Вы находитесь на странице: 1из 4

DOMINGO RADICAL 2010 Uma Galera na Contramo

Lio 04 Eu escolho ser um Radical!

Data: 29 0! "0

O4 EU ESCOLHO SER UM RADICAL


PRINC PIO: No s)bio se misturar nem se contaminar com os costumes mundanos do seu tempo . V!R" C#$O: @&odas as coisas so l#citas, mas nem todas convm. &odas as coisas so l#citas, mas nem todas edi"icam.A 9 5o. 1022B %$VO2 4evar os ;uvenis a entenderem que eles devem tomar cuidado com o que est) entrando em sua mente.

DICAS PARA O PROFESSOR:


01.Receba os juvenis lembrando a idade que eles tm, entre 10 a 12 anos. No os receba como crianas pequenas. At para c amar a ateno, desde que no seja al!o "ora do controle, converse no n#vel de palavras para a idade deles. No c ame ateno, nem bri!ue como se "a$ com criana pequena. 02. %e vai ministrar para juvenis, voc deve, nessa semana, procurar assistiral!uns pro!ramas na &' ou na net, ou v#deos no (ou tobe, para se inteirar do que est) acontecendo por a#. No preciso assistir a tudo pois em pouco tempo j) ir) perceber o que anda enc endo as mente dos juvenis em !eral, e in"eli$mente, a dos nossos juvenis tambm.

QUEBRA-GELO:
Material usado: Numa cai*a +encapada de preto com bolas brancas,j) tem pronta-, coloque v)rias tiras de papel com nomes de comunidades do .r/ut. ')rias comunidades boas e v)rias ruins +s0 no use as que tm palavro-. +1*emplos bons2 Radicais 3ids, Radicais 4ivres, 5omunidade dos pastores da videira, 6eraldo 6uimares, 5ia. 7e Artes 8oe, 9!reja 'ideira Rio, 9!reja 'ideira 6oi:nia, ;ovens 'ideira, e outros. 1*emplos ruins2 1u amo beijar, sou ciumenta, ... procure outros desse tipo...5om uma cartolina, "aa um carta$ com duas colunas2 uma com o t#tulo2 A<R.'A7. , e a outra com o t#tulo2 71%A<R.'A7.. 1*plique que dentro da cai*a tm al!uns nomes de .r/ut. =ns aconsel )veis e outros desaconsel )veis. 5ada um tira um papel, pensa, mas de acordo com o padro de 7eus, e depois cola a tira na coluna mais apropriada. . l#der pode orientar na d>vida.

Nesse domin!o importante que eles ten am o momento de louvor para colaborar para a ministrao da <alavra de santidade. <rocure no (ou &obe um v#deo bem interessante com a m>sica2 Na corte do 1!ito. &em v)rios. ?aa o momento do louvor com v#deo. .utra su!esto2 @%er santoA 1s ila. @<risioneiro de 7eusA Ariane. 'eja se tem al!um outro louvor que "ale de santidade.

LOUVOR :

OFERTA: .s juvenis participam desse momento juntamente com os adultos. DEVOCIONAL:

.re com os juvenis e, em se!uida, ensine,os a declarar o vers#culo do dia2 @&odas as coisas so l#citas, mas nem todas convm. &odas as coisas so l#citas, mas nem todas edi"icam.A 9 5o. 1022B 5ada um deve tomar o vers#culo para si e con"ess),lo simultaneamente, na primeira pessoa do sin!ular, da se!uinte maneira2 Eu vou tomar cuidado com as coisas que eu vejo pois algumas no edificam a minha vida 7i!a,l es que repitam v)rias ve$es a con"isso . 1 lembre,se que no simplesmente uma repetio, mas a con"isso da <alavra que a 'erdade.

APLICAO:
O ministrador dever estudar bem para no precisar ficar preso ao texto no papel.

Recurso Visual: ?aa carta$es +"ol a de papel AC colada em pedao de cartolina um pouco maior D cores variadascom nomes de pro!ramas de &', e sites, e sites de relacionamentos +1*. .R3=& E F%N E &G9&1R E FA4HAIJ. E 5ole esses carta$es na parede.

IN&RO'#()O
. que vocs esto vendo aquiK . que so essas palavrasK 'amos ler o que est) escrito aqui. +<ea que, um de cada ve$, leia um carta$1nto, vocs j) con ecem esses pro!ramas e esses sites. Hoje atravs da televiso e da internet voc tem contato com o mundo e com tudo o que voc possa ima!inar. &em muita coisa boa, mas tambm tem muita coisa ruim. A# voc per!unta2 mas o que bom e o que ruim. 5ada um tem um !osto. <ois . Hoje eu quero "alar e*atamente sobre isso. Na verdade eu no quero c e!ar aqui e "alar mal disso ou daquilo. Fas eu quero te mostrar que voc pode escol er receber tudo que o mundo te o"erece, mas voc tambm pode escol er ser um radical e pensar antes de ver um pro!rama ou se tornar membro de uma comunidade, por e*emplo. =m Radical inteli!ente pensa e avalia bem se conveniente ou no al!uns pro!ramas. No s0 porque todo mundo "a$ que voc deve ir atr)s "a$endo tambm. Fas tambm tem outra coisa. 1ssa deciso que voc vai tomar, se al!o correto ou no, no pode ser tomada simplesmente pelo que '.5L ac a. =m Radical inteli!ente toma decisMes com base no que 7eus ac a. 1 isso voc encontra na <alavra de 7eus. Acredite que 7eus te ama, e por mais que voc ac e que al!o le!al e que no tem problema nen um, saiba que 1le te ama e quer que voc seja "eli$, no s0 oje, mas para sua vida toda. 1nto vamos ver um cara da b#blia que nos ensina al!o sobre isso. 1sse cara o 7aniel.

*I"&+RI% , ,$IC%:
'amos ler o te*to de 7aniel. 12B a N, 1O, 1P a 21 +o pro"essor deve ler o cap#tulo 1 completo em casa1les devem ler na b#blia, caso no a ten am, dei*e que um e outro leia al!uns vers#culos na sua b#blia. 7epois da leitura "aa um resumo r)pido para eles. 1nto o que aconteceu aqui nesse te*toK 7aniel "oi c amado e ... 1 n0s aprendemos al!umas coisas com esse tal de 7aniel. 1le tem al!umas coisas para nos ensinar.

V!R'%'! '% P%$%VR% +"aa carta$es com esses dois pontos e cole na parede qdo "or e*plicar cada um-. / 'aniel no aceitou ser como um deles. 7aniel estava lon!e da casa de seus pais. 7aniel estava lon!e de seus l#deres. 7aniel estava so$in o para decidir o mel or para ele. 7aniel estava praticamente livre para "a$er e escol er o que quisesse. <oderia ter se misturado com o pecado e muitos depois at dariam ra$o a ele, pois diriam que assim tambm di"#cil no se misturar. Q muita presso. 7aniel estava na RabilSnia. A RabilSnia na b#blia sinSnimo de lu!ar de muitos pecados, de muita "acilidade para pecar. Aquele rei no servia a 7eus. A comida do pal)cio era consa!rada a outros deuses. Fas ele "oi muito "irme, determinado. Fesmo estando no meio de muitos que estavam vivendo em muitos pecados, ele decidiu no se misturar, no se contaminar. 1le no se contaminou com os costumes, os !estos, as comidas, as danas. %abe porque ele no se misturouK <orque ele sabia que tudo aquilo era pecado, no era de 7eus e no a!radava a 7eus. 7aniel era 79?1R1N&1. 1le queria ser in"luenciador e no in"luenciado pelos pecadores. 7aniel se posicionou. 1le sabia que tudo na vida dele era uma questo de 7159%J. e que toda deciso traria uma 5.N%1T=LN59A. Naquela poca, na RabilSnia e*istiam "estas muito sensuais e carnais que podem ser comparadas ao carnaval de oje em dia. Tue tambm podem ser comparadas com os bailes de oje. Fas como 7aniel tin a amor e temor a 7eus e sabia que aquilo no a!radava a 7eus, ele decidiu no participar de nada daquilo. %e na poca de 7aniel j) tivesse .r/ut, com certe$a teria muitos jovens com comunidades no apropriadas. 1 com certe$a, 7aniel iria saber escol er bem as comunidades e os pro!ramas idias para um Radical. 'oc viu no te*to que lemos que 7aniel resolveu no se contaminar, no se misturar.Fesmo que os outros "a$iam, mas ele queria ser di"erente. 7aniel sabia que aquelas "estas iriam a"ast),lo de 7eus e desa!radar a 7eus, ento ele "oi radical, no participou. 7aniel era um RadicalUUU 1 por causa da sua deciso de no se misturar veja o que aconteceu2 0. / 'aniel foi ac1ado -2 ve3es mais sbio 4ue os outros 5ovens 4ue aceitaram se misturar.

'oc pode estar pensando, mas pra que tudo isso. . que que temK Q s0 uma comunidade. 'oc tem que pensar na sua vida toda e no s0 a!ora quando voc tem 10, 11 ou 12 anos. Tuem voc quer ser quando estiver com 1V, 1P ou 1N anosK .nde quer estarK ?a$endo o queK A , isso vai depender das suas escol as de oje. <or causa do posicionamento de 7aniel 7eus o abenoou e o "e$ ser 10 ve$es mais s)bios que os outros. Fesmo 7aniel no comendo a comida do rei, ele "icou "orte e saud)vel. 7eus o abenoou. 7aniel "oi um !rande e*emplo. 7aniel "oi admirado e elo!iado por muitos. 1 mel or ainda, por 7eus.

M%I" V!R'%'!" '% P%$%VR%: +escreva os te*tos em tiras de papel e d a al!um juvenil para que ele mesmo leia e depois voc "a$ o coment)rio do te*to'amos ver mais al!umas verdades da <alavra de 7eus que "alam sobre isso. 6"e o teu ol1o direito te fa3 trope7ar8 arranca9o e lan7a9o de ti: pois te conv;m 4ue se perca um dos teus membros8 e no se5a todo o teu corpo lan7ado no inferno.< Mt. =:0> . que esse te*to quer di$erK Q simples. 7i$ que aquilo que "a$ voc que desa!rada a 7eus e no edi"ica a sua vida deve ser tirado imediatamente. 6Crede nos teus profetas e prosperareis< II Cr. 02:02b 1 esse te*toK 1le tambm muito claro. 7i$ que se voc acreditar no que os teus pro"etas di$em, voc vai ser pr0spero e "eli$. A!ora eu te per!unto. Tuem so os teus pro"etasK Na sua vida, os teus pro"etas so os teus pastores, a discipuladora, a l#der da clula. 1 ojeK Hoje eu e essas outras pro"essoras aqui que somos os pro"etas que 7eus colocou na sua vida pra te "alar a verdade da <alavra. 5abe a voc acreditarU 6&odas as coisas so l?citas8 mas nem todas conv@m. &odas as coisas so l?citas8 mas nem todas edificam.< I Co. -2:0A Aqui o te*to di$ al!o muito interessante pra vocs2 di$ que realmente podemos "a$er muitas coisas que no so um pecado +se que e*iste taman o de pecado-. &em coisas que vocs di$em lo!o2 @mas, o que que tem demais nissoKA ento a b#blia responde que muitas coisas so l#citas, ou seja, muitas coisas vocs podem at "a$er, mas muitas delas no edi"icam voc e desa!radam a 7eus. 1nto, voc ac a que ainda vale a penaK 6Binalmente8 irmos8 tudo o 4ue ; verdadeiro8 tudo o 4ue ; respeitvel8 tudo o 4ue ; 5usto8 tudo o 4ue ; puro8 tudo o 4ue ; amvel8 tudo o 4ue ; de boa fama8 se alCuma virtude 1 e se alCum louvor existe8 se5a isso o 4ue ocupe o vosso pensamento. Bp. D:E 1 aqui tem uma dicas interessantes do que voc deve enc er a sua mente. 1 voc que inteli!ente vai avaliar2 %e o site, ou a comunidade, ou a conversa... 2 verdadeira, respeit)vel, justo, puro, am)vel, de boa "ama, e se tem virtude e louvor, ento voc pode ir em "rente. Fas se no, voc no vai continuar.

%P$IC%()O
%P$IC%()O 'O &!F&O N% VI'% O G#V!NI$ -. / Assim como 7aniel voc tambm pode decidir no se misturar e "a$er tudo o que outros cole!as tem "eito. 1les escol eram viver uma vida "a$endo as coisas erradas e por isso desa!radando a 7eus. N0s queremos que seus cole!as se convertam a ;esus e sejam "eli$es, mas enquanto isso no acontece, voc tem que ser radical. 'oc tem que ser uma matri$ e no uma c0pia. 'oc tem que decidir no se misturar2 . que seria no se misturarK 'eja al!uns e*emplos2 No "alar os palavrMes que seus cole!as que no con ecem a 7eus "alam. No "a$er os !estos indecentes que seus cole!as "a$em. No adicionar comunidades s0 porque seus cole!as adicionaram. No cantar nem danar m>sicas que tem letras "alando de se*o. %e*o para o casamento. O sexo foi criado por Deus para os homens como algo lindo e sagrado para ser vivido por duas que pessoas que se casaram porque se amam. O sexo no foi criado para ser ridicularizado, mostrado para todos com gestos baixos. Isso desagrada profundamente o corao de Deus. No colar na prova. 'oc tem que estudar e escrever o que voc sabe. No ver as revistas nem os sites porno!r)"icos que seus cole!as vem. No "a$er ba!una e desobedecer aos pro"essores como seus cole!as "a$em. 1 ateno2 No participar de nen uma "esta de carnaval8 5unina8 Cosme 'amio8 *aloHin... pois essas "estas so as "estas que os babilSnicos na poca de 7aniel participavam. Fuita sensualidade e muitos pecados. <articipar dessas "estas e eventos s0 vai te a"astar de 7eus e desa!radar o seu corao. %aiba que 7eus te criou para a santidade e para que voc seja "eli$. 0. / %e voc "i$er a escol a certa de no se misturar, 7eus vai te abenoar muito. %e voc buscar mais a 7eus e buscar mais a!radar o corao d1le, ele vai poder te abenoar muito nesse ano de 200W.

7eus vai te dar mais capacidade de aprender, de estudar, de entender as matrias e de ser muito mais s)bio tanto na escola como nas outras )reas da sua vida. A./ A!ora, tem uma coisa muito importante que eu quero te "alar2 eu no moro na sua casa, os pastores no "icam vi!iando voc, pra saber que tipo de comunidade voc est) se tornando membro, que site voc est) entrando. 'oc j) bem !randin o e deve decidir que no vai entrar em sites e nem ver pro!ramas e nem se associar a comunidades que no tem nada a ver com voc, como um Radical. D../ Xs ve$es acontece sim que os pastores, os l#deres abrem al!uns or/uts e vem sua comunidades, seus contatos, os v#deos, o per"il... e eles "icam to, mas to, mas to, tristes que voc nem ima!ina. 1les continuam te amando, mas "icam tristes porque esto vendo que desse jeito vocs no esto a!radando a 7eus e assim 7eus no pode abenoar vocs.

&!"&!M#N*O P!""O%$
. pro"essor ou outro l#der da sala deve contar um testemun o sobre esse assunto. 5onte como "oi, se voc precisou que al!um te orientasse, ... Ateno2 s0 conte testemun o de vit0ria. .s demais !uarde para momento oportuno.

APELO: (use u

!"u#"$ %&$& esse

" e'(")

<er!unte se al!um quer "alar al!o. . que eles ac avam antes da ministrao. . que eles entenderam depois da ministrao. 7epois per!unte quem quer orao para ter mais sabedoria e entendimento da parte de 7eus para escol er as coisas apropriadas que edi"icam a sua vida. .re pela vida deles minstrando sabedoria da parte de 7eus para eles no se misturarem com o que no convm

BRINDE RADICAL:
Marcador de $ivro

M%&!RI%$: 1'A +trabal e com as cores verde, a$ul e ab0boraMO'O '! B%I!R: procure modelos na net. <rocure no site por2 FAR5A7.R 71 49'R. 1F 1'A. Na parte de cima deve ter o @RA dos Radicais ;uvenis colado. 1 no meio do marcador +deitado- escrito2 =FA 6A41RA NA 5.N&RAFJ. e o te*to: Todas as coisas so lcitas, mas n m todas con!"m# Todas as coisas so lcitas, mas n m todas di$icam#% I Co# 10:2& .R%2 veja os modelos na net, mas lembre,se que para juvenis e no deve ser muito in"antil.

***************************************************************** *******

DEUS TE ABENOE + E ANTES QUE VOC, MINISTRE ESSA MENSAGEM NO CORAO DOS -UVENIS. QUE ELA SE-A HEMA NO SEU CORAO+

Вам также может понравиться