Вы находитесь на странице: 1из 8

TT 255 ACELERAO DA DEGRADAO TRMICA DO ISOLAMENTO DE CABOS EM PARALELO Felipe Tavares Fialho Lopes (1) Paulo Tarcsio Fialho

Lopes (2) Sinval Rosin Volpato (3) Paulo Luiz Lacorte (4) Resumo A utilizao de dois ou mais condutores em paralelo por fase, representa uma soluo prtica e econmica, quando se trata de transportar correntes elevadas. Quanto menor a seo do cabo, mais fcil seu manuseio e sua instalao. Na prtica, costuma-se limitar a seo dos condutores a 300 mm2. A NBR 14039 prescreve em 6.2.5.6 que quando dois ou mais condutores so ligados em paralelo na mesma fase ou polaridade, devem ser tomadas medidas para garantir que a corrente se divida igualmente entre eles. muito comum encontrar circuitos com uma distribuio muito desigual de corrente em funo de um arranjo inapropriado dos cabos, devido diferena entre suas indutncias mtuas. O desequilbrio de corrente pode provocar o carregamento de um ou mais condutores com correntes tais que provoquem a degradao trmica prematura do isolamento, mesmo que a corrente total permanea inferior de projeto. O trabalho apresenta casos reais de degradao prematura do isolamento e conseqncias para a continuidade operacional de uma planta industrial. 1. Introduo Um dos critrios de especificao dos condutores eltricos a sua ampacidade. Neste critrio verificada qual a seo mnima do condutor capaz de transportar continuamente, a corrente de projeto, sem que a temperatura mxima no material isolante atinja a temperatura limite deste material. (1) Engenheiro Eletricista da Oficina de Reparo de Mquinas e Ensaios Preditivos da Tereme Engenharia de Manuteno. (2) Engenheiro Eletricista Diretor Tcnico da Tereme Engenharia de Manuteno Scio da Abraman. (3) Engenheiro Eletricista Snior de Manuteno das Usinas de Pelotizao V VII da Companhia Vale do Rio Doce. (4) Engenheiro Eletricista Gerente de Obras da Tereme Engenharia de Manuteno.

Nestas condies a degradao trmica do material isolante se processar naturalmente, podendo-se esperar uma longa vida til do condutor. Se o condutor opera com corrente e, conseqentemente, temperatura superior de projeto, o material isolante sofre uma degradao trmica acelerada antecipando a vida til deste condutor. A NBR 14039 prescreve em 6.2.5.6 que quando dois ou mais condutores so ligados em paralelo na mesma fase ou polaridade, devem ser tomadas medidas para garantir que a corrente se divida igualmente entre eles. Este procedimento garante que a proteo de sobrecarga seja efetiva na proteo dos condutores. 2. Degradao trmica do material isolante A equipe de manuteno eltrica das usinas de pelotizao V a VII da CVRD constatou a degradao do isolamento de um condutor de cada fase do circuito que vai do secundrio do trafo 80T3 ao CCM 80 A2 bus B PT tenso 4,16 kV da usina de pelotizao VII (Kobrasco) da CVRD. O transformador foi desenergizado.

Figura I Diagrama unifilar do circuito do transformador 80T3. O circuito composto de cinco condutores unipolares 400 mm2 3,6/6 kV, isolado em EPR 105 C, com extenso de 25 m. A Tereme foi contratada para fazer uma anlise do problema, executar os testes de avaliao da condio do isolamento de todos os condutores do circuito e eliminar a causa da degradao prematura do isolamento dos circuitos dos trafos 80T1, 80T2, 80T3 e 80T4. A instalao foi energizada em outubro de 1998, estando, portanto, com 7,5 anos de operao.

Os condutores esto lanados justapostos em leito de cabos ao ar livre, mtodo de referncia A tabela 25 da NBR 14039:2003. (Fig. II)

Figura II Disposio dos condutores de forma linear e justapostos, sem preocupao com a indutncia mtua. 3. Anlise da causa mais provvel Uma inspeo visual do isolamento degradado e a observao da disposio inadequada dos condutores em paralelo conduziram a anlise da causa para uma distribuio desigual das correntes pelos condutores de cada fase. 3.1. Medio da corrente nos condutores Foram executadas as medies de corrente dos condutores do secundrio do trafo 80T4 com um alicate ampermetro Fluke modelo i1000s, com escalas de 10, 100 e 1.000 A, anotadas na tabela I. N do Condutor em paralelo 1 2 3 4 5 R 197 209 210 322 690 S 433 214 184 226 385 T 376 220 214 233 178 Tabela 1 Intensidade de corrente em ampres no secundrio do trafo 80T4 Fase 3.2. Impedncia desigual dos condutores de cada fase A distribuio largamente desigual da corrente dos condutores de fase decorre da impedncia desigual destes condutores. A variao da impedncia decorrente da desigualdade da impedncia mtua dos vrios condutores de uma fase, em razo da disposio inadequada destes condutores sobre o leito de cabos (fig.III).

Figura III Grfico da distribuio da corrente pelos condutores em paralelo. 4. Dimensionamento dos condutores pelo critrio da ampacidade. A tabela 30 da NBR 14039 - Instalaes eltricas de mdia tenso de 1,0kV a 36,2 kV, indica como capacidade de conduo de corrente em ampres para cabos de isolamento em EPR, temperatura do condutor 105 C, temperatura ambiente 30 C, mtodo de instalao A, seo 400mm2, tenso nominal 3,6/6kV, 672 Ampres. Considerando os fatores de correo: 0,80 para 5 (cinco) circuitos 0,93 para temperatura ambiente de 40 C A capacidade de corrente corrigida Ccorr para os condutores ser: Ccorr=672 x 0,80 x 0,93 = 500 Ampres A corrente nominal de transformador em 4,16 kV : In= 17.500 4,16 x 3= 2.434 A Corrente nominal do transformador por condutor fase = 2.434 5= 487 A Comparando a corrente acima com a capacidade de conduo de corrente de cada condutor (500 A), fica claro a necessidade da igual distribuio da corrente dos condutores em paralelo para transportar a corrente nominal sem sobrecarregar os condutores. 5. Soluo adotada para a igual diviso da corrente entre os condutores de fase. A soluo passa pela disposio dos condutores sobre o leito de cabos numa configurao tal que as impedncias dos condutores sejam as mais

aproximadas possveis, de forma que a corrente se distribua igualmente entre estes condutores. Os cabos foram agora dispostos sobre o leito de cabos com a configurao conforme figura IV.

Figura IV Nova distribuio dos cabos sobre o leito. Comparando as figuras II e IV, observa-se que os condutores passaram da configurao linear para triflio, com uma inverso entre os condutores das fases R e T e um espaamento de 2d (d o dimetro externo do condutor) entre os triflios. Esta configurao faz com que as indutncias mtuas entre os condutores sejam muito uniformes. 6. Medio das correntes nos condutores aps a reconfigurao dos condutores O religamento do transformador depende de uma parada da usina Kobrasco para manuteno que ainda no ocorreu. No seminrio estaremos apresentando o resultado das medies realizadas. 7. Testes dos condutores do Trafo 80T3 Para verificao das condies dos isolamentos dos cabos, foram executados testes de alto potencial (Hypot Test) com corrente contnua pelo mtodo de degrau de tenso. A tenso mxima de teste foi determinada em 8,6 kV de acordo com a NBR 7286, cabos em operao, fora do perodo de garantia.

O teste foi dividido em 10 degraus de tenso e o isolamento ficou exposto maior tenso por um perodo de 5 minutos. Foi utilizado um instrumento de teste de alto potencial da Baur Pruf- und Messtechnik GmbH, modelo PGK 50, tenso regulvel de 0 a 50 kV, CC, leitura mnima 20 nA.

Figura V Curva obtida atravs da medio de corrente de fuga em funo da tenso aplicada (degraus de tenso) em um dos condutores. Os condutores n 5 da fase R e n 1 da fase S que apresentavam isolamento claramente degradados estavam removidos, no sendo possvel test-los. As curvas de corrente de fuga versus tenso aplicada, traadas durante a realizao dos testes, de todos os outros condutores, apresentaram perfil sem indicao de problema de isolamento, similares curva indicada na figura V. Os valores das correntes de fuga lidas um minuto aps a aplicao do ltimo degrau de tenso variaram de 90 at 430 nA. As maiores correntes de fuga (420 e 430 nA) foram medidas nos condutores n 5 da fase S e n 1 da fase T, respectivamente condutores testados que transportavam as maiores intensidades de corrente
Fase Circuito Corrente (nA) R 1 120 2 150 3 150 4 260 2 180 3 90 S 4 260 5 420 1 430 2 90 T 3 200

4 160

5 230

Tabela II Correntes de fuga em nanoampres lidas um minuto aps aplicao do ltimo degrau de tenso. A resistncia de isolamento mnima de condutores bitola 240 mm2, isolamento em EPR, comprimento 25 m. pode ser calculada: Ri =Ki log (D / d), onde:

Ri = Resistncia de isolamento em M x km 20C Ki = Constante de isolamento igual a 3.700 M x km D = Dimetro nominal sobre a isolao, em mm d = Dimetro nominal sob a isolao,em mm Ri = 3.700 log ( 35,3/18,3 ) = 1.056 M Para comprimento de 25 m e temperatura de 28C (temperatura do condutor no instante do teste) , a resistncia de isolamento mnima ser: Rmin = 1056 x 1000 / 25 x 2,5 = 16.896 M A resistncia de isolamento calculada atravs da maior corrente de fuga medida no condutor n 1 da fase T (menor resistncia de isolamento de todos os condutores), : Risol. = 8,6 (kV) / 430 (nA) = 20.000 M Todos os condutores apresentam resistncias de isolamento, em 8,6 kV, superiores ao mnimo. Concluso Condutores instalados em paralelo, quando lanados de forma aleatria, carregam-se com intensidades de corrente muito discrepantes. Dependendo da relao entre a corrente de operao e de projeto, os condutores com maior corrente podem trabalhar com temperaturas superiores ao mximo permissvel para o material isolante, reduzindo a vida til. No caso apresentado, dois condutores, de um total de quinze, apresentavam degradao trmica do material isolante, claramente perceptveis, com menos de oito anos de operao, quando a vida mnima esperada de trinta anos. Nas fases de projeto e montagem devem ser definidas as disposies dos condutores em paralelo capazes de garantir a distribuio igualitria da corrente entre os vrios condutores de todas as fases. Este trabalho no permitiu verificar a efetividade de testes de isolamento, com aplicao de alto potencial, no diagnstico de problemas de degradao trmica do isolamento, em virtude dos condutores degradados terem sido destrudos. Bibliografia NBR 6251 Cabos de potncia com isolao slida extrudada para tenses de 1 kV a 35 kV Construo Padronizao NBR 6813 Fios e cabos eltricos Ensaio de resistncia de isolamento Mtodo de ensaio.

NBR 6881 Fios e cabos eltricos de potncia ou controle Ensaio de tenso eltrica Mtodo de ensaio. NBR 7286 Cabos de potncia com isolao slida extrudada de borracha etileno propileno (EPR) para tenses de isolamento de 1 kV a 35 kV. IEEE Std 400 2001 IEEE guide for field testing and evaluation of the insulation of shielded power cable systems. IEEE P400.1TM, IEEE draft guide for making hightdirectvoltage tests on shielded power cable systems in the field.

Вам также может понравиться