Вы находитесь на странице: 1из 4

Entrevista Com Pierre Bourdieu Luciano Trigo* - O senhor acha que o pensamento francs est em crise?

Pierre Bourdieu - Pode-se dizer que sim, mas essa crise faz parte de uma problemtica maior da Europa em geral, que a multiplicao dos falsos intelectuais produzidos pelos meios de comunicao. Esses intelectuais "mediticos" acabam prejudicando - ou ao menos ocultando - o trabalho dos verdadeiros pensadores. Eles tornam mais difceis o pensamento e a ao pblica de quem tem realmente algo interessante a dizer. Eu caracterizo a obra desses autores como fast thinking. Seus livros so exemplos de um pensamento superficial, descartvel e cheio de jarges incompreensveis. Nesse sentido, talvez a pior crise seja a da impossibilidade crescente de estabelecer um canal de comunicao eficiente com o grande pblico, de forma a transmitir os resultados das pesquisas sociais serias. Mas por que voc perguntou isso? - Nos anos 60 e 70 os intelectuais franceses eram muito mais atuantes... Bourdieu - Existe efetivamente uma crise de idias, uma falncia da crena em algumas instituies... Os intelectuais de esquerda perderam suas iluses relativas idia da revoluo, por exemplo. Hoje mais difcil lutar contra o poder porque ele se exerce de forma muito mais sutil. Mas preciso reconhecer que existiam muitos intelectuais que eram falsamente engajados, homens que s com o tempo mostraram sua verdadeira face. - Poderia citar algum exemplo? Bourdieu - Bernard-Henri Lvy o pior deles, aquele que mais compromete o autntico debate intelectual. O escritor Philippe Sollers tambm era falsamente revolucionrio. Hoje ele assumidamente um conservador radical e nacionalista. Os nomes que verdadeiramente importam na vida intelectual francesa no aparecem nos jornais e na televiso. Por exemplo, fala-se muito de Jean Baudrillard, mas muito raramente de Georges Dumzil, que autor de uma obra infinitamente mais importante. Estamos vivendo um momento em que preciso lutar acirradamente contra esses inimigos do pensamento. - O senhor acredita no surgimento de uma nova utopia?

Bourdieu - Acredito numa nova utopia desde que ela seja construda em bases mais realistas - o que no tem nada a ver com o trabalho supostamente niilista dos nomes que citei h pouco. Os intelectuais mediticos fazer i renascer antigas tradies do pensamento para empreglas de forma distorcida, como acontece com as idias de Heidegger, que curiosamente construiu uma obra com uma atitude de permanente hostilidade em relao s cincias sociais. Para a construo de uma nova utopia, acredito que se deve buscar os ramos mais pragmticos da filosofia. - O que o senhor pensa do conceito de ps-moderno? Bourdieu uma bobagem que no significa nada. Seus defensores controemum grande discurso para justificar o fim dos grandes discursos, das grandes narrativas. um conceito de uma banalidade extraordinria, da mesma forma que a idia de que "morte do sujeito" esteve em moda anos atrs. So expresses que no querem dizer rigorosamente nada. - Como o senhor v o triunfo planetrio do liberalismo e das leis do mercado? Bourdieu - Esta uma pergunta muito geral, e o mais importante so as questes especficas. So os intelectuais mediticos que gostam de falar sobre qualquer assunto, indiscriminadamente. Por exemplo, talvez fosse mais fcil responder a uma pergunta sobre os testes nucleares franceses, um exemplo trgico do reacionarismo do governo, ou sobre os efeitos da ao do FMI nas economias da Amrica Latina. Quanto a isto, existe um problema muito srio, que o novo imperialismo econmico. No Terceiro Mundo, o fim das utopias socialistas deixou um vazio muito grande, criando uma situao desesperadora urgente reconstruir as bases da sociedade nesses pases, criando condies para a divulgao do conhecimento e surgimento macio de oportunidades de trabalho. - Mas a soluo desses problemas no depende de uma reformulao de toda a ordem mundial? Bourdieu - Sim, claro, e temos que trabalhar para isso. Eu participei recentemente de um seminrio com representantes da frica e da Europa Oriental sobre a nova ordem mundial. Uma das idias levantadas foi a criao e o fortalecimento de grandes instituies jurdicas multinacionais, que promoveriam uma verdadeira intemacionalizao dos direitos. Em outras palavras, o que se props foi uma revalorizao do conceito de internacionalismo, mas em novas bases, diferentes do internacionalismo

comunista necessrio pensar na criao de novos modelos, mesmo que isso parea muito complicado. - Desde a morte de Sartre, h 15 anos, no surgiu na Frana nenhum "maitre--penser"... Bourdieu - So os intelectuais mediticos e os jornalistas que dizem isso porque, naturalmente, eles prprios no so "maitres--pensar". preciso levar em conta que o modelo sartriano de intelectual engajado correspondeu a uma etapa diferente da vida cultural francesa e sobretudo a uma etapa diferente da relao entre os intelectuais e os meios de comunicao. Muitas aes polticas de Sartre, ou mesmo de Michel Foucault, foram bem sucedidas porque contaram com um enorme apoio da imprensa. Hoje o espao mximo que Sartre teria num jornal seria o de um artigo na pgina de opinio, porque os intelectuais mediticos exercem uma espcie de monoplio da mdia. Suas obras so sem interesse, mas eles esto sempre dispostos a falar qualquer bobagem sobre qualquer assunto. Alis, at mesmo Sartre disse muitas besteiras. - Fale sobre o seu trabalho no Parlamento Internacional dos Escritores. Bourdieu - Esta entidade existe justamente para tentar mudar esta situao. uma tentativa de se criar uma Internacional dos Escritores. Mas um trabalho muito difcil, porque escrever uma atividade solitria, e por outro lado existem pessoas que querem participar apenas para aparecer. E fundamental combater o narcisismo. Por exemplo, lembro-me que muitos anos atrs Gilles Deleuze, Georges Dumzil, Alain Robbe-Grillet e eu escrevemos um manifesto protestando contra a situao na Polnia, mas decidimos que o texto no seria lido por nenhum de ns, mas por um ator. Hoje, uma das principais atividades do Parlamento proteger escritores que so perseguidos politicamente. - O senhor escreveu ensaios profundos sobre a educao nos anos 70, com "A Reproduo", A situao piorou ou melhorou desde ento? Bourdieu - Piorou muito, porque o governo francs no deu nenhuma ateno ao que eu escrevi na poca, e j estamos sofrendo as conseqncias disso. - Em livros como "A economia das trocas simblicas" o Senhor faz anlises penetrantes das transformaes da vida cotidiana. Na esfera privada, o senhor acredita que hoje as pessoas so mais conservadoras do que 20 anos atrs?

Bourdieu outra pergunta muito geral e sou obrigado a responder: eu no sei. Os intelectuais precisam ter a coragem de dizer "eu no sei", sobretudo diante de perguntas muito gerais, que no levam a nada. Para encerrar esse assunto, fao constar um episdio que me aconteceu. Um dia, Fernand Braudel procurou-me perguntando se eu gostaria de ajud-lo a escrever um volume sobre o sculo XX, com o qual concluiria uma gigantesca pesquisa histrica. Pediu-me que dividisse minha reflexo em temas muito gerais, como o fim da religio, o renascimento do individualismo, etc. Ento eu impus uma condio. Aceitaria fazer parte do projeto desde que pudesse escrever que eu no sabia todas as respostas. Apresentaria as grandes questes, mas as deixaria em aberto quando no soubesse como interpretlas de forma satisfatria. - Ele concordou? Bourdieu - Sim, mas pouco tempo depois Fernand Braudel morreu, e o trabalho acabou no sendo feito. - Acabou de ser lanado no Brasil seu livro "Livre troca : dilogos entre cincia e arte" e em breve ser lanado "As regras da arte" sobre a obra de Baudelaire. Como o senhor caracteriza a sua abordagem sociolgica da arte? Bourdieu - Minha preocupao principal em meus ensaios sobre arte analisar o que legitima social e culturalmente o gasto artstico de uma determinada poca, ou seja, como a dominao econmica e social de uma classe tambm se manifesta culturalmente. As classes dominantes obtm, atravs de gostos de violncia simblica, a adeso das classes dominadas aos seus prprios critrios estticos. Procuro tambm contextualizar historicamente a produo artstica, fugindo dos clichs da inspirao e da genialidade. No quero dizer com isso que um artista no dispe de nenhum grau de autonomia. Baudelaire, por exemplo, subverteu completamente a tradio da literatura de sua poca, e em As regras da arte eu tento explicar como isso foi possvel.

Вам также может понравиться