Вы находитесь на странице: 1из 29

Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for til; se no se deixar guiar pela submisso s idias dominantes e aos poderes

estabelecidos for til; se buscar compreender a significao do mundo, da cultura, da histria for til; se conhecer o sentido das criaes humanas nas artes, nas cincias e na poltica for til; se dar a cada um de ns e nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas aes numa prtica que deseja a liberdade e a felicidade para todos for til, ento podemos dizer que a Filosofia o mais til de todos os saberes de que os seres humanos so capazes. (Marilena Chaui)

TICA
FUNDAMENTAO TERICA PROF. MARILIA COLTRI

tica
a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Ethos - carter, modo de ser de uma pessoa. a cincia dos costumes [...] (NALINI, Jos R. tica Geral e Profissional. 4 ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2004. A tica trata do comportamento do homem, da relao entre sua vontade e a obrigao de seguir uma norma, do que o bem e de onde vem o mal, do que certo e errado e da necessidade de respeitar o prximo.

tica
tica: uma disciplina normativa, no por criar normas, mas por descobr-las e elucid-las; mostrando s pessoas os valores e princpios que devem nortear sua existncia. (Op. cit) A tica sempre referente a uma poca, de um grupo; mas ela tem a tentativa de ser universal. Ex: Declarao Universal dos Direitos Humanos. tica: o conjunto de valores e princpios que usamos para decidir as trs grandes questes da vida: o quero, o devo e o posso. So os princpios que utilizamos [...] para obter paz de esprito. (Cortella, Mrio Srgio)

TICA

tica
[...] a educao do nosso temperamento, do nosso carter, que a educao da nossa vontade. a nossa vontade recebendo uma formao racional, que nos ajuda a escolher entre o bem e o mal, entre o vcio e a virtude. A tica, portanto, a educao dessa vontade, pela razo, para a vida justa, bela e feliz a qual estamos destinados por natureza. (CHAU, Marilena)

tica
Transgresso aquilo que no tico num momento considerado. Mas poder ser tico amanh. impossvel determinar se uma doutrina que hoje funesta nos seus primeiros efeitos, no ser amanh, amplamente benfaseja. Todas as ideias sob as quais a sociedade repousa, foram subversivas antes de serem tutelares. (CANDIDO, Antonio apud Anatoille France)

Moral
A expresso Moral deriva da palavra romana Mores, que indica costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hbito reiterado da prtica (NALINI, Jos Roberto. op. cit.)

Moral
Moral a prtica de uma tica. o objeto da tica. a matria prima da tica. Se tica o princpio a moral a prtica. O princpio se traduz numa prtica. A moral est sempre na referncia da tica e da poca. Ex: beijo entre dois homens. Amoral: uma pessoa que no pode decidir, escolher, julgar e avaliar. Ex: uma criana, um idoso (alzheimer) ou um indivduo portador de alguma demncia. Para o Estado ela incapaz. Imoral: uma pessoa que possui discernimento para decidir, escolher, julgar e avaliar, na sua forma ideal, para o bem tico e opta pela conduta antitica.

Ao e Conduta
Ao: s.f. 1. Resultado de uma fora fsica ou moral. 2. Modo de proceder. Conduta: s.f. 1. Procedimento Moral (bom ou mal). uma manifestao do comportamento do indivduo e pode ser boa ou m, dependendo do Cdigo de tica do grupo. Norma uma regra de conduta que postula o dever ser.

TICA E MORAL

Valores
O complexo de normas ticas se alicera em designados para o bem, na sua forma ideal. VALORES, normalmente Juzos de fato: o fato em si, sem quaisquer interpretao. Ex: Se dissermos: Est chovendo, estaremos enunciando um acontecimento constatado por ns e o juzo proferido um juzo de fato. Juzos de fato so aqueles que dizem o que as coisas so, como so e por que so. Juzos de valor: Interpreta o fato de acordo com os valores (morais, religiosos, polticos, etc.). Ex: Se, porm, falarmos: A chuva boa para as plantas ou A chuva bela, estaremos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juzo de valor. Juzos ticos de valor: Os juzos ticos de valor so tambm normativos, isto , enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. So juzos que enunciam obrigaes e avaliam intenes e aes segundo o critrio do correto e do incorreto., bons ou maus, desejveis ou indesejveis.

Senso Moral
Sentimentos de indignao em relao fome mundial. O fato de sabermos que em outros pases e no nosso, milhares de pessoas, sobretudo crianas e velhos, morrem de penria e inanio. Sentimos piedade [...], indignao diante de tamanha injustia [...] principalmente diante do desperdcio dos que no tm fome e vivem na abundncia. Sentimos responsabilidade. Movidos pela solidariedade, participamos de campanhas contra a fome. Nossos sentimentos e nossas aes exprimem nosso senso moral. (CHAU, M. Convite Filosofia. So Paulo: tica, 2000) Quantas vezes, levados por algum impulso incontrolvel ou por alguma emoo forte (medo, orgulho, ambio, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaramos de voltar atrs no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos tambm exprimem nosso senso moral. (CHAU, M. op. cit.)

Senso Moral
Em muitas ocasies, ficamos contentes e emocionados diante de uma pessoa cujas palavras e aes manifestam honestidade, honradez, esprito de justia, altrusmo, mesmo quando tudo isso lhe custa sacrifcios. Sentimos que h grandeza e dignidade nessa pessoa. Temos admirao por ela e desejamos imit-la.Tais sentimentos e admirao tambm exprimem nosso senso moral. (CHAU, M. op. cit.) No raras vezes somos tomados pelo horror diante da violncia: chacinas de seres humanos e animais, linchamentos, assassinatos brutais, estupros, genocdio, torturas e suplcios. Com freqncia, ficamos indignados ao saber que um inocente foi injustamente acusado e condenado, enquanto o verdadeiro culpado permanece impune. Sentimos clera diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumento para seus interesses e para conseguir vantagens s custas da boa-f de outros. Todos esses sentimentos manifestam nosso senso moral. (CHAU, M. op. cit.)

Conscincia Moral
Uma jovem descobre que est grvida. Sente que seu corpo e seu esprito ainda no esto preparados para a gravidez. Sabe que seu parceiro, mesmo que deseje apoi-la, to jovem e despreparado quanto ela e que ambos no tero como se responsabilizar plenamente pela gestao, pelo parto e pela criao de um filho. Ambos esto desorientados. No sabem se podero contar com o auxlio de suas famlias (se as tiverem). (CHAU, M. op. cit.)

Conscincia Moral
Um pai de famlia desempregado, com vrios filhos pequenos e a esposa doente, recebe uma oferta de emprego, mas que exige que seja desonesto e cometa irregularidades que beneficiem seu patro. Sabe que o trabalho lhe permitir sustentar os filhos e pagar o tratamento da esposa. Pode aceitar o emprego, mesmo sabendo o que ser exigido dele? Ou deve recus-lo e ver os filhos com fome e a mulher morrendo? (CHAU, M. op. cit.)

Conscincia Moral
Um rapaz namora, h tempos, uma moa de quem gosta muito e por ela correspondido. Conhece uma outra. Apaixona-se perdidamente e correspondido. Ama duas mulheres e ambas o amam. Pode ter dois amores simultneos, ou estar traindo a ambos e a si mesmo? Deve magoar uma delas e a si mesmo, rompendo com uma para ficar com a outra? O amor exige uma nica pessoa amada ou pode ser mltiplo? Que sentiro as duas mulheres, se ele lhes contar o que se passa? Ou dever mentir para ambas? Que fazer? Se, enquanto est atormentado pela deciso, um conhecido o v ora com uma das mulheres, ora com a outra e, conhecendo uma delas, deve contar a ela o que viu? Em nome da amizade, deve falar ou calar? (CHAU, M. op. cit.)

Conscincia Moral
Uma mulher v um roubo.V uma criana maltrapilha e esfomeada roubar frutas e pes numa mercearia. Sabe que o dono da mercearia est passando por muitas dificuldades e que o roubo far diferena para ele. Mas tambm v a misria e a fome da criana. Deve denunci-la, julgando que com isso a criana no se tornar um adulto ladro e o proprietrio da mercearia no ter prejuzo? Ou dever silenciar, pois a criana corre o risco de receber punio excessiva, ser levada para a polcia, ser jogada novamente s ruas e, agora, revoltada, passar do furto ao homicdio? Que fazer? (CHAU, M. op. cit.)

Conscincia Moral
Situaes como essas mais dramticas ou menos dramticas surgem sempre em nossas vidas. Nossas dvidas quanto deciso a tomar no manifestam apenas nosso senso moral, mas tambm pem prova nossa conscincia moral, pois exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para ns mesmos e para os outros as razes de nossas decises e que assumamos todas as conseqncias delas, porque somos responsveis por nossas opes. (CHAU, M. op. cit.)

MORALIDADE

Sociabilidade Humana
O homem um ser social e necessita viver em sociedade, pois s assim conseguir desenvolver todas as suas capacidades e potencialidades. Ningum uma ilha. Todo indivduo, inserido socialmente, satisfaz suas necessidades enquanto ser social. Invisibilidade social: Viver sozinho em sociedade.

Cultura
Cultura tudo aquilo que resulta da criao humana e, por isso, envolve todas as dimenses do ser humano. (MEKSENAS, Paulo. Aprendendo Sociologia: a paixo de conhecer a vida. So Paulo: Loyola, 2005.) No h um indivduo sequer, inserido socialmente, que no tenha ou no produza cultura. (MEKSENAS, P. op. cit.)

CULTURA

Bem Cultural Comum


Todos realizam cultura a partir das suas necessidades e do relacionamento com os outros, com seus pares. NO EXISTEM CULTURAS INFERIORES OU SUPERIORES, APENAS DIFERENTES. errado julgar um outro modo de vida a partir dos nossos valores. VALORES DE UMA CULTURA DIFEREM EM OUTRA. Afirmar uma superioridade cultural pode soar como justificativa para uma dominao social e/ou poltica. Ex: A colonizao do Brasil por Portugal.

DIVERSIDADE CULTURAL

Direito e Dever - Diceologia e Deontologia Diceologia: Ramo da tica que cuida dos DIREITOS. Deontologia: Ramo da tica que cuida dos DEVERES. Que trabalha com os Cdigos de tica dos vrios segmentos profissionais.

Grupo Profissional
Artigo 10 IV - Nas relaes com os demais profissionais: a. atuar com lealdade no mercado de trabalho, observando o princpio da igualdade de condies. b. manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exerccio da profisso; c. preservar e defender os direitos profissionais. Artigo 8 - Do relacionamento profissional V - A profisso praticada atravs do relacionamento honesto, justo e com esprito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatrios, beneficirios e colaboradores de seus servios, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competio.

Liberdade e Igualdade
Artigo 8 - Dos princpios ticos VII - A profisso de livre exerccio aos qualificados, sendo a segurana de sua prtica de interesse coletivo.

FIM

OBRIGADA!

Вам также может понравиться