Вы находитесь на странице: 1из 20

Verso 1.

00

Regulamento

O PEDIDO DE TPTD E A FORMAO ACADMICA

Verso 1.00

Regulamento

O PEDIDO DE TPTD E A FORMAO ACADMICA

Edio: Instituto Portugus do Desporto e Juventude, I.P. Coordenao: Departamento de Formao e Qualificao Data: Janeiro14

Linguagem inclusiva: O presente Regulamento, por economia de espao e simplificao da leitura, no faz recurso a uma referncia explcita a ambos os sexos atravs da marcao sistemtica e simtrica do gnero gramatical, pelo que o uso da forma masculina refere-se invariavelmente tambm forma feminina. Notas teis: Se j efetuou o carregamento deste documento h algum tempo, verifique se existe uma verso mais atualizada, confirmando o nmero na capa (canto superior esquerdo).

Por uma questo ambiental, evite imprimir o documento.

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

ndice
A. Enquadramento
B. O Reconhecimento de Cursos Acadmicos e a emisso do Ttulo Profissional de Treinador de Desporto B1. Pr-requisitos (Gerais e Especficos) B2. Reconhecimento Total de um Curso Acadmico e a emisso do Ttulo Profissional de Treinador de Desporto B3. Reconhecimento Parcial de um Curso Acadmico e a emisso do Ttulo Profissional de Treinador de Desporto

4 6 9 12 15

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

Enquadramento

A.

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

A. Enquadramento
De acordo com o definido na alnea a) do nmero 1 do artigo 6. da Lei n. 40/2012, de 28 de agosto, o acesso ao Ttulo Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) pode ser obtido, entre outras, pela via de formao acadmica na rea da Educao Fsica e do Desporto, sendo igualmente estabelecido no nmero 2 do mesmo artigo que, para efeitos da atribuio do TPTD, ter de haver lugar a um reconhecimento prvio dos cursos em questo pelo IPDJ, IP. A metodologia e os procedimentos associados ao reconhecimento dos Cursos Acadmicos, para efeito da emisso do TPTD, esto definidos no Regulamento de Reconhecimento de Formao Acadmica. Neste regulamento encontra-se estabelecido que o pedido formulado pelos Estabelecimentos de Ensino Superior ao IPDJ, IP e que a apreciao destes feita tendo por base os Referenciais de Formao dos Cursos de Treinadores e os Regulamentos de Estgio que lhes esto associados, sendo a deciso tomada por Grau de Formao e por Componente de Formao (Geral, Especfica e Estgio). A deciso de reconhecimento relativo a cada curso resulta da conjugao de pareceres emitidos pelo IPDJ, IP e pelas federaes desportivas (com estatuto de utilidade pblica desportiva) em ordem , ou s modalidades desportivas por si regidas, ou por entidades que venham a ser reconhecidas pelo IPDJ, IP como representantes e reguladoras de modalidades desportivas no abrangidas pelas primeiras. Aps a publicao da deciso, todos os candidatos a Treinadores de Desporto (modalidade desportiva e Grau de Formao) podem beneficiar da deciso tomada (quando favorvel) para os respetivos Cursos Acadmicos vendo desse modo reconhecida a equivalncia para parte ou para a totalidade das Componentes de Formao de um determinado Grau de Formao, a fim de permitir a obteno de um Ttulo Profissional de Treinador de Desporto (TPTD).

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

O Reconhecimento de Cursos Acadmicos e a emisso do TPTD

B.

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

B. O Reconhecimento de Cursos Acadmicos e a emisso do TPTD


Conforme o legalmente estabelecido (Lei n. 40/2012, de 28 de agosto) e no cumprimento do regulamentarmente definido (Regulamento de Reconhecimento de Formao Acadmica), s aps publicao da deciso pelo IPDJ, IP do reconhecimento de um Curso Acadmico submetido por Estabelecimento de Ensino Superior possvel a um candidato a Treinador de Desporto (num determinado Grau de Formao e modalidade desportiva) utilizar a sua formao acadmica para aceder a um Ttulo Profissional de Treinador de Desporto. A deciso final favorvel sobre um pedido de reconhecimento efetuada para as diferentes Componentes de Formao (Geral, Especfica modalidade desportiva e Estgio modalidade desportiva) e Grau de Formao, e pode ser uma das seguintes: a) Reconhecimento Total das 3 Componentes de Formao /Grau de Formao; b) Reconhecimento Parcial de 1, ou 2 Componentes de Formao /Grau de Formao. Notas importantes: O reconhecimento dos Cursos Acadmicos efetuado por Componente de Formao e por Grau de Formao, podendo um mesmo curso ver reconhecida uma determinada componente de formao para um, dois, ou trs Graus de Formao, e/ou outra componente para um nico Grau de Formao. No caso das Componentes de Formao Especfica e Estgio, poder acontecer que um mesmo Curso Acadmico veja reconhecida as Componentes Formao de uma determinada modalidade desportiva e haver outra deciso para outra modalidade desportiva, apesar de ambas fazerem parte do currculo do Curso Acadmico em apreo. Um candidato que possui um Curso Acadmico que mereceu reconhecimento favorvel (Total, ou Parcial) s v conferida equivalncia s Componentes de Formao Especfica se tiver aprovado totalidade das matrias relacionadas com a modalidade desportiva em questo e que deram origem ao reconhecimento atribudo pelo IPDJ, IP. Neste sentido, a Componente de Formao Estgio s considerada se o mbito da interveno foi na modalidade desportiva alvo do pedido de TPTD.

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

Depois de ver reconhecida a sua formao acadmica, o candidato a um Ttulo Profissional de Treinador de Desporto dever garantir ainda o cumprimento de um conjunto de requisitos (gerais e especficos) que varia em funo da modalidade desportiva e do Grau de Formao pretendido, como se descreve no ponto B1. S depois de verificadas as condies descritas (Reconhecimento Total do Curso Acadmico e Pr-requisitos Gerais e Especficos) possvel ao candidato aceder ao TPTD pela via Formao Acadmica (ver ponto B2). Quando um candidato possui um Curso Acadmico que obteve um Reconhecimento Parcial, o IPDJ, IP emite um Certificado de Reconhecimento de Competncias (atravs da Plataforma PRODesporto) que atesta a equivalncia , ou s Componentes de Formao em causa, constituindo este documento um elemento de prova a apresentar numa Entidade Formadora para prossecuo de formao (Curso de Treinadores) estando por esse facto dispensado da frequncia e avaliao das respetivas matrias curriculares (ver pontos B3). Completado o processo de formao, o candidato recebe um Diploma de Qualificao e est em condies de solicitar o TPTD correspondente na Plataforma PRODesporto pela via da Formao Profissional - Curso de Treinadores.

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

Pr-requisitos (Gerais e Especficos)

B1.

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

B1. Pr-requisitos (Gerais e Especficos)


Para aceder a um Ttulo Profissional de Treinador de Desporto de uma determinada modalidade desportiva e Grau de Formao acresce s exigncias de formao curricular, o cumprimento de um conjunto de Pr-requisitos Gerais (aplicados a todos os candidatos) e Especficos (prprio das modalidades desportivas e definidos pelas federaes desportivas), conforme abaixo se indicam.

Grau I
Pr-requisitos Gerais: No se aplica. Pr-requisitos Especficos: Variam em funo da modalidade desportiva - Lista disponvel no stio de internet do IPDJ, IP e na Plataforma PRODesporto; Esta comprovao feita atravs de documento emitido pela Federao Desportiva da modalidade em apreo, ou por entidade que venha a ser reconhecida pelo IPDJ, IP como representante e reguladora da respetiva modalidade desportiva (quando esta no regulada por Federao Desportiva).

Grau II
Pr-requisitos Gerais: Posse do TPTD de Grau I na modalidade desportiva respetiva; Comprovar o exerccio de 1 ano de prtica como Treinador de Grau I na modalidade desportiva respetiva. Esta comprovao feita atravs de documento emitido por entidade competente, designadamente pela Federao Desportiva da modalidade desportiva em questo, ou entidade empregadora.

10

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

Pr-requisitos Especficos: Variam em funo da modalidade desportiva - Lista disponvel no stio de internet do IPDJ, IP e na Plataforma PRODesporto; Esta comprovao feita atravs de documento emitido pela Federao Desportiva da modalidade em apreo, ou por entidade que venha a ser reconhecida pelo IPDJ, IP como representante e reguladora da respetiva modalidade desportiva (quando esta no regulada por Federao Desportiva).

Grau III
Pr-requisitos Gerais: Posse do TPTD de Grau II na modalidade desportiva respetiva; Comprovar o exerccio de 2 anos de prtica como Treinador de Grau II na modalidade desportiva respetiva. Esta comprovao feita atravs de documento emitido por entidade competente, designadamente pela Federao Desportiva da modalidade desportiva em questo, ou entidade empregadora.

Pr-requisitos Especficos: Variam em funo da modalidade desportiva - Lista disponvel no stio de internet do IPDJ, IP e na Plataforma PRODesporto. Esta comprovao feita atravs de documento emitido pela Federao Desportiva da modalidade em apreo, ou por entidade que venha a ser reconhecida pelo IPDJ, IP como representante e reguladora da respetiva modalidade desportiva (quando esta no regulada por Federao Desportiva).

11

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

Reconhecimento Total de um Curso Acadmico e a emisso do TPTD

B2.

12

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

B2. Reconhecimento Total de um Curso Acadmico e a emisso do TPTD


Quando um candidato possui um Curso Acadmico que mereceu o Reconhecimento Total (e que por esse facto, concede equivalncia s 3 Componentes de Formao (Geral, Especfica e Estgio) que compem o Curso de Treinadores em causa) e tambm cumpre os Pr-requisitos como indicados no ponto B1, est em condies de solicitar o Ttulo Profissional de Treinador de Desporto, devendo para isso efetuar os seguintes passos na Plataforma PRODesporto: 1. Proceder ao registo na plataforma referida (caso j tenha sido feito dever passar para o passo 2); 2. Uma vez confirmado este registo, o candidato deve continuar o processo de solicitao do TPTD, indicando a modalidade desportiva e o Grau de Formao pretendido. De seguida dever escolher a via de acesso: Equivalncia a Formao Acadmica e identificar o Curso Acadmico em questo (numa lista fechada de cursos que mereceram o Reconhecimento Total). Nesta fase dever ser anexado o certificado de habilitaes (onde devem estar referenciadas todas as disciplinas que estiveram na base do Reconhecimento Total obtido, nomeadamente as correspondentes Componente de Formao Especfica e ao Estgio na modalidade desportiva em questo), bem como os comprovativos de Pr-requisitos (caso se apliquem); 3. Depois de validado o pedido dever proceder ao pagamento da taxa (por MB); 4. Confirmado o pagamento, o candidato acede ao TPTD (documento digital), na Plataforma PRODesporto em Ver ttulo.

13

Fluxograma
Pedido de TPTD - Curso Acadmico com Reconhecimento Total

Pedido de

Ttulo Prossional de Treinador de Desporto


Pedido instrudo na

Comprovativo de Curso Acadmico Certicado de Habilitaes com indicao de todas as disciplinas curriculares Comprovativo(s) de Pr-requisito(s)
Emitido(s) por entidade(s) competente*

- Geral - Especcos (quando se aplica)

Processamento do Pedido
(pelo IPDJ, IP)

Processo Validado

Processo Incompleto/No Validado

Conrmao de Pagamento de Taxa (MB)

Pedido Indeferido

Emisso do TPTD

* Pr-requisito Geral - emitidos por Federao Desportiva, ou Entidade Empregadora Pr-requisitos Especcos- emitidos por Federao Desportiva

14

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

Reconhecimento Parcial de um Curso Acadmico e a emisso do TPTD

B3.

15

REGULAMENTO O PEDIDO DE TPTD E AFORMAO ACADMICA

B3. Reconhecimento Parcial de um Curso Acadmico e a emisso do TPTD


Quando um candidato possui um Curso Acadmico que mereceu o Reconhecimento Parcial e pretende aceder ao TPTD de uma determinada modalidade desportiva e Grau de Formao, dever obter a, ou as Componentes de Formao em falta (no consideradas no processo de reconhecimento do Curso Acadmico em causa) atravs da frequncia e aprovao das respetivas no quadro da Formao Profissional - Curso de Treinadores, dirigindo-se para esse efeito a uma Entidade Formadora certificada para o efeito. De modo a comprovar, junto dessa entidade, a posse prvia de Componentes de Formao que resultaram do processo de reconhecimento do seu curso acadmico, o candidato dever solicitar ao IPDJ, IP um Certificado de Reconhecimento de Competncias. A solicitao do referido certificado efetuado na Plataforma PRODesporto, sem que lhe esteja associado qualquer tipo de custo, devendo o candidato proceder do seguinte modo: 1. Efetuar o registo na plataforma referida (caso j tenha sido feito dever passar para o passo 2); 2. Uma vez confirmado este registo, o candidato deve continuar o processo de solicitao do CRC, indicando sucessivamente: 1 - a modalidade desportiva; 2 - o Curso Acadmico. Nesta fase dever ser anexado o certificado de habilitaes (onde devem estar referenciadas todas as disciplinas que estiveram na base do Reconhecimento Parcial obtido, nomeadamente as correspondentes Componente de Formao Especfica e ao Estgio na modalidade desportiva em questo); 3. Depois de validado o pedido pelo IPDJ, IP o candidato pode aceder/imprimir o seu CRC (documento digital), na Plataforma PRODesporto em Ver Certificado. Aps a aprovao das Componentes de Formao em falta emitido, pela Entidade Formadora, um Diploma de Qualificaes, condio para o acesso ao TPTD pela via da Formao Profissional - Curso de Treinadores. Nota importante: Nos caso em apreo a verificao do cumprimento dos Pr-requisitos, como definidos no ponto B2, efetuado pela Entidade Formadora aquando do processo de inscrio do candidato no Curso de Treinadores (Componentes de Formao em falta).

16

Fluxograma
Pedido de Certificado de Reconhecimento de Competncia

Pedido de

Certicado de Reconhecimento de Competncias


Pedido instrudo na

Comprovativo de Curso Acadmico Certicado de Habilitaes com indicao de todas as disciplinas curriculares

Processamento do Pedido
(pelo IPDJ, IP)

Processo Validado

Processo Incompleto/No Validado

Emisso do CRC

Pedido Indeferido

17

Fluxograma
Pedido de TPTD - Curso Acadmico com Reconhecimento Parcial
Inscrio num

Curso de Treinadores
numa Entidade Formadora Certicada
Apresentao de: Certicado Reconhecimento de Competncias
Emitido na plataforma PRODesporto

Comprovativo(s) de Pr-requisito(s)
Emitido(s) por entidade(s) competente*

- Geral - Especcos (quando se aplica)

Aprova Curso de Treinadores


Componente(s) de Formao em falta

Emisso de Diploma de Qualicaes


pela Entidade Formadora

Pedido instrudo na

Pedido de TPTD
Via Formao Prossional - Curso de Treinadores

* Pr-requisito Geral - emitidos por Federao Desportiva, ou Entidade Empregadora Pr-requisitos Especcos- emitidos por Federao Desportiva

18

Вам также может понравиться