Вы находитесь на странице: 1из 21

Telhado / Tesoura e madeiramento

DISCIPLINA: Tecnologia da Construo PROFESSOR: Arq. PEDRO TORRANO

TESOURA
A parte, do telhado, denominada Tesoura, a estrutura que recebe a carga total da: cobertura, madeiramento e o seu prprio peso, e que tem a funo de transmitir para os apoios, que podem ser, as prprias paredes do prdio, ou ento pilares especficos de sustentao. Normalmente, de uma maneira geral, a tesoura tem o formato de um tringulo isscele, que se apoia sobre os seus vrtices extremos, sendo que o espaamento entre eles denominado de Vo da tesoura. evidente, que a tesoura poder ter outros formatos geomtricos, que sero definidos pelo o seu perfil, em funo do estilo que se queira dar, resultando da concepo arquitetnica do prdio. As peas de madeira, que formam uma tesoura trabalham sobre as atuaes, de dois esforos: de compresso ou trao; dependendo das situaes, em que elas se encontram, estruturalmente. As peas de uma tesoura (tomando como exemplo o formato de um tringulo isscele) possuem umas sees retangulares, que comercialmente so denominadas de Vigas, as quais devido s posies que se encontram recebem as seguintes nomenclaturas: Linhas ou Tirantes: base do tringulo, cujas suas extremas assentam-se nos apoios. Pernas ou Asnas: so os lados superiores do tringulo. Pendural: pea que liga a linha, com os encontros superiores das pernas; quem determina o ponto mais alto da tesoura, podendo estar situada no seu centro, ou em um dos laterais. Escora ou Mo francesa: peas inclinadas, que se apem na parte inferior do pendural, ou ento em determinados pontos da linha encaixando-se em nas pernas. Gmeos: peas duplas, que no sentido vertical ligam, os encontros das escoras e pernas, com outros pontos da linha. Contraventamento: pea fixada na parte inferior do pendural, e numa posio inclinada, a sua outra extrema encaixase na tera cumeeira, para que dessa maneira, as tesouras fiquem verticalmente centradas, evitando-se tambm que por uma ao de vento forte, o telhado no se desloque Ns: os pontos de encontros, das peas de uma tesoura so assim denominados. Inclinao do Telhado: denomina-se com esse nome, o ngulo que formado, pelo o encontro da linha com uma das pernas, e ele um elemento de vital importncia, na execuo de uma tesoura, porque determina o plano de deslizamento das guas pluviais evitando-se assim, pela a ao dos ventos, o retorno delas que causam goteiras e infiltraes. Ponto do Telhado: chama-se, a altura que dada ao pendural, em funo da inclinao adotada que sempre determinada, pelo o tipo de cobertura empregada.

Nota:
1. Para melhor compreenso das situaes de cada peas que formam uma tesoura, na folha n. 2 detalham um esquema no qual, se tem tanto como os posicionamentos, como tambm, as nomenclaturas de cada um dos elementos, que formam uma tesoura. 2. Para melhor fixao das peas e distribuio dos esforos, em determinados ns, empregam-se peas metlicas denominadas ferragens, que so assim especificadas: Grampo: ferro redondo com seo de 10 mm, em um formato de um U, que possui em suas duas pontas rosca, as quais permitem de uma travessa de ferro chato, com largura de 2,5 cm e espessura de 4 mm seja nela presa por meio de porcas e arruelas. Essa pea aplicada na fixao do encontro da perna com a linha. Estribo: ferro chato com 2,5 cm de largura, tambm em um formato de U, e que tem nas suas extremidades um furo de 10 mm, para que um parafuso, com porcas e arruelas atravessando por ele fixa o pendural e a linha Cumeeira: dois ferros chatos com as larguras de 2,5 cm, que compondo um par, com o formato de um L, que tendo trs furos, para parafusos de 10 mm fixam as pernas no pendural. Emendas: idnticos a cumeeira, porm no formato de uma reta, as quais servem para fixarem duas peas que se emendam. Essas ferragens so aplicadas em determinados ns, conforme o desenho de folha n 3, assim demonstra.

PEAS DE UMA TESOURA

A parte do telhado, que formado pelas peas, as quais distribuem as cargas para as tesouras, so assim denominadas: Teras: so vigas que se apoiam nas tesouras, no sentido perpendicular a ela, e em funo de suas posies recebem diversos nomes: Tera Frechal apoia-se nas extremas da tesoura, sobre as linhas. Tera Simples apoia-se nos lados das tesouras, sobre as pernas. Tera Cumeeira apoia-se na parte superior da tesoura, sobre a ponta do pendural. Caibros: so vigotas, que se apoiam sobre as teras, e no sentido da inclinao do telhado. Ripas: so peas chatas e delgadas, que se apoiam perpendicularmente, sobre os caibros, e tendo a funo principal de receber as telhas evitando o seu deslizamento. Testeiras: peas executadas em sarrafos, com alturas de 15 e 20 cm, que so pregadas, para dar acabamentos, nas pontas dos caibros ou teras, que se projetam, para fora do telhado, no formato de beirais. Espaamentos das peas: Quem determina os espaamentos entre as peas de um telhado sempre o projeto, porm a ttulo de informao prtica, enumeram-se abaixo, algumas medidas que devem ser observadas, quando no se tm quaisquer informaes, sobre o assunto: Entre tesouras: a) Para telhas de barro ou argamassa 3,00 m b) Para telha de fibro-amianto e ou metlica 3,50 e 4,00 m Teras: 1,50 m Caibros: 50 cm Ripas: entorno de 30 cm, com pequenas variaes determinadas pelos Fabricantes Materiais para a montagem do madeiramento de um telhado: Para os telhados, com estruturas de madeira, empregam-se peas em bruto e serrado em diversas dimenses, com sees retangulares e em vrios comprimentos, que em geral no mximo com 6,00 m. Peas acima desse comprimento so encontradas, porm com acrscimo no seu preo por metro linear. Comercialmente, suas sees so padronizadas em razo do melhor aproveitamento das toras das arvores, utilizadas e que em geral so: Peroba-Rosa, Jatob, Angico-Preto, Angelim e Guarapera. Nota: Para melhor esclarecimento apresenta-se abaixo, uma tabela que indica os nomes comerciais e suas bitolas, mais usuais:

Nota: 1) As vigas tambm so encontradas nas alturas de 20, 25 e 30 cm, porm os seus custos so acrescidos de alguns valores, e, portanto s so empregadas em casos especiais, em que os esforos so superiores aos suportados pelas vigas de 12 ou 16 cm. 2) Para melhor compreenso apresenta-se, na folha seguinte, um esquema do madeiramento do telhado.

ESQUEMA GERAL DO MADEIRAMENTO DE UM TELHADO

Fixaes das peas: Para a fixao perfeita das peas, em madeira empregado, um material feito com arame galvanizado, com diversas espessuras e comprimentos, que ajudam absorverem os esforos de trao e compresso, que atuam nessa estrutura. Esse material denominado como PREGO. No linguajar da obra, o prego especificado por dois nmeros, os quais so de difcil memorizao para que no est habituado ao seu uso. A fabricao dos pregos baseia-se, na sua denominao, segundo o seguinte critrio: O primeiro nmero corresponde espessura do arame empregado em sua fabricao. O segundo nmero corresponde ao comprimento pelo o qual a mquina corta o arame. Nota: Para ser possvel, o entendimento dessa nomenclatura apresenta-se, na folha seguinte, uma tabela com todos os dados necessrios:

Nas execues dos servios de carpintaria, adotam-se os seguintes cuidados: O dimetro do prego deve ser de 1/8 a 1/10 da espessura da pea de menor espessura, entre as que forem pregadas. O comprimento do prego deve ser a somatria da espessura da pea que atravessa com a metade da pea que penetra para fixar. Comumente usam-se as seguintes bitolas: 1. Formas com compensados = 15 X 15 2. Formas com tabuas = 18 X 27 3. Escoramentos = 18 X 30 Posicionamento das peas: (conforme o desenho da apostila) Estando as tesouras demarcadas, a continuao do projeto ser a localizao das peas, que formam o madeiramento do telhado. As tesouras obedecem ao espaamento mximo, entre elas, em 3,00 m, que dividir em partes iguais, o comprimento demarcado pela tera de cumeeira. No presente desenho, esse comprimento de 15,96 m dividido, por 6 espaos resultar em trechos de 2,66 m. As teras esto espaadas sobre as tesouras em quatro vos iguais, que horizontalmente equivalem a 1,25 m, o que corresponde ao valor, na inclinao do telhado, menor que 1,50m, que o mximo permitido para os caibros que sobre elas iro apoiar-se. O espaamento entre os caibros mximo permitido de 50 cm, e que para isso ocorra divide-se o comprimento da tera de cumeeira, em partes iguais para que no ultrapasse essa medida, ou ficando abaixo dela. O espaamento entre as ripas admissvel, a ttulo de estimativo de 30 cm, porm a sua real demarcao depende do tipo da telha empregada.

No presente estudo partiu-se da hiptese que a telha seria do tipo Tgula, e para tanto, a mesma que mede 42 cm de comprimento determina que os espaamentos sejam de 32 cm, com exceo do ltimo, que ser de 29 cm, para que a telha fique balanceada em 10 cm, na ponta do beiral. Demarcao das partes do madeiramento: Essa demarcao segue a seguinte sequncia:

Desenhar a planta do prdio, com suas paredes externas e as delimitaes dos: beirais, platibanda e oito. O desenho final ser formado por quatro reas, que demarcaro, individualmente, as montagens das partes de cada madeiramento. Estas montagens so feitas de maneira que, se possam demonstrar as superposies de etapas de trabalhos, que ocorrem na execuo de um telhado:

1. A primeira etapa representa, em nvel de cobertura, o posicionamento das tesouras, com seus espaamentos. 2. A segunda etapa corresponde s reas das teras e espiges apoiados sobre as tesouras, e tendo tambm, os espaamentos horizontais das teras. 3. A terceira etapa detalha somente os espaamentos dos caibros, os quais no devem ser superiores a 50 cm. 4. A quarta e ltima etapa indicam os sentidos das ripas, que sero espaadas conforme o tipo de telha a ser empregada (inicialmente por estimativa 30 cm).

Nota: Para melhores esclarecimentos, nas folhas adiantes encontram-se os seguintes dados: Folha n 10 desenho da planta do telhado com as quatro etapas de execues. Folha n 11 detalhes sobre assentamento de telhas, que foram tirados do Catlogo Tcnico, da Firma Lafarge Roofing, fabricante da telha Tgula.

10

11

12

Beirais e calhas:
Neste captulo, os pontos como: beiral, calha e platibanda, apresentam-se detalhados, para que o Aluno tenha uma viso real de como essas peas so construdas. Para um melhor entendimento, dos detalhes adiante apresentados enumeram-se aqui, os pontos que devem ser esclarecidos: Beiral: (vide folha n 13) O beiral poder ser projeto em diversas maneiras construtivas, as quais so em geral assim enumeradas: Madeiramento a vista (que o exemplo aqui detalhado). Madeiramento encoberta por lambri de madeira. Madeiramento apoiado sobre beiral executado com laje. Nas execues desses tipos deve-se desenhar em uma escala conveniente (1/20 ou 1/25), que permita maior detalhamento das peas, como esclarecimento de sua montagem. O desenho do beiral, para ser claro e explicativo tem, no mnimo, de abranger a rea de sua projeo como a parte onde ele apoiado e fixado; assim sendo, nesse espao aparecero: A ponta do tirante com o local em que se apoia. A tera Frechal. Os caibros em balano. O comprimento do balano, que definido pelo o espaamento das ripas em funo do tipo de telha adotada. interessante, que a escala adotada resulte em um desenho, que especifique bem os mnimos detalhes. Um ponto de suma importncia o referente a inclinao adotada, pois em funo dela determina-se a menor altura que a ponta do beiral fica do piso externo.

13

Calha: (vide folha n 13) A calha pode ser executada, nas seguintes posies: A vista, quando est pendurada na ponta do beiral. Sobre a laje beiral, sendo frontalmente encoberta. Escondida junta a uma platibanda (que o exemplo aqui detalhado) O desenho da calha como do beiral deve, tambm, determinar a rea que circunda a parede externa que se encontra na divisa do terreno, ou que delimita o corpo do prdio; portanto ser importante destacar: A parede de apoio com sua platibanda. A ponta da tesoura, com a tera Frechal afastada o suficiente para dar espao a calha que ser colocada. As partes superiores do telhado, que demonstre as telhas com os espaamentos das ripas. O posicionamento da calha com o arremate do rufo. O dimensionamento da seo da calha (largura e altura) ser determinado, pelo o volume de guas pluviais, que desgua. O balano da ponta da ltima telha, para que a chuva possa desaguar dentro da calha.

14

http://dc338.4shared.com/doc/Ae11mev6/preview.html

PRINCIPAIS TIPOS DE TELHAS CERMICAS


Colonial Caractersticas: as duas peas que formam a telha so iguais e tm a mesma largura. So semelhantes s primeiras telhas trazidas pelos portugueses durante a colonizao. Rendimento: 25 peas/m2 Inclinao mnima: 25% Paulista Caractersticas: derivada da telha colonial e se caracteriza por apresentar a capa com largura ligeiramente inferior ao canal. Rendimento: 25 peas/m2 Inclinao mnima: 25% Plan Caractersticas: uma variao das duas anteriores e possui formas retas. Rendimento: 24 peas/m2 Inclinao mnima: 25%

Francesa Caractersticas: Possui, nas bordas, salincias e reentrncias que permitem o encaixe longitudinal e transversal entre os componentes. O desenho da superfcie pode mudar de acordo com o fabricante. Rendimento: 16 peas/m2 Inclinao mnima: 40% Romana Caractersticas: Encaixa-se longitudinal e transversalmente, compondo vedos estanques gua. Rendimento: 16 peas/m2 Inclinao mnima: 30% Portuguesa Caractersticas: O grupo tambm inclui as italianas e espanholas. Mudam apenas as dimenses e o rendimento. Rendimento: 13 peas/m2 (italiana) e 16 peas/m2 (portuguesa). Inclinao mnima: 30%

15

Plana Caractersticas: Utilizadas em pases onde o inverno rigoroso. Os telhados so bastante inclinados para que a neve escorra. No Brasil, so usadas para compor coberturas de estilo enxaimel (casas coloniais alems suas). Rendimento: 35 peas/m2 Inclinao mnima: 45%
Curiosidade: No Brasil, na poca da escravido, os escravos doentes ou incapacitados para fazer trabalhos pesados, eram encarregados de realizar uma tarefa aparentemente fcil. Cabia-lhes modelar com barro, usando suas coxas, as telhas das casas. O problema que cada escravo tinha a coxa de tamanho e formato diferentes, razo pela qual as telhas, depois de prontas, ficavam desiguais. Como consequncia o telhado depois de montado ficava torto, desalinhado, com aparncia de ter sido malfeito. Da surgiu a expresso "feito nas coxas". Eis a razo de que nos dias atuais quando algum faz algo sem muito zelo ou sem qualidade, costuma-se dizer que aquilo foi "feito nas coxas".

PRINCIPAIS TIPOS DE TELHAS CERMICAS


Colonial Caractersticas: as duas peas que formam a telha so iguais e tm a mesma largura. So semelhantes s primeiras telhas trazidas pelos portugueses durante a colonizao. Rendimento: 25 peas/m2 Inclinao mnima: 25% Paulista Caractersticas: derivada da telha colonial e se caracteriza por apresentar a capa com largura ligeiramente inferior ao canal. Rendimento: 25 peas/m2 Inclinao mnima: 25% Plan Caractersticas: uma variao das duas anteriores e possui formas retas. Rendimento: 24 peas/m2 Inclinao mnima: 25%

Francesa Caractersticas: Possui, nas bordas, salincias e reentrncias que permitem o encaixe longitudinal e transversal entre os componentes. O desenho da superfcie pode mudar de acordo com o fabricante. Rendimento: 16 peas/m2 Inclinao mnima: 40% Romana Caractersticas: Encaixa-se longitudinal e transversalmente, compondo vedos estanques gua. Rendimento: 16 peas/m2 Inclinao mnima: 30% Portuguesa Caractersticas: O grupo tambm inclui as italianas e espanholas. Mudam apenas as dimenses e o rendimento. Rendimento: 13 peas/m2 (italiana) e 16 peas/m2 (portuguesa). Inclinao mnima: 30% Plana Caractersticas: Utilizadas em pases onde o inverno rigoroso. Os telhados so bastante inclinados para que a neve escorra. No Brasil, so usadas para compor coberturas de estilo enxaimel (casas coloniais alems suas). Rendimento: 35 peas/m2 Inclinao mnima: 45%
Curiosidade: No Brasil, na poca da escravido, os escravos doentes ou incapacitados para fazer trabalhos pesados, eram encarregados de realizar uma tarefa aparentemente fcil. Cabia-lhes modelar com barro, usando suas coxas, as telhas das casas. O problema que cada escravo tinha a coxa de tamanho e formato diferentes, razo pela qual as telhas, depois de prontas, ficavam desiguais. Como consequncia o telhado depois de montado ficava torto, desalinhado, com aparncia de ter sido malfeito. Da surgiu a expresso "feito nas coxas". Eis a razo de que nos dias atuais quando algum faz algo sem muito zelo ou sem qualidade, costuma-se dizer que aquilo foi "feito nas coxas".

7DEHOD  4XDGUR FRPSDUDWLYR HQWUH WHOKDGRV HP WHOKDV FHUkPLFD GH ILEURFLPHQWR H GH DoR  PDWHULDLV SURGXWRV H WpFQLFDV
&$5$&7(567,&$6 7e&1,&$6
1RUPDOL]DomR  WLSRV GH QRUPD H[LVWHQWHV

&(50,&$
Telha cermica: determinao da massa e absoro dgua; impermeabilidade. Telha francesa: carga de ruptura; especificao; padronizao. Execuo de telhado em telha francesa: procedimento Telha capa e canal: especificao; carga de ruptura Telha capa e canal paulista, SODQ, colonial: padronizao.

),%52&,0(172
Chapas estruturais de fibrocimento: especificaes. Chapas estruturais de cimento-amianto: especificaes. Emprego de chapas estruturais de cimento-amianto: procedimento. Telha de fibrocimento: impermeabilidade; resistncia; absoro dgua Parafusos, ganchos,...:padronizao

$d2
No contam com normas tcnicas brasileiras. Dispem-se apenas de catlogos tcnicos de produtos.

'HVFULomR VXFLQWD GR SURFHVVR GH IDEULFDomR

So fabricadas por moldagem plstica (manual ou por extruso) ou por prensagem em massa semi-seca, seguidas de queima.

Parte da mistura de amianto com cimento (1 : 5), com adio de gua. Segue-se homogeneizao e prensagem e moldagem da pasta em mesas com o gabarito do perfil desejado.

Matria prima: chapa de ao moldada a frio e zincada em linha contnua . A telha fabricada por estampagem ou calandragem ou, ainda, mais comumente, por perfilao (roloformagem). Telhas senoidais. Telhas trapezoidais.

7LSRORJLDV

Telhas de encaixe: francesa (prensagem); romana (prensagem); 7HUPRSODQ (extruso). Telhas capa e canal: colonial; paulista; SODQ (todas por prensagem).

Telhas onduladas. Telhas trapezoidais.

Fonte : MENEGUETTI, Marcela P. M. Z. 7HOKDGRV FRP HVWUXWXUD GH DoR DOJXQV DVSHFWRV SURMHWLYRV. Dissertao de mestrado. So Paulo, Escola Politcnica da USP, 1994. 254 p. 25

&RPSULPHQWR [ ODUJXUD [ HVSHVVXUD  DOWXUD GD WHOKD PpGLRV GLIHUHQWHV WLSRV FP *DOJD PpGLD GLIHUHQWHV WLSRV FP 5HVLVWrQFLD j IOH[mR GD WHOKD 1 /RWHV SDUD LQVSHomR

Telhas de encaixe : 40 x 24 x 1,4 Telhas capa e Telhas ondulada : 91 a 244 x 92 a 110 x canal : 46 x 18 / 14 x 1,4 / 7,0 0,5 a 0,8 / 5,0

Telhas senoidal : qualquer (<=12 m) x ~90 x 0,043 a 0,125 / 1,7 Telhas trapezoidal : qualquer (<=12 m) x ~100 x 0,043 a 0,125 / 2,5 a 4,0

Telhas de encaixe : 36 Telhas capa e canal : 40 700N

Apoios em funo da espessura (para telhas onduladas, entre 50 e 100 cm) 1.000N (telhas onduladas) Varivel.

Telhas de encaixe : 1 lote / 40.000 telhas; 50 telhas / lote Telhas capa e canal : 1 lote / 60.000 telhas; 50 telhas (25 + 25) / lote

Telhas onduladas : 1 lote / 1.000 telhas; 50 No h norma. Guiada por critrios telhas / lote visuais e pessoais. O controle dos materiais (propriedades mecnicas, galvanizao, pintura) feito pelos fabricantes. Caractersticas geomtricas (espessura mdia, comprimento, largura e esquadro). Ausncia de trincas, quebras e rebarbas. Caractersticas geomtricas (espessura mdia, comprimento, largura, passo, altura, esquadro e empenamento). Ausncia de amassamentos. Ausncia de defeitos na superfcie do revestimento.

&ULWpULRV GH DFHLWDomR

Limite de telhas quebradas (3 %). Ausncia de fissuras.

Ausncia de esfoliaes (capa e canal).


Ausncia de som metlico. Respeito s formas dos encaixes.

$63(&72 352-(72
QJXORV GH LQFOLQDomR  GHFOLYLGDGHV GRV WHOKDGRV
o

&(50,&$
Francesa : 20 ou 38 % ; Romana e 7HUPRSODQ : 21 ou 40 % ; Colonial e paulista : 12 ou 22 % ; 3ODQ : 14 ou 25 %.
o o o

),%52&,0(172

$d2

Telha ondulada : depende do recobrimento Depende do recobrimento entre entre telhas : telhas : at 5 ou 18 % - 25 cm de recob. Longitudinal ; at 15 ou 27 % - 20 cm ; acima de 15 ou 27 % - 14 cm.
o o o

at 3 ou 5 % - 30 cm de recob. Longitudinal ; at 6 ou 10 % - 20 cm ; acima de 6 ou 10 % - 15 cm.


o o

26

5HFREULPHQWR ORQJLWXGLQDO 5HFREULPHQWR WUDQVYHUVDO RX ODWHUDO

Telhas de encaixe : fixo Telhas capa e canal : 60 mm Telhas de encaixe : fixo Telhas capa e canal : fixo

Funo da declividade (ver acima)

Funo da declividade (ver acima)

Telha ondulada : depende da declividade : at 5 ou 18 % - 1 de onda ou de onda com cordo de vedao ; acima de 5 ou 18 % - de onda.
o o

Telha ondulada : depende do fabricante (1/2 onda a partir de 5 % ou 20 %).

Telha trapezoidal : idem, 5 % ou 25 %.

3HVR SUySULR GR WHOKDPHQWR VHFR  ~PLGR 1P

Francesa : 450 /540 ; Romana : 480 / 580 ; Colonial : 650 / 780 ; Paulista : 690 / 830 ; 3ODQ : 720 a 860.

150 a 240 / idem

42 (#0,43 mm) a 121 (# 1,25 mm) / idem

$VSHFWRV UHODWLYRV j IL[DomR HOHPHQWRV GH IL[DomR TXDQWLGDGH H GLVWULEXLomR IXURV HVWDQTXHLGDGH IXURV FRUURVmR HOHWURTXtPLFD FRUURVmR JDOYkQLFD HWF

Conforme vento ou declividade, as telhas devem ser amarradas. Recomendaes quanto ao nmero e posio das amarraes.

Garantir estanqueidade dos furos fazendo uso de massa de vedao ou de arruelas de PVC. Ganchos para fixao em estruturas metlicas.

Uso de ganchos ou de parafusos auto-atarrachantes. Empregar arruela de QHRSUHQH e arruela metlica dobrada conforme o perfil da telha e calo par apoio do parafuso. Recomendaes quanto ao nmero e posio das fixaes. Possibilidade de aparecimento de corroso eletroqumica. Soluo: galvanizao e pintura e uso de parafusos de ao inoxidvel. Possibilidade de aparecimento de corroso galvnica : evitar apoiar telha galvanizada em teras de ao (ctodo).

27

$FHVVyULRV H FRPSRQHQWHV FRPSOHPHQWDUHV LQFOXLQGR SDUD H[HFXomR LQWHUIHUrQFLDV LQVWDODo}HV LOXPLQDomR ]HQLWDO YHQWLODomR HWF

Possui apenas elementos especiais para cumeeiras, rinces e espiges. Empregar argamassa 1:2:9 ou 1:3:12. Disponibilidade de telhas de vidro.

Possui diversos elementos especiais em fibrocimento para cumeeiras, rinces, espiges e ventilao e iluminao, rufos, etc.

Possui diversos elementos especiais em chapa de ao para cumeeiras, rinces, espiges e ventilao e iluminao, rufos, etc. Possui peas flexveis de borracha colada com silicone para a s aberturas para a passagem de dutos executadas nos canteiros.

$63(&72 (;(&8d2
6HTrQFLD GH H[HFXomR WHOKDPHQWR

&(50,&$
Inicia-se pelo beiral, prosseguindo-se at a cumeeira. Nas capa e canal, os canais devem ser colocados com a parte mais larga voltada para a cumeeira. Na montagem, prever execuo de passarelas (evitar pisar sobre telhas).

),%52&,0(172
Montagem no sentido contrrio a direo dos ventos.

$d2
Inicia-se pelo beiral, prosseguindo-se at a cumeeira. Montagem no sentido contrrio a direo dos ventos. Na montagem, prever execuo de passarelas (evitar pisar sobre as telhas).

([HFXomR EHLUDLV

Recomenda-se pingadeira com comprimento maior que 6 cm ; em beirais desprotegidos, amarrar as telhas de encaixe e emboar as capa e canal.

Recomenda-se beiral com balano Recomenda-se beiral com balano entre 25 e 40 cm (sem calha) e 10 a 25 cm (com mximo de 10 a 15 cm. calha). Dispe-se de barras em SROLHWLOHQR com o formato das telhas para o Beirais laterais com balano mximo de fechamento dos perfis nos beirais. 10 cm. As telhas podem ser dobradas, desde que com ferramentas especiais.

([HFXomR UXIRV

Emprego de componentes cermicos ou metlicos. No emboar com argamassa encontros com paredes (dilatao).

Prever detalhes para possibilitar movimentaes decorrentes de dilataes.

28

0DQXVHLR H HVWRFDJHP GDV WHOKDV HP REUD

Manuseadas individualmente, com cuidados para evitar quebras. Armazenadas na posio vertical.

Podem ser empilhadas at 100 telhas, ou, o na vertical (5 ), at 300 telhas. Evitar submet-las a esforos de flexo. Cuidados com os cortes (amianto).

Embaladas em fbrica com lona plstica. Armazenar em local seco e ventilado. Estocar por no mximo 60 dias. Estocar empilhadas, com leve inclinao. Manusear as telhas com luvas . Evitar esforos de flexo.

$63(&72 362&83$d2
'HVHPSHQKR WpUPLFR H GXUDELOLGDGH

&(50,&$
Bom desempenho (frestas; inrcia trmica). Boa durabilidade.

),%52&,0(172
Desempenho trmico ruim. Durabilidade boa ; problemas fissuras.

$d2
Durabilidade depende da agressividade do meio. Desempenho trmico ruim, melhorado com o uso de isolantes (VDQGXtFKH). Idem, isolamento acstico.

0DQXWHQomR

Programa de inspeo e limpeza das telhas (algas, lquenes, musgos).

29

Вам также может понравиться