Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA SADE DO ADULTO I

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

So Luis 2013

GLEIDIANE ALVES SOUSA

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA


Estudo dirigido realizado na disciplina de Sade do Adulto I da Universidade Federal do Maranho UFMA para obteno parcial da 2 nota do 5 perodo, que teve como objetivo propiciar maior entendimento no setor oncolgico onde a enfermagem atua de forma essencial em todas as fases da doena. Professoras: Elza Lima, Rosilda Dias e Santana Sousa.

So Luis 2013

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA


1 O Programa de Epidemiologia e Vigilncia do Cncer e seus Fatores de Risco fornece informaes que subsidiam os profissionais de sade no gerenciamento do cuidado as pessoas expostas. Apresente as aes descritas pelo INCA para preveno e deteco precoce do cncer.
As aes nacionais de Vigilncia do Cncer tm como objetivo conhecer com detalhes o atual quadro do cncer no Brasil. A vigilncia do cncer realizada por meio da implantao, acompanhamento e aprimoramento dos Registros de Cncer de Base Populacional e dos Registros Hospitalares de Cncer (centros de coleta, processamento, anlise e divulgao de informaes sobre a doena, de forma padronizada, sistemtica e contnua). Com estes dados podem-se desenvolver aes preventivas como acompanhar a exposio das populaes a fatores de risco, como o tabagismo, a dieta inadequada, a vida sedentria e a exposio a substncias carcinognicas no trabalho e na comunidade. A vigilncia feita atravs da aplicao de questionrios e da realizao de estudos especiais em populaes vulnerveis ou sob-risco. Outra ao avaliar atravs de indicadores epidemiolgicos a preveno e controle do cncer e seu fator de risco, permitindo assim saber se os programas de sade em execuo esto atingindo os objetivos traados em beneficio a populao. Assim, se torna necessrio o apoio ao desenvolvimento da capacidade tcnica e gerencial para as aes de vigilncia e avaliao dos profissionais de sade, que so apoiados pelo INCA na implantao da vigilncia do cncer e seus fatores de risco, na anlise das informaes de sade e na avaliao das aes de preveno e controle, em mbito municipal. E por ultimo, os Estudos e pesquisas especiais que permitem ampliar o acervo de informaes sobre as doenas (causa, novas tecnologias para diagnstico, avanos teraputicos, sobrevida e qualidade de vida das pessoas doentes), sobre os fatores de risco e sobre a implantao e funcionamento dos programas. (INCA, 2012).

2 A Portaria 2439 de dezembro de 2005, determina a Poltica Nacional de Ateno Oncolgica. Discorra sobre os nveis de ateno e as atividades profissionais no atendimento ao paciente oncolgico.
III - ateno bsica: realizar, na Rede de Servios Bsicos de sade (Unidade Bsicas de Sade e Equipes da Sade da Famlia), aes de carter individual e coletivo, voltadas para a promoo da sade e preveno do cncer, bem como ao diagnstico precoce e apoio teraputica de tumores, aos cuidados paliativos e s aes clnicas para o seguimento de doentes tratados; IV - mdia complexidade: realizar assistncia diagnstica e teraputica especializada, inclusive cuidados paliativos, garantida a partir do processo de referncia e contrareferncia dos pacientes, aes essas que devem ser organizadas segundo o planejamento de cada unidade federada e os princpios e diretrizes de universalidade, eqidade, regionalizao, hierarquizao e integralidade da ateno sade;

V - alta complexidade: garantir o acesso dos doentes com diagnstico clnico ou com diagnstico definitivo de cncer a esse nvel de ateno, determinar a extenso da neoplasia (estadiamento), tratar, cuidar e assegurar qualidade de acordo com rotinas e condutas estabelecidas, assistncia essa que se dar por meio de Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia e Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (CACON);

4 Os CACONs so hospitais tercirios estruturados para assistncia especializada e integral aos pacientes com cncer aponte a atuao desse centro.

Вам также может понравиться