Вы находитесь на странице: 1из 91

Antnio Jos Rocha

Design e desenvolvimento de um violino em compsito de carbono


Relatrio de estgio apresentado Escola Superior de Artes e Design para a obteno do grau de Mestre em Design de produto, desenvolvido sob a orientao cientfica do Prof. Doutor Almiro Coutinho Amorim e co-orientao do Prof. Doutor Jos Antnio Simes e do Eng. Jlio Martins.

2012 - 2013 Mestrado em Design rea de especializao: Produto

Dedico este trabalho minha famlia, principalmente ao meus pais e ao meu irmo, que sempre me apoiaram nos momentos mais importantes, bem como nas minhas decises, a nvel pessoal e acadmico.

resumo palavras chave


O presente documento foi elaborado no mbito da concluso do mestrado em Design de produto da Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos, e tem como base de trabalho o estgio curricular realizado na empresa IDEIA.M entre setembro de 2012 e outubro de 2013. Desde a sua fundao, a IDEIA.M teve sempre um particular interesse no desenvolvimento de instrumentos musicais em materiais compsitos (um dos seus principais projetos foi o desenvolvimento de uma guitarra eltrica AVA one). Outro projeto que a empresa pretendia desenvolver consistia na criao de um violino acstico produzido em compsitos de fibra de carbono. Deste modo, foi proposto que fosse desenvolvida uma proposta inovadora para um violino acstico. Esta proposta criou diferentes tipos de desafios, principalmente a nvel formal e acstico. A principal questo era se seria possvel manter a perceo de um instrumento musical praticamente cristalizado durante mais de 300 anos, em confronto com as possibilidades formais que os polmeros reforados a fibra de carbono (e consequentemente os mtodos de produo) permitem. A descrio de todo o trabalho desenvolvido durante o estgio curricular feita sob a forma de relatrio de estgio, e visa a demonstrao e explicao do processo de desenvolvimento projetual, desde a pesquisa intensiva, passando pela criao do primeiro modelo formal, at produo de um prottipo, processo esse que levou ao desenvolvimento de um violino acstico inovador, mas que incorpora necessariamente as caractersticas de um arqutipo formal e acstico com mais 300 anos de desenvolvimento e sedimentao.

Design Inovao Violino Compsitos Arqutipo

abstract key words


This document was prepared for the conclusion of the master degree in product design at ESAD - Matosinhos, and is based on the curricular internship made at IDEIA.M, between September of 2012 and October of 2013. Since its founding, IDEIA.M always had a particular interest in the development of musical instruments in composite materials (one of its main projects was the development of an electric guitar - AVA one - and its brand as well). Another project that the company planned to develop was a new design for an acoustic violin produced in carbon fibre composites. Thus, it was proposed the development of an innovative proposal for an acoustic violin. This proposal has created different types of challenges, especially at the formal and acoustic domains. The main question was if it would be possible to keep the perception of a musical instrument almost crystallized for more than 300 years, in confrontation with the formal possibilities that carbon fiber composites (and its new production methods) allow. The description of all the work done during the curricular internship is presented as an internship report, and aims to demonstrate and explain the design development process, since the intensive research, until the production of a prototype, process that led to the development of an innovative acoustic violin, that incorporates the characteristics of a formal and acoustic archetype developed and sedimented over more than 300 years.

Design Innovation Violin Composites Arquetype

agradecimentos
Agradeo minha famlia, de um modo especial aos meus pais e irmo por toda a compreenso e fora que sempre me deram, no s neste projeto, como ao longo do meu percurso acadmico. Wittner Gmbh & Co. pelo interesse, suporte fornecido e Ao meu orientador e professor, Prof. Doutor Almiro Coutinho Amorim, pelo apoio, incentivo e aconselhamento, tanto a nvel do estgio curricular, como ao longo do meu percurso acadmico. Ao Prof. Doutor Jos Antnio Simes pela co-orientao deste projeto, e pelo apoio e interesse demonstrados ao longo de todo o Mestrado. Aos meus co-orientadores, Eng Jlio Martins e Eng. Joo Petiz, por me receberem e acolherem para a realizao do estgio curricular e pela disponibilidade e interesse que demonstraram por este projeto. Desde j, agradeo tambm aos restantes colaboradores da IDEIA.M (Pedro Oliveira, Emanuel Dias, Gonalo Lozano e Eduardo Gonalves) pela ajuda e colaborao no desenvolvimento do projeto. Aos meus amigos, principalmente Juliana Carvalho, Eduardo Tavares e Ins Lapa, que sempre me apoiaram e revelaram um grande interesse em participar e contribuir para o meu projeto. Aos professores Diogo Novo Carvalho, Vera Sousa, Ricardo Mota e Joo Costa pelos contributos, referncias e opinies fornecidas ao longo deste projeto. A todos, o meu sincero obrigado. pelas cravelhas gentilmente oferecidas para o prottipo funcional. Aos construtores de instrumentos musicais Eng. Domingos Capela e Antnio Vinhas pela colaborao e suporte para a construo dos prottipos.

10

11

ndice
14 | Glossrio 16 | Prefcio 20 | Caracterizao do estgio
22 | IDEIA.M 26 | Projeto de estgio 27 | Brief

30 | Caracterizao e histria do violino


32 | Contextualizao do violino 39 | Experincias 46 | O violino em Portugal 49 | Breve observao do mercado 50 | Luis & Clark, Mezzo-forte e Qarbonia 52 | Oferta e preos da concorrncia 54 | Anlise crtica

56 | Desenvolvimento de um prottipo
58 | Metodologia projetual 62 | Materiais e propriedades 64 | Desenvolvimento de um modelo de volume 69 | Desenvolvimento CAD do violino 81 | Peas de referncias para os moldes 84 | Produo de moldes 87 | Criao de um prottipo formal

96 | Criao do prottipo funcional


98 | Produo dos componentes 110 | Previso de atividades futuras

112 | Consideraes finais 116 | Referncias e lista de figuras 128 | Anexos

12

13

glossrio
Breather: uma manta, utilizada no processamento de materiais compsitos. Esta manta colocada depois da pelcula desmoldante do laminado, e antes de a pea recm-laminada ir a vcuo. A sua principal funo criar um corredor permevel ao ar, para este ser sugado em vcuo, mas tambm para absorver os excessos de resina. CAD: Iniciais de Computer Aided Design. Traduzindo para portugus significa desenho assistido por computador. MDF: Iniciais de Medium Density Fiberboard. Este um maCAE: Iniciais de Computer Aided Engeneering. Traduz-se na utilizao de software especializado para o desenvolvimento de engenharia. Peel Ply: um material (ou pelcula) utilizado no procesCAM: Iniciais de Computer Aided Manufacturing. Este um processo utilizado para produzir peas, assistido por computador. Processos como o CNC, que utilizam controladores numricos, podem ser considerados como CAM. CEO: Iniciais de Chief Executive Officer. Em ambiente empresarial, este o cargo diretor executivo da empresa. CNC: Significa computer numeric control. Traduzindo para portugus significa controlo numrico por computador. Cordofones: Instrumentos musicais em que o som produzido por uma corda sobre tenso (Infopdia, 2013). CTO: Iniciais de Chief Technical Officer. Em ambiente empresarial, o CTO o responsvel mximo nas funes de cariz tecnolgico. Twill weave: um dos tipos de orientao para as fibras dos materiais compsitos. Este tipo de matriz caracterizado por um ou mais filamentos de fibra que se passam por baixo ou por cima de dois ou mais filamentos, sendo que este padro repetido ao longo de toda a tela de fibra. samento de materiais compsitos. O peel ply colocado depois de o laminado ter sido criado. responsvel por conferir um acabamento regular superfcie interior do laminado, e ajuda na compactao das fibras. Render: Representao fotorealista de um objeto desenvolvido em CAD 3D. Tessitura: Extenso total, desde a nota mais grave mais aguda, abrangida pela voz humana ou por um instrumento musical (Infopdia, 2013). terial derivado da madeira que consiste na juno de fibras de madeira com resinas sintticas. HPL: Iniciais de um material chamado High Pressure Laminate (laminado de alta presso). Este material frequentemente encontrado em paineis fenlicos. Hand lay-up molding: Consiste na aplicao manual da matriz do material compsito dentro do molde. Posteriormente, esta matriz posteriormente saturada com uma resina (polister ou epoxy, principalmente).

14

15

prefcio

16

17

Enquanto objetivo pessoal acadmico e profissional, o mestrado foi encarado como uma oportunidade de consolidar e desenvolver competncias necessrias a um designer. Assim sendo, o grau de mestre era algo desejvel e imprescindvel. Neste contexto, a possibilidade de desenvolvimento de um estgio curricular encarada como uma experincia nica de aprendizagem e contacto com o universo profissional. O estgio desenvolvido na IDEIA.M possibilitou, sem dvida, a aplicao de conhecimentos e o desenvolvimento profissional como designer, revelando-se uma mais valia e um suporte fundamental obteno do grau de mestre em Design de produto. O estgio curricular foi desenvolvido entre setembro de 2012 e outubro de 2013, pelo que necessrio enfatizar a disponibilidade da empresa para enquadrar um projeto num perodo que excede as 450 horas obrigatrias num estgio de mestrado. O presente relatrio foi dividido em seis captulos (prefcio, caracterizao do estgio, caracterizao e histria do violino, desenvolvimento de um prottipo, criao do prottipo final e consideraes finais) de modo a descrever de forma completa as fases de desenvolvimento e as atividades realizadas durante o projeto. A escolha do propsito do estgio partiu de uma sugesto da instituio de acolhimento, visto que a vontade de desenvolver um violino acstico fazia parte dos planos da empresa. Assim sendo, o projeto foi atribudo ao estagirio como ncleo do seu estgio e relatrio acadmico. Partiu tambm de uma sugesto da IDEIA.M a escolha da fibra de carbono como material de construo para o violino, visto que j tinham desenvolvido instrumentos musicais nesse material, aliado ao facto de possurem o conhecimento e tecnologias necessrias produo do violino.

Assim sendo, ficou definido que o propsito do estgio curricular seria o design e desenvolvimento de um violino acstico produzido em polmero reforado com fibra de carbono (CFRP). Depois de definido o tema e o propsito do estgio curricular, foi realizada investigao (a vrios nveis) no sentido de contextualizar e analisar o objeto de estudo, para se encontrar uma abordagem possvel, de carcter contemporneo, para o presente projeto de design. Ao desenvolver uma nova proposta para um violino acstico, importante considerar e ponderar algumas condicionantes prvias investigao e ao seu desenvolvimento. O violino um instrumento musical que evoluiu ao longo dos sculos, graas a grandes construtores como Amati e Stradivari, tornando-se um arqutipo formal e materialmente estvel. A sua popularidade tambm evidente, visto que utilizado em vrios contextos, desde a msica erudita, interpretada por grandes orquestras e por msicos (profissionais e amadores), at msica pop, o que tambm revela que existe uma grande diversidade de utilizadores (desde os mais experimentalistas at aos mais conservadores). Tendo isto em conta, o objetivo principal deste projeto foi desenvolver, ao nvel do design, uma soluo contempornea para o violino, que incorpore em si o esprito do arqutipo formal profundamente enraizado, e que seja capaz de agradar a um pblico experimentalista, mas tambm ao utilizador mais conservador. Visto que este um projeto de estgio, existem tambm outros fatores que devem ser analisados, de modo a compreender melhor a estrutura da empresa de acolhimento. A descrio da empresa, bem como dos seus principais valores, a anlise do modelo de negcios e a criao

de um cronograma, so alguns dos elementos caracterizadores a desenvolver. No contexto deste projeto, tambm importante referir o papel que a tecnologia tem na criao do design. Nos dias de hoje, as tecnologias de modelao CAD 3D, prototipagem rpida, maquinao CNC, entre outras, permitem ao designer controlar e simular o que desenha no papel, ou seja, visualizar virtualmente os seus objetos, e produzi-los com um grande rigor dimensional. A utilizao de tais tecnologias neste projeto, possibilita a criao rpida de prottipos intermdios, que permitem a constante comparao e avaliao dos mesmos, bem como a correo de eventuais falhas. Este foi um fator importante para a evoluo do projeto. A opinio do utilizador tambm um fator importante para este projeto. Tal como foi referido anteriormente, existe uma grande diversidade de utilizadores (e utilizaes) do violino, fazendo com que se torne quase impraticvel estudar um universo to vasto. Deste modo, foi adotada uma metodologia de investigao intensiva, atravs de um pequeno grupo de utilizadores. Este grupo composto por interlocutores e/ou players vlidos com diferentes contextos de utilizao do violino, como alunos, professores, msicos profissionais e construtores de instrumentos musicais. Este mtodo ir fazer com que o projeto seja alvo de opinies e de um acompanhamento regular. O presente relatrio de estgio pretende ilustrar todo o processo de design e desenvolvimento do projeto (bem como todas as atividades desenvolvidas), de um modo completo e esclarecedor, abordando no s os fatores que foram referidos, mas tambm outros de particular interesse, enquanto experincia em ambiente empresarial e profissional.

18

19

caracterizao do estgio

20

21

ideia.m
A IDEIA.M uma empresa de Design e Engenharia de produto, especializada em tecnologias e materiais avanados, promovendo assim a inovao em cada novo produto. Esta uma empresa que integra o design e a engenharia na criao de projetos, desenvolvendo conceitos inovadores e criativos, mas tambm realizando estudos avanados para estruturas dinmicas, permitindo assim um desenvolvimento mais aprofundado e integrado dos projetos, fazendo com que estes sejam corretamente desenvolvidos e coerentes com a evoluo social e tecnolgica. Relativamente aos materiais e tecnologias utilizadas, pode perceber-se que h uma preocupao em utilizar materiais eficazes, sendo que os materiais compsitos (fibra de carbono, fibra de vidro, entre outros) so frequentemente encarados como uma boa soluo, devido sua relao peso/resistncia (entre outras caractersticas). Apesar da especializao em materiais avanados, a IDEIA.M tambm possui um grande interesse na criao de peas em cortia, material nacional por excelncia e com grande potencial. Para a criao dos seus projetos, a IDEIA.M tem ao dispor diversas tecnologias, como software CAD 3D (para a modelao e visualizao dos objetos), impresso 3D em ABS, digitalizao 3D, fresadora CNC a 3 eixos, maquinao a 5 eixos, sistemas de pintura e vcuo, permitindo assim o desenvolvimento e concretizao dos projetos, desde os primeiros sketches, at ao produto final. tambm importante realar que manter uma atividade contnua de investigao e desenvolvimento essencial para a IDEIA.M, visando acompanhar as tendncias e a evoluo tecnolgica, para alm de proporcionar cada vez mais e melhores servios aos seus clientes. Em relao sua histria, a IDEIA.M foi criada em maro de 2008, pelos seus scios fundadores - Jlio Martins (CEO) e Joo Petiz (CTO) - e est atualmente sediada na UPTEC Parque de Cincia e Tecnologia da Universidade do Porto. Jlio Martins licenciado em Engenharia Mecnica pela FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e possui o curso avanado de construo e execuo de instrumentos musicais (CISM, Itlia, 2006), bem como o curso de estudos avanados em design e desenvolvimento de produto (FEUP, 2010/2011). Joo Petiz possui o grau de mestre em Engenharia Mecnica da FEUP, tendo tambm realizado ERASMUS na Teschnische Universitt Darmstadt (Alemanha, 2004/2005). Para alm dos seus scios-fundadores, a IDEIA.M constituda por Pedro Oliveira (responsvel pelo laboratrio de prototipagem e produo da empresa), Eduardo Gonalves (designer de produto) e Emanuel Dias (designer de produto), sendo que estes dois ltimos obtiveram o grau acadmico de mestre na ESAD - Matosinhos. Em termos de experincia, a IDEIA.M possui um vasto know-how relativamente a diversas reas do desenvolvimento do produto, sendo que este fator contribui para a versatilidade de trabalhos desenvolvidos pela empresa. A IDEIA.M tem vindo a desenvolver projetos na rea dos instrumentos musicais (tendo desenvolvido uma guitarra eltrica em compsito de fibra de carbono, sendo que este produto permitiu a criao de uma marca - AVA - dedicada produo de guitarras em fibra de carbono), e tem vindo a intervir tambm na aeronutica (nesta rea foi desenvolvida uma aeronave ultraligeira, movida a motor, com capacidade para 2 tripulantes, integralmente em materiais compsitos), equipamento urbano, construo civil (desenvolvimento de perfis em fibra de vidro para janelas), desenvolvimento de dispositivos laboratoriais, criao de equipamentos domsticos, robtica e design de mobilirio. Esta diversidade de projetos demonstra a versatilidade da empresa. Produo (Gesto de produo, ps-produo (melhoria contnua do produto), avaliao de custos, definio de ferramentas e moldes, definio de linhas de produo, e definio do ciclo de vida do produto). Comunicao (Criao de grafismos e embalagem, rotulagem e criao do manual de utilizao); Validao (Ensaios mecnicos, preparao para produo, Benchmarking, testes com utilizador); Prototipagem (Criao de modelos funcionais, prototipagem rpida 3D e criao de testes e refinamento do projeto); Engenharia (Conceo de CAD/CAE, verificao da legislao e restries, verificao de homologaes); Desenvolvimento (Criao de sketching manual/digital, rendering, estudos de executabilidade, prototipagem); Conceito (Definio do conceito do produto e criao de briefing, brainstorming, mindmaping, etc.); Observao (Investigao criativa, anlises de mercado e estudos de viabilidade); A IDEIA.M possui um processo de inovao criativa bem definido, que permite a gesto do processo de design e desenvolvimento do produto, garantindo a evoluo do projeto de forma sistemtica, integrando-se perfeitamente com as principais reas de atividade da empresa. As fases do processo de inovao criativa so as seguintes: O desenvolvimento de projetos internos da IDEIA.M levou criao de algumas marcas referentes a diferentes tipos de produtos. As marcas criadas dentro da prpria IDEIA.M foram a AVA (marca relativa guitarra eltrica produzida em compsito de fibra de carbono), a OXIO LabTools (correspondente ao desenvolvimento de tecnologias laboratoriais para qumica analtica), a MEKK racing technologies (projeta e produz componentes em fibra de carbono para competio automvel) e mais recentemente, Casal Vadio e Douro Creative Studio (design de produto).

22

23

IDEIA.M | PROJETOS INTERNOS

IDEIA.M | PROJETOS EXTERNOS

REA

PROJETO

MARCA

REA

PROJETO

Instrumentos musicais

Desenvolvimento e produo de uma guitarra eltrica em compsito de fibra de carbono - AVA one.

AVA guitars (http://www.avaguitars.com)

Aeronutica

Design e desenvolvimento de aeronaves tripuladas, de categoria ultraligeira.

Robtica Competio automvel Criao de componentes para a competio automvel. MEKK racing technologies (http://mekkracing.com) Energia elica Equipamento laboratorial Desenvolvimento de tecnologias laboratoriais para qumica analtica. OXIO Lab Tools (http://www.ideiam.com/labtools) Equipamento laboratorial Transportes Desenvolvimento de uma bicicleta eltrica e uma doca para um sistema de bike sharing - E-bike Sharing. Design e desenvolvimento de uma trike. Construo civil Equipamento urbano

Design e desenvolvimento de plataformas para veculos autnomos no tripulados.

Desenvolvimento e produo de geradores de energia elica.

Desenvolvimento de equipamento e mobilirio para laboratrios de anlises.

Design e desenvolvimento de quiosques e mobilirio para exterior.

Design e desenvolvimento de perfis para caixilharia de janelas em materiais compsitos.

Design de Produto

Design de produtos inovadores e atraentes, produzidos com diversos materais, desde a cortia aos compsitos de fibra de carbono. Design e desenvolvimento de objetos produzidos em cortia.

DCS - Douro Creative Studio (http://www.dourocreativestudio. com)

Casal Vadio (http://www.casalvadio.com)

24

25

projeto de estgio
O estgio desenvolvido na IDEIA.M foi desde o incio encarado como uma forma de consolidar conhecimentos e desenvolver um projeto e competncias na rea de Design de produto, mas tambm como uma oportunidade de ter um contacto mais prximo com a realidade profissional. Este contacto mostrou-se ainda mais importante numa empresa em que o design de produto e a engenharia se complementam na criao de projetos, e onde possvel trabalhar com tecnologias e mtodos de produo avanados. Isto traduz-se numa experincia pre-profissional muito enriquecedora e importante. Para alm disso, o estgio foi desenvolvido num ambiente motivador, colaborativo e muito acolhedor, visto que todos os membros da empresa estiveram sempre disponveis para participar e colaborar nas diversas etapas do projeto, fazendo regularmente crticas construtivas e, se necessrio, sugerindo novas solues. Enquanto num coletivo o indivduo pode pegar nas associaes e ideias de outros, a pessoa isolada est sozinha com as suas reflexes (...) Quando vrias pessoas se unem, aumenta automaticamente o potencial criativo (Tschimmel, 2011, p.40). Este tipo de ambiente empresarial muito importante no contexto de um estgio, no s para a integrao do estagirio na empresa, mas tambm para o sucesso e dinmica do projeto. As primeiras conversas com os scios fundadores da empresa, tiveram como objetivo uma breve apresentao da empresa (filosofia, tecnologia disponvel, projetos), do candidato a estgio, e tambm a definio do tema do estgio curricular. Em conversas anteriores com outras pessoas acerca da guitarra eltrica AVA, foi surgindo a ideia e o interesse de desenvolver um violino em fibra de carbono. Para alm disso, um dos interesses comuns entre scios fundadores e estagirio era a msica. Este ltimo, alm de frequentar aulas e integrar grupos musicais, tinha Como objetivo secundrio (em caso de haver tempo), foi proposto que fosse desenhada uma proposta para a caixa do violino. Depois de ser definido o propsito do estgio, bem como os seus objetivos, procedeu-se recolha de opinies de violinistas sobre o novo instrumento, bem como as suas expectativas em relao a possveis alteraes (com base num breve questionrio, sem valor cientfico, distribudo a um nmero restrito de profissionais e alunos de violino com formao avanada). Pretendia-se obter a opinio de outros players, como construtores, compositores, etc., como o objetivo de enquadrar e definir uma abordagem formal e objetiva para o projeto, numa perspetiva de design centrado no utilizador. Se possvel, desenhar uma queixeira para o violino; O principal material de produo seria o compsito de fibra de carbono; Desenhar uma soluo para o violino acstico, com uma linguagem formal inovadora e apelativa, capaz de se diferenciar dos violinos produzidos atualmente; Dada a grande diversidade de contextos de utilizao do violino clssico, e consequentemente, a dificuldade (ou mesmo impossibilidade) de traar um perfil comum a todos os violinistas, foi desenvolvido um inqurito para uma definio mais objetiva da abordagem a adotar. Este inqurito (ver anexos) foi distribudo a um nmero restrito de alunos (com uma boa formao) e profissionais de violino, de modo a que se pudesse perceber as opinies de alguns violinistas sobre o instrumento e o seu aspeto formal, bem como as suas expectativas em relao a possveis alteraes no violino. A sua opinio era uma forma de definir uma possivel abordagem para o projeto, baseada no apenas num ponto de vista pessoal. Tschimmel (2011) refere que a diferena entre uma pessoa e um grupo no apenas o maior nmero de ideias, opinies e perspetivas, mas tambm uma nova dinmica, que se revela influenciadora no processo criativo e, consequentemente, no seu resultado. Depois de terem sido recolhidos, os questionrios foram analisados de modo a tentar encontrar padres de opinio que encaminhassem o projeto numa dada Grande parte dos inquiridos no conhece violinos feitos noutros materiais. Apesar disso, todos os inquiridos conhecem os violinos eltricos. Ao nvel da personalizao do violino no existe consenso. Alguns dos inquiridos preferiam o violino em cores mais escuras, enquanto outros preferiam o violino em tonalidades mais claras. No entanto, as tonalidades mais escuras (nomeadamente o preto) so as mais referidas; Foi frequentemente referido que a queixeira do violino no muito confortvel, e que a forma ou o material da queixeira poderiam ser alterados de modo a proporcionar maior conforto ao instrumentista; Grande parte dos inquiridos gosta da forma e tamanho atuais do violino; orientao, ou seja, um caminho de inovao. Esta anlise permitiu que fossem retiradas algumas concluses: um interesse particular por este instrumento dentro da expresso musical. Assim sendo, o desenvolvimento de um violino acstico foi considerado como uma oportunidade motivadora e interessante, tanto para o estagirio como para a IDEIA.M, e foi proposto pela empresa que este fosse o tema do estgio curricular. Definido o tema, foi necessrio definir os principais objetivos a atingir. Os pressupostos deste projeto foram os seguintes:
(...) o design centrado no utilizador pode fornecer uma orientao que promove uma apreciao mais profunda das necessidades dos utilizadores e do que tem valor para os clientes. A sensibilidade para os aspetos subjacentes s reaes do cliente/utilizador para os produtos pode ter um impacto significativo tanto na direo do desenvolvimento do produto, como no eventual sucesso do produto final (Mozota & Veryzer, 2005, p.132).

brief

26

27

Dado a que existe um grande consenso em relao forma e som do violino, optar por uma linguagem formal muito distante do arqutipo que permanece praticamente inalterado desde o sc. XVIII, alm de poder ser algo arriscado, poderia tambm traduzir-se num objeto que no fosse identificado como um violino. De facto, (...) o possvel-pensvel pode produzir o novo, pode afastar-se do existente e at neg-lo. No pode, no entanto, prescindir do que existe: o existente o ncleo no qual se forma o pensamento criativo e onde este vai buscar o estmulo. (Manzini, 1993, p.52)

O design centrado no utilizador desempenha outro papel no processo de design atravs de uma compreenso cognitiva e dos processos de comportamentais (..) Produtos como as motos Harley Davidson, os automveis Ferrari, as cadeiras Eames e os computadores da Apple, parecem estar imbudos de uma natureza ou qualidade que vai para alm dos materiais em que cada um construdo (..) o que importante para o consumidor no so os bens por si s mas o seu potencial de providenciar uma relao (..) A esttica no nosso mundo ps-moderno por vezes entendida como emoes partilhadas, e o produto como objeto de culto (..) A natureza abrangente do design centrado no utilizador particularmente adequada para ajudar a criar novos produtos que vo conciliar o paradoxo da necessidade de excitao e prazer com a necessidade das pessoas de relacionar os produtos que encontram aos padres cerebrais existentes para que possam estar confortveis com uma inovao (..) O design de uma inovao mais facilmente integrado na mente e na vida das pessoas quando desenvolvido para evocar um vocabulrio vivencial partilhado e um entendimento pr- existente (Mozota & Veryzer, 2005, pp. 137-138).

Assim sendo, a linguagem formal do projeto foi orientada no sentido de introduzir algumas alteraes a nvel esttico em relao ao violino "clssico", sem alterar demasiado a sua essncia, de modo a que o novo produto seja facilmente reconhecido como um violino. Deste modo, seria possvel agrandar a um pblico conservador, mas tambm aos violinistas mais experimentalistas e inovadores.

28

29

caracterizao e histria do violino

30

31

contextualizao do violino
O violino um instrumento musical, pertencente famlia dos instrumentos de corda friccionada (tambm conhecida por cordofones friccionados), sendo o instrumento mais pequeno desta famlia (constituda tambm pela viola darco, violoncelo, e contrabaixo). O som produzido pela ao de friccionar as cerdas do arco de madeira sobre as cordas, mas tambm pode ser obtido por outros mtodos, como por exemplo, beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), entre outros. O violino possui 4 cordas, de diferentes espessuras, sendo que a cada uma delas corresponde uma nota musical, Sol, R, L e Mi (desde a mais grave mais aguda, respetivamente), que permitem uma grande tessitura, ou seja, um vasto leque de notas que podem ser tocadas (ver figuras 4 e 5). provavelmente um dos instrumentos musicais mais famosos e tocados no mundo, no s devido ao facto de ser o instrumento principal da orquestra clssica, mas tambm por ser muito verstil musicalmente, sendo utilizado em diversos gneros musicais (msica erudita, jazz, folk, pop, rock, etc.) e contextos (profissional, aprendizagem, hobby, etc.), e pela sua forma muito caracterstica, praticamente inalterada desde o sc.XVIII. No existe um consenso geral acerca do ano exato de origem do violino e quem foi o seu criador, mas sabe-se a que poca em que foi criado, e alguns dos primeiros construtores. Segundo Henrique (1999), o violino ter surgido na primeira metade do sc.XVI, altura em que os instrumentos de corda friccionada mais importantes eram a rabeca, a lira da braccio e a viela renascentista (ver figuras 1, 2 e 3). Estes instrumentos, para alm de serem os antecessores medievais e renascentistas do violino, apresentam algumas caractersticas do violino como a posio do instrumento (apoiado sobre o ombro), a afinao e o modo de pegar no arco. Para alm disso, o violino surge representado em algumas obras do pintor italiano Gaudenzio Ferrari (1480-1546), o que considerado a primeira referncia histrica ao novo instrumento. Brito e Brito (2009) referem que Gasparo de Sal (1540-1609) ter sido o primeiro construtor a ter xito na construo do violino, sendo que o seu modelo foi melhorado e chegou forma clssica pelas mos do construtor Nicolo Amati (15961684). As capacidades do violino fizeram com que este acabasse por se afirmar no contexto da msica barroca, conduzindo o instrumento fama. Foi durante os sculos XVII e XVIII que a tcnica e qualidade de construo do violino atingiram o ponto mximo, graas ao enorme contributo de construtores como Andrea Guarnieri, Jacob Stainer, e Antnio Stradivari. Este ltimo nome provavelmente o expoente mximo da histria da construo do violino. Quando se fala deste instrumento, o nome Stradivarius frequentemente associado, como um exemplo (se no o maior exemplo) de qualidade e beleza formal e sonora. No entanto, o segredo para a qualidade dos instrumentos musicais produzidos por Stradivari (violinos, violoncelos e violas darco) permanece um mistrio, apesar dos testes e teorias que so desenvolvidas em relao a estes instrumentos. Apesar de este ter sido o momento mximo da construo do violino, continuaram a ser construdos violinos de grande qualidade, no s em Itlia mas tambm em outros pases, como Portugal, Frana, Austria e Inglaterra. Segundo Henrique (1999), durante os sc. XVIII e XIX destaca-se o trabalho dos construtores franceses Nicolas Lupot (1758-1824), Jean-Baptiste Vuillaume (1798-1875) e dos portugueses Jos Galro e A. Sanhudo.
3 | Lira da braccio 2 | Rabeca renascentista

1 | Viela renascentista

32

33

LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DO VIOLINO 9 10 11 12


2 3 4 5 6 7 Cravelhame Pestana Brao (e escala) Tampo Costas fes Pea onde as cravelhas ficam presas. Zona da escala onde as cordas apoiam Pea estrutural. Componente de vibrao do violino Componente de vibrao do violino Zona do tampo por onde sai o som Componente com funo esttica

1 2 3 4 5 6 7 8

N 1

Nome do componente Voluta

Descrio da funo Componente com funo esttica.

13 14 15 16 17 18

Barra Harmnica (no interior do tampo)

Transmite as frequncias graves ao tampo Confere rigidez ao tampo Aumenta e diminui a tenso das cordas Aumenta e diminui a tenso das cordas Pea que prende as cordas. Responsveis pela produo do som. Pea que fixa o estandarte ao boto. Pea estrutural. Transmite as vibraes do tampo s costas; Confere rigidez ao tampo.

9 10 11 12 13 14 15

Cravelha Esticador Estandarte Cordas Fio Ilharga Alma (no interior do tampo)

16 17
4 | levantamento dos principais componentes do violino

Boto Queixeira Cavalete

Prende o estandarte. Serve de suporte para o queixo do violinista. Transmite a vibrao das cordas ao tampo.

18

34

35

25

130

12

270

195

44 206

114

70

356

39 15

327

Escala 1:3 Medidas em mm

5 | levantantamento das principais dimenses do violino tradicional (vista de topo e lateral)

36

37

Apesar de a forma do violino se ter mantido praticamente inalterada, no fim do sc.XVIII foram introduzidas pequenas alteraes para adaptar o instrumento s necessidades tcnicas dos violinistas. Segundo Baines (2002), foi Franois Tourte que desenvolveu a forma do arco atual. Este construtor alterou ligeiramente a forma do arco, tornando-o mais flexvel, para que fosse possvel ao instrumentista atacar as cordas com mais convico e fora. Consequentemente, foi necessrio aumentar a altura do cavalete
6 | Lady Blunt de Antonio Stradivari, 1721

experincias
A partir do final do sc. XIX, comearam a ser realizadas experincias no sentido de procurar novas abordagens para o violino, ou seja, novos materiais, novas sonoridades adaptadas aos gneros musicais emergentes (como por exemplo, a msica Jazz, no incio do sc. XX), enfim, novas possibilidades. Provavelmente, a primeira experincia neste sentido, foi desenvolvida nos Estados Unidos da Amrica em 1891. Pensa-se que nesta data Alfred Springer criou e patenteou o primeiro violino produzido em alumnio (ver figura 8). Para a poca, esta deve ter sido uma criao algo chocante para uma sociedade habituada a ver, e ouvir, violinos de madeira. No entanto, depois desta experincia, procurou-se aplicar o alumnio noutros instrumentos, como o violoncelo, e melhorar a qualidade da construo com este material. J no sc. XX, foram desenvolvidas experincias no sentido de eletrificar o som. Isto no serviu apenas para amplificar o som proveniente dos instrumentos musicais, mas tambm para haver a possibilidade de, como foi referido anteriormente, se desenvolver e explorar novas sonoridades. Este fenmeno teve grande impacto em instrumentos como a guitarra, visto que a guitarra eltrica foi aplicada em diversos gneros musicais emergentes (rock, jazz, blues) contribuindo para a sua afirmao, e dado a que este instrumento foi e continua a ser, muito provavelmente, o instrumento musical eletrificado mais famoso e com mais sucesso. No demorou muito tempo a que a possibilidade de eletrificar e amplificar o som fosse tambm aplicada no violino. Segundo Sadie (1984), um dos primeiros violinos eltricos a serem desenvolvidos, foi o giant tone radio violin, criado por R. F. Starzl, em 1927 nos Estados Unidos da Amrica.

em cerca de 5 mm, para que este fosse mais resistente aos golpes mais violentos do arco sobre as cordas. Foram tambm realizadas ligeiras alteraes ao nvel da posio e comprimento do brao, aumentando ligeiramente o seu comprimento, e tambm das dimenses da barra harmnica. A partir desta poca, o violino no foi alvo de modificaes, mantendo-se assim um arqutipo formal, dimensional e acstico at aos dias de hoje. No panorama da construo de violinos, o nico aspeto que pode diferir so alguns apontamentos estticos, que variam de construtor para construtor, e que quando so introduzidos funcionam como uma assinatura, ou uma marca pessoal do criador. O facto de a forma do violino se ter tornado um standard, aliado ao desenvolvimento e crescimento industrial caracterstico do sc. XX, permitiu que o violino fosse produzido industrialmente e em grandes sries, tornando-o bem mais acessvel. Apesar disso, a qualidade formal e acstica dos instrumentos criados pela indstria no capaz de rivalizar com a dos violinos produzidos artesanalmente. Geralmente, quanto maior for o grau de trabalho, ateno com os detalhes e matrias-primas utilizadas, e acabamento do instrumento, maior ser a sua qualidade e, obviamente, maior ser o seu preo, mas so estes instrumentos com maior teor de trabalho artesanal que por que a construo artesanal de violinos no seja uma arte ultrapassada, mas bem pelo contrrio, um ofcio bem atual, procurado pelos msicos.

7 | Yamaha AV5 SKU da Yamaha Corporation

norma so a preferncia dos msicos. Este fator faz com

8 | violino produzido em alumnio, desenvolvido em 1891 por Alfred Springer

38

39

A amplificao do som deste violino tinha como base um pequeno componente muito inovador para a poca, o pickup, que era colocado nos fes do violino convencional. Apesar deste instrumento ser uma inovao tecnolgica que permitiu novas possibilidades, procurou-se melhorar estes primeiros modelos e desenvolver novas propostas para o violino eltrico. De todos os instrumentos desenvolvidos, um dos mais famosos o VioLectric, criado por John Dopyrea e pela National Dobro Corporation, no ano de 1936 em Los Angeles (ver figura 10). Este violino tem a particularidade de o pickup estar integrado no corpo do violino, mais precisamente no tampo, junto zona do cavalete. Um dos msicos que esteve intimamente ligado a este violino, e que elogiava as suas capacidades a nvel musical foi Stuff Smith, um famoso violinista americano de msica Jazz da primeira metade do sc. XX. Depois da 2 Guerra Mundial, no houve grandes evolues visto que a qualidade dos sistemas de amplificao e dos pickups especiais veio revelar que os instrumentos acsticos j podiam ser eletrificados de um modo muito eficaz (Sadie, 1984, pp. 659 - 660, traduo livre). No entanto, a afirmao e popularidade do violino eltrico cresceu bastante desde a segunda metade do sc. XX at atualidade, no s por haver mais produtores e consequentemente maior oferta deste instrumento, mas tambm por ser cada vez mais utilizado em diversos gneros musicais, e por grandes msicos, como o caso de Vanessa Mae e do francs Jean-Luc Ponty, violinista e compositor de msica Jazz. Com o aparecimento dos materiais compsitos (como os polmeros reforados a fibra de carbono e fibra de vidro) na primeira dcada do sc. XX, foram realizadas experincias no sentido de perceber se era possvel a sua utilizao na construo de instrumentos musicais. Os resultados obtidos com projetos como a guitarra Ovation, criada nos anos 60 do sculo passado, permitiram perceber as potencialidades acsticas destes materiais e as suas vantagens em relao madeira, e impulsionaram novas experincias com outros instrumentos, como o violino. Visto que a criao de peas em fibra de carbono pode ser realizada manualmente e de um modo relativamente simples (desde que haja os recursos necessrios), provvel que muitos tenham tentado criar o seu violino, e por isso

no possvel definir em concreto quem criou o primeiro violino neste material e quando o criou, mas sabe-se que durante os anos 80, Carleen Hutchins em colaborao com a Hercules Materials Company produziu um hbrido experimental, usando um tampo em fibra de carbono unidirecional. (Dominy & Killingback, n.d., p.1 traduo livre). Apesar de o instrumento desenvolvido ser hbrido (tem apenas o tampo em compsito de carbono e os restantes componentes em madeira), permitiu analisar e experimentar as propriedades do novo material (ver figura 11). Atualmente, existem marcas que se dedicam produo de violinos (bem como outros instrumentos da sua famlia) em compsito de carbono, tais como a Luis & Clark (E.U.A.) e a Mezzo-forte (Alemanha) Estas marcas foram criadas na primeira dcada do sc.XXI. Este um mercado em expanso, e comeam a surgir outras marcas concorrentes (ainda que em fase embrionria, com poucos anos de maturao do produto), como o caso da Qarbonia (Espanha) criada no ano de 2013. Estas marcas apresentam os seus instrumentos como uma alternativa de grande qualidade aos que so construdos em madeira, associando-os a grandes instrumentistas, como fez a Luis & Clark associando os seus violoncelos com os testemunhos do famoso violoncelista Yoyo Ma (ver figuras 12 a 15). Apesar da importncia das inovaes que foram mencionadas anteriormente, necessrio salientar que atualmente a esmagadora maioria dos violinos escolhidos pelos msicos so produzidos em madeira, segundo um mtodo artesanal. Tal como foi referido anteriormente, quanto maior for o grau de trabalho manual, ateno com os detalhes, cuidado na escolha das matrias-primas utilizadas e acabamentos, maior ser a qualidade formal e acstica do violino. Alm disso, estas so caractersticas que, para alm do aspeto visual, se revelam muito importantes e que fazem com que os msicos prefiram um violino artesanal a
10 | violino eltrico Violectric (1936) 11 | violino hbrido criado por Carleen Hutchins e a Hercules Materials 9 | violino eltrico Vivo2, produzido atualmente pela Ted Brewer Violins

um violino produzido industrialmente.

40

41

42
12 | violino produzido pela Luis & Clark 13 | violino produzido pela Mezzo-Forte 15 | Yoyo Ma com o seu violoncelo Luis & Clark 14 | violino produzido pela Qarbonia

43

Sc. XV/XVI
Os instrumentos de corda friccionada mais famosos so a lira da braccio, a rabeca e a viela renascentista

Final do sc. XVIII


Alteraes na espessura das cordas; criao do arco com forma convexa

1974
Carleen Hutchins desenvolve um violino hbrido (tampo em fibra de carbono e corpo em madeira)

2013
A marca espanhola Qarbonia lana o seu primeiro violino produzido em fibra de carbono

Anos 20 do sc. XX Sc. XVII


Nicolo Amati cria a forma do violino tal como conhecida atualmente Desenvolvimento e criao dos primeiros violinos eltricos

Sc. XV

Sc. XVI

Sc. XVII

Sc. XVIII

Sc. XIX

Sc. XX

Sc. XXI

Incio do sc. XXI Sc. XVII/XVIII


Auge do desenvolvimento e construo do violino, com construtores como Guarnieri, Stainer e Stradivari

1891
Alfred Springer cria pela primeira vez um violino em alumnio

Criao e desenvolvimento de construtores de violinos em fibra de carbono (Luis & Clark e Mezzo-forte)

1 metade do Sc. XVI


Aparecimento dos primeiros violinos. Comeo do declnio de instrumentos como a lira da braccio

Sc. XVIII/XIX
Destaque para os construtores portugueses Jos Galro e Antnio Sanhudo

1972
Auge da construo de violinos em Portugal com o trabalho de Domingos Capela

44

45

16 | cronograma do violino

o violino em portugal
A construo de instrumentos musicais em Portugal um ofcio com alguma tradio. Para alm da construo de guitarras portuguesas, que provavelmente um dos instrumentos musicais mais ligados identidade portuguesa, existem muitos outros que tambm poderiam ser referidos. Existem instrumentos musicais que so caractersticos de uma dada regio do pas, e so trabalhados a nvel regional. Este facto visvel novamente atravs da guitarra portuguesa, que conta com algumas variantes (Porto, Coimbra, Lisboa), cuja forma est intimamente ligada respetiva regio. A estes instrumentos, reconhecida internacionalmente a qualidade, a excelncia da sua construo, bem como a sua beleza. No entanto, esta fama no exclusiva da guitarra portuguesa. A construo de violinos em Portugal tambm famosa internacionalmente em termos de qualidade e excelncia, sendo que este estatuto tambm no novidade. referido por Henrique (1999) que durante os sculos XVIII e XIX os construtores portugueses Jos Galro (de Lisboa), A. Sanhudo (do Porto) e J.J. Fonseca se destacaram na construo de violinos (ver figuras 17 e 18).

Durante o sc. XX, a fama da construo de instrumentos musicais em Portugal atingiu possivelmente o seu apogeu com a famlia Capela, nomeadamente com os seus violinos. Segundo Brito e Brito (2009), o sucesso desta famlia natural de Espinho, tem incio com o trabalho de Domingos Ferreira Capela (1904-1976), que desde muito cedo tinha trabalhado com madeiras, adquirindo assim uma grande sensibilidade. Com apenas 20 anos, devido ao seu gosto pela msica, decide construir o seu primeiro violino, comeando a trabalhar como construtor de violinos. As reparaes de instrumentos que ele fazia, bem como os instrumentos que desenvolveu inicialmente, j revelavam grande sensibilidade e qualidade, e isso serviu de impulso sua fama e carreira como construtor de instrumentos musicais (ver figuras 19 e 20). O ponto mais alto da sua carreira foi atingido num concurso de construtores realizado em 1972, em Poznan (Polnia), onde juntamente com um dos seus filhos, Antnio Capela, ganhou vrios prmios cimeiros e medalhas. O trabalho e sucesso de Domingos Ferreira Capela eram (e so) reconhecidos internacionalmente, e foram continuados e divulgados pelo mundo com os seus filhos, Eng. Domingos Capela e Antnio Capela. Este ltimo, convidado com regularidade para ser membro do jri de diversos concursos de construo de violinos, membro da Associao Internacional de Construtores de Violinos e Arcos e tambm foi o fundador e vice-presidente da
19 | Antnio Capela com um dos seus violinos

17 | violinos criados por Jos Galro (em 1780 e 1794 respetivamente)

18 | violinos criados por Antnio Sanhudo (em 1849 e 1869 respetivamente)

20 | violino criado por Antnio Capela no seu atelier em Anta, Espinho

46

47

Associao Europeia de Construtores de Violinos e Arcos. Atualmente, Antnio Capela e o seu filho, Joaquim Antnio Capela, continuam a ganhar prmios e a construir violinos conhecidos pela sua beleza e qualidade, contribuindo no s para o reconhecimento do valor do trabalho produzido por esta famlia durante 3 geraes, mas tambm para a valorizao deste ofcio em Portugal. Para alm do trabalho da famlia Capela, existem outros construtores de violinos que trabalham em Portugal e que so reconhecidos pela qualidade do seu trabalho. Muitos trabalham em pequenos ateliers, recebendo encomendas de construo e/ou reparaes de instrumentos. No entanto, possvel destacar o trabalho do jovem construtor francs Thibaut Dumas, e do seu professor, Christian Bayon. Tal como referido na sua pgina na web (http://www.christianbayon.com) este ltimo, trabalhou no atelier do famoso construtor francs Etienne Vatelot, sendo que atualmente trabalha em Lisboa, no seu prprio atelier, onde constri violinos, violas darco e violoncelos (ver figura 21). So vrios os instrumentistas de renome internacional que reconhecem a qualidade do seu trabalho, como os violinistas Silvia Simionescu e Pavel Gomziakov.

breve observao do mercado


Antes de desenvolver um instrumento como um violino, necessrio fazer uma breve observao acerca do mercado global. No caso deste projeto, importante focar o mercado dos violinos construdos em fibra de carbono, visto que neste mercado que o presente projeto vai concorrer, mas tambm por ser muito recente. Identificar quais so os pases onde a venda de instrumentos musicais tem mais sucesso, foi uma das variveis observadas. Segundo o relatrio anual da NAMM (2011), possvel perceber que durante os primeiros anos do sc. XXI o volume global de vendas de instrumentos musicais cresceu ligeiramente, sendo que a partir de 2007 esta tendncia de crescimento foi interrompida por uma quebra significativa no volume de vendas, provavelmente devido crise finaceira global (ver figura 22). importante salientar que os pases onde a venda de instrumentos musicais obteve maiores volumes de vendas foram os Estados Unidos da Amrica, seguidos pelo Japo, Alemanha e China. Por outro lado, verifica-se que os mercados menos fortes entre os pases analisados, so a Holanda, Rssia, Brasil e Coreia do Sul (ver figura 23). importante perceber que os maiores volumes de vendas foram conseguidos em pases altamente desenvolvidos, na sua maioria fora da Europa (E.U.A., Japo e China). No velho continente a venda de instrumentos musi21 | Christian Bayon com um dos seus violinos 22 | volume global de vendas de instrumentos musicais entre 1998 e 2009 - NAMM (2011)

cais no consegue ter grande volume, muito provavelmente devido crise financeira que se instalou em muitos dos seus pases. Este facto, aliado a um experimentalismo muito caraterstico dos msicos japoneses e americanos, bem como o crescente aparecimento de grandes talentos neste pases, revela que fora da Europa que a probabilidade de sucesso ao introduzir um novo instrumento ganha mais expresso. Para alm disso, percetvel o investimento na aprendizagem da msica especialmente no Japo e China.
23 | volume global de vendas de instrumentos musicais em diversos pases - NAMM (2011)

48

49

Analisar o volume de vendas de um instrumento como o violino torna-se muito difcil, visto que atualmente existem inmeros construtores de violinos espalhados pelo mundo e diversas marcas. Este um mercado com um pblico-alvo muito divergente, o que torna esta tarefa impraticvel de realizar. No entanto, h fatores que podem ser analisados. importante referir que existem dois tipos de construo de violinos, que so distintos em termos de mtodos de construo, qualidade, e claro est, de valor comercial. A produo de violinos pode ser feita artesanalmente ou industrialmente. O primeiro caracterizado por ser desenvolvido por um construtor muito especializado, tambm conhecido por luthier, que constri os seus instrumentos com processos e ferramentas, maioritariamente manuais, e que dedica grande ateno aos pormenores, matrias pri-

mas, entre outros fatores, de modo a que o resultado final seja um instrumento de grande qualidade. Neste processo a cadncia de produo reduzida, visto que essencialmente manual. O segundo processo caracterizado, tal como o nome indica, pelo uso de mquinas e processos industriais. Neste caso, todo o processo de construo muito mais rpido, permitindo elevadas cadencias de produo. A ateno com detalhes, e consequentemente a qualidade do instrumento final, menor. Como j foi referido anteriormente, o cuidado e qualidade envolvidos neste tipo de processo influencia o custo do instrumento, mas estas so as caractersticas que, para alm do aspeto visual, se revelam mais importantes e que atraem os msicos para um dado violino. Neste caso, o que frede qualidade uma boa relao preo/qualidade.
25 | violino produzido pela Luis & Clark

quentemente procurado por quem compra um instrumento

luis & clark, mezzo-forte e qarbonia


Tal como j foi referido anteriormente, a esmagadora maioria dos violinos adquiridos pelos msicos, so construdos em madeira atravs de um processo artesanal. No entanto, a fibra de carbono comea, aos poucos, a ser encarada como um material interessante e eficaz para a construo de violinos. Isto deve-se ao facto de haver cada vez mais oferta no que diz respeito a este tipo de violinos e consequentemente, um maior nmero de marcas no mercado. Atualmente, possvel encontrar vrios exemplos de violinos construdos em fibra de carbono por construtores individuais, mas estes violinos no tm uma marca, ou seja, ainda so modelos em fase experimental. Mas existem trs marcas no mercado, que so atualmente as principais referncias no que diz respeito a violinos construdos em fibra de carbono. Uma dessas marcas, a Luis & Clark (www.luisandclark. com), a mais conhecida internacionalmente, e foi a primeira marca a introduzir os violinos produzido em fibra de carbono no mercado. Segundo LeGault (2012) esta marca foi fundada por Luis Leguia, um antigo violoncelista na Orquestra Sinfnica de Boston, e por Steve Clark, construtor de barcos e perito em trabalhar com fibra de carbono. A Luis&Clark teve a sua origem durante a primeira dcada do sc. XXI, e atualmente est sediada nos Estados Unidos da Amrica. Para alm dos violinos (ver figura 24), produz violas darco, violoncelos (o modelo com mais sucesso da marca) e contrabaixos. Outra marca que produz violinos em fibra de carbono a Mezzo-Forte (www.mezzo-forte.de). Tal como referido na sua pgina eletrnica, esta marca foi desenvolvida durante a primeira dcada do sc. XXI, na Alemanha, sendo que em 2009 teve incio o desenvolvimento de um violino construdo em fibra de carbono, que para alm da fase de design e construo do instrumento, envolveu tambm uma srie de testes e experincias a nvel sonoro. Esta fase terminou em 2011, quando lanaram o seu primeiro violino. Em 2012 comearam a desenvolver outros instrumentos de corda friccionada, mais concretamente a viola darco e o violoncelo. Esta foi a resposta alem aos instrumentos da Luis & Clark (ver figura 25).

24 | violino produzido pela Mezzo-Forte

A Qarbonia (www.qarbonia.com) uma marca que produz violinos em fibra de carbono (ver figura 26). Visto que uma marca muito recente no mercado, ainda no existe informao concreta sobre a mesma. No entanto, possvel perceber atravs da sua pgina eletrnica e das pginas nas redes sociais que uma marca espanhola, sediada em Madrid, dedicada no s venda de violinos de fibra de carbono, mas tambm de outros outros violinos e respetivos acessrios. Dado a que que percorrer um caminho de maturao e promoo dos seus violinos.
26 | violino produzido pela Qarbonia

uma marca "recm-nascida" ainda tem

50

51

oferta e preos da concorrncia


Um fator importante para o presente projeto perceber o que cada marca oferece aos seus clientes, e qual o custo dos seus produtos. No que diz respeito oferta de modelos, a Luis & Clark tem apenas um modelo de violino. No entanto, existe a possibilidade de o cliente pintar o violino com alguma cor que deseje, ou ento colocar uma quinta corda no violino. Isto possvel atravs de uma encomenda especial. A oferta de modelos da Mezzo-Forte maior. Esta marca produz atualmente 3 modelos de violino. Existe um modelo base, que o mais simples no que diz respeito a acabamentos, e que consequentemente o mais barato. Seguidamente, a marca oferece um modelo de violino com 5 cordas, de custo ligeiramente superior ao do modelo base. Mais recentemente, a marca criou um violino, o orchestra line, cuja forma idntica do modelo base, diferenciando-se apenas pelo acabamento especial que pretende reproduzir o aspeto da madeira, e tambm pela forma dos fes, que tm a forma clssica. Este o modelo de violino mais caro da marca. Para alm destes modelos, a marca tambm permite aos seus clientes a personalizao dos seus violinos, principalmente ao nvel da cor, bem como a aplicao de trastes na escala dos seus instrumentos. J a Qarbonia, marca criada em 2013, conta com 2 modelos com caractersticas muito idnticas. O modelo base apenas difere do modelo mais caro (Baritone) devido a um encordoamento especial que faz com que o violino seja afinado com um intervalo de oitava abaixo, originando uma tonalidade mais grave para o violino. Em relao ao custo dos instrumentos de ambas as marcas, as diferenas so evidentes, tal como se pode perceber pela seguinte tabela. Outro dado importante sobre a Luis & Clark e a Mezzo-forte so os meios que estas marcas utilizam para divulgar e promover os seus instrumentos, e como que os tornam apetecveis para potenciais consumidores. Atravs de uma breve pesquisa, Consegue-se perceber que ambas as marcas optam por divulgar os seus instrumentos nas redes sociais e sites como o youtube, no s para captar possveis clientes, mas tambm para perceber que aspetos podem ser melhorados nos violinos. Para alm disso, ambas as marcas procuram validar e creditar os seus instrumentos associando-os a instrumentistas profissionais, e utilizando as suas opinies como uma espcie de selo de qualidade dos instrumentos. Por exemplo, a Luis & Clark dedica uma seco do seu site a testemunhos de maestros, msicos profissionais (como o violoncelista Yo-yo Ma) e at terapeutas, que validam as qualidades e potencialidades dos instrumentos da marca.

Outra forma que estas marcas encontraram para dar a conhecer os seus instrumentos consiste na publicao e apario em revistas e feiras da especialidade. Revistas famosas sobre instrumentos de corda friccionada como The Strad e Strings j fizeram artigos acerca de instrumentos construdos em compsitos de fibra de carbono, nomeadamente sobre os Luis & Clark. As feiras e exposies de instrumentos musicais tambm so muito importantes visto que permitem apresentar as principais novidades, analisar o que as marcas concorrentes fazem, e atrair potenciais clientes. Estas feiras permitem tambm que os msicos experimentem os instrumentos, o que pode ser decisivo na hora de comprar um violino.

28 | exposio da Mezzo-forte na feira internacional de instrumentos musicais em Frankfurt

ANLISE DOS PREOS DA CONCORRNCIA

Mezzo-forte violino base Mezzo-forte violino de 5 cordas Mezzo-forte violino orchestra line Luis & Clark violino

1890 1990 2490 4264

Qarbonia acoustic Qarbonia acoustic baritone

1525 1550

27 | preos dos violinos das marcas concorrentes (Luis & Clark, Mezzo-forte e Qarbonia)

29 | violino Mezzo-forte com trastes aplicados na escala

52

53

anlise crtica
Ao desenvolver um projeto para um novo violino, necessrio ter uma viso crtica em relao concorrncia, de modo a encontrar pontos negativos nos seus produtos, e converter esses defeitos em argumentos positivos presentes no violino a desenvolver. Esta anlise crtica foi desenvolvida com a equipa de colaboradores da IDEIA.M, de modo a obter opinies importantes sobre os produtos concorrentes, tanto ao nvel do Design e Engenharia do produto, mas tambm em relao produo e acabamentos. Depois de uma breve anlise aos violinos desenvolvidos pela Luis & Clark, Mezzo-forte e Qarbonia, observou-se que os modelos destas marcas tm qualidade formal e de acabamentos. A no ser a Qarbonia, que renuncia aos "efes" tradicionais para se diferenciar dos seus concorrentes, os violinos Luis & Clark e Mezzo-forte no contam com muitos elementos que os permitam distinguir. Neste sentido, a Mezzo-forte opta por aplicar uns fes um pouco estilizados, diferenciando-se um pouco dos violinos da Luis & Clark, mas salvo este pequeno detalhe, no existem muitas diferenas formais. Para alm disso, a forma dos violinos Luis & Clark, Mezzo-forte e Qarbonia pouco arrojada, e podia explorar um pouco mais as possibilidades formais que a produo em fibra de carbono permite. certo que alterar excessivamente a forma em relao ao arqutipo formal do violino pode ser arriscado, no s porque o produto final pode deixar de ser reconhecido como um violino acstico, mas tambm porque pode fazer com que o produto no seja aceite pelo pblico-alvo. No entanto, poderiam ter sido desenvolvidos alguns detalhes que conferissem um carcter mais contemporneo aos violinos destas marcas. Dado a que em Portugal h uma forte tradio na construo de instrumentos musicais, cuja qualidade e excelncia reconhecida internacionalmente, quase imperativo que Portugal seja representado no mercado dos violinos construdos em compsitos de fibra de carbono. Na sequncia do prestgio dos violinos construdos por construtores como Antnio Capela, necessrio criar uma alternativa capaz de se afirmar e superar os seus concorrentes diretos (Luis & Clark, Mezzo-forte e Qarbonia) em termos de qualidade, apresentando-se como um instrumento que est um passo frente. Assim sendo, o presente projeto foi encarado como uma oportunidade de responder a esta necessidade de criar um produto portugus para este mercado, com excelncia, elegncia e ateno ao detalhe, de modo a posicionar-se na vanguarda dos seus concorrentes diretos.

54

55

desenvolvimento de um prottipo

56

57

metodologia projetual
Definir uma metodologia projetual um processo muito importante em diversas reas, mas de um modo particular, no design de produto. Principalmente em atividades criativas, fundamental utilizar ferramentas e meios que sejam uma mais valia no desenvolvimento de conceitos e ideias. No entanto, importante perceber que cada projeto tem diferentes necessidades e que cada caso deve ter uma metodologia projetual adaptada s suas circunstncias. De facto, projetar um produto seguindo sempre a mesma rotina e frmula em breve torna-se montono, aborrecido e nada inspirador (...) Uma abordagem variada (..) vai aliviar quaisquer frustraes e trazer perspetivas alternativas a jogo que podem no ter sido consideradas anteriormente (Bramston, 2009, p. 82, traduo livre). Antes de qualquer desenvolvimento de carter criativo, foi necessrio compreender e analisar o violino, no s como um instrumento musical, mas tambm como um produto que composto por vrios componentes. Assim sendo, foi necessrio realizar um levantamento das principais dimenses do violino standard (conhecido por violino inteiro ou 4/4), e dos seus componentes. Foram tambm desenvolvidos contactos com um construtor local (Antnio Vinhas) para compreender alguns aspetos sobre a construo de um violino (materiais, fornecedores, etc.). A investigao sobre a forma e construo do violino culminou com a modelao CAD 3D de um violino tradicional. A entrevista ao construtor Antnio Vinhas e a descrio da modelao CAD 3D do violino tradicional esto disponveis para consulta em anexo. Existem diversas ferramentas utilizadas no processo criativo, que permitem explorar diferentes fatores importantes para o projeto (forma, utilizador, universo lexical, ideias, esboos, entre outros). Neste projeto em concreto, as ferramentas utilizadas foram um painel de referncias projetuais (imageboard), um mapa mental, um painel de inspiraes formais (moodboard), um quadro com a seleo dos desenhos mais relevantes (sketchboard), e mais tarde, um nmero reduzido de entrevistas com base num mtodo de pesquisa qualitativa. Se por um lado, o painel de referncias projetuais importante para focar quais so os instrumentos musicais de referncia e quais os detalhes ou componentes mais interessantes, o quadro de inspiraes formais permite uma recolha de formas e texturas que vo influenciar o desenho do novo produto. Dado que este um projeto de design, o desenho uma ferramenta visual de extrema importncia no que diz respeito a converter conceitos e ideias em algo material, e por isso foi desenvolvido um quadro com as solues mais interessantes ao nvel do sketching. Mais tarde, quando foram desenvolvidos os prottipos formal e funcional, foram realizadas algumas entrevistas, com base num mtodo de pesquisa qualitativa intensiva, no sentido de obter algumas crticas e opinies acerca do projeto, de modo a identificar aspetos menos positivos no produto e tambm para validar o projeto junto de um conjunto vlido de players. Estas foram apenas algumas das atividades previstas para este projeto. Na pgina seguinte encontra-se o planeamento de atividades definido depois da pesquisa inicial. Esta foi a metodologia projetual adotada, de modo a permitir um melhor desenvolvimento do projeto, e para responder eficazmente s exigncias e objetivos iniciais.

30 | planeamento de atividades

58

59

60
32 | mapa mental 31 | imageboard 34 | painel de referncias visuais 33 | painel de sketches

61

materiais e propriedades
No processo de desenvolvimento de um novo produto, necessrio selecionar os materiais a utilizar, de acordo com o tipo de utilizao que objeto vai ter, e de modo a que possam responder do melhor modo s necessidades do utilizador. Assim sendo, ter conhecimento acerca das propriedades dos materiais tambm um fator de grande importncia. Como j foi referido anteriormente, faz parte do cdigo gentico da IDEIA.M a procura da eficcia pela inovao, bem como uma preocupao constante do domnio das matrias mais eficientes e inovadoras. Muitas vezes isto conseguido pela aplicao inteligente e criteriosa de materiais avanados, como os compsitos. A utilizao dos materiais compsitos, nomeadamente os de fibra de vidro e de carbono, na construo de instrumentos musicais no uma novidade. Desde o aparecimento e consequente desenvolvimento destes materiais, foram feitas experincias acerca das suas aplicaes e vantagens em relao aos materiais tradicionais como a madeira. Um exemplo deste facto a guitarra eltrico-acstica Ovation, criada nos anos 60 do sculo passado, cujo corpo consOs materiais compsitos iniciaram a sua caminhada de sucesso em meados do sculo XX e da em diante a sua expresso industrial no mais parou de crescer. Desde artigos simples, utilizados quotidianamente por todos ns, at aplicaes em estruturas e componentes para a indstria aeronutica e aeroespacial, os materiais compsitos ocupam atualmente um lugar destacado entre os materiais de engenharia. Isto deve-se naturalmente s vantagens que possuem relativamente aos materiais tradicionais, entre as quais sobressaem a facilidade de processamento, a elevada rigidez e resistncia mecnica e o baixo peso especfico dos compsitos de matriz polimrica.(...) Um material diz-se compsito quando resulta da combinao de dois ou mais materiais distintos. O exemplo clssico mais vulgar os compsitos fibrosos, isto , que resultam da disperso de fibras num material aglomerante, que se designa por matriz. A incorporao de fibras para melhorar as propriedades dos materiais tradicionais comeou nos primrdios da histria da Humanidade. Um dos primeiros exemplos, referido no Antigo Testamento, os tijolos de argila reforados com fibras de palha. Hoje em dia, o conjunto de materiais que se adjetivam de compsitos muito vasto, e vo desde o vulgar beto armado at aos compsitos de elevado desempenho, base de resinas de epxido reforadas com fibras contnuas de carbono (Moura, Morais & Magalhes, pg. 1, 2005).

algumas semelhanas no que diz respeito s suas caractersticas. Por exemplo, ambos os materiais so fibrosos e ortotrpicos, ou seja, as suas propriedades mecnicas variam consoante a orientao das fibras, fazendo com que a fibra de carbono seja um material alternativo, mas adequado construo de instrumentos musicais. Dado que a madeira um material natural, pode sofrer alteraes nas suas propriedades, o que faz com que seja um material instvel para a construo de instrumentos musicais, dependente de fatores externos e consequentemente, mais frgil. Por exemplo, se o instrumento estiver sujeito a variaes de temperatura ou humidade, tal pode provocar deformaes e alteraes na afinao. Assim sendo, possvel perceber que os compsitos de fibra de carbono apresentam vantagens a vrios nveis em relao madeira, que aplicadas num instrumento musical como o violino, permitem um melhor desempenho, durabilidade e grande qualidade do produto final.

trudo de um material compsito desenvolvido e patenteado pela marca (Lyrachord), que conferiu guitarra uma projeo sonora muito caracterstica e sem precedentes (que tambm influenciada pela forma e tamanho da caixa harmnica da guitarra). Este instrumento veio demonstrar e comprovar a eficcia e propriedades acsticas dos materiais compsitos aplicados construo de instrumentos musicais, e abriu caminho a mais experincias nesta rea. Depois de uma anlise feita juntamente com os colaboradores da IDEIA.M, percebeu-se que apesar de serem materiais distintos, a madeira e a fibra de carbono apresentam

VANTAGENS DOS COMPSITOS DE FIBRA DE CARBONO


Para este projeto em concreto, foi necessrio compreender algumas propriedades de um material compsito em particular, os compsitos de fibra de carbono. Este foi um material desenvolvido durante a primeira metade do sculo XX, que apesar do seu elevado custo de produo e processamento, rapidamente se tornou uma referncia em aplicaes de elevado desempenho, sendo hoje em dia um material muito popular em indstrias como a aeronutica e da competio automvel. Uniformidade da fibra de carbono
A fibra de carbono um longo e fino fio de matria com cerca de 0.0002-0.0004 polegadas (0.005-0.010 milmetros) de dimetro e composto maioritariamente de tomos de carbono. Os tomos de carbono so ligados em cristais microscpicos que esto mais ou menos alinhados paralelamente ao longo do eixo da fibra. O alinhamento dos cristais faz com que a fibra seja incrivelmente forte para o seu tamanho. Vrios milhares de fibras de carbono so torcidas juntas para criar um novelo, que pode ser usado por si s ou em tecido de modo a criar um txtil. Este novelo txtil combinado com resina epxido e curado ou moldado para criar diversos materiais compsitos. Os materiais compsitos reforados a fibra de carbono so usados para fabricar peas para avies e naves espaciais, carroarias para carros de corrida, tacos de golf, quadros de bicicleta, canas de pesca, molas de automveis mastros para veleiros, e muitos outros componentes onde necessrio pouco peso e elevada resistncia (The Gale Group, 2002, traduo livre).
35 | algumas vantagens da utilizao de compsitos de fibra de carbono na construo de instrumentos musicais (com base na anlise desenvolvida juntamente com os colaboradores da IDEIA.M)

Estabilidade dimensional

Diversidade de possveis orientaes das fibras Estabilidade da afinao Propriedades acsticas Aspeto inovador

Resistncia mecnica e rigidez Relao peso/resistncia

62

63

desenvolvimento do modelo de volume


A criao do primeiro modelo de volume foi um passo de grande importncia para o presente projeto, visto que uma materializao da possvel forma do violino acstico, e que permite avaliar se a forma a que se tinha concebido, e se h pormenores que devem ser melhorados e trabalhados. Para isso, foi necessrio escolher a proposta mais interessante desenvolvida na fase de sketching (ver figura 36). Esta escolha foi realizada em ambiente empresarial, com base numa opinio pessoal e dos colaboradores da IDEIA.M. O que levou escolha da soluo final, foi a relao entre a esttica tradicional do violino e uma forma inovadora. Com base na proposta mais interessante que foi desenhada e escolhida anteriormente, foi realizada uma modelao CAD 3D dos principais componentes (tampo, corpo, brao, escala, cravelhas e estandarte) no software SolidWorks, para que pudessem ser criados os modelos de volume. A primeira etapa foi a criao do corpo principal, ou seja, costas e ilharga. Comeou-se por desenhar os contornos do novo violino, com as medidas muito aproximadas s do violino tradicional. Com o decorrer da modelao deste componente, surgiu a ideia de criar um vinco lateral muito subtil que imprimisse mais dinmica e que realasse o perfil da ilharga (ver figura 37).

O efeito criado revelou ser o desejado, e avanou-se com a modelao dos restantes componentes. Depois deste passo, seguiu-se a modelao da escala e do brao. Novamente, houve um cuidado em utilizar as medidas do violino tradicional de tamanho 4/4, de modo a que o resultado no fosse estranho ao utilizador, havendo tambm uma preocupao em criar harmonia entre os componentes desenvolvidos. O remate do incio do brao e o cravelhame foram os elementos do brao que precisaram de mais trabalho ao nvel do desenho da superfcie, de modo a que fosse possvel alguma diferenciao ao nvel do detalhe relativamente ao violino tradicional. A fase seguinte consistiu em criar propostas para as cravelhas. Ao todo, foram criadas 4 propostas, que foram prototipadas atravs de um mtodo de prototipagem rpida em ABS. Pretendia-se criar uma linguagem ligeiramente alternativa s cravelhas existentes, mas tambm funcional, atrativa e sensual. Depois de terem sido criadas as propostas para as mesmas, a escolha recaiu sobre a ltima cravelha desenhada, visto que apresentava as caractersticas do corpo do violino, ou seja, as bases de contacto apresentavam um perfil curvilneo, em contraste com o contorno mais vincado da lateral da cravelha (ver figura 38). Esta pareceu ser a soluo mais coerente. Em relao ao estandarte, optou-se por criar uma linguagem ligeiramente diferente da que utilizada nos estandartes existentes, mas as dimenses deste componente mantm-se inalteradas. Assim sendo, o estandarte desenvolvido apresenta vincos laterais que criam uma linguagem dinmica e atraente, baseada nos contornos do corpo do violino, de modo a que tambm este fosse um componente em harmonia com as partes anteriormente desenvolvidas (ver figuras 39 e 40). O estandarte e as cravelhas foram prototipadas depois de serem desenvolvidas, por um mtodo de impresso 3D em ABS.
38 | proposta de uma das cravelhas desenvolvidas e render da cravelha escolhida 37 | criao dos contornos do tampo e ilharga

36 | alguns dos esboos mais interessantes para a definio da forma do violino

64

65

39 | estandarte standard

41 | maquinagem CNC do volume do violino e construo manual da ilharga

Depois desta fase, foi necessrio conferir alguma rigidez ao volume de poliuretano, atravs da aplicao de um vu de fibra de vidro impregnado com resina de polister. Nesta fase foi possvel tambm perceber o processo de aplicao de fibra de vidro na construo de peas, visto que houve paralelamente a experincia de construo uma p elica, processo que incluiu o corte dos tecidos de fibra de vidro, a impregnao manual das mesmas com resina, e o processo de cura em vcuo para garantir a forma e qualidade da pea. Neste processo de aprendizagem, foi muito importante a disponibilidade, ajuda e conselhos do responsvel pelo laboratrio de prototipagem e produo da empresa. Seguidamente, procedeu-se aplicao de um tampo de violino em compsito de carbono que tinha sido criado
40 | render da proposta escolhida para o estandarte

ponentes de modo a criar o modelo de volume. Para o efeito, utilizou-se massa de polister para unir o brao ao corpo. Depois de se ter realizado a unio destes volumes, procedeu-se lixagem da sua transio, para que houvesse continuidade e fluidez entre eles. De seguida, foi aplicada uma primeira camada de betume pistolado, para corrigir algumas imperfeies, e para se perceber se o efeito global do modelo era o desejado. Foi possvel perceber que a forma estava muito prxima da que tinha sido concebida, mas era necessrio salientar um pouco mais o vinco lateral. Depois de se trabalhar sobre o vinco lateral, a forma correspondia s expectativas. Havia algum contraste formal entre o tampo e a ilharga, o vinco lateral dava um ligeiro dinamismo forma e o cravelhame tinha resultado numa soluo muito elegante. Ficou apenas a sensao de que a transio entre o brao e o corpo precisava de ser um pouco mais trabalhada na modelao final, mas globalmente, os resultados foram satisfatrios (ver figura 42). A fase seguinte consistiu no desenvolvimento da modelao em CAD 3D.

anteriormente (a ttulo experiemental). Dado que tinha as formas exatas do violino tradicional, poderia ser aproveitado para este modelo de volume. Assim sendo, este tampo

A prototipagem do modelo de volume do corpo, brao e escala revelou-se tambm um processo muito interessante e enriquecedor, visto que foi nesta fase que houve o primeiro contacto com a prototipagem por CNC. Para o efeito, tinha que se obter um bloco de material com o volume aproximado do componente a prototipar. No caso do corpo, optou-se por utilizar placas de poliuretano expandido. Dado que a geometria do corpo apresentava alguns ngulos de difcil acesso para o robot, decidiu-se obter unicamente a forma das costas e de metade da ilharga (limitada pelo vinco). A restante metade seria construda manualmente (ver figura 41).

foi colado ao corpo desenvolvido anteriormente. Ainda que este seja um modelo de volume, o bloco foi lixado para que a qualidade das superfcies fosse suficiente para perceber a geometria do modelo. A escala e o brao foram construdos a partir de blocos de MDF, que posteriormente foram maquinados por CNC. O passo seguinte consistiu em juntar os diferentes com-

66

67

desenvolvimento do CAD do violino


Criar o modelo CAD 3D para o violino foi encarado desde o incio como um processo em que a ateno ao detalhe e qualidade das superfcies era um fator muito importante, que no contexto de criao de um produto como o violino, com uma relao muito prxima com o utilizador, deve ser trabalhado com cuidado. As principais medidas utilizadas no desenvolvimento deste modelo tiveram como base as que so referidas por Askenfelt (2006) e Jansson (2002) para o violino tradicional. O modelo virtual foi criado no software CAD 3D Solidworks. A primeira etapa de desenvolvimento incidiu sobre a criao da ilharga. Inicialmente, foram desenhadas algumas solues para a mesma, de modo a procurar uma forma interessante e sedutora (ver figuras 43 e 44). Optou-se por escolher a opo desenvolvida no modelo de volume, que contava com um ligeiro vinco na lateral. Este era um elemento que criava alguma dinmica na ilharga, contribuindo para a linguagem mais contempornea que era pretendida para o violino. Escolhida a opo a seguir, foram feitas vrias experincias com diferentes ferramentas do Solidworks e diferentes tipos de construo, de modo a conseguir uma superfcie com qualidade. Foram desenhadas as curvas principais (tampo, vinco lateral e costas do violino) e auxiliares (curvas laterais) que eram importantes para uma boa definio da superfcie, e posteriormente utilizaram-se algumas ferramentas para unir todas as linhas. No entanto, apesar das vrias tentativas, a superfcie criada no era a que se esperava, visto que apresentava quebras na continuidade e no apresentava o resultado desejado. Quanto mais curvas auxiliares fossem utilizadas, pior era o resultado. Deste modo, tentou-se criar a superfcie de outro modo, ou seja, dividindo a superfcie pela linha do vinco e utilizando menos curvas auxiliares. Esta experincia resultou, e foram obtidos os resultados esperados. A superfcie era fluida, no apresentava quebras de continuidade e o efeito criado pelo vinco lateral era o desejado (ver figuras 45 e 46).

42 | modelo de volume e detalhe do vinco da ilharga

43 | render de uma opo desenvolvida para a forma da ilharga

68

69

Em relao ao tampo, tambm foram necessrias experincias para que a qualidade da superfcie fosse a desejada. Inicialmente, foram desenhadas todas as curvas auxiliares necessrias construo da forma, tendo em conta os cortes topogrficos do violino tradicional referidos por Muratov (n.d.). As curvas foram unidas, e a superfcie revelava qualidade, mas tinha algumas deformaes nas extremidades. Assim sendo, procurou-se criar a mesma forma com outra ferramenta disponvel, mas novamente os resultados no correspondiam s expectativas, visto que superfcie no era fluida (ver figura 47). Para resolver este problema, tentou-se criar novamente a forma com mais duas curvas auxiliares nas extremidades do contorno do tampo. Esta experincia resultou, e foram obtidos os resultados
44 | render de uma opo desenvolvida para a forma da ilharga 47 | anlise da primeira experincia realizada para o tampo

esperados. A superfcie era fluida, no apresentava quebras de continuidade (ver figura 48). Depois de se conhecer a frmula para se obter os resultados desejados para o tampo, foi aplicado o mesmo processo para a construo das costas do violino, e como se esperava, a forma apresentava a qualidade e fluidez desejada. O passo seguinte foi criar a escala para o violino. As suas dimenses so as mesmas que as do violino tradicional. Ao nvel da sua forma, apresenta apenas diferenas na extremidade mais larga, onde se procurou criar um remate mais arredondado, que seria produzido noutro material.

45 | pr-visualizao e anlise da soluo formal escolhida para a ilharga

A pensar numa maior eficcia e facilidade de produo, a escala foi dividida em trs componentes: pestana, escala e remate da escala. Deste modo, a escala poderia ser produzida mais facilmente, e na extremidade inferior contaria com um componente, a pestana (pea onde assentam as cordas), e na outra extremidade teria um remate (ver figuras 49 e 50). Estes foram componentes relativamente simples de desenvolver, tanto ao nvel das ferramentas utilizadas, como do tempo necessrio para a sua modelao.
48 | anlise da superfcie da soluo final para o tampo

46 | render da soluo escolhida para a ilharga

70

71

O passo seguinte consistiu na criao da superfcie do comprimento do brao. Esta foi uma tarefa simples de executar, em que o desenho e a qualidade da superfcie foram fceis de obter. Apenas se teve que considerar novamente as dimenses normalizadas do comprimento, espessura e largura do brao. De seguida, foi criada a parte final do brao: o cravelhame. Aqui, a criao das superfcies tambm exigiu algumas experincias visto que os resultados esperados no foram obtidos na primeira tentativa. Numa primeira abordagem, procurou-se criar a forma de
49 | pr-visualizao dos encaixes da pestana e remate da escala

um modo muito similar que foi utilizada no modelo de volume. No entanto, pensou-se em criar alguns vincos na superfcie do cravelhame, sem influenciar o conforto para o utilizador (se os vincos estivessem presentes na zona de contacto com a mo do violinista, poderia tornar-se menos confortvel ou estranho), criando uma relao prxima com a linguagem encontrada em outras zonas do violino. Depois de criada a nova superfcie, os resultados corresponderam s expectativas, e foi encontrada a soluo para o cravelhame (ver figura 52). Deste modo, a forma do brao lao 3D, os principais componentes do violino que seriam prototipados j estavam modelados (corpo, brao, escala e respetivos componentes, cravelhas e estandarte). Assim sendo, as peas que j tinham sido modeladas anteriormente (cravelhas e estandarte) foram tambm colocadas
51 | opes desenvolvidas (por ordem cronolgica) para o remate do brao at soluo final

foi concluda, e nesta altura do desenvolvimento da mode-

50 | pr-visualizao da escala e dos seus componentes

na modelao. Depois desta fase, procedeu-se modelao dos componentes standard, ou seja, as cordas, o cavalete, e os

De seguida, procedeu-se conceo do brao do violino. De modo a que o utilizador no sentisse estranheza ao pegar no novo violino, optou-se novamente por utilizar as medidas normalizadas, sendo que apenas o remate do brao com o corpo e o cravelhame foram trabalhados ao nvel do detalhe, de modo a encontrar uma soluo inovadora, atraente e coerente com o corpo do violino, mas que incorporasse a linguagem do arqutipo formal do violino. Dada a complexidade desta parte da modelao, a construo das superfcies foi dividida em fases. A primeira fase de modelao do brao consistiu na definio da superfcie de remate com o corpo, sendo que esta foi uma etapa que envolveu alguma experimentao ao nvel das

solues possveis, visto que a qualidade das primeiras solues encontradas no eram minimamente satisfatrias (ver figura 51). Depois de algumas experincias menos conseguidas, desenvolveu-se uma opo que se relacionava com a restante linguagem formal do corpo. Esta soluo consistia na criao de um ligeiro vinco junto da zona de remate com as costas do violino, que desaparecia suavemente com o prolongamento do incio do brao (ver figura 51), e que resultou numa opo atraente, compatvel com as exigncias de qualidade e forma para este projeto.

esticadores, e os componentes internos do violino (barra harmnica e alma). Estes componentes foram criados para efeitos de visualizao, e para completar a modelao. Apesar de serem componentes que no vo ser produzidos, mas sim encomendados (apenas a barra harmnica vai ser produzida), so peas que interessava modelar, no apenas por uma questo de visualizao, mas tambm para se perceber como funcionam e que funo desempenham no violino.

72

73

52 | construo da superfcie do cravelhame e pr-visualizao da soluo final

Seguidamente, procurou-se desenhar uma soluo para a queixeira que, para alm de no causar estranheza ao utilizador, tivesse um design apelativo e inovador, seguindo a linguagem formal presente no violino. Para alm disso, pensou-se em desenvolver uma queixeira em que no se utilizassem ferragens de fixao. Esta tarefa exigiu que fossem pensadas, desenhadas e desenvolvidas algumas propostas, para se chegar soluo final. Durante a fase de criao de esboos, a forma e encaixe da queixeira foram questionadas, e foram encontradas algumas solues, que pareciam ser possveis de desenvolver. No entanto, s na fase de modelao que foram tomadas as decises sobre a opo final. Na primeira tentativa, ficaram definidos os contornos gerais da queixeira, ou seja, foi encontrada uma linguagem formal que se fundia com os restantes componentes do violino. No que diz respeito ao modo de fixao, pensou-se em aproveitar a disposio do cabo que prende o estandarte (bem como a tenso que nele exercida), fazendo com que este passasse pela queixeira de modo a fix-la. Esta soluo no foi convincente, visto que no garantia que a queixeira ficava imvel e estvel. Assim sendo, foi necessrio experimentar uma outra opo, que passava por encaixar a queixeira no boto, mas rapidamente se verificou atravs da modelao 3D que esta soluo iria resultar num volume demasiado grande, cuja rea de contacto poderia incomodar o violinista. Para alm disso, o resultado esttico estava longe de ser o desejado e foi necessrio pensar noutra alternativa.

Entretanto, foram procurados outros sistemas de fixao e ligao de peas que pudessem ser utilizados neste caso em concreto, e pensou-se em utilizar um mtodo de ligao mecnica, ou seja, utilizando parafusos e rebites roscados. Nesta opo, o tampo teria dois rebites roscados M3, na zona de contacto com a queixeira, sendo que esta seria furada e posteriormente ligada ao tampo, com dois parafusos M3 de cabea de embeber de oco hexagonal. De modo a que a queixeira fosse um elemento verstil e caracterstico deste violino, e tambm para no deixar os parafusos visveis (visto que poderia no resultar do ponto de vista esttico), a superfcie de contacto com o queixo foi desenhada como um objeto independente da queixeira, que encaixa na furao da queixeira, e que poderia ser removido pelo utilizador (ver figura 53). Este detalhe traduz-se numa possibilidade de personalizao da queixeira, visto que a parte que amovvel, poderia ter diversas opes ao nvel do material (por exemplo, pode ser um material rgido, como um policarbonato, ou mais flexvel, como um elastmero sinttico) e das cores disponveis. Depois da definio desta nova proposta, o passo seguinte consistiu em modelar virtualmente esta opo para a queixeira, sendo que esta foi uma fase algo trabalhosa no que diz respeito qualidade e fluidez das superfcies, que s foi obtida ao fim de algumas tentativas. Este trabalho passou por vrias fases, desde a definio dos contornos gerais (com forma e medidas aproximadas s de uma queixeira standard, de fixao central) e criao das principais superfcies da queixeira, passando pela criao da parte amovvel e dos respetivos encaixes, at modelao de alguns detalhes (ver figura 53). Depois de vrias alternativas exploradas, esta pareceu ser a soluo mais equilibrada, que correspondia s expectativas a nvel esttico, porque era uma opo coerente com a linguagem dos restantes componentes do violino, e do mtodo de fixao, visto que alm de ser uma soluo invisvel, permite ao violinista remover a queixeira (no caso de ser necessrio), e no recorre s ferragens que normalmente eram usadas, resultando num conjunto formalmente agradvel.
53 | soluo escolhida para a queixeira e pr-visualizao do sistema de encaixe da opo escolhida

74

75

De seguida, foi modelado o boto, a pea pequena responsvel pela fixao do estandarte. Apesar das suas dimenses, esta foi uma pea trabalhada ao nvel do desenho e da modelao para ser um detalhe interessante e elegante no violino, perfeitamente integrado na sua linguagem formal. A soluo encontrada para esta pea foi obtida rapidamente, visto que j tinha sido desenvolvida durante a fase de sketching manual. Foram feitas apenas algumas alteraes ao nvel do desenho (uma linguagem mais vincada) e do sistema de encaixe para tornar o objeto mais interessante. Este ltimo, foi um dos fatores que foram mais trabalhados no boto. Dado que esta pea est sujeita a uma grande tenso exercida pelo cabo do estandarte, pensou-se em utilizar o sistema de fixao adotado na queixeira, ou seja, a ilharga teria um rebite roscado no local onde o boto colocado, onde este ltimo seria aparafusado e fixado, resultando numa soluo possvel e estvel. Seguidamente, foi desenvolvida uma outra pea que iria cobrir o boto, e que seria responsvel por conferir uma forma interessante e elegante ao mesmo (ver figura 54). Esta pea seria unida ao boto por encaixe, e teria um pequeno man que iria criar atrao magntica com o parafuso do boto, contribuindo para a fixao desta pea (ver figura 54).

A ltima fase da modelao passou pela criao dos f do violino. Este um elemento visual muito importante, visto que faz parte da identidade do violino, bem como dos restantes instrumentos da sua famlia, desde a sua criao at aos dias de hoje. Visto que desde o incio deste projeto houve uma preocupao em desenhar o novo violino incorporando a linguagem do arqutipo formal, pareceu evidente que os f poderiam ser redesenhados e adotar uma linguagem contempornea, mas de modo a tambm neles ser reconhecida a forma dos f tradicionais. Tendo em conta que em vrias zonas do violino possvel encontrar contraste entre formas vincadas e curvilneas, pensou-se tambm em transportar estas caractersticas para os f, de modo a que mais uma vez houvesse uma relao de harmonia e consenso formal entre os vrios elementos, para que o resultado final fosse um objeto muito coerente (ver figura 55). Assim sendo, foi realizada a modelao deste detalhe to importante para a identidade do violino, tendo em conta as dimenses, posio no tampo e forma dos f tradicionais, resultando num elemento elegante e sensual, coerente com a linguagem do objeto a que pertence (ver figura 55). Depois de todas as fases de desenvolvimento dos vrios componentes, a modelao 3D foi concluda, e procurou-se identificar aspetos menos positivos (por exemplo, detalhes menos conseguidos) para alterar antes de avanar com os renders e prottipos do violino. Apesar de terem sido corrigidos e refinados alguns detalhes, a modelao tinha uma boa qualidade, e o resultado final desta apresentava-se como um conjunto coerente, equilibrado, elegante, com uma linguagem idntica do arqutipo formal do violino, mas que conta um toque mais contemporneo (ver figura 56). Esta era uma soluo que satisfazia as exigncias e expectativas criadas inicialmente e durante o desenvolvimento do projeto, e deste modo foi possvel progredir com o trabalho, para a criao de renders e posteriormente para a criao dos moldes e prototipagem dos componentes.
55 | desenho da soluo criada para os f e pr-visualizao da modelao dos f

54 | soluo desenvolvida para o boto e pr-visualizao das peas e sistema de encaixe da opo escolhida

56 | pr-visualizao da soluo final para o violino

76

77

Depois do desenvolvimento da modelao, foram experimentadas algumas solues ao nvel dos acabamentos possveis com o auxlio de um software de rendering virtual, o Keyshot. Este programa da marca Luxion, permite explorar e simular virtualmente acabamentos, cores, luzes e materiais (com facilidade, de um modo relativamente rpido e com qualidade) e aplic-los aos objetos modelados em software CAD 3D, possibilitando uma visualizao bastante aproximada da realidade. Visto que o violino iria ser produzido em fibra de carbono, tentou-se, em algumas propostas, deixar este material visvel. No entanto, foi referido pelos scios-fundadores da IDEIA.M que em superfcies de geometria complexa (como acontece no violino) complicado obter uma qualidade visual uniforme da fibra de carbono. Assim sendo, foram criadas vrias opes, explorando diferentes combinaes de cores, diferentes encontrar solues viveis, apelativas e coerentes com a filosofia do projeto (ver figuras 57 a 66). Estas so algumas das diversas opes exploradas durante a fase de rendering 3D.
57 a 66 | renders 3D de possveis solues cromticas para o violino

materiais e acabamentos, de modo que fosse possvel

78

79

peas de referncia para os moldes


A experincia de desenvolvimento de moldes e criao de componentes foi uma das mais motivadoras e enriquecedoras durante o estgio curricular, visto que permitiu trabalhar diretamente com ferramentas e processos de prototipagem avanados, resultando na criao de conhecimento e experincia sobre o processo de desenvolvimento e produo de produtos. Visto que a criao de moldes um processo em que so possveis diversas abordagens relativamente sua produo, foi necessrio pensar qual seria o modo mais apropriado para o presente projeto. Na IDEIA.M, o mtodo que utilizado passa pela criao de um modelo, com base no objeto a produzir, que por sua vez ser a referncia de desenvolvimento dos moldes em compsito de fibra carbono. Apesar de necessitar de mais tempo e trabalho sobre as peas, este processo permite que haja alguma margem de erro, e a possibilidade de correo dos mesmos at criao dos moldes, aliado a um custo inferior das matrias primas. Assim sendo, este foi o mtodo adotado para a produo dos moldes do violino. Tal como foi referido anteriormente, a primeira etapa consistiu na criao das peas de referncia para os moldes dos principais componentes do violino (escala, tampo e corpo) para estes poderem ser maquinados por CNC. Para isso, as peas foram modeladas no software SolidWorks, a partir das superfcies exteriores dos componentes a prototipar. Durante este processo, e com base na experincia e conselhos fornecidos pelos fundadores e trabalhadores da IDEIA.M, houve sempre uma preocupao em pensar as solues mais viveis e simples, que poderiam facilitar a construo das peas. Por exemplo, dado a que o corpo do violino um componente com uma geometria algo complexa, optou-se por dividi-lo a meio, obtendo-se assim dois moldes simtricos, para facilitar a criao das peas (ver figura 67).

67 | pr-visualizao do molde do tampo e de metade do molde do violino

80

81

A partir da modelao CAD, foi criado o ficheiro CAM no software PowerMill, para permitir que a pea fosse maquinada por CNC. Neste processo foi necessrio definir a orientao e posio do objeto na rea de maquinagem, bem como o volume de material a trabalhar e antever os movimentos que o brao mecnico iria realizar durante a prototipagem da pea. Para cada pea foi criado um bloco de material para maquinar com o volume definido no software CAM. Para as duas metades do corpo do violino e para o tampo foram utilizados blocos de MDF, e para a escala, foi utilizada uma placa de painel fenlico (HPL). Este blocos foram fixados rea de maquinagem com cola termoendurecvel, e posteriormente procedeu-se sua maquinagem (ver figuras 68 e 69). Durante este processo, foram retiradas algumas concluses sobre a forma como se devem criar os blocos de material para prototipar em CNC. Devido a alguns problemas que foram ocorrendo durante o processo de maquinagem dos blocos de MDF, possvel concluir que as colagens das placas deste material devem ser realizadas na horizontal e no na vertical, visto que a presso e velocidade exercidas pela fresa podem fazer com que as placas de material se separem, como aconteceu durante a prototipagem de um dos blocos. Para alm disso, deve haver um cuidado especial ao colar estas placas. Deve-se garantir que estas esto bem limpas antes da colagem, a cola (de poliuretano, por exemplo) deve ser bem aplicada e se possvel, deve-se submeter as placas coladas a uma prensa, para garantir que estas ficam bem unidas. Este passos permitem minimizar falhas e possveis surpresas durante a prototipagem. Depois de se produzirem as peas de referncia para os moldes, estas foram isoladas para tapar todas as porosidades do MDF e alisar a superfcie da pea. Para isso, foram aplicadas manualmente vrias camadas de tapa-poros nas peas de MDF, at se obter uma superfcie contnua. Seguidamente, foi aplicada uma camada de betume pistolvel, seguida de uma camada de tinta preta, para uniformizar a superfcie da pea. Na pea de referncia do molde da escala, no foi necessrio ter este trabalho, visto que a su-

perfcie do material no apresentava porosidades. O nico trabalho necessrio era lixar, polir e aplicar desmoldante (Frekote) sobre a pea. importante referir que para garantir a simetria entre as metades do corpo do violino, apenas uma destas metades foi trabalhada inicialmente, e s mais tarde que se uniram as duas. Este processo foi utilizado para que uma das partes do corpo do violino pudesse servir de referncia dimensional e formal outra, e tambm para garantir a simetria dos moldes, e consequentemente, do prottipo final.

68 | prototipagem CNC de uma das metades do corpo do violino

69 | pea de referncia para o molde da escala do violino produzida por CNC

82

83

produo dos moldes


A fase seguinte do processo de desenvolvimento do presente projeto foi a criao dos moldes, a partir das peas de referncia desenvolvidas e mencionadas anteriormente. Esta etapa permitiu um contacto direto com os materiais compsitos (nomeadamente com a fibra de vidro reforada com resina de polister) e com os respetivos mtodos de produo dos moldes, traduzindo-se numa experincia muito enriquecedora. Numa primeira fase, foram criados os moldes para o tampo e para a escala do violino. Para os moldes destes componentes, o processo comeou com a aplicao uma camada uniforme de gelcoat (de cor preta) na pea de referncia, para copiar com preciso a sua geometria e lev-la para o molde (ver figura 70). Depois do tempo de cura do gelcoat (cerca de uma hora), foi possvel comear a aplicar camadas de fibra de vidro (ver figura 71). importante referir que foram aplicados diferentes tipos de fibra, no s para dar resistncia ao molde, mas tambm para gradualmente criar a resistncia necessria entre as camadas que iam sendo aplicadas. Cada uma destas camadas constituda por pedaos de fibra cortados previamente. Estes so simultaneamente impregnados com resina de polister e pressionados contra o molde com o auxlio de um pincel de modo a garantir que as fibras ficam embebidas com a resina e para acomod-las devidamente. Assim sendo, numa primeira fase colocou-se uma camada de vu de fibra de vidro por toda a pea, e posteriormente foram aplicadas duas camadas de tela fina (twill weave) de fibra de vidro. O passo seguinte foi aplicar trs camadas de fibra unidirecional sobre toda a pea e por ltimo colocar duas camadas de manta de fibra de vidro. Depois de esta ltima ter sido aplicada, foi necessrio deixar o molde a curar durante 24h.
71 | aplicao da fibra de vidro e resina de polister para a criao do molde do tampo

A criao dos moldes das duas metades do corpo foi um processo muito similar. Neste caso, foi necessrio criar previamente uma estrutura para os moldes (apartaes), para definir uma base consistente para a criao dos mesmos. De seguida, foi aplicada cera desmoldante sobre a estrutura referida anteriormente, bem como nas juntas entre esta e a pea de referncia. No que diz respeito ao processo de aplicao de fibra de vidro, foi adotado o mesmo mtodo referido anteriormente. Depois de os moldes estarem curados, procedeu-se desmoldagem dos mesmos, com o auxlio de uma esptula, de modo a separar a pea de referncia dos moldes. Este um processo que exige um cuidado especial para que no haja o risco de danificar os moldes. Posteriormente, foi necessrio polir os moldes at estes ficarem com o acabamento desejado (ver figura 73).
70 | aplicao de gelcoat para a criao do molde da escala

84

85

criao de um prottipo formal


Antes de se produzir o primeiro prottipo em compsito de fibra de carbono, foi necessrio criar um modelo em compsito de fibra de vidro e resina de polister, para verificar se os moldes dariam origem a peas formal e dimensionalmente corretas, mas tambm para que houvesse uma noo prvia do volume e forma final. Este processo de criao do modelo de validao comea com a aplicao de duas camadas de selante e duas a trs camadas de desmoldante nos moldes dos componentes, de modo a que seja possvel retirar as peas dos moldes. De seguida, procedeu-se aplicao manual (hand lay-up molding) da fibra de vidro e da resina de
72 | aplicao da fibra de vidro e resina de polister para a criao de um dos moldes do corpo

em forma de tela fina (twill weave). Em relao ao corpo do violino foi necessrio aplicar vrias camadas de fibra de vidro, com diferentes orientaes (unidirecional e twill weave, para garantir que este componente era suficientemente resistente e estvel para aguentar com a tenso exercida pelas cordas (no brao) e pelo estandarte (na ilharga). Depois de laminadas e curadas, as peas foram sujeitas ao corte manual (ver figuras 75 e 76). Este processo exige rigor e ateno na sua execuo para que no haja deformaes das peas e para que o resultado final fosse coerente com o modelo CAD 3D.

polister em cada um dos moldes. Visto que cada pea ia estar sujeita a diferentes tipos de esforos e tenses, foram aplicados diferentes tipos de fibra de vidro em cada pea, consoante as suas necessidades. No caso da escala, foram aplicadas trs camadas de fibra de vidro unidirecional e no tampo foram aplicadas quatro camadas de fibra de vidro

73 | moldes do corpo, tampo e escala do violino

74 | processo de laminao do tampo

86

87

75 | corpo do violino (aps perodo de cura)

77 | Corte dos efes

Antes de as peas serem coladas, foi necessrio marcar e cortar os efes, e tambm desenhar uma barra harmnica para o violino. Para o corte dos efes, foi necessrio desenhar um template a partir da modelao CAD 3D do tampo. Esse template foi impresso, e posteriormente os efes foram marcados no tampo com tinta de spray. De seguida, estes foram cortados cuidadosamente com uma Dremel, at se obter um resultado satisfatrio (ver figura 77). Em relao barra harmnica, houve necessidade de procurar informao sobre as suas dimenses e posicionamento no violino, que so referidas por Lewis (2012) e Moody (n.d.), e que acabariam por ser confirmadas pelo Eng Domingos Capela. Depois de ser projetada, a barra harmnica foi desenhada numa placa de fibra de vidro e cortada de modo a ter as dimenses e forma desejadas, e posteriormente foi colada no interior do tampo. Para o efeito, foi utilizada uma mistura de resina de polister com carbonato de clcio e endurecedor, que foi aplicada com o
76 | corte do excesso de fibra do tampo

to e aplicao eficazes da mistura desenvolvida para a colagem. Depois de aplicada a mistura, foi necessrio aguardar cerca de 24h, tempo que corresponde ao perodo de cura. O passo seguinte consistiu em colar as peas (escala, tampo e corpo) de modo a obter-se o corpo total do violino. Os processos e materiais utilizados foram os mesmos que foram necessrios para a colagem da barra harmnica. Para garantir que as peas ficavam bem unidas, foi utilizada fita cola. Esta tcnica permite que seja criada a presso necessria entre as peas, para que estas fiquem bem ligadas. Realizada a colagem, foi necessrio um perodo de cura de aproximadamente 24h, para que as peas pudessem ser lixadas e preparadas para a pintura.

auxlio de uma seringa. Este mtodo permite um doseamen-

88

89

81 | colagem da escala ao brao

78 | colagem da barra harmnica

Antes de o modelo ser pintado, foi necessrio aplicar primrio para tapar algumas porosidades e para verificar se o modelo estaria uniforme. Neste modelo, optou-se por pintar o corpo e a escala, de modo a que no fim houvesse um contraste cromtico entre corpo e tampo. Para o efeito, foi necessrio isolar este ltimo componente com fita cola e papel (ver figura 82). Feito isto, foi utilizada uma pistola com presso de ar para aplicar o primrio. Depois de este ser aplicado, foi necessrio lixar com cuidado a superfcie de todo o modelo, e em algumas irregularidades, aplicar massa de polister, de modo a garantir a uniformidade das superfcies. Feito isto, procedeu-se aplicao de uma ltima camada de primrio, e depois da secagem necessria, o modelo foi novamente lixado (ver figura 83). Para garantir a qualidade da superfcie do modelo, este foi borrifado com tinta de spray preta. Depois de uma lixagem suave, necessria apenas para retirar a tinta, verificou-se que o modelo tinha qualidade, e que j era possvel aplicar a pintura.

79 | tampo do violino preparado para a colagem final

80 | colagem do corpo ao tampo

82 | primeira camada de primrio aplicada no modelo

90

91

Depois da pintura do modelo e das peas perifricas, procedeu-se aplicao de verniz sobre as mesmas. Para o efeito, foi utilizado verniz brilhante (misturado com endurecedor e uma pequena percentagem de diluente). Dado a que este um processo delicado, o verniz foi aplicado com um aergrafo. Ao longo deste processo, foi necessrio lixar a superfcie das peas depois de cada camada de verniz aplicada (ver figuras 85 e 86).

83 | modelo aps a primeira aplicao de primrio, seguido da aplicao da 2 camada

A fase seguinte consistiu na pintura do corpo, escala, e peas perifricas do modelo em preto. Dado a que este um processo delicado, e visto que se trata de peas pequenas foi utilizado um aergrafo para pintar as mesmas. Esta tcnica exige que sejam aplicadas algumas camadas de tinta, visto que o aergrafo no aplica muita tinta. No entanto, esta tcnica permite um maior controlo de todo o processo de pintura, e evita que seja aplicada tinta em excesso, traduzindo-se numa maior qualidade e regularidade entre camadas e, consequentemente, do resultado final. A tinta foi aplicada em duas fases, de modo a que fosse possvel pintar todo o modelo. Entre estas fases, foi necessrio um perodo de secagem de aproximadamente 20 minutos (ver figura 84).
85 | modelo aps a primeira aplicao de verniz

84 | pintura aplicada no modelo

86 | peas aps aplicao de verniz

92

93

Aplicado o verniz, o passo seguinte foi lixar e polir o modelo e as peas, para que estas ficassem com um acabamento uniforme e agradvel. Inicialmente, utilizou-se uma lixa de verniz para quebrar o gro do verniz aplicado e para alisar a superfcie das peas. De seguida, estas foram polidas com lixas de gua pouco abrasivas, de modo a que a superfcie das peas estivesse apta a receber o polimento final. Este ltimo processo permite que a superfcie das peas seja regular, fluda, suave e agradvel ao toque (ver figuras 87, 88 e 89). Por ltimo, procedeu-se montagem de todos os componentes, para validao do prottipo. Nesta fase, destaca-se a disponibilidade e suporte do Eng. Domingos Capela para a montagem do cavalete e da alma do violino (consultar a entrevista ao Eng. Domingos Capela, em anexo).

87 | peas polidas com lixa de gua

88 | prottipo de fibra de vidro

89 | detalhes do prottipo de fibra de vidro

94

95

criao do prottipo final

96

97

produo dos componentes


O desenvolvimento do prottipo final exigiu, antes do desenvolvimento de qualquer pea, alguns clculos, ensaios e simulaes para compreender algumas propriedades mecnicas da madeira e da fibra de carbono, e consequentemente para ser possvel simular e criar peas em compsito de fibra de carbono com propriedades idnticas s das madeiras em que o violino construdo. Neste sentido, o primeiro passo foi identificar essas mesmas madeiras. Segundo Brito e Brito (2009), as principais madeiras utilizadas na construo do violino so o pinho (tambm conhecido como epcea ou spruce) utilizado na construo do tampo, alma e barra harmnica, o cer (tambm conhecido como maple) utilizado na construo das costas e brao, e o bano para a construo da escala. Foi tambm referido pelos colaboradores da IDEIA.M que o rosewood uma madeira com propriedades adequadas para a construo da escala (tendo em conta os estudos que fizeram para o desenvolvimento da sua guitarra). Assim sendo, foi necessrio consultar algumas propriedades mecnicas (como o mdulo de elasticidade) referidas por Kretschmann (2010) relativamente s madeiras anteriormente referidas. Para alm disso, foi necessrio consultar o projeto acadmico de McDade (2006) para desenvolver alguns clculos, de modo a que a configurao dos laminados das peas em compsito de fibra de carbono atribua s peas propriedades mecnicas aproximadas s da madeira. Estes clculos foram realizados pelos colaboradores da IDEIA.M, principalmente por Joo Petiz, CTO e responsvel pela rea clculo estrutural esttico e dinmico. Por motivos de confidencialidade de dados e de propriedade intelectual exigida pela IDEIA.M, no possvel apresentar os clculos desenvolvidos. Depois da criao do tampo, ainda foram realizados testes de vibrao (teste de Chladni) com o mesmo, de modo a ser possvel comparar os modos de vibrao do tampo de fibra de carbono, ao de madeira. Estes testes, bem como algumas concluses, esto disponveis em anexo. Depois de terem sido desenvolvidos os clculos e simulaes necessrias, procedeu-se ao desenvolvimento dos componentes em fibra de carbono, tampo, corpo (ilhargas, tampo de trs, brao, e cravelhame) barra harmnica e escala (ver figura 90). Para o efeito, foi necessrio preparar os moldes antes de fibrar. Tal como aconteceu no modelo de fibra de vidro, foram aplicadas duas camadas de selante (para tapar as pequenas porosidades do gelcoat), seguidas de duas camadas de desmoldante (frekote), para ser possvel retirar as peas dos moldes. Em seguida, foi cortada fibra de carbono (consoante as configuraes definidas para os laminados) e procedeu-se aplicao da mesma com resina de epxido, num processo manual. Dada a experincia dos colaboradores da IDEIA.M com materiais compsitos, foi recomendada a utilizao resina de epxido. Segundo os mesmos, esta resina mais resistente que a resina de polister e garante uma reproduo mais fiel da geometria dos moldes. Depois da aplicao da fibra de carbono, foram aplicados materiais que ajudam a garantir a qualidade do laminado: uma pelcula de peel ply, para que a superfcie interior do laminado tenha um acabamento uniforme, uma pelcula de desmoldante permevel resina, que impede que os excessos de resina fiquem depositados na pea e uma camada de breather, de modo a absorver a resina em excesso, e para permitir a suco do ar, garantindo assim uma presso homognea na pea. O processo de cura dos laminados realizado em vcuo, para garantir a qualidade

da superfcie das peas. Depois do perodo de cura das peas (cerca de 24h), estas esto aptas a ser cuidadosamente retiradas dos respetivos moldes. Relativamente s peas perifricas (queixeira, estandarte, boto e remates da escala), optou-se por recorrer tecnologia de impresso 3D em ABS, disponvel na IDEIA.M, para a produo das mesmas. Depois as peas serem laminadas, foi necessrio cortar os excessos de fibra de carbono exteriores s peas, para que estas tenham a geometria pretendida. Para o efeito, foram utilizadas ferramentas de corte (Dremel) e lixagem (lixas abrasivas). Nesta fase, foram tambm cortados os fes do tampo. Depois de estarem devidamente cortadas, foi necessrio colar as peas. A primeira etapa deste processo foi

colar a barra harmnica. Para o efeito, foram consultadas as referncias utilizadas anteriormente no prottipo de fibra de vidro sobre as dimenses e posicionamento da barra harmnica, sendo que estas foram confirmadas pelo Eng. Domingos Capela. Depois de colada a barra harmnica, procedeu-se colagem das peas de remate do brao e do tampo. Este foi um processo delicado e minucioso, de modo a aplicar apenas a cola necessria unio das peas, e para que a colagem fosse uniforme. Esta ateno foi tambm necessria na colagem da escala ao brao, que para um melhor acabamento do instrumento, s foi realizada depois de o tampo estar concludo.

90 | criao da barra harmnica e do corpo do violino

98

99

92 | render da soluo cromtica escolhida para o violino

Depois do corte e colagem dos principais componentes, o passo seguinte foi a pintura e envernizamento do violino. Antes de qualquer desenvolvimento, foi necessrio definir os acabamentos do prottipo, tendo em conta as solues desenvolvidas na fase de modelao 3D. Optou-se por escolher uma soluo simples e neutra a nvel cromtico, em que so os pequenos detalhes e acabamentos (esticadores, remates e decalques em dourado) que enriquecem e realam a beleza do violino e que o diferenciam dos seus concorrentes. Esta era a soluo mais interessante e coerente com a filosofia do projeto (ver figuras 91 e 92). Para um melhor acabamento do produto final, optou-se
91 | renders da soluo cromtica escolhida para o violino

Para esse efeito, foram utilizadas as mesmas ferramentas e processos descritos anteriormente em relao ao envernizamento do tampo. A fase final deste processo foi o polimento final de todo o violino e das suas peas, com o auxlio de um torno para polimento.

por trabalhar em primeiro lugar o aspeto final do tampo. Assim sendo, foram aplicadas algumas camadas de verniz com o auxlio de um aergrafo. Por motivos de sigilo profissional exigido pela IDEIA.M, no foram reveladas as camadas de verniz aplicadas. Por ltimo, foi realizado o polimento final do tampo, com o auxlio de um torno de polimento desenvolvido na IDEIA.M para esse efeito (ver figura 94). Feito isto, procedeu-se ao acabamento do corpo do violino e dos componentes perifricos (queixeira, estandarte e boto). Inicialmente, foi necessrio aplicar primrio (betume pistolvel), e depois de a superfcie estar uniforme, o corpo do violino e os seus componentes perifricos foram pintados com tinta preta, e posteriormente envernizados.

100

101

93 | corte e colagem de alguns componentes

102 103
94 | processo de pintura e polimento do violino

Para concluir a construo do violino, foi necessrio montar os componentes necessrios para que o violino seja verdadeiramente um instrumento musical (alma, cravelhas, cavalete e cordas). Durante a avaliao do prottipo formal (disponvel em anexo), foi frequentemente referido que afinar o violino exigia demasiado esforo, sendo este um dos principais defeitos referidos. Para solucionar este problema, optou-se por utilizar umas cravelhas mecnicas desenvolvidas e fornecidas pela Wittner. O sistema inovador destas cravelhas (finetuning pegs) permite ao violinista uma afinao confortvel e precisa, que representa uma mais valia deste violino. Apesar de grande parte dos componentes do violino ser produzido em fibra de carbono, optou-se por colocar uma alma e um cavalete em madeira. Esta opo deve-se ao facto de a madeira ser um material menos rgido que o carbono, podendo assim amortecer a presso exercida pelas cordas (no caso do cavalete) e pelo cavalete no tampo (no caso da alma). Tambm foi referido pelos colaboradores da IDEIA.M que na construo de guitarras em fibra de carbono, so frequentemente utilizados travejamentos em madeira, de modo a conferir guitarra de fibra de carbono um timbre mais aproximado ao dos instrumentos de madeira. De maneira anloga, optou-se por colocar a alma e o cavalete em madeira para tentar que o som do violino de fibra de carbono se aproximasse ao dos violinos de madeira. Para alm disso, o cavalete tradicional um ele-

mento com uma linguagem muito prpria, sendo um dos elementos caracterizadores da imagem clssica do violino. Assim sendo, optou-se utilizar um cavalete tradicional de madeira como um elemento formal intimamente ligado ao arqutipo formal do violino. Dado que a alma e o cavalete exigem grande preciso na sua montagem, optou-se por pedir ao Eng. Domingos Capela para conformar e colocar esses componentes, sendo que ele concordou em colaborar. J no seu atelier, o Eng. Capela fez uma breve anlise construo e dimenses do violino, que por sua vez estavam corretas. Depois disto, o Eng. Capela mostrou o seu mtodo para dar forma ao cavalete, e explicou como coloc-lo no stio correto, bem como os "segredos" para posicionar a alma (ver figura 95 e 96). Depois de concluda a montagem de todos os componentes, o prottipo funcional estava concludo e pronto para os primeiros testes e crticas (ver figura 97). Para esse efeito, foram consultados os indivduos pertencentes ao painel de utilizadores (consultar anexos). De um modo geral, a opinio dos utilizadores acerca do prottipo funcional positiva e motivadora, no que diz respeito ao resultado formal e acstico. As opinies e crticas realizadas pelos indivduos do painel de referncias esto disponveis em anexo.

95| Eng. Capela a esculpir a forma do cavalete

96 | Eng. Capela a esculpir a forma do cavalete

97 | alguns dos testes realizados ao prottipo funcional

104

105

106
98 a 106 | fotografias e pormenores do prottipo funcional

107

108

109

previso de atividades futuras


Apesar de o prottipo funcional ter sido concludo, e os resultados e opinies obtidas sejam muito animadoras, o processo de desenvolvimento do violino no chegou ao fim. No futuro ser necessrio desenvolver ainda mais este violino, para melhorar a sua qualidade, tanto a nvel de construo e de acabamentos, como a nvel acstico. Uma das principais atividades ser o desenvolvimento de configuraes alternativas para as peas produzidas em compsito de fibra de carbono, de modo a explorar e encontrar um timbre equilibrado para o violino. Outra atividade que est prevista o desenvolvimento de alternativas para a queixeira amovvel, de modo a encontrar solues confortveis e esteticamente agradveis. Foi referido por alguns instrumentistas que experimentaram o violino que a almofada (um componente ergonmico do violino) no fica devidamente fixada ao corpo do violino. De modo a resolver este problema, ser necessrio desenvolver um encaixe especfico para este violino, para que a fixao da almofada seja mais eficaz. Pensou-se tambm em desenvolver um arco e uma caixa para o violino, no s para que este seja um produto completo e oferea todos os produtos necessrios ao msico, mas tambm para que haja uma linguagem formal coerente entre os produtos utilizados pelo violinista, como se cada um fosse um prolongamento do violino. J foi desenvolvida uma proposta (em modelao CAD 3D) para a caixa, que reflete a essncia, elegncia e dinmica do violino (ver figura 108). No entanto, ser necessrio desenvolver um pouco mais esta proposta para at se produzir um primeiro prottipo. Estas so apenas algumas das tarefas apontadas para um futuro prximo, de modo a amadurecer e enriquecer o violino desenvolvido.

107 | render de uma opo desenvolvida para a caixa do violino

108 | renders da opo escolhida para a caixa do violino

110

111

consideraes finais

112

113

Ao fim de um ano estgio curricular existem algumas consideraes e concluses a realizar. Apesar de o foco do estgio ter sido o desenvolvimento de um violino produzido num compsito de fibra de carbono, o resultado final muito mais do que um produto. O resultado deste estgio traduziu-se tambm em experincias interdisciplinares de qualidade, que resultaram no desenvolvimento e consolidao de capacidades no s profissionais, mas tambm humanas e sociais. Neste aspeto, o contributo da equipa de colaboradores da IDEIA.M, bem como o ambiente vivido em empresa, foi decisivo. O facto de nunca se trabalhar sozinho, mas sempre em equipa, num ambiente estimulante a nvel projetual, aliado busca pelas solues mais vlidas, competitivas e inovadoras, permitiu que os objetivos fossem atingidos com sucesso. Este estgio curricular foi particularmente interessante devido conscincia que foi criada acerca dos mtodos e tecnologias de produo, das qualidades e acabamentos dos materiais, que no estava to presente antes do estgio. Deste modo, possvel afirmar que este estgio curricular foi o culminar de um processo de formao, sendo que o desenvolvimento do violino foi o desafio mais exigente deste percurso acadmico. Desenvolver uma forma contempornea para um instrumento musical que permanece inalterado desde o perodo clssico, de modo a que continue a ser reconhecido como um violino, e torn-lo apetecvel para um grupo to vasto de utilizadores (com contextos de utilizao do violino muito diferentes) foi um grande desafio. Os contactos estabelecidos com construtores, msicos profissionais e alunos de formao superior, bem como o suporte fornecido pela IDEIA.M no que diz respeito engenharia do produto, foram muito esclarecedores e permitiram definir uma orientao vlida para o projeto.

O desenvolvimento de um violino com base numa perspetiva de design e engenharia do produto foi muito estimulante e enriquecedor. Mas como foi referido anteriormente, o desenvolvimento deste projeto no se traduziu apenas num produto concretizado. Tambm foram criadas competncias e valores humanos e profissionais essenciais a um designer de produto. Ao desenvolver um novo produto, o designer deve ter uma conscincia global acerca dos materiais e do processo de prototipagem, fabrico e acabamento das peas. Isto permite-lhe prever constrangimentos na produo e otimizar o produto final. Para alm disso, o designer no deve trabalhar sozinho, mas sim procurar outras opinies diferentes da sua, de modo a ter vrias perspetivas em relao a um dado assunto, que se podem traduzir em conceitos interessantes. fundamental para o designer que procure contactos outras reas de atividade, que estejam relacionadas com um dado projeto. No caso do desenvolvimento do violino, este aspeto foi crucial para o seu sucesso, visto que permitiu criar conhecimento exterior ao domnio do design, que foi fundamental para o projeto. Esta uma viso resultante da experincia que foi o estgio. Relativamente ao projeto em si, o resultado final corresponde s exigncias e expectativas criadas no incio do estgio. Com base na opinio dos colaboradores da IDEIA.M e dos indivduos do painel de utilizadores, o violino elegante, dinmico, atraente e confortvel. Para alm disso referido que o prottipo funcional tem um som com um ataque forte, bastante projeo e qualidade, principalmente nas tonalidades mais graves. Como se esperava, o prottipo funcional claramente superior ao prottipo formal, quer a nvel esttico e de construo, quer a nvel acstico. No entanto, os resultados obtidos com os dois prottipos desenvolvidos foram muito animadores.

Este projeto de estgio traduziu-se numa transio muito produtiva e enriquecedora entre ambiente acadmico e profissional. Tendo em conta todo o processo desenvolvido ao longo de um ano de estgio, torna-se difcil idealizar uma melhor preparao para a vida profissional. O presente documento comprova o quo completa e enriquecedora foi essa preparao, e revela a importncia do estgio curricular na formao acadmica. Este estgio concretiza um grande nmero de experincias e vivncias de grande valor no s para a concluso do mestrado, mas tambm para a futura atividade profissional.

114

115

referncias e lista de figuras

116

117

referncias utilizadas
Askenfelt, A. (2006, Julho). Structure violins. Advanced course on Mechanics of Playing and Making musical instruments CISM. Udine, Itlia Baines, A. (2002). V. In Baines, A. (coord.). Musical instruments. (pp. 357 -376). New York: Oxford University Press Bayon C. (n.d.). Christian Bayon. Retirado em Maro 18, 2013 de http://www.christianbayon.com/index.php?p=profil&l=pt Bramston, D. (2009). Explore and have fun. In Bramston, D. (coord.) Idea searching (pp. 78 - 129). Laussanne: AVA Publishing SA Brito, Armando A. S. & Brito, Andrea S. S. (2009). Os Materiais & os Instrumentos Musicais. I - O Violino: A sublimao da madeira. In Cincia & Tecnologia dos Materiais. Vol. 21, 3-4, 48-57 Dominy, J. & Killingback, P. (n.d.) The development of a carbon fibre violin. Retirado em Janeiro 07, 2013 de http://www. iccm-central.org/Proceedings/ICCM17proceedings/Themes/Industry/OTHER%20APPLICATIONS/A6.2%20Dominy.pdf Goldblatt, A. (n.d.). Violin. Retirado em outubro 18, 2012 de http://www.alangoldblatt.com/specs/Violin.pdf

McDade, A. (2006). Aplicao de materiais compsitos em instrumentos musicais. Projecto de fim de curso do 5 Ano da licenciatura em Engenharia Mecnica. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto LeGault, M. (2012). Acoustical architecture: Making beautiful music. Retirado em Abril 25, 2013 de http://www.compositesworld.com/articles/acoustical-architecture-making-beautiful-music Moura, Marcelo F. S. F. de, Morais, Alfredo B. de & Magalhes, Antnio G. de (2005). Materiais compsitos: materiais, fabrico e comportamento mecnico. Porto: Publindstria, edies tcnicas. Moody, S. (n.d.). Making the bass bar. Retirado em maio 20, 2013 de http://www.moodivarius.com/bass_bar.htm Mozota, Brigitte Borja de & Veryzer, Robert W. (2005). The Impact of User-Oriented Design on New Product Development: An Examination of Fundamental Relationships. Retirado em junho 30, 2013 de http://design2innovate.dk/admin/wp-content/ uploads/The-Impact-of-User-Oriented-Design.pdf Muratov, S. (n.d.). Belly Arching. Retirado em outubro 17, 2012 de http://www.platetuning.org/Violin_belly_arching_2_-_ Sergei_Mugatov.jpg Muratov, S. (n.d.) Back Arching. Retirado em outubro 17, 2012 de http://www.platetuning.org/Violin_back_arching_1_-_ Sergei_Mugatov.jpg NAMM, the international Music Products Association (2011) 2011 The NAMM Global Report. Retirado em janeiro 9, 2013 de http://pages.nxtbook.com/nxtbooks/namm/2011globalreport/offline/namm_2011globalreport.pdf Ragin, C. (1994). Glossary. In Ragin, C. (coord.) Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method (pp. 183

Henrique, L.(1999). Cordofones friccionados I: violino. In Henrique, L. (coord.). Instrumentos musicais (pp. 73-102). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian

-194). California: Pine Forge Press Rodgers, P & Milton, A. (2011). Product design. Londres: Laurence King Publishing, Ltd

Jansson, E. (2002). Acoustics for violin and guitar makers .Chapter V: Vibration Properties of the Wood and Tuning of Violin Plates. Retirado em Novembro 29, 2012 de http://www.speech.kth.se/music/acviguit4/part5.pdf Jansson, E. (2002). Acoustics for violin and guitar makers .Chapter VII: The function of the Violin. Retirado em Novembro 29, 2012 de http://www.speech.kth.se/music/acviguit4/part7.pdf The Gale Group, Inc (2002). Carbon fiber. How Products are Made. Retirado em Maro 20, 2013 de http://www.answers. Kretschmann, David E. (2010). Wood Handbook, Chapter 05: Mechanical Properties of Wood. Retirado em julho 5, 2013 de http://www.fpl.fs.fed.us/documnts/fplgtr/fplgtr190/chapter_05.pdf Tschimmel, K. (2011). Processos criativos. A emergncia de ideias na perspetiva sistmica da criatividade. Porto: Edies ESAD Lewis, L. (2012). Bass bar profile. Retirado em maio 20, 2013 de http://www.maestronet.com/forum/index.php?/ topic/326270-bass-bar-profile/ Manzini, E. (1993). Os percursos do design. In Manzini, E. (coord.) A matria da inveno (pp. 51 - 68). Lisboa: Centro Portugus de Design com/topic/carbon-fiber Mezzo-forte - about us. (n.d.). Retirado em Abril 18, 2013 de http://www.mezzo-forte.de/index.php?call=content&id=93 Sadie, S. (ed.) (1984). The new grove dictionary of musical instruments. 1ed., vols. 1-3. Londres: Macmillan.

118

119

lista de figuras
1 | Viela renascentista Retirado de https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b3/Viella2.jpg em 09/10/2012. 2| Rabeca Retirado de http://www.gaita.co.uk/rebec.jpg em 09/10/2012. 3 | Lira da braccio Retirado de http://www.violin-shop.be/voordracht3.jpg em 09/10/2012. 4 | levantamento dos principais componentes do violino Criado pelo autor deste projeto em 19/10/2012. 5 | levantantamento das principais dimenses do violino tradicional (vista de topo e lateral) Criado pelo autor deste projeto em 14/04/2013. 6 | Lady Blunt de Antonio Stradivari, 1721 Retirado de http://www.instablogsimages.com/images/2011/05/04/lady-blunt-stradivarius-violin8_52.jpg em 19/09/2012. 7 | Yamaha AV5 SKU, da Yamaha Corporation Retirado de http://www.rwdixon.com/Acoustic_Violins/Pics/AV5-44KSKU_Violin.jpg em 19/09/2012. 8 | violino produzido em alumnio, desenvolvido em 1891 por Alfred Springer Retirado de http://kaybassrepair.com/wp-content/uploads/2011/11/springer-violin.jpg em 20/09/2012. 9 | violino eltrico Violectric (1936) Retirado de http://bernunzio.com/media/images/productimages/productimage-picture-national-violectric-16291-54030. jpg em 20/09/2012. 10 | violino eltrico Vivo2, produzido atualmente pela Ted Brewer Violins Retirado de http://weimprovise.net/news_imgs_v2/ted_brewer/Vivo2_clear.jpg em 22/10/2012. 11 | violino hbrido criado por Carleen Hutchins e a Hercules Materials Retirado de http://farm3.staticflickr.com/2112/2267266101_0995b46f88_o.jpg em 22/10/2012.

12 | violino produzido pela Luis & Clark Retirado de http://www.studiotwo.com/gallery3/var/albums/luisandclark/instruments/LandCviolin605_27. jpg?m=1340393860 em 19/09/2012. 13 | violino produzido pela Mezzo-Forte Retirado de http://www.wamusic.com.au/shop/images/2507/violin1.jpg em 28/04/2013. 14 | violino produzido pela Qarbonia Retirado de https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1040164_192607817570972_433182348_o.jpg em 09/09/2013. 15 | Yoyo Ma com o seu violoncelo Luis & Clark Retirado de http://www.studiotwo.com/gallery3/var/albums/luisandclark/instruments/YoYo_Ma_81106_101. jpg?m=1340393857 em 08/08/2013. 16 | cronograma do violino Criado pelo autor deste projeto em 25/04/2013. 17 | violinos criados por Jos Galro (em 1780 e 1794 respetivamente) Retirado de http://www.matriznet.imc-ip.pt/MatrizNet/CommonServices/ThumbnailDownloader.axd?Lang=PT&fileId=44 6185&IdReg=39818&TipoReg=1&ThumbnailType=2&NoImageSize=250X180 em 23/04/2013. Retirado de http://www.matriznet.imc-ip.pt/MatrizNet/CommonServices/ThumbnailDownloader.axd?Lang=PT&fileId=48 671&IdReg=39817&TipoReg=1&ThumbnailType=2&NoImageSize=250X180 em 23/04/2013. 18 | violinos criados por Antnio Sanhudo (em 1849 e 1869 respetivamente) Retirado de http://www.matriznet.imc-ip.pt/MatrizNet/CommonServices/ThumbnailDownloader.axd?Lang=PT&fileId=44 6320&IdReg=40538&TipoReg=1&ThumbnailType=2&NoImageSize=250X180 em 23/04/2013. Retirado de http://www.matriznet.imc-ip.pt/MatrizNet/CommonServices/ThumbnailDownloader.axd?Lang=PT&fileId=44 6188&IdReg=39820&TipoReg=1&ThumbnailType=2&NoImageSize=250X180 em 23/04/2013. 19 | Antnio Capela com um dos seus violinos Retirado de http://farm5.static.flickr.com/4025/4459741482_22cd1a576f_o.jpg em 23/04/2013. 20 | violino criado por Antnio Capela no seu atelier em Anta, Espinho Retirado de http://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/o3d022878/4575286_ngsh3.jpeg em 23/04/2013. 21 | Christian Bayon com um dos seus violinos Retirado de http://www.christianbayon.com/img/christian_bayon2.jpg em 25/04/2013. Retirado de http://www.christianbayon.com/img/construction/vernis3.jpg em 25/04/2013. 22 | volume global de vendas de instrumentos musicais entre 1998 e 2009 - NAMM (2011) Retirado de http://pages.nxtbook.com/nxtbooks/namm/2011globalreport/offline/namm_2011globalreport.pdf em 02/05/2013.

120

121

23 | volume global de vendas de instrumentos musicais em diversos pases - NAMM (2011) Retirado de http://pages.nxtbook.com/nxtbooks/namm/2011globalreport/offline/namm_2011globalreport.pdf em 02/05/2013.

36 | alguns dos esboos mais interessantes para a definio da forma do violino Criado pelo autor deste projeto em 15/03/2013. 37 | criao dos contornos do tampo e ilharga

24 | violino produzido pela Mezzo-Forte Retirado de http://www.wamusic.com.au/shop/images/2507/violin1.jpg em 28/04/2013.

Criado pelo autor deste projeto em 30/11/2012. 38 | proposta de uma das cravelhas desenvolvidas e render da cravelha escolhida

25 | violino produzido pela Luis & Clark Retirado de http://www.studiotwo.com/gallery3/var/albums/luisandclark/instruments/LandCviolin605_27. jpg?m=1340393860 em 19/09/2012. 26 | violino produzido pela Qarbonia Retirado de https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/934987_192608854237535_29535207_n.jpg em 09/09/2013. 27 | Preos dos violinos das marcas concorrentes (Luis & Clark e Mezzo-forte) Criado pelo autor deste projeto em 02/05/2013. 28 | exposio da Mezzo-forte na feira internacional de instrumentos musicais em Frankfurt Retirado de https://pbs.twimg.com/media/BHeiI9CCMAAoNEF.jpg:large em 14/05/2013. 29 | violino Mezzo-forte com trastes aplicados na escala Retirado de https://pbs.twimg.com/media/AyEfLLBCEAE1tdI.jpg:large em14/05/2013. 30 | planeamento de atividades Criado pelo autor deste projeto em 9/10/2012. 31 | imageboard Criado pelo autor deste projeto em 11/10/2012. 32 | mapamental Criado pelo autor deste projeto em 07/11/2012. 33 | painel de sketches Criado pelo autor deste projeto em 27/11/2012. 34 | painel de referncias visuais Criado pelo autor deste projeto em 09/11/2012. 35 | algumas vantagens da utilizao de compsitos de fibra de carbono na construo de instrumentos musicais (com base na anlise desenvolvida juntamente com os colaboradores da IDEIA.M) Criado pelo autor deste projeto em 14/03/2013.

Criado pelo autor deste projeto em 14/03/2013. 39 | estandarte standard Criado pelo autor deste projeto em 09/07/2013. 40 | render da proposta escolhida para o estandarte Criado pelo autor deste projeto em 14/03/2013. 41 | maquinagem CNC do volume do violino e construo manual da ilharga Criado pelo autor deste projeto em 04/01/2013. 42 | modelo de volume e detalhe do vinco da ilharga Criado pelo autor deste projeto em 24/01/2013. 43 | render de uma opo desenvolvida para a forma da ilharga Criado pelo autor deste projeto em 30/11/2012. 44 | render de uma opo desenvolvida para a forma da ilharga Criado pelo autor deste projeto em 30/11/2012. 45 | pr-visualizao e anlise da soluo formal escolhida para a ilharga Criado pelo autor deste projeto em 23/01/2013. 46 | render da soluo escolhida para a ilharga Criado pelo autor deste projeto em 30/11/2012. 47 | anlise da primeira experincia realizada para o tampo Criado pelo autor deste projeto em 25/01/2013. 48 | anlise da superfcie da soluo final para o tampo Criado pelo autor deste projeto em 25/01/2013. 49 | pr-visualizao dos encaixes da pestana e remate da escala Criado pelo autor deste projeto em 09/07/2013.

122

123

50 | pr-visualizao da escala e dos seus componentes Criado pelo autor deste projeto em 09/07/2013. 51 | opes desenvolvidas (por ordem cronolgica) para o remate do brao at soluo final Criado pelo autor deste projeto em 05/02/2013. 52 | construo da superfcie do cravelhame e pr-visualizao da soluo final Criado pelo autor deste projeto em 05/02/2013. 53 | soluo escolhida para a queixeira e pr-visualizao do sistema de encaixe da opo escolhida Criado pelo autor deste projeto em 21/03/2013. 54 | soluo desenvolvida para o boto e pr-visualizao das peas e sistema de encaixe da opo escolhida Criado pelo autor deste projeto em 21/03/2013. 55 | desenho da soluo criada para os f e pr-visualizao da modelao dos f Criado pelo autor deste projeto em 21/03/2013. 56 | pr-visualizao da soluo final para o violino Criado pelo autor deste projeto em 22/03/2013. 57 a 66 | renders 3D de possveis solues cromticas para o violino Criado pelo autor deste projeto em 07/03/2013. 67 | pr-visualizao do molde do tampo e de metade do molde do violino Criado pelo autor deste projeto em 23/03/2013. 68 | prototipagem CNC de uma das metades do corpo do violino Criado pelo autor deste projeto em 21/03/2013. 69 | pea de referncia para o molde da escala do violino produzida por CNC Criado pelo autor deste projeto em 27/03/2013. 70 | aplicao de gelcoat para a criao do molde da escala Criado pelo autor deste projeto em 01/04/2013. 71 | aplicao da fibra de vidro e resina de polister para a criao do molde do tampo Criado pelo autor deste projeto em 02/04/2013. 72 | aplicao da fibra de vidro e resina de polister para a criao de um dos moldes do corpo Criado pelo autor deste projeto em 05/04/2013.

73 | moldes do corpo, tampo e escala do violino Criado pelo autor deste projeto em 26/04/2013. 74 | processo de laminao do tampo Criado pelo autor deste projeto em 30/04/2013. 75 | corpo do violino (aps perodo de cura) Criado pelo autor deste projeto em 02/05/2013. 76 | corte do excesso de fibra do tampo Criado pelo autor deste projeto em 17/05/2013. 77 | Corte dos efes Criado pelo autor deste projeto em 17/05/2013. 78 | colagem da barra harmnica Criado pelo autor deste projeto em 20/05/2013. 79 | tampo do violino preparado para a colagem final Criado pelo autor deste projeto em 21/05/2013. 80 | colagem do corpo ao tampo Criado pelo autor deste projeto em 21/05/2013. 81 | colagem da escala ao brao Criado pelo autor deste projeto em 22/05/2013. 82 | primeira camada de primrio aplicada no modelo Criado pelo autor deste projeto em 04/06/2013. 83 | modelo aps a primeira aplicao de primrio, seguido da aplicao da 2 camada Criado pelo autor deste projeto em 06/06/2013. 84 | pintura aplicada no modelo Criado pelo autor deste projeto em 11/06/2013. 85 | modelo aps a primeira aplicao de verniz Criado pelo autor deste projeto em 14/06/2013. 86 | peas aps aplicao de verniz Criado pelo autor deste projeto em 14/06/2013.

124

125

87 | peas polidas com lixa de gua Criado pelo autor deste projeto em 16/06/2013. 88 | prottipo de fibra de vidro Criado pelo autor deste projeto em 25/06/2013. 89 | detalhes do prottipo de fibra de vidro Criado pelo autor deste projeto em 25/06/2013. 90 | criao da barra harmnica e do corpo do violino Criado pelo autor deste projeto em 17/07/2013. 91 | renders da soluo cromtica escolhida para o violino Criado pelo autor deste projeto em 25/09/2013. 92 | render da soluo cromtica escolhida para o violino Criado pelo autor deste projeto em 25/09/2013. 93 | corte e colagem de alguns componentes Criado pelo autor deste projeto em 11/09/2013. 94 | processo de pintura e polimento do violino Criado pelo autor deste projeto em 11/09/2013. 95| Eng. Capela a esculpir a forma do cavalete Criado pelo autor deste projeto em 27/09/2013. 96 | Eng. Capela a esculpir a forma do cavalete Criado pelo autor deste projeto em 27/09/2013. 97 | alguns dos testes realizados ao prottipo funcional Criado pelo autor deste projeto em 28/09/2013. 98 a 106 | fotografias e pormenores do prottipo funcional Criado pelo autor deste projeto em 04/10/2013. 107 | render de um opo desenvolvida para a caixa do violino Criado pelo autor deste projeto em 12/07/2013. 108 | renders da opo escolhida para a caixa do violino Criado pelo autor deste projeto em 11/10/2013.

126

127

anexos

128

129

questionrios

130

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140

141

142

143

144

145

perfil dos utilizadores


Para validar o violino desenvolvido em termos formais, acsticos, de construo e acabamentos, foi necessrio selecionar um conjunto de indivduos relacionados com o universo do violino (msicos profissionais, alunos, compositores, construtores) com um perfil adequado para criticar e avaliar o projeto. Assim sendo, foi realizado um levantamento das principais caractersticas que levaram seleo de cada individuo do painel de utilizadores.

Diogo - 26 anos: aluno de mestrado do curso de composio (ESMAE) Professor de composio e piano na Escola de Msica de Perosinho; Aluno do 2 ano de mestrado do curso de composio da ESMAE; Frequentou o curso de msica Jazz; Ganhou um concurso de composio; Personalidade muito experimentalista e boa capacidade de crtica; Disponibilidade para colaborar com o presente projeto.

Vera - 32 anos: professora e profissional de violino Professora de violino na Escola de Msica de Perosinho; Violinista profissional em orquestras;

Ins - 20 anos: bom ouvido e grande destreza musical Bom ouvido (ouvido absoluto); Aluna de violino (concluiu o 8 grau); Frequenta diversas orquestras; Grande destreza tcnica e sensibilidade musical; Frequenta o curso de musica Jazz; Personalidade crtica; Capacidade de distinguir sonoridades boas e ms para o violino; Disponibilidade para colaborar com o presente projeto.

Elevada destreza e sensibilidade musical; Adepta da forma tradicional do violino; Grande capacidade de reconhecer boas sonoridades para o violino, com base na sua experincia profissional; Disponibilidade para colaborar com o presente projeto.

Eng. Domingos Capela: Construtor de violinos Um dos principais nomes da construo de instrumentos musicais de cordas em Portugal; Formao em engenharia; Filho do famoso construtor Domingos Capela (j falecido); Vasto conhecimento e experincia ao nvel da construo de violinos;

Eduardo - 18 anos: utilizao do violino em outros gneros musicais Aluno do curso de violino Boa destreza tcnica Utiliza com frequncia o violino eltrico Faz uso do violino em musica pop, rock, entre outros gneros musicais; Pretende seguir um curso superior na rea de produo musical; Disponibilidade para colaborar com o presente projeto.

J participou em projetos de investigao no domnio dos violinos (FEUP, UA);

Antnio Vinhas: Construtor de guitarras Construtor de guitarras, que tambm faz reparaes de instrumentos musicais (guitarras, violinos, etc.); Faz com regularidade trabalhos de afinao de guitarras para vrios nomes conhecidos da msica portuguesa (Jorge Palma, Xutos e Pontaps, etc.); Teve a sua formao na construo de violinos; Tem um grande conhecimento acerca da construo de violinos, bem como ao nvel das madeiras para a sua

Pedro - 19 anos: aluno de curso superior de violino (Universidade de Aveiro) Boa destreza tcnica; Atualmente frequenta o 1 ano do curso superior de violino na Universidade de Aveiro; Disponibilidade para colaborar com o presente projeto.

construo; Bons conhecimentos ao nvel de fornecedores de peas (alma, barra harmnica, cavalete, etc.); Alguma disponibilidade para o experimentalismo, apesar de considerar a madeira como material mpar na construo; Disponibilidade para colaborar com o presente projeto.

146

147

entrevista a Antnio Vinhas


Um aspeto necessrio ao processo de investigao para o presente projeto a realizao de visitas a construtores. Este um passo da investigao que permite obter informaes que no se conseguem arranjar s com a pesquisa. A visita a um construtor fornece informaes mais exatas sobre a construo de um violino, e permite um apoio e um suporte mais profissional ao projeto. Para o efeito, estabeleceu-se contacto com alguns construtores que pudessem contribuir com opinies e informaes preciosas para o presente projeto. Neste sentido, o primeiro contacto estabelecido foi com Antnio Vinhas, construtor de guitarras eltricas, que tambm faz reparaes e manutenes de outros instrumentos de corda. Dado a que se formou na construo de violinos, este construtor poderia tambm fornecer informaes e dados relevantes para o desenvolvimento deste projeto. Esta entrevista foi realizada a 17 de outubro de 2012, no atelier do construtor Antnio Vinhas. De seguida vai ser apresentada a entrevista realizada, bem como todas as questes colocadas e informaes recolhidas. Quais so os melhores materiais para a construo de um violino? Geralmente, as madeiras mais nobres para a construo dos tampos, ilhargas, brao e costas do violino so a casquinha (pinho), nogueira e cer (parte da raiz). Estas duas ltimas so utilizadas para obter uma sonoridade e um toque mais agudo. Os componentes de vibrao do violino (alma, barra harmnica e cavalete) so produzidos em pinho por ser uma madeira que permite uma rpida propagao do som. Finalmente, a escala, boto, cravelhas e estandarte so produzidas geralmente em bano ou Pau Preto, por serem madeiras mais duras, e que no influenciam a qualidade do som. O padro geral para os acabamentos a utilizao de um polimento celuloso (nitroceluloso). Este tipo de verniz, o acabamento com mais qualidade e que garante a flutuao da vibrao no tampo e nas costas do violino, fenmeno essencial para a qualidade sonora. So utilizados tambm outros acabamentos (pintura, etc.), mas o nitroceluloso de longe o acabamento mais utilizado e o que garante melhores resultados a nvel sonoro. Ao nvel dos acabamentos, qual o melhor acabamento (verniz) e o mais utilizado? Numa primeira fase, tem que se calcular a posio onde vai ficar o cavalete, visto que o cavalete que vai definir a posio da alma e da barra harmnica. O cavalete fica alinhado com o centro dos ff, ou seja, na zona onde tem dois pequenos cortes. Convm marcar o local onde vai ficar o cavalete para se poder colocar a alma e a barra harmnica. A barra harmnica colada ao tampo, alinhada na vertical com o p esquerdo do cavalete. J a alma deve ser colocada na vertical, e nunca deve estar sobre presso no tampo quando colocada. A presso sobre a alma s acontece na sequncia da presso que as cordas fazem no cavalete. Tanto a alma como o cavalete podem ser ajustados posteriormente, para afinar o instrumento e tambm para obter uma sonoridade especfica (som doce ou mais agressivo). Na verdade, j ouvi falar em instrumentos (violinos, violas darco, violoncelos e contrabaixos) em fibra de carbono. No sei ao certo qual era a marca, mas sei que j so produzidos. Mas acho que os violinos em fibra de carbono ainda precisam de desenvolvimento e investigao. Os violinos em madeira tm sculos de desenvolvimento, maturao e apurao do som, processo que os violinos em carbono ainda esto a desenvolver. No entanto, acredito nas potencialidades da fibra de carbono na construo de instrumentos musicais. A minha sugesto a criao de um violino hbrido, ou seja, um violino com um tampo em casquinha (pinho), e o resto do corpo em fibra de carbono, de modo a assegurar a vibrao e qualidade sonora do violino. Outro aspeto que acho que no devia ser alterado a escala do violino. Cada escala tem uma determinada textura, que reconhecida pelo instrumentista que est habituado ao seu instrumento, at de olhos fechados. Acho que alterar o material, e consequentemente a textura da escala iria causar estranheza ao instrumentista. Sim, conheo. A meu ver, o melhor fornecedor nacional de peas a Lamir, no Porto. Dificilmente se encontra um fornecedor com rapidez de resposta ao teu pedido como a Lamir. Mesmo a nvel de guitarras, eu costumo encomendar l os componentes. Se precisares de componentes para o violino, acho que l que deves ir. Conheo outros fornecedores, mas apenas fora de Portugal, por isso acho que a Lamir uma boa opo. J ouviu falar acerca da construo de violinos noutros materiais (fibra de carbono, etc.)? O que acha? Conhece fornecedores ou lojas onde adquirir componentes para o violino (alma, barra harmnica, cavalete, fixos, etc.)?
a1 | Antnio Vinhas no seu atelier

Como que se coloca a barra harmnica e a alma?

148

149

150
a3 | algumas das ferramentas utilizadas por Antnio Vinhas a2 | exemplar de um tampo de trs desenvolvido por Antnio Vinhas a5 | reparao de um bandolim a4 | alguns instrumentos em fase de desenvolvimento

151

modelao 3D de um violino
Depois do levantamento dos componentes do violino, foi necessrio desenvolver um modelo CAD 3D de um violino tradicional. Esta etapa tem grande importncia para este projeto, visto que permitiu a adaptao linguagem e interface do software CAD 3D utilizado, mas tambm permitiu que fossem exploradas as funes do software que poderiam ser necessrias na modelao CAD 3D do projeto final. Para alm do que foi referido, esta etapa foi fundamental para ter uma noo bsica acerca da forma como se constri um violino, bem como das suas dimenses e das relaes existentes entre os diversos componentes, isto , como estes se complementam. O software CAD 3D utilizado pela IDEIA.M no desenvolvimento dos seus projetos o SolidWorks. Assim sendo, optou-se por utilizar este software para a modelao CAD 3D visto que no caso de surgir alguma dvida durante esta etapa, seria possvel obter algumas informaes, suporte e colaborao para resolver possveis problemas. Para alm disso, este um dos softwares mais eficazes (e por isso mais utilizados) na Engenharia e Design de produto, e esta seria uma oportunidade para consolidar conhecimentos acerca deste software. Assim sendo, procedeu-se modelao CAD 3D de todos os componentes do violino, tendo em conta as medidas standard que so referidas por Askenfelt (2006), Jansson (2002) e Goldblatt (n.d.) (ver figura a6). Depois de a modelao CAD 3D ter sido concluda, procedeu-se ao desenvolvimento de alguns renders da modelao. Para este efeito, foi utilizado um software de render, o Keyshot. O objetivo destes renders foi simular o aspeto do violino e dos seus materiais, o mais prximo possvel da realidade (ver figuras a7, a8 e a9). De seguida vo ser apresentadas imagens da modelao CAD 3D e alguns renders do violino tradicional.
a6 | pr-visualizao da modelao CAD 3D do violino tradicional

152

153

a8 | detalhe do cravelhame e tampo do violino tradicional

a7 | renders do violino tradicional

a9 | pr-visualizao da modelao CAD 3D do violino tradicional

154

155

entrevista ao Eng. Capela


Na sequncia do desenvolvimento do modelo em compsito de fibra de vidro, foi necessrio consultar um construtor de violinos, no s para confirmar se as dimenses gerais do modelo estavam de acordo com os padres de construo, mas tambm para verificar e aprender como posicionar o cavalete e a alma do violino. Para o efeito, foi possvel contactar com o Eng. Domingos Capela, filho do famoso construtor de violinos Domingos Capela. Este disponibilizou-se para uma visita ao seu atelier, no dia 21 de junho de 2013, para esclarecer todas as dvidas acerca do violino, e para dar a sua opinio sobre o projeto. Aps uma breve apresentao do propsito e objetivos do presente projeto, o Eng. Domingos Capela apresentou alguns dos instrumentos musicais que construiu, e de seguida comentou o presente projeto. Como seria de esperar, foi feita uma referncia ao facto de a forma ser muito idntica do violino tradicional, o que foi encarado como um aspeto positivo. Quando questionado acerca das dimenses do violino, o Eng. Domingos Capela fez umas breves medies ao modelo, em relao s principais dimenses como o comprimento de corda, comprimento e largura da escala e o tamanho do corpo e do brao. Tal como era esperado, as dimenses estavam corretas, havendo apenas algumas variaes ligeiras, com cerca de 2 milmetros (no comprimento de escala, graves. O nico aspeto criticado foi o facto de a pestana da escala ter pouco relevo, mas este um detalhe que possvel corrigir num futuro prottipo. Em relao forma, o Eng. Domingos Capela reconheceu que o prottipo apresentado incorpora a linguagem do
a10 | posicionamento do cavalete

violino tradicional. No entanto, referiu que prefere a forma tradicional dos fes e da voluta, visto que so elementos muito belos, com detalhes muito caractersticos do violino. Quando questionado acerca de como se colocava o cavalete e a alma no violino, o Eng. Domingos Capela disponibilizou-se para ensinar e colocar as peas no sitio certo. No entanto, inesperadamente teve que se ausentar e no conseguiu posicionar as peas. Mas forneceu a madeira para a alma e ensinou quais os passos para cortar e colocar devidamente o cavalete e para colocar a alma no violino (ver figura a10). A sua opinio, bem como os seus esclarecimentos e suporte foram muito importantes no s para finalizar e validar o prottipo formal, mas tambm para as fases seguintes do presente projeto.

por exemplo), mas que segundo o Eng. Capela no eram

156

157

158
a12 | correo do cavalete a11 | posicionamento do cavalete a14 | posicionamento e colocao da alma a13 | algumas ferramentas utilizadas pelo Eng Domingos Capela

159

validao do prottipo formal


Tal como j foi referido anteriormente, a opinio do utilizador muito relevante neste projeto para encontrar possveis falhas (ou aspetos menos positivos) e tambm para validar as decises tomadas. O universo de utilizadores do violino (bem como os seus contextos de utilizao) muito vasto. Assim sendo, recolher e analisar uma amostra quantitativa de opinies significativas impraticvel. Deste modo, optou-se por utilizar uma metodologia de pesquisa qualitativa, em que foi definido um conjunto reduzido de indivduos considerados relevantes para o projeto (professores, alunos de nvel avanado, construtores, entre outros) para analisar e criticar o projeto, visto que a sua opinio poderia contribuir significativamente para validar o modelo formal.

O passo seguinte consistiu em apresentar o modelo formal aos professores e profissionais selecionados para as entrevistas (Diogo e Vera). Quando confrontados com a nova forma do violino, ficaram surpreendidos positivamente com os resultados obtidos. No caso do professor de composio, j era de esperar que a forma fosse aceite com entusiasmo, devido ao facto de este violino representar uma inovao, uma abordagem mais contempornea do violino acstico, e por isso o desenho e detalhes de todos os componentes foram avaliados muito positivamente. A nica crtica realizada foi dificuldade em afinar o violino, devido falta de atrito criado entre as cravelhas e o cravelhame. No caso da professora de violino, a forma e detalhes tambm foram aceites positivamente, desde o desenho inovador do corpo do violino, at aos componentes como a queixeira. Neste ltimo, foi referido que este componente mais confortvel que a queixeira standard. As crticas

Outra parte importante neste ciclo de entrevistas sobre o modelo desenvolvido, a apresentao do violino a engenheiros e a designers de produto, cujas opinies e crticas podem ser decisivas em termos de formais e de produo. No entanto, a apresentao do modelo formal aos engenheiros e designers que orientaram este projeto no foi uma novidade, visto que todo o processo de desenvolvimento do projeto foi acompanhado intensivamente por eles. Os engenheiros Jlio Martins e Joo Petiz (respetivamente CEO e CTO da IDEIA.M) e o Prof. Almiro Amorim (designer e orientador deste projeto) avaliaram e criticaram o projeto constantemente, na procura das melhores solues no s a nvel formal e esttico, mas tambm no que diz respeito aos materiais e tecnologias de produo. consensual entre engenheiros e designer que a forma do violino e dos seus componentes (bem como dos seus detalhes) atraente e interessante. No entanto, importante referir que tambm salientaram alguns defeitos a corrigir, que j foram referidos anteriormente em outras entrevistas. Foi referido que a pestana no pode ter sulcos to profundos, e que seria necessrio arranjar uma soluo para o cravelhame ou para as cravelhas, visto que afinar o violino se torna bastante complexo e exige demasiado esforo do utilizador. Para alm disso, foi referido pelos engenheiros da IDEIA.M que em algumas peas, como a queixeira, seria necessrio aumentar um pouco mais a tolerncia entre as peas que encaixam, de modo a que seja fcil e eficaz retirar as peas amovveis.

A pesquisa qualitativa uma estratgia bsica de investigao social, que geralmente envolve a anlise aprofundada de um nmero relativamente pequeno de casos. Os casos so analisados de forma intensiva com tcnicas destinadas a facilitar a clarificao de conceitos tericos e as categorias empricas (Ragin, 1994, p. 190, traduo livre).

realizadas foram relativamente ao facto de os sulcos da pestana (na escala) serem demasiado profundos, o que pode influenciar o som do violino, e novamente em relao dificuldade em afinar o violino, o que reala a necessidade de resolver este problema. Para alm disso, foi referido que

De modo a que seja possvel perceber as competncias de cada um dos utilizadores a entrevistar, foi realizada uma breve apresentao do perfil e principais qualidades de cada um dos indivduos selecionados para a validao do modelo desenvolvido (e mais tarde do prottipo final). Esta descrio do perfil dos indivduos selecionados referida no presente captulo de anexos. Para obter opinies e crticas sobre o trabalho desenvolvido, foram realizadas entrevistas de carcter informal, ou seja, sem um local definido, um guio ou uma orientao muito definida, mas com objetivos muito claros: avaliar a forma e dimenses do violino. A primeira entrevista foi realizada no atelier do Eng. Domingos Capela, cuja entrevista foi anteriormente referida. Segundo o Eng. Capela, as propores do violino esto corretas, e muito aproximadas s do violino tradicional. Em relao ao aspeto formal do violino, comentou que a forma est bastante relacionada com a do arqutipo formal (o que se traduz num aspeto positivo a salientar). De um modo geral, agradam-lhe as

intervenes e opes tomadas no que diz respeito forma do violino. No entanto, a ttulo de sugesto, referiu que os "fes" poderiam ter uma forma mais tradicional, e que no remate do cravelhame poderia existir uma espcie de voluta. De seguida, foi possvel falar com alguns alunos (Ins, Eduardo e Pedro), sendo que os seus depoimentos foram muito similares. Como era esperado, para estes alunos a forma muito atraente, apesar de ser ligeiramente diferente da do violino tradicional, sendo que os elementos referidos como mais interessantes foram o cravelhame, os f, o vinco lateral e a queixeira. Em relao a este ltimo elemento, foi referido que era mais confortvel que a queixeira vulgar, e que a ausncia de ferragens de fixao ajuda a que a queixeira no seja desconfortvel. No entanto, foram feitas criticas s cravelhas devido ao facto de ser necessrio um grande esforo para afinar o violino, o que se traduz num retrocesso em relao ao violino tradicional. Este foi considerado um aspeto a corrigir.

o modelo um pouco mais pesado que o violino de madeira, e que havia a sensao de o brao ser ligeiramente mais grosso, mas nada de preocupante ou muito relevante. Foi referida tambm a necessidade de o cavalete ser um pouco mais alto, para elevar as cordas um pouco mais. Apesar de a qualidade sonora no ser um fator a testar neste prottipo, os entrevistados demonstraram uma grande vontade de experimentar a sonoridade do modelo formal. Uma grande generalidade dos alunos e profissionais entrevistados (e mesmo outros professores e alunos aos quais o modelo foi apresentado) referiram que as frequncias mais graves tm uma boa projeo sonora, superior do violino tradicional. Alguns dos entrevistados referiram mesmo que os graves se assemelhavam aos de uma viola darco. J as frequncias mais agudas so referidas um pouco amorfas e com pouca projeo. No entanto, para um primeiro ensaio (inesperadamente) acstico, as opinies foram motivadoras.

160

161

concluses: como referir as concluses das entrevistas?? anexo? tabela ou texto?

162

a15 | registo fotogrfico de algumas das entrevistas realizadas

163

ensaios de vibrao
Como complemento do trabalho desenvolvido, era interessante desenvolver alguns ensaios de vibrao para observar e comparar o comportamento do tampo de carbono ao de madeira. Neste sentido, foi sugerido pelos colaboa16 | teste realizado a 97 Hz

Visto que a necessidade de referncias para comparao era bastante pertinente, foram realizados novos testes (desta vez com a barra harmnica colocada e com os "fes" cortados), tendo como base as referncias de Jansson
a19 | teste realizado a 97 Hz

radores da IDEIA.M a realizao de um teste de vibrao, conhecido como teste de Chladni. Este teste permite encontrar modos (ou padres) de vibrao de um corpo pela emisso de uma onda sonora com uma determinada frequncia. Para o efeito, foi criado um suporte especfico para o posicionamento do sistema emissor (um altifalante) e do tampo. Segundo os colaboradores da IDEIA.M, tanto o altifalante como o tampo deveriam estar suspensos, para garantir uma transmisso eficaz da vibrao ao tampo, e para este poder vibrar livremente. Depois de ter sido criado o suporte para o teste, foi necessrio utilizar um amplifi-

(2002) relativamente a alguns modos (ou padres) de vibrao do tampo de madeira. Assim sendo, o tampo foi testado em 3 fases, consoante 3 grupos de frequncias: entre 89 e 99 Hz, entre 165 e 189 Hz e entre 350 e 384 Hz. Os resultados obtidos evidenciam que o tampo de carbono comporta-se de um modo muito semelhante ao tampo de madeira, no que diz respeito aos modos ou padres de vibrao. Foram obtidos resultados muito idnticos nas frequncias de 97 e 172 Hz. Apenas no ltimo teste foi observado que a frequncia de vibrao (entre 415 e 420 Hz) ficava um pouco mais distante dos valores de referncia.

a17 | teste realizado a 212 Hz

cador, e um software de emisso de ondas sonoras (Little SineGen). Com o sistema montado e operacional, procedeu-se realizao dos testes. Inicialmente, o tampo foi testado sem a barra harmnica e sem o corte dos "fes". No entanto, estes testes foram realizados sem um objeto de comparao. Os padres de vibrao foram obtidos com o auxlio de um gro fino (sal fino neste caso), e estes testes foram realizados com frequncias entre os 70 e 880 Hz. As frequncias onde se registaram melhores resultados foram entre 97 e 101 Hz, 212 Hz, 440 Hz, 543 Hz e 880 Hz.

a20 | teste realizado a 172 Hz

No entanto, os resultados obtidos foram positivos.

a18 | teste realizado a 543 Hz

164

a21 | teste realizado a 415 Hz

165

validao do prottipo funcional


Tal como aconteceu com o prottipo formal, foram realizadas algumas entrevistas de carter informal aos indivduos do painel de utilizadores, para sondar a sua opinio acerca do prottipo funcional e identificar possveis falhas, ou aspetos menos conseguidos. Visto que foram instalados componentes de qualidade superior (cavalete, alma, cravelhas e cordas), se fossem referidas falhas, estas estariam relacionadas com a construo do violino. Assim sendo, este foi o principal foco de ateno durante as entrevistas realizadas. Durante as entrevistas, foi pedido aos alunos e professores do painel de utilizadores tocassem alguns trechos musicais no prottipo funcional e tambm nos seus violinos. S assim era possvel ter bases para uma possvel comparao. importante salientar que de um modo global, as opinies e crticas obtidas durante as entrevistas so bastante animadoras e positivas, tal como possvel perceber nas pginas seguintes. Acima de tudo, estas entrevistas validam grande parte do trabalho desenvolvido. Convm referir que no foi possvel entrevistar alguns indivduos pertencentes ao painel de referncias, dada a ausncia por motivos profissionais e pessoais dessas pessoas. De seguida vo ser apresentadas as entrevistas realizadas aos indivduos escolhidos para o painel de utilizadores.

Eduardo
A nvel formal, o violino est bem conseguido e tem linhas muito interessantes e sedutoras, principalmente ao nvel do vinco lateral, dos "fes" e do cravelhame. Acha tambm que a cor negra com o acabamento polido favorece muito o instrumento. D-lhe um aspeto agressivo, mas ao mesmo tempo simples e esteticamente agradvel. Refere que o brao e a escala so muito confortveis. O facto de terem uma superfcie polida permite uma maior agilidade de movimentos, e facilita algumas tcnicas, como o glissando. Refere tambm que a soluo desenvolvida para a queixeira confortvel e muito elegante. Em relao s cravelhas Wittner, refere que facilitam imenso o trabalho de afinao do violino, de uma forma muito precisa e confortvel para o utilizador. Em relao ao som do violino, refere que o ataque das notas forte e apoiado, sendo que isso nota-se principalmente nas cordas extremas, a mais grave (sol) e a mais aguda (mi). No entanto, nos graves que se percebe uma maior projeo e qualidade sonora, o que para ele um fator muito bom. J as cordas intermdias (r e l) tm um som mais contido e abafado. No entanto, refere que o som tem boa qualidade. Em comparao com o violino dele, menciona que o som do violino de madeira um pouco mais "quente", mas que mesmo assim gosta bastante do som do prottipo funcional. Refere tambm que as cordas so muito boas, e foram uma boa opo para este violino. De um modo global, acha que este prottipo est muito bem desenvolvido, e j apresenta muitos pontos fortes (som dos graves, forma, cravelhas, cor e acabamentos). Apenas refere que a almofada do violino (componente ergonmico opcional) no fcil de colocar no violino, e que se for possvel, se deve tentar melhorar o som das cordas intermdias.
a23 | testes realizados pelo Eduardo

a22 | Pedro com o prottipo funcional do violino

166

167

Prof. Vera
Em relao forma do violino, refere que est muito bem conseguida, principalmente ao nvel dos detalhes. Refere que o vinco lateral d uma expresso dinmica ao violino, mas por outro lado os "fes", a queixeira e o cravelhame tm uma linguagem muito elegante e simples, o que de certa forma est relacionado com a essncia formal do violino tradicional. Apenas refere o estandarte do violino parece um pouco largo, e que preferia um estandarte mais fino. No que diz respeito ao conforto do instrumento, refere que as cravelhas so muito eficazes e permitem uma afinao muito precisa, facilitando bastante a afinao do violino. Tambm refere que o instrumento muito confortvel, principalmente ao nvel da queixeira, e que muito fcil habituar-se ao instrumento e toc-lo. Estes foram aspetos referidos vrias vezes ao longo da entrevista. Em relao ao som do violino, refere que ficou surpreendida devido ao ataque forte e projeo sonora do instrumento. Refere que os tons mais graves so muito bons e conseguem ter um pouco mais de projeo que as outras notas, mas gosta do som global do violino, e acha que tem qualidade. O som parece-lhe um pouco "anasalado" e artificial quando comparado com o som de um violino de madeira. Mas refere que a diferena de qualidade (a todos os nveis) entre este prottipo e o de fibra de vidro abismal. Refere tambm que nunca tinha experimentado um violino produzido em compsito de carbono, mas que gostou deste violino. Como sugesto, refere que gostaria que o brao fosse um pouco mais estreito, porque acha mais confortvel para a sua mo. Tambm refere que a almofada no fica totalmente fixa ilharga, e que mais tarde se poderia pensar numa soluo para este problema.
a24 | testes realizados pela Prof. Vera

Prof. Diogo

a25 | testes realizados pelo Prof. Diogo

Em relao forma do prottipo funcional, reconhece nele os contornos gerais do violino tradicional, e refere que lhe agrada bastante o design mais contemporneo que foi adotado. Refere tambm que o perfil da ilharga, bem como a queixeira, os "fes" e o cravelhame so elementos muito bem desenhados e que reforam a linguagem contempornea deste violino. Por ltimo, refere que as tonalidades escolhidas se adequam perfeitamente ao violino, e realam a sobriedade e a elegncia do design deste violino.

Ao ouvir alguns alunos a experimentarem este violino, referiu que o som um pouco "abafado" em relao ao de um violino de madeira. Mas mesmo assim, admira a boa projeo do som (principalmente das notas mais graves) e o seu "ataque forte e convicto". Refere tambm que este prottipo representa um grande avano, em todos os aspetos, em relao ao prottipo formal, e que apresenta bons resultados para um primeiro modelo acstico.

168

169

Antnio Vinhas

Pedro
No que diz respeito forma do violino, o Pedro refere que o prottipo funcional lhe parece muito bem desenvolvido, equilibrado e atraente, principalmente ao nvel dos detalhes (contornos, vinco lateral, "fes", queixeira e cravelhame) e das cores escolhidas. Refere que este violino tem um brao confortvel. No entanto, este poderia ser um pouco mais estreito, visto que isso permite um acesso mais rpido s diferentes cordas. Refere tambm que a altura das cordas est bastante confortvel. As cravelhas Wittner e a queixeira (bem como a soluo desenvolvida em cortia para a pea amovvel da queixeira) foram descritas como componentes bastante cmodos e confortveis para o violinista, o que no acontece em grande parte dos violinos. Em relao ao som do prottipo funcional, foi referido que este tem uma projeo sonora e um ataque forte, Esta foi uma das entrevistas mais importantes visto que para alm de ter sido possvel validar o prottipo funcional, foi tambm possvel compar-lo a um bom violino de madeira, o que permitiu estabelecer algumas metas a atingir em futuros prottipos. principalmente no que diz respeito aos tons mais graves. Quando comparado com o seu violino de madeira (violino alemo do sc. XVIII), o prottipo funcional tem um som com bastante projeo, mas um pouco mais anasalado, metlico (principalmente na corda mi) e menos quente. No entanto, foi possvel perceber que o timbre deste violino se funde bastante bem com o timbre dos violinos de madeira, o que muito importante em ambiente de orquestra ou de um grupo musical. Isto foi percetvel quando o Pedro e o Eduardo tocaram um trecho musical (com o violino de madeira e com o prottipo funcional respetivamente).

a26 | Antnio Vinhas a afinar o violino depois de colocar a alma

Quando confrontado com a forma do violino, referiu que os contornos do violino so bastante suaves e elegantes, e de um modo geral, o resultado do prottipo funcional agrada-lhe bastante. Apenas referiu que prefere a forma dos "fes" tradicionais. Em relao construo do violino, apenas refere que a altura entre a pestana e a escala razovel, mas acha que a pestana poderia estar um pouco mais alta. De um modo geral, refere que este prottipo funcional j evidencia alguma qualidade na sua construo. Quando ouviu o som do violino, referiu que falta alguma ressonncia e projeo corda mi (corda mais aguda),

e que isto se deve posio da alma em relao ao cavalete. Dito isto, o construtor Antnio Vinhas colocou a alma um pouco mais afastada do cavalete, visto que esta alterao iria favorecer as tonalidades agudas do violino. De facto, esta pequena modificao deu mais projeo sonora corda mi. Este facto foi comprovado por um dos alunos do painel de utilizadores (Eduardo), que esteve presente na entrevista ao construtor Antnio Vinhas. Depois desta pequena correo, foi referido que o som do prottipo funcional parecia um pouco mais equilibrado. No entanto, as tonalidades graves conseguem ter mais projeo que as restantes. Na opinio do construtor Antnio Vinhas, s falta ao violino um timbre um pouco mais quente.
a27 | Pedro com o prottipo funcional do violino a28 | Pedro com o seu violino do sc. XVIII

170

171

a29 | peso de um violino alemo do sc. XVIII

a30 | peso do prottipo funcional do violino

a31 | confronto entre um violino alemo do sc. XVIII e o prottipo funcional do violino

a32 | exemplos de outras entrevistas realizadas

172

173

130

270

89

356

68

195

582

137 206

39 60

327 Violino (principais dimenses) Medidas em mm Escala 1:3

174

175

1 1

3 3 2

4 4

5 5

6 6

8 7 11

9 10

12

Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Denominao cordas cavalete quexeira (amovvel) parafuso (m3) alma queixeira (base) esticadores rebite roscado (m3) anilhas de aperto cravelhas estandarte cabo do estandarte tampa do boto man 5x3mm boto

Quantidade 1 1 1 3 1 1 1 3 1 4 1 1 1 1 1

corpo (principais componentes) escala 1:4 Item Denominao Item 1 2 1 3 2 4 3 5 4 6 5 7 6 8 7 8 Denominao pestana escala Pestana remate da escala Escala tampo Remate da escala remate do cravelhame Tampo remate do do bra;o Remate inferior brao barra harmnica Remate superior do brao Barracorpo harmnica Corpo

Quantidade 1 1 1 1 1 1 1 1 13 14 15

Violino (principais componentes) Escala 1:4

Violino (componentes perifricos) Escala 1:4

176

177

custos de desenvolvimento

ITEMS

cUSTO TOTAL

componentes (queixeira, cordas, cavalete, etc.) matrias primas (fibras, massas, resinas, tintas, etc.) consumveis (lixas, pincis, fita cola, etc.) maquinagem das peas para os moldes pesquisa (histria, mercado, inquritos, entrevistas, modelao do violino tradicional, etc.) desenvolvimento do modelo de volume modelao CAD 3D do violino desenvolvimento e produco de moldes desenvolvimento do modelo de compsito de fibra de vidro validao do prottipo formal ensaios e simulaes desenvolvimento do modelo de compsito de fibra de carbono validao do prottipo funcional modelao CAD 3D da caixa para o violino tempo estimado de trabalho til

300 350 30 420 224 horas

170 horas 232 horas 232 horas 232 horas

46 horas 340 horas

24 horas 1500 horas

178

179

Design e desenvolvimento de um violino em compsito de carbono Antnio Jos Rocha Mestrado em Design rea de especializao: Produto 2012 - 2013 ESAD | Escola Superior de Artes e Design IDEIA.M Paginao: Antnio Rocha (colaborao de Juliana Carvalho) Software: Adobe InDesign CS5 Tipografia: Minion Pro, Myriad Pro

180

Вам также может понравиться