Вы находитесь на странице: 1из 3

No que concerne alegao de violao aos incisos II, LIV e LVII do art. 5 da Constituio Federal, no assiste razo ao Recorrente.

. De fato. A desconsiderao da personalidade jurdica das sociedades tem origem na doutrina inglesa denominada "disregard of legal entity", que traduz a permisso para exigir responsabilidade de scio, visando a impedir a consumao de fraude ou abuso de direito cometidos pela empresa devedora. Na legislao brasileira, previu-se, originalmente, que cada cotista/scio de sociedade por cotas de responsabilidade limitada subscrevesse uma parcela do capital social, permanecendo responsvel, diretamente, pela integralizao da cota correspondente e, indireta ou subsidiariamente, pela integralizao das cotas subscritas por todos os outros scios. Uma vez integralizadas as cotas de todos os scios, nenhum deles poderia mais ser chamado a responder com os seus bens particulares pelas dvidas da sociedade. A responsabilidade, portanto, exauria-se no limite do valor do capital social, exceto nos casos de comprovada fraude lei, conforme estabelecia o art. 10 do Decreto 3.708, de 1919, e a legislao esparsa (art. 592, inciso II, do CPC). Todavia, a doutrina e a jurisprudncia paulatinamente caminharam no sentido de responsabilizar o scio, ou exscio, independentemente da configurao da fraude ou abuso de direito. Permitia-se, assim, desconsiderar a personalidade jurdica da empresa executada em caso de falncia, insolvncia e encerramento das atividades da pessoa jurdica "por m administrao". Tal evoluo culminou com a positivao da regra, ora insculpida no art. 28 da Lei 8.078/90, que dispe: "Art. 28 - O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao." (destaquei) Aplica-se, por analogia, o comando do art. 28 da aludida Lei 8.078/90 no mbito do Direito do Trabalho, em que os crditos trabalhistas no devem ficar a descoberto, precipuamente nos casos em que se constatar "falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao".

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Acordo do Processo: ROAR 727179-44.2001.5.03.5555. Data de Julgamento: 13/11/2001, Relator Ministro: Joo Oreste Dalazen, Subseo II Especializada em Dissdios Individuais, Data de Publicao: DJ 14/12/2001.

A meu juzo, consoante a diretriz perfilhada na Smula n 331, V, do Tribunal Superior do Trabalho, o ente pblico tomador de servios terceirizados suporta a responsabilidade subsidiria do dbito trabalhista no apenas nas situaes em que resultar comprovado que a Administrao Pblica absteve-se de fiscalizar a observncia das normas da legislao trabalhista, de modo a caracterizar-se culpa in vigilando, como tambm caso no se haja desincumbido do nus de provar que exerceu o dever de fiscalizar a empresa prestadora de servios no curso do contrato.

BRASIL. TST. Acordo do Processo: RR 139800-42.2009.5.03.0059. Data de Julgamento: 19/02/2014, Relator Ministro: Joo Oreste Dalazen, 4 turma, Data de Publicao: DEJT 07/03/2014.

A hiptese, a meu ver, enseja a aplicao da doutrina da desconsiderao da personalidade jurdica, nos termos do permissivo h muito contido no art. 28, 5 do Cdigo de Defesa do Consumidor, que expressamente autoriza seja desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores, e, com maior razo, aos prprios empregados, que detm crditos privilegiados, de natureza alimentar.

A circunstncia dos autos no pode ser confundida com a simples responsabilizao de diretor ou administrador de sociedade annima, nem com casos de responsabilizao de meros acionistas de sociedades annimas abertas, com aes negociadas em bolsa de valores.

A jurisprudncia trabalhista h muito j se consolidou acerca da possibilidade de desconsiderao da personalidade jurdica no caso de sociedade limitada, com responsabilizao inclusive de scios minoritrios, com pequena participao social, visando impedir a consumao de fraudes e abusos de direito cometidos atravs da sociedade. A controvrsia permanece no tocante s sociedades annimas, cujos acionistas muitas vezes vem-se livres de qualquer responsabilidade trabalhista em razo, unicamente, da figura societria escolhida, o que foge razoabilidade. BRASIL. TST. Acordo do Processo: AIRR 600-29.2008.5.03.0132. Data de Julgamento: 12/02/2014, Relator Ministro: Joo Oreste Dalazen, 4 turma, Data de Publicao: DEJT 21/02/2014.

Вам также может понравиться