Вы находитесь на странице: 1из 13

Ensino de Pronncia: Uma Experincia de Prtica Distintiva de Vogais do Ingls

Joceli Rocha Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil


jocelilima@hotmail.com

1. Introduo Este artigo apresenta um recorte selecionado do corpo da anlise da pesquisa de mestrado realizada com alunos do Curso de Letras, Habilitao Portugus/Ingls, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. O estudo focalizou a produo das quatro vogais anteriores do ingls \i\, \I\, \E\ e \\, em posio de contrastividade. Objetivou-se focalizar uma produo distintiva dessas vogais, logo, toda a ateno da professora/pesquisadora esteve voltada para a correo de equvocos que comprometiam o significado de palavras e no a reduo de sotaque e o simples refinamento de pronncia. Os trs alunos/sujeitos que participaram dos encontros com a professora/pesquisadora totalizaram 40h de atividades. Os dados analisados nesse recorte revelam inicialmente uma reduo desses quatro fonemas para apenas dois: \i\ e \E\, que so vogais pertencentes ao PB. Neste momento a anlise objetivou mostrar o descompasso entre a tentativa de produo distintiva dessas vogais e, ao mesmo tempo, a percepo distintiva das mesmas. Atravs de exerccios de produo e percepo auditiva pode-se constatar que os sujeitos vivenciaram, num primeiro momento (at 20h de coleta dos dados), a habilidade de percepo distintiva das vogais analisadas, contudo no apresentavam amadurecimento articulatrio suficiente para a produo distintiva das mesmas; e, em um segundo momento (entre 30h e 40h de coleta), apesar de terem passado a produzir distintamente as duas vogais anteriores do ingls no pertencentes ao PB, o seu nvel de percepo ainda se mostrou inferior. Essa constatao leva confirmao da assertiva de que falantes estrangeiros ouvem com ouvido de estrangeiro, a percepo distintiva das vogais pelos sujeitos no acompanha a mudana no seu padro de produo distintiva.

2. Consideraes tericas O ponto de convergncia entre os processos de aquisio e aprendizagem de uma LM e de uma LE reflete princpios de base comportamentalista, de formao de hbitos com relao lngua sendo aprendida, e no que se refere ao aprendizado de LE, principalmente de mudana de hbitos. Nesta perspectiva, o aprendizado uma mudana de comportamento. Kimble and Garmezy (apud Brown, 1994:7) assim o definem: Learning is a relatively permanent change in a behavioral tendency and is the result of reinforced practice1. Pode parecer um retrocesso falar em aprendizado comportamental em tempos de Ensino Comunicativo de Lnguas, cujo objetivo primordial ensinar a se comunicar com outros falantes da segunda lngua (no necessariamente nativos dela). Deve-se considerar que prpria histria coube revelar que impossvel encontrar um behaviorista ao estremo ou um cognitivista que no consiga reconhecer nenhuma legitimidade no legado do behaviorismo2; e que hoje o Modelo Comunicativo no pode perder de vista que o aprendiz precisa reconstruir hbitos de fala, por exemplo, ou a comunicao prejudicada.
1

O aprendizado uma mudana relativamente permanente em uma tendncia comportamental e resultante do reforo desta prtica. 2 cf. Kimble and Garmezy apud Brown (1994:9).

Entende-se que os estudos no campo do ensino/aprendizagem de LE evoluram e tm evoludo ao longo dos anos, numa tendncia natural que valoriza o aprendiz enquanto sujeito do seu aprendizado. Contudo, sabe-se tambm que ocorreu sucesso num passado de ensino de LE que hoje radicalmente negado. Muito do que se faz hoje ainda traz reflexos de aes passadas; talvez porque algumas habilidades continuam a ser melhor desenvolvidas por meio do uso de atividades ditas tradicionais, pelo fato de no haver, ainda, uma nova maneira de trabalh-las. Mesmo que algumas dessas atividades tenham sido amplamente utilizadas em modelos behavioristas, como o caso dos exerccios de pares mnimos, bastante utilizados neste trabalho, preciso extrair delas o que h de melhor para o alcance mais rpido dos objetivos estabelecidos para cada proposta de trabalho. Os aprendizes de uma LE seguem modelos, do professor ou de materiais didticos, imitam esses modelos e os praticam at que o aprendizado se consolide. Essas prticas so refletidas nos encontros ocorridos entre os sujeitos deste estudo. Vrios exerccios foram praticados, isoladamente e em contexto, houve repetio e reforo, como se ver na anlise. Em aquisio (Carioni, 1988), os crticos prtica isolada de formas estruturais querem substitu-la pela prtica de atividades comunicativas, i.e. que focalizem o uso da lngua pelos aprendizes para a negociao de significado em situaes de prticas do cotidiano; atividades cujo foco a mensagem, cujo interesse est no que dizer e no no como dizer. Sob esse prisma a prtica exaustiva das estruturas no garantiria o sucesso no uso da lngua em situaes reais. Numa tentativa de contrabalanar essas propostas, questiona-se: ser que a prtica da forma, pontual e no exaustiva, claro, no deveria ser retomada como um dos elementos que permitir que a comunicao ocorra? A comunicao no implica em negociao de significado? Ser que os estudos recentes, ao focalizarem to enfaticamente a veiculao da mensagem desvinculando-a do uso correto das formas lingsticas, esto se apoiando, e assim, reforando e legitimando as tentativas desesperadas de interlocutores que lanam mo de gestos, mmica e rabiscos, num vale tudo para se fazerem entender? Sem tirar o mrito desses recursos que, em muitos momentos, chegam a ser providenciais, deve-se considerar o falante enquanto autoridade para comunicar algo e considerar a sua responsabilidade sobre a mensagem que envia. preciso que o falante/aprendiz tenha a segurana de que est dizendo aquilo que realmente quis dizer. 2.1 As vogais em foco A classificao das vogais analisadas segue a descrio de Ladefoged (1975) e Prator e Robinett (1972):
i vogal alta anterior, fechada, tensa, longa e no arredondada como em heed [hid]. I vogal mdia alta anterior, fechada, no tensa, breve e no arredondada como em hid [hId]. E vogal mdia baixa anterior, semi-aberta, no tensa, mais breve que [] e no arredondada como em head [hEd]. vogal baixa anterior, aberta, no tensa, menos breve que [E] e no arredondada como em had [hd].

As vogais descritas foram analisadas quando ocorreram em posio tnica contrastiva durante a fala dos sujeitos. Pode parecer que se est dando ateno apenas produo e no compreenso da LE. Na verdade esses dois aspectos do desempenho dos aprendizes esto em foco aqui. Mesmo porque se pretende analisar como os sujeitos neste estudo percebem e como produzem as quatro vogais anteriores j apresentadas. Autores afirmam que o aprendiz ouve o idioma estrangeiro com ouvidos de estrangeiro, estando, assim, preparado para ouvir sons que lhe so familiares.
_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 301 -

Prator e Robinett (1972) consideram trs motivos que levam os aprendizes de Ingls a cometerem erros de substituio de uma vogal por outra, mas h dois que so cruciais: (1) os falantes atribuem s vogais o som de vogais da sua lngua materna; (2) o falante no ouve bem e, conseqentemente, no reproduz a diferena entre dois sons, ou porque os dois no existem na sua lngua ou porque no lhe servem para distinguir palavras. Esses fenmenos que motivaram o estudo da produo dessas vogais por aprendizes brasileiros de ingls. Contudo, apesar do destaque aos aspectos psicomotores subjacentes fonologia de qualquer lngua, est claro que a pronncia no o fator determinante da aquisio ou aprendizado de uma lngua, mesmo porque a proposta comunicativa/funcional tem sido colocada como mais importante. Ao aceitar essa idia no se deve considerar toda e qualquer prtica de estruturas sonoras meras tentativas de refinamento de pronncia, reduo de sotaque etc. Essa valorizao esttica da pronncia no reflete os interesses desta proposta.

3. Descrio metodolgica O perodo de coleta dos dados se estendeu por um semestre regular de estudo (40h de atividades) durante o qual foram previstos dois encontros semanais de aproximadamente 1h 30min (uma hora e trinta minutos) cada; com a participao de trs sujeitos (S1, S2 e S3). Nos encontros os sujeitos realizaram exerccios orais e escritos para a percepo e produo das quatro vogais estudadas. Foram utilizados exerccios de pares mnimos, bingo de palavras e identificao de frases. Esses exerccios foram organizados em trs grupos: Pronunciation Drill; Pronunciation Bingo e Sentence Practice. Em alguns exerccios so trabalhadas as vogais \i\ e \I\, em outros as vogais \E\ e \\, e em outros as quatro ao mesmo tempo. Tambm foram realizadas gravaes de trs Situaes de Dilogo (SD). As SDs serviram como recurso para se observar, na fala espontnea, as realizaes adequadas que foram registradas nos exerccios. A SD 1 foi gravada aps as primeiras 10h de atividade; a SD 2 aps 20h de atividade e a SD 3 aps 30h de atividade. Cada SD teve aproximadamente 30 min de durao, sendo que na primeira somente os trs sujeitos (Ss) participaram; na segunda, a pesquisadora (P) se juntou aos sujeitos no dilogo, e na terceira, o dilogo foi gravado entre a pesquisadora e cada sujeito individualmente. Aps intervalos de tempo os sujeitos ouviram suas prprias gravaes para fazerem uma auto-avaliao de suas pronncias. Nesse momento cada um recebeu uma ficha de controle onde deveriam registrar quantas vezes a perfeita distino das vogais no havia sido feita. O objetivo aqui foi avaliar o grau de conscincia dos sujeitos acerca de suas pronncias. Esse controle foi feito tambm pela pesquisadora para efeito de comparao.

4. Resultados e discusso dos dados Foram selecionados os exerccios de percepo distintiva das vogais estudadas para demonstrar as diferenas apresentadas entre o padro de produo distintiva das vogais e o padro de percepo distintiva das mesmas.

_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 302 -

- Pronunciation Drill - Modelo 1


a) bit beat b) sit sit c) sheep sheep d) pick peak e) peach pitch f) leap leap g) leak lick

Neste exerccio a pesquisadora apresentou os pares de palavras contendo, a um momento, palavras idnticas e, a outro, palavras contendo um nico fonema distinto, para que os sujeitos os identificassem como igual ou diferente. Cada sujeito cometeu um erro: S1 e S2 em sit-sit e S3 em sheep-sheep, que foram identificados como pares diferentes. Optou-se pela repetio desse exerccio dois dias mais tarde. Na repetio do exerccio houve 100% de acerto por parte dos trs sujeitos; aps o treino auditivo e da repetio dos vocbulos, os sujeitos puderam perceber distintamente os fonemas que compunham cada palavra. - Pronunciation Drill - Modelo 2
Suggested pairs: send/sand; head/had; Ss: #2 (men/man; ten/tan; dead/dad; bend/band; T: Okay. [pause] Pen. guess/gas; said/sad; send/sand/ lend/land; beg/bag) Ss: #1 (desk/cap; pet/dad; sad/said; set/dead; can/van; fat/ten; fell/jam) ... Contextualization 1. T: This pen leaks. S: Then dont write with it. T: This pan leaks. S: Then dont cook with it. 2. T: Where can I buy cold cream? S: At the dairy. T: Where can I buy cold cream? S: At the drugstore. 3. T: The sun is hot on my head! S: Then get a cap. T: Oh, no. I missed the bus. Im going to be late! S: Then get a cab.
(Adapted from BROWN, H. Douglas, 1995, p. 275)

No Modelo 2 os sujeitos repetiram as palavras que seriam lidas no exerccio, exercitando a articulao de cada vogal. As palavras foram apresentadas em pares mnimos e, em seguida, lidas pela professora/pesquisadora; os sujeitos deveriam identificar os sons apresentando fichas informativas contendo o n 1 para o fonema \E\ e o n 2 para o fonema \\. Os trs sujeitos no apresentaram dificuldades nesta primeira parte do exerccio, S1 e S3 cometeram 4 erros e S2 nenhum erro. S1 no identificou o fonema \E\ em ten \tEn\ (dez) e lend \lEnd\ (enviar), percebendo essas palavras como tan [tn] (bronzeado) e land [lnd] (terra); no percebeu a vogal \\ em gas \gs\ (gs) e bag \bg\ (bolsa), reconhecendo-as como guess [gEs] (adivinhar) e beg [bEg] (implorar). S3 no identificou o fonema correto em sand e man, reconhecendo-as como send e men, head e dead foram identificadas com som
_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 303 -

[]. Logo em seguida repetiu-se essa atividade com o seguinte grupo de palavras: desk/cap; pet/dad; sad/said; set/dead; can/van; fat/ten e fell/jam. Nesse momento utilizou-se uma listagem de palavras e no mais os pares mnimos, na tentativa de verificar a percepo das vogais dentro da palavra isolada. Aqui os sujeitos teriam que indicar o som contido na palavra que ouviam. Acredita-se que, no par mnimo, a identificao mais fcil devido ao recurso do contraste, alm de existir um certo condicionamento, pois a primeira palavra do par mnimo carrega quase sempre a vogal mais alta, e conseqentemente mais fechada; este procedimento parece bastante apropriado no caso de falantes do portugus que possuem exatamente as vogais mais altas (\i\ e \E\) de cada par, respectivamente. Alm disso, o modelo tradicional de repetio de pares mnimos se assemelha muito aos modelos de drills, que propiciavam um modo de imitao que Brown (1995, p. 38) chama de superficial (surface imitation): o aluno repetia sons sem conhecer o seu significado. A imitao, com essas caractersticas, est presente na criana nos primeiros estgios de aquisio. Em contrapartida, tal estratgia est intimamente relacionada prtica, atitude de estrema relevncia para a aquisio e para o aprendizado de lnguas. Brown afirma, ainda, que durante as primeiras palavras, as crianas praticam a sua lngua. Este fato deixa claro que no se pode desvincular o aprendizado de sons da prtica constante, principalmente quando se tratar do aprendizado de uma LE. O resultado com o segundo grupo de palavras foi bem melhor, cada sujeito cometeu apenas 1 erro. Todos trs perceberam [E] em palavras cuja vogal \\: fat e van. Na leitura do texto Contextualization, presente na segunda parte deste exerccio, os trs sujeitos apresentaram muitas dvidas com relao pronncia das palavras-chave. Foram feitas vrias leituras individuais e correes, como forma de treino dos sons. Depois disso eles fizeram gravaes individuais da leitura. Na primeira gravao foram registrados 13 erros para S1, 12 para S2 (com duas trocas voclicas de \i\ para [E], em leaks) e 13 para S3. J se mostra evidente, na leitura dos sujeitos, a tentativa de distino de \\ nas palavras: pan, cab e cap, mas o que ocorre o alongamento exagerado de [E], formando assim um [E]. Com relao vogal \I\, ocorrem oscilaes, i.e distines e no distines, s vezes de uma mesma palavra, na fala de um mesmo sujeito. Aparentemente, os sujeitos esto se conscientizando das diferenas nos sons, mas ainda no possuem o controle articulatrio para efetuar e manter as distines. Na segunda gravao o fenmeno da oscilao se mantm na leitura de S1 e S2, ao corrigirem erros da primeira leitura e errarem palavras que j haviam sido distintas, S1 mantm o mesmo nmero de erros (13), mas S2 os reduz para 9 (eliminando tambm a troca voclica); S3 tambm reduz seus erros para 9, numa demonstrao marcante da melhora ocorrida em sua pronncia. Este fenmeno de variabilidade tem sido apontado por estudos de aquisio da LM como crucial para o desenvolvimento (Teixeira, 1985). Ao longo das leituras pde-se perceber que muitas das distines feitas inicialmente revelaram muito mais uma tentativa de imitao da fala do professor do que um estado de conscincia acerca do som correto por parte do aluno. O fato de os sujeitos produzirem as vogais com a mesma articulao exagerada, utilizada pela professora/pesquisadora para demonstrar o modo de produo das vogais, refora essa assertiva.

_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 304 -

- Pronunciation Drill - Modelo 3


tap gather cat dead sad bat bet dept death bad get gag pat pet pattern kept kettle tan den ten gap dad check pleasure jam said set had head hat

(This part will be read by the teacher) lend land slam men man fan bend send band gas guess press pass next nap beg bag belt best bath basket fatty fast felt
(Adapted from Waldir Lima Editora, s.d.)

Os sujeitos no apresentaram dvidas quanto ao formato da atividade. Aps a realizao do exerccio 1 houve uma rpida discusso a respeito da interferncia da grafia na determinao da pronncia das palavras. Os sujeitos foram informados de que, na maioria das vezes, os vocbulos escritos com a, tnico, possuem o fonema \\, e os que so escritos com ea ou e, na mesma posio, possuem o fonema \E\. Mas, como essa regra no se aplica a todos os vocbulos, a ateno deve ser mantida. O resultado do exerccio revelou um registro grande de erros para S1 (18) e S3 (12), S2 cometeu 8 erros. Esta atividade foi repetida aps quase 60 dias da sua realizao. Nesse momento, somente os exerccios 2 e 3 foram realizados. Preferiu-se no dar novamente aos sujeitos os modelos de pronncia contidos no exerccio 1, e partir do que j havia sido interiorizado pelo grupo. O resultado aqui foi bem melhor: 7 erros para S1, 8 para S2 e 4 para S3, que obteve 100% de acerto na identificao das frases no terceiro exerccio. - Pronunciation Drill - Modelo 4
1. /i/ /i/ /I/ /I/ sleep slip each itch wean win sheep ship be long belong Pete pit deep dip feel fill deed did leave live peach pitch dean din heed hid least list feat fit ream rim eat it cheap chip 2. Now listen to the tape and circle which word you hear. (A) bit peek keen bean it teen steal (B) beat pick kin bin eat tin still (A) leap kiss ease its seen bead seat (B) lip keys is eats sin bid sit

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 305 -

Esta atividade foi realizada sem grandes dificuldades. Ao trmino do exerccio voltouse a discutir a interferncia da grafia na pronncia das palavras, s que desta vez referente s palavras com os fonemas \i\ ou \I\. Os sujeitos foram informados de que \I\ s pode ocorrer onde houver a presena de i, enquanto que ee e, algumas vezes, ea indicam a pronncia de \i\. S1 cometeu 5 erros, S2 apenas 2 erros e S3 6 erros. O Modelo 4 tambm foi repetido quase 60 dias aps a primeira realizao, e os sujeitos, novamente, no ouviram a listagem de pares mnimos que traz o modelo de pronncia desse bloco voclico. No geral o resultado foi melhor: 2 erros para S1, 2 erros para S2 e 5 erros para S3. - Pronunciation Bingo - Modelo 1, Modelo 2 e Modelo 3 GRID HEAL LEAD

STEAL MILL PITCH

PEAL

SHIP

KEYS

Os Modelos 1, 2 e 3 trazem cartelas com palavras diferentes. No Modelo 1 alguns erros foram cometidos, sendo a maioria deles de percepo da vogal \I\ como [i]. Os sujeitos foram solicitados a se revezarem escolhendo um dos cartes e pronunciando a palavra contida neles, para que outro sujeito a identificasse entre seus cartes, ou no; neste momento houve menos erros. Esse Modelo foi repetido pouco mais de 30 dias mais tarde. S1 e S3 cometeram menos erros nesse momento. S2 ainda demonstrou dvidas: na verdade, se percebe que ele faz confuso ao identificar os sons, por considerar a presena de [i] apenas quando essa vogal era produzida com bastante alongamento. Quando essa vogal foi produzida de forma mais breve do que o esperado, foi percebida como [i]. Alternncias entre produes adequadas e no adequadas marcou a pronncia de S1. Antes da realizao do exerccio, S2 apresentou dvidas com relao pronncia dos vocbulos da sua cartela, pois ele estava fazendo uma certa confuso entre a grafia e o som das vogais, ocasionada, acredita-se, pela prvia discusso sobre grafia que ocorreu antes da realizao da atividade. Mesmo assim, seu resultado foi totalmente positivo. No Modelo 2 houve registro de 2 erros para S1 ao relacionar o som da vogal \\ com as palavras send e vet, que possuem a vogal \E\: S1 marcou essas palavras na cartela de Bingo, sendo que as lidas foram sand e vat. S2 e S3 obtiveram total aproveitamento. Deve-se considerar a interferncia da grafia das palavras na identificao dos sons que as compem. Observou-se que os trs sujeitos, e principalmente S2, determinaram, pela grafia, a escolha do som a ser produzido. Devido a este fato, a atividade foi repetida no encontro seguinte. Antes de se iniciar o exerccio, foram dedicados alguns minutos prtica dos sons voclicos de cada palavra das cartelas, para se minimizar problemas com a interferncia da grafia. O desempenho dos sujeitos melhorou bastante nesse momento: apenas S1 cometeu 1 nico erro (excess). No Modelo 3 Foram registrados equvocos semelhantes aos j cometidos anteriormente, como: percepo de \I\ como [i], em fin, dizzy etc; percepo de \i\ como [I], em real, deep etc. Somente na primeira realizao deste exerccio foram cometidos erros de percepo de \\ como [E], em gas, dad etc., e na repetio foi registrado apenas um erro de percepo de \E\ como [] em dead. A essa altura, com tantas atividades realizadas, os
_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 306 -

sujeitos parecem mesclar alguns sons (\E\ percebido como [i] e vice versa), mas est clara a predominncia das vogais do PB \i\ e \E\ quando se trata de percepo sonora. Este exerccio foi repetido aps um intervalo de pouco mais de trinta dias, utilizandose o recurso do software Oxford Escolar para a prtica da audio dos fonemas. Neste momento a pesquisadora utilizou o recurso do contraste para checar o desempenho dos sujeitos. Quando algum dos sujeitos cometia um erro, o vocbulo era apresentado no par mnimo, para que ele pudesse comparar as diferenas entre os sons. Com esse recurso houve correo de todas as palavras, com exceo de pick por S1. As demais palavras corrigidas foram: fear ([i]), is ([i]), sand ([E]), gas ([E]), set ([]), parish ([E]), then ([I]), pack ([E]), lip ([i]), vest e bean ([I]). - Sentence Practice - Modelo 1 e Modelo 2
Modelo 1: 1a b 2a b 3a b 4a b 5a b Anns going to slip on the floor. Go call her. Anns going to sleep on the floor. Go call her. Dad is crazy about a ship he wants to buy. Dad is crazy about a sheep he wants to buy. I was thinking... if we could leave together. I was thinking... if we could live together. Youll love the beaches in Salvador. Theyre wonderful. Youll love the bitches in Salvador. Theyre wonderful. We shall leave there. We shall live there.

Modelo 1: 1a A 3-year old child went to the hospital after eating a piece of hem at school. b A 3-year old child went to the hospital after eating a piece of ham at school. 2a Uesb is increasing childrens appetite by using colorful pens to serve their meals. b Uesb is increasing childrens appetite by using colorful pans to serve their meals. 3a It takes forever for him to choose a peach! b It takes forever for him to choose a pitch! 4a I bought a chip pan. Come and see it. b I bought a cheap pan. Come and see it. 5a My son is just 15, and I cant wean him. b My son is just 15, and I cant win him. 6a Nick spent too much on that gem. b Nick spent too much on that jam. 7a My neighbor is said to be in jail. b My neighbor is sad to be in jail.

Aqui, a leitura de sentenas mostra os vocbulos inseridos em contextos. Na anlise tentou-se mostrar os equvocos que podem ser gerados com a pronncia equivocada de palavras em contextos que permitem qualquer uma das palavras do par mnimo. No Modelo 1 os sujeitos foram solicitados a informar se o som da vogal na palavrachave de cada sentena era 1 [i] ou 2 [I]. Alguns erros foram cometidos, mas aos poucos os trs sujeitos passaram a demonstrar maior segurana com relao identificao dos sons. Eles se revezaram na escolha das frases a serem lidas para que os outros sujeitos as
_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 307 -

identificassem. S2 leu a seguinte frase: Anns going to sleep on the floor. Go call her, que traz, na palavra-chave sleep, a vogal tnica \i\ [slip]. S1 identificou a frase corretamente, apontando o som 1 [i]. Contudo, S2 afirmou ter sido errada a escolha de S1, pois a sua verdadeira inteno era a de ter pronunciado a outra frase do par: Anns going to slip on the floor. Go call her, que traz a vogal \I\ na palavra-chave slip \slIp\. A inteno de produzir a segunda frase, contudo, havia sido frustrada pela articulao inapropriada e, conseqentemente, a no distino da vogal em slip. Essa atividade foi repetida no encontro seguinte, e desta vez foram registrados bem menos erros para os trs sujeitos. Somente dois erros com as palavras-chave foram cometidos, um por S1 e o outro por S2. Outros erros foram cometidos em: Ann, thinking e is, mas o fato de as palavras distintivas estarem sendo corretamente pronunciadas j revela uma melhora satisfatria. No Modelo 2, os sujeitos primeiramente leram as sete frases expostas. Neste momento, no houve nenhum registro de erro. Durante a execuo do exerccio, ocorreram vrias mudanas de turno entre os sujeitos, e somente S3 cometeu 1 erro ao pronunciar com [E], como [hEm] (bainha), a palavra ham \hm\ (presunto), na frase A 3-year old child went to the hospital after eating a piece of ham at school. Nenhum erro de identificao das frases foi cometido. Cerca de uma semana depois, essa atividade foi repetida. Desta vez, S1 cometeu erro ao produzir hem \hEm\ como ham [hm]; S2 fez a opo da frase My son is just 15, and I cant win him, cuja palavra-chave win \wIn\ (vencer) mas, de fato, pronunciou a palavra wean [win] (desmamar). No ocorreu nenhum erro de identificao das frases escolhidas. Os sujeitos comearam a dar respostas positivas metodologia aplicada assim que os exerccios eram repetidos, i.e. em questo de poucos dias. No perodo de realizao dos Bingos j foi possvel perceber uma maior constncia (em termos de adequao) no desempenho dos sujeitos. - Situao de Dilogo 1 - (Participantes: S1, S2 e S3) A inteno em proporcionar esse dilogo entre os trs sujeitos apenas, foi de faz-los se sentirem totalmente vontade para conversar livremente, sem a interferncia da pesquisadora (principalmente do seu ouvido crtico). A pesquisadora sugeriu que um dos sujeitos apresentasse o tpico para o dilogo. O tpico foi apresentado por S3 que, num desabafo, iniciou a conversa falando de um trgico acidente ocorrido com pessoas de sua famlia. Todo o incio da conversa girou em torno desse tema. Passados quinze minutos, os trs sujeitos demonstravam-se totalmente vontade, sem nenhum sinal de timidez ou vergonha. At o final da gravao, outros temas foram surgindo e o que se estabeleceu foi realmente um bate-papo informal. Cerca de trinta dias mais tarde os sujeitos ouviram Situao de Dilogo 1 e fizeram seus registros numa ficha de controle. a) Controle dos sujeitos \i\ \I\ S1 S2 S3 0 1 1 12 42 31 \E\ 0 0 4 \\ 1 26 18

Total 13 69 54

De acordo com os registros de cada sujeito, ocorreram pouqussimas realizaes no adequadas de \i\ e \E\, o que j era esperado. Por outro lado, h tambm poucos registros de inadequaes nas realizaes de \I\ e \\, considerando-se o nmero total de vocbulos analisveis no controle feito pela pesquisadora.
_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 308 -

b) Controle da pesquisadora S1 produziu 411 palavras com uma das quatro vogais analisadas: 172 foram distintas e 239 no o foram. Deste total S1 afirmou ter produzido apenas 13 sem distino. Da fala de S2 foram elencadas 547 palavras (houve muitos registros de yes): 241 foram distintas e 306 no. S2 afirmou ter cometido erro na pronncia de apenas 69 vocbulos. S3 por sua vez produziu 237 palavras com as quatro vogais (muitos registros de yes/yeah). Deste total 106 so distines e 131 so no distines. S3 afirmou ter cometido erro na produo de 54 palavras. No cmputo das falas dos trs sujeitos h registros de distino de it, and, have, bad, in, at, had e gas. S2 fez vrias distines de in e S3 demonstrou ter controle articulatrio para manter a distino de at e had no incio de frases ou quando pronunciadas isoladamente, contudo, no ocorre distino quando essas palavras aparecem no meio da frase, intercaladas por outras palavras. - Situao de Dilogo 2 - (Participantes: S1, S2, S3 e P) Os trs sujeitos e a pesquisadora gravaram, novamente, um dilogo espontneo sobre temas variados. Nesse momento os sujeitos falaram menos do que na primeira SD, talvez por estarem na presena da pesquisadora. a) Controle dos sujeitos \i\ \I\ S1 S2 S3 4 0 1 1 37 10 \E\ 0 10 2 \\ 0 11 5

Total 5 58 18

S1 volta a registrar o menor nmero de incorrees, chegando a afirmar ter produzido com perfeita distino todas as palavras com \\. Como o total de vocbulos analisveis foi menor nesta fase os registros dos sujeitos tambm diminuram. b) Controle da pesquisadora A fala de S1 traz 186 vocbulos analisveis, sendo 103 registros de distines e 83 no distines. S2 produz 341 palavras (vrios registros de yes), deste total, 197 so no distines e 144 so distines. S3 registra 212 produes (vrios registros de yes/yeah), sendo 122 no distines e 90 distines. Os trs sujeitos produzem vrios vocbulos com e sem distino, a exemplo de: with, this, in e it. Dentre as distines esto: and, mystic, river, half, back, thing(s), value, bill, am, live, him, been, had, can, aunt e finished. A diferena entre o total de distines e de no distines diminui para S1 e S2 na SD 2, em contrapartida aumenta para S3. Apesar de ainda haver mais erros do que acertos j se verificam mais distines de \I\ e \\ na segunda SD do que na primeira, alm disso h registros de correes imediatas das palavras if, this e had. Cada vez que erros so seguidos de correo imediata refora-se a hiptese de que os sujeitos j conhecem o verdadeiro som das vogais nas respectivas palavras, s no alcanaram ainda o controle articulatrio suficiente para manter sua distino em todas as ocorrncias, ou seja, manter as distines como hbitos de sua conduta lingstica na LE.

_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 309 -

- Situao de Dilogo 3 - (Participantes: S1 e P; S2 e P; S3 e P) Na gravao da SD 3 houve um grande volume de produes por parte dos trs sujeitos. Ao contrrio do ocorrido na SD 2, os trs demonstraram total conforto ao conversarem com a pesquisadora. Novamente, o dilogo fluiu de maneira natural seguindo uma seqncia de tpicos variados. A fala de todos os sujeitos revela oscilao na distino das vogais, mas neste momento o nmero de distines superior ao de no distines. Os sujeitos ouviram SD 3 aps um curto intervalo de tempo, apenas trs dias depois da ltima gravao, fazendo o registro na ficha de controle. Depois que a atividade foi regularmente realizada, os sujeitos ouviram gravao novamente juntamente com a pesquisadora, que discutiu com cada um as suas caractersticas de fala. a) Controle dos sujeitos \i\ \I\ S1 S2 S3 3 4 5 7 53 32 \E\ 1 14 6 \\ 2 27 11

Total 13 98 54

Considerando-se o aumento no volume de registros, correspondente ao aumento das produes, possvel que tenha surgido um maior rigor na auto-avaliao de cada sujeito. a) Controle da pesquisadora O volume de vocbulos analisveis aumentou consideravelmente na ltima SD. S1 teve 306 produes, divididas entre 215 distines e 91 no distines. S2 somou 546 produes, das quais 298 foram distines e 248 foram no distines. S3, por sua vez, aumentou o nmero de produes para 460 (muitos registros de yeah), deste total 242 foram realizaes adequadas e 218 foram no distines. Os trs sujeitos tiveram mais acertos do que erros na SD 3. No cmputo geral de distines para os trs sujeitos, esto as palavras: things, had, can, in, is, since, am, access, has, sad, finish e six. Dentre os vocbulos que, em determinados momentos, foram distintos esto: have, this, and, didnt, difficult, give, think, thing. S1 comete erro ao pronunciar didt, com [i], duas vezes; nos dois momentos ocorre correo imediata. A palavra said primeiramente pronunciada com [] por S3, que a corrige em seguida. Ocorre ainda, na fala de S1, harmonia voclica na seqncia in this week, onde todas as vogais tnicas so \I\. Esta seqncia seguida de he is, tambm produzida com [I] nas posies tnicas. Este foi mais um registro da interferncia do ambiente prximo na determinao da pronncia dos sujeitos. Na fala de S3, ocorre a pronncia de salary \\ com a vogal [E], logo, o que se registra a pronncia de celery (aipo) em lugar de salrio. Na interao com S3, a pesquisadora repete a palavra, tentando deixar bem clara a distino da vogal \\, mas a preocupao de S2 em faz-la entender a mensagem maior e isso faz com que a palavra continue sendo repetida sem distino. A oscilao na pronncia mais marcante na fala de S2, principalmente nos dez primeiros minutos de gravao. Porm, nesses minutos iniciais, S2 sinalizou os erros que cometia enquanto ouvia a gravao antes de qualquer comentrio por parte da pesquisadora. Do meio da gravao para o final, as distines deixam de ocorrer. S2 est totalmente envolvido na conversa e deixa de dedicar ateno pronncia; ele mesmo demonstrou ter conscincia disso ao escutar sua gravao.
_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 310 -

Em suma, ao ouvirem a SD 1, os sujeitos apontam poucas incorrees na gravao de suas falas. Na SD 2, o volume de produes cai, em conseqncia diminuem os registros de incorrees dos sujeitos nas fichas de controle. O volume de produes sobe na SD 3, e aumenta tambm o nmero de registros feitos pelos sujeitos. As fichas de controle marcam um percentual de 11,4% de registros na SD 1, uma queda para 11% na SD 2 e um leve aumento para 12,6% na SD 3. De fato, os registros de incorrees feitos pelos sujeitos so extremamente menores quando comparados ao controle da pesquisadora. Mesmo assim, a ltima atividade revela um nvel de percepo mais crtica por parte dos sujeitos sobre suas prprias produes. Acredita-se que a grande maioria das no distines, identificadas pela pesquisadora e no identificadas pelos sujeitos, seja resultado do padro de percepo auditiva do falante brasileiro, padro esse que o direciona para os sons de sua lngua ambiente (ver Avery & Ehrlich, 1992; Dalton & Seidlhofer, 1994.). De fato, no existe uma relao equivalente entre o novo padro de pronncia (distintivo) adquirido pelos sujeitos durante a interveno e a sua capacidade de perceber a realizao desses sons distintamente. A mudana no padro de produo no equivalente ao padro de percepo. Como se viu, atravs dos dados quantitativos pode-se avaliar as mudanas ocorridas na fala dos sujeitos e da analisar o seu desempenho ao longo de todo o perodo de coleta. A proposta metodolgica no previa nenhuma entrevista ou questionrio que discutisse as reaes e sentimentos dos sujeitos com relao ao trabalho de pesquisa como um todo. Mas o contato constante com esse grupo e a observncia de seus comentrios acerca do que estava acontecendo com eles em virtude do estudo, fez surgir a necessidade de ouvir os alunos aps a concluso da coleta, que culminou com a realizao do ps-teste. Os trs sujeitos foram convidados individualmente a um bate-papo com a pesquisadora. Esta conversa ocorreu em portugus e no foi gravada. O tema que a direcionou foi, basicamente, os sentimentos de cada um acerca do estudo. Os comentrios feitos pelos trs sujeitos so apresentados brevemente a seguir. Foi unnime a opinio de que o trabalho foi muito proveitoso e de que eles se sentiam muito bem por terem participado da pesquisa. Os trs afirmaram terem passado a prestar ateno pronncia dos seus colegas e perceberam que eles no realizavam as quatro vogais distintamente. Da mesma forma, passaram a ouvir mais atentamente o seu professor procurando no s entender o que ele estava falando, mas tambm como ele estava falando: Antes no prestava ateno ao modo como meu professor pronunciava as vogais, agora consigo ver claramente as distines que ele faz (S2). S1 e S3 tm a mesma opinio sobre este tpico; S3 chega a dizer que antes no percebia a diferena porque no sabia que existia a diferena. E complementa afirmando que alguns amigos, com os quais praticava conversao em ingls, j haviam percebido diferenas em sua pronncia e pediam mais detalhes acerca da articulao das vogais. S2 revelou que quando lia prestava ateno grafia para atribuir os sons corretos s vogais, inclusive outras que no foram estudadas; S3 disse que seu professor havia observado mudanas na sua pronncia durante a leitura, e S1 j conseguia perceber, na fala do professor, diferentes fonemas na escala de \u\, ela sabia que no so todos iguais. Os trs sujeitos tm a cincia de que muitas vezes no pronunciam as vogais de maneira adequada; S1 afirma que porque no adquiriu o hbito de fazer a distino, S2 e S3 dizem que por esquecimento, a preocupao com o vocabulrio e a estrutura das frases ainda preocupa muito. Isso faz com que a ateno dedicada pronncia no incio de suas conversas seja esquecida minutos depois: [...] relaxo e acabo esquecendo de fazer as distines, [...] mas logo em seguida corrijo quando tenho a oportunidade (S2). O estudo da pronncia, para os trs sujeitos, difcil. Em contrapartida, necessrio e proveitoso.
_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 311 -

5. Concluses Os sujeitos vivenciaram dois momentos ao longo de todo o estudo. No primeiro a produo distintiva chega depois da percepo distintiva. Os registros de correes imediatas pelos sujeitos, aps erros na pronncia, levaram concluso de que apesar de j conhecerem as quatro vogais, os sujeitos no alcanaram ainda o controle articulatrio suficiente para manter sua distino em todas as ocorrncias. Da a recorrncia de erros, inclusive de erros com palavras anteriormente produzidas distintamente. No segundo momento, aps 40h de atividades voltadas para a produo distintiva, os Ss passaram a articular adequadamente as vogais /I/ e // mas no momento de identific-las na fala da pesquisadora, ou na fala dos outros sujeitos e, principalmente, ao ouvirem registros de falantes nativos, encontravam dificuldades e se sentiam em dvida. De fato, verificou-se que no existia uma relao equivalente entre o novo padro de pronncia (distintivo) adquirido pelos sujeitos durante a interveno e a sua capacidade de perceber a realizao desses sons distintamente. A mudana no padro de produo no foi equivalente ao padro de percepo no final da anlise, o que contribui para a confirmao da assertiva de que falantes estrangeiros ouvem com ouvido de estrangeiro (ver Avery & Ehrlich, 1992; Burns, 2002; Dalton & Seidlhofer, 1994). A produo e percepo distintiva de sons do ingls prev a prtica constante.

Referncias bibliogrficas
Avery, P., & Ehrlich, S. (1992). Teaching American English pronunciation. 9th ed. Oxford: Oxford University Press. Brown, H. D. (1995). Teaching by principals: An interactive approach to language pedagogy. San Francisco: San Francisco State University. Burns, I. M. (2002). Pronunciation-based listening exercises. In P. Avery, & S. Ehrlich (Eds.), Teaching American English pronunciation (pp. 197-206). 9th ed. Oxford: Oxford University Press. Carioni, L. (1988). Aquisio de segunda lngua: A teoria de Krashen. In H. I. Bohn, & P. Vandresen (Eds.), Tpicos de lingstica aplicada: O ensino de lnguas estrangeiras (pp. 50-59). Florianpolis: UFSC. Congresso De Kiel (1989). International Phonetic Alphabet. Germany. Dalton, C., & Seidlhofer, B. (2001). Pronunciation. 4th ed. Oxford: Oxford University Press. Dicionrio Oxford Escolar para estudantes brasileiros de ingls (2000). 2nd ed. Oxford: Oxford University Press. Ladefoged, P. (1975). A course in phonetics. San Francisco, CA: Harcourt Brace Jovanovich, Inc. Prator Jr., C. H., & Robinett, B. W. (1972). Manual of American English pronunciation. 3rd ed. San Francisco, CA: Holt, Rinehart and Winston, Inc. Teixeira, E. R. (1985). The acquisition of phonology in cases of phonological disability in Portuguesespeaking children. Unpublished doctoral dissertation, University College London, London. Waldir Lima Editora. (s.d.). Accent reduction: A better speech course. 1 cassete sonoro (60 min), 3 pps, estreo. Rio de Janeiro: Waldir Lima Editora.

_____________________ New Sounds 2007: Proceedings of the Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech

- 312 -

Вам также может понравиться