emulses, tintas e cosmticos. Para sua limpeza, levante a junta esmerilhada e enxgue a referncia com gua destilada ou o solvente do produto impregnado. Caso seja necessrio, uma limpeza mecnica (esponja com detergente) tambm pode ser realizada. Coloque gua destilada pelo orifcio de recarga, abaixe a junta esmerilhada e agite o eletrodo. Levante novamente a junta, para o escoamento da gua. Repita esta operao 3 vezes. Abaixe a junta esmerilhada o mximo possvel e coloque KCl 3M pelo orifcio de recarga. Retire-o novamente com uma seringa e volte a preench-lo com KCl 3M.
O eletrlito do eletrodo DME-CV6 deve ser Etanol+LiCl (DM-S8A). Deste modo o eletrodo deve ser armazenado ou transportado em seu prpio eletrlito, com orifcio de recarga fechado. Alm disso em repouso ou aguardando medio, mantenha-o imerso em gua destilada, com o orifcio de recarga aberto. Observaes 1 Nunca mergulhe o eletrodo DME-CV6 em KCl, pois pode ocorrer uma precipitao interna. 2 No recomendvel guardar o eletrodo DME-CV6 mergulhado em gua, com o orifcio de recarga vedado, pois ela muda o isopotencial do eletrodo.
Aps retirar a capa de proteo contendo soluo Etanol+LiCl e abrir o orificio de recarga, acondicione o eletrodo em soluo tampo de 1h a 2h, antes de iniciar o procedimento de calibrao.

Eletrodos de pH / ORP

Para evitar contaminaes durante as medies, lavar o sensor com gua em abundancia.

LIMPEZA FRACA

LIMPEZA PERIDICA

Aps uma srie de medies o sensor pode comear a ter um maior desvio nas leituras. Quando isto ocorrer deve-se lavar o sensor com gua e sabo neutro, sempre massageando levemente o bulbo para no danific-lo. Aps limpeza deve-se recalibrar o equipamento.

REV. 06A MAN. 168


MODELOS

Limpeza Peridica

15min
Ideal para retirar o resduo inorgnico do sensor. Com o orifcio de recarga aberto, mergulhar o sensor na soluo e aguardar por 15 minutos. Enxaguar bem com gua destilada.

15min
Ideal para retirar o resduo orgnico do sensor. Com orifcio de recagar aberto mergulhar o sensor na soluo e aguardar por 15 minutos. Enxaguar bem com gua destilada.

1. Soluo Thiouria DM-S3:

2. Soluo Pepsina DM-S2:

processo de leitura novamente, recondicionar o sensor em KCl 3M, por aproximadamente 4 horas. Para o eletrodo DME-CV6, o recondicionamento deve ser feito em soluo tampo.

4hrs 3. Antes de iniciar o

Eletrodo para Solues Alcolicas

Para sujeiras mais aderentes, mergulhe em cido Clordrico 20% durante 10 minutos. Em seguida deixe imerso durante 12h em soluo KCl 3M (Exceto para DME-CV6, deixar em soluo tampo). Membranas ressecadas, devem ser mergulhadas durante 30 segundos em soluo HF (1 - 2%) para renovao da capa gel. Em seguida deixar imerso durante 12h, em soluo de KCI 3M. (Exceto para DME-CV6, deixar em soluo tampo).
Para eletrodo com anel de platina (DMR-CP1) use como eletrlito DM-S4. Para eletrodo com anel de prata (DMRCG1) use o eletrlito DM-S8B. O eletrodo DMR-CP2 no possui orifcio de recarga de eletrlito.

DME-CV1

DME-CV2

DME-CF1

DME-CV4

DME-CV6

Ateno

Ateno

Eletrodos de ORP Sua construo basicamente a mesma dos eletrodos de pH apenas alterando-se a membrana de vidro por um anel de Prata (para determinaes de Cloretos usados em titulaes argentomtricas e complexomtricas) ou Platina (para uso geral) e para a maioria das medidas de Redox. Existe uma limitao: quando a Platina e/ou a Prata catalisam uma reao. Para evitar erros nas medidas necessrio manter bem limpo o anel metlico e o diafragma. Limpa-se ambos manualmente, com papel absorvente ou algodo. Solues orgnicas so eliminadas com Acetona ou com o prprio solvente. Para eliminar substncias muito aderentes, a limpeza deve ser feita com HCl a 50% por at 10 min. O anel metlico pode ser limpo com esponja sinttica.
www.digimed.ind.br

Os eletrodos DIGIMED, possuem 1 ano de garantia contra defeitos de fabricao. A data de fabricao estar impressa no cabeote ou em etiqueta no cabo. Esta garantia no abrange eventuais despesas de transporte, trincas ou quebras no corpo do eletrodo, ou danos por eventuais contaminaes.
Ano de Fabricao Ms de fabricao Nmero de srie

Garantia

Engenharia de aplicao R.Marianos, 227 - Campo Grande - Santo Amaro - 04691-110 - So Paulo - Brasil Fone +55(11) 5633-2200 / Fax +55(11) 5633-2201 / engenharia@digimed.ind.br

DME-CV8

www.digimed.ind.br

DMR-CP1 /DMR-CG1

DMR-CP2

DME-CMA1 DME-CV2P

Tipos de Eletrodos

Caracteristicas
Bulbo de Medida: construo robusta, para evitar quebras. Corpo de Vidro: quimicamente inerte. Diafragma da referncia: material cermico com escoamento controlado. Orifcio de recarga: para reposio do eletrlito. Cabeote tipo K2 em ABS: resistncia a agressividade qumica. Outros tipos de cabeotes opcionais. Barreira Inica: evita contaminaes com solues que contenham Prata, Mercrio, Sulfeto, etc. Evita precipitao do AgCl. Introduz rapidez na resposta nas variaes de temperatura. Referncia Argental: maior proteo contra ataque qumico. Junta Esmerilhada: facilidade na limpeza (Para cosmticos, cremes, gorduras, tintas, etc). Referncia PTFE: diafragma de teflon para minimizar agressividades qumicas. Para solues de alto teor de sulfeto e solues orgnicas. Juno Cermica Anular: maior rea, leituras mais estveis. Anel Metlico: para medidas de ORP. Capa: para proteo do bulbo no transporte. Sistema Faixa de Temp. Faixa de pH Tipo Ag/AgCl + Barreira Inica* 0 a 100 C* 0 a 14* Escoamento ou Difuso*

Operao
1. Antes de utilizar o eletrodo, verifique possveis defeitos mecnicos ou trincas; caso ocorram, efetue a troca imediata. 2. Remova o tampo que protege o orifcio de recarga para estabelecer a presso atmosfrica. 3. Retire a capa de proteo e enxgue o eletrodo com gua destilada ou desmineralizada, retirando eventuais cristalizaes no diafragma. A capa de proteo dever ser sempre utilizada no transporte, para que o bulbo no se desidrate. 4. Elimine possveis bolhas de ar existentes no bulbo agitando o eletrodo levemente no sentido vertical. 5. Nos eletrodos de escoamento, o nvel do eletrlito deve estar at 10 mm abaixo do orifcio de recarga. 6. Complete, sempre que necessrio, o nvel do eletrlito com seu eletrlito de referncia.

DME-CV1
Barreira inica Eletrlito de referncia Juno pontual de refercia Bulbo de medida

Orifcio de recarga

DME-CV2
Barreira inica Eletrlito de referncia Juno anular de referencia Bulbo de medida

Eletrodo em ponte eletroltica


Em solues contendo Sulfeto, protenas, agentes redutores, etc., necessrio adequar o eletrlito de referncia, pois a presena de determinados componentes, poder contaminar a referncia, podendo ocasionar medies incorretas ou instveis. Veja sua tabela abaixo.
Ponte Eletroltica adequada K KCl 3M
KNO 1M KNO 3 mol/L 3/1 KNO KNO 11M mol/L 3 /3 KCl 3M KCl / 3 mol/L

DME-CV6
Barreira inica Eletrlito de referncia Juno anular de referencia Bulbo de medida

Orifcio de recarga Referencia argental

Especificaes

* Outros sob consulta

DME-CF1

Orifcio de recarga Eletrodo de referncia

Nota: 1. O eletrodo possui uma vida til limitada, quanto melhor forem seguidas as instrues, maior ser sua durabilidade. 2. A capa de proteo dever ser utilizada apenas para transporte (com o eletrlito de referncia em seu interior).

Com ponentes da Soluo a ser m edida Uso Geral Compostos de Prata Compostos de Chumbo Agentes Redutores Brometos Iodetos Sulfetos cido Actico Glacial Etanol

Modelos das Solues M-S4 DM-S8B DM-S8B DM-S4 DM-S4 DM-S4 DM-S4 DM-S8K DM-S8A DM-S8A

Diafragma de referncia Bulbo de medida

Cuidados
NO ARMAZENAMENTO OU AGUARDANDO MEDIO, MANTER IMERSO EM KCI 3M OU SEU ELETRLITO DE REFERNCIA * EXCETO O ELETRODO DME-CV6

Orifcio de recarga

KClKCl / 3 3M mol/L KCl KCl / 3 3M mol/L


KCl KCl / 3 3M mol/L

DME-CP1
Barreira inica Eletrlito de referncia Anel de Medida

Actido + LiCl
Etanol + LiCl

APS A 1 HIDRATAO INICIA-SE A ATIVIDADE INICA

Solventes Orgnicos

Etanol + LiCl

DME-CMA1
Corpo em pp

NUNCA SECO

TRANSPORTAR COM A CAPA DE PROTEO E IMERSO EM SEU ELETRLITO DE REFERNCIA

Juno anular de referncia Tarugo de medida

7. Com o eletrodo em descanso, mantenha-o submerso sempre no eletrlito de referncia. Para o modelo DME-CV6, em soluo Etanol+LiCl (DM-S8A); para o DME-CV9, em KCl 3M (DM-S4); para o DME-CF1, em KCl 2M saturada com AgCl (DM-S5B). 8. Para a medida, basta submergir o eletrodo na amostra at acima do diafragma. 9. De uma soluo para outra, o eletrodo dever ser sempre lavado com gua destilada ou desmineralizada.

www.digimed.ind.br

www.digimed.ind.br

www.digimed.ind.br

Вам также может понравиться