Вы находитесь на странице: 1из 22

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Faa da sua msica um negcio - Seu guia de marketing musical Unidade 1 - Princpios bsicos do marketing musical Projeto desenvolvido por Cinthia Van de Kamp De 2004 a 2010 Braslia, DF

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Agradecimentos

Ao msico e produtor Ulysses Xavier, por ter me inspirado e orientado no desenvolvimento deste projeto. minha famlia, por todo apoio que recebi para a construo de minha carreira. E, finalmente, aos leitores que me do a oportunidade de compartilhar o que aprendi.

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Introduo

Este manual foi construdo com a finalidade de dar subsdio ao msico para a administrao de seu trabalho artstico. Por meio dessa leitura, voc ir conhecer as ferramentas necessrias para conquistar os seus objetivos e levar a sua msica ao pblico, transformando esse trabalho em contedos, servios e produtos competitivos. Voc pode ler apenas a unidade que lhe interessar mais no momento, ou realizar a leitura completa do manual. Devido ao grande nmero de grupos musicais que se formam e a quantidade de msicas compostas todos os dias, alm das mudanas no comportamento de consumidor e nas tecnologias disponveis, a concorrncia aumenta expressivamente. cada vez maior a necessidade do msico de utilizar tcnicas para a gesto de sua carreira, construindo-se como marca e oferecendo contedos, servios e produtos que proporcionem experincias e sentimentos diferenciados para o pblico. Alm de produzir uma boa msica, o artista precisa planejar todo o seu investimento em distribuio e comunicao, alm de precificar o que oferece de forma que o pblico queira e possa pagar. Nesse manual voc encontra todos os passos para realizar a anlise, o planejamento, implementao e controle de suas aes de marketing, que, de forma geral, abrangem contedos, servios e produtos; preos; distribuio e comunicao. Utilize os conceitos e tcnicas apresentados como base para ampliar as suas possibilidades de sucesso, e d asas sua imaginao, desenvolvendo estratgias inteligentes de forma criativa.

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

ndice

O primeiro passo ... 6 Voc, marca ... 7 Marketing musical ... 8 Os 4 Ps do marketing musical ... 9 O processo de marketing ... 10 Recursos que voc vai precisar ... 14 Definio de seus objetivos ... 15 O mercado musical ... 16 O pblico ... 18 Concluso da unidade ... 21 A autora ... 22

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O primeiro passo

Viver da msica significa fazer msica ganhando dinheiro suficiente para suprir as suas necessidades e desejos, como se alimentar, morar, vestir, cuidar da sade, se transportar, se especializar, comprar CDs, viajar e se divertir. E para isso acontecer, preciso transformar a sua msica em algo que atenda a necessidades e desejos de parceiros; donos de casas de espetculos, bares e cafs; gravadoras; produtores; jornalistas e veculos de comunicao; lojas reais e virtuais de msica; assim como consumidores finais de msica. Desta forma, o primeiro passo rumo ao sucesso ver a sua msica como um negcio, ou seja, algo que voc vai oferecer a um grupo de pessoas e empresas, recebendo coisas que necessita e deseja em troca, como dinheiro, espaos para divulgar seu trabalho, reconhecimento, etc. Isso te leva a um grande mercado, onde voc concorre no s com msicos, mas tambm com atores, artistas plsticos, danarinos, cineastas, desenvolvedores de games, restaurantes e jogos de futebol, pelo tempo e dinheiro das pessoas.

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Voc, marca

A marca o conjunto de caractersticas que diferencia um artista de outros. o conceito e a identidade do artista, enquanto o contedo, servio e produto, como veremos a seguir, tudo que ele gera, como um disco, um DVD ou um show. A marca, alm de constituir-se por um nome e um design, rene as promessas de satisfaes e humaniza o produto, fazendo com que ele construa relacionamentos com o pblico. Uma pessoa compra um disco da Sade porque gosta de msicas minimalistas e romnticas, escuta o Marilyn Manson por gostar da sua agressividade e rebeldia, ou Legio Urbana por seu trabalho simples e existencialista. Voc pode perceber a relao que existe entre o conceito do artista e as principais necessidades humanas, como as de identidade e de pertencimento a grupos sociais. fazendo essa relao, que o msico conquista a simpatia do seu pblico-alvo. Ao criar a sua marca, voc deve se preocupar com a imagem que pretende passar e quem deseja atingir, para definir qual a sua linguagem, o seu estilo e personalidade. Com base nessas informaes, voc deve criar um nome e um smbolo, sua logomarca, para que as pessoas tenham facilidade em diferenciar a sua banda das outras. A sua logomarca deve revelar a identidade de seu trabalho artstico. O conceito da marca O Rappa, por exemplo, tem o objetivo de passar a idia de que a msica dessa banda inspirada nas caladas das ruas, para ser exposta a pistas cheias de gente. Para que voc tenha direitos legais exclusivos para utilizar a sua marca, evitando imitaes, preciso registr-la. Algumas bandas precisaram modificar os seus nomes, pois eles eram iguais aos de outras marcas registradas, como o Natiruts (antes Nativos) e o Jota Quest (antes Jonny Quest). Ento, antes de lanar o seu trabalho, certifique-se de que o nome de sua banda no foi registrado por outro grupo, fazendo uma busca por meio do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI, para evitar esse tipo de transtorno, que tambm pode interferir em sua carreira. Caso voc no tenha encontrado outra marca, registre a sua imediatamente. Um indivduo veste a camisa de uma banda no s por gostar de suas msicas, mas por se identificar com a marca que ela representa, qual valores e conceitos podem estar agregados. Para pesquisar marcas e registrar a sua, acesse www.inpi.gov.br

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Marketing Musical

O marketing musical uma ferramenta que tem a funo de criar e gerenciar contedos, servios e produtos derivados do trabalho musical (ex: composio, CD, Show, MP3), de forma a satisfazer as necessidades do artista, como compor, tocar, vender e ser reconhecido. Para que os seus objetivos sejam alcanados, voc precisa desenvolver ofertas que atendam necessidades e interesses de um grupo de pessoas, como as de lazer, identidade, integrao, estima, crescimento e liberdade, que ainda tenha a disposio e possibilidade de pagar o preo de seus contedos, servios e produtos. Veja alguns exemplos de necessidades e interesses que podem ser atendidos pela msica:

Necessidade de lazer est relacionada necessidade que as pessoas tm de sentirem-se relaxadas e divertirem-se. Por meio da msica, um indivduo pode se satisfazer em casa, em seu carro, no restaurante, em uma festa ou um show, por exemplo. Ele pode apenas apreciar as letras das msicas e suas melodias, danar junto com seus amigos, ou at mesmo assistir a vdeo clipes. Necessidade de identidade - consiste na necessidade que as pessoas tm de sentirem que pertencem a alguma coisa, que elas tm diferenciais, experincias, sentimentos e propsitos que podem compartilhar com outros indivduos. A identidade formada por um conjunto de hbitos, linguagens, momentos histricos, normas, valores, smbolos e tipos de trabalhos compartilhados por grupos da sociedade. A msica uma importante ferramenta de formao de identidades. Muitas vezes, ela fala de situaes que so vividas por vrias pessoas, em uma linguagem e simbologia comum a todas, fazendo com que elas sintam as suas identidades fortalecidas. Elas carecem saber que tm pontos em comum com outras pessoas, e se sentem unidas, at mesmo com quem nunca conheceram. Na Copa do Mundo de 1970, Miguel Gustavo comps a msica Pra frente Brasil, que um timo exemplo de obra que satisfaz a necessidade de identidade. Necessidade de relacionamento - consiste nas relaes sociais. As pessoas sentem a necessidade de troca. Elas querem se sentir parte de grupos, receber ateno e carinho e, por isso, buscam ter famlias, amigos, namorados, etc. Um dos principais motivos que levam as pessoas a irem a festas, bares e shows o convvio com outros indivduos, com os quais elas tm alguma identificao; Necessidade de estima - est relacionada carncia natural do ser humano de ter uma boa auto-avaliao, sentir-se capaz e importante em seu ambiente social. Quando um consumidor de msicas compra os discos e vai aos shows de artistas que falam de coisas mais complexas, por exemplo, ele se sente em uma posio socialmente respeitada, se v como uma pessoa mais culta e isso faz com que ele sinta-se mais capaz e importante. Necessidade de crescimento refere-se necessidade que as pessoas tm de se aprimorarem, de serem cada vez melhores. As pessoas buscam se desenvolver culturalmente, conhecer diferentes gneros musicais e artistas. Podem-se ver indivduos que no so msicos e no executam nenhum trabalho ligado a essa arte, mas possuem grande conhecimento sobre estilos musicais, bandas antigas e novas, etc. Necessidade de liberdade a carncia que as pessoas tm de ter autonomia, serem donas das prprias pernas, irem atrs de seus sonhos, assumirem suas personalidades e interesses, etc. Normalmente, quem busca satisfazer essa necessidade, visa se diferenciar e ser ousado, alm de expressar-se.

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Os 4 Ps do marketing musical

Para ter sucesso em sua carreira musical, voc deve trabalhar os 4 Ps do Marketing Produto (o que tambm inclui contedo e servio), Preo (Quanto voc cobra por cada oferta), Praa (canais e tipos de distribuio), Promoo (tudo que envolve a sua divulgao e venda) paralelamente, sempre em torno das caractersticas e interesses do pblico-alvo (o 5 P), de forma a alcanar os seus objetivos.

O importante trabalhar os 4 Ps de forma estratgica, desenvolvendo produtos que atendam necessidades e desejos de um grupo de consumidores pelo preo que ele queira e possa pagar. Alm disso, preciso inform-lo sobre as suas ofertas, colocando-as disponveis nos locais e meios acessveis a esse pblico. Em sntese, tudo gira em torno do pblico e depende dos recursos e tecnologias disponveis no mercado.

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O processo de marketing

As aes de marketing so desenvolvidas por meio de um processo cclico e contnuo, que passam pela anlise de suas foras, fraquezas, oportunidades e ameaas, conhecida como Anlise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats), e partem para o processo de planejamento, implementao e controle, conforme apresentado na figura abaixo:

Se voc j conhece bem o mercado musical, pode iniciar a sua anlise SWOT, montando uma tabela com os seus pontos fortes e fracos (em comparao s outras bandas e marcas culturais), assim como oportunidades e ameaas (analisando o mercado como um todo). Aps essa anlise, que deve ser realizada em profundidade, tomando-se o tempo que for necessrio, voc determinar as aes que executar para potencializar os seus pontos fortes e eliminar os pontos fracos, aproveitando oportunidades e contornando as ameaas. Veja um exemplo de tabela para anlise SWOT. Essa apenas uma ilustrao, e voc deve preencher a sua tabela com o mximo de informaes:
Pontos Fortes solo realizados antes da atual formao - A banda j tocou no exterior, por meio do Ano do Brasil na Frana Pontos Fracos dos artistas, no envolvendo o pblico - Devido falta de planejamento, msicas produzidas no foram masterizadas Oportunidades ano na cidade - Programas de grande audincia da TV aberta esto convidando bandas independentes a mostrarem seus trabalhos Ameaas na cidade, e est fazendo vrios shows - A verba pblica para o fomento cultura foi reduzida neste ano devido a uma crise econmica

- Os integrantes da banda so reconhecidos devido a trabalhos - H 3 festivais de msica independente programados para este

- Nos shows h uma incoerncia entre as msicas e a performance - Outra banda lanou lbum com o mesmo tipo de fuso de estilos

10

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O processo de marketing (continuao)

Depois de fazer a sua anlise SWOT, ser hora de planejar as suas estratgias de marketing quanto a produto (includo contedos e servios), preo, praa (canais e tipos de distribuio) e promoo (divulgao e venda), com o cruzamento de seus objetivos s caractersticas e interesses do pblico-alvo, potencializando suas foras, eliminando fraquezas, aproveitando oportunidades e contornando ameaas. O seu planejamento de marketing musical deve conter os seguintes tpicos:

Estratgias (o que voc vai fazer para conquistar os seus objetivos) Tticas (como as estratgias sero executadas) Plano de ao (quem vai fazer o qu, e quando) Medidas de controle (como voc vai controlar a execuo de suas estratgias e o que far caso alguma no gere o resultado esperado)

Estratgias (o que fazer) Se voc tem um ponto forte que pode ser utilizado com um diferencial, exiba-o em seu trabalho e comunicao. Se ele ainda pode ficar um pouquinho melhor, aprimore-o. Esconda os seus pontos fracos enquanto os tm e, com o tempo, procure elimin-los. No perca as oportunidades que o mercado apresenta e esteja pronto para derrubar as ameaas. E, depois de se munir de informaes sobre o mercado e o seu pblico, voc j saber quais estratgias podem te dar mais resultados. Vamos a um exemplo?

A banda Y de Belo Horizonte se destaca por fazer msica unicamente com tcnicas vocais e, inclusive, ganhou um prmio por isso. No entanto, o grupo no possui recursos para produzir o seu primeiro CD, que lhe possibilitaria chegar ao pblico mesmo sem estar presente, alm de ampliar as suas possibilidades de faturamento. Entre as oportunidades identificadas pelo grupo, esto as empresas dispostas a apoiar projetos culturais, por meio do patrocnio. Uma ameaa a grande concorrncia que h pela verba dos patrocinadores. O pblico que predomina nos shows da banda Y composto por pessoas de ambos os sexos, na faixa estaria de 25 a 45 anos, das classes A e B, com formao superior. Esse pblico costuma freqentar espetculos de teatro, dana, MPB e orquestras, sendo que eles vo muito a cafs e bistrs. Diante dessas informaes, seguem algumas estratgias da Banda Y, Desenvolver um projeto para a produo do primeiro CD da banda Y, dando destaque ao seu diferencial artstico e prmio conquistado Captar patrocinadores para a execuo do projeto, que tenham o objetivo de atender e alcanar um pblico com o mesmo perfil das pessoas que costumam freqentar os shows da banda Y

11

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O processo de marketing (continuao)

Tticas (como fazer) O plano ttico um detalhamento de como as suas estratgias devem ser implementadas, para que qualquer profissional que trabalhe contigo saiba exatamente o que fazer. Devem ser listadas as tticas para cada uma das estratgias desenvolvidas para o seu plano. Vamos pegar uma das estratgias relacionadas acima e listar as suas tticas como exemplo:

Desenvolver projeto para a produo do primeiro CD da banda Y, dando destaque ao seu diferencial artstico e prmio conquistado

Realizar um brain storm (tempestade de idias) com toda a banda, para levantar tudo que pode agregar valor ao projeto Selecionar as msicas que faro parte do CD, listando seus conceitos, nuances, diferenciais Definir o ttulo do CD Selecionar um produtor musical Orar a gravao, mixagem e masterizao das msicas, assim como fotos, o design grfico e reproduo do CD Definir as contrapartidas aos patrocinadores Estabelecer cotas de patrocnio Orar a redao e design grfico do projeto de captao Contratar empresa ou profissional para a redao e design grfico do projeto Definir material e quantidade, e orar a impresso do projeto Imprimir projeto

Plano de ao (o que, por quem, quando) O plano de ao te d um resumo de tudo que deve ser realizado no perodo para o alcance de seus objetivos, facilitando o seu controle de prazos e qualidade do trabalho de cada colaborador. uma planilha com a tarefa (ttica), o responsvel, o prazo para a execuo e status, conforme exemplo abaixo.

Tarefa Oramento da impresso do projeto Ajustes na arte do projeto para impresso

Responsvel Marcos Srgio

Prazo 10/05/2010 12/05/2010

Status 80% 50%

12

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O processo de marketing (continuao)

Medidas de controle Finalmente, voc deve determinar os critrios que utilizar para verificar se est correndo tudo bem durante a execuo de seu plano de marketing musical, alm de j deixar estabelecida uma espcie de plano B, para o caso de algo no acontecer conforme o previsto. Vale destacar que o seu planejamento de marketing musical ser como uma bssola, sempre te mostrando a direo a ser seguida, mas ele deve ser flexvel, uma vez que cenrios internos e externos podem se modificar, como a mudana de objetivos de um dos integrantes da banda ou uma crise econmica no pas. Trs critrios fundamentais para o seu controle so prazos, qualidade e recursos. Se, por exemplo, uma tarefa atrasar, isso pode acarretar em diversas conseqncias, como o atraso de um projeto por completo. Se o resultado de alguma das tarefas no tiver qualidade, isso pode prejudicar diversos pontos da sua estratgia e, caso, no decorrer do processo, voc perceber que os seus recursos no so suficientes para implementar o que foi planejado, bem provvel que necessite buscar outras alternativas. Em sntese, quanto mais prximo de alcanar seus objetivos voc estiver, provavelmente mais acertos tero acontecido no decorrer do processo.

13

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Recursos que voc vai precisar

Para tudo que voc for realizar em seu negcio musical, sero necessrios recursos, sejam eles Tcnicos, Humanos ou Financeiros. O seu sucesso depender diretamente da administrao que voc faz desses recursos, em um processo de obteno e aplicao dos mesmos. Por isso, vale conhecer as definies de cada tipo de recurso, conforme segue:

Recursos tcnicos/ estruturais

tudo que pode ser necessrio para a realizao do seu trabalho . Instrumentos, amplificadores, estdios de ensaios, mesas de som, computadores, palcos, lmpadas, veculos, etc

Recursos Humanos

Agora mais conhecido como capital humano, o conjunto de pessoas que trabalham em conjunto para atingir um objetivo em comum, compartilhando conhecimentos e experincias . Msicos, produtores, tcnicos, jornalistas, publicitrios, webdesigners, etc.

Recursos Financeiros a principal moeda de troca para voc conquistar os recursos tcnicos e humanos. Pode ser proveniente de sua conta no banco, um investimento, um patrocnio ou fundo de arte e cultura .

14

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Definio de seus objetivos

Antes de fazer qualquer coisa, preciso saber para onde voc quer ir, ou seja, determinar os seus objetivos, valendo lembrar que o seu sucesso est diretamente ligado realizao dos mesmos. Eles devem ser claros, dizendo para onde voc quer ir at um momento especfico, em local determinado, e, em termos quantitativos, o que voc pretende alcanar. Isso fundamental para voc ter um norte ao traar e executar as suas estratgias. Veja o exemplo a seguir.
O objetivo da Banda X fortalecer o seu posicionamento na mente dos contratantes de shows e consumidores finais de msica do Distrito Federal, para alcanar a marca de 4 shows por semana e a venda de 100 CDs por ms, conquistando um faturamento mdio anual de R$300.000,00 at 2011.

Ao redigir os seus objetivos, procure levar em considerao as seguintes perguntas:



O que voc pretende alcanar? Para qu? Como? Quanto? Quando? Onde?

Agora a sua vez de escrever os seus objetivos para o prximo ano. Seja bastante claro quanto ao que voc necessita e deseja. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

Depois de escrever para onde voc est indo, ficar bem mais fcil, no decorrer do processo, saber se voc est no caminho certo ou se so necessrios alguns ajustes. Procure sempre revisar os seus objetivos.

15

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O mercado musical

O mercado de msica existe h muito tempo e j passou por inmeras etapas, desde a fabricao dos primeiros instrumentos at os dias de hoje, onde se pode distribuir msica virtualmente. Embora esse mercado seja flexvel e passe por algumas mudanas derivadas dos avanos tecnolgicos, ele se baseia em um sistema que j existia e sempre vai existir. Msicos, produtores, empresrios, gravadoras, estdios de ensaios, discotecas, casas de shows, fornecedores de instrumentos musicais, escolas de msica, veculos de comunicao e profissionais de marketing, empresas, rgos do governo e consumidores finais de msica so atores que interdependem entre si e mantm esse sistema vivo, onde o que muda apenas a forma como eles atuam. Conhecer o mercado no qual voc ir atuar fundamental, pois, como em um jogo, antes de participar, voc precisa saber quem vai jogar, quais so as suas possibilidades e sob quais regras voc poder praticar as suas estratgias. Por isso, antes de se lanar, conhea aonde voc far isso. Voc vai ampliar infinitamente as suas possibilidades de sucesso. Comece identificando o mercado de msica de sua cidade e, gradualmente, amplie o seu conhecimento, passado para estado, regio, pas, continente ... Na prxima pgina voc encontra uma proposta de exerccio para o mapeamento do mercado musical de sua cidade.

16

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O mercado musical (continuao)

Monte a sua base, coletando dados sobre os atores que compem o mercado musical de sua cidade, exceto o consumidor final de msica, pois vamos falar dele em seguida. Foque-se em dados que realmente tenham utilidade para o seu negcio. Por exemplo, ao pesquisar os produtores musicais, procure localizar aqueles que tm experincia com o seu estilo de msica. E vale j se informar sobre o preo mdio da produo de um fonograma. Para realizar essa atividade, voc pode elaborar uma planilha no excel ou no Word., sendo importante obter todos os dados que possam te ajudar no futuro, como:

Nome da banda, Telefone E-mail Site Endereo Responsvel Principais

empresa ou profissional

caractersticas (ex: ao falar de msicos, informe o estilo musical e instrumento

utilizado, por exemplo)


Preo

mdio (se for um servio) dados que forem pertinentes ao seu negcio

Outros

Sugesto de tpicos para a sua pesquisa


Local (bairro, cidade, estado, regio, pas) Msicos e bandas Escolas de msica Lojas de instrumentos Profissionais que consertam instrumentos Entidades profissionais da msica Produtores musicais Tcnicos Estdios de ensaios Estdios de gravao

Tecnologias disponveis para produo musical Casas de shows, bares e cafs Produtores de eventos Eventos sazonais Pontos de venda de msica Veculos de comunicao Designers Web designers Empresas que patrocinam projetos culturais rgos do governo relacionados cultura

17

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O pblico
Existem duas classificaes de pblico que compreendem todos os tipos de relacionamento do msico e sua marca. Um o pblico interno, que se refere a todas as pessoas fsicas e jurdicas capazes de oferecer uma estrutura para o desenvolvimento de seu trabalho, ou seja, os fornecedores, funcionrios e colaboradores. O outro o pblico externo, que rene todas as pessoas fsicas e jurdicas para as quais as suas ofertas so direcionadas, como os produtores de eventos, casas de espetculos, meios de comunicao e os consumidores finais. Obviamente, para se ter sucesso em uma carreira musical, vital ter um bom relacionamento com essas pessoas e empresas, oferecendo-lhes informao sobre o seu trabalho, estando acessvel e lhes oferecendo vrios atrativos. Afinal, suas aes de marketing iro girar em torno de seu pblico.

Exemplos de pblico interno


Integrantes da banda Arranjadores Tcnicos Produtores musicais Estdios de ensaios Estdios de gravao

Exemplos de Pblico externo


Produtores de eventos Casas de espetculos Empresas que contratam shows Crticos de msica Veculos de Comunicao (TV, rdio, jornal, revista, internet, etc) Consumidores finais

Engenheiros de som rgos pblicos que contemplam a cultura Outros msicos Fabricantes de CDs Distribuidoras de CDs Designers Publicitrios Grficas Voluntrios

18

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O pblico (continuao)
Antes de interagir em uma roda de bate-papo, voc identifica o perfil dos seus interlocutores e se familiariza com os temas da conversa, para saber o que dizer, quando e de que forma. E assim que funciona na gesto de marketing de seu negcio. Voc precisa conhecer bem o seu pblico e perceber como deve ser o dilogo com ele, para conquistar os resultados desejados. Desta forma, um exerccio que deve ser realizado antes da elaborao de qualquer planejamento de marketing a identificao de seu pblico.

Conhea o seu pblico, respondendo s perguntas abaixo. Caso ainda esteja se lanando, vale usar o pblico que ouve msicas de bandas com estilos parecidos com o seu como referncia. E, claro, voc pode se fazer infinitas perguntas. Quanto mais especfico for o seu pblico, melhor. Mesmo que voc queira levar o seu trabalho a todo mundo, preciso segmentar. As questes so de mltipla escolha, mas procure selecionar o mnimo possvel para evitar a generalizao. Se for aplicar um questionrio, aproveite os seus shows e pea que colaboradores o ajudem a coletar as informaes. Voc tambm pode aproveitar o seu site para realizar essa pesquisa. Vale destacar que, se voc oferecer um brinde ou participao em sorteio para os entrevistados, a quantidade de gente que vai querer responder ser muito maior. Faixa etria: ( ) Infantil ( ) Adolescente ( ) 18 a 20 anos ( ) 21 a 25 anos ( ) 26 a 30 anos ( ) 31 a 35 anos ( ) 36 a 40 anos ( ) 41 a 45 anos ( ) 46 a 50 anos ( ) 51 a 55 anos ( ) 56 a 60 anos ( ) 61 a 65 anos ( ) 66 a 70 anos ( ) mais de 70 anos Classe Social: ( ) A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) E Local de residncia: Aqui voc deve listar a relao de bairros de sua cidade, municpios de seu estado, estados de sua regio ou estados do pas. O ideal ir do menor para o maior. Ocupao: ( ) Profissional ( ) Universitrio ( ) Estudante ( ) Aposentado Meio de transporte: ( ) Automvel ( ) Motocicleta ( ) Caminho ( ) Bicicleta ( ) nibus ( ) Metr ( ) Outro _____________________________________________________________________________ Moda: ( ) Formal ( ) Casual ( ) Moderno ( ) Largado Temas mais presentes: ( ) Brincadeira ( ) Famlia ( ) Escola ( ) Universidade ( ) Trabalho ( ) Viagens ( ) Vitrias ( ) Paixo ( ) Amor ( ) Injustias ( ) Violncia ( ) Auto-estima ( ) Religio ( ) Tdio ( ) Questionamentos ( ) Insatisfao ( ) Outros __________________________

Continua na prxima pgina

19

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

O pblico (continuao)

Gneros musicais: ( ) MPB ( ) Forr ( ) Samba ( ) Pagode ( ) Ax ( ) Sertanejo ( ) Gospel ( ) Infantil ( ) Pop ( ) Rock ( ) Heavy Metal ( ) Hard Core ( ) Funk ( ) Hip Hop ( ) Reggae ( ) Ska ( ) Eletrnica ( ) Outro _________________________________________________________ Hobbies (alm de ouvir msica): ( ) Esportes ( ) Games ( ) Dana ( ) Festas ( ) Colees ( ) TV ( ) Churrasco ( ) RPG ( ) Outro __________________________________________________ Objetos de comunicao: ( ) Celular ( ) Telefone 3 G ( ) Pen Drive ( ) Aparelho de MP3 ( ) PC ( ) Notebook ( ) Netbook ( ) Outros: _______________________________________________________ Sites de relacionamento: ( ) Orkut ( ) My Space ( ) You Tube ( ) Vdeo Log ( ) Twiter ( ) Facebook ( ) Last.fm ( ) Sonico ( ) Linked-in ( ) Fotolog ( ) Blog ( ) Ning ( ) Outros ____________________________________________________________________________ Como se informa sobre msica: ( ) Programas de TV ( ) Programas de Rdio ( ) Portais na internet ( ) Sites de msica ( ) Blogs de msica ( ) Redes sociais de msica ( ) Rdios Virtuais ( ) Revistas ( ) Jornais ( ) Amigos ( ) Outros: _______________________________________________________ Que lugares freqenta: ( ) Casas de shows ( ) Espaos culturais ( ) Teatros ( ) Museus ( ) Cinemas ( ) Parques de diverses ( ) Clubes ( ) Academias de ginstica ( ) Academias de dana ( ) Parques ( ) Shoppings ( ) Restaurantes ( ) Lanchonetes ( ) Bares ( ) Cafs ( ) Outros ____________________________________________________________________________ Como consome msica: ( ) Downloads gratuitos ( ) Downloads pagos ( ) CD ( ) DVD ( ) Ringtones ( ) Podcasts ( ) Outro _____________________________________________________ Onde compra msica: ( ) Discotecas ( ) Livrarias ( ) Supermercados ( ) Lojas de departamentos ( ) Sebos ( ) Lojas Virtuais ( ) Lojas de msicas para celular ( ) Shows ( ) Catlogos de gravadoras e distribuidoras ( ) Outros ________________________________________ Ticket mdio mensal com cultura e entretenimento: ( ) at R$5,00 ( ) R$6,00 a R$10,00 ( ) R$11,00 a R$15,00 ( ) R$16,00 a R$20,00 ( ) R$21,00 a R$25,00 ( ) R$26,00 a R$30,00 ( ) R$31,00 a R$35,00 ( ) R$36,00 a R$40,00 ( ) R$41,00 a R$45,00 ( ) R$46,00 a R$50,00 ( ) R$51,00 a R$60,00 ( ) R$62,00 a R$70,00 ( ) R$71,00 a R$80,00 ( ) R$81,00 a R$90,00 ( ) R$91,00 a R$100,00 ( ) R$101,00 a R$150,00 ( ) R$151,00 a R$200,00 ( ) R$201,00 a R$300,00 ( ) R$301,00 a R$400,00 ( ) R$401,00 a R$ 500,00 ( ) Acima de R$500,00

20

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

Concluso da unidade

Nesta unidade voc pde conhecer os princpios bsicos do marketing musical, j estando pronto para analisar o seu trabalho, conhecer o seu mercado e pblico-alvo, alm de definir seus objetivos. E como voc tambm conheceu o processo de marketing, com estratgias, tticas, plano de ao e controle, que devem ser trabalhos continuamente, j poder dar os prximos passos rumo ao sucesso. Nas prximas unidades do guia, falarei detalhadamente de: Contedos, Servios e Produtos Musicais; Precificao; Distribuio; Promoo; Especial sobre a internet; e Captao de Recursos para Projetos Musicais.

Alie a tcnica criatividade e desfrute dos bons resultados. Bons sons e sonhos para voc.

21

Faa da sua msica um negcio - Cinthia Van de Kamp

A autora

Bacharel

em

Comunicao

Social

ps-graduada

em

Administrao

de

Empresas com nfase em Marketing, Cinthia se especializou em marketing musical pela Berklee (Boston) e em marketing para entretenimento e captao de recursos pela Universidade de Nova Iorque (NY). Desde 2004, desenvolve o projeto Faa da sua msica um negcio, derivado de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Concluso do Curso de Publicidade e Propaganda.

www.facadasuamusicaumnegocio.com

22

Вам также может понравиться