Вы находитесь на странице: 1из 4

Qual o tipo de processo e quais a vantagens e desvantagens da Fundio ?

R: um processo de fabriao que consiste essencialmente em preencher com o metal liquido uma cavida ou molde de uma pea especifica correspondentes as suas dimenes sem ligas ferrosas e no ferrosas. Suas vantagens so : (Usinagem)a obteno de peas com formas praticamente defintivas com minimas limitaes (Dimensional)Tamanho formato e complexidade dimencionais possibilitanto formas externas e internas das mais simples aos mais complexas que seriam impossivel por outros processos,sendo possivel produzim pes de pouco gramas e pesos e com espessuras de paredes finas ou pesando toneladas ,limitadas somentes pelas resties das intalaes (Processo) A no utilizao de um produtos semi- acabados como os outro processo de fabricao, no necessitando partir de um semi-processo ex: lingotes, chapas, barras e perfis etc, tambm a possibilidade de um alto grau de automao. (Economia) reduos ou eliminao de outros ciclos de processos, reduo na perda de material possibilidade de produo em serie e automao. Os principais problemas so : Quebra ou deformao dos moldes, incluso de gros de areia na pea fundida problemas com materias aglomeramento e mistura com areia.

Obs: Todos os moldes devem apresentar as seguintes caracteristicas : 12345Resistencia para suportar a presso do metal liquido. Resistencia a ao erosiva do metal pque escoa rapidamente pelo molde. Permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante vazamento do metal. Refratariedade ou seja suportar altas temperaturas. Possibilidade de contrao da pea.

Fundio por areia verde :

Caracteristicas: a mistura no qual o molde feito mantem a umidae original sem precisar de um processo de secagem, sendo esse material feito de silica, zicornita, mais argila como aglomerante e gua. Material a ser fundido : todos os materias ferrosos e no ferrosos podem ser fundidos nesse processo. Obs: Aps a utilizao do molde 98% da areia reaproveitada para o mesmo processo. Shell molding:

Caracteristicas: O processo de shell molding um proceso aonde os modelos so feito de metais numa placa que giratoria, esta placa aquecida a 200C a 250c, aonde esta placa girada no material refratario composto de uma Mistura areia e resina este materil refratario em contato com o modelo aquecido funde formando uma casca de espessura de 10mm a 15mm sobre o modelo, aps isso feito uma cura da casca formada em uma estufa a 350c a 450, entre 3 a 4 min. o modelo retirado por pinos extratores . Material a ser fundido : todos os materias ferrosos e no ferrosos podem ser fundidos nesse processo. Obs: Custo elevado em relao ao processo de areia verde. Cura da casca pode ser obitida sem a utilizao do calor sem assim utiliza ctalizadores. Moldagem de Cera Perdida:

Caracteristicas: um processo aonde consiste em que que a cera e ingetada em um a matris metalica dando o formato da pea, os modelos de cera so Soldadado em um canal de alimentao este conjunto de peas de ceras e canal de alimentao mergulhado em uma lama refrataria areia fina e um aglomerante, a lama endurece em contato com o ar em volta dos modelos de cera, o molde aquecio e a cera derretida (toda a cera reaproveitada), neste mesmo processo a casca endurece e o molde esta pronto, o metal fundido despejado por gravidade no canal de alimentao preenchendo as lacunas que antes eram prenchidas pelas ceras com o o formato da pea, assim que o metal se solidifica o mlde quebrado. Material a ser fundido : todos os materias ferrosos e no ferrosos podem ser fundidos nesse processo. Obs: no possivel fazer peas de grandes dimene limite de peas 5kg. Molde metalico:

Caracteristicas: um processo feito aonde seus moldes (chamados de matrizes) com os formatos das peas so feito de metal (Ao ferramenta serie H) , aonde o metal injetado sob presso nas cavidades do molde at seu prrenchimento total, muitas dessa matrizes so refrigerados a agua . Detahes: Uma matriz capaz de suporta entre 50 mil a 1 milho de injees.

PROCESSOS
MOLDE DE AREIA VERDE SHELL MOLDING

CUSTO
O mais bararto entre todos os metodos de moldagem

VANTAGENS DIMENSIONAL ACABAMENTO

PROCESSO

Alta estabilidade dimensional

Bom acabamento superficial

Processo totalmente mecanizado e automatizado e possiblidade de estocagem dos moldes Possibilidade de produo em alta escala de peas de formatos complexos Fundio por preo altomatizada

MOLDE DE PRECISO MOLDES PERMANENTES

Melhor preciso dimensional entre os processos de moldagens Possibilidade de produa de peas complexa e de paredes finas

Melhor acabamento entre os processo de moldagem Otimo acabamento superficial

PROCESSOS
MOLDE DE AREIA VERDE SHELL MOLDING MOLDE DE PRECISO MOLDES PERMANENTES

CUSTO

DESVANTAGEMS DIMENSIONAL ACABAMENTO


Maior eroso em peas com grande dimenses acabamento superficial pior para peas de maior peso.

PROCESSO
Controle da areia mais critico

Custo elavado em relao a moldagem de areia verde Custo elavado por causa que cada pea precisa confeccionar uma matriz metalica para injetao da cera Alto custo dos equipamento (maquinas) edo ferramental (matriz)

Peso limite das peas de 5kg

Peso limite das peasraramente ultrapassa 5kg

Concluindo: Areia verde x Shell Molding: Se a pea a ser fabricada for de grandes dimenses e com tolerancias dimensionais pequenas o melhor processo a ser optado em relao a custo o de Areia Verde pelo seu rendimento e versatilidade para peas grandes com custo bem menores que o Shel molding Em relao a produtividade e acabamento o Shell Molding se destaca pois seu processo pode ser todo ou parcialmente automatizado e se destaca por seu melhor acabamento dimensional e melhor tolerancia em seu detalhes geometricose com possibilidade de reduao de defeito pelos gase pois sua casca tem melhor permeabilidade. Fundio de cera perdida x Moldes Permanentes: No caso entre esse dois processos em relao a pea a ser fabricada temos que analizar os seguintes. Liga : Se a liga for de ponto defuso muito alto ele no ser possivel no processo de de Molde Permanente Durabilidade e Produtividade: ambos os processo tem uma durabilidade otima em realao a Mtriz que injetada a cera no processo de cera perdida quanto a de Molde permanete , porem a produtividade se limita nos processo na diversificao sendo que o processo de cera perdida pode ser feita varias peas de varios tipos ao mesmo tempo j o de molde permanente se limita a varias peas com polcos formatos diversos , em relao a automao o processo de Molde permanete pode ser mais automatizado doque o de cera perdida, ambos so para peas de dimenses complexas e tolerancias dimensionais pequenas com acabamentos otimos e limitaes sendo somente peas pequenas.

Forjamento : um processo de conformao mecnica em que o material deformado em proceso de martelamento consecultivos ou prensagens obtendo um material com dimensoes e formatos simples e pouca preciso dimensional , as peas tem grande resistencias mecnica maiores que os outros processos pois sua linhas se reagrumpam entre elas .

Os processos de Forjmento se diversificam em relao ao nivel produtivo e o formato da pea no visando a melhoria dimensional entre os processos. Se quizer saber mais sobre cada processo e caracteristica do forjamento as imagens esto anexadas no grupo do face.

Вам также может понравиться