Вы находитесь на странице: 1из 13

D INMICA G LOBAL DE NUTRIO NOS PA SES EMERGENTES D EFINIO DE SEGURANA ALIMENTAR : UM CONCEITO EM EVOLUO

Ctia Custdio, Joana Pinto e Rafaela Mota

INTRODUO
Toda pessoa tem direito a um padro de vida suficiente para lhe assegurar e sua famlia a sade e o bem-estar, principalmente quanto alimentao, ao vesturio, ao alojamento, assistncia mdica e ainda quanto aos servios sociais necessrios () segundo o artigo 25 da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 10 de Dezembro de 1948 (UN 1948). Assim, a segurana alimentar do ponto de vista moral tem sido amplamente acordado como um direito humano bsico e universal que visa a disponibilidade alimentar, estabilidade e acesso nutrio adequada como componentes essenciais para o bem-estar e produtividade de todas as pessoas. No entanto, desde a dcada de 90, o nmero de pessoas desnutridas tem vindo a aumentar e, mais recentemente, verificou-se um crescimento abrupto como consequncia da crise alimentar e financeira (Jones et al 2013). Fatores como o aumento da populao e as mudanas demogrficas, preos alimentares altos e volteis, e restries e mudanas ambientais ameaam a segurana alimentar. Simultaneamente, o clere crescimento do poder econmico de pases emergentes como a China, a ndia e o Brasil resultou num ambiente poltico e econmico mais complexo uma vez que auxiliaram os pases de baixo rendimento a superar os piores efeitos da crise (te Velde 2010). Como uma populao mal nutrida menos economicamente produtiva, a segurana alimentar tambm se revela importante no sentido de maximizar a

capacidade econmica de um pas. Deste modo, os pases emergentes podem desempenhar um papel essencial na reduo da insegurana alimentar mundial atravs do crescimento da economia, do comrcio e da agricultura. Pretende-se, com este documento, estudar a evoluo do conceito de segurana alimentar, bem como analisar o estado da segurana alimentar nos pases emergentes.

EVOLUO DO CONCEITO DE SEGURANA ALIMENTAR

Ao longo dos tempos tm surgido vrias definies de segurana alimentar que tm evoludo nos ltimos 30 anos refletindo as mudanas politicas (Clay 2002, Heidhues et al 2004). Sabe-se que em 1992, j havia cerca de 180 definies publicadas (Maxwell & Smith 1992, FAO 2003). Como definio inicial, em 1974, a World Food Summit definiu segurana alimentar como disponibilidade de um adequado abastecimento mundial de alimentos bsicos para sustentar uma expanso constante do consumo alimentar e para compensar flutuaes na produo e nos preos (UN 1975, World Bank 1986). Em 1983, a FAO expandiu o conceito de segurana alimentar para "garantir que todas as pessoas em todos os momentos tm acesso fsico e econmico a alimentos bsicos de que necessitam" (FAO 1983). Mais tarde, o conceito foi alargado para incluir alimentos seguros e nutritivos que atendessem s necessidades alimentares das pessoas e preferncias alimentares para uma vida ativa e saudvel (FAO 2003, Kalra & Xing 2013); assim, em 1986 o conceito foi aprofundado de modo a incluir "o acesso de todas as pessoas em todos os momentos, alimentao necessria para uma vida ativa e saudvel" (World Bank 1986). J em 1996, a FAO adota uma definio ainda mais completa: a segurana alimentar, a nvel individual, do agregado familiar, nacional, regional e global [ conseguida] quando todas as pessoas, em todos os momentos, tm acesso fsico e econmico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos a fim de satisfazer as suas

necessidades dietticas e preferncias alimentares para uma vida ativa e saudvel (FAO 1996). Em 2001 a definio de segurana alimentar novamente actualizada: segurana alimentar [] uma situao que existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, tm acesso fsico, social e econmico a uma alimentao suficiente, segura e nutritiva que atenda s suas necessidades dietticas e preferncias alimentares para uma vida ativa e saudvel (FAO 2002). De um modo geral, a segurana alimentar das famlias a aplicao deste conceito ao nvel da famlia cujos indivduos so o foco de preocupao. Por outro lado, existe insegurana alimentar quando as pessoas no tm um adequado acesso social, fsico ou econmico alimentao, tal como definido acima (FAO 2003). Hoje em dia, o conceito de segurana alimentar pode ser descrito como um fenmeno que liga os indivduos sua rede domstica, que por sua vez depende da comunidade e, por fim, da rede regional e global. No estando devidamente ligado rede, em qualquer nvel, um indivduo pode estar impedido ao acesso a uma alimentao suficiente, segura e nutritiva (Kalra & Xing 2013). Assim, o conceito de segurana alimentar engloba quatro dimenses: a disponibilidade, a acessibilidade fsica e econmica, a estabilidade dos abastecimentos e do acesso e a utilizao de alimentos seguros e saudveis (FAO 2006).

ESTADO DA SEGURANA ALIMENTAR NO MUNDO E NOS PASES EMERGENTES EM PARTICULAR

Atualmente a disponibilidade de alimentos no mundo suficiente. No entanto verifica-se um problema mundial na distribuio dos mesmos: por um lado a situao da insegurana alimentar caracteriza-se pela fome e deficincias em micronutrientes onde cerca de 12% da populao mundial subnutrida (Grote 2013), por outro lado mais de 1,4 bilies de adultos tm excesso de peso onde cerca de 500 milhes so obesos (WHO 2013).

Em particular, aproximadamente 98% da populao subnutrida pertence a regies de economias emergentes (figura 1): s na regio da sia-Pacfico, 61% das pessoas sofrem de fome, na frica Subsariana so 27%, na Amrica Latina h 5% de subnutridos assim como no Mdio Oriente e Norte de frica (FAO 2013, Kalra & Xing 2013). A insegurana alimentar tambm se observa nos pases desenvolvidos, todavia em muito menor escala.

F IGURA 1|P ERCENTAGEM DA POPULAO MUNDIAL SUBNUTRIDA EM 2010-12 (FAO 2012)

Tal como representado na figura 2, tem-se assistido a melhorias significativas em relao insegurana alimentar no Este e Sudeste da sia, onde a taxa de pessoas subnutridas diminuiu de 43% no final dos anos 60 para 10% no incio do novo milnio. Esta melhoria na segurana alimentar reflexo da rpida industrializao e crescimento econmico da China. Tambm se verificam progressos na Amrica Latina e Carabas onde se verifica a menor incidncia de fome entre as regies emergentes. Apesar de ainda 30% da populao passar fome, a frica Subsariana tambm teve avanos nesta rea (FAO 2013).

F IGURA 2| P ERCENTAGEM DE PESSOAS QUE SOFREM DE FOME

NOS MERCADOS EMERGENTES

(FAO 2013)

INDICADORES ALIMENTAR

DE

MEDIO

DA

SEGURANA

Existem variados mtodos que podem ser utilizados para medir a Segurana Alimentar, sendo que cada um responde atravs de uma escala e uma tica prpria, o que, de certa forma os torna complementares. Porm, enquanto uns avaliam o fenmeno ao nvel nacional, outros se aproximam e medem o nvel domstico ou mesmo individual. Alguns mtodos focam-se na disponibilidade de alimentos, ao passo que outros abordam a via do acesso ou da estabilidade das famlias no acesso aos alimentos. Teoricamente, quanto maior o nmero de mtodos utilizados na avaliao, maior o nmero de aspectos analisados e, portanto mais completa e abrangente tender a ser a viso obtida da situao. Existem indicadores capazes de captar determinadas dimenses, mas nenhum informa todas as variveis. Por conseguinte, avaliar a segurana alimentar requer a conjugao de diversos indicadores (Leo 2008). Desde 1996 a FAO (Food and Agriculture Organization) alerta quanto necessidade da criao de um protocolo de indicadores bsicos relacionados diretamente com a Segurana Alimentar e Nutricional, para ser utilizado como padro internacional, nacional e/ou local, de forma que seja possvel avali-la nessas esferas (FAO 1996). Indicadores so, portanto, medidas-sntese que contm informaes relevantes sobre determinados atributos e dimenses do estado de segurana alimentar, informando aspectos da realidade ou mudanas em processo, tendo em vista a formulao de polticas pblicas, alm de esclarecer as mudanas e os determinantes dos diferentes fenmenos (Panelli-Martins et al 2008).

T ABELA 1| I NDICADORES GLOBAIS DA SEGURANA ALIMENTAR SEGUNDO A FAO

Indicador

Propsito

1. Reservas globais em relao provvel magnitude da demanda no mercado

Informao sobre reservas globais em relao a provvel magnitude da demanda no mercado. Para mostrar as tendncias de utilizao na prxima campanha de comercializao, no geral, o Secretariado da FAO considera um rcio de 17-18% de reservas cerealferas do fim da poca como o mnimo necessrio para salvaguardar a segurana alimentar mundial. Mede a capacidade dos cinco pases maiores exportadores de cereais (Argentina, Austrlia, Canad, Unio Europeia e os Estados Unidos da Amrica) de responder s importaes de trigo e cereais em estado bruto. Relaciona-se com a soma da sua produo, importaes e a abertura das reservas a soma da sua utilizao domstica mais as exportaes. Rcio do volume das ltimas reservas cerealferas detido pelos maiores exportadores de trigo, cereais em estado bruto e arroz com o desaparecimento total destes cereais (consumo domstico mais exportaes). Mede as mudanas na produo cerealfera nos principais importadores de cereais, nomeadamente a China, ndia e CEI (Comunidade dos Estados Independentes) contra a tendncia e o ano anterior.

2. Capacidade dos cincos pases maiores exportadores de cereais em satisfazerem a demanda de trigo e cereais em estado bruto

3. Rcio do volume das ltimas reservas cerealferas 4. Evoluo da produo cerealfera nos pases maiores importadores de cereais: China, ndia e CEI (Comunidade dos Estados Independentes) 5. Evoluo na produo cerealfera global dos Pases de Baixo Rendimento e Deficitrios em Alimentos (PBRDAs)

A alterao na produo cerealfera global dos Pases de Baixo Rendimento e Deficitrios em Alimentos: Estes pases identificados pelo indicador cinco fornecem uma outra forma de medir a segurana alimentar num grupo de pases considerados vulnerveis s flutuaes da oferta. No obstante, uma vez que a produo na China e na ndia influencia em grande medida a produo para os PBRDAs, o indicador seis exclui estes dois pases. Exclui a China e a ndia e aborda as mudanas na produo cerealfera total dos PBRDAs. Compara os preos de exportaes dos principais cereais.

6. Mudanas na produo cerealfera global dos PBRDAs, excluindo China e ndia 7. Comparao dos preos de exportao para os principais cereais.

INFLUNCIA DA AGRICULTURA E ECONOMIA NA SEGURANA ALIMENTAR DOS PASES EMERGENTES


So vrios os fatores que ameaam a segurana alimentar, entre os quais, o aumento da populao e as mudanas demogrficas, preos dos alimentos altos e inconstantes, e restries e mudanas ambientais. Ao mesmo tempo, o rpido

crescimento do poder e tamanho econmico de pases emergentes como a China, ndia e Brasil resultou em um ambiente poltico e econmico mais complexo com um impacto significativo no alcance e manuteno da segurana alimentar mundial: estudos realizados sobre os efeitos da crise financeira indicam que os pases emergentes e o seu crescimento acima da mdia ajudaram os pases de baixo rendimento a superar os piores efeitos da crise (te Velde 2010). De modo a otimizar a prpria segurana alimentar, os pases emergentes precisam de implementar uma estratgia tripartidria que se foque em abordagens a curto e a longo prazo. Os pases emergentes, como a China e a ndia, precisam implementar reformas que proporcionem aos pequenos produtores as oportunidades e os incentivos que aumentem a sua capacidade produtiva. Pesquisas realizadas na frica e na sia mostraram que os investimentos na pesquisa agrcola e extenso rural tm um grande impacto na produtividade agrcola e na pobreza. As crescentes presses demogrficas e ambientais aceleram a procura de novas tecnologias no setor agrcola, que possam ser disseminadas rapidamente para obter ganhos adicionais em produtividade, permitindo assim que os agricultores faam um uso mais eficiente dos recursos naturais e que haja uma continuao da estabilidade dos preos baixos para a comida (Rosegrant & Hazell 2000). As inovaes, que incluem novas tecnologias ao longo de toda a cadeia de valor alimentar, tambm devero ser promovidas dado que tambm so cruciais para a melhoria da produtividade e do sustento dos pequenos agricultores, e para a reduo da pobreza e da fome (Asenso-Okyere 2008). Alm disso, podero ser fornecidos incentivos a uma produo mais eficiente assegurando-se direitos fundirios, fortalecendo-se os mercados a montante e a jusante e fortalecendo-se os servios financeiros e de extenso rural.

SOLUES ALIMENTAR

PARA

GARANTIR

SEGURANA

Desde 1950, altura do incio da Revoluo Verde, foram introduzidos novos produtos no setor primrio como fertilizantes e pesticidas, bem como, sistema de rega, de modo a levar a um aumento da produo agrcola e, consequentemente, aumentar a quantidade de alimentos disponveis, permitindo o predomnio da segurana alimentar. Porm, por volta do ano de 1980, data do fim da revoluo, verificou-se que o aumento da produo agrcola atravs de pesquisas, educao e aumento de infraestruturas no era o suficiente para garantir a segurana alimentar, apesar de este ser um fator importante. (Grote 2013) De modo a aumentar os rendimentos da produo agrcola e, por conseguinte, aumentar a produtividade, essencial investir num ambiente favorvel agricultura. (Brooks). No entanto, e constituindo por si s a maior soluo associada garantia da segurana alimentar, a produo agrcola relaciona-se com trs novos desafios, tal como refere Conway. Para que seja possvel existir segurana alimentar fundamental controlar os picos nos preos dos produtos alimentar, a persistncia da fome e pobreza e as alteraes climticas. (Conway 2012) Tal como referido anteriormente, a segurana alimentar alcanada quando todas as pessoas tm acesso fsico e econmico a uma alimentao segura e nutritiva para as suas necessidades dietticas e preferncias alimentares para uma vida ativa e saudvel. (Jones et al 2013) Deste modo, necessrio intervir em trs reas: intensificao sustentvel, alteraes no sistema alimentar e reformas no sistema poltico. Na primeira rea, intensificao sustentvel, entende-se que se deve aumentar a produo de mais alimentos no mesmo espao de terra, enquanto que, ao mesmo tempo, tem de haver reduo do impacte ambiental. The Montepellier Panel sugere inovaes que vo aumentar a produo e o acesso a alimentos nutritivos, conservar terra e gua, permitir a adaptao a alteraes climticas, reduzir o impacte ambiental, bem como, reduzir o desperdcio de alimentos ao longo da cadeia alimentar. ainda

essencial o aumento da cooperao e organizao nas reas rurais bem como o rpido acesso a redes que possibilitem informaes acerca dos preos. De modo a interceder nesta rea, encontram-se mencionadas mais sugestes como o recurso a um sistema integrado de gesto dos nutrientes de plantas e recurso a produo integrada ou novos sistemas de rega. Em segundo lugar tem-se as alteraes nos mercados alimentares; neste caso, pretende-se que haja uma procura crescente e mais diversificada de alimentos e que os meios de transporte das cidades de grande crescimento sejam otimizados, bem como, sejam alterados os padres previamente estabelecidos e as tecnologias at ento utilizadas. Estes mercados apresentam um crescimento muito rpido para pases em desenvolvimento, contudo, o respetivo impacto na segurana alimentar encontra-se relacionado com a participao da populao nestes mercados, quer enquanto produtores quer como trabalhadores ativos nos mercados. (World Bank 2008). Graas ao crescimento da populao, existem oportunidades promissoras para a

transformao de mercados em mercados domsticos. Contudo, a reduo da pobreza precisa de ser assegurada atravs da reduo dos custos e riscos. O investimento externo em atividades de produo agrcola em pases emergentes pode trazer grandes benefcios na produo e processamento dos alimentos. Para a alterao nesta rea ser bem-sucedida fundamental que exista um sistema de comrcio mais eficiente de modo a promover a permuta entre zonas ricas e pobres. Em ltimo lugar tem-se as reformas no sistema poltico. O alcance da segurana alimentar tem sido cada vez mais prejudicado nos pases emergentes da Unio Europeia atravs de polticas energticas. Por um lado, estes pases fornecem baixos subsdios aos produtores agrcolas; por outro lado, h um acesso limitado aos mercados dos pases desenvolvidos. Deste modo, estes aspetos levam a uma diminuio dos produtos alimentares provenientes de pases emergentes, reduzem a procura de produtos para importao e limitam o acesso a bons mercados. (FAO 2009)

Generalizando para a situao dos pases emergentes, importante que ocorra uma reforma poltica de modo a que sejam minimizados os preconceitos contra a agricultura. Nestes pases, os subsdios fornecidos aos produtores agrcolas so bastante inferiores comparativamente com os desenvolvidos; em certos pases emergentes, o uso de substncias como fertilizantes muito limitado e, por isso, o solo no muito frtil, contudo, na China, a produo agrcola sofreu com o uso excessivo de fertilizantes. (Grote et al 2005) De modo a garantir segurana alimentar importante que os consumidores sejam os principais intervenientes e os mais informados, principalmente; o facto de um consumidor conhecer o valor nutricional de um alimento e como o confecionar, bem como, estar a parte dos grandes gastos energticos e ineficincias da produo de alguns alimentos pode permitir que estes erros sejam evitados Muitos destes erros so atualmente cometidos nos pases emergentes sendo que tambm se presencia em diversas situaes a um desconhecimento quanto s de normas de higiene e segurana alimentar, causando assim um perigo em termos de cuidados sanitrios e segurana alimentar.

CONCLUSES
Como j foi referido existem alimentos suficientes para alimentar toda a populao mundial no entanto verifica-se um grave problema de distribuio de bens alimentares, longe de ser resolvido. Existem vrios caminhos a seguir para erradicar este problema. Assim, foram identificadas trs grandes reas particularmente importantes para alcanar a segurana alimentar no futuro: intensificao sustentvel da agricultura, combate pobreza, e reformas polticas para promover a produo e o acesso aos alimentos, o acesso terra, gua, tecnologia, mercado e crdito. Na prtica, enquanto a falta de vontade por parte dos pases desenvolvidos e o conflito de interesses pelo qual se rege o sistema poltico persistir, jamais ser possvel resolver o problema da fome mundial, dado que existiro sempre dois mundos: o dos

10

que possuem toda a tecnologia ao seu dispor e se desenvolvem e o dos que so tecnologicamente menos desenvolvidos e ficam dependentes dos primeiros.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Asenso-Okyere K, Davis K, Aredo D. 2008. Advancing agriculture in developing countries through knowledge innovations. Synopsis of an international conference. Washington, DC: IFPRI. Brooks J. OECD Trade and Agriculture Directorate, Trade and food security: a global perspective. Clay E. 2002. Food security: Concepts and measurement. In Trade reforms and food security: Conceptualising the linkages. Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations. Conway G. 2012. One billion hungry: can we feed the world? Ithaca and London: Cornell University Press. FAO. 1983. World Food Security: a Reappraisal of the Concepts and Approaches. Director Generals Report. Rome. FAO. 1996. Rome Declaration on World Food Security and World Food Summit Plan of Action. World Food Summit 13-17 November 1996. Rome. FAO. 2002. The State of Food Insecurity in the World 2001. Rome. FAO. 2003. Trade Reforms and Food Security. Rome. FAO. 2006. Food Security: Policy Brief. Issue 2. FAO. 2009. How to feed the world in 2050. High-level experts forum. Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations. FAO. 2012. The State of Food Insecurity in the World 2012. Rome.

11

FAO. 2013. The state of food and agriculture. Food and agriculture organization of the united. Rome: Nations Grote U. 2013. Can we improve global food security? A socio-economic and political perspective. Food Security. Grote U, Craswell E, Vlek P. 2005. Nutrient Flows in International Trade: Ecology and Policy Issues. Environmental Science & Policy, Volume 8, Issue 5, Elsevier Publ., October, 2005, pp.439451. Hazell P, Rosegrant M. 2000. Study of Rural Asia: Volume 1 - Transforming the Rural Asian Economy: The Unfinished Revolution. Hong Kong: Oxford University Press. Heidhues F, Atsain A, Nyangito H, Padilla M, Ghersi G, Le Valle J. 2004. Development strategies and food and nutrition security in Africa: An assessment. 2020 Discussion Paper No. 38. Washington, D.C.: International Food Policy Research Institute. Jones A, Ngure F, Pelto G, Young S. 2013. What Are We Assessing When We Measure Food Security? A Compendium and Review of Current Metrics. Advances in Nutrition. 4: 481-505. Kalra A, Xing L. 2013. Partnering for food security in emerging markets. Zurich. Leo M. 2008. A fome nos tempos de supersafras. Folha de So Paulo, So Paulo. Maxwell S, Smith M. 1992. Household food security; a conceptual review. In S. Maxwell & T.R. Frankenberger, eds. Household Food Security: Concepts, Indicators, Measurements: A Technical Review. New York and Rome: UNICEF and IFAD. Montpellier Panel. 2013. Sustainable Intensification: A New Paradigm for African Agriculture. Montpellier Panel Report. Panelli-Martins B, Santos S, Assis A. 2008. Segurana alimentar e nutricional: desenvolvimento de indicadores e experimentao em um municpio da Bahia, Brasil. Revista de Nutrio. Campinas, SP, v.21 (suplemento), p.65s-81s.

12

te Velde D, et al. 2010. The global financial crisis and developing countries: phase 2 synthesis. Working Paper 316. Londres: Instituto de desenvolvimento ultramarino. United Nations. 1948. Universal declaration of human rights. Paris. United Nations. 1975. Report of the World Food Conference, Rome 5-16 November 1974. New York. WHO. 2013. Obesity and overweight. Fact sheet No.311, World Health Organization, Geneva. World Bank. 2008. World development report: Agriculture for development. World Bank: Washington D.C. World Bank. 1986. Poverty and Hunger: Issues and Options for Food Security in Developing Countries. Washington DC.

13

Вам также может понравиться