Вы находитесь на странице: 1из 4

PROCESSO DE EXECUO Tutela executiva gnero, pode ser apresentada de dois distintos modos: 1. Por simples fase: 2.

. Por processo autnomo:

Sentenas judicias condenatrias esto sujeitas a simples fase: a fase de cumprimento de sentena.

Mas o processo de execuo ainda existe; ser usada em execuo de ttulos executivos extrajudiciais.

Exceo: Existem 3 ttulos executivos judiciais que esto sujeitos a processo de execuo: Sentena arbitral Sentena penal condenatria Sentena estrangeira ( homologada pelo STJ)

Alm deles, a execuo contra a fazenda pblica e os ttulos executivos extrajudiciais tambm estaro sujeitos a processo de execuo. Execuo do 732: Sujeito foi condenado a pagar alimentos por uma sentena; se no pagar, o patrimnio ser atingido. Se a mora ficar por um ano, por exemplo, o cumprimento de sentena continuar nos 9 meses e poder ser feito um processo de execuo dos ltimos 3 meses (smula 309 do STJ). Priso civil no sano, tcnica de coero. A priso de 60 dias, por mais que o CPC diga 3 meses, porque a lei especial afasta a geral.

Para que seja considerada como ttulo executivo, tem que ser CEL (certeza, exigibilidade e liquidez), seno poder ser extinta a ao sem resoluo de mrito. Nunca um ttulo executivo extrajudicial ir para a fase de cumprimento de sentena.

Pode ocorrer pedido genrico certo e determinvel, como no caso de ato ilcito, porque nem sempre, na hora da petio inicial, tero os valores determinados da quantia para os danos morais/materiais/estticos. Ento, se o autor frmula um pedido genrico certo e determinvel, o juiz poder dar uma sentena ilquida (sem valores apurados). Essa sentena ilquida ainda no pode ser executa, porque, por bvio, tem que passar para a fase de liquidao. Em regra, se o pedido genrico, o juiz pode dar uma sentena ilquida, mas tem excees, sendo eles. 1. Sentena nos JECs. 2. Em alguma hipteses do procedimento sumrio (acidentes de veculo de via pedestre e as que viabilizem as discusses sobre contrato de seguro).
3 Nos processos sob procedimento comum sumrio, referidos no art. 275, inciso II, alneas d e e desta Lei, defesa a sentena ilquida, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critrio, o valor devido.

Tipos de liquidao: 1. Por simples clculo: OBS 1: excepcional, porque o legislador passou a exigir do credor a planilha atualizada. OBS 2: S ser determinada quando a planilha apresentada pelo credor absurda/surreal ou quando ele ver que o credor beneficirio da Justia Gratuita. 2. Por arbitramento: Perito -> Presena indispensvel.
Art. 475-C. Far-se- a liquidao por arbitramento quando: I determinado pela sentena ou convencionado pelas partes; II o exigir a natureza do objeto da liquidao.

3. Da liquidao por artigos: Permitida a juntada de documentos novos, que serviro de base para a liquidao.

No necessrio que a sentena esteja com trnsito em julgado para proceder-se liquidao. Para tanto, o credor far autos apartados para deixar a conta apurada, esperando a notcia do trnsito em julgado.

FASE CUMPRIMENTO DE SENTENA Para as decises judiciais que aplicaram deciso de fazer e no fazer art. 461. Ter seu incio de ofcio. Ateno: Se a deciso condenatrio estiver pendente de recurso sem efeito suspensivo, ser lcito ao credor iniciar a fase de cumprimento de sentena provisria, nos moldes do art. 475-O. O juiz poder impor multa e outras sanes de ofcio.
5 - Para a efetivao da tutela especfica ou a obteno do resultado prtico equivalente, poder o juiz, de ofcio ou a requerimento, determinar as medidas necessrias, tais como a imposio de multa por tempo de atraso, busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessrio com requisio de fora policial Astreints.

Ento, a multa pode ser de ofcio e seu valor ficar a cargo do juiz e, mesmo que estipulada em contrato, poder ser revista (major-la ou minor-la) pelo juiz.

A obrigao de fazer s ser convertida em reparao civil de danos (R$) quando se tornar impossvel o cumprimento da tutela especfica ou quando o credor assim o desejar (caso da formatura). Chegaro quantia por meio de arbitramento. A defesa para a fase de cumprimento de sentena a impugnao fase de cumprimento de sena, porque os embargos servem para a defesa de processo autnomo de execuo (para ttulos executivos extrajudiciais (tm

que ser CEL, ttulos contra a fazenda pblica e as sentenas arbitral, estrangeira e penal)).

Cumprimento de sentena de entrega de coisa art. 461-A Tambm se iniciar de ofcio pelo juiz e, por isso, tambm ser intimao ao ru. bem semelhante ao de fazer ou no fazer.

Para cumprimento forado de sentena de quantia certa art. 471 S pode ser iniciada se j tiver a quantia. NO ser iniciada de ofcio, s a requerimento credor, apresentando uma simples petio no prazo de at 6 meses do trnsito em julgado, seno ser arquivado. A intimao ser ao advogado, mas no precisar ser pessoal, para que efetue o pagamento no prazo de 15 dias, e se no assim fizer, ter multa de 10% sobre o valor. Porm h contraditrio: impugnao ao cumprimento de sentena, que depende de garantia ao juzo (depsito em espcie ou bens seus penhora), no prazo de 15 dias, que poder ser feita nas seguintes hipteses:
Art. 475-L. A impugnao somente poder versar sobre: (Acrescentado pela L-011.232-2005) I falta ou nulidade da citao, se o processo correu revelia; II inexigibilidade do ttulo; III penhora incorreta ou avaliao errnea; IV ilegitimidade das partes; V excesso de execuo; VI qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigao, como pagamento, novao, compensao, transao ou prescrio, desde que superveniente sentena.

Вам также может понравиться