Вы находитесь на странице: 1из 3

EXERCICIO Questes objetivas 1.

Analise as assertivas e marque a alternativa correta: I - Segundo a teoria tridimensional do direito de Miguel Reale, o direito advm de trs elementos: fato, norma e valores, da o nome tridimensional. II O mtodo dedutivo se caracteriza por ser uma forma de raciocnio que, independentemente de provas experimentais, se desenvolve, de uma verdade sabida ou admitida a uma nova verdade, apenas graas s regras que presidem inferncia das proposies, ou, por outras palavras, to somente em virtude das leis que regem o pensamento em sua consequencialidade essencial. III - A teoria tridimensional do direito de Miguel Reale compe uma outra teoria maior, denominada ontognoseologia jurdica. IV - A teoria tridimensional o aspecto objetivo. Propugna que o operador do direito no se restrinja ao fato e norma, mas agregue o elemento valor. V - o objetivo da interpretao Identificar o sentido e o alcance da norma jurdica. Esto corretas as alternativas I e IV somente; Esto corretas as alternativas II, III e IV somente; Esto corretas as alternativas I, II, III, IV e V; Esto corretas as alternativas I, II, III e IV somente. Terceira Alternativa a correta 2. Associe as colunas e marque a alternativa correta: Interpretao literal ou gramatical. interpretao ontolgica Interpretao sistemtica Interpretao histrica. busca a ratio, a razo da lei, o porqu da lei existir. Analisa o contexto em que a lei est inserida Busca-se o que ocorria poca da promulgao da lei. Verifica-se a lingstica, as normas gramaticais, o significado das palavras.

a) 1D; 2A; 3B; 4C. b) 2B; 1C; 3A; 4D. c) 1D; 2A; 3C;4B. d) 2D; 2A; 3C; 4B. Alternativa C a correta

03) Lacuna a omisso da norma a respeito de determinado fato. No h dispositivo legal expresso tratando daquela situao de fato. Com efeito, marque a questo incorreta. Somente existem lacunas na lei (norma jurdica). Existem lacunas no ordenamento jurdico (sistema). Na lacuna axiolgica existe lei regulando o fato, mas regula de forma injusta. Na lacuna ontolgica existe a lei, mas a lei no tem eficcia social. A norma no est adequada realidade, no est adequada ao ser.

A primeira alternativa a correta 04) Analise as assertivas e marque a alternativa correta: I - vacatio legis indireta: ocorre quando uma lei j publicada tem sua obrigatoriedade postergada por fora de outra lei. II No critrio Hierrquico a norma superior prevalece sobre norma inferior; III No critrio da Especialidade a norma especial prevalece sobre a norma geral. IV Quando uma lei publicada, em regra, deveremos observar um perodo denominado de vacatio legis. Este o intervalo entre a elaborao e a publicao. V O Direito positivo consiste no conjunto de normas impostas e estabelecidas pelo Estado a fim de organizar uma sociedade em um dado tempo e espao. O termo Positivo deriva do termo latino positum, que significa posto, que se impe. Desta maneira, o Direito Positivo aquele que est grafado em leis, decretos, decises judicirias, tratados internacionais etc. Esto corretas as alternativas I, II, III e IV somente; Esto corretas as alternativas II, III e IV somente; Esto corretas as alternativas I, II, III, IV e V; Esto corretas as alternativas I, II, III e V somente. 4 alternativa a correta Questes discursivas 05- Qual a importncia das fontes histricas para o Direito? as fontes histricas do direito indicam a gnese das modernas instituies jurdicas: a poca, o local, as razes que determinam a sua formao. Desse modo, a importncia das fontes histricas reside no fato de que, por meio destas, podemos melhor compreender o porqu e melhor interpretar o contedo jurdico atual. 06- O que se entende por fontes materiais?

As fontes materiais do direito, por sua vez, podem ser entendidas como os prprios fatos sociais, que servem de norte para o legislador no momento da criao das leis para a formao dos estatutos jurdicos. 07- H diferena entre a Lei no sentido estrito e Lei no sentido lato, ou como preferem alguns doutrinadores entre Lei e normas? Sim, no sentido lato,acepo mais geral, lei designa a norma ou causa exemplar, a que as coisas se devem conformar em todos os domnios: fsico, da arte e dos costumes. Significa, portanto, uma ordenao da razo destinada a assegurar a realizao da ordem. De uma parte, visa um procedimento a realizar; de outra, emite um mandado. Em ambos os sentidos, obra da razo. O ato de vontade no mais do que a exteriorizao ou a manifestao de um imperium, essencialmente um ato da razo, que define a ordem e os meios da ordem. e no estrito, , a lei, fonte formal do Direito ponto culminante de todo um processo, e pode ser considerada como a forma mais moderna de produo do Direito. ato do poder legislativo, que estabelece normas de acordo com os interesses sociais e sua elaborao de competncia do Legislativo, devendo a sua formao obedecer a trmites prefixados. 08- Segundo a nova concepo do Direito hodierno, a direito atual pode ser dividido em quantas partes, quais so? duas a corrente voluntarista e a corrente objetivista. A corrente dominante na doutrina brasileira a voluntarista, segundo a qual o Negcio Jurdico uma declarao de vontade, pela qual o agente pretende atingir determinado efeito permitido por lei. Os adeptos da corrente objetivista, no entanto, afirmam no ser verdadeiro tal conceito adotado pelos voluntaristas tendo em vista que nem sempre o declarante manifesta a sua vontade dirigida a um determinado fim querido e previamente conhecido. Dentre outros, apresentam o exemplo da hiptese de converso substancial em que as partes concluem um negcio jurdico invlido que, entretanto, poder ser convertido em outra categoria de negcio (princpio da conservao) se possui os requisitos de validade deste. 05- Jean Valjean, personagem principal do romance Os Miserveis de VICTOR HUGO, merecia a condenao de 5 anos de priso por haver quebrado uma vitrina de uma padaria e tentado furtar um po? Impende no se olvidar que com as reiteradas tentativas de fuga, passou 19 anos nas gals. E quando reencontrou a liberdade, Jean Valjean teve que renunciar at mesmo ao prprio nome, pois o passaporte de excondenado era um atestado de periculosidade que lhe fechava todas as portas. Chegou a concluir que libertao no liberdade, pois continuava escravo e prisioneiro da condenao, pecha que o rotulava onde quer que fosse ou se encontrasse. Ser que no caso em tela no houve excesso de peso em um dos pratos da balana? Elabore uma breve redao de no mximo 10 linhas, expondo seus argumentos sobre o texto acima, abordando o tema Direito e Justia.

Вам также может понравиться