Вы находитесь на странице: 1из 27

Natureza, pensamento e poltica1

Nature, thought, politics


Edson Passetti
Professor no Departamento de Poltica e no Programa de Estudos Ps-Graduados em Cincias Sociais da PUC-SP, So Paulo, Brasil; coordenador do Nu-Sol e pesquisador principal no Projeto Temtico FAPESP Ecopoltica. Contato: passetti@ matrix.com.br.

RESUMO: A inveno da palavra libertrio por Joseph Djacque a partir de correspondncia com Proudhon repercutiu em jornal editado nos Estados Unidos entre 1858-1861 e em outro do mesmo nome, em Paris, entre 1895-1914, que reativava a dinamizao anarquista depois da perseguio estatal. Desde ento, anarquista e libertrio tornaram-se sinnimos. Os liberais estadunidenses se apropriaram da palavra e libertarian passou a designar a produo de verdade neoliberal. Deste combate, salientam-se os limites do uso de libertaire e libertarian entre os estadunidenses, voltando-se para alguns opsculos redigidos por Ralph Waldo Emerson, nas dcadas de 1840 e 1850, e Lysander Spooner, na dcada de 1870. Indicam-se os limites estratgicos do uso de libertrio a partir de Max Nettlau, a procedncia neoliberal e o combate entre verdades. Palavras-chave: libertrio, anarquista, neoliberalismo, natureza. ABSTRACT: The invention of the word libertarian by Joseph Djacque from correspondences with Proudhon reverberated in a newspaper published in the United States between 1858-1861 and in another periodical of the same name in Paris between 1895-1914, which revived anarchist activities after state persecution. Since then, anarchist and libertarian became synonymous. The American liberals seized the word libertarian and it began to designate the production of neoliberal truth. From this struggle have emerged the limits of the use of libertaire and libertarian among Americans, turning to some pamphlets by Ralph Waldo Emerson in the 1840s and 1850s and Lysander Spooner in the 1870s. They establish the limits of the strategic use of libertarian from Max Nettlau, its neoliberal beginning and the struggle between truths. Keywords: libertarian, anarchist, neoliberalism, nature.

PASSETTI, Edson (2013). Natureza, pensamento e poltica. Revista Ecopoltica, So Paulo, n. 7, set-dez, pp. 33-59. Recebido em 11 de outubro de 2013. Confirmado para publicao em 20 de outubro de 2013. Texto apresentado no 4 Colquio Internacional de Filosofia Poltica, UFRJ, 28 e 29 de novembro de 2013.
1

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

33

Hoje em dia, ou melhor, desde o final da II Guerra Mundial, mais corretamente desde Paris e o Colquio Walter Lippman, nos anos 1930, os neoliberais passaram a se chamar libertrios. A procedncia da palavra libertrio(a) francesa. Foi inventada por Joseph Djacque ao situar suas consideraes a respeito de certos escritos de Proudhon em correspondncia mantida, principalmente, em 1857. Entre 1858 e 1861, durante sua estadia nos Estados Unidos, fundou o jornal Le libertaire2, no qual se posicionava contra a propriedade, a escravido3, a condio dos indgenas4, o confinamento da loucura5, noticiava o movimento social europeu, antecipava o feminismo anarquista6 e defendia a associao de indivduos livres7. Anos mais tarde, esta nova palavra reapareceu e ganhou sua dimenso histrica como sinnimo de anarquia. Foi na Frana, quando os anarquistas ficaram sob a vigilncia redobrada pelo Estado e foram identificados como terroristas no conhecido Processo dos Trinta, baseado nas lois sclerats elaboradas entre 1893 e 1894 para proibir a propaganda anarquista. Em 1895, Louise Michel e Sbastien Faure publicaram o jornal anarquista Le Libertaire, com proximidades com que se convencionou chamar de anarco-individualismo, dando, novamente, visibilidade e difuso s
A coleo do jornal Le libertaire encontra-se disponvel em http://joseph.dejacque. free.fr/libertaire/libertaire.htm (consultado em 10/09/2013).
2 3

Em especial Djacque, 1859b.

Em especial Djacque, 1860. Assunto que tambm ser comentado pro David Henry Thoureau. em A plea for Captain John Brown, lido aos cidados de Massachusetts em 30 de outubro de 1859 (http://www2.hn.psu.edu/faculty/jmanis/thoreau/ Plea-Cpt-Brown.pdf (consultado em 12/09/2013)) e publicado em portugus como Em defesa de John Brown (In: Thoreau, 1987).
4 5

Em especial Djacque, 1859a. Em especial, incluindo duras crticas a Proudhon, Djacque, 1858.

Em seu ltimo nmero, antes de regressar Frana, consta La question amricaine (Djacque, 1861).
7

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

34

prticas e anarquistas8. Bakunin, por sua vez, diante da soberba de Marx, procurou distinguir as prticas anarquistas como socialismo libertrio em contraposio ao socialismo cientfico, por ele considerado o socialismo autoritrio. Libertrio(a), entre anarquistas, transita, desde ento, entre anarco-individualistas, anarcocoletivistas e anarcocomunistas. O anarquista o libertrio. Nos Estados Unidos, os defensores da liberdade foram muitos e entre eles alguns foram libertrios e outros libertarians. Em torno desta palavra de difcil traduo em portugus que os neoliberais juntaram foras para disput-la com os anarquistas, almejando sua captura e domesticao. Como anarcocapitalistas, libertarianistas, ou espertamente libertrios, eles so defensores do mercado sem interveno governamental planejada, do Estado, da propriedade privada, da punio, enfim, so capitalistas entre variaes liberais. Por vezes, o libertarianista o democrata social, ou est situado esquerda entre os liberais, ou simplesmente considerado um liberal vulgar (Cateli, 2013); enfim, direita, esquerda ou no centro liberal, libertarianista no cncavo, convexo, reflexo, nexo ou relevo de libertrio. Hoje em dia, no raramente os libertrios, ou seja, os anarquistas so enquadrados como integrantes do libertarianismo (cf. Wikipdia). Houve uma reviravolta interpretativa em relao a como os anarquistas se viam at meados do sculo XX, incluindo-se como libertrios, e a nova configurao aps a II Guerra Mundial, pela qual os neoliberais pretendem-se proprietrios da palavra libertria.
Na Enciclopdie anarchiste, organizada por Sbastien Faure, publicada em 1934, no consta o verbete libertaire. Em anarchie, redigido pelo anarco-individualista mile Armand, o termo libertrio funciona como sinnimo de anarquista. Para um anarquista o libertrio seu duplo histrico e tico. O anarquista pratica a igualdade com liberdade e ajuda mtua; o oposto do trinmio sacro revestido de laicidade conhecido como liberdade, igualdade e fraternidade. Enfim, h controvrsia sobre a associao de Faure com Michel a respeito da criao do jornal. Talvez devido singularidade de Faure, que ao transitar do individualismo ao sindicalismo, passando por importantes experincias em educao, movia-se como um libertrio sem adjetivos.
8

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

35

1. Caminhos libertrios
Os estadunidenses foram decisivos na definio dos modelos de preservao da natureza no sculo XIX, muitas vezes contra o Estado. Seus libertarians mais prximos ao anarquismo assim perseguiram a preservao da natureza como santurios ecolgicos9. A conquista das grandes terras do oeste habitadas de modos surpreendentes por etnias guerreiras em situao de equilbrio (como as que outrora foram desalojadas no leste) estabeleceram embates mais sangrentos e uma intermitente poltica indigenista. O avano ao sul sobre o Mxico, primeiro com a anexao do Texas e depois em guerra incorporando a Califrnia, o Novo Mxico, Nevada, Arizona e Utah, agregaram mais terras, ouro, escravos e poder. Emerson escrever durante a dcada de 1840 alguns opsculos importantes que se contrapem ao que vir a ser o Destino Manifesto, a misso que Deus deu aos Estados Unidos para a expanso de sua democracia10 e que em breve tempo passou a ser poltica de zelo por todas as Amricas, confirmando a Doutrina Monroe de 1823. Com o fim da Guerra de Secesso e a compra do Alaska em 1867, constituiu-se o fundamento do imperialismo civilizatrio estadunidense. Emerson, com seus escritos da dcada de 1840 em busca de um eu profundo, ser a referncia a David Henry Thoreau, que pretendia trazer
9 Wilderness, preservao intacta do ambiente, tal qual nos legou a providncia divina, repercutiu na criao do Parque de Yellowstone, criado por decreto presidencial em 1872. A partir da reverbera a vertente da conservao do ecossistema que procura limitar os impactos do uso humano. Se a primeira nortear os movimentos hippies e ecolgicos preservacionistas, e onde se insere David Henry Thoreau como continuador de Emerson, incluindo a restaurao das comunidades, a segunda busca firmar-se por meio do desenvolvimento sustentvel dando concretude racionalidade neoliberal. Ver tambm a sua atualizao como santurios ecolgicos sustentveis em http://www.curadoresdaterra.com.br/santuarios-ecologicos-sustentaveis.html; http://www.aultimaarcadenoe.com.br/santuarios-ecologicos/; http://racismoambiental.net. br/tag/santuarios-ecologicos/ (consultados em 10/09/2013). A expresso atribuda a John OSullivan em seu artigo Annexation sobre a anexao do Texas, publicado no United States Magazine and Democratic Review 17 (OSullivan, 1845
10

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

36

um pouco de humor ao transcendentalismo de Emerson. Precursor da ecologia e tambm abolicionista, aos 25 anos habitou um terreno de Emerson beira do lago Walden e registrou esta experincia em seu famoso livro em 1854. Anos antes publicou seu contundente manifesto contra o governo, a guerra e a priso intitulado A desobedincia civil (1848). A estas obras deve-se acrescentar uma palestra sempre revista e somente publicada aps sua morte como Walking, alm de diversos escritos sobre a liberdade e contra os limites do Estado, seja ele mximo ou mnimo. Suas atitudes combativas, seus opsculos e poesias habitaro movimentos ecolgicos no sculo XX11. Se, no sculo passado, convinham as proximidades a pessoas e prticas com tendncias anarquistas, a separao e as suas respectivas distines se tornam proeminentes com a consolidao da racionalidade neoliberal. Lysander Spooner talvez seja quem melhor expressou os limites da relao entre o libertarismo e o libertarianism, mesmo sendo associado, por diversas vezes, ao anarquismo-individualista. Classificaes precipitadas, ou sob determinadas condies histricas, pretendem atrair a ateno do militante para a nfase no libertarismo pelo combate ao estatismo (anlogo tanto ao monoplio estatal socialista, quanto aos intervencionismos capitalistas ou governamentalizaes do Estado). Max Nettlau, talvez o mais importante historiador do anarquismo at a primeira metade do sculo XX, em seu longo estudo, no s valoriza o espiritualismo de Emerson e a Thoreau como a maior figura dentre eles, como localiza Spooner como um dos defensores da restaurao da liberdade individual aps a guerra civil que produziu uma interveno direta sobre a vida independente das comunidades (Nettlau, 1978)12.
Entretanto, Emerson o pai de todos, produzindo inclusive ressonncias no jovem Walt Witman. Cf. Witman, 1856.
11

Ver tambm http://www.anarquista.net/?s=lysander+spooner situando Spooner como anarco-individualista e precursor do anarco-capitalismo. H em Nettlau a leitura estratgica do libertarismo.
12

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

37

A busca pela afirmao dos princpios da anarquia na histria levou Nettlau a estabelecer relaes entre as diversas correntes que enfatizaram na histria a liberdade diante da coao legtima do Estado. H, em Nettlau, a leitura estratgica do libertarismo. De um lado, situa a aproximao entre anarco-individualismo e capitalismo liberal como uma centelha capaz de operar a derrocada capitalista e, de outo lado, estabelece o ponto de radicalidade e ruptura necessria a partir de Bakunin. Sua hiptese apenas pretende confirmar as lutas por liberdades contra a autoridade central, princpio do movimento anarquista. Sua histria uma histria de movimentos e da militncia; ele no pretende formular uma teoria da histria e reitera que a existncia anarquista se faz e refaz nos movimentos. Aproximou os ideais liberais radicais aos dos libertrios englobados nas procedncias da anarquia. A tese interessante no mbito da histria das ideias por incitar nas prticas anarquistas a crtica aos monoplios e punio governamental, provocando uma poltica que funde liberdades e democracia, visando possibilidades de ultrapassagem do regime da propriedade para o da liberdade ou anarquia. A estratgia interpretativa de Nettlau interessar aos anarquistas, mas no aos libertarians. O indivduo livre e autnomo dos anarquistas, associados no presente ou revolucionrios para instituir o novo futuro, para os libertarians se transformar em capital humano; o trabalho como relao de liberdade e troca que institui um direito como cooperao pacfica entre os iguais ser redimensionado em empreendedorismo de si13. Para os anarquistas, a democracia um meio, enquanto, para os neoliberais, o fim. Para estes, a conservao da propriedade e da punio permanecem constitutivas do governo do Estado como associao voluntria. Os traados libertrios decorrentes de Proudhon, dos efeitos da I Internacional, da Comuna de Paris, e das reflexes sobre
Michel Foucault por diversas ocasies no s mostrou as consonncias entre militantismo, anarquismo e esttica da existncia, como indicou os redimensionamentos dos neoliberais sobre o trabalho como capital humano (Foucault, 2004; 2008).
13

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

38

o socialismo libertrio de Bakunin, tambm esboados pelo libertrio Willian Godwin, no final do sculo XVIII, em Da justia poltica, so rechaados por liberais e neoliberais. Em Nettlau, a relao entre libertrio e anarquista de proximidade estratgica (incluindo a liberais radicais) e, ao mesmo tempo, de distino, ou seja, h a sinonmia libertrio-anarquista, assim como a distino interna entre anarquistas estabelecida a partir do coletivismo de Bakunin e do comunismo de Kropotkin. O termo libertrio funciona de ambos os lados: agregando e distinguindo. De um lado, reafirma o anarquista como verdadeiro e, de outo lado, estabelece uma conveno hierrquica que situa, apesar do compartilhamento, a distino entre o verdadeiro anarquismo e as demais prticas de liberdade anarquistas, distinguindo-se tanto dos propsitos do jornal de Joseph Djacque, explicitamente anarco-individualista, quanto do peridico de Sebastin Faure, reabrindo as diversas vertentes de anarquismos. Ressoa em sua classificao histrica o pragmatismo que sublinha o diferente que difere, ou seja, o modo de conviver com a diferena. Se Emerson e Thoreau podem ser vistos, segundo Nettlau, como libertrios, um fluxo afluente ao anarquismo, eles permanecem tangenciais na medida em que assumem a providncia divina e relativizam a propriedade. De outro lado, Lysander Spooner, tambm includo entre os libertrios estadunidenses por Nettlau, se opor radicalmente Igreja sem tocar no princpio da propriedade, apesar de elaborar contestadora crtica ao Estado (visto por ele como uma associao de gangsters), porm preservando-lhe a interveno no crime. Desta forma, a estratgia de Nettlau ganha relevncia pela generosidade e modo pelo qual instiga a prtica anarquista sem esquecermos, no entanto, que se trata de uma confluncia estratgica. Neste artigo, procuram-se as fundamentaes que dialogam na formao do pensamento estadunidense em torno da possvel relao com a

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

39

anarquia e as referncias racionalidade neoliberal no presente. Para tal, estabelecem-se as condicionantes a partir de opsculos de Ralph Waldo Emerson e de Lysander Spooner.

2. O caminho libertrio estadunidense: encruzilhada


Ralph Waldo Emerson foi o pai de todos. Simplesmente por compreender o grande Pai que disps a natureza e deu uma natureza ao homem com base na confiana em si. Nada mais constitutivo do estadunidense do que confiar em si, assim como trust fora a chave para John Locke definir o grande pacto social, com consentimento, confiana e segurana que elevou o homem das condies da natureza e preservou a propriedade, a liberdade de cada um, inclusive a de contestar e substituir o soberano quando este excede s suas prerrogativas. Em A confiana em si, segundo Emerson, a confiana em todos, est em valorizar as crianas e jovens, recomendando a cada um Escutai!, pois cada adulto est encarcerado em sua conscincia (Emerson, 2009 [1841]: 11): a sociedade conspira contra a virilidade de cada um de seus membros(Idem: 12) e enaltece o conformismo. Um homem deve ser um inconformista, livre da malcia e da vaidade que governam a filantropia. Toda lei sagrada a lei de minha prpria natureza (Ibidem: 13), pois a coerncia prpria das mentes pusilnimes (do Estado, dos filsofos e dos telogos). Portanto, ser grande ser incompreendido (Ibidem: 17). Emerson esperava que a entrada desta dcada de 1840, a mesma em que Europa atravessa mudanas radicais e em que a ordem capitalista ser cada vez mais contestada, fosse a ltima vez que ouvimos falar de conformismo e coerncia (Ibidem: 18). O homem no pertence a nenhuma poca ou lugar, no deve ser o centro das coisas, e tampouco deve estar submetido genialidade de algum que seja o emblema de um estado das coisas, a sombra projetada nas instituies (Ibidem: 19), efeito da histria reduzida biografia. O homem simples o reverso da

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

40

obedincia aos reis; obedecer a si o que constitui o cidado. preciso deixar livre a intuio, ser espontneo, porque o tmido e o temeroso deixam de dizer eu sou, eu penso para citar os santos e os sbios. O forte vive em conformidade com a natureza. Os fortes so os portadores da virtude da elevao, so os capazes de governar as cidades, naes, reis, ricos ou poetas, porque experimentam o isolamento espiritual que os livra de ter seguidores, de mendigar e de obedecer aos que contradizem as leis da natureza. A nica lei a ser obedecida a lei eterna que disps a natureza com suas prprias leis. A maior confiana em si deve operar uma revoluo em todas as funes e em todas as relaes entre os homens; na sua religio; na sua educao; nos seus objetivos; nos seus modos de vida; na maneira como se associam; nos seus atributos e nas suas vises especulativas (Ibidem: 28). O descontente vive a enfermidade da alma: tal como as preces dos homens so uma doena da vontade, as suas crenas so uma doena do intelecto (Ibidem: 29). Os seguidores dos sbios (Locke, Lavoisier, Hutton, Bentham ou Fourier, ou a Igreja), diz Emerson, perseguem a sua equiparao como o discpulo ao seu mestre, expressam a idolatria, so imitadores. Emerson quer o homem confiante em si, pois nas horas viris sentimos que o lugar do Dever o nosso lugar (Ibidem: 30). Para ele, qualquer grande homem um ser nico (Ibidem: 31). E conclui: a confiana na Propriedade, que inclui a confiana nos governos que a protegem, equivale falta de confiana em si; (...) todo homem culto, que adquiriu um novo respeito pela sua natureza, no tarda a envergonhar-se de sua propriedade; (...) nada trar paz a no ser o triunfo dos princpios (Ibidem: 35)14.
No mesmo ano, escreve outro pequeno texto intitulado O amor que, longe de atar-se a Feuerbach e o amor aos homens diante do amor de Deus (como em A essncia do cristianismo, do mesmo ano de1841), apartado do amor burgus pela ptria e das variaes sexuais fortalecedoras do casamento monogmico, equidistante
14

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

41

(Intermezzo. Um retorno concepo de natureza.)


Anos antes, em 1836, Emerson escreve A natureza, onde situa que o objetivo da cincia descobrir uma teoria da natureza. Segundo a filosofia, o universo composto de natureza e alma: estritamente falando, tudo o que for, consequentemente, distinto de ns, tudo o que for Filosofia considera o NO-EU, isto a natureza e a arte, todos os outros homens e o meu prprio corpo, devem ser classificados com a designao de NATUREZA (Ibidem: 74). A natureza, todavia, a essncia do que no foi alterado pelo homem (espao, ar, rio, folha), enquanto a arte resultante da mistura da vontade com os objetos (casa, canal, esttua, um quadro). Na natureza, as estrelas so inacessveis e o que est disposto na Terra deve corresponder s horas mais felizes e simples da infncia. O adulto no v a natureza e seus horizontes, apenas o sol, ento somente o amante da natureza guardou o esprito da infncia mesmo na idade adulta (Ibidem: 76). A natureza comporta a comdia e a tragdia. nos bosques que se vive a eterna juventude, o retorno infncia. neles que nos desvencilhamos de nossas peles como a cobra e vivemos nas plantaes divinas a dignidade e um retorno razo e f; nos bosques esto o mais caro e o mais ntimo. Na natureza esto os bens essenciais, pois a infindvel circulao da caridade divina alimenta o homem, (...) para poder trabalhar (Ibidem: 78-79). A beleza a necessidade mais nobre servida pela natureza e a percepo das formas naturais um deleite: os bandos de pssaros e insetos, pontuais como as plantas, seguem-se uns aos outros e o ano encontra espao para todos (Ibidem: 81); a presena elevada do espiritual d perfeio beleza e o intelecto procura a ordem das coisas
do amor pela abstrata humanidade kantiana, longe tambm da desconhecida, para ele, paixo revolucionria de Marx, enfim, afastado das identidades, Emerson situa o amor relacionado nossa constante observao da natureza o que nos faz aprendizes da beleza.

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

42

tal como esto no esprito de Deus: nada que divino morre. Todo o Bem eternamente reprodutvel (Ibidem: 83). O amor pela beleza chama-se gosto e deriva do deleite experimentado, pois o mundo existe para que a alma satisfaa seu desejo de beleza (Ibidem: 84). Alm dos bens essenciais e da beleza, a natureza nos dispe a linguagem: as palavras so sinais de fenmenos naturais; os fenmenos naturais especficos so smbolos de fenmenos espirituais especficos; a natureza o smbolo do esprito (Ibidem: 85)15. A natureza da justia, da verdade, do amor e da liberdade tem uma alma universal chamada razo; o esprito relacionado natureza. Portanto, o Esprito o do Criador. O homem raciocina por analogia e quando o faz pelos desejos secundrios emerge a corrupo e a correlata falsificao da linguagem. A quarta e ltima caracterstica da natureza chama-se disciplina. A natureza uma disciplina do entendimento nas verdades intelectuais (Ibidem: 91) e o exerccio da vontade, tambm compreendido como lio do poder, mostra que cada acontecimento nos ensina que a unidade da Natureza encontra-se na variedade. deste modo que a influncia moral da Natureza sobre cada indivduo a soma de verdade que ilustra para ele (Ibidem: 95). O indizvel inteligvel e suscetvel pelas prticas. assim que nos tonarmos os eternos pupilos do Senhor e produzimos cultura. O poeta, voltado para a beleza, se diferencia do filsofo na busca pela verdade, mas o verdadeiro poeta e filsofo o que se volta para a finalidade comum: a verdade bela e a beleza verdadeira. A religio e a moral so prticas das ideias, a primeira a partir de Deus, a segunda a partir do homem, e por isso toda cultura tende a impregnar-nos de
Reto, significa direito; torto significa torcido; esprito significa inicialmente, sopro, vento; transgresso, a transposio de uma linha, sobranceiro, o erguer de uma sobrancelha. Dizemos corao para exprimir uma emoo, cabea pera denotar pensamento; pensamento e emoo so palavras emprestadas do domnio das coisas sensveis e adaptadas natureza espiritual (Ibidem: 85). So palavras tomadas de uma aparncia material para exprimir um fato moral ou intelectual.
15

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

43

idealismo (Ibidem: 104). Entretanto, a finalidade humana a ligao do homem com a natureza contradizendo o que a cultura tende a idealizar, ou seja, torn-la a mais desejvel para a mente, liberando-a de suas supostas aparncias do que real para fazer do real o que era imaginao. O que a criana poder descobrir reduz-se, na vida adulta, ao real como convico modificada pela cultura. Segundo Emerson isso mostra, por exemplo, como o cristianismo preservado como algo superior aos escndalos ligados histria eclesistica (Ibidem: 105), fazendo com que a alma, ao respeitar demasiadamente o fim, naufrague pelos meios. O esprito deve responder o que a matria, de onde ela vem e para onde vai: de Deus dispondo a natureza aos homens e destes transformando-a com arte, preservando-a. A natureza est em ns, no se trata de submet-la a uma operao da razo como natureza humana: a terra, as rvores e suas ramificaes e frutificaes, como ns somos criados pelo esprito, pelo Senhor. No se trata de fenmeno, como sugerem os idealistas, mas de substncia. Se vivemos apenas com metade das nossas foras porque trabalhamos apenas com o entendimento: enquanto uma questo abstrata ocupa vosso intelecto, a natureza tr-la de volta ao campo concreto para ser resolvida pelas vossas mos (Ibidem: 113). Se compararmos nosso cotidiano com a ascenso e progresso das ideias na mente, em nossos momentos de crises agudas, chegaremos ao mundo com um novo olhar que responder o que a verdade relativa ao nosso intelecto, e o que o bem entregando-se verdade instruda: construa seu prprio mundo, uma correspondente revoluo nas coisas acompanhar o influxo do esprito. Rapidamente desaparecero as aparncias desagradveis: porcos, aranhas, cobras, pestes, manicmios, prises, inimigos so apenas temporrios e no mais sero vistos (Ibidem: 114).

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

44

A histria
O idiota, o ndio, a criana e o rapaz do campo sem instruo esto mais perto da luz sob a qual preciso ler a natureza, do que o dissecador e o antiqurio (Ibidem: 136).

No ano de 1841, Emerson escreve o complemento de A confiana em si, chamado A histria. A vida simples em convvio com a natureza no s expressa a vontade de Emerson, a sua vontade em compreender a vontade de Deus, mas tambm o modo pelo qual confrontar os efeitos dos idealismos da razo que repercutem em atentados contra a natureza e ao prprio homem estadunidense. No se trata de convenes sobre o que se passa e passou, mas da constatao de que, nesta razo, o fato antecede o pensamento. A Histria dispe as coisas e gentes, contrariando o pensamento de cada um para instaurar a preexistncia do fato na mente como leis. A revoluo, portanto, produz uma reverso natural16: nasce no pensamento de um homem e, quando brota tambm em outro homem, transforma-se na chave de nossa poca, pois a natureza universal que d valor s coisas e aos homens particulares (Ibidem: 117). pela natureza que se configuram os atos da confiana em si: a educao, a justia, a caridade, o fundamento da amizade e do amor, o herosmo, a magnificncia. Portanto, cada jovem deve ler um livro de Histria como se fosse apenas um comentrio, pois a sua vida o texto, contrariando o corolrio A Histria se torna fluida e verdadeira e a Biografia torna-se profunda e sublime (Ibidem: 125). A histria no obra dos grandes gnios e suas biografias so marcas do poder; a histria dos homens comuns que leem a natureza disposta por Deus e se associam para com ela produzir suas belezas materiais.
O que sugere uma concepo de revoluo mais prxima do movimento natural dos astros em rotao, produzindo diferena pela repetio do movimento, segundo definio estabelecida pela astronomia desde Coprnico, do que a concepo polticosocial, estabelecida pelos movimentos sociais no sculo XIX, que sugere uma mudana radical, imposta pelo uso da violncia, para a fundao de uma nova ordem social e poltica.
16

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

45

Do mesmo modo, o Estado assinala um fato na natureza humana (Ibidem: 119). Cabe a cada um, em si, examinar a razo necessria para cada fato, portanto pensar, pois, diante dos chamados selvagens, o Estado quer deles se desvencilhar ou incorpor-los a qualquer custo, submetendo suas culturas a uma cultura superior. Mas no s o Estado sozinho que opera deste modo. Os nmades asiticos e africanos foram obrigados pela religio a tornarem-se agricultores, contrariando a geografia em favor dos proprietrios e fundadores das cidades: o nomadismo era o perigo para o Estado. Por conseguinte, a histria civil e natural, a histria da arte e da literatura, devem ser explicadas a partir da histria individual, ou no passaro de palavras (Ibidem: 123). Para Emerson, algo se descolou da verdade grega explicitada na tragdia, esta literatura em que se fala com simplicidade, em que os indivduos tm o bom-senso sem saber, antes do hbito reflexivo se tornar o hbito predominante na mente (Ibidem: 128)17. Os poetas, na universalidade de suas descries inteligveis, so capazes de promover no jovem o segredo de sua prpria biografia, levando-o a reencontrar-se com suas aventuras em Esopo, Homero, Hafiz, Ariosto, Chaucer, Scott e com elas contrastar sua vida com sua prpria cabea e mos18. A poesia e a msica desestabilizam e do asas natureza. Elas esto para os melhores instintos ou sentimentos que recusam o jugo dos fatos e a glorificao dos mestres. Portanto, esprito e natureza so correlatos enquanto nossa Histria ftil: que alimento, que experincia, que assistncia reserva para o caador de focas esquim, para o habitante da Nova Calednia na sua canoa, para o pescador, para o estivador, para o
Os gregos no so reflexivos, mas perfeitos nas suas sensaes e na sua sade, dotados da mais bela organizao fsica do mundo. Os adultos agem com a simplicidade e a graa das crianas (Ibidem: 128).
17

Prometeu o Jesus da velha mitologia (Idem: 130). Penso que sempre lerei os livros mais correntes a Bblia, Homero, Dante, Shakespeare e Milton (Ibidem: 148, A experincia).
18

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

46

porteiro? (Ibidem: 135). preciso redigir uma nova histria a partir de uma reforma tica, de um influxo de conscincia novo e sempre salutar contra o egosmo e o orgulho que se desvencilhe do poder da cincia e das letras que obstaculizam a Natureza. Uma histria da experincia, pois a Natureza e os livros pertencem aos olhos que os veem
19

A constatao da natureza como harmnica e da qual devemos extrair nossas referncias de vida e existncia levar Emerson a sugerir a necessidade de uma revoluo que redirecione os homens a um mundo de comunidades autossuficientes educadoras de seus filhos para uma atitude pacifista de revolta contra o estado das coisas. A filosofia e a Histria so disciplinas de conhecimento que contradizem a disciplina das coisas dispostas na natureza, e ambas instituem um belo como resultado de essncias inexistentes, progressos e genialidades. Todavia, no h em Emerson a grande recusa que se afasta dos conhecimentos da cincia, ele apenas pretende situar uma reforma rompendo com a pretensiosa teoria da natureza. Para Emerson, tudo simples, como o homem comum o , desde que este olhe, habite e viva na natureza como uma ddiva de Deus. H uma averso constante aos superiores, ao pensamento filosfico aristocrtico que funda os governos das cidades e do Estado, pelo pensamento que naturaliza a superioridade pelo fato naturalizado. O fato deve ser atravessado pelo olhar de cada homem comum que recuse sua condio de inferioridade e a degradao da natureza. Afirma que no precisamos de manicmios e prises, de igrejas, de religies ornamentadas e palacianas, e antev as destruies gigantescas do industrialismo. Ler a histria saber encontrar os pontos comuns entre Prometeu e Jesus, homens extraordinrios pelo que fizeram ao desafiar o governo de deuses e homens. No so suas biografias que importam (estas so necessrias para igrejas, filosofias, Estados), mas suas
19

Cf. A experincia, opsculo de 1844.

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

47

prticas. Em Emerson esto no s referncias ao movimento ecolgico preservacionista (wilderness) contemporneo, como ressoa em certos princpios da Teologia da libertao. Como bem situou Max Nettlau, nele est no s o abolicionista da escravido negra, mas tambm do industrialismo, o esprito humanista do sculo XVIII, o esprito social de Fourier e Owen, a potncia da contestao do estado de Massachussetts, naqueles anos de 1840 e 1850. Emerson foi um libertrio sem ser anarquista, sem ser libertarian como desejam os neoliberais.

3. O trajeto do libertarianism
conhecida a Fbula das abelhas ou Vcios privados, virtudes pblicas, com um ensaio sobre a caridade e os asilos e uma pesquisa acerca da natureza da sociedade, escrito por Bernard de Mandeville, em 1705, tratando os vcios como passveis de punio somente quando se tornam crimes. Sua epstola ao evangelho liberal passou por revises de Adam Smith, que evita a relao direta, John Stuart Mill, para quem os atos do indivduo lhes so prprios e no devem estar submetidos ao governo e somente so passveis de interveno quando provocam danos a terceiros combinando coero legal e coero moral, e Friedrich Hayek, que retoma o princpio da felicidade como escolha racional e ao encontr-la cada indivduo colabora para o bem comum. No se desconhece nesta formulao a averso de Mandeville ao governo das condutas pelo papado e a necessria libertao tica do indivduo destes imperativos a serem suprimidos por tolherem a liberdade. Os vcios so diversos e suas repercusses esto relacionadas felicidade e ao bem comum do indivduo livre e da sociedade. Resta somente o que se transforma em crime. Constri-se uma verdade que fundamenta a produo de riquezas. Lysander Spooner, abolicionista, estudioso regular da questo da

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

48

pobreza, publica seu opsculo Vcios no so crimes20 em 1875. Na esteira de Mandeville, seus alvos so a igreja e o papado, assim como o crescimento da presena do Estado na vida de cada um. Sua argumentao gira em torno da inadequada relao entre vcio e crime que moralmente se sedimenta na sociedade estadunidense. Expressa as apreenses decorrentes do fim da Guerra de Secesso, com o industrialismo, abolio da escravido, o fortalecimento do mercado, os massacres indgenas, ocupao do oeste e o regramento autoritrio das condutas. Segundo Max Nettlau, Lysander Spooner est entre os individualistas, por ele tambm chamados de anarquistas, que combatiam o estatismo, o monoplio, intervenes na vida livre, mas negavam o socialismo de Estado ou anarquista21. O leitor de Vcios no so crimes, em suas primeiras pginas, de fato constatar o libertarismo de Spooner. Contudo, a partir do item IX o autor passa a considerar os limites do bom governo, o que deve apartar o vcio do crime e situa de maneira clara o libertarianism estadunidense que no se assemelha ao libertarismo anarquista. Os vcios (lcool, fumo e jogo) so privados e devem permanecer livres. Distinguem-se de crime. Alar o vcio ao julgamento imparcial
20

No original, Vices are not crime (A vindication of moral liberty).

Max Nettlau indica que este movimento anarquista-individualista praticamente desapareceu no incio do sculo XX e que foi praticamente desconhecido na Europa (exceo pontual a Londres). Sabe-se que lie Reclus, em sua viagem aos Estados Unidos, conheceu alguns deles e colaborou no The radical review, em 1877, de Benjamin Tucker, e que o apresentou ao irmo lise, em Paris, no ano seguinte. Tucker, depois de viagem a Londres, transforma-se no tradutor de Proudhon e Bakunin nos Estados Unidos. Anteriormente havia traduzido O eu e a sua propriedade, de Max Stirner, que considerava o principal livro. Para a leitura da obra importante de Tucker, composta de artigos publicados entre 1898-1901 no seu peridico Liberty (onde Lysander Spooner tambm publicou), consultar Individual liberty, tanto no site anarquista http://theanarchistlibrary.org/library/benjamin-tucker-individual-liberty como no do neoliberal Ludwig von Mises http://mises.org/books/individual_liberty_tucker. pdf (consultados em 20/09/2013). Mais uma vez, a dupla filiao se configura.
21

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

49

como dever de governo para regrar as condutas nada mais que justificar o crescimento da corrupo no Estado. H um limite para a presena do Estado, como sustenta o liberalismo, e este se encontra no que de uso livre e comum e no que impeditivo ao bem comum. Neste sentido, erige-se uma suposta ontologia da natureza do crime, na medida em que falta nos vcios, a essncia do crime em si mesma a inteno de lesar outra pessoa e seus bens (Spooner, 2003 [1875]: 9). Vcio est relacionado busca pela felicidade ou expressa a infelicidade. No cabe ao governo ajuizar, pois nenhum ato humano neutro, mas est relacionado ao ambiente, ao meio que o cerca. No h fronteiras entre vcios e virtudes, a cada um cabe descobrilos segundo seu juzo e uso. De acordo com a nossa natureza somos impulsionados pelo desejo de felicidade e pelo medo da dor (Idem: 14) e nos cabe aprender por ns mesmos, gozando nossa plena liberdade. No se deve estar disponvel ao poder de vizinhos ou de um velho em Roma, assistido por seus subalternos em matria de religio. Spooner, tambm, situa-se radicalmente contra o moralismo crescente da sociedade civil estadunidense que exige um Estado criminalizador dos vcios. E neste sentido, hoje em dia, seu pensamento uma referncia para a descriminalizao do uso de certas drogas, reatualizando uma liberdade interceptada internacionalmente pelo proibicionismo puritano estadunidense. Do mesmo modo, sua argumentao encontra-se presente na defesa da legalizao das drogas no mercado neoliberal e suas consideraes encontraro pertinncia nas atuais polticas de direitos e equacionamento do uso de drogas, relativizando a gesto sobre a sade e regrando a coao governamental. Trata-se de uma argumentao sutil que ancorar e fortalecer a racionalidade neoliberal pela vinculao entre safety e security, assim como parametrar o duplo complementar, tanto civil quanto penal, entre defesa da integridade pessoal e defesa da ordem pblica.

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

50

Punir um vcio exigiria imparcialidade do governo a ponto de encarcerar todos os cidados: no haveria tribunais suficientes para julgar os delinquentes, nem seria possvel construir prises suficientes para eles (Ibidem: 20). Spooner deixa claro no s a necessidade do tribunal, a existncia da seletividade penal, a construo do infrator como delinquente e a necessidade da priso. Mas, antes de tudo, sustenta que nos conservamos como espcie porque h um governo nascido de uma associao voluntria de indivduos, que se unem em funo dos propsitos, e s dos propsitos, que lhes convm (Ibidem: 49-50), portanto originrio da natureza das relaes humanas e contrrio possibilidade natural de prender todos os indivduos. O direito natural do indivduo est na base da defesa de seus bens e dos outros quando violados. Assim est fincada a legitimidade de um governo e esta no comporta o poder do governo sobre a vontade livre dos indivduos felizes ou infelizes, sobre as maneiras como cada um vive suas dores. De modo indireto, Spooner sinaliza sua crtica aos socialistas, pois delegar esta liberdade ao poder do governo seria confiar seus prprios direitos procura da sua prpria felicidade, uma vez que delegar os seus direitos de julgarem o que ser propcio sua felicidade delegar a totalidade do seu direito procura da prpria felicidade (Ibidem: 24). No est em questo a emancipao humana ou a igualdade para alm da formalidade. Est em jogo a necessidade do governo que menos governa do ponto de vista jurdico-poltico. Segundo Spooner, a punio dos crimes coisa simples, fcil e razovel para um governo (Ibidem: 24), garantindo-se para todo e qualquer homem da mesma maneira, a liberdade mais completa que o indivduo possa esperar sem infringir os direitos equivalentes dos outros (Ibidem: 25). Acopla-se a universalidade da lei s especificidades das normas para o bom e justo governo idealizado, contando com a idoneidade da polcia, a neutralidade do tribunal, a ausncia de conexes

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

51

entre o sistema penal, as infraes e a construo do delinquente e a fiscalizao pelo cidado22. Liberar os usos de drogas e o jogo tem uma utilidade econmica, favorece descriminalizaes e exige equacionamentos governamentais relativos pobreza e existncia nestas condies de enormes contingentes destes indivduos, que antes de tudo so livres na sociedade civil. Preserva-se intocvel o direito natural de cada um e a correlata transposio jurdicopoltica. Ocupar-se da pobreza no tarefa necessria (Ibidem: 49) do governo, ele apenas regula ou probe a caridade: nenhum governo ajuda aos pobres mais do que entende ser o suficiente (Ibidem: 52). Todo homem preferiria ser selvagem (Ibidem: 53) que um civilizado impedido de servir-se do que acumulou. Enfim, a pobreza a origem natural de quase toda a ignorncia, todo vcio, todo crime e toda misria que existem no mundo (Ibidem: 57), simplesmente porque permitem pequena minoria unida e organizada adquirir e manter sobre a primeira [a maioria] um poder to arbitrrio (Ibidem: 57). O que fazer? Segundo Spooner, substituir a pregao moral ou de bom senso aos miserveis que no mais so do que insultos sua misria e aliviar seus sofrimentos e melhorar as condies de vida. A questo que se por a partir da deixar de ser: quais so os vcios dos homens? transformando-se noutra, muito diferente: quais so os seus direitos? (Ibidem: 60). Desta maneira, encontramos em Spooner uma razo de clculo que reduz a ao coercitiva direta do Estado ao mesmo tempo em que amplia sua governamentalizao com base na sade da populao. As prises so para os criminosos comprovados. Mas este clculo no prev a continuidade do vcio como crime, ou da regra geral que governa a continuidade da
A respeito do julgamento de Chicago condenando sete anarquistas por meio de manipulaes da polcia e da Justia, Spooner redigiu para o Liberty de Benjamin Tucker o contundente artigo Confession of an atrocious crime against the anarchists tried at Chicago (Spooner, 1886a), seguido de uma nota Chicago anarchists (Spooner, 1886b).
22

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

52

condenao dos indivduos perigosos fundamentada na pobreza. A atualidade do pensamento de Spooner est em distinguir em graus o duplo que relacionava vcio a crime pelo proibicionismo estadunidense fundamentado na relao coero-sade pblica, para outra distino supostamente de natureza, cuidando do possvel na pobreza enquanto a economia capitalista no se disponha a pressionar o Estado para a legalizao das drogas. Neste sentido, a ilegalidade criada pelo proibicionismo permanece governando pela atenuao derivada da descriminalizao acentuada de condutas de usurios drogas. Antes de tudo, preserva-se a liberty para depois favorecer a volta de prticas originariamente ligadas freedom. So as duas faces do libertarianism estadunidense: freedom a base que deve regular a liberty e esta regulamentadora da freedom socialmente aceita. Assim sendo, o vendedor de drogas e o usurio so por princpio inocentes e o governo no tem o direito de impedir que algum caminhe para autodestruio ou suicdio, portanto, em princpio todos vivem a freedom. Exige-se a imparcialidade do tribunal diante das provas, o que fortalece a liberty e transforma freedom em crime. A construo do indivduo perigoso uma questo de segurana para a freedom e a liberty e cada indivduo perigoso facilmente identificado pelos demais segundo seus atos passveis de coao. Segundo Spooner, a vida menos governada a mais livre porque tambm produz discernimento em cada um e entre os demais sobre o que o crime. A questo atual sobre a relao vcio-crime assume um paradoxo que o fundamento do neoliberalismo. A partir do momento em que o governo criminaliza o vcio, ou seja, o produtor, o comerciante e o usurio, a tarefa de restituio da freedom passa tambm a ser naturalmente uma questo de governo que envolve clculo econmico sobre as drogas e o jogo, clculo poltico sobre a moral, clculo governamental sobre a gesto da pobreza. O estatismo liberal produziu custos sociais, polticos e econmicos que somente podero ser sanados

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

53

por uma governamentalizao do Estado. Governar mais para no governar demais, eis a tarefa do neoliberalismo, este seu paradoxo. A natureza nos dispe a conhecer e o que o fazemos deve ser por nossos prprios meios, reitera Spooner. Toda criana conhece a natureza do fogo ao experiment-lo, antes de conhec-lo. As tentativas dos pais em torn-los virtuosos apenas os mantm na ignorncia do vcio, uma tirania, semelhante violao do direito das crianas de adquirirem o conhecimento, obstruindo o direito de desenvolverem os dons com que a Natureza as dotou e a serem aquilo que a Natureza as destina a ser (Ibidem: 28). Se em Emerson a argumentao a mesma quanto experincia, ela se diferencia de Spooner quanto naturalizao das condies impostas pela natureza. Se em Spooner tudo deve ocorrer pela interceptao aos excessos de governo, em Emerson a mesma naturalizao explicitada enquanto artificialidade da Histria e condio para a revoluo. A questo da segurana, acoplada sade, passa a ser prioritria. Tudo o que veda uma grande via pblica representa um incmodo e pode ser eliminado e dar lugar correspondente punio; tudo o que envenena o ar, ou o torna desagradvel ou doentio, danoso; tudo o que obstrui a luz, qual cada homem tem legalmente direito, um transtorno (Ibidem: 35); e, no limite, quem toma veneno, sem ter sido vtima de fraude intencional, consente23. Spooner entende que o governo resultante de um acordo voluntrio e que necessita de tribunais, mas antes deles de uma vida consentida pela confiana em si. A conversa entre Emerson e Spooner assume ares de conflito na nfase punio do indivduo, mas no em relao ao monoplio que envenena a natureza, no governo que impede a freedom.
Spooner situa sua crtica ao controle da bebida no estado de Massachusetts relatando que um ato sexual com uma mulher que consente, acima de dez anos, no estupro, enquanto qualquer homem ou mulher no possui discernimento sobre o uso do lcool e, portanto, est-lhes vetada compra de bebida.
23

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

54

Um bom governo no pode esquecer que os grandes crimes no mundo so, na sua maioria, motivados pela avareza e ambio amparadas em leis criadas por eles mesmos para garantir-lhes vantagens e monoplios que pilham o trabalho dos outros em nome de interesses prprios: os maiores de todos os crimes so as guerras que os governos se entregam, pilhando, subjugando e destruindo a humanidade (Ibidem: 42). Spooner pretende limpar o liberalismo de proximidades com os monoplios, estes sim criadores de legislaes injustas, de suas prprias leis; dos fraudadores que burlam as leis; dos assaltantes, ladres, falsrios e escroques que lesam a sociedade e que so tudo menos beberres inveterados (Ibidem: 45). Spooner o reformador neoliberal, e, com base no conflito de diferenas conjugadas com as premissas de Emerson, a revoluo se transforma na justa reforma, espao aberto para absorver Emerson. Neste sentido, o preservacionismo emersoniano conviver com seu duplo, o conservacionismo neoliberal no que tange situao da natureza e ao desenvolvimento capitalista abrindo espao para a sustentabilidade. Novamente, pela governamentalizao do Estado que a premissa do governo voluntrio primordial para a restaurao da confiana em si do indivduo, da freedom individual e da sociedade civil garantidas pela liberty. Por ora, governa-se mais para no governar demais at que se alcance o ponto real da utopia capitalista que envolve a plenitude do indivduo e que supe, pelo menos na nomenclatura, que todos tenham deixado o estado de pobreza para um outro patamar ainda no nomeado que explicita o desenvolvimento humano e que, na atualidade, chama-se desenvolvimento sustentvel governado pelo ndice de Desenvolvimento Humano e suas medies de liberdade. A segurana deixa de ser apenas aquela explicitada pela razo de Estado e passa tambm a conectar as demais dimenses da vida humana (ambiental, alimentar, humana, etc.), do mesmo modo que a sade no mais aquela que procura governar a pobreza a partir de assistncia

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

55

social e da degenerao do indivduo livre em perigoso. A sade agora investe na recuperao da degradao deste indivduo como condio para ele alar o outro patamar que dever situar o desaparecimento da pobreza. Contudo, esta sade deve responder aos compensatrios genticos, escolares e culturais, e de compreenso de cada indivduo de como deve se portar para evitar riscos e ao mesmo tempo geri-los. Desta maneira, a moderao de Spooner governa a revoluo de Emerson e a captura no atual fluxo governado pela racionalidade neoliberal. Enfim, para Spooner, crimes por uso de bebidas, ou drogas, so poucos e no muito graves. Dizer que o lcool responsvel pelas prises repletas nada mais que constatar, para surpresa do leitor e com a fineza de um observador sutil, que os estadunidenses compem um povo to brutal e to pouco razovel (Ibidem) e que seus juzes so moralizadores que prejudicam a formulao de boas leis confundindo vcio e crime. nesta definitiva dissociao do efeito econmico sobre a moral puritana que o neoliberalismo estadunidense pretende levar vantagens. Para os neoliberais estadunidenses, a crise de 2008 no passar de desmandos e corrupes, efeitos da sua rdua tarefa de governar mais para no governar demais.

4. Libertrio ou libertarianista
O governo do Estado no esteve, est ou estar livre de corrupes: elas lhe so inerentes. neste sentido, tambm, que no se deve associar libertrio e libertarian e, ainda que Max Nettlau tenha sido um estrategista genial ao escrever sua histria da anarquia atravs dos tempos, hoje esta no s ponto de inflexo a ser retomado pelos anarquistas, tambm um ponto de reverso. Nada h at o momento na histria que no aponte a democracia como o regime mais propcio s liberdades, sejam como freedom e liberty, sejam para as liberdades libertrias anarquistas em realizao associativa.

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

56

Os libertrios estadunidenses, vrios segundo Nettlau, apontaram os limites da propriedade privada e do governo, assim como do socialismo estatal e anarquista. So os mesmos citados pelos neoliberais dentro e fora dos Estados Unidos. Para um bom entendedor, meia palavra basta. O libertarismo, quando no tomado como sinonmia de anarquismo, situa uma encruzilhada com o libetarianismo. Isso um problema para o militante, porque ele no tem como abjurar as condies propcias criadas pela democracia para que a anarquia se firme e cresa, seja ele pacifista e associativo em revoluo permanente como configurou Proudhon, seja revolucionrio e organizacional como sugeriu Bakunin. Mas pouco importa para os anarquistas as biografias e as genialidades porque eles fazem por meio de suas prticas. A histria das ideias no move a histria. A disputa pelo termo libertrio irrelevante para o anarquista: o termo ganhou notoriedade histrica na luta contra o Estado. O seu domnio para os neoliberais. Mas ainda permanecem em cada anarquista as indicaes de Godwin sobre o fim da punio, de Stirner e o nico e suas relaes, de Djacque contra uma anarquia misgina de Proudhon, de Tucker contra o socialismo anarquista ou libertrio, de Nettlau quanto estratgia interpretativa da histria... Fica de Emerson seu espiritualismo libertrio habitando com mais radicalidade David Thoreau e a ecologia preservacionista, de Spooner a luta pelo fim do proibicionismo s drogas, pontos tpicos e relevantes porque so prprios s prticas libertrias. Longe do pedantismo acadmico, enfim, o libertrio o anarquista, associativista e organizativo, individualista, coletivista e comunista, enfim, quase todos apreciadores da freedom e todos se dispensando de liberty. Quanto natureza criada por Deus, esta uma questo que nunca foi anarquista, mas o anarquista no preservacionista nem conservacionista da natureza. Entretanto, reconhecido que entre os anarquistas h uma concepo de natureza humana idealizada rasurada na histria.

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

57

O problema talvez passe a ser este em relao natureza, a natureza humana e os anarquistas. E mais uma vez, no agonismo dos combates incessantes e sem condescendncia interpretativa, preciso anarquizar os anarquistas, ou melhor, o anarquista deve se anarquizar, ele no o maior, nem o melhor apenas o diferente que recusa o pragmatismo.
Said, Hey, babe Take a walk on the wild side I said, Hey, honey Take a walk on the wild side And the colored girls say, Doo do doo do doo... (Lou Reed, Walk on the wilde side)

Bibliografia

CATELI, Felipe (2013). Anarcocomunismo, socialismo libertrio e libertarianismo


de esquerda: conceitos e diferenas. Instituto Ludwig Von Mises. http://www. mises.org.br/Article.aspx?id=1653 (consultado em 07/09/2013).

DJACQUE, Josephe (1858). Chne et rouseau. In: Le Libertaire, n. 8, 20 de novembro de 1858. http://joseph.dejacque.free.fr/libertaire/n08/lib02.htm (consultado em 10/09/2013). _____ (1859a) La allienation mentale. Le Libertaire, 5 de fevereiro de 1859, n. 10. http://joseph.dejacque.free.fr/libertaire/n10/lib02.htm (consultado em 11/09/2013). _____ (1859b).La guerre serville. In: Le Libertaire, n. 18, 26 de outubro de 1859. http://joseph.dejacque.free.fr/libertaire/n18/n18.htm (consultado em 12/09/2013). _____ (1860) La civilization et as sauvagerie. In: Le Libertaire, n. 26, 2 de novembro de 1860. .http://joseph.dejacque.free.fr/libertaire/n26/lib06.htm (consultado em 13/09/2013). _____ (1861). La question amricaine. In: Le Libertaire, n. 27, 4 de fevereiro de 1861. http://joseph.dejacque.free.fr/libertaire/n27/lib02.htm (consultado em 14/09/2013). EMERSON, Ralph Waldo (2009). A confiana em si, a natureza e outros ensaios. Traduo de Carlos C. M. de Oliveira e Jos Lus Costa. Relgio Dgua: Lisboa. FAURE, Sebastien (1934). Anarchie. In: Encliclopdie anarchiste. http://www. encyclopedie-anarchiste.org/articles/a/anarchie.html (consultado em 12/09/2013). FOUCAULT, Michel (2004). Hermenutica do sujeito. Traduo de Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. So Paulo: Martins Fontes. _____ (2008). Nascimento da biopoltica. Traduo de Salma T. Mucail e Marcio A. da Fonseca. So Paulo: Martins Fontes. NETTLAU, Max (1978). La anarquia a travs de los tiempos. Madrid: Jcar. OSULLIVAN, John (1845). Annexation. In: United States Magazine and Democratic Review 17, n. 1, jul-ago 1845, pp. 5-10. http://web.grinnell. edu/courses/HIS/f01/HIS202-01/Documents/OSullivan.html (consultado em 14/09/2013). SPOONER, Lysander (2003). Vcios no so crime. Traduo de Wagner Mello

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

58

Dvilla. Editora Aquariana: So Paulo. _____ (1886a) Confession of an atrocious crime against the anarchists tried at Chicago, In Liberty (4, no. 9, september 18, 1886: 4-5). http://www.library. libertarian-labyrinth.org/items/show/2385 (consultado em 20/09/2013). _____ (1886b) Chicago anarchists, Liberty (4, no. 12, december 11, 1886: 5). In http://www.library.libertarian-labyrinth.org/items/show/2543 (consultado em 20/09/2013). THOREAU, David Henry (1987). Em defesa de John Brown. In: A Desobedincia Civil. Traduo de Jos Paulo Paes. So Paulo: Cultrix. WHITMAN, Walt (1856). Letter a Ralph Waldo Emerson. http://www. whitmanarchive.org/published/LG/1856/poems/35 (consultado em 14/09/2013).

ecopoltica, 7: set-dez, 2013 natureza, pensamento e poltica, 33-59

59

Вам также может понравиться