Вы находитесь на странице: 1из 1

13

Pilatos condena ]esus morte ?3* as


\
La.ee

23-1-5"

De onde vern este texto?


Depois da sua ltima refeio com os disciputos e da sua orao nocturna no Monte das Otiveiras, Jesus detido e guardado em casa do sumo sacerdote Caifs. Segundo Lucas, a comparncia diante do Sindrio s teve lugar de manh; o que muito verosmil. A cena breve; no conduz condenao de Jesus, mas limita-se a sublinhar as questes em jogo: *s o Messias? Es o Fitho de Deus?- Segue-se o julgamento diante de Pitatos: s ete tem autoridade para sentenciar a pena capital. Este texto e importante para Lucas,

do povo, os sumos sacerdotes e os escribas levantando-se todos, levaram 2e comearam a acus-lo, Jesus a Pilatos nestes termos: Encontrmos este homem
s ancios

a sublevar o povo, a impedir que se pagasse o tributo a Csar e a dizer-se Ele prprio o Messias-Rei. 3Pilatos interrogou-o: ,,Tu s o rei dos Judeus?" aPilatos Jesus respondeu: Tu o dizes., disse, ento, aos sumos sacerdotes e

multido: Nada encontro de culpvel


neste homem.r, sMas eles insistiram, dizendo: Ele amotina o povo/ ensinando por toda a Judeia, desde a Galileia at aqui. (...) 13Pilatos convocou os sumos sacerdotes, os chefes e o povo, 1ae disse-lhes: este homem minha "Trouxestes presena, como se andasse a revoltar o povo. Interroguei-o diante de vs e no encontrei nele nenhum dos crimes de que o acusais. lsHerodes to-pouco, visto que no-lo mandou de novo. Como vedes, Ele nada praticou que merea a morte.

porque ele compromete a autoridade do poder romano e, por consequncia, a situao [ega[ dos cristos do lmprio, cerca de 80-90 d.C., quando Lucas escreve o Evangelho e os Actos dos Apostotos. Em retao aos Evangethos de Mateus e de Marcos, o texto de Lucas tem pormenores, como a comparncia de Jesus diante de Herodes Antipas (w. 6-12), omitidos aqui. A questo centra[ e saber porque e que Pitatos condenou um inocente, o lnocente.

Compreender o vocabulrio bblico


Os lNcros Do Povo
O grande consetho dos

Judeus, chamado Sindrio, presidido peto sumo sacerdote em exerccio, contava 71 membros em trs cotgios: as quatro famtias de sumo sacerdotes, os escribas (dos dois partidos: fariseus e saduceus) e, finalmente, os ancios: os notveis laicos, grandes proprietrios de terrenos.

imperador Tiberio, de 26 a 36. Peta Pscoa, vem a Jerusatm e reside, ento, no antigo patcio de Herodes, o Grande, onde teve de jutgar Jesus.
Devido ao seu desprezo petos Judeus e sua brutatidade, ete vir a ser destitudo e chamado a Roma.

por Deus para dar ao povo de


lsraeI a sua independncia, exputsando o ocupante romano. Antes disso, os Judeus tiveram reis em

casou com a cunhada

Herodade e quem mandou

executar Joo Baptista, que o recriminava dessa unio


escandatosa. Como Gatileu, Jesus est sob a sua

Jerusalm, entre 142 e 4 a.C.: a dinastia dos


Asmoneus.

autoridade.
CRucf

rrcan
aos

HenOors No se trata de Herodes, o


Gronde, morto no ano 4

O suplcio da cruz, de origem

oriental, era reservado

O nei oos Juoeus


O

tituto de

Messias (em

Pruros
Pncio Pilatos governa a Judeia, em nome do

grego: Cristo) tem um sentido ao mesmo tempo pottico e religioso: designa o rei que ser *consagrado.

a.C., mas de um dos seus filhos, Herodes Antipas, tetrarca ("chefe de um quarto-) da Gatiteia, de
4 a.C. a 39 d.C. Foi ete quem

cnmrnosos nao-romanos, revottosos ou traidores, e aos escravos em fuga. Ccero considera este castigo -o mais cruel e o mais vergonhoso..

30 |

r-En E REzAR

l aeLrllNovo

TESTAMENTo

Вам также может понравиться