Вы находитесь на странице: 1из 9

62

EDUARDO PELLEJERO

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA


EXPRESSO Eduardo Pellejero*
epellejero@sapo.pt Resumo: Multiplicando os possveis sobre o plano da expresso, em condies materiais que impossibilitam qualquer mudana de outra ordem, escrever, falar, pensar so atos que devm atos polticos fundamentais, para alm das teorias do Estado e as doutrinas do consenso. Retomando a noo bergsoniana de fabulao para dar-lhe um sentido poltico, Deleuze no s restitui toda a sua potncia arte, mas ao mesmo tempo a liberta dos compromissos assumidos com as filosofias da histria, fazendo da mesma um problema de sade (da sade de um indivduo, de um povo, de uma cultura, como diria Nietzsche). Problema poltico da alma individual e coletiva, onde o artista, o escritor, o filsofo, clamam por um povo do qual tm necessidade, e em cuja expresso uma gente dispersa nas mais diversas condies de opresso pode chegar a encontrar um vnculo aglutinante ou uma linha de fuga. Considerando alguns dos principais casos no domnio da arte (Lawrence, Kafka, Klee), assim como a obra de alguns escritores latino-americanos (Borges, Piglia, Vargas Llosa), pretendemos pensar este conceito esttico-poltico nas suas determinaes formais e nas suas implicaes materiais. Palavras-chave : Deleuze, T. E. Lawrence, Vargas Llosa, fabulao, poltica da expresso Abstract: Multiplying the possible over the plane of expression, in material conditions that make all change impossible, writing can became a fundamental political act, beyond state theories and consensus doctrines. Picking

up the bergsonian notion of fabulation to give to it a political sense, Deleuze not only restores all its power to art, but at the same time releases it from the compromises assumed with the philosophies of history, making it a problem of health. The Political problem of individual and collective soul, where the writer calls for the people he needs, and in whose expression people dispersed in the most diverse condition of oppression can find an agglutinating ti e or a line of flight. Considering some of the main deleuzian cases in the domain of art (Lawrence, Kafka, Klee), as the work of some Latin-American writers (Borges, Piglia, Vargas Llosa), we intend to think this esthetic-political concept in its formal determinations and in its material implications. Key-words: Deleuze, T. E. Lawrence, Vargas Llosa, fable, politics of expression.

Em La Historia del tango, texto de 1930 que coroa o volume que dedica a Evaristo Carriego, Borges retomava um ditame de Andrew Fletcher para ilustrar o impacto que a poesia pode ter sobre a constituio de um povo: Se me deixam escrever todas as baladas de uma nao, no me importa quem escreva as leis.1 Cinqenta anos mais tarde, em 1980, Deleuze e Guattari pensavam num dispositivo similar ao considerar a possibilidade de uma verdadeira poltica da expresso: no se pode assegurar que as molculas sonoras da msica pop no dispersem atualmente, aqui ou ali, um novo tipo de povo, singularmente indiferente s ordens da rdio, aos controles dos computadores e s ameaas da bomba atmica.2 Entre uma e outra declarao h algo mais que a recorrncia de uma figura retrica. H a idia de que a expresso ou pode chegar a ser algo mais que uma sublimao dos nossos desejos fal idos, a idia, digo, de que a literatura um objeto entre outros obje-

_____
1 2

_____
*

Borges, J. L. Obras completas, vol. I, p. 164. Deleuze, G. & Guattari, F. Capitalisme et schizophrenie, Tome 2: Mille plateaux, p. 427. POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

Ps-doutorando em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. Este artigo foi traduzido do espanhol por Susana Guerra.

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

63

64

EDUARDO PELLEJERO Semelhantes pessoas necessitavam de um grito de guerra e uma bandeira vindos de fora que os unira, e de um estranho para conduzi-los, algum cuja supremacia estivesse baseada numa idia: ilgica, inegvel, discriminante: que o instinto pudesse aceitar e a razo no pudesse encontrar base racio6 nal para o seu repdio ou aprovao.

tos, mquina entre mquinas, e que o escritor, como diz Deleuze, emite corpos reais.3 Multiplicando os possveis sobre o plano da expresso, em condies materiais que impossibilitam qualquer mudana de outra ordem, escrever, falar, pensar, so atos que devm atos polticos fundamentais, para alm das teorias do Estado e das doutrinas do consenso. Retomando a noo bergsoniana de fabulao para dar-lhe um sentido poltico, Deleuze no s restitui toda a sua potncia arte, mas ao mesmo tempo a liberta dos compromissos assumidos com as filosofias da histria, fazendo da mesma um problema de sade (da sade de um indivduo, de um povo, de uma cultura, como diria Nietzsche). Problema poltico da alma individual e coletiva, onde o artista, o escritor, o filsofo clamam por um povo do qual tm necessidade, e em cuja expresso uma gente dispersa nas mais diversas condies de opresso pode chegar a encontrar um vnculo aglutinante ou uma linha de fuga. Seja o caso de Lawrence e os rabes.4 Lawrence sentiu em toda a sua vida o desejo de poder expressar-se de forma imaginativa, mas nunca conseguiu dominar a tcnica. Um acidente atira-o ento no meio de uma rebelio que, em princpio, lhe por completo alheia. Pedantemente, Lawrence dir que esse tema pico o poupou do domnio da tcnica e permitiu-lhe completar a obra que desejava,5 mas a verdade que os rabes representam bastante mais na sua vida que um motivo literrio, e que se de repente desenvolve esta capacidade para expressar-se porque a sua expresso se tornou vital para a revolta. Lawrence, que no fundo no o ignora, escreve:

Coisa que Deleuze ler:


no uma mesquinha mitomania individual o que impulsiona Lawrence a projetar ao longo do seu caminho imagens grandiosas, para alm de empresas com freqncia modestas. A mquina de projetar no separvel do movimento da prpria Revolta: subjetiva, remete subjetivi dade do grupo revolucionrio. Mas ainda faz falta que a escrita de Lawrence, o seu estilo, a recupere por conta prpria ou a revele: a disposio subjetiva, quer dizer, a fora de projeo de imagens, 7 inseparavelmente poltica, ertica e artstica.

O povo e o escritor, por muito estranhos que apaream entre si, ou melhor, justamente em virtude da sua diferena, se procuram e necessitam mutuamente. Lawrence no abdica da sua diferena, que sente como uma traio, mas inevitavelmente se afasta do seu pas e dos seus, fala rabe e vive como rabe, at conquistar uma disposio especial, onde encontra a potncia de uma expre sso que o transborda como sujeito e que, nessa mesma medida, no pode evitar que se projete nas coisas e nos demais, fabricando gigantes, como dizia Bergson, e propiciando o movimento. Dizia Lawrence: Sentamo-nos cmodos juntos, recorrendo os largos espaos (...) Estvamos embriagados de idias poderosas e inexpressveis, mas que nos moviam a lutar.8 Lawrence v nisto uma fora incontrolvel da natureza: pensamentos como raios luminosos e idias como partculas danantes:

_____
3 4

Deleuze, G. Pourparlers , p. 183. Trata-se de Thomas Edward Lawrence, melhor conhecido como Lawrence de Arabia, militar, arquelogo e escritor britnico (1888 - 1935). Cf. Lawrence, Los siete pilares de la sabidura, p. 728.

_____
6 7 8

Idem, p. 313. Deleuze, G. Critique et clinique, p. 148. Lawrence, T. E. Op. cit., p. 27. POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

65

66

EDUARDO PELLEJERO

Como poderiam os turcos defender-se daquilo? Sem lugar para dvidas, mediante uma linha de trincheiras de lado a l ado se avanvamos sobre eles a bandeira despregada; mas suponhamos que fssemos (...) uma influncia, uma idia, algo intangvel, invulnervel, sem frente nem retaguarda, que 9 se estende por todas as partes, como um gs.

coisas mortas, mas entidades que inspiram o movimento, a luta, a resistncia. Lawrence pode ser um fabulador, um sonhador diurno, mas a sua expresso no um puro efeito da causalidade material; uma fora, entre outras, capaz de produzir o real e no s de corresponder-lhe15. Deleuze no um idealista. Digamos que, simplesme nte, se nega a fazer da expresso um efeito impassvel e estril das condies materiais, um resultado da histria (no caso de Lawrence, ao fim e ao cabo, nem sequer h uma histria c omum, mas apenas duas histrias divergentes). Como escreve Slavoj iek:
o fluxo de sentido um teatro de sombras, mas isto no significa que possamos negligenci-lo e concentrar-nos na luta real (...) em ltima instncia tudo decidido aqui (...) A afirmao da autonomia do nvel do sentido , no um compromisso com o idealismo, mas a tese necessria de um verdadeiro materialismo (...) Se subtrairmos este excesso imaterial no obteremos um materialismo reducionista mas 16 um idealismo encoberto.

esta potncia da expresso a que converte Lawrence num homem perigoso, como diz Deleuze, e que no se define por relao ao real nem ao, nem ao imaginrio nem ao fantstico, mas pela fora com a que projeta no real as imagens que soube arrancar-se a si mesmo e aos seus amigos rabes.10 Lawrence dizia que da conjuno destes grupos semitas, de uma idia e de um profeta se desprendia um ilimitado cmulo de possibilidades11. E a verdade que o resultado imediato e no tem apenas o nome da revolta. Apenas lanado o movimento, sobre o vale de Abu Zureibat, noite, junto aos camelos, contemplando os fogos dos grupos dispersos aos seus ps, Abd el Kerin confessa a Lawrence: J no somos rabes, mas um povo.12 O intercmbio o devir duplo. Enquanto que os rabes servem de expiao a Lawrence, Lawrence ajuda os rabes a transformar as suas empresas dispersas num movimento de libertao, inclusive se o movimento do mesmo modo que o prprio Lawre nce est condenado devido traio.13 Os rabes, dizia Lawrence, so incorrigveis filhos das idias, um povo para o qual o abstrato constitui a mais forte motivao14, mas as idias abstratas das que fala no so fantasmas, no so

_____
9

A expresso guarda uma autonomia e uma eficcia prprias. A expresso representa no contexto de uma srie de impossibilidades materiais, um excesso de possveis. Da a forma em que Deleuze apresenta invariavelmente o problema poltico da expresso. No caso de Lawrence: impossibilidade de confundir-se com a causa rabe, impossibilidade de deixar de se sentir envergonhado por essa traio, impossibilidade de abandonar o deserto.17 No caso de Kafka:

Idem, p. 256; cf. p. 729. Deleuze, Critique et clinique, p. 147. Cf. Lawrence, op. cit., p. 191. Idem, p. 200. Cf. Deleuze, Critique et clinique, p. 147. Cf. Lawrence, op. cit., p. 51.
17

10 11 12 13 14

_____
15 16

Cf. Deleuze, Critique et clinique, pp. 147, 144 e 148. Cf. iek, Organs without bodies. On Deleuze and consequences, p. 31-32 e 113-114. Deleuze, Critique et clinique, p. 156. POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

67

68

EDUARDO PELLEJERO

impossibilidade de no escrever, impossibilidade de escrever em alemo, impossibilidade de escrever de qualquer outra maneira.18 Em relao a estas impossibilidades, a escrita, a fabulao, difere estrategicamente da histria materi al das causas e dos efeitos para relanar o movimento ou traar uma linha de fuga. Mquina de expresso que extravasa ou se adianta a respeito do momento histrico do que est em jogo, para fazer com que a gente entre numa linha de transformao ou se consolide com vista a uma terra por vir. Movimento projetivo que, a partir do movimento prprio da expresso, propicia a reconfigurao dos territrios que atravessa ou habita inte mpestivamente :
a mquina literria antecipa uma futura mquina revolucionria, no por razes ideolgicas, mas porque s ela est determinada a preencher as condies de uma enunciao coletiva; condies das quais carece o meio ambiente em todos os demais aspectos (...) No h sujeito, s h agenciamentos coletivos de enunciao; e a literatura expressa estes agenciamentos nas condies em que no existem no exterior, onde existem apenas enquanto potncias diablicas do futuro 19 ou como foras revolucionrias por construir.

Em 1987, Mario Vargas Llosa publicava El hablador, uma novela difcil de classificar, que abordava o problema poltico da expresso, e da mudana, e da sada da histria, de uma forma semelhante. O essencial da histria simples e de fcil explicao. H uns ndios os Machiguengas , que so nmades. Caminham pela Amaznia, e j no restam muitos. A histria destes ndios do mais duro. Os tipos aparecem como os ltimos vestgios de uma civilizao que teve melhores tempos (como os ltimos dos Moicanos). Perderam tudo o que tinham e o progresso, como dizia Marx, vem escorrendo sangue para eles. A histria no se lhes apresenta mas que como uma srie de impossibilidades: impossibilidade de continuar onde se encontram, impossibilidade de se integrarem no novo mundo, impossibilidade de praticar uma converso religiosa.21 Depois h um peruano, Sal Zuratas, que amigo do narrador. De pai judeu, mas de me goi, no nem carne nem peixe. Para cmulo nasceu com uma mancha que lhe tapa metade da cara, como uma mscara; quero dizer, um monstro. A sua histria tambm no pra doce e define-se, como a dos Machiguengas, por uma srie de impossibilidades: impossibilidade de integrar a comunidade judia de Lima (que no aceita a sua me), impossibilidade de fazer a ali (por empatia para com as minorias palestinianas), impossibilidade de ser um peruano como os restantes (pela marca que traz no rosto).22 Se isto fosse tudo, claro, a novela no nos levava a parte nenhuma. Mas acontece que Vargas Llosa nos diz que os Machiguengas, para alm de conhecerem as instituies que conhecem as demais tribos amaznicas (chefes, bruxos, curandeiros etc.), compreendem tambm uns membros aos que chamam de faladores. E estes faladores so muito interessantes, porque no fazem outra coisa que falar e caminhar, mas sem eles toda essa gente dada disper-

Gregg Lambert sustm, neste sentido, que para Deleuze nunca foi questo de escapar do mundo que existe (nem pela destruio da verdade da qual se reclama nem pela postulao de uma verdade superior), mas de criar as condies para a expresso de outros mundos possveis, por sua vez c apazes de desencadear a transformao do mundo existente.20 A escrita produo de novos campos de possveis, na mesma medida que dispositivo de enunciao coletiva para uma congregao da multido segundo novas linhas e novos objetivos.

_____
18 19 20

Deleuze-Guattari, Kafka: Pour une litterature mineure , p. 29. Idem, pp. 31-32. Deleuze, G. Pourparlers , p. 239.

_____
21 22

Cf. Vargas Llosa, El hablador, p. 24. Cf. Idem, p. 11-17, 97-105, 230-234. POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

69

70

EDUARDO PELLEJERO

so da selva no seria nada, quero dizer, no constituiria uma comunidade, uma tribo: o falador a seiva circulante que faz dos Machiguengas uma sociedade, um povo.23 Em principio, fica-se tentado a identificar Vargas Llosa com o narrador desta histria terrvel (um intelectual latino-americano na Europa, ao fim e ao cabo, praticando uma vez mais um certo realismo), mas a verdade que o lugar ao que aspira Vargas Llosa enquanto escritor o desta personagem singular. E desde essa perspectiva tudo adota um tom diferente. Para comear, o falador fala de um modo estranho, um pouco como os ndios cinematogrficos, que erram os tempos verbais e comem as palavras. Tambm muda a forma da narrao. A histria j no parece uma histria. O que se conta pode ou no ser verdadeiro, pode ou no representar a realidade, mas j no isso o que conta nem para o falador nem para os ndios que o ouvem (nem seguramente para ns, como vo ver). Por fim, se da perspectiva histrica parecia que estavam todos fritos, como paralisados por tudo o que passava, aqui as coisas parecem estar mudando. No que estejam melhorando, no. As coisas parecem estar mudando, mas mudando todo o tempo, em variao contnua. E nesse movimento absoluto, o tipo da mancha na cara e os ndios parecem ter encontrado finalmente uma sada, conquistado uma nova sade; o falador diz:
Sempre estivemos indo porque algum vinha. Em quantos lugares vivi? Quem sabe, mas foram muitos. (...) coisa sabida. No h engano. Viro e eu irei. mau isso? Bom, ser. Ser o nosso destino. No somos os que caminham? (...) mosca se a come o moscardo; ao moscardo o passarinho; ao passarinho a vbora. Queremos que nos comam? No. Queremos desaparecer sem deixar rasto? Tambm no. Se acabamos, acabar o mundo tambm. Melhor continuar a caminhar, 24 parece.

Historicamente no se entende como a tribo possa ter ganho um novo movimento graas a um tipo com quem em princpio no tinha nada em comum, no se entende como a converso de Zuratas possa ter tido lugar, nem muito menos que se tenha tornado um verdadeiro falador, mas Vagas Llosa aposta a efetividade da literatura nessa conjuno paradoxal: o falador uma prova palpvel de que contar histrias pode ser algo mais que uma mera diverso (...) algo primordial, algo do que depende a existncia de um povo.25 Esta a mesma aposta de Deleuze. S que, da perspectiva deleuziana, o problema da estranheza no se coloca, porque justamente em virtude dessa estranheza que algum pode converterse num falador. O sujeito da enunciao sempre um elemento anmalo a respeito da comunidade que sujeito paradoxal do enunciado. O segredo da efetividade da expresso o dessa heterotopa. Tanto os Machiguengas como Zuratas entram num bloco de devir (devir-indgena de Zuratas, devir-nmade dos Machiguengas), do qual nenhum dos termos h-de sair ileso: Zuratas no ganha vida, no devm-falador, sem que o povo dos Machiguengas seja relanado, reinventado pelo trabalho da expresso, sem que entre num devir-nmade, incomensurvel com a sua histria passada de nmades, graas a uma srie de elementos excntricos que o falador vai introduzindo nos seus relatos (a histria do povo judeu, a histria de Gregorio Samsa, a sua prpria histria).26 Na Amrica Latina existe uma longa tradio literria associada aos atoleiros da histria. Por inumerveis motivos, as impossibi-

_____
25 26

Ibidem, p. 97. Dir-me-o: que Zuratas devenha ndio, pode ser, mas que os ndios, que eram nmadas, devenham nmadas, o que pode significar? Bom, a verdade que a tentao de deter-se, de tornar-se sedentrios, ameaa os machiguengas continuamente, e necessitam deste tipo que lhes fala, e lhes diz continuamente que andem, que continuem a caminhar, do mesmo modo que mascarita necessita dos ndios para no se sentir um intil e um pria. (Ibidem, p. 101). POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

_____
23 24

Ibidem, p. 91-92. Ibidem, p. 133 e 212.

FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

71

72

EDUARDO PELLEJERO

lidades sucederam-se e perpetuaram-se ao longo das dcadas, e a literatura, do seu modesto lugar, talvez tenha sido a nica com a fora, ou com a inteligncia, ou simplesmente com a astcia para esboar um mapa da situao, e ainda para reagir e, porque no, quando resultou possvel, para encontrar uma sada, traar uma linha de fuga, um plano de evaso. O realismo mgico constituiu-se em torno de uma situao deste tipo, e levantou, reelaborando os preceitos do realismo contemporneo, a questo das impossibilidades que nos assediam na Histria. Verdadeira fico materialista, que no confundiu nunca os problemas sobre os que voltamos sempre com uma espcie qualquer de conflito interior (culpa, ressentimento ou m conscincia). Mas o realismo mgico, que abordava com tanta sagacidade a realidade, mesmo nas suas arestas mais duras e nas suas contradies mais agudas, falhava na hora de propor uma alternativa. Porque se a magia no era a dialtica, tambm no era uma afirmao do reino deste mundo, resolvendo-se a maioria das vezes, do me smo modo que o realismo marxista do qual se distanciava, numa negao da vida. Assim, nos grandes autores do gnero, como Gabriel Garca Marques, ou nos seus nem sempre bem sucedidos epgonos, como Laura Esquivel, a sada implica uma transformao que nos pe fora do mundo e que no grosso dos casos passa pela morte. o caso de O amor em tempo de clera e Como gua para chocolate. O que na histria (individual, cultural ou poltica) aparece como impossvel, o realismo mgico o procura noutro mundo: o resigna neste, e vai busc-lo no alm. No pode a literatura latino-americana ser outra coisa? Vargas Llosa prope-nos uma continuao, mas ao mesmo tempo um excesso a respeito da tradio do realismo. Traa com rigor o mapa dos nossos desejos e das nossas impossibilidades, mas no nos chama resignao religiosa nem esperana militante. Propenos, neste sentido, um modelo singularmente diferente da funo fabuladora. A expresso passa a definir-se, j no pela sublimao dos nossos desejos historicamente irrealizveis, mas pelo impacto
FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

que a prpria expresso capaz de produzir sobre a realidade. Do que se trata ento de enredar todas as historias individuais, fazendo com que os seus elementos entrem numa zona de indeterminao, dentro da qual os condicionamentos histricos, os preceitos morais ou sociais, e, em geral, a soma de todas as impossibilidades tendam a esbater-se. Como acontece em El hablador, a linha de fuga projetada ento por um certo exerccio da expresso, que abre novos campos de possveis, na espera de que a gente saiba faz-los seus. Ento, a realidade menor, irremediavelmente terceiromundista na qual escrevemos, deixa de adequar-se sua representao numa histria bem centrada (em todo o caso, centrada sempre noutra parte), para passar a ser entendida como um plano de evaso que deve ser constantemente relanado pelo escritor e prolongado pelo movimento da gente. Porque se certo que toda a sada possvel passa por romper com a histria e os discursos que se reclamam da histria, no menos certo que estas transformaes no se fazem no espelho do cu, mas no solo sempre disputado, sempre em jogo, dos territrios estabelecidos e da terra expropriada ou deserta. Devir-menor, na escrita, como (junto a) uma tribo que devm-nmade no deserto, como (junto a) um campons que devmguerrilheiro na selva. assim que Deleuze v o trabalho da literatura a respeito de uma situao de opresso qualquer:
Artaud dizia: escrever para os analfabetos, falar para os afsicos, pensar para os acfalos. Mas que significa para? No dirigido a..., nem sequer no lugar de.... ante. Tratase de uma questo de devir. O pensador no acfalo, afsico ou analfabeto, mas o devm. Devm ndio, no acaba de devir, talvez para que o ndio que ndio devenha ele 27 mesmo algo mais e se liberte da sua agonia.

_____
27

Deleuze, G. & Guattari, F. Qu'est-ce que la philosophie? , p. 105. POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

73

74

EDUARDO PELLEJERO O povo que caminha agora o meu. Antes, eu caminhava com outro povo e acreditava que era o meu. No havia na scido ainda. Nasci de verdade desde que ando como Machiguenga. (...) O sol no tem cado, no termina de cair. Vai e volta, como as almas com sorte. Aquece o mundo. A gente da terra no tem cado tampouco. Aqui estamos. Eu no meio, vocs rodeando-me. Eu falando, vocs ouvindo. Vivemos, 28 caminhamos. Isso a felicidade, parece.

Involuo criativa que pode abrir-nos a linhas de fuga em situaes de asfixia poltica onde, antes de progredir ou inscrever-se num projeto maior, necessrio agenciar um novo espao ou uma nova sensibilidade para a ao e para o pensamento. Na convico de que necessrio agenciar uma potncia ou uma fora especfica antes de reclamar uma representao apropriada. Na convico, quero dizer, de que politicamente mais importante agenciar de fato aquilo ao que reclamamos ter o direito, mesmo quando no seja mais que em espaos reduzidos ou em condies inaceitveis para o padro majoritrio. Entrar em Damasco antes dos ingleses, como queria Lawrence. Porque no h poltica para o fim do mundo. Fabular no uma utopia, mas a possibilidade de alcanar uma linha de transformao, atravs da expresso, em situaes histricas que fazem aparecer qualquer mudana como impossvel. No se fabula uma verdade poltica universal, mas apenas uma estratgia singular no totalizvel. Fabular no responde necessidade de integrar todas as culturas, todas as formas de subjetividade e todas as lnguas num devir comum, mas apenas necessidade estratgica de salvar da alienao uma cultura, para permitir o florescimento de uma subjetividade, para arrancar do silncio uma lngua. No uma soluo para tudo nem para todos (e esta a sua debilidade), mas pode ser o nico para alguns (e est a sua potncia). No a arte ( tcnica) do possvel, mas a arte ( transformao) do impossvel. Como Lawrence, o pensador deleuziano est condenado a ver atraioada a sua expresso e ter que recomear sempre de novo. Mas a Deleuze no o assustam as recadas. Ou, melhor, assustam-lhe menos que a paralisao. O mesmo no pensamento que na ao necessrio sempre prolongar um pouco mais o movimento, para relanar a expresso para alm das suas determinaes histricas ou institucionais e impedir que em ns e na gente degenere a labor que d forma impacincia da liberdade. O intelectual deleuziano, neste sentido, fala um pouco como o ndio de Vargas Llosa:
FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

Existia um povo rabe antes de Lawrence? O que seria dos Machiguengas sem um falador? Ser que havia um povo palestiniano? Deleuze escreve: Israel diz que no. Sem dvida havia um, mas isso no o essencial.29 O que se faz ao fabular no afirmar algo que no real (no um erro nem uma confuso), o que se faz afirmar algo que torna as fices hegemnicas inoperantes ou indecidveis.30 No se trata, certamente, de admitir que cada um tem a sua verdade. Ao ver a causa palestiniana atravs do filtro do conceito de fabulao, por exemplo, no se trata para Deleuze de decidir quem tem razo, quem est em possesso da verdade, detm o direito ou merece a justia. Porque a debilitao das fices hegemnicas no tem por objeto estabelecer uma verdade diferente, mas operar, atravs destes enunci ados coletivos ou destas fices nacionalistas, um efeito de coeso sobre todas essas gentes que no deixam de dispersar-se sob a presso das foras militares mobilizadas e as necessidades mais bsicas:
O que se ope fico no o real, no a verdade, que sempre a dos amos ou dos colonizadores, mas a funo fabuladora dos pobres, que d ao falso a potncia que o converte numa memria, numa lenda, num monstro. (...) No o mito de um povo passado, mas a fabulao de um povo que vir (...) Contra a histria apocalptica, h um sentido da hi s-

_____
28 29 30

Vargas Llosa, M. El hablador, p. 207 e 40. Deleuze, G. Pourparlers , p.171-172. Idem, p. 93. Cf. tb. Deleuze, G. Cinma-2: L'Image-temps, p. 283. POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

75

76

EDUARDO PELLEJERO

tria que no faz mais que um com o possvel, a multiplicidade do possvel, a abundncia dos possvel em cada momen31 to.

Ao monumento sucede a fabulao; ao modelo do verdadeiro a potncia do falso; histria, por fim, o devir. E no se trata, como assinala Deleuze, de uma fantasia edipiana, mas de um verdadeiro programa poltico.32 Pensa-se, cria-se, escreve-se, menos para assumir a expresso de um certo grupo ou de uma determinada classe, que na esperana de que o agenciamento de novas formas de expresso possa convocar a gente a uma ao conjunta, a uma resistncia comum, a um povo por vir. Porque prprio, exclusivo da arte e da filosofia, dar uma expresso, a possibilidade de uma expresso, a esses que no a tm. A gente est a, mas o povo falta ainda; falta isso que os convoca, ou que os une, ou que os torna uma fora digna de cuidado. Falta uma expresso em volta da qual, apesar de todas as suas difere nas, apesar da heterogeneidade que lhe intrnseca, a gente se reconhea, ou se congregue, ou simplesmente saia rua. E preencher essa ausncia a tarefa prpria do escritor. Forjar enunciados coletivos como germens de um povo que vir, e cujo alcance poltico imediato e inevitvel.33 O escritor deixa de ser um indivduo privilegiado para passar a ser um agente coletivo (ferme nto ou catalisador), em relao a uma comunidade, desagregada ou submetida, cuja expresso pratica na esperana da sua libertao. Deleuze sabe que a ao poltica no depende simplesmente da boa vontade, e que um povo no pode surgir seno atravs de sofrimentos abominveis.34 No ignora que as pessoas, pelas mais

diversas circunstncias ou motivaes, podem no responder ao chamado, podem no acudir convocatria, podem no sair rua, e que contra isso no h nada que fazer, nem ningum a quem culpar. A fabulao desconhece todo o tipo de voluntarismo na mesma medida em que a expresso nada tem que ver com o idealismo. A perspectiva deleuziana conhece, e bem, as suas manifestas limitaes. Neste sentido, numa entrevista de 1990, Deleuze comentava: o artista no pode seno fazer apelo a um povo, tem esta nece ssidade no mais profundo da sua empresa, [mas] no tem que cri-lo, no pode.35 Retomava assim uma afirmao de Paul Klee, que na sua Teoria da arte moderno escrevia: Achamos as partes, mas no ainda o conjunto. Falta-nos esta ltima fora. Falta-nos um povo que nos proteja. Procuramos esse sustento popular: na Bauhaus, comeamos com uma comunidade que damos tudo o que temos. No podemos fazer mais.36 Mais comprometido, mais desesperado, mais otimista, por isso mesmo, tambm, Lawrence escrevia:
Eram instveis como a gua, e como a gua talvez prevaleceriam finalmente. Desde a alva da vida, e em ondas sucessivas, tinham vindo a esbater-se contra os rochedos da carne (...) Foi uma de tais ondas (e no a menor) a que eu levantei e movi com o sopro de uma idia, at que alcanou a sua crista e se desmoronou sobre Damasco. O que aquela onda arras-

_____
O artista ou o filsofo so de todo incapazes de criar um povo, apenas podem cham-lo com todas as suas foras. Um povo s pode ser criado com sofrimentos abominveis, e j no pode ocupar-se mais da arte ou da filosofia. Mas os livros de filosofia e as obras de arte tambm contm a sua soma inimaginvel de sofrimento que faz pressentir o advento de um povo. Tm em comum a resistncia, a resistncia morte, servido, ao intolervel, vergonha, ao presente.
35 36

_____
31 32 33 34

Ibidem, p. 189, 196 e 291. Cf. Deleuze, G. Critique et clinique, p. 109. Deleuze, G. Cinma-2: L'Image-temps, p. 288-289. Cf. Deleuze, G. & Guattari, F. Qu'est-ce que la philosophie?, p. 105: O povo interior ao pensador porque um devir povo de igual modo que o pensador interior ao povo, enquanto que devir no menos ilimitado.

Deleuze, G. Pourparlers , p. 235. Klee, P. Thorie de lart moderne, p. 33 (citado em Deleuze, Cinma-2: L'Image-temps, p. 283). POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

LITERATURA E FABULAO: DELEUZE E A POLTICA DA EXPRESSO

77

78

EDUARDO PELLEJERO

tou, uma vez repelida pela resistncia das coisas inertes, dar a matria para a seguinte onda, quando chegue o momento 37 em que o mar cresa de novo.

Bibliografia
Borges, J. L. Obras completas , Vol. I. Barcelona: Emec Editores, 1989. Deleuze, G. & Guattari, F. Capitalisme et schizophrenie, Tome 2: Mille plateaux. Paris : ditions de Minuit, 1980. _____. Kafka: Pour une litterature mineure. Paris : ditions de Minuit, 1975. _____. Qu'est-ce que la philosophie? Paris : ditions de Minuit, 1991. Deleuze, G. Pourparlers. Paris : ditions de Minuit, 1990. _____. Critique et clinique. Paris : Editions de Minuit, 1993. Lawrence, T. E. Los siete pilares de la sabidura . Madrid: Ediciones Libertarias, 1990. iek, S. Organs without bodies. On Deleuze and consequences. New York Londres: Routledge, 2004. Vargas Llosa, M. El hablador. Barcelona: Planeta, 1987.

_____
37

Lawrence, T. E. Op. cit., p. 51-52. POLYMATHEIA REVISTA DE FILOSOFIA

FORTALEZA, VOL . IV, N 5, 2008, P. 61-78

Вам также может понравиться