Вы находитесь на странице: 1из 38

AS SETE CARACTERSTICAS DO OBREIRO APROVADO

Vamos nesta oportunidade meditar em 2 Tm 2: 15 Procura apresentar- te a Deus, aprovado, como obreiro que no tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra de verdade .

O obreiro aprovado aquele que: em primeiro lugar ama a Deus e a Sua Palavra acima de tudo. Sabe que no ele; mas Cristo em sua prpria vida.

O obreiro aprovado entende que foi escolhido, chamado e eleito pelo prprio Deus, de quem recebe o selo das primcias espirituais quando, pela uno do Esprito Santo e atravs da autoridade do ministrio a qual est subordinado, conscientiza-se de que servir a Deus e batalhar pela defesa do Evangelho; implcita submeter-se, obedecer e fazer no aquilo que pensa ou acha, mas, tudo o que for necessrio para a continuao da vitria de Cristo.

O obreiro um operrio qualificado, que trabalha a servio do Reino de Deus. Esse trabalho continuo e sem descanso. Ele nunca se despe do seu uniforme de trabalho. Seu uniforme espiritual, logo, sobrepe vestimenta terrena.

Seja um policial, professor, motorista, dona de casa ou estudante. Qualquer que seja sua ocupao secular, sempre estar sobre ele seu uniforme de trabalho espiritual. Deste ele no pode se despir jamais.

A qualquer momento, a farda do policial, o giz do professor, o veculo do motorista, os afazeres da dona de casa ou o material didtico do estudante podero ser substitudos pelas ferramentas ou armas usadas pelo obreiro. Nesse momento, o cidado comum se torna o soldado da resistncia. Apto e disposto a combater o bom combate.

No entanto, existem alguns aspectos que so necessrios e fundamentais, a serem observados e vividos pelo obreiro que deseja realmente ser aprovado e servir fielmente seu Senhor.

Deus enviou JESUS CRISTO para mudar a histria do planeta terra e de seus habitantes, a terra nunca mais foi a mesma depois da vinda de CRISTO. JESUS partiu para os cus, mas o ESPRITO SANTO ficou na terra na vida dos servos de DEUS.

Estes servos de DEUS so aqueles que confiaram em JESUS e se arrependeram de seus pecados, reconhecendo JESUS CRISTO como seu SENHOR E SALVADOR.

A OBRA DE DEUS iniciada no VELHO TESTAMENTO por DEUS atravs de seus servos JUDEUS continua atravs dos SERVOS DE DEUS de todas as naes. O trabalho a ser realizado por estas pessoas a OBRA DE DEUS e as pessoas que a realizam so os OBREIROS.

Neste artigo, vejamos o que Deus tem a nos dizer sobre a tarefa que os servos de DEUS devem realizar para DEUS.

PROCURA APRESENTAR- TE A DEUS APROVADO Como obreiro de DEUS PROCURAMOS muitas coisas. Procuramos estudar, procuramos orar, procuramos nos santificar, procuramos servir as pessoas, procuramos

freqentar os cultos, procuramos dizimar, ofertar, procuramos crescer como obreiro.

Tudo isto importante, mas existe algo mais importante que devemos fazer, devemos PROCURAR nos APRESENTAR A DEUS. neste detalhe que muitos falham, muitos obreiros se apresentam a sua igreja, a sua denominao, ao seu pastor, ao seu bispo, aos congregados que ele serve, mas as vezes se esquece de se APRESENTAR A DEUS. DEUS o SENHOR de sua prpria obra, ELE o responsvel pela diviso de tarefas de sua obra, a ELE a quem devemos prestar contas de nossos trabalhos.

O OBREIRO de DEUS deve conversar com DEUS todos os dias, esta comunho diria proporcionar o aperfeioamento do servo de DEUS. Existem obreiros que no oram, que quase no estudam a bblia, no se apresentam a Deus, como pode esta pessoa ser bem sucedida na obra de DEUS, que se caracteriza pelas lutas espirituais com as foras do mal?

Paulo diz que o OBREIRO deve se apresentar a DEUS , mas diz tambm de que maneira este obreiro deve se apresentar a DEUS.

O obreiro deve se apresentar a DEUS APROVADO. O que isto significa? significa que temos que ter a aprovao de DEUS e da Bblia para o que fazemos. Um obreiro de DEUS deve ser PACIFICADOR e no guerreador.

A luta do obreiro contras as foras do mal e no contra pessoas. Como obreiros de DEUS temos que respeitar a religio das outras pessoas, pois s podemos apresentar JESUS para as pessoas, provando que o AMOR DE DEUS habita em ns, e o AMOR de DEUS vem acompanhado de RESPEITO a liberdade das pessoas.

Tem obreiro que gasta tempo em sermo em vdeo, udio e at em livro , brigando com outros obreiros e brigando com outros religiosos. O povo de DEUS o povo que representa DEUS , se dissemos que andamos com DEUS , as pessoas esperam ver as virtudes e o carter de DEUS em nossas atitudes e relacionamentos.

O obreiro para ser APROVADO tem que passar nos testes do ministrio. Quando eu quis ser advogado, eu tive que passar no teste do vestibular, depois tive que passar em muitos testes e provas de inmeras matrias durante 5 anos de bacharelado, depois tive que passar no teste de 1

ano de estgio, depois tive que passar no teste do frum , enfrentando juzes e funcionrios do frum, depois fiz psgraduao, tive que enfrentar mais provas e testes durante um ano. Na vida espiritual assim tambm, nada vem de graa, DEUS prova as pessoas que chama as provas de fogo constantemente esto diante de ns.

Algumas pessoas se apresentaro em nosso caminho para nos atrapalhar, para nos difamar, para tentar nos parar, mas temos que nos lembrar que fomos chamados por DEUS e portanto temos que nos apresentar somente a DEUS. OS CONSAGRADOS DO SENHOR: DICONOS E PRESBTEROS Escolhei, pois, irmos, dentre vs, sete vares de boa reputao, cheios do Esprito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negcio. Mas ns perseveraremos na orao e no ministrio da palavra. E este parecer contentou a toda a multido, e elegeram a Estevo, homem cheio de f e do Esprito Santo, e Filipe, e Prcoro, e Nicanor, e Timo, e Prmenas, e Nicolau, proslito de Antioquia, e os apresentaram antes os apstolos, estes, orando, lhes impuseram as mos. At 6:36 SACERDOTES E vestirs a Aro as vestes santas, e o ungirs, e o santificars, para que me administre o sacerdcio. Tambm fars chegar seus filhos e os vestirs de tnicas, e os ungirs como ungiste a seu pai, para que me

administrem o sacerdcio, e a sua uno lhes ser por sacerdcio perptuo nas suas geraes. Ex 40:13-15. A linhagem de consagrao na igreja de Deus formou a administrao eclesistica e ela que liga o pastor as suas funes na igreja de Deus, a qual ele serve e lidera. O pastor deve ter uma viso voltada ao espiritual e social para apascentar o rebanho que Deus lhe confiou. Uma das principais funes do pastor formar e treinar lderes para a obra do Senhor. Moiss ficava todo o dia, de manh tarde, falando a uma grande multido, conforme x 18:13-25, at que Jetro, seu sogro, lhe aconselhou para formar lderes de mil, cem, cinqenta e de dez, os quais resolveriam os problemas de seu grupo, e somente os casos mais graves trariam a Moiss. Isso facilitou a vida de Moiss e a de todo o povo. O trabalho do Senhor grande e necessrio que mais homens sejam enviados a obra. O prprio Senhor disse atravs do profeta Isaas: A quem enviarei e quem h de ir por ns? (Is 6:8). Mais tarde o Senhor Jesus chamou setenta discpulos e disselhes: Grande em verdade a seara, mas os obreiros so poucos. Rogai, pois ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide, eis que vos mando como cordeiros no meio de lobos (Lc 10:1-3). DEUS: O PASTOR DIVINO 1-Como o Pastor dos pastores apascenta o seu rebanho? Is 40:10-11. Asafe diz em sua orao: Tu, que s pastor de Israel, d ouvidos; tu, que guias a Jos como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece (Sl 80:1). O profeta Isaias considera Deus como um pastor, O qual tem feito, faz e far de tudo para amparar e proteger Seu rebanho. Deus enviou Seu prprio filho ao meio de lobos

para buscar e salvar as suas ovelhas que se haviam perdido (Mt 15:24). Sabendo disso, Davi disse: O Senhor o meu pastor e nada me faltar (Sl 23:1). SENHOR JESUS: PASTOR DOS PASTORES 2-Como pastor, o que foi capaz de fazer o Senhor Jesus por suas ovelhas? Jo 10:11, 14-15. 3-Em IPe 2:4 diz que o Senhor Jesus uma pedra viva. Leia o v.25 e responda: Como Pedro apresentou o Senhor Jesus? 4-Que outro cargo o Filho de Deus exerceu aqui na terra? Hb 4:14-15. O profeta Jeremias j havia dito que o Senhor congrega e guarda o Seu povo como o pastor ao seu rebanho (Jr. 31:10). Aos Hb 13:20 diz: O Deus de paz, que pelo sangue da aliana eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas. I Pe 2:25 diz: o Senhor Jesus o pastor e Bispo de nossas almas; e no cp. 5:4 diz: O Senhor Jesus o sumo pastor. Bemaventurado o homem e a mulher que tem o Senhor Jesus como Pastor, at porque esse pastor apascenta perdoando pecado, curando os enfermos e salvando o Seu rebanho da condenao eterna. Do nico excelentssimo Pastor, deste devemos ser servos e adoradores. Visto que temos um grande sumo Sacerdote, o Senhor Jesus Filho de Deus, que penetrou nos cus, retenhamos firmemente a nossa confisso (Sl 110:4). Em Hb. 5:6 Jurou o Senhor, e no se arrepender: tu s um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Hb 10:19-21 diz que Jesus o grande Sacerdote sobre a casa de Deus. Hb 9:11: Mas, vindo Cristo, o sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernculo, no feito por mos, isto , no desta criao.

Ap 7:17: Porque o Cordeiro que est no meio do trono os apascentar, e lhes servir de guia para as fontes das guas da vida; e Deus limpar de seus olhos toda a lgrima. Hb 8:1: Ora, a soma do que temos dito que temos um sumo Sacerdote tal, que est assentado nos cus destra do trono da Majestade. Os textos so claros: Jesus o sumo pastor, o Sacerdote Eterno, o Salvador de nossas almas. O que no podemos ensinar que na igreja de Deus no haja instituio de pastores, pois esta prtica vem desde o Antigo Testamento e como vemos, continua no Novo, pois o prprio Jesus instituiu pastor para Sua igreja. A CONSAGRAO NO NOVO TESTAMENTO 5-O que motivou os apstolos instituio de diconos na Igreja do Senhor Jesus? At 6:1-2. 6-Quais qualidades devem ter o casal separado para o diaconato? ITm 3:8-13; At 6:3. 7-Que mtodo os apstolos usaram para consagrao de dicono e Presbtero? At 6:3-6. ITm 4:14. IITm 1:6. A igreja foi criticada pelos gregos, pois as vivas eram desprezadas no cotidiano da igreja. Logo os apstolos tomaram conhecimento das crticas e resolveram instituir diconos para auxiliar a igreja, os quais devem ter uma conduta irrepreensvel, sua esposa deve ser honesta, no maldizente, sbria e fiel em tudo. Paulo recomenda: Saiba como deve proceder na casa de Deus, que a igreja do Deus vivo, a coluna da verdade (ITm 3:15). A consagrao do dicono a presbtero ou bispo deve ser pela imposio das mos de outro presbtero (ITm 4:14; IITm 1:6). Isto doutrina da igreja de Deus, de Cristo e dos apstolos. Dicono consagrado para auxiliar o presbtero na igreja de Deus, e se trabalhar com amor

poder chegar ao episcopado (ITm 3:1) ou bispado (At 1:20). HOMEM: PASTOR E SACERDOTE 8-Que recomendao o escritor aos Hebreus fez igreja, em relao aos pastores? Hb 13:7,17 Estes textos desmentem e derrubam o ensinamento de que o Senhor Jesus proibiu o homem ser pastor em Sua igreja, pois o prprio Paulo diz que foi Jesus quem deu este cargo e muitos outros aos homens consagrados de Sua igreja. Aos Hebreus diz obedecei aos vossos pastores, e outra vez diz lembrai-vos dos vossos pastores. Somente aos lobos Deus no deixou pastores, mas s suas ovelhas sim, para que as guiassem pelo o certo caminho e as ensinassem a palavra de salvao, tanto que Deus aconselha: Convertei-vos, filhos rebeldes, diz o Senhor; porque eu vos desposarei e vos tomarei a um de uma cidade, e a dois de uma nao, e vos levarei a Sio e vos darei pastores segundo o meu corao, que vos apascentem com cincia e com inteligncia (Jr. 3:14-15). Deus ainda diz: E levarei sobre elas pastores que as apascentem e nunca mais temero, nem se assombraro e nenhuma delas faltar, diz o Senhor (Jr. 23:4). mentirosa e falsa a mensagem que Deus no aceita pastores na sua igreja. O que Deus no aceita falsos pastores, falsos profetas, falsos sacerdotes e falsos ancios que pregam mentiras, inclusive que no h pastor na igreja de Deus. Em Ez 34:23 entendemos que a Israel Deus deu Davi como nico pastor que apascentava, porque Davi era pastor e rei ao mesmo tempo, sendo assim s ele dava ordem a todos seus liderados, como tambm Deus deu Jesus, Seu filho, como Pastor Onipresente e Prncipe da Paz, capaz de dar dons aos

Seus servos pastores, profetas, evangelistas e ao Seu rebanho (Hb 8:3. Ef. 4:11). O sacerdote recebe dons de Deus para ensinar e dar ao povo o conhecimento da Sua lei (IICr 15:3). O pastor deve ser o exemplo, deve ser um homem consagrado e ungido do Senhor, porque pastor um cargo, uma funo elevadssima na igreja de Deus, porque enquanto o presbtero ou bispo ocupar o cargo de pastor, ele est responsvel por cuidar de si mesmo, da doutrina e de apascentar o rebanho das ovelhas de Deus (ITm 4:16). BISPO OU PRESBTERO 9-Qual a consagrao de Pedro e de seus companheiros, e que funo eles exerciam na igreja de Cristo? IPe 5:12. 10-Que recompensa o presbtero pastor espera do Senhor Jesus? IPe 5:4. 11-Que recomendao Pedro deixou para os jovens que desejam trabalhar na igreja de Cristo? IPe 5:5. 12-Que recomendao o Apstolo Paulo deixou para a direo da igreja de Deus, e qual deve ser as qualidades do Presbtero? ITm 3:1-7. Tt 1:7-9. 13-Que recomendao Paulo deixou para a igreja de Deus, sobre os presbteros que trabalham na obra, cuidando do rebanho e da doutrina? ITm 5:17-19. ICo 9:13-14. Paulo fala: Os presbteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. O presbtero que trabalha na palavra exatamente aquele que tem o cargo de pastor. Ambos devem ser considerados, mas principalmente os que trabalham na obra. Paulo acrescenta: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina;

persevera nestas coisas, porque fazendo isto te salvars, tanto a ti mesmo quanto aos que te ouvem (ITim 4:16). Estas recomendaes tambm foram feitas aos diconos: Da mesma sorte os diconos, sejam honestos, no de lngua dobre, no dado a muito vinho, no cobiosos de torpe ganncia o dicono seja marido de uma mulher, e governe bem seus filhos e sua prpria casa. (ITm. 3:8) A CONSAGRAO NO ANTIGO TESTAMENTO 14-A linhagem de consagrao terminaria em Cristo Jesus, ou seria irrevogvel? Ex 40:13-15. 28:41-42. Sacerdote= bispo; Levita = dicono No Antigo Testamento os levitas sempre estavam ao lado dos sacerdotes (Nee 10:38). Da mesma forma no Novo Testamento os diconos sempre estavam ao lado dos presbteros ou bispo (Fl 1:1). O sacerdote, no Antigo Testamento, purificava as pessoas com azeite (Lv 14:28). No Novo Testamento o presbtero ora e unge com leo para curar os enfermos (Tg 5:14). Aos Hb 13:7 diz: Lembrai-vos de vossos pastores E no v.17 diz: Obedecei aos vossos pastores Em ICo 4:1 lemos ainda que os homens considerem os pastores como ministros de Cristo. Is 61:6 esclarece: Mas vs sereis chamados sacerdotes do Senhor e vos chamaro ministros de nosso Deus. Por isso, devemos respeitar os presbteros, pastores que ensinam a doutrina e cuidam do rebanho de Deus. O que no podemos desconsiderar essa linhagem de consagrao (Presbtero e dicono) por causa de pastores que erram e ensinam mentiras, principalmente aqueles sacerdotes que transgridem a lei do Senhor. Disse Deus: Os seus sacerdotes transgridem as minhas leis e profanam as minhas coisas santas, entre o santo e o

profano no fazem diferena, no discernem o imundo do puro e de meus sbados escondem seus olhos e assim sou profanado no meio deles (Ez 22:26). Para estes tais pastores e ancios no devemos dar ouvidos, mas seguir os conselhos de Paulo aos glatas em Gl 1:8-9 e no nos esquecermos da profecia do Senhor Jesus citada em Mt 24:24. At porque em Mq 3:11 diz: Os seus chefes do as sentenas por presente e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e seus profetas adivinham por dinheiro e ainda se encostam ao Senhor dizendo: No est o Senhor no meio de ns? Nenhum mal nos sobrevir. Porm a Palavra de Deus fala para no darmos ouvidos as palavras dos profetas que profetizam ensinando a vaidade, falam do seu prprio corao e no da vontade de Deus (Jr 23:16). Mas sobre pastores que nos ensinam a Palavra de Deus e tem cuidado com seu rebanho Deus recomenda: Obedecei aos vossos pastores e sujeitai-vos a eles (Hb 13:7,17). Devemos todo respeito aos presbteros que seguem as orientaes e recomendaes de Paulo em ITm 3:1-7. Da mesma forma aos diconos que seguem e cumprem o que Paulo pediu em I Tm 3:8-13, que tenham os requisitos que os apstolos pediram em At 6:3. Essa linhagem de consagrao, dicono e presbtero (ITm 3:13) jamais deve ser interrompida: Porque os que servem bem como dicono adquiriro para si uma boa posio e muita confiana na f que h em Cristo Jesus. Assim, h apenas duas consagraes na igreja de Deus: 1 dicono, 2 presbtero. Os demais so cargos. Por exemplo: um presbtero que apascenta pastor, um dicono que trabalha na tesouraria tesoureiro, um presbtero que lidera uma regio presidente ou diretor

regional, um dicono que trabalha auxiliando o pastor na direo do evangelismo missionrio ou obreiro. Se um membro se destaca como auxiliar na sua igreja (sendo casado), poder chegar ao diaconato. Se trabalhar bem como dicono poder chegar ao presbiterado ou episcopado, o que a consagrao mxima dentro da igreja de Deus. A FUNO DO PRESBTERO 1-Orar e ungir enfermos com leo; 2-Celebrar casamento; 3-Ministrar batismos; 4-Apresentar crianas; 5-Dirigir cerimnia de consagrao; 6-Despedir com bno apostlica ou sacerdotal; 7-Celebrar Santa Ceia etc. Estas sagraes so de exclusiva competncia do presbtero.

COMO OBREIRO QUE NO TEM DO QUE SE ENVERGONHAR... Temos muitos motivos para nos orgulhar como obreiro de DEUS . Fomos criados por DEUS, fomos sustentados durante toda a nossa vida por DEUS , fomos salvos por JESUS, o Esprito Santo habita em nosso corao, os ANJOS DE DEUS nos protegem todos os dias, fazemos parte da mesma comunidade que Abrao, Jac, Elias , Davi, Pedro , Paulo, Dbora e de outros servos de DEUS do passado e do presente. Hoje pertencemos a igreja de

nossa gerao, portanto pertencemos a um grupo de pessoas salvas por JESUS espalhadas em toda a terra, portanto no estamos ss na tarefa que realizamos, temos muitos motivos para nos orgulhar.

Um obreiro de DEUS no deveria ter do que se envergonhar, mas no isto o que acontece na prtica, ns os verdadeiros e srios obreiros nos envergonhamos de muitas coisas.

Eu me envergonho de ver pregadores COBRANDO e cobrando alto para pregar o que receberam de graa de JESUS, eu me envergonho de ver obreiros brigando com outros obreiros por causa de dinheiro, de membros, de regio geogrfica, eu me envergonho de ver obreiros que deveriam agir com transparncia, usarem o dinheiro sagrado de dzimos e ofertas que o povo de DEUS d para a obra de DEUS, para uso prprio, comprando manses, viajando de primeira classe para pregar e comprando at jatinhos de milhes de dlares.

Eu me envergonho de ver tantos obreiros se separando de suas esposas e famlia, namorando com suas secretrias , assistentes e membros da congregao, e continuam a ministrar como se nada tivesse acontecido.

Eu me envergonho de ver obreiros que no conhecem a bblia e seus personagens, e querem ensinar alguma coisa espiritual ao povo de DEUS. Eu me envergonho de ver gente se rebelando nas igrejas srias e abrindo milhares de igrejas com nomes estranho e que causam vergonha aos que seriamente servem a DEUS.

Eu me envergonho de ver no ministrio musical das igrejas verdadeiros PARAQUEDISTAS ESPIRITUAIS gente que nunca pertenceu a igreja, que no faz mais sucesso em suas carreiras, e por saber que o Brasil tem pelo menos 50 milhes de evanglicos, se infiltram nas igrejas, vendendo cds, dvs e outras cositas mais .

Eu me envergonho de ver na poca de eleies os plpitos das igrejas serem usados por oportunistas que s querem o voto e nada tem com DEUS e sua obra. Plpito lugar de pregador da palavra de DEUS.

No tenho tempo para enumerar tudo o que me ENVERGONHA na igreja hoje, mas como eu me preocupo em AMAR E SERVIR a DEUS , eu no me envergonho de ser um servo de DEUS , de ser Cristo, de ser evanglico, de ser crente. Tenho orgulho de pertencer a um grupo vencedor como este, me orgulho de abrir a bblia e poder entender suas lies, me orgulho de dobrar meu joelho

diante daquele que me criou e me salvou, me orgulho de ser um cidado dos cus.

QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE... A Palavra tem poder, ningum duvida. Podemos falar e estimular uma pessoa ou podemos dizer algo que desanime uma pessoa. A palavra expresso do pensamento, mas nem tudo o que pensamos devemos dizer. Devemos selecionar cuidadosamente cada palavra que dizemos, pois seno corremos o risco de criar muitos problemas para ns e para as pessoas ao nosso redor. Pior do que dizer uma palavra mal selecionada dizer MENTIRAS.

A mentira no existe, uma criao da pessoa, por isto em alguns tribunais jurdicos, para forar uma pessoa a dizer a verdade, a pessoa deve falar com a mo sobre a bblia, a pergunta : VOCE PROMETE DIZER A VERDADE, SOMENTE A VERDADE , NADA MAIS DO QUE A VERDADE ? . Hoje existem detectores de mentiras, para saber se o que a pessoa est dizendo a verdade.

O obreiro de DEUS o detentor da verdade. Ele prega sobre o que DEUS e o que ELE promete para as pessoas, DEUS nunca mente, tudo o que ELE diz a

verdade, o diabo o PAI DA MENTIRA , portanto no podemos acreditar nele, a verdade no faz parte dele.

por isto que o obreiro de DEUS deve usar a bblia como base, o servo de DEUS nunca pode mentir, ele deve manejar bem a PALAVRA DA VERDADE.

A PALAVRA DA VERDADE a Bblia sagrada, o obreiro de DEUS deve dominar a bblia de gnesis a apocalipse, deve conhecer todos os seus personagens, deve conhecer as doutrinas e princpios. Um obreiro de DEUS deve ser transparente em tudo o que faz, como lder deve ser VERDADEIRO na administrao financeira da igreja.

Se um agente pblico dever ter alto grau de honestidade, um servidor de DEUS no pode ser menos avaliado. O obreiro de DEUS deve sempre dizer a VERDADE, PREGAR A VERDADE, VIVER A VERDADE e espalhar a verdade, a verdade sempre prevalece, a mentira tem pernas curtas e logo descoberta.

I. O OBREIRO DEVE AGIR COMO SOLDADO, ATLETA E LAVRADOR O contexto do que vamos avaliar aqui o do:

A. SOLDADO DE CRISTO, dos versos 1 a 4, Paulo fala que o SERVO, E OBREIRO DE DEUS , TAMBM soldado, ou seja para servir a DEUS preciso se preparar da mesma forma que um soldado vai para a guerra, sabendo que vai encontrar um inimigo preparado, preciso estar alerta e preparado para ser vitorioso.

Dos versos 5 a 9, Paulo diz que o OBREIRO , tem que ser DISCIPLINADO, e d como exemplo o ATLETA E LAVRADOR.

Todo atleta precisa ser disciplinado para vencer. Disciplina, significa diariamente exercitar para aprimorar a tcnica e manter a forma. O servo de DEUS como atleta deve orar, e praticar com as pessoas diariamente, tudo o que tem aprendido de DEUS.

O LAVRADOR precisa conhecer do tempo, da terra, da semente, da semeadura e colheita. O servo de DEUS LAVRADOR , ao plantar orao, adorao, servio aos pobres e necessitados, certamente vai colher vidas salvas, libertas e felizes para o reino de DEUS.

Dos versos 11 a 13, Paulo fala que o OBREIRO DE DEUS tem que CONFIAR em DEUS. JESUS morreu e os

servos de DEUS morreram com ELE, JESUS ressuscitou, os servos de DEUS vivem com JESUS tambm.

Quem persevera reinar, quem negar JESUS ser negado por ELE, Quem for INFIEL, ter a garantia que JESUS continuar FIEL, JESUS continuar fiel, pois este um atributo inerente ao prprio JESUS , se ELE deixasse de ser fiel acabaria negando a ELE mesmo. Devemos sempre ser fiel a DEUS e as pessoas, mas se falharmos JESUS continuar sendo fiel.

II. D TESTEMUNHO SOLENE A TODOS PERANTE DEUS, PARA QUE EVITEM CONTENDAS DE PALAVRAS, QUE PARA NADA APROVEITAM, EXCETO PARA A SUBVERSO DOS OUVINTES ( v. 14) O obreiro de DEUS deve entender que a pessoa a quem ele deve prestar contas DEUS, verdade que o obreiro serve a igreja, ao pastor, ao ministrio, mas quem chamou o obreiro para servir a igreja foi DEUS , portanto tudo o que o obreiro fizer, deve fazer com o objetivo de agradar a DEUS. Paulo diz que o obreiro deve dar testemunho a todos ( PERANTE DEUS ).

Uma qualidade do OBREIRO DE DEUS que ele deve usar sua capacidade de falar, para PREGAR O

EVANGELHO, para ORAR pelos aflitos, para UNIR os outros OBREIROS espalhados na terra.

Um obreiro nunca deve ser elemento de CONTENDAS, nunca deve usar a PALAVRA para contender. verdade que a obra de DEUS espalha -se sobre a terra em vrias denominaes, ministrios , e cada um destes grupos tem opinies diversificadas sobre vrios temas, por exemplo os PENTECOSTAIS acreditam que para um crente chegar ao crescimento espiritual mximo , ele deve ser BATIZADO COM O ESPRITO SANTO e falar em lnguas. Os que se consideram TRADICIONAIS no enfatizam os dons espirituais, mas a comunho com DEUS e o servio ao necessitado.

Mesmo pensando diferente em alguns temas, o Povo de DEUS vai concordar nos temas principais, como por exemplo , todos concordam que JESUS o filho de DEUS e SENHOR DA IGREJA , todos concordam que Maria no intermediria entre os homens e DEUS , mas uma serva de DEUS que cumpriu uma misso especial, a de gerar o filho de DEUS e que por ter tido outros filhos deixou de ser virgem, todos concordam que a Bblia sagrada, de gnesis a apocalipse a PALAVRA REVELADA DE DEUS que no pode ser nem tirada nem acrescentada.

Todos os cristos concordam que a igreja so as pessoas salvas por JESUS e que o templo no a igreja. O templo o lugar de reunio dos servos de DEUS.

Vimos ento que vamos CONCORDAR nos pontos bsicos e discordar em temas que no tem relevncia, o mais importante para o servo de DEUS unir-se com os servos de DEUS de todos os grupos e trabalhar para o crescimento da igreja.

III. O OBREIRO AGE COM SABEDORIA E MANSIDO E repele as questes insensatas e absurdas, pois sabes que s engendram contendas. Ora, necessrio que o servo do Senhor no viva a contender e sim deve ser brando para com todos aptos para instruir, paciente; disciplinando com mansido os que se opem na expectativa de que Deus lhes conceda no s o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas tambm o retorno sensatez, livrando-se eles dos laos do diabo, tendo sido feitos cativos por ele, para cumprirem a sua vontade." ( 2 Tm 2.23-26)

Lembre-se do problema dos falsos mestres na igreja de feso. J estudamos isso anteriormente, que tais mestres ensinavam doutrinas estranhas baseadas em genealogias

judaicas e lendas fantsticas, que s desviavam os crentes da verdade.

Havia ento um grande risco de Timteo agir impulsivamente, agir pela carne, afinal os falsos mestres estavam tentando desviar a igreja. Timteo poderia cair no jogo deles e entrar numa discusso confusa, intil, que acabaria com certeza em bate-boca, se no acabasse em coisa pior.

Por isso ele deveria ter sabedoria e mansido. Deveria prezar por uma atitude refletida e no impulsiva ou impensada.

a) Sabedoria para evitar as contendas Deveria ser sbio para evitar as contendas, pelos seguintes motivos:

Porque so insensatas Eram assuntos sobre questes tolas, pois no tinham sentido e distorciam a verdade bblica;

Porque so absurdas Eram assuntos incoerentes e inteis, porque no edificavam, nem sequer levavam a lugar algum;

Porque conduzem a brigas contenda briga bateboca, disputa. A igreja, como vimos, deve ser palco da justia, da f, do amor e da paz. Mas se h contendas, a igreja vira lugar batalhas, dio e mgoas, aonde os membros vo se comportar como galos de briga.

Onde acontecem tais coisas a f se torna medocre, a igreja fria.

Porque no pela fora que se convence algum no pela altura da nossa voz que uma pessoa se convence que estava no caminho errado, mas sim por Deus, pelo Esprito Santo (v25,26)

Por essas razoes Timteo deveria fugir dessas disputas pblicas com os falsos mestres.

b) Manso para pastorear a igreja

Mesmo diante de controvrsias, Paulo aconselha que Timteo tenha uma atitude de mansido para com a igreja:

Sendo amvel com todos

"Ora, necessrio que o servo do Senhor no viva a contender e sim deve ser brando para com todos... disciplinando com mansido os que se opem," ( 2 Tm 2.24,25)

Ensinando a verdade bblica (2 Tm 2.24) apto para instruir

Na igreja podem existir pessoas com idias equivocadas. Nada melhor do que o ensino bblico para mostrar a estas pessoas aquilo que certo.

Exercendo a pacincia (2 Tm 2.24) paciente;

Sem dvida, a pacincia indispensvel para o lder. Ainda mais na igreja, onde lidamos com vrios tipos de pessoas, com diferentes personalidades.

IV. O OBREIRO CONVERTIDO Significa: mudana de direo, mudana, transformao ou adaptao. preciso demonstrar converso em todas as reas da vida. No modo de pensar, falar, agir. Na fartura ou na escassez.

Na alegria ou na tristeza. Quando honrado ou quando contrariado. Com sade ou enfermo. No comando ou sendo subordinado. Amando ou sendo desprezado. Em casa ou em pblico.

A tempo ou a fora de tempo. A verdadeira converso visvel. Por isso mesmo, tem a capacidade de impressionar (produzir, deixar uma marca, transformar pela luz) as pessoas a nosso redor e o mundo.

V. SUBMISSO

Significa: ato ou efeito de submeter-se, obedincia voluntria, sujeio. Reconhecendo a autoridade ministerial e espiritual que est sobre sua liderana, e identificando em seu lder espiritual o carter de Deus, o obreiro no se sente submisso (que est em posio ou lugar inferior, resignado, conformado). Ao contrrio, sente-se honrado e privilegiado em poder obedecer.

VI. OBEDIENTE Significa: sujeitar-se vontade de, cumprir ordens, deixar-se conduzir, estar sob uma fora ou influncia, ceder.

O obreiro aprovado alegra-se em cumprir todas as ordens ou determinaes vindas da direo do ministrio. Est sempre pronto a servir. No questiona, no despreza e nem negligencia. Porque confia no seu Deus, sabe que Ele fiel.

Quando o obreiro examina e entende o real significado desses trs aspectos acima citados; significa que tem conscincia do seu chamado.

O prprio Senhor Jesus declara: No me escolhestes vs a mim, mas eu vos escolhi a vs, e vos nomeei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permanea, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda. (Jo.15:16).

Saber-se escolhido pelo prprio Senhor Jesus, leva o obreiro a desejar conhec-lo mais intimamente, desejando ser como Ele . Sede, pois imitadores de Deus, como a filhos amados; (Ef.5:1).

Para sermos igual a algum naquilo que essa pessoa em de melhor, precisamos conhec-lo. Para sermos imitadores ento, precisamos conhecer intimamente, em detalhes; no deixando que nada passe despercebido.

necessrio neste caso, estar no mesmo esprito. Como nossos irmos da Igreja primitiva. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum (At 2.44).

A viso do obreiro aprovado de crescimento do ministrio. O ide pregado pelo Senhor Jesus, refere-se a sua Igreja estabelecida nos quatro cantos da terra.

Somos comparados a rvore que d frutos. Vistos por Deus como seu povo no Egito: ... os filhos de Israel frutificaram, e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles. (Ex 1:7).

preciso estar solidamente firmado e estruturado espiritualmente para ser visto e reconhecido por Deus como um verdadeiro obreiro.

Fincar razes espirituais implica uma vida de orao; como nos ensina Paulo: Perseverai em orao, velando nela com ao de graas; . (Cl 4:2)

A vida de orao, leva a vigilncia, que leva a resultados materializados em bnos. A vida de orao, no permite que sejamos enganados ou pegos de surpresa. A vida de orao, leva o obreiro a consagrao; conforme determinado pelo Senhor Deus: Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus.

E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica. (Lv 20:7,8)

Aqueles que desejam e sinceramente se esforam em consagrar-se a Deus, so galardoados com o conhecimento da verdade.

Esse conhecimento significa: entre outra coisa; libertao e prosperidade: Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. (1 Co 1:5)

Como na parbola dos talentos (Mt 25:14a), tudo o que recebemos da parte do Senhor, nos dado para que venhamos multiplicar.

Assim sendo, em relao ao conhecimento da palavra, precisamos faz-la prosperar em nossas vidas atravs das nossas prprias experincias. Se recebermos o conhecimento da palavra e no tivermos experincias com ela, se a palavra no for manifestada atravs da nossa vida (no dia-a-dia); ento, seremos como aquele que enterrou o talento que lhe foi confiado.

Viver a palavra em toda sua excelncia e plenitude tem o poder de nos lavar de todas as imundcias espirituais e carnais. Por que, por essa palavra tambm somos

sarados: De todas as suas transgresses que cometeu no haver lembrana contra ele; pela sua justia que praticou, viver. (Ez 18.22)

Certo estrategista militar certa vez declarou: a melhor defesa o ataque.

Para o obreiro que tem viso espiritual, sabedor que todos os dias so dias de batalha, atuar na defesa do evangelho para ele como beber gua, comer, dormir; disso depende sua prpria vida. Ele sabe que se defender; significa estar sendo atacado.

Sabe que o combate nem sempre se trava no campo de batalha. Sabe que algumas vezes, se luta tambm na retaguarda. Sabe que nem sempre se usam as armas convencionais.

Conhece que as calnias, traies e afrontas tambm fazem parte do arsenal blico usado pelo nosso adversrio. O apstolo Paulo, sofreu esse tipo de ataque: Temos achado que este homem uma peste e promotor de sedies entre todos os judeus, por todo o mundo, e o principal defensor da seita dos nazarenos;... (At 24)

Por isso, necessrio ter certeza absoluta e firme convico quanto a causa pela qual se est lutando. A dvida leva ao medo, que leva a covardia, que leva a perseguio, que leva a fraqueza, que leva a fuga, que leva a derrota, que leva a escravido.

Estar no campo de batalha, gera desconforto, privaes, sofrimentos e experincias desagradveis. Tudo isso s ser superado se acreditarmos na causa pela qual estamos lutando. se por ela decidimos dar nossa prpria vida.

Neste caso, ainda uma vez recorremos ao apstolo Paulo; para confirmao da nossa f: ... por cuja causa padeo tambm isto, mas no me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que poderoso para guardar o meu depsito at quele Dia. (2Tm 1:12)

Para se crer inabalavelmente na palavra de Deus; que nos leva a ter f; necessrio ter viso espiritual. Somente com os olhos da f, podemos enxergar o que no pode ser visto com nossos olhos carnais. Mas no basta apenas ter viso ou revelao espiritual.

necessrio estar em ntima e santa comunho com Deus; para que aquilo que nos for dado; sejam vises, sejam revelaes, profecias ou ensinamentos, venhamos revelar-las aos homens.

Entre os anos de 740/710 AC, um homem de Deus; o Profeta Miquias recebeu e nos revelou uma das mais lindas promessas feita por Deus a humanidade: E tu, Belm Efrata, posto que pequena entre milhares de Jud, de ti me sair o que ser Senhor em Israel, e cujas origens so desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Mq 5:2)

De tudo o que aprendemos at agora, e com toda importncia que possa ter e significar em nossa vida espiritual; valor ou proveito algum ter se o Senhor Deus no receber de nossa parte como oferta (aproximao) de sacrifcio e renncia.

O valor do obreiro aprovado, est em desistir de algo que o agrada ou convm; voluntariamente. Renegar, rejeitar o que est em ns ou no mundo, por amor a Cristo. Disporse a desistir de sonhos, projetos, renegar costumes, vontades, tradies. Rejeitar o cmodo, o certo, o vantajoso.

Recomear fundamentado naquilo que no se v; mas se cr. Seguindo os passos do Mestre quando Ele diz: E, chamando a si a multido, com os seu discpulos, disselhes: Se algum quiser vir aps mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. (Mc 8:34)

VII. O obreiro aprovado tico. O significado de tica: tica o estudo da moralidade. Consiste da analise da natureza da vida humana, como os padres do "certo" e "errado, pelos quais a conduta possa ser guiada.

A palavra tica originada do grego ethos: modo de ser, carter. Atravs do latim mos (ou no plural mores) costumes; de onde se derivou a palavra moral. Em Filosofia, tica significa o que bom para o indivduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivduo.

Contudo a tica de Deus diferente dos homens, pois Deus no precisa de padres ticos e morais a seguir. A tica humana muitas vezes confunde o certo e o errado a luz e as trevas, o doce com o amargo, o moral e o imoral. Este tipo de padro tico muitas vezes diablico, pois

promove ou defende aes que vo contra a palavra de Deus. Infelizmente muitas igrejas esto vivendo tais padres ticos e morais.

Este trabalho visa o aprimoramento de todos ns que temos a tarefa de ministrar a palavra do Senhor no altar. De quem deseja fazer a obra com ousadia e conhecimento, a fim de agradar aquele que nos chamou para esta boa obra.

Quando ns obreiros estamos pregando a palavra do Senhor devemos tomar alguns cuidados. Detalhes que devem ser levados a srio e com certeza so a diferena entre a boa e m pregao. Tais como:

1 - Orao: o caminho da uno divina. Uma vida de constante orao dever daquele que aceita o chamado para a obra de Deus. Aceite isso com o corao aberto, orar antes da pregao ou no momento de tribulao no o bastante para o obreiro que deseja ser aprovado.

2 Administrao do tempo: O pregador deve administrar o tempo enquanto ministra a palavra de Deus. necessrio valorizar o tempo e no gast-lo com: saudaes, louvores e oraes prolongadas.

3- Cuidado com as ilustraes: Usar outras histrias de exemplo bom, entretanto devem ser pertinentes ao assunto, e o foco deve ser a palavra de Deus (a Bblia) e no a outra histria contada.

4 No desabafar: Cuidado o altar lugar de adorao. O pregador deve edificar a igreja com a palavra de Deus; e nunca us-la para seu prprio interesse e jamais para resolver problemas pessoais.

5 Utilizar palavras simples: No adianta estudar muito e utilizar expresses que no sero compreendidas pela igreja, ou seja, no adianta estudar demais e a igreja no compreender o que foi dito. Neste caso a pregao foi intil.

6 Microfone: - No precisa gritar, fale normalmente que o equipamento de som faz o resto; se a igreja no te ouve a culpa no sua, de quem manipula o equipamento de som.

- No aperte: O microfone no vai fugir, apenas segure firme o bastante para no cair no cho.

- No bata: Para testar o microfone fale nele, bater ir danific-lo. Pode no parecer, mas um equipamento sensvel.

7 Outros fatores gerais: - Tranqilidade: um pregador nervoso pode pregar a mensagem errada.

- Sensibilidade: um pregador sensvel tem melhor compreenso da palavra e do momento que a igreja vive.

- Equilbrio: o pregador deve se sereno diante da igreja. Demonstrar alegria, raiva ou tristeza pode coloc-lo em descrdito. A mensagem deve tocar a igreja e no o pregador.

Em outras palavras: O palhao do circo no ri da prpria piada, pois o objetivo que plateia se divirta e no o

artista. Talvez a comparao seja fora do contexto igreja, mas o sentido o mesmo.

Que ns obreiros a cima de tudo sejamos cheio de toda a plenitude de Deus e que tenhamos em nossa vida humildade para fazer a obra de Deus todos os dias de nossa vida. Para ganharmos muitas almas par o reino de Deus (1 Co 1: 10; Ef 3: 20).

Assim Cristo vai habitar em nosso viver, agir e sentir. Quando os homens chegaram para Joo Batista e falaram que Jesus estava batizando no Jordo esses homens esperavam que Joo ficasse bravo.

Mas Joo Batista nos ensinou uma grande lio. Importa que ele cresa e eu diminua mais e mais (Jo 3:30). Todos os obreiros sejam unidos na obra de deus (Ef 4:11).Deus deu um cargo conforme a capacidade de cada um, para fazer a obra de Deus.

Que Deus nos abenoe amm!


Autor: Professor Jnio Santos de Oliveira

Вам также может понравиться