Вы находитесь на странице: 1из 19

2 Dia - Grupo 2

Grupo de Cursos G2 Cursos - Direito, Geografia, Histria, Letras e Pedagogia. Provas - Literatura Brasileira Questes de 1 a 16. - Histria Questes de 17 a 32. - Geografia Questes de 33 a 48.

Nome

Inscrio

Cor AZUL

UNEAL
VESTIBULAR 2014

2 Dia - Grupo 2
CADERNO DE QUESTES - Este Caderno de Questes contm questes objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada uma, e dever ser utilizado pelos Candidatos aos Cursos do Grupo 2, conforme o quadro abaixo.

Grupo de Cursos G2

Cursos - Direito, Geografia, Histria, Letras e Pedagogia.

Provas - Literatura Brasileira Questes de 1 a 16. - Histria Questes de 17 a 32. - Geografia Questes de 33 a 48.

FOLHA DE RESPOSTAS - Leia cuidadosamente cada questo e marque a resposta correta e na Folha de Respostas. - Existe APENAS UMA resposta correta para cada questo objetiva. - Use caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, ao assinalar sua resposta na Folha de Respostas, e preencha completamente o espao a ela destinado, sem ultrapassar os seus limites. - Confira os dados constantes na Folha de Respostas e assine-a no espao reservado para tal fim. - da sua inteira responsabilidade a marcao correta na Folha de Respostas.
MARCAO CORRETA - Na Folha de Respostas, assinale a cor correspondente capa deste Caderno de Questes, indicada no rodap da pgina. A NO MARCAO da cor do seu Caderno de Questes, no campo reservado para tal fim, na Folha de Respostas, acarretar a NO CORREO das suas respostas e a consequente eliminao do Processo Seletivo 2014.

- Voc ter 3 (trs) horas para responder a estas Provas e s poder sair da Sala de Provas ao final desse tempo, ou seja, aps transcorridas 3 (trs) horas de seu incio. - de sua inteira responsabilidade o preenchimento da Folha de Respostas, nos campos determinados, sobretudo a marcao correta das suas respostas. - Ao concluir as Provas, entregue ao Auxiliar de Aplicao a Folha de Respostas junto com este Caderno de Questes. - obrigatria a devoluo da Folha de Respostas, sob pena de ser eliminado do Processo Seletivo. - Confira a sequncia das pginas e das questes de seu Caderno de Questes, ao receb-lo. Se for identificado algum problema no seu Caderno de Questes, informe ao Fiscal para troca imediata.

Literatura Brasileira
Questes de 1 a 16
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
Questes de

1a3
II. Lira XVII No vs aquele velho respeitvel, que muleta encostado, apenas mal se move e mal se arrasta? Oh! quanto estrago no lhe fez o tempo, o tempo arrebatado, que o mesmo bronze gasta! Enrugaram-se as faces e perderam seus olhos a viveza: voltou-se o seu cabelo em branca neve; j lhe treme a cabea, a mo, o queixo, no tem uma beleza das belezas, que teve. Assim tambm serei, minha Marlia, daqui a poucos anos, que o mpio tempo para todos corre. Os dentes cairo, e os meus cabelos. Ah! sentirei os danos, que evita s quem morre. [...] Assim ir, Marlia, docemente meu corpo suportando do tempo desumano a dura guerra. Contente morrerei, por ser Marlia quem, sentida, chorando meus baos olhos cerra.
GONZAGA, Toms Antnio. Lira XVII. Parte I. Marlia de Dirceu.SalvaDOR: LIVRARIA Progresso Editora, 1956. p. 58-60.

I. Soneto Discreta e formosssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia: Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adnis te namora, Te espalha a rica trana voadora, Quando vem passear-te pela fria: Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada. Oh no aguardes, que a madura idade Te converta em flor, essa beleza Em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada.
MATOS, Gregrio de. Soneto. Gregrio de Matos. 2. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 112. (Literatura Comentada).

Questo

Identifique com V os traos comuns aos dois textos, de pocas e de autores diferentes, e com F, os demais. ( ) Conscincia da transitoriedade do tempo. ( ) Aflio e ansiedade diante do decorrer dos anos. ( ) Certeza da brevidade da juventude e previso da morte. ( ) Referncia s marcas da ao fsica do tempo sobre tudo. ( ) Apreenso da mesma realidade sob perspectivas diferentes. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) F V F F V 02) F F V V F 03) V V F F V 04) V F V V F 05) V V V V V
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

1
Literatura Brasileira

Questo

Questo

O ltimo verso do texto I Em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada. exemplifica a figura de linguagem identificada na alternativa 01) 02) 03) 04) 05) gradao. hiprbole. sinestesia. aliterao. pleonasmo. 3

O texto em anlise tematiza 01) 02) 03) 04) a necessidade de culto aos mortos. a morte como libertao da condio humana. o enfoque da morte sob uma perspectiva fatalista. a curiosidade movendo as aes do homem diante da morte. 05) a dissimulao de sentimentos ante a sepultura de um escravo.
Questo

Questo

uma ideia comprovvel no texto II a indicada em 01) Idealizao do cenrio buclico. 02) Desejo de aproveitar o momento presente enquanto possvel. 03) Desprezo pelos prazeres do luxo e da riqueza. 04) Caracterizao do eu lrico como pastor e da mulher amada como pastora. 05) Presena da amada como lenitivo para as dores da velhice e a chegada da morte.
Questes

De acordo com o sujeito potico, A cruz da estrada, dentre outros pontos de vista, 01) um motivo de reverncia para aquele que passa. 02) simboliza apenas a transio da vida terrena para o plano espiritual. 03) configura-se, do ponto de vista abolicionista, a condio para a liberdade. 04) constitui a chance que tem a pessoa de falar com Deus para esclarecer dvidas. 05) representa um estado de descanso para o escravo, que deve ser deixado em paz.
Questes de

4e5

6a9

TEXTO: A cruz da estrada Caminheiro que passas pela estrada, Seguindo pelo rumo do serto, Quando vires a cruz abandonada, Deixa-a em paz dormir na solido. Que Que Vais Das vale o ramo do alecrim cheiroso lhe atiras nos braos ao passar? espantar o bando bulioso borboletas, que l vo pousar.

I.
Vilela, Camilo e Rita, trs nomes, uma aventura, e nenhuma explicao das origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigos de infncia. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai, que queria v-lo mdico; mas o pai morreu, e Camilo preferiu no ser nada, at que a me lhe arranjou um emprego pblico. No princpio de 1869, voltou Vilela da provncia, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo arranjou-lhe casa para os lados de Botafogo, e foi a bordo receb-lo. o senhor? exclamou Rita, estendendo-lhe a mo. No imagina como meu marido seu amigo; falava sempre do senhor. Camilo e Vilela olharam-se com ternura. Eram amigos deveras. Depois, Camilo confessou de si para si que a mulher do Vilela no desmentia as cartas do marido. Realmente, era graciosa e viva nos gestos, olhos clidos, boca fina e interrogativa. Era um pouco mais velha que ambos: contava trinta anos, Vilela vinte e nove e Camilo vente e seis. Entretanto, o porte grave de Vilela fazia-o parecer mais velho que a mulher, enquanto Camilo era um ingnuo na vida moral e prtica. Faltava-lhe tanto a ao do tempo, como os culos de cristal, que a natureza pe no bero de alguns para adiantar os anos. Nem experincia, nem intuio. Uniram-se os trs. Convivncia trouxe intimidade. Pouco depois morreu a me de Camilo, e nesse desastre, que o foi, os dois mostraram-se grandes amigos dele. Vilela cuidou do enterro, dos sufrgios e do inventrio; Rita tratou especialmente do corao, e ningum o faria melhor. Como da chegaram ao amor, no o soube ele nunca. Camilo quis sinceramente fugir, mas j no pde. Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolvendo-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca.
ASSIS, Machado de. A cartomante. A cartomante e outros contos. So Paulo: Moderna, 1983. p. 47. Coleo Travessias.

de um escravo humilde sepultura, Foi-lhe a vida o velar de insnia atroz. Deixa-o dormir no leito de verdura, Que o Senhor dentre as selvas lhe comps. No precisa de ti. O gaturamo Geme, por ele, tarde, no serto. E a juriti, do taquaral no ramo, Povoa, soluando, a solido. Dentre os braos da cruz, a parasita, Num abrao de flores, se prendeu. Chora orvalhos a grama, que palpita; Lhe acende o vaga-lume o facho seu. Quando, noite, o silncio habita as matas, A sepultura fala a ss com Deus. Prende-se a voz na boca das cascatas, E as asas de ouro aos astros l nos cus. Caminheiro! do escravo desgraado O sono agora mesmo comeou! No lhe toques no leito de noivado, H pouco a liberdade o desposou.
ALVES, Castro. A cruz na estrada. In: CORRA, Azevedo. Antologia. So Paulo: Editora do Brasil, 1967. p. 144-145.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

Literatura Brasileira

II. Uma conversa cerrada travara-se no resto da fila de lavadeiras a respeito da Rita Baiana. doida mesmo!... censurava Augusta. Meter-se na pndega sem dar conta da roupa que lhe entregaram... Assim h de ficar sem um fregus... Aquela no endireita mais!... Cada vez fica at mais assanhada!... Parece que tem fogo no rabo! Pode haver o servio que houver, aparecendo pagode, vai tudo pro lado.[...] Ento agora, com este mulato, o Firmo, uma pouca-vergonha! Estro dia, pois voc no no viu? Levaram a numa bebedeira, a danar e cantar viola, que nem sei o que parecia! Deus te livre! [...] Aquela amigao com a Rita Baiana era uma coisa muito complicada e vinha de longe; vinha do tempo em que ela ainda estava chegadinha de fresco da Bahia, em companhia da me, uma cafuza dura, capaz de arrancar as tripas ao Manduca da Praia. A cafuza morreu e o Firmo tomou conta da mulata. [...] A noite chegou muito bonita, com um belo luar de lua cheia, que comeou ainda com crepsculo; e o samba rompeu mais forte e mais cedo que de costume [...] Foi um forrobod valente. A Rita Baiana essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada; divina! Nunca danara com tanta graa e tamanha lubricidade! Tambm cantou. E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio. E o Firmo, bbedo de volpia, enroscava-se todo ao violo; e o violo e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxria que penetrava at ao tutano com lnguas finssimas de cobra. Jernimo [imigrante portugus, trabalhador, casado e pai de uma garota] no pde conter-se: no momento em que a baiana, ofegante de cansao, caiu exausta, assentando-se ao lado dele, o portugus segredou-lhe com a voz estrangulada de paixo: Meu bem! Se voc quiser estar comigo, dou uma perna ao demo! [...] Rita mostrou-se de uma incansvel solicitude para com o ferido. [...]. Agora toda ela se sentia apegar-se quele homem bom e forte; quele gigante inofensivo, quele Hrcules tranquilo que mataria o Firmo com uma punhada, mas que, na sua boa-f, se deixara navalhar pelo facnora. E tudo por causa dela! s por ela!
AZEVEDO, Aluzio. O cortio. So Paulo: Moderna, 1983. p. 23, 40, 81 e 87.
Questo

03) apresentada como sedutora e traioeira. 04) se caracteriza pela submisso ao sexo oposto. 05) demonstra compromisso apenas com as aparncias.
Questo

Quanto ao texto I, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) A intimidade entre Rita e Camilo cresce no espao familiar. ( ) O processo de seduo de Camilo enfocado numa linguagem metafrica. ( ) O envolvimento do leitor no enredo configura a presena da metalinguagem. ( ) O tringulo amoroso formado por pessoas com um perfil psicolgico semelhante. ( ) A narrativa uma mistura irnica de ingenuidade e malcia, sinceridade e hipocrisia. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) 02) 03) 04) 05) FVFVV FFVVF VVFFV VFVFF VVVVV 9

Questo

Est em desacordo com o narrado no texto II o que se afirma na alternativa 01) O enfoque de uma realidade corrompida revela-se como crtica aos problemas sociais da poca. 02) O homem, dominado pelos instintos, degrada-se, como ocorre com Jernimo, rival de Firmo. 03) Os fatos relatados ocorrem num ambiente coletivo, que interfere na conduta de cada um. 04) Uma caracterizao zoomrfica dos indivduos fica evidenciada no contexto analisado. 05) As relaes de gnero so marcadas pela ausncia do sentimento amoroso.
Questo

10

uma ideia comprovvel nos dois excertos a indicada na alternativa 01) 02) 03) 04) 05) A mulher sendo assediada pelo homem. A traio tematizando as duas narrativas. O comportamento feminino sendo alvo de censuras. Os tringulos amorosos formados por antigas amizades. A atitude cautelosa da mulher em relao ao gnero oposto. 7
ANDRADE, Carlos Drummond de. Quadrilha. Disponvel em:<http:// w w w. g o o g l e . c o m . b r / i m g r e s ? h l = p t - B R & b i w + 1 6 0 0 & b i h = 805&tbm=isch&tbnid=6ghRQ9eE9rubdM:&imgrefurl=http:// carlosdrummondagora.blogspot.com/2011_10_01_archive.html. &docid=C14r_6FBMvSyFM&imgurl>. Acesso em: 11 dez. 2013.

Questo

A anlise dos dois fragmentos permite afirmar que a figura feminina, em ambos, 01) sofre as influncias do meio. 02) revela respeito pelo espao em que vive.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

3
Literatura Brasileira

A nica caracterstica sem comprovao no texto a citada na alternativa 01) Apresenta o ritmo da prosa na poesia. 02) Usa o registro lingustico coloquial. 03) Tematiza a hipocrisia do mundo. 04) Possui esquema mtrico regular. 05) Representa o poema piada.
Questo

Rosa
(Com rancor)

No chegue perto! Padre Queria encomendar a alma dele... Rosa Encomendar a quem? Ao Demnio? O Padre baixa a cabea e volta ao alto da escada. Bonito surge na ladeira. Mestre Coca consulta os companheiros com o olhar. Todos compreendem a sua inteno e respondem afirmativamente com a cabea. Mestre Coca inclina-se diante de Z do Burro, segura-o pelos braos, os outros capoeiras se aproximam tambm e ajudam a carregar o corpo. Colocam-no sobre a cruz, de costas, com os braos estendidos, como um crucificado. Carregam-no assim, como numa padiola e avanam para a igreja. Bonito segura Rosa por um brao, tentando lev-la dali. Mas Rosa o repele com um safano e segue os capoeiras. Bonito d de ombros e sobe a ladeira. Intimidados, o Padre e o Sacristo recuam, a Beata foge e os capoeiras entram na igreja com a cruz, sobre ela o corpo de Z do Burro. O Galego, Ded e Rosa fecham o cortejo. S Minha Tia permanece em cena. Quando uma trovoada tremenda desaba sobre a praa. Minha Tia
(Encolhe-se toda, amedrontada, toca com as pontas dos dedos o cho e a testa.)

11

Sinha Vitria tinha amanhecido nos seus azeites. Fora de propsito, dissera ao marido umas inconvenincias a respeito da cama de varas. Fabiano, que no esperava semelhante desatino, apenas grunhira: Hum! hum! E amunhecara, porque realmente mulher bicho difcil de entender, deitara-se na rede e pegara no sono. Sinha Vitria andara para cima e para baixo, procurando em que desabafar. Como achasse tudo em ordem, queixara-se da vida. E agora vingava-se em Baleia, dando-lhe um pontap. [...] Pensou de novo na cama de varas e mentalmente xingou Fabiano. Dormiam naquilo, tinham-se acostumado, mas seria mais agradvel dormirem numa cama de lastro de couro, como outras pessoas.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 65. ed. So Paulo: Record, 1994. p. 40.

Da leitura do texto, infere-se que 01) sinha Vitria uma pessoa que gosta de imitar os outros. 02) a figura feminina deseja ascender socialmente, ao contrrio do marido. 03) Fabiano, atravs de seu grunhido, revela dificuldade de comunicar-se verbalmente. 04) a cadela sofre as consequncias da impacincia de sua dona por no saber como defender-se. 05) a personagem masculina demonstra preocupao com os achaques da mulher por serem incomuns.
Questo

parrei minha me!


GOMES, Dias. O Pagador de Promessas. 31. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1982. p. 180-181.

O fragmento em destaque, da pea O Pagador de Promessas, apresenta 01) o temor a Deus movendo as aes dos indivduos crdulos. 02) a divergncia de crenas religiosas causando desrespeito alteridade, raiva e morte. 03) o sincretismo religioso das grandes camadas sociais brasileiras sendo assimilado por todos. 04) as diferenas multiculturais sendo compreendidas pelas autoridades representativas do Estado. 05) a importncia da morte de Z do Burro como reforo do valor da luta em prol de uma causa nobre.
Questo

12

Z Me deixe, Rosa! No venha pra c! Z do Burro, de faca em punho, recua em direo igreja. Sobe um ou dois degraus, de costas. O Padre vem por trs e d uma pancada em seu brao, fazendo com que a faca v cair no meio da praa. Z do Burro corre e abaixa-se para apanh-la. Os policiais aproveitam e caem sobre ele, para subjug-lo. E os capoeiros caem sobre os policiais para defend-lo. Z do Burro desapareceu na onda humana. Ouve-se um tiro. A multido se dispersa como num estouro de boiada, Fica apenas Z do Burro no meio da praa, com as mos sobre o ventre. Ele d ainda um passo em direo igreja e cai morto. Rosa
(Num grito)

13

Z!
(Corre para ele)

Padre
(Num comeo de reconhecimento de culpa)

Virgem Santssima! [...]


Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

[...] Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a famlia. A menina, de volta do colgio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: E dizer que a obriguei a correr naquele estado! A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terrao dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto. Mas quando todos estavam quietos na casa e pareciam t-la esquecido, enchia-se de uma pequena coragem, resqucios da grande fuga e circulava pelo ladrilho, o corpo avanando atrs da cabea, pausado como num campo, embora a pequena cabea a trasse: mexendo-se rpida e vibrtil, com o velho susto de sua espcie j mecanizado. Uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar beira do

4
Literatura Brasileira

telhado, prestes a anunciar. Nesses momentos enchia os pulmes com o ar impuro da cozinha e, se fosse dado s fmeas cantar, ela no cantaria, mas ficaria muito mais contente. Embora nem nesses instantes a expresso de sua vazia cabea se alterasse. Na fuga, no descanso, quando deu luz ou bicando milho era uma cabea de galinha, a mesma que fora desenhada no comeo dos sculos. At que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos.
LISPECTOR, Clarice. Uma galinha. Laos de Famlia: contos. 5. ed. Rio de Janeiro: Sabi, 1973. p. 34.

( ) A morte do beb resulta na loucura da me, que, numa atitude contrastante descrita no trecho em destaque, passa a rejeitar os trocados que os passantes lhe do, comovidos com a cena vista: a de uma adolescente ninando uma velha boneca, como se fosse a filha, indiferente a tudo. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V V V V V 02) F F V V F 03) V V F F V
Questo

04) V F V F F 05) F V F V V

A galinha, nesse conto, enfocada como 01) 02) 03) 04) 05) perspicaz na sua tentativa de fuga. raro animal de estimao de uma famlia. impotente em vista de sua predestinao. tranquila em sua conduta diria por sentir-se acolhida. desejosa de viver livremente, em contato com a natureza.

15

No texto em anlise, a 01) ideia expressa pelo fragmento o mesmo percurso, mesma hora (l. 1-2), em relao ao objetivo de Berenice, mantm um efeito de sentido, no contexto da narrativa, com a expresso em qualquer esquina (l. 3) e com a condio estabelecida em contanto que houvesse por perto um sinal de trnsito. (l. 3-4). 02) ao explcita em mudava de posio ( l . 7) revela uma tentativa de acomodar melhor a criana para que sossegasse ( l . 9-10) e no sofresse nenhum desconforto (l. 6). 03) declarao frente dos passantes, embalava-a (l. 9) denota o desvelo da me para com a filha, em verdadeira demonstrao pblica de seu amor materno, no obstante ser inexperiente (l. 8). 04) caracterizao de Berenice por meio dos adjetivos pressurosa, diligente (l. 12) mostra o quanto ela pensava no futuro da filha que carregava em seus braos desajeitados de mocinha (l. 13). 05) comparao quanto um pintinho semimorto ( l . 16) denuncia o estado de debilidade em que se encontrava o beb ( l . 15) e desconstri o objetivo de sua peregrinao ao fazer, H meses ( l . 1), o mesmo percurso, mesma hora. (l. 1-2).
Questo

Questes

14 e 15

TEXTO: H meses a mocinha, de nome Berenice, fazia o mesmo percurso, mesma hora. [...] Acomodava-se em qualquer esquina, contanto que houvesse por perto um sinal de trnsito. Uma criancinha 5 dormitava em seus braos desajeitados e sofria de tal desconforto que tinha ligeiros estremees, pequenos sustos de beb. Berenice mudava de posio, ora num brao, ora no outro, e seu gesto era brusco, inexperiente. frente dos passantes, embalava-a para que 10 sossegasse. Era o seu modo de representar e comover, pois havia sempre uma mo a estender-lhe um trocado, que ela, pressurosa, diligente, guardava no bolso da saia. E assim, de trocado em trocado, a mocinha achou que no haveria melhor maneira de ganhar a vida. Bastava 15 que o beb se mantivesse magro e feio, to esqulido e desinteressante quanto um pintinho semimorto. Em casa, inclusive, tirava-lhe a casca das perebinhas, para que no cicatrizassem.
VILELA, Arriete. A filhinha. Maria Flor etc. 2. ed. Macei: Poligraf, 2010. p 11-13.
Questo

16

Poema n. 4 Preciso sempre ir dentro de mim: confiro-me. E quando emerjo, sou rochedo descobrindo-se com a baixa da mar.
VILELA, Arriete. Poema n. 4 . Disponvel em:< http://www.anto niomiranda.com.br/poesia_brasis/alagoas/arriete_vilela.html>. Acesso em: 12 dez. 2013.

14

Inserindo-se o fragmento no contexto do conto A filhinha, assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas. ( ) A criana representa para Berenice a oportunidade de sobrevivncia sem precisar trabalhar. ( ) A temtica desenvolvida no conto retrata uma realidade observvel nas sinaleiras dos grandes centros urbanos. ( ) A condio humana do menor de rua, abandonado prpria sorte, denunciada, de forma comovente, pelo sujeito narrador. ( ) A filha de Berenice, por ser doente e no receber nenhum cuidado da me jovem e inconsequente, morre em seus braos, sem que ela o perceba.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

A voz potica, nesse texto, revela-se 01) uma criatura comprometida com a realidade circundante. 02) um ente dividido entre dois mundos: o interior e o exterior. 03) um ser em constante busca da razo de estar no mundo. 04) um elemento preocupado com o seu jeito de ser e de agir. 05) uma pessoa forte, em busca constante de sua autodescoberta.

5
Literatura Brasileira

Histria
Questes de 17 a 32
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.
Questes

17 e 18
irnico que, apesar de quase 300 anos de inimizade entre cristos e Roma, a Igreja tenha sido, ao longo da histria, uma das instituies que melhor preservou o legado do Imprio. At coisas aparentemente banais, como a terminologia catlica, trazem a marca da herana romana. Baslica originalmente no era igreja importante, mas um centro governamental de Roma; diocese no era o domnio de um bispo, e sim uma diviso administrativa do Imprio; pontfice no era o papa, mas um sacerdote pago romano. O poder papal , ao menos em parte, herana do poder poltico da era dos Csares. ( IRNICO..., 2013 . p. 65).

04) na formao do Estado Absolutista europeu, fundamentado na crtica ao clero e na separao entre religio e poder poltico. 05) no regime do Padroado, que contribuiu para que o processo de colonizao do Brasil se fundamentasse a partir de uma ao da contrarreforma catlica.
Questo

19

Os conhecimentos sobre o processo de colonizao brasilera permitem afirmar: 01) O atraso cultural e a inexistncia de trabalho produtivo entre os ndios foraram os portugueses a buscar na frica a soluo para a carncia de mo de obra na explorao de minerais. 02) A sociedade mineradora propiciou o surgimento de um mercado colonial interno e o enriquecimento de uma camada urbana, os comerciantes. 03) A minerao proporcionou a incorporao da Provncia Cisplatina ao territrio brasileiro, contribuindo para a ecloso das guerras platinas. 04) O deslocamento de escravos, de gado e de manufaturados, para a regio mineradora, levou a economia aucareira nordestina a uma crise profunda. 05) O deslocamento do eixo econmico para o Sul determinou a centralizao administrativa, com a criao do sistema de governo geral e o estabelecimento do Rio de Janeiro como capital da colnia.
Questo

Questo

17

A partir da anlise do texto e dos conhecimentos sobre o Imprio Romano, pode-se afirmar: 01) A perseguio empreendida pelos romanos aos cristos impediu que o paganismo romano influenciasse a formao do cristianismo. 02) O crescimento do nmero de cristos contribuiu para uma aliana estratgica entre romanos e judeus contra a seita crist, que se recusou a aceitar o carter divino dos Csares. 03) A Igreja Catlica surgiu submissa ao poder secular do Imprio Romano, atravs de uma instituio chamada de padroado. 04) O cristianismo, ao valorizar o conhecimento dogmtico, se estabeleceu como uma unidade, dentro de um imprio romano em pleno processo de desagregao. 05) A expanso do imprio islmico, no perodo final do Imprio, contribuiu para a desagregao da civilizao romana e para a perda das tradies culturais e filosficas.
Questo

20

18

A relao entre o poder secular e o poder religioso ocorreu de diversas maneiras, ao longo do desenvolvimento das sociedades, como se pode observar 01) durante o Reino Franco, quando Carlos Magno estabeleceu a separao entre Igreja e Estado, contribuindo para o renascimento carolngio. 02) na relao entre suserania e vassalagem, quando a Igreja Catlica, suserana dos suseranos, submetia todos os senhores feudais sua autoridade, tornando-os seus vassalos. 03) no apogeu da expanso comercial muulmana, que facilitou o crescimento do carter unicamente laico do poder poltico, na sociedade islmica medieval.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

Eu no tinha o direito, em meu escrito precedente, de julgar os camponeses, ainda que se declarassem prontos a se deixar instruir. O Cristo, alis, proibiu julgar. Mas antes que tivesse tido tempo de mudar de opinio, eles levaram adiante seus desgnios e se puseram a usar de violncia. Esquecendo sua promessa, saquearam e atacaram como ces furiosos [...]. O Prncipe ou o senhor deve pensar que o ministro de Deus e o servidor de sua clera. A espada deve se abater sobre os patifes. No punir ou castigar, no exercer sua funo, pecar contra Deus. Temos que despeda-los [os camponeses], degol-los e apunhal-los em segredo e em pblico: e que os matem todos os que possam mat-los, como se mata um co furioso [...]. Por isso, caros senhores, ouvi-me e matais, degolai sem piedade, e, se morrerdes, como sereis ditosos, pois jamais podereis ter morte mais feliz. (EU NO..., 2013).

6
Histria

A anlise do texto e os conhecimentos sobre os movimentos populares permitem afirmar que ele se refere evocao 01) da Igreja Anglicana da Inglaterra, para a formao das Cruzadas, objetivando libertar a Terra Santa dos infiis muulmanos. 02) de Lutero, estabelecendo o pensamento do movimento luterano em relao represso das revoltas camponesas, inspiradas no movimento anabatista. 03) dos jacobinos, contra a destruio das propriedades feudais, no processo da Revoluo Francesa, no perodo revolucionrio do Grande Medo. 04) do lder socialista Vladimir Lenin, durante a revolta camponesa que tentou retirar os bolcheviques do poder, entregando-o aos mencheviques, que lutavam pela reforma agrria e pela extino da propriedade privada na Rssia. 05) da Igreja Catlica estatal, durante o governo da Primeira Repblica brasileira, que pregou a represso ao movimento socialista de Canudos, julgando-o uma ameaa ordem capitalista estabelecida pelo novo regime.
Questes de

Questo

22

No contexto da histria do Brasil, a luta pela construo da cidadania se fez presente 01) no movimento do Quilombo de Palmares, que defendeu a tomada do poder poltico e a abolio definitiva do trabalho compulsrio africano no Brasil. 02) na Revolta dos Bzios ou Inconfidncia Baiana, quando a luta pelo fim da escravido fez parte do iderio do rompimento poltico com a metrpole portuguesa. 03) na Inconfidncia Mineira, quando o ideal separatista foi associado reivindicao do estabelecimento da igualdade jurdica a todo habitante da colnia. 04) na Revoluo Farroupilha, revolta armada, liderada pela populao esfarrapada do sul do pas, contra o poder absolutista regencial. 05) na Confederao do Equador, movimento republicano de inspirao socialista, que defendeu a expropriao dos grandes latifndios nordestinos.
Questo

23

21 a 23
Ser cidado ter direito vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei: , em resumo, ter direitos civis. tambm participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos polticos. Os direitos civis e polticos no asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participao do indivduo na riqueza coletiva: o direito educao, ao trabalho, ao salrio justo, sade, a uma velhice tranquila. Exercer a cidadania plena ter direitos civis, polticos e sociais. (PINSKY; PINSKY, 2013, p. 9).

A cidadania plena uma conquista que resulta de um longo processo de luta, e seu estabelecimento no ordenamento jurdico se torna uma garantia constitucional, como se pode observar na Constituio brasileira de 01) 1824, que limitou, aps a independncia poltica, a participao de portugueses nas instituies polticas e econmicas da nao recm-libertada. 02) 1891, que garantiu o direito ao sigilo eleitoral, minimizando a presso do poder econmico sobre o voto do cidado, na Primeira Repblica. 03) 1934, promulgada no Governo Vargas, que estabeleceu a participao poltica dos cidados, independentemente da condio social e sexual. 04) 1937, que permitiu a ampliao dos direitos polticos, com o exerccio do voto secreto e universal, durante o Estado Novo. 05) 1946, que estabeleceu a obrigatoriedade de voto do analfabeto, ampliando a cidadania em um pas formado de uma populao majoritariamente sem formao educacional.
Questes

Questo

21

Um dos momentos, no desenvolvimento da sociedade ocidental, do processo de estabelecimento dos princpios da cidadania ocorreu durante 01) o movimento iluminista, na medida em que os pensadores liberais defendiam o direito insurreio, objetivando a derrubada de um governo desptico. 02) a Revoluo Gloriosa, quando a limitao da propriedade privada se tornou um pressuposto bsico para a construo dos direitos sociais. 03) o Congresso de Viena, conclio que reestabeleceu os direitos individuais e a autodeterminao dos povos perante o imprio napolenico. 04) as ondas liberais de 1848, que asseguraram a reforma agrria e a limitao do lucro como pressuposto para a construo de uma sociedade igualitria. 05) a consolidao do movimento revolucionrio russo, quando Josef Stlin garantiu a defesa dos interesses dos operrios na construo de uma democracia popular.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

24 e 25
O mundo est quase todo parcelado, e o que dele resta est sendo dividido, conquistado, colonizado. Eu anexaria os planetas, se pudesse; penso sempre nisso. Entristece-me v-los to claramente, e ao mesmo tempo to distantes. (RHODES, 2013).

Questo

24

O pensamento de Cecil Rhodes reflete a ideia predominante na Europa, durante 01) a poca mercantilista, na medida em que os pases capitalistas colonizaram a maior parte do continente asitico objetivando a explorao das especiarias. 02) o surgimento das ideias socialistas, momento em que se fazia necessrio o domnio de regies extra europeias, para a consolidao do modelo marxista.

7
Histria

03) a Primeira Revoluo Industrial, quando a colonizao da Amrica Latina foi fundamental para o estabelecimento de um mercado consumidor e fornecedor para os produtos europeus. 04) a corrida imperialista do sculo XIX, perodo em que a colonizao afro-asitica foi essencial para a aplicao do excedente de capital europeu. 05) a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a Unio Sovitica disputavam reas de colonizao, para o estabelecimento de seus respectivos modelos econmicos.
Questo

04) ficou restrita ao mercado estadunidense e de sua rea de influncia no NAFTA, enquanto a crise atual ganhou amplitude mundial. 05) provocou o crescimento dos ideais socialistas, como soluo para a crise, enquanto, na crise atual o discurso religioso tem se mostrado o nico meio eficaz para sua superao.
Questo

27

25

As crises do sistema capitalista levaram diferentes vises em relao s medidas adotadas para sua superao, como se pode observar 01) no reforo dos princpios do liberalismo econmico, adotado pelo New Deal, no contexto da crise de 1929, com o objetivo de incentivar a concorrncia e de equilibrar a oferta e a procura. 02) na adoo da planificao econmica e do controle absoluto do Estado na economia, pelo nazismo alemo, buscando limitar o lucro capitalista e desenvolver uma poltica redistributiva de renda. 03) na descrena nos pressupostos marxistas para a superao da crise de 1929, em funo da incapacidade do sistema de propor o aumento da produtividade e a ampliao da oferta de emprego. 04) no papel do Estado como elemento regulador da economia e como instrumento de limitao da especulao financeira e ampliao da oferta de emprego, para o combate dos efeitos da crise em andamento. 05) no estabelecimento de medidas de carter neoliberal, como o ajuste fiscal e a flexibilizao dos direitos sociais, como mecanismos para superao dos problemas econmicos atuais.
Questo

As ideias evocadas por Cecil Rhodes provocaram desdobramentos, no mundo e no Brasil, que podem ser identificados 01) na fuga da Corte portuguesa para o Brasil e no estabelecimento do exclusivismo comercial com a Inglaterra, com a Abertura dos Portos as Naes Amigas. 02) na ecloso do movimento do Contestado, que pregava a nacionalizao das empresas estrangeiras do Brasil e a reforma agrria. 03) no movimento ludista, que pretendia o fim do industrialismo e o retorno a uma vida comunitria baseada nos valores e hbitos rurais. 04) na disputa da Alscia-Lorena pela Frana e pela Alemanha, processo que acirrou as rivalidades entre essas naes, contribuindo para a ecloso da Primeira Guerra Mundial. 05) na diviso, na anexao e na ocupao poltica e militar da Alemanha pelos Estados Unidos e pela Unio Sovitica, aps a Segunda Guerra Mundial, que s reconquistaria sua independncia poltica com a queda do muro de Berlim.
Questes de

26 a 28

28

No Brasil, os efeitos da crise de 1929 se fizeram sentir, ocasionando diversas mudanas em relao s polticas econmicas e provocando uma srie de desdobramentos polticos, como se pode inferir 01) na inviabilidade da manuteno da Poltica de Valorizao do Caf, contribuindo para o movimento que levou Getlio Vargas ao poder. 02) no crescimento do desemprego e na retrao da produo industrial, que provocou o movimento da Intentona Integralista, liderado por Plnio Salgado. 03) na falncia do Plano de Metas, em funo da carncia do capital estrangeiro, fundamental para o financiamento da produo industrial brasileira. 04) no estabelecimento da Poltica Externa Independente, pelo governo Jnio Quadros, objetivando a aproximao com a Unio Sovitica e a adoo de medidas de carter socialista. 05) na proposta das Reformas de Base, realizadas por Joo Goulart, com vista reforma agrria e a socializao dos meios de produo, para a retomada da produo econmica.

Questo

26

A anlise da charge e os conhecimentos sobre as crises do sistema capitalista, permitem afirmar que a crise de 1929 01) foi provocada, entre outros, pela superproduo, enquanto a crise atual, que se originou em 2008, teve como origem a especulao no setor imobilirio. 02) atingiu apenas os capitalistas donos das empresas industriais e bancrias, enquanto a crise atual se restringiu ao mercado de trabalho. 03) levou adoo de medidas de restrio ao crdito e de controle da massa salarial, enquanto, atualmente, temse ampliado as polticas sociais de amparo ao trabalhador.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

Histria

Questo

29

O texto faz uma referncia 01) guerra Ir-Iraque, quando os Estados Unidos apoiaram o Ir contra a ofensiva iraquiana liderada por Saddam Hussein de estabelecer uma Repblica teocrtica na regio. 02) invaso e ocupao do Afeganisto pelos soviticos, que, atravs do desgaste que provocaram na situao poltica da URSS, contriburam para o estabelecimento da Perestroika, da Glasnost e da poltica de desmilitarizao do pas. 03) ocupao do Ir no Kuwait, aps a consolidao da Revoluo Islmica, buscando ampliar a base de sustentao da Al-Qaeda no Oriente Mdio. 04) ao terrorista do Hamas, que ampliou sua rede de apoio e de financiamento, se aliando ao Hezbollah e a OLP, estabelecendo uma frente islmica de combate aos Estados Unidos. 05) retirada do apoio sovitico ao governo socialista paquistans, em funo da discordncia da anexao da Caxemira, o que provocou um conflito com a ndia, apoiada pela China.
Questo

Quem esse viajante Quem esse menestrel Que espalha esperana E transforma sal em mel? Quem esse saltimbanco Falando em rebelio Como quem fala de amores Para a moa do porto? Quem esse que penetra No fundo do pantanal Como quem vai manhzinha Buscar fruta no quintal? Quem esse que conhece Alagoas e Gerais E fala a lngua do povo Como ningum fala mais? (NASCIMENTO; BRANDT, 2013). A composio musical faz uma homenagem ao poltico brasileiro Teotnio Vilela que, durante a histria do Brasil republicano do sculo XX, 01) buscou angariar, juntamente com Lus Carlos Prestes, o apoio popular para a derrubada do governo oligrquico da Primeira Repblica e para a implantao de um socialismo inspirado no modelo sovitico no pas. 02) apoiado por Francisco Julio, pretendeu estabelecer a reforma agrria, na lei ou na marra, fator que acelerou a decretao do Ato Institucional N.5, modificando a Constituio e estabelecendo o regime ditatorial militar. 03) defendeu a redemocratizao do pas a qualquer custo, como um poltico ligado a Linha Dura, em oposio a Escola Superior de Guerra, que pretendia uma transio lenta e gradual para a democracia. 04) teve essa cano em sua homenagem transformada em hino da campanha das Diretas-J, movimento que tomou conta do pas, exigindo a aprovao, pelo Congresso Nacional, da emenda constitucional que instituria a eleio direta para o sucessor do presidente Joo Batista Figueiredo. 05) liderou a campanha pelo impeachment de Fernando Collor de Mello, presidente que angariou a insatisfao popular, com a decretao do congelamento dos preos que resultou em uma onda de desabastecimento, em decorrncia da exploso de consumo.
Questo

31

O mapa retrata a diviso territorial de uma regio da Europa Oriental no contexto da 01) formao do Sacro Imprio Romano Germnico, quando o Imprio Romano se fragmentou, formando os reinos

30 Aps a retirada dos soviticos, que abandonam o aliado marxista prpria sorte, os mujahidin entram em confronto com o governo comunista do ento Presidente Mohammed Nadjibullah. Vitoriosos, eles substituem o comunismo do deposto Brabak Karmal por um regime muulmano ultraconservador, o Talib, contra o qual os norte-americanos, posteriormente, entraro em conflito, gerando, em 2001, uma nova guerra nesta regio do Oriente Mdio, em consequncia de um suposto apoio deste governo ao terrorista Osama Bin Laden, lder da Al-Qaeda. (APS A RETIRADA..., 2013).

franco e germano. 02) consolidao do Estado Moderno, a partir do sculo XVI, com a formao de Estados politicamente independentes. 03) ps-Primeira Guerra Mundial, com a diviso de reas de influncia entre a Frana e a Inglaterra. 04) ps-Segunda 05) crise do Guerra Mundial, real, resultante do esfacelamento territorial do imprio hitlerista. socialismo quando movimentos nacionalistas e separatistas resultaram na fragmentao da Iugoslvia.

Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

Histria

Questo

32

A anlise da charge e os conhecimentos sobre a poltica latino-americana e suas relaes com os Estados Unidos, na contemporaneidade, permitem afirmar que entre as reaes de oposio ao cenrio ilustrado, encontra-se 01) a expulso das tropas norte-americanas do Panam. 02) a crise dos msseis cubanos. 03) o Watergate. 04) o Irgate. 05) a Revoluo Bolivariana.

* * *

Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

10
Histria

Hist -

Geografia
Questes de 33 a 48
Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.

Questo

33

Considerando-se a ilustrao e os conhecimentos sobre orientao e localizao, coordenadas geogrficas, representao da Terra, fusos horrios e cartografia, correto afirmar: 01) O estabelecimento da localizao no precisa de um lugar na superfcie terrestre, dependendo apenas da direo dada pelos pontos cardeais e colaterais. 02) A linha do Equador a nica que se encontra fora da escala nominal da representao. 03) Os mapas com pequena escala so os que representam mais detalhes do mundo real, como todos os mapas at 1/100.000. 04) O ponto de referncia do horrio mundial a hora de Greenwich (GMT), indo-se para leste, atrasa-se o relgio, e, para oeste, deve-se adiant-lo. 05) As deformaes da projeo de Mercator so tanto maiores quanto mais elevadas as latitudes norte e sul. Um sistema de realidades, ou seja, um sistema formado pelas coisas e a vida que as anima, supe uma legalidade: uma estruturao, e uma lei de funcionamento. Uma teoria, isto , sua explicao, um sistema construdo no esprito, cujas categorias de pensamento reproduzem a estrutura que assegura o encadeamento dos fatos. (SANTOS, 1996, p.25).
Questo

Os estudos geogrficos contemporneos permitem concluir que, embora suas origens devam ser procuradas em um passado remoto, a Geografia, como cincia, recente. A alternativa que melhor expressa esse pensamento a 01) O sculo XVIII pode ser considerado o sculo de ouro da Geografia. 02) A Geografia perdeu seu carter explicativo e tornou-se descritiva. 03) Os gegrafos foram os principais responsveis pela definio da Geografia e pelo estabelecimento de suas diretrizes. 04) Os cientistas ingleses foram os principais responsveis pelas transformaes ocorridas na cincia geogrfica. 05) A cartografia, como ramo da Geografia, atingiu o seu pice graas aos trabalhos dos cartgrafos portugueses. liderados por Csar F. Cassini.
Questo

34

36

Segundo Milton Santos (1996), o fenmeno humano dinmico e uma das formas de revelao desse dinamismo est, exatamente, na transformao qualitativa e quantitativa do espao habitado. Tendo-se em vista a dinmica mundial da populao, correto afirmar: 01) Os contestadores da teoria neomaltusiana acreditam que as mazelas existentes nos pases subdesenvolvidos tm razes bem mais profundas do que as geradas pelo crescimento demogrfico acelerado. 02) A macrocefalia urbana facilita a oportunidade de emprego s pessoas de baixa renda, resultando em vrias formas de integrao social. 03) O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Naes Unidas considera apenas dois indicadores, renda e educao, levando em conta, nesse ltimo, o nvel de escolaridade at os 15 anos. 04) A segunda metade do sculo XIX registrou o comeo das migraes macias das naes novas para os pases velhos. 05) O Fundo de Populao das Naes Unidas (FNUAP) registrou 7,03 bilhes de habitantes, em abril de 2012, no planeta, revelando um aumento no ritmo de crescimento da populao global.

O texto faz referncia categoria da anlise geogrfica conhecida como 01) 02) 03) paisagem. regio. lugar. 35 04) espao. 05) territrio.

Questo

Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

11
Geografia

Questo

37

A anlise da tabela e os conhecimentos sobre economia e sociedade possibilitam afirmar: 01) Os efeitos desestabilizadores da Terceira Revoluo Industrial no esto sendo sentidos em todos os continentes. 02) Os pases desenvolvidos da Unio Europeia e os de outras regies do continente europeu esto entre os de maiores taxas de desemprego. 03) Os pases com bom nvel de industrializao possuem um mnimo de 55% de sua populao ativa no setor secundrio. 04) As taxas de desemprego no tm atingindo os pases pobres do norte da frica. 05) A maioria das empresas informais, no Brasil, desenvolve suas atividades nas vias pblicas.
Questo

38

A propsito da organizao do espao urbano, pode-se afirmar: 01) As metrpoles dos pases desenvolvidos da Amrica do Norte e da Europa Ocidental, nas ltimas dcadas, no convivem com problemas ambientais e no enfrentam graves casos de discriminao social. 02) Ao atrair a populao do campo para as cidades, o processo industrial visava suprir sua carncia de mo de obra e melhorar a qualidade de vida da massa operria. 03) A partir da dcada de 30 do sculo passado, com a estabilizao da economia cafeeira e a estruturao rodoviria, os maiores pases da Amrica do Sul consolidaram suas redes urbanas. 04) As cidades globais concentram percia e conhecimento em servios ligados globalizao, independentemente do tamanho de sua populao. 05) A tendncia atual a de que, em 2025, a maioria das metrpoles superpopulosas do mundo esteja localizada em pases desenvolvidos.
Questo

39

Sobre a agropecuria em pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, correto afirmar: 01) A agricultura extensiva, com utilizao abundante de terras e predomnio da monocultura, caracterstica dos pases desenvolvidos. 02) Os produtores agrcolas, em particular nos pases da sia Ocidental, so os responsveis pelas prticas agrcolas com maior aplicao de capitais em mquinas, insumos, sementes e agrotxicos. 03) A agricultura e a pecuria de subsistncia, muito difundidas na frica Subsaariana, empregam pouca mo de obra, porm, alm de alimentar sua populao rural, abastecem o mercado externo. 04) A pecuria extensiva caracteriza-se pela utilizao de grandes espaos, com pastos selecionados, contando com assistncia geotcnica e veterinria. 05) Os desequilbrios na capacidade produtiva da agricultura e da pecuria originam, no mundo, grandes desigualdades na produo de alimentos.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

12
Geografia

Questo

40

Aliando a anlise da ilustrao aos conhecimentos sobre globalizao, marque V nas afirmativas que caracterizam esse processo e F, nas demais. ( ) A fase econmica da globalizao teve incio no final da primeira metade do sculo passado, com grande participao das economias emergentes. ( ) A globalizao um perodo de crescimento da produo e do comrcio mundiais, porm a riqueza fica restrita a um pequeno grupo de pases. ( ) Os partidrios do neoliberalismo defendem o fortalecimento gradativo do Estado, por meio do aumento dos impostos e da privatizao das empresas estatais. ( ) O termo globalizao, bastante difundido na virada do sculo XX para o sculo XXI, tem como principal caracterstica a interdependncia entre governos, empresas e movimentos sociais. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) 02) 03) 04) 05) V V F F V F F F V V V F V F V F V F V V

Questo

41

A propsito da Guerra Fria e da nova ordem mundial, correto afirmar: 01) A hegemonia mundial, antes da Segunda Guerra Mundial, era dividida entre a Alemanha, a Inglaterra e sua antiga aliada, a Frana. 02) A partir de 1945, consolidam-se os imprios coloniais das potncias europeias na frica e na sia. 03) O perodo de domnio da Guerra Fria deixou o mundo dividido em dois blocos poltico-militares, o bloco ocidental, capitalista e o bloco oriental, socialista. 04) As duas superpotncias, Estados Unidos e Unio Sovitica, durante o perodo da Guerra Fria, mostravam-se preocupadas com as aspiraes, as necessidades e a preservao dos valores dos povos do planeta. 05) O lado oriental de Berlim, no perodo ps Segunda Guerra Mundial, depois de volumosas aplicaes de capitais oriundos dos aliados capitalistas, tornou-se um polo de atrao de trabalhadores, que migravam de Berlim ocidental.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

13
Geografia

Questo

42

Sobre a Revoluo Tecnolgica, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) Os avanos tecnolgicos do sculo XX e a crescente especializao do trabalho desencadearam a diversificao das atividades, criando ocupaes nunca antes imaginadas ou fazendo desaparecer outras ocupaes estabelecidas. ( ) Na perspectiva espacial, determinados pases do mundo concentram as atividades de ponta, relacionadas pesquisa e ao desenvolvimento de produtos, sendo a China um bom exemplo dessa realidade. ( ) O sistema de produo fordista predominou at os anos 1950, no chegando a conviver com o sistema flexvel. ( ) O sistema produtivo contemporneo baseia-se na inovao, na demanda de mo de obra qualificada e em volumosos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, sendo exemplos desse tipo de indstria a microeletrnica, a biotecnologia e a informtica. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V F V F 02) V F F V 03) F V V F
Questo

04) F V F V 05) V V V V

43

A anlise das pirmides etrias e os conhecimentos sobre as caractersticas da populao brasileira permitem afirmar: 01) A expanso populacional nas cidades de grande porte, com populao superior a um milho de pessoas, deve-se ao crescimento demogrfico provocado, sobretudo, pela alta fecundidade, alm do aumento na oferta de empregos. 02) A melhoria das condies de vida vem proporcionando a desacelerao do crescimento demogrfico, observado nas ltimas dcadas, e a elevao da expectativa de vida, sendo que o pas est vivendo uma transio demogrfica, com o envelhecimento da populao. 03) A pirmide etria uma forma grfica que permite que se reconhea o padro de rendimento e eventos, como a fome intensa, as guerras e as epidemias, sem apresentar falhas. 04) As reas rurais do Centro-Oeste e do Nordeste tm seus biomas deteriorados, em razo da expanso da agropecuria, que atrai, principalmente, grandes levas de migrantes. 05) O principal perfil do emigrante de homens, entre 25 e 40 anos, que partem do Sudeste com destino Europa.
Questo

44

Quanto industrializao brasileira, pode-se afirmar: 01) A Regio Sudeste e as metrpoles, tradicionalmente, concentraram as indstrias, mas os anos 70 do sculo passado marcaram o incio do processo de descentralizao espacial das indstrias, principalmente para outras regies e para o interior dos estados. 02) O governo de Juscelino Kubitschek implantou a indstria de base, com empresas estatais de siderurgia, energia e minerao. 03) O processo de industrializao tardia dependeu, somente, da existncia de capital e tecnologia. 04) O ano de 1912, apesar da crise internacional, registrou grande aumento na produo da indstria brasileira, graas valorizao da moeda nacional. 05) O PIB (Produto Interno Bruto) nacional, em 2010, colocou a indstria brasileira em primeiro lugar, frente da agropecuria e dos servios.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

14
Geografia

Questo

45

De acordo com Ross (2000), desde o perodo colonial, vrias cidades no Brasil apresentaram condies de situao ou posio que interferiram no crescimento urbano e na conquista de uma privilegiada hierarquia das cidades. Em relao hierarquia das metrpoles brasileiras, a alternativa que indica a gradao correta, da esquerda para a direita, a 01) 02) 03) 04) 05) Macei / Natal / Vitria So Paulo / Recife / Belm Recife / Macap / Palmas Salvador / Rio de Janeiro / Palmas Cuiab / So Paulo / Joo Pessoa 46

( ) O relevo brasileiro tem altitudes modestas, predominando os planaltos, que se estendem da Amaznia ao sul do pas, passando pela regio central, existindo, ainda, plancies e depresses. ( ) A diversidade biolgica da Mata Atlntica deve-se sua distribuio em reas de clima equatorial e semirido, alm de ocorrncia em baixas altitudes. ( ) A segunda regio hdrica mais importante do Nordeste, atrs da regio do So Francisco, ocupa uma grande rea entre os estados do Cear, Maranho e Piau, sendo que o rio Parnaba forma um delta ocenico, ao desaguar no oceano Atlntico. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V F V F 02) V F F V 03) F F V V
Questo

Questo

04) F V F V 05) V V V V

48

Considerando-se a matriz energtica brasileira, correto afirmar: 01) A diversidade das fontes renovveis e no renovveis coloca o pas como o possuidor da matriz mais equilibrada, entre as grandes naes consumidoras desses dois tipos de recursos. 02) A autossuficincia em petrleo, as importantes jazidas de carvo antracito, a riqueza dos solos e a tropicalidade climtica, harmonizam a oferta de recursos naturais do pas. 03) O ano de 2012 registrou a inaugurao, pela Petrobras, do complexo elico Calango, situado em Guamar, no Rio Grande do Norte. 04) Os projetos de construo de grandes usinas hidreltricas no pas, a exemplo de Itaipu e Tucuru, priorizaram a retirada das florestas e das matas nativas das reas inundadas, preservando o equilbrio ambiental. 05) O Brasil lidera, com trs usinas nucleares em funcionamento, a produo de energia nuclear na Amrica do Sul.
Questo

Essa regio ocupa uma rea de quase um quinto do territrio nacional, sendo formada por um extenso planalto, antigo e rebaixado pela eroso, que contm morros testemunhos e chapadas. A economia regional destaca-se na agropecuria extensiva, nas reas mais secas, e expanso recente do agronegcio, nos domnios limtrofes do oeste, e terras mais midas a leste. A fruticultura expande-se em vrios estados da regio. A explorao dos recursos minerais, como o sal, o petrleo, a magnesita, o cobre e outros minerais, melhoram os indicadores econmicos regionais. A indstria tem maior destaque no entorno de suas metrpoles. Nas ltimas dcadas, evidencia-se o crescimento do setor de servios, sobressaindo-se o turismo, em todos os estados. Os ndices de problemas sociais esto includos entre os mais baixos do pas, como o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH): 16,9% de analfabetos, mortalidade infantil de 33,2% nascidos vivos at 1 ano, em 2009, e expectativa de vida de 70,8 anos, segundo Indicadores e Dados Bsicos do Ministrio da Sade. A regio brasileira descrita no texto a 01) 02) 03) 04) 05) Norte. Sul. Nordeste. Sudeste. Centro-Oeste.

47

* * *

Com base nos conhecimentos sobre as caractersticas naturais brasileiras, como as bases geolgicas, o relevo, o clima, a cobertura vegetal e as bacias hidrogrficas, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) As formaes das bacias sedimentares do Pantanal e a Amaznica ocorreram no perodo Jurssico da era Mesozoica.
Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

15
Geografia

Referncias Questes 17 e 18 IRNICO QUE, apesar de quase 300 anos de inimizade entre cristos e Roma Superinteressante. So Paulo: Abril, ed. 319, 2013. Questo 20 EU NO...Disponvel em: <http://poetawagner.blogspot.com.br/2011/08/textos-reforma-e-contrarreforma.html>. Acesso em: 16 nov. 2013. Questes de 21 a 23 PINSKY, J; PINSKY, C. Histria da Cidadania. So Paulo: Contexto, 2013. Questes 24 e 25 RHODES, C. Disponvel em: <http://kdfrases.com/frase/121899>. Acesso em: 17 nov. 2013. Questo 29 NASCIMENTO, M.; BRANDT, F. Menestrel das Alagoas. Disponvel em: <http://letras.mus.br/milton-nascimento/441460/>. Acesso em: 16 nov. 2013. Questo 30 APS A RETIRADA DOS SOVITICOS, que abandonam o aliado marxista prpria sorte... Disponvel em: <http://www.infoescola.com/historia/guerrado-afeganistao-1979/>. Acesso em: 17 nov. 2013. Questo 34 SANTOS, M. Metamorfoses do espao habitado. 4. ed. So Paulo: Hucitec, 1996. Fontes das ilustraes Questes de 26 a 28 1929. Disponvel em: <http://1.bp.blogspot.com/-jVCIvBqCm-Y/UY6jf4dmRcI/AAAAAAAAGEI/7xVdkf4v_Ko/s1600/2680069140_6dec0da5d4.jpg>. Acesso em: 17 nov. 2013. Questo 31 Disponvel em: <http://iugo.iugo.zip.net/images/IUGO1.jpg>. Acesso em: 16 nov. 2013. Questo 32 Disponvel em: <http://verdadeiroimperialismo.blogspot.com.br/2011/08/o-que-e-o-imperialismo.html>. Acesso em: 18 nov. 2013. Questo 35 PIFFER, Osvaldo. Geocontexto. 2. ed . So Paulo: Ibep, 2005, p.17. Questo 37 A CRISE econmica reduz o emprego. Atualidades e Vestibular+ ENEM. So Paulo: Abril, ed.16, 2. sem. 2012, p.139. Questo 40 Disponvel em: <https://www.google.com.br/search?q=charge+sobre+geografia>. Acesso em: 20 dez. 2013. Questo 43 O BRASIL cresce mais devagar. Atualidades e Vestibular+ENEM. So Paulo: Abril, ed. 13, 1. sem. 2011, p.94-95. Questo 46 PRADO, Ricardo. A ENERGIA fssil ainda move o mundo. Atualidades e Vestibular+ENEM. So Paulo: Abril, ed. 14, 2012, p. 110.

Processo Seletivo 2014 - UNEAL 2o dia - G2 - AZUL

16
Histria/Geografia

Вам также может понравиться