Вы находитесь на странице: 1из 19

A TRANSFORMAO DA QUALIDADE DA EDUCAO BSICA PBLICA NO BRASIL 1.

O Contexto da Educao Bsica no Brasil Nas ltimas dcadas, o Brasil fez importantes avanos na educao bsica, sendo o mais importante deles a universalizao do acesso. Entretanto, imensos desafios ainda permanecem para a sociedade no tocante educao das crianas. Entre eles, o maior desafio , sem sombra de dvida, a melhoria da qualidade da educao bsica pblica (do 1 ao 9 ano e Ensino Mdio). Em pleno sculo 21, oferecemos um dos piores sistemas de ensino do mundo s crianas: Apenas 11% dos alunos do 3 ano do Ensino Mdio sabem o contedo esperado de Matemtica, e 28,9%, o de Lngua Portuguesa (Todos pela Educao/SAEB/09). Pontuamos, dentre os 65 pases que participaram do PISA 2009, entre os piores pases do mundo quando se trata de educao bsica: 57 em Matemtica, 53 em Leitura e 53 em Cincias. (PISA ! Programa Internacional de Avaliao de Estudantes - 2009). 49,8% dos jovens brasileiros de 19 anos no conseguiram concluir o Ensino Mdio (Todos Pela Educao/PNAD/IBGE 09). Dos que conseguem concluir, cerca de 10% apresentam um desempenho considerado adequado ao trmino da sua srie. 36,6% dos jovens de 16 anos no terminaram o ensino fundamental (at o 9 ano). (PNAD-2009). Apenas 14,4% dos nossos jovens de 18 a 24 anos frequentam o ensino superior (PNAD-2009). 74% da populao brasileira no conseguem entender um texto simples (INAF, Indicador de Analfabetismo Funcional - Instituto Paulo Montenegro).

Os nmeros so estarrecedores e levam inquestionvel concluso de que, h geraes, estamos afastando da sociedade dezenas de milhes de crianas e jovens brasileiros. A educao de baixa qualidade tida como a principal causa do alto grau de violncia, baixo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e j reflete na estrutural falta de profissionais qualificados necessrios para podermos trilhar o caminho do desenvolvimento sustentvel de longo prazo. Mais grave ainda, do ponto de vista humano, no proporcionar a milhes de crianas e adolescentes a chance de maximizar o seu potencial, submetendo-os marginalidade, a subempregos ou a trabalhos manuais de pouco valor agregado, sem lhes dar chance de mobilidade profissional ou social. H um consenso entre os especialistas em educao pblica de que a prioridade absoluta da educao brasileira deve ser a melhora da aprendizagem nas sries iniciais. Trata-se do investimento mais eficiente, ou seja, para ser medido em termos de resultados apurados, dever formar os pilares de uma melhor formao de mo de obra, mobilidade social, reduo de criminalidade etc. As melhorias implantadas nos ltimos anos pelos governos federal, estaduais e municipais mostram-se tmidas e de carter evolutivo, ou seja, contemplam aes que visam melhorar o sistema existente de forma gradual, sujeitando-se s realidades poltico-partidrias, corporativas e oramentrias. A evoluo do IDEB ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica de 2007 para 2009 apresentou os seguintes resultados numa escala de zero a 10: no Ciclo I do Ensino Fundamental a mdia passou de 4,2 para 4,6; no Ciclo II foi de 3,8 para 4,0; e no Ensino Mdio, com o pior desempenho, avanou de 3,5 para 3,6. Nesse diapaso, o pas consumir diversas geraes at reduzir seu enorme dficit educacional e alcanar um nvel apenas regular, ainda insatisfatrio, de qualidade de ensino.

!"
"

Segundo estudo divulgado em julho/2010 e realizado pela Economist Intelligence Unit a partir de dados da prpria consultoria, entrevistas com analistas e especialistas e um levantamento feito entre abril e maio/2010 junto a executivos de 536 companhias em 18 pases, a educao o gargalo mais importante que o Brasil precisa superar para realizar o seu potencial econmico. Como nao, no podemos esperar mais. 1.1 EVENTO PROPOSTAS TRANSFORMADORAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAO BSICA

Em 25 de maio, ltimo, as entidades signatrias reuniram 12 especialistas em educao pblica no Brasil para responder seguinte questo: Caso fosse eleito presidente da Repblica ou governador do Estado, quais as cinco grandes aes/iniciativas transformacionais que tomaria para efetivamente resolver o problema da qualidade do Ensino Pblico Bsico a fim de que o pas possa atingir os nveis educacionais dos pases desenvolvidos at o ano de 2022? O grupo de especialistas foi constitudo por Cludio de Moura Castro, Eduardo Giannetti da Fonseca, Eunice Durham, Francisco Soares, Guiomar Namo de Mello, Jamil Cury, Luis Carlos Menezes, Maria Helena Guimares de Castro, Mauro Aguiar, Mozart Neves Ramos, Reynaldo Fernandes e Ruben Klein. O objetivo do encontro no era buscar meras sugestes para integrar um programa de governo para o prximo mandato, mas sim propostas ambiciosas e transformadoras, sem as ditas restries poltico-partidrias, oramentrias ou corporativistas, para que a nao, em curto espao de tempo, elimine o enorme fosso existente entre a qualidade da educao bsica verificada no Brasil e aquela dos pases mais desenvolvidos. Sob a coordenao da consultoria McKinsey e do jornalista Gilberto Dimenstein, os palestrantes apresentaram suas propostas. Em seguida, realizou-se um debate dos macrotemas abordados em conjunto com os convidados do evento, todos com larga experincia no campo da educao pblica. Entendemos que no existe uma frmula mgica ou mesmo nica para solucionar um problema de tal magnitude. O pas precisa de uma liderana corajosa e eficiente que viabilize uma srie de medidas transformadoras, que ataquem os problemas nas suas razes. H diversos exemplos de naes que, em determinada poca da sua histria, mobilizaram-se para atacar de frente este mesmo problema. Os casos da Coreia de Sul e da Irlanda, na dcada de 1970, e da Inglaterra e do Chile, nos anos 1990, so bastante conhecidos como exemplos bem-sucedidos. Os EUA realizaram a sua revoluo na educao pblica na dcada de 1870, quando os investimentos em educao mais do que dobraram no perodo de duas dcadas. H evidncias de que a China vem realizando um investimento histrico em educao nas ltimas dcadas. Alm disso, h um volume significativo de pesquisas acadmicas apontando as solues que efetivamente teriam um impacto positivo na soluo desse problema. Houve uma convergncia de prioridades entre os especialistas reunidos quanto s aes que poderiam resolver de maneira efetiva o problema da educao brasileira, mostrando que menos uma questo de o que fazer e mais uma questo de quem e quando fazer. Precisamos de uma liderana forte e corajosa para combater os interesses polticos e corporativistas existentes, assim como de continuidade na implantao das polticas adotadas. Precisamos, ainda, de eficincia administrativa no manejo da coisa pblica.

#"
"

As propostas abaixo foram desenvolvidas a partir dessas discusses. As concluses expostas refletem, em linhas gerais, as posies do grupo, mas pode haver divergncias pontuais que so de inteira responsabilidade e autoria das entidades participantes. Para quem quiser conhecer as propostas individuais apresentadas pelos 12 palestrantes, favor acessar o site: www.parceirosdaeducacao.org.br/evento_propostas 2. UMA VISO PARA TRANSFORMAR A EDUCAO BSICA BRASILEIRA Resumo O ponto de partida desta transformao consiste em uma ampla mobilizao da sociedade em torno do problema da qualidade da educao bsica. S com a liderana dos novos governantes e participao de todos os setores da sociedade teremos a capacidade para superar os desafios. Esse objetivo, por sua vez, deve ser viabilizado mediante um ambicioso Plano multipartidrio e plurianual de transformao, que ultrapasse as tradicionais limitaes de mandatos, esferas governamentais e alianas polticas, acompanhado diretamente pelo Presidente da Repblica junto a um Comit de Acompanhamento da Reforma Educacional. Finalmente, esse plano dever ser dirigido para seis macrotemas fundamentais, sugeridos como as aes de maior impacto a serem realizadas nos prximos anos: 1. Reestruturao da formao e da carreira do magistrio; 2. Fortalecimento da liderana e da capacidade de gesto nas escolas; 3. Reforma da estrutura da escola e novos sistemas de ensino; 4. Reforma do Ensino Mdio; 5. Criao de um currculo mnimo nacional e aperfeioamento das avaliaes; 6. Reforo das polticas de investimento. Mobilizao da Sociedade em Torno do Problema da Qualidade da Educao Pblica Entendemos que caber ao novo lder da nao, aos governadores dos Estados e prefeitos dos municpios liderarem uma ampla mobilizao da sociedade em torno da necessidade de se promover uma significativa melhoria da qualidade da Educao Bsica no Brasil. Uma das razes pelas quais o pas apresenta um dos piores ndices do mundo na qualidade do ensino pblico que h certa satisfao da populao com a educao pblica em geral, na medida em que existem escolas disponveis para todas as crianas. A populao, em sua maioria (notadamente a menos favorecida e titular do maior nmero de votos), no reconhece a pssima qualidade da nossa educao. Isso comprovado atravs de diversas pesquisas. Desta forma, a sociedade no exerce a devida presso sobre as classes poltica, sindical e empresarial para priorizar investimentos neste que consideramos o maior desafio do pas.

$"
"

responsabilidade das lideranas polticas mobilizar e unir, com apoio de setores da sociedade, a populao em volta desse tema e estabelecer um amplo pacto (vide item 2 abaixo) para enfrentarmos com coragem o desafio que se coloca ao Brasil, quebrando paradigmas e superando obstculos de difcil transposio poltica. Essa mobilizao pode ocorrer atravs de diversas formas, como, por exemplo: Ampla divulgao da real situao da qualidade da Educao Bsica no pas, alertando a populao no sentido de que mudanas de base sero necessrias para corrigir este problema; Com a obteno de apoio da mdia e o acionamento de novos meios de comunicao viral; Fortalecendo instituies da sociedade que militem na rea de educao, coordenando campanhas esclarecedoras populao e aos formadores de opinio; Apoiando associaes de pais e mestres das escolas, incentivando os pais e as comunidades a se envolverem mais com a educao dos seus jovens; e Mobilizando as classes poltica, sindical e empresarial em torno do tema.

O movimento Todos Pela Educao um grande avano nesta direo e tem realizado um papel importante para a sociedade. Aprofundar essa conscientizao e mobilizao ser um passo fundamental para a transformao da educao brasileira. 2.1 Plano Multipartidrio e Plurianual para a Melhoria da Qualidade da Educao Bsica no Brasil A falta de continuidade das polticas educacionais uma das grandes responsveis pela grave situao da nossa educao pblica. (Prof. Jamil Cury) A Presidncia da Repblica e os governadores dos Estados, em conjunto com representantes dos municpios e demais parcelas da sociedade, devem se unir em prol de um Programa Multipartidrio e Plurianual. Tal programa, com alcance de 20 anos, tem por objetivo a transformao da qualidade da Educao Bsica no Brasil, baseada nos principais macrotemas (descritos abaixo). O detalhamento do plano caber a um grupo de especialistas em educao que efetivamente tenham tido uma vivncia prtica e no dogmtica das polticas educacionais brasileiras e que sejam conhecedores de polticas de sucesso adotadas por outros pases. Em seguida, este novo Plano dever ser amplamente debatido e incorporado pela sociedade, com a sua consequente tramitao no Congresso Nacional, nas Assemblias Legislativas e nas Cmaras Municipais. Os signatrios de forma alguma subestimam as dificuldades de se elaborar e implantar um plano ambicioso, no dogmtico e transformador para a educao pblica brasileira. A histria do ensino pblico do Brasil registra diversas situaes semelhantes (como, por exemplo, o Manifesto dos Pioneiros de 1932) em que, apesar da solidez das propostas apresentadas, no houve persistncia, eficincia, vontade poltica e continuidade por parte dos nossos governantes para que as mesmas fossem bem-sucedidas. nesse sentido que propomos a criao, por lei, de um Comit de Acompanhamento da Reforma Educacional, ligado diretamente Presidncia da Repblica, para acompanhar as iniciativas e os resultados obtidos pelo Plano, propor correes de rumo, dar publicidade aos

%"
"

erros e acertos das polticas educacionais adotadas pelos governos federal, estaduais e municipais, bem como dar continuidade s polticas educacionais desenvolvidas pelos governos anteriores, que muitas vezes so interrompidas por interesses poltico-partidrios. Esse Comit seria formado por representantes da classe poltica, sindicatos, academia e empresariado, todos com experincia na questo da educao pblica brasileira, e contaria com uma equipe de consultores para acompanhar, de forma independente, a evoluo e implantao do Plano. O Comit reunir-se-ia regularmente com o presidente, governadores de Estado e representantes dos municpios para propor novos caminhos e relatar a eficcia das iniciativas adotadas. 3. 3.1 SEIS MACROTEMAS FUNDAMENTAIS A SEREM ABORDADOS PELO PLANO 1 MACROTEMA: REESTRUTURAO DO MAGISTRIO DA FORMAO E DA CARREIRA

H um consenso em afirmar que a qualificao dos professores o fator que mais influencia na capacidade dos alunos de aprenderem. Educar depende, em altssimo grau, do comprometimento, da competncia e da dedicao dos recursos humanos envolvidos. O principal desses recursos humanos o professor. O professor tem que dominar o contedo que ensina, estar habilitado a conduzir atividades em sala de aula para que os alunos aprendam, precisa ser selecionado de acordo com a sua competncia e, ainda, ser estimulado a um contnuo aperfeioamento para progredir em uma carreira meritocrtica. O magistrio pblico, atualmente, uma das carreiras menos atraentes, e apresenta dificuldades para atrair bons profissionais em funo (I) do baixo salrio inicial; (II) da falta de perspectiva na carreira; (III) das dificuldades materiais e do local de trabalho; e (IV) da desvalorizao cultural e social da profisso. Alm disso, h pesquisas indicando que os melhores professores abandonam a carreira de magistrio nos primeiros cinco anos, justamente pelos motivos acima apontados. Por fim, h um consenso de que o curso de pedagogia no Brasil NO prepara os professores para a sala de aula, uma vez que adota um currculo defasado e desatualizado. Alm disso, a carreira existente dos professores concursados, que assegura estabilidade empregatcia e desfavorece a meritocracia, tem se mostrado uma enorme barreira para a melhoria da qualidade do corpo docente. Uma abordagem apenas focada no aumento salarial tampouco solucionar as limitaes da atual carreira. Dentro deste contexto, apresentam-se trs importantes iniciativas: 3.1.1 Criao de uma nova carreira paralela e voluntria. A atual carreira docente apresenta equvocos lamentveis que, ademais, so politicamente difceis de serem sanados. A estabilidade de ctedra torna impossvel demitir professores menos qualificados. O progresso na carreira no pode ser apenas por tempo de atuao na rea pblica e por cursos realizados, uma vez que nem um e nem outro esto estatisticamente associados ao desempenho. Em vez disso, os professores precisam ser avaliados periodicamente, e o cumulativo de tais avaliaes deve ter um peso significativo nas promoes. Um problema srio em muitos lugares a impunidade diante do absentesmo. Em outros, o excesso de rotatividade dos professores e gestores dificulta qualquer plano de melhoria do ensino. A carreira deve ser estruturada com critrios precisos e eficazes quanto ao desempenho e aperfeioamento profissional. A alternativa que se prope para efetivamente transformar a carreira do magistrio consiste na criao de uma estrutura paralela e voluntria. Quem quisesse, poderia optar por

&"
"

ela. A seleo seria mais rgida, o salrio inicial bem mais atraente (e pode depender da disciplina), as avaliaes frequentes e os salrios baseados em uma parte fixa e outra varivel, dependendo do desempenho (medido pelo aproveitamento escolar dos seus alunos). Igualmente, as promoes seriam respaldadas pelo desempenho em sala de aula e baseadas em claros padres de excelncia conhecidos sobre o que significa ser um bom versus um excelente professor. As contrataes seriam via CLT, portanto sem garantia de estabilidade. Ao cabo de algumas dcadas, esse sistema substituiria o vigente hoje. A nova carreira deveria, alm disso, ter um estgio probatrio efetivo, no qual os novos professores recebam treinamento e sejam acompanhados por professores mais experientes; com isso, espera-se que possam efetivamente desenvolver-se antes de assumirem, sozinhos, suas salas de aula (como numa residncia mdica). Ao final do estgio probatrio, deveria ser realizada avaliao para que os profissionais que nesse perodo mostrarem conhecimento, habilidades, competncias e aptides necessrias para ingressar na carreira sejam contratados. Inmeros exemplos internacionais bem-sucedidos existem desta prtica, que j permitida pela legislao brasileira. A alocao dos professores por sala de aula tambm dever ser proativamente realizada, criando incentivos para que os melhores mestres atuem nas classes mais desafiadoras (ao contrrio do que infelizmente ocorre hoje, quando as classes mais difceis sobram para os professores menos experientes). A capacitao dos professores, gestores e pessoal de apoio ter de ser permanente durante toda a carreira do profissional e voltada para a realidade da sala de aula, do laboratrio, da gesto da escola, da biblioteca, do ambiente escolar. Devem ser oferecidos aos professores materiais estruturados, com prticas de gesto em sala de aula, e contedo nos moldes dos bons sistemas de ensino, proporcionando assim sua evoluo. Finalmente, instrumentos valiosos para atrao de melhores talentos carreira so o Programa Universidades para Todos (ProUni) e o Crdito Educativo, no lado financeiro. Se forem oferecidas vantagens financeiras para matriculados nos cursos de formao de professores, certamente sero atrados para eles alunos mais talentosos. Para definir nveis de competncia acadmica, o ENEM pode vir a ser um instrumento privilegiado. Dessa forma, possvel atrair candidatos melhores, seja para o sistema pblico, seja para o privado. Essa proposta exigir uma Emenda Constitucional. Em resumo, esta nova carreira passa, entre outras coisas, por: Melhores salrios iniciais para atrair melhores profissionais para a carreira; Seleo mais criteriosa (concursos e processos de certificao inicial); Avaliaes frequentes e meritocracia (para promoes e remunerao); Facilidade para desligamento de professores com perfil inadequado; Estgio probatrio focado no aperfeioamento do jovem profissional e seleo dos profissionais adequados; Alocao inteligente dos professores por sala de aula; Incentivos para a fixao dos professores em uma s escola; Capacitao permanente estruturados; e dos professores, com fornecimento de materiais

'"
"

Incentivos financeiros para atrao de jovens bem-capacitados.

3.1.2 Reforma das Faculdades de Educao e Revitalizao dos Institutos Superiores de Educao H hoje forte consenso acerca das deficincias nas universidades que formam professores. Tais falhas so responsveis, em boa medida, pela m qualidade do ensino. Podemos apontar quatro deficincias dos cursos de formao: (I) Os futuros professores no aprendem corretamente aquilo que vo ensinar. H pouca nfase no contedo e no currculo que devero transmitir aos seus alunos. (II) No aprendem a dar aula (como ensinar), ou seja, no so expostos s tcnicas e prticas de que cotidianamente necessitaro para lidar com seus alunos. (III) Gastam um tempo excessivo com teorias abstratas. Jamais aprendem a us-las no cotidiano, apenas ouvem e memorizam palavras e formulaes longnquas do mundo real. (IV) Gastam tambm muito tempo em discusses ideolgicas e leituras sobre sistemas sociais. Vale enfatizar que essas deficincias nos cursos de formao de professores constituem-se hoje num dos obstculos ao avano da educao de qualidade. impossvel subestimar a importncia dramtica dessa falha. Para se ter uma idia, em pases como Reino Unido e Nova Zelndia, a carga horria sobre como ensinar fica entre 70-80% do tempo total. No Brasil, o como ensinar no chega a 40%, dedicando-se mais tempo a discusses tericas sobre o ensinar. Os estgios, que seriam a ltima chance de aprender a ser professor em sala de aula, so ineficazes e quase fictcios. Assim como inconcebvel um mdico tratar pacientes sem haver feito internato e residncia, o que sabe um professor sobre manejo de sala de aula, se no praticou antes, com uma superviso adequada? O resultado que seus alunos, nos primeiros anos de trabalho, so cobaias e vtimas do seu despreparo. Difcil imaginar um cenrio pior. necessria uma revoluo nas faculdades de educao e no seu currculo. Os alunos, futuros professores, precisam aprender bem os contedos e precisam menos teoria e mais didtica aplicada sala de aula. Nesse sentido preciso: Estabelecer um currculo bsico nacional para os programas de formao em pedagogia e nas licenciaturas; Adequar os critrios do sistema de avaliao do MEC e da CAPES para cursos de formao de professores; e Implantar um programa nacional de residncia docente, de um ano de durao, com bolsas para os formandos, superviso real dos estgios com nfase em manejo de classe e tcnicas modernas de ensino e monitoramento eficiente.

Outra soluo criativa muito utilizada a criao de caminhos alternativos para a formao de um professor, como, por exemplo, a flexibilizao dos critrios para converso de um bacharel em outra disciplina em um professor de educao bsica. Outro exemplo seria a criao de uma residncia educacional bem supervisionada com nfase no manejo de classe e tcnicas modernas de ensino (como na reforma educacional de Boston, EUA). Atualmente, como a carreira de professor tem atrado alunos de nvel econmico mais baixo entre os que ingressam no Ensino Superior, eles no tm meios de pagar mensalidades que garantam um ensino minimamente razovel. As solues aqui no chegam a ser difceis,

("
"

dada a existncia do programa federal de crdito educativo e do ProUni. Basta criar facilidades e vantagens para quem optar por matricular-se em escolas que preparam professores. Hoje, o ProUni atrai alunos que, na mdia, mostram desempenho superior ao dos alunos pagantes. No h por que imaginar que tal programa no possa tambm atrair bons candidatos para o magistrio. Por ltimo, precisamos de alunos bem-preparados de todos os nveis socioeconmicos, e que tenham oportunidades de realizar bons cursos de professores em escolas pblicas ou privadas. S poderemos dizer que a carreira de professor est valorizada pela sociedade quando atrair alunos de todos os nveis socioeconmicos (e no s das camadas mais baixas, como hoje). 3.1.3 Campanha nacional e marketing viral para valorizao da funo do professor e valorizao da escola Por ltimo, fundamental que recuperemos a imagem da profisso junto sociedade e a autoestima dos docentes para atrairmos e mantermos os melhores professores dentro da carreira. A proposta reside em desenvolver uma campanha nacional de valorizao dos professores, para que voltem a ganhar o status que tinham no incio do sculo 20 e aquele verificado, hoje, nos pases com os melhores desempenhos nas avaliaes mundiais. Pases como Singapura e Inglaterra fizeram (e fazem continuamente) grandes esforos de marketing e relaes pblicas para projetar a profisso na sociedade. A Inglaterra conseguiu em cinco anos, a partir de reformas estruturais e massiva divulgao, levar a profisso de professor da 90 posio entre as profisses mais desejadas dos estudantes de Ensino Mdio para o 5 lugar. Abaixo, alguns exemplos de campanhas de valorizao.

A carreira do professor ser valorizada quando oferecer bons salrios, contar com bons profissionais nas universidades que ensinem os seus alunos e quando atrair alunos qualificados de qualquer nvel socioeconmico para o magistrio. No entanto, a campanha de

)"
"

valorizao dos professores fundamental para atrair novos talentos e elevar a imagem da carreira na sociedade. 2 MACROTEMA FORTALECIMENTO DA LIDERANA E DA CAPACIDADE DE GESTO NAS ESCOLAS Muitas pesquisas internacionais confirmam que uma liderana capacitada nas escolas produz efeitos extremamente positivos no aprendizado. Liderana capacitada significa, em especial, diretores de escola que conseguem comandar a discusso pedaggica com foco na aprendizagem dos alunos (que a atividade-fim de qualquer escola) e, ao mesmo tempo, gerir profissionalmente a administrao. Para fazer isto de forma efetiva, a liderana da escola precisa ter as capacitaes e tambm a autonomia para as decises-chave. Hoje, em mdia, os diretores de escolas brasileiras esto carentes nas duas dimenses: falta capacidade/competncia e falta autonomia. Eles no tm, praticamente, poder algum sobre a escola e a manuteno do seu corpo de professores. Tm muito poucos recursos discricionrios para obras e iniciativas prprias. Em contraste, tm total impunidade para produzir resultados fracos ou escandalosos. indispensvel, portanto, que se promova a autonomia da gesto escolar. Aumentar o poder das direes na escolha de sua equipe profissional e destinar recursos financeiros em funo de planos de melhoria de resultados, com metas pactuadas segundo o currculo mnimo estabelecido, so formas de incrementar a autonomia com responsabilidade das unidades escolares e incentivar a gesto escolar para resultados. Caber aos sistemas criar mecanismos de incentivos positivos e negativos para os melhores e piores resultados. Em boa medida, a reforma inglesa de uma dcada atrs adotou essa linha, com excelentes resultados: o diretor tem autonomia, mas no fim do ano avaliado pelo aproveitamento pedaggico dos seus alunos dentro de um currculo muito bem definido. Obviamente, a autonomia s pode ser dada aps a capacitao e, portanto, uma medida gradual, em que primeiro viria a revitalizao do cargo e s na sequncia a maior autonomia. A carreira do diretor deve ser reestruturada dentro dos seguintes moldes: 3.2.1 Remunerao Compatvel com a Maior Responsabilidade O trabalho de um diretor rduo. Portanto, para atrair os melhores preciso oferecer vantagens salariais considerveis (e no marginais remunerao de um professor, como hoje ocorre em grande parte do Brasil). 3.2.2 Aperfeioar os Processos de Seleo dos Diretores A eleio pura se revelou pouco melhor do que as indicaes polticas. Mas processo seletivo, contrato de gesto, capacitao do diretor de acordo com o perfil desejado e sistemas mistos oferecem algumas esperanas de sucesso, como indicado por pesquisas recentes. Para ser um bom diretor no basta ter sido um bom professor necessrio, porm no suficiente. preciso identificar os profissionais com melhor perfil de liderana e gesto. 3.2.3 Investir na Capacitao dos Diretores, Tanto da Parte de Liderana Acadmica Quanto de Gesto Na maioria dos Estados brasileiros um diretor inicia a profisso completamente despreparado, apenas contando com sua experincia pessoal como professor. necessrio criar mecanismos para formar diretores, para trabalhar as questes em trs nveis de liderana: pedaggica, administrativa e financeira. Ele tem de ser o exemplo ao conduzir o trabalho de dezenas de professores e ser um bom gestor nas demais reas de uma escola (que tm muitas caractersticas de uma pequena empresa). 3.2

*"
"

Pases com sistemas de ensino de sucesso investem fortemente na capacitao de seus diretores. Em Singapura, por exemplo, todo novo diretor tem que passar seis meses em treinamento antes de assumir a direo de uma escola. Na Inglaterra foi criado o NCSL (National College for School Leadership), apenas para formar diretores. A proposta em questo o desenvolvimento de programas e potenciais instituies de formao de diretores para garantir o salto de qualificao como gestores antes de ganhar autonomia. 3.2.4 Eliminar a Enorme Carga de Administrao, Para Que o Diretor se Concentre no Ensino Para lidar com os milhares de assuntos administrativos, as escolas deveriam ter funcionrios selecionados e treinados para isso. O diretor precisa se concentrar no pedaggico: este tem que ser seu foco principal. tambm necessrio reduzir a burocracia nas comunicaes com as secretarias e com o MEC. Uma alternativa para isto utilizada em muitos pases criar cargos de lideranas auxiliares ao diretor, como um gerente administrativo. Hoje o vicediretor poderia ocupar essa funo de auxiliar do diretor, mas para isso preciso redefinir a sua funo e suas responsabilidades. Outra alternativa a intensificao do uso da internet e portais, com a definio dos processos mais eficientes e adequados. 3.2.5 Dar ao Diretor Poder Governar a Sua Escola e Ferramentas Necessrias Para, de Fato,

Se o diretor no escolhe, no premia, no pune e no decide em questes relevantes para o ensino, como pode se esperar um bom desempenho? No se trata de dar-lhe poderes soberanos, mas preciso avanar nas mesmas direes trilhadas por pases bem-sucedidos. 3.2.6 Melhorar a Qualidade da Interface da Escola com as Secretarias e Diretorias de Ensino H problemas crnicos de comunicao entre as escolas e as Diretorias de Ensino e Secretarias clamando por solues simples, drsticas e inteligentes. Merece apoio, por exemplo, a proposta de que o diretor deva receber um contrato de gesto. Ou seja, a Secretaria de Educao definir quais sero suas metas do ano, ele ter acompanhamento/monitoramento pelas Diretorias de Ensino e ser cobrado, avaliado e premiado/punido por elas. 3.2.7 Integrao entre Escola, Famlia e Comunidade por uma Educao de Qualidade Ao refletirmos sobre uma educao de qualidade temos em mente a relevncia da interao entre escola e famlia. H provas inequvocas de que a participao da famlia e da comunidade so fatores relevantes na qualidade da educao. Nesse sentido, propomos que todas as escolas, em um curto perodo de tempo, capacitem e mantenham um professor comunitrio. Esse profissional ser o responsvel por aproximar a famlia e a comunidade da escola, fortalecendo a atuao da APM. Os professores comunitrios devem ser formados com o objetivo de integrar os diversos potenciais locais e fomentar o estabelecimento de redes sociais, tendo como eixo a educao integral dos sujeitos, com nfase na participao das famlias no processo educativo dos estudantes. A atuao desse profissional fundamental para o sucesso da integrao comunidade-escola, pois, em uma era que exige aprendizagem permanente, o professor

!+"
"

ajuda a organizar o elo com espaos educativos da cidade. Assim, possvel tirar o maior proveito possvel das mais diversas possibilidades que ajudem na formao dos alunos. Suas principais atribuies seriam: Promover a participao das famlias e da comunidade no cotidiano das escolas e das escolas no cotidiano da comunidade. Promover a utilizao dos recursos da cidade em geral e da comunidade em particular. Intensificar as vivncias comunitrias, fortalecendo a noo de pertencimento da comunidade envolvida no processo. Desenvolver projetos/trilhas educativas que contemplem os potenciais educativos da cidade e da comunidade como espao de aprendizagem.

Esse projeto tem por objetivo final transformar o territrio em uma comunidade de aprendizagem onde todos participam, podem aprender e ensinar. Compreende-se, assim, que a educao no tarefa nica da escola, mas responsabilidade conjunta de todos, e que ela no restrita s fases da infncia e juventude, mas um processo formativo e de aprendizagem que acompanha o sujeito ao longo de toda sua vida. A escola dever promover as reunies de pais com o objetivo de orient-los sobre como apoiar e incentivar seus filhos a estudar, como criar hbito de estudo, como acompanhar o dever de casa e o desempenho de seus filhos na escola. 3.3 3 MACROTEMA REFORMA DA ESTRUTURA SISTEMAS DE ENSINO DA ESCOLA E NOVOS

A simples melhoria do atual modelo de escola, mesmo com aumento de horas de aula, reduo do nmero de alunos por classe e infraestrutura mais adequada, pode levar o pas a apresentar ganhos em termos de aproveitamento escolar, mas certamente ainda nos colocar bem abaixo dos pases desenvolvidos, ou mesmo dos pases em desenvolvimento que esto priorizando a educao, como a China. Essa mera melhoria da atual estrutura escolar no nos proporcionar o salto qualitativo almejado para um pas que pretende se tornar a quinta maior economia do mundo em 20 anos. H que se formular um plano mais ambicioso e corajoso no sentido de pensar na nova escola para darmos um efetivo salto de qualidade, tendo em vista preparar nossos alunos para o Sculo 21. Uma nova escola de qualidade implica focalizar a questo da educao infantil, ampliar o nmero de horas na escola, as atividades extracurriculares no contraturno da escola, ter bons professores continuamente formados e boa gesto escolar, entre outras aes. Essas so polticas j adotadas nos pases desenvolvidos que apresentam os melhores resultados nas avaliaes internacionais. Dentro deste contexto, quatro grandes diretrizes se destacam: 3.3.1 Educao Infantil de Qualidade H evidncias, sobretudo nos Estados Unidos, mostrando que os efeitos de uma boa Educao Infantil so substanciais e duradouros no desenvolvimento das crianas. Da as inmeras propostas de expandir a sua matrcula. Segundo a PNAD 2008, cerca de 70% das crianas brasileiras acima de 4 anos j esto matriculadas na Educao Infantil, o que mostra um avano no acesso. Entretanto, o que sabemos sobre o impacto positivo da Educao Infantil de qualidade, que no o caso do

!!"
"

que vem sendo feito no Brasil. No existe avaliao nem acompanhamento, e muitas destas escolas e creches so meros depsitos de crianas, que podem estar produzindo um grande dano na formao delas. A proposta consiste em desenvolver padres de qualidade e sistemas de acompanhamento e avaliao das creches e escolas infantis, bem como estabelecer um programa de priorizao da formao em Educao Infantil nas regies mais necessitadas, onde a criana no tem apoio familiar adequado. H que se fazer uma ampla anlise das reas mais necessitadas (em que as mes trabalham e os filhos ficam desassistidos boa parte do dia), definir um programa-base para o perodo em que as crianas iro permanecer na Educao Infantil, capacitar os educadores e coordenadores e definir um plano de investimento para que, em at 10 anos, todas as crianas tenham acesso a uma educao infantil de qualidade. 3.3.2 Ampliar o Nmero de Horas dos Alunos na Escola Escola de Perodo Semi-Integral Uma das nicas variveis da escola que afetam consistentemente o desempenho do aluno o nmero de horas-aula, ou seja, o tempo que o aluno permanece na escola. Assim, uma poltica educacional que poderia ter um efeito grande de aumentar a qualidade do ensino seria a de aumentar o nmero de horas-aula... (Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil - Narcio Menezes Filho - Instituto Futuro Brasil, Ibmec-SP e FEA-USP) Pesquisas mais recentes no Brasil e nos Estados Unidos, bem como a experincia de algumas escolas-modelo americanas, evidenciam que a ampliao do nmero de horas dos alunos em sala de aula e na escola, com bons professores e atividades adequadas, proporciona enorme impacto no aproveitamento escolar dos alunos. Com as escolas de perodo semi-integral as crianas apresentam um aproveitamento maior em termos educacionais, alm de proporcionar tranquilidade s famlias (principalmente das periferias das grandes cidades), no sentido de que seus filhos no estariam expostos s ruas e possvel envolvimento com a criminalidade e as drogas. A Europa (com exceo da Alemanha, que est atualmente debatendo este mesmo tema) e os EUA incorporam, h mais de 100 anos, a estrutura da escola de perodo semi-integral (EPSI) (das 8h s 15h) para todo o universo dos seus jovens. As experincias exitosas nos EUA (vide www.kipp.org) e em pases asiticos apontam para um incremento ainda maior do nmero de horas por dia da criana na escola para proporcionar um nvel educacional adequado ao nosso tempo. A experincia de escolas de Ensino Mdio em tempo semi-integral/Procentro, lideradas pelo empresrio Marcos Magalhes, atravs do ICE - Instituto de Co-responsabilidade pela Educao - tambm apontam para o sucesso de escolas de perodo semi-integral em nosso pas. Os resultados apresentados pelas mesmas superam significativamente os resultados das demais escolas pblicas (vide resultados do ENEM e acessos de jovens a universidades), a um custo per capita bastante razovel custo esse similar ao que se gasta em pases latino-americanos como Chile e Mxico. H no Brasil mesmo outros exemplos de EPSIs, algumas exitosas e outras menos. Para analistas e estudiosos do tema, a explicao do sucesso ou fracasso deve-se falta de planejamento, infraestrutura e profissionais adequados para implementar-se o que seria uma verdadeira (e necessria) revoluo na estrutura de ensino do brasileiro.

!#"
"

Nossa proposta consiste no desenvolvimento de um plano de longo prazo para que, no espao de 20 anos, pelo menos 80% da populao de alunos matriculados na Educao Bsica do pas tenham acesso a escolas de perodo semi-integral. Este plano dever (I) definir uma nova grade para a EPSI, com o contraturno sendo utilizado para reforo escolar, prticas esportivas e atividades culturais, (II) priorizar a abertura de EPSIs em comunidades mais carentes, onde justamente as crianas no tm o apoio familiar adequado para as horas que passam fora da escola; e (III) formar profissionais e profissionais habilitados a atuar no contraturno das EPSIs. 3.3.3 Viabilizar a Existncia de Escolas Pblicas com Gesto Autnoma no Brasil Em diversos pases existem polticas de gesto privada do ensino pblico, como o caso de Chile, EUA, Inglaterra e outros. A gesto pode incluir escolas ou redes de ensino. O problema mais crtico, no Brasil, a gesto das escolas pblicas e das suas redes de ensino. preciso promover o debate, fomentar e propor normas para facilitar experincias de gesto autnoma na Educao Bsica, realizada por instituies no governamentais, com financiamento pblico, por aluno, equivalente ao custo praticado no sistema de ensino ao qual estiver vinculada. J existem no Brasil iniciativas bem-sucedidas de acordo com avaliaes nacionais de parceria entre o setor pblico e instituies privadas para melhoria da qualidade do ensino em escolas pblicas. Algumas dessas iniciativas chegam a graus significativos de interveno privada na gesto do sistema ou da escola, com resultados satisfatrios no desempenho dos alunos. Existem tambm redes de ensino, como a Fundao Bradesco, que voltada populao menos favorecida, com custos competitivos, larga escala e excelentes resultados. O que se prope incentivar a criao de arcabouos institucionais e normativos para regular os diferentes graus de participao de instituies no governamentais, com e sem fins lucrativos, na gesto de escolas ou sistemas de ensino pblico da parceria completa responsabilidade (as charter schools) e para estabelecer indicadores de monitoramento dos resultados e auditagem dos recursos alocados. A simples existncia dessas escolas promover uma saudvel concorrncia construtiva com as demais escolas da rede pblica e proporcionar mais uma alternativa de educao gratuita populao em geral (vide exemplo recente da cidade de Nova Iorque, que decidiu ampliar ainda mais a abertura de novas charter schools, apesar da resistncia do sindicato de docentes). Para tanto, necessrio expandir o FUNDEB para que escolas privadas (tradicionais ou charter schools) possam receber recursos pblicos por aluno matriculado. Os alunos matriculados nessas escolas seriam tratados como alunos em escolas pblicas e, assim, teriam que ter o mesmo tratamento por parte do Estado (os mesmos critrios para seleo, avaliao, recebimento de materiais etc.). Vale notar que um sistema misto (financiamento pblico e gesto no governamental) j existe na Sade (SUS) e no Ensino Superior (ProUni). 3.3.4 Estimular Programas de Reforo do Aprendizado, Acelerao de Estudo e Correo de Fluxo Escolar. Um dos grandes aprendizados que podemos tirar da Finlndia a sua poltica de cuidar dos alunos com dificuldades de aprendizagens, no permitindo que alguns se distanciem do resto da turma. Essa claramente uma idia a ser aproveitada, sobretudo nas escolas com piores

!$"
"

resultados: ser permanente o acompanhamento do aluno e consequente reforo de aprendizado para os alunos com dificuldades. A proposta que se prepare, no plano nacional, um programa que possa ser implementado nos Estados e municpios a fim de capacitar os docentes e os diretores de escola para a execuo do acompanhamento individual do desempenho do aluno, e consequente reforo do aprendizado, os quais devero ser permanentes. Este programa deve contemplar desde a formao dos docentes at as implicaes prticas na gesto da escola para se realizar as aes. Vale notar que j existem programas testados e com bons resultados que serviriam como base inicial para este esforo (vide Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna). 3.4 4 MACROTEMA REFORMA DO ENSINO MDIO

O Ensino Mdio sofre hoje no Brasil de males serssimos. H problemas de abrangncia da rede, de currculo, de forma de atendimento ao aluno, de falta de professores em diferentes disciplinas, de excesso de faltas ao trabalho por parte dos professores, com srias consequncias em termos de desempenho dos alunos e de evaso. Em termos de cobertura, menos da metade daqueles jovens que deveriam estar neste nvel (o grupo entre 15 a 17 anos) podem ser a encontrados. Parte ainda est no Fundamental e quase 20% esto fora da escola (PNAD 2008). Quanto ao tipo de currculo, observa-se que no chega a 10% o percentual dos alunos que cursam o ensino profissionalizante. Em outras palavras, mais de 90% de nossos jovens esto sendo preparados para uma universidade na qual a maioria no pisar. Por outro lado, mais de 40% do atendimento do Ensino Mdio regular (no se trata de EJA) realizado no turno da noite embora apenas aproximadamente 20% dos jovens entre 15 e 17 conjuguem escola com trabalho (Censo escolar de 2009). Outro dado preocupante, que afeta diretamente os alunos do Ensino Mdio, a crescente falta de professores para disciplinas fundamentais (Fsica, Qumica, Matemtica). Ainda outro fator observado em pesquisa a falta de atratividade da carreira, que faz com que apenas 2% dos alunos de Ensino Mdio se mostrem interessados em seguir o magistrio. A consequncia da combinao desses fatores est por trs de um processo de abandono, segundo o qual perdemos a metade de nossos alunos. Dos 3,6 milhes de jovens que se matriculam na primeira srie deste nvel, somente a metade (1,8 milho) consegue concluir a terceira srie. Dos que conseguem concluir, cerca de 10% apresentam um desempenho considerado adequado ao trmino do Ensino Bsico. Em resumo, poderamos afirmar que o Ensino Mdio no Brasil apresenta as seguintes limitaes: (I) difcil demais e os currculos excessivos. (II) Falta aplicao, sobra abstrao. (III) Oferece um cardpio nico para todos (Ensino Mdio), embora receba alunos de nveis muito diferentes e com futuros e objetivos distintos. (IV) Est perdido com excesso de papis. Precisa preparar para o Ensino Superior, com seus exames de entrada, e ao mesmo tempo precisa preparar para o mundo do trabalho. Diante de tantos desafios, no atende bem a nenhum.

!%"
"

As seguintes diretrizes so aqui propostas: 3.4.1 Reduzir o Nmero de Disciplinas Obrigatrias, Aumentar as Eletivas e Flexibilizar a Oferta H que se redesenhar a arquitetura do sistema de EM: diversificar e flexibilizar a oferta; reduzir o nmero de disciplinas obrigatrias (para, no mximo, 2/3 do currculo), aprofundar o aprendizado dos conceitos fundamentais; oferecer disciplinas eletivas que motivem os alunos, como tecnologias, informtica, estudo de lnguas etc. Os programas do Ensino Mdio so longos e difceis. Sem dvida, esto muito acima da capacidade de absoro da maioria dos alunos (curiosamente, o currculo do EJA bem mais curto). Em contrapartida reduo, faz sentido aumentar a profundidade do aprendizado dos conceitos fundamentais. Igualmente, preciso aproximar o curso do mundo real. No nvel de rarefao em que oferecido, desmotiva os alunos e no permite um real domnio do que est sendo ensinado, pois no h a imprescindvel contextualizao. Disciplinas como Tecnologia e Empreendedorismo caminham na direo certa. Essa a primeira providncia para diferenciar os currculos, de acordo com o perfil do aluno, do tipo de escola e da geografia. Se forem poucas as obrigatrias, cada escola pode diferenciar seu currculo. 3.4.2 Oferecer a Mesma Disciplina com Nveis Diferentes de Dificuldade, Para Atender Variedade da Clientela Alguns alunos precisam aprender equaes do 3 grau, para passar em vestibulares muito competitivos. Outros ganhariam muito mais gastando seu tempo com ferramentas matemticas mais simples e de maior utilidade prtica. Para muitos, preciso contextualizar tudo. Outros vivem bem no mundo da abstrao pura. Portanto, preciso permitir e estimular que o mesmo assunto seja ensinado com nveis diferentes de exigncia e de abstrao. Repare-se que as high schools americanas fazem exatamente isso. Em estilo diferente, mas com o mesmo resultado, o ensino secundrio europeu tem muitas alternativas, umas mais e outras menos profissionalizantes. Cada modalidade ensina, por exemplo, matemtica com um nvel diferente de abstrao e dificuldade. preciso ter currculo mnimo para todos, definir o que todos precisam saber de matemtica e um currculo diferenciado para os que vo para o Ensino Superior nas exatas ou tecnolgicas ou para cursos tcnicos. 3.4.3 Criar Mecanismos de Interface entre o Ensino Mdio e o Ensino Profissionalizante de Forma que os Mesmos Possam se Articular e Complementar

As escolas acadmicas no tm afinidades ou proximidade com o ensino de profisses e com as inevitveis mudanas de perfil ocupacional oferecido, como consequncia das flutuaes dos mercados de trabalho. Alm disso, a legislao acadmica dificulta ou impede a contratao de profissionais com experincia de mercado nos cursos profissionais. Da ser mais vantajoso manter nas escolas acadmicas apenas as reas que esto na fronteira do profissional com o acadmico, como informtica, prticas de escritrio, economia aplicada, educao financeira etc.

!&"
"

Assim, preciso promover a clara separao da oferta do EM e do Ensino Tcnico de nvel mdio, garantindo a articulao entre os dois tipos de formao, assim como contar com bons centros profissionalizantes especializados em diferentes reas onde os alunos interessados possam fazer a baldeao de sua escola para esses centros com transporte gratuito ou com vale-transporte. Como estmulo, oferecer vouchers (ou ProUni) aos alunos de EM interessados em cursos tcnicos e incentivar parcerias com municpios, Sistema S etc. 3.4.4 Estabelecer Outros Nexos Entre Educao e Trabalho O estabelecimento de nexos entre a vida escolar e o mundo do trabalho pode ser fator crucial para que o jovem perceba o significado do investimento em sua educao. Alm das formas j propostas de integrao entre o EM e o profissionalizante, prope-se a criao de um programa de monitoria no EM, a exemplo do que j existe no nvel superior. Esse seria um programa que possibilitasse a atuao dos jovens em sua prpria escola, funcionando como monitores de professores em laboratrios de informtica e cincias, em bibliotecas, nas atividades esportivas ou nas prprias classes das diferentes disciplinas. O programa garantiria uma bolsa, a ser repassada ao prprio jovem, em funo de tarefas definidas de forma a no prejudicar seu desempenho escolar. Outra possibilidade seria a utilizao da Lei do Aprendiz como forma de manuteno do jovem na escola. Um abrangente programa, baseado nessa lei, poderia garantir aos alunos de Ensino Mdio, a partir da segunda srie, uma experincia profissional na condio de aprendizes, com contratos de trabalho de apenas quatro horas, de forma a garantir que no precisassem estudar no noturno. A condio de permanecer na escola, aliada a uma real experincia no mundo do trabalho formal, poderia ser um importante fator de concluso do Ensino Mdio. 3.4.5 Caminhar Progressivamente Para um Exame de Sada do Ensino Mdio Todos os pases europeus tm um exame de sada do Ensino Mdio, e h evidncias de seu impacto positivo. No seria vivel implantar tal exame do dia para a noite; sua implantao deve ocorrer de maneira progressiva. Neste contexto, deve ser feita uma separao do ENEM, diferenciando um exame baseado no currculo de competncias comuns (bsico) e outro orientado para o vestibular. 3.4.6 Aumentar Oferta de Ensino Mdio Profissionalizante nos Perodos Noturnos Diurno e Oferecer EJA

necessrio aumentar a oferta de Ensino Mdio diurno para atender aos alunos que no trabalham e que frequentam o ensino noturno. Assim, ser possvel oferecer no perodo noturno o EJA profissionalizante para alunos mais velhos e Ensino Mdio para alunos com defasagem escolar (idade/ srie). 3.5 5 MACROTEMA CRIAO DE UM CURRCULO BASE APERFEIOAMENTO DAS AVALIAES NACIONAL E

3.5.1 Criao e Unificao do Currculo Base Nacional De acordo com a legislao vigente, cabe ao Conselho Nacional de Educao (CNE) estabelecer diretrizes curriculares e ao Ministrio da Educao (MEC) apoiar os sistemas de ensino pblico na elaborao de currculos que obedeam s diretrizes e, ao mesmo tempo, satisfaam as caractersticas da regio e as necessidades de populaes escolares muito heterogneas. preciso que a Unio MEC e CNE coordene um trabalho capaz de rever, se necessrio, as diretrizes existentes e de torn-las mais claras para que os sistemas de ensino possam transform-las num currculo. Nesse processo, fundamental que o MEC fortalea os

!'"
"

governos estaduais para o trabalho de coordenao dos municpios de seu territrio. Alm disso, sabido hoje que muitos Estados e municpios fizeram sua parte na elaborao de seus prprios currculos, o que no pode ser ignorado. Mais ainda, o atual CNE tambm est revendo suas diretrizes e elaborando outras; enfim, h uma intensa movimentao nesse campo. Portanto, no preciso partir do zero, pois, at para anular indispensvel saber o que est acontecendo. A proposta consiste em: Partindo do que j existe, coordenar a elaborao de padres curriculares bsicos, explicitando com clareza as habilidades e competncias esperadas por srie/ano para o Ensino Fundamental e estabelecer padres ou expectativas de aprendizagem ao final de cada Ciclo, que possam servir de referncia obrigatria tanto para os currculos a serem construdos pelos Estados e municpios como para as avaliaes nacionais. Fortalecer a participao do Estado para dar assistncia tcnica aos municpios de seu territrio a fim de iniciar um processo de construo de competncia local para a gesto pedaggica. A concesso de um selo de qualidade para materiais e currculos produzidos pelo poder pblico ou por empresas privadas. O MEC tem a funo de avaliar os materiais existentes, conferir-lhes um selo de qualidade, elaborar editais de chamada para financiar estudos sobre currculo e avaliao. A elaborao de material pedaggico produzido com as novas tecnologias educacionais utilizadas no ensino distncia e estruturado conforme as diretrizes curriculares dos diferentes anos/sries, para ser utilizados presencialmente nas salas de aula, como feito na Coreia. Esta iniciativa particularmente importante para as disciplinas da rea de Cincias e Matemtica, na qual no h nmero suficiente de professores habilitados. Ela envolveria o treinamento tanto dos professores como dos monitores para a utilizao do material disponvel.

3.5.2 Criao de uma Avaliao Nacional com Provas no 3 Ano do Ensino Fundamental para Medir Letramento em Portugus e Matemtica H que se fechar a torneira do analfabetismo. Se, por um lado, o Brasil hoje forma dez mil doutores por ano e encontra-se na 15 posio do ranking da produo cientfica mundial, por outro lado observamos crianas, ao trmino da 3 ano, que no aprenderam o que seria esperado delas em Lngua Portuguesa, simplesmente porque no foram alfabetizadas no tempo certo. Para isso, necessrio ter instrumentos confiveis de medio e acompanhamento, que possam ser usados pelas escolas e mestres para evitar que se descubra no 5 ano que o aluno ainda no sabe ler. Uma possibilidade estender o SAEB/Prova Brasil para o final do 2 e 3 ano, quando se espera que elas tenham concludo o 1 ciclo de alfabetizao. Associa-se a essa criao a necessidade de um monitoramento de cada criana ao longo desse ciclo, para permitir aos professores identificarem os alunos que comeam a ficar para trs e agir rapidamente junto a eles. As experincias de SP e MG, que seguem a escala do SAEB/Prova Brasil para avaliar alunos ao final do 3 ano, podem ser potencializadas e seus resultados positivos j aparecem no IDEB 2009. 3.5.3 Aprofundamento da Cultura de Medio de Desempenho e Aperfeioamento dos Sistemas de Avaliao IDEB e PROVA BRASIL A continuidade das boas polticas implementadas nos ltimos anos tambm crucial para a transformao da Educao. Uma das grandes evolues dos ltimos anos que precisa ser mantida o inicio de uma cultura de medio e acompanhamento do

!("
"

desempenho dos alunos. Conseguir medir sistematicamente e de forma abrangente o desempenho dos alunos nos diversos pontos da sua educao bsica, nos 3, 5, 9 do Ensino Fundamental, e a universalizao do ENEM, tornando-o obrigatrio ao final do Ensino Mdio, absolutamente fundamental. Os resultados destas avaliaes deveriam servir de instrumento pedaggico para o desenvolvimento de programas de recuperao que garantissem a aquisio das competncias consideradas como pr-requisitos para a etapa posterior. O Brasil, ao definir metas para cada uma destas etapas e aumentar cada vez mais a transparncia dos resultados para a sociedade, vem criando um crculo virtuoso de cobrana e prestao de contas. Neste contexto, deve-se buscar sempre que possvel o aperfeioamento do IDEB e a sua utilizao para o monitoramento da melhoria da qualidade da educao do pas, incluindo eventuais ajustes nas metas para buscar objetivos mais ambiciosos quando possvel. 3.6 6 MACROTEMA POLTICAS DE INVESTIMENTO

Finalmente, o ltimo macrotema, que tem a ver com a utilizao dos recursos destinados educao. Para viabilizar o plano acima, ser necessrio rever a forma como o investimento feito, a quantidade deste investimento e, mais importante de tudo, garantir o acompanhamento da efetividade e eficincia dos recursos. Trs grandes propostas relacionadas poltica de destinao de verbas foram formuladas neste contexto: 3.6.1 Criao da Lei de Responsabilidade Educacional Criao de uma lei vinculando o repasse de verbas pblicas ao cumprimento de metas de aprendizagem dos alunos, adoo de polticas indutoras e intervenes para a melhoria na qualidade do Ensino Bsico pr-determinadas pelo Governo Federal. Alm disso, preciso o estabelecimento de mecanismos de responsabilizao pelo no cumprimento de metas e programas, por meio da instituio de um regime de colaborao juridicamente constitudo entre os entes federativos. 3.6.2 - Ampliao da Aplicao do FUNDEB preciso rever os critrios de aplicao do FUNDEB, possibilitando que organizaes privadas sem fins lucrativos possam receber recursos pblicos para administrar escolas mediante critrios pr-definidos (como descrito na proposta 3.3.3). Isso permitiria uma maior flexibilidade, inovao e competio no provimento de educao bsica. 3.6.3 - Elevar o investimento governamental por aluno do Ensino Bsico Como j mencionado na introduo, o investimento per capita brasileiro por aluno significativamente inferior tanto ao de pases desenvolvidos como ao de pases nos mesmos nveis de PIB que o Brasil. Adicionalmente, existe uma viso de que o governo, em especial federal, investe menos na educao bsica do que deveria. Para viabilizar o plano descrito acima, ser necessrio um aumento no investimento por aluno do Ensino Bsico. O quanto precisa ser aumentado ainda precisa ser detalhado, mas esta realocao de investimentos ser fundamental para o sucesso de qualquer programa de melhoria de qualidade da educao bsica.

!)"
"

Organizaes Participantes (ordem alfabtica):

Casa do Saber Fundao Aprendiz Fundao Bradesco Fundao Educar Instituto Ecofuturo Instituto Natura Instituto Unibanco Parceiros da Educao

"

!*"
"

Вам также может понравиться