Вы находитесь на странице: 1из 2

7.

Lista de Exerccios de Fsica IV Fsica Quntica II


1. Considere o ncleo atmico equivalente a um poo de potencial infinito unidimensional de largura 1,4 10-14 m, que a aproximadamente a medida de um dimetro nuclear tpico. Qual seria a energia do estado fundamental do eltron confinado neste ncleo atmico?

2. Um eltron confinado em um poo de potencial infinito unidimensional com 250 pm de largura transferido do primeiro estado excitado para o terceiro estado excitado. (a) Que energia deve ser transferida ao eltron para que ele execute este salto quntico? (b) Se o eltron em seguida decai para o estado fundamental emitindo ftons, o que pode ocorrer de vrias formas, determine o maior e o menor comprimento de onda dos ftons emitidos.

3. Determine qual a energia de um eltron que est confinado em um poo infinito unidimensional sabendo que ele, ao absorver a energia de 1eV, passa para o estado excitado adjacente. Considere a largura do poo igual a 3m.

4. Um eltron est confinado em um poo de potencial infinito unidimensional com 100 pm de largura. O eltron se encontra no estado fundamental. Qual a probabilidade do eltron ser detectado em uma regio de largura 5 pm no entorno de (a) 25 pm; (b) 90 pm? Considere a largura da regio x to pequena que a densidade de probabilidade, no seu interior, pode ser tomada como constante.

5. Uma partcula confinada em um poo de potencial infinito unidimensional de largura L. Se a partcula se encontra no estado fundamental, qual a probabilidade de que seja detectada (a) entre x = 0 e x = 0,25L; (b) entre x = 0,75L e x = L; (c) entre x = 0,25 e x = 0,75L.

6. Um prton e um eltron esto confinados em poos de potencial infinitos unidimensionais iguais. As duas partculas esto no estado fundamental. Em uma regio

perto do centro do poo, a densidade de probabilidade para o prton maior, igual ou menor do que a densidade de probabilidade do eltron?

7. Determine a razo entre (a) o menor comprimento de onda emitido pelo tomo Hidrognio na srie de Balmer e o menor comprimento de onda emitido na srie Lyman e (b) a razo entre o maior comprimento de onda emitido pelo tomo Hidrognio na srie de Balmer e o maior comprimento de onda emitido na srie Lyman.

de de de de

8. Um tomo de hidrognio, inicialmente em repouso no estado n = 4, sofre uma transio para o estado fundamental, emitindo um fton no processo. Qual a velocidade de recuo do tomo de hidrognio?

9. Um tomo de hidrognio em um estado com energia de ligao (energia necessria para remover um eltron) de 0,85 eV sofre uma transio para um estado com energia de excitao (diferena entre a energia do estado e a energia do estado fundamental) de 10,2 eV. (a) Qual a energia do fton emitido na transio? (b) Quais os dois nmeros qunticos envolvidos na transio?

10. Mostre que para a regio x > L do poo de potencial finito da figura abaixo, uma soluo possvel da equao de Schrdinger unidimensional quando a Energia da partcula for menor do que Uo. Na expresso de , A uma constante e k um nmero real positivo. Por que razo esta soluo, matematicamente aceitvel, no admissvel fisicamente?

U(x)

Uo

Вам также может понравиться