Вы находитесь на странице: 1из 61

1.

CONCEITOS BSICOS DE TRANSMISSO


1.1.Introduo Os computadores, atualmente disponveis no mercado, so dotados de recursos cada vez mais sofisticados. Para aumentar a eficincia da mquina, foi necessrio o compartilhamento de seus recursos com um nmero maior de usurios, que no necessariamente deveriam estar prximos ao computador. Atravs do Teleprocessamento, este comparti1hamento foi possvel, onde vrios usurios utilizando as facilidades de Telecomunicaes conseguem acessar, dos mais diversos pontos geogrficos, um computador ou vrios, realizando consultas, atualizaes e outros tipos de servio. Como o Sistema de Telecomunicaes hoje em dia est voltado para transmisso de sinais de voz, faz-se necessria a adequao dos sinais de processamento de dados para que este, possa usufruir desses meios. 1.2. Faixa de Freqncia da Voz usadas em Telefonia As cordas vocais do ser humano so capazes de reproduzir vibraes sonoras dentro de uma gama de aproximadamente 100 a 10.000 Hz. Cada som emitido composto simultaneamente de vibraes de diversas freqncias harmnicas de uma freqncia fundamental das cordas vocais, razo principal da diferena entre a voz de um homem e a de uma mulher. Para o homem esta freqncia fundamental de 125 Hz e para a mulher de 250 Hz. Outra caracterstica importante da voz, que deve ser levada em conta, que a maior parte da energia est concentrada nas baixas freqncias, conforme pode ser observado pelo grfico da figura 1.1. Espectro mdio de freqncias na conversao pelas potncias relativas da voz.

Figura 1.1

Quanto gama de freqncias audveis pelo ouvido humano, esta vai de aproximadamente 16 Hz at 20.000 Hz, e os limites variam de pessoa para pessoa. Para que o som possa ser percebido pelos rgos auditivos, tem que haver uma intensidade mnima que corresponde ao limite inferior de audibilidade. Este limite varia com a freqncia, sendo que o ouvido humano tem uma sensibilidade maior em 3000 Hz, decrescendo para freqncias mais baixas e mais altas, alm do que, a percepo de variaes de intensidade dos sons pelo ouvido humano no linear. Sob o ponto de vista econmico e de qualidade para as comunicaes, diversos estudos foram realizados para determinar qual a faixa mais apropriada, levando-se em conta as caractersticas de voz e ouvido, quanto aos fatores de inteligibilidade e energia da voz. A inteligibilidade definida como o percentual de palavras perfeitamente reconhecidas numa conversao. Verificou-se que na faixa de 100 a 1500 Hz estava concentrada 90% da energia da voz humana, enquanto que na faixa acima de 1500 Hz estava concentrada 70% da inteligibilidade das palavras.

Figura 1.2 - Anlise das Caractersticas do Sinal de Voz

Baseado num compromisso entre estes dois valores, foi escolhida a faixa de voz entre 300 e 3400 Hz para comunicaes telefnicas, o que garante 85% da inteligibilidade e 68% da energia de voz recebida pelo ouvinte.

1.3.Variaes das Amp1itudes Instantneas de Voz So dois os fatores que resultam em variaes NAS AMPLITUDES: a) Variao no nvel mdio da voz, devido s potncias da emisso das pessoas e diferena de atenuao dos circuitos. b) Para uma dada conversao, como volume mdio constante, o nvel instantneo varia em relao ao nvel mdio devido variao de sons que formam a voz. De acordo com o CCITT, o nvel mdio absoluto corresponde aproximadamente a -15 dBm sobre 600 ohms e as possveis variaes que os sinais podem sofrer, so de 36 dB para menos, e 26 dB para mais, resultando numa faixa total, entre o sinal mais fraco e o pico mximo, de 62 dB. Essa faixa resultara em uma qualidade de voz aceitvel em 98% das conversaes telefnicas. 1.4.Tipos de Sinais Nos Sistemas de Telecomunicaes, a informao transportada por sinais de natureza eltrica, podendo ser classificados em Sinais Analgicos e Digitais. 1.4.1. Sinal Analgico Em alguns casos, o parmetro portador de informao (amplitude, freqncia ou fase) feito assumindo uma gama contnua de valores. Nestes casos, normalmente o sinal eltrico produzido a partir de fenmenos que apresentam variao contnua (por exemplo, as aplicaes de telefonia e televiso) e, alm disso, o parmetro portador de informao feito segundo a variao do fenmeno bsico de modo a se constituir numa rplica do mesmo. Por ser uma rplica, costuma-se chamar o sinal eltrico assim produzido de sinal analgico. Como exemplo, temos a cpsula do telefone que converte as ondas acsticas em um sinal eltrico do tipo analgico, que no lado distante sofre o processo inverso. A figura 1.3 ilustra este processo.

Figura 1.3 Sinal Analgico

A figura 1.4 ilustra o sinal fornecido pelas companhias de eletricidade. Este sinal chamado tambm de senoidal.

Figura 1.4 - Sinal Analgico do tipo Senoidal 1.4.2. Sinal Digital Em outros casos, o parmetro portador da informao feito assumindo apenas alguns valores discretos, aos quais se pode associar dgitos, e por isso so chamados de sinais digitais. Nesses casos, informalmente, o sinal eltrico produzido a partir de fenmenos que apresentam variao discretas (por exemplo, as letras da palavra escrita, as perfuraes de uma fita de papel ou de um carto perfurado). Freqentemente, estas informaes so sujeitas a processos de codificao e, assim, o sinal eltrico produzido pode chegar a diferir bastante do fenmeno bsico original, mas o contedo de informao se mantm, e isto o que importa para a comunicao. Como exemplo temos o sinal que caminha dentro de um computador ou do computador para um perifrico. (Ver figura 1.5)

Figura 1.5 1 Byte Representado Eletricamente A figura 1.6 ilustra um sinal digital de trs estados discretos utilizados em transmisses digitais.

Figura 1.6 - outro Tipo de Sinal digital Na figura 1.7, temos o sinal cuja amplitude varia continuamente de +A a -A, mas a informao est impressa na freqncia que no caso, assume 2 valores, P1 e P2, aos quais podemos associar os dgitos 1 ou O. Trata-se de um SINAL DIGITAL.

Figura 1.7 A varivel que carrega a informao esta sempre representada por P1 e P2 1.5. Elementos do sinal Nos sinais analgicos, a partir de sua formao podemos encontrar elementos que so: a) amplitude b) freqncia c) fase 1.5.1. Amplitude A amplitude de um sinal a distncia entre os valores mximo e mnimo que este pode atingir em termos de tamanho. Corno os sinais so grandezas eltricas, a unidade de Amplitude dada em volt (V) ou milsimos de volt (mV).

Figura 1.8A Sinal Analgico

Figura 1.8B Sinal Digital

As figuras 1.8A e 1.8B, ilustram como se determinam a amplitude do sinal analgico e digital. No caso da figura 1.8A, observando-se o eixo que est numerado em volt (V), o sinal analgico varia nos extremos de +3 V e -3 V, dando um total de 6 V entre o pico positivo e o pico negativo, que tambm chamado de 6 Vpp ou 6 V pico a pico. No caso da figura 1.8B, a amplitude do sinal digital de 5 V, onde o valor digital O, corresponde a O V e o valor digital 1, a 5 V. 1.5.2. Freqncia Definimos freqncia como sendo o nmero de ciclos ou movimentos ondulatrios realizado em um certo intervalo de tempo dado em segundo. Observando a figura 1.9, temos o eixo do tempo um intervalo de 1 segundo. Neste intervalo a onda realizou um movimento completo. Dizemos ento que est onda tem uma freqncia de 1 ciclo/segundo ou 1 Hertz - 1 Hz. No caso da figura 1.10, temos a onda completando 3 ciclos em 1 segundo, portanto a sua freqncia 3 vezes maior que a da figura 1.9, valendo 3 Hz.

1 . 5 . 3 . F a s e

1.5.3. Fase Para entendermos a fase de um sinal necessrio primeiramente conhecer os diversos ngulos que uma onda senoidal ocupa ao percorrer um ciclo. Lembrando-se do crculo trigonomtrico usado em matemtica e associando-se este a um ciclo de sinal senoidal, podemos observar na figura 1.11 os diversos ngulos descritos, que so:

Figura 1.11

Definimos a fase de um sinal como sendo o ngulo inicial que o sinal tem no instante t = o. A figura 1.12 ilustra algumas das diversas fases que uma onda pode assumir.

Figura 1.12A Sinal com Fase = 0

Figura 1.12B Sinal com Fase = 45

Figura 1.12C Sinal com Fase = 90

Figura 1.12D Sinal com Fase = 135

Figura 1.12E Sinal com Fase = 180

Figura 1.12F Sinal com Fase = 225

Figura 1.12G Sinal com Fase = 270

Figura 1.12H Sinal com Fase = 315

2. MODULAO
2.1. Conceito de Modulao O processo bsico de modulao consiste em se variar as caractersticas de uma portadora, conforme variem as caractersticas do sinal modulante. Nessas variaes que esto as informaes que se deseja transmitir. A informao, portanto, impe o modo como vai ser modificada a portadora. Ao se analisar, na recepo, as modificaes sofridas pela portadora, pode-se recuperar a informao original (demodulao). A escolha da onda portadora atende a razes tecnolgicas de facilidade de produo e facilidade de modulao. Na tecnologia corrente, lana-se mo, fundamentalmente, de dois tipos de portadora: a senide e o trem-de-pulsos. O sinal que atua sobre a portadora dito sinal modulador. Este sinal pode ser tanto de natureza analgica quanto de natureza digital. Teremos, respectivamente, a moduladora analgica e a moduladora digital. Ternos, portanto, varias combinaes possveis:

Exemplos do Livro do Barradas (Telecom Sistemas Analgicos Digitais) Modulaes em portadora senoidal. A senide um sinal contnuo e peridico, que se caracteriza fundamentalmente pelos 3 parmetros: - Amplitude - Freqncia Fase

Figura 2.1 Para a senide pura, estes parmetros se mantm constantes ao longo do tempo. No processo de modulao, se escolhe um ou mais destes parmetros, que se faz variar, imprimindo a informao conforme o estado do sinal modulante fig. 2.1. Temos, assim, os seguintes tipos: a) AM (amplitude modulation) ou modulao em amplitude Quando a informao impressa na caracterstica de amplitude da portadora senoidal.

Figura 2.2 Modulaes ASK

b) FM (frequency Modulation) ou modulao em freqncia quando a informao impressa na caracterstica de freqncia da portadora senoidal.

Figura 2.3 Modulao FSK c) PM (phase modulation) ou modulao em fase quando a informao impressa na caracterstica de fase da portadora senoidal.

Figura 2.4 Modulao PSK e DPSK Quando o sinal modulante digital, os parmetros que definem a portadora senoidal assume apenas alguns valores discretos possveis e, portanto, a variao de estados se faz bruscamente, isto , por saltos. Por isso, neste caso, costuma-se adotar urna nomenclatura diferente. a) ASK (amplitude shift keying) ou modulao por salto de amplitudes - Quando a informao da moduladora digital impressa na caracterstica de amplitude da portadora senoidal.

Figura 2.5 Modulaes ASK

b) FSK (frequency shift keying) ou modulao por salto de freqncias - Quando a informao da moduladora digital impressa nas caractersticas de freqncia da portadora senoidal.

Figura 2.6 Modulao FSK

b) PSK (phase shift keying) ou modulao por salto de fases - Quando a informao da moduladora digital impressa na caracterstica de fase da portadora senoidal.

Figura 2.7 Modulao PSK e DPSK

Modulaes em Portadora Trem-de-Pulsos O trem-de-pulsos peridicos um sinal de natureza discreta, que apresenta duas amplitudes bem definidas (presena ou ausncia de sinal) Um sinal na forma de um trem-de-pulsos est representado na fig. 2.8

Figura 2.8 Caractersticas do Trem-de-pulsos V-se que so caractersticas essenciais: a amplitude, a durao e o perodo. A modulao pode ser produzida imprimindo-se diretamente a informao em uma destas caractersticas. Temos assim os seguintes tipos: a) PAM (Pulse Amplitude Modulation) ou Modulaes de Pulsos em Amplitude. Quando a informao caracterizada pela amplitude dos pulsos;

b) PDM (Pulse Duration Modulation) ou Modulaes de Pulsos em Durao. Tambm referida como PWM (Pulse Width Modulation) ou Modulaes por largura de Pulsos. Quando a informao impressa na caracterstica da Durao dos Pulsos. c) PPM (Pulse position Modulation) ou Modulaes de Pulsos em Posio. Quando as caractersticas de Amplitude e Durao dos Pulsos so mantidas constantes e a informao representada pelos deslocamentos relativos dos pulsos em relao a referncias de tempo igualmente espaados. Como a maioria dos modems utilizam os processos de modulao ASK, FSK e PSK e suas variaes, abordaremos somente esses tipos de modulao. Nos modems analgicos a portadora uma senide, definida pela expresso: a = A sen (2.Pi.f.t +A) onde: a = amplitude instantnea da portadora no instante t; A = amplitude mxima da portadora; f = freqncia da portadora; Pi = fase da portadora.

2.2. Tcnicas de Modulao 2.2.1. Modulao por Chaveamento de Amplitude - ASK (Amplitude Shift Keying) Esta tcnica de modulao consiste em fazer variar a amplitude da onda portadora em funo da variao do sinal digital (informao), conforme se observa na fig. 2.2. O CCITT recomenda que o sinal modulado com nvel nulo (ausncia de portadora) represente o bit "0" e a presena da portadora represente o bit "1", porm pode-se fazer corresponder um sinal com amplitude maior que a portadora ao bit "1" e um sinal com amplitude menor que a portadora ao bit "0". Os sistemas ASK puros no so muito utilizados nos modems atuais devido a diversos problemas: - A banda passante necessria para a transmisso do sinal o dobro da banda necessria para a transmisso do sinal modulador em banda-base. - Metade de toda a potncia transmitida corresponde a portadora que no conduz informao. - As perdas de transmisso dificultam o estabelecimento de nveis de deciso do receptor. - muito sensvel a sinais esprios, rudos e interferncias.

2.2.2. Modulaes por Chaveamento de Freqncias - FSK Esta tcnica de modulao consiste em variar a freqncia da onda portadora em funo da variao do sinal da informao, mantendo a amplitude constante, conforme se observa na fig. 2.3. O CCITT recomenda que a freqncia superior (fa) corresponda ao bit "0" e a inferior (fz) ao bit "1". A freqncia da portadora, normalmente, situa-se na faixa central do canal de voz, ou seja, entre 1700 a 1800 Hz. Caractersticas das Freqncias As freqncias transmitidas no processo de modulao FSK tem as caractersticas a seguir: Fz = Fo - Fs Fa = Fo + Fs, onde: "fo" a freqncia da portadora, chamada Portadora Virtual e "fs" o desvio de freqncia (vide fig. 2.9)

Figura 2.9 - Modulao FSK Para "fz", a freqncia "fo" sofre um desvio de freqncia para menos, enquanto que para "fa" a portadora virtual sofre um desvio "fs" para mais. Por isto mesmo este tipo de modulao tambm conhecido corno modulao por Desvio de Freqncia. A modulao FSK sofre pouca influncia de rudo que, em geral, s ocasiona efeitos de modulao em amplitude na portadora. Estes efeitos so facilmente ignorveis pelo equipamento de demodulao FSK, j que o sinal FSK emitido pelo transmissor tem amplitude constante e o fator a ser detectado a freqncia "entregue" ao receptor e no a sua amplitude. As vantagens apresentadas por est tcnica de modulao so: - A amplitude do sinal constante, e por isso, o nvel de deciso no precisa ser ajustado se houver variaes no nvel do sinal recebido. - A probabilidade de erro igual para todos os smbolos recebidos. - Boa imunidade a distrbios. - Equipamentos mais simples de serem implementados. Esta tcnica mais freqentemente usada pelos fabricantes de modems de baixa velocidade, assncronos. Desvantagem: Requer uma maior largura de banda de freqncia que a ASK.

2.2.3. Modulao por Chaveamento de Fase - PSK Esta tcnica de modulao consiste em variar a fase da portadora em funo da variao do sinal da informao. A modulao PSK pode ser feita em fase fixa e em fase diferencial (DPSK). Como o receptor no tem noo absoluta da transmisso dos caracteres, necessrio usar o sinal transmitido, de alguma forma, para prover o receptor do devido sincronismo. O receptor necessita, portanto, de uma "referncia" fixa que fornea a fase do sinal "fonte". Na modulao DPSK (diferential PSK) a fase que representa o sinal atual na linha amarrada ao sinal anterior, que funciona como referncia. O nome diferencial vem do fato que para cada elemento de informao corresponde uma diferena de fase especfica em relao referncia de fase, que a fase do elemento de informao precedente. Uma vantagem do DPSK sobre o PSK que tendo como referncia a fase do elemento anterior e no uma referncia fixa, no necessria uma estabilidade muito grande nessa referncia, o que facilita a demodulao. Por exemplo, na modulao DPSK-2, corresponde ao bit "0" a diferena de fase 0 grau, e ao bit "1" a diferena de fase de 180 graus em relao fase do sinal anterior, temse o sinal de linha mostrado na fig. 2.4. mostrado tambm o PSK, com fase 0 grau para o bit "0" e 180 graus para o bit "1". A modulao de fase utilizada onde taxas de sinalizao elevadas so exigidas, ocupando a mesma faixa de transmisso da modulao ASK, porm, com probabilidade de erro menor.

2.3. Capacidade de Trfego de Um Canal 2.3.1 Teorema de Nyquist A taxa mxima de informao que pode ser conseguida em um canal limitada pela largura de banda do canal. Os equipamentos utilizados na rede telefnica pblica analgica limitam a largura de banda em 3100 Hz, ou seja, trabalham na faixa compreendida entre 300Hz e 3400Hz. Conhecida a largura de banda (W), Nyquist demonstrou que possvel enviar no mximo 2W valores de energia por segundo em um canal com largura de banda W. Se a cada variao de energia forem associados dois valores possveis de informao (sinal binrio), a mxima capacidade de informao seria 2W bits por segundo. Porm, se a cada variao de energia forem associados mais de dois bits (transmisso multinvel) , pode-se aumentar a velocidade de transmisso. Assim, com 2 n nveis de sinais possveis e distinguveis, uma taxa de sinalizao de 2nW bps pode ser transmitida atravs de um canal de W ciclos por segundo de largura. Se L o nmero de nveis de sinalizao e n o nmero de bits: L = 2n n = log2 L

ento, a capacidade do canal C, na ausncia de qualquer rudo ou outro fator de degradao dada por C = 2 W log2 L Exemplo: Dado um canal com largura de banda de 3100 Hz e sendo utilizado modulao tribit (n = 3; L = 23 = 8), a capacIdade mxima de trfego de canal segundo Nyquist seria: C = 2 x 3100 log2 8 bps C = 6200 x 3 = 18600 bps

2.3.2. Teorema de Shannon Shannon mostrou que todo meio fsico possui associado a si uma certa capacidade de transferncia de informao, considerando o rudo trmico do meio. A capacidade mxima, segundo Shannon expressa por c = W 10 log2 (1 + S/R) bps onde: S/R a relao sinal/rudo e W a banda passante em Hz. Exemplo: Dado um canal com banda passante (largura de banda) de 3100 Hz e relao S/R de 30 db, a capacidade de trfego em bps seria: 30 dB = 10 log S/R S/R = 1000 C = 3100 log2 (1 + 1000) C = 3100 x 9,96 = 30898 bps A deduo da frmula de Shannon leva em considerao apenas a interferncia provocada pelo rudo trmico. Nos sistemas reais, outros fatores influem, reduzindo a capacidade de transmisso. importante ressaltar que a restrio de Nyquist se aplica somente - taxa de "bauds" , no a real taxa de "bits" por segundo (restringida pela aplicao de Shannon). A amplitude de banda de canal limita a taxa de emisso de pulsos (nveis de energia), mas no a quantidade de informao que cada pulso leva. Portanto, o termo "baud" usado para medir a velocidade de sinalizao de linha, mas no sua capacidade de bits por segundo, ou seja, o nmero de vezes que a condio da linha se altera por segundo. Se o estado da linha representa a presena ou ausncia de um bit, ento a taxa de sinalizao em "bauds" a mesma que bits por segundo. Se porm, a linha pode estar em quatro estados, isto , L = 4, ento um estado da linha representa um dibit, isto , dois bits ao invs de um. Assim, a taxa de sinalizao em "bauds", neste caso, ser a metade da taxa de transmisso em bits por segundo.

A fig. 2.10 apresenta uma comparao empregando a teoria de Nyquist e Shanon e o que realmente se consegue na prtica.

Figura 2.10 - Capacidade de Trfego Nyquist considerou o meio ideal e Shannon admitiu a existncia de rudo, mas na prtica, onde vrios fatores (rudo impulsivo, diafonia, intermodulao, atenuao, atraso, eco e o custo) influenciam na capacidade mxima de trfego, utiliza-se comumente uma taxa de modulao de 2400 Bauds. 2.4. Modulao em Multinvel A modulao binria onde so possveis somente dois estados (um para cada bit) limita a taxa de transmisso a 1200 bps, devido a largura de faixa limitada dos canais de voz analgicos geralmente usados em comunicao de dados. Sendo o Baud definido como sendo uma unidade de velocidade de sinalizao em uma linha de dados, expressando nmero de vezes por segundo que um sinal alterado. Se cada alterao representa um bit, a taxa em baud igual a taxa em bps (bits por segundo). Ento, com modulao binria, tem-se que 1200bps resulta em 1200 Bauds. A faixa de freqncia utilizada pelos modems analgicos limitada a 3100 Hz (faixa de canal de voz), introduzindo limitaes na velocidade de transmisso em bps. Portanto, necessrio manter a taxa de sinalizao na linha (baud) dentro da faixa de freqncia de 3100 Hz.

Para aumentar a velocidade de transmisso em bps necessrio aplicar a tcnica: de modulao multinvel, em que para cada variao do sinal analgico corresponde mais de um bit. Pode-se ter ento, modulao dibit (dois bits por modulao), modulao tribit (trs bits por modulao), quadribit (quatro bits por modulao). Quando se utiliza a modulao DPSK dibit (DPSK-4), cada dois bits correspondem a uma mudana de fase do sinal senoidal, corno mostram a tab. 1 e fig. 2.11.

Na modulao em fase diferencial tribit (DPSK-8), cada trs bits correspondem a mudana de fase do sinal senoidal, com os ngulos de fase mostrado na tab. 2 e fig. 2.12.

Transmisso Multinvel em ASK, FSK e PSK A fig. 2.13 mostra uma transmisso multinvel ASK utilizando Dibits, isto , quatro diferentes estados (amplitudes). Cada amplitude representa um Dibit.

Com essa transmisso, o nmero de bps aumenta, mas tambm aumenta a possibilidade de erro na transmisso e na demodulao, devido a interferncia de rudos porque tm de ser detectados com preciso 4 nveis (amplitudes) diferentes. Os rudos que afetam decisivamente a qualidade da transmisso, quando esta se processa a taxas superiores a 1200 bps so: jitter de fase, deslocamento de freqncia, rudo, distores no lineares, rudo impulsivo, interrupes, saltos de fase e de ganho. De maneira anloga ao ASK multinvel, a transmisso em FSK pode utilizar 4 diferentes freqncias a fim de representar os dibits. Observe a fig. 2.14.

Figura 2.14 - Multiestado FSK Quanto modulao PSK multiestado, pode se utilizar deteco diferencial e associar cada dibit a uma certa mudana de fase, como mostra a tab. 3. Dibits 00 01 11 10 Mudana de Fase -135 = +225 -45 = +315 +45 = +445 +135 = +135 Tab. 3 - Fases da Modulao SK Diagrama em constelao: Um sinal modulado pode ser definido em termos de sua amplitude, freqncia e fase, relativo uma referncia arbitrria. Na modulao PSK e QAM, a freqncia da portadora fixa, de tal forma que devem ser consideradas somente a fase e amplitude do sinal. A fase e a amplitude podem ser representadas em coordenadas polares ou vetoriais, como um ponto discreto no chamado plano 1- Q. O diagrama em constelao (plano I-Q) tambm uma tcnica utilizada para visualmente se observar alguns distrbios na linha de transmisso e nos ajuda a compreender melhor o que se passa quando se faz a modulao PSK.

A coordenada I se aplica condio "em fase", isto , referncia de fase, enquanto Q se aplica condio "em quadratura", isto , 90 graus fora da fase de referncia. O ponto discreto pode portanto ser representado pela soma vetorial da amplitude de uma certa portadora em fase com a amplitude da portadora em quadratura. Este o princpio da modulao digital utilizada em sistemas PSK e QAM, aplicados em transmisso de sinais digitais. Colocando-se a portadora em uma das vrias posies predeterminadas no plano I-Q, pode-se transmitir informao codificada, com cada posio ou estado representando uma certa combinao de bits, e que poder ser posteriormente decodificada no receptor.

Cada ponto no diagrama em constelao (que valido para transmisso no distorcida e bem casada) representa um estado de modulao. Para que nenhum erro de bit ocorra, cada ponto deve se localizar dentro de uma regio de deciso. As linhas tracejadas so as fronteiras. Conclui-se que a 9600 bps, como resultado da grande proximidade entre os limites de deciso, imperfeies na transmisso como rudo, jitter de fase, picos de fase, picos de amplitude etc., devem permanecer pequenos para que nenhum erro ocorra. 2.4.1. Modulao por Amplitude em Quadratura - QAM A base desta tcnica consiste na utilizao de duas portadoras de mesma freqncia mas defasados entre si de 90 (cos wt e sen wt), dam o termo quadratura. Se r(t) e q(t) so sinais modulantes, entre a seo de transmisso do modem envia um sinal: Sl(t) = r(t)coswt + q(t)senwt, onde r(t) e q(t) so nveis de tenso cujas amplitudes e polaridades so determinadas por um cdigo. De acordo com a taxa de transmisso cada cdigo compreende: 2 bits = 1 dibit (a 2400bps) 3 bits = 1 tribit (a 4800bps) 4 bits = 1 quadribit (a 9600bps) Os Dibits, Tribits, ou Quadribits so formados a partir dos dados provenientes do ETD pela ordem de chegada, na forma serial:

Como a modulao concluda somente quando grupos de 2, 3 ou 4 bits tiverem sido formados, a taxa de transmisso (bps) reduzida para a taxa de Bauds mostrada na Tab. 5.

Da a necessidade de canais analgicos cada vez melhores quando se deseja maiores taxas de transmisso. Esta tcnica de modulao consiste portanto em modular em fase (DPSK) e em amplitude (AM) pelo sinal digital binario. empregado em modems de alta velocidade. Em modems a 9600 bps a modulao em quadribit (QAM-16).

Figura 2.17 - Diagrama espacial - Modulao QAM-16 A ttulo de exemplo na recomendao V.29 do CCITT, o primeiro bit (Ql) de cada qradribit modulado em amplitude (AM). O segundo, o terceiro e o quarto bits (Q2, Q3 e Q4) so modulados em fase diferencial. A amplitude do elemento do sinal a ser transmitido determinada pela fase absoluta deste elemento de sinal e por Q1. A tab. 6 mostra a relao entre Q2, Q3 e Q4 e o desvio de fase e amplitude do sinal a ser transmitido (sinal modulado) e a figura 2.18 mostra o diagrama espacial do sinal de dados a 9600 bps.

Figura 2.18 GAM Diagrama Espacial do Sinal Na sada de recepo do modem, a correspondente demodulao feita. Um sinal de referncia, sincronizado com o sinal de portadora do transmissor no modulado gera dois sinais defasados de 90 cs 0.t e sem 0.t. A demodulao do sinal recebido com estes dois sinais fornecem dois pulsos DC r(t) e q(t).

A polaridade e amplitude dos dois pulsos determinam a "palavra cdigo" original, e um sinal serial de dados formado novamente na lgica de decodificao.

2.4.2. Modulador TCM (Modulao com Codificao em Trelia) A primeira vista esta tcnica pode parecer mgica pura e simples. Ao invs de se utilizar uma simples constelao de 16 pontos, fora-se o modem a trabalhar com uma constelao de alta densidade (32 pontos). Esta constelao de 32 pontos se deve ao acrscimo de um quinto bit codificao. A tcnica TCM uma combinao entre codificao e modulao, gerando uma constelao redundante. A uma dada taxa de bauds (por ex. 2400 bauds), uma constelao de 16 pontos permite uma taxa de 9600 bps (2400 bauds x 4 u/'baud). Uma constelao mais complexa de 32 pontos oferece intrinsecamente uma maior taxa, ou seja, 12000 bps (2400 x 5), que tambm mais suscetvel a erros, porque se colocou os pontos da constelao mais prximos uns dos outros, sendo que a uma simples perturbao poderia causar ao modem distante uma decodificao errnea. Porm, suponha que use-se uma constelao de maior densidade no para propsitos de velocidade. Suponha que esta complexidade adicional seja para propsitos de dar maior imunidade a rudos. A tcnica TCM faz isto. Ao invs de operar a 12000 bps, a transmisso permanece em 9600 bps com o dobro de pontos de constelao necessrios.

Na tcnica TCM ocorre o adicionamento de pontos (smbolos) redundantes na constelao atravs de um codificador especial que gera um bit extra a cada grupo fixo de bits de dados. No caso da V.32, os bits so agrupados de quatro em quatro (Ql, Q2, Q3 e Q4). Os dois primeiros bits so codificados diferencialmente (Yl e Y2) e aplicados a um codificador convolucional que gera um bit extra (YO). Este quinto bit extra representa um check de segurana similar ao nono bit usado para propsito de check de paridade em memrias de computadores. O quinto bit atua como ajuda ao modem remoto decidir com grande probabilidade de acerto na escolha da melhor alternativa entre as possveis, quando o rudo no canal interferir na qualidade do sinal. No uma garantia absoluta de uma comunicao livre de erros, mas ajuda a reduzir a probabilidade deles acontecerem. Os cinco bits (YO, Yl, Y2, Q3 e Q4) so mapeados para um ponto da constelao, conforme a combinao na entrada. Portanto na TCM, para cada 4 bits originais, tem-se uma constelao de 32 pontos. A vantagem da TCM sobre a QAM que a codificao realizada de tal forma que somente algumas seqncias de pontos podem ocorrer. Na recepo, a seqncia (YO, Yl, Y2, Q3 e Q4) comparada com as seqncias validas e entre estas escolhida a que estiver mais prxima da recebida. Este procedimento permite um ganho de quatro dB do TCM 32 para o equivalente "QAM16", em termos prticos. A taxa de erro 1000 vezes menor. Portanto o TCM mais imune a rudos que o QAM. A codificao em Trelia da ao modem superior performance quanto a relao sinal/ruda. A tcnica de modulao V.32 muito parecida V.29 em muitos aspectos. Ela utiliza uma simples portadora a 1800 Hz ao invs de 1700 Hz, taxa de modulao de 2400 baud e constelao de 16 pontos. A V.32 difere da V.29 pelo opcional constelao de 32 pontos (codificao quintbit) graas a codificao Trelia.

2.5. Qualidade Telefnica a oito Quilobits A disseminao de sistemas sem fio e a necessidade de acomodar cada vez mais ti assinantes celulares em regies congestionadas do espao e do espectro esto levando necessidade de algoritmos, que comprimam cada vez mais as taxas de sinais de voz " digitalizados, sem perda de qualidade. por isso que desde 1989, o Subgrupo 15 da c ITU- T est estudando a padronizao de um algoritmo de codificao de voz a 8 kbps, motivado por um pedido da ITU-R (setor Radio da ITU). Sem nenhuma compresso, os sinais de voz atingem a taxa de 64 kbps no padro PCM (Pulse Code Modulation, ou Modulao por Cdigo de Pulsos), que muito antigo. Em 1984, foi padronizado (Recomendao G.726) o algoritmo ADPCM (Adaptive Differential PCM, ou PCM Adaptativo Diferencial) em 32 kbps, no qual a forma de onda da voz predita a partir de amostras passadas, e a diferena codificada em PCM. Os principais requisitos estabelecidos em 1989, como meta do nesta Subgrupo 15 para o algoritmo de 8 kbps, eram: * qualidade no pior que ADPCM em 32 kbps; * atraso de codificao-decodificao inferior a 10 ms, para poder funcionar sem controle de eco. Em 1992, esse segundo requisito ainda no tinha sido satisfeito. Mas, como o controle de eco havia se tomado relativamente comum, o requisito foi relaxado de 10 para 32 ms. Em 1993, a Recomendao G.728 da ITU padroniza o algoritmo LD-CELP (Low Delay - Code Excited Linear Prediction ou Predio Linear com Excitao Codificada Baixo Atraso) em 16 kbps, no qual a voz sintetizada em unidades de 5 amostras, com os parmetros de sntese atualizados a cada quatro vezes (20 amostras). O retroprocessamento, no qual os coeficientes da excitao so obtidos a partir de um dicionrio ou livro de cdigos (codebook) armazenado, habilita o baixo atraso e dispensa a necessidade de transmisso de coeficientes. Em 1995, o Subgrupo 15 aprova o algoritmo CS-ACELP (Conjugate Structure Algebraic CELP ou CELP GSM Algbrico de Estrutura Conjugada) para operao 8 kbps, no qual o projeto do dicionrio de cdigos, e dos procedimentos de busca do cdigo que produz a melhor sntese, so otimizados para reduzir o efeito adverso de erros de transmisso, e os cdigos so expressos como combinao de vetores, permitindo a reduo do tamanho do livro. Esse algoritmo dever levar Recomendao G.729 da ITU- T, estabelecendo poder um padro que dever ser amplamente utilizado em sistemas rdio mveis, em sistemas de multiplexagem digital, em redes de computadores e sistemas multimdia em geral. No CS-ACELP, a excitao inicialmente aproximada adaptativamente, usando amostras passadas para atualizar o prprio livro de cdigos, o que permite melhorar a representao de vozes juvenis e femininas, por exemplo. A excitao remanescente representada algebricamente, gerando maior compresso. Sem erros de transmisso, a qualidade do novo algoritmo no registra degradao perceptvel em relao ao ADPCM a 32 kbps ou LD-CELP a 16 kbps, tendo sido testada em vrios pases nos idiomas locais. Na ocorrncia de perda de quadros, ele aciona um algoritmo de dissimulao (concealment) que mantm sincronismo, ganho, espectro e freqncia fundamental (pitch), fazendo com que a degradao subjetiva seja muito pequena, mesmo quando as flutuaes do canal de rdio destruam 3% dos quadros de 10 ms (oitenta amostras). H um preo a pagar: o atraso de 25 ms, que gera a necessidade de controle de eco na rede telefnica.

3. Propagao de Ondas Eletromagnticas e Antenas

3.1. Introduo O eletromagnetismo considerado hoje, uma cincia fundamental, ou seja, a base para a compreenso e o desenvolvimento de muitas reas de conhecimento. A eletrnica, por exemplo, possui diversas linhas de pesquisa cujas aplicaes exigem um profundo conhecimento desta cincia. Porm, o que se sabe atualmente sobre o eletromagnetismo bsico, o resultado do estudo realizado por muitos cientistas, principalmente nos sculos XVI e XVII. Devido a este motivo importante conhecer o trabalho de alguns destes pesquisadores que muito colaboraram para a elaborao de leis e postulados que at hoje regem o comportamento dos dispositivos eletromagnticos. Entre o sculo IX e VII a.c. , na regio da Magnsia (sia), os Gregos registram inclusive em poesias, as primeiras observaes feitas sobre fenmenos magnticos. Mais tarde os Chineses, a partir do sculo III a.c. , comearam a se utilizar do conhecimento destes fenmenos. Os efeitos da eletrizao de corpos foram notados entre os sculos VI e V a.c. , tambm pelos Gregos, atravs de experincias com mbar. Uma lacuna se criou no processo de desenvolvimento das descobertas no campo da eletricidade. Somente no sculo XVII, o mdico ingls William Gilbert (1544-1603), atravs de sua publicao "De Magnete" (1600), formalizou todo o seu conhecimento adquirido sobre ims e utilizou pela primeira vez as expresses eletricidade e eletrizao. A partir da, muitas descobertas foram realizadas nas reas de e1etrosttica e e1etrodinmica, por cientistas como Otto von Guericke (1602-1686), Stephen Gray, Benjamin Franklin (1706-1790), Charles Du Fay (1698-1739), Luigi Galvani (1737-1798) e outros. Em 1785, o fsico francs Charles Augustin Coulomb (1736-1806) comprovou que as cargas eltricas se atraem ou se repelem numa relao que depende do quadrado da distncia entre elas. Quinze anos mais tarde, em 1800, o fsico italiano Alessandro Volta (1745-1827) desenvolveu a primeira bateria ou pilha eltrica, que veio a equipar os laboratrios dos cientistas da poca. Atravs das contribuies do matemtico alemo Kar1 Friedrich Gauss (1777-1855), do qumico ingls Humphry David (1778-1829) e outros, muitos avanos foram possveis nesta rea. Porm, a comprovao de que eletricidade e magnetismo interagiam s veio em 1819 atravs do fsico e filsofo dinamarqus Hans Christian Oersted (1777-1851), comprovando que a corrente eltrica produz um campo magntico, passando a denominar esta nova viso de Eletromagnetismo. Completando as concluses de Oersted, o matemtico e fsico francs Andr Ampere (1775-1836) indicou a regra da mo direita para a experincia do dinamarqus. Alm disso, Ampere inventou o solenide e definiu o sentido da fora que existe entre dois condutores paralelos percorridos por corrente eltrica. O ingls Michael Faraday (1791-1867), qumico, fsico e filsofo, iniciando sua carreira como assistente de Humphry David, estudou fenmenos como a eletr1ise, e determinou algumas relaes entre eletricidade e magnetismo. Ele descobriu a induo eletromagntica em 1831 e desenvolveu o conceito de "campo" para descrever as foras de origem eltrica e magntica em 1845. O ano de 1831 tambm contemplou a concepo do telgrafo por F. B. Morse (17911872), e o nascimento daquele que hoje considerado o "pai do eletromagnetismo", J. C. Maxwell.

O eletromagnetismo recebeu uma importante contribuio do matemtico e fsico escocs James Clerk Maxwell (1831-1879) que conseguiu exprimir em equaes matemticas, as leis fundamentais que governam os fenmenos eletromagnticos. Publicou o livro Treatise on Electricity and Magnetism em 1873, que s foi realmente considerado no meio cientfico cerca de dez anos aps a sua morte. Maxwell deu um tratamento matemtico teoria de Faraday sobre as foras de origem eltrica e magntica. Completou a Lei de Ampere, introduzindo o conceito de corrente de deslocamento, concluindo existir um mar de espao denominado por ele "ter". Neste meio seria possvel a transmisso de luz, calor e ondas de rdio. Determinando que a velocidade de propagao de um campo eletromagntico se aproximava dos valores da velocidade da luz, Maxwell props que a luz visvel deveria ser uma pequena parte de todo espectro possvel das radiaes eletromagnticas, ou seja, podia ser considerada uma onda eletromagntica, assim como as ondas de rdio. Esta suposio foi confirmada mais tarde por Heinrich Hertz (1857-1894). Todo o trabalho de Maxwell no desenvolvimento do eletromagnetismo conduziu ao que hoje se conhece, produz e aplica no campo das telecomunicaes. Muitos outros cientistas desenvolveram teorias e provocaram avanos nesta rea, no decorrer dos anos at os dias de hoje. Mas, as leis fundamentais do eletromagnetismo ainda so utilizadas na definio matemtica de problemas desta natureza. Mesmo os mais poderosos softwares de anlise de campos eletromagnticos, em dispositivos cada vez mais complexos, precisam recorrer s equaes de Maxwell para definir uma formulao matemticocomputaciona1 coerente com os problemas tratados. O diagrama abaixo mostra a ordem cronolgica do aparecimento dos cientistas que mais contriburam para o desenvolvimento da cincia do eletromagnetismo.

A anlise do comportamento dos campos em dispositivos eletromagnticos, passa pela aplicao das equaes de Maxwell (equao 3.1). Atravs destas equaes possvel definir duas grandes reas de interesse: o domnio das altas freqncias e o domnio das baixas freqncias. r r r D xH = J + t r .B = 0 r r B xE = t r .D =

equao (3.1)

r Onde: B a induo magntica (T); r H o campo magntico (A/m); r E o campo eltrico (V/m); r D a induo eltrica (C/m2); r J a densidade superficial de corrente (A/m); a densidade volumtrica de carga (C/m); x representa um produto vetorial; . represente um produto escalar;
Quando a freqncia de operao dos dispositivos eletromagnticos pertencentes a um sistema, ultrapassa um determinado valor, as derivadas temporais passam a exercer mais influncia no valor dos campos e o acoplamento entre eles no pode ser desconsiderado. O limite entre os domnios da baixa ou alta freqncia no pode ser definido exatamente, pois depende de fatores construtivos e operacionais, como os nveis de energia envolvidos, geometria, etc... As aplicaes voltadas ao eletromagnetismo de altas freqncias possuem classes muito especiais de equipamentos que operam nestas condies. So os dispositivos de telecomunicaes e os sistemas microprocessados em geral. Muitas peculiaridades podem ser encontradas em sistemas que utilizam tais tecnologias. A comunicao atravs do rdio est relacionada com a existncia de uma onda eletromagntica (OEM) interligando uma estao transmissora a uma ou mais estaes receptoras (figura 3.1). A estao transmissora normalmente composta por um transmissor (Tx) que gera a energia de radiofreqncia (RF), uma linha de transmisso (L T) que serve para conduzir a energia de RF produzida pelo transmissor e uma antena que transforma essa energia numa onda eletromagntica. A finalidade da antena receptora extrair uma parte da energia da OEM e transform-Ia em energia de RF que conduzi da, atravs da L T, at o receptor, onde devidamente processada. A utilizao do espectro de freqncias pelas aplicaes mais diversas apresentada no Anexo 1.

Fig. 3.2 - Componentes de uma onda eletromagntica polarizada verticalmente. A OEM propaga-se no vcuo velocidade da luz. Duas cristas consecutivas do campo eltrico estaro separadas por uma distncia igual ao seu comprimento de onda, dado por:

c f

equao(3.2)

Onde: (lambda) comprimento de onde, em m; c - velocidade da luz, igual a 3 108 m/s; f - freqncia do OEM, em Hz. A direo do campo eltrico de uma OEM paralela ao eixo longitudinal do elemento irradiante da antena e determina sua polarizao (figura 3.3).

Fig. 3.4 - Frentes de onda esfricas irradiadas por uma fonte isotrpica. O enfraquecimento da OEM, nessas condies, um fenmeno puramente geomtrico e sua intensidade dada por:

P=

Pt 2 4r

equao(3.3)

Onde: P a densidade de potncia distncia r de uma fonte isotrpica, em W/m; r distncia entre a origem e a frente de onda, em m; Pt potncia transmitida, em W.
Observao: Uma fonte isotrpica aquela que irradia uniformemente em todas as direes. Outra quantidade bastante relacionada com as OEM a intensidade de campo, dada por:

r 30 Pi E= r

equao(3.4)

r Onde: E - intensidade do campo eltrico, em V/m; Pi potncia irradiada por uma fonte isotrpica, em W; R distncia entre a origem e a frente de onda. A impedncia caracterstica, que determina a relao entre o valor do campo eltrico e o valor do campo magntico para um meio de propagao, pode ser definida por:
Z=

equao(3.5)

Onde: = r 0 a permeabilidade magntica do meio; = r 0 a permissividade eltrica do meio; r permeabilidade magntica relativa do meio; r a permeabilidade eltrica relativa do meio; 0 permeabilidade do vcuo, igual a 4 10-7 H/m; 1 0- permissividade eltrica do vcuo, igual a 10 9 F / m . 36 Quando urna OEM se propaga na superfcie terrestre, ou seja, em condies diversas quelas do espao livre, percebe-se a ocorrncia de reflexo, refrao e difrao (figura 3.5), de forma semelhante ao que ocorre nas ondas de luz, descontadas as diferenas de comprimento de onda.

Fig. 3.5 - O fenmeno da reflexo, refrao e difrao de wna OEM. Como no caso das ondas luminosas, a reflexo depende da existncia de uma superficie condutora. Tambm importante que o vetor do campo eltrico da OEM seja perpendicular a essa superfcie. A relao entre a intensidade da onda refletida e da onda incidente chamada de coeficiente de reflexo e varia de zero, para isolantes, at I, para condutores perfeitos. = Onde: - o coeficiente de reflexo; Or - a onda refletida; Oi - a onda incidente. Or Oi equao (3.6)

Em se tratando de ondas eletromagnticas, a reflexo mais comum ocorre no solo, nos edifcios e montanhas. A refrao ocorre quando da passagem da OEM pela regio limite entre dois meios, com constantes dieltricas diversas e num ngulo diferente da normal (figura 3.6). um fenmeno amplamente aproveitado na comunicao em ondas curtas, onde ocorre a chamada reflexo ionosfrica, causada pela variao da densidade da camada ionosfrica (mnima na regio limite e mxima na regio central).

Fig. 3.7- Princpio de Huygens.

De acordo com esse princpio, quando as frentes de onda atingem um obstculo de dimenses comparveis (ou menores) que seu comprimento de onda, elas o contornam. Por isso, a uma certa distncia atrs do obstculo possvel a captao dos sinais de rdio (figura 3.8). A difrao, por sua natureza, til na propagao de ondas mdias e longas.

3.3 Propagao Das Ondas De Rdio

A propagao das ondas eletromagnticas nas proximidades do solo depende da freqncia e das caractersticas do percurso. As tabelas 3.1 e 3.2 mostram o resumo das principais caractersticas das OEM para as diversas faixas de freqncia.

As OEM, principalmente as das faixas de VHF e superiores, propagam-se em linha reta, sendo chamadas, por essa razo, de ondas diretas, espaciais ou troposfricas. Freqncias inferiores a 3 MHz propagam-se acompanhando a curvatura da terra. Por isso so chamadas de ondas de superfcie ou terrestres. Esse tipo de onda responsvel, por exemplo, pela recepo dos sinais das emissoras de ondas mdias. As ondas de rdio da faixa de HF so refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera. Por isso, so chamadas de ondas ionosfricas ou indiretas.
Propagao das ondas de superfcie Quando a propagao se faz sobre um terreno de alta condutividade, ou sobre a superficie do mar, a atenuao da onda terrestre pequena, permitindo uma comunicao eficiente e confivel, principalmente se a potncia transmitida for elevada. Para distncias de at 1000 km, a intensidade de campo de uma onda de superfcie relativamente estvel. Propagao das ondas ionosfricas Existem diversas camadas ionizadas localizadas a diferentes altitudes. C principal efeito dessas camadas refletir de volta para a terra as ondas de rdio da faixa de HF, permitindo um alcance mundial para esse tipo de onda. A camada ionosfrica A ionosfera a camada superior da atmosfera e est localizada a altitudes superiores a 70 km, em mdia. Sua origem est relacionada com a radiao solar, principalmente a radiao ultravioleta e as partculas alfa e beta do sol. Como nas altitudes elevadas a densidade molecular do gs atmosfrico muito baixa, os eltrons arrancados dos tomos encontram dificuldades para a recombinao. Quanto maior a altitude, tanto menor a possibilidade de recombinao. Por isso, as camadas mais elevadas permanecem ionizadas durante toda noite. O mesmo no acontece com as camadas inferiores da ionosfera, porque ali a densidade elevada o suficiente para que o tempo de recombinao no ultrapasse alguns minutos. A tabela 3.3 mostra as caractersticas mais importantes das diversas camadas ionosfricas.

Mecanismo da reflexo Quando uma onda eletromagntica atinge uma camada ionizada, os eltrons desta camada, por serem mais leves, so colocados em movimento. Se a densidade da camada for elevada ou o comprimento da onda for muito longo, o eltron poder se chocar com uma molcula de gs. No choque, a energia absorvida pelo eltron liberada de forma aleatria e, portanto, sem contribuir para o mecanismo de reflexo. Contudo, se a densidade da camada e o comprimento de onda forem menores, a possibilidade de choque pequena e a energia absorvida pelo eltron devolvida na forma de uma onda eletromagntica, que poder ser recebida na superfcie da terra. Finalmente, se a densidade da camada ionosfrica for muito pequena, o nmero de eltrons livres ser insuficiente para refletir a onda eletromagntica, que se perder no espao, no retomando a terra.

Freqncia crtica da camada A "freqncia crtica" (fc) para uma dada camada a maior freqncia que pode ser devolvida para a terra, para um ngulo de incidncia normal (figura 3.9).

Mxima freqncia utilizvel (MUF) a maior freqncia que pode ser refletida pela camada para determinado ngulo de incidncia da onda eletromagntica. A MUF, geralmente, no ultrapassa 35 MHz e dada pela equao abaixo:

MUF =

fc cos equao (3.7)

Desvanecimento ou fading urna flutuao que ocorre na intensidade de um OEM devido, principalmente, interferncia entre duas ondas que incidem sobre a antena receptora. um fenmeno comum na recepo de ondas curtas. Pode ser evitado pelo uso de duas ou mais antenas separadas de um comprimento de onda, pelo menos. Propagao das ondas diretas As ondas diretas viajam em linha reta e seu alcance limitado ao horizonte ptico. Na verdade, o horizonte de rdio 4/3 mais distante que o horizonte ptico (figura 3.10).

A mxima distncia de transmisso de uma antena, ou seja, seu horizonte de rdio dado pela equao: Dt = 4 ht equao (3.8) Onde: ht altura da antena transmissora em metros; mt distncia da transmisso em km. A mesma equao aplica-se, tambm, antena receptora. A distncia entre as antenas transmissoras e receptoras dada por: d = ht + 4 hr (km) equao(3.9) Onde: hr = altura da antena receptora em metros.
O alcance das emisses

O alcance das transmisses de rdio est relacionado, principalmente com a freqncia da onda eletromagntica, com a potncia empregada na transmisso e o com tipo de antena empregada. Um alcance mundial pode ser conseguido pelo emprego de sinais de ondas curtas, ou HF, cujas freqncias esto compreendidas entre 3 e 30 MHz. Quanto maior a freqncia utilizada, dentro desta faixa, maior o alcance dos sinais. A tabela 3.4 mostra o alcance aproximado das emisses em funo da freqncia. Os valores timos variam com as estaes do ano e com os ciclos de manchas solares de 11 anos (ciclo de Wolt). Em todo caso, a freqncia tima de trabalho (FOT) est em tomo de 85% da MUF e a mnima freqncia utilizvel (LUF) est em tomo de 60% da MUF. Tabela 3.4 - Alcance das emisses em ondas curtas em funo da freqncia, para transmisses SSB, com pot6encia de 100 WPEP.

A potncia utilizada nas transmisses em ondas curtas deve ser suficiente (em tomo de 100W), para que se possa superar o rudo eltrico, que costuma ser elevado, principalmente nas freqncias mais baixas (em torno de 3 MHz), e para compensar a falta de diretividade das antenas utilizadas (nas freqncias inferiores a l0 MHz, pelo menos). Os sinais das faixas de VHF, UHF e SHF, propagam-se exclusivamente atravs de ondas diretas, e constituem os sistemas de enlace por visibilidade, onde uma antena deve "ver" a outra. A potncia de emisso pode ser pequena, de apenas alguns watts, em virtude de reduzida intensidade de rudo presente nas freqncias superiores a 30 MHz, e ao ganho das antenas que, devido a suas dimenses mais reduzidas, facilita a utilizao de elementos diretores, o que concentra a energia irradiada pela antena numa direo definida. O alcance confivel no costuma ultrapassar 40 krn.

Comunicaes via satlite A ionosfera no permite que se obtenha confiabilidade total das comunicaes a longa distncia na faixa de HF. Embora a faixa de VLF permita enlaces seguros a longa distncia, a largura da faixa disponvel insuficiente para as atuais necessidades do homem. Por outro lado, as comunicaes em VHF, UHF e SHF esto limitadas a distncias de poucas dezenas de quilmetros, se no levarmos em conta o uso da tcnica da tropodifuso. Distncias maiores obrigam o uso de estaes repetidoras de sinal. Como a distncia mdia entre cada repetidora no ultrapassa 40 km, a comunicao entre dois centros separados 400 km obriga o uso de, pelo menos, 9 repetidoras (figura 3.11). Modernamente, prefere-se a utilizao de um satlite geoestacionrio orbitando a terra a aproximadamente 36.000 km de altitude (figura 3.12).

Fig. 3.11 Enlace de radioatividade entre duas cidades afastadas, via repetidoras

Fig.3.12 Enlace via satlite. Nesta altitude o tempo de translao do satlite de 24 horas, ou seja, coincide com o perodo de rotao da terra, fazendo com que o satlite permanea sempre sobre um determinado ponto do equador. Devido grande altitude do mesmo, possvel afastar as antenas das estaes rastreadoras em at aproximadamente 1/3 da circunferncia terrestre, ou quase 15.000 km de distncia entre elas. A faixa de freqncia apropriada para esse tipo de comunicao deve ser suficientemente elevada para que as ondas de rdio "perfurem" as camadas ionosfricas. Isso fixa o limite inferior de freqncia em tomo de 100 MHz. No outro extremo, contudo, a freqncia no poder ser to elevada a ponto de haver absoro atmosfrica. Isso fixa o limite superior de freqncias em, talvez, 12 GHz. As freqncias de operao tpicas ficam em volta de 4 e 6 GHz. A largura da faixa tpica excede 500 MHz. A potncia de sada do satlite equivalente a mais de 100 W, considerando o ganho de sua antena.
3.4 Antenas

A irradiao de energia eletromagntica de um circuito, cavidade ressonante ou sistema de guia de onda pode ser importante ou como um fenmeno de fuga indesejado ou como um processo de excitao de ondas no espao. No primeiro caso, deseja-se minimizar a perda de potncia por irradiao, e isto pode ser feito pela configurao do circuito de carga ou pela adio de blindagem. Quando a irradiao desejada, o objetivo excitar ondas de uma determinada fonte na direo ou direes requeridas, to eficientemente quanto possvel. O sistema que age como a transio entre

um guia de ondas e o espao livre, no qual a onda ir se propagar conhecido como radiador ou antena. Em uma antena transmissora, uma tenso de alta freqncia aplicada aos seus terminais produz uma corrente capaz de excitar um campo eletromagntico no espao. A energia irradiada pela antena se propaga na forma de ondas progressivas que viajam na velocidade da luz para o meio considerado. Em uma antena receptora, colocada na presena de um campo eletromagntico, o fenmeno inverso se verifica, sendo induzida uma corrente que produz uma tenso de alta freqncia entre seus terminais. O presente estudo se preocupar com as antenas transmissoras, visto que o fenmeno inverso verdadeiro. A irradiao de ondas a partir de uma antena um fenmeno eltrico dinmico. Para os fenmenos estticos ou quase-estticos (baixas freqncias, como por exemplo, a freqncia industrial), a irradiao inexistente ou pode ser desconsiderada. Alguns problemas so encontrados na transmisso e recepo de ondas eletromagnticas: escolha do tipo de antena para obteno da distribuio de campos desejada; estudo dos campos no espao devido distribuio de corrente na fonte (diagramas de campo e irradiao); estudo da potncia total irradiada, resistncia de irradiao, impedncia de entrada da antena em funo da freqncia, eficincia de irradiao, dentre outros aspectos.

3.4.1 Caractersticas das antenas Antena isotrpica O irradiador mais simples a ser considerado uma fonte ideal chamada antena isotrpica, cuja propriedade fundamental consiste em irradiar uniformemente em todas as direes. Na prtica, o projeto desta antena no executvel, ou seja, seu valor apenas como modelo terico a ser usado, principalmente, como antena de referncia para comparar as propriedades de outras antenas. Campos prximos e campos distantes Aplicando a teoria eletromagntica em uma antena de dimenses pequenas, isolada, percebe-se que o campo eletromagntico consiste de duas partes. A primeira corresponde ao campo em regio prxima antena. As componentes de campo predominam nas vizinhanas e so conhecidas como campos de induo. Eles representam a energia reativa que armazenada nos campos durante uma parte do ciclo e devolvida para a fonte durante a outra parte. Eles tomam-se muito pequenos para grandes distncias da antena e no contribuem para a potncia irradiada pela antena. Porm, os efeitos da induo so importantes em casos onde a antena encontra-se em espaos fechados (considerando-se as dimenses do comprimento de onda). A segunda parte compreende os campos na regio distante. Nesta regio, predomina a radiao dos campos eltrico e magntico. Estes campos contm a energia irradiada pela antena e esta energia depende do tempo, ou seja, da freqncia de oscilao das cargas na antena. A regio de irradiao utilizada somente para fins de comunicao. Irradiao Se for introduzida uma carga em um determinado fio de dimenses finitas e esta carga revertida, porm lentamente, de forma que a energia associada retome ao circuito durante este intervalo, ento, a energia irradiada ser muito pequena. Porm, se o tempo de carga e descarga passar para intervalos cada vez menores. antes que a energia retome ao circuito, uma parcela desta energia surgir nas vizinhanas do fio, associada a um campo eletromagntico. Esta energia se propagar pelo espao, atravs de ondas eletromagnticas. Desta forma, pode-se perceber que a freqncia de oscilao na antena que determinar a magnitude da energia irradiada.

Resistncia de irradiao Na maioria das antenas, a irradiao associada corrente de alta freqncia em um condutor ou condutores. Mesmo os condutores da antena no apresentando resistncia considervel, h uma dissipao de calor, convertida de energia eltrica em calor por uma resistncia fictcia chamada de resistncia de irradiao (diz-se fictcia, pois ela est distribuda). Esta resistncia dada por:
R0 = 2 .P I0
2

equao (3.10)

Onde P a potncia total irradiada, em Watts, e 10 a corrente de pico na antena, em Ampres. Este conceito aplica-se onde a irradiao resulta de uma corrente bem definida em um nico condutor linear. Em outros casos, determina-se a corrente em seu ponto mximo ou nos terminais da antena. A resistncia de irradiao para uma antena tipo dipolo de meia-onda, para qualquer freqncia, considerando a impedncia intrnseca do espao livre, vale 73,1 .0..
Intensidade de irradiao Uma importante caracterstica das antenas a sua caracterstica direcional, que relaciona as potncias irradiadas nas determinadas direes. A densidade de potncia irradiada nestas direes chamada de intensidade de irradiao. Diretividade A diretividade definida como a relao entre a intensidade de irradiao e a intensidade de irradiao mdia. Assim, ela fornece uma idia quantitativa da capacidade da antena em concentrar energia em uma dada direo. O conceito de diretividade no leva em conta as perdas da antena, que sero consideradas no conceito de ganho em potncia da antena. Diagramas de irradiao e diagramas de campo Para uma antena colocada na origem de um sistema de coordenadas esfricas, a funo irradiao, define uma superfcie tridimensional chamada de diagrama de irradiao da antena.

Considera-se, tambm, um outro diagrama chamado de diagrama de campo, que envolve a intensidade do campo eltrico. Como a intensidade de irradiao de uma antena, proporcional ao quadrado da intensidade do campo eltrico (para os campos de irradiao), os diagramas de irradiao fornecem as mesmas informaes que os diagramas de campo. Na prtica, so representadas as projees admitindo-se e ou <1>.

Algumas vezes de interesse a fase do campo, cujo diagrama pode ser construido analogamente aos diagramas de irradiao e campo, representando a variao do ngulo de fase de da intensidade de campo eltrico com e constantes.

Ganho de potncia Este conceito inclui as perdas na antena. a razo entre o valor mximo da intensidade de irradiao da antena e o valor mximo da intensidade de irradiao de uma antena de referncia, com a mesma potncia de entrada.

G=

I irrad max I irrad max referencia

equao (3.11)

A antena de referncia pode ser uma qualquer, normalmente, utiliza-se a antena isotrpica ou o dipolo de meia onda. Em microondas, adota-se uma pequena corneta como referncia. O ganho, tambm, pode ser expresso em decibis: G (dB) = 10. log 10 G equao (3.12)

rea efetiva de uma antena receptora Se uma antena receptora colocada no campo de uma onda eletromagntica linearmente polarizada, a potncia til disponvel nos terminais da antena igual rea efetiva multiplicada pela unidade de rea transportada pela onda:
P Ae = v S

equao (3.13)

v Onde, P a potncia disponvel, em watts, e S densidade de potncia mdia da onda.


Existe uma relao til entre a rea efetiva e a sua diretividade:

Ae =

2 .D 4.

equao (3.14)

No caso de antenas sem perdas e com eficincia de irradiao 100%, G = D, ento:

Ae =

2 .G 4.

equao (3.15)

A rea efetiva da antena receptora com grande abertura da mesma ordem de grandeza que a rea geomtrica.
Eficincia de irradiao A eficincia de irradiao k a relao entre a potncia irradiada pela antena e a potncia total na entrada da antena (k 1):

K=

Pi Pi + Pd

equao (3.16)

Onde, Pi a potncia irradiada e Pd a potncia dissipada. A eficincia da irradiao relaciona a diretividade ao ganho de potncia de uma antena: G=k.D equao (3.17)

Se a antena no apresenta perdas hmicas, ento, ela irradia toda a potncia que lhe entregue, k=I e G=D. Logo, a diretividade e o ganho de potncia so iguais. Isto ocorre para VHF e acima.
Eficincia de abertura Relaciona a diretividade com a rea geomtrica da abertura de uma antena do tipo de grande abertura (corneta, refletor parablico e lente):
D = 4. . A

equao (3.18)

Onde, a. a eficincia da abertura, A a rea geomtrica e . o comprimento de onda. Valores tpicos de a. variam entre 0,5 e 1,0, ainda:

Ae = . A

equao (3.19)

Ou seja, a rea efetiva est relacionada com a rea geomtrica atravs da eficincia de abertura da antena.
Largura de feixe Se a potncia irradiada por uma antena toda concentrada em um lbulo principal, a largura angular entre os pontos de meia potncia a largura do feixe. Nas antenas que apresentam diagramas de irradiao consistindo de vrios lbulos, no se fala em largura de feixe. Se uma antena possuir um feixe estreito e usada para recepo, pode servir para determinar a direo do sinal recebido e dar informao da direo do transmissor. Na prtica, observa-se que quanto mais estreito o feixe, maior a sua diretividade e maior o seu ganho de potncia. lmpedncia de entrada Como j foi colocado, a irradiao resulta da circulao de uma corrente de alta freqncia. Esta corrente transportada antena por meio de uma linha conectada a esta. Na conexo, a antena representa uma impedncia de carga para a linha, que a impedncia de entrada da antena. Se a impedncia de entrada for igual impedncia caracterstica da linha Zo, no haver onda estacionria na linha, havendo a mxima transferncia de potncia da linha para a antena. A impedncia de entrada determina o valor de tenso que deve ser aplicada aos terminais de entrada para produzir a corre:ate necessria, para a potncia irradiada desejada. Em geral, a impedncia de entrada complexa.

Ze =

Ve Ie

equao (3.20)

Largura defaixa Todas as antenas so limitadas a uma faixa de freqncias nas quais elas operam satisfatoriamente. chamada de largura de faixa da antena. Esta largura deve ser tal que, possa responder sem distoro a todas as componentes de freqncia do sinal que ela deseja transmitir ou receber. 3.4.2 Tipos de antenas

Existe uma variedade enonne de antenas, ficando impraticvel analisar a todas, no sendo de interesse neste trabalho. Sero citados alguns destes tipos e feitas algumas observaes para melhor entendimento.

Dipolo curto

O dipolo consiste, simplesmente, de um condutor fino de comprimento L, com uma corrente uniforme I e cargas pontuais q nos extremos. A corrente e a carga esto relacionadas por: I = q t Um condutor linear curto , freqentem ente, chamado de dipolo curto. Um dipolo curto sempre de comprimento finito, embora possa ser muito curto. Se o dipolo for extremamente curto, ele um dipolo infinitesimal. O dipolo curto mostrado na figura 3.16 tem comprimento L, que muito curto comparado ao comprimento de onda ( L ).

Fig. 3.16 - Dipolo curto.


Antenas espira ou quadro Antenas em forma de espira so teis como radiadores, embora, freqentemente, elas tenham muitas voltas, como na figura 3.17. O campo de uma espira pequena muito parecido com o campo de um dipolo pequeno, com campos eltrico e magntico alternados, e deste modo conhecida com dipolo magntico. Uma espira ou quadro pode ser tratado como quatro dipolos curtos.

Fig. 3.17 - Espira ou quadro.


Antenas corneta Dividem-se em retangulares e circulares. As retangulares so energizadas por guias de onda retangulares. As circulares so usadas para minimizar as reflexes do sinal na regio entre o guia de onda e o espao livre na abertura. Poderia ser aplicada uma variao exponencial gradual. Contudo. prtica fazer cornetas com expanses retas.

Antenas refletoras Usadas extensamente para modificar o diagrama de irradiao de um elemento irradiante. Por exemplo, a irradiao para trs de uma antena pode ser eliminada com uma antena refletora de folha plana. No caso mais geral, um feixe de luz de caractersticas predeterminadas pode ser produzido por meio de uma superfcie refletora grande, de forma apropriada e iluminada. Quando for conveniente construir antenas com aberturas de muitos comprimentos de onda, refletores parablicos podem ser usados para prover antenas altamente direcionais. A parbola reflete as ondas originrias de uma fonte no foco, dando um feixe paralelo.

Antenas lentes Em comprimentos de onda centimtricos, muitos dispositivos pticos podem ser aplicados. A lente um dispositivo ptico que oferece possibilidades interessantes. As lentes podem ser divididas em dois tipos:

aquelas nas quais o comprimento da trajetria eltrica aumentado pelo meio da lente; aquelas nas quais o comprimento da trajetria eltrica diminudo pelo meio da lente;

Antena helicoidal Elo de ligao entre a antena linear e o dipolo curto. A antena helicoidal da fonna geral de antena da qual, as antenas lineares e de quadro ou espira so casos especiais. Assim, uma hlice de dimetro fixo compacta-se a um quadro ou espira, quando o espaamento tende a zero. Por outro lado. uma hlice de espaamento fixo entre as espiras endireita-se a um condutor linear . Quando o dimetro tende a zero.

Uma hlice pode irradiar em muitos modos. Dois destes modos so: modo axial de irradiao: o campo um mximo na direo do eixo da hlice e polarizado circularmente ou aproximadamente assim. Ocorre quando a circunferncia da hlice aproximadamente igual ao comprimento de onda; modo normal de irradiao: o campo um mximo na direo normal ao eixo da hlice e para uma certa relao entre o espaamento e o dimetro, o campo , em teoria, circularmente polarizado. Para este modo de irradiao, as dimenses da hlice devem ser pequenas comparadas ao comprimento de onda.

Antenas tipo circuito integrado Antenas para uso com circuitos integrados de microonda podem ser colocadas no substrato dieltrico e algumas vezes so chamadas de antenas patch. A figura 3.26 ilustra uma antena na forma microstrip e a figura 3.27, uma antena tipo cometa para uso com strip coplanar.

Antenas fenda Os campos atravs de uma abertura podem excitar irradiao no espao. Se as aberturas so pequenas, elas devem, geralmente, ser ressonantes para excitar quantidades apreciveis de potncia (atravs de orifcios no ressonantes em cavidades, pode-se produzir fuga suficiente para danificar a Q de cavidades de pouca perda). Uma fenda estreita de meia-onda ressonante tem muitas similaridades com o dipolo condutor de meia-onda, embora os campos eltricos e magnticos sejam alternados. A figura 3.28 ilustra uma srie de fendas em um guia retangular, para formar um arranjo guia de onda furado.

Arranjos Qualquer desses radiadores podem ser combinados com elementos semelhantes ou diferentes para formar arranjos que tem direes particulares, nas quais as fases so somadas e a irradiao concentrada. Um uso mais importante est na procura eltrica de direo e concentrao, por controle de alterao de fase de elemento para elemento. Um exemplo de arranjo bi-dimensional de radiadores de fenda foi mostrado na figura 3.28. Antenas sobre o solo At o momento foram feitas consideraes para antenas isoladas no espao, porm na realidade isto no possvel. A presena de superfcies prxima. corno o solo ou a gua do mar, trar implicaes para a transmisso de sinais. Na transmisso de baixas freqncias, por exemplo, o uso de antenas verticais pode se valer do espalhamento da antena para a terra, de forma a dobrar o tamanho efetivo da antena. J em altas freqncias, comum o uso de antenas horizontais do tipo dipolo e o sinal recebido por outra antena ser sempre a composio da onda irradiada direta com a onda refletida pela superficie do solo. Seja. ento, uma antena horizontal de transmisso a uma altura hl do solo, corno mostrado na figura 3.29, e uma antena de recepo, tambm, horizontal a uma altura h2. A distncia horizontal entre elas "d". A onda eletromagntica tem polarizao horizontal, sendo que no desenho as linhas de campo mostradas representam a variao do campo magntico.

A onda refletida no solo equivale a uma onda transmitida pela imagem da antena de transmisso. Caso as duas ondas (direta e refletida), ao chegarem na antena de recepo, estiverem exatamente fora de fase, elas se anularo e nenhum sinal ser recebido. Isto pode ser contornado atravs de uma alterao da geometria do sistema. A magnitude do campo recebida pode ser dada pela seguinte expresso:

E = E d .2.sen

2 .h1 .h2 .d

equao (3.21)

Onde: E - mdulo do campo eltrico recebido pela antena;


Ed - mdulo do campo eltrico transmitido diretamente.

Deve-se observar agora uma antena vertical aterrada, como na figura 3.30. No caso de baixas freqncias, ou seja, o comprimento de onda muito maior que a dimenso da antena, a onda refletida no solo apresentar uma contribuio no ponto P. Considerando a terra como um bom condutor, o coeficiente de reflexo ser prximo da unidade e a antena apresentada, ser equivalente a uma antena tipo dipolo. Considerando a condutividade de diversos tipos de superfcie, pode-se ter um bom ndice de reflexo na gua do mar at 90 MHz, em solos midos at 1 MHz e em solos arenosos at 200 kHz.

3.5 OUTROS DISPOSITIVOS PARA ALTAS FREQNCIAS 3.5.1 Cavidades ressonantes

todo dispositivo constitudo por paredes feitas de um material bom condutor cuja forma seja fechada, onde se estabelecer um sistema de campos eltricos e magnticos oscilantes. A cavidade ressonante pode ser excitada por uma fonte atravs de uma abertura em sua estrutura. um elemento que necessita de pouca potncia para manter as oscilaes e tem diversas finalidades entre as quais a de filtro. A freqncia na qual a cavidade vai apresentar seu melhor aproveitamento depende da forma e das dimenses desta.
3.5.2 Transformadores em altas freqncias

Diante da grande utilizao de transformadores em altas freqncias (fontes chaveadas, por exemplo) no conveniente deixar de considerar esta aplicao.

Pelo fato destes transformadores estarem sujeitos a freqncias altas, sero geradas correntes induzidas nas bobinas e no ncleo, que iro influenciar no valor dos campos. Alm disto, deve-se levar em considerao as capacitncias entre as espiras, entre as camadas de esoiras ou entre os enrolamentos que, para alta freqncia, possuem efeitos mais nocivos. Todas estas implicaes, que s ocorrem nas freqncias mais elevadas, fazem com que a formulao matemtica se tome mais complexa por levar em conta os termos que eram desprezados na anlise de baixas freqncias.
3.5.3 Guias de onda

Conforme o prprio nome j diz, so todos os cabos, condutores ou estruturas uniformes utilizadas como guias para a conduo ou transmisso de ondas eletromagnticas de alta freqncia de um ponto a outro (transmissor para a antena, por exemplo). Dentre todos os guias de onda utilizados hoje em dia os que mais se destacam por sua utilizao e desempenho so: o cabo paralelo, o cabo coaxial e os guias de onda ocos. O cabo paralelo aquele utilizado em aplicaes domsticas para levar o sinal da antena at o aparelho de televiso. J o cabo coaxial apresenta uma blindagem para proteo contra interferncias externas e sua utilizao se d mais em carter especifico. Os guias de onda ocos possuem aplicao onde os valores de potncia e freqncia envolvidos so elevados. Podem ser retangulares, cilndricos, de crista, etc... Suas paredes externas so construdas com materiais condutores (normalmente o cobre) e eventualmente podem ter algum material magntico em parte do seu interior.
Guia de onda retangular oco A figura 3.31 mostra a geometria de um guia de onda retangular oco.

O guia de onda apresentado na verdade um tubo retangular construdo de material condutor cujo interior oco, ou seja, preenchido pelo ar. Com relao s dimenses, pode-se dizer que: "a" a largura do guia, ou a dimenso na direo horizontal 'x' "b" a altura do guia, ou a dimenso na direo vertical 'r' Um guia de onda serve, entre outras aplicaes, para conduzir ondas eletromagnticas de alta freqncia de uma fonte geradora at uma carga qualquer corno ilustra a figura abaixo:

A excitao de guias de onda na prtica pode ser feita de vrias maneiras, das quais sero apresentadas duas delas: excitao por terminal plano ou excitao por terminal em anel. A excitao por terminal plano aquela em que o guia recebe no seu interior a ponta de um cabo coaxial conduzindo ondas TEM cuja terminao reta, de acordo com a figura 3.33.

Fig. 3.33 - Excitao por terntinal plano A excitao por terminal em anel aquela em que o cabo coaxial possui um semicrculo na sua extremidade, como mostra a figura 3.34.

Fig. 3.34 - Excitao por terminal em anel

Freqncia de corte para guias de onda retangulares ocos o valor de freqncia mnimo que pode se propagar dentro de um guia de onda, que depende exclusivamente de sua geometria. Este comportamento indica que os guias de onda apresentam caractersticas de um filtro passa-altas.

1 fc = 2

m 2 n 2 + a b

equao (3.22)

Guias de Onda de Crista O guia de onda de crista uma estrutura usada em microondas que possui a geometria mostrada na figura 3.35. Este guia e outros como os guias circulares possuem aplicaes especficas e seu uso pode ser definido inclusive por questes prticas de instalao.

4. Tipos de Ligaes
A partir dos conceitos estudados at agora, podemos dizer; de forma simplificada, que um sistema clssico de telecomunicao consiste em transportar, atravs de um meio adequado um sinal eltrico, que representa o sinal original. Para que se possa fazer o sinal chegar ao seu destino, existem vrios tipos de ligaes possveis, a saber:
4.1 - Ligao Ponto a Ponto

uma ligao entre dois pontos fixos. A figura 7 mostra como a ligao ponto a ponto estabelecida.

Neste tipo de ligao, medida que o nmero de pontos aumenta, a quantidade de fios que os interligam cresce assustadoramente. Observe na figura 8 um exemplo de aumento de pontos de ligao e de fios utilizados para interlig-los.

Neste caso, a rede formada denominada Rede de Comunicao do Tipo Malha. Com a elevao do nmero de pontos de comunicao, tal tipo de ligao torna-se impraticvel. Por exemplo, para 10.000 assinantes, seriam necessrios 49.995.000 pares de fios para operacionalizar uma rede deste tipo.

4.2 - Ligao Comutada

Surge ento a Rede Tipo Estrela, na qual os diversos usurios, ou assinantes, como so chamados normalmente, so conectados a um nico ponto. Neste ponto deve haver um equipamento, que foi denominado de central de comutao telefnica, que tem condies de realizar conexes temporrias entre os diversos pontos que desejarem comunicar-se entre si; somente durante o tempo em que a comunicao perdurar. A figura 9 ilustra uma rede do tipo estrela. O conjunto de operaes envolvidas na interligao de circuitos era, inicialmente, realizado somente por telefonistas, em mesas operadoras, que executavam as interligaes de forma manual. Este tipo de comutao, com o aumento do nmero de assinantes, tornou-se lento, e foi sendo substitudo por centrais de comutao automtica. As centrais de comutao automtica interpretam os algarismos enviados pelo disco e estabelecem a ligao entre dois assinantes da rede, com vantagens sobre as centrais manuais quanto ao sigilo, velocidade em efetuar as ligaes, menor despesa de operao, etc. Existem vrios tipos de tecnologias de centrais automticas de comutao, dentre os quais destacam-se:

Passo a passo - P x P. Barras cruzadas - crossbar. Controle por Programa Armazenado - CPA.

4.3 - Ligaes Entre Centrais

Uma central telefnica de comutao denominada Central Local quando comuta assinantes dentro de uma determinada rea geogrfica, que da ordem de 5 a 6 km, cujas linhas convergem para a prpria central. Cada central local recebe normalmente um prefixo de dois ou trs algarismos e atende a uma quantidade de at 10.000 assinantes numerados de 0000 a 9999. Com o aumento do nmero de assinantes, torna-se necessria a existncia de vrias centrais locais, cada uma comutando um determinado nmero de assinantes e interligadas entre si atravs de um enlace denominado cabo tronco, o que possibilita que um assinante de uma determinada central se comunique com assinantes de qualquer outra. A figura 10 ilustra trs centrais locais interligadas por cabos troncos.

Da mesma forma que uma quantidade de assinantes demanda a configurao de uma rede tipo estrela, com as linhas convergindo para um nico ponto, com o aumento do nmero de centrais locais a interligao entre elas pode ser feita atravs de centrais de comutao que tm por finalidade comutar troncos interligando outras centrais entre si. Portanto, alm das centrais locais, no sistema telefnico temos as centrais: tandem, trnsito interurbano e trnsito internacional.

4.3.1 - Central Tandem

So centrais especiais que comutam chamadas de diversas centrais locais e que se interligam atravs de cabos troncos prprios. A intensidade de trfego entre os assinantes de duas centrais locais pode tornar econmico 0 estabelecimento de ligaes diretas (rotas diretas) entre elas, alm daquela via tandem local que passa a ser uma alternativa, usada apenas quando ocorre congestionamento dos enlaces diretos. As centrais com essa configurao de enlaces passam a formar uma rede mista. A figura 1 1 ilustra uma central tandem interligando cinco centrais locais.

5. Rede de Telecomunicaes
Define-se Rede de Telecomunicaes como sendo o conjunto de equipamentos, meios de interligao, programas organizados e com possibilidade de conectar usurios. Uma rede especificada, projetada, instalada e mantida para prestao de servios. Em uma rede de telecomunicaes coexistem dois tipos de ambientes: ambiente do usurio, que estabelece contornos ou limites nos domnios do usurio e o ambiente da operadora, que de propriedade da empresa que explora publicamente os servios. A figura 14 mostra os componentes de uma Rede de Telecomunicaes, que atravs da evoluo tecnolgica foi sendo modernizada de forma a possibilitar atualmente, a transmisso de informaes de qualquer natureza, sob qualquer forma utilizvel (documento escrito ou impresso, imagem fixa ou mvel, palavra, msica, sinais visveis ou audveis, etc.), empregando-se qualquer sistema eletromagntico (transmisso eltrica por fio, transmisso radioeltrica, transmisso ptica, etc.), ou combinaes desses diversos sistemas.

Вам также может понравиться