Вы находитесь на странице: 1из 16

Homehealth provider

Oxigenoterapia
guia prtico para pacientes

www.airliquide.com.br

Qual a importncia do oxignio?

O ar que respiramos contm oxignio que importantssimo para o funcionamento normal do nosso corpo. pela respirao que o oxignio entra nos pulmes, onde acontecem as trocas gasosas, ou seja, o oxignio trocado pelo gs carbnico. Quando enchemos o peito de ar, o oxignio entra nos pulmes e da ele transportado pelo sangue para todos os nossos rgos, msculos e tecidos. INSPIRA O Ao soltarmos o ar dos pulmes, o gs carbnico que estava dentro dos pulmes sai, sendo eliminado para o ar ambiente. A eliminao do gs carbnico pela respirao importantssima para o organismo. Ele produzido durante o metabolismo normal do corpo, mas precisa sair rapidamente porque txico.
2

OXIGNIO

evitamos que os rgos nobres como o corao, os rins ou o crebro adoeam por falta de oxigenao adequada

J o oxignio que entra benfico para o organismo, pois dependemos dele para viver e produzir energia como, por exemplo, para podermos andar, correr, pensar, etc. Na doena pulmonar crnica s vezes os pulmes no so mais capazes de realizar as trocas gasosas normais, podendo faltar oxignio em nveis normais no sangue, o que leva o corpo a adoecer e envelhecer mais rapidamente. Ao usarmos o oxignio suplementar, corrigimos esses problemas e protegemos nosso corpo da falta dele, ou seja, evitamos que os rgos nobres como o corao, os rins ou o crebro adoeam por falta de oxigenao adequada.

E X PI R A O
GS CARBNICO

Viver com mais qualidade

Tenha mais energia


Usando oxignio suplementar as pessoas melhoram muito sua sade, podendo at fazer coisas que tinham deixado de fazer anteriormente por causa da doena pulmonar.

A oxigenoterapia domiciliar diminui o nmero de internaes


A oxigenoterapia melhora o organismo como um todo e este benefcio pode ser facilmente observado pela melhora clnica do paciente e pela diminuio das internaes hospitalares durante o seu uso.

Dicas importantes !

A sensao de falta de ar nem sempre significa que h falta de oxignio no sangue !

Com a falta de oxignio no sangue, o corao, os rins e o crebro podem adoecer

Da mesma forma, se uma pessoa no sente falta de ar, isso no quer dizer que seus rgos estejam bem oxigenados!

Se o oxignio suplementar foi receitado para voc, use-o durante o maior tempo possvel (24 horas) e muito em breve sentir seus benefcios!

Benefcios da oxigenoterapia

Benefcios do uso do oxignio suplementar


Com a normalizao dos nveis de oxignio no sangue, o paciente vai observar melhora: no seu sono; na sua memria; na sua disposio geral; no desempenho de suas atividades fsicas. Alm disso, normalmente ocorre diminuio do nmero de internaes hospitalares

Como posso saber se preciso usar oxignio?


Procure seu mdico clnico ou pneumologista para esclarecer essa dvida. Ele solicitar exames para determinar como est o nvel do oxignio no seu sangue. Se houver necessidade do uso de oxignio, o mdico receitar o melhor fluxo, a fonte ideal e o tempo preciso do seu uso em casa.
6

Esclarecimentos importantes

O oxignio vicia ou txico? No, ele no vicia e nem txico quando usado em
baixas doses, como normalmente receitado para portadores de doenas pulmonares crnicas. No tenha receios, lembre-se que o oxignio faz parte do ar que respiramos.

O oxignio perigoso? No, ele no perigoso se for utilizado corretamente.


Siga sempre as instrues da empresa fornecedora do oxignio.

Oxigenoterapia domiciliar

Recomendaes Gerais
A oxigenoterapia domiciliar um tratamento mdico e somente deve ser prescrito por profissional habilitado, de preferncia pelo mdico especialista.

O que necessrio para a oxigenoterapia?


Uma fonte de oxignio e tubos com acessrios que o levam da fonte de oxignio para as narinas, chamados catteres e cnulas nasais.

ATENO : Evite acidentes !

Mantenha sua fonte de oxignio longe do fogo, cigarros, foges, aquecedores, etc...

muito importante no fumar durante o uso do oxignio, pois alm do cigarro ser prejudicial aos pulmes, tambm pode sofrer combusto e causar queimaduras.

Antes de manipular a fonte de oxignio, mantenha suas mos sempre limpas, sem cremes, graxas, leos ou outras substncias gordurosas de qualquer espcie que possam sofrer combusto.

Critrios de seleo da fonte de oxignio

Classificao
Fixo no domiclio (oxignio estacionrio)

Exemplos
Concentradores de oxignio Grandes cilindros de oxignio Reservatrios de oxignio lquido grande de 44 L (dura 12 dias para um fluxo de 2L/ min) e mdio de 32 L (dura 9 dias para um fluxo de 2L/min)

Indicaes
Pacientes que no se locomovem regularmente mais do que 10 m da estao fixa de oxignio

Oxigenoterapia noturna

Fora do domiclio (oxignio porttil)

Cilindros leves de 1 a 4 m, mochilas de oxignio lquido sistemas com 0,5 m (autonomia de 3 horas com fluxo de 2 L/min) a 1,2 m (autonomia de 7 horas com fluxo de 2 L/min)

Pacientes que se locomovem regularmente para longe de sua residncia.

10

Quais so as caractersticas dos cilindros de oxignio ?

So reservatrios de oxignio puro em sua forma gasosa. Devem ser mantidos presos em suportes prprios, evitando assim acidentes. Seu custo superior ao dos concentradores de oxignio, porm insubstituveis em casos onde a litragem for superior a 7L/min. Existem tambm pequenos cilindros que so mais leves e podem ser transportados em carrinhos portteis.

11

O que so os concentradores de oxignio ?

Os concentradores de oxignio so aparelhos capazes de separar, a partir do ar atmosfrico, as molculas de nitrognio das de oxignio, fornecendo um fluxo de ar constitudo de quase 100% de oxignio. Os aparelhos atuais so capazes de fornecer fluxos de 0,5 10 L/min e realizam inalao (em alguns modelos) sem depender de outro equipamento. So equipamentos menores, mais prticos e de menos custo do que os cilindros de oxignio.

12

Como funcionam os reservatrios de oxignio lquido ?


So, ao mesmo tempo, fontes estacionrias de oxignio e reservatrio para o suprimento das mochilas de oxignio, constituindo-se, para pacientes ativos, na melhor opo. O reservatrio abastecido periodicamente pela empresa fornecedora de gs, enquanto a transferncia do oxignio para a mochila pode ser feita pelo prprio paciente ou por seus familiares. As mochilas de oxignio lquido so pequenos reservatrios, com peso inferior a 4 kg (quando cheias), com autonomia de 7 horas de fornecimento de fluxo de 2 L/min. Como podem ser enchidas pelo prprio paciente ou seu familiar, facilitam em muito a oxigenoterapia durante as diferentes atividades dos pacientes, sobretudo fora de casa.

13

Responsabilidade do mdico na prescrio da oxigenoterapia domiciliar


Informao Mdica
Documentar a necessidade de oxignio (prescrio mdica). Selecionar a melhor fonte de oxignio para seu paciente. Realizar prescrio que inclua fluxo de oxignio a ser usado em repouso, durante o sono e os exerccios.

A fonte de oxignio deve ser Oxignio lquido porttil: se o paciente tiver mobilidade conservada; Concentrador ou cilindros: se o paciente tiver pouca ou nenhuma mobilidade; Prescrever o tipo de catter a ser usado. Ex: cnula ou prong nasal Monitorar com freqncia o fluxo de oxignio e reavaliar o paciente periodicamente para possveis alteraes. Anualmente confirmar a indicao de oxigenoterapia e realizar gasometria arterial no mnimo a cada seis meses durante doena estvel em laboratrio habilitado.

14

Indicaes da oxigenoterapia
Oxigenoterapia contnua com paciente em repouso: PaO2 < 55 mmHg ou SaO2 < 88% ou PaO2 56 59mmHg ou SaO2 89% associada a: edema causado por ICC descompensada; evidncia de cor pulmonale; hematcrito > 56% A medida da SaO2 por oxmetro de pulso orientadora da hipoxemia, porm no vlida quando isolada para a prescrio do oxignio. necessria a realizao de gasometria arterial para documentao precisa do grau de hipoxemia. A gasometria deve ser realizada durante doena estvel. Reavaliao entre 30 a 90 dias aps episdio de exacerbao da doena ou aps alta hospitalar para estabelecer-se o fluxo atualizado de oxignio. A melhora da PaO2 aps 90 dias deve ser imputada aos efeitos benficos da oxigenoterapia e no devemos suspend-la.
15

CONTATOS
Air Liquide Brasil sede
Av. das Naes Unidas, 11.541, 19 andar Brooklin Novo 04578-000 So Paulo, SP (11) 5509 8300 webmaster.brasil@airliquide.com

Joinville SC
Rua Rui Barbosa, 700 Distrito Industrial (47) 3435-4500 curitibacoml.medicinal@airliquide.com

Recife PE
Rodovia BR 101, Sul, km 29,6 Quadra A lote 01 Pte. dos Carvalhos Cabo de Santo Agostinho (81) 3518-5800 rodrigo.goncalves@airliquide.com

Aratu BA
Via de Penetrao I, 890 Centro Industrial Aratu Simes Filho (71) 3296-8250 comercial.aratu@airliquide.com

Rio de Janeiro RJ
Praia de Botafogo, 518 11 andar Botafogo (21) 3223-7650 cosme.lopes@airliquide.com

Campinas SP
Rua Ronald Cladstone Negri, 557 Plo I de Alta Tecnologia (19) 3781-3000 medicinal.campinas@airliquide.com

So Jos dos Campos SP


Estrada Municipal Cajuru, 655 Jardim Americano (12) 3929-9979 comercial.sjcampos@airliquide.com

Canoas RS
Rua David Canabarro, 600 Centro (51) 3462-4300 comercial-med.canoas@airliquide.com

So Paulo SP
Av. Pres. Wilson, 5874 Vila Carioca (11) 2948-9800 comercial.vlcarioca@airliquide.com

Caxias do Sul RS
Rua Marechal Floriano, 555 sala 204 (54) 3214-1614 comercial-med.canoas@airliquide.com

Sertozinho SP
Via Vicinal Antonio Sarti, 540 Distrito Industrial (16) 3945-5933 comercial.sertao@airliquide.com

Contagem MG
Rua Dois, 300 - Bloco 2 Distr. Industrial - Riacho das Pedras (31) 3119-9200 medicinal.bhorizonte@airliquide.com

Varginha MG
Rua Joo Urbano Figueiredo, 201 Parque Boa Vista (35) 3212-1499 comercial.varginha@airliquide.com

Curitiba PR
Rua Jos Rodrigues Pinheiro, 3033 Bairro CIC (41) 3386-8000 curitibacoml.medicinal@airliquide.com

Vitria ES
Av. Manguinhos, 3.331 Quadra XI Lote 7 Civit II Serra ES (27) 3016-2700 giovanini.nogueira@airliquide.com
MOD 80 03 00

Goinia GO
Rua Otoniel da Cunha, Quadra 65A, Lote 10 Vila Braslia (62) 3282-8787 comercial.goiania@airliquide.com

www.airliquide.com.br
Fundada em 1902 e atualmente presente em mais de 70 pases com 40 mil funcionrios, a Air Liquide lder mundial em gases industriais e medicinais e seus respectivos servios. O Grupo oferece solues inovadoras baseadas em constantes melhorias tecnolgicas para ajudar manufaturar produtos indispensveis do nosso dia-a-dia e preservar a vida.

Вам также может понравиться