Вы находитесь на странице: 1из 96

Aprendizagem: Linguagem Comportamento e Cognio

De A. Charles Catania Um resumo de Tiago Martins Speckart

Referncia: Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognio de A. Charles Catania. Trad. Deisy das Graas de Souza (et. a .!. "a ed # $orto % egre: %rtes M&dicas Su ' ())). T*tu o origina : Learning

ndice
Parte 1 - ntroduo Cap!tulo 1 " Aprendizagem e Comportamento $+gina " Cap!tulo # " $ma ta%onomia do Comportamento $+gina , Parte # " Comportamento sem Aprendizagem Cap!tulo & " '(oluo e Comporamento $+gina ) Cap!tulo ) " Comportamento 'liciado e Comprtamento 'mitido $+gina (( Parte & " Aprendizagem sem Pala(ras Cap!tulo * " As Conse+u,ncias do -esponder: -e.oro $+gina (Cap!tulo / " As Conse+u,ncias do -esponder: Controle A(ersi(o $+gina .( Cap!tulo 0 " 1perantes: A 2eleo do Comportamento $+gina ./ Cap!tulo 3 " 1perantes Discriminados: Controle de 'st!mulo $+gina 0. Cap!tulo 4 " Discriminao Condicional e Classes de 1rdem 2uperior $+gina 0/ Cap!tulo 15 " 's+uemas de -e.oro $+gina "" Cap!tulo 11 " Com6ia7es de 's+uemas: 2!ntese Comportamental $+gina "/ Cap!tulo 1# " Comportamento -espondente: Condicionamento $+gina -0

Cap!tulo 1& " Aprendizagem 2ocial $+gina -) Parte ) " Aprendizagem com Pala(ras Cap!tulo 1) " Comportameto 8er6al: A 9uno da Linguagem $+gina 10 Cap!tulo 1* " Comportamento 8er6al e Comportamento :o-8er6al $+gina ,. Cap!tulo 1/ " Psicolingu!stica: A 'strutura da Linguagem $+gina ,) Cap!tulo 10 " Aprendizagem 8er6al e ;rans.er,ncia $+gina /Cap!tulo 13 " As 9un7es do Lem6rar $+gina /, Cap!tulo 14 " A 'strutura do Lem6rar $+gina )( Cap!tulo #5 " Cognio e -esoluo de Pro6lemas $+gina )0 Parte * " Concluso Cap!tulo #1 " 'strutura e 9uno na Aprendizagem $+gina )-

Parte - ntroduo
1 - Aprendizagem e Comportamento <uais as propostas do li(ro= Tentar responder as 2uest3es: (a! 2ua a natureza dos e4entos a 2ue nos referimos como aprendizagem5 (6! 2ua a me 7or forma de fa ar de es5 1 +ue > comportamento= 8Tudo 2ue um organismo faz9 :;o sei o por2ue de o autor n;o ter uti izado uma defini;o mais contepor<nea de comportamento' =+ 2ue ta defini;o 8tudo 2ue um organismo faz9 & pouco esc arecedora' e o autor posteriormente participou na e a6ora;o de um conceito mais >ti para o 2ue & o comportamento. ?u uti izarei como defini;o de comportamento uma mais atua izada' e 2ue inc ui os 4+rios fen@menos a6ordados ao ongo do i4ro. Ta defini;o & a 2ue se segue: Comportamento um sistema1 de interaes2 entre valores3 de variveis de estmulos antecedentes4 ue pertencem ! uma mesma classe"# valores de variveis de respostas de um organismo ue pertencem ! uma mesma classe e valores de variveis de estmulos conse uentes4 ue pertencem ! uma mesma classe.
(

: Sistema a2ui & entendido como um con=unto de con=untos. :este caso' um con=unto de con=untos de intera3es. Asto fica me 7or representado na figura a6aiBo.

: Antera;o nesta defini;o ser4e para mostrar 2ue as mudanas n;o s;o unidirecionais' mas 2ue o 2ue modifica tam6&m & modificado' e 4ice#4ersa.
0

: Ca ores de 4ari+4eis. Cari+4e neste caso 4em D su6stituir a pa a4ra propriedade' muito uti izada neste teBto. $ropriedade n;o est+ errado' o 2ue acontece & 2ue a no;o de 4ari+4e mostra c aramente 2ue n;o estamos idando com propriedades constantes# mas sim com 4ari+4eis 2ue variam (pode parecer redundante' mas & um conceito fundamenta para mostrar a dinamicidade das intera3es comportamentais!.
"

: %ntecedentesEFonse2uentes nesta defini;o ser4e para especificar me 7or o 8meio9 em 2ue a resposta est+ inserida. G+ um 8meio9 antes da resposta e um 8meio9 ap$s a resposta. %ssim fica c aro 2ue a resposta modifica o meio' e & modificado pe o meio.
-

: RespostasE?st*mu os pertencentes ! uma mesma classe & diferente de fa armos de classes de respostas%estmulos. H pro6 ema consiste 2ue as intera3es comportamentais n;o ocorrem entre 8c asses9: s;o antes de mais nada com os (4a ores de! est*mu os e (4a ores de! respostas' ue podem pertencer ou n&o a uma c asse. Uma c asse & um con=unto' e as intera3es n;o s;o entre os con=untos' mas sim entre o 2ue est+ contido (est*mu os e respostas! nos con=untos (c asses!.

1 +ue > aprendizagem= 8Usua mente' & o processo no 2ua um comportamento & adicionado ao repertIrio do organismo. %prendizagem n;o tem uma defini;o satisfatIria. Se estuda como os organismos se comportam de maneiras diferentes. %prendizagem significa coisas diferentes em diferentes momentos para diferentes pessoas.9 H autor tenta n;o definir restritamente a defini;o de aprendizagem para tentar ser o mais inc usi4o poss*4e . H 2ue ocorre' como pode ser 4isto no fina do resumo' & 2ue os fen@menos da aprendizagem e os procedimentos em 2ue e es ocorrem n;o s;o a6arcados pe a pa a4ra aprendizagem. Jar*amos me 7or' ao nos referirmos a um fen@meno de aprendizagem' rea izar uma descri;o eBausti4a do fen@meno e o procedimento 2ue o faz poss*4e de acontecer. H 7ar p+gina )- do resumo. Kuais s;o as diferenas entre a inguagem comportamenta e da inguagem cogniti4a5 S;o dois modos diferentes de se fa ar de e4entos psico Igicos. % inguagem Fomportamenta ' por eBemp o' nega eBp ica3es internas' como a mente. % inguagem Fogniti4a aceita eBp ica3es internas. %s duas idam com 2uest3es diferentes: a primeira com a 'un&o' a segunda com a estrutura. ?strutura: aspectos do est*mu o. Jun;o: a grosso modo' intera3es entre est*mu os antecedentes' respostas e est*mu os conse2uentes. (4er o 2ue & comportamento! ?st*mu os s;o e4entos no mundo' 2ue assumem a guma fun;o para a guma resposta. Respostas s;o inst<ncias (uma parte! do comportamento. % resposta & definida por seu efeito no am6iente.

# - $ma ;a%onomia do Comportamento 1 +ue > ta%onomia do comportamento= TaBonomia & um sistema de c assifica;o. TaBonomia Fomportamenta & um 4oca6u +rio 2ue permite organizar os 4+rios procedimentos e fen@menos do comportamento. 1 +ue > e +uais so procedimentos comportamentais= $rocedimento comportamenta & uma opera;o eBperimenta L uma inter4en;o (a tera;o de 4ari+4eis am6ientais!. Hpera3es comportamentais (a! H6ser4a;o do comportamento. (6! Hpera;o de apresenta;o de est*mu o. (c! Hpera;o conse2uencia . (d! Hpera;o sina izadora ou de contro e de est*mu os: superposta D apresenta;o de est*mu o. (e! Hpera;o sina izadora ou de contro e de est*mu o: superposta Ds conse2uncias. (f! Hpera;o esta6e ecedora. Descri;o das opera3es (a! :en7uma inter4en;o (6! H est*mu o % & apresentado (c! % resposta M tem a conse2uncia F (p.e. um est*mu o & produzido ou & terminado! (d! H est*mu o D sina iza a apresenta;o do est*mu o ?. (e! H est*mu o J sina iza 2ue a resposta M ter+ a conse2uncia G. (f! N esta6e ecida a efeti4idade de uma conse2uncia A como um reforador ou como um punidor. :o +ue implica o6ser(ar o comportamento= % o6ser4a;o por si sI raramente identifica as fontes do comportamento e raramente reso 4e 2uest3es. ?m 2ua 2uer estudo comportamenta ' apresentar 4ari+4eis & ine4it+4e ' ogo n;o 7+ o6ser4a;o 8pura9. N necess+rio e4ar em considera;o o efeito da o6ser4a;o no contro e do comportamento do su=eito ao o6ser4+# o. <ual a .uno de 'st!mulos e Conse+u,ncias numa operao comportamental= De4e#se manipu ar est*mu os para identificar 2uais s;o os mais determinantes. Tam6&m de4e# se a terar as conse2uncias para a4a iar se 7ou4e aprendizado.

H 2ue & processo de sina iza;o5 Kue re a3es e a pode ter5 Hpera3es sina izadoras O opera3es de contro e de est*mu os. ?st*mu os podem sina izar tanto outros est*mu os 2uanto conse2uncias. Sina iza;o de est*mu os: ref eBos condicionados. Sina iza;o de conse2uncias: treino discriminati4o. (a! 2uando um est*mu o & o determinante fundamenta de uma resposta' dizemos 2ue o est*mu o elicia a resposta ou 2ue a resposta & eliciada. (6! 2uando uma resposta ocorre em presena de um est*mu o' por2ue o est*mu o sina iza a guma conse2uncia do responder' dizemos 2ue o est*mu o ocasiona a resposta e 2ue a resposta & emitida. Uma discrimina;o onde 7+ (ou n;o! apenas um est*mu o discriminati4o se c7ama sucessiva ou 4ai#n;o#4ai %2ue a em 2ue dois ou mais Sd est;o presentes e em 2ue cada um est+ corre acionado a uma R diferente & denominada discrimina;o simult(nea. 1 +ue so 1pera7es 'sta6elecedoras= Hpera3es esta6e ecedoras a teram o 4a or das conse2uncias. H comportamento decorrente de uma H? se c7ama evocado. H?s aumentam ou diminuem a pro6a6i idade de resposta. De4e#se ter cuidado para ana isar o 2ue & H? e o 2ue & Sd. H responder e4ocado por tais opera3es ocorre em um am6iente re ati4amente constante. Sd evoca R H? ocasiona R R ocasionados eEou e4ocados s;o emitidos. H?s n;o fornecem aprendizagens' mas conteBtos para 2ue esta possa acontecer. ?Bemp o de diferena entre Sd e H?: Po;o est+ com sede' aumentando a pro6a6i idade de 2ue comportamentos 2ue comportamentos 2ue e4em a sacia;o se=am ocasionados. %o a4istar uma m+2uina de refrigerante (Sd para o saciar a sede! o 4a or reforador de ac7ar uma moeda & e e4ado (o comportamento de ac7ar uma moeda & portanto ocasionado!.

Parte

- Comportamento 2em Aprendizagem

& - '(oluo e Comportamento Conte%tualizao de e(oluo. Todos os organismos 7o=e s;o parentes so6re4i4entes. ?4o u;o n;o & uma teoria' & um nome para certos tipos de mudanas 2ue ocorrem com popu a3es 6io Igicas a 2ue denominamos esp&cie. % se e;o natura decorre de 4aria;o e se e;o. %s teorias para e as D se e;o natura foram o (a! lamarc)ismo' a (6! ortog*nese pre'ormacionista e a (c! com+ina&o gentica mendeliana com muta&o gentica. Descri;o das teorias: (a! caracter*sticas aprendidas na ontognese passariam adiante (o 2ue n;o acontecia' como eBemp o muti a3es 2ue n;o eram transmitidas!. $or&m com o con7ecimento pro4ido pe a epigen&tica & poss*4e 2ue a gumas a tera3es ontogen&ticas podem afetar em a gum grau D:% e ser transmitido a descendentes. (6! e4o u;o ditada por foras internas' sem re a;o com o am6iente. (c! o mode o mende iano n;o eBp ica a 4aria;o gen&tica' por isso a =un;o com a teoria da muta;o' mas este mode o de muta;o era muito radica . H 2ue & receita e fotocIpia5 H 2ue isso tem a 4er com e4o u;o5 Uma receita & uma se2uncia de procedimentos ou instru3es. ? a descre4e como criar o produto' mas n;o incorpora' necessariamente' uma descri;o do produto. N pouco pro4+4e 2ue conten7a informa;o so6re sua origem. Uma fotocIpia gera mente n;o mostra como construir a estrutura 2ue e a mostra. N uma representa;o ou cIpia' mas a receita n;o o &. %s eBp ica3es (a! e (6! trata4am o materia gen&tico mais como fotocIpias do 2ue como receitas. % 6io ogia moderna encara genes como receitas para o desen4o 4imento. S;o receitas para forma;o de prote*nas' e cont&m pouca informa;o so6re seu passado. (c! contri6uiu com a se e;o natura pe a teoria da muta;o' 2ue contri6ui com a 4aria6i idade necess+ria para as mudanas. $or&m 7o=e sa6e#se 2ue muta3es ocorrem numa esca a 6em menor e em maiores per*odos de tempo (entretanto mudanas dr+sticas em um am6iente podem se ecionar muta3es mais dr+sticas!. 2eleo, (ariao e e(oluo. Se e;o fi ogen&tica Caria;o de comportamentos a6aiBo ou acima da m&dia s;o se ecionados pe a pro6a6i idade de ta aspecto aumentar a pro6a6i idade de so6re4i4ncia da esp&cie. % se e;o & feita pe o

am6iente' e e a cria e mant&m caracter*sticas (Irg;os' sistemas' partes! do organismo. % e4o u;o pode ocorrer gradua mente em re a;o D uma media da popu a;o ou apIs e4entos pontuais 2ue produziram grandes mudanas am6ientais. % se e;o n;o su6stitui mecanismos eBistentes com outros 2ue rea izariam a mesma fun;o. Sistemas de respostas se desen4o 4eram antes de sistemas sensoriais. Responder diferencia mente foi a 6ase para a se e;o de sistemas sensoriais (em am6ientes est+4eis!. Mas nem todos os am6ientes s;o est+4eis. De4e ter sido um passo e4o uti4o importante 2uando tais padr3es de comportamento tornaram#se modific+4eis (em outras pa a4ras' tornaram#se capazes de aprender!. Fontingncias e4o ucion+rias se ecionaram diferentes tipos de aprendizagem. % gumas permanentes' outras re4ers*4eisL outras somente em situa3es espec*ficas' outras em situa3es di4ersasL a gumas poss*4eis apenas em certos momentos da 4ida do organismo' outras poss*4eis ao ongo de sua 4ida. Se e;o ontogen&tica (eBp orada mais tarde! Sin@nimo de se e;o por conse2uncias (do organismo!. Respostas s;o se ecionadas pe o am6iente' de acordo com as conse2uncias. Se e;o cu tura
(eBp orada mais tarde!

$r+ticas s;o passadas para outros su=eitos (por imita;o' 4er6a mente' etc.!. Hs comportamentos so6re4i4em os indi4*duos. H comportamento & em 2ue medida fi ogen&tico e ontogen&tico5 ?m 2ue medida o comportamento ad4&m da fi ogenia ou da ontogenia (aprendizagem!5 ? e & produto de am6as' agora o 2uanto cada n*4e de se e;o determina o comportamento & outro pro6 ema. Temos sempre 2ue considerar as 6ases fi ogen&ticas do comportamento. H comportamento =+ comea no em6ri;o.

10

) - Comportamento 'liciado e Comportamento 'mitido. 1 +ue > -e.le%o= Um tipo de re a;o entre e4ento am6ienta (est*mu o! e uma mudana resu tante no comportamento (resposta!. %rco ref eBo: rota fisio Igica do ref eBo (receptores' sistema ner4oso centra ' respostas g andu ares' muscu ares' etc.! Diz#se 2ue um est*mu o e icia uma resposta. H est*mu o assim & c7amado de estmulo eliciador e a resposta de resposta eliciada. % re a;o entre est*mu o e resposta neste caso & c7amado de re'le,o. Ref eBo & um su+con-unto de re a3es poss*4eis no comportamento (neste caso' entre est*mu os antecedentes e respostas!. Kuais as caracter*sticas do comportamento e iciado5 ?st*mu os precisam atingir um imiar para e iciar a resposta. H imiar & esta6e ecido por certos 4a ores particu ares do est*mu o. H tempo transcorrido entre o est*mu o e a resposta se c7ama lat*ncia de resposta. Respostas ocorrem com a guma magnitude e tem a guma dura&o. Fomo estas trs 4ari+4eis podem co4ariar e as tm rece6ido' as 4ezes' o nome de fora do ref eBo. Jora fraca O imiar a to' atncia a ta' magnitude 6aiBa e dura;o 6aiBa. Jora forte O imiar 6aiBo' atncia 6aiBa' magnitude a ta e dura;o a ta. :o ref eBo' . 'orte / 'ora de 0 'orte e . 'raco / 'ora de 0 'raca. 1 +ue so pro6a6ilidades ou .re+u,ncias relati(as e pro6a6ilidades condicionais= $ro6a6i idade ou fre2uncia re ati4a %s re a3es S#R podem ser eBpressas em pro6a6i idade ou fre2uncias re ati4as. ?nt;o & poss*4e definir os efeitos do est*mu o comparando a pro6a6i idade de uma resposta 2uando o est*mu o est+ presente ou 2uando o est*mu o est+ ausente. Uma pro6a6i idade ou fre2uncia re ati4a & uma propor;o ou raz;o: o n>mero de 4ezes em 2ue o e4ento ocorre' comparado com o n>mero de 4ezes em 2ue e e poderia ter ocorrido. p(R(!O('Q #R (QQS de emiss;o de R ao apresentar S p(R.!OQ'1 #R 1QS p(R0!OQ'Q #R QS $ro6a6i idade Fondiciona Fomo medir o ref eBo 2uando a resposta ocorre com a ta fre2uncia (sem a presena do est*mu o a ser estudado5! eBemp o: piscar o o 7o (resposta! com e sem presena de um sopro

11

no o 7o (com ou sem est*mu o!. De4e#se ent;o comparar pro6a6i idades de resposta com o est*mu o e sem o est*mu o. p(RES!O('Q p(REn;oS!OQ'1

$ro6a6i idade Fondiciona & a pro6a6i idade em 2ue seu 4a or & especificado em termos de presena ou ausncia de um e4ento. p(%EM!Opro6a6i idade de %' dado ML ou a pro6a6i idade de % a condi;o 2ue M este=a presente. <uais os tipos de rela7es est!mulo - resposta= Uma resposta 2ue ocorra sem ser e iciada & emitida. Se uma resposta segue um est*mu o' de4e#se sa6er se um est*mu o determinou de fato a resposta. %s c asses de re a3es (a! S#R. S aumenta a pro6a6i idade de R. p(RES!OQ',- e p(REn;oS!OQ'(6! R emitido' sem re a;o com S. p(RES!OQ'.- e p(REn;oS!OQ'.(c! S#R. S diminui a pro6a6i idade de R. p(RES!OQ'( e p(REn;oS!OQ') (d! S#R c7amado de ref eBo. p(RES!O('Q e p(REn;oS!OQ'(. ?m termos de pro6a6i idades o 2ue & e o 2ue n;o & ref eBo torna#se mais ar6itr+rio. ?Bcita;o de Resposta: ?st*mu o aumenta p da resposta Ani6i;o de Resposta: ?st*mu o diminui p de resposta Sistemas eBp icati4os 6aseados somente somente no ref eBo s;o portanto incomp etos. R emitidas eram c7amadas de Fomportamento Anstrumenta ou Hperante' pois eram instrumentos para mudar o am6iente ou como opera4am no am6iente. R e iciado era denominado Fomportamento Ref eBo. 8olunt?rio ou n(olunt?rio= Fomportamento Hperante e Fomportamento Ref eBo tem am6os eBemp os de serem 4o unt+rios e in4o unt+rios e ta distin;o n;o & >ti . :em & >ti diferenciar a resposta pe a fisio ogia da resposta (se & R es2ue &tico#operante ou se & R aut@nomo#ref eBo!. 1 +ue ocorre ap@s elicia7es sucessi(as= Duas apresenta3es diferentes de um mesmo est*mu o podem ter efeitos diferentes. H responder e iciado fre2uentemente depende do n>mero de apresenta3es do est*mu o e de seu espaamento no tempo.

12

Ga6itua;o ou %dapta;o N um decr&scimo no responder pe a repeti;o constante de est*mu o. N uma caracter*stica do responder e iciado' podendo ser produzida por uma 4ariedade de est*mu os. $ode ser um componente importante no comportamento emociona . $otencia;o ou Jaci ita;o N um acr&scimo no responder com estimu a3es repetidas. N mais pro4+4e com est*mu os a4ersi4os do 2ue com neutros e reforadores. :;o confundir com sensi+ili1a&o' onde os efeitos e iciadores de um est*mu o aumentam como resu tado de apresenta;o de a gum outro est*mu o (um S aumenta o efeito e iciador de ST!. H m&todo de apresenta;o de S pode determinar se ocorrer+ 7a6itua;o ou potencia;o. ?feitos do Tempo desde o > timo S ? iciador Se o est*mu o deiBa de ser apresentado por um tempo depois da 7a6itua;o ou potencia;o' a pro6a6i idade de o responder ser e iciado poder+ retornar a 4a ores pr&4ios. %s mudanas no responder' c7amadas de adapta;o ou potencia;o' n;o s;o permanentesU e' D medida 2ue o tempo passa' ocorre um retorno para n*4eis pr&4ios. U$or&m pode ser 2ue casos de potencia;o permanente eBp icariam um responder 4io ento' por parte do sistema imuno Igico' nas c7amadas a ergias. 1 +ue > padro temporal do comportamento= % apresenta;o de um est*mu o pode determinar a se2uncia de respostas 2ue ocorrem ao ongo de um per*odo eBtenso de tempo. H responder 2ue depende de outro responder & c7amado de comportamento ad-untivo. Uma resposta acompan7a de modo regu ar outra resposta. ?Bemp o: apIs comer' o rato regu armente 6e6e se poss*4e . <ual o papel do e%erc!cio= %ntes de se sa6er so6re o efeito do efeito das conse2uncias so6re o responder' acredita4a#se 2ue a repeti;o do responder mantin7a o comportamento' mesmo na ausncia do est*mu o e iciador. Maseado nisso' pode#se conc uir 2ue a e icia;o repetida de uma resposta aumenta a pro6a6i idade de 2ue a resposta se=a emitida. H pape da ei do eBerc*cio na $sico ogia da %prendizagem foi deiBado de ado com a escassez de dados' e com o ad4ento das opera3es cose2uenciadoras. H responder pe as conse2ucias fica mais forte assim 2ue o responder se torna independente de est*mu os e iciadores. ?sta seria uma interpreta;o poss*4e da ei do eBerc*cio.

13

Como .unciona a estampagem= ?stampagem & re a;o resu tante de apresenta3es de est*mu os. :a estampagem' os efeitos de apresenta;o inicia do est*mu o a ser estampado n;o s;o as mudanas nas pro6a6i idades do responder. %ntes' s;o as Hpera3es ?sta6e ecedoras. ? as mudam a import<ncia do est*mu o. H S estampado ad2uire sua import<ncia para o organismo simp esmente por ter sido apresentado so6 circunst<ncias ade2uadas. ?Bemp o c +ssico: estampagem com patos fi 7otes' onde um est*mu o grande 2ue se mo4e (uma m;e pata ou uma caiBa so6re rodas! ter+ seu 4a or a terado drasticamente por ter sido apresentado so6 circunst<ncias ade2uadas (neste caso' o in*cio da 4ida do patin7o!. <ual a relao entre opera7es esta6elecedoras e a importAncia de est!mulos= %s mudanas na import<ncia dos est*mu os 2ue ocorrem com as opera3es esta6e ecedoras s;o discutidas em termos de impu so e moti4a;o. ?studos fisio Igicos de moti4a;o norma mente est;o re acionados nas re a3es entre os fatores org<nicos e a import<ncia de est*mu os. ?B: 7orm@nios e comportamento seBua . % moti4a;o ogo n;o & uma fora ou impu so a ser oca izada dentro do organismoL antes' & um termo ap icado a muitas 4ari+4eis org<nicas e am6ientais' 2ue tornam 4+rios est*mu os importantes para um organismo.

14

Parte

- Aprendizagem 2em Pala(ras

* - As conse+u,ncias do -esponder: -e.oro -e.oro e '%tino Va6irintos' cur4as de aprendizagem' c<maras eBperimentais e registros cumu ati4os. H decr&scimo gradua do tempo gasto na rea iza;o de uma tarefa 4eio a se c7amar aprendizagem por tentati4a e erro. %credita4a#se 2ue a inte igncia de esp&cies poderia ser medida pe o tempo de reso u;o de caiBas#pro6 ema' a6irintos (como os de T7orndike! e outros aparatos. :a &poca se pergunta4a se a aprendizagem ocorria por sa tos discretos ou eram na 6ase do tudo#ou#nada (insig7ts!. Hs organismos nestas tarefas aprendiam mo4imentos ou propriedades dos am6ientes5 De 2ua 2uer forma' os eBperimentos indica4am 2ue o responder se torna4a mais pro4+4e apIs certas conse2uncias. Fur4as de aprendizagem s;o gr+ficos 2ue mostram como o comportamento muda durante o eBperimento. Medir tempo de desempen7o n;o especifica4a o 2ue os organismos esta4am rea mente fazendo durante o tempo. Hcorreram duas ino4a3es na pes2uisa eBperimenta : #Um apare 7o constru*do de ta modo 2ue o organismo podia emitir rapidamente' sem a inter4en;o do eBperimentador' uma resposta faci mente especificadaL diferente de a6irintos e caiBa#pro6 emas. #Um m&todo de registro' 6aseado diretamente na taBa ou fre2uncia de respostas' em contraposi;o Ds medidas indiretas deri4adas de se2uncias de respostas ou de grupos de organismos (m&dias de cur4as de aprendizagem de 4+rios organismos!. Ano4a3es pensadas para reduzir a manipu a;o do organismo' simp ificando o tra6a 7o do eBperimentador. FaiBa eBperimenta O FaiBa de Skinner. % gumas caracter*sticas de registros cumu ati4os: Kuanto a teBtura ou granu a;o: Registro em degraus # surtos de respostas.

15

Registro iso # respostas constantes

Kuanto D ace era;o: $ositi4a # poucas respostas no in*cio com um aumento no fina

:egati4a # muitas respostas no in*cio com um decr&scimo no fina

$ara outras caracter*sticas' o 7ar p+gina /) H 2ue & reforo5 Termino ogia do reforo. ?sta termino ogia & ade2uada se' e somente se' esti4erem presentes as seguintes 0 condi3es: ((! uma resposta produz a guma conse2ucia' (.! a resposta ocorre com mais fre2uncia do 2ue 2uando n;o produz conse2uncias e (0! o aumento das respostas ocorre por2ue a resposta tem a2ue a conse2uncia.

16

;ermo Reforador (su6stanti4o! Reforador (ad=eti4o! Reforo (su6stanti4o!

-estri7es Um est*mu o.

'%emplos $e otas de a imento foram empregadas como reforadores para as press3es D 6arra por ratos. H est*mu o reforador era produzido mais fre2uentemente do 2ue outros est*mu os n;o reforadores. H es2uema de reforo em raz;o fiBa programa4a a apresenta;o de a imento a cada (Q respostas de 6icar. H eBperimento com macacos demonstrou reforo produzido por conse2uncias sociais. Kuando um per*odo de recreio foi usado para reforar o cumprimento de uma tarefa esco ar' as notas da criana aumentaram. H eBperimento foi p ane=ado para 4erificar se estre as douradas reforariam =ogos de coopera;o em a unos de (a s&rie.

Uma propriedade de um est*mu o.

Fomo uma 2pera&o' apresentar conse2uncias 2uando uma resposta ocorre. Fomo um 3rocesso' o aumento nas respostas 2ue resu tam do reforo. Fomo uma 2pera&o' apresentar conse2uncias 2uando uma resposta ocorreL respostas s;o reforadas' n;o organismos. Fomo um 3rocesso# aumentar o responder mediante a opera;o de reforo.

Reforar (4er6o!

$rinc*pio do reforo: o responder aumenta 2uando produz reforadores. $ro6 ema Igico: 2uando uma resposta se torna mais pro4+4e por2ue produziu um S' dizemos 2ue a R foi reforada e 2ue S & reforador. Se os perguntam como sa6emos 2ue S & reforador' podemos dizer 2ue a R foi reforada. Vogo comeamos a nos repetir. Uma so u;o seria recon7ecer 2ue o termo re'oro & descriti4o' n;o eBp icati4o. ? e nomeia uma re a;o entre uma c asse de respostas e uma c asse de est*mu os. % re a;o & composta pe as 0 condi3es da termino ogia do reforo: ((! uma resposta produz a guma conse2ucia' (.! a resposta ocorre com mais fre2uncia do 2ue 2uando n;o produz conse2uncias e (0! o aumento das respostas ocorre por2ue a resposta tem a2ue a conse2uncia. Faso o R aumente' & precipitado dizer 2ue R foi reforado antes de a4a iar 2ue outras re a3es podem ter ocorrido (R pode ter sido e iciado em a gum grau p. e.!. % efic+cia de reforadores & 4ari+4e e conse2uncias podem reforar certas c asses de respostas e n;o reforar outras. (4er re ati4idade de reforo!. H reforo n;o & uma eBp ica;o da aprendizagem: antes' faz parte da descri;o do 2ue & aprendido. Hs organismos aprendem as conse2uncias de seu prIprio comportamento. H 2ue & eBtin;o5 H responder 4o ta aos n*4eis anteriores t;o ogo o reforo se=a suspenso. Hpera;o: ?Btin;o. Resu tado da opera;o: responder eBtinto. Hs efeitos do reforo s;o tempor+rios.

17

% redu;o no responder durante a eBtin;o n;o & um processo especia 2ue re2ueira um tratamento separado' & uma das propriedades do reforo. Termo em desuso: resistncia D eBtin;o. $ro6 ema: 2ua crit&rio para o6ser4ar a resistncia D eBtin;o5 Tempo sem respostas5

ou tota de respostas acumu adas5

?m contrapartida a resist*ncia a mudana & uma importante propriedade do comportamento. Fomportamentos resistentes a mudana s;o os 2ue apIs reforos e repetidas pr+ticas s;o eBecutados com grande eBatid;o e atncia curta' se tornando 'luentes. Kuando f uentes' & impro4+4e 2ue se=am pertur6ados por mudanas no am6iente ou por outras distra3es. Kua a diferena entre eBtin;o e ini6i;o5 Se n;o ocorresse a eBtin;o' os efeitos do reforamento seriam permanentes. $or muito tempo se sup@s 2ue a eBtin;o suprimia ati4amente o responder. %firma4a#se 2ue a eBtin;o tin7a efeitos ini6itIrios' ao contr+rio dos efeitos eBcitatIrios supostos para o reforo. $or isto reforo e eBtin;o eram tratados diferencia mente' 2uando 7o=e sa6e#se 2ue s;o dois aspectos do mesmo fen@meno. Um eBemp o de recupera;o do responder (pre4iamente eBtinto! & a regress;o (ou ressurgimento!' onde um responder eBtinto tem maior pro6a6i idade de emiss;o de4ido a eBtin;o de um responder atua . H 2ue s;o contingncias resposta#reforo e apresenta3es do reforador5 Descontinuar o reforo tem dois efeitos: ((! e iminar a contingncia entre as R e os reforadores' de modo 2ue (.! os reforadores n;o mais ocorrem. :este conteBto' contingncia

18

descre4e as conse2uncias do responderL a2ui e e indica o efeito de uma resposta so6re a pro6a6i idade de um est*mu o. H procedimento padr;o de eBtin;o en4o 4e a ((! suspens;o da contingncia e (.! das apresenta3es do est*mu o. $or&m suspender a contingncia e manter a apresenta;o de est*mu os tem conse2uncias diferentes da suspens;o tota de ((! e (.!. ?m am6os os casos o responder reforado diminui. Mas descontinuar (.! a tera outra faiBa de respostas. Tomando o rato como eBemp o' ao suspender a apresenta;o de est*mu o certas respostas tornam#se mais pro4+4eis' como comportamentos agressi4os' defecar e urinar. ?stes efeitos (co aterais! n;o s;o decorrentes da suspens;o da contingncia' mas sim da apresenta;o do est*mu o. %s opera3es comportamentais' tem' em gera ' mais de um efeito. H 2ue eBtin;o tem a 4er com supersti;o5 % suspens;o das contingncias sem a suspens;o da apresenta;o de est*mu o n;o se tornou a opera;o usua para se estudar a eBtin;o por poder ocasionar o processo de supersti;o. Supersti;o neste caso ocorre pe a sucess;o acidenta de respostas e reforadores' pois R n;o gera S (R n;o & contingente D S!' mas o organismo se comporta como se fosse. H responder supersticioso & um pro6 ema na an+ ise do comportamento' pois tais comportamentos podem ocorrer 2uer os reforadores se=am conse2uncias das respostas ou n;o. %s conse2uncias podem reforar diferentes propriedades das respostas. 1s re.oradores com oportunidades para o comportamento H 2ue & re ati4idade de reforo5 Fo o2uia mente c7ama#se reforadores de 8recompensas9' mas isto & um e2u*4oco. Hs reforadores n;o funcionam por2ue fazem o organismo 8se sentir 6em9. :ossa inguagem cotidiana n;o captura as propriedades essenciais dos reforadores. % guns e4entos 2ue' superficia mente' parecem 8recompensadores9 podem n;o funcionar como reforadoresL o contr+rio tam6&m & 4+ ido. Um eBemp o s;o 2uedas i4res em 6rin2uedos de par2ues de di4ers;o' n;o 8recompensadores9' mas muito pro4a4e mente reforadores. % efeti4idade de um reforador depende da sua re a;o com as respostas 2ue o produzem. Reforadores n;o podem ser definidos independentemente das respostas 2ue reforam. Reforadores s;o re ati4os e suas propriedades importantes s;o 6aseadas nas respostas Ds 2uais e es criam oportunidade de ocorrncia. % pri4a;o (e a guns tipos de H?s! torna os reforadores mais efeti4os' por2ue a pro6a6i idade de uma resposta em gera aumenta 2uando a oportunidade de se enga=ar ne a fica restrita.

19

H reforo & uma re a;o' 2ue en4o 4e o responder' suas conse2uncias e a mudana no comportamento 2ue se segue. Fomo um comportamento & ad2uirido5 Fomo um organismo pode ad2uirir respostas por meio do reforo5 Reforo n;o produz aprendizado' produz comportamento. %o o6ser4ar se o rato pressiona a 6arra 2uando a contingncia de reforo est+ em opera;o e n;o na sua ausncia estamos simp esmente interessados em at& 2ue ponto o rato aprendeu as conse2uncias de sua a;o de pressionar a 6arra. %s conse2uncias do responder s;o cr*ticas para a aprendizagem n;o por2ue a aprendizagem ocorra a partir de as' mas por ue elas s&o o ue aprendido. Fertas contingncias en4o 4em o modo pe o 2ua o am6iente & afetado pe o comportamento' sendo' portanto' caracter*sticas importantes do am6iente a serem aprendidas pe os organismos. H 2ue & aprendizagem atente5 ?Bperimentos (em a6irintos! so6re aprendizagem atente mostravam 2ue a aprendizagem poderia ocorrer 8sem reforo9. $or&m se contra#argumentou 2ue outros reforos n;o p ane=ados esta4am atuando' como os reforos sensIrio#motores' o acesso para a caiBa com a imento e +gua' etc. % aprendizagem atente portanto deiBou de ser uma 2uest;o teIrica cr*tica' pe o argumento 2ue sempre 7+ uma conse2uncia a resposta' e s;o estas conse2uncias 2ue o organismo aprende. F7am+# as de reforadores & uma 2uest;o de preferncia. H 2ue & aprendizagem sensIrio#motora5 % intera;o dos processos sensoriais com o comportamento tem sido uma fonte de contro4&rsias na $sico ogia da %prendizagem. % aprendizagem & motora ou sensoria 5 Hs organismos aprendem respostas ou re a3es entre est*mu os5 %prendem associa3es resposta#est*mu o ou n;o associa3es est*mu o#est*mu o5 Hs processos sensoriais s;o comportamentais como re a3es entre c asses de est*mu os e c asses de respostas. H 7ar aumenta a pro6a6i idade de 4er' e desta forma o o 7ar & mantido por suas conse2uncias. Sons' uzes e outros e4entos 6+sicos tem sido descritos como estmulos neutros' mas este rItu o' em6ora con4eniente' & um nome enganoso. Hs e4entos n;o podem ser 4erdadeiramente neutros se forem conse2uncias do comportamento. %pIs eBperimentos o fen@meno c7amado re'oro sensorial foi esta6e ecido' podendo#se discutir com mais c areza a curiosidade e o comportamento eBp oratIrio (podendo o reforo sensoria ser uma poss*4e conse2uncia determinante de tais comportamentos!. / - As conse+u,ncias do -esponder: Controle A(ersi(o

20

Fontro e a4ersi4o O puni;o W reforo negati4o 1 +ue > punio= Termino ogia da puni;o. ?sta termino ogia & ade2uada se' e somente se' esti4erem presentes as seguintes 0 condi3es: ((! uma resposta produz a guma conse2ucia' (.! a resposta ocorre com menos fre2uncia do 2ue 2uando n;o produz conse2uncias e (0! a diminui;o das respostas ocorre por2ue a resposta tem a2ue a conse2uncia.

;ermo $unidor (su6stanti4o!

-estri7es Um est*mu o.

'%emplos F7o2ues foram empregados como punidores para as press3es D 6arra por ratos. H est*mu o puniti4o era produzido menos fre2uentemente do 2ue outros est*mu os n;o puniti4os. H es2uema de puni;o empare 7ada com um es2uema de reforo de raz;o fiBa (Q programa4a a apresenta;o de c7o2ues e a imento a cada (Q 6icadas. H eBperimento com macacos demonstrou puni;o produzido por conse2uncias sociais. Kuando um castigo foi usado para punir o cumprimento de uma tarefa esco ar' as notas da criana diminuiram. H eBperimento foi p ane=ado para 4erificar se 6roncas puniriam =ogos de coopera;o em a unos de (a s&rie.

$uniti4o (ad=eti4o!

Uma propriedade de um est*mu o.

$uni;o (su6stanti4o!

Fomo uma 2pera&o' apresentar conse2uncias 2uando uma resposta ocorre. Fomo um 3rocesso' a diminui;o nas respostas 2ue resu tam da puni;o.

$unir (4er6o!

Fomo uma 2pera&o' apresentar conse2uncias 2uando uma resposta ocorreL respostas s;o punidas' n;o organismos. Fomo um 3rocesso# diminuir o responder mediante a opera;o de puni;o.

$uni;o pode se referir a processos e opera3es. Hpera;o: apresentar conse2uncia puniti4a. $rocesso: a redu;o do responder. N mais ade2uado usar puni;o como opera&o' e se referir ao processo pe os efeitos diretos no responder. Fomo no reforo' s;o as respostas 2ue s;o punidas' n;o organismos.

21

Fomparando Reforo e $uni;o H efeito da puni;o & o contr+rio do reforo. ?Btin;o: suspens;o do reforo e diminui;o do responder at& a in7a de 6ase. Recupera;o: suspens;o da puni;o e aumento do responder at& a in7a de 6ase. $uni;o & inade2uado no contro e do comportamento n;o por ser tempor+rio' =+ 2ue segundo este crit&rio o reforo tam6&m seria inade2uado' =+ 2ue am6os s;o tempor+rios. Cer &tica do contro e a4ersi4o. Fomo estudar puni;o se n;o 7+ mais o responder5 H 2ue acontece se a recupera;o u trapassar a 4ida de um organismo5 Hs efeitos da puni;o de4em ser estudados' pois & uma forma de contro e presente e atuante. Fomo o reforo' o efeito da puni;o de4e depender da re a;o entre as respostas e os est*mu os puniti4os (contingncias! e n;o simp esmente da ap ica;o de punidores. Cer re ati4idade da puni;o. H termo puni;o se ap ica D re a;o entre o responder e a conse2uncia. % 2uest;o &' principa mente' sa6er 2uando a ap ica;o do termo & apropriada. %m6as as opera3es tem efeitos tempor+riosL 2uando interrompidas' o responder retorna a n*4eis pr&4ios. Fomo $uni;o & re ati4a5 ?Bperimentos com puni;o costumam usar c7o2ues como est*mu os por sua re a;o fidedigna so6re uma 4ariedade de respostas' por&m este & um eBemp o eBtremo de punidor. ?sguic7os de +gua podem punir efeti4amente comportamentos auto esi4os fortes' sendo 2ue um est*mu o inofensi4o pode atuar como punidor. Da mesma forma 2ue reforadores' punidores n;o podem ser especificados em termos a6so utos' nem em termos de 4ari+4eis em comum. ? es de4em ser a4a iados com 6ase na re a;o entre as respostas punidas e as respostas ocasionadas pe o est*mu o puniti4o. Hs est*mu os e as respostas em eBperimentos t*picos de reforo e puni;o tm sido esco 7idos de modo a fazer com 2ue estes eBperimentos funcionem. ? es o6scurecem' assim' a re4ersi6i idade potencia das conse2uncias como reforadoras ou puniti4as. H responder pode ser aumentado ou reduzido pe a mudana de suas conse2uncias' e esses efeitos s;o determinados pe as propriedades comportamentais' e n;o pe as propriedades f*sicas' das conse2uncias. Kuais s;o os efeitos e iciadores dos est*mu os puniti4os5 ?st*mu os puniti4os podem ter efeitos independentes de sua re a;o de contingncia com as respostas. % dificu dade em estudar a puni;o & distinguir os diferentes efeitos da puni;o 2ue n;o tem re a;o com a contingncia.

22

De4emos distinguir os diferentes efeitos da ap ica;o de est*mu os contingentes a resposta das ap ica3es n;o contingentes a resposta. N importante recon7ecer os efeitos separados de contingncias resposta#est*mu o e das apresenta3es de est*mu o %s 4ezes & mais apropriado comparar o c7o2ue produzido pe a resposta com o c7o2ue produzido independentemente da resposta do 2ue com uma situa;o sem c7o2ues. H c7o2ue' por eBemp o' e icia respostas manipu ati4as (pressionar a 6arra! em macacos. ?stes efeitos foram o6ser4ados em Anter4a o JiBo - minutos' onde o responder se mante4e a to. $or&m comparando com outras contingncias outros resu tados surgiram. H responder foi menor em AJ .m' mostrando 2ue o responder aumenta4a com menos est*mu os por resposta. ? em es2uemas onde a puni;o era ap icada a cada resposta o responder ficou 6astante reduzido. ?m cotrapartida' o responder do macaco era menor sem puni3es do 2ue no es2uema de AJ "m. ?sses efeitos e iciadores do c7o2ue podem ser fortes o suficiente para anu ar seus efeitos puniti4os' de modo 2ue pressionar a 6arra ocorre a despeito de' e n;o por causa' da contingncia puniti4a. Kuais s;o os efeitos discriminati4os dos est*mu os a4ersi4os5 Hutro efeito co atera da puni;o pode ocorrer' por2ue os est*mu os puniti4os podem ad2uirir propriedades discriminati4as' como 2uando uma resposta & reforada apenas 2uando & tam6&m punida. Uma ana ogia 7umana seria a de uma criana 2ue apan7a pode pro4ocar o pai a ponto de ser surrada' por2ue a surra gera mente & seguida por uma 2uantidade de aten;o do pai arrependido 2ue & maior do 2ue a aten;o em outros conteBtos. % aten;o pode ser um reforador poderoso e superar conse2uncias 2ue' de outra forma' ser4iriam de est*mu os puniti4os. 1 +ue > re.oro negati(o= Defini;o antiga: Kuando uma resposta termina ou e4ita um est*mu o a4ersi4o e' assim' torna#se mais pro4+4e ' o est*mu o & denominado re'orador negativo e a opera;o de re'oro negativo. % distin;o entre reforo positi4o e negati4o depende se uma resposta produz ou remo4e um est*mu o Defini;o contepor<nea: (. H re'oro faz a resposta reforada aumentar. .. % puni&o faz a resposta punida diminuir. 0. H ad=eti4o positivo significa 2ue a conse2uncia do responder & a adi;o de um est*mu o ao am6iente do organismo. ". H ad=eti4o negativo signiica 2ue a conse2uncia do responder & a su6tra;o de um est*mu o ao am6iente do organismo. -. Hs reforadores e punidores s;o est*mu os e a n;o ausncia de est*mu os (supondo 2ue se=a poss*4e fazer uma distin;o c ara!.

23

H 2ue caracteriza a fuga5 $rocedimento simp es de fuga: a resposta de um organismo suspende um est*mu o a4ersi4o. % termino ogia da fuga e da es2ui4a (4er es2ui4a! & consistente com o uso cotidiano. % pes2uisa em reforo negati4o & dominada por procedimentos mais comp eBos' como a es2ui4a. Kua a re a;o entre o responder e iciado e a fuga5 H moti4o da re ati4a neg igncia em se pes2uisar a fuga & 2ue gera mente & f+ci aumentar a pro6a6i idade de respostas uti izando o reforamento positi4o' mas' Ds 4ezes' & dif*ci fazer isso' uti izando o reforamento negati4o em procedimentos de fuga. $arte da dificu dade ocorre' em parte' por2ue a re a;o tempora entre as respostas reforadas e as respostas produzidas por um reforador difere' no reforo positi4o' da2ue a produzida no reforo negati4o.

Tam6&m no reforo negati4o o est*mu o est+ presente antes 2ue a resposta a ser reforada possa ser emitida. ? o est*mu o a4ersi4o aumenta a pro6a6i idade de outras resposas concorrentes com a resposta a ser reforada se=am emitidas' diminuindo a pro6a6i idade de 2ue a resposta a ser reforada se=a emitida.

24

4,emplo5 $ara fugir de uma uz intensa o rato pode fec7ar os o 7os e se enco 7er em um canto' sendo 2ue 2ua 2uer comportamento 2ue se=a emitido ser+ punido pe a uz intensa (en2uanto 2ue se o rato apertasse a 6arra a uz cessaria!. So6re a am6iguidade da distin;o entre reforo positi4o e reforo negati4o. Se os est*mu os s;o apresentados ou remo4idos' isso pode ser um crit&rio menos importante na distin;o entre reforo positi4o e reforo negati4o do 2ue se as respostas geradas pelo re'orador ocorrem em momentos em ue elas podem competir com a resposta re'orada. $odemos considerar as mudanas no am6iente do organismo 2ue produzem um cont*nuo de efeitos' 2ue 4ariam entre a2ue es em 2ue outras respostas tm a ta pro6a6i idade de preceder e competir com a resposta reforada' at& a2ue es em 2ue e as n;o fazem ou ta 4ez at& mesmo contri6uam para um aumento na pro6a6i idade de ocorrncia da resposta reforada. H 2ue caracteriza a es2ui4a5 :a es2ui4a' o est*mu o a4ersi4o n;o est+ presente 2uando a resposta reforada ocorre. H procedimento simp es de es2ui4a: a resposta e4ita ou atrasa um est*mu o a4ersi4o. %s duas principais 4ariantes da es2ui4a s;o denominadas cancelamento e adiamento. %na ogia para cance amento: matar um perni ongo antes 2ue e e pi2ue 4oc. %na ogia para e4ita;o: co ocar fic7as em um te efone p>6 ico para manter a iga;o. H comportamento de es2ui4a costuma ser persistente e sua eBtin;o enta. % conse2uncia de uma resposta de es2ui4a & 2ue nada acontece. ?m6ora se=a f+ci manter a persistncia do comportamento de es2ui4a' & dif*ci insta ar este comportamento. Asto eBp ica por2ue medidas pre4enti4as s;o dif*ceis de mode ar e manter: e as n;o tem conse2uncia aparente. H 2ue s;o rea3es de defesa espec*ficas da esp&cie5 Uma 4antagem dos procedimentos de es2ui4a so6re os de fuga & 2ue a resposta reforada ocorre na ausncia do est*mu o a4ersi4o. %ssim' outras respostas geradas pe o est*mu o a4ersi4o n;o compete continuamente com a resposta de es2ui4a. Tam6&m certas respostas funcionam me 7or so6 fuga' outras me 7or so6 es2ui4a. Tem se argumentado 2ue as diferenas surgem por2ue os organismos s;o e2uipados de maneira 4ariada' com respostas de defesa 2ue s;o espec*ficas da esp&cie. Sendo assim' o sucesso com procedimentos de es2ui4a depender+ de o eBperimentador esco 7er respostas 2ue o organismo puder emitir. Fertos comportamentos de es2ui4a podem ter tido grande 4a or de so6re4i4ncia no passado' e por isso' foram se ecionados fi ogeneticamente. Fomportamentos espec*ficos da esp&cie imitam o 2ue pode ser aprendido. Sa6er se o responder de es2ui4a se mant&m por pre4enir a conse2uncia a4ersi4a' ou por uma resposta da esp&cie' & uma 2uest;o eBperimenta . % gumas diferenas podem tam6&m depender dos determinantes espec*ficos da esp&cie para o 2ue & a4ersi4o' p.e. o 6aru 7o de correnteza de +gua como est*mu o a4ersi4o para castores' sendo este est*mu o um poss*4e determinante para a constru;o de di2ues em rios.

25

Kua & a natureza do reforador na es2ui4a5 Hutra 2uest;o & especificar o 2ue refora o responder na es2ui4a. $or a es2ui4a 6em sucedida n;o gerar conse2uncias' como pode a ausncia de e4ento reforar o comportamento5 Uma teoria foi formu ada a partir de eBperimentos 2ue en4o 4iam a sina iza;o do est*mu o a4ersi4o' sendo 2ue ta est*mu o sina izador ad2uiriria propriedades a4ersi4as ao ser consistentemente empare 7ado com o est*mu o a4ersi4o. H t&rmino do est*mu o sina izador reforaria negati4amente a resposta e4asi4a. Ta concep;o foi denominada teoria dos dois processos de es2ui4a. Mas o efeito do reforo 4o tou ao de6ate depois 2ue Sidman rea izou seus eBperimentos com es2ui4a n;o sina izada. Tam6&m outro pro6 ema surgiu com eBperimentos onde a es2ui4a diminu*a a taBa tota de est*mu os a4ersi4os' mas n;o comp etamente. (4er p+ginas (.0#(.- para maiores deta 7es!. Hrienta3es molar e molecular em %n+ ise do Fomportamento. Mo ecu ar: ida com o comportamento em termos de se2uncias de e4entos' momento a momento' em um dado conteBto. Mo ar: ida com propriedades 2ue podem ser medidas ao ongo de eBtensos per*odos de tempo. %6ordagem molecular da es2ui4a eBamina os inter4a os de tempo indi4iduais 2ue separam respostas particu ares de c7o2ues indi4iduais. %6ordagem molar da es2ui4a eBamina a re a;o mais gera entre taBas de resposta e as taBas de c7o2ue ao ongo de uma amostra grande de respostas. %s propriedades mo ares e mo ecu ares do comportamento podem ser importantes em conteBtos diferentes. N razo+4e supor 2ue a e4o u;o e2uipou os organismos com a capacidade de responder' diferencia mente' a muitas propriedades das situa3es 2ue se encontram. % 2uest;o & decidir 2ua a6ordagem & mais apropriada D an+ ise de uma dada situa;o. Kua a re a;o entre eBtin;o' fuga' es2ui4a e reforo negati4o5 Hs efeitos da eBtin;o tam6&m s;o tempor+rios. Hs efeitos de e iminar contingncias de4em ser distinguidos das de e iminar est*mu os a4ersi4os. ?m fuga' o responder cessa pois n;o 7+ mais ocasi;o para responder. :o entanto' em es2ui4a' des igar a fonte do c7o2ue &' Ds 4ezes' considerado uma opera;o de eBtin;o. Se o responder da es2ui4a for mantido por raros est*mu os a4ersi4os' o responder continuar+ por um ongo tempo. $or essas raz3es a es2ui4a em sido considerada re e4ante para casos de comportamento 7umano' como compu s3es. Suspender as apresenta3es do est*mu o a4ersi4o tem sido o procedimento de eBtin;o mais comum em es2ui4a' mas apresentar o est*mu o a4ersi4o en2uanto interrompe#se as contingncias do responder & um para e o mais prIBimo da eBtin;o apIs reforo negati4o.

26

So6re puni;o positi4a e puni;o negati4a. Tam6&m & poss*4e distinguir entre puni;o positi4a e negati4a (em6ora a2ui tam6&m se=am poss*4eis casos am6*guos!. N dif*ci estudar a puni;o negati4a eBperimenta mente retirando#se o reforo positi4oL o 2ue se tem feito & a remo;o de um est*mu o na presena do 2ua as respostas s;o reforadas' o 2ue & um para e o da nfase na es2ui4a e n;o na fuga' em estudos de reforo negati4o. Tais per*odos sem est*mu os sina izadores 2ue ocasionam reforo da resposta s;o c7amados de suspens&o discriminada das conting*ncias de re'oro' Ds 4ezes' de puni;o por timeout de reforo positi4o. Hs procedimentos 2ue sina izam puni;o negati4a tm sido c7amados de treino de omiss&o. %ssim como 2ua 2uer forma de puni;o' a fun;o principa da puni;o negati4a & reduzir certos comportamentos' mas e a & fre2uentemente ap icada sem uma aten;o para os comportamentos a ternati4os 2ue poderiam ser reforados. % uti iza;o do timeout sem a compreens;o de suas 6ases comportamentais pode ser contraproducente. So6re a inguagem e a &tica do contro e a4ersi4o. %o fa armos de est*mu os puniti4os' reforadores negati4os e est*mu os a4ersi4os' temos 2ue em6rar 2ue cada um & apropriado em conteBtos diferentes. ?st*mu os a4ersi4os foram apresentados com fen@menos de e icia;o' os est*mu os puniti4os foram apresentados durante a discuss;o de conse2uncias 2ue reduzem o responder e os reforadores negati4os foram inc u*dos como c asses de conse2uncias 2ue aumentam a pro6a6i idade de resposta. Seria con4eniente se pud&ssemos supor 2ue cada termo identifica diferentes aspectos de uma categoria >nica de e4entos. $ara muitos est*mu os' na maior parte do tempo' ta premissa & possi4e mente correta. Mas de4emos em6rar das diferentes pro6a6i idades de resposta e da re ati4idade de reforadores e punidores. Ta premissa n;o & garantida. %s propriedades comportamentais do contro e a4ersi4o tm imp ica3es 2ue s;o consistentes com os argumentos &ticos contra o contro e a4ersi4o. % puni;o sI & =ustific+4e em casos eBtremos' como comportamentos auto esi4os (a puni;o pode pre4enir danos permanentes!. $or&m a puni;o permanece como uma pr+tica recorrente de contro e a 7eio' por sua imediaticidade da diminui;o do responderL o reforo positi4o & mais comp eBo de ser ap icado e tem conse2uncias atrasadas. N necess+rio estudar os mecanismos do comportamento para pre4enir seus maus usos.

27

0 - 1perantes: A 2eleo do Comportamento 1 +ue > modelagem= Mode agem & o reforamento de respostas 2ue se aproBimem de uma resposta a 4o. Mode ar imp ica em um meio termo entre os eBtremos da apresenta;o fre2uente e n;o fre2uente de reforo. Reforar demais sacia e pode forta ecer respostas n;o p ane=adas. Reforar pouco e4a a eBtin;o. % mode agem tam6&m pode ocorrer como um resu tado de contingncias naturais e tam6&m pode gerar mudanas 2ua itati4as a6ruptas' ao in4&s de entas aproBima3es de propriedades de uma c asse de respostas (eBemp os destes processos na p+gina (0(!. % mode agem & 6aseada no reforo diferencia : em est+gios sucessi4os' a gumas respostas s;o reforadas e outras n;o. X medida 2ue o responder se a tera' os crit&rios para o reforo diferencia tam6&m mudam. % propriedade do comportamento 2ue torna a mode agem efeti4a & a 4aria6i idade do comportamento. H paradoBo (antigo! da mode agem & 2ue n;o aumentamos a pro6a6i idade de uma mesma resposta ocorrer por2ue nunca uma resposta & igua a outra. Mas n;o se idam com respostas singu ares' mas sim com diferentes respostas 2ue pertencem a uma mesma c asse. H 2ue s;o c asses de respostas e c asses operantes5 :;o podemos discutir o comportamento apenas em termos de respostas iso adas. %s respostas indi4iduais s;o inst<ncias do comportamento' e cada uma pode ocorrer apenas uma >nica 4ezL as respostas podem ter propriedades em comum' mas n;o podem ser idnticas em todos os aspectos. %ssim temos 2ue respostas re'oradas produ1em outras respostas ue n&o a mesma resposta' mas n&o podemos agrupar respostas sem distin&o# por2ue ficar*amos sem nada a fa ar a n;o ser do comportamento em gera . Um n*4e intermedi+rio de an+ ise' 2ue n;o s;o respostas indi4iduais nem o comportamento em gera ' mas sim classes de respostas de'inidas por propriedades em comum. Se as conse2uncias modificam a pro6a6i idade de respostas de uma c asse e a & denominada c asse operante. Fonceitos antigos re acionados a c asse operante: instrumenta ' 4o unt+rio. Fomportamentos 8aut@nomos9 podem ser operantes (4er eBemp o na p+gina (00!.

28

?ssa defini;o de c asses de respostas depende de propriedades comportamentais do responder e n;o de propriedades fisio Igicas' como a distin;o som+tica#auton@mica. %s propriedades comportamentais de c asses operantes s;o 6aseadas na opera;o denominada re'oro di'erencial (o reforo de apenas a gumas respostas de uma c asse de respostas!. ?sta opera;o torna o responder su6se2uente cada 4ez mais estreitamente a=ustado Ds propriedades definidoras da c asse. A caracterstica essencial de um operante a correspond*ncia entre uma classe de respostas de'inida por suas conse u*ncias e o espectro de respostas geradas por essas conse u*ncias. 1 +ue > di.erenciao e induo= Andu;o: eBtens;o do efeito do reforo a outras respostas n;o inc u*das na c asse reforadora. Sin@nimo ocasiona : genera iza;o de respostas. Diferencia;o: processo de distri6ui;o de respostas emitidas 2ue passa a se circunscre4er estreitamente aos imites da c asse de respostas reforadas. H responder esta6e ecido desta maneira & denominado di'erenciado. Kuais as diferenas entre topografia e fun;o na c asse operante5 Cimos como c asses de comportamentos podem ser criadas por meio de reforo diferencia . Mas e as n;o s;o definidas por sua topografia' mas sim por sua fun;o comum. Topografia: pisar na 6arra' morder a 6arra para 6aiBo' sentar na 6arra' pressionar a 6arra com a pata es2uerda' direita ou am6as. Jun;o comum: todas produzem as mesmas conse2uncias. Hs operantes s;o definidos por suas fun3es e n;o por suas formas. Respostas com topografias simi ares' mas fun3es diferentes' ser;o agrupadas em diferentes c asses. Reforo diferencia da organiza;o tempora . %s propriedades temporais do responder inc uem a atncia' a dura;o e o ritmo. Kuais2uer dessas propriedades podem ser4ir de 6ase para o reforo diferencia . Reforo diferencia de 6aiBas taBas # DRG (Differentia reinforcement of oY response rate!. ?Bemp o: DRV(QZ O um rato & reforado pe a primeira resposta depois de (Qs' mas se o rato responder antes 2ue (Qs n;o 7a4er+ reforo e o rato ter+ 2ue esperar (Q segundos a partir da > tima resposta. Reforo diferencia de a tas taBas # DRG (Differentia reinforcement of 7ig7 rate!. Muitas R em pouco t para rece6er reforo.

29

?Bemp o: DRG(QZE(- responses O um rato de4e apertar a 6arra (- 4ezes dentro de (Q segundos para rece6er reforo. % taBa de resposta n;o & uma medida fundamenta do reforo' mas & apenas uma propriedade do comportamento 2ue pode ser diferenciada. H responder so6 DRV ocorre a uma 6aiBa taBa' mas & faci mente esta6e ecida e sustentada. H responder so6 DRG ocorre a uma taBa a ta' mas & dif*ci de se esta6e ecer e & fr+gi 2uando esta6e ecido. Hutras c asses de reforo diferencia : Reforo diferencia de responder espaado: esta6e ece imites tanto inferiores 2uanto superiores para os ART (tempo entre respostas! 2ue precedem uma resposta reforada e 2ue tende a manter uma taBa de respostas razoa4e mente constante. Reforo diferencia de outro comportamento (DRH!: apresenta um reforador na condi;o 2ue ocorra um tempo definido sem a resposta especificada. ?ste & o nome t&cnico para o procedimento gera mente usado para programar reforo para comportamentos a ternati4os. A estrutura do operante :o;o de comportamento comp eBo em a6irintos. % &m de respostas discretas' se2uncias comp eBas de respostas tam6&m podem ser tratadas como c asses operantes. ?Bemp o: o percurso por um a6irinto pode ser considerado uma resposta >nica' mas comp eBa. ?sco 7er os camin7os certos pode ser reforado diferencia mente. H responder em um a6irinto n;o & fruto de tentati4as e erros' nem de 7ipIteses 2ue o organismo formu a' s;o antes a tera3es consistentes no responder integrado de um organismo. Se2uncias de respostas: 2ua a diferena entre encadeamento e unidades tempora mente eBtendidas5 Kue6rar uma se2uncia comportamenta pode mostrar uma sucess;o de operantes. ?ste tipo de se2uncia & denominado cadeia de respostas' onde as respostas tem fun3es dup as: e as reforam a resposta anterior (4er reforo condicionado! e ser4em de ocasi;o para a prIBima resposta. % guns componentes de certas cadeias s;o independentes entre si' mas a gumas se2uncias apresentam outros pro6 emas: as respostas s;o se2uncias espec*ficas de respostas encadeadas ou unidades tempora mente eBtendidas' n;o redut*4eis a tais se2uncias5 ?sta &

30

uma 2uest;o eBperimenta ' onde am6os os processos podem ocorrer. H desafio & sa6er 2ua se2uncia est+ em 4igor. F asses operantes e comportamento no4o. %s c asses operantes podem ter propriedades mais comp eBas' como nos casos de reforo diferencia ' a6irintos e se2uncias de respostas inter igadas. H nosso interesse principa est+ nas dimens3es ao ongo das 2uais o responder se conforma D c asse de respostas 2ue & reforada. % estrutura do comportamento & ta 2ue nem sempre podemos definir tais dimens3es independentemente das contingncias de reforo. Tomando o eBemp o do treino de go fin7os para diferenciar respostas no4as. Fomo definir ta c asse operante sem ser pe o crit&rio de reforo5 H fato de 2ue temos dificu dade em medir a origina idade ou outras dimens3es comp eBas do comportamento n;o as e imina como propriedades 2ue possam definir as c asses operantes. Mesmo a 4aria6i idade do responder pode ser tomada como 6ase para o reforo diferencia . Asto mostra 2ue organismos s;o sens*4eis a popu a3es de respostas e conse2uncias ao ongo de eBtensos per*odos de tempo' e n;o meramente a se2uncias indi4iduais resposta# est*mu o (4er an+ ises mo ares B mo ecu ares!.

31

3 - 1perantes Discriminados: Controle de 'st!mulo 1 +ue so operantes discriminados= H reforo diferencia tam6&m pode ocorrer com 6ase nas dimens3es em cu=a presena as respostas ocorrem. Kuando o responder & reforado apenas na presena de a guns est*mu os' dizemos 2ue o reforo & correlacionado com a2ue e est*mu o. Uma c asse de respostas criada por este reforo diferencia em re a;o Ds propriedades do est*mu o & c7amada de operante discriminado. N 6em poss*4e 2ue n;o eBista uma c asse operante sem est*mu os discriminati4os. Mesmo o am6iente constante de um organismo atua contro ando seu comportamento. SDs esta+elecem a ocasi&o em 2ue as respostas tm conse2uencias' e diz#se 2ue e es ocasionam respostas. :ota;o cient*fica usua : SD: est*mu o discriminati4o (ou! SW: est*mu o positi4o S[: est*mu o corre acionado com o n;o reforo (ou! S#: est*mu o negati4o (o mais apropriado seria SQ' pois nada & remo4ido em presena deste est*mu o!. % dispers;o do efeito do reforo na presena de um est*mu o para outros est*mu os n;o corre acionados com o reforo & denominada generali1a&o. 6iscrimina&o: processo no 2ua est*mu os 2ue ocasionam o responder 4ieram a conformar#se estreitamente com a c asse de est*mu os corre acionada com o reforo. H responder so6 ta contro e de est*mu o & denominado de comportamento discriminado. De4emos recon7ecer duas c asses de est*mu os: (. Uma c asse corre acionada com a contingncia de reforo. .. Uma c asse onde o responder ocorre. H interesse est+ na correspondncia entre estas . c asses. Hs est*mu os esta6e ecem a ocasi;o para as respostas pois 2uando uma c asse de respostas & definida pe a presena de um est*mu o' as respostas nesta c asse n;o podem ocorrer 2uando o est*mu o est+ ausente. Kuando fa amos de di'erencia&o e indu&o ou de discrimina&o e generali1a&o' a opera;o su6=acente em cada caso & o reforo diferencia . Tanto a diferencia;o 2uanto a discrimina;o en4o 4em correspondncias entre as dimens3es so6re as 2uais o reforo diferencia & ap icado e as dimens3es do comportamento resu tante. $or2ue atentar para as propriedades de est*mu o5

32

%o discutir a correspondncia entre os est*mu os com os 2uais as contingncias de reforo est;o corre acionadas e os est*mu os os 2uais o organismo responde' fa a#se a partir de um 4a or de est*mu o espec*fico. Hs est*mu os s;o 4ari+4eis e n;o 7+ garantias 2ue o organismo responda a apenas um grupo de 4ari+4eis espec*ficas. %s 4ari+4eis de est*mu o Ds 2uais um organismo tende a responder discriminati4amente s;o' Ds 4ezes' denominadas salientes. Mas sa incia n;o & uma 4ari+4e de um est*mu o' mas sim uma propriedade do comportamento do organismo com re a;o D a2ue e est*mu o. H conceito de aten&o & essencia em um tratamento dos operantes discriminados' por2ue os organismos tendem a responder a a gumas 4ari+4eis de est*mu os' e n;o a outras. :a medida em 2ue atentar para' ou prestar aten;o a uma 4ari+4e ou a outra' & a go 2ue os organismos fazem' podemos trat+# o como um tipo de comportamento (4er cap*tu o .Q!. Uma raz;o importante para tratar a aten;o desta maneira & 2ue o atentar (para! pode ter conse2uencias. %prendizagem de ugar B %prendizagem de resposta. % 2uest;o & se os organismos aprendem dimens3es das respostas (uma se2uncia espec*fica em um a6irinto' por eBemp o! ou aprendem dimens3es do est*mu o (se mo4imentar em dire;o a um oca particu ar' se mo4imentando em um a6irinto em dire;o D uma =ane a' p.e.!. %s propriedades espaciais do am6iente s;o particu armente importantes' mas' em circunst<ncias apropriadas' um rato pode aprender propriedades do am6iente. Gradientes de contro e de est*mu o ?m um procedimento de diferencia;o' o organismo determina a ordem das respostas' mas em um procedimento de discrimina;o o eBperimentador de4e decidir a ordem em 2ue os est*mu os s;o apresentados. Um eBperimentador 2ue este=a interessado em a gum cont*nuo de est*mu o (isto &' a guma dimens;o ao ongo da 2ua os est*mu os podem 4ariar' como a intensidade ou a posi;o de uma uz! de4e preocupar#se com 2uantos est*mu os apresentar' por 2uanto tempo de 2ue forma os est*mu os de4eriam ser corre acionados com o reforo e com o n;o reforo' para mencionar a gumas das possi6i idades mais importantes. % seguir' a guns eBemp os de poss*4eis gradientes de contro e de est*mu o. Gradientes de Genera iza;o Se uma resposta & reforada durante um est*mu o' e a guma propriedade da2ue e est*mu o ent;o & 4ariada' o responder pode depender de 2uanto o est*mu o mudou.

33

Hs efeitos do reforo na presena do 4erme 7o estenderam#se para outras cores. H gradiente de genera iza;o pode ser afetado por outras 4ari+4eis' como a pri4a;o e diferentes es2uemas de reforos. Gradientes de $Is#discrimina;o Hs gradientes de contro e de est*mu os podem ser o6tidos apIs uma discrimina;o entre dois ou mais est*mu os ao ongo de uma dimens;o. ?m um treino de discrimina;o' onde SD & reforado e S[ & eBtinto' as respostas tendem a serem mais fre2uentes em 4a ores de est*mu os distantes de S[. Um pom6o treinado com SDO--Q mi imicrons (um comprimento de onda' neste caso de uz! e com S[O-,Q mi imicrons responde ma=oritariamente em -"Q mi imicrons' distante de S [. ?ste des ocamento 4isto num gr+fico de respostas & denominado deslocamento de pico. Gradientes de Ani6i;o %2ui os gradientes s;o para a4a iar em 2ue medida um est*mu o n;o#corre acionado com SD ini6e a tera o responder. ?m tais gradientes' o responder aumenta 2uanto mais os 4a ores do est*mu o corre acionado com a eBtin;o se afastam da caracter*stica negati4a (4a or de est*mu o corre acionado com a eBtin;o!. N mais f+ci treinar caracter*sticas positi4as (4a ores de est*mu os corre acionados com o reforo! do 2ue caracter*sticas negati4as. H 2ue & es4anecimento (fading!5 Do mesmo modo 2ue as propriedades de resposta 2ue definem uma c asse operante podem ser gradua mente modificados por meio de procedimentos de mode agem' as propriedades de est*mu o 2ue definem uma c asse operante discriminada podem ser gradua mente a terados por procedimentos an+ ogos de esvanecimento ou esmaecimento.

34

H treino n;o tem 2ue comear com est*mu os 2ue s;o dif*ceis de discriminar. ? e pode comear com a2ue es 2ue s;o f+ceis de discriminar e' ent;o' mudar gradua mente para est*mu os mais dif*ceis. Fomo no caso da mode agem' n;o 7+ regras simp es para determinar 2u;o rapidamente os est*mu os de4em ser gradua mente introduzidos (fading in! ou remo4idos (fading out! em diferentes situa3es. H es4anecimento re2uer 2ue a gum comportamento so6 contro e discriminati4o este=a dispon*4e para ser mudado no contro e de uma no4a dimens;o de est*mu o. Como > a terminologia do re.oro di.erencial= Tanto a diferencia;o 2uanto a discrimina;o en4o 4em reforo diferencia . % diferena est+ em se o reforo diferencia & imposto so6re as propriedades do responder ou so6re as propriedades do est*mu o em cu=a presena o responder ocorre. % principa imp ica;o dessa diferena diz respeito ao procedimento: em estudos de diferencia;o' o eBperimentador de4e esperar pe as respostas do organismo' en2uanto em estudos de discrimina;o o eBperimentador contro a a ordem e a dura;o das apresenta3es de est*mu o.

H reforo diferencia pode ser programado para propriedades comp eBas dos est*mu os 2ue n;o s;o faci mente 2uantific+4eis. Jre2uentemente' tratamos os est*mu os como se fossem restritos a o6=etos concretos ou a e4entos am6ientais. Mas tam6&m discriminamos entre as caracter*sticas' Ds 4ezes' c7amadas de a+stratas ou de relacionais 2ue s;o independentes dos o6=etos ou dos e4entos particu ares. H termo est*mu o tam6&m funciona no sentido de propriedade de e4entos am6ientais (como estar a direita ou a es2uerda de a go!.

35

Cognio Animal Hs estudos so6re cogni;o anima est;o interessados no 2ue os organismos sa6em' e as eBp ica3es' gera mente' est;o 4incu adas D estrutura dos est*mu os re e4antes. $or eBemp o' se um organismo discrimina entre certos est*mu os com 6ase em a guma caracter*stica cr*tica' um cogniti4ista pode dizer 2ue o organismo representa os est*mu os para si mesmo com 6ase na2ue a caracter*stica. Tais 2uest3es ser;o retomadas no conteBto da memIria e da recorda;o' e no conteBto das teorias comportamentais e cogniti4as no cap*tu o .Q. Mapas cogniti4os % desco6erta de 2ue organismos podem oca izar uma +rea mesmo 2uando se aproBimam de a por uma no4a dire;o demonstra 2ue e es podem aprender as re a3es espaciais a &m das' ou ta 4ez em 4ez de tri 7as espec*ficas. Asto =ustifica fa ar de mapas cognitivos. % gumas 7a6i idades de 8na4ega;o9 s;o aprendidas' e outras foram se ecionadas fi ogen&ticamente. Uma an+ ise das propriedades do est*mu o 2ue determinam o comportamento & re e4ante tanto para a fi ogenia 2uanto para a ontogenia. Fonceitos naturais e F asses de est*mu o pro6a6i *sticas $odemos fa ar de genera iza;o' dentro de uma c asse de est*mu os' e discrimina;o' entre c asses de est*mu os. %ssim' nosso conceito de 4erme 7o de4e en4o 4er a genera iza;o entre todos os est*mu os a 2ue c7amamos de 4erme 7o' e a discrimina;o entre estes est*mu os e todos os outros a 2ue n;o c7amamos de 4erme 7o. ?nt;o' os conceitos est;o para c asses de est*mu os como os operantes est;o para as c asses de respostas. N dif*ci definir os est*mu os por dimens3es f*sicas' se=a a discrimina;o entre etras' n>meros e o6=etos' por eBemp o. H 2ue distingue os cac7orros dos outros animais5 $om6os foram ensinados a discriminar formas 7umanas de n;o 7umanas' e tais discrimina3es comp eBas foram denominadas conceitos naturais. Hs conceitos naturais s;o eBemp os de classes de estmulo pro+a+ilsticas' c asses em 2ue cada mem6ro cont&m a gum su6con=unto de caracter*sicas mas nen7um & comum a todos os mem6ros. Xs 4ezes' estas c asses denominadas con=untos imprecisos ou indefinidos (fuzzy sets! n;o tem imites 6em definidos.

36

% gumas c asses de est*mu o pro6a6i *sticas s;o definidas por referncia a um prot$tipo. Um protItipo & um mem6ro t*pico de uma c asse pro6a6i *sticaL & deri4ado de uma m&dia ponderada de todas as caracter*sticas de todos os mem6ros da c asse. ?Bemp o: os p+ssaros (como c asse pro6a6i *stica!' em sua maioria' 4oam' mas a guns dos mem6ros desta c asse n;o (a4estruz' pinguim!. Hutros tipos de c asses de est*mu os: #c asses de est*mu o po imorfas #c asses de e2ui4a ncia (4er cap*tu o )! % c asse de est*mu o &' e a prIpria' uma c asse de est*mu o pro6a6i *stica' no sentido de 2ue sua defini;o muda D medida 2ue eBpandimos os imites de pes2uisa re e4antes. Kua a defini;o de F asses de est*mu o5 H pro6 ema de definir as c asses de est*mu o & genera izado. ? a n;o ser+ reso 4ido por meio do ape o a procedimentos de mensura;o f*sica' por2ue a eitura de instrumentos de medida tam6&m & um comportamento discriminati4o.

37

4 - Discriminao Condicional e Classes de 1rdem 2uperior Discrimina3es em 2ue o pape de um est*mu o depende de outros 2ue forneam o conteBto para e e s;o denominadas discriminaes condicionais. ?stes procedimentos geram c asses de ordem superior' no sentido de 2ue as c asses s;o definidas n;o por est*mu os ou respostas particu ares mas por re a3es 2ue inc uem tais est*mu os e tais respostas como casos especiais. 1 +ue so as dimens7es relacionais dos est!mulos= Muitas discrimina3es condicionais en4o 4em re a3es ar6itr+rias entre um est*mu o discriminati4o condiciona e as discrimina3es para as 2uais e e esta6e ece condi;o. % guns casos em 2ue tais re a3es n;o s;o ar6itr+rias s;o de interesse especia . Se em uma situa;o um est*mu o & compar+4e ' igua ' ou diferentes a outros' depende do' ou & condiciona ao' conte,to na 2ua e e & apresentado. $or eBemp o' se os est*mu os % e M s;o azuis e o est*mu o F & amare o' ent;o' em re a;o a %' M & um est*mu o igua e F & um est*mu o diferente. ?mpare 7amento com o mode o' empare 7amento por singu aridade e as c asses de e2ui4a ncia s;o propriedades de tais discrimina3es condicionais. Fomo funciona o ?mpare 7amento com o Mode o (identidade! e o ?mpare 7amento por Singu aridade5

38

$ode#se dizer 2ue o empare 7amento foi 6em sucedido se as respostas forem genera izadas para outras cores. Uma 4aria;o de ta empare 7amento & o de emparelhamento por singularidade (oddity!' onde o reforo & programado para 2ue o reforo ocorra no est*mu o n;o#empare 7ado. %s re a3es entre os est*mu os tam6&m podem imp icar no emparelhamento ar+itrrio. ?m um procedimento pode#se treinar o 6icar no disco 4erde a partir de um mode o 82uadrado9 e o 6icar um disco 4erme 7o a partir de um mode o 8c*rcu o9. Todas estas tarefas s;o re a3es entre diferentes c asses de est*mu os. H 2ue & o Fomportamento Sim6I ico e 2ua o pape das F asses de ?2ui4a ncia neste comportamento5 $ropriedades das re a3es: ref eBidade' simetria e transiti4idade. %s propriedades re'le,ivas s;o a2ue as em 2ue se mant&m entre um termo e e e mesmo. ?B: %O% %s propriedades simtricas s;o a2ue as em 2ue a ordem dos termos & re4ers*4e . ?B: se %OM' ent;o MO%. %s propriedades transitivas s;o a2ue as em 2ue os temos comuns em dois pares ordenados determinam um terceiro par ordenado. ?B: se %OM e MOF' ent;o %OF. %s re a3es de e2ui4a ncia s;o a2ue as 2ue tm todas as trs propriedades' e os termos 2ue entram ne as (a2ui' %' M e F! s;o considerados mem6ros de uma Classe de 4 uival*ncia. Hutras re a3es parti 7am apenas a gumas dessas propriedades. % re a;o de oposi&o & sim&trica (se D & o oposto de ?' ? & o oposto de D!' mas n;o & ref eBi4a (D n;o & o oposto de si mesmo! nem transiti4a (se D & o oposto de ? e ? & o oposto de J' D n;o & o oposto de J!. ? uma re a;o de magnitude como maior ue & transiti4a (se G & maior 2ue G e G & maior 2ue A' ent;o G & maior 2ue A!' mas n;o & nem ref eBi4a nem sim&trica. % figura a6aiBo i ustra como os procedimentos de empare 7amento de identidade (mode o! e empare 7amento ar6itr+rio podem ser usados para demonstrar as trs propriedades das re a3es de e2ui4a ncia.

39

H teste da > tima in7a com6ina os testes de re4ers;o e de transiti4idade (intensidade e cor!L e e & denominado teste de e uival*ncia' e a re a;o entre os est*mu os do teste de e2ui4a ncia & denominada rela&o de e uival*ncia. %s re a3es dos testes de re4ers;o e e2ui4a ncia nunca foram eBp icitamente ensinadas. Se ocorre um empare 7amento apropriado nestes testes' as no4as re a3es demonstradas por este comportamento s;o denominadas re a3es emergentes' no sentido de 2ue emergiram sem um treino eBp *citoL e as s;o eBemp os de comportamento no4o' produzidas por contingncias de empare 7amento ar6itr+rio. :;o pode#se reduzir c asses de e2ui4a ncia a c asses de est*mu os discriminati4os. %s re a3es de e2ui4a ncia s;o sim&tricas' mas as re a3es entre os termos de uma contingncia de trs termos n;o s;o (uma resposta % n;o & igua a um est*mu o M' mas os est*mu os 2ue comp3em uma c asse de e2ui4a ncia s;o sim&tricos entre si' no sentido 2ue um est*mu o F & igua a um est*mu o D!. %s re a3es de e2ui4a ncia s;o difici mente (e suspeitosamente! demonstradas por pom6os' mas s;o faci mente geradas em 7umanos. %s re a3es de e2ui4a ncia emergentes em

40

7umanos =ustificam nomear tais desempen7os de emparelhamento sim+$lico' e n;o apenas de empare 7amento ar6itr+rio. :;o 7+ imites I64ios para o n>mero de c asses 2ue podem ser criadas ou para o n>mero de est*mu os 2ue podem ser inc u*dos em cada c asse. H status destes tipos de c asses no comportamento de n;o#7umanos permanece o6=eto de contro4&rsias. Mas as c asses de e2ui4a ncia definem comportamento sim+$lico' e assim' pode ser 2ue e as se=am uma propriedade eBc usi4a do comportamento 7umano (ou tam6&m de seus parentes prIBimos!. ? as tem grande re e4<ncia no comportamento 4er6a (4er cap*tu os ("' (- e (1!. 1 +ue so comportamentos de ordem superior= Se demonstramos' por eBemp o' um empare 7amento por identidade (mode o!' cada empare 7amento espec*fico define uma c asse' mas o empare 7amento de identidade &' ent;o' uma classe de ordem superior 2ue inc ui' como seus componentes' todos os empare 7amentos espec*ficos' ou se=a' c asses em6utidas em outras c asses. Um teste para o operante de ordem superior & se as re a3es no4as podem ser demonstradas' como o empare 7amento de outras coresL um outro teste & se todas as su6c asses em um empare 7amento se mantm =untas como c asse' caso mudemos as contingncias somente para um su6con=unto de as. %prender a %prender % aprendizagem de uma no4a discrimina;o pode depender da2ui o 2ue aprendeu (o 2ue no a6oratIrio & c7amado de 7istIria eBperimenta !. organismo =+

H fen@meno do learning set ocorre 2uando o responder pode depender das re a3es entre as propriedades do est*mu o' independentes de est*mu os espec*ficos. (Fom macacos'! 2uanto mais pro6 emas e es 7a4iam aprendido' mais rapidamente e es reso 4iam um no4o pro6 ema. H desempen7o depende de re a3es entre os est*mu os e suas conse2uncias corre acionadas' a ongo de pro6 emas sucessi4os' e n;o de pares particu ares de est*mu os 2ue aparecem dentro de pro6 emas particu ares. $odemos definir o operante discriminado (no eBperimento com os macacos! como se segue: se a resposta de se ecionar um dos o6=etos & reforada na primeira tentati4a de um no4o pro6 ema' se ecione a2ue e o6=eto em todas as tentati4as su6se2uentes. :a aprendizagem de pro6 emas sucessi4os' esse & o desempen7o 2ue & reforado e & nisso 2ue o comportamento do organismo se transforma. %ssim' a correspondncia entre as contingncias de reforo e o comportamento gerado por essas contingncias permanece como um crit&rio apropriado para essa c asse operante.

41

%prende a aprender 2ua ifica#se como uma c asse de ordem superior' por2ue & definida por essas re a3es' e n;o pe os est*mu os e pe as respostas a 2ua 2uer pro6 ema particu ar. Um fen@meno 2ue pode ser 4isto como uma 4aria;o de learning set & o desamparo aprendido. Ratos 2ue rece6eram c7o2ues e &tricos inescap+4eis e ine4it+4eis em uma situa;o tendem a n;o aprender uma resposta de es2ui4a 2uando esta se torna dispon*4e ' ao contr+rio dos ratos 2ue nunca foram eBpostos a ta situa;o. %2ui' no4amente' & dif*ci definir a c asse de respostas' eBceto se notarmos 2ue os ratos 2ue rece6eram c7o2ues ine4it+4eis e inescap+4eis aparentemente aprenderam 2ue suas respostas n;o tin7am conse2uncias importantesL o comportamento gerado por essas contingncias se transfere para situa3es nas 2uais o responder poderia ter conse2uncias. Ta 4ez o desamparo aprendido' como uma c asse de ordem superior' pudesse ser co ocado so6 contro e de est*mu os discriminati4os' por meio de contingncias diferenciais. H learning set i ustra a amp itude e a comp eBidade do 2ue os organismos podem aprender. $ropriedades de c asses de ordem superior Sempre 2ue as contingncias 2ue mantm uma c asse de ordem superior s;o diferentes das 2ue mant&m uma ou mais de suas su6c asses' podemos nos perguntar 2uais das contingncias pre4a ecer;o. ?n2uanto a c asse de ordem superior mant&m sua integridade' suas su6c asses s;o mantidas =untamente com os outros mem6ros' mesmo 2ue n;o este=am consistentemente en4o 4idas nas continncias 2ue mant&m as outras. Kuando isso acontece' as su6c asses de ordem inferior parecer;o insens*4eis Ds mudanas nas contingncias 2ue s;o programadas para e as. Kuando programamos no4as contingncias para as su6c asses das c asses de ordem superior' gera mente' esperamos 2ue a2ue as su6c asses' e4entua mente' se=am diferenciadas das outras. Mas se as su6c asses se superp3em de di4ersas maneiras com outras c asses 2ue parti 7am de outras contingncias' isso pode n;o acontecer. Muito do comportamento 7umano comp eBo pare de 2ue ordens de c asses superiorL como regras' princ*pios' estrat&gias e simi aresL s;o mantidas por contingncias sociais. Tentar eBp icar o comportamento 7umano apenas por re a3es est*mu o#resposta' sem e4ar em considera;o as c asses de ordem superior' gerar+ eBp ica3es fa 7as e incomp etas. Hrigens da ?strutura % maior parte das c asses consideradas at& agora tem sido as c asses estruturais. %s propriedades 2ue as definem n;o eram ar6itr+rias' mas sim deri4adas de re a3es sistem+ticas entre as propriedades de e4entos am6ientais (p.e. empare 7amento' a singu aridade' a simetria!.

42

$or&m c asses ar6itr+rias tam6&m podem ser criadas' onde uma c asse de est*mu os' se for sistematicamente contingente com o reforo' ter+ a fun;o de uma c asse de ordem superior. % diferena entre esta estrutura e as outras & 2ue n;o 7+ entre os mem6ros da c asse uma propriedade em comum entre os est*mu os 2ue comp3em a c asse. %s c asses operantes s;o criadas n;o por conse2ucias comuns' mas sim por conse u*ncias comuns ue dependem de conting*ncias comuns. Desta forma um operante discriminado pode ser criado a partir de est*mu os sem propriedades em comum (ar6itr+rio!' 6aseado apenas em contingncias comuns. Asto & para contrapor a eBp ica;o de operantes discriminados comp eBos 2ue se 6aseiam apenas nas re a3es entre o est*mu o e a resposta' sem atentar para as contingncias 2ue determinaram ta re a;o. % estrutura do comportamento & determinada por contingncias' mas as contingncias s;o determinadas' por sua 4ez' pe a estrutura am6ienta . <uais as .ontes do comportamento no(o= %t& ent;o 4imos: \ Mode agem (cap. ,! \ ?s4anecimento (cap. /! \ :o4idade e 4aria6i idade como propriedades das respostas' poss*4eis de serem reforadas. \ Re a3es 2ue emergem sem treino eBp *cito' a partir de c asses de e2ui4a ncia (2ue s;o tam6&m c asses de ordem superior! % no4idade 2ue tem origem na =un;o de operantes separados tem sido denominada adu&o.

43

15 - 's+uemas de -e.oro ?s2uemas de reforo s;o arran=os 2ue especificam 2ue respostas' dentro de uma c asse operante' ser;o reforadas. Hs trs tipos 6+sicos de es2uema s;o: \ 4s uemas de 0a1&o5 a2ue es 2ue permitem 2ue uma respostas se=a reforada depois de a gum n>mero de respostas. \ 4s uemas de 7ntervalo5 os 2ue permitem 2ue uma resposta se=a reforada depois de um tempo transcorrido' desde a gum e4ento anterior. \ 4s uemas ue re'oram di'erencialmente a ta,a ou o tempo entre as respostas5 a2ue es 2ue permitem 2ue uma resposta se=a reforada' dependendo da taBa ou do espaamento tempora das respostas pr&4ias. Como .uncionam os es+uemas de -azo 8ari?(el e nter(alo 8ari?(el= :o es2uema de raz;o 4ari+4e (CR!' a apresenta;o de um reforador depende da emiss;o de um n>mero 4ari+4e de respostas' independente da passagem de tempo. :o es2uema de inter4a o 4ari+4e (CA!' a apresenta;o de um reforador depende da passagem de um per*odo 4ari+4e de tempo e da emiss;o de uma ]nica respostaL as respostas 2ue ocorrem antes do fina do inter4a o n;o tem efeito. H 2ue s;o es2uemas de Reforo e Fausa;o5 Hs efeitos dos reforadores dependem das respostas Ds 2uais se seguem' mas e4entos reforadores podem se seguir a respostas 2uando produzidos por respostas ou 2uando apresentados independentemente de as. Hs diferentes efeitos dos reforadores dependentes e independentes das respostas dependem' de uma forma comp eBa' de como as corre a3es entre e4entos s;o integrados no tempo. Hs =u gamentos so6re a causa idade dependem n;o de con=un3es constantes de e4entos' mas de uma amostragem de contingncias 2ue' Ds 4ezes' s;o muito comp eBas. %s pes2uisas so6re os efeitos de contingncias mostra o 2uanto os organismos s;o sens*4eis Ds contingncias de seu prIprio comportamento. ?ssa sensi6i idade pode depender das re a3es deta 7adas ou mo ecu ares entre as respostas e os reforadores ou das propriedades g o6ais ou mo ares de taBas de resposta e de reforadores' e mesmo am6as as com6ina3es. Como .uncionam os es+uemas de -azo 9i%a e nter(alo 9i%o= Se a pro6a6i idade de uma resposta ser reforada for maior em a guns momentos de 2ue em outros' & pro4+4e 2ue a taBa de respostas se=a maior nestes momentos do 2ue nos outros.

44

Uma propriedade importante dos es2uemas fiBos & 2ue e es introduzem per*odos discrimin+4eis' durante os 2uais n;o ocorrem reforadores. :a raz;o fiBa (JR! a > tima resposta de uma s&rie fiBa & reforada. :estes es2uemas costuma ocorrer uma pausa apIs o reforo (post8re'orce period# 3039 2ue aumenta a dura;o com o aumento da JR. H grau de coes;o com o 2ua o responder em JR se mant&m de4e ser encarada como uma unidade comportamenta em si mesma e n;o apenas uma sucess;o de respostas. $ara 4er a re a;o de JR com es2uemas de ordem superior' 4er p+gina (/,. :o inter4a o fiBo (JA! uma resposta & reforada apenas apIs a passagem de um per*odo constante de tempo' a partir de a gum e4ento am6ienta L as respostas 2ue ocorrem antes deste momento n;o tem 2ua 2uer efeito. H 2ue & o atraso do reforo5 % cur4atura de JA (desen7o a6aiBo! mostra uma crescente taBa de resposta na dire;o no momento onde a resposta ser+ reforada. Asso e4anta a 2uest;o de por2ue as respostas antes da resposta reforada n;o s;o eBtintas' =+ 2ue n;o produzem o reforo.

% reso u;o dessa 2uest;o pro4a4e mente en4o 4e a gum gradiente de atraso de re'oro. Asto imp ica 2ue o reforo produzido pe a > tima de uma se2uncia de respostas tem efeitos 2ue dependem de sua re a;o com todas as respostas precedentes' e n;o simp esmente com a2ue a 2ue o produziu. %o interpretarmos os efeitos dos es2uemas' precisamos conferir a forma do gradiente de atraso de reforo.

45

?ntender os efeitos do reforador de ta maneira tem grandes imp ica3es pr+ticas. H professor 2ue reforce um acerto apIs uma s&rie de erros estar+' ao mesmo tempo' reforando (mesmo 2ue em graus menores! os erros. H idea seria um professor 2ue n;o fizesse o a uno errar' para e4itar ao m+Bimo reforar os erros precedentes. A terminologia dos es+uemas de re.oro. % guns e ementos da termino ogia dos es2uemas s;o Igicos' mas outros s;o admitidamente idiossincr+ticos. $or eBemp o' os nomes dos es2uemas de JA e CA vesus JT e CT s;o ar6itr+rios (cada par poderia' com igua faci idade' ser denominado dura;o fiBa e dura;o 4ari+4e ' supostamente a6re4iadas com o JD e CD!. % &m disso nomes diferentes s;o corre acionados com contingncias muito diferentes. ?m6ora os es2uemas de JA' DRV e JT re2ueiram igua mente a passagem de um tempo constante' o 2ue as respostas podem produzir & diferente em cada um de es. Um es2uema de JA n;o imp3e restri3es so6re o responder durante o inter4a o' mas uma resposta de4e ocorrer no fina de e. Um es2uema em DRV eBige 2ue se passe um tempo espec*fico 2ue ocorra sem respostas' e ent;o a prIBima resposta & reforada. ?m um es2uema em JT o reforador & apresentado ao fina do inter4a o especificado' independente da resposta. :este es2uema as respostas nunca tem efeito. ?stes nomes de es2uemas surgiram incidenta mente' D medida 2ue a pes2uisa e4o uiu' e agora est;o t;o 6em esta6e ecidos 2ue seria dif*ci mud+# os. 's+uemas B?sicos :ome
Anter4a o 4ari+4e (inter4a o rand@mico! Anter4a o fiBo Raz;o 4ari+4e (raz;o rand@mica! Raz;o fiBa Tempo 4ari+4e Tempo fiBo Reforo cont*nuo ?Btin;o

A6re(ia o
CA (RA! JA CR (RR! JR CT JT (JR (! ?^T

Conting,nciaC
t s' ent;o ( resposta

Coment?rio
t 4ariaL com inter4a os rand@micos' a taBa de respostas & aproBimadamente constante t constanteL gera cur4aturas de JA n 4ari+4e L taBas de respostas a tas e constantes' entretanto n grande pode produzir distens;o de raz;o n constanteL produz pausa pIs#reforoL pausas seguidas por taBas a tas t 4ari+4e L reforadores independentes de resposta t constanteL reforadores independentes de resposta Todas as respostas s;o reforadasL tam6&m a6re4iado como FRJ Fomo procedimento' fre2uentemente usado mesmo 2ue a resposta nunca ten7a sido reforada. t constante' se n;o for especificadoL VG' sempre adicionado a outro

t s' ent;o ( resposta n respostas

n respostas ts ts ( resposta #

Fonten;o imitada (limited hold9

VG

Reforo cance ado se nen7uma resposta

46

reforada ocorrer em t s Reforo diferencia de 6aiBas taBas (ou ART ongo! Reforo diferencia de a tas taBas (ou ART curto! DRV t s sem resposta' ent;o ( resposta ( resposta dentro de t s ou menos de t s da > tima resposta

es2uema' n;o pode ocorrer sozin7o Mant&m o responder faci menteL redu;o no responder aumenta o reforo e' assim' pre4ine a eBtin;o % ternati4amente' pe o menos n respostas em t sL a gumas 4ezes & dif*ci de ser mantido' por2ue o decr&scimo do responder reduz o reforo ?sta6e ece imites' inferior e superior' das taBas de respostas refor+4eis Um procedimento de omiss;o ou de puni;o negati4aL gera mente reduz a taBa de resposta esco 7ida

DRG

Reforo diferencia de responder espaado Reforo diferencia de outro comportamento

DR$ DRH

( resposta entre t e t:s da > tima resposta t s sem respostas

C t s D tempo em segundosE n D nFmero de respostas H 4oca6u +rio da ta6e a tam6&m pode ser estendido a es2uemas de puni;o' tendo em 4ista a simetria entre reforo e puni;o 4ista no cap*tu o 1.

47

11 - Com6ina7es de 's+uemas: 2!ntese Comportamental ?s2uemas podem se a ternar uns com os outros' com est*mu os corre acionados a cada es2uema (es uemas m;ltiplos! ou n;o (es uemas mistos!. % conse2uncia de comp etar um es2uema pode ser o in*cio de um outro es2uema' com est*mu os corre acionados (es uemas encadeados! ou sem e es (es uemas tandem!L em ta conteBto' um es2uema pode ser a unidade comportamenta so6re a 2ua outro es2uema opera (es uema de ordem superior!. Hs es2uemas podem operar ao mesmo tempo' para respostas diferentes (es uemas concorrentes! ou para uma mesma resposta (es uemas con-ugados!L os es2uemas 2ue operam concorrentemente podem produzir outros es2uemas (es uemas encadeados concorrentemente!. Hs es2uemas encadeados est;o corre acionados a pro6 emas 2ue ti4eram import<ncia 7istIrica' como a aprendizagem de discrimina;o (es uemas m;ltiplos!' o reforo condiciona (es uemas de segunda ordem e es uemas encadeados! e a esco 7a (es uemas concorrentes e cadeias concorrentes!. % decomposi;o (an+ ise! comportamenta de comportamentos comp eBos pode ser 4a idada pe a s*ntese comportamenta ' 2uando suas partes funcionais ana isadas (es2uemas de reforamento! s;o sintetizadas em com6ina3es de es2uema. Se a s*ntese for 6em sucedida a cadeia comportamenta foi ana isada corretamente. 1 +ue se estuda com es+uemas mFltiplos e mistos= Ja a#se de es2uemas m> tip os com eBemp os de contro e de est*mu os. Dois es2uemas se a ternam' cada um corre acionado com um est*mu o est*mu o diferenteL fa amos de contro e de est*mu os 2uando o desempen7o apropriado a cada es2uema ocorre em presena do est*mu o correspondente. 1 +ue so respostas de o6ser(ao= Hs est*mu os discriminati4os s;o efeti4os apenas se o organismo o o6ser4a. % efeti4idade reforadora de um est*mu o discriminati4o n;o depende do car+ter informati4o' mas' muito mais das conse2uncias particu ares com as 2uais est+ corre acionado. %ssim' um pro6 ema centra na aprendizagem da discrimina;o pode ser simp esmente o de e4ar o organismo a o6ser4ar os est*mu os re e4antes. ?Bemp os: a 7esita;o em procurar diagnIsticos e o tratamento infe iz dado a mensageiros com m+s not*cias. % efeti4idade de uma mensagem depende mais de se seu conte>do & reforador ou a4ersi4o' do 2ue se est+ correta ou incomp eta.

48

1 +ue > o contraste comportamental= ?m es2uemas m> tip os' o comportamento em um componente & fre2uentemente afetado pe o 2ue acontece em outro componente. $or eBemp o' se o es2uema 2ue mant&m o comportamento de um pom6o de 6icar o disco em presena de um est*mu o (Sa! & a terada de Reforo em CA' para ?Btin;o' en2uanto o Reforo em CA continua durante o segundo est*mu o (S6!' a redu;o de 6icar o disco na presena de S a & fre2uentemente acompan7ada de um aumento em presena de S6' mesmo 2ue o es2uema programado durante S6 manten7a#se ina terado. <uais os e.eitos dos es+uemas encadeados, tandem e de segunda ordem= ?st*mu os >nicos em es2uemas (tandem! produzem mais responder do 2ue diferentes est*mu os em cada componente de um es2uema encadeado. $or eBemp o:: .QQ JA: tandem' mais respostas' um S -Q JA' -Q JA' -Q JA' -Q JA: encadeado' menos respostas' " S U UHs est*mu os sI tem 4a or de reforo condicionado no fim da cadeia. Hs est*mu os nos es2uemas encadeados podem torar#se reforadores condicionados' mas seus efeitos como reforadores se com6inam com os efeitos discriminati4os' de forma 2ue o responder & atenuado. $or&m este resu tado parece inconsistente com os efeitos de a guns est*mu os 2ue ad2uirem propriedades reforadoras. $or&m est*mu os 6re4es em es2uemas de segunda ordem aumentam o responder. ?m es2uemas de segunda ordem' comp etar um es2uema & considerado como uma unidade comportamenta reforada de acordo com outro es2uema. ?Bemp o: \ JR (Q (JR"QQ: uz!: a cada "QQ respostas se rece6e uz' e depois de (QB"QQ resposas ("QQQ R! se rece6e o reforo. Hs es2uemas encadeados e de segunda ordem com est*mu os 6re4es en4o 4em os reforadores condicionados' mas seus efeitos opostos i ustram 2u;o criticamente os efeitos dos es2uemas dependem de re a3es deta 7adas entre os est*mu os' as respostas e as conse2uncias. 1 +ue so es+uemas concorrentes= ?s2uemas concorrentes s;o es2uemas programados' simu t<neamente' para duas ou mais respostas Dois eBemp os de desempen7os em es2uemas concorrentes % ei da iguala&o afirma 2ue a fre2uncia re ati4a de uma resposta igua a a fre2uncia re ati4a dos reforos produzidos por a2ue a resposta.

49

<a,imi1a&o ocorre 2uando' com duas ou mais respostas dispon*4eis' se emite as respostas com a maior pro6a6i idade de reforo. % maBimiza;o a n*4e mo ecu ar pode e4ar a igua a;o a n*4e mo ar. Hs es2uemas concorrentes co ocam conse2uncias diferentes simu t<neamente dispon*4eis pro4endo procedimentos de in7a de 6ase apropriados para o estudo de esco 7a ou preferncia. Como .uncionam es+uemas encadeados concorrentes= Uma programa;o para estudar a preferncia & o procedimento de es2uemas encadeados concorrentes.

4,emplo de es uema encadeado concorrente. =icar na es uerda ou na direita de I produ1 es uema di'erentes. A pre'er*ncia pode ser medida pelas pro+a+ilidades relativas de +icar em I. %s cadeias concorrentes mostraram 2ue a taBa de reforo & um determinante mais importante da preferncia do 2ue o n>mero de respostas por reforo. ?s2uemas concorrentes tam6&m s;o uti izados na compreens;o do comportamento comp eBo' onde cada componente mais simp es da cadeia pode ser ana isado. Mais deta 7es na p+gina .Q0. Hutro determinante da preferncia & a livre escolha. Joi demonstrado 2ue 7+ preferncia por es2uemas onde 7+ duas ou mais respostas poss*4eis de serem reforadas' do 2ue apenas uma. Ta preferncia pe a esco 7a i4re pode ter ma 6ase fi ogen&tica' indicando 2ue nosso conceito de i6erdade tem 6ases 6io Igicas. % esco 7a i4re n;o consiste apenas na disponi6i idade de duas ou mais respostasL am6as de4em ser capazes de produzir um reforador.

50

Hutro fen@meno estudado por meio de es2uemas encadeados concorrentes & o autocontrole. Tipicamente 2uest3es de autocontro e en4o 4em duas ou mais conse2uncias do responder' se=am e as reforadoras ou a4ersi4as. H autocontro e em 7umanos pode en4o 4er componentes comp eBos' como o comportamento 4er6a ' mas o estudo do autocontro e' do compromisso e da impulsividade (4er pg. .Q1! em animais fornece uma 6ase essencia para o estudo de ta fen@meno dos es2uemas de reforamento no contro e do comportamento 7umano. Concluso H estudo de es2uemas de reforamento & re ati4amente no4o' e as com6ina3es de es2uemas simp es em comp eBos n;o se encerram nos 2ue foram estudados neste cap*tu o. Cer p+gina .Q, para 4er outros eBemp os de es2uemas com6inados. H es2uemas com6inados s;o nossas ferramentas. Uma 4ez 2ue empregamos de es2uemas para eBp orar as propriedades de comportamentos comp eBos por meio de uma an+ ise do comportamento' podemos estar na posi;o de uti izar esses instrumentos para reco ocar as partes ana isadas em uma s*ntese comportamenta . $or eBemp o' podemos testar nossa interpreta;o do comportamento comp eBo em um ha+itat natura ao tentar reunir seus componentes em um am6iente de a6oratIrio. :;o podemos criar uma s*ntese comportamenta sem tornar eBp *citas nossas suposi3es so6re as propriedades do comportamento 2ue tentamos sintetizar. $or isso' 2uando tentamos sintetizar' pro4a4e mente' gan7amos mais de nossas fa 7as do 2ue de nossos sucessos. De fato' pode ser um princ*pio gera de pes2uisa cient*fica' 2ue aprendemos mais 2uando nossos eBperimentos produzem dados 2ue n;o esperamos. %fina ' 2ua a 4antagem de rea izar eBperimentos' se sa6emos eBatamente no 2ue e es resu tar;o5

's+uemas Com6inados 's+uema


M> tip o

De.inio1
%' durante S%' a terna com M' durante SM

'%emplo Gcom A6re(iaoH#


(%! CA durante uz 4erme 7a se a terna com (M! ?^T durante uz 4erde (mult CA ?^T! (%! DRV aterna com (M! JA' sem est*mu os corre acionados (mi, DRV JA! Fomp etar (%! CR em presena de uz azu ' produz uz amare aL comp etar (M! JR a uz amare a' produz comida (chain CR JR! Fomp etar (%! CR produz (M! DRG e comp etar DRG produz comida' na ausncia de est*mu os corre acionados (tand CR DRG!

Misto

% e M se a ternam (como nos es2uemas m> tip os' mas sem est*mu os diferentes!. Durante S%' comp etar % produz SML durante SM' comp etar M produz reforador. Fomp etar % produz ML comp etar M produz o reforador (como no encadeado' mas sem est*mu os diferentes!

?ncadeado

>andem

51

Foncorrente

% opera para uma respostaL simu t<neamente M opera para outra resposta. % e M operam ao mesmo tempo' mas independentemente' com uma >nica resposta (como no concorrente' mas sem respostas concorrentes!. Fomp etar % & reforado de acordo com M (reforar um es2uema de segunda ordem' de acordo com um terceiro es2uema' F' cria um es2uema de terceira ordem e assim por diante!. H reforador depende de comp etar eBigncias de % ou de M. H reforador depende de comp etar eBigncias tanto de % 2uanto de M. H reforador depende de comp etar a guma fun;o com6inada de % e M

(%! Um es2uema CA 4igora para 6icadas no disco da es2uerda e (M! outro CA opera para 6icadas no disco da direita (conc CA CA! (%! CA e (M! es2ui4a operam' simu t<neamente' para press3es em uma >nica 6arra. (con-t CA ?s2ui4a! (%! JRs sucessi4as s;o tratadas como unidades de respostas reforadas de acordo com (M!' um es2uema de JA (JA _JR`!.

Fon=ugado

De segunda ordem

% ternati4o

H responder & reforado ao satisfazer as contingncias de (%! CR ou de (M! CA' o 2ue ocorrer primeiro (altern CR CA! H responder & reforado ao satisfazer am6as as cotingncias de (%! JR e de (M! JA' em 2ua 2uer ordem (con-unc JR JA!. H responder & reforado 2uando (%! a soma das respostas mais (M! o n>mero de segundos decorridos' a canam a gum 4a or constante (7nter JR JT! Depois de cada en&simo reforador' t s s;o adicionados ao JA (3rogressive JA!

Fon=unti4o

Antercruzado

$rogressi4o

% guns par<metros do es2uema mudam' sistematicamente' ao ongo de reforos sucessi4os ou para 6 ocos de reforadores.

$or con4enincia' cada caso & definido em termos de apenas dois es2uemas componentes ar6itr+rios' % e M' mas com6ina3es de es2uemas podem inc uir 2ua 2uer n>mero de componentes. Hs est*mu os s;o designados por S' com um so6rescrito 2ue identifica o es2uema 2ue o est*mu o acompan7a. . :T. %s a6re4ia3es dos es2uemas foram mantidas no origina ' em ing s.

52

1# - Comportamento -espondente: Condicionamento <ual a de.inio de -e.le%o Condicional= Ref eBo condiciona (ao in4&s de condicionado! pois designa ref eBos condicionais a relaes entre est*mu os am6ientais. H condicionamento respondente & uma inst<ncia de contro e contro e de est*mu os ap icado em 4ez de contigncias en4o 4endo opera3es de conse2uencia;o. ?m 4ez de sina izar conse2uncias' sina iza a apresenta;o de outro est*mu o. H conceito de c asse tam6&m & ap ic+4e a tais respostas' pois e as 4ariam. $ortanto' & apropriado estender a inguagem de c asses de modo a a6ranger tam6&m as respostas definidas pe os est*mu os 2ue as produzem. ?ssas c asses' denominadas respondentes' correspondem ao comportamento anteriormente denominado e iciado ou ref eBo. $roduzimos comportamento respondente atra4&s da apresenta;o de est*mu os e modificamos o comportamento respondente atra4&s de modifica3es em tais est*mu os. G+ imites na eBtens;o pe a 2ua podemos modificar o comportamento respondente. :;o 7+ um para e o da mode agem' =+ 2ue o comportamento respondente & determinado por seus est*mu os e iciadores. Mas podemos a terar os efeitos e iciadores dos est*mu os. Kuando um :S (estmulo neutro! passa a ter fun;o e iciati4a' tornando#se um FS (estmulo condicionado!' formou#se uma no4a c asse responde' entre o US (estmulo incondicionado!' o FS e a FR (resposta condicionada!' sendo denominada a re a;o entre FS e FR de re'le,o condicional' pois esta re a;o & condiciona a uma re a;o pr&4ia entre FS (antes :S! e FR. Uma FR n;o & meramente uma UR (resposta incondicionada! e iciada por um no4o est*mu oL o condicionamento respondente n;o pode ser interpretado como uma su6stitui;o de est*mu o' por eBemp o' o c;o n;o tenta come a campain7a (FS!. Um FS pode afetar uma amp a faiBa de respostas' a &m da2ue as 2ue se asseme 7am D resposta e iciada pe a US. H condicionamento foi demonstrado com 4+rias respostas fisio Igicas' como o meta6o ismo condicionado a am6ientes friosE2uentes e rea3es do sistema imuno Igico. Fom a guns tipos de US' o condicionameno e4a a FSs 2ue e iciam respostas compensatIrias' como por eBemp o respostas compensatIrias ao usar certas drogas' 2ue eBp icam parcia mente a to er<ncia e um aumento do efeito destas drogas ao se a terar o am6iente'2ue funciona4a como FS para as FR compensatIrias.

53

<uais so os tipos de condicionamento= Rea3es temporais podem ser programadas de 4+rias maneiras. \ \ \ \ \ \ Fondicionamento simult(neo: tempo entre FS e US menor ou igua a - segundos. Fondicionamento de trao: tempo entre FS e US maior' com apresenta;o r+pida do FS Fondicionamento de atraso: tempo entre FS e US maior' onde FS permanece em apresenta;o at& a apresenta;o de US. Fondicionamento temporal: apresenta3es regu ares de US criam um FR ao tempo. Fondicionamento reverso: US antes de FS. $ouco efeti4o' particu armente com US a4ersi4os. Fondicionamento di'erencial: procedimento no 2ua um est*mu o torna#se um FS por meio de sua re a;o com o US' en2uanto um segundo est*mu o n;o se torna um FS' por2ue nunca precede o US.

<ual a relao entre contiguidade e condicionamento= H condicionamento respondente =+ foi considerado como o processo 2ue esta4a na raiz de toda a aprendizagem' e foi assumido 2ue e e ocorria meramente atra4&s da contiguidade temporal de e4entos' ou se=a' de sua ocorrncia con=unta no tempo. Tenta4a#se interpretar o comportamento operante como sendo gerado por processos respondentes. $arte do pro6 ema era 2ue as contiguidades entre os est*mu os n;o eram ade2uadamente distinguidos das conting*ncias estmulo8estmulo. % contiguidade & definida por pareamentos est*mu o#est*mu o' ou se=a' o n>mero de 4ezes em 2ue e es ocorrem =untos. $or&m' mesmo 2uando o n>mero de est*mu os permanece constante' as re a3es de contingncia entre FSs e USs podem 4ariar. % 6ase apropriada para c assificar os procedimentos de condicionamento & a re a;o condiciona entre os dois est*mu os (contingncia!' e n;o o n>mero de pareamentos (contiguidade!. Como .uncionam as com6ina7es de est!mulo no condicionamento= H fato de um est*mu o tornar#se ou n;o um FS efeti4o depende do conteBto de est*mu os em 2ue e e apareceL um est*mu o n;o#fami iar ou um est*mu o fami iar em uma situa;o n;o#usua tem maior pro6a6i idade de tornarem#se efeti4os do 2ue um est*mu o fami iar em uma situa;o fami iar. Xs 4ezes' o prIprio conteBto pode tornar#se efeti4o como um FS' sendo um eBemp o a c<mara eBperimenta atuar como uma contingncia para 2ue ocorra a efeti4idade das re a3es FS#FR. :o condicionamento respondente' tais est*mu os tm sido denominados esta+elecedores de ocasi&o' no sentido 2ue e es esta6e ecem a ocasi;o na 2ua a contingncia est*mu o#est*mu o operar+.

54

H esta6e ecimento de ocasi;o & uma das muitas poss*4eis fun3es de est*mu o 2ue podem ser produzidas por com6ina3es de est*mu os no condicionamento respondente. % seguir' eBemp os de a gumas outras fun3es. Som6reamento e M o2ueio Kuando os est*mu os de um composto n;o se tornam igua mente efeti4os como FSs' diz#se 2ue o est*mu o mais efeti4o som+reia o menos efeti4o. H som6reamento & ta procedimento. Kuando um est*mu o =+ tem uma 7istIria de condicionamento anterior e impede o condicionamento de outro est*mu o no4o' diz#se 2ue o primeiro +lo ueou o condicionamento do segundo est*mu o. ?ste procedimento & o 6 o2ueio. ?st*mu os Ani6itIrios em Fompostos Hs est*mu os podem sina izar tanto omiss3es 2uanto apresenta3es de outros est*mu os. Hs est*mu os 2ue sina izam a omiss;o de outro est*mu o' podem ad2uirir' Ds 4ezes' a capacidade de reduzir a efeti4idade de outros FSs e s;o descritos como ini+it$rios. Asto demonstra 2ue os organismos podem responder diferencia mente n;o apenas a est*mu os indi4iduais' mas tam6&m a re a3es entre e es. <ual a di.erena entre contiguidade e conse+u,ncia= N preciso atentar para as poss*4eis conse2uncias 2ue o condicionamento produz e a4a iar como estas conse2uncias interferem na pro6a6i idade de resposta. H ugar do condicionamento respondente na Teoria da %prendizagem comeou com as tentati4as de reduzir todas as inst<ncias de aprendizagem operante a casos especiais de condicionamento respondente' mas a percep;o das conse2uncias re4iraram a situa;o ao contr+rio. Todas as inst<ncias de condicionamento respondente podiam ser interpretadas em termos de conse2uncias 2ue n;o 7a4iam sido perce6idas anteriormente. $ortanto' o status do condicionamento respondente 4eio a depender de demonstra3es de condicionamento 2ue n;o pudessem ser interpretadas com 6ase nas conse2uncias do responder. (4er eBperimentos nas p+ginas ... e ..0! % distin;o entre operante e respondente tem muitas e4idncias' sendo 2ue foram infrut*feras as tentati4as de reduzir um condicionamento a outro . % 2uest;o crucia ' ao idar com operantes e respondentes' & distinguir 2ua & 2ua . Como a interao entre 1perantes e -espondentes aIudam a e%plicar a emoo= Hs processos operantes e respondentes podem interagir' 2uando os procedimentos respondentes s;o com6inados com procedimentos operantes. Um est*mu o 2ue precede sistematicamente um c7o2ue pode n;o apenas a iciar as f eB3es: pode tam6&m interferir no

55

comportamento 2ue este=a sendo mantido por suas conse2uncias' como o pressionar a 6arra mantido por reforo a imentar. Fomportamentos compar+4eis s;o o6ser4ados em 7umanos com 6ase no medo ou na ansiedadeL assim tais procedimentos s;o considerados re e4antes para o estudo da emo;o. <ual a relao entre condicionamento e emoo= Hs est*mu os 2ue sina izam a apresenta;o de outros est*mu os podem ser superpostos so6re in7as de 6ase de comportamento operante. $ress3es D 6arra mantidas por reforo a imentar podem ser reduzidas pe a apresenta;o de um tom 2ue sina iza um c7o2ue. ?ste fen@meno tem rece6ido di4ersos nomes: ansiedade# supress&o condicionada e resposta emocional condicionada ?C409. ?sta contingncia n;o afeta apenas a resposta de press;o D 6arra' mas uma grande faiBa de respostas. ?stamos mais propensos a in4ocar a inguagem da emo;o 2uando um e4ento afeta uma amp a c asse de respostas diferentesL por isso ficamos tentados a fa ar do medo ou da ansiedade por parte do rato. :;o seria =ustific+4e dizer' depois' 2ue o rato parou de pressionar a 6arra por2ue esta4a com medoL o efeito do tom em primeiro ugar nos e4a a fa ar de medo no rato. :ossa inguagem de emo3es & comp icada. Ja amos de nossas emo3es e das dos outros com 6ase tanto em situa3es 2uanto no comportamento 2ue ocorre nessas situa3es. $or&m nomear emo3es n;o eBp ica o 2ue as causou' pois isto n;o passa de uma descri;o de uma c asse de comportamento. <ual a utilidade dos conceitos de est!mulos pr>-a(ersi(os e pr>-apetiti(os= ?m6ora a inguagem das emo3es se=a importante em nossas re a3es com outras pessoas' e a n;o tem sido muito >ti para uma an+ ise comportamenta dos efeitos de est*mu os pr& a4ersi4os. %o contr+rio' as intera3es entre o condicionamento respondente e o comportamento operante' por eBemp o' 2uando est*mu os pr&#a4ersi4os ou r&#apetiti4os s;o superpostos ao responder reforado' tm sido ana isadas de modo mais efeti4o com 6ase em par<metros eBperimentais' tais como o es2uema de reforo da in7a de 6ase' a taBa de respostas' etc. Um moti4o disso & 2ue descre4er comportamento pe a emo;o supersimp ifica contingncias 2ue nem sempre o6edecem a descri;o do responder pe a emo;o. $or eBemp o' nem sempre o responder aumenta pe a apresenta;o de est*mu os pr&#apetiti4os' 2ue seria interpretado como a egria. H responder na presena de um est*mu o sina izador & afetado pe a sua re a;o com o est*mu o 2ue e e sina iza. :o caso pa4 o4iano c +ssico' parecia de in*cio 2ue um est*mu o funciona4a como su6stituto do outro' mas com os est*mu os pr&#a4ersi4os e pr&#apetiti4os 4imos no4amente 2ue os fen@menos respondentes n;o podem ser tratados como uma

56

su6stitui;o do est*mu o. Hs est*mu os podem ter 4+rias fun3es' dependendo das contingncias. <uais so os limites 6iol@gicos da aprendizagem= %s origens fi ogen&ticas e ontogen&ticas podem impor restri3es ou imites n;o apenas so6re os est*mu os e as respostas 2ue entram nas contingncias operantes e respondentes' mas tam6&m so6re as re a3es 2ue podem ser esta6e ecidas entre os est*mu os e as respostas. % seguir' a guns eBemp os. Vimites sensoriais % gumas das restri3es mais I64ias so6re a aprendizagem dependem dos sistemas sensoriais dos organismos. $om6os perce6em est*mu os 4isuais me 7or 2ue morcegos' en2uanto morcegos perce6em me 7or est*mu os sonoros 2ue pom6os. ?m eBperimentos de4e#se atentar para est*mu os 2ue sI o organismo perce6e' como o odor em a6irintos. Vimites motores Hs imites anat@micos so6re o responder n;o apresentam pro6 emas. :Is n;o esperamos 2ue o 4@o se=a simi ar em pom6os' morcegos e a6e 7as (e nem consideramos a possi6i idade do rato 4oar!. %s diferenas entre esp&cies em re a;o Ds capacidades motoras tem maior pro6a6i idade de suscitar 2uest3es 2uando e as n;o tem uma 6ase anat@mica c ara. %s contingncias podem afetar a dire;o na 2ua a pessoa ada' mas n;o as coordena3es deta 7adas de seus m>scu os e =untas 2uando e e anda. Muitos aspectos dessas coordena3es operam independentemente do am6iente' sendo denominados programas motores. H 4@o em p+ssaros =+ 4em com as coneB3es prontas ao nascimento' e as s;o pr&# programadas (pre8@ired!L esses aspectos =+ 4m constru*dos no 4@o do p+ssaro. $or&m o am6iente ainda tem pape predominante' se=a na se e;o natura de ta programa;o' se=a na determina;o da dire;o do 4@o. %s esp&cies diferem de 4+rias maneiras' e as restri3es so6re a topografia n;o de4em ser confundidas com certas restri3es nas fun3es destas respostas. Vimites so6re as conse2uncias Hs est*mu os tam6&m 4ariam em capacidade de reforar ou de ser4ir de US' em diferentes esp&cies. P+ & sa6ido 2ue a efeti4idade dos reforadores tem uma 6ase fi ogen&tica. Mas propriedades mais sutis do am6iente tam6&m podem ser importantes' tais como as conse2uncias sensoriais 2ue mant&m o comportamento eBp oratIrio ou as conse2uncias no4as 2ue podem tornar um organismo caute oso ao pro4ar uma comida descon7ecida em um oca descon7ecido.

57

Dado 2ue as re a3es de reforo s;o 6aseadas em pro6a6i idades re ati4as de respostas' as diferentes 7ierar2uias comportamentais de diferentes esp&cies ine4ita4e mente imitam o 2ue e as podem aprender. Uma parte essencia da an+ ise da aprendizagem & eBp orar tais imites. $repara;o Fertas restri3es podem en4o 4er tam6&m as re a3es entre os est*mu os e as respostas 2ue entram em contingncias operantes e respondentes. % gumas re a3es entre os est*mu os discriminati4os e as respostas podem ser mais f+ceis de aprender 2ue outras. %s contingncias fi ogen&ticas podem ter preparado os organismos para aprender apenas a gumas das muitas re a3es poss*4eis entre os est*mu os e as respostas nos procedimentos operantes e respondentes. H conceito de prepara;o surgiu a partir da o6ser4a;o de 2ue a aprendizagem discriminati4a pode ser uma fun;o do conteBto de respostas e reforadores dos 2uais e a ocorre.

58

1& - Aprendizagem 2ocial %t& agora foram a6ordados os comportamentos 2ue surgem pe a se e;o fi ogen&tica' a se e;o 2ue ocorre em popu a3es de organismos ao ongo de gera3es sucessi4as. Hutra 4ariedade estudada & a 2ue ocorre em uma popu a;o de respostas de um organismo' dentro do tempo de 4ida deste organismoL este n*4e de se e;o & o ontogen&tico. % partir de agora ser+ estudada uma terceira 4ariedade de se e;o' 2ue opera so6re o comportamento' mas em mais de um organismo. % partir da aprendizagem socia este n*4e de se e;o se tornou poss*4e . %ssim' o comportamento so6re4i4e no 2ue os outros fazem' ta 4ez n;o apenas no comportamento de seus descendentes' mas mesmo no comportamento de outros n;o geneticamente re acionados. <uais so os tipos de conting,ncias sociais= Muito do comportamento 7umano comp eBo & aprendido com os outros ' mas resta a pergunta: em 2ue ponto a guns organismos comearam a aprender a fazer coisas simp esmente o6ser4ando o 2ue acontecia' D medida 2ue outros organismos faziam estas mesmas coisas5 % aprendizagem por o6ser4a;o n;o & t;o 6ana 2uanto parece. Mas n;o & c aro 2uanto desta aprendizagem ocorre em mam*feros e p+ssaros' e difici mente 7+ e4idncia de o6ser4a;o em in4erte6rados' entretanto & 6em e4idente esta aprendizagem em primatas. H comportamento 2ue & socia mente transmitido so6re4i4e por causa de suas conse2uncias. % so6re4i4ncia de outros padr3es de comportamento pode en4o 4er contingncias comp eBas. :as discuss3es iniciais das duas primeiras 4ariedades de se e;o natura e se e;o operante' notamos 2ue a e4o u;o e a mode agem dependiam de popu a3es 4ari+4eis so6re as 2uais a se e;o pudesse operar. Restri3es seme 7antes eBistem no n*4e de se e;o cu tura . $or eBemp o' as pr+ticas cu turais 2ue fa4oreciam a di4ersidade &tnica podem ter 4antagens so6re outras 2ue n;o fa4oreciam ta di4ersidade' simp esmente por2ue e as permitiam ta 4aria6i idade. Como se aprende so6re os outros= ?m muitas situa3es' os est*mu os discriminati4os fornecidos por outros organismos s;o mais importantes do 2ue a2ue es fornecidos por o6=etos inanimados e e4entos. ?m muitos organismos' tais propriedades s;o corre acionadas com as caracter*sticas anat@micas (p. eB.' p umagem co orida em p+ssaros!L mas fre2uentemente' o comportamento & a dimens;o crucia . H estudo da comunica;o anima est+ interessado nas maneiras pe as 2uais os organismos produzem os est*mu os 2ue afetam o comportamento de outros organismos. Seria mais

59

apropriado fa ar de tais est*mu os com 6ase em seus efeitos comportamentais' mais do 2ue na informa;o 2ue transmitem. Do mesmo modo 2ue pode ser enganoso dizer 2ue os genes carregam a informa;o so6re as contingncias fi ogen&ticas (DaYkins!' pode ser enganoso fa ar dos est*mu os sociais como carregadores de informa;o (4er. cap. ("!. Hs est*mu os i6eradores e os padr3es fiBos de a;o fornecem muitos eBemp os de efeitos de est*mu os sociais. ?B.: 8estouro de 6oiada9' mo4imento de cardumes. :;o confundir com imita;o' pois tais comportamentos s;o imitados por c asses de est*mu os e c asses de respostas espec*ficas. Discriminar o comportamento de outros organismos' se=am e es da prIpria esp&cie ou de outras esp&cies' cem c aras 4antagens e4o uti4as. %s discrimina3es do comportamento socia podem se tornar t;o importantes 2ue so6repu=am outros tipos de discrimina3es. % discrimina;o do comportamento de outros est;o no cerne de nosso conceito de intenciona idade. %s discrimina3es intra#esp&cies tem muitas fun3es' e em primatas e as eBp icam a coopera;o e a empatia. Como se aprende com os outros= Uma coisa & aprender so6re os outros organismos' outra coisa & aprender a go com e es. % gumas 4ezes o comportamento de um organismo possi6i ita 2ue um outro organismo a=a com 6ase nos est*mu os dispon*4eis somente ao primeiro' como 2uando o c7amado 4oca de um macaco fa4orece 2ue um outro macaco fu=a de um predador 2ue e e n;o 7a4ia 4isto. %prendizagem por o6ser4a;o % aprendizagem 6aseada na o6ser4a;o do comportamento do outro organismo & denominada aprendizagem por o6ser4a;o (outro termo & aprendizagem 4icariante!. Ta aprendizagem foi demonstrada em macacos rhesus' onde fi 7otes 2ue o6ser4a4am seus pais se es2ui4arem de co6ras tam6&m passa4am a se es2ui4ar de as. Sem ta aprendizagem' os macacos eram indiferentes Ds co6ras. :o m*nimo' a aprendizagem por o6ser4a;o de4e inc uir discrimina3es sutis das a3es de m outro organismo e de seus resu tados' e a guma 7istIria com re a;o aos efeitos de a3es re acionadas por parte do o6ser4ador. Kuando ana isamos a aprendizagem por o6ser4a;o' de4emos determinar seus componentes' em 4ez de us+# a para eBp icar outros tipos mais comp eBos de comportamento.

60

Amita;o % diferena mais importante entre a aprendizagem por o6ser4a;o e a imita;o & 2ue na imita;o o comportamento do o6ser4ador corresponde ao comportamento 2ue o organismo o6ser4ou. % imita;o n;o imp ica em 2ue o organismo 2ue imita ten7a aprendido a guma coisa so6re as contingncias' de modo 2ue nem todas as imita3es s;o 4anta=osas. Denominamos o responder de imitativo 2uando um organismo dup ica o comportamento mode ado por um outro organismo. % imita;o genera izada & um comportamento de ordem superior' diferencia mente reforado' 2ue consiste de um responder imitati4o genera izado para no4as situa3es. H imitar genera izado consiste em uma sup ementa;o efeti4a para a mode agem. %s origens sociais da inguagem Uma outra maneira de aprender com outro organismo & por meio do comportamento 4er6a : 4oc pode ser informado so6re as contingncias' em 4ez de o6ser4+# as. Mas o comportamento 4er6a n;o pode ter surgido desta maneira' =+ 2ue tais descri3es re2uerem sentenas comp etas' e as formas primiti4as comearam com pa a4ras iso adas. % fun;o mais simp es e mais I64ia do comportamento 4er6a & a instruciona : & uma maneira pe a 2ua um organismo e4a outro a fazer a guma coisa. %o fa ar' mudamos o comportamento uns dos outros. Se a fun;o prim+ria da inguagem & a de ser uma maneira eficiente pe a 2ua um indi4*duo pode mudar o comportamento do outro' segue#se 2ue esse comportamento & essencia mente socia e pode emergir apenas em organismos cu=o comportamento =+ se=a sens*4e a contingncias sociais. $ara um cen+rio 7ipot&tico e deta 7ado da e4o u;o do comportamento 4er6a e sua aprendizagem' 4er p+gina ."(. Como se aprende so6re si pr@prio= :a discuss;o so6re o imitar' uma re a;o do comportamento dos outros com o nosso' esta4a imp *cita a sugest;o de 2ue aprendemos a discriminar as propriedades do nosso prIprio comportamento no conteBto de aprender com os outros. H caso & ainda mais I64io com o comportamento 4er6a ' por2ue aprendemos com os outros a inguagem com 2ue descre4emos nosso prIprio comportamento. H 2ue sa6emos so6re nIs mesmos & um produto socia . :;o 4emos nIs mesmos como os outros nos 4emL 4emos a nIs mesmos como 4emos os outros. Do mesmo modo 2ue =u gamos os outros com 6ases na o6ser4a;o de seu comportamento' tam6&m nos =u gamos com 6ase nas o6ser4a3es de nosso prIprio comportamento.

61

Discriminando as propriedades de nosso prIprio comportamento % capacidade de discriminar as propriedades do nosso prIprio comportamento & importante em muitos tipos de comportamento 7umano. %s discrimina3es de nosso prIprio comportamento muito fre2uentemente tem origem no conteBto do comportamento socia . Dois eBemp os destas discrimina3es & o =u gamento de 2u;o 6em estudamos um teBto (superficia mente' profundamente! e a percep;o de diferentes n*4eis de + coo no sangue (2ue pode determinar se o su=eito ir+ para casa de carro ou se pedir+ para ir de carona' por eBemp o!. %s contingncias 2ue geram estas discrimina3es s;o comp eBas e pro4a4e mente en4o 4em o comportamento 4er6a .

62

Parte 8 - Aprendizagem Com Pala(ras


1) - Comportamento 8er6al: A 9uno da Linguagem Vinguagem & comportamento. $or&m nossa inguagem cotidiana usa pa a4ras como 8 inguagem9 e 8pa a4ra9 (fazer uso das pa a4ras! como se fossem coisas. % inguagem da significa;o & outra comp ica;o. Dicion+rios n;o cont&m significados de pa a4ras definidasL e es apenas contm outras pa a4ras. Ja amos metafIricamente' 2uando dizemos 2ue as pa a4ras contm significados' e 2ue levamos esses significados para os outros atra4&s da inguagem (4er cap. (1!. % met+fora das pa a4ras como recipientes do significado tem estado em toda a parte 7+ muito tempo' se a inguagem transmite a go' esse a go & o prIprio comportamento 4er6a . Fomparti 7amos nosso comportamento 4er6a L e e &' acima de tudo' um comportamento socia . Uma tarefa primordia da an+ ise da inguagem & c assificar o comportamento 4er6a . Mas nossa taBonomia de4e ser funciona ' e n;o estrutura ou gramatica . ?Bp ica3es funcionais do comportamento 4er6a eBaminam o 2ue as respostas 4er6ais fazem. Fomo no comportamento n;o#4er6a ' as eBp ica3es funcionais e estruturais da inguagem se comp ementam umas Ds outras' ao in4&s de serem incompat*4eis como parecem na 7istIria da $sico ogia (Skinner B F7omsky!. %s respostas 4er6ais s;o distinguidas pe as ocasi3es nas 2uais e as ocorrem e pe as conse2uncias 2ue produzem. $odem ser ocasionadas tanto por est*mu os n;o#4er6ais como por est*mu os 4er6ais e podem ter conse2uncias tanto 4er6ais 2uanto n;o#4er6ais. <ual a correspond,ncia entre as classes (ocais e as classes escritas. :ossas comunidades 4er6ais mode am as correspondncias entre as coisas e seus nomes' entre as pa a4ras e suas defini3es' entre o 2ue fizemos e o 2ue dissemos 2ue far*amos' entre o 2ue prometemos e o 2ue cumprimos' etc. % maneira pe a 2ua aprendemos as correspondncias e as condi3es de sua manuten;o podem determinar como e as funcionam em nosso comportamento 4er6a . Hs primeiros eBemp os a serem a6ordados a seguir s;o entre as re a3es 4er6ais formais entre c asses 4ocais e c asses escritas. H termo ver+al & um termo gen&rico e ap ica#se D inguagem em 2ua 2uer moda idadeL ser+ distinguido do termo vocal' 2ue & espec*fico para a inguagem fa ada. $oder*amos eBtender a eBp ana;o para outras moda idades (p. eB. moda idade gestua da inguagem de sinais!' mas restringiremos nossa aten;o Ds c asses 4ocais e escritas do comportamento 4er6a . Ser;o estudadas as " correspondncias entre est*mu os 4ocais e escritos e respostas 4ocais e escritas: de 4oca para 4oca (comportamento ecIico!' de escrito para escrito (transcri;o!' de escrito para 4oca (comportamento teBtua ! e de 4oca para escrito (ditado!.

63

Fomportamento ecIico % imita;o de a gumas propriedades dos est*mu os 4ocais & uma c asse de re a3es 4er6ais denominada ec$ica. H comportamento ecIico & imita;o 4oca genera izada. H comportamento ecIico n;o & definido pe a correspondncia ac>stica: e e & definido pe as correspondncias das unidades fon&ticas. H comportamento ecIico depende' ao menos em parte' da mode agem de articu a3es pe as suas conse2uncias 4ocais. %s 4oca iza3es podem ser reforadas' e as 4oca iza3es de crianas s;o engendradas e mantidas pe o 2ue e as ou4em dizendo a si mesmasL sem essas conse2uncias auditi4as' o comportamento n;o se desen4o 4e. H comportamento ecIico n;o imp ica 2ue o fa ante ten7a entendido a2ui o 2ue ecoouL o significado n;o entra na defini;o de comportamento ecIico. Transcri;o Hs est*mu os e as respostas 4er6ais tam6&m podem corresponder 2uando est;o escritos. ?m tais casos' o comportamento & c7amado de transcri&o. % transcri;o depende de correspondncias de propriedades 4er6ais e n;o#4isuais. Uma sentena escrita D m;o pode ter uma aparncia muito diferente do teBto impresso do 2ua e a foi transcrita' =ustamente pe as diferenas nas formas das etras em cada tipo de escrita. Fontudo' escre4er a sentena 2ua ifica#se como transcri;o' se a sentena manuscrita corresponder D impressa 2uanto D so etra;o' ordem das pa a4ras e pontua;o. Da mesma forma 2ue unidades de comportamento ecIico podem 4ariar' desde fonemas indi4iduais at& frases ou sentenas comp etas' as unidades de transcri;o podem 4ariar de caracteres indi4iduais at& passagens eBtensas. % transcri;o difere da cIpia nas unidades comportamentais dos dois tipos de cIpia. :a primeira' 2uem transcre4e est+ so6 contro e das unidades 4er6ais ( etras' pa a4ras' sentenas' etc.!L na segunda' 2uem copia est+ so6 contro e de propriedades geom&tricas e das marcas produzidas pe o ca *grafo. Fomportamento teBtua Kuando um est*mu o 4er6a escrito esta6e ece a ocasi;o para uma resposta 4oca correspondente' o comportamento & te,tual. :o comportamento teBtua ' a correspondncia ar6itr+ria entre os est*mu os e as respostas & mais I64ia 2ue no comportamento ecIico ou na transcri;o' por2ue os est*mu os e as respostas est;o em moda idades diferentes. N necess+rio distinguir comportamento teBtua de outros tipos de respostas a est*mu os 4er6ais escritos. Ver um sina de diz 8$%R?9 em 4oz a ta & comportamento teBtua ' mas parar n;o.

64

% eitura com compreens;o inc ui outros comportamentos com ou sem fa a 4oca ou su64oca ' assim e a & mais (pro4a4e mente muito mais! do 2ue simp esmente um comportamento teBtua . Ditado %ssim como um est*mu o escrito pode esta6e ecer a ocasi;o para uma resposta 4oca ' um est*mu o 4oca pode esta6e ecer ocasi;o para uma resposta escrita. ?ssa c asse de comportamento 4er6a & c7amado de ditado. Fomo acontece com o comportamento teBtua ' o ditado en4o 4e est*mu os e respostas de moda idades diferentes. %s ocasi3es para o ditado s;o mais imitadas do 2ue para o comportamento teBtua ' por2ue' ao contr+rio do nosso aparato 4oca ' os instrumentos para a escrita n;o s;o parte de nossa anatomia. Re a3es entre as c asses

?nsinar a er e a escre4er & ensinar e2ui4a ncias entre as moda idades 4oca e escrita do comportamento 4er6a . Hutras moda idades 4er6ais podem esta6e ecer re a3es com outras moda idades. Tam6&m outras re a3es podem ser esta6e ecidas na mesma moda idade: um estudante 2ue aprendeu a traduzir do a em;o para o ing s pode te dificu dade para traduzir na dire;o oposta. H comportamento 4er6a 6i *ngue poderia ser me 7or caracterizado em termos do grau em 2ue as c asses de e2ui4a ncia se estendem para am6as as *nguas. Como .unciona o comportamento intra(er6al= %s c asses 4er6ais formais en4o 4em respostas 4er6ais ocasionadas por est*mu os 4er6ais. $or&m' aprendemos muitas re a3es 4er6ais 2ue n;o en4o 4em tais correspondncias formais. Tais casos s;o c7amados de intraver+ais. :o comportamento intra4er6a ' um est*mu o 4er6a esta6e ece a ocasi;o para outra resposta 4er6a . % re a;o entre um est*mu o e uma resposta & ar6itr+riaL n;o 7+ nen7uma

65

correspondncia sistem+tica entre e es. % associa;o i4re e recitar o a fa6eto s;o eBemp os deste comportamento. H comportamento intra4er6a est+ en4o 4ido apenas em casos 2ue as partes sucessi4as de uma eBpress;o ser4em como est*mu os discriminati4os para as partes su6se2uentes. Unidades 4er6ais independentes' como m+Bimas' n;o s;o comportamentos intra4er6ais. Como se d? o contato do comportamento (er6al com o am6iente= H comportamento 4er6a nunca teria e4o u*do se ti4esse feito apenas contato com outro comportamento 4er6a . ?m a gum ponto' e e de4e fazer contato com os e4entos am6ientais. F7amamos esse contato de tatoL um tato & uma resposta 4er6a ocasionada por um est*mu o discriminati4o. H tato n;o en4o 4e 2ua 2uer processo no4oL & apenas um nome para o contro e do est*mu o 2ue entra no comportamento 4er6a . Tato n;o & nomea&o. $or um ado' o tato &' Ds 4ezes' um componente da nomea;o. Diferente da nomea;o' no entanto' e e pode ocorrer apenas na presena do est*mu o tateado. $odemos nomear um o6=eto ausente' mas n;o podemos tate+# o. An>meros aspectos do am6iente podem ser tateados: o6=etos' coisas 4i4as' ati4idades' etc. % guns s;o gen&ricos (7omem' mu 7er! e outros s;o mais restritos a situa3es espec*ficas (o nome de a gu&m!. % ri2ueza dos tatos dispon*4eis pode ser tomada como uma caracter*stica not+4e da inguagem 7umana' mas ta ri2ueza n;o de4e o6scurecer a re a;o simp es 2ue define um caso de tato. % re a;o entre um tato e a go tateado & precisamente a mesma re a;o entre um est*mu o e a resposta 2ue e e ocasiona' em uma contingncia de trs termos. %6stra;o :o comportamento 4er6a ' fre2uentemente estaremos interessados no responder ocasionado por propriedades do am6iente' e n;o por determinados est*mu os ou c asses de est*mu os particu ares. F7amamos a discrimina;o 4er6a 6aseada em uma >nica propriedade de a+stra&o. % propriedade tateada & definida pe as pr+ticas da comunidade 4er6a L n;o dependem de termos a guma medida f*sica independente para e a. %s discrimina3es costumam ser ar6itr+rias em a gum grau' por isso dimens3es costumam ser ar6itr+rias em a gum grau' por isso dimens3es f*sicas n;o s;o crit&rio para a propriedade tateada. Muitas 4ezes n;o podemos definir t;o eBp icitamente a 6ase de muitos de nosso tatos. $or eBemp o' n;o podemos dizer eBatamente 2ue propriedades fazem de um o6=eto uma cadeira' =+ 2ue eBistem cadeiras com fun3es di4ersas' formatos' materiais' etc.' nen7uma comum a todas as cadeiras (este pensamento contrasta com o essencia ismo de $ at;o!.

66

$odemos tatear propriedades eBtremamente sutis dos e4entos. ? as inc uem re a3es entre os est*mu os' como acima' a+ai,o' perto' longe. H tatear re aciona ocorre 2uando 4oc diz 2ue dois o6=etos s;o seme 7antes ou diferentes ou 2uando 4oc nota 2ue um item de um con=unto & um item estran7o. Tais termos raramente se sustentam por si sIs' e consideramos sua dependncia de outras propriedades de e4entos e de outras respostas 4er6ais 2uando a6ordamos as re a3es 4er6ais c7amadas autoclticas. Tam6&m tateamos e4entos comp eBos 2uando diferenciamos autores por suas o6ras de arte. Xs 4ezes' as propriedades 2ue ocasionam um tato podem ser identificadas mais com o prIprio comportamento do fa ante do 2ue com 2ua 2uer caracter*stica do am6iente. Se uma o6ra de arte ocasiona a pa a4ra maravilhosa' esse tato depende mas das respostas geradas no fa ante do 2ue em propriedades da o6ra. Dizer 2ue um comportamento & 4o unt+rio ou in4o unt+rio' depende pro4a4e mente do 2ue sa6emos so6re os antecedentes e conse2uentes de ta comportamento' como se e e foi e iciado ou coagido. Kuando se diz 2ue uma pa a4ra est+ na ponta da lngua' est+ se tateando a disponi6i idade prIBima do imiar de uma resposta apropriada em um prIprio comportamento 4er6a . Xs 4ezes' podemos mesmo re atar as propriedades de uma pa a4ra n;o em6rada' como seu taman7o ou parte de sua ortografia. % termino ogia da emo;o est+ simi armente 6aseada em re a3es comp eBas en4o 4endo situa3es e comportamento. Tatos de amor' Idio' a egria e pesar' 2uer em si mesmo ou em outras pessoas' dependem de manifesta3es 4is*4eis como risos ou +grimas e das circunst<ncias 2ue geraram o comportamento 2ue o6ser4amos. Se n;o fosse assim' ma comunidade 4er6a n;o poderia manter 2ua 2uer consistncia em seu 4oca6u +rioL a 4aria6i idade da inguagem das emo3es &' em si mesma' uma e4idncia da suti eza das re a3es 2ue tateamos. Cer mais imp ica3es na p+gina .10. % eBtens;o das c asses 4er6ais H tato & uma re a;o f eB*4e . ?m a gumas comunidades 4er6ais' as propriedades do est*mu os 2ue ocasionam o tato s;o definidas nitidamente. Ta precis;o & menos fre2uente no discurso cotidiano. Jre2uentemente tateamos propriedades do comportamento de nossos con7ecidos' mas as condi3es so6 as 2uais dizemos 2ue a gu&m & ca oroso ou reser4ado' interessante ou c7ato' etc.' 4aiam considera4e mente de um fa ante para outro. ?m discrimina3es en4o 4endo o comportamento n;o#4er6a ' dizemos 2ue uma resposta se genera izou se a resposta mantida durante um est*mu o ocorre 2uando um no4o est*mu o & apresentado. Uma genera iza;o seme 7ante de respostas 4er6ais para no4os est*mu os ocorre no tato estendido. %s compara3es e met+foras s;o eBemp os de tais genera iza3es: ele esperto como um gato (compara;o! ou ele um lo+o (met+fora!.

67

Hutro tipo de eBtens;o do tato ocorre 2uando no4as pa a4ras s;o formadas pe a com6ina;o de outras =+ eBistentes (eB.: lavar# louas5 lava8loua!. %s maneiras pe as 2uais os tatos podem ser estendidos s;o t;o 4ariadas 2ue uma eBp ica;o deta 7ada n;o & poss*4e . H tato de4e ocorrer na presena de' ou ogo apIs' o e4ento tateado. Unidades po *ticas' posses ou d*4idas' processos como a cria;o ou a e4o u;o' meses e dias da semana' desta forma' n;o s;o tate+4eis' pois e as n;o eBistem em uma forma 2ue possa ser tateada. Tais entidades de4em entrar em nosso comportamento 4er6a de outras maneiras. % inguagem dos e4entos pri4ados Hutra eBtens;o importante do tato & a dos e4entos pri4ados. Hs est*mu os tateados s;o' Ds 4ezes' acess*4eis apenas para o fa ante' 2uando' por eBemp o' dizemos 2ue estamos com uma dor de ca6ea. Tais tatos dependem da comunidade 4er6a para sua origem e manuten;o. H pro6 ema & como a comunidade 4er6a pode criar e manter essas respostas' 2uando n;o tem acesso aos est*mu os. ?m se tratando de e4entos pri4ados' o 4oca6u +rio pode ser ensinado somente pe a eBtens;o de tatos' com 6ase em e4entos aos 2uais a comunidade 4er6a tem acesso. Uma criana sa6e dizer 2ue est+ com dor pois seus pais ti4eram acesso a manifesta3es p>6 icas de dor. $ro4a4e mente' ac7amos 2ue os e4entos pri4ados' como nossos sentimentos e pensamentos' s;o a2ue es aos 2uais temos acesso pri4i egiado e' portanto' um con7ecimento especia so6re e es. :o entanto' aprendemos as pa a4ras re e4antes a partir dos outros' e tudo a 2ue e es ti4eram acesso ao ensin+# as para nIs foram corre atos p>6 icos. % gumas respostas 4er6ais 2ue' superficia mente' parecem tatear e4entos pri4ados podem ser ocasionados' por&m' pe as situa3es em 2ue nosso comportamento ocorre. %o perce6er a 4oracidade com 2ue comeu uma comida' 4oc pode dizer 8?u de4ia estar com muita fome9' mesmo n;o tateando os e4entos internos core atos D fome. (para mais imp ica3es do tato pri4ado' 4er p+gina .1-! %s re a3es de tato em si mesmas s;o apenas uma parte do comportamento 4er6a ' mas' por meio de as' o comportamento 4er6a entra em contato com o am6iente. Sem essas re a3es' n;o 7a4eria nada so6re o 2ue pud&ssemos fa ar. F asses 4er6ais e nomea;o % nomea;o pode inc uir o tatear como um de seus componentes' mas n;o & apenas isso. % nomea;o & uma c asse de ordem superior 2ue en4o 4e c asses de est*mu os ar6itr+rios (o6=etos ou e4entos com nomes particu ares! e topografias 4er6ais correspondentes (as pa a4ras 2ue ser4em como nomes!' em uma re a;o funciona .

68

Superficia mente' isso parece com uma re a;o de e2ui4a ncia ou' ao menos' com uma re a;o de simetria. Mas isso & supor muito' por2ue' ao contr+rio das 6icadas de um pom6o em um est*mu o mode o e um est*mu o de compara;o' um o6=eto 4isto n;o pode ser permutado com e e' e uma pa a4ra ou4ida n;o pode ser permutada com uma fa adaL a re a;o entre um nome e o 2ue e a nomeia & fundamenta mente assim&trica. % nomea;o tem uma outra caracter*stica. Se uma criana =+ faz a guma nomea;o' mas ainda n;o aprendeu o nome luva' poder*amos pegar uma luva e dizer 8Asto & uma luva9' a criana poderia imediatamente dizer 8luva9 e apontar para e a. ?nt;o' n;o de4er*amos nos surpreender se' um pouco mais tarde' a criana apontasse para a luva 2uando pergunt+ssemos 8onde est+ a u4a59. %s respostas da criana a perguntas diferentes en4o 4endo a u4a s;o eBemp os de comportamentos no4os' e a nomea;o como uma c asse de ordem superior possi6i ita a emergncia de es. % nomea;o & gerada a partir de intera3es usuais entre as crianas e a2ue es 2ue cuidam de as. Uma 4ez 2ue este=a dispon*4e como uma c asse de ordem superior na criana' a nomea;o permite eBpans3es do 4oca6u +rio nas 2uais a introdu;o de no4as pa a4ras em re a3es funcionais particu ares (tais como o tato!' en4o 4e a2ue as pa a4ras em uma gama de outras fun3es emergentes (inc uindo comportamento intra4er6a ' comportamento ecIico e se orientar em dire;o a ou apontar para os o6=etos nomeados!. Como .unciona o comportamento (er6al condicional a outro comportamento (er6al= H comportamento 4er6a ' como 2ua 2uer outro e4ento' pode ser tateado. :en7um no4o tipo de re a;o est+ en4o 4ido' mas as comp eBidades geradas 2uando o comportamento 4er6a & constru*do a partir de outro comportamento 4er6a eBigem um coment+rio especia . 2 comportamento ver+al depende de outro comportamento ver+al e ue modi'ica os e'eitos de outro comportamento ver+al chamado de autocltico. ? e inc ui tanto a com6ina;o e o arran=o de unidades 4er6ais' como na adu;o (cap. )!' como os usos 4er6ais 2ue modificam o efeito de outro comportamento 4er6a so6re o ou4inte. Hs comportamentos autoclticos relacionais en4o 4em a2ue as unidades 4er6ais 2ue n;o podem ficar sozin7as' por2ue de4em estar coordenadas a outro comportamento 4er6a L os autoclticos descritivos en4o 4em discrimina3es do nosso prIprio comportamento 4er6a . Hs intraver+ais tam6&m dependem de outro comportamento 4er6a ' mas n;o s;o autoc *ticos pois est;o imitados Ds re a3es 4er6ais se2uenciais e n;o re2uerem discrimina3es do nosso prIprio comportamento. %utoc *ticos re acionais: a con=un;o das unidades 4er6ais. % gumas respostas 4er6ais especificam certos e4entos somente por meio de suas re a3es com outras respostas 4er6ais. $a a4ras como acima# antes e de n;o s;o simp esmente tatos de e4entos particu ares. ? as 2uase sempre ocorrem em com6ina;o com outras respostas 4er6ais e dependem de outras respostas 4er6ais 2uanto a seus efeitos.

69

Muitos comportamentos 4er6ais importantes s;o deri4ados de outro comportamento 4er6a . Mencionamos o pro6 ema de entidades 2ue n;o podem ser tateadas ('iloso'ia# psicologia9. $odemos progredir a partir de indi4*duos' do 2ue e es fazem e onde os encontramos' para grupos' ati4idades mais gerais e +reas maiores' at& fa armos de institui3es acadmicas' go4ernos' etc. Tais deri4a3es s;o' muitas 4ezes' pouco definidas' e possi4e mente as correspondncias entre o mundo e o 2ue dizemos a respeito de e se tornam menos confi+4eisL D medida 2ue nosso comportamento 4er6a se afasta da2ue es pontos de contato direto com o am6iente. H comportamento 4er6a deri4ado tam6&m nos permite responder a propriedades do mundo Ds 2uais n;o podemos responder de outras maneiras. :;o podemos tatear o meio dia' os s+6ados' o 0 de Je4ereiro ou o s&cu o ^^A. ? es eBistem apenas em 4irtude dos re Igios e ca end+riosL n;o podem eBistir independentemente do comportamento 4er6a . %utoc *ticos descriti4os: discriminando nosso prIprio comportamento 4er6a Muitas respostas 4er6ais tateiam as condi3es so6 as 2uais outro comportamento 4er6a & emitido e' portanto' modificam as respostas dos ou4intes. Fonsideremos as frases 4u duvido e 4u estou certo em 84u duvido ue o ca' este-a pronto9 e 84u estou certo ue o ca' este-a pronto9. Fada uma modifica a pro6a6i idade do ou4inte agir so6re a dec ara;o de 2ue o caf& est+ pronto. %gora considere o fa ante. H 2ue 4u duvido ou 4u estou certo tatearam5 :;o pode ser simp esmente o fato do caf& estar pronto. De4e ser a guma propriedade da prIpria tendncia do fa ante dizer 82 ca' est pronto9' e a re a;o da2ue a dec ara;o com o estado rea do caf&. SI & poss*4e usar 4u duvido e 4u estou certo se 4oc puder discriminar seu prIprio comportamento. :;o tateamos tudo o 2ue 4emos e' in4ersamente' Ds 4ezes' respondemos com se esti4&ssemos tateando apesar do est*mu o estar ausente. % asserti4a' assim como a nega;o' tam6&m & um autoc *tico' mas a forma 4er6a ser4e para muitas fun3es: \ Tato: isto um livro. \ ?2ui4a ncia entre respostas 4er6ais: o homem um +pede implume. \ $ropriedades temporais: est 'rio agora ?it is cold no@9. % fun;o espec*fica de depende de outras respostas 4er6ais' ou em outras pa a4ras' do conteBto. H mais importante & 2ue os autoc *ticos descriti4os demonstram 2ue a an+ ise do comportamento 4er6a & uma 2uest;o de comportamento' n;o de Igica. Dizer 8 7sto assim.A# ou 8B provvel9' ou ainda 83ode ser9 & um comportamento 4er6a a respeito de outro comportamento 4er6a . Reduzir tais sentenas D Igica sim6I ica ou a matem+tica da

70

pro6a6i idade pode ser >ti na so u;o de pro6 emas de Igica ou de matem+tica' mas essa redu;o e imina uma caracter*stica crucia da inguagem 7umana. %s discrimina3es do nosso prIprio comportamento s;o pr&#re2uisitos para o 2ue c7amamos de conscincia ou de auto# conscincia' e de4emos essas discrimina3es D comunidade 4er6a .

71

1* - Comportamento 8er6al e Comportamento :o-8er6al Fom eBce;o do tato' as c asses 4er6ais do cap*tu o (" re aciona4am principa mente as respostas 4er6ais umas Ds outras. $ara ser funciona ' o comportamento 4er6a de4e ser capaz de fazer coisas. %s c asses discutidas at& agora s;o apenas a mat&ria#prima 2ue & com6inada no comportamento 4er6a funciona . H comportamento 4er6a ' em si mesmo' n;o faz coisas. ? e & efeti4o pe a media;o de outras pessoas. Mas a media;o por outras pessoas & caracter*stica de todo comportamento socia ' ent;o' de4emos acrescentar uma outra condi;o. %s contingncias sociais 2ue mode am o comportamento 4er6a n;o criam apenas as condi3es para a fa aL e as tam6&m criam repertIrios 4er6ais com uma propriedade especia . ?m um di+ ogo comum' na medida em 2ue o fa ante se torna ou4inte e 4ice#4ersa' o comportamento do ou4inte refora o comportamento do fa ante. ?m a guns aspectos' todas as cu turas 4er6ais s;o sociedades de reforo m>tuo. H comportamento 4er6a en4o 4e tanto o comportamento do ou4inte' 2ue & mode ado pe os seus efeitos so6re o comportamento do fa ante' 2uanto o comportamento do fa ante' 2ue & mode ado pe o comportamento do ou4inte. Tais reciprocidades definem o comportamento 4er6a . H comportamento 4er6a &' pois' mode ado e mantido pe as pr+ticas de uma comunidade 4er6a ' e este cap*tu o far+ a gumas considera3es so6re a gumas das 4+rias conse2uncias 2ue resu tam dessas pr+ticas. %o definirmos o comportamento 4er6a desse modo' por sua fun;o' o distinguimos de inguagem e de *ngua. Uma *ngua & definida & definida pe a estrutura' n;o pe a fun;o. %s defini3es' ortografias e pron>ncias de um i4ro de gram+tica descre4em a estrutura padr;o de 4+rias unidades 4er6ais em uma *ngua. Jazendo isso' tanto dicion+rios 2uanto os i4ros de gram+tica resumem a gumas propriedades estruturais de pr+ticas de uma comunidade 4er6a . H comportamento 4er6a de um fa ante ocorre no conteBto dessas pr+ticas' mas as pr+ticas mantenedoras' ou se=a' a inguagem' n;o de4e ser confundida com o 2ue e as mant&m' 2ue & o comportamento 4er6a . Como os operantes (er6ais so mantidos por suas conse+u,ncias= H comportamento 4er6a tem conse2uncias. Fomo & um operante' & afetado por tais conse2ucias. Muitas 4ezes as conse2uncias para 2uem fa a s;o simp esmente o comportamento 4er6a su6se2uente de 2uem ou4e. %ssim' podemos dizer 2ue as respostas do ou4inte reforam o comportamento 4er6a do fa ante. Uma das conse2uncias mais gerais do comportamento 4er6a & 2ue' por meio de e' um fa ante pode mudar o comportamento de um ou4inte. %s conse2uncias 2ue podem ser4ir de reforadores para o comportamento 4er6a s;o numerosas e 4ariadas. $odem ser 4er6ais o n;o' espec*ficas ou a6rangentes' e pro4a4e mente

72

4+rios s;o reforadores genera izados (8o6rigado9' 8de nada9!. % &m disso' a tendncia a fa ar pode depender de a gumas conse2uncias' en2uanto o 2ue & fa ado pode depender de outras. Fertas respostas 4er6ais especificam seus reforadores' sendo tais respostas denominadas mandos. $edidos e ordens s;o mandos' =+ 2ue especificam um comportamento conse2uente no 2ua o ou4inte de4e se enga=ar. H mando n;o consiste apenas de di4ersas c asses de respostas correspondendo a di4ersas conse2uncias 2ue poderiam ser o6=eto do mandoL o mando & uma c asse >nica de respostas 2ue se caracteriza por inc uir a resposta 4er6a 2ue' em outras circunst<ncias' tateia as conse2uncias reforadoras. ?m outras pa a4ras' o mando & um operante 4er6a de ordem8superior. Dentro da c asse dos mandos' a gumas su6#c asses especificam os est*mu os (83or 'avor# me d* o lpis9!L outras especificam o comportamento do ou4inte (83or 'avor# espere por mim9!L outras ainda' c7amadas perguntas' especificam o comportamento 4er6a do ou4inte (8Cual o seu nomeD9!. ?ssas c asses podem ser su6di4ididas de acordo com suas caracter*sticasL fa amos de dicas (prompts! 2uando uma resposta 4er6a =+ & con7ecida do fa ante e de sonda (pro+e! 2uando & descon7ecida. :a inguagem do dia#a#dia' diferenciamos mandos de acordo com as diferentes contingncias 2ue e es sina izam. Um su6orno especifica as conse2uncias para o comportamento de cump icidade' en2uanto uma ameaa especifica as conse2uncias para o comportamento de n;o#su6miss;o. Fausa;o m> tip a Um pro6 ema do comportamento 4er6a & 2ue as topogra'ias 4er6ais particu ares (eB: pa a4ras! podem ter 4+rias fun3es diferentes. $otencia mente' 2ua 2uer topografia 4er6a pode fazer parte de 2ua 2uer fun;o 4er6a . % &m disso' pro4a4e mente nen7uma inst<ncia do comportamento 4er6a & determinada por apenas uma >nica 4ari+4e . Kuando dois ou mais e4entos atuam determinando' ao mesmo tempo' um comportamento' fa amos do seu efeito com6inado de causa&o m;ltipla. Um eBemp o de causa;o m> tip a encontra#se no tatear' pois depende do est*mu o tateado e depende de uma audincia para ou4ir a resposta tateada. ?Bistem in>meros eBemp os poss*4eis' e a grande maioria dos comportamentos' se n;o todos' s;o mu ti#determinados. 1 +ue > o comportamento go(ernado (er6almente e o comportamento modelado por conting,ncias= Como estes controles a.etam o comportamento (er6al= H comportamento 4er6a pode apresentar tanto conse2uncias 4er6ais 2uanto n;o#4er6ais' mas de uma forma ou de outra' a conse2uncia & gera mente uma mudana no comportamento do outro. % comunidade mant&m certas correspondncias entre o comportamento 4er6a e os e4entos am6ientais. H ou4inte pode atuar so6re o comportamento

73

4er6a do fa ante apenas se essas correspondncias forem consistentes. H conto do 8Menino e o Vo6o9 i ustra como o contro e pe o comportamento 4er6a do fa ante pode enfra2uecer se e e tateia de forma in4eross*mi . % gumas 4ezes' o 2ue as pessoas fazem depende da2ui o 2ue e as foram instru*das a fazerL as pessoas fre2uentemente seguem instru3es. H comportamento governado ver+almente (ou tam6&m c7amado de governado por regras! & a2ue e determinado principa mente por antecedentes 4er6aisL as propriedades diferem das do comportamento governado por conting*ncias ou modelado por conting*ncias' 2ue & o comportamento mode ado o suas conse2uncias. Fontro e instruciona % fun;o mais amp a da inguagem & a instru;oL dizemos uns aos outros o 2ue fazer e o 2ue dizer. % inguagem n;o & um 4e*cu o da 4erdadeL essas propriedades s;o apenas coro +rias de sua fun;o prim+ria' a mudana do comportamento do ou4inte. ?sse contro e passa faci mente desperce6ido 2uando o comportamento instru*do tam6&m & 4er6a (um roteiro & um con=unto de instru3es para um ator!. Um professor 2ue define um termo est+ especificando as circunst<ncias em 2ue o termo e sua defini;o ser;o empregados apropriadamente pe o estudante no futuro. Uma caracter*stica importante da instru;o & 2ue e a su6stitui as contingncias naturais por antecedentes 4er6ais. %o con4idarmos amigos para 4isitar a nossa casa' entregamo# 7es nosso endereo' em 4ez de deiB+# os procurar o camin7o por si sIs. %ntecedentes 4er6ais nem sempre s;o est*mu os discriminati4os: Ds 4ezes' instru3es a teram a fun;o de a guns est*mu os. Uma instru;o 8E&o to ue no 'ogoF9 a tera a fun;o do fog;o en2uanto est*mu o' tornando#se um est*mu o discriminati4o sina izador de 2ueimadura. %s contingncias operam so6re o ato de seguir instru3es. Fomo comportamento de ordem# superior' seguir instru3es gera mente & mantido por contingncias sociais e 4er6ais' por&m instru3es espec*ficas podem ser go4ernadas por contingncias n;o#4er6ais. So dados no 2uarte o6edecem as ordens de seus superiores mediante contingncias sociais ongas e poderosas' gera mente por meio da ap ica;o do contro e a4ersi4o. $or&m em uma guerra' seguir ordens tem 4a or de so6re4i4ncia. H termo a Giesc*ncia tem sido sugerido para denominar o seguimento de instru3es 2ue depende de contingncias sociais' e o termo rastreamento' para contingncias instrucionais 2ue en4o 4em o comportamento 4er6a e os e4entos am6ientais. % gumas instru3es tam6&m funcionam como opera3es esta6e ecedoras (eB: 2uando uma propaganda 2ue mostra fotografias de comida torna mais pro4+4e o comportamento de comer!. De4ido Ds 4antagens pr+ticas das instru3es' a comunidade 4er6a mode a o comportamento de seguir as instru3es por meio de uma amp a gama de ati4idade' a ongo de parte

74

su6stancia de nossas 4idas. Asso sI pode acontecer se as contingncias 2ue mantm o comportamento de seguir instru3es forem mais poderosas do 2ue as contingncias naturais' Ds 2uais as instru3es s;o contrapostas. Desta forma' as instru3es podem comear a superar as contingncias naturais: as pessoas passam a fazer coisas' 2uando instru*das' 2ue =amais fariam se fossem eBpostas Ds contingncias naturais. Ansensi6i idade Ds contingncias H comportamento go4ernado 4er6a mente pode ser insens*4e Ds contingncias' na medida em 2ue seguir a descri;o de uma contingncia (instru;o! n;o co oca o indi4*duo em contato com as contingncias presentes. H comportamento 7a6i idoso' em contrapartida' de4e ser mode ado pe as contingncias. Jre2uentemente' fazemos suposi3es acerca de situa3es no4as' e nossas suposi3es muitas 4ezes tomam a forma de regras' formadas por nIs mesmos. Mas' por 4ezes' nossas suposi3es se interp3em na situa;o de ta forma 2ue fazem nosso comportamento tornar#se insens*4e a a gumas contingncias 2ue' de outra forma' poderiam mode ar e manter o comportamento em 2uest;o. Gera mente n;o 2ueremos 2ue outros faam o 2ue dizemos' simp esmente' por2ue dizemos. Xs 4ezes' instru3es afastam o instru*do das contingncias naturais as 2uais e as se re acionam. :;o eBiste uma so u;o f+ci para este pro6 ema. De4emos sempre esco 7er entre os efeitos imediatos e a con4enincia das instru3es e seus efeitos a ongo prazo so6re a sensi6i idade do aprendiz Ds conse2uncias do comportamento. % guns eBemp os onde a instru;o dificu ta a aprendizagem na p+gina .,). Fonse2uncias intr*nsecas versus conse2uncias eBtr*nsecas %s instru3es tem um pape importante na distin;o entre os reforadores intrnsecos e e,trnsecos. % guns reforadores s;o instr*nsecamente eficazes' ao passo 2ue a efic+cia de outros de4e ser esta6e ecida. Muitas 4ezes' a inefic+cia de um reforador eBtr*nseco est+ sendo determinada n;o pe o fato de onde 4em o reforo' mas sim por uma insensi6i idade Ds contingncias gerada pe a instru;o' 2ue conse2uentemente reduz o 4a or reforador de um reforador intr*nseco. %t& 2ue o comportamento produza conse2uncias naturais' o professor n;o tem esco 7a a n;o ser programar conse2uncias artificiais' fazendo e ogios ou outros reforadores eBtr*nsecos. H argumento' ent;o' & de 2ue & responsa6i idade do professor acrescentar reforadores eBtr*nsecos apenas 2uando n;o 7+ 2ua 2uer reforador intr*nseco na situa;o ou 2uando e es n;o est;o funcionando.

75

Como se do as correspond,ncias entre Dizer e Fazer= %s comunidades 4er6ais esta6e ecem certas correspondncias entre as pa a4ras e os e4entos. %s correspondncias operam em am6as as dire3es' como nas c asses de e2ui4a ncia. Hutra correspondncia importante & a entre o 2ue dizemos e o 2ue fazemos. ?sta correspondncia tam6&m pode atuar em am6as as dire3es: se fizemos a guma coisa' podemos dizer 2ue a fizemos' e se dissermos 2ue faremos a go' ent;o poderemos faz# o. :a medida 2ue a comunidade 4er6a esta6e ece certas contingncias para tais correspondncias' podemos modificar o comportamento n;o apenas por meio de instru3es' mas tam6&m mode ando o 2ue se diz acerca do mesmo. Se forem reforados tanto o dizer 2uanto a correspondncia entre o dizer e o fazer' o fazer poder+ ocorrer. $or meio de tais contingncias' o prIprio comportamento 4er6a de cada um pode se tornar eficaz como est*mu o instruciona . Mode agem do comportamento 4er6a % mode agem do comportamento 4er6a & uma t&cnica potente para modificar o comportamento 7umano' especia mente' sa6endo#se 2ue a distin;o entre comportamento go4ernado 4er6a mente e comportamento go4ernado por contingncias & re e4ante tanto para o comportamento 4er6a 2uanto para o n;o#4er6a . H comportamento 4er6a mode ado ou go4ernado por contingncias &' como todo comportamento n;o#4er6a mode ado' sens*4e a suas conse2uncias' mas &' tam6&m' acompanhado pelo comportamento n&o8ver+al correspondenteH se o ue di1emos modelado# 'a1emos o ue di1emos. $or outro ado' o comportamento 4er6a instru*do ou go4ernado 4er6a mente &' como o comportamento n;o# 4er6a instru*do' re ati4amente insens*4e a suas conse2uncias' mas & menos sistematicamente acompan7ado pe o comportamento n;o#4er6a correspondenteL se nos dissermos o 2ue temos 2ue dizer' o 2ue fazemos n;o decorre necessariamente do 2ue dizemos' mesmo 2uando fa amos eBatamente o 2ue nos disseram para fazer. %s imp ica3es pr+ticas disso & 2ue pode ser mais 'cil mudar o comportamento humano modelando a uilo ue algum di1# do ue modelado a uilo ue esse algum 'a1. H comportamento 7umano n;o#4er6a & fre2uentemente go4ernado 4er6a mente' mas o comportamento 4er6a & gera mente mode ado por contingncias (ta 4ez por2ue n;o se=a comum fa armos so6re as 4ari+4eis 2ue determinam nosso comportamento 4er6a !. %ssim' um terapeuta pode' muitas 4ezes' ser eficiente simp esmente mode ando a2ui o 2ue o c iente fa a. %s terapias 2ue fazem referncia D modifica;o do comportamento cogniti4o' ou a efic+cia cogniti4a' dizem modificar o comportamento do ciente pe a mudana de suas cogni3es' mas isso & feito' de um modo gera ' pe a mudana do comportamento 4er6a do c iente' tanto por meio de instru3es como por meio da mode agem 4er6a (pro4a4e mente mais incidenta do 2ue de i6erado!. Tais terapias a gumas 4ezes s;o efeti4as' mas pro4a4e mente por raz3es outras 2ue n;o a2ue as programadas.

76

?m educa;o' Ds 4ezes' ensinamos' mode ando o 2ue nosso estudantes dizem' por meio de 2uest3es e discuss;o. Mais fre2uentemente' ensinamos n;o por meio da mode agem' mas da instru;oL nas au as dizemos aos estudantes o 2ue dizer nos eBames. Se os cursos n;o inc uem um contato direto com o o6=eto de estudo' o primeiro tipo de ensino tem maiores c7ances do 2ue o segundo de ter a gum efeito so6re o comportamento do a uno' fora da sa a. Como ou(intes ou leitores se comportam= Dado 2ue o comportamento 4er6a do fa ante proporciona est*mu os discriminati4os ao ou4inte' o comportamento do ou4inte & o 2ue & ocasionado por estes est*mu os. %s respostas do ou4inte podem ser t;o 4ari+4eis 2uanto as respostas a 2uais2uer outros tipos de e4ento. Hs ou4intes n;o s;o passi4os' e muitas 4ezes comportam#se 4er6a mente ao mesmo tempo 2ue o fa ante' dizendo coisas para si mesmos' p ane=ando r&p icas' etc. % gumas 4ezes' agimos como nossos prIprios ou4intes: ao prestar aten;o cuidadosamente ao 2ue fa amos ou 2uando emos o 2ue nIs mesmos escre4emos. Mesmo 2ue se diga 2ue o ou4inte compreendeu a go' parece impro4+4e ' contudo' 2ue possamos oferecer uma eBp ica;o ade2uada da resposta do ou4inte recorrendo simp esmente ao empare 7amento de pa a4ras a pa a4ras (como 2uando se d;o defini3es! ou de pa a4ras a e4entos (como 2uando se ensinam tatos!. 2 pro+lema do signi'icado deve residir# pelo menos em parte# nas propriedades das respostas do ouvinte a estmulos ver+ais. Uma propriedade cr*tica pode ser as correspondncias entre as respostas ocasionadas por uma pa a4ra ou a eBpress;o e a2ue as ocasionadas por e4entos n;o#4er6ais 2ue a pa a4ra ou eBpress;o norma mente tateia. Significados como e2ui4a ncias %o tratar das re a3es formais' argumentamos 2ue a simetria das re aaes entre o est*mu o e a resposta fa4orecem um 4oca6u +rio em termos de pa a4ras' em 4ez de em termos de moda idades orais ou escritas espec*ficas. ?Bistem correspondncias seme 7antes nas re a3es entre tatos e e4entos am6ientais. ? as podem ser importantes 2uando se fa a de significado' por2ue a inguagem do significado & independente de se as pa a4ras funcionam como est*mu os ou como respostas. ?ssa pode ser a forma mais importante como c asses de e2ui4a ncia entram no comportamento 4er6a . Segue a6aiBo um eBemp o de ta e2ui4a ncia

77

% maioria das re a3es en4o 4endo c7u4a como um est*mu o 4er6a e c7u4a como uma resposta 4er6a na figura est;o entre os crit&rios necess+rios para fa ar de nomea;o' mas a2ui' 7+ muito mais en4o 4ido 2ue simp esmente nomea;o. ?nt;o' parece 2ue =u gamos a compreens&o ou o signi'icado n;o por uma >nica re a;o entre os est*mu os e as respostas mas' ao contr+rio' pela integridade dos tipos de relaes ilustradas da 'igura Dizemos 2ue a gu&m compreendeu o 2ue foi dito 2uando esse indi4*duo repetir o 2ue foi dito n;o por2ue a gu&m o disse' mas pe as mesmas raz3es pe as 2uais o outro indi4*duo disse o mesmo.

78

1/ - Psicolingu!stica: A 'strutura da Linguagem ?ste cap*tu o tratar+ da estrutura do comportamento 4er6a . $odemos ordenar as pa a4ras em sentenas e podemos o6ser4ar o 2uanto certas pa a4ras s;o seme 7antes ou n;o em re a;o ao significado. ?sses s;o os tIpicos da sinta,e e a sem(ntica. $ergunta da sem<ntica: 2ue propriedades do comportamento 4er6a nos e4am a dizer 2uais pa a4ras articu ares est;o re acionadas 2uanto ao significado5 % psicolingustica ida com o 4oca6u +rio do fa ante' com 6ase no l,ico desse fa ante' 2ue & o dicion+rio de pa a4ras dispon*4eis no seu repertIrio 4er6a . Kuando os efeitos das di4ersas caracter*sticas da sintaBe e da sem<ntica foram demonstradas no comportamento 4er6a ' essas caracter*sticas foram como tendo realidade psicol$gica. Ja amos de rea idade psico Igica de di4ersas propriedades estruturais da inguagem 2uando podemos mostrar 2ue e as fazem diferena no comportamento do fa ante ou do ou4inte. Como a linguagem se estrutura gramaticalmente= Fomo pa a4ras s;o organizadas em sentenas5 $odemos contar ou c assificar e podemos discriminar entre sentenas gramatica mente corretas ou n;o. $odemos c assificar sentenas gramatica mente corretas em categorias' como 4oz ati4a' 4oz passi4a' passado' etc. Mas como definirmos as dimens3es nas 2uais estamos fazendo estas distin3es5 $recisamos de uma descri;o eBausti4a dos tipos de sentenas. :a inguagem da psico ingu*stica' fa ar*amos em escre4er uma gram+tica com um n>mero finito de regras. Re4isaremos duas teorias so6re as regu aridades estruturais das sentenas gramaticais. % primeira descre4e as estruturas com 6ase em seus constituntes ou componentes. % segunda eBamina a trans'orma&o 2ue mostram como a estrutura de uma sentena est+ re acionada D outras. $or eBemp o' considere a frase 8Kuem 7esita est+ perdido9. Kuando estudamos como as partes da frase 4m a ser denominadas su=eitos e predicados' ou pronomes e 4er6os' estamos idando com os constitu*ntes. Kuando descre4emos as re a3es desta frase com par+frases como 8?st+ perdido 2uem 7esita9' estamos idando com as transforma3es gramaticais. Fonstituintes e estrutura da frase Determinamos os constituintes da sentenas' o6ser4ando como suas partes se re acionam. :omear um constitu*nte iso adamente & pro6 em+tico como 2uando sua c assifica;o depende da re a;o com os outros constitu*ntes. SI & poss*4e est;o c assificar os constitu*ntes a partir de suas re a3es com os outros constitu*ntes da sentena' ou identificar a estrutura da sentena.

79

Fomo poderemos ent;o descre4er a estrutura de uma sentena5 % resposta & 2ue as consistncias da estrutura da sentena n;o s;o pa a4ras em particu ar ou se2uncias de pa a4rasL e as residem' ao contr+rio' nos 4+rios tipos de coordena3es entre as pa a4ras. $odemos c assificar as pa a4ras de uma sentena como tipos particu ares de constituintes' por2ue =+ aprendemos as estruturas t*picas (p. eB. padr3es de concord<ncia entre su6stanti4os no singu ar' no p ura e nos 4er6os!. %s c assifica3es gramaticais das pa a4ras n;o dependem dos e4entos am6ientais a 2ue nos referimos. Dependem das estruturas das sentenas dentro das 2uais as pa a4ras aparecem. Hs 4er6os' por eBemp o' n;o s;o definidos como a c asse de pa a4ras 2ue apresenta uma a;oL s;o definidas com 6ase na con=uga;o e em outras propriedades gramaticais. Asso n;o significa 2ue o conteBto nunca afete nossos =u gamentos so6re a estrutura. ? e determina as estruturas de frases am6*guas' 2uando desconteBtua izadas. Fa*mos em um paradoBo. $or um ado' eBistem sentenas 2ue nos permitem nomear seus constituintes sem con7ecer as circunst<ncias nas 2uais foram proferidasL por outro ado' 7+ sentenas cu=as estruturas n;o nos permitem nomear seus constituintes a menos 2ue con7eamos as circunst<ncias em 2ue foram pronunciadas. Kua 2uer an+ ise da gram+tica 2ue se=a eBc usi4amente estrutura ou eBc usi4amente funciona & necessariamente incomp eta. De4emos 6asear nossa an+ ise da estrutura gramatica e a go mais do 2ue a capacidade de nomear os componentes ou diagramar as estruturas. De4emos demonstrar a re a;o entre as propriedades da sentena e o comportamento do fa ante ou do ou4inte. ?studos 2ue procuram demonstrar tais re a3es est;o interessados na rea idade psico Igica dessas dimens3es da inguagem. Transforma3es % gumas sentenas dizem coisas diferentes' en2uanto 2ue outras dizem a mesma coisa de maneiras diferentes. %o fazer tais =u gamentos' fazemos uma discrimina;o das re a3es entre as sentenas.9Kuem 7esita ri por > timo9 e 8Ri por > timo 2uem 7esita9 diferem 2uanto a ordem das pa a4ras' mas as re a3es estruturais entre seus componentes s;o as mesmas. F7amamos' por isso' a segunda sentena de uma trans'orma&o da primeira. %s transforma3es descre4em mudanas na estrutura da sentena 2ue preser4am determinadas re a3es entre os constitu*ntes. Kuando transformamos uma sentena da 4oz ati4a para a passi4a' mantemos a re a;o su=eito#o6=eto entre os su6stanti4os e os 4er6os. Kuando fa amos de transforma3es 2ue re acionam uma sentena a outra' estamos discriminando a gumas caracter*sticas estruturais 2ue as sentenas comparti 7am. %s transforma3es s;o propriedades do comportamento 4er6a ' mas n;o eBp icam o comportamento 4er6a . Descre4er as propriedades estruturais das sentenas gramaticais & o o6=eti4o da gram+tica' mas descre4er uma sentena n;o diz como e a foi produzida ou

80

compreendida' nem sua produ;o ou compreens;o re2uer um =u gamento da gram+tica da mesma. Hrganiza;o 7ier+r2uica %s transforma3es mudam n;o apenas a forma das sentenas' mas tam6&m as maneiras pe as 2uais as sentenas ou suas partes podem ser com6inadas entre si. 8H can+rio canta4a9 e 8H gato comeu o can+rio9 podem se com6inar em 8H gato comeu o can+rio 2ue canta4a9 . ?ssas estruturas s;o c7amadas recorrentes' por2ue a adi;o de segmentos pode ocorre continuamente. $odemos eBpandir sentenas' acrescentando frases no seu in*cio ou no seu fim' 2uando suas estruturas s;o c7amadas de recorrentes ! es uerda ou ! direita' ou acrescentando partes dentro ou em torno da sentena' 2uando suas estruturas s;o c7amadas de auto8em+utidas ou auto8envolventes. 8H can+rio 2ue o gato comeu canta4a9' est+ em6utida na sentena 8% m>sica 2ue o can+rio 2ue o gato comeu canta4a era desafinada9' 2ue est+ en4o 4ida por 8% m>sica era desafinada9. % an+ ise da estrutura 7ier+r2uica & um pro6 ema gera : e e foi considerado em nossa discuss;o so6re as c asses de ordem superior (cap. )!. Diferentes unidades entram em diferentes n*4eis de an+ ise no comportamento 4er6a . Vetras e fonemas com6inam#se em morfemas e pa a4ras' 2ue por sua 4ez' formam frases e sentenas 2ue' por sua 4ez' agrupam# se em par+grafos e teBtos' e assim por diante. :ossa preocupa;o a2ui foi' principa mente com a estrutura das sentenas' mas tais an+ ises poderiam ser feitas com estruturas de unidades maiores e menores. %s estruturas de sentenas tm ma import<ncia comportamenta L na medida em 2ue as transforma3es descre4em o 2ue fazemos 2uando fa amos' ou4imos' emos ou escre4emos' e as correspondem a a guns processos autoc *ticos. Como a sinta%e nos aIuda a entender o pro6lema do signi.icado= ?studar sem<ntica & tra4a uma 6ata 7a com o pro6 ema do significado. :osso tratamento so6re o comportamento 4er6a apontou 2ue o 4oca6u +rio tradiciona do significado e referncia pode ser enganoso. $arte do pro6 ema & 2ue a produ;o do comportamento 4er6a por um fa ante ou por um escritor pode ser distinto da compreens;o deste comportamento por um ou4inte ou eitor. H decorrer norma do desen4o 4imento da inguagem cria correspondncias entre a produ;o da inguagem e a compreens;o da mesma' entretanto n;o de4emos toma# as como certas. :osso tratamento da sem<ntica der+ nfase D compreens;o: o 2ue acontece 2uando se diz 2ue a gu&m compreendeu uma pa a4ra ou uma sentena5

81

Kuando fa amos de transforma3es' fa amos do conceito de estrutura profunda (este & o nome para a2ue as propriedades de uma sentena 2ue permanecem constantes ao ongo de 4+rias transforma3es. %2ui o 2ue mantemos constante 2uando a teramos a estrutura sint+tica de uma sentena & sua estrutura sem<ntica. % mensura;o do significado ?studos em sem<ntica costumam tra6a 7ar com o significado de pa a4ras iso adas. %s defini3es produzidas por associa3es de pa a4ras ou pe o diferencia sem<ntico (p. .)/! n;o nos permitem dizer muita coisa so6re o significado comportamenta dos significados. Hs significados n;o s;o propriedades das pa a4ras em siL s;o propriedades de nossas respostas Ds pa a4ras. % sem<ntica en4o 4e mais do 2ue as prIprias pa a4rasL en4o 4e a correspondncia entre as pa a4ras e as c asses de est*mu o. Kuando estas c asses n;o tem imites 6em definidos' e as s;o eBemp os de classes de estmulo pro+a+ilsticas (con=untos difusos' cap. ,!. % an+ise da estrutura sem<ntica n;o eBp ica as c asses de est*mu o pro6a6i *sticasL e a define a gumas de suas propriedades. Met+fora % met+fora demonstra outro aspecto da estrutura sem<ntica. :o cap. ("' a met+fora i ustrou a eBtens;o do comportamento 4er6a para e4entos no4os. Uma 4ez 2ue determinadas met+foras se tornem eficientes dentro de uma comunidade 4er6a ' e as tm maior pro6a6i idade de e4o uir' interagir e se eBpandir para uma 4ariedade de situa3es. Met+foras comuns: Vinguagem como comunica;o de id&ias: id&ias e significados s;o o6=etos transformados em pa a4ras 2ue s;o' ent;o' transmitidos a outras pessoas. Tempo como din7eiro Fompreender como 4er Mais como acimaL menos como a6aiBo Hs sistemas de met+foras podem ser coordenados entre si. Dizer 2ue um argumento teIrico pode ser demo ido' atacando seus pontos fracos' com6ina a met+fora da discuss;o como guerra e com a met+fora da edifica;o. ?m tarefas de =u gamento sem<ntico' os tempos de rea;o s;o fre2uentemente menores para usos metafIricos do 2ue para usos iterais. % met+fora n;o & apenas mat&ria#prima da poesiaL & um aspecto fundamenta do comportamento 4er6a . % caracter*stica mais importante da met+fora & 2ue e a nos permite idar com o a6strato a partir do concreto. % inguagem de dimens3es a6stratas' como 6om#mau ou fe iz#triste transformam# se em uma inguagem com dimens3es mais acess*4eis' como cima#6aiBo. %man7;#ontem se torna em frente#para tr+s.

82

Referimo#nos a c asses de respostas em termos de operante e a c asses de est*mu o em termos de conceitos. %s pa a4ras podem funcionar tanto como respostas 2uanto como est*mu os' assim' & razo+4e 2ue fa emos de c asses sem<nticas de pa a4ras em termos de significado. Algumas propriedades da linguagem % propriedades 2ue' supostamente' s;o caracter*sticas de todas as inguagens 7umanas tem sido denominadas universais lingusticos. Todas as *nguas 7umanas tem a estrutura su=eito# predicado' distinguem o singu ar do p ura e s;o imitadas 2uanto Ds transforma3es 2ue podem operar so6re as estruturas em6utidas. H in4erso da 2uest;o dos uni4ersais ingu*sticos & a relatividade da linguagem. :;o & surpreendente 2ue os 4oca6u +rios correspondem Ds c asses de e4entos funciona mente importantes em diferentes comunidades ingu*sticas. % re ati4idade da inguagem apresenta maior interesse 2uando parece en4o 4er re a3es gramaticais poss*4eis ao in4&s de categorias de inguagem. $or eBemp o' *nguas em 2ue su6stanti4os e 4er6os s;o permut+4eis (pensamento#pensar! podem e4ar a diferentes tratamentos dos e4entos e das a3es do 2ue *nguas onde isso n;o e poss*4e . :a medida em 2ue a inguagem & comportamento' *nguas particu ares ine4ita4e mente ter;o propriedades funcionais diferentes. % re ati4idade da inguagem em6ra#nos 2ue de4emos idar com cada inguagem no conteBto am6ienta dentro do 2ua e a foi mode ada. GistIria acerca do de6ate so6re o Desen4o 4imento da Vinguagem Se a inguagem & inata ou aprendida' a conc us;o razo+4e & 2ue am6as' fi ognese e ontognese' contri6uem. $or&m & impro4+4e 2ue ten7amos estruturas inatas' pois a inguagem em nossa esp&cie & muito recente. Mesmo 2ue fosse pro4ado 2ue as crianas n;o tm 2ue aprender todos os deta 7es da gram+tica' por2ue a guns est;o constru*dos ne a' isso n;o significaria 2ue n;o 7+ muitas outras coisas so6re o comportamento 4er6a 2ue e as ten7am ainda 2ue aprender. G+ e4idncias 2ue am6ientes 4er6ais ricos fazem diferena grande e duradoura na competncia 4er6a dessas crianas. %s contigncias tm import<ncia.. DeiBis Uma caracter*stica significati4a do desen4o 4imento da inguagem da criana & a e4o u;o de 4oca6u +rio d*iticoL os diticos s;o ocasionados n;o por propriedades intr*nsecas de e4entos ou o6=etos' mas antes por sua re a;o com o fa ante ou ou4inte. ?Bemp os: a ui8l' isto8a uilo e ! 'rente8atrs. ?m cada caso' o termo apropriado depende de onde a pessoa est+ situada.

83

% a2uisi;o dos dei,is acompan7a de perto a de outros 4oca6u +rios re acionais (grande# pe2ueno!. ?m com6ina;o com os pronomes' as fun3es dos diticos na inguagem s;o an+ ogos Ds das 4ari+4eis em + ge6raL podemos fa ar de coisas mesmo 2ue n;o possamos nome+# as (2ue & isto5 2uem esta4a +5!. $ronomes pessoais s;o um caso especia de 4oca6u +rio ditico. %s crianas gera mente aprendem isto antes de eu ou voc*' e as distin3es entre a primeira e a segunda pessoa emerge antes de distin3es dentro desta c asse (me8meu8minha e voc*8seu8sua!. Mas eu e me n;o s;o aprendidos como nome pessoa L a gu&m c7amado de voc* e n;o de eu ou me 2uando a e e nos dirigimos. Fomo' ent;o' as crianas passam a dizer eu e me' apropriadamente' 2uando se tornam fa antes em 4ez de ou4intes5 N dif*ci o6ser4ar as condi3es so6 as 2uais esta caracter*stica da inguagem se desen4o 4e. $odemos descre4er como esse dom*nio e4o uiL mas n;o sa6emos deta 7es o 6astante para dizer 2ue aspectos do am6iente 4er6a da criana s;o cruciais para esta e4o u;o. Tais propriedades 2ue e4am a deiBis s;o pro4a4e mente comuns a todos os am6ientes 7umanos. Hs pronomes pessoais e o 4oca6u +rio ditico en4o 4em discrimina3es entre e4entos re acionados a si mesmos' e assim' est;o supostamente re acionados de perto a discrimina3es do prIprio comportamento da pessoa' assim se re acionando com o conteBto dos processos autoc *ticos e com o conceito de auto#conscincia. ?ssas caracter*sticas de desen4o 4imento da inguagem sugerem 2ue a inguagem 7umana e a autoconscincia est;o associadas de maneira insepar+4e . $roduti4idade Hutra caracter*stica importante da inguagem & sua no4idadeL 2uando escre4emos uma sentena' & pro4+4e 2ue e a se=a diferente de 2ua 2uer outra 2ue =+ ten7amos escrito antes. ?ssa caracter*stica da inguagem & c7amada de produtividade (a inguagem comparti 7a essa propriedade com o comportamento n;o#4er6a !. $odemos idar com a no4idade em termos de caracter*sticas 2ue a no4a sentena comparti 7a com as sentenas anterioresL as no4as produ3es en4o 4em com6ina3es de no4as c asses sint+ticas e sem<nticas =+ esta6e ecidas (adu;o' cap. )! :o caso da estrutura sint+tica' s;o aprendidas pa a4ras espec*ficas e se2uncias de pa a4ras' mas 2ue' em seguida' comeam a dominar unidades maiores' como as c asses de p urais' e onde podem deri4ar p urais de pa a4ras de pa a4ras pouco con7ecidas ou at& descon7ecidas.' H mesmo se ap ica a estruturas sem<nticas. ?4entos em um conteBto no4o podem ocasionar no4as eBpress3es gramaticais mas as eBpress3es tam6&m podem ser semanticamente no4as. Referimo#nos a tais casos com 6ase nas met+foras e nas ana ogias.

84

10 - Aprendizagem 8er6al e ;rans.er,ncia ?ste cap*tu o eBaminar+ 2uatro c asses principais de procedimentos de aprendizagem 4er6a . Depois' ser;o eBaminados a guns pro6 emas de transferncia de aprendizagem' 2uando o 2ue & aprendido afeta futuras aprendizagens. <uais so os procedimentos de aprendizagem (er6al= Como eles .uncionam= F asses de $rocedimentos da %prendizagem Cer6a
:ome %prendizagem Seria %prendizagem de pares associados Descrio Hs itens de uma se2uncia s;o aprendidos em ordem Fada um dos 4+rios est*mu os 4er6ais ocasiona uma resposta 4er6a diferenteL a ordem dos pares est*mu o#resposta podem 4ariar Hs itens de uma ista s;o nomeados sem e4ar em conta a ordem %s respostas s;o ocasionadas pe as c asses em 2ue os est*mu os 4er6ais se en2uadramL em outras pa a4ras' uma discrimina;o em 2ue as dimens3es do est*mu o & 4er6a Um caso especia de discrimina;o 4er6a . % propriedade 2ue define a c asse discriminada & se o item 4er6a apareceu em um conteBto ou ista anterior especificada. '%emplos %prender a recitar o a fa6eto ou os meses do anoL aprender a recitar um poema Dado o nome de um estado' nomear a capita L dada uma pa a4ra em outra *ngua' fornecer o e2ui4a ente em portugus :omear os times de fute6o de um campeonatoL nomear os =ogadores de um determinado time. Adentificar os su6stanti4os de um par+grafo ou teBtoL dados a guns nomes num fic7+rio' separar cart3es em um con=unto com os nomes femininos e outro com os nomes mascu inos. Dada uma ista de nomes' dizer 2uais s;o a2ue es 2ue 4oc con7ece' dstinguir entre termos t&cnicos antigos e no4os ao er um teBto

Recorda;o i4re

Discrimina;o 4er6a

Recon7ecimento 4er6a

?ste tIpico' no i4ro' constitui de um minucioso e4antamento de eBperimento 7istIricos en4o 4endo este processo. %o fazer isso' Fatania argumenta como tas eBperimentos tem desempen7os esta6e ecidos somente por instru3es' n;o e4ando em considera;o as contingncias. H su=eito' em tais eBperimentos' en2uanto aprende as tarefas' faz muito mais 2ue o esperado. Dessa forma' parece inapropriado encarar as associa3es meramente como se2uncias 4er6aisL o comportamento 4er6a 7umano tem outras propriedades estruturais' a &m do ordenamento tempora dos e4entos. Tais procedimentos de aprendizagem 4er6a de4em ser re acionadas com o conteBto de seu desen4o 4imento. %2ue es procedimentos foram e a6orados a ser4io de eBp ica3es de aprendizagem 4er6a em termos de associa3es. ?ssas eBp ica3es pressupun7am 2ue a aprendizagem 4er6a esta6e ecia re a3es est*mu o#resposta nas 2uais determinados est*mu os 4er6ais passa4am a ocasionar determinadas respostas 4er6ais. Mas as re a3es esta6e ecidas

85

na aprendizagem 4er6a ine4ita4e mente esta6e ecia outras re a3es entre os itens 4er6ais. Ceremos a gumas imp ica3es desta a6ordagem nos cap*tu os () e ()' so6re memIria. 1 +ue > a ;rans.er,ncia= Como +ue aprender um conIunto de materiais (er6ais a.eta a aprendizagem de outros materiais= H dom*nio de uma *ngua c +ssica como o grego ou o atim faci itam a aprendizagem de ?conomia' GistIria ou Socio ogia5 $ode o aprendizado de Matem+tica fazer a gu&m pensar de forma mais Igica5 H estudo da m>sica ou da arte faz ad2uirir 7a6i idades 2ue seriam >teis para o estudo de grandes o6ras de iteratura5 % transferncia de aprendizagem de um assunto para outro & de dif*ci an+ ise. N razo+4e pressupor 2ue a gumas 7a6i idades de estudo se genera izam de um curso para outro. Mas o eBame de como uma *ngua c +ssica pode inf uenciar o progresso de um estudante de Matem+tica' Fincias ou Ji osofia re2ueriria procedimentos eBperimentais 2ue possi4e mente n;o seriam nem pr+ticos' nem aceit+4eis' em uma institui;o educaciona t*pica. % pes2uisa so6re a transferncia concentrou#se em tarefas mais simp es' o 2ue ta 4ez fosse ine4it+4e ' como a transferncia de uma ista de pares associados para outra. Transferncia positi4a: 2uando a aprendizagem de ^ faci ita a aprendizagem de b. Transferncia negati4a: 2uando a aprendizagem de ^ dificu ta a aprendizagem de b. $ara ocorrer transferncia tanto 4er6a 2uanto n;o 4er6a . % transferncia pode a=udar a esta6e ecer a gumas re a3es formais entre os est*mu os e respostas fa adas e escritas (cap. ("!. Kuando a aprendizagem de ((! afeta a aprendizagem de (.' denomina#se esse efeito de proativo' por2ue a dire;o do efeito & de uma tarefa anterior ara uma posterior. Kuando (.! afeta ((!' denomina#se esse efeito de retroativo. ?Bemp o de proa;o: 2uando a prepara;o em + ge6ra afeta o dom*nio em c+ cu o. ?Bemp o de retroa;o: 2uando o 4oca6u +rio t&cnico aprendido em um curso a4anado em cincias afeta a termino ogia aprendida em um curso introdutIrio.

86

13 - As 9un7es do Lem6rar H estudo do em6rar est+ interessado em como uma resposta de um organismo' neste momento' pode ser ocasionada por e4entos passados' 2uando' por eBemp o' um atraso & imposto entre um est*mu o e uma oportunidade de responder. %s eBp ica3es acerca do em6rar fre2uentemente c7amam o 2ue o organismo faz 2uando o est*mu o & apresentado de arma1enamento de mem$ria' o tempo inter4eniente de per*odo de reten&o e a2ui o 2ue o organismo faz 2uando a resposta ocorre mais tarde de recupera&o de mem$ria. Fom pom6os' um atraso entre um est*mu o discriminati4o e a resposta de at& . segundos n;o costuma afetar o desempen7o. $or&m a partir de - segundos o desempen7o tende a ir ao acaso. $or&m' se ensinarmos um comportamento mediador (4er g oss+rio! ao pom6o' o atraso pode ser de at& . minutos. %ssim' o em6rar do pom6o depende de seu comportamento mediador. Tam6&m modificamos nosso em6rar a partir de nosso comportamentoL ensaiamos um n>mero 2ue 2ueremos em6rar mais tarde' e a capacidade de em6rarmos deste n>mero depende de nosso comportamento. 1 +ue so sistemas mnemJnicos= Hs sistemas mnem@nicos s;o t&cnicas (c sses de comportamentos! para aumentar a pro6a6i idade do em6rar. H em6rar pode en4o 4er a persistncia do comportamento ao ongo do tempo' como no ensaio' mas isso & apenas uma parte da 7istIria. H uso de sistemas mnem@nicos torna o aprendiz menos dependente do ensaio' 2ue & o principa componente da memoriza;o por repeti;o. Hutra t&cnica mnem@nica simp es & a con4ers;o de s*m6o os em uma sentena: ?GMDJ (notas musicais! se tornam ?sta Grande Mo a D+ Jogo. Hutros eBemp os s;o o sistema loci (de oca !' de rima e a de tradu;o de n>meros em etras. ?stas t&cnicas mostram como s;o 4ariados os fen@menos do em6rar. ? es s;o c asses de comportamento 2ue podem ser aprendidos e mostram o 2ue o aprendiz em6ra depende do 2ue e e faz. An?lise das met?.oras do armazenamento, da reteno e da recuperao. Um episIdio de em6rar & definido por trs componentesL a aprendizagem inicia de um item' a passagem do tempo e ent;o a oportunidade para o em6rar. :a iteratura de pes2uisa so6re a memIria' um tratamento metafIrico destes trs componentes tem e4o u*do gradua mente para

87

uma inguagem t&cnica. Diz#se 2ue o arma1enamento do item resu ta da aprendizagem inicia ' 2ue determina como o item & retido ao ongo do tempoL um per*odo de reten&o & seguido pe a oportunidade de recordarL o recordar o item & ent;o c7amado de recupera&o do armazenamento. Diz#se 2ue um item 2ue foi armazenado est+ disponvel' mas somente acessvel se puder ser recuperado. % inguagem do armazenamento e da recupera;o & uma ana ogia eficiente do 2ue acontece no em6rar' mas de4emos recon7ecer seu status metafIrico. De fato' um dos o6=eti4os de a gumas pes2uisas so6re a memIria & eBp icar as propriedades funcionais do em6rar' determinando a gama de condi3es ao ongo das 2uais a met+fora & 4+ ida. %rmazenamento: codifica;o e n*4eis de processamento Kuando 4oc em6ra um est*mu o' o 2ue 4oc em6ra n;o & tanto o est*mu o em si' mas sim sua resposta ao mesmo. Ta resposta ine4ita4e mente difere do est*mu o' mesmo 2uando e es pertenam a mesma moda idade (como 2uando 4oc repete em 4oz a ta um item 4er6a ditado!. Fomo na an+ ise do contro e de est*mu o' o pro6 ema do em6rar n;o ser+ reso 4ido tentando seguir o est*mu o dentro do organismoL em 4ez disso' de4emos desco6rir como caracterizar o comportamento do organismo em re a;o ao est*mu o. H comportamento do aprendiz no 2ue diz respeito ao est*mu o a ser em6rado & denominado codi'icar (encoding!. % codifica;o pode depender de apenas uma 4ari+4e do est*mu o ou de c asses comp eBas' dependendo de como 7ou4e a codifica;o. %2ui se faz uso de sistemas mnem@nicos. Fertas propriedades do est*mu o tem maior pro6a6i idade de ocasionar respostas 2ue outrasL as pa a4ras escritas muito pro4a4e mente s;o determinantes para 2ue ocorra o tipo de codifica;o c7amada eitura. Mesmo a nomea;o pode ser um tipo de codifica;o. Asso pode eBp icar' em parte' por2ue temos menor pro6a6i idade de em6rar de nossa inf<ncia do 2ue de momentos posteriores de nossas 4idas. H n*4e de processamento & um conceito descriti4o 2ue re aciona 8profundidade de processamento9 com a pro6a6i idade de em6rar. %ssim a pro6a6i idade de em6rar 4ariam em diferentes tipos de codifica;o. Reten;o: a 2uest;o da reorganiza;o da memIria % met+fora da reten;o e do armazenamento n;o nos a=uda muito' =+ 2ue n;o armazenamos os est*mu os. Ta 4ez se=a mais ade2uado eBp icar o em6rar n;o como um processo reprodutivo' mas sim como um processo reconstrutivo' em 2ue aspectos de e4entos passados s;o deri4ados ou reconstru*dos a partir do 2ue foi codificado.

88

Dado 2ue podemos afetar o em6rar interrompendo ou interferindo so6re o ensaio ogo depois de um e4ento' n;o de4er*amos fiar surpresos por tam6&m faz# o' distorcendo#o ou interferindo so6re e e mais tarde. % gumas distor3es do em6rar podem estar 6aseadas nas re a3es temporais entre o e4ento em6rado e a recorda;o posterior 2ue introduziu a go no4oL o dom*nio de um so6re o outro pode se re4erter dependendo da sua separa;o no tempo' em re a3es reminicientes dos e4entos' mas essa re4ers;o se d+ na dire;o tempora oposta das re4ers3es de preferncia em procedimentos de autocontro e. H desen4o 4imento de fa sas memIrias podem ter origem em uma mode agem do comportamento 4er6a ' modificando os 8 em6rares9 anteriores' podendo estas fa sas#memIrias se tornarem at& mais duradouras. N preciso produzir con7ecimento so6re este fen@meno para 2ue possamos inter4ir 2uando em6ramos (em re atos po iciais' por eBemp o! sem e4antar 2uest3es egais ou &ticas. Recupera;o: dependncia de pistas e acessi6i idade :;o 7+ 2ua 2uer pro6a6i idade de em6rar um item ou e4ento na ausncia de est*mu os discriminati4os corre acionados com a gumas propriedades do item ou e4ento a ser em6rado. % caracter*stica nuc ear da recupera&o & a produ;o de condi3es simi ares D2ue as 2ue eBistiam durante a codifica;o e o armazenamento. Tais condi3es podem ser propriedades de est*mu os' propriedades re acionais entre est*mu os e respostas e at& mesmo o conteBto. $or eBemp o' caso se codifi2ue a go 2uando 66ado' & mais pro4+4e recuperar 2uando 66ado do 2ue 2uando sI6rio. $ro6 emas da met+fora da 6usca: \ %t& 2ue ponto a met+fora ida com a rapidez e a precis;o com 2ue os 7umanos podem discriminar entre con7ecer a guma coisa e descon7ec# a5 \ $or2ue a 6usca de4eria e4ar mais tempo 2uando um item apropriado eBiste para ser encontrado do 2ue 2uando n;o eBiste' e portanto 2uando a 6usca de4e eBaminar cada item no armazenamento metafIrico5 % &m do pro6 ema da rapidez com 2ue podemos dizer n;o con7ecer a go' a met+fora tam6&m parece forada pe a 4asta capacidade da memIria 7umanaL se n;o por 2ua 2uer outro moti4o' uma 6usca no ar uivo da memIria a cada 4ez 2ue se 2ueira em6rar parece ineficiente. % dependncia de pistas sugere uma 6usca mais restrita' imitada pe as condi3es no momento da recorda;o. 1 +ue > a metamem@ria= H em6rar & um comportamento e o em6rar pode ser aprendido. :;o apenas aprendemos padr3es de ensaio ou repeti;o e as t&cnicas mnem@nicas' mas tam6&m aprendemos a =u gar as propriedades de nosso prIprio em6rar. H 2ue fazemos ao em6rar depender+' ao menos parcia mente' de conse2uncias passadas do nosso em6rar. $odemos' portanto' definir a metamemIria com 6ase na diferencia;o e na discrimina;o do nosso prIprio em6rar.

89

MemIria corrente ou memIria de tra6a 7o %s atua iza3es cont*nuas do 2ue & em6rado' pe a e imina;o de a guns itens e acr&scimo de outros' &' Ds 4ezes' c7amada de mem$ria corrente ou mem$ria de tra+alho (running ou Yorking memory!. % atua iza;o constante do 2ue pode ser es2uecido e do 2ue de4e ainda ser em6rado & crucia para um garom' por eBemp o. H em6rar discriminado Hs aprendizes podem n;o apenas aprender a em6rar e a es2uecer de modo diferencia ' por eBemp o' 2uando e es apresentam maior pro6a6i idade de em6rar tarefas inaca6adas do 2ue de tarefas aca6adas' mas podem tam6&m discriminar entre as propriedades de seu prIprio em6rar. Kuando a pa a4ra est na ponta da lngua' 4oc fre2uentemente pode mencionar sua etra inicia ' o n>mero de s* a6as' ou a guma outra propriedade' e tam6&m pode recon7ec# a 2uando se deparar com e a. Tanto no armazenamento como na recupera;o' os aprendizes podem estimar a pro6a6i idade do em6rarL gera mente ' e es podem tam6&m discriminar entre nunca ter aprendido a go e ter aprendido e depois es2uecido.

90

14 - A 'strutura do Lem6rar :o cap*tu o anterior o interesse era como e a funciona4a' mas neste cap*tu o estaremos interessados no 2ue & em6rado. %s an+ ises do 2ue & em6rado' como as an+ ises dos efeitos do reforo' podem nos dizer a go acerca das propriedades das c asses do comportamento. G+ dois crit&rios para c assificar os comportamentos de em6rar: uma c asse & definida pe o perodo de tempo no ual algo em6rado' a outra & pe o ue em6rado. % dura;o do comportamento de em6rar pode ser di4idida em trs fen@menos: ((! a persistncia re ati4amente 6re4e dos efeitos dos est*mu osL (.! a manuten;o do responder ocasionado por um est*mu o' como no ensaioL e (0! em6rar apIs a gum tempo decorrido' sem ensaio. ?ssas c asses tem sido respecti4amente c7amados de (! memIria ic@nica' (.! memIria de curto prazo e (0! memIria de ongo prazo. H 2ue & em6rado tam6&m ser+ eBaminado. ?Bemp os de componentes desta c asse s;o a memIria episIdica ou auto6iogr+fica e a memIria sem<ntica. Kem@ria cJnica Hs efeitos de um est*mu o podem continuar mesmo depois do t&rmino de sua apresenta;o. Hs pIs#efeitos persistentes de est*mu os 4isuais s;o c7amados de cones' e o tIpico c7amado de mem$ria icInica trata de seu uso tempora . H eBperimento da p+gina 0"0 mostra 2ue os efeitos sensoriais de um est*mu o continuam por um 6re4e espao de tempo depois 2ue o est*mu o ten7a sido remo4ido. Hs efeitos dos est*mu os auditi4os (mem$ria ec$ica! tendem a diminuir mais entamente 2ue os efeitos dos est*mu os 4isuais. $or&m estes efeitos pouco eBp icam so6re o em6rar ao ongo de minutos ou dias. Kem@ria de curto prazo % propriedade definidora deste em6rar & 2ue a resposta & ocasionada por um comportamento mediador' ta como o ensaio. Fom 6ase em eBperimentos' a dura;o de a & de curta dura;o (de (Q a .Q segundos' p. eB.! e imitada a aproBimadamente - a ) itens. Kem@ria de longo prazo % memIria de ongo prazo ocorre depois da codifica;o e da recapitu a;o eEou apresenta3es m> tip as dos itens' e' assim' tem capacidade e dura;o i imitadas. A estrutura da mem@ria %gora c assificaremos os diferentes tipos de em6rar de acordo com a estrutura do 2ue & em6rado. % re a;o entre o 2ue aconteceu e o 2ue & em6rado define a estrutura do em6rar.

91

MemIria de processamento e memIria dec arati4a Vem6rar de como as coisas s;o feitas & c7amada de memIria de processamento. % memIria motora & um eBemp o. % memIria motora pode ser distinguida em outras . c asses: as 7a6i idades discretas' como dati ografar e trocar a marc7a de carros com c<m6io manua L e as 7a6i idades cont*nuas' como nadar ou dirigir um carro. Ga6i idades discretas tem maior pro6a6i idade de serem es2uecidas do 2ue 7a6i idades cont*nuas. % memIria declarativa & o em6rar 4er6a ' em contraste com a memIria de procedimento' pois & o em6rar 4er6a de como s;o feitas as coisas. MemIria imp *cita e memIria eBp *cita % guns tipos de em6rar n;o podem ser a4a iados simp esmente perguntando o 2ue a gu&m em6ra. ?sta & a 6ase para distinguir entre a memIria implcita e e,plcita. ?sses dois tipos de em6rar est;o gera mente integrados em adu tos normais' por&m em pessoas com afasia a dissocia;o & mais e4idente. :e es' est*mu os 4er6ais podem ter efeito so6re o comportamento 4er6a su6se2uente (imp icitamente em6rado! mesmo 2uando n;o podem ser re atados mais tarde (n;o s;o eBp icitamente em6rados!. MemIria episIdica e memIria sem<ntica % memIria epis$dica ou auto+iogr'ica & a2ue a 2ue en4o 4e a recorda;o de episIdios de nossa prIpria 4ida. H em6rar no cotidiano gera mente en4o 4e essa c asse do em6rar. % memIria sem(ntica & o em6rar de propriedades da inguagem: o emprego de pa a4ras' os idiomas e os aspectos funcionais da gram+tica. ?stas c asses n;o s;o eBausti4as' e eBistem outras c asses do em6rar. Cer p+gina 0-..

92

#5 - Cognio e -esoluo de Pro6lemas 1 +ue so processos cogniti(os= :;o podemos 4er o 2ue a gu&m est+ pensando ou imaginando. Mas assim como andar e fa ar' imaginar & a go 2ue fazemos' e de4em ser tratados como comportamento' =+ 2ue operantes n;o s;o definidos por sua topografia. N p aus*4e supor 2ue ta comportamento tem a go em comum com o comportamento de o 7ar para e4entos no am6iente (podemos discriminar nosso imaginar de nosso 4erL 2uando fa 7amos em fazer isso' diz#se 2ue a ucinamos!. Um e4ento pri4ado &' por defini;o' acess*4e apenas D pessoa 2ue se comporta' mas a inguagem de e4entos pri4ados de4e ser 6aseada' em a gum grau' na2ui o 2ue & pu6 icamente acess*4e D comunidade 4er6a . %ssim' as consistncias no re ato dos e4entos pri4ados de4em depender das consistncias nas re a3es entre os 4oca6u +rios pri4ados e p>6 icos. Kuando o comportamento n;o en4o 4e um mo4imento' podemos registrar outras propriedades do comportamento' como a dura;o ou a atncia. Um eBperimento acerca da mudana de aten;o na p+gina 0-1 eBemp ifica esta afirma;o. Amagina;o 4isua Amaginar & um comportamento 4isua na ausncia do est*mu o 4isua ' e o 2ue se faz ao imaginar & e2ui4a ente ao 2ue se fez anteriormente com o6=etos reais. Tratar o imaginar como um comportamento ao in4&s de a go 2ue a pessoa 8tem9 ou 8n;o tem9 e4anta a possi6i idade de 2ue o 4isua izar possa ser ensinado. $or&m fa tam estudos sistem+ticos de tais fen@menos. Simu a3es :osso imaginar n;o se imita D moda idade 4isua . :Is n;o apenas 4isua izamosL mantemos con4ersas imagin+rias' em6arcamos em 4iagens imagin+rias e desempen7amos a3es imagin+rias. Todas essas s;o simu a3es' imita3es na ausncia da estimu a;o re e4ante de a gumas partes do comportamento 2ue podem ocorrer em 4+rias situa3es. Representa3es mentais H desen4o 4imento de estruturas cogniti4as pode ser considerado como o desen4o 4imento de correspondncias entre a estrutura do am6iente e a estrutura do comportamento. %n+ ises de aprendizagem de conceito e estrat&gias est;o' Ds 4ezes' 6aseadas na demonstra;o de tais correspondncias.

93

%s representa3es n;o eBistem nas pessoas eBceto em um sentido metafIricoL e as eBistem em nosso prIprio comportamento discriminati4o 2uando o6ser4amos a pessoa se comportando' e correspondem Ds correspondncias 2ue o6ser4amos ne a ou em seu comportamento. -esoluo de pro6lemas % an+ ise de reso u3es de pro6 emas tm sido tratadas por a6ordagens cogniti4istas com nfase so6re a estrutura do pro6 ema. Mas ta an+ ise tam6&m e4anta 2uest3es funcionais' 2uando' por eBemp o' consideramos as condi3es 2ue podem tornar a so u;o de um pro6 ema mais ou menos pro4+4e . % reso u;o de pro6 emas por m+2uinas & imitado ao 2ue o programador consegue programar: apenas o comportamento go4ernado 4er6a mente' como um sistema de regras ou orienta3es. $or&m m+2uinas ainda n;o s;o mode adas pe o am6iente' e seu desempen7o nunca a canar+ o desempen7o de comportamentos 2ue n;o podem ser 4er6a izados. %ssim' estudos de reso u3es de pro6 emas em 7umanos en4o 4em os efeitos da 7istIria do so ucionador de pro6 emas na reso u;o de pro6 emas. JiBa;o funciona Fasos de fa 7a em reso 4er um pro6 ema 2ue re2uer um uso incomum de materiais e ferramentas comuns s;o' Ds 4ezes' descritos como eBemp os de 'i,a&o ou rigide1 'uncionalL os o6=etos ocasionam respostas apropriadas as suas fun3es cotidianas' mas n;o respostas no4as apropriadas D so u;o do pro6 ema (cap. (-: insensi6i idade Ds contingncias!. % constru;o de so u3es % reso u;o de pro6 emas & um comportamento. %s caracter*sticas discriminati4as da situa;o definem o pro6 ema. Jre2uentemente reso 4emos pro6 emas manipu ando est*mu os: fazer uma consu ta' con4erter um pro6 ema 4er6a em uma e2ua;o matem+tica' etc. N importante recon7ecer como podemos a terar nosso prIprio comportamento ao a tera o am6iente.

94

Parte 8 - Concluso
#1 - 'strutura e 9uno da Aprendizagem % maior parte da a6ordagem do i4ro c assificou os fen@menos da aprendizagem de acordo com as opera3es eBperimentais. Fontudo' n;o 7+ garantias de 2ue a imposi;o de um procedimento espec*fico a um dado comportamento de um organismo ser+ eficaz. Um procedimento 2ue e4e um organismo a aprender pode n;o ser eficaz com outro' e um organismo 2ue aprenda so6 um procedimento pode n;o aprender so6 outro. Tais resu tados n;o in4a idam nossa taBonomia comportamenta ' por2ue as c assifica3es s;o meras formas de nomear os fen@menos e re acion+# os uns com os outros. Asso n;o seria assim se supus&ssemos 2ue toda a aprendizagem & 6aseada em um processo apenas ou em um reduzido n>mero de processos 2ue atuam so6re todos os organismos e procedimentos. Duas Psicologias da Aprendizagem, um resumo hist@rico Hs procedimentos de aprendizagem n;o podem ser eBausti4amente eBp icados por um >nico processo. %ssim' a 7istIria da psico ogia da aprendizagem' uma no4e a de confus3es e contro4&rsias' tem sido contada' fre2uentemente' mais so6 um prisma dos teIricos e de seus sistemas do 2ue em termos dos fen@menos da aprendizagem. Fatania fa a 2ue 7istoricamente 7ou4eram . psico ogias da aprendizagem: uma preocupada com o condicionamento e aprendizagem anima ' e outra preocupada com a aprendizagem 7umana e a memIria. $or&m as duas n;o de4eriam ser separadas:os fen@menos da aprendizagem estudados com animais tam6&m ocorrem no comportamento 7umanoL a natureza da aprendizagem 7umana comp eBa & esc arecida por an+ ises com 6ase nos processos e ementaresL e' ta 4ez o mais importante' o comportamento 7umano & caracterizado' principa mente' pe o interc<m6io entre as respostas 4er6ais e n;o#4er6ais' cu=as origens ainda estamos por entender. N preciso identificar n;o apenas as propriedades de nosso comportamento 2ue s;o unicamente 7umanas' mas tam6&m a2ue as 2ue temos em comum com outros organismos. N necess+ria uma >nica psico ogia da aprendizagem 2ue a6ran=a todos os tipos de aprendizagem anima e 7umana. 2o6re 'strutura e 9uno, para construir uma psicologia da educao +ue integre estes dois pro6lemas Uma an+ ise estrutural considera as re a3es entre os est*mu os as respostas 2uest;o mantidas constantes' en2uanto 4ariam propriedades crticas de um e de outro. H6ser4amos as propriedades das unidades 4er6ais' as organiza3es 7ier+r2uicas na estrutura do teBto e as correspondncias entre estrutura do est*mu o e da resposta.

95

Uma an+ ise 'uncional mant&m constantes os est*mu os e as respostas de interesse en2uanto 4ariam as relaes entre os mesmos. ?studamos as intera3es entre comportamento e o am6iente com 6ase nas re a3es de contingncia entre os est*mu os discriminati4os' as respostas e as conse2uncias. Hs pro6 emas estruturais e funcionais est;o fre2uentemente interre acionados' e n;o s;o eBc udentes. Fontudo' na e4o u;o da $sico ogia' a distin;o entre as a6ordagens estrutura e funciona tornou#se corre acionada com outra distin;o' a2ue a entre as inguagens da $sico ogia cogniti4a e a do Me7a4iorismo. :a Mio ogia 7+ a distin;o entre estrutura' %natomia' e fun;o' Jisio ogia' mas n;o 7ou4e um cisma e2ui4a ente ao da $sico ogia' por2ue as inguagens n;o di4ergem. H pro6 ema da estrutura e da fun;o' na Mio ogia' foi reso 4ido com o recon7ecimento de 2ue estrutura e fun;o s;o am6as determinadas pe a se e;o. Seria rico para a $sico ogia da %prendizagem se os pro6 emas estruturais e funcionais fossem tratados como comp ementares' assim como na Mio ogia. Aprendizagem e '(oluo %s ana ogias entre o comportamento e a Mio ogia sugerem 2ue a gumas so u3es apropriadas D Mio ogia ser;o apropriadas D %n+ ise do Fomportamento. Cimos a import<ncia das descri3es do 2ue ocorre na aprendizagem e demos prioridade a essas descri3es em detrimento de teorias' mecanismos ou mode os. % $sico ogia da %prendizagem procurou eBp icar a aprendizagem procurando fontes de respostas (traos neurais' associa3es' estruturas cogniti4as!. Mas isso resu tou em retrocesso. De4er*amos uti izar o desen4o 4imento do comportamento para definir as c asses comportamentais: e4ando em considera;o de onde 4ieram e como foram aprendidas. 1 termo LAprendizagemM H termo aprendi1agem perde sentido frente a mu tip icidade de fen@menos e procedimentos onde ocorre a aprendizagem' especia mente por e e ser um conceito 2ue raramente se refere a tais fen@menos. $odemos modificar 7ierar2uias comportamentais' mode ar no4as respostas' construir c asses de ordem superior' gerar discrimina3es' formar c asses de e2ui4a ncia' reso 4er pro6 emas e criar no4os comportamentos por meio da adu;o. H desen4o 4imento da compreens;o destes fen@menos depende' em a gum grau' de desen4o 4ermos uma inguagem consistente com e esL ta inguagem se desen4o 4er+ com o progresso das pes2uisas.

96

Вам также может понравиться