Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM INSTITUTO DE EDUCAO, AGRICULTURA E AMBIENTE-IEA.

CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA CVRM

CURSO DE LETRAS

7 PERODO

Com relao ao documentrio Pro dia nascer feliz podemos ver vrias problemticas escolares de diversas regies do pas. Dentre estes problemas esto a falta de estrutura escolar, e outras no tocante a realidade enfrentada pelo docente, com confrontos e conflitos dentro do ambiente escolar. O filme em forma de documentrio, expressa a discrepncia e o descaso das escolas que esto margem das grandes metrpoles. Como o caso de uma escola Escola Estadual Cel. Souza Neto uma escola sem estrutura fsica, sem saneamento bsico, em fim, uma decadncia transparecendo a realidade de muitas do Brasil. Os dados apresentado pelo documentrio (2007), afirmam que existem 210 mil escolas no Brasil, sendo que 13,7 mil no tm banheiro e 1,9 mil no possuem agua encanada.
(fonte: Censo escolar 2004. MEC-INEP). A falta de estrutura escolar gera inmeros dficits

na aprendizagem e prejuzos a prtica pedaggica do docente, obviamente que em um ambiente que no se encontram aparatos necessrios para um bom funcionamento da rotina escolar, acarreta no que se ver hoje, vrias decadncias e muita desmotivao tanto para o aluno quanto para o professor. Um professor que no possui uma gama de recurso para nortear suas aulas definitivamente frustrado, e consequentemente ter dificuldade em apresentar aquilo que se prope. Outro fator que tambm contribuem para subtrao do processo do ensino a relao professor-aluno. Como apresentado no documentrio, podemos perceber qual a realidade das escolas pblicas brasileiras, alunos que no se submetem aos regimentos escolares, e muitos menos as ordens do professor dentro de sala. O que se tem em sua maioria a falta de respeito generalizada, que culmina no desprestgio da carreira docente, assim como, prejuzos incontveis a aqueles que vm realmente para aprender.

No documentrio enquanto se fazia a filmagem de sondagem das salas, os alunos no se intimidavam em demostrar a realidade, a falta de respeito com o professor, respondendo com m educao. Sabe-se que estes fatores so decorrentes da estrutura familiar, filhos que so criados com apenas com uma parte da famlia, sem referncia de ambos os pais. A falta de estrutura familiar so motivos de muitas discusses no ambiente escolar, por esse motivo as escolas buscam estratgias para amenizar essa questo, porm, quando se trata de submeter ser humano aos regimentos escolares, ou ainda fazer com que este passe a contribuir com seu bom comportamento um trabalho rduo, que requer muitos esforo, dinmica e acima de tudo muita flexibilidade. Estas foram alguns problemas que se nota apartir da apresentao do filme, obviamente que h outros fatores como, por exemplo, o prprio sistema escolar com suas diretrizes, que em sua maioria apenas maquia andamento do processo educacional, simulando dados e apresentando apenas uma utopia, de modo que a realidade contraditria.

Вам также может понравиться