Вы находитесь на странице: 1из 8

Os Pais da Igreja

SUMRIO: Introduo; I. Patrstica, um patrim nio de toda a cristandade; II. O !ue " a Patrstica; III. Os pais apost#$icos; I%. Os pais apo$ogistas; %. Os pais po$emistas; %I. Os dogm&ticos. 'onc$uso. (uestion&rio

CPAD
I)*RO+U,-O

Houve tempo em que as obras dos pais da Igreja s eram acessveis aos que dominavam o grego e o latim. Os demais telogos, ainda que bem preparados academicamente, viam se na conting!ncia de se con"ormar com os e#certos garimpados nos int$rpretes da patrologia. Ali%s, tamb$m n&o eram muitos os cl%ssicos brasileiros versados nas duas principais lnguas da civili'a(&o ocidental. )ac*ado de Assis, por e#emplo, c*egou a aventurar se pelo universo de Homero. +&o sabemos por$m se, nesta empreitada, logrou algum !#ito. ,m sua $poca, nossos escritores valori'avam mais o "ranc!s do que o latim e o grego. -emel*ante di"iculdade era en"rentada pelos portugueses. -e por um lado, .atino Coel*o trabal*ava com singular mestria as lnguas cl%ssicas/ por outro, grande parte de seus coevos, apesar de serem mestres no vern%culo de Cam0es, mui pouco sabiam das lnguas de P$ricles e de 1erglio. O pro"essor )ario A. -antiago de Carval*o, da 2niversidade de Coimbra, recon*ecia a limita(&o de seus compatriotas3 4Ainda est% por "a'er a *istria e o e#ame dos estudos sobre a Patrstica em Portugal, particularmente no 5mbito al*eio ao 2niversit%rio e6ou no ambiente rom5ntico7. 8odavia, n&o podemos esquecer nos da contribui(&o de Oliveira )artins ao estudo da patrstica. O mais ilustre dos *istoriadores portugueses, "ascinado pelos pais da Igreja, empreendeu uma e#austiva pesquisa sobre os primeiros telogos do Cristianismo. ,m 9:;:, publica ele O Helenismo e a Civilizao Crist. +esta obra, observa )artins que os problemas que "ustigavam os pais da Igreja eram os mesmos que se abatiam sobre o Cristianismo de seu tempo. Hoje, al$m das -agradas ,scrituras, tamb$m contamos com o au#lio de uma patrstica e#austivamente pesquisada. 8radu'ida com esmero, ac*a se ao alcance de todos os que se interessam por uma literatura lidimamente crist&. ,mbora transcorridos todos esses s$culos, seus autores ainda s&o admirados pela eloq<!ncia, coragem e aud%cia em sua apologia das verdades absolutas e eternas do Cristianismo. Antes de mais nada, conscienti'emo nos3 a patrstica n&o $ um monoplio da Igreja Catlica/ $ um patrim=nio de toda a cristandade.

I.P.*R/S*I'.0UM P.*RIM1)IO +2 *O+. . 'RIS*.)+.+2

Ant=nio 1ieira, o maior representante da oratria sacra da lngua portuguesa, costumava ilustrar os seus serm0es com e#tratos e *istrias dos pais da Igreja. Pro"undo con*ecedor da literatura cl%ssica, transitava desenvolto pelo universo greco latino. >uem n&o se encanta com o Sermo da Sexagsima? Acredito que 1ieira n&o se destaca apenas no universo lus"ono. Ao lado de @ossuet e Crisstomo, ponti"ica se entre os maiores pAlpitos da cristandade. @ernardes, sempre polido e terso, tamb$m re"e' o camin*o dos pais eclesi%sticos, ornando, de um modo singelamente belo, sua Nova Floresta. +as *istrias que conta e nas m%#imas que cita, mostra sua vasta cultura cl%ssica. , como si acontecer com um erudito de sua envergadura, tra' os pais da igreja Bs suas p%ginas num estilo que, at$ *oje, serve de modelo aos escritores brasileiros e portugueses. Hoje, ambos os autores constituem se em leitura obrigatria daqueles que almejam aprender, de "ato, a lngua lusada. Depois de 1ieira e @ernardes, quase nen*um telogo, quer em Portugal, quer no @rasil, p=s se a cultivar os pais da igreja como eles realmente merecem. Con"orme j% ressaltamos, tin*a se a impress&o, at$ bem recentemente, de que a patrstica era monoplio catlico. 8odavia, com o apro"undamento dos estudos teolgicos pelos evang$licos, viemos a redescobrir os primeiros doutores da igreja como uma d%diva a toda a cristandade. Haja vista que, tanto .utero quanto Calvino, eram ntimos daqueles *omens que, num momento particularmente di"cil do povo de Deus, saram em de"esa do aut!ntico Cristianismo.
II. O (U2 3 . P.*R/S*I'.

O que $ a patrstica? -e o telogo, por conseguinte, se propuser a con*ecer, sincr=nica e diacronicamente, uma doutrina das -agradas ,scrituras, ter% de recorrer, necessariamente, % patrstica.
4. Patrstica. Oriundo do latim eclesi%stico, o termo patristica designa a disciplina que

tem por objeto a doutrina "ormulada pelos mestres da Igreja Crist& nos primeiros oito s$culos de nossa era. ,ram aqueles telogos con*ecidos como pais da igreja n&o apenas pelo respeit%vel saber da Palavra de Deus, mas principalmente pelo ser%"ico 'elo demonstrado pelo reban*o de +osso -en*or Cesus Cristo. Alguns deles, ali%s, vieram a selar a "$ com o prprio sangue. A patrstica $ con*ecida, tamb$m, como patrologia. -e o primeiro voc%bulo considera apenas a doutrina, o segundo reconsidera tanto esta como a vida dos pais da igreja.

5. Minist"rio dos pais da igreja. 8r!s "oram os principais minist$rios e#ercidos pelos

pais eclesi%sticos3 apolog$tico, pol!mico e dogm%tico. ,m primeiro lugar, saram eles em de"esa dos crist&os que, aos mil*ares, eram martiri'ados por sua "$. Ousada e corajosamente, enviaram diversos documentos Bs autoridades romanas, provando serem os discpulos de Cristo bons cidad&os e cumpridores de seus deveres/ n&o se justi"icava, portanto, a persegui(&o que contra estes era movida. ,ntre os apologistas, destaca se 8ertuliano D9EE FFGH. ,m sua Apologia, apresenta uma bril*ante de"esa dos crist&os ante as autoridades imperiais de Ioma. .ogo em seguida, e#puseram se eles a resguardar a santssima "$ contra aqueles que, sados da Igreja Crist&, buscavam persegui la com suas doutrinas aliengenas e e#ticas. Algumas dessas celeumas levaram os lderes a reunirem se em conclio, preservando a pure'a da teologia crist&. ,ntre os que mais se destacaram na %rea da pol!mica, ac*a se Atan%sio DFJE K;KH, con*ecido como o pai da ortodo#ia bblica. Linalmente, os pais da igreja puseram se a compendiar as verdades crist&s em sistemas, objetivando "ortalecer cada ponto doutrin%rio. Con*ecido como perodo dogm%tico, ou cient"ico, mostrou se este mui importante ao desenvolvimento de nossa teologia/ "oi e#atamente nessa quadra da *istria da Igreja que surgiram as primeiras teologias sistem%ticas.
6. . designao dos pais da igreja. Hoje, os pais da igreja s&o considerados, com

justa ra'&o, os maiores telogos do Cristianismo. ,m seu tempo, por$m, o ttulo era reservado, e#clusivamente, aos pro"etas *ebreus e apstolos de +osso -en*or. -omente mereciam receber a v!nia de telogos os que se pun*am a salvaguardar a s& doutrina como Atan%sio, @aslio e Mregrio +a'ian'eno.
7. Raio de ao da patrstica. A patrstica teve incio com o "im da idade apostlica e

terminou no s$culo 1III. Depois de quase dois mil!nios, a in"lu!ncia dos pais da igreja na *istria subseq<ente do Cristianismo ainda $ consider%vel. Ali%s, s&o eles mais publicados, *oje, do que em sua prpria $poca.
8. .s principais di9is:es da patrstica. De modo geral, estas s&o as principais

divis0es da patrstica3 pais apostlicos, apologistas, polemistas e dogm%ticos. De cada uma dessas divis0es, iremos tratar apenas dos telogos mais representativos devido ao pouco espa(o de que dispomos.

III. OS P.IS .POS*;<I'OS

Assim s&o designados os pais da igreja que tiveram uma rela(&o quase que direta com os apstolos de +osso -en*or. ,sses *omens tamb$m se destacaram na edi"ica(&o doutrinal da igreja logo aps o encerramento do perodo do +ovo 8estamento. ,ntre os pais apostlicos, estes "oram os que mais se destacaram3 Clemente de Ioma, In%cio de Antioquia, P%pias e Policarpo.
4. '$emente de Roma. -egundo a tradi(&o catlica, Clemente de Ioma "oi o terceiro

papa/ deu se o seu ponti"icado entre JF 9G9. Discpulo de Pedro e de Paulo, destacou se por seu trabal*o na con"irma(&o das ovel*as de +osso -en*or. Loi ele identi"icado por Orgenes como o Clemente mencionado por Paulo na ,pstola aos Lilipenses DLp N.KH. Acredita se "osse ele de origem judaica. De sua obra resta nos a epstola que ele, em JE, enviou B igreja de Corinto. O a primeira obra crist& a ser produ'ida depois do +ovo 8estamento. A carta de Clemente era t&o importante que c*egou a "a'er parte do c5non sagrado no ,gito e na -ria. 8eologicamente, a obra n&o tem muita import5ncia. +o entanto, *istoricamente, devido Bs interpola(0es que so"reria ao longo dos s$culos, a carta d% "oros de autenticidade B institui(&o papal. Clemente re"eriu se, por e#emplo, B estadia de Pedro em Ioma, onde teria o apstolo assumido a m%#ima c*e"ia da Igreja Catlica. A cidade, contudo, n&o $ mencionada como a sede da Igreja Crist&. 8eria ele, realmente, escrito tal obra? Ou n&o passa esta de um daqueles "amosos apcri"os, cujo objetivo era dar legitimidade Bs pretens0es *egem=nicas da Igreja Catlica?
5. In&cio de .ntio!uia. @ispo de Antioquia, nasceu Ign%cio na -ria por volta do ano

EG, onde e#erceu grande parte de seu minist$rio. ,m virtude de n&o abrir m&o de suas convic(0es, "oi ele condenado pelo imperador 8rajano DJ: 99;H a ser supliciado pelas "eras. +&o se con*ece outros detal*es quer de sua vida, quer de seu minist$rio junto B comunidade crist& da -ria. Con*ecemo lo tamb$m como ho Teophoros. ,le escreveu sete cartas enquanto era condu'ido a Ioma para ser e#ecutado. As cartas eram dirigida Bs igrejas de O"eso, )agn$sia, 8r%lia, Lilad$l"ia, ,smirna, Ioma e ao pastor de ,smirna, Policarpo P seu amigo mui c*egado. ,m suas cartas, trata de diversos assuntos3 o minist$rio pro"$tico na Igreja Crist&, a -anta Ceia e o primado da igreja de Ioma sobre as demais. Acerca deste Altimo tema, provavelmente suas obras *ajam so"rido uma interpola(&o daqueles que de"endiam a igreja como uma s$ real.

6. P&pias. @ispo de Hier%polis na Qsia )enor, "oi amigo de Policarpo e, segundo

algumas "ontes, c*egou a ouvir diversos serm0es do apstolo Co&o. Por volta do ano 9KG, redigiu uma obra, objetivando dar uma Explicao dos itos do Senhor. De sua teologia, ressaltamos sua !n"ase quanto ao milenarismo. De"endia que, no "inal dos tempos, viria o -en*or Cesus implantar, aqui na terra, um reino com a dura(&o de mil anos, a"inando se, assim, com a maioria dos telogos da Igreja Crist&.
7. Po$icarpo. -egundo v%rios testemun*os, era Policarpo discpulo do apstolo

Co&o. +o ano 9ER, depois de *aver retornado de Ioma, "oi condenado B morte em virtude do testemun*o crist&o que ele, ousadamente, prestou ante as autoridades romanas. Pouco antes de ser martiri'ado, escreveu diversas epstolas, das quais somente a endere(ada aos "ilipenses nos c*egou. +essa carta, de"ende a encarna(&o de +osso -en*or. Dessa "orma, mostrava sua desaprova(&o aos gnsticos e docetistas que negavam a plena *umanidade e divindade de Cristo. ,clesiasticamente, mostra como a igreja em Lilipos era governada por um conjunto de presbteros.
8. =ermas. Cudeu convertido ao Cristianismo, narra Hermas as vis0es que teve em

Ioma no ponti"icado de Pio I. Dessa obra, mais con*ecida como o !astor de Hermas, s nos c*egaram "ragmentos que, reunidos, di"icilmente reconstroem o seu conteAdo original. De acordo com o testemun*o de Orgenes, a obra era lida em pAblico em v%rias igrejas. Al$m de Hermas re"erir se ao perd&o como sacramento, a"ian(a que, sem o batismo, o pecador jamais alcan(ar% a vida eterna. +o que tange B 8rindade, Hermas parece n&o ter compreendido muito bem o ensino do +ovo 8estamento. , ao discorrer sobre a Igreja de Cristo, tem na como a primeira das criaturas pelo "ato de ela ter sido criada no mundo.
I%. OS .PO<O>IS*.S +. ?3 'RIS*-

At$ Constantino, "oram os crist&os cruelmente perseguidos pelas autoridades romanas. Isto porque, al$m de n&o prestarem culto Bs divindades imperiais, apregoavam eles uma "$ e#clusivista no Anico e verdadeiro Deus, recusando se terminantemente a prestar v!nias divinas a C$sar. Para se vingarem, os romanos puseram se a reprimi los, utili'ando se da "ormid%vel m%quina do ,stado. , as calAnias de que eram alvo? Acusados de incesto, dissolu(&o, conspira(&o contra a lei e antropo"agia, ol*avam nos todos como os p%rias da sociedade. ,m sua

de"esa, saram *omens de intelig!ncia invulgar como, por e#emplo, 8ertuliano e Custino, o )%rtir.

4. *ertu$iano. 2m dos mais a"amados doutores latinos, 8ertuliano D9EE FFGH viria

adotar, j% no "inal de sua vida, o montanismo. Loi ele quem criou o termo 8rindade. Com 8ertuliano, os crist&os ocidentais aprenderam tamb$m a ter uma vis&o *arm=nica da "$ e da ra'&o. Acreditava ele, "irmemente, na atualidade do batismo no ,sprito -anto e dos dons espirituais. Loi um escritor pro"cuo e apai#onado. Como advogado, saiu em de"esa dos crist&os, mostrando Bs autoridades romanas o absurdo das acusa(0es que l*es assacavam. ,m sua obra intitulada Aos pagos, reivindica a liberdade religiosa aos discpulos de Cristo.
5. @ustino, o M&rtir. Custino D9GG 9REH nasceu na Palestina e, a princpio, dedicou

se B Liloso"ia. C% convertido, passou a de"ender a Igreja junto ao Imp$rio Iomano. ,ntre as suas Apologias, a mais c$lebre "oi a que dirigiu, por volta do ano 9EG, ao imperador Antonino Pio. Custino morreu como m%rtir.
%. OS PO<2MIS*.S

Com a e#pans&o do Cristianismo, muitos elementos estran*os e indi"erentes B s& doutrina puseram se a semear, entre os santos, a *eresia e, com esta, a apostasia e a rebeli&o contra Cristo. Para combater B ci'5nia, saram em de"esa da santssima "$, entre outros, Irineu, Cipriano e Atan%sio. +esses embates, prevaleceram eles, real(ando a bele'a, a cristalinidade e a "irme'a dos ensinamentos de +osso -en*or.
4. Irineu. 2m dos primeiros doutores da igreja grega, Irineu D9KG FGGH "oi bispo de

.ion. O dele a c*amada teoria da recapitula(&o, segundo a qual Cristo assumiu a nature'a *umana e, atrav$s de sua obedi!ncia e submiss&o, possibilitou a restaura(&o da descend!ncia de Ad&o. ,le $ considerado o maior telogo do II s$culo. -ua obra Contra os Hereges $ um rico banco de dados sobre as *eteredo#ias, principalmente o gnosticismo.
5. 'ipriano. @ispo e telogo de Cartago, Cipriano DFGG FE:H "oi um dos que mais

atuaram para que as doutrinas crist&s "ossem estabelecidas e consolidadas. ,m virtude de seu testemun*o, "oi decapitado nos arredores de Cartago. Polemista, en"rentou +ovaciano que, despre'ando a Igreja como o Corpo )stico de Cristo, semeava cismas e apostasias entre os seguidores do +a'areno. 2sando de uma linguagem en$rgica, a"irmou Cipriano que +ovaciano n&o passava de um emiss%rio de -atan%s, pois somente este ousaria intentar contra a integridade da Igreja.

A doutrina de Cipriano, por$m, acabaria por so"rer v%rias interpola(0es por parte dos romanistas, visando "ortalecer a institui(&o papal. Ali%s esta $ a opini&o de C$sar 1idal )an'anares em seu icion"rio de !atr#stica lan(ado no @rasil pela ,ditora -antu%rio. -ua obra, por conseguinte, "oi des"igurada em sua ess!ncia/ *oje, torna se di"cil saber o que Cipriano realmente escreveu.
6. .tan&sio. Patriarca de Ale#andria, nasceu Atan%sio em FJ: e morreu em K;K.

,le "oi, sem dAvida alguma, um dos mais destacados pais da igreja. Con*ecido tamb$m como o patrono da ortodo#ia, muito lutou por manter a pure'a da s& doutrina. Ainda di%cono, contribuiu decisivamente para a condena(&o da *eresia ariana em KFE no Conclio de +ic$ia. Diante de todos os prncipes da igreja, ali reunidos, dei#ou Atan%sio bem claro ser Cesus Cristo verdadeiro *omem e verdadeiro Deus. A divindade do +a'areno, ele a de"ende na Apologia contra os arianos.
%I. OS P.IS +O>M*I'OS

Al$m de apologistas e polemistas, dedicaram se tamb$m os pais da igreja a sistemati'ar a doutrina crist&, visando dogmati'% la e livr% la das *eresias que, nesse perodo, campeavam no Oriente e no Ocidente. ,ntre os pais da igreja que mais se destacaram na sistemati'a(&o encontram se Co&o Damasceno e Agostin*o. Os pais dogm%ticos s&o con*ecidos, igualmente, como pais cient"icos. A primeira tentativa de se ordenar sistematicamente a doutrina crist& "oi empreendida por Orgenes D9:E FENH em seus !rinc#pios $ntrod%t&rios.
4. .gostinAo. +atural de Hipona, na Q"rica, Agostin*o nasceu por volta KEN.

,mbora n&o seja rigorosamente um telogo sistem%tico, ele muito contribuiu para que *oje tiv$ssemos as dogm%ticas. De suas obras, a que mais se parece com uma teologia sistem%tica $ a Doutrina Crist&. -istem%ticas ou n&o, suas obras acabaram por in"luenciar os telogos subseq<entes, inclusive protestantes. Haja vista )artin*o .utero e Co&o Calvino. Al$m da obra j% mencionada, escreveu ainda Agostin*o as Con'iss(es e A Cidade de e%s. , os seus coment%rios bblicos? -em dAvida, "oi ele um dos maiores telogos de todos os tempos. Piedoso, apesar de imper"eito, demonstra um singular amor por Deus e por seu Cristo. ,loq<ente, era primeiro, orante/ depois, orador. -uas obras, ali%s, s&o uma ora(&o, meiga e doce, ao -en*or que jamais dei#ou de atentar aos que, *umildemente, o buscam.
5. @oo +amasceno. O sistema mais completo do ainda c*amado perodo patrstico

"oi construdo por Co&o Damasceno D;GG ;RGH. O seu S%m"rio de F Ortodoxa $ considerado a primeira 8eologia -istem%tica propriamente dita. Damasceno $ o maior telogo da Igreja Catlica Mrega. A partir da, "oram os telogos conscienti'ando se da import5ncia de apresentar as verdades do Cristianismo de "orma dogm%tica e sistemati'ada. -em dAvida, de suas 9EG obras, o S%m"rio de F Ortodoxa que, tradu'ido para o latim, tornou se um dos principais te#tos da ,scol%stica. Compendiando os pais capadcios, muito ajudou os telogos latinos a compreenderem os mist$rios da "$

crist& segundo ensinavam Co&o Crisstomo, Mregrio +a'ian'eno e @aslio. O uma antologia da patrstica segundo os rigores da ortodo#ia.

'O)'<US-O

Algu$m a"irmou, certa ve', que devemos tomar muito cuidado com a teologia produ'ida por gera(&o espont5nea. ,staria re"erindo se ele B teologia liberal? Acredito que sim. ,is porque devemos voltar nos aos c*amados pais da igreja, a "im de aprender com aqueles *omens que, posto que imper"eitos, voltavam se B Palavra de Deus com redobrado amor e piedade. O telogo alem&o, @ernardo @artmann, considera os pais da igreja, logo aps a @blia -agrada, uma das principais "ontes da dogm%tica crist&. Insurgindo se contra os liberais, garantia @artmann ser a @blia a nossa principal "onte de onde *aurimos o escopo de nossa dogm%tica. +um tempo como o nosso, marcado pela apostasia, temos de aprender com os pais da igreja que, na de"esa da santssima "$, jamais consideraram demasiadamente preciosa a prpria vida.

Вам также может понравиться