Вы находитесь на странице: 1из 22

27/02/2013

Formigas e abelhas

diviso do trabalho diferenciao de castas praticas da guerra instituio da realeza domesticao de outras espcies emprego da escravido

AMBIENTE PR-HISTRICO E ARQUITETURA EGPCIA

COMPARAO COM OS ANIMAIS Origens: Certa predisposio para a vida social que o homem compartilha com diversos outros animais.

Castores (semelhana a uma aldeia primitiva) Remodelao do espao: derrubada de rvores edificao de represas construo de moradas

27/02/2013

Ambiente pr-histrico

Pinturas Rupestres

Arquitetura de cemitrios e templos : culto aos antepassados desenvolvimento dos aglomerados permanentes locais aonde o homem paleoltico sempre retornava uma caverna, cova assinalada por pedras, tumulo coletivo a demanda por alimentos no atraiu sua fixao primeiros indcios de vida cvica.

Cavernas: mesmo que no habitadas, essas cmaras pintadas era aonde o homem paleoltico periodicamente regressava, como um santurio.

Deu ao homem antigo sua primeira concepo de espao arquitetnico, seu primeiro vislumbre de faculdade que tem um espao emparedado de intensificar a receptividade espiritual e a exaltao emocional.

LASCAUX (17000 a.C.) Sudoeste da Frana

27/02/2013

Caverna de Lascaux Sala do Homem Morto. Seco.

Acesso atravs de passagens baixas e perigosas encontrando cmaras naturais

Ggantija Malta; complexo do templo, terceiro milnio a.c.; fases imaginarias de seu desenvolvimento(A ) fase inicial: grande templo sul; ;(B) segunda fase do grande templo, com duas curvas grandes anexadas nele;(C) o templo menor acrescentado ao ncleo original;(D) planta final com ptio circular.

CORTES

27/02/2013

Domesticao e a Aldeia Santurio semelhante As cavernas de Lascaux

modo de sobrevivncia atravs da caa e pesca no possibilitava o homem Neoltico a desenvolver residncia fixa Revoluo agrcola a figura a mulher ganha projeo cuidado com o jardim, melhoramento de espcies vegetais para alimentao exerccio do controle dos processos antes sujeitos a natureza desenvolvimento de recipientes: controle coletivo da gua e armazenamento de excedentes.

Ggantija (Malta), vista oblqua, reconstruo.

Ggantija (Malta), grande templo


SUPOSIES SOBRE A HABITAO MAIS PRIMITIVA

CHOA

27/02/2013

Terra Amata (FRANA) reconstruo de cabana pr histrica 400.000 a.C.

Habitaes

Cada casa tem um s cmodo com cantos arredondados. A pedra deste lugar e os construtores a utilizaram para tudo, incluindo mobilirio. Os telhados provavelmente eram de pele de animais estendidas sobre vigas de osso de baleias.

Sittardd: Holanda, assentamento pr-historico, quinto milnio antes de cristo: detalhe da planta de escavao mostrando os buracos dos postes e linhas das grandes casas de madeira

Skara Brae: Esccia: assentamento do terceiro milnio a.C. Agrupamento de moradias

27/02/2013

Contribuio da Aldeia

Palafitas construo em aldeia

a estrutura embrionria da cidade j era identificvel na aldeia: casa, oratrio, poo, via pblica e gora (que ainda no era um mercado) noes de direito e da justia: j possuam um Conselho de Ancios

Surgimento da cidade como estrutura fsica descoberta da irrigao e do arado movido a animais ampliao da produo de alimentos e expanso territorial

Palafitas diversas aplicaes na atualidade... Homem Neoltico (5000 a.c) construo em palafita - pescadores
Funo anloga a do homem neoltico

Porto Velho Rondnia as margens do Rio Madeira

27/02/2013

Rio Madeira

Palafitas diversas aplicaes na atualidade...


Como nica alternativa/ ocupao irregular - FAVELA

27/02/2013

Palafitas diversas aplicaes na atualidade...


Funo turstica reproduo do capital

Os monumentos desse perodo (pr-histria) eram denominadas Em geral, so cinco tipos especficos de monumentos megalticos: menir, alinhamento, cromlech, dlmen e as esttuas gigantes Menir: um bloco de rocha bruta, pouco trabalhado artificialmente, de forma e altura variveis, disposto verticalmente no solo. Quando se encontra isolado mais conhecido como monlito. Alinhamento: consiste de uma srie de menires dispostos em fila, em geral retilnea. O mais famoso alinhamento o de Carnac, na Frana. Cromlech: so os agrupamentos circulares de menires Dlmens: so meglitos verticais, sobrepostos a outros horizontais. Esttuas Gigantes: fincadas no solo podem medir at 20m de altura. Ex: Ilha da pscoa no litoral Chileno

Bora Bora Ilhas de Sotavento Polinsia Francesa

27/02/2013

Carnac (Frana) - Menir

Locmariaquer, Frana, dlmen terceiro milnio a.C.

27/02/2013

Stonehenge, planta das quarto fases de construo: (A) Stonehenge I, 2750 a.C; Stonehenge II, fins do terceiro milnio a. C. (C) Stonehenge III; Stonehenge IV, 1500a.C.

Cromelech

Salisbury (Inglaterra) Stonehenge, 27501500a.C., vista area

Situado no sul da Inglaterra e construdo cerca do ano 2000 AC. Compe-se de uma srie de trlitos dispostos circularmente. Em seu centro existe uma pedra, de altar ou sacrficial, Ladeada por dois prticos. O crculo externo chamado crculo de Sarsem (30m de dimetro). Os apoios medem cerca de 9m de altura. Lintis curvos (para que o crculo fosse mais perfeito), com a parte superior mais larga, providos de espiges e rebaixos. Trs fileiras de covas concntricas. As primeiras so sepulturas de cremao e as outras continham potes de barro e restos de pedras. Fsso de 90m de dimetro circunda todo o monumento. A marcao de pontos solsticiais por vrios acidentes do monumento, assim como a existncia da pedra de altar, fazem supor ter sido ele um templo aberto. Monumento totalmente construdo com instrumentos de pedra.

10

27/02/2013

Ilha da Pscoa: afastada do litoral Chileno, com aproximadamente 600 esttuas de at 20m de altura

Harmonia perfeita entre a grandiosidade do local e o monumento Simetria Caractersticas plsticas Dominncia horizontal quebrada pela repetio dos trilitos e pela verticalidade dos apoios Harmonia das propores Aspecto ciclpico e monumental

Ilha da Pscoa

11

27/02/2013

O poder soberano do rei era sustentado pela fora militar e atingiu seu auge com a nova instituio da guerra organizada. Busca por escravos Objetivos do combate inicialmente capturar alguns cativos vivos de outras aldeias para morte cerimonial (assegurar colheita) e para um banquete canibal que era em si um rito mgico-religioso. Com o aumento do poder da cidade em todos os setores os sacrifcios mgicos tornaram-se extermnio em massa e destruio em exibio de poder.

Contrastes entre o Antigo Egito e Mesopotmia Contrastes entre o Antigo Egito e Mesopotmia Dentro das condies mais suaves do Egito, com cus sem nuvens e uma enchente anual previsvel e uniforme, uma regularidade moderada contrasta com o ambiente tempestuoso e turbulento, os relmpagos, as catastrficas torrentes e inundaes, das regies mais orientais, onde as violncias da anturea eram refletidas nas violncias dos homens. To logo os novos cereais e a cultura do arado foram introduzidos no Egito, houve semelhante superabundancia de alimentos, e por causa dela, sem duvida, uma superabundncia de bebes. Mas todos os feitos de domesticao do Egito foram realizados sob um cu tranquilo, sem nuvens de tempestade, intocado por sombrias incertezas, no amargurado nem atormentado por repetidas derrotas.

ARQUITETURA EGITO ANTIGO Aumento geral do poder = aumento da capacidade de matar cidade demonstrao desse poderio com suas muralhas fortificadas, baluartes e fossos. Atravs do comando do rei tornou-se um exercito permanentemente preparado para a guerra A cidade torna-se um objeto isolado das demais, um foco de isolamento de poder. A realeza media sua fora no simplesmente pela sua capacidade de criao, mas de pilhagem, destruio e extermnio. Dessa forma brotou o complicado sistema de fortificaes com muralhas, torrees, baluartes, canais e valas, que caracterizaram a configurao da maioria das cidades antigas. CARACTERSTICAS PLSTICAS: -Dominncia das formas piramidais - dominncia dos cheios sobre os vazados (substituio das janelas por iluminao zenital) - dominncia horizontal nas construes - aspecto ciclpico e miesterioso - Policromia interior - Decorao profusa (baixos-relevos e desenhos em sulcos coloridos sobre o granito) - Temtica decorativa simbolo: sol alado, com a serpente alada, escaravelho sagrado, cruz egipicia e hieroglifos (escrita decorativa, com figuras estilizadas de rara beleza) - Lei da frontalidade representao da figura humana (na pintura) com a cabea, as pernas e os ps de perfil, e os olhos e o trax de frente) - Lei do decrscimo diminuio dos ps-direitos dos compratimentos medida que se penetra no edificio; decrscimo da iluminao e abrandamento das cores. - Tringulo ureo: vrias aplicaes.

12

27/02/2013

Monumentos
Civil

Religiosos (templos comuns e subterrneos) Funerrios (mastabas, hipogeus e pirmides) Propriamente ditos (obeliscos e esfinges)

Comunidades primitivas = GENS; Unio de GENS = NOMOS (Nomarca = lder); Unio de NOMOS = REINOS (ALTO e BAIXO); Unio de REINOS = IMPRIO (Mens 1 fara) Antigo Imprio (4400 2466 a.C);
Tnis e Mnfis; Grandes pirmides e obras de irrigao; ESTADO + altos funcionrios = controle administrativo; Revoltas no final do perodo (altos impostos e trabalho ARQUITETURA : residncias de tijolos e difuso das mastabas que transformaram-se em pirmides excessivo);

Arquitetura egpcia

Palcios Residnciais

Militar

4 - O EGITO:

Mdio Imprio (2466 1600 a.C);


Tebas; Faras X Nonarcas; Entrada de Hebreus no Egito; ARQUITETURA: Amenenhat constri grandes obras de irrigao e inicia o templo de Karnak.

Rio Nilo; Defesas Naturais: Desertos, Mar Mediterrneo, Mar Vermelho;


Poucas invases longevidade; Isolamento cultural estruturas sem transfomaes;

Novo Imprio (1580 517 a.C);


Tebas; Xenofobia e militarismo; Escravizao de hebreus (XODO retirada de hebreus do Egito); Conquistas territoriais (Palestina, Fencia e Sria); Tentativa monotesta (Amenfis IV Aton); ARQUITETURA: construes diversas em Thebas e ampliaes sucessivas no templo de karnak.

13

27/02/2013

Decadncia cultural e militar; Conquistados sucessivamente por persas, macednios, romanos, rabes, turcos e ingleses, s voltando a ser independente no sculo XX de nossa poca.

Economia: agrcola; Servido coletiva; Sociedade:


- Fara

e famlia - Sacerdotes, altos funcionrios e nobreza. - Camponeses (fels) e escravos.

14

27/02/2013

Hiptese de posicionamento dos obeliscos

2780 A.C A 2280 A.C. O GRANDE TEMPLO DE AMMON,EM KARNAK (153O A.C)

MASTABA: Abydos (Alto Egito) tmulo da tumba real da Primeira Dinastia (ca.3100-2891 a.C

RECURSOS ENGENHOSOS DE CAPTAO DE ACESSO DA LUZ NATURAL E DOS RAIOS SOLARES

15

27/02/2013

Templos escavados na rocha ou Espeos

Mastaba de Thi. 1- ptio de entrada, 2- local da esttua do morto (sedab), 3capela de oferendas, 4- capela principal, 5- compartimento subterrneo, 6poos de ascenso a camara funerria, 7- outros poos, 8- galeria subterrnea, 9- segundo serdab

Templo de Abu-simbel

Sakarat (Baixo Egito), complexo funerrio da rainha Herneith, Primeira Dinastia; reconstruo.

16

27/02/2013

Templo de Kohnsu

Complexo de Zser. Sala de entrada

Sakarat, complexo funerrio do rei Zser, Terceira Dinastia, 2860 a.C. (a) vista oblqua; (b) planta parcial.

Complexo de Zser. Capela falsa no ptio de Heb-Sed.

17

27/02/2013

Esttua do rei Zser, de Serdab atualmente no Museu Egpcio, no Cairo.


Corte pirmide de Quops
1 cmara do Rei, 2- cmara da rainha, 3cmara subterrnea, 4- prolongamento da galeria que apontava para a estrela polar, 5- tubos ventiladores

Giz (Baixo Egito). Pirmides de Qufren, Queops e Miquerinos. Terceira Dinastia ca.2750-2500 a.C., vista area do norte.

Giz, o grupo das pirmides; acima, planta geral, ao centro, planta detalhada do complexo de Qufren, com o templo morturio, a calada, o templo de Harmakhis. Abaixo: seco das pirmides de Quops (as linhas pontilhadas indicam fases da construo).

18

27/02/2013

Perfil de uma residncia tpica

FIG. 4.12 Giz, templo do vale de Qufren; interior.

Soggiorno - visitas

Tebas, uma rua, ca. 1500 a.C.; reconstruo, desenho em perspectiva

Luxor, templo de Amon, Mut e Khonsu; plantas das fases principais de seu desenvolvimento, esquerda o templo nos tempos de Amenhothep III (14171379 a.C.), direita, com as adies de Ramss II (1304-1237 a.C.)

19

27/02/2013

Karnak, templo de Amon (D1)


Detalhes da grande sala colunada do Templo de Amon em Carnac,

Sua implantao (D2), ao final de sua larga histria. Podem seguir-se as fases principais de seu desenvolvimento nos desenhos precedentes: a coluna da esquerda recorre ao aspecto das estruturas perifricas: (A) o complexo nos tempos de Tuthmosis I (1525-ca. 1512 a.C.); (B), a adio de Sala de Festivais e so pequeno templo de Amon-R Herakhty nos tempos de Tuthmosis II (1504 1450-a.C.); ,(C) adies dos cem anos seguintes: a nova sala hipstila no templo de Amon e a concluso de grupos de templos secundrios de Montu (ao noroeste) e Mut (ao sudoeste).

20

27/02/2013

Karnak, templo de Amon, grande sala hipstila.

Tebas, a avenida de esfinges com cabea de carneiro que conduzem ao Nilo desde o Templo de Amn

Luxor, Pilar de Ramss II. Originalmente, o pilar teria seis esttuas colossais de Ramss e dois obeliscos de granito flanqueando a entrada. O obelisco da direita foi tomado pela Frana no comeo do sculo XIX e est atualmente na praa da Concrdia de Paris.

21

27/02/2013

Templo de Luxor; vista interior do trio de Amenhotep III, mirando at a fachada interior do pilar de Ramss II.

22

Вам также может понравиться