Вы находитесь на странице: 1из 14

REITORIA USP SO PAULO/SP

REFORMA DO BLOCO G MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

PROJETO EXECUTIVO

REVISO 00 28/06/2012

Rua Crasso, 392 Vila Romana So Paulo Cep 05043-010 Tel. (11) 36751335

QUADRO DE REVISES
REV 00 DATA 28/06/2012 POR RICARDO APROV DESCRIO DE REVISES EMISSO INICIAL

Rua Crasso, 392 Vila Romana So Paulo Cep 05043-010 Tel. (11) 36751335

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS INDICE 1. INTRODUO. 2. ELEMENTOS GRFICOS. 3. NORMAS E ESPECIFICAES. 4. SISTEMA PROPOSTOS. 4.1 Entrada de Energia. 4.2 Concepo Geral do Sistema de Distribuio de Energia. 4.3 Sistema de Iluminao Interna. 4.4 Tomadas e Pontos de Fora. 4.5 Dispositivo de Corrente de Fuga DR. 4.6 Rede de voz e dados. 4.7 Fixaes. 5. ESPECIFICAES TCNICAS. 5.1 Quadros de Distribuio. 5.2 Fiao e Cablagem de Baixa Tenso. 5.3 Caractersticas tcnicas da iluminao, conforme PURE-USP. 5.4 Tomadas 5.5 Fiao 5.6 Condutos 5.7 Montagem 5.8 Materiais de Fixao 6. GENERALIDADES. 6.1 Projeto. 6.2 Alteraes de Projeto. 7. TESTES ELTRICOS. 7.1 Testes de Isolao. 7.2 Mtodo de Ensaio.

1095

Folha 3 Rev 00

4 4 4 4 4 4 5 5 5 5 6 6 7 7 8 9 9 10 11 12 12 12 13 13 13 13

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 4 Rev 00

1. INTRODUO.
O presente memorial descritivo refere-se ao projeto de instalaes eltricas e infra-estrutura para cabeamento estruturado, para reforma e adequao da rea do BLOCO G da Reitoria da USP So Paulo - SP.

2. ELEMENTOS GRFICOS.
O projeto contm trs folhas compreendendo: - Folha 01 Planta de Piso - Instalaes de Fora e Sistemas; - Folha 02 Planta de Forro Instalaes de Fora, Iluminao e Sistemas; - Folha 03 Detalhes, Diagramas e Localizao da entrada de energia.

3. NORMAS E ESPECIFICAES.
Para o desenvolvimento das solues apresentadas foram observadas as normas a seguir relacionadas: ABNT NBR 5410 : NBR 5413 : Instalaes Eltricas em Baixa Tenso. Iluminao de Interiores.

4. SISTEMA PROPOSTOS.
4.1 Entrada de Energia.

A entrada de energia ser nova, derivando do PGBT existente na rea da portaria da rea habitacional do prdio. O PGBT alimentar o QGLF-TRREO, que ser responsvel pela alimentao dos circuitos de fora e iluminao do pavimento trreo. Alimentar tambm os quadros QLF-SUP.01 e QLF-SUP.02, responsveis pela alimentao de fora e iluminao do 1 e 2 pavimentos, respectivamente. 4.2 Concepo Geral do Sistema de Distribuio de Energia.

A distribuio de energia eltrica ser feita atravs de circuitos com tenses: 220V para iluminao em geral; 220V para iluminao fluorescente e lmpadas de vapores em geral; 127V ou 220V dois plos mais terra para todas as tomadas de uso geral, conforme projeto;

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 5 Rev 00

O comando da iluminao interna ser feito atravs de interruptores bipolares para os circuitos 220V. Todos os circuitos sero protegidos por disjuntores nos quadros de fora. Para construo do quadro devero ser observadas as especificaes tcnicas e diagrama trifilar anexos. 4.3 Sistema de Iluminao Interna.

A iluminao dos ambientes ser com lmpadas fluorescentes, conforme indicado no projeto. O projeto de iluminao foi desenvolvido a partir do luminotcnico fornecido pelo arquiteto, para locao, modelo e fabricante das luminrias consultar projeto de forro de arquitetura. Na maioria dos ambientes internos foram previstas iluminao fluorescente 220V. Sero instaladas luminrias novas, com lmpadas fluorescentes tubulares 2x28W de embutir em forro, ou de sobrepor na laje conforme especificaes do projeto luminotcnico. 4.4 Tomadas e Pontos de Fora.

Em todos os ambientes foram previstas tomadas dois plos mais terra e universal 127V. As tomadas 220V sero do tipo trs plos, duas fases mais terra, e devero possuir identificao visual de tenso, dessa forma ser impossvel o uso de tenso errada nas tomadas. Foi previsto tomada 2 plos mais terra e universal para ligao de microcomputadores. Nos pontos de fora monofsico e trifsicos previstos no projeto devero ser deixadas caixas de passagem com tampa. Na ponta dos cabos devero ser deixados conectores tipo Sindal. Para ar condicionado, prever tomada 2P+T com pino chato 25A. 4.5 Dispositivo de Corrente de Fuga DR.

Conforme norma NBR-5410 da ABNT foram previstos protees contra choques eltricos em pessoas e animais atravs de dispositivo DR. de corrente de fuga de 30 mA nos quadros.

A proteo DR. obrigatria em: - Tomadas de reas midas tais como : copas, cozinhas, lavanderias, banheiros e reas de servio. - Iluminao externa de jardins e rampas de garagens e etc. - Excluem-se as iluminaes externas com altura superior a 2,5 m, se instaladas em alvenarias isolantes. - Devero ter a proteo quando instaladas em postes metlicos. - Tomadas internas, mas que podero ser utilizadas por equipamentos externos, tais como : cortador de grama , mquina Wap, etc. - Aps a concluso das instalaes principalmente os circuitos protegidos por DR. devero ser testados a isolao com magger conforme descrito na especificao tcnica. 4.6 Rede de voz e dados.

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 6 Rev 00

Foi previsto uma rede de tubulao seca para distribuio de cabos de voz e dados em toda a edificao. A tubulao foi projetada para instalao de cabeamento estruturado UTP CAT6 de 4 pares (cor azul) sendo um cabo para cada micro, para cada um dos telefones ligados a hubs e ao servidor. A distribuio de lgica e telefonia ser feita a partir do local previsto para instalao do DG (Distribuidor Geral de Lgica e Telefonia), que dever ser especificado pelo CCE-USP e instalado pela instaladora de cabeamento estruturado, este se comunicar com a central de processamento de dados da USP. Foram previstas caixas 4x2 com tampa cega para os locais com previso de instalao de pontos de voz/dados. A instalao dos conectores, bem como dos cabos e certificao da instalao ser de responsabilidade da empresa contratada para execuo da instalao de cabeamento estruturado. A tubulao conforme orientao do cliente foi projetada para 2(dois) pontos por usurio, sendo um para micro e um para telefone, ou de 1(um) ponto de voz ou dados, conforme projeto. Toda a tubulao dever ter raio de curvatura 6 (seis) vezes o dimetro. Os eletrodutos aparentes devero ser galvanizados para criarem blindagem magntica sobre os cabos. A ocupao mxima prevista foi: Eletroduto com 3/4 : 5 cabos Eletroduto com 1 : 7 cabos Eletroduto com 1 1/4 : 12 cabos Eletroduto com 1 1/2 : 16 cabos Eletroduto com 2 : 22 cabos. Caber ao instalador a execuo dos dutos, eletrodutos, eletrocalhas e caixas. 4.7 Fixaes.

Os equipamentos e componentes devero ser instalados conforme indicao no projeto e respectivos detalhes construtivos. Todos os materiais de fixaes sero em ao galvanizado eletroltico. No sero utilizados suportes soldados. Sero empregados vergalhes com rosca total, fixados da seguinte forma: Em lajes : com pino e finca pino para eletrodutos de dimetro at 3/4; Em lajes : com chumbadores para eletrodutos de dimetro superior a 3/4; Em paredes de alvenaria : com buchas de nylon e parafusos;

5. ESPECIFICAES TCNICAS.
Fazem parte integrante dessas especificaes os desenhos de projeto e as folhas de detalhes. As bitolas e dimenses numricas sero apresentadas nos referidos desenhos e/ou folhas dados.

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 7 Rev 00

5.1

Quadros de Distribuio.

Os quadros eltricos devero ser construdos conforme diagramas trifilares e unifilares. Nos trifilares encontram-se informaes individuais para construo de cada quadro. As especificaes tcnicas abaixo tambm devero ser fornecidas aos fabricantes dos quadros. Os quadros sero feitos em chapa 14 USG com dobras soldadas. Sero do tipo aparente conforme indicado no trifilar com porta externa, moldura e porta interna metlica. Tero tratamento na chapa a base de jateamento de areia. Fosfatizao com duas demos de esmalte cinza-claro Asi-70 e com secagem em estufa. A porta externa dever ter fecho rpido giratrio em baquelite. Os quadros do tipo aparente tero grau de proteo IP54. Os barramentos de cobre interno devero ser dimensionados para a capacidade de chave geral. Devero conter barra de neutro isolado a terra aterrado. Os barramentos devero ser pintados nas cores da ABNT. - Fases : Preto, branco e vermelha. - Neutro : azul claro. - Terra : verde. Devero possuir equipamentos reservas e espaos fsicos para futuros equipamentos conforme indicado nos desenhos. Quando a indicao for de espao fsico devero ser deixados barramentos de espera para o futuro equipamento. Todos os dispositivos de indicao instalados na porta externa, tais como botoeiras, lmpadas ou medidores devero ter plaqueta de acrlico prximo e acima indicando sua finalidade. A porta interna dever conter identificao dos disjuntores com etiquetas acrlicas coladas. Quando indicado nos desenhos os quadros e painis devero ser providos de flanges superior e/ou inferior aparafusados, dever ser provido de junta com borrachas vulcanizadas ou material termoplstico. Os fabricantes dos quadros e painis devero fornecer desenhos dos mesmos para previa aprovao antes de sua fabricao.

5.2

Fiao e Cablagem de Baixa Tenso.

A fiao e cablagem sero executadas conforme bitolas e classes indicadas na lista de cabos dos quadros e nos desenhos de projeto. No sero aceitas emendas nos circuitos alimentadores principais. Todas as emendas que se fizerem necessrias nos circuitos de distribuio sero feitas com solda estanho, fita auto-fuso e fita isolante adesiva. At a bitola de 4mm devero ser empregados cabos flexveis classe de encordoamento 5, adotando-se as seguintes cores:

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 8 Rev 00

- Fases

: R - preta S - branca T - vermelha - Neutro : - azul claro - Retorno : - cinza ou amarelo. Todos os cabos devero ser classe de encordoamento 5. Os cabos devero ser identificados nas duas extremidades com anilhas Hellerman indicando nmero do circuito e fases: - Fases com letras R, S, T. - Neutro com letra N. - Terra com as letras TR. Todos os cabos recebero terminal presso prensado quando ligados a barramentos. Todos os circuitos de distribuio devero ser identificados atravs de plaquetas, contendo o nmero do circuito e o destino da alimentao, conforme diagrama trifilar fornecido no projeto. Sero adotados os seguintes tipos de cabos: - Alimentadores de quadros eltricos : cabo tipo Sintenax 0,6/1 kV. - Circuitos de iluminao e tomadas : cabo flexvel isolao de PVC-750 V. - Circuitos de tomadas em dutos de piso ou canaletas : cabos flexveis com isolao de PVC750 V. - Circuitos de iluminao externa diretamente enterrados : cabos com duas isolaes tipo PP, PVC-750 V , com 3 condutores. - Para ligao de cabos tipo PP dever ser adotado as cores : - Verde - Branco - Azul claro : terra : fase : neutro.

5.3

Caractersticas tcnicas da iluminao, conforme PURE-USP.

Reator Eletrnico Duplo para lmpada tubular Potncia da Lmpada: Configurao: Tenso de alimentao: Freq. de alimentao: Freq. da lmpada: Fator de potncia: 28W; 2x28W; 220V; 50 a 60 Hz; 20 a 50 Hz; maior ou igual a 0,98;

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 9 Rev 00

Fator de fluxo luminoso: Partida do reator: Distoro Harmnica: Fator de eficcia: Fator de crista de Corrente: Temperat. Mx. da carcaa: Vida til do Reator: Corpo do Reator: Unidade de compra:

maior ou igual a 1,00; Rpida; menor ou igual a 10%; maior ou igual a 1,52; menor que 1,7; igual a 65C; igual ou maior que 30000 horas; material metlico; unidade(s).

Instalao Tipo: Embutida apropriada para forro modulado ou gesso; Tipo de lmpada: Fluorescente tubular; Quantidade de Lmpadas da luminria: 2x32W; Corpo: Chapa de ao tratado com pintura eletrosttica; Conjunto ptico: Refletor parablico em alumnio anodizado brilhante de alta pureza e aletas planas brancas; Cor da luminria: Branca; Tipo do soquete: Antivibratrio com engate rpido e rotor de segurana; Classe de ofuscamento: igual ou maior que B/300lux; Unidade de compra: unidades(s).

Lmpada Fluorescente 5.4 Tipo: Potncia: Fluxo luminoso: Temperatura de cor: ndice reprod. de cor: Comprimento: Bulbo: Base: Tipo do p: Vida nominal: Tubular; 28W; igual ou superior a 2600 lumens; igual ou superior a 4.000K; igual ou superior a 85%; 1,15m; T-5 (16mm); G5 bipino; Trifsforo; igual ou superior a 12000 horas

Tomadas

Em caixa de ligaes tipo embutir de 4x2 ou 4x4, com placa equipada com uma tomada 2P+T de 10A- 127V ou 10A - 220V. 5.5 Fiao

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 10 Rev 00

Cabos isolados de cobre, encordoamento classe 5, isolao termoplstico poliolefnico no halogenado, Temperatura mxima do condutor 70C em servio contnuo, em sobrecarga 100C e em curto circuito 160C Norma NBR 13248. 5.6 Condutos

Eletrodutos e acessrios galvanizados a fogo e/ou PVC. DUTO CANAL EM USO APARENTE Duto em alumnio extrudado com 2,00mm de espessura e liga especial 6060-T5, com caractersticas paramagnticas e garantia de blindagem aos campos eletromagnticos e no centelhamento. Estrutura monobloco com septo fixo na sua mediatriz. Tampa de encaixe tipo U com presso. Possibilidade de insero de septos mveis, aumentando as divisrias de duas para at seis, mantendo a proteo eletromagntica. Versatilidade em alternativas de sadas para equipamentos como tomadas eltricas e do tipo RJ45. Comprimento do duto de 3,00m. Os dutos devem ter tratamento superficial: anodizado e ou pintado. Quando pintados, a pintura deve ser de alta qualidade com pr-cromatizao (base) e aplicao de tinta p hbrida/polister com cura a 210C (graus Celsius). Quando anodizados devem possuir uma camada de anodizao mnima de 10 micra. Deve permitir repetibilidade expanso e ou substituio da instalao bem com a fcil alterao de lay-out. Devem possuir laudos de ensaios que comprovem a atenuao de interferncia eletromagntica. Comprimento do duto com tampa: 3,00 metros.

TAMPAS PARA INSTALAES APARENTES As tampas devem ser com encaixe para fechamento sob presso devem ser do tipo: Plana ranhurada, Curva Ranhurada. CURVAS PARA INSTALAES APARENTES As curvas para instalaes APARENTES devem ser fabricadas pelo processo de injeo de alumnio sob presso. Devem ser fixadas nos duto por encaixe sob presso, permitindo a continuidade eltrica do conjunto. A curva deve ter raio interno compatvel com o raio de curvatura exigido pelo cabo que ser usado. No ser permitido o uso de meia esquadria ou outra forma para realizao de curvas, tanto horizontais como verticais. Ser permitido o uso de Caixas de Derivao quando se fizer necessrio. As curvas devem ser dotadas de septos mveis que permitam a formatao da curva para cada necessidade. Curvas em material plstico s sero aceitas quando utilizado material com homologao junto a rgo homologadores como UL, ABNT, Inmetro. A matria prima utilizada dever ser isenta de halogenados e ter caracterstica antichama a nvel V0. Neste caso, os dutos devem ser interligados com cabo/fio para permitir a continuidade eltrica.

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 11 Rev 00

ACESSRIOS Todos os acessrios devem ser fabricados utilizando alumnio e ou material termoplstico com homologao junto a rgo homologadores com UL, ABNT. INMETRO. A matria prima utilizada dever ser isenta de halogenados e ter caracterstica antichama a nvel V0.

CAIXAS DE DERIVAES PARA INSTALAES APARENTES As caixas de derivaes para instalaes APARENTES devem ser fabricadas em alumnio com espessura mnima de 1,2mm. Devem ser fixadas nos duto e na parede. As Caixas de Derivao devem ser providas de selos removveis para ajustar a cada situao e a cada duto. As caixas de Derivao devem ser pintadas com pr-cromatizao (base) e aplicao de tinta p hbrida/polister com cura a 210 graus centgrados.

PORTA EQUIPAMENTOS Os Porta Equipamentos devem ser fabricados com material termoplstico ABS, com matria prima certificada na UL, isenta de halogenados. Sua fixao deve ser por encaixe sob presso sobre nos dutos permitindo que os equipamentos de sada (tomadas, RJ, etc...) fiquem fora da rea do duto, deixando livre a seco do duto para passagem dos cabos. Devem estar preparados para receber as novas tomadas. Sua fabricao deve atender as normas EIA/TIA 568 e 569 quanto aos raios de curvatura para cabos categoria 5, 5e , 6e e 7. 5.7 Montagem

Os aparelhos eltricos tais como: luminrias, tomadas, etc., e seus acessrios devero ser instalados com o maior esmero e em estrita observncia s indicaes do projeto executivo. O perfeito estado de cada aparelho dever ser cuidadosamente verificado antes de sua colocao, devendo o mesmo ser novo e no se permitindo quaisquer defeitos decorrentes de fabricao, transporte ou manuseio inadequado. Antes da energizao, todos os aparelhos eltricos devero ser medidos quanto sua isolao atravs de instrumentos apropriados. Exames visuais criteriosos e testes de continuidade tambm sero imprescindveis. Aps estes testes podero ser energizados e apresentados os relatrios de testes e ensaios, contendo as medies de tenses, corrente, isolao, etc., que devero submetidos aprovao e aceitao final pela CONTRATANTE. Todos os aparelhos eltricos devero ter garantias contra defeitos de fabricao e problemas de instalao. Estas garantias devero ser contadas a partir da data de aprovao dos relatrios de testes e ensaios.

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 12 Rev 00

5.8

Materiais de Fixao

- Vergalho rosca total 1/4 ou 3/8 galvanizado eletroltico em barras de 3 metros. - Braadeiras de fixao em ao galvanizado eletroltico. - Chumbador em ao com rosca interna ou 3/8 para fixao em lajes de concreto. - Pino 30x30x1/4 em ao para fixao com finca pino 22L em laje com pistola.

6. GENERALIDADES.
As especificaes e desenhos destinam-se a descrio e execuo de uma obra completamente acabada. Eles devem ser considerados complementares entre si e o que constar de um dos documentos to obrigatrio como se constasse em ambos. A construtora aceita e concorda que os servios, objeto dos documentos contratuais, devero ser complementares em todos os seus detalhes. No caso de erros ou discrepncias as especificaes devero prevalecer sobre os desenhos, devendo de qualquer maneira ser comunicado ao proprietrio e ao projetista. Se no contrato constarem condies especiais e especificaes gerais, as condies devero prevalecer sobre as plantas e especificaes gerais, quando existirem discrepncias entre as mesmas. 6.1 Projeto.

A contratada no deve prevalecer-se de qualquer erro involuntrio, ou de qualquer omisso eventualmente existente para eximir-se de suas responsabilidades. A construtora obriga-se a satisfazer a todos os requisitos constantes nos desenhos e nas especificaes. As cotas que constam nos desenhos devero predominar, caso haja discrepncias entre as escalas e as dimenses. O engenheiro residente dever efetuar todas as correes e interpretaes que forem necessrias para o trmino da obra de maneira satisfatria. Todos os adornos, melhoramentos, etc., indicados nos desenhos, detalhes parcialmente desenhados para qualquer rea ou local em particular, devero ser considerados para reas ou locais semelhantes, a no ser que haja indicao ou anotao em contrrio. Quaisquer outros detalhes e esclarecimentos necessrios sero julgados e decididos de comum acordo entre a construtora e o proprietrio.

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 13 Rev 00

6.2

Alteraes de Projeto.

O projeto poder ser modificado e/ou acrescido a qualquer tempo, a critrio exclusivo do proprietrio, que de comum acordo com o empreiteiro, fixar as implicaes e acertos decorrentes visando a boa continuidade da obra.

7. TESTES ELTRICOS.
Aps a concluso das instalaes, todos os quadros, cabos e equipamentos devero ser testados quanto a: - tenso; - continuidade do circuito; - resistncia de instalao. Todos os resultados devero estar de acordo com os preceitos de norma NBR 5410 cap. 7.1 a 7.3.8.2 " Verificao Final ". 7.1 Testes de Isolao.

Todos os cabos partindo da entrada de energia e os circuitos partindo do quadro de distribuio devero sofrer teste de isolao com megger. Circuitos que apresentem isolao muito menor do que o valor mnimo estipulado pela norma NBR 5410, devero ser examinados quanto s emendas ou ruptura da isolao na hora de fechar as caixas. Os certificados de testes devero ser entregues ao proprietrio ou fiscalizao, devidamente assinados pelo executor. 7.2 Mtodo de Ensaio.

O teste de isolao dever ser executado aps concluso das instalaes eltricas, inclusive fechamento dos quadros e instalaes das tomadas. O teste dever ser executado na fiao a partir dos disjuntores dos quadros. Todos os disjuntores devero estar desligados inclusive o disjuntor ou chave geral do quadro. Certificar-se que nenhum equipamento ou eletrodomstico estar ligado s tomadas durante o teste, sob risco de queimarem com a tenso de ensaio de 500V. O cabo terra do megger dever ser ligado na barra de terra do quadro para os testes fase/terra. Os circuitos devero ser testados um a um e a leitura anotada na planilha de teste. Para teste do fio neutro, os mesmos devero ser desligados da barra de neutro que na maioria dos sistemas encontram-se aterradas.

Obra

USP-SP
Projeto

REITORIA REFORMA DO BLOCO G


Arquivo
REIT-1905-EX-EL01-MD-R00 -EX-MD N Proj.

PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAES ELTRICAS

1095

Folha 14 Rev 00

Os circuitos que apresentarem isolao baixa em relao a maioria, mesmo com valor acima do especificado em norma, devero ser considerados como defeituosos e examinados nas emendas, nas tomadas e nas caixas de passagem at encontrar-se o ponto mal isolado.

Вам также может понравиться