Вы находитесь на странице: 1из 14

EXPRESSES DO FEMININO E A ARTE DE TECER TRAMAS NA ATENAS CLSSICA

Universidade Federal do Rio de Janeiro fslessa@uol.com.br

FBIO De SOUZA LessA1

Neste artigo, analisaremos a arte de tecer como um meio de comunicao exclusivamente feminino. Atravs dos mitos de Filomela e de Aracne estaremos estudando a amplitude do espao de comunicao das esposas na Atenas Clssica (sculos V e IV a.C.). Palavras-chave: Esposas atenienses, Filomela, Aracne, Mito, Atenas Clssica. In this article, we will analyze the art of weaving as a medium exclusively feminine. Through the myth of Philomel and Arachne we will be studying the extent of the communication space of the wives in Classical Athens (fifth and fourth centuries BC). Key-words: Athenian wives, Philomel, Arachne, Myth, Classical Athens. Mas, que linguagem poderia reproduzir o entrelaamento do masculino e do feminino melhor do que a que utiliza o entrecruzamento da trama e da urdidura? (FRONTISI-DUCROUX, 2006, p. 242). Professor Associado de Histria Antiga do Instituto de Histria (IH) e do Programa de Ps-Graduao em Histria Comparada (PPGHC) da UFRJ. Membro do Laboratrio de Histria Antiga (LHIA) / UFRJ. Apoio financeiro do CNPq e da FAPERJ. Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).
1

Resumo

Abstract

Humanitas 63 (2011) 143-156

144

Fbio de Souza Lessa

A epgrafe com a qual iniciamos nosso texto, de Francoise Fron tisiDucroux, sintetiza com clareza nossa proposta de entender a tecelagem, no mundo antigo grego, como uma sopha e uma techn essencialmente fe mininas, como uma forma de comunicao restrita aos grupos de mulheres. H um consenso na historiografia contempornea, construdo a partir das informaes dos textos antigos gregos literrios e imagticos, que o ideal de esposa para os helenos a mlissa2 a mulher abelha. Uma das atividades exclusivamente feminina no mundo antigo grego a arte de tecer. A tecelagem, alm de necessria prosperidade do grupo domstico, possui outra conotao: a de ser um meio de se comunicar essencialmente feminino. Nesta pesquisa, defenderemos a existncia de um vnculo entre o ato de tecer e a expresso feminina, falada ou figurativa. E justamente a existncia desse vnculo que pode explicar a associao, que faremos com base nas colocaes de Aristteles, por exemplo, entre as mulheres gregas e a descrio da aranha - e no a da abelha (Aristteles. Histria dos Animais. IX, 39, 623a). As questes com as quais vamos nos deparar na presente anlise apa recem intimamente vinculadas a duas narrativas mticas, a saber: o mito de Filomela3 e de sua irm Procne e o da Aracne, que disputa a habilidade do tecer com a deusa Atena. O mito de Filomela, irm de Procne e cunhada de Tereu, rei da Trcia pode ser sintetizado da seguinte forma: Procne foi dada em casamento a Tereu, depois deste ter ajudado Pandion, rei de Atenas, na guerra contra Labidaco,
A partir da anlise da documentao textual, organizamos um modelo con tendo as caractersticas mais frequentes de uma esposa bem-nascida/m lissa de acordo com os signos recorrentes. Com base neste modelo, podemos dizer que as mulheres administram o okos (as ocupaes domsticas so de sua responsabilidade), se casam quando muito jovens, se dedicam fiao e tecelagem, possuem como funo primordial a concepo de filhos (preferencialmente do sexo masculino), atuam no espao interno (enquanto o homem, no externo), participam das Tesmofrias (festa em homenagem a Demter) e das Panateneias (ceri mnia religiosa em homenagem deusa Atena), permanecem em silncio, so dbeis e frgeis, apresentam a cor da pele clara (um indcio de vida longe do ambiente exterior ao okos), so inferiores frente aos homens e apresentam uma atividade sexual contida (LESSA, 2001, p. 17). 3 A verso mais antiga do mito, segundo Simon Hornblower e Antony Spawforth, se encontra na Odissia (XIX, 518-23).
2

Expresses do Feminino e a Arte de Tecer Tramas na Atenas Clssica 145

rei de Tebas. Com a ajuda de Tereu, Atenas saiu vitoriosa do conflito, que fora desencadeado por uma questo de fronteira. Pos te rior mente, Filomela acaba sendo violentada por Tereu, seu cunhado. Este, para que a violao no fosse revelada, corta a lngua de Filomela. Resta-lhe, ento, a arte de tecer para narrar sua irm o que havia acontecido. Ela tece um tapete com a narrativa do ocorrido. Procne - como forma de punio, pois Tereu havia transgredido uma das regras de relaes de intimidade entre os que viviam no interior do okos mata o prprio filho Itis e o oferece como refeio ao marido. Aps descobrir, ele as persegue. Elas fogem e so transformadas em pssaros: Procne num rouxinol4 e Filomela em uma andorinha (Brando, 2000, v. II, p. 41 e v. III, p. 150 e 236; Frontisi-Ducroux, 2006, p. 226; Buxton, 1996, p. 141; Harvey, 1998, p. 235)5. A transformao de Procne em um rouxinol a associa mais intima mente ao canto (Aristteles. Histria dos Animais. IV, 9, 536a) e por que no tecelagem e fiao, pois a vinculao do canto ao trabalho da l antiga. O canto acompanha a atividade feminina e a tecelagem aparece ligada a uma sociabilidade feminina volvel e alegre. A tecel canta bela voz. H entre Filomena e Procne uma espcie de complementaridade, isto porque, enquanto uma tece a outra canta. A primeira tece o crime do qual vtima e a segunda, canta a sua dor acerca do crime que ela mesma executa (Frontisi-Doucroux, 2009, p. 86, 127-8). J Aracne, uma jovem da Ldia e rf de me, desafia Atena na arte da tecelagem. Seu pai, Idmn, era tintureiro, um arteso de mltiplos recursos. De acordo com o prprio mito, Aracne, vaidosa e hbil na tecelagem, no aceitava que se atribussem seus mritos aos ensinamentos da deusa e a desafiou a um concurso. Frente ao desrespeito de Aracne para com as divindades, Atena resolve oferecer-lhe uma oportunidade, apare cendo a ela como uma anci que lhe recomenda moderao e respeito aos deuses. Aracne, irritada, a expulsa com insultos. Segundo Frontisi-Ducroux, Atena aceita a competio e frente a frente, cada uma em seu tear, tecem com ardor, utilizando todas as cores, histrias de tempos antigos (Fronti siDou croux, 2006, p. 251). Atena representa a si mesma vencendo Poseidon na disputa para converter-se em protetora de Atenas, enquanto Aracne
No caso especfico do rouxinol, Aristteles o associa ao canto. J se viu mesmo um rouxinol ensinar os filhos a cantar, o que significa que a linguagem e a voz no so da mesma natureza, e que aquela suscetvel de ser educada (Aristteles. Histria dos Animais. IV, 9, 536a). 5 Ver referncias ao mito em: Aristfanes. As Aves, vv. 203-214.
4

146

Fbio de Souza Lessa

descreve com entusiasmos os ardis, o erotismo e as metamorfoses que utilizavam os deuses masculinos. Um trabalho to perfeito que Atena no encontrou qualquer coisa para objetar. Aracne ganha a competio e a deusa irada a transforma em uma aranha para que permanea compulsiva mente a tecer (Frontisi-Ducroux, 2006, p. 251-2; Hornblower; Spawforth, 2003, p. 135). Na descrio de ambos os mitos, a tecelagem se constitui numa ati vidade exclusivamente feminina, explicitando uma linguagem que somente era decodificada pelos diversos grupos de mulheres. Nesse momento julgamos ser pertinente fazermos referncia voz da lanadeira mencionada por Aristteles na Potica (XVI, 34-36). Outro fator a ser salientado que os mitos selecionam aspectos da experincia social, neste caso a feminina, e colocam em relevo um cotidiano no oficial (Buxton, 1996, p. 149). Ao refletirmos sobre a vinculao estreita entre a arte da tecelagem e o universo feminino na Grcia Antiga no podemos deixar de lembrar o dilogo emblemtico estabelecido pela personagem Lisstrata da comdia homnima de Aristfanes apresentada em 411 a.C. com o Conselheiro (Proboulos). Ao ser questionada sobre as formas femininas para conter a desordem nas pleis em funo da guerra, a protagonista da comdia responde usando a metfora da experincia feminina na tecelagem e na fiao. Vejamos a fala de Lisstrata:
Como um fio, quando est embaraado, como este, tomando-o, puxando-o com fusos deste lado e daquele outro, assim tambm esta guerra acabaremos, se nos deixarem, desembaraando-a pelos embaixadores, deste lado e daquele outro. (Aristfanes. Lisstrata, vv. 566-70).

A personagem ainda se mostra categrica ao afirmar que a sopha e a tchne femininas na tecelagem de fato a soluo para a administrao pblica ao enfatizar que ... das nossas ls administrareis todas as coisas (v. 573). No discutiremos aqui o efeito cmico dessa metfora, mas no podemos deixar de mencionar que Aristfanes traz ao palco um elemento que o seu pblico identificaria, sem dificuldades, com a esfera de atuao dos grupos femininos.

Expresses do Feminino e a Arte de Tecer Tramas na Atenas Clssica 147

Trabalharemos a tecelagem como um tipo de comunicao indireta. Guy Achard conceitua comunicao indireta como consistindo em um jogo complexo de signos, de smbolos..., que agem sobre aqueles que os vem e que chamam por uma resposta de sua parte (Achard, 1994, p. 15). Enfatizamos mais uma vez a existncia de um vnculo entre o ato de tecer e a expresso feminina, falada ou figurativa (Buxton, 1996, p. 143; Prieto, 1991, p. 451). E justamente a existncia desse vnculo que pode explicar a associao, feita por A. Prieto, entre as mulheres gregas e a descrio aristotlica da aranha - e no da abelha - conforme o predominante na historiografia contempornea e na prpria documentao produzida pelos gregos antigos. Comecemos por refletir acerca da vinculao entre as es posas e a abelha mlissa, cujos seguintes traos nos so apresentados por Marcel Detienne: tipo de vida puro e casto, ou seja, uma atividade sexual bastante discreta; hostilidade aos odores, seduo; fidelidade conjugal (Detienne, 1976, p. 55-56; Lessa, 2010, p. 5). Essa associao tambm pode ser atestada no poema Iambos do poeta Semnides de Amorgos. Este poeta lrico compara a mulher a vrios animais, tais como: porca, raposa, cadela, mula, gua, macaca e, por fim, a abelha. O seu objetivo o de descrever melhor a phsis feminina (Lessa, 2010, p. 55). Vejamos o que ele nos diz da mulher que descende da abelha:
a ela - qualquer feliz - conquistando: pois s a ela censura no se liga, florescem por sua causa e crescem os bens da casa. Amiga (phle), com o que a ama envelhece, com o esposo, gerando uma bela (kaln) e clebre prole (gnos). Notvel entre as mulheres torna-se, entre todas; divina em torno corre-lhe a graa (vv. 83-89).

No poema de Semnides de Amorgos, o bom definido funda men talmente a partir do significado de ruim. Observamos, por exemplo, que algumas das descries positivas da mulher abelha so expressas em termos negativos. Vejamos, nesse sentido, o verso 84: ... pois s a ela censura no se liga,.... Outra ressalva a ser feita o fato de que nada dito acerca do que a mulher sente no poema de Semnides, com exceo do verso 86:

148

Fbio de Souza Lessa

Amiga, com o que a ama envelhece - gyrskei - com o esposo,... (lefkowitz, 1983, p. 32; Lessa, 2001, p. 56)6. Na Histria dos Animais de Aristteles (IX, 40, 623a) encontramos algumas caractersticas das abelhas que foram associadas pelos atenienses ao modelo ideal de esposa. Da mesma forma que as esposas, as abelhas so as responsveis por preparem o seu alimento: o mel - mli. Os zanges dividem com elas o mesmo alvolo, mas no produzem a sua alimentao. Outro aspecto que aproxima as abelhas do comportamento esperado para uma esposa legtima a preocupao em armazenar o seu excedente de alimentos. Sabemos que para os atenienses a prosperidade do okos est vinculada ao xito da esposa na sua tarefa de administrao domstica. As esposas legtimas so associadas pelos atenienses s abelhas-rainhas (Xe no fonte. Econmico. VII, 32; Lessa, 2001, p. 56), que no voam para fora da colmia, salvo acompanhadas de todo o enxame, ...elas no saem nem para ir buscar de comer nem para nada (Aristteles. Histria dos Animais. IX. 40, 624a-625a). Este comportamento da abelha-rainha idntico quele que a socie dade ateniense impe s esposas legtimas. Estas s devem deixar o gineceu em ocasies especficas e acompanhadas. Porm verificamos que a pro duo do mel obriga as abelhas a deixarem suas colmias (Aristteles. Histria dos Animais. IX. 40, 624a). Semelhante situao tambm se adapta rotina das esposas, que necessitam atuar no espao externo do okos para conseguirem administr-lo. Outra caracterstica das abelhas a averso aos maus odores e aos perfumes (Aristteles. Histria dos Animais. IX. 40, 626a). Os perfumes nos inserem no universo da seduo. Esta informao contraria as concluses que obtivemos a partir da verifica o da frequncia com que aparecem frascos de perfumes nas cenas am bien tadas no interior do okos e mesmo na arqueologia com os artefatos femininos. J a aranha arachnn - nos remete ao papel reservado s mulheres na arte da tecelagem, mas tambm capaz de revelar uma postura mais ativa por parte dos grupos de mulheres, pois a mulher-aranha pratica a caa. O carter mais ativo presente na mulher-aranha evidencia um homem mais passivo (Aristteles. Histria dos Animais. IX. 39, 623 a 23-24; Prieto: 1991, p. 450). Talvez a principal contribuio dessa associao,
Essa associao entre a mulher ideal e a abelha tambm est presente no Econmico de Xenofonte (VII, 32-37).
6

Expresses do Feminino e a Arte de Tecer Tramas na Atenas Clssica 149

entre esposas atenienses e a aranha, resida na possibilidade de se fazer uma distino entre a representao ideolgica das mulheres atenienses, ou gre gas em um contexto mais amplo, e a realidade qual elas eram confrontadas (Prieto, 1991, p. 449; Lessa, 2004, p. 72). A tessitura se faz presente no universo da aranha desde o nascimento. O prprio Aristteles observa isso ao afirmar que aps nascerem elas come am logo a mover-se e a fazer uma teia (Aristteles. Histria dos Animais. V.23, 555b; VIII (IX). 39, 623a). A teia usada ainda pelas aranhas para prenderem as suas presas (Aristteles. Histria dos Animais. VIII (IX). 39, 623a); elas permanecem no seu interior e taticamente se apropriam de suas presas. Talvez pudssemos fazer a seguinte associao: teia tecelagem trama. O significado metafrico da ao feminina de tramar os fios de l na tecelagem pode ser associado mtis (astcia), que caracteriza a sua phsis. Isto , as esposas tecem tramas e atravs delas se fazem presentes na dinmica social polade. A mtis, como Detienne e Vernant j enfatizaram, ... aparece sempre mais ou menos nos vos, imersa numa prtica que no se preocupa, em nenhum momento, mesmo quando ela a utiliza, em explicitar a sua natureza, nem em justificar seu procedimento. Os autores ainda acrescentam que a mtis um modo de conhecer que combina o faro, a sagacidade, a previso, a sutileza de esprito, o fingimento, o desembarao, a ateno vigilante, o senso de oportunidade, habilidades diversas, uma experincia longamente adquirida (Detienne; Vernant, 2008, p. 11 grifo dos autores). O uso do ato de tecer e de fiar como uma mtis no exclusividade de Filomela ou mesmo de Aracne. Dentre as personagens eternizadas pela literatura grega que laaram mo de semelhante artimanha temos Penlope, de quem falaremos mais adiante, Ariadne e Clitemnestra, a ttulo de exem plo. Vale ainda um destaque para a astcia de um personagem masculino Hefesto - que engendra uma armadilha para flagrar Afrodite e Ares o traindo em seu prprio leito. A meno ao liame feito por Hefesto per tinente no momento porque a armadilha forjada pelo deus composta de argolas de ferro presas no teto sobre o leito mexia-se como fios de uma teia de aranha invisveis. Nas palavras de Homero: Laos pendiam tambm de cima, do teto, moventes. Mexiam-se como fios de uma teia de aranha (arachnia lept), finssimos, invisveis. Nem um bem-aventurado, um deus, os perceberia, tal era o dolo (Homero. Odissia. VIII, 279-81). Os liames de Hefesto que prendem Ares e Afrodite resultam do saber (technentes) e da prudncia (polphronos) (Homero. Odissia. VIII, 296-

150

Fbio de Souza Lessa

99). Na sequncia, risos ecoam dos deuses que presenciam a cena, pois como Hefesto, um vagaroso (brads), captou Ares, o mais rpido (oktatn) dos deuses do Olimpo? (Homero. Odissia. VIII, 329-32; Detienne; Vernant, 2008, p. 252-3). Aqui, assim como no caso de Odisseu, Homero nos atesta que a inteligncia/astcia prevalece sobre a fora. Retornemos s personagens femininas. O fio de Ariadne fundamental para a vitria de Teseu frente ao Minotauro. Plutarco enfatiza esse fato, observemos:
Narra a maior parte dos escritos em prosa e verso que, ao desembarcar em Creta, Teseu recebeu de Ariadne, que se enamorara dele, o famoso novelo de l e o segredo para se safar dos rodeios do labirinto. Matou ento o Minotauro ... (Plutarco. Teseu, 19, 1)

A passagem anterior explicita uma relao entre o fio e o conhecimento do labirinto. O fio de Ariadne torna inteligvel o percurso projetado por Teseu. Desenrolar o fio , ento, explicar o Labirinto. Quando Teseu chegou ao Minotauro, o percurso foi explicado pelo desenrolar do fio. O que nos interessa mais precisamente o fio de Ariadne e o seu modo de ao. Sua funo clara: Ele evita que Teseu se perca no interior do Labirinto e o reconduz Ariadne que possui a extremidade do fio (FrontisiDo crouix, 2009, p. 39-41). Assim sendo, podemos entender o Labirinto, local mais simblico do que arquitetural, como um espao associado tecelagem. Se o Labirinto percorrido por Teseu um espao txtil, o tecido que ele comea no pode ento se realizar: no podendo ser tecido com um nico fio; isto , necessrio dois gneros de fios, a urdidura e a trama, rapazes e moas em idade de casar (Sched; Svendro, 2003, p. 83 grifo dos autores). Outra personagem que faz uso do tecer como armadilha Clitemnestra. Na Orstia de squilo, Clitemnestra sabe ao mesmo tempo idealizar uma artimanha e tecer o vu que lhe servir para pegar sua caa, no caso Agammnon (squilo. Agammnon. v. 1382 e 1636; Detienne; Vernant, 2008, p. 264). Clitemnetra assume aqui a sua condio de mulher aranha: tece para caar a sua presa. Assim sendo, mais do que tecer tramas e intrigas, como o associado comumente s personagens trgicas, as esposas podiam tambm lanar mo da tecelagem como um meio de comunicao entre si. Elas podiam

Expresses do Feminino e a Arte de Tecer Tramas na Atenas Clssica 151

informar atravs da arte de tecer, e neste sentido esta atividade feminina podia ser entendida como uma ttica das esposas para manterem sua coeso enquanto grupo. Interessante nesse momento resgatar a colocao de Frontisi-Du croux de que a atividade de tecer por duas razes o espao de voz feminina. Primeiro, porque a arte de tecer pressupe a convivncia em grupo, isto porque as esposas, exercendo tal atividade em conjunto, for mavam uma equipe eficiente, e com isso produziam mais e bem melhor do que se estivessem atuando em separado (Barber, 1992, p. 108; Lessa, 2004, p. 44). E o mais significativo para ns que juntas me, filhas, amas, cunhadas, amigas se estabelecia um lugar de fala, de trocas de informaes. Segundo, porque um dos espaos de transmisso da tradio helnica. Ao tecer as mulheres cantam as canes e as narrativas importantes para a formao, principalmente dos filhos homens que permanecem junto delas at os sete anos de idade. Recuperando a fala de Frontisi-Ducroux:
Em resumo, o tear o instrumento atravs do qual se transmite o patri mnio cultural aos futuros cidados, o qual os marcar para sempre. E esta transmisso se realiza por meio da voz das mulheres, muito antes que os poetas coloquem em relevo esta funo educativa. Uma formao audiovisual na qual as palavras e as imagens tecidas se entrelaam e se conjugam (Fron tisi-Ducroux, 2004, p. 240).

Retornemos articulao entre a tecelagem e a comunicao atravs dos mitos de Filomela e de Aracne. Comecemos com as implicaes da atitude de Tereu ao cortar a lngua de Filomela. Se a palavra prpria do humano, a sua excluso como uma desumanizao da personagem. O silncio que esperado como virtude essencial em uma esposa e exaltado nos textos literrios no implica na interdio total da fala. Apenas a ttulo de exemplo, podemos recuperar a tragdia jax de Sfocles onde o silncio concebido como o maior ornamento das mulheres (Sfocles. jax, vv. 405-408). Voltemos mutilao sofrida por Filomela, ela evoca, antes de tudo, o trauma da violao e o mutismo que se imprime a ela, incapaz de verbalizar o que aconteceu (Frontisi-Ducroux, 2004, p. 236-7). Atravs da tecelagem, a personagem mtica revela para a sua irm (Procne) um relato de violao e de incesto. A linguagem do tecer, que silenciosa, pode ser um indcio dos segredos femininos que os homens no conseguem decodificar. Devemos ressaltar que a escrita txtil de Filomela

152

Fbio de Souza Lessa

tem uma relao estreita com um evento que afeta, de forma decisiva, o corpo feminino e que escrita ou figurativa, a mensagem grfica se constitui numa linguagem silenciosa que se ope voz (Frontisi-Ducroux, 2009, p. 126). Decifrar a mensagem do bordado de Filomela requer do receptor um saber especfico que os grupos masculinos no possuem acesso. At mesmo porque, a tecelagem uma linguagem silenciosa que substitui a sonora. E para os grupos de homens, a linguagem sem a sonoridade uma anomalia com a prpria ideia de publicidade da plis. At mesmo porque a leitura so nora era vista como uma prtica de vida em sociedade (Cavallo; Char tier, 1998, p. 11) e propiciadora de uma integrao da comunidade. O tapete bordado permite ainda que pensemos na relao entre co nhecimento auditivo e visual. Este permite uma relao de maior distncia, mais especulativa e impessoal, com a informao, sobretudo quando ela transmitida atravs das palavras escritas por algum que no est presente; enquanto aquele depende do contato direto, pessoal, entre quem fala e quem ouve, entre mensagem verbal e percepo auditiva. Ao tecer a sua mensagem, Filomela a congela e, com isso, permite o seu amplo alcance, mesmo que restrita aos grupos de femininos. O ato de tecer pode ser analisado tambm como uma metfora unio sexual. Alis, as conotaes sexuais da tecelagem so postas em evidncia principalmente com Filomela: Primeiro, porque a relao sexual um estupro. Segundo, porque tecendo ela duplica o ato atravs da representao e da de nncia (Frontisi-Docroux, 2009, p. 119). O entrelaamento, em es pecial quando o ato sexual tem uma funo geradora ou engendradora, implica em dois indivduos sexualmente diferentes. Frontisi-Ducroux afir ma que:
Tecer se descreve como cruzar dois fios de diferente gnero; o fio da urdidura, cujo nome, stmon, masculino, e grosso e slido; e a krke, palavra feminina, a trama, mais fina e mais flexvel. Estes dois fios saem das mos da fiandeira, que faz girar entre seus dedos umedecidos com saliva, ou sobre a sua coxa, o copo de l que dever afinar, estirar e solidificar. Gesto no isento de contornos erticos e cuja finalidade tambm geradora (FrontisiDucroux, 2004, p. 237-8).

A tecelagem possibilita s mulheres um poder de controle sobre o tempo. O ato cclico de tecer e de destecer permite que o tempo pare na Odissia de Homero. A tecelagem era o modo de ao da personagem. Ela

Expresses do Feminino e a Arte de Tecer Tramas na Atenas Clssica 153

se servia dela para retardar os acontecimentos e constantemente adiando a sua deciso. Penlope a nica mulher, fora as deusas, que metaforiza bons trabalhos os colocando a servio da arte do engano (Frontisi-Du croux, 2009, p. 90-1). Vejamos para tal o caso de Penlope:
Passa ela, ento, a tecer uma tela mui grande, de dia: luz dos fachos, porm, pela noite destece o trabalho. Trs anos isso; com dolo consegue embair os Aquivos. (Homero. Odissia. II, 104-106).

Penlope faz uso premeditado dessa artimanha para retardar a sua deciso frente a um novo casamento e para aguardar o retorno de Odisseu, que ela acredita ir acontecer. Lembremos que a premeditao um com ponente essencial da mtis. No importando as razes que a move, a per sonagem de Homero consegue o controle por mais de trs anos sobre o tempo. Poder esse assegurado pela sua mtis e pela sua sopha acerca de uma atividade, conforme j mencionamos, essencialmente do universo das mulheres. Pela tecelagem as mulheres podiam se realizar e angariar o reco nhecimento coletivo de uma de suas competncias. A arte de tecer se constitua em uma das formas de garantia de acesso das mulheres cultura, pois tecer prprio da vida civilizada. A habilidade nas atividades manuais tida como uma das principais virtudes que se esperam das mulheres; porm, essas mesmas atividades to nobres para as mulheres tambm so objetos de desmedida, hbris. Nesse sentido, o exemplo mais contundente o mito de Aracne. A sua desmedida se caracteriza pelo excesso de orgulho que os deuses no toleram. Ao desafiar Atena, Aracne se excede e deixa de lado o respeito aos deuses, rebaixando a fronteira que existe entre os humanos e as divindades. O mito vinculado Atena est centrado na forma de seu nascimento e nos seus variados atributos: guerreira, aversa ao casamento e maternidade, vinculada tchne, s artes urbanas e, principalmente, produo txtil (Reeder, 1995, p. 239; Lessa, 2004, p. 128). Mas o desrespeito autoridade de Atena pode ter explicaes no fato de Aracne ter sido educada sem a presena feminina. Nesse sentido, ela rejeita a tutela de uma mulher, mesmo que deusa. Educada exclusivamente por seu pai, ela ignora a autoridade e a experincia da deusa, se esquivando de aceitar a transmisso cultural e religiosa que une a deusa s mulheres, as quais ela ensina os labores femininos (frontisi-ducroux, 2004, p. 256).

154

Fbio de Souza Lessa

Enquanto no mito de Aracne o respeito ao pai constante e explica a afronta Atena, no caso de Filomela vemos uma situao oposta. Ao optar por matar o filho e d-lo como refeio ao prprio marido e pai da criana, Procne se vale do fato da sociedade grega antiga considerar a participao feminina na gerao de filhos como passiva, garantindo aos homens a condio de ativos e de detentores exclusivos de paternidade. Vale ressaltar que a presena masculina nos dois mitos fundamental, mas no de Filomela a hbris desencadeada pelo masculino. Tereu assume o comportamento de um brbaro quando a violenta. O xito de Aracne desencadeado pela clera de Atena. Aracne se iguala ou at mesmo supera a deusa no trabalho da l, campo mais feminino de suas atividades artesanais. Mais uma vez recorrermos FrontisiDucroux, que aponta duas razes para a clera da deusa: 1. O conflito acontece no campo da beleza esttica. As atividades manuais ensinadas por Atena s mulheres so obras de beleza esttica e Aracne ao tecer um tapete esteticamente perfeito, ameaa a deusa; 2. O tema desenvolvido por Aracne abarca a intensa atividade sexual. Seu tapete respira desejo e prazer, representando a felicidade dos deuses. Atena uma deusa que se mantm virgem, rejeitando a esfera dos desejos envolvidos na sexualidade (Frontisi-Du croux, 2004, p. 264). Independente de serem personagens mticas, Filomena, Procne, Aracne e as demais personagens femininas que analisamos revelam um comportamento feminino distanciado do modelo idealizado pelos gregos antigos, caracterizado pela passividade, silncio e submisso. Esse rela cionamento entre representao e realidade um enigma inexorvel para o classicista interessado em gnero; isto porque enquanto as mulheres da vida cotidiana tm as suas vidas relegadas ao mundo do silncio pblico, da recluso no okos e da passividade, as personagens da fico exercem papis excepcionalmente ativos (Ver: Gilhuly, 2009, p. 5). No caso das personagens mticas que estamos abordando observamos que elas se caracterizam pelas relaes de poder, pela ausncia do silncio, pela postura ativa, entre outras. Retornando aos mitos de Filomela e de Aracne, a ttulo de concluso, podemos enfatizar que a tecelagem, elemento que os une diretamente, pode ser concebida como expresso de defesa e de comunicao, que se con figuram em relaes de poder. Comecemos pela defesa. Em ambos os

Expresses do Feminino e a Arte de Tecer Tramas na Atenas Clssica 155

mitos, ela se faz presente. Filomela se protege ao narrar a violao prpria irm, evitando que a repetio da mesma e permitindo a punio de Tereu; enquanto Aracne defende a sua habilidade e a esttica do seu tecido. No que se refere ao aspecto da comunicao, Filomela tece para revelar a violao ao seu corpo; j Aracne explicita a sua habilidade, alm de evidenciar a sua desobedincia aos deuses e ao comando feminino, representado por Atena. As narrativas mticas que analisamos tecem o feminino ao trazerem a pblico a fora da comunicao dos grupos de mulheres. Elas explicitam um feminino que enuncia um distanciamento das idealizaes esperadas do comportamento das mulheres. Elas evidenciam mulheres que se co mu nicam, que denunciam, que se rebelam, que agem, que exercem o poder, que se emocionam, que se encontram, na verdade, imersas nos conflitos inerentes natureza humana e da feminina, em especial. Ao tramarem os fios na ao de tecer, as mulheres revelavam aos atenienses a sua mtis. Bibliografia AChARD, G. (1994) La Communication Rome. Paris: ditions Payot & Rivages. ARIsTfAnEs (2000). As Aves. Trad. A.S. Duarte. So Paulo: HUCITEC. ARIsTfAnEs (1998). Lisstrata. Trad. Ana Maria C. Pompeu. So Paulo: Ed. Cone Sul. ARIsTOphAnE (1977). Lysistrata. Paris: Les Belles Lettres, 8 ed.. ARIsTTELEs (2006 -Tomo I-, 2008 -Tomo II. Histria dos Animais. Trad. M. F. S.e Silva. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda. ARIsTOTLE (1995). Poetics. Trad. Stephen Halliwell. Cambridge: Harvard University Press. BARBER, E.J.W.(1992) The Peplos of Athena. In: NEILS, J. Goddess and Polis: The Panathenaic Festival in Ancient Athens. New Jersey: Princeton University Press. BUXTOn, R. (1996) La Grce de lImaginaire, les Contextes de la Mythologie. Paris: dition la Dcouverte. BRAnDO, J.S. (2000). Mitologia Grega. Petrpolis: Vozes, 3 volumes. CAVALLO, G.; ChARTIER, R. (1998). Histria da Leitura no Mundo Ocidental. So Paulo: tica.

156

Fbio de Souza Lessa

DETIEnnE, M; VERnAnT, J-P. (2008) Mtis: As astcias da inteligncia. So Paulo: Odysseus. sQUILO (2007). Agamemnon. Trad. T, Vieira. So Paulo: Perspectiva. FROnTIsI-DUCROUX, F. (2006) El Hombre-Ciervo y la Mujer-Arana: Figuras griegas de la metamorfosis. Madrid: Abada Editores. FROnTIsI-DUCROUX, F. (2009). Ouvrages de Dames: Ariane, Hlne, Pnlope... Paris: ditions du Seuil. GILhULY, Kate (2009). The Feminine Matrix of Sex and Gender in Classical Athens. New York: Cambridge University Press. HARVEY, P. Dicionrio Oxford de Literatura Clssica Grega e Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. HOMERO (2001). Odissia. Trad. C. A. Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro. HOMERO (2007). Odissia. Trad. D. Schler. Porto Alegre: L&PM. HORnBLOwER, S; SpAwfORTh, A.(2003). The Oxford Classical Dictionary. Oxford: Oxford University Press. LEssA, F.S. (2004). O Feminino em Atenas. Rio de Janeiro: Mauad X. LEssA, F.S. (2010). Mulheres de Atenas: mlissa - do gineceu agor. Rio de Janeiro: Mauad X. PLUTARCO (1991). Teseu. In: Vidas Paralelas. Trad. G.C. Cardoso. So Paulo: PAUMAPE. PRIETO, A.(1991). La Parole Fminine dans la Grce Ancienne. Annales Litteraires de lUniversit de Besanon. Paris: Les Belles Lettres. REEDER, E.D. (1995). Women and Men in Classical Greece. In: REEDER, E.D. Pandora: Women in Classical Greece. Maryland/New Jersey: The Walters Art Gallery Baltimore and Princeton University Press. SChEID, J.; SVEnBRO, J. (2003). Le mtier de Zeus: Mythe du tissage et du tissu dans le monde grco-romain. Paris: Errance. SOphOCLEs (1994). Ajax. Trad. H. Lloyd-Jones. London: Harvard University Press.

Вам также может понравиться