Вы находитесь на странице: 1из 37

POLTICA, INSTITUIES E PERSONAGENS DA BAHIA ( 1850- 1930)

SALVADOR EDUFBA/CEAO
2013

Projeto Grfico
Josias Almeida Jr.

Capa
Marcelo Vanzillotta Filho Paula Woshie Leonardo Lorenzo

Reviso
Eduardo Ross

Normalizao
Snia Chagas Vieira

SIBI - Sistem a de Bibliotecas da U F B A

Poltica, instituies e personagens da Bahia (1850-1930) /Jeferson Bacelar e Cludio Pereira, organizadores. - Salvador: EDUFBA; CEAO, 2013. 245p. il. ISBN 978-85-232-1128-8 1. Bahia - Poltica e governo - 1850-1930. 2. Escravos libertos Bahia - Histria. 3. Escravos libertos - Bahia - Direitos fundamentais. 4. Escravos libertos - Bahia Emprego. I. Bacelar, Jeferson Afonso. II. Pereira, Cludio. III. Ttulo. C D D -981.42-22. ed.
Editora filiada

A SO C IA C fO N E D IT O R IA L E S U N IV E R S IT R IA S D E A M E R IC A LATINA Y E L C A R IB E

oe

A**ocla4o Brasileira da Editoras Universitria*

Cm ara Bahiana do Lrvto

CBaL

EDUFBA
Rua Baro de Jcremoabo, s/n Campus de ( )ndina 40170-115 Salvador-BA Tel: (71) 3283-6160/6164 ed 11 fba@u fba .b r www. ed ufba. u fba.br

Sangue no Cais do Porto: pai e filho na luta contra a Unio dos Operrios Estivadores na Bahia
M a r ia C e c l ia V e l a sc o e C r u z

________________W

________________

Semioculto entre os diversos assuntos da terceira pgina do Jornal de Noticias1 de 13 de abril de 1912 h um convite singelo para certa reunio operria na Rua do Pilar, no 8, sede da filial soteropolitana da Associao dos Marinheiros e Remadores do Rio de janeiro. Assinado por uma co misso encarregada formada por Theophilo Marcelino Pereira, Argeu Jos dos Santos, Liberato Ferreira da Silva e Jos Marinho, o convite endereado aos trabalhadores de estiva subscritos com suas joias pata a sucursal da Unio Operria dos Estivadores. Na pauta, um assunto especfico. A discusso de como receber os delegados sindicais cariocas que chegariam da a dois dias pelo vapor Olinda para instalar e dirigir tal sucursal. E deste modo, aparentemente corriqueiro, que tem incio uma cadeia explosiva de fatos nada triviais. Ocorrncias que acabam chegando s manchetes dos jornais e que iro alterar para sempre o modas virendt dos trabalhadores de estiva do porto de Salvador. Os ventos da mudana logo comeam a soprar. Numa prtica usual de algumas organizaes operrias da poca, os recm-chegados Jos Jo aquim Alves e Antenor Pereira de Azevedo tm o cuidado de ir redao dos jornais acompanhados por operrios baianos a fim de cumprimentar
1 Os ttulos originais dos jornais da poca no p<>ssui.im ac nu > s cm sua grafia Jo/tuide Ym /i Dirio de No/irias, Dnnio da ftahia.

os editores, dizer-lhes a qu vm, e angariar apoios. A esse respeito, o Jornal de Notcias um tanto lacnico. Diz apenas que [...] os referidos cidados trouxeram-nos as suas visitas, pedindo-nos que os auxilissemos na realizao da ideia que os encaminhou Bahia.2J o Dirio da Bahia agrega mais elementos sua noticia, pois tambm informa que os dele gados sindicais chegam com uma proposta bem definida: [...] organizar com os estivadores da Bahia uma filial m s moldes da matric(\ O significado exato deste projeto no parece ter sido compreendido, mas os delegados fazem boa figura. Segundo o Dirio , os fins da sociedade, que forma no Rio uma poderosa e respeitada associao, so os mais dignos: [...] alm do esprito de associao que ela mantm, da defesa dos associa dos, a Unio exerce a beneficncia,
[...] promove a regenerao dos companheiros transviados; aconselha-lhes o abandono dos vcios; prega-lhes o respeito ordem; incita-os constituio da famlia; enfim, trabalha para constituir de cada trabalhador um homem digno e til sua ptria.3

Apesar da diferena de nfase e contedo, ambos os jornais agra decem a delicadeza da visita, encerrando suas colunas com os melhores votos pela prosperidade da nova associao. Aps essas manifestaes iniciais de acolhimento, as notcias desa parecem completamente. No dia 1 de maio a sucursal instalada em sede prpria, sem alarde, numa sesso solene que a imprensa no se preocu pa em divulgar. No entanto, assim que os operrios deixam o plano das palavras e comeam a materializar suas intenes em aes, os sinais de comoo afloram provocados pelo seguinte anncio, transcrito tal como foi publicado por um jornal:
Bahia, 4 de maio de 19 12 lim o Snr. Levamos ao vosso conhecimento que Por Deliberao da Smbleia jeral que Fica Soprimido os Embarques Fora da Praa D eodoro da Foneca, a Sim
2 3 jornal de Noticias, 16 abr. 19 12 , p. 2. Dirio da Bahia, 24 abr. 19 12 , p. 2.*(hntases da autora). Para saber sobre a fundao da Unio dos Operrios Estivadores do Rio dc Janeiro, seus objetivos e primeiras lutas, ver: URU/., Maiia Ceclia \elasco e. Solidariedade x rivalidade: a form ao do sindicalismo estivador bra sileiro. Histria, So Leopoldo, v. 6, n. 6, p. 29- 62, 2002.

com o Sahir do caes Botes que no Tenham Cuatro Remos, e maes que nos Pures Faram Completo o numero de peoal que 8 liomes e 4 nas Arvarengas e 4 no Comvez Ficando sujeito a ser Aumentado cuatido o trabalho neitar, a Sim Com o o Pagamento serae Diario - o aos sabbado das 3 a 6 horas da tarde. Sede Social, Rua Pelar 22, O delegado. 4 (sic)

Impossvel saber se o texto foi escrito deste modo, ou se os erros nele expostos j traduzem uma hostilidade maldosa do jornalista. As pa lavras smbleia, serae, pures e Pelar, em vez de assembleia, ser, pores e Pilar, parecem querer grafar os sons de Portugal, o que faz sentido, j que o delegado Jos Joaquim Alves portugus. Mas estas aluses no combinam com os termos homes e arvarengas, imitativos de sonoridades prprias do falar brasileiro no escolarizado, o que tambm faz sentido, dado o grau de analfabetismo dos negros e par dos que compem a mo de obra estivadora local. Comunho de enga nos? M f? Difcil dizer. De qualquer forma, e a despeito das incorrees serem genunas ou no, a mensagem do anncio clara. Os operrios esto fazendo exatamente o que disseram que fariam, ou seja, esto cons truindo uma filial nos moldes da matriz. Para que esta afirmativa possa ser compreendida, preciso levar em considerao dois aspectos cruciais relativos casa matriz. Em primeiro lugar, o fato de ter sido concebida como uma organizao closed shopd Da Unio dos Estivadores do Rio de Janeiro pode fazer parte um nmero ilimitado de membros de qualquer nacionalidade e cor, porm, segundo o primeiro registro em cartrio dos seus estatutos, a condio indispen svel para qualquer pessoa ser reconhecida como trabalhador de estiva a matrcula da associao. E por isso que a sociedade impe a si mesma a obrigao de empregar todos os meios a seu alcance a fim de que os associados tenham sempre a preferncia nos embarques, embora com a ressalva de no garantir o trabalho coletividade inteira.*
4 5 jorn al de Noticias, 8 maio 1 9 1 2 , p. 3. A expresso closedshop qualifica sindicatos cjue procuram converter a ocupao de seus m em bros e, portanto, o seu trabalho em uma reserva de mercado dos seus associados. Kntre estiva dores, que raram ente tm relaes de em prego fixas, comum a busca deste objetivo no so no Brasil, com o em vrios outros pases. Arquivo Nacional. Fstatutos da Uniao dos O perrios Fstivadores. Io O ficio de Registro de Ttulos e D ocum entos, IJvro 1 do Registro de Sociedades Civis. Registro feito a. S de agosto de 1904.

O segundo aspecto o fato da luta pela imposio da closed shop ter nascido junto com a busca pela gesto autnoma da fora de trabalho. Como grande parte das organizaes sindicais coevas, a Unio tem como fim proteger e defender seus associados, bem como trabalhar pelo alevantamento moral, intelectual e material da classe. Contudo, de acor do com sua lei, tais objetivos implicam no s resolver as questes entre operrios e patres, como tambm regulamentar as condies de traba lho e fiscalizar o servio [...] por meio de representantes de sua inteira confiana.7 E por esta razo que um fiscal geral integra a diretoria da as sociao desde setembro de 1903, data em que a organizao surge na ca pital da Repblica, e que, na mesma assembleia na qual os scios aprovam a verso inicial dos seus estatutos, os estivadores decidem nomear dez fiscais para velar pelo bom andamento do trabalho. Pela proposta votada em plenrio, todo fiscal deve portar um documento com o carimbo da sociedade, para provar junto aos companheiros a sua dignidade e respeito, e ser respeitado e no consentir que cometam infmia.8 Controlar a parede9, impedir que ela fosse aberta a qualquer um, ditar normas de conduta e enquadrar os prprios trabalhadores s regras aprovadas pelo conselho diretor e assemblias gerais so questes que os estivadores consideram essenciais para construir um ambiente no qual to dos possam cumprir com os seus deveres, um por todos, todos por um, e assim conquistar liberdade e respeito.1 0As determinaes do anncio acima citado tm a ver com esta prtica j consolidada de regulamen tao do processo de trabalho, desenvolvida na estiva carioca de modo conjugado luta mais clssica por aumentos de salrio e melhoria das condies de vida.

7 8

Estatutos da Uniao. Sindicato dos Estivadores e 'trabalhadores em Estiva de Minrios do Rio de janeiro. I 7/aA dos Operrios Estivadores. Urro de A tas das Assemblias e Reunies do Conselho Deliberativo de 1903 a 1905. Manuscrito. 2a Assemblia Geral Extraordinria, 23 de setem bro de 1903. Termo do jargo porturio cjue designa tanto o sistema de contratao da mo de obra, c<> m <* o local onde os operrios so recrutados e os grupos de trabalho so formados. Por este sistema, todas as pessoas cjue desejam trabalhar renem-se em horas convencionais na pare de, onde, ento, um determinado nmero de indivduos escolhido pelos encarregados ou contramestrcs das firmas agenciadoras de mo de obra, na proporo exigida pelo volume de carga a estivar ou arrumar.

10 bala de Bento Jos Machado, primeiro presidente da Unio dos C>perri< > s Estivadores do Rio de Janeiro, em assembleia geral extraordinria de 26 de setembro de 1903. I .ivro de Aras.

A diminuio dos pontos de embarque concentra a parede e fa cilita o seu controle; botes de quatro remos, em vez de dois, distribuem melhor os esforos; ternos1 1 de dezesseis homens, e no de nmero inferior, reduzem a taxa de explorao da fora de trabalho e aumentam a oferta de emprego; dias de pagamento predeterminados dificultam a ocorrncia de abusos. A casa matriz enfrentara todas essas questes, j tendo imposto importantes conquistas ao patronato. O terno de dezes seis homens, por exemplo, parte das determinaes dos regulamentos de trabalho negociados com o Centro dos Empreiteiros de Estiva do Rio de janeiro em 1905 e 1908, o mesmo acontecendo com a obrigao patro nal de rebocar os operrios at os navios ancorados ao largo e empregar exclusivamente os estivadores associados Unio. Ora, os contatos formais e informais entre os trabalhadores de estiva das duas cidades so freqentes e contnuos. Instalado a 1 de novembro de 1904, na Rua do Taboo, com a presena de grande nmero de esti vadores e demais pessoas do servio martimo desta capital1 2 , o Centro Defensor dos Trabalhadores do Mar na Bahia logo se pe em conexo com o Rio. Segundo os registros da matriz, a 19 de janeiro de 1905 lido para a assembleia geral um oficio do Centro comunicando-nos a sua fundao. A ata ainda informa que alguns companheiros falaram sobre o assunto, o que denota conhecimento de causa.1 3J em 1906 a vez do Rio. A Unio envia uma delegao ao sul e ao norte do pas, em viagem de propaganda. Os laos polticos surgem, assim, no s porque as notcias viajam nos navios e os estivadores convivem sempre com marinheiros em trnsito, mas, sobretudo, porque estes elos so ativamente buscados pelos prprios trabalhadores. Que as reivindicaes do anncio apaream em Salvador no deve, portanto, surpreender. Surpreendentes so, talvez, a celeridade e a intensidade com que os patres reagem organizao dos seus subordinados. No mesmo dia em que as deliberaes da assembleia operria so anunciadas pela imprensa, um numeroso grupo de trabalhadores vai ao Diario da Balda pedir que se chame a ateno da polcia para as ameaas
11 Terno o term o cjue designa os grupos de trabalho empregados tia estiva. As vezes tamhem usado para nomear as turmas operrias cjue carregam ou arrumam carga nos armazns do cais do porto. 12 Diario de Noticias, 2 no v. 1904, p. 1. 13 Ata da Assembleia Geral ( )rdinria de 19 de janeiro de 1905. Iavro de Atas.

que esto sofrendo os incorporadores da sucursal aqui, por parte de ele mentos estranhos classe, mas a soldadas de terceiros que a querem ver enfraquecida.1 4 Com efeito, os operrios no parecem estar fantasiando problemas inexistentes. No dia seguinte, urna comisso de agentes das companhias de navegao rene-se com o governador do estado, J. J. Seabra, e o chefe de polcia, lvaro Cova, para lhes comunicar, segundo palavras da Gaveta do Povo,
[...] o fato altamente revoltante de se acharem nesta capital, vin d os da cidade de Santos, trs indivduos, com o intuito p erverso de fom en tar a greve dos estivadores, alvarengueiros, e mais trabalhadores do m ar, [...] tendo j se m a nifestado alguma animosidade p or parte dos mais crdulos e incautos.13

A divulgao desse encontro provoca a resposta imediata dos mili tantes operrios, na forma de uma carta aberta assinada pelo presidente da filial e publicada no Diario da Bahia. Dirigindo-se especialmente a Seabra, Jos Joaquim Alves comea lembrando ao governador que por ele ter morado muito tempo no Rio conhece bem a Unio, sociedade que se tem mantido sempre dentro da ordem, da lei, acatando as autoridades, e que j logrou a ventura de materializar o seu prestgio, concorrendo para a eleio de um deputado federal. Aps este introito de sentido ambiva lente, Alves faz um rpido resumo da notcia veiculada pela imprensa, e prossegue esclarecendo:
Na cidade da Bahia no esto trs indivduos vindos de Santos; est o signatrio destas linhas, portugus de nascim ento, brasileiro pelo direito poltico do pas [...] em uso dos direitos de cidado brasileiro, de operrio, de hom em livre e de obscuro associado da Unio, para o efeito de organizar nesta capital [...] uma sucursal da referida sociedade, que j conta para mais de dois m il socie trios, tendo j inscrito neste territrio cerca de trezentos. No sou um agitador que fom enta greves ou reclam aes injustas. [...] Esses receios de terceiros f...] so explicveis com o vs conjecturas dos que nos julgam pela bitola com um queles trabalhadores que s fazem questo de salrio. Supem talvez que os estivadores da Bahia querem mais dinheiro pelo trabalho. Enganam-se. No to subalterno e mesquinho o nosso ideai Oneremos, sim, ordem

no servio, organizao regular e humanitria f...]

14 15

Diario da Bahia , 9 maio 19 1 2 , p. 2. Gaveta do Povo, 9 m aio 19 12 .

Varram os Srs. agentes do seu esprito todos os temores. E as autoridades do Estado podem descansar sobre os nossos intuitos de ordem, moderao e acatamento.16

Com tal missiva, que pode ter sido retocada por Carlos Ribeiro, redator-chefe do Diario e advogado da sucursal, mas que no esconde o or gulho de classe de operrios acostumados ao autogoverno, Alves procura atingir vrios objetivos de uma s vez. Sublinhar a grandeza da Unio e seu potencial estratgico para as foras polticas locais; plantar a filial e a sua pessoa num slido terreno de direitos, marcando a legitimidade de suas aes; referir-se ao projeto da closed shop, apontando que seus fins so mais amplos e mais nobres do que a mera luta por melhores salrios; desfazer intrigas patronais, acalmar as autoridades e desarmar os espritos. Como num jogo de xadrez, faz um movimento bem calculado, mas sua estratgia no muda significativamente o curso difcil e equilibrado da disputa. No domingo, 12 de maio, Ado da Conceio Costa, antigo mestre de estiva, e seu filho, Joo de Ado, tambm encarregado do trabalho de estiva, procuram o chefe de polcia e lhe dizem que os estivadores es to em parede, ameaadoramente, recusando-se a prosseguir na descarga do vapor King Arthur, que se acha encalhado no porto. Agrupados no Caminho Novo do Taboo, a fala dos operrios tem outro sentido: no querem [...] fazer greve, e sim receber os seus salrios diariamente, em vez de no fim de cada contrato de vapor, conforme o de praxe. Com a presena mediadora de Cova, h uma acomodao dos interesses diver gentes. As partes decidem que doravante o pagamento ser efetuado no dia seguinte ao da descarga, e de dois em dois dias quando a descarga no terminar em um dia.1 7Esta negociao domingueira , 110 entanto, um intervalo excepcional numa escalada de conflitos que se encadeiam com certa rapidez. 22 de maio: o estivador Paulino Alves Nogueira apreende, noite, diversas mercadorias em poder de Joo de tal, vulgo Ado, furtadas de bordo de um vapor encalhado na costa de Mar Grande, e as deposita 11a sucursal, comunicando o fato polcia do porto.1 8 28 de maio: Joo de
16 17 18 Diario da Bahia, 10 maio 1912, p.l (I m i fases da autora). Diario de No tirias, 14 maio 1912, p. 2. Diario da Bahia, Notas Policiais, 24 e 29 maio, 1912. p. 2 c 1, respectivamente.

Ado requer termo de segurana contra Jos Joaquim Alves, Theophilo de tal, Argemiro, vulgo Galo Ingls, e Epiphanio Espadinha, no qual acusa estes estivadores de terem tentado contra a sua vida no dia 24 de maio, quando, ainda no mar, voltava de bordo do vapor Alladim, acom panhado de um terno de doze homens.1 9 12 de junho: Joo de Ado dizse ameaado de vida pelo delegado da filial dos estivadores e solicita garantias da polcia para embarcar com seu pessoal no Cais das Amarras. Na manha seguinte, o embarque feito na presena de foras de infanta ria e cavalaria, alguns policiais seguindo ainda no prprio saveiro para im pedir desentendimentos no mar.2 0 13 de junho: representantes da Unio dos Operrios Estivadores e da Unio dos Foguistas denunciam, pela im prensa, que o agente distrital do Pilar tem obrigado com ostentao de foras e armas embaladas o embarque de operrios para navios de duas companhias cujos representantes no querem atender s novas condies do servio.2 1 20 de junho: cerca de duzentos trabalhadores de estiva agri dem-se tarde no Cais Miguel Calmon com tiros, pedradas, cacetadas e navalhadas, at a chegada da polcia. Como saldo do confronto, vrios feridos, entre os quais o mestre de estiva Jos Faustdno da Silva, pardo, 64 anos, casado, natural da Ilha de Cabo Verde; seu filho Henrique da Sil va, estivador, negro, 18 anos, solteiro, baiano; Jacob Jlio do Nascimento, tambm estivador, de cor ignorada, vinte e cinco anos, casado, brasileiro; e ainda outra briga noturna, qui um desdobramento da anterior, inicia da com troca de insultos entre trabalhadores de estiva no Cais do Ouro, terminada com grandes tropelias num botequim das cercanias, e da qual sai ferido Jos Coelho dos Santos, associado filial, alvarengueiro, negro, 21 anos, solteiro, brasileiro.2 2 Por esta simples enumerao dos fatos, possvel entrever que a essa altura um clima de enfrentamento acirrado contamina a vida cotidiana no porto, dividindo a fora de trabalho estivadora em dois grupos opostos e mutuamente hostis: o favorvel e o contrrio organizao da sucursal.

19

PINIO, Priclcs Madurcira de. Conflitos coletivos detrabalho no Porto daBahia etn1912 Tornar. revista do Instituto da Ordem dos Advogados da Bahia, v.XIII, ano V, n.-1, p. 19 2", maio/jun. 1940. Pinho transcreve a petio feita pelo advogado de Joo de Ado ao Delegado do Porto. Diario de Noticias, 13 jun. 1912, p. 2. Diario da habia, 14 jun. 1912, p. 1.

20 21

22 Jornal de Noticias, 21 jun. 1912, p. 2; Diano de Noticias, 14 jun. 1912, p. 1.

O conflito sangrento de vinte de junho, motivo pelo qual Faustino morre trs semanas depois, provocado por esta ciso. Acontece na parede, quando o mestre Cabo Verde decide embarcar pessoal no sindicali zado sem esperar o reforo militar pedido s autoridades de terra e mar, e porque ele e sua gente enfrentam no brao um grande agrupamento de membros da Unio decidido a impedir qualquer embarque naquelas condies. A generalizao da violncia provoca, claro, um engajamento re pressivo maior. No dia seguinte, foras de cavalaria revistam todos os operrios que chegam para a assembleia geral da sociedade, prendendo dois scios rebeldes cjue protestam contra o tratamento humilhante. Sem mais delongas, vinte trabalhadores apresentam-se subdelegacia da Con ceio da Praia e declaram ter tomado parte no confronto da vspera. Logo em seguida, outros, e mais outros, chegando a cento e cinqenta o nmero de estivadores assim presos e enviados Casa de Correo.2 3 O mesmo acontece com Jos Joaquim Alves, Antenor Pereira de Azeve do, e Theophilo Marcelino Pereira, respectivamente delegado-presidente, secretrio e fiscal geral da sucursal, quando vo espontaneamente sub delegacia J3ara defender os companheiros. Apesar de acompanhados pelo advogado da sociedade, so injuriados, detidos para auto de perguntas, e depois mandados a p pelas ruas, amarrados de braos abertos, estendi dos de um selim a outro da montaria dos soldados que os escoltam at a priso.2 4 Esses procedimentos que desrespeitam trabalhadores como no tem po da escravido e a eles negam o direito de associao s contribuem para aumentar as tenses. Os mestres de estiva Marcellino Gaspar e Joo de Ado pedem garantias de vida, e tm suas casas vigiadas durante a noite inteira. Dia claro, espalham-se pela cidade boatos de que Jos .Vi ves e Antenor de Azevedo seriam deportados incontinenti, o que acaba no ocorrendo pela pronta ao do Dr. Carlos Ribeiro. No dia 2 de ju lho, o contramestre de estiva de Joo de Ado, Manuel Alfredo de Jesus, que j por duas vezes fora desarmado jiela polcia, gravemente ferido num embate com scios da Unio na Baixa dos Sapateiros, multiplican do as susf>eies mais ainda. Nos dias seguintes, patrulhas postadas nas
23 24 Jornal de Noticias, 21 jun. 19 1 2, p. 2; Diario de Noticias, 22 jun. 19 12, p. 3. Diario da Bahia, 22 jun. 1912, p. 2.

Ladeiras do Taboo e Caminho Novo revistam, ao cair da tarde, no s os estivadores, como tambm todos os ganhadores, carroceiros e indivdu os duvidosos. Um grande nmero de pistolas, revlveres, facas, faces, navalhas e canivetes , ento, apreendido.2 :> Em razo desta presena continuada de autoridades armadas na re gio porturia, disputas da magnitude do confronto causador da morte de Cabo Verde no tornam a acontecer. Volta e meia, no entanto, em vrias partes da cidade, explodem conflitos pontuais, pois a luta em prol da closed shop e a resistncia a ela parecem tomar agora a forma disseminada de uma guerrilha. No cais, fortemente entrincheirado na parede pela sua posi o de empreiteiro, Joo e seus contramestres do seguimento poltica de boicotar os membros da filial, e de s embarcar, navegar e desembarcar protegidos pelas foras da ordem. Fora do cais e em pontos que escapam vigilncia da polcia, os boicotados, cada vez mais exasperados pela falta de trabalho, atacam seus desafetos ou so por eles atacados. Alguns desses embates chegam s pginas dos jornais, em relatos lacnicos e imprecisos, mas que servem para dar uma ideia do estado de coisas. Na noite de 25 de julho, mais de oito estivadores, entre os quais um carroceiro conhecido por Man Cabecinha, perseguem, da Bai xa dos Sapateiros at o Arco, primeiro distrito de Santo Antnio, seu companheiro Felippe Nery de Lisboa, armados e em atitude agressiva.2 6 As sete horas da manh do dia 30, no Cais da Guardamoria da Diretoria de Renda, vrios estivadores se engalfinham, ferindo Amancio Jos da Silva com um tiro no joelho.2 7 No incio de setembro, o noticirio policial informa que o trabalhador de estiva Tibrcio Jos dos Santos, residente no Engenho Velho, est sendo perseguido pela polcia de Brotas por ter dado queixa contra um tal Reynaldo, marinheiro que invadira a sua casa.2 8 Na madrugada da segunda-feira do Rio Vermelho, talvez a caminho das festas de Iemanj, o estivador Manoel Bolo David barbaramente espancado na Baixa da Fonte Nova por um bando de indivduos que em seguida fugiu. Bolo David associado sucursal, e desde o grande con flito de junho vivia arredio por estar sendo responsabilizado pela morte

25 Diario de Noticias, Jornal de Noticias, Diario da Bahia, Gaveta do Poro, jun. e jul. 1912, vrios dias. 26 27 28 Diario de Noticias, 26 jul. 1912, p. Diario de Noticias, 30 jul. 19 12 , p. Diario de Noticias, 2 ser. 1912. 2. 1.

de Jos Paus tino. Em conseqncia dos graves ferimentos sofridos, David falece em sua casa no dia 10 de fevereiro, sendo enterrado s custas da Unio. Sobre tal espancamento nada mais dito na reportagem, alm da afirmativa crptica de que a polcia tomou conhecimento de mais este fato.2 9 E que o ano de 1913 chega ameaador, com a disputa ainda indefini da, porm comeando a pender para o lado patronal. No final de janeiro, Jos da Rocha Soutello, presidente da Unio dos Operrios Estivadores do Rio de Janeiro, vem Bahia com o objetivo de promover um acordo entre as partes litigantes. Nada consegue. No incio de fevereiro, Luiz de Oliveira, primeiro secretrio da casa matriz, escreve a Joo de Ado no mesmo sentido. Em vo. Devido ao estado conflagrado do porto, Jos Joaquim Alves chamado de volta ao Rio e substitudo 11 a presidncia da filial por Joviniano Vieira Ramos, operrio tido como mais eficaz na pro paganda ideolgica. Mas o mar da Bahia no estava para peixe. Com o funcionamento provisrio do novo cais modernizado, desde maro, e depois da sua inaugurao definitiva, a 13 de maio, a situao piora para os operrios sindicalizados, porque o superintendente da Com panhia Cessionria das Docas da Bahia, Joaquim Rodrigues Gamboa, es colhe exatamente o filho de Ado da Conceio Costa para chefiar os servios de estivagem afetos companhia. O to proclamado passo mais agigantado do progresso baiano3 0 tem, por conseguinte, o efeito imedia to de dilatar o poder do mestre escolhido, j que pe sob seu controle a carga e descarga de todos os vapores nacionais de cabotagem, agora obri gados por lei a atracar e utilizar os armazns da Cessionria. Com isso, torna-se ainda mais evidente que a luta antissindical no porto de Salvador tem um ponto central de convergncia e de irradiao o jovem mestre e empreiteiro de estiva negro, Joo de Ado. As luzes vermelhas se acen dem, e da por diante quase todas as tentativas de agresso ou confrontos noticiados pela imprensa passam a envolver de algum modo a sua pessoa. s 10 horas da noite de 10 de abril, quatro estivadores esperam Joo de Ado na Praa Castro Alves e o atacam, no tendo ocorrido nada de grave porque a polcia civil chega a tempo de prender e desarmar

29 Diario de Noticias, 10 fev. 19 13 , p. 1. 30 Jornal Moderno, 12 maio 19 1 3 , p. 2. Matria soba: as cerimnias dc inaugurao rias obras do porto.

os homens brigadores.3 1 Quatro dias depois, de acordo com o Dirio de Noticias, um numeroso grupo de estivadores scios da Unio vai agre dir Joo de Ado em seu escritrio, tarde. Chamado ao local, lvaro Cova intima alguns trabalhadores a depor, entre os quais o presidente da sucursal, mas ao acompanh-los chefatura de polcia, comunicado de que vrios estivadores aguardavam [...] a passagem de Joo na Rua Silva Jardim, a fim de mat-lo. Segundo a reportagem, as foras de infantaria e cavalaria mobilizadas para pr a correr todo indivduo que supusesse es tivador e prender quem estivesse armado entram em conflito, perseguem e prendem o indivduo Aguido Eleoterio do Nascimento, que, de pistola em punho, contra-ataca e fere um policial. Neste charivari ocorrido na Baixa dos Sapateiros deddo tambm Elpdio Cruz, este, estivador per tencente Sociedade, por estar armado com um faco marca Jacar.32 No final da tarde de sbado, 31 de maio, grupos de scios da filial, que se formavam disfaradamente, cercam o escritrio de Joo de Ado. Porm, uma vez mais, nada acontece devido interveno policial.3 3 Os meses de junho e julho transcorrem numa agonia continuada, com outras escaramuas e agresses multiplicando os ressentimentos sem decidirem a pardda. Os fatos do dia 14 de agosto acontecem com a ra pidez de um relmpago, mas tm resultados inteiramente diversos. Eram cerca de nove horas da manh quando Joo da Conceio Costa sai de uma casa vizinha e toma o rumo do seu escritrio, andando sem demons trar preocupaes pela Rua Silva Jardim at quase a entrada do elevador do Taboo. Ao voltar com a inteno de descer a ladeira do Caminho Novo, acompanhado agora de Zacharias Preto, , no entanto, subita mente atacado em frente ao Armazm Bola Verde. Alguns homens atiram queima-roupa em vrias partes do seu corpo, e lhe roubam a vida sem lhe dar chance de reagir. E o xeque-mate que inverte e encerra aquele jogo mortal. Com a queda do rei, a disputa sangrenta termina, e a Unio dos Operrios Estivadores comea a trilhar o caminho da sua consolidao na Bahia.

31 jornal Moderno, 1 1 abr. 1913, p. 2. Segundo esta rep< >rtagem, o rnestre esrivad > r ata cad o c ha ma va-se Joao Gasto. A comparaao com o Diario de Noticias mostra, no entanto, cjue se tratava dc Joo de Ado, e tjuc os agressores eram seis, e no cjuatro. \Vr:. Diario de No/irias, 1 1 e 16 de abril de 1913, p. 5 e 3, respectivamente. 32 Diario de Noticias, 16 abr. 1913, p. 3.
33

Diario de Noticias,

jun.

1 91 . 3,

p. 2.

Importa dizer, contudo, que esta ltima tragdia, de uma longa srie de outras, bem como a deposio das armas que a ela se segue, no apaziguam os espritos. Pelo contrrio. O que se v a substituio da guerra por uma cruzada de vinganas. Quase todos os rgos da imprensa afir mam que na noite anterior ao crime os scios da Unio j haviam tentado matar Joo durante um tiroteio ocorrido na ladeira do Caminho Novo, com exceo do Jornal Moderno , que relata igualmente o conflito noturno do dia 13, porm, evasivo, diz saber apenas tratar-se de uma contenda entre dois estivadores. Quase todos os jornais apontam tambm Aguido Eleoterio do Nascimento, vulgo Guido, Manoel Pio de Santana, vulgo Pio Grande, e Joaquim Lopes da Silva, vulgo Joaquim Pernam buco ou Joaquim Sete Mortes, como responsveis pelo homicdio cometido.3 4 O Jornal Moderno de novo a voz divergente. No grupo acu sado pelo assassinato reconhece unicamente a pessoa de Pedro Germano dos Santos, vulgo Nozinho da Cocheira, que afirma ser subalterno do estivador morto.3 5 Capturar estes quatro homens, faz-los pagar amar gamente pela morte do seu filho, criminalizar as aes da Unio passam a ser verdadeiras obsesses para Ado da Conceio Costa. Os motos principais que orientam suas aes. Em uma frente de combate ele trava, ento, uma aguerrida batalha discursiva pela memria dos conflitos e pelo seu significado. E verdade que desde a fundao da sucursal o velho ex-empreiteiro de estiva vinha utilizando a imprensa para difundir sua ideia de que a formao do sindicato traz para a Bahia o terror anarquista. Agora, no entanto, ele intensifica esta estratgia. Passa a visitar sistematicamente as sedes dos jornais a fim de acusar os dirigentes da Sociedade, elevando o tom das censuras a lvaro Cova, numa ao de todo convergente com o conservadorismo e os alvos mirados pelas gazetas de oposio a Seabra. Assim, se em 1912, no incio das brigas, ainda existia espao para a emer gncia da fala operria, principalmente no Correio da Bahia, em 1913, e em especial aps O Crime do Caminho Novo, o quadro bem diferente. A questo se constrange na voz burguesa, com um padro cada vez mais generalizado de divulgao de notcias.
34 Jornal de No/irias, Dirio de No/irias, 14 ago. 1913, p. 8 e 1, respectivamente. \gutdo Hcoteno (ou Ideutcrio) do Nascimento tambm chamado dc Agmdo (.ynaco lleo lcn o , nonu u-gts trado, por exemplo, em livro do Conselho Prisional. 35 Jornal Moderno, 14 ag< > . 19 13 , p. 3.

As aes e os objetivos da Unio e a resposta patronal chegada do sindicato ao mundo da estiva soteropolitana desaparecem do notici rio, submergidas por uma abordagem maniquesta dos conflitos. Joo de Ado sempre elogiado. um homem trabalhador, dotado de pro fundos conhecimentos lingsticos e bastante relacionado nesta capital. Antes de abraar a vida laboriosa, o estimado major Joo fizera os seus estudos de humanidades [...] sempre benquisto pelos seus colegas e mestres.3 6 por isso que o digno moo e seus liderados so as eternas vtimas - trabalhadores pais de famlia que no constrangem, no ata cam e no revidam. Os espancamentos e as mortes dos seus adversrios no tm autores conhecidos. So continuamente atribudos a indivduos sem rosto e sem nome. Os scios da filial so os eternos agressores, sem pre identificados, nomeados, acusados e vituperados. So desordeiros, facnoras, sicrios, sanguissedentos, promotores de motins. As reunies sindicais so meetings sediciosos e a Unio dos Operrios Estivadores um ajuntamento ilcito, organizao dirigida por delin qentes. Querem que todos os indivduos faam parte da sociedade e quem no se sujeitar ser riscado de entre os vivos. Fazem sorteio e os que saem sorteados vo matar o rebelde.3 7Essa viso distorcida dos ope rrios e das prticas do sindicalismo closed shop , plantada nas redaes pelo respeitvel capito Ado em visitas recomeadas j no dia seguinte ao enterro do filho, cruza-se de modo perfeito com a imagem negativa que a imprensa de oposio procura construir a respeito do governo de J. J. Seabra e sua polcia. Uma polcia que no policia e no cuida da existncia dessas casas de anarquia, e que por isso uma inutilidade imprestvel como os fermentos do lixo.3 8

36 Diario de Noticias, 14 ago. 19 13 , p. 8. 37 0 Correio, 17 ago. 19 13 , p. 2. 38 0 Correio, 17 ago. 1913, p. 2. Nesta matria os jornalistas dizem textualmente que a sua fonte o pai da vtima. () Sr. Ado Costa |...| contou-nos detalhadamente todas as incrias da polcia dorminhoca e criminosa cjue consente de braos cruzados em todas as barbaridades cjue se praticam cm pleno corao da capital. A Sociedade Unio dos bstn adores dirigida por um bando de homens perversos e egostas que para suas exigncias tm cometido crimes os mais horrveis possveis. K por a vai. b.stc apenas um exemplo. 1 )eclaraes do mesmo teor so feitas por outros jornais.

Tais crticas virulentas atuao de Alvaro Cova, que assumem como verdade as acusaes do ressentido pai,3 9esto ligadas ao posicionamento das foras polticas locais contrrias ao Executivo estadual e ao governo federal, refletindo sua desaprovao ao propalado apoio poltico da Unio dos Operrios Estivadores do Rio de Janeiro a Hermes da Fonseca e a Pi nheiro Machado, mas tambm se referem segunda frente de combate de Ado a perseguio e captura dos assassinos do seu filho. So inmeras as indicaes de que ele e sua gente envolvem-se com esta questo. Segundo o .A Tarde, a rpida priso de Pio Grande e Guido cau sa grande surpresa populao soteropolitana, habituada a ver impunes os autores dos muitos crimes que temos assistido. Este desfecho bem su cedido das buscas pelos acusados atribudo iniciativa do pai da vtima, pois
[...] o paradeiro dos criminosos foi descoberto por Faustino Pereira de Lima e Saturnino de tal, conhecidos por Sat de Brotas e aquele por "Bahia, em diligncias organizadas e realizadas por iniciativa e expensas particulares.40

At que ponto Ado financia o processo investigativo no se pode saber, mas a participao de indivduos do seu squito na captura dos fugitivos real. Pio Grande e Guido escondem-se num casebre situ ado em Bem-Te-Vi, lugar ermo, l pelos lados de Brotas. So localizados 48 horas aps o crime pelo Capito Joaquim Aphrodisio de Arajo e seu pessoal, com a ajuda dos irmos Saturnino e Chico Monteiro, que os de nunciam e vo com a tropa fazer o reconhecimento dos fugitivos, j que trabalhavam com Joo e conheciam bem os acusados.4 1 Aphrodisio dirige esta ao a pedido de Alvaro Cova, sem que se tenha comprovado a interferncia de Ado, mas no caso de Nozinho da Cocheira e Joaquim Sete Mortes os fatos so outros. Orientado por uma denncia, ele quem apresenta os seus subordinados Saturni no Monteiro (Sat), Faustino de Lima (Bahia) e Jos Santo Amaro (Jos Possidnio) ao chefe de polcia, e banca as viagens invcstigati39

luitrevistado por um dirio, d e teria declarado, por exemplo: esses estivadores vieram do Rio com intentos anrquicos e perversos de eliminar fulano, ou sicrano que nao quisesse se sujeitar s normas da sua sociedade. |...| as autoridades mais nos perseguem do que aos anarqui/ado res. O uvi dizer ciue aj/ora o escolhido para ser morto c o propro I )r. ( lambou. jornalMoJrtv/a, 16 ago. 19 1 3 , p. 2.

40 A Tarde, 18 ago. 1 9 1 3 , p. 3. 41 Jornal toderno, 1 6 e * 2 0 ago. 1 9 1 3 , p. 2 e I, respectivamente; Jornal de ,\o/7/ < / . , 2<l .igo 1 9 1 3 , p. 2

vas destes homens pelos sertes do Recncavo, numa perseguio que dura quase dois meses. Nozinho capturado no final de setembro nos arredores rurais de Santo Amaro; j Sete Mortes consegue escapar, no sendo encontrado jamais.4 2 Na cidade, enquanto os sertes so vasculhados pelos emissrios de Ado, h uma atmosfera de forte apreenso. A Unio pede e obtm pro teo policial para a sua sede, o que motiva uma enxurrada de censuras a Cova por parte daqueles que veem na sociedade operria um antro de facnoras a ser destroado. Dias depois do homicdio, Joviniano Ramos, presidente da sucursal, em comisso com outros companheiros, declara publicamente no ter qualquer responsabilidade naquele ato impensado, lamentado e reprovado pela diretoria da associao. No consegue con vencer ningum.4 3 O inqurito policial transcorre num contexto de revanche e de clara interferncia do privado no pblico. Deste modo, embora os depoimentos agreguem fatos que alteram a leitura feita do crime, nada do que dito pelos acusados interfere no que acontece depois. So descartadas as declaraes de que Joo de Ado vivia cercado de capangas; de que o mestre de estiva perseguia ferozmente certos operrios; de que Guido era um guarda-cos tas de Joo que havia mudado de lado; de que na vspera do crime, noite, jagunos de Joo tinham agredido no Caminho Novo um companheiro de Pio e Guido, que por isso estavam prevenidos na manh do dia 14; de que o encontro com a vtima fora casual; de que Guido atirara com a pis tola tomada do capanga Possidnio durante o conflito da noite anterior; e de que ningum induzira os depoentes prtica do crime. Com efeito, nenhuma destas afirmaes investigada. Oferecida e aceita a denncia, o sumrio de culpa feito com a participao do advogado de Ado da Conceio Costa sem que os rus capturados tivessem qualquer assistncia jurdica. Alm do mais, vrias testemunhas, como Angelo Zacharias da Luz, apontado como capanga do morto, e o D r. Gamboa, superintendente da Companhia Docas da Bahia, so indicadas pelo pai da vtima com o obje tivo evidente de incriminar Joviniano Ramos. Com tais encaminhamentos,
42 O prprio Ado declara ao pblico < .|uc preparou diligncias c<*m gente .pie llu era dedicada at descobrir o rumo dos criminosos. Km outubro seus comandados ainda se di/cm dispostos a continuar a perseguio, a depender das ordens de Ado. Diano de \ot/,/as, 30 set. 1914, p. ; jornal Moderno, 28 ago. 1, 29 e 30 set., 2 e 8 out. 191 3, p. 1, 2, 1,1 e 1, respectivamente. 43 Gaveta de No/Irias, 18 ago. 191 3, p. 1; Gaveta do Poro e O listado, 19 ag< > . 1913, p. 2 c 1, respecti va mett te; D ia tio de No tirias, 20 ago. 1913, p. S.

os autos acabam sendo montados para culpabilizar as aes da Sociedade, e a pea de acusao da Promotoria torna-se um espelho dos pontos de vista patronais. Pelo assassinato so indiciados Guido, Pio Grande, Joaquim Pernambuco, Nozinho da Cocheira e, como mandante, o delegado sindical Joviniano Vieira Ramos. Para todos pedida a pena mxima pre vista para homicdios, com os agravantes de premeditao, surpresa, em boscada, paga ou promessa de recompensa, ajuste e dor fsica aumentada por atos de crueldade.4 4 Como se no bastasse o rigor do pedido, a partir do final de agosto, e em 1914, com a aproximao da data do julgamento, empreendida uma forte campanha difamatria contra os acusados e contra a imagem da Unio, campanha durante a qual se completa a redu o de um processo complexo a uma situao esttica, descontextualizada e singular. O delito a ser julgado , neste sentido, mostrado como ato exemplar de uma sociedade de celerados organizada para assassinar o digno moo Joo de Ado. Afirma-se que Joviniano veio exclusivamente do Rio de Janeiro para mandar matar Joo Costa e com a empreitada de suprimir tambm o superintendente das Docas da Bahia. Espalham-se boatos de que o chefe de polcia era scio benemrito da Unio, e de que ele em pessoa telefon[ara] para a sucursal mandando Joviniano Ramos fugir. Divulgam-se documentos acusatrios anexados nos autos e se repetem exortaes para que o jri desafrontafsse] a sociedade desse brbaro e terrvel crime.4 5 Os jornais reproduzem repetitivamente as opinies de Ado, e o acolhem em suas mensagens apaixonadas, carregadas de apelos piedade e ataques ad hominem. Dirigindo-se aos Srs. Juizes de fato de minha terra, ele assim escreve por ocasio do primeiro aniversrio do crime:
A dor me esmaga pelo desaparecimento brbaro do meu filho inocente, o r deiro e trabalhador que era; espero que em vs encontrar o alvio, tia puni o severa dos responsveis por esse ato de selvageria. Sois pais e tendes famlia, sabercis ser justos. (...) Eu vos suplico, apelo para as vossas conscincias de cidados e pais de famlia, saibais punir estes sangius

44 Nao foi possvel encontrar ainda os autos de ste processo. Essas t* outras informaes sobre o caso baseiam-se numa pesejuisa detalhada dos jornais. 45 Vrios jornais, meses de setembro e outubro de* 1913. (I iita^es da autora).

sedentos que entre ns vivem levando o luto, a desolao ao lar de um pobre pai, um pobre irmo, uma pobre me ou mulher [...] Confio no Tribunal da minha terra e espero Justia!4 6

E na vspera do julgamento, ele estampa nos jornais locais os retra tos de Nozinho, Pio Grande e Guido, legendados com o escrito dos cinqenta mil ris supostamente recebidos pela prtica do crime, con trastados com o de Joo, legendado com a frase A Vtima, e acompa nhados do seguinte recado aos leitores:
Eis no alto desta coluna, as trs feras comparsas de mais duas fugitivas, Sete Mortes e Joviniano Ramos, delegado dos estivadores assassinos da Bahia [...] Olhai-os bem: so estas hienas que ainda com as mos tintas de sangue vo ser julgadas [...] Olhai bem para estes bandidos que friamente, sem motivo, em plena luz do dia matam um pobre moo simplesmente porque soube captar simpatias dos negociantes nacionais e estrangeiros pela sua dedicao ao trabalho. [...] Malditos! Feras! Querem ser livres! Mas no o sero, espero em Deus, no Tri bunal e nos juizes de fato da minha terra que sabero resistir s insinuaes prfidas dos que protegem os criminosos, castigando severamente [...] estas feras que s tm sido perniciosas ao meio em que vivem os homens de bem. Justia! Justia!4 7

Essas mensagens so difceis de resistir, porque jogam com noes do senso comum e com valores caros ao conservadorismo da populao familista e religiosa da cidade de So Salvador. O bom filho trabalhador; a famlia como o signo do homem de bem; a dor paterna e materna; a punio do crime que alivia e descansa a alma da vtima; a justia de Deus; o sucesso econmico que atrai a inveja do delinqente; o assassino como a hiena que se alimenta de restos abandonados. Homem de posses e bem relacionado, Ado inunda os jornais com a sua dor e a sua ira. Todas as suas aes, todos os seus passos so divulgados. At nos convites para as missas e o memento pela morte do fillio ele faz acusaes e cruza ima gens religiosas com outras de amor e dio.4 * Compreende-se, assim, o clima de presso que envolve o Tribunal do Jri, quando este se rene para decidir o destino dos rus. Bernadino Madureira de Pinho analisa o crime corajosamente como um ato da luta
46 Jorn a l M oderno, 14 ago. 1914, p. 3. 47 Jo rn a l M oderno, 3 our. 1914, p. 2; A Tarde, 3 out. 1414, p. 3. 48 A Tarde, Jo rn a l de Not/eias, D iano de Nticias\ G aveta do Poro, dias 12 c 13 set. 1913. O fato se repete nos convites para a missa de uin ano da morte do tilho.

de classes. Comea lembrando a campanha feita contra os operrios, e afirma que se est diante do eterno problema do capital e do trabalho. Vrios companheiros dos rus foram mortos por Joo de Ado e seus li derados e nada sofreram os autores dos delitos. E explica: os membros da sociedade, acuados, careciam de se libertar daquele algoz, e pratica ram um crime para evitar que fossem assassinados os seus companheiros. Em outras palavras, Madureka de Pinho afirma que os rus cometeram o delito, escudados em um direito legtimo que o Cdigo consagra no par grafo lo do artigo 32, e requisitos do artigo 33. Eles agiram no estado de necessidade amparado pela lei, quando decreta que no so criminosos os que cometeram o crime para evitar mal maior.4 9 Mostra que a prova testemunhai composta com declaraes de amigos e capangas da vtima improcedente, e entrega cinco certides comprovadoras de assassinatos de membros da Unio cujos autores ficaram impunes. Termina dizendo que no solicita piedade, porque seus constituintes tm direito justia. Recebe aplausos prolongados, porm no muda a direo do vento. Predomina a posio do Promotor, que exige vingana; evoca Euclides da Cunha, fazendo eloqente paralelo entre os tipos criminosos que se apresentavam barra daquele tribunal e os delinqentes admira velmente descritos nas pginas dos Sertes; analisa os traos fisionmicos dos acusados segundo a moderna antropologia criminal, manifestando preconceitos de classe racializados, pois a cor e os traos do digno moo assassinado no divergem daqueles dos seus assassinos, e sobre Joo nada diz; lamenta a revogao da pena de morte 110 Brasil republicano, castigo adequado aos monstros que acusava; pede a maior condenao prevista em Lei; e conclui afirmando que se os jurados absolvessem os rus seria a sua desonra, a sua cobardia.5 0 Como quase todos podiam prever, neste julgamento e em 11111 segun do posterior, os assassinos do filho de Ado da Conceio Costa so con denados com a pena mxima de trinta anos de priso celular, encerrados
49 As prescries legais referidas so as seguintes. Cdigo Penal. Artigo 32. No ser.u tambm criminosos, lo. Os cjue praticaram o crime para evitar mal maior; Artigo 33 Para que o crime seja justificado no caso do lo do artigo precedente, devero intervir a favor do delm quente os seguintes requisitos: lo - Certe/u do mal que se props evitar, 2o - I alta absoluta de outro meio menos prejudicial, 3o ~ Probabilidade' da eficcia do que se empregou. \ei C.a (ligo Penal. Decreto n. 847, 11 -10-1890. Senado bederal, Subsecretria de Intormaocs, vcrso digitali/ada do texto original. 50 Para relatos dos julgamentos, ver Jornal Modano, jornal de Xof/anu P/./n ae Xo/nm, dom/o da Bahia, s Tarde, O fis/ado, 5 e 6 ou r. 191-1; 29 e 30 jul 1915.

na Penitenciria do Estado e l abandonados pela imprensa. Com isso, para muitos daqueles que vivenciaram esses fatos, cristaliza-se certa ver so da histria. A histria de um homicdio singular, O Crime do Cami nho Novo, mesclada histria de uma instituio bandida, a sucursal da Unio dos Operrios Estivadores do Rio de Janeiro na Bahia.

Sob um determinado ngulo, tanto a virulncia do conflito que en sangenta o cais do porto na tarde de 20 de junho de 1912 quanto o forte sentimento de fraternidade visto nos episdios que logo a ele se seguem exprimem certa dialtica da rivalidade e da solidariedade, expressa numa cultura operria que v na violncia uma forma de honra viril. So famo sas as histrias dos valentes, as brigas e as clivagens internas que povoam o imaginrio da estiva, bem como os casos de solidariedades que cruzam os mares e irmanam trabalhadores de diferentes portos e pases. Tal dial tica enraza-se em lgicas de ao contraditrias, geradas por situaes estruturais essencialmente distintas, mas sempre localmente diferencia das. A parede, na qual os estivadores so competidores fragilizados por estarem nas mos daquele que no cais escolhe quem ir trabalhar; e o processo de trabalho, no qual a centralidade estratgica do empreiteiro da mo de obra ou do seu contramestre se desfaz, e os estivadores ganham fora e poder, devido ao trabalho grupai, interdependente, pouco hierarquizado, cooperativo e relativamente autnomo realizado no convs e nos pores dos navios. Este , entretanto, apenas um ponto de partida possvel para se aden trar nesta seara ensombreada que a histria dos trabalhadores de es tiva do porto de Salvador. Na realidade, quase nada se sabe sobre seus personagens, suas relaes sociais e suas instituies. Pouco se conhece tambm a respeito das pequenas circunstncias ou dos grandes eventos que compem este processo histrico. E instigante descobrir, por isso, que algumas destas sombras iluminam-se, enquanto outras parecem tor nar-se ainda mais densas quando comparamos os elementos reunidos nas verses jornalsticas coevas aos confrontos de 1912 e 1913 com ou tros materiais histricos da poca e com a narrativa do estivador baiano Heliogbalo Pinto Coelho, tal como apresentada no opsculo O histrico

da Estiva: um relato de 1912 at os dias atuais.M o strar este entrelace de luzes e sombras o que se quer agora. Antes, porm, preciso dizer algumas palavras sobre a natureza da narrativa que o opsculo contm. Segundo o seu autor, a assembleia geral e os diretores do Sindicato dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minrios de Salvador e Simes Filho, acostumados a ouvir eu vou fazer a histria da estiva e nunca acontecer, autorizaram a redao do trabalho, pois no de sejavam ficar alheios, nem privar mais ainda a classe de conhecer o seu grande passado. Publicada com verba sindical, a biografia da estiva entregue classe como um presente e um incentivo aos estivadores dos outros estados para que juntos faamos a histria da Estiva do Brasil.5 2 O empreendimento , por conseguinte, a materializao de uma aspirao dos operrios escreverem eles mesmos a sua histria, o que, em tese, pode produzir a emergncia de uma memria coletiva subterrnea, incomum e valiosa. O opsculo tem, alm do mais, objetivos polticos claros ser uma arma na luta operria contra a Instruo 87 da OIT, de 1948, que pluraliza os sindicatos de uma mesma categoria e nunca fora aprovada pelo Brasil, embora pairasse sempre no ar o risco de o ser. Redigido em 1985, O Hist rico quer ajudar a classe a se cuidar, a se prevenir com garra e deciso para impedir que o Congresso acatasse as prescries daquela Instruo, acabando com o monoplio do Sindicato dos Estivadores sobre a sindicalizao e sobre o trabalho de estiva. 0 Histrico seria uma arma poltica porque, para o autor, a memria histrica uma ncora que estabiliza o barco e uma plataforma a partir da qual se pode encarar o futuro com os ps solidamente plantados num cho de resistncias. Como ele mesmo diz: quem no conhece o passado, no sabe nada do presente, nem pre serva o futuro.5 3Assim, tomar conhecimento das lutas travadas ao lon go do tempo praticamente um dever. Citando suas prprias palavras:
Homenagear e querer bem aos mrtires, heris, seguidores e abnegados, aqueles que direta ou indiretamente sacrificaram seu futuro e suas vidas para legarem famlia estivadora dias venturosos e muitas vezes alegres.
51 COKLMO. I leliogbalo Pinto. O histrico d,t Ih/mi: um relato de 1>12 ate os dias atuais. Sal vador: Sindicato dos Kstivadores e dos trabalhadores em h.stiva de Mmerios de Salvador e Simes hilho, 1986. 52 Ibid., p. 1-2. 53 Ibid, 1986, p. 35.

O religioso convicto, ao levantar, deitar, ingerir (comer) agradece ao criador. O trabalhador de estiva, por vrios motivos, a cada taa ou copo erguido, por vitria ou satisfao, poderia por dever de causa e ofcio agradecer, dentro do plano de sua convico de religio, seita ou filosofia, o muito que muitos lhe fizeram, j que no lhes fora permitido alisar o banco da cincia, lhes fora dado o direito de aplicar a suprema inteligncia, sabedoria, e a lio sindica lista, que o convvio nos d, e os ensinamentos dos homens que vamos citar nomes neste compndio, pois o mnimo que podemos louvar a esses bravos companheiros a lembrana.34

Talvez, por isso, sua narrativa se abra com a citao de cem nomes memorveis. Cem nomes que so um corpo coletivo simblico so um tero da assembleia que funda a Sociedade em 1912 , mas que so igual mente cem nomes de indivduos concretos e distintos. Heris preserva dos num quadro composto em honra aos fundadores da Unio, sobre os quais quase nada mais se conhece alm dos nomes e dos rostos imortali zados nos retratos. Homens bravos que devem ser rememorados, da sua evocaco seca, como num ritual. Pois bem. Em todo o opsculo, a nica evidncia da utilizao de uma fonte escrita exatamente esta enumerao. Na obra no h qual quer outro trao do uso de documentos escritos, nem mesmo das atas sindicais. E que para o autor, assim como para a maioria dos seus compa nheiros, as razes do presente esto perdidas num passado, cujo acesso s os idosos podem ter. Imerso num universo de oralidades, Coelho busca o saber daqueles que vivenciaram ou testemunharam os eventos que procu ra desvendar. As conversas balizam o seu caminho, como ele mesmo indi ca, ao dizer num texto escrito guisa de prefcio: [...] foram decorridos anos a procura de informantes, muitos se prontificaram, porm, poucos sabiam; ao interromper logo sua exposio para esclarecer: parte do subsdio para alcanarmos o passado de Argemiro (Olho de Pombo), Argemiro Manoel do Nascimento, pai de Raimundo Nascimento; e ao se deter depois, diversas vezes ainda, para reafirmar o j dito: o grande

54 C O K LI IO, 19 8 6 , p. 4. Para facilitar a leitura, e com o no vou analisar aqui os sinais de orali dade do opsculo, adotarei nas citaes o proced im en to ele corn tn r a p on tu ao e g rafar e lo m odo usual as palavras escritas em letra maiscula pelo autor. 55 l anb ora C oelh o no cite a sua fonte, o mais p rovvel c que ela tenha sitio o quadro h o n o n h eo , que contm os cem nom es citados, com apenas trs om isses, a serem discutidas em outra oportunidade, l n o ld u ra d o e envidraado, o quadro esi.i hoje na A ssociao dos \poseaitados d o Sindicato dos Kstivadores, salvo, num dia de m udana, do turbilho desti uti\< que os anos recentes trouxeram instituio.

manancial de subsdios veio de Argemitro Manoel do Nascimento (Olho de Pombo), ele que veio para o porto em 1910, trazido pelo padrasto, ele que tinha a cabea cheia de histrias, casos e causos do porto, notadamente da estiva, e que por isso foi o seu grande narrador.5 6 No de admirar, assim, que sua narrativa tenha no s as marcas da escrita de algum que vai buscar nas lembranas dos mais velhos os acon tecimentos do passado longnquo, como as de um indivduo que confia na prpria memria para relatar os episdios que ele prprio presenciou.5 7 O opsculo desdobra-se como se o autor mirasse a construo de um espao de experincias que sintetize os fatos exemplares, a bravura de alguns e a malandragem de outros, o protagonismo e os atores significa tivos da estiva soteropolitana, de modo a fornecer orientao e sabedoria aos trabalhadores que pela leitura dele venham a participar.5 8 Demonstra, assim, uma concepo clssica, pr-moderna da histria - a histria como um palco onde um conjunto aberto, porm cuidadosamente esco lhido, de cenrios e aes ensina o homem a enfrentar a vida.5 9Mas no s isso. O texto desenvolve-se tambm como se este espao de experin cias fosse transmitido a um pblico de viva voz. O histrico da Estiva no uma exposio linear. No possui uma intriga que torne interdependentes as seqncias e os episdios narrados, e que d um sentido global obra. No costurado por uma linha de argumentao clara, nem possui um fecho narrativo. E o oposto. Evolve pela agregao catica de unidades textuais separadas, que mais parecem blocos de lembrana arrumados por uma memria desordenada. Revela, por essa razo, vrios sinais im portantes de oralidade, como j demonstrado em outro lugar.6 0 E, por

56 COELHO, 1986, p. 1, 5 e 12. 57 Referimo-nos, c claro, a trechos da obra que dizem respeito aos perodos mais recentes da histria do sindicato. 58 Usamos a noo espao de experincia no sentido que lhe d Koselleck, ao definir a experi ncia como o passado atual, aquele no qual acontecimentos foram incorporados e podem ser lembrados. Cf. KO SE LLE CK, Reinhart. Futuro passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Cd. PUC-Rio: Contraponto, 2006. Lm especial, capitulo 11. 59 Ibid., em especial, captulo 2. 60 Para uma anlise das evidncias de oralidade presentes no texto de I leliobalo Coelho do princpio ao fim, assim como para uma apresentao mais lobal c detalhada da sua narram a sobre a fundao da sucursal da Unio dos ( Ipernos Estivadores na Bahia. ver. ( KL/, Mana Ceclia Velasco e. A morte de Joo de Ado: realidade e fantasia na memria operria de um crime. In: NEGRO, Antnio Jaj<>; SOUZA, Lver^ton Saks, BL1.LINI, Ia^ia (< >r.V Tremia histrias: espao, poltica e identidade. Salvador: Cdufba, 2U09. p. I()9 230,

conseguinte, melhor compreendido se for encarado como a verso escrita de um depoimento oral. Essa proposio final tem uma conseqncia ineludvel. Para se to mar o opsculo como uma fonte histrica preciso levar em conta que tanto a memria individual quanto a memria social estruturam-se miti camente, no no sentido trivial da mentira, mas naquele de que a sntese produzida pode comportar deslocamentos, omisses, desvios, conden saes, superdimensionamentos, reinterpretaes e at devaneios ou in venes. A memria social pode assumir at o carter de uma lenda. Isso porque, alm de incorporar fragmentos de memrias episdicas, isto , reconstrues despedaadas de experincias pessoais significativas e que por isso fazem parte de vrias histrias de vida, inclui tambm muitos elementos da memria semntica grupai, ou seja, tudo aquilo que foi en sinado sobre a estrutura social, a cultura e a experincia coletiva de di ferentes grupos sociais, alm daquelas do grupo que lembra e transmite suas verses da histria.6 1 Dizer, no entanto, que a memria individual e a coletiva estruturam-se de forma mtica no significa afirmar que elas se reduzem ao mito. Como Natasha Burchardt indica ao discutir o aspecto Cinderela da memria de pessoas que tiveram madrastas ou padrastos, a realidade mais variada e menos comportada do que o mito. Volta e meia, a experincia pessoal real do narrador emerge, algumas vezes negando o mito.62 Ora, como se ver a seguir, O histrico da Estiva exatamente isto uma mistura notvel de realidade e fantasia, o que nos traz de volta ao entrelace de luzes e sombras, anteriormente mencionado. A biografia da estiva cria certa disjuno entre o que o historiador geralmente busca e o que o texto oferece. Nada de especfico narrado, por exemplo, sobre a escalada dos confrontos, nem sobre a intensida de do envolvimento dos trabalhadores baianos na sustentao do proje to de construo de um sindicato ciosecl shop nos moldes da casa matriz. No opsculo os embates perdem sua singularidade, unidos num tempo histrico que se comprime para formar um nico bloco. At o enorme
61 Para uma discusso dos conceitos de memria episdica e semntica, ver I lOPPMAN, Alice M.; IOFPMAN, I loward S. Memory thcory: personal and social. In: Cl IARI.TON, Thomas; MYERS, Lois 1'..; SI lARPI.CSN, Rebecca. Th/nking nhont ora l history. l.anliam: AltaMira Press, c2008. 62 BIJRC IARDT, Natasha. Stepchildrens memories: mytli, understanding, and trgivcness. In: SAMUhL, Raphael; PI K )MPS( )N, Paul. lh e tnyths w e live by. London; New York: R outled^ e, 1990. p. 249.

conflito ocorrido na escada de ferro do Cais Miguel Calmon, que envolve uma multido de homens e acarreta a primeira morte de um empreiteiro de estiva, ia sendo riscado da histria, e s lembrado porque o meca nismo da rememorao disparado por Coelho na sua busca recorrente pelas lembranas dos idosos. Neste tempo condensado, a luta contra Joo e Ado da Conceio Costa , contudo, absolutamente central, e seu desfecho o evento maior que captura e absorve quase tudo que acontece aps a fundao do sin dicato, o que de certa maneira certifica os dados encontrados nos jornais. A relevncia do crime aparece no s pela recorrncia com que narrado ou referido no Histrico o episdio est presente em nove passagens do texto como tambm pela forma pica de sua narrao, procedimentos de oralidade decerto relacionados s feridas traumticas causadas pelos fatos e as cicatrizes deixadas em muitas vidas de ento. Em meio a este re lato comprimido, emergem ainda retratos da realidade que so igualmente importantes para as interpretaes do historiador. A denncia operria de que os incorporadores da Unio estavam sendo ameaados por gente estranha classe a servio de terceiros qua lificada quando vista no espao porturio descrito por Coelho. Neste, capangas contratados pelos patres parecem de algum modo conviver com os trabalhadores de estiva:
Estivagem martima. Trabalho peiigoso, rendoso. At mesmo sua mo de obra exclusivamente braal atraiu sempre a vasta camada de homens agigan tados e fortes, ociosos e valentes, que ocorriam em blocos, uns em busca de trabalho em troca de algum dinheiro; outros, entretanto, se contentavam em serem capangas, guarda-costas [...] alguns deles sambadores e capoeiristas. Se intitulavam estivadores, o que indiretamente o eram, considerando que o prprio dinheiro que recebiam para a capangagem era fruto ou oriundo do trabalho da estiva.63

Suas observaes sobre o meio social do porto so de fato iluminadoras, alm de inesquecveis. Em outra passagem do texto, citando um grande pensador estiveiro, ele diz que a estiva uma tarmcia; tem de tudo, da cura ao veneno que mata/4 Contudo, no apenas sob este ngulo que o crime torna-se mais claro. A ideia de que alguns dos

63 COELHO, 1986, p. 6. 64 Ibid., p. 36.

assassinos de Joo de Ado so jagunos do morto que o haviam aban donado, sugerida em comentrios absolutamente laterais das reportagens coevas, tambm reforada pela nfase dada aos efeitos da propaganda ideolgica e mudana de lado dos capangas. Em suas palavras, a cate quese funcionava como besouro cantando nos ouvidos ainda malficos, mostrando a grandiosidade da organizao; apesar do forte esquema montado pelos patres, a luta avana, pois enquanto Joo tramava entre meia dzia e os capangas executavam, a sucursal jogava o jogo da classe patronal em sentido contrrio, e aos poucos convencia os trabalhadores e os prprios capangas de que o melhor para todos era uma estiva bem estruturada e uma organizao forte e unida.6 3 Pricles Madureira de Pinho, filho do corajoso advogado defensor dos assassinos, valendo-se provavelmente de informaes dadas pelo seu pai, afirma que os estivadores eram na maioria pretos de engenhos do recncavo baiano, que a decadncia das lavouras obrigara ao trabalho urbano.66 Estas afirmativas, se corretas, clarificam tanto o sucesso das investigaes dos empregados de Ado em suas andanas persecutrias pelo interior do Recncavo, como as particularidades do esconderijo de Nozinho, abrigado por uma famlia moradora em Bom Gosto, distrito do Rio Fundo, em Santo Amaro. Todavia, so as observaes de Pleliogbalo sobre o estilo de vida dos trabalhadores e as relaes de capangagem no porto, local onde se comia, bebia e vadiava-se com abundncia, bem como suas informaes de que os estivadores se vestiram de padres para atravessar em canoas os homens envolvidos no assassinato de Joo de Ado, que melhor explicam as declaraes de Nozinho no momento de sua priso, tal como aparecem no Diano de Notcias - de que tinha sido levado para ali pelo seu colega de sociedade e de estiva, Antonio Agah.67 Os cem nomes memorveis, somados a outros do opsculo, tambm rendem dividendos. Cruzados com os jornais eles elucidam, por exem plo, que o Tibrcio Jos dos Santos, perseguido pela polcia de Brotas
65 COPLIO, 1986, p. 9 c 6-7. 66 PINHO, Pricles Madureira de. O problema da sindicaligao rural. Rio de Janeiro: fs.n.|, 1939. Nota 54, p. 85-86. Agradeo a Aldrin Castellucci por ter clvamado minha ateno para essa nota. 67 COI d J IO, op. cil., p. 6 c 63; Diano de Noticias, 30 ser. 1913, p. 5. (Knfascs da autora). Antnio IU (h divergncias nos documentos sobre como seu nome era grafado) era de fato estivador e membro da sucursal naquela poca. Pai adotivo de 1 luzinho, era um negro de dois metros de altura e, segundo Coelho, sem registros de liderana por ser bruto demais.

em setembro de 1912, scio fundador da sucursal baiana da Unio, o que se torna mais significativo ainda se for lembrado que Brotas o lugar onde vive Saturnino Rodrigo Monteiro, um dos mais dedicados e aguerridos jagunos de Joo. Esclarecem, tambm, que o trabalhador de estiva Felippe Nery de Lisboa, perseguido por mais de oito estivadores da Baixa dos Sapateiros at o Arco, deve ser, na verdade, Felippe Nery da Conceio, outro operrio homenageado no quadro honorfico, e citado por Coelho como scio fundador da filial. Os jornais costumavam errar o nome dos operrios, em alguns casos mais de uma vez na mesma notcia, e um Conceio que vira Lisboa no de estranhar. O cruzamento das fontes revela, por fim, que desde o incio dos con flitos procura-se criminalizar quem apoia a sucursal. Na manh seguinte ao grande confronto de junho de 1912, o Jornal de Notcias acusa Apollonio de tal de ter comandado a luta contra o embarque do mestre Faustino, junto com outros supostos delegados da sucursal. Dois dias depois, o Diario de Noticias ainda o inclui entre os responsveis diretos pelas desor dens. Acontece que este Apollonio no uma pessoa qualquer. Trata-se de Apollonio Carneiro do Valle, o mestre de estiva da casa Stevenson & Company. Fora membro da comisso de propaganda e scio fundador do Centro Defensor dos Trabalhadores do Mar, organizao que no incio deste texto vimos entrando em contato com a Unio dos Operrios Es tivadores do Rio de janeiro. Com o seu desmentido pblico, a pessoa de Apollonio descartada e substituda, em julho, pela de Domingos Ccero, operrio que, alm de scio fundador, tem uma importncia estratgica na filial, segundo o relato de Coelho. A tentativa de incriminar um mestre de estiva neste confronto de junho joga, por outro lado, nova luz sobre a disputa, iluminando a possibilidade de haver dissidncias significativas en tre os patres, vrios deles estivadores que haviam ascendido a posies de mando, sem nem por isso assumir posies refratrias ao movimento sindical.68 Este fato talvez ajude a entender por que o homicdio de Joo encerra a luta de morte contra a sucursal, mas no vamos explorar este veio da pesquisa agora. E hora de abandonar os traos de realidade para olhar as fantasias narrativas de Hcliogbalo, pois so elas que adensam as sombras encobridoras da vida no porto, sobretudo em relaao ao seu

68 Jorna! de Noticias, 21 c 22 jun. 1912, p. 2; Diario de Noticias, 22 jun. 1912, p. 3 c 2 nov. 1904, p. 1

campo patronal. Afinal, o que dito no Histrico cia Hstiva a respeito de Joo e de seu pai Ado? Aps anunciar que o trabalho do porto, semiescravo, fora no passado totalmente escravo, e que no interior das embarcaes os man des eram senhores de barao e cutelo, Coelho afirma que, no final do sculo XIX, incio do XX, chegam a Salvador Joo da Conceio Cos ta e seus familiares, entre eles Joo de Ado, filho mais velho. Nascidos e criados em possesses inglesas na frica, fluentes em vrias lnguas estrangeiras, familiarizados com armadores europeus, ricos e conhece dores profundos das manobras feudais e escravistas, os africanos logo cuidaram da intermediao [da mo de obra] entre alguns brasileiros [...] trabalhadores desorganizados, e assim dominam o porto, do qual se tor nam senhores feudais martimos.69 Sem fixar o plano temporal da intriga a esta altura, Joo da Con ceio Costa entregara a seu filho Joo de Ado toda a movimentao e a direo da Empresa - , Coelho embaralha o plano da ao e dos sujei tos, pois d ao pai o nome do filho, embora preserve o nome do pai no apelido do filho, o que bem sugestivo. O pai age nos bastidores, mas aquele que mexe de fato os cordes. Na narrativa, os nomes dos pode rosos patres africanos aparecem condensados, porm os personagens permanecem distintos. Como no podia deixar de ser, escreve Coelho, o pai transmite ao filho primognito todo rano, sectarismo e rojo, fru to de uma poca. Surge, ento, o grande heri do nosso autor: Argeu Jos dos Santos, sindicalista juramentado que exercia a profisso de engraxate e nas horas vagas vinha para o porto, mas que no obstante o envolvimento parcial com o trabalho da estiva apresentado como o verdadeiro artfice de sua libertao.7 0Argeu o homem que funda a sociedade, comanda a disputa

69 CO LJIO, 1986. p. 5-6. O texto de Coelho 6 tortuoso e obscuro, pelo uso no gramatical das vrgulas ou pela oscilao da concordncia verbal. Nesta passagem, ele qualifica de modo ambguo os recm-chegados como descendentes de africanos, nascidos e criados em posses ses inglesas. Na pgina seguinte, refere-se ao africano |oo da Conceio Costa, dando a entender que a expresso nascidos e criados tambm diz respeito queles que chegam, e no somente aos seus ascendentes. 70 Ibid., p. 6-7.

contra Joo de Ado e conscientiza os operrios, convencendo os capan gas a cerrarem fileiras ao lado da sucursal.7 1 H, neste ponto, um abandono da realidade e uma imerso no mito. Argeu participa da comisso encarregada de arrecadar as joias para a filial e receber os delegados cariocas, permanece como scio da Unio para o resto da sua vida, mas no parece ter desempenhado nenhum papel central nos embates de 1912 e 1913. As lutas so capitaneadas pelos re presentantes da casa matriz, ajudados por trabalhadores baianos, cujos nomes aparecem de vez em quando nos jornais, porm no mais acom panhados do de Argeu. No cabe aqui, todavia, discutir esta reduo do coletivo ao individual e este desvio pessoal Argeu, de parceiro ou co adjuvante, ter passado a protagonista principal. Para os propsitos desta reflexo mais importante examinar a histria igualmente mtica de que o porto dominado por homens recm-chegados da frica. Ado da Conceio Costa nasceu na Bahia nos anos finais da dcada de 1840. Embora no se saiba se viveu sempre em territrio baiano, pos svel afirmar que ele jamais chegou a no final do sculo XIX, acompanha do do primognito Joo de Ado, nascido e criado em possesses inglesas na frica, para ento controlar com seus familiares o porto de Salvador. Seus dois nicos filhos - o mais velho, Domingos da Conceio Costa, e o mais novo, Joo da Conceio Costa - nasceram na capital baiana, em 1882 e 1884, fruto de um relacionamento com a crioula Anna Maria da Conceio, mulher solteira com quem nunca se casou. O negcio de intermediao de mo de obra estivadora , na realidade, obra exclusiva mente sua, construda quando os filhos eram ainda crianas. Na greve dos estivadores soteropolitanos de 1891, ele j aparece no campo patronal como um empreiteiro que tenta assumir uma posio de liderana entre seus pares, ignorando a comisso dos grevistas e recusando os salrios exigidos pelos operrios.7 2 J era um homem rico, dono de propriedades urbanas valiosas e fortemente envolvido com o cmpreito de estivadores, ramo de negcio cujo controle procurava manter, como bem atestam os documentos do esplio de Joo. As relaes mercantis entre os dois so

71

Isto na primeira sccjuencia narrativa, potxjue tal como num discurso oral, o seu escrito c icduu dante, cheio de interrupes e retomadas. I'm outras secjuncias da narraao, ele aerea outros operrios, mas sem retirar de Ar^cu o papel central na historia,

72 Pequeno Jornal,

sem dvida as de pai para filho, mas no deixam de ser tambm as do senhor para com o administrador. Ns, os historiadores, lidamos em geral com realidades concretas. Naturalmente privilegiamos as prticas e a reconstruo dos processos histricos, o que muitas vezes nos leva a valorizar o factual em detrimento das fantasias. Assim, como observam Raphael Samuel e Paul Thomp son, quando nos deparamos com o mito, nossa primeira inclinao desvaloriz-lo, espoli-lo dos seus mistrios, traz-lo de volta ao clio.7 3 Devemos, no entanto, nos dar por satisfeitos com a descoberta de que Joo e Ado no so africanos? Se O histrico da Estiva for considerado como a verso escrita de um depoimento oral, a resposta negativa. No h porque descartar o mistrio da afirmativa, pois o elemento mais precioso das fontes orais a subjetividade do narrador. Quase sempre os narradores nos dizem menos sobre os fatos em si do que sobre o seu significado. Esclarecem no propriamente o qu as pessoas fizeram, mas o qu quiseram fazer, o qu acreditaram estar fazendo, e o qu pensam que fizeram.74 Deste modo, os seus erros e omisses so significativos, e podem ser mais importantes para a pesquisa histrica do que os relatos factualmente corretos. Este parece ser o caso do erro de Heliogbalo ao afirmar que Joo de Ado africano quando, na verdade, brasileiro. Esta informao pa rece ser um elemento das memrias semnticas que formam a base da memria social dos idosos de alguns setores das camadas populares de Salvador. Pelo menos o que se pode deduzir da minha conversa com Be nedito Rosrio, que me relatou a histria cio homicdio, tal como a ouviu do seu protetor Polieno Santos, um alfaiate de ascendncia africana nasci do em 1912 de quem fora aprendiz quando criana, e que a ele se apegara por ter perdido o filho, estivador.7 5Foi quando trabalhava em sua oficina no Caminho Novo, local freqentado por muitos fregueses da estiva, que o alfaiate lhe contou uma histria em que a Africa aparece profundamen te conectada figura de Joo de Ado. Segundo Polieno, )oo tinha um
73 SAM ULL, Raphael; 1 11( )MPS( )N, Paul. lnrroduction. In :______ , _______ . '/bc myths w -v !/iv by. London; New York: Routledje, 1990. p. 4 74 Portelli, Alessandro. The pcculiarities o f oral hisiory. liis/nry W o r k s I ondon n 12 p 96 107, Ocr. 1981. 75 O ano de nascimento de Polieno calculado a partir da sua idade guando toi ao c a s a m e n t o de Benedito, em 1972.

pessoal forro que trabalhava para ele. Havia no porto dois grupos. Um fa vorvel ao sindicato e outro contra. Joo de Ado era o chefe dos africanos e o lder da resistncia ao sindicato. Um dia houve um tiroteio entre os dois grupos no Caminho Novo e Joo de Ado morreu.76Diante desta verso difundida da disputa, cabe, ento, perguntar: de onde surge esta imagem recorrente dos laos africanos de Joo? Uma resposta provvel pode estar nas vises de mundo e no estilo de vida do seu progenitor. Embora os caminhos da sua enorme pros peridade ainda me sejam desconhecidos, uma coisa j possvel dizer. Nascido escravo como sua me Lucrecia, de quem era filho natural, e tendo aos dois anos e meio de idade como padrinho de batismo, em 1850, o africano liberto Pedro Antnio Barbosa, e como madrinha Rita crioula, Ado, depois de rico, nunca deu as costas para a pobreza africana.77 rfo de pai aos dois anos em 1898, Miguel Arcanjo de Santana cresce na casa de sua tia Delfina, filha de uma escrava com um espanhol, e casada com Ado. Ele assim descreve a residncia e os costumes sociais do seu tio por afinidade:
L havia fartura. A casa era a de 110 1 na ladeira do Barballio, depois do Arco. Tinha cerca de nove quartos. No primeiro vo, alm de quatro quartos, havia duas salas: a sala nobre, com as paredes forradas de papel vindo do estrangei ro, tapetes, lustres de cristais. Essa sala s se abria em dias de gala. Na outra sala, onde ficavam o piano e a caixa de msica que a gente fazia a fuzarca. Embaixo desse vo era a cozinha, mais cinco quartos para a criadagem, e um sanitrio. [...] L no se comprava nada de quilo, todo ms era saca disso, saca daquilo. Tinha at carroa s pr fazer esses carregos. [...] Todo dia era (sic) seis a oito panelas de comida. Tinha comida para os trinta e dois empregados afri canos. Chamava-se empregado, criado. Mas uns trabalhavam na roa ou nos servios de casa e outros trabalhavam por conta prpria. Ado deixava eles morarem l. [...| Foi com os negros de l de casa que eu aprendi yorub. A comida l de casa era separada: feijo ou cozido que era feito com todos os tipos de verduras, carne de boi seca ou fresca para a criadagem. Para os da casa, meu tio, minha tia, a governanta, que era brasileira, eu e meu irmo, a comida era diferente: lombo, angu de batata, salada de alface com agrio, etc. No entanto o vmho era pra todos, uma caneca pra cada, todo dia.7 8

76 Entrevista com Benedito Pereira do Rosrio, cx-altaiate e trabalhador d < > porto aposentado, nascido cm dezembro de 1935. Salvador, faculdade de 1'ilosolia de C i e m ias I lumanas. outu bro de 2006. (nfases da autora). 77 .Arquivo da Cria, Parquia de Santo Antonio, U rro de Batismos. 18 16/ 1852 78 Castro, |os Gulhcrme da Cunha (( )rg.). M igu el Santana. Salvador: Edutba, 1996 p 18 19

Atravs dos relatos de Santana possvel comear a se ver o perfil de um negro abastado e severo, que mantm as hierarquias e as distncias sociais, e que vive como um patriarca respeitado distribuindo favores, cercado de parentes e de vasta clientela de velhos trabalhadores africa nos. Ado um homem incomum. Cioso do seu patrimnio, casa-se duas vezes, sempre com separao total de bens. Suas esposas vivem na abastana, porm morrem sem riqueza, como se fossem membros privilegia dos da sua ampla rede de dependentes. E o que se infere do inventrio de Delfina Conceio Costa, que, ao falecer, em 1917, deixa a uma filha natural trs casinhas avaliadas em 600$000 cada uma, e do testamento de Ado Costa, feito em 1927. Da metade disponvel dos seus bens, estimados em mais de 218 con tos de ris poca de sua morte, quando j idoso vivia s de rendas, ele ordena, entre outras prescries, que a casa onde mora dona Elisa Ramos ficasse para a moradia gratuita de sua segunda esposa, dona Maria Joaquina de Jesus, a quem deixa ainda uma penso mensal de 140$000 e o usufruto de uma casa; fixa pequenas penses mensais para trs senhoras, entre as quais a sua sogra, e outra maior para a Conferncia de So Vi cente de Paulo da Matriz de Santo Antnio; determina a seus herdeiros que as nove pessoas, entre parentes afins e estranhos, listadas no texto continuassem a viver em suas propriedades nas condies em que sempre viveram, isto , de graa; deixa para a Sociedade Protetora dos Desvalidos, por morte dos seus usufruturios, a enorme roa da Rua do Arco no 1 e as vrias casas nela existentes; e manda que seu corpo fosse enterrado no cho, at que seus ossos pudessem ser postos na cava que tem na Ordem Terceira do Rosrio./ 9 Ligaes com slidas instituies negras, como o Rosrio e a Pro tetora dos Desvalidos, a preocupao em ser enterrado no cho e a vasta clientela de africanos so dados que parecem justificar a imagem proje tada sobre Ado e seu filho Joo. Todavia, so as suas relaes estreitas com um membro eminente da comunidade soteropolitana de ascendncia africana que, talvez, mais diretamente aproxime os dois empreiteiros de estiva s redes sociais que cruzam o Atlntico e chegam frica.

79 Arcjuivo Pblico do listado da Bulmi. Seo Judiciria (civil). 1V1 ti nu ( ionceivo Costa: l ivro de Notas 1377 (2561;, Inventrio, 1922-1925; Ado da < nceic<>(.5sta: l.iv m d c Notas 13' (908), Inventrio, 1935 19 IV

Maxwell Porphyrio de Assumpo o orgulhoso advogado negro e professor de ingls que mostrar a Donald Pierson um nmero do Nigerian Daily Times com fotos do seu primo Adeyemo Alakija, Barujim de Ak, vestido com os trajes reais de chefe africano de Abeokuta.8 0 Pois bem, esse negro de nome ingls, educado e vaidoso dos seus elevados laos fa miliares com a Africa, tambm justamente o advogado que assessora pai e filho em todos os lances da luta contra o sindicato, aquele que participa do sumrio de culpa e do julgamento dos assassinos de Joo, e que, sem pre presente, acompanha o consternado Ado nas suas visitas recorrentes s redaes dos jornais. O que foi apresentado j o bastante para mostrar que o erro de Heogbalo Coelho abre um importante veio analtico. A estiva uma co munidade ocupacional configurada por padres especficos de convvio e formas sutis de isolamento social: o trabalho no interior dos navios, e frequentemente no meio do mar, a parede, a contratao em horas va riadas e pouco usuais, o trabalho descontnuo e intercalado com momen tos de ociosidade e lazer. E tambm uma comunidade operria tecida por prticas costumeiras de trabalho manual e saberes que so mantidos sob o controle do grupo e aprendidos in loco, trabalhando junto e de forma coletiva. E, por fim, uma comunidade que em larga medida reproduz-se de forma endgena, com o ofcio passando de pai para filho, ou dentro de redes mais amplas de parentesco ou amizade. Dado o universo cultural e social no qual Ado demonstra se mo ver, no absurdo pensar que ele tenha estendido ao porto a sua vasta rede de clientela, e que tambm tenha procurado enfatizar junto aos seus dependentes um forte sentido de unidade. Tudo isso parece indicar que a violncia das disputas provocadas pela fundao do sindicato deve ser compreendida no s como a expresso de um conflito de classes confi gurado por determinadas relaes estruturais de produo, mas tambm como o resultado da subverso de hierarquias sociais e valores culturais tradicionais de base africana. Se este for o caso, estas lutas no cais do

80 MA IX )RY, J. Lorand. The english professors ot Bra/il: < > n thc dis.ispmii; roots ot the \o ruba Natioti. Con/paraivc Stndies in Society and l listory, ( .ambnd^c, v. -II, n. i , p 103, I00U; PINRSON, Donald. Brancos epreios na Bahia: estudo dc contacto racial. 2. ed So Paulo: 1 d. Nacional, 1 9 7 1 . p. 280; CUNI IA, Manuela ( 'nrnein da. Xecjns, estrunifiros : > s escravos liberti > s e sua volta Alrica. So Paulo: Brasiliense, 1085.

porto se convertero num fenmeno crucial para a compreenso do sur gimento do moderno sindicalismo de resistncia na cidade da Bahia. Embora o carter pico da narrativa de Coelho, assim como a inter rupo feita para agregar depois, com erros, a vaga lembrana de Argemiro sobre a morte de Faustino, deem a entender que, no Histrico da Estiva, o relato sobre a fundao da sucursal lhe foi transmitido pelos operrios mais velhos, difcil estabelecer quem de fato fantasia a africanidade de Joo e de Ado. Na realidade, aps a leitura do texto, fica-se apenas com o desafio de entender o significado desta Africa que est imaginariamente no centro da histria do sindicato. Chama a ateno o aspecto da Africa aparecer referida tanto vida dos operrios os escravos e semiescravos quanto dos patres os africanos conhecedores das manobras feudais e escravistas, intermediadores e exploradores do trabalho dos brasileiros. Esta referncia dupla autoriza a suposio de que os con flitos dramticos de 1912 e 1913 possam ter sido realmente vividos, no plano das representaes, como o ltimo episdio de uma antiga disputa por trabalho de homens livres nacionais contra africanos. Legitimada em 1850 com a proibio legal dos africanos cativos ou libertos remarem os saveiros dos cais Dourado, do Comrcio e do Consulado, esta luta volta e meia emerge nos meus dados sobre o porto de Salvador nas dcadas seguintes, quando trabalhadores livres de diferentes ocupaes reclamam contra a introduo de escravos africanos ou crioulos nos servios do mar. Por outro lado, numa frao de classe composta por operrios ne gros e pardos e formada sem a presena de imigrantes, como o caso da estiva soteropolitana, esta associao mtica do porto com a escravido e a Africa parece querer dizer igualmente que nelas esto fincadas impor tantes razes da identidade de classe grupai. Esta Africa que na Bahia da Primeira Repblica parece estar em to dos os lugares e ao mesmo tempo em lugar nenhum, em si mesma um tema fascinante. Porm, tal como o continente africano real, o seu territ rio vastssimo, complexo e diversificado. Apenas comeo a tocar as suas margens. Outras surpresas e outras descobertas, de certo, viro.

Referncias
BURCHARDT, Natasha. Stepchildrens memories: myth, understanding, and forgiveness. In: SAMUEL, Raphael; THOMPSON, Paul. The myths we live by. London; New York: Routledge, 1990. CASTRO, Jos Guilherme da Cunha (Org.). Miguel Santana. Salvador: Edufba, 1996. COELHO, Heliogbalo Pinto. O histrico da Estica: um relato de 1912 at os dias atuais. Salvador: Sindicato dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minrios de Salvador e Simes Filho, 1986. CRUZ, Maria Ceclia Velasco e. A morte de Joo de Ado: realidade e fantasia na memria operria de um crime. In: NEGRO, Antnio Luigi; SOUZA, Evergton Sales; BELLINI, Iigia (Org.) Tecendo histrias: espao, poltica e identidade. Salvador, Edufba, 2009. p. 100-230. _____ . Solidariedade x rivalidade: a formao do sindicalismo estivador brasileiro. Histria, So Leopoldo, RGS, v. 6, n. 6, p. 29-62, 2002. CUNHA, Manuela Carneiro da. Negros, estrangeiros: os escravos libertos e sua volta Africa. So Paulo: Brasiliense, 1985. HOFFMAN, Alice M.; HOFPALVN, Howard S. Memory theory: personal and social. In: CHARLTON, Thomas L.; MYERS, Lois E.; SHARPLESS, Rebecca. Thinking about oral history. Lanham: AltaMira Press, c2008. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Contraponto, 2006. MATORY, J. Lorand. The english professors of Brazil: the diasporic roots of the Yoruba Nation. Comparative Studies in Society and History, Cambridge, v. 41, n. 1, p. 72-103, Jan. 1999. PIERSON, Donald. Trancos epretos na Bahia: estudo de contacto racial. 2. ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1971. PINHO, Pricles Madureira de. Conflitos coletivos de trabalho no Porto da Balua cm 1912. Forum: revista do Instituto da Ordem dos Advogados da Bahia, Salvador, v. XIII, ano V, n. 4, p. 19-27, maio/jun. 1940. _____ . Oproblema da sindica/ilao rural. Rio de Janeiro: js.n.J, 1939. PORTELLI, Alessandro. Orderhas bcen carried out: history, memorv, and meamng of a Nazi massacre in Rome. Gordonsville: Palgrave Macmillau, 2003. ____ . The peculiarities o f Oct. 1981.
oral history.

History II orhshop, London, n. 12,p. 96 10 ,

_____ . Uchronic dreams: workmg class memorv and possible woikls. In:S Wll 1.1 Raphael; THOMPSON, Paul. The myths we hre by. London; New York: Routledge, 1W .
SA M U E L , Raphael; TI O M PSO N , Paul. Introducnon. In: ......_ _ 7-

m\ths

we live by. I.xmdon; N ew

York: Routledge, 1990.

Вам также может понравиться